Olha prestei serviço Militar durante 8 anos, Serviço Militar, ou Forças Armadas é diferente de Policiais Civis e Militares, o salário e bem diferente, e uma diferença imensa e que Forças Armadas não faz greve. E diferente bem diferente.
5:03 militares e servidores civis tem o maior deficit per capita, mas o déficit total é 45+37= 82 bilhões. O déficit dos trabalhadores urbanos e rurais é 71+110= 182 bilhões. Mexer na aposentadoria dos urbanos e rurais teria o maior impacto nas contas. Por outro lado, mexer nos servidores civis e militares gera um impacto que afeta um número menor de indivíduos, e promoveria uma moralização do processo previdenciário. O problema é que o cidadão comum (urbano e rural) produz maior impacto total e tem menos poder político que os servidores civis e militares. Aí para o governo a escolha mais óbvia é reformar primeiro a previdência do cidadão comum e postergar as outras reformas. Para todos os setores serem reformados ao mesmo tempo é preciso que os cidadãos comuns se mobilizem em grau similar ou maior que a mobilização das classes vinculadas ao governo.
@@davidpolonio3551 que que os banqueiros tem a ver com isso cara? se o governo pega emprestado para quitar salário de servidor e aposentadoria, além de fazer investimento ruim, ele tem que pagar os empréstimos e ponto final... a culpa é do governo que não tem responsabilidade nenhuma com a parte fiscal. DRU também não muda nada, já em 2018, com ou sem DRU, tem déficit, inclusive, o déficit de 180 bi apresentado foi desconsiderando a DRU, pq se considerar a DRU, foi 280 bi de déficit e não só 180 bi.
Tem déficit pq o cálculo está errado. Se você calcula só as contribuições do empregado e empregador sim, mas não é isso que o artigo ,194 da CF prevê. A DRU é.importante nesse processo. A pesquisadora Maria Lúcia Fatorelli tem estudado esse tema há muito tempo. Vale muito a pena começar a entender o que ela diz.
@Caio Ribeiro, este não é o caminho, o setor publico paga o DOBRO de aliquota para poder receber mais que o setor privado.... Entao se você for militar contra a aposentadoria de algumas categorias cai exatamente no que beneficia o governo, pois ele coloca brasileiro para brigar contra brasileiro e nessa hora todos os brasileiros perdem, porque uns começam a apontar os outros como culpados. No fundo o que temos que militar é para desvincular o caixa da assistência do Caixa da Previdência, porque aí todo mundo ganha. Não caia nessa artimanha do governo, Por que quando o irmão briga contra o irmão a família toda perde e quem ganha é o inimigo. Quer saber mais sobre o que eu estou falando? pesquisa sobre o Dilema do Prisioneiro, um problema milenar de lógica, bem conhecido pela estratégia contida na frase "dividir e conquistar"..
Aqui eu coloco um adendo: para funcionários públicos de alto escalão. (políticos, juízes, militares). Os servidores de base, que estão nas escolas públicas, hospitais e postos de saúdes, enfim, trabalhando diretamente com o povão, esses são totalmente desprestigiados.
Seria interesse detalhar algumas alternativas detalhadas brevemente no vídeo. Foi dito que cobrar devedores e taxar os mais ricos dificilmente cobrirá o déficit, por que não? De que ordem seria essa arrecadação caso ela ocorresse?
Assista este vídeo da BBC que explica muito bem esta parte: ua-cam.com/video/93UmEnDyLH4/v-deo.html Obs.: as dívidas são 499 bilhões. Porém é impossível de recuperar em sua totalidade, pois 41% da dívida são de empresas falidas, por exemplo. Equivale ao dobro do déficit somente do ano de 2018. Ou seja não existe milagres ou atalhos em relação aos déficits constantes da Previdência. Será necessário um reforma.
1- Pra entender o porquê de cobrar a dívida dos devedores não adiantaria muita coisa é preciso entender a diferença entre estoque e fluxo. Problema de fluxo se resolve com alterações no fluxo e não a partir de medidas que envolvem estoque. Exemplo: a dívida dos devedores da previdência é um estoque enquanto o déficit da previdência é fluxo. A dívida (estoque) pode ser cobrada uma única vez, enquanto o déficit (fluxo) é gerado todo ano e, no caso da previdência, tem aumento progressivo. Mesmo se fosse possível cobrar os devedores (spoiler alert, não é pq a maioria é de empresa falida, Varig, etc..) ainda teríamos o problema do déficit recorrente nos anos seguintes da previdência. 2- O segundo ponto (de cobrar impostos dos mais ricos) é mais simples ainda de entender. Quem tem muita grana não paga imposto em lugar algum, manda pra offshore, pra conta em paraíso fiscal ou mesmo se muda do país que está tentando pegar seu dinheiro e com isso leva com ele todo o capital acumulado, resultando no empobrecimento do país e no total de zero arrecadação a mais pro governo, ou seja, não funciona. C’est la vie.
A cobrança dos devedores seria uma parcela do valor devido total, em torno de 490 bi , levando -se em conta que muitas das dívidas ali são de empresas falidas não haverá como receber boa parte só por este motivo, outro fato é que algumas das dívidas ali já estão sendo renegociadas e em prazos longos ( 30 anos ), no resumo geral em torno de 160 a 200 bi poderia ser recuperado, o que só resolveria um ano de déficit, a cada ano temos 180 bi de deficit e crescendo. www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/politica/2019/02/24/interna_politica,739442/governo-quer-cobrar-grandes-devedores-do-inss-em-r-160-bilhoes.shtml
Um estudo pela ANFIP (Associação Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal) sugere que se o governo aumentar o Imposto de Renda para quem ganha mais de 40 salários mínimos por mês (cerca de R$ 40.000) com alíquotas progressivas de 35% e 40% gerariam uma economia de R$ 1,510 trilhão em dez anos mais que a proposta da previdência atual. www.sindpd.org.br/sindpd/site/noticia.jsp?Mudanca-na-Previdencia-prejudicara-mais-pobres,-apontam-servidores&id=1553088630454
Se você cobrar 100% de imposto sobre a riqueza dos mais ricos, você terá dinheiro para 3 anos de aposentadoria. O que não resolve em nada, só irá criar o caos. A capitalização é uma solução a longo prazo, mas a transição possui um "gap" que pode levar o Brasil a quebrar, e se tornar mais insustentável. O governo terá que tirar dinheiro de outros locais e até mesmo do fundo do oceano, mas enquanto isso o que nos resta como futuros aposentados é que não morramos antes, por ter nascido em um país que tomou decisões erradas no passado. E agora?
Achei bem legal a explicação, mas acho que a reforma da previdência deveria incluir todas as categorias, civis, militares, legislativo, judiciário e executivo. Para que possa ser justa, senão fica fácil tirar apenas de um grupo. Porque não há a proposta para as outras categorias????
Foi dito neste video que despesas previdenciarias do Brasil consomem a metade (50%) do orçamento federal como foi dito.. Mas também foi falado no video.. que nesta conta não tem os juros da dívida.. Aí fica fácil "culpar" a previdência.. Mas, se colocarmos os juros da dívida neste conta.. Veremos q os juros da dívida pública consomem 40% do orçamento ... Enquanto a previdência consome 30%.. Ou seja.. o que consome a maior parte do orçamento federal é a Dívida (juros).. e não a Previdência..
@@conveniosdriufmg9202 essa aliqouta no EUA de 40 % é falsa pois não são todos os estado que a cobram e mesmo os que cobram não e nesse nível lembre se o EUA os estado possui uma independência muito alta.
O vídeo é muito bom, mas o cerne da questão, na minha opinião, é que tipo de seguridade social nos queremos. Cada um responsável por sua previdência, que é o sistema de capitalização, ou onde o Estado tem como política social contribuir para a aposentadoria da sua população. Dentro da minha visão de mundo a primeira soa mais egoísta e não tem nada de seguridade social, mas de poupança individual. Ao tal, cada um por si. Considerando as extremas desigualdades econômicas e sociais do nosso país e o cenário de desemprego chega a ser cruel. Num cenário de pleno emprego e educação gratuita e universal de qualidade até entenderia como justa, mas não é o nosso caso. Nesta linha tem alguns pontos interessantes para se discutir no vídeo do le monde diplomatique, salvo engano era isso, citado acima por um colega. Porque não considerar as outras receitas constitucionalmente destinadas a seguridade social? porque não gerar a economia através de outras medidas, porque não ajustar apenas os grupos que geram o maior déficit per capito? Realmente muita gente não consegue trabalhar mais que 6 meses durante um ano, após os 50 anos à empregabilidade reduz drasticamente, quem tem menos instrução e trabalha mais pesado tem menos expectativa de vida... acho que este não é um tema para se olhar apenas do ponto de vista econômico, mas é minha opinião, dentro da minha visão de mundo onde contribuir com o menos favorecidos me é uma obrigação e não uma faculdade. Ah! Nos EUA a tributação sobre a renda (individual e empresarial) e a principal fonte de receita e ultrapassa os 40%. taxfoundation.org/us-tax-revenue-sources-2019/
Não é nem questão de dar opinião. No site do Nexo há vários artigos de opinião. É de simplesmente não mentir igual outras páginas como o Brasil247 ou a Carta Capital. O Nexo subiu ainda mais no meu conceito após este vídeo. Já penso até em ser um assinante.
Descobri este canal hoje. E preciso destacar que TODOS os vídeos que assisti são de uma qualidade e honestidade incomparáveis! Vcs se preocupam em informar sem qualquer viés ideológico. PARABENS!!! E MUITO OBRIGADO!
É impressionante que o vídeo não vá a fundo na disparidade de contribuição dos servidores e militares, cobrança dos grandes devedores da previdência e os grandes privilégios e não evidenciando assim os cálculos do que se poderia arrecadar. Mas é assim colocar na conta dos mais pobres é sempre o jeito mais simples e melhor para o SR. Mercado que governa esse Brasilzão.
O mercado não é uma entidade, um ser com vida própria. O mercado nada mais é que o conjunto de ações realizadas por todos nós, comprando, vendendo, poupando, investindo e etc. Todos nós fazemos parte do mercado, o mercado em si não é ruim e nem bom só é um nome que inventamos para dar a todas as decisões que cada um tomou e que influencia a economia de uma região. Agora o que existe são burocratas e empresários corruptos se unindo para fecharem o mercado e pegarem dinheiro do BNDES, dessa forma eles mantém o monopólio do seu nicho pois colocando leis ou aumentando impostos que aumentem os custos para os outros empresários, só os que conseguem empréstimo do BNDES vai ter dinheiro para segurar as pontas, só os corruptos sobrevivem e os empresários honestos se ferram. O que tem no Brasil não é capitalismo, não é livre mercado, é um corporativismo onde políticos e empresários oligárquicos se unem para impedir que o mercado seja livre e que o pobre possa subir na vida sendo micro-empresário (camelô, vendedor de frutas, vendedores ambulantes em geral, pequenos comércios em geral...). Sempre com muitos impostos, muitos obstáculos para poder abrir o negócio e sempre muito demorado. Custos estes que o pobre não consegue pagar, ele fali antes mesmo de conseguir abrir o próprio negócio por ter tanta burocracia. Um exemplo disso são os taxis x Uber, onde o estado põe um monte de regras para poder realizar o serviço e impedindo que motoristas autônomos consigam uma renda extra no final do mês sendo freelance. Pois era cheio de políticos que eram donos de pontos de taxi. Sempre o estado tentando sugar do trabalhador. Se tem algo que tem culpa é o Sr. Estado e não o Sr. Mercado.
Grandes devedores da previdência são compostos por uma massa falida de empresas como Varig e Transbrasil. Se você quiser, pode ir lá cobrar elas... se encontrar alguém, claro. Militares não têm um sistema de previdência mas, sim, um sistema de proteção social. Se quiser mudar isso é simples, basta mudar. Só aviso que o resto do mundo todo também usa proteção social pra militares. E por quê? Pra poder usá-los a qualquer hora do dia ou da noite, qualquer dia do ano, em qualquer circunstância ou lugar, pra qualquer atividade, sem que eles possam se recusar a cumprir a ordem, proibindo-os inclusive de ter qualquer outra atividade pra não conflitar com essa disponibilidade absoluta ao estado, proibindo-os de se sindicalizar ou mesmo associar pra contestar essas condições a que são submetidos, sem precisar pagar a eles 1 centavo de hora extra, proibindo-os de reivindicar qualquer direito de natureza insalubre ou periculosa, proibindo-os, até, de se manifestar ou emitir opiniões sobre qualquer assunto de estado ou política, sob pena de privação de liberdade. É por isso que sua observação está um tanto superficial.
O vídeo mostra que o problema são as despesas, não a receita. Daqui a pouco a previdência vai custar 90% do PIB e a gente vai ficar procurando de quem tirar dinheiro para pagar aposentadoria de folgado que aposenta com 50 anos e continua trabalhando. Sugiro assistir novamente o vídeo, pois você não entendeu nada.
Seria ótimo se mostrassem uma previdência que funciona em outros países para gente vê um modelo e fazer conforme nossa sociedade brasileira precisa fazer.
O nosso é igual a quase todos os outros, só que oq teve que ser feito é apenas o aumento da idade e corte de privilégios, só que aí a pirâmide se mantém e vai chegar uma hora que esses países tmb vão ter que ir pra capitalização, é melhor a gente ir logo então
Não é tão simples assim, copiar dos outros que deram certo que vai dar certo no nosso, cada país é único, tem sua cultura, recursos, população e necessidades
@Nexo Jornal Em um Brasil tão assolado pela falta de conhecimento e movido por impulsos de reatividade ignorante vocês são uma luz de esperança em meio a tanta escuridão. A iniciativa de vocês me dá esperança de que um futuro melhor com mais conhecimento de causas e efeitos pode ser construído em nossa nação. Já virei fã e entusiasta do trabalho de vocês muito obrigado por me trazer esperança de que existem pessoas com capacidade e iniciativa para este trabalho. Parabéns mil vezes
No fornato brasileiro de REPARTIÇÃO (como o próprio nome fala), o pagamento é uma repartição entre o "indivíduo" as "empresas" (através de pagamentos)e o "governo" (através da arrecadação de impostos). Isso pouco se fala... o enfoque tendencioso é dizer que apenas os indivíduos são os contribuintes e beneficiários nessa conta, e isso está errado.
Isto está certo. Não faz sentido nenhum dizer que a empresa paga, pois isto está no custo do funcionário. Na prática, você deixa de ganhar mais. Ou seja, só os indivíduos é que pagam, direta ou indiretamente.
Por isso, quase sempre, as tentativas de mudar a previdência acontecem em todos os países capitalistas e visam poupara os descontos das empresas e aumentar enormemente os lucros dos bancos. Quem trabalha nunca é beneficiado.
Bom vídeo. Porém você não explicou por que "cobrar os devedores da união, acabar com a corrupção e taxar as grandes fortunas dificilmente daria certo". É Muito importante refutar a tese a qual você está contrário, e não apenas negar.
Ficou claro no vídeo, que não adiantaria fazer tudo isso, pois os valores não batem. Além do que, esse negócio de taxar grandes fortunas é antiético e afasta grandes investimentos do Brasil 🤙
Pq só taxar as grandes fortunas e etc só tampa o buraco por 3 anos.. Queremos empurrar com a barriga e jogar a bomba para o próximo governo ou fazer uma mudança que vai durar no mínimo durante os próximos 30 anos? Chega de empurrar com a barriga e jogar sempre a bomba pra quem vem depois...
@@erikhenriquesax Não... Taxa grandes fortunas é interferir na desigualdade fiscal entre classes. Distribuir melhor de onde vem os impostos não é empurrar com a barriga. Não teria duração de só três anos: reorganizaria quem paga mais impostos no Brasil
@@brunofinn Mas ainda não resolveria. O problema do país é de gasto e não de arrecadação. O Brasil possui uma arrecadação alta comparado a países de mesma renda média.
Faça um paralelo com a previdência que o Entreguedes ajudou a fazer no Chile . E você poderá ter a noção do desastre que vai ocorrer no Brasil. Não precisa fazer muita conta. Nem enrolação. Quem ganha com reforma? Banco. Só? Sim só. Você vai poder se aposentar com a reforma? Não. A conta pode fechar? Sim. Como? Parando a roubalheira e os desvios para o enriquecimento dos banqueiros.
Só esqueceu de dizer que o sistema de Repartição mantém a economia ativa (fluxo de consumo) e a Capitalização mantém o dinheiro circulando como mero capital especulativo para os bancos, algo que destrói a economia de qualquer país e só gera lucros para banqueiros... além disso diz que taxar os ricos "não resolve" e já deixa a hipótese de lado. Não resolve 100%, mas já ajuda bastante!
Mas será que a conta da Previdência Social deve ser superavitária? É razoável haver uma reforma, mas não sem concomitantemente haver outros enfrentamentos, como auditoria da dívida pública, aumento da carga tributária dos mais ricos (tributação pesada do patrimônio e renda, gerando dustribuição, mais igualdade, inclusive e notadamente do setor financeiro) etc. A renda da Previdência retorna e gira a ecomomia. A maioria do povo adquire bens, em regra até dentro do necessário, que estavam sendo indignamente contidos. Não investem no mercado financeiro.Previdência é dignidade as pessoas e propulsão à economia. Alguma reforma pode haver, mas para o bem comum.
Impressionante como ninguém explica o impacto dos gastos com os aposentados do funcionalismo público! Todos que são contra a reforma em sua maioria são funcionários públicos! E esbravejam porque receberam quando se aposentarem como os trabalhadores do regime privado!
Eu só funcionária pública eu só a favor a reforma 😐que conheço colegas q são a favor também , por motivos x quem trabalham em repartição públicas e não tem seus diretos garantidos.
Muito boa as explicações, mas... tem outros pontos importantes q não foram inseridos na análise,,, primeiramente, a arrecadação do governo vem caindo acentuadamente, o nível d confiança no país para investimentos tbm vem caindo, com uma margem d insegurança altíssima do risco d retorno do investimento, pq ninguém investe seus recursos para tomar prejuízo,,, é preciso d um cenário propício para se investir,,,
Fácil demais!!! Mantém da forma que está. Cobrar os devedores, bancos por exemplo. Taxar as grandes fortunas. Politicos e funções públicas não se aposentam com valores acima do teto. Cortar todos os gastos dos políticos co.o por exemplo os auxílios, carros, verbas de gabinetes, etc. Assim como fazem os políticos suíços por exemplo. E por ultimo nenhum político poderá ganhar mais que 5000 reais. Pronto, vai sobrar dinheiro. Se tiver dúvidas faça a conta, ou chame o Guedes.
Eu entendo que partes da reforma são necessárias, mas só concordo em aplica-lá após todos os dividendos e os gastos de funcionarismo públicos forem devidamente cobrados e reajustados, aí sim, poderiam começar a mexer com a classe operária.
Mas você lei a PEC da nova previdência? Lá estipula uma maior contribuição para os funcionários públicos. Políticos, Juízes, Professores Universitários... Estão todos lá incluídos no projeto.
@@mateusbalbi9499 como o bike disse, tem os militares tambem.E outra,o poder judiciario e a classe politica aumenta o salario por conta propria,entao pode tirar a diferença no rendimento
Eu concordo plenamente que o funcionárismo público teria que ser mexido, mas se eles não querem aprovar nem a reforma no estado em que está imagine se for mexer no deles. Se a população se mobilizar para exigir a aprovação da reforma e medidas coesas como redução salarial no funcionárismo público e reforma tributária nós iremos ver o país ir para frente, mas com a atual atitude da mídia e o atual interesse apresentado pelas grandes massas (que são usadas por aqueles que temem a mudança) não vejo outro futuro para o país se não um retorno de governos exploradores (não que já não estejam aí) e um fortalecimento da política suja.
A menção foi rápida, mas valia elaborar: a diminuição da arrecadação não vem só da mudança demográfica, mas da "pejotização" e da "uberização" do trabalho
Acho que não foi intencional. Simplesmente é uma preocupação latente de todos os países, dado à mudança no eixo de expectativa de vida que irá, certamente, como bem explicado no vídeo, crescer ainda mais na maioria dos países. As excessões, presumo que poucas, talvez sejam alguns países africanos que possuem uma carência gigantesca na área da saúde, bem como a expectativa de vida baixíssima nos dois polos que não produzem/recolhem impostos diretamente, que são as crianças e os próprios idosos. - além da própria miséria em si que os circunda, etc.
Da reforma não, de existir uma reforma. O vídeo não falou absolutamente nada sobre a reforma proposta pelo Governo Bolsonaro. Só explicou como funciona hoje e os números referentes ao orçamento. Querer que o Nexo balanceie mostrando o lado que nega necessidade de reforma é como querer que o Nexo faça um vídeo sobre o formato da Terra, e que nele contenha o lado dos que dizem que a Terra é plana. Não faz sentido um jornal sério dar espaço pra lunáticos conspiracionistas.
Acredito que com o passar do tempo, mediante a atual etapa do desenvolvimento do modo de produção acompanhado pelas novas regras do trabalho, os trabalhadores deixem cada vez mais de serem CLT para serem PJ. Nesta situação jurídica muitos deixam de contribuir para a previdência ou contribuem menos do que contribuiriam na condição de CLT. Logo, presumo que menos dinheiro também deixará de ser arrecadado pela Previdência por conta disso. Será que estão levando isso em consideração?
Bem interessante. Realmente a corrupção e funcionarismo público representam uma parcela pequena do gasto quando comparado com o todo. Mas é foda ter q engolir uma reforma que atinge as necessidades básicas de 90% da população, mas não atinge os outros 10% que são beneficiados com os "esquemas". É fácil cortar da própria carne, quando ela não é sua, e és tu quem come.
Muito bom, dá uma ideia do tamanho da bucha que é administrar a economia de um país e como tudo se conecta. Me esclareceu muita coisa. Seria legal falar também como é a Previdência/Aposentadoria em outros países de realidade próxima e diferente da nossa. Mas ótimo vídeo... Como sempre.
Ótima explicação sem viés ideológico, apesar de ter alguns colunistas de vocês que são parciais e querem posar de imparciais, não há problema em ser parcial, o problema é querer enganar o leitor e dizer que é imparcial.
Oi, Pedro. Obrigado pela mensagem. O 'Nexo' possui conteúdos noticiosos e de opinião, com páginas de desenhos diferentes e que explicitam quando o texto não representa a opinião do jornal. Você pode conhecer melhor nossos formatos neste link: bit.ly/2Qg9jeZ
@@NexojornalBr Obrigado pela atenção e feedback, eu sei, só que, na minha opinião, quando o jornalista der uma opinião que coloque na apresentação que o mesmo tem um viés de esquerda, centro ou direita. Isso evita equívocos e ideias dúbias sobre o texto. Já que tem jornalista que se diz apresentar uma opinião "isenta" SQÑ, entendeu?
@@vinidegan sim, as pessoas não leem e não busca informação ai vão tudo contra a reforma, a reforma coloca a classe política e judiciaria na base do inss, é por isso que muitos políticos não querem a reforma, pois mesmo para eles que já estão em mandato vai haver regra de transição, ainda vão ganhar bem, pois a transição é mais branda, porem vão ganhar menos, e os novos que entrarem vão receber só a base do inss mesmo, logo é uma excelente reforma, para ser melhor seria só não haver regra de transição para os que ali já estão, porem seria difícil ser aprovado, agora resta votar em novas pessoas nas próximas eleições pois eles já não mais terão o direito a aposentadoria especial. Com isso o futuro pelo menos já está garantido, o futuro dos seus filhos e netos, agora o presente vamos ver como vai ser, quem deveria ter botado pressão seria nossos pais, porem na quele tempo onde a única fonte de informação era a TV, e a TV sempre sendo usado por políticos para seus próprio propósitos acabou manipulando as pessoas da época. Já é um começo, porem um modelo de capitalização mista ainda precisa ser aprovada, pois esse modelo precisa que cada vez mais pessoas para bancar, é como mostra pirâmide ali, se a base começa a diminuir ai como vai ficar, para 2060 estimasse que vai ser 1,5 pessoa para cada aposentado, me diz como 1,5 pessoas vão conseguir bancar o salário de um aposentado? Como o vídeo mostra começou com 13 pessoas para cada aposentado, e cada vez foi diminuindo. e isso é obvio, se existe 2 pessoas aposentadas e 4 trabalhando, são duas pessoas por aposentado, porem quando esses 4 se aposentarem precisarão de 8 pessoas, e quando esses 8 se aposentarem precisarão de 16, veja é uma pirâmide, o problema é que cada vez precisa de mais pessoas para poder manter a aposentadoria, o fato é que o Brasil não é infinito, o espaço não é infinito, então como explicar um modelo cuja sua existência precisa que cada vez mais pessoas? Se hoje com menos de 4,8 pessoas para cada aposentado já está difícil imagina com 1.6 pessoas projetado para 2060? Cada vez mais as pessoas estão desinteressadas em ter filhos, eu mesmo sou uma delas, e tem aquelas pessoas que querem ter somente 1 filho, essas dai também contribui para cada vez menos pessoas estarem trabalhando, pois o pai e mãe são duas pessoas logo se eles tem somente 1 filho, quando o pai e mãe se aposentarem somente seu único filho vai estar trabalhando, 2 aposentado para 1 filho, para manter a proporção de 1 para 1 eles precisariam ter 2 filhos, porem 2 aposentado para 2 trabalhadores também não da para sustentar a previdência, como 1 pessoa vai bancar o salário de 1 aposentado? então as pessoas teriam que voltar a ter 6 filhos por casal , convenhamos não estamos mais nessa época. por isso um sistema misto de ajudaria a diminuir o peso da previdência, pois se começarmos a tirar dinheiro dos impostos para pagar os aposentados, ai esquece a segurança, saúde e educação e também a infraestrutura (que também é importante e as pessoas deixam de citar) , pois o dinheiro dos impostos são usado para pagar exatamente essas 4 coisas, os salários dos professores, assim como todo o prédio e manutenção das escolas e postos de saúde saem dos impostos, agora se o dinheiro dos impostos for usado para ficar bancado salário de aposentado .... ai esquece, o Brasil vai apodrecer, vai virar uma Cuba ou Venezuela, vamos ter que saquear caminhões de alimento para comer igual a Venezuela.
beleza, mas por que o Brasil deve tanto a outros governos? por que pagamos mais caro a gasolina sendo que exportamos por micharia? por que pagamos taxas absurdas em produtos importados seja de tecnologia, vestimenta entre outros? tudo isso também reflete a essa equalização da previdência?
A DRU depois que tiraram a Dilma! Aumentaram para 30% e deixaram as grandes empresas, exceto dos impostos! A contribuição da previdência,vem de imposto de tudo que usamos. Essa história que a previdência quebrou é mentira! Pois as multinacionais e grandes empresas, querem usar o trabalhador, como escravos! Tirando o direito de um dia,poder descansar.
A DRU se encaixa no gráfico nas outras despesas do governo, o montante ainda é de deficit, voltar com a DRU não quer dizer mais dinheiro só realocação .... estava no gráfico
Explanação didática, ninguém discute que reformas sao necessárias. Porém faltou tocar nas despesas que o governo tem com os pagamentos de títulos da divida publica aos grandes donos do capital transnacional. Por que banco central se empenha tanto em remunerar a sobra de caixa dos bancos? Por que fizeram o aumento da DRU de 20 para 30%? Se já havia déficit, desvincular receitas da União para atender aos interesses do grupo político do momento me parece incoerente. Análise parcial e pró mercado como a grande solução dos problemas do país, o que ja se verificou em outras partes do mundo que nao é. Esperava mais do nexo jornal, uma análise mais ampla e menos "governista" e pró mercado. Faltou a imparcialidade, que infelizmente, tal como a grande mídia, não existe na imprensa brasileira. Os números não mentem, mas quem os interpreta sim. Não sou esquerdista, mas não sou bobo. Essa reforma não interessa tanto ao país, mas aos bancos e aos rentistas, que não trabalham, não produzem nada e portanto não contribuem para a economia do país, verdadeiros parasitas que paralisam o país e se sustentam como sanguessugas das riquezas do país e do trabalho alheio.🤮
Marcelo Paiva Superávit primário é o dinheiro que “sobra” nas contas do governo depois de pagar as despesas, exceto juros da dívida pública. Por isso, ele é conhecido como a economia para pagar os juros. www12.senado.leg.br/noticias/entenda-o-assunto/superavit Desde 2014, o Brasil está em déficit primário, ou seja, os nossos tributos não são usados para pagar a dívida pública, de acordo com CIRO GOMES. ua-cam.com/video/GnlGizdAzIg/v-deo.html ua-cam.com/video/YCg4yx044ko/v-deo.html Assim sendo, é verdade que, aproximadamente, metade da despesa do orçamento brasileiro consiste em pagamento de juros e amortizações da dívida. Contudo, é igualmente verdadeiro que, aproximadamente, metade da receita (valores recebidos) é proveniente de operações financeiras para o pagamento dos juros e amortizações. Ou seja, trocamos dívida velha por dívida nova. www.planejamento.gov.br/assuntos/orcamento-1/orcamento-cidadao
O debate de contadores sobre a existência ou inexistência de déficit da previdência social tornou-se irrelevante. Mesmo que você defenda a inexistência de déficit da previdência social, é incontestável que o Estado brasileiro gasta mais do que arrecada. Em 2018, o resultado ficou negativo em R$ 120,3 bilhões. Esse foi o quinto ano seguido de resultado negativo nas contas públicas. Assim sendo, deve-se reduzir os maiores gastos da União, que são estes: BENEFÍCIOS DA PREVIDÊNCIA SOCIAL (R$ 598,2 bilhões); PESSOAL E ENCARGOS (R$ 301,3 bilhões). Portanto, sem uma reforma da previdência substancial, bem como uma redução drástica no gasto com servidores públicos, é impossível resolver a crise fiscal brasileira. agenciabrasil.ebc.com.br/economia/noticia/2019-01/deficit-primario-somou-r-1203-bilhoes-em-2018 www.politize.com.br/deficit-da-previdencia-existe/ www.planejamento.gov.br/assuntos/orcamento-1/orcamento-cidadao
Qual a porcentagem da divida pública com o capital transnacional em relação ao PIB apresentado no vídeo? Em que ano houve o aumento da DRU de 20 para 30% e para que fins houve este aumento? de forma detalhada por favor não resuma por "interesses do grupo político do momento".
Sabe por que não falou de pagamento de dívida? Porque uma coisa não tem nada a ver com a outra. Você está achando ruim porque o Nexo não foi parcial para o seu lado, simples assim. O Nexo veio e mostrou todos os números e dados possíveis, você vem aqui comenta o que quer, diz que vai beneficiar bancos e rentistas sem apresentar um argumento sequer. Você tem certeza que não é bobo? E isso não é questão de ser de esquerda ou direita mesmo não, um esquerdista que não seja lunático e não negue a matemática aplaudirá este vídeo. Você é só mais um raivoso de internet que joga palavras ao vento de forma desordenada, sem fazer ideia do que tá dizendo.
que que os juros tem a ver com isso cara? se o governo pega emprestado para quitar salário de servidor e aposentadoria, além de fazer investimento ruim, ele tem que pagar os empréstimos e ponto final... a culpa é do governo que não tem responsabilidade nenhuma com a parte fiscal. DRU também não muda nada, já em 2018, com ou sem DRU, tem déficit, inclusive, o déficit de 180 bi apresentado foi desconsiderando a DRU, pq se considerar a DRU, foi 280 bi de déficit e não só 180 bi.
Esse acho que foi um dos primeiros materias do Nexo que me deixou a desejar. Contudo foi apenas em um ponto: Capitalização. Tratar a questão somente como um probleminha de quem vai pagar a transição foi raso demais, considerando as limitações de tempo do vídeo, deveria ter pelo menos pontuado as mazelas desse tipo de regime.
Oi, Lucas. Obrigado pela mensagem. A Previdência e a atual proposta de reforma são assuntos complexos, que estamos tratando em diferentes conteúdos e formatos. Neste texto, você pode se aprofundar na questão da capitalização: bit.ly/2wfWDeQ
Primeiro: Não existe contribuição, pois a mesma se trata de algo voluntário. O caso da previdência é imposto, não contribuição. Segundo: A reforma inclui os 3 poderes, também. Terceiro: Eles vão ter uma reforma na aposentadoria deles, também.
Boa explicação para quem não conhece a realidade do Brasil. A sua explicação não levou em consideração que o trabalho informal e a muitos jovens desempregados e isso não gera receita. E vai continuar com os previlégio dos políticos e juízes.
Obrigado pelas informações.... simples isso....se os bancos fazem operações no mercado financeiro pra sempre baterem recordes e recordes em lucro anualmente...pq a previdência não pode?
Tira a DRU da previdência, o deficit fica em torno de 50 BI, passa a cobrar lucros e dividendos, vc arrecada em torno de 70 BI, cobriu o rombo e ainda sobra 20 bi.
Para quanto tempo esses 70 vem e dura? De onde saiu tb esse valor ai? E claro, cobrar imposto sobre lucro vai fazer os barões ficarem putos, os mesmos que pagam as campanhas politicas, logo políticos irão contra. Mas se for esse o valor, em um tempo bom, é uma ideia válida
Parabens pelo video, porem foca a questão na demografia que sem dúvida tem um papel grande, mas precisaria aprofundar na questão da formalização do trabalho uma vez que metade do trabalhador não contribui para previdencia e nas alterações, "uberização" do mundo do trabalho e deslocação da oneração dos empregadores para o exterior, bem como a crescente robotização o que significa que grande parte do rendimento do trabalho que é capturado pelos patrôes não contribui para previdencia.
Excepcional a explicação. Só ficou faltando colocar um gráfico mostrando a diferença dos valores de contribuição e recebimento de funcionários públicos do judiciário, legislativo e etc...
Nexo, faça um vídeo destrinchando o sistema previdenciário de alguns outros países: europeus, norteamericano e asiáticos, por favor!
Oi, Diego. Obrigado pela sugestão! Encaminhamos aos nossos editores.
Eu que agradeço pelo conteúdo de altíssima qualidade: Não tenho dúvida que é esta a mesma percepção da maioria que acessa o editorial!
@@NexojornalBr Faça urgente! rs
Gostei da ideia.
Diego F Ótima sugestão.
Faltou se aprofundar nas classes mais favorecidas, como políticos e militares, que proporcionalmente pesam enormemente no sistema previdenciário.
Olha prestei serviço Militar durante 8 anos, Serviço Militar, ou Forças Armadas é diferente de Policiais Civis e Militares, o salário e bem diferente, e uma diferença imensa e que Forças Armadas não faz greve. E diferente bem diferente.
5:03 militares e servidores civis tem o maior deficit per capita, mas o déficit total é 45+37= 82 bilhões. O déficit dos trabalhadores urbanos e rurais é 71+110= 182 bilhões. Mexer na aposentadoria dos urbanos e rurais teria o maior impacto nas contas. Por outro lado, mexer nos servidores civis e militares gera um impacto que afeta um número menor de indivíduos, e promoveria uma moralização do processo previdenciário.
O problema é que o cidadão comum (urbano e rural) produz maior impacto total e tem menos poder político que os servidores civis e militares. Aí para o governo a escolha mais óbvia é reformar primeiro a previdência do cidadão comum e postergar as outras reformas.
Para todos os setores serem reformados ao mesmo tempo é preciso que os cidadãos comuns se mobilizem em grau similar ou maior que a mobilização das classes vinculadas ao governo.
@@brunobmrf Excelente!!!!
@@bmsds
Faz tudo isso, e dá déficit. De que adianta?
Justo também seria homens e mulheres se aposentarem com o mesmo tempo de contribuição, né?
Gostaria que fizessem um vídeo explicando a dívida pública, sua formação histórica e impacto no orçamento da União.
UP!
Up
Interessantíssimo!
Leiam Brasil em perigo, do Dr. Enéias Carneiro
Tem tbm "Um grande projeto nacional"
E o "esfacelamento da nação " pelo Dr. Em física Bautista Vidal
OBRIGADO NEXO, por finalmente explicar esse assunto com InfoGraficos e GCs!!! O diretor de arte de vcs precisa de un prêmio !!!!
Oi, Guilherme. Obrigado pelo elogio! O Nexo já ganhou dois prêmios relacionados a arte e infografia ;) bit.ly/2QjDC4h
De longe a melhor explicação que já vi. Parabéns ao jornalismo de excelência do Nexo.
É o que eu estava esperando. Uma explicação sobre a evolução da previdência sem uma visão ideologisada. Parabéns pelo vídeo!!
Concordo
É até um alívio mesmo.
Não é isento de ideologia. Apenas outra ideologia. Faltou a Dru e os banqueiros.
@@davidpolonio3551 que que os banqueiros tem a ver com isso cara? se o governo pega emprestado para quitar salário de servidor e aposentadoria, além de fazer investimento ruim, ele tem que pagar os empréstimos e ponto final... a culpa é do governo que não tem responsabilidade nenhuma com a parte fiscal.
DRU também não muda nada, já em 2018, com ou sem DRU, tem déficit, inclusive, o déficit de 180 bi apresentado foi desconsiderando a DRU, pq se considerar a DRU, foi 280 bi de déficit e não só 180 bi.
Tem déficit pq o cálculo está errado. Se você calcula só as contribuições do empregado e empregador sim, mas não é isso que o artigo ,194 da CF prevê. A DRU é.importante nesse processo.
A pesquisadora Maria Lúcia Fatorelli tem estudado esse tema há muito tempo. Vale muito a pena começar a entender o que ela diz.
Faltou dados numéricos sobre as super aponsentadorias do funcionalismo publico
Mas vc acha que se cortar de todos sobe nem 5 reias para cada pessoa não .
@Caio Ribeiro, este não é o caminho, o setor publico paga o DOBRO de aliquota para poder receber mais que o setor privado.... Entao se você for militar contra a aposentadoria de algumas categorias cai exatamente no que beneficia o governo, pois ele coloca brasileiro para brigar contra brasileiro e nessa hora todos os brasileiros perdem, porque uns começam a apontar os outros como culpados. No fundo o que temos que militar é para desvincular o caixa da assistência do Caixa da Previdência, porque aí todo mundo ganha. Não caia nessa artimanha do governo, Por que quando o irmão briga contra o irmão a família toda perde e quem ganha é o inimigo. Quer saber mais sobre o que eu estou falando? pesquisa sobre o Dilema do Prisioneiro, um problema milenar de lógica, bem conhecido pela estratégia contida na frase "dividir e conquistar"..
Aqui eu coloco um adendo: para funcionários públicos de alto escalão. (políticos, juízes, militares). Os servidores de base, que estão nas escolas públicas, hospitais e postos de saúdes, enfim, trabalhando diretamente com o povão, esses são totalmente desprestigiados.
ALGUNS funcionários públicos amigo....ALGUNS POUCOS
Com o gasto do funcionalismo esse rombo aumenta mais ainda.
Se você paga pra dps receber menos, pq n simplesmente poupar pra usar depois sem a necessidade de intervenção do estado?
pq grande parte dos brasileiros não teve educação financeira, e acabam gastando todo o salário e até se endividando
Concordo com sua idéia, foi a mesma q eu tive pensando nisso
Por que as pessoas gosta de ficar de rabo preso ou depender de alguem, e logo quem? Do estado? Pqp
com 4 reais em 2002 eu comprava 2 coca 2l, hoje eu não nem uma 600ml. Deu pra entender?
ou tu bota pra render ou vira morador de rua em 3 anos aposentado
karalho velho, como algo de tão alta qualidade e tão informativo tem tão poucos views??????? Esse conteúdo merece ser divulgado!!!
Cara sim! O nexo é muito bom!!!
Seria interesse detalhar algumas alternativas detalhadas brevemente no vídeo. Foi dito que cobrar devedores e taxar os mais ricos dificilmente cobrirá o déficit, por que não? De que ordem seria essa arrecadação caso ela ocorresse?
Assista este vídeo da BBC que explica muito bem esta parte: ua-cam.com/video/93UmEnDyLH4/v-deo.html
Obs.: as dívidas são 499 bilhões. Porém é impossível de recuperar em sua totalidade, pois 41% da dívida são de empresas falidas, por exemplo. Equivale ao dobro do déficit somente do ano de 2018. Ou seja não existe milagres ou atalhos em relação aos déficits constantes da Previdência. Será necessário um reforma.
1- Pra entender o porquê de cobrar a dívida dos devedores não adiantaria muita coisa é preciso entender a diferença entre estoque e fluxo. Problema de fluxo se resolve com alterações no fluxo e não a partir de medidas que envolvem estoque. Exemplo: a dívida dos devedores da previdência é um estoque enquanto o déficit da previdência é fluxo. A dívida (estoque) pode ser cobrada uma única vez, enquanto o déficit (fluxo) é gerado todo ano e, no caso da previdência, tem aumento progressivo. Mesmo se fosse possível cobrar os devedores (spoiler alert, não é pq a maioria é de empresa falida, Varig, etc..) ainda teríamos o problema do déficit recorrente nos anos seguintes da previdência.
2- O segundo ponto (de cobrar impostos dos mais ricos) é mais simples ainda de entender. Quem tem muita grana não paga imposto em lugar algum, manda pra offshore, pra conta em paraíso fiscal ou mesmo se muda do país que está tentando pegar seu dinheiro e com isso leva com ele todo o capital acumulado, resultando no empobrecimento do país e no total de zero arrecadação a mais pro governo, ou seja, não funciona.
C’est la vie.
A cobrança dos devedores seria uma parcela do valor devido total, em torno de 490 bi , levando -se em conta que muitas das dívidas ali são de empresas falidas não haverá como receber boa parte só por este motivo, outro fato é que algumas das dívidas ali já estão sendo renegociadas e em prazos longos ( 30 anos ), no resumo geral em torno de 160 a 200 bi poderia ser recuperado, o que só resolveria um ano de déficit, a cada ano temos 180 bi de deficit e crescendo.
www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/politica/2019/02/24/interna_politica,739442/governo-quer-cobrar-grandes-devedores-do-inss-em-r-160-bilhoes.shtml
Um estudo pela ANFIP (Associação Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal) sugere que se o governo aumentar o Imposto de Renda para quem ganha mais de 40 salários mínimos por mês (cerca de R$ 40.000) com alíquotas progressivas de 35% e 40% gerariam uma economia de R$ 1,510 trilhão em dez anos mais que a proposta da previdência atual.
www.sindpd.org.br/sindpd/site/noticia.jsp?Mudanca-na-Previdencia-prejudicara-mais-pobres,-apontam-servidores&id=1553088630454
Se você cobrar 100% de imposto sobre a riqueza dos mais ricos, você terá dinheiro para 3 anos de aposentadoria. O que não resolve em nada, só irá criar o caos.
A capitalização é uma solução a longo prazo, mas a transição possui um "gap" que pode levar o Brasil a quebrar, e se tornar mais insustentável. O governo terá que tirar dinheiro de outros locais e até mesmo do fundo do oceano, mas enquanto isso o que nos resta como futuros aposentados é que não morramos antes, por ter nascido em um país que tomou decisões erradas no passado. E agora?
Nexo trazendo Luz onde ha trevas e escuridão!
Achei bem legal a explicação, mas acho que a reforma da previdência deveria incluir todas as categorias, civis, militares, legislativo, judiciário e executivo. Para que possa ser justa, senão fica fácil tirar apenas de um grupo. Porque não há a proposta para as outras categorias????
Mas ela inclui todos esses poderes que vc citou (legislativo, executivo e judiciário)
A proposta engloba todas as áreas, mas de um a forma tosta !
vai
Ingridy Lopes todos já estão incluídos somente os militares estão separados pq a lei exige q eles tenham um plano próprio.
mas a atual ja incluindo com a única ecesão dos militares.
Foi dito neste video que despesas previdenciarias do Brasil consomem a metade (50%) do orçamento federal como foi dito..
Mas também foi falado no video.. que nesta conta não tem os juros da dívida..
Aí fica fácil "culpar" a previdência..
Mas, se colocarmos os juros da dívida neste conta.. Veremos q os juros da dívida pública consomem 40% do orçamento ...
Enquanto a previdência consome 30%..
Ou seja.. o que consome a maior parte do orçamento federal é a Dívida (juros).. e não a Previdência..
O melhor vídeo que vir sobre a Reforma até agora, ele não toma um lado, explica e mostra o real... Parabéns... Gostei muito....
Super toma lado. Esta claramente defendendo a necessidade da reforma da previdência com um viés economicista e não social.
o video mostra os lados e introduz o tema da reforma
@@conveniosdriufmg9202 essa aliqouta no EUA de 40 % é falsa pois não são todos os estado que a cobram e mesmo os que cobram não e nesse nível lembre se o EUA os estado possui uma independência muito alta.
@@lilabb88 Quando vc diz viés economicista e não social esta dizendo que o viés do video é técnico e não ufanista.
O vídeo é muito bom, mas o cerne da questão, na minha opinião, é que tipo de seguridade social nos queremos. Cada um responsável por sua previdência, que é o sistema de capitalização, ou onde o Estado tem como política social contribuir para a aposentadoria da sua população. Dentro da minha visão de mundo a primeira soa mais egoísta e não tem nada de seguridade social, mas de poupança individual. Ao tal, cada um por si. Considerando as extremas desigualdades econômicas e sociais do nosso país e o cenário de desemprego chega a ser cruel. Num cenário de pleno emprego e educação gratuita e universal de qualidade até entenderia como justa, mas não é o nosso caso. Nesta linha tem alguns pontos interessantes para se discutir no vídeo do le monde diplomatique, salvo engano era isso, citado acima por um colega. Porque não considerar as outras receitas constitucionalmente destinadas a seguridade social? porque não gerar a economia através de outras medidas, porque não ajustar apenas os grupos que geram o maior déficit per capito? Realmente muita gente não consegue trabalhar mais que 6 meses durante um ano, após os 50 anos à empregabilidade reduz drasticamente, quem tem menos instrução e trabalha mais pesado tem menos expectativa de vida... acho que este não é um tema para se olhar apenas do ponto de vista econômico, mas é minha opinião, dentro da minha visão de mundo onde contribuir com o menos favorecidos me é uma obrigação e não uma faculdade. Ah! Nos EUA a tributação sobre a renda (individual e empresarial) e a principal fonte de receita e ultrapassa os 40%. taxfoundation.org/us-tax-revenue-sources-2019/
Explicação top.
melhor jornal! totalmente imparcial e comprometido em dar informações e não opiniões. muito bom.
O vídeo não é imparcial.
não existe imparcialidade, não sei se notou, mas eles estão falando a favor da reforma!
Não é nem questão de dar opinião. No site do Nexo há vários artigos de opinião. É de simplesmente não mentir igual outras páginas como o Brasil247 ou a Carta Capital. O Nexo subiu ainda mais no meu conceito após este vídeo. Já penso até em ser um assinante.
concordo que não existe imparcialidade, mas eles mostram os lados da questão e introduz o assunto
Descobri este canal hoje. E preciso destacar que TODOS os vídeos que assisti são de uma qualidade e honestidade incomparáveis! Vcs se preocupam em informar sem qualquer viés ideológico.
PARABENS!!! E MUITO OBRIGADO!
É impressionante que o vídeo não vá a fundo na disparidade de contribuição dos servidores e militares, cobrança dos grandes devedores da previdência e os grandes privilégios e não evidenciando assim os cálculos do que se poderia arrecadar. Mas é assim colocar na conta dos mais pobres é sempre o jeito mais simples e melhor para o SR. Mercado que governa esse Brasilzão.
O mercado não é uma entidade, um ser com vida própria. O mercado nada mais é que o conjunto de ações realizadas por todos nós, comprando, vendendo, poupando, investindo e etc. Todos nós fazemos parte do mercado, o mercado em si não é ruim e nem bom só é um nome que inventamos para dar a todas as decisões que cada um tomou e que influencia a economia de uma região.
Agora o que existe são burocratas e empresários corruptos se unindo para fecharem o mercado e pegarem dinheiro do BNDES, dessa forma eles mantém o monopólio do seu nicho pois colocando leis ou aumentando impostos que aumentem os custos para os outros empresários, só os que conseguem empréstimo do BNDES vai ter dinheiro para segurar as pontas, só os corruptos sobrevivem e os empresários honestos se ferram.
O que tem no Brasil não é capitalismo, não é livre mercado, é um corporativismo onde políticos e empresários oligárquicos se unem para impedir que o mercado seja livre e que o pobre possa subir na vida sendo micro-empresário (camelô, vendedor de frutas, vendedores ambulantes em geral, pequenos comércios em geral...). Sempre com muitos impostos, muitos obstáculos para poder abrir o negócio e sempre muito demorado. Custos estes que o pobre não consegue pagar, ele fali antes mesmo de conseguir abrir o próprio negócio por ter tanta burocracia.
Um exemplo disso são os taxis x Uber, onde o estado põe um monte de regras para poder realizar o serviço e impedindo que motoristas autônomos consigam uma renda extra no final do mês sendo freelance. Pois era cheio de políticos que eram donos de pontos de taxi.
Sempre o estado tentando sugar do trabalhador. Se tem algo que tem culpa é o Sr. Estado e não o Sr. Mercado.
@@maykermiyanaga 🤙
Grandes devedores da previdência são compostos por uma massa falida de empresas como Varig e Transbrasil. Se você quiser, pode ir lá cobrar elas... se encontrar alguém, claro.
Militares não têm um sistema de previdência mas, sim, um sistema de proteção social. Se quiser mudar isso é simples, basta mudar. Só aviso que o resto do mundo todo também usa proteção social pra militares.
E por quê?
Pra poder usá-los a qualquer hora do dia ou da noite, qualquer dia do ano, em qualquer circunstância ou lugar, pra qualquer atividade, sem que eles possam se recusar a cumprir a ordem, proibindo-os inclusive de ter qualquer outra atividade pra não conflitar com essa disponibilidade absoluta ao estado, proibindo-os de se sindicalizar ou mesmo associar pra contestar essas condições a que são submetidos, sem precisar pagar a eles 1 centavo de hora extra, proibindo-os de reivindicar qualquer direito de natureza insalubre ou periculosa, proibindo-os, até, de se manifestar ou emitir opiniões sobre qualquer assunto de estado ou política, sob pena de privação de liberdade.
É por isso que sua observação está um tanto superficial.
O vídeo mostra que o problema são as despesas, não a receita. Daqui a pouco a previdência vai custar 90% do PIB e a gente vai ficar procurando de quem tirar dinheiro para pagar aposentadoria de folgado que aposenta com 50 anos e continua trabalhando.
Sugiro assistir novamente o vídeo, pois você não entendeu nada.
@@pabloabreu9907 Esqueceu de citar que em outros países os militares são utilizados, aqui no Brasil a massa só servem pra capinar
Voces sao dez
Mostra que os políticos do nosso país não tem a menor idéia do que estão fazendo, pensão apenas em si próprios. Parabéns pelo vídeo.
eu amo esse jornal
Seria ótimo se mostrassem uma previdência que funciona em outros países para gente vê um modelo e fazer conforme nossa sociedade brasileira precisa fazer.
O nosso é baseado no sistema Alemão, como também os sistemas dos Estados Unidos, França, Alemanha, Espanha e outros
O nosso é igual a quase todos os outros, só que oq teve que ser feito é apenas o aumento da idade e corte de privilégios, só que aí a pirâmide se mantém e vai chegar uma hora que esses países tmb vão ter que ir pra capitalização, é melhor a gente ir logo então
Não é tão simples assim, copiar dos outros que deram certo que vai dar certo no nosso, cada país é único, tem sua cultura, recursos, população e necessidades
@Nexo Jornal Em um Brasil tão assolado pela falta de conhecimento e movido por impulsos de reatividade ignorante vocês são uma luz de esperança em meio a tanta escuridão.
A iniciativa de vocês me dá esperança de que um futuro melhor com mais conhecimento de causas e efeitos pode ser construído em nossa nação.
Já virei fã e entusiasta do trabalho de vocês muito obrigado por me trazer esperança de que existem pessoas com capacidade e iniciativa para este trabalho.
Parabéns mil vezes
No fornato brasileiro de REPARTIÇÃO (como o próprio nome fala), o pagamento é uma repartição entre o "indivíduo" as "empresas" (através de pagamentos)e o "governo" (através da arrecadação de impostos). Isso pouco se fala... o enfoque tendencioso é dizer que apenas os indivíduos são os contribuintes e beneficiários nessa conta, e isso está errado.
Exatamente. Está prestando um mau serviço.
Isto está certo. Não faz sentido nenhum dizer que a empresa paga, pois isto está no custo do funcionário. Na prática, você deixa de ganhar mais.
Ou seja, só os indivíduos é que pagam, direta ou indiretamente.
Por isso, quase sempre, as tentativas de mudar a previdência acontecem em todos os países capitalistas e visam poupara os descontos das empresas e aumentar enormemente os lucros dos bancos. Quem trabalha nunca é beneficiado.
@@anjomar100 que loucura. O raciocínio do amigo está errado. Em sistema de repartição ou não, quem paga sempre é o trabalhador, não muda nada.
Didático!
Faltou abordar o tempo (cada vez maior) das pessoas ingressarem no mercado de trabalho formal.
Melhor explicação que eu assisti sobre previdência até hoje.
Bom vídeo. Porém você não explicou por que "cobrar os devedores da união, acabar com a corrupção e taxar as grandes fortunas dificilmente daria certo". É Muito importante refutar a tese a qual você está contrário, e não apenas negar.
Ficou claro no vídeo, que não adiantaria fazer tudo isso, pois os valores não batem. Além do que, esse negócio de taxar grandes fortunas é antiético e afasta grandes investimentos do Brasil 🤙
Pq só taxar as grandes fortunas e etc só tampa o buraco por 3 anos.. Queremos empurrar com a barriga e jogar a bomba para o próximo governo ou fazer uma mudança que vai durar no mínimo durante os próximos 30 anos? Chega de empurrar com a barriga e jogar sempre a bomba pra quem vem depois...
@@igorferro9127 Os valores não batem como? Todos países do mundo taxam grandes fortunas, exceto Brasil e Estônia.
@@erikhenriquesax Não... Taxa grandes fortunas é interferir na desigualdade fiscal entre classes. Distribuir melhor de onde vem os impostos não é empurrar com a barriga. Não teria duração de só três anos: reorganizaria quem paga mais impostos no Brasil
@@brunofinn
Mas ainda não resolveria. O problema do país é de gasto e não de arrecadação. O Brasil possui uma arrecadação alta comparado a países de mesma renda média.
Que vídeo maravilhoso! Eu nem imaginava que alguém conseguiria explicar de forma tão didática. Meus parabéns!!
Como sempre mandado muito bem, obrigado Nexo!
Faça um paralelo com a previdência que o Entreguedes ajudou a fazer no Chile . E você poderá ter a noção do desastre que vai ocorrer no Brasil. Não precisa fazer muita conta. Nem enrolação. Quem ganha com reforma? Banco. Só? Sim só. Você vai poder se aposentar com a reforma? Não. A conta pode fechar? Sim. Como? Parando a roubalheira e os desvios para o enriquecimento dos banqueiros.
Só esqueceu de dizer que o sistema de Repartição mantém a economia ativa (fluxo de consumo) e a Capitalização mantém o dinheiro circulando como mero capital especulativo para os bancos, algo que destrói a economia de qualquer país e só gera lucros para banqueiros... além disso diz que taxar os ricos "não resolve" e já deixa a hipótese de lado. Não resolve 100%, mas já ajuda bastante!
Parabéns pelo vídeo que se preocupou em passar a informação sem posicionamentos ideológicos. Ganhou mais um inscrito
Sem posicionamento ideológico? Desengane-se, toda a explicação é orientada para quem que assiste acomode a versão que se está tentando implementar.
essa inocência de acreditar que existe “neutralidade” é danosa
Sabi di nada, inocenti!
Os vídeos do nexo são excelente material para sala de aula! mais um que levarei aos alunos. Parabens e obrigada
Já sei pra onde vou enviar o currículo depois que me formar. AAAAA MELHOR JORNAL S2
Mas será que a conta da Previdência Social deve ser superavitária? É razoável haver uma reforma, mas não sem concomitantemente haver outros enfrentamentos, como auditoria da dívida pública, aumento da carga tributária dos mais ricos (tributação pesada do patrimônio e renda, gerando dustribuição, mais igualdade, inclusive e notadamente do setor financeiro) etc. A renda da Previdência retorna e gira a ecomomia. A maioria do povo adquire bens, em regra até dentro do necessário, que estavam sendo indignamente contidos. Não investem no mercado financeiro.Previdência é dignidade as pessoas e propulsão à economia. Alguma reforma pode haver, mas para o bem comum.
Parabéns equipe!
Que trabalho excelente desse canal
Impressionante como ninguém explica o impacto dos gastos com os aposentados do funcionalismo público! Todos que são contra a reforma em sua maioria são funcionários públicos! E esbravejam porque receberam quando se aposentarem como os trabalhadores do regime privado!
Eu só funcionária pública eu só a favor a reforma 😐que conheço colegas q são a favor também , por motivos x quem trabalham em repartição públicas e não tem seus diretos garantidos.
Muito bom, muito bem explicado
Reforma tributária e mudar a política monetária do banco central que tem remunerado a sobra de caixa dos bancos!
O BACEN não remunera ninguém. A sobra dos bancos financiam a dívida pública, que inclusive teria quebrado se não fosse os bancos.
Muito boa as explicações, mas... tem outros pontos importantes q não foram inseridos na análise,,, primeiramente, a arrecadação do governo vem caindo acentuadamente, o nível d confiança no país para investimentos tbm vem caindo, com uma margem d insegurança altíssima do risco d retorno do investimento, pq ninguém investe seus recursos para tomar prejuízo,,, é preciso d um cenário propício para se investir,,,
O estado não "Cuida" de vc hoje!
Por que vc acha que ele vai "cuidar" na velhice!
Se o estado não cuida, então que não cobre essa carga tributária de imposto que pagamos, sem retorno, e ainda nos põe a culpa!
@@elianeperes8878 exatamente ele não cuida de nada somente é imposto e imposto para banca os lá de cima
Como assim não cuida? Ensino público, sus, universidades?
@@gustrela_estavo Sus é um exemplo de que o estado não cuida de você. E o ensino público não é lá aquelas coisas.
Fácil demais!!!
Mantém da forma que está.
Cobrar os devedores, bancos por exemplo.
Taxar as grandes fortunas.
Politicos e funções públicas não se aposentam com valores acima do teto.
Cortar todos os gastos dos políticos co.o por exemplo os auxílios, carros, verbas de gabinetes, etc. Assim como fazem os políticos suíços por exemplo.
E por ultimo nenhum político poderá ganhar mais que 5000 reais.
Pronto, vai sobrar dinheiro. Se tiver dúvidas faça a conta, ou chame o Guedes.
Gilberto Thimoteo
Você não tem a MÍNIMA idéia do que fala.
Vídeo excelente... Eu super entendi agora! Isso tbm pode me ajudar no Enem😘😘😘
Excelente vídeo
Eu entendo que partes da reforma são necessárias, mas só concordo em aplica-lá após todos os dividendos e os gastos de funcionarismo públicos forem devidamente cobrados e reajustados, aí sim, poderiam começar a mexer com a classe operária.
Exatamente...
É muito cinismo mexer na aposentadoria sem tentar outras soluções
Mas você lei a PEC da nova previdência? Lá estipula uma maior contribuição para os funcionários públicos. Políticos, Juízes, Professores Universitários... Estão todos lá incluídos no projeto.
@@mateusbalbi9499 esqueci de mencionar a mamata militar, que também tinha que ser reajustada.
@@mateusbalbi9499 como o bike disse, tem os militares tambem.E outra,o poder judiciario e a classe politica aumenta o salario por conta propria,entao pode tirar a diferença no rendimento
Eu concordo plenamente que o funcionárismo público teria que ser mexido, mas se eles não querem aprovar nem a reforma no estado em que está imagine se for mexer no deles.
Se a população se mobilizar para exigir a aprovação da reforma e medidas coesas como redução salarial no funcionárismo público e reforma tributária nós iremos ver o país ir para frente, mas com a atual atitude da mídia e o atual interesse apresentado pelas grandes massas (que são usadas por aqueles que temem a mudança) não vejo outro futuro para o país se não um retorno de governos exploradores (não que já não estejam aí) e um fortalecimento da política suja.
ADOREI!! OBRIGADA!
A menção foi rápida, mas valia elaborar: a diminuição da arrecadação não vem só da mudança demográfica, mas da "pejotização" e da "uberização" do trabalho
O que não faz sentido, pois o cara que não paga não quer participar, e não vai receber nada desse rolo.
O Nexo é Foda!! 😍
Os privilégios que todos do governo tem dá pra levanta o Brasil.
N chega a 5 bi.
#SIMaREFORMA💚💛💚💛
Esse vídeo é fantástico. Didático, claro e objetivo. Parabéns pelo trabalho
Perfeito!
O vídeo é francamente a favor da Reforma. Geralmente o Nexo faz algo muito mais balanceado.
Acho que não foi intencional. Simplesmente é uma preocupação latente de todos os países, dado à mudança no eixo de expectativa de vida que irá, certamente, como bem explicado no vídeo, crescer ainda mais na maioria dos países. As excessões, presumo que poucas, talvez sejam alguns países africanos que possuem uma carência gigantesca na área da saúde, bem como a expectativa de vida baixíssima nos dois polos que não produzem/recolhem impostos diretamente, que são as crianças e os próprios idosos. - além da própria miséria em si que os circunda, etc.
Da reforma não, de existir uma reforma. O vídeo não falou absolutamente nada sobre a reforma proposta pelo Governo Bolsonaro. Só explicou como funciona hoje e os números referentes ao orçamento.
Querer que o Nexo balanceie mostrando o lado que nega necessidade de reforma é como querer que o Nexo faça um vídeo sobre o formato da Terra, e que nele contenha o lado dos que dizem que a Terra é plana.
Não faz sentido um jornal sério dar espaço pra lunáticos conspiracionistas.
Muito bom, obrigado
O canal é muito bom! Não sei como ainda tem tão poucos likes e inscritos! Parabéns pelo conteúdo
Acabei de desinscrever. Muito enviesado.
@@davidpolonio3551 pra um cara que é inscrito no quebrando o tabu, conteúdo isento normalmente é taxado de "Enviesado"
Acredito que com o passar do tempo, mediante a atual etapa do desenvolvimento do modo de produção acompanhado pelas novas regras do trabalho, os trabalhadores deixem cada vez mais de serem CLT para serem PJ. Nesta situação jurídica muitos deixam de contribuir para a previdência ou contribuem menos do que contribuiriam na condição de CLT. Logo, presumo que menos dinheiro também deixará de ser arrecadado pela Previdência por conta disso. Será que estão levando isso em consideração?
Faça um vídeo do valor da aposentadoria dos órgãos públicos
Bem interessante. Realmente a corrupção e funcionarismo público representam uma parcela pequena do gasto quando comparado com o todo. Mas é foda ter q engolir uma reforma que atinge as necessidades básicas de 90% da população, mas não atinge os outros 10% que são beneficiados com os "esquemas".
É fácil cortar da própria carne, quando ela não é sua, e és tu quem come.
Faltou ler a PEC antes de comentar hein, Gabriel?
Falem sobre imposto direto e indireto, por favor?
É roubo de qualquer jeito
Sempre sempre muito bom. Deus abençoe
Muito didático.
Sempre muito bom ouvir as explicações deste canal. Parabéns👏🏻👏🏻 a todos.
Ótima explicação, parabéns NexoJornal!
Ótimo video! Uma das melhores fontes de jornalismo
Muito bom, dá uma ideia do tamanho da bucha que é administrar a economia de um país e como tudo se conecta. Me esclareceu muita coisa.
Seria legal falar também como é a Previdência/Aposentadoria em outros países de realidade próxima e diferente da nossa.
Mas ótimo vídeo... Como sempre.
Ótima explicação sem viés ideológico, apesar de ter alguns colunistas de vocês que são parciais e querem posar de imparciais, não há problema em ser parcial, o problema é querer enganar o leitor e dizer que é imparcial.
O vídeo possuí viés ideológico. Todo meio de comunicação possuí.
Nunca ví nenhum colunista deles falando que era imparcial.
Oi, Pedro. Obrigado pela mensagem. O 'Nexo' possui conteúdos noticiosos e de opinião, com páginas de desenhos diferentes e que explicitam quando o texto não representa a opinião do jornal. Você pode conhecer melhor nossos formatos neste link: bit.ly/2Qg9jeZ
@@NexojornalBr Obrigado pela atenção e feedback, eu sei, só que, na minha opinião, quando o jornalista der uma opinião que coloque na apresentação que o mesmo tem um viés de esquerda, centro ou direita. Isso evita equívocos e ideias dúbias sobre o texto. Já que tem jornalista que se diz apresentar uma opinião "isenta" SQÑ, entendeu?
muito boa analise ... já mandei para todos
Explicação clara de fácil entendimento .Parabéns!
Análise técnica, sem cunho político. Ótimo.
E os políticos e juizes vão continuar se aposentando com facilidade e altos salários ?
Cadê o equilíbrio ? Cada a igualdade ?
Esqueceu de comentar
Leia sobre a reforma da previdência rapaz. Políticos e juízes terão o teto padrão como qualquer cidadão brasileiro !
@@vinidegan sim, as pessoas não leem e não busca informação ai vão tudo contra a reforma, a reforma coloca a classe política e judiciaria na base do inss, é por isso que muitos políticos não querem a reforma, pois mesmo para eles que já estão em mandato vai haver regra de transição, ainda vão ganhar bem, pois a transição é mais branda, porem vão ganhar menos, e os novos que entrarem vão receber só a base do inss mesmo, logo é uma excelente reforma, para ser melhor seria só não haver regra de transição para os que ali já estão, porem seria difícil ser aprovado, agora resta votar em novas pessoas nas próximas eleições pois eles já não mais terão o direito a aposentadoria especial. Com isso o futuro pelo menos já está garantido, o futuro dos seus filhos e netos, agora o presente vamos ver como vai ser, quem deveria ter botado pressão seria nossos pais, porem na quele tempo onde a única fonte de informação era a TV, e a TV sempre sendo usado por políticos para seus próprio propósitos acabou manipulando as pessoas da época.
Já é um começo, porem um modelo de capitalização mista ainda precisa ser aprovada, pois esse modelo precisa que cada vez mais pessoas para bancar, é como mostra pirâmide ali, se a base começa a diminuir ai como vai ficar, para 2060 estimasse que vai ser 1,5 pessoa para cada aposentado, me diz como 1,5 pessoas vão conseguir bancar o salário de um aposentado? Como o vídeo mostra começou com 13 pessoas para cada aposentado, e cada vez foi diminuindo.
e isso é obvio, se existe 2 pessoas aposentadas e 4 trabalhando, são duas pessoas por aposentado, porem quando esses 4 se aposentarem precisarão de 8 pessoas, e quando esses 8 se aposentarem precisarão de 16, veja é uma pirâmide, o problema é que cada vez precisa de mais pessoas para poder manter a aposentadoria, o fato é que o Brasil não é infinito, o espaço não é infinito, então como explicar um modelo cuja sua existência precisa que cada vez mais pessoas? Se hoje com menos de 4,8 pessoas para cada aposentado já está difícil imagina com 1.6 pessoas projetado para 2060?
Cada vez mais as pessoas estão desinteressadas em ter filhos, eu mesmo sou uma delas, e tem aquelas pessoas que querem ter somente 1 filho, essas dai também contribui para cada vez menos pessoas estarem trabalhando, pois o pai e mãe são duas pessoas logo se eles tem somente 1 filho, quando o pai e mãe se aposentarem somente seu único filho vai estar trabalhando, 2 aposentado para 1 filho, para manter a proporção de 1 para 1 eles precisariam ter 2 filhos, porem 2 aposentado para 2 trabalhadores também não da para sustentar a previdência, como 1 pessoa vai bancar o salário de 1 aposentado? então as pessoas teriam que voltar a ter 6 filhos por casal , convenhamos não estamos mais nessa época. por isso um sistema misto de ajudaria a diminuir o peso da previdência, pois se começarmos a tirar dinheiro dos impostos para pagar os aposentados, ai esquece a segurança, saúde e educação e também a infraestrutura (que também é importante e as pessoas deixam de citar) , pois o dinheiro dos impostos são usado para pagar exatamente essas 4 coisas, os salários dos professores, assim como todo o prédio e manutenção das escolas e postos de saúde saem dos impostos, agora se o dinheiro dos impostos for usado para ficar bancado salário de aposentado .... ai esquece, o Brasil vai apodrecer, vai virar uma Cuba ou Venezuela, vamos ter que saquear caminhões de alimento para comer igual a Venezuela.
E vc esqueceu de ler a PEC antes de comentar, João
Muito bom.
Vídeo perfeito. Parabéns, Nexo!
beleza, mas por que o Brasil deve tanto a outros governos? por que pagamos mais caro a gasolina sendo que exportamos por micharia? por que pagamos taxas absurdas em produtos importados seja de tecnologia, vestimenta entre outros? tudo isso também reflete a essa equalização da previdência?
Monopólios e impostos.
Falta de concorrência = preços altos.
Interessante o vídeo, mas faltou falar da DRU (Desvinculação de Receitas da União) que "morde" 20% da arrecadação da Previdência.
A DRU depois que tiraram a Dilma! Aumentaram para 30% e deixaram as grandes empresas, exceto dos impostos! A contribuição da previdência,vem de imposto de tudo que usamos.
Essa história que a previdência quebrou é mentira! Pois as multinacionais e grandes empresas, querem usar o trabalhador, como escravos! Tirando o direito de um dia,poder descansar.
@@janepinheiro9037 A reforma trabalhista (que geraria mais empregos) provou isso.
E a previdência morde outros recursos de volta. Muito mais do que arrecada com contribuição previdenciária.
Reassista, vc esqueceu que ele falou das receitas totais e de como tirar um lugar e por no outro não alivia as despesas totais?
A DRU se encaixa no gráfico nas outras despesas do governo, o montante ainda é de deficit, voltar com a DRU não quer dizer mais dinheiro só realocação .... estava no gráfico
Explanação didática, ninguém discute que reformas sao necessárias. Porém faltou tocar nas despesas que o governo tem com os pagamentos de títulos da divida publica aos grandes donos do capital transnacional. Por que banco central se empenha tanto em remunerar a sobra de caixa dos bancos? Por que fizeram o aumento da DRU de 20 para 30%? Se já havia déficit, desvincular receitas da União para atender aos interesses do grupo político do momento me parece incoerente. Análise parcial e pró mercado como a grande solução dos problemas do país, o que ja se verificou em outras partes do mundo que nao é. Esperava mais do nexo jornal, uma análise mais ampla e menos "governista" e pró mercado. Faltou a imparcialidade, que infelizmente, tal como a grande mídia, não existe na imprensa brasileira. Os números não mentem, mas quem os interpreta sim. Não sou esquerdista, mas não sou bobo. Essa reforma não interessa tanto ao país, mas aos bancos e aos rentistas, que não trabalham, não produzem nada e portanto não contribuem para a economia do país, verdadeiros parasitas que paralisam o país e se sustentam como sanguessugas das riquezas do país e do trabalho alheio.🤮
Marcelo Paiva
Superávit primário é o dinheiro que “sobra” nas contas do governo depois de pagar as despesas, exceto juros da dívida pública. Por isso, ele é conhecido como a economia para pagar os juros.
www12.senado.leg.br/noticias/entenda-o-assunto/superavit
Desde 2014, o Brasil está em déficit primário, ou seja, os nossos tributos não são usados para pagar a dívida pública, de acordo com CIRO GOMES.
ua-cam.com/video/GnlGizdAzIg/v-deo.html
ua-cam.com/video/YCg4yx044ko/v-deo.html
Assim sendo, é verdade que, aproximadamente, metade da despesa do orçamento brasileiro consiste em pagamento de juros e amortizações da dívida. Contudo, é igualmente verdadeiro que, aproximadamente, metade da receita (valores recebidos) é proveniente de operações financeiras para o pagamento dos juros e amortizações. Ou seja, trocamos dívida velha por dívida nova.
www.planejamento.gov.br/assuntos/orcamento-1/orcamento-cidadao
O debate de contadores sobre a existência ou inexistência de déficit da previdência social tornou-se irrelevante.
Mesmo que você defenda a inexistência de déficit da previdência social, é incontestável que o Estado brasileiro gasta mais do que arrecada.
Em 2018, o resultado ficou negativo em R$ 120,3 bilhões. Esse foi o quinto ano seguido de resultado negativo nas contas públicas.
Assim sendo, deve-se reduzir os maiores gastos da União, que são estes: BENEFÍCIOS DA PREVIDÊNCIA SOCIAL (R$ 598,2 bilhões); PESSOAL E ENCARGOS (R$ 301,3 bilhões).
Portanto, sem uma reforma da previdência substancial, bem como uma redução drástica no gasto com servidores públicos, é impossível resolver a crise fiscal brasileira.
agenciabrasil.ebc.com.br/economia/noticia/2019-01/deficit-primario-somou-r-1203-bilhoes-em-2018
www.politize.com.br/deficit-da-previdencia-existe/
www.planejamento.gov.br/assuntos/orcamento-1/orcamento-cidadao
Qual a porcentagem da divida pública com o capital transnacional em relação ao PIB apresentado no vídeo?
Em que ano houve o aumento da DRU de 20 para 30% e para que fins houve este aumento? de forma detalhada por favor não resuma por "interesses do grupo político do momento".
Sabe por que não falou de pagamento de dívida? Porque uma coisa não tem nada a ver com a outra.
Você está achando ruim porque o Nexo não foi parcial para o seu lado, simples assim.
O Nexo veio e mostrou todos os números e dados possíveis, você vem aqui comenta o que quer, diz que vai beneficiar bancos e rentistas sem apresentar um argumento sequer.
Você tem certeza que não é bobo? E isso não é questão de ser de esquerda ou direita mesmo não, um esquerdista que não seja lunático e não negue a matemática aplaudirá este vídeo. Você é só mais um raivoso de internet que joga palavras ao vento de forma desordenada, sem fazer ideia do que tá dizendo.
que que os juros tem a ver com isso cara? se o governo pega emprestado para quitar salário de servidor e aposentadoria, além de fazer investimento ruim, ele tem que pagar os empréstimos e ponto final... a culpa é do governo que não tem responsabilidade nenhuma com a parte fiscal.
DRU também não muda nada, já em 2018, com ou sem DRU, tem déficit, inclusive, o déficit de 180 bi apresentado foi desconsiderando a DRU, pq se considerar a DRU, foi 280 bi de déficit e não só 180 bi.
Show! Meus parabéns! Obrigado!
Esse acho que foi um dos primeiros materias do Nexo que me deixou a desejar. Contudo foi apenas em um ponto: Capitalização. Tratar a questão somente como um probleminha de quem vai pagar a transição foi raso demais, considerando as limitações de tempo do vídeo, deveria ter pelo menos pontuado as mazelas desse tipo de regime.
Oi, Lucas. Obrigado pela mensagem. A Previdência e a atual proposta de reforma são assuntos complexos, que estamos tratando em diferentes conteúdos e formatos. Neste texto, você pode se aprofundar na questão da capitalização: bit.ly/2wfWDeQ
Perfeito vídeo
Faça um vídeo destrinchando o sistema de dívida pública e o pagamento de juros.
Vídeo mt bem elaborado. Parabéns
Gostaria de ver uma comparação com o sistema previdenciário argentino.
Nexo como sempre *MUITO BOM*
Gazeta do Povo
BBC Brasil
Nexo Jornal. Estão entre meus preferidos.
Eu gosto do "Le Monde Diplomatique".
Vocês são ótimos. E se a contribuição aumentasse e a aposentadoria de políticos e militares fossem alteradas a coisa seria interessante, não?
Primeiro: Não existe contribuição, pois a mesma se trata de algo voluntário. O caso da previdência é imposto, não contribuição.
Segundo: A reforma inclui os 3 poderes, também.
Terceiro: Eles vão ter uma reforma na aposentadoria deles, também.
Excelente vídeo !
Parabéns pela excelente máteria 👏
Só achei que a visão sobre o regime de capitalização poderia ter sido mais positiva.
Boa explicação para quem não conhece a realidade do Brasil. A sua explicação não levou em consideração que o trabalho informal e a muitos jovens desempregados e isso não gera receita. E vai continuar com os previlégio dos políticos e juízes.
E ter mais filho para que? Para ele ser mais desempregado
Muito bom o vídeo de vocês! Parabéns!
Bravo, Marcel Van Hattem!
Bom vídeo! Também gostaria que fosse melhor explicado a citação sobre a taxação de grandes fortunas e a cobrança dos devedores
se precisa ser melhor esplicado... éste video é uma catástrofe. só os bancos vão ganhar.
Que vídeo maravilhoso.
Admiro a imparcialidade de vocês, o que muitos jornais e meios midiáticos falham em passar.
Parabéns, sempre mandando bem.
Kkkk imparcial é piada
excelente video, simples e didatico
Aleluia, uma simples explicação... pura e simples explicação!
Obrigado pelas informações.... simples isso....se os bancos fazem operações no mercado financeiro pra sempre baterem recordes e recordes em lucro anualmente...pq a previdência não pode?
Tira a DRU da previdência, o deficit fica em torno de 50 BI, passa a cobrar lucros e dividendos, vc arrecada em torno de 70 BI, cobriu o rombo e ainda sobra 20 bi.
Para quanto tempo esses 70 vem e dura? De onde saiu tb esse valor ai? E claro, cobrar imposto sobre lucro vai fazer os barões ficarem putos, os mesmos que pagam as campanhas politicas, logo políticos irão contra. Mas se for esse o valor, em um tempo bom, é uma ideia válida
Plataforma incrível, sempre muito útil e didática
Parabens pelo video, porem foca a questão na demografia que sem dúvida tem um papel grande, mas precisaria aprofundar na questão da formalização do trabalho uma vez que metade do trabalhador não contribui para previdencia e nas alterações, "uberização" do mundo do trabalho e deslocação da oneração dos empregadores para o exterior, bem como a crescente robotização o que significa que grande parte do rendimento do trabalho que é capturado pelos patrôes não contribui para previdencia.
Excepcional a explicação. Só ficou faltando colocar um gráfico mostrando a diferença dos valores de contribuição e recebimento de funcionários públicos do judiciário, legislativo e etc...