Olá Carlos! A Brachiaria Humidicola cv. Humidicola é um capim muito rústico, com habilito de crescimento estolonifero, com produção potencial de 8-10ton/MS/ha/ano, proteína podendo chegar entre 3-6%. Tolera bem a seca e locais encharcados. E sua utilização pode ser feito feno ou pastejo diferido. E em relação a Brachiaria brizantha cv. Marandu é uma ótima cultivar sim, produção entre 10-14 ton/MS/ha/ano, proteína entre 9-12%, cultivar muito utilizada para vários sistemas. Qualquer dúvida estamos à disposição. Abraço!
Olá Edgar! A MG12 Paredão é um cultivar que é indicado para pastejo rotacionado, pode ser utilizado em áreas maiores, porém o manejo fica mais difícil.
Olá Lili! Entre em contato com nosso representante Fernando Silveira, pelo telefone (71) 9989-3439, para que ele possa auxiliá-lo no que precisa. Abraço!
Olá, Ademar! Depende da declividade. Locais com muita declividade, materiais com hábito de crescimento estoloníferos é a melhor opção. Declividades leves a MG13 Braúna pode ser plantada, por proporcionar melhor cobertura de solo do que a MG12 Paredão. Grande abraço!
Olá Arimiltom! A distância entre linha vai depender do intuito do produtor, se será utilizado para pastejo direto ou para corte de silagem ou fornecer o material “in natura”. No caso do pastejo direto, o produtor poderá trabalhar no menor espaçamento possível, temos experiência de produtores utilizando entre 17-20cm. No caso de área para silagem ou capineira, vai depender da bitola do trator que será utilizado para o corte do material. Abraço!!
Olá Leopoldo! As duas cultivares são forrageiras tropicais, portanto é necessário luminosidade para o seu desenvolvimento e maior potencial produtivos. É possível utilizar neste tipo de sistema, desde que haja uma quantidade de luz diária boa para o desenvolvimento, ou seja, deve ter um espaçamento maior entre as linhas das árvores e o sentido correto para melhorar a entrada de luz. Se for um local onde existe pouca entrada de luz, aí não é recomendado este tipo de cultivar. Abraço!
Olá boa noite tenho uma pergunta sobre o capim MG 12 paredão a minha pergunta é se esse capim é resistente a o frio jeada se pode se plantado aqui no Sul na serra catarinense? Obrigado abraços
Ola Luiz! Vai depender da intensidade das geadas. Da umidade do ar nestas épocas onde ocorrem mais geadas e também do tipo de manejo que você vai fazer. Estamos falando de uma forrageira tropical, desta maneira vai depender de diversos fatores para o desenvolvimento ou não desta cultivar, pois é uma cultivar tolerante ao frio e não resistente. Porém existem casos onde as geadas são intensas. Vários produtores estão utilizando e com muito sucesso. Entre em contato com um representante. Qual sua cidade?
Olá, Kaio! Depende do nível umidade, pois pode ocorrer da umidade estar alta, chegando a prejudicar o plantio na forma operacional e as sementes podem grudar no equipamento de incorporação junto com a terra. Outra questão é que o plantio com umidade, pode ocorrer das chuvas pararem, prejudicando assim o estabelecimento da pastagem. Grande abraço!
Olá! Nessa situação as forrageiras que tem no mercado vai produzir na época das chuvas porém na seca as cultivares não vão aguentar. estamos desenvolvendo cultivares de cenchrus que vai suportar essa pluviosidade.
Olá, Carlos! A melhor opção seria o consórcio da MG5 com a Humidícola, pois essa estratégia possibilita que o pasto suporte melhor a umidade e o encharcamento. Se optar em usar a MG5 Vitória penas para formar mais rápido o pasto, ela suportará a umidade por um ano e depois morrerá. Forte abraço!
Boa noite, moro na região oeste da Bahia, e pretendo fazer uma área irrigada utilizando o MG 12 Paredão, quantos mil litros de água será necessário para irrigar uma hectare e o período de irrigação será necessário todos os dias.
Olá Evanio, tanto a MG12 Paredão quanto a MG13 Braúna, precisam em média de 900mm de água por ano para um bom desemvolvimento, se pensarmos de forma igual. Terá durante os dozes meses do ano é o mesmo em ter uma precipitação mensal de pelo menos os 75mm, que daria uma lâmina de área de 2,5 mm.
@@claudisandrafernandes7417 Teoricamente sim, porém devemos observar outros fatores também, como turno de rega, horário das irrigações, tipo de solo, umidade, ventos, entre outros. Pois irá interferir na absorção das plantas e so solo. A melhor opção é realizar um projeto com empresas especializadas em sistema de irrigação.
Ola Josimar! A rebrota vai depender de vários fatores, como clima, fertilidade e manejo. As duas cultivares citadas tem um alto potencial de rebrote. A MG12 em condições ideais teoricamente deveria ter um rebrote mais vigoroso devido a estrutura da planta e espécie.
Olá, Ana! O MG13 Braúna pode ser estabelecido em área plana ou com declividade leve, a MG12 Paredão por ter hábito de crescimento em touceira deve ser plantada em área plana. Grande abraço!
Olá Mateus! A MG12 Paredão não é indicado em terrenos com muito declive, pois o crescimento da planta é ereto, assim pode deixar o solo exposto e causar danos como erosões, neste caso é recomendado cultivares com crescimento mais prostados ou rasteiros para um melhor fechamento do solo, como brachiarias.
Uma ponderação sobre o MG12 Paredão. De acordo com vocês, é um capim que necessita de 1000mm de água por ano. Esse número é alto demais! Em resumo, e após vários cálculos matemáticos feitos por engenheiros agrônomos, para uma área de 2.400ha, com plantação em 19.200m2 (16 piquetes de 1200m2) serão necessários 3,3m3 de água por dia e por piquete para hidratar o capim!!! Ou seja, são 53.333 LITROS de água por dia que a MG12 Paredão necessita, para uma área de 19.200m2, pequena. Isso significa um volume de cerca de 2,4m3 de água, por hora, com bomba ligada 24hs/7dias, APENAS para irrigar o capim de modo recomendado pela Matsuda. A minha pluviosidade anual é de 600mm. Mesmo nas águas, impossível implantar a MG12 aqui, sem ter um poço artesiano (em média 12mil reais para abrir um). Então eu pergunto, qual capim vocês recomendam para a minha região (Ibiassucê/BA), considerando apenas a informação da pluviosidade, com solo corrigido e adubado, visto que a MG12 Paredão é inviável por conta da seca?
Olá Hector! A necessidade de umidade das forrageiras tropicais são altas, esse valor é um periodo de 1 ano, a planta forrageira é uma maquina de fazer fotossínteses. Uma maneira mais fácil de você entender é a capacidade de uma planta captar luz solar e converter em produção. Em relação as chuvas, o material da Matsuda é uma édia, o mais importante é a distribuição de chuvas. Na irrigação a necessidade de água para a cultura é só um dos fatores também influenciam, como temperatura, umidade, tipo de solo, etc. Procure um representante mais próximo para uma melhor indicação: Unidade Fabril Matsuda Vitória da Conquista - BA Telefone+55 (77) 3424-2460
Se levar em conta a evapotranspiração, pode pensar em 8 mm/dia, ou seja, 80.000 litros por hectare/dia, semelhante ao milho. Para o semiárido, sem irrigação, o capim Buffel é a solução.
@@saviocerqueira3383 Entre em contato com o Fernando Silveira, nosso representante comercial responsável pela sua região, pelo telefone (71) 9989-3439, para que ele possa auxiliá-lo no que precisa. Abraço!!
Olá Audina Onohara! A quantidade de semente vai depender do equipamento que você vai utilizar e também da tecnologia de semente que vai se adaptar melhor ao seu tipo de plantio! Qual equipamento você vai utilizar para plantar? Ficamos no aguardo, abraço!
Olá Cesar! Existem diversos matérias que podem ser indicados para engorda! A melhor escolha vai depender de alguns fatores limitantes da sua área, como por exemplo clima da região, tipo de solo, declividade, sistema de pastejo, nível de investimento desejado, etc.
Qual a sua cidade e estado? Para que um representante mais próximo da sua região, possa fazer a indicação mais assertiva de acordo com as necessidades da sua propriedade.
@@cesarsantos5397 entre em contato com nosso representante Fernando Silveira, pelo telefone (71) 9989-3439, para que ele possa auxiliá-lo em conjunto com nosso departamento técnico. Abraço!!
Olá! Estou iniciando sistema de pastejo rotacionado e gostaria de adquirir o MG12 paredão. No período da seca, sistema de irrigação manteria a pastagem? Na minha região dura de 4 a 5 meses, obrigado!
@@GrupoMatsuda Obrigado!! Não sabia que vcs trabalhavam no Mercado Livre!! Isso ajuda a popularizar a tecnologia que vcs com tanto trabalho desenvolveram!!
@@joosehjuunior9244 O Grupo Matsuda trabalha com representante comerciais em todo território nacional, bem como em outros países. Estes profissionais podem ser contato por diversos meios. Saiba mais em www.matsuda.com.br/. Abraço!!
@@joosehjuunior9244 Entre em contato com nosso representante Francisco, responsável pela sua região para que ele possa auxiliá-lo no que precisa, pelo telefone (32) 9982-7127. Abraço!!
Olá Marcelo! O capim adequado para você, vai depender de diversos fatores, como clima da região, tipo de solo, categoria animal, peso dos animais, manejo das forrageiras, tamanho dos piquetes, declividade, etc. Com mais informações poderemos indicar uma melhor opção de forrageira tropical.
Boa tarde Marcos Por gentileza, nos envie sua dúvida pelo link abaixo: www.matsuda.com.br/Matsuda/Web/Contato/Default.aspx?lang=pt-BR att; Grupo Matsuda
A MG12 Paredão pode ser plantado no RS e fazer a sobre semeadura de Azevém. Neste caso o manejo deve ser diferente e com muito cuidado, para dar condições tanto para o Azevém germinar e também manter a forrageira tropical na área.
MG12 Paredão Produção - 30 -35 ton/há/ms/ano Colmo internódio - 22,25cm Fertilidade - alta Proteína - 8-16% _______________________ Mombaça Produção - 28 ton/há/ms/ano Colmo internódio - 30,73cm Fertilidade - alta Proteína - 12-16% ________________________ MG13 Braúna Produção - 12 ton/há/ms/ano Digestibilidade - 51 a 53% “in vitro” Palatabilidade - boa Tolerância a seca - boa Proteína - 12% _______________________ Piatã x paiagas - não temos dados, pois a Matsuda não comercializa estes cultivares. A senhora deve procurar com empresas que comercializam.
@@gessesantos5106 Existem cultivares mais recomendados para ovinos, como Aruana e Aries II. A MG13 Braúna não é recomendada nesta categoria animal, e a MG12 Paredão deve-se tomar cuidado com o manejo para não ter problema, pois cresce rapidamente e tem uma alta produção.
Não custa lembrar os desavisados, os iniciantes que essa alta produtividade é em condições normais de "cultivo de capim" ou seja analise de solo anuais, correções, e adubações frequentes. O capim milagroso que produz muito sem adubo é utopia.
A MG12 é um capim tropical, desta maneira é tolerante ao frio, e geadas (quantidade e severidade), o manejo é mais técnico, pois nestas regiões em épocas que ocorrem geadas você não deve deixar as gemas expostas. Mas com o manejo correto é possível obter ótima produção.
Comprei a sementes de Mg12 e já recebi,veio de Santa Catarina,fiquei preocupado porque veio em saquinhos comuns sem a marca da Matissuda e as sementes parecem ser de milheto,existem sementes da Matissuda no mercado que podem ser comercializadas assim,sem embalagem específica?
@@mateusjoseagneribeiro938 Sr Mateus entre em contato com nosso departamento técnico de agronomia pelo email: takashi@matsuda.com.br, ou pelo telefone (18) 3226-2000
A recomendação da quantidade de kg/ha de sementes vai depender de diversos fatores, como clima, região, tecnologia de semente, tipo de solo, equipamento que vai ser utilizado, incorporação, etc. Em condições de solo e clima ideal, solo bem preparado, incorporação com rolo compactador. Para Panicum 5kg/ha de sementes incrustada pode ser utilizada e 8kg/ha-10kg/ha para brachiaria incrustada ou vc 80%.
Olá, Cultura Vaqueira! Sim, porém o manejo deve ser baixo. Os animais devem entrar no piquete quando a pastagem estiver com altura de 40 cm e sair com 20 cm. Mas tem outras opções melhores, pastagem de porte baixo, como Aruana, Dictyoneura ou Áries II. Grande abraço!
@@marcosroberto4993 No sistema de pastejo, a indicação é um período de descanso em torno de 20 dias para a MG12 Paredão e de 25 a 30 dias da MG13 Braúna. Não é possível dar esses dados de altura de plantas com precisão porque a produção das pastagens dependem de diversos fatores como clima (umidade, temperatura, luminosidade, dias de luz/hora), fertilidade de solo, estrutura do solo, declividade, etc.
Os cavalos podem pastejar se tiver somente esta opção, porém necessita de um manejo adequado, ou seja, trabalhar com uma altura menor. Capins mais adequados seriam Aruana (solos de alta fertilidade) ou Dictyoneura (solos de baixa fertilidade).
Ola Carlos! A altura de corte para o MG12 paredão é em torno de 1,60 a 1,70 de média. Porém é importante visualizar a quantidade de umidade da forrageira.
Para utilizar para ensilar, o mais indicado é a cultivar MG12 Paredão, devido ser mais produtiva. Em crescimento livre, pode chegar até 2,50m, porém para ensilar, quando estiver com um acúmulo de pelo menos 20% de matéria seca.
Para essa categoria animal nosso melhor material seria a Aruana. Neste ano vamos fazer o lançamento do Áries II que também pode ser recomendado para caprinos e ovinos! Lembrando sempre que estes pastos necessitam de uma fertilidade de média à alta! E também depende de condições climáticas. Nos adicione no whatsapp para podermos indicar um representante mais próximo.
No sistema de pastejo, a indicação é um período de descanso em torno de 20 dias para a MG12 Paredão e de 25 a 30 dias da MG13 Braúna. Não é possível dar esses dados de altura de plantas com precisão porque a produção das pastagens dependem de diversos fatores como clima (umidade, temperatura, luminosidade, dias de luz/hora), fertilidade de solo, estrutura do solo, declividade, etc.
Olá Douglas, no caso da MG -5, recomendamos que a altura ideal de entrada seja entre 50-60cm e a saída dos animais entre 20-30cm. O MG12 Paredão o recomendado é entrar com 80-90 cm e saida entre 30-40 c. Nessas alturas, os dois cultivares possuem praticamente folhas , não afetando a gândula mamareas das vacas.
@@amigos_gamers2763 A brachiaria brizantha cv. MG13 Braúna são comercializadas através de sementes incrustadas da série gold e recomenda-se de 7 a 10kg/ha, dependendo das condições do plantio. O panicum maximum ou MG12 Paredão a mesma coisa e recomenda-se de 5 a 7kg/ha, dependendo das condições de plantio.
Já entrei em contato pelo whats!!!Sou de canguçu que fica no sul do Rio Grande do Sul...Devido a ocorrência de dias frios e geadas qual seria a quantidade de sementes por hectare?
Os eqyuinos podem pastejar se tiver somente esta opção, porém necessita de um manejo adequado, ou seja, trabalhar com uma altura menor. Capins mais adequados seriam Aruana (solos de alta fertilidade) ou Dictyoneura (solos de baixa fertilidade).
Olá, Geraldo! Sim, porém o manejo deve ser baixo. Os animais devem entrar no piquete quando a pastagem estiver com altura de 40 cm e sair com 20 cm. Mas tem outras opções melhores, pastagem de porte baixo, como Aruana, Dictyoneura ou Áries II. Grande abraço!
O MG12 Paredão é uma cultivar Panicum maximum que apresenta resistência ao ataque de cigarrinha. A presença de joçal nos talos, próximo á base da planta, confere tolerância física ao ataque de ciagrrinha. O MG12 Paredão possui uma outra defesa, por meio da antibiose. O MG13 Barúna é uma cultivar de Brachiaria brizantha que apresenta tolerância ao ataque de cigarrinhas.
Ola gostaria de saber sobre abrachiaria umidicola. A.brachiaria urochoa brizamta e um bom pasto ou nao. Obrigado
Olá Carlos! A Brachiaria Humidicola cv. Humidicola é um capim muito rústico, com habilito de crescimento estolonifero, com produção potencial de 8-10ton/MS/ha/ano, proteína podendo chegar entre 3-6%. Tolera bem a seca e locais encharcados. E sua utilização pode ser feito feno ou pastejo diferido.
E em relação a Brachiaria brizantha cv. Marandu é uma ótima cultivar sim, produção entre 10-14 ton/MS/ha/ano, proteína entre 9-12%, cultivar muito utilizada para vários sistemas. Qualquer dúvida estamos à disposição. Abraço!
Bom diaaa amigo..
O MG 12 pode ser usado como pastejo diário..
No caso 2 hectares pra 20 cabeças será que tenho dividir em piquetes
Olá Edgar! A MG12 Paredão é um cultivar que é indicado para pastejo rotacionado, pode ser utilizado em áreas maiores, porém o manejo fica mais difícil.
Boa tarde
Tem representante matsuda na região de feira de Santana?
Olá Lili! Entre em contato com nosso representante Fernando Silveira, pelo telefone (71) 9989-3439, para que ele possa auxiliá-lo no que precisa. Abraço!
Em relação a MG12 PAREDÃO, qual a altura ideal de entrada/ saída dos animais?
Bom dia William.
Envie sua dúvida pelo link abaixo:
www.matsuda.com.br/Matsuda/Web/Contato/Default.aspx?lang=pt-BR
att;
Grupo Matsuda
Ola muito obrigado pela resposta de vcs fico muito grato pela ajuda de vcs. Obrigado mesmo
Boa tarde! Vocês sabem dizer se consigo produzir o MG12 Paredão com irrigação por gotejamento?
Olá, Genário!
Pode! A vantagem do gotejamento é de obter melhor aproveitamento da água, solo e planta.
Grande abraço!
Fala sobre solo d morro qual a melhor
Olá, Ademar!
Depende da declividade. Locais com muita declividade, materiais com hábito de crescimento estoloníferos é a melhor opção. Declividades leves a MG13 Braúna pode ser plantada, por proporcionar melhor cobertura de solo do que a MG12 Paredão.
Grande abraço!
Bom dia qual a distância entre linhas para o plantio do mg12 paredão
Olá Arimiltom!
A distância entre linha vai depender do intuito do produtor, se será utilizado para pastejo direto ou para corte de silagem ou fornecer o material “in natura”. No caso do pastejo direto, o produtor poderá trabalhar no menor espaçamento possível, temos experiência de produtores utilizando entre 17-20cm.
No caso de área para silagem ou capineira, vai depender da bitola do trator que será utilizado para o corte do material. Abraço!!
Bom dia.
Posso semear dentro de eucalipto. Ela produz na sombra do eucalipto,
Olá Leopoldo! As duas cultivares são forrageiras tropicais, portanto é necessário luminosidade para o seu desenvolvimento e maior potencial produtivos. É possível utilizar neste tipo de sistema, desde que haja uma quantidade de luz diária boa para o desenvolvimento, ou seja, deve ter um espaçamento maior entre as linhas das árvores e o sentido correto para melhorar a entrada de luz. Se for um local onde existe pouca entrada de luz, aí não é recomendado este tipo de cultivar. Abraço!
a MG 5 paredão ja está sendo comecializada na PB?
Bom dia William.
Envie sua dúvida pelo link abaixo:
www.matsuda.com.br/Matsuda/Web/Contato/Default.aspx?lang=pt-BR
att;
Grupo Matsuda
Sou de Brasília e disponho de 45ha , de baixa qualidade. Cerrado, baixo. Qual capim resistente a praga ?
Olá boa noite tenho uma pergunta sobre o capim MG 12 paredão a minha pergunta é se esse capim é resistente a o frio jeada se pode se plantado aqui no Sul na serra catarinense? Obrigado abraços
Ola Luiz! Vai depender da intensidade das geadas. Da umidade do ar nestas épocas onde ocorrem mais geadas e também do tipo de manejo que você vai fazer. Estamos falando de uma forrageira tropical, desta maneira vai depender de diversos fatores para o desenvolvimento ou não desta cultivar, pois é uma cultivar tolerante ao frio e não resistente. Porém existem casos onde as geadas são intensas. Vários produtores estão utilizando e com muito sucesso. Entre em contato com um representante. Qual sua cidade?
Kbh@@GrupoMatsuda
Posso plantar o mg13 a lanço com o solo já úmido?
Olá, Kaio!
Depende do nível umidade, pois pode ocorrer da umidade estar alta, chegando a prejudicar o plantio na forma operacional e as sementes podem grudar no equipamento de incorporação junto com a terra.
Outra questão é que o plantio com umidade, pode ocorrer das chuvas pararem, prejudicando assim o estabelecimento da pastagem.
Grande abraço!
Moro no semiárido , região com chuvas de novembro a março somente , média de 400 a 600m/ano , qual a mais recomendada ??
Olá! Nessa situação as forrageiras que tem no mercado vai produzir na época das chuvas porém na seca as cultivares não vão aguentar. estamos desenvolvendo cultivares de cenchrus que vai suportar essa pluviosidade.
@@GrupoMatsuda Aguardo Ancioso
No semiárido nada supera o capim Buffel. Estude a respeito.
Ola bom dia gostaria da ajuda de vcs teho um terreno bacho umido. Qual a braquiaria sera aprovada pra este tipo de terreno obrigado sou de minasgerais
Olá, Carlos! A melhor opção seria o consórcio da MG5 com a Humidícola, pois essa estratégia possibilita que o pasto suporte melhor a umidade e o encharcamento.
Se optar em usar a MG5 Vitória penas para formar mais rápido o pasto, ela suportará a umidade por um ano e depois morrerá.
Forte abraço!
Boa noite, moro na região oeste da Bahia, e pretendo fazer uma área irrigada utilizando o MG 12 Paredão, quantos mil litros de água será necessário para irrigar uma hectare e o período de irrigação será necessário todos os dias.
Olá Evanio, tanto a MG12 Paredão quanto a MG13 Braúna, precisam em média de 900mm de água por ano para um bom desemvolvimento, se pensarmos de forma igual. Terá durante os dozes meses do ano é o mesmo em ter uma precipitação mensal de pelo menos os 75mm, que daria uma lâmina de área de 2,5 mm.
Mas com uma evapotranspiração de 5 mm/dia no oeste da Bahia precisaria de uns 8 mm/dia de água, né!?
@@claudisandrafernandes7417 Teoricamente sim, porém devemos observar outros fatores também, como turno de rega, horário das irrigações, tipo de solo, umidade, ventos, entre outros. Pois irá interferir na absorção das plantas e so solo. A melhor opção é realizar um projeto com empresas especializadas em sistema de irrigação.
Boa tarde... Gostaria de saber qual de e a melhor para o rebrote... Qual delas rebrota + rapido?? Obg.
Ola Josimar! A rebrota vai depender de vários fatores, como clima, fertilidade e manejo. As duas cultivares citadas tem um alto potencial de rebrote. A MG12 em condições ideais teoricamente deveria ter um rebrote mais vigoroso devido a estrutura da planta e espécie.
Pode ser semeada em áreas de morro ou só em baixadas??
Olá, Ana!
O MG13 Braúna pode ser estabelecido em área plana ou com declividade leve, a MG12 Paredão por ter hábito de crescimento em touceira deve ser plantada em área plana.
Grande abraço!
Esse capim serve pra terras de cascalho?
Olá, Leandro!
Solo de cascalho geralmente são rasos, a melhor opção será Andropogon.
Grande abraço!
MG 12 paredão pode ser plantado em morro ou só em terreno plano ?
Olá Mateus! A MG12 Paredão não é indicado em terrenos com muito declive, pois o crescimento da planta é ereto, assim pode deixar o solo exposto e causar danos como erosões, neste caso é recomendado cultivares com crescimento mais prostados ou rasteiros para um melhor fechamento do solo, como brachiarias.
@@GrupoMatsuda mg 12 paredao
Uma ponderação sobre o MG12 Paredão.
De acordo com vocês, é um capim que necessita de 1000mm de água por ano. Esse número é alto demais! Em resumo, e após vários cálculos matemáticos feitos por engenheiros agrônomos, para uma área de 2.400ha, com plantação em 19.200m2 (16 piquetes de 1200m2) serão necessários 3,3m3 de água por dia e por piquete para hidratar o capim!!!
Ou seja, são 53.333 LITROS de água por dia que a MG12 Paredão necessita, para uma área de 19.200m2, pequena. Isso significa um volume de cerca de 2,4m3 de água, por hora, com bomba ligada 24hs/7dias, APENAS para irrigar o capim de modo recomendado pela Matsuda.
A minha pluviosidade anual é de 600mm. Mesmo nas águas, impossível implantar a MG12 aqui, sem ter um poço artesiano (em média 12mil reais para abrir um).
Então eu pergunto, qual capim vocês recomendam para a minha região (Ibiassucê/BA), considerando apenas a informação da pluviosidade, com solo corrigido e adubado, visto que a MG12 Paredão é inviável por conta da seca?
Olá Hector! A necessidade de umidade das forrageiras tropicais são altas, esse valor é um periodo de 1 ano, a planta forrageira é uma maquina de fazer fotossínteses. Uma maneira mais fácil de você entender é a capacidade de uma planta captar luz solar e converter em produção. Em relação as chuvas, o material da Matsuda é uma édia, o mais importante é a distribuição de chuvas. Na irrigação a necessidade de água para a cultura é só um dos fatores também influenciam, como temperatura, umidade, tipo de solo, etc. Procure um representante mais próximo para uma melhor indicação:
Unidade Fabril
Matsuda Vitória da Conquista - BA
Telefone+55 (77) 3424-2460
Se levar em conta a evapotranspiração, pode pensar em 8 mm/dia, ou seja, 80.000 litros por hectare/dia, semelhante ao milho.
Para o semiárido, sem irrigação, o capim Buffel é a solução.
bom dia amigo breqiara mg13 braúna adupita bem ao clima do sul de minas?
Boa tarde João! Adapta-se bem sim, desde que se faça a implantação e manejo correto e não haja ocorrência de geadas muito severas.
Boa tarde quanto custa a brachiaria Braúna sou doido pra comprar.
Olá Sávio, tudo bem? Qual a sua cidade e estado?
Boa noite sou de utinga estado da Bahia
@@saviocerqueira3383 Entre em contato com o Fernando Silveira, nosso representante comercial responsável pela sua região, pelo telefone (71) 9989-3439, para que ele possa auxiliá-lo no que precisa. Abraço!!
quanto saca joga por alqueres bilac sp. 12 alqueres
Olá Audina Onohara! A quantidade de semente vai depender do equipamento que você vai utilizar e também da tecnologia de semente que vai se adaptar melhor ao seu tipo de plantio! Qual equipamento você vai utilizar para plantar? Ficamos no aguardo, abraço!
qual a semente eu devo plantar para engorda
Olá Cesar! Existem diversos matérias que podem ser indicados para engorda! A melhor escolha vai depender de alguns fatores limitantes da sua área, como por exemplo clima da região, tipo de solo, declividade, sistema de pastejo, nível de investimento desejado, etc.
Qual a sua cidade e estado? Para que um representante mais próximo da sua região, possa fazer a indicação mais assertiva de acordo com as necessidades da sua propriedade.
estância Sergipe
@@cesarsantos5397 entre em contato com nosso representante Fernando Silveira, pelo telefone (71) 9989-3439, para que ele possa auxiliá-lo em conjunto com nosso departamento técnico. Abraço!!
Olá!
Estou iniciando sistema de pastejo rotacionado e gostaria de adquirir o MG12 paredão. No período da seca, sistema de irrigação manteria a pastagem? Na minha região dura de 4 a 5 meses, obrigado!
Olá Junior! Qual sua cidade e estado?
@@GrupoMatsuda Visconde do Rio Branco Minas Gerais
@@GrupoMatsuda Obrigado!! Não sabia que vcs trabalhavam no Mercado Livre!! Isso ajuda a popularizar a tecnologia que vcs com tanto trabalho desenvolveram!!
@@joosehjuunior9244 O Grupo Matsuda trabalha com representante comerciais em todo território nacional, bem como em outros países. Estes profissionais podem ser contato por diversos meios. Saiba mais em www.matsuda.com.br/. Abraço!!
@@joosehjuunior9244 Entre em contato com nosso representante Francisco, responsável pela sua região para que ele possa auxiliá-lo no que precisa, pelo telefone (32) 9982-7127. Abraço!!
Gostaria de saber quanto sai um saquinho de braquiária MG 13
Olá Elisandra!! Qual a sua cidade e estado?
qual capim adequado pra minha região?... Tangara RN! Marcelo
Olá Marcelo! O capim adequado para você, vai depender de diversos fatores, como clima da região, tipo de solo, categoria animal, peso dos animais, manejo das forrageiras, tamanho dos piquetes, declividade, etc. Com mais informações poderemos indicar uma melhor opção de forrageira tropical.
Bdia
Plantei mg12 paredão e algumas manchas ficaram amareladas
Pergunto
Pode ser falta adubação?
Boa noite.na dúvida faz uma análise de solo.
Bom dia. Vcs também trabalha com sementes de maniçoba ?
Boa tarde Marcos
Por gentileza, nos envie sua dúvida pelo link abaixo:
www.matsuda.com.br/Matsuda/Web/Contato/Default.aspx?lang=pt-BR
att;
Grupo Matsuda
O MG 12 pode ser plantado no RS e depois sobresemear Azevem para o inverno?
A MG12 Paredão pode ser plantado no RS e fazer a sobre semeadura de Azevém. Neste caso o manejo deve ser diferente e com muito cuidado, para dar condições tanto para o Azevém germinar e também manter a forrageira tropical na área.
@@GrupoMatsuda onde posso obter essa informação de manejo?
@@assispinheiro1407 ua-cam.com/video/fVH1S-Ajvwo/v-deo.html neste vídeo nosso engenheiro agrônomo explica.
Bom dia, faz um comparativo entre MG 12 paredao x Mombaça
Piatā x paiagas x MG 13 brauna e nos informar
MG12 Paredão
Produção - 30 -35 ton/há/ms/ano
Colmo internódio - 22,25cm
Fertilidade - alta
Proteína - 8-16%
_______________________
Mombaça
Produção - 28 ton/há/ms/ano
Colmo internódio - 30,73cm
Fertilidade - alta
Proteína - 12-16%
________________________
MG13 Braúna
Produção - 12 ton/há/ms/ano
Digestibilidade - 51 a 53% “in vitro”
Palatabilidade - boa
Tolerância a seca - boa
Proteína - 12%
_______________________
Piatã x paiagas - não temos dados, pois a Matsuda não comercializa estes cultivares. A senhora deve procurar com empresas que comercializam.
@@GrupoMatsuda boa noite entre o mg12 paredão e o mg13 baraúna qual dos dois poder ser pastejado por ovinos..no sistema rotacionado
@@gessesantos5106 Existem cultivares mais recomendados para ovinos, como Aruana e Aries II. A MG13 Braúna não é recomendada nesta categoria animal, e a MG12 Paredão deve-se tomar cuidado com o manejo para não ter problema, pois cresce rapidamente e tem uma alta produção.
Não custa lembrar os desavisados, os iniciantes que essa alta produtividade é em condições normais de "cultivo de capim" ou seja analise de solo anuais, correções, e adubações frequentes. O capim milagroso que produz muito sem adubo é utopia.
Só no Reino de Lilliput tem alta produção, sem adubação e irrigação.
Gostaria de saber como é a adaptação do mg12 no RS região central?
A MG12 é um capim tropical, desta maneira é tolerante ao frio, e geadas (quantidade e severidade), o manejo é mais técnico, pois nestas regiões em épocas que ocorrem geadas você não deve deixar as gemas expostas. Mas com o manejo correto é possível obter ótima produção.
Comprei a sementes de Mg12 e já recebi,veio de Santa Catarina,fiquei preocupado porque veio em saquinhos comuns sem a marca da Matissuda e as sementes parecem ser de milheto,existem sementes da Matissuda no mercado que podem ser comercializadas assim,sem embalagem específica?
@@mateusjoseagneribeiro938 Sr Mateus entre em contato com nosso departamento técnico de agronomia pelo email: takashi@matsuda.com.br, ou pelo telefone (18) 3226-2000
Quantos quilos por hectare devo colocar no solo para pastejo rotacionado
A recomendação da quantidade de kg/ha de sementes vai depender de diversos fatores, como clima, região, tecnologia de semente, tipo de solo, equipamento que vai ser utilizado, incorporação, etc. Em condições de solo e clima ideal, solo bem preparado, incorporação com rolo compactador. Para Panicum 5kg/ha de sementes incrustada pode ser utilizada e 8kg/ha-10kg/ha para brachiaria incrustada ou vc 80%.
Essa cultivar serve para cavalos ???
Olá, Cultura Vaqueira!
Sim, porém o manejo deve ser baixo. Os animais devem entrar no piquete quando a pastagem estiver com altura de 40 cm e sair com 20 cm. Mas tem outras opções melhores, pastagem de porte baixo, como Aruana, Dictyoneura ou Áries II.
Grande abraço!
Isso é colonião
Qual a altura ideal de pastejo ba Brauna?
Boa tarde Débora. Entrada dos animais com altura entre 40 e 50 cm e a saída com altura de 20 cm.
@@GrupoMatsuda em quntos dias volta a altura de 50 cm
@@marcosroberto4993 No sistema de pastejo, a indicação é um período de descanso em torno de 20 dias para a MG12 Paredão e de 25 a 30 dias da MG13 Braúna. Não é possível dar esses dados de altura de plantas com precisão porque a produção das pastagens dependem de diversos fatores como clima (umidade, temperatura, luminosidade, dias de luz/hora), fertilidade de solo, estrutura do solo, declividade, etc.
Qual capim a Matsuda indica para áreas encharcadas?
Indicamos a MG11 Tijuca e a humidicola
Essa mg 12 podem ser a tropa cavalos
Os cavalos podem pastejar se tiver somente esta opção, porém necessita de um manejo adequado, ou seja, trabalhar com uma altura menor. Capins mais adequados seriam Aruana (solos de alta fertilidade) ou Dictyoneura (solos de baixa fertilidade).
qual a altura de corte para silagem?
Ola Carlos! A altura de corte para o MG12 paredão é em torno de 1,60 a 1,70 de média. Porém é importante visualizar a quantidade de umidade da forrageira.
Para corte p silagem qual a altura máxima que ele fica
Para utilizar para ensilar, o mais indicado é a cultivar MG12 Paredão, devido ser mais produtiva. Em crescimento livre, pode chegar até 2,50m, porém para ensilar, quando estiver com um acúmulo de pelo menos 20% de matéria seca.
MG 12 paredão é indicado para pastejo de ovinos?
Para essa categoria animal nosso melhor material seria a Aruana. Neste ano vamos fazer o lançamento do Áries II que também pode ser recomendado para caprinos e ovinos!
Lembrando sempre que estes pastos necessitam de uma fertilidade de média à alta! E também depende de condições climáticas. Nos adicione no whatsapp para podermos indicar um representante mais próximo.
Qual o teor de proteina
Olá Osni! O MG12 Paredão pode chegar a 16% de proteína bruta na matéria seca. O MG13 Braúna, pode chegar a 13% proteína bruta na matéria seca
Minha pergunta é ao entrar com 40 a 50 cm para pastejo , na saida do pastejo com 20 cm , quantos dias me leva para volta à 50 cm
No sistema de pastejo, a indicação é um período de descanso em torno de 20 dias para a MG12 Paredão e de 25 a 30 dias da MG13 Braúna. Não é possível dar esses dados de altura de plantas com precisão porque a produção das pastagens dependem de diversos fatores como clima (umidade, temperatura, luminosidade, dias de luz/hora), fertilidade de solo, estrutura do solo, declividade, etc.
PODE ser plantada em terra de vargem seca.
MG12 ou MG5 com 90cm pode usar vaca leiteira? ou machuca as mamas?
Olá Douglas, no caso da MG -5, recomendamos que a altura ideal de entrada seja entre 50-60cm e a saída dos animais entre 20-30cm. O MG12 Paredão o recomendado é entrar com 80-90 cm e saida entre 30-40 c. Nessas alturas, os dois cultivares possuem praticamente folhas , não afetando a gândula mamareas das vacas.
Gostaria de saber como faço pra adquirir dementes e valor
Luciano nos adicione no whatsapp para podermos indicar um representante mais próximo (18)981343440
Quantos kilos de semente por hectare?
Qual o valor do kg da semente?
@@amigos_gamers2763 A brachiaria brizantha cv. MG13 Braúna são comercializadas através de sementes incrustadas da série gold e recomenda-se de 7 a 10kg/ha, dependendo das condições do plantio. O panicum maximum ou MG12 Paredão a mesma coisa e recomenda-se de 5 a 7kg/ha, dependendo das condições de plantio.
@@amigos_gamers2763 Nos adicione no whatsapp para podermos indicarmos um representante mais próximo (18)98134-3440
Já entrei em contato pelo whats!!!Sou de canguçu que fica no sul do Rio Grande do Sul...Devido a ocorrência de dias frios e geadas qual seria a quantidade de sementes por hectare?
@@amigos_gamers2763 MG12 - 10kg/ha
MG13 - 15kg/ha. Ambas Série Gold
como eu faço pra comprar as sementes MG12 Paredao?68 entra em contato comigo
Olá! Entre em contato conosco pelo whatsapp (18) 981343440, para indicarmos um representante mais próximo.
@@GrupoMatsuda
Como faço para comrar a sement
@@marcelosoarespereira4731 Olá Marcelo, qual a sua cidade e estado?
@@GrupoMatsuda itaquirai ms
@@marcelosoarespereira4731 Entre em contato com nosso representante José Carlos, pelo telefone (67) 8126-0713. Abraço!!
Como faço para adquirir a semente da gm12 gm13
Paulo, favor nos informar em que cidade ou região você está, para podermos informar qual representante comercial mais próximo de você.
tenho ums divulga para vender
Deus abençoe grandemente
Serve para equinos ??
Os eqyuinos podem pastejar se tiver somente esta opção, porém necessita de um manejo adequado, ou seja, trabalhar com uma altura menor. Capins mais adequados seriam Aruana (solos de alta fertilidade) ou Dictyoneura (solos de baixa fertilidade).
A mg13 resiste a morte súbita da braquiária
Olá Diogo! Se as condições para o aparecimento da morte súbita for ideal, ela também poderá ser acometida.
MG 12 paredão.
cavalos podem comer mg12 paredao
Olá, Geraldo!
Sim, porém o manejo deve ser baixo. Os animais devem entrar no piquete quando a pastagem estiver com altura de 40 cm e sair com 20 cm. Mas tem outras opções melhores, pastagem de porte baixo, como Aruana, Dictyoneura ou Áries II.
Grande abraço!
essa não da cigarinha não né...Rondonia.
O MG12 Paredão é uma cultivar Panicum maximum que apresenta resistência ao ataque de cigarrinha. A presença de joçal nos talos, próximo á base da planta, confere tolerância física ao ataque de ciagrrinha. O MG12 Paredão possui uma outra defesa, por meio da antibiose. O MG13 Barúna é uma cultivar de Brachiaria brizantha que apresenta tolerância ao ataque de cigarrinhas.