Vídeo com Acessibilidade - Jamil Chade no

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 12 вер 2024
  • VÍDEO COM AUDIODESCRIÇÃO E INTERPRETAÇÃO EM LIBRAS
    No dia 6 de junho de 2024, o jornalista Jamil Chade participou do Sempre Um Papo. O evento foi realizado no Teatro José Aparecido de Oliveira (Praça da Liberdade, 21 - Savassi). O evento contou com viabilização por meio do patrocínio da Cemig e Emgea, via Lei de Incentivo à Cultura do MinC, a Lei Rouanet.
    No encontro, mediado por Afonso Borges, Chade apresentou sua publicação mais recente, “O Indomável: João Carlos Martins entre som e silêncio”, publicada pela Editora Record. O livro traz à tona um João Carlos Martins acima de tudo humano, com triunfos e glórias, mas também sombras e falhas, compondo uma obra que, como as interpretações do pianista e maestro, ficará para a eternidade.
    João Carlos Martins é considerado um dos maiores pianistas intérpretes de Johann Sebastian Bach, com quem divide, além do primeiro nome, um amor profundo, inquestionável e autêntico pela música. Nesta biografia, o jornalista Jamil Chade expõe suas facetas mais públicas e seus segredos: pianista prodígio, músico silenciado pelo próprio corpo, personagem com erros e acertos, reinvenção ambulante, maestro indomável.
    Da infância debruçada sobre o piano, sob o olhar atento do pai obcecado pelo sucesso do filho e disposto a recorrer a métodos questionáveis para isso, a juventude como uma promessa realizada de talento e fama e a consagração interrompida em seu auge pela gradual atrofia nas mãos, João reinventou o conceito de sobrevivência a cada silêncio forçado a suportar. Mesmo quando esteve afastado dos palcos, como no curto período em que foi empresário esportivo e durante sua passagem breve e polêmica pela política, a esperança de que a música retornasse para ele o impediu de ficar à deriva.
    Muitas sessões de fisioterapia o levaram de volta aos palcos, mas o agravamento de lesões neurológicas, acidentes e um episódio de violência forçaram a interrupção na carreira de pianista, dessa vez de forma definitiva. Mas suas mãos indomáveis não deixaram de ousar trazer Bach à vida, agora como maestro. Muito mais que um exemplo de superação e perseverança, no entanto, o que se destaca em sua trajetória é o talento e a profunda dedicação à música como ferramenta transformadora de vidas.
    Cruzando fronteiras com refugiados, testemunhando crimes contra a humanidade, viajando com papas ou cobrindo cúpulas diplomáticas, Jamil Chade percorreu mais de setenta países. Com seu escritório na sede da ONU em Genebra, o jornalista conquistou diversos prêmios no exterior e no Brasil por sua defesa da democracia e dos direitos humanos. Chade publicou outros oito livros, três dos quais foram finalistas do prêmio Jabuti. Com sua flauta, ele cresceu dentro de orquestras. Agora, une suas duas paixões - a escrita e a música - nesta obra.

КОМЕНТАРІ •