O desgaste do cassete, coroa e corrente é em função da carga (força) aplicada na corrente que está relacionado principalmente ao tamanho da coroa. No pedivela existe uma relação direta de alavanca que depende do tamanho do braço do pedivela e da quantidade de dentes da coroa. Quanto maior for a coroa, menor é a carga aplicada na corrente (pense no caso extremo da coroa ser do mesmo tamanho do braço do pedivela, a carga aplicada na corrente é o mesmo da força dos pés, ou seja, NÃO há efeito de alavanca). A recíproca vale: quanto menor a coroa, maior a carga aplicada na corrente que ocorre devido ao conceito de alavanca.
Depois que eu vi o Avancini (disfarçado de idoso) andando numa Cannondale antiga eu percebi que a pessoa pode ter uma Barra Forte de 100 reais da OLX ou uma Canyon de 11 mil dólares que o que vai mandar mesmo é o condicionamento físico, fôlego, força nas pernas e conhecer seus limites. Nem tudo o que vemos na internet ou o que o campeão mundial usa vai ter o mesmo resultado pra nós, o certo é testar de tudo um pouco até acontecer o mesmo que aconteceu com o Moisés, ele se achou, viu que aquilo ali é o ideal agora pra ele, talvez no futuro ele consiga subir um morro com uma coroa de 38 dentes também, tudo é possível, basta treinar. Ótimo vídeo como sempre!
Excelente vídeo Moisés!! Na minha experiência entendi que o aumento de coroa gera aumento de performance sim, além de ser mais barato do que buscar cogs cada vez menores, claro que o quadro permita aumentar o tamanho da coroa. Mudei recentemente de uma 32T para uma 36T, sim, foi um pulão kkkk... senti a bike pesada nos três primeiros treinos, mas a partir de então me adaptei rápido, minha performance aumentou, a bike já não pesa e pelo andar da carruagem até o fim do ano subo pra 38T. Começar com uma 32T só mesmo para quem esta iniciando mesmo, ou quem mora cercado por morros. Quem já possui condicionamento, faz pedais de 70kh deve aumentar a coroa sem medo, pois a adaptação e o ganho vai ser rápido, basta manter a consistência dos treinos. Tem amadores que chegam em um nível não querem mais sofrer e por isdo não evoluem mais. Quanto a tirar componentes de um quadro e por em outro já fiz várias vezes e pra mim a adaptação foi na postura. Quando você sai de uma postura mais race para uma mais confort, ou vice versa, você estranha mas é questão de pouquíssimo tempo, pelo menos comigo é assim, a confiança chega e os trechos mais técnicos voltam a ser superados como antes, não estou colocando ou comparando a nível profissional, de elite, não, mas no nível amador. Escrevi pra caramba kkkkk
Verdade... Essa parte do não querer "sofrer" eu vejo muito. Tem pessoas que simplesmente não saem do status de iniciante, Não que alguém seja obrigado a buscar performance, mas ficar estagnado e condenado a só fazer pedais em locais leves e sem desafios não dá. Chega um momento que começa a ficar chato, ter que ficar peneirando onde dá ou não dá para ir em função disso.
Ainda prefiro 2 coroas.. peguei a bike com coroas 36 e 22 com k7 11-42. Flutuava muito e não usava o cog 42 nas subidas. Na revisão/ troca optei 38 24 e k7 11-36. Mais versátil.. espero que a moda de uma coroa não vire regra.
Penso o mesmo amigo, usei uma bike de uma coroa e achei uma verdadeira merda para o meu pedal. Me diz uma coisa, esse Gap de 14 dentes entre as coroas não fica ruim ? Tipo engasgando pra passar ou dando um tranco grande ? Estou querendo colocar 40/26 o que seria perfeito para o meu pedal, mas tô com medo dessa diferença grande de dentes não ficar legal.
Sua configuração é ótima amigo, mas vale lembrar que 1 coroa não é moda, já é um sistema consolidado e isso não muda mais, porém não é mesmo uma exigência
@@MinhaBikeLifeStyle Exatamente, e dependendo do conjunto mesmo sendo 1 coroa , é mais eficiente que alguns conjuntos de 2-3 coroas, ou seja , só beneficios.
Minha trek marlin 7 veio com coroa de 28 dentes, nem usei, comprei coroas de 34, 36 e 38 dentes, comecei na de 34 e assim que percebia que enfrentava bem as subidas da minha região, ia trocando até chegar na 38. Hoje em dia ainda me falta marcha nas descidas, mas não falta nas subidas, e na maioria delas ainda sobra, é uma questão de treino e adaptação. O pedevela completo com 28 dentes foi para a bike que montei para minha esposa, e para ela está otimo. Parabens pelo canal, sempre conteudos muito úteis.
Gosto muito das suas análises pq vc leva em consideração tds as combinações e possibilidades e ñ se fixa numa configuração apenas. Vc expõe as possibilidades informando o lado bom e o lado nem tão bom de cd opção. Parabéns !
Parabéns pelo conteúdo Eu usava coroa oval 38 dentes com redação 11x50 aqui em minas gerais, próximo a serra da canastra, como voce disse, tudo é treino, trouxe mais evolução ainda, fiquei muito satisfeito
Bacana! Meu caso é Gravel (sem trocadilhos!). Nunca concordei com coroas grandes nesse tipo de bike até porque é feita para terrenos diferentes de somente asfalto, como as MTB. Minha bike estava super ágil no aslfalto e muito boa para subidas com k7 9v e 11/40 com pedivela 175mm 30/46. Reduzi drasticamente para um pedivela de mesmo tamanho com cora 24/38. Perdi consideravelmente na final e ganhei bastante nas subidas, especialmente em subidas longuíssimas e pesadas, não só leveza, mas também em agilidade. Após quase mil km da mudança, a média final dos meus percursos ficou praticamente igual com muito menos cansaço! Acho que coroa grande de 40 dentes será o ideal, mas ainda vou rodar mais com a configuração atual!
Bom dia, esses vídeos ajuda muito, muito mesmo, já a mais de ano estou usando Coroa 36 minha cidade é muito morro mais aprendi a usar, meu insentivo foi acompanhar meus amigos na decida kkkkkk assim meto o pé e pego eles kkkk, mais na minha opinião 34 é o ponto certo, a mais ou a menos vai depender do que o ciclista quer 🤝
Uso uma Caloi 26 Dianteira 30-50 e catraca 14-36 Já peguei muito speedeiro a mais de 50km/h na rodovia, na 50d fica MUITO pesado,ainda não cheguei ao máximo dela então ainda tenho mt a treinar!
Excelente resenha, meu amigo! Obrigado! Estava esperando o complemento do tamanho da coroa atrás, para ter um melhor entendimento. Da coroa dianteira ficou bem clara. A minha coroa é de 36. Consegui, com muito sacrifício subir uma extensa ladeira por cerca de 1h. Foi a primeira vêz que fiz isso. Aí aprendi a dominar, creio eu, a melhor posição da marcha. Se tornou mais cansativo, porque no início reduzi a marcha menos do que deveria, tendo exigido mais esforço físico, mas isso foi fruto da minha quase nenhuma experiência na subida em ladeiras tão longas.
Eu usava até semana passada 34 e achei perfeito... Mudei essa semana para 36 e fiz dois pedais com ela. Ainda nao me adaptei e continuo achando a 34 melhor, mas vou continuar os testes para ver..
Excelente Nairon!!! Eu uso uma coroa 32, estava pensando e usar uma 34, depois de assistir esse vídeo do canal, agora não tenho mais dúvidas, com certeza vou trocar para coroa 34. Obrigado. Abraço
Meu amigo Nairon,bela matéria. O melhor ou a melhor, é aquela que o Ciclista se adaptar e conseguir ter uma melhor consistência. Parabéns pelo trabalho sou seu fã
Minha relação original era 11-50 com uma coroa 32d. Nas subidas muito longas com muita inclinação pesava. Após o upgrade ficou 9-52 com coroa 32D. Resultado: ganhei torque nas subidas e mais velocidade final no plano. Ficou perfeita
Usava bike 18v 22/36 , depois migrei pra 1/11 com a coroa de 34 consegui melhorar meu tempo em todas as subidas Aki da minha região , pois antes usava a coroa 22 pra subir , agora é 34 , gostando muito de uma coroa só ...
A troca da coroa deve ser feita quando a sua força/resistencia em subir morros com inclinações fortes seja tranquila, aqui na regiao de Floripa tem morros com 30 a 36% de inclinação, para quem mora em regiao assim deve levar em conta que esses lugares precisam ser ponto de referencia, quando vc conseguir subir sem ter problemas é a hr de vc trocar a coroa, e como dito no video, td é treino e evolução !!! Estou saindo de uma bike 3x9 com 22/30/40 na frente e 11/36 atras para uma 1x11 com 11/51 com coroa 32 dentes, na minha antiga eu subo todos os morros com as devidas inclinações mencionadas a cima, meu teste sera exatamente esse, quando eu perceber que estou tranquilo nas subidas irei trocar para uma 34 que na minha opniao é uma excelente coroa !!!
Minha bike é uma 2x10. Ela veio com 36/26, dá pra subir parede, pretendo colocar uma 28/38, vou ter uma velocidade final de speed e a vovozinha pra subir paredes, o melhor dos dois mundos.
Fala Moisés tudo bem? Eu uso uma coroa 36 com cassete 11x52 e gostei demais me encaixei. Antes usava coroa 34 e sentia que faltava marcha. Abraço e parabéns pelo canal te assisto sempre!
Na minha bike tinha comprado um pe de vela com uma coroa de 32t, e realmente em subida é top, mas no estradão na reta e em decida tbm perde muito desempenho, ai recentemente coloquei uma coroa 34t e ficou bom mas nas subida ficou pesado de mas kkkkkkkkk, hoje fiz um pedal de 25km em 1:20hs gostei do tempo mas poderia ser melhor, vou treina mais pra melhorar esse tempo.
Minha bike veio de fabrica com cassete 11-50 e coroa de 32, faltava marcha pesada até no plano. Coloquei um cassete 10-52 e coroa 34, ficou um pouco melhor. Agora estou usando coroa 36 e encontrei a relação perfeita pras minhas pernas. Aqui na minha região tem muito morro, mas me adaptei bem. Cheguei a usar cassete 9-50 ZTTO com coroa 34, mudei pq não gostei do cassete em si, trocas ruins e na pesadona parecia que a energia da pedalada não chegava toda na roda, impressão que dava era de que a corrente ficava mais dobrada e tinha que fazer um esforço extra para girar.
A coroa 38 é muito boa usei algum tempo, coroa tripla 28x38x48, e sempre dividi o uso entre a 38x48 pois percebi que quando uso um pouco mais de força canço menos que girar igual ventilador, atualmente comprei uma bike nova com coroa dupla 36×22 e a bike está horrível eu canço muito mais agora. Vou trocar por uma coroa dupla de 46×30
Bom dia Moisés...vou migrar pra 36T...mas primeiro vou aliviar a dívida do cartão pq gastei demais com minha bike...ô esporte viciante da pesti...a muié quase me bota pra fora de casa rsrs
Depois dessa análise sua vou ficar sossegado. Tenho uma Cannondale trail6 duas coroas na frente 36 e 22. Atrás 11- 34. Insatisfeito com velocidade estava querendo por uma coroa 42 na frente pois ando mais em asfalto. Mas vou ficar com o que tenho. Obrigado.
Por acaso comecei com 32…..depois comprei 34…..não notei grande diferença….e agora comprei 36….mas ainda não estou a utilizar….vou esperar quando for altura de trocar a corrente e nessa altura troco de coroa. Mas gostei de ouvir a informação dada.
Eu sempre usei 32 e achava ótimo até comprar uma volcano e veio 34 achei ótimo Só senti muito na redução da 52 pra 42 o tranco é muito grande sram vacilou nessa parte
Fiz o caminho inverso amigos.. 2 anos rodando de 36 e vou testar amanhã a de 34. Se eu melhorar minha cadência nas retas e segurar a velocidade por mais tempo com a de 34, vou ficar com ela. Nem sempre temos descidas..Quem gira bem com a de 34 e até com a de 32 deixa muitos de coroa 38t pra trás. Se não tiver força e giro suficiente, melhor esperar. Como tudo na teoria é lindo mas nem sempre funciona, testem! É o que eu vou fazer, comparar meus tempos no mesmo percurso, com a coroa 36 e agora com 34.
Eu uso 24,34,42 original 3 coroas Oggi HDS não uso há 24 ,na maioria ou melhor grande parte uso 42 por 12 , giro alto mais cinto que falta final ainda 😅 curto mais asfalto, fico pensando em depois coloca uma coroa só, por questão de eliminar peso mais tenho medo de perde velocidade final , mim ajudou esse vídeo, vou depois diminuir o k7 pra 10 acho que vai ficar bom .
Sobre esse lance de coroa.. eu ainda sou a favor de relações 2 (36/22) x 10 (11/36) é uma relação fantástica, mas entendo que para competição ter um cambio dianteiro e mais um trocador pode atrapalhar, mas para um cicloturismo um longão, 2x10 é muito bom mesmo.
Tudo se resume a costume, eu usava coroa 38 e sofria em algumas subidas então mudei pra 32, no início aliviou mas com o passar do tempo notei que o corpo se acostumou e voltei a sofre nas mesmas subidas, logo voltei pra 38. Hoje percebi que o corpo se acostuma, se vc ficar aliviando demais daqui a pouco tá cansado até com coroa 30 dentes.
Tô com 1x12 e sinto falta de uma coroa maior na frente.. principalmente se vou pedalar c outros e eles desenvolvem velocidade muito mais fácil... Porém em subidas é excelente
Eu uso 32 no estradão e me atende, pois tenho uma cadência alta. Consigo manter a 50k/h tranquilamente, e acompanhar a galera com quem eu pedalo. (Uso cassete 10/51)
Pura verdade o que vc falou eu uso uma coroa de 38 Dentes e o meu cassete e 11x40 como sou magro da pra suprir nas subidas mas nas retas da pra voar 😂😂
Claro que o forte aqui de Campo Grande-MS não é a altímetria mas, curtindo demais coroa 40 e cassete 11-50.... e olha que luto pra adequar minha rotina e ter um mínimo de regularidade nos treinos! Grande abraço e bons pedais!
A minha bike eu coloquei uma coroa 36 há uns 8 meses e sofro bastante em morros não muito alto de uma altimetria de 2000 metros. Ontem, sábado dia 26, fiz um pedal com essa altimetria e sofri pra caramba, mas numa reta, no plano é muito boa.
No meu caso uso 32 aqui na minha cidade não tem reta, o outro problema é que sou asmático fiz um teste com 34 e sofri demais faltava o ar do mundo inteiro para suspirar, então a 32 10/50 pra mim foi ótimo opção!
comei a usar, 38d na minha. Estou gostando muito. Primeira cosia que eu fiz, foi testa em uns alto aqui onde eu ja andava com a minha 36d. E deu pra subir de boa. e na reta eu ganhei mais velocidade ainda
Moro na cidade de Torres Rs e por aqui tem de tudo,subidas fortes,fracas,retas,tem para todos os gostos e uso uma coroa de 36 dentes oval por um cassete 11 × 50 e nem um momento passei aperto com ela.Não me arrependo nem um pouco por ter trocado.
Tenho uma gravel 2x10, coroas 24 e 36, cassete 11/36. Num pedal que fiz com muitas subidas, curtas e muito íngremes, constatei que o câmbio dianteiro não passava pra coroa menor. Subi tudo com a 36/36 e depois fiquei pensando que poderia ter somente uma coroa 36 com cassete 11/42
O tamanho da coroa depende muito do uso da bike também, pra mim que só uso no estradão e sempre pego de 5 a 10km de asfalto até chegar nas estradas de chão, uma coroa 38 me atende muito bem. Agora se a pessoa mora em região de serra ou anda mais em trilha uma coroa menor provavelmente atende melhor.
Pedalo durante a semana nas terças e quintas. Normalmente faço 40/50km e elevação entre 350-600m dependendo do trecho. Tipo de terreno asfalto e estradão. Uso 36T - 11-51, sinto que, no asfalto fico patinando no pé de vela, por isso estou cogitando colocar uma 38T. Mas, fico com receio pois, finais de semana, pego trilha, e aparece umas ladeiras tensas e, com a 36T já sofro um pouco então, fico pensando em não colocar a 38T por enquanto. Talvez reduzir peso da bike, colocar componentes de carbono, acredito que reduzindo o peso já ajuda bastante e fadigo menos.
34 pra mim tá perfeito, minha região e de bastante morro longo não muito inclinado e o estradão são pouco conservado ou com bastante pedra, então não dá pra meter o pau nem mesmo nas retas
Comecei na 32, passei para 34 depois de uns 6 meses e depois de mais uns 6 meses passei para 36, porém quando vou fazer um pedal com mais subidas volto para a 32 ou 34 e uso a 36 para os pedais mais longos e com menos subidas fortes.
Eu usava um grupo 2x10, com cassete 11-36 e coroas 24-38. fazia bons tempos. Aí tive que tocar a coroa 38 porque ela desgastou muito, mas como a relação já estava em mais 80% da vida útil coloquei uma 36 das bem baratinhas para dar uma sobrevida a relação. Então fiquei com 24-36 e notei que meu rendimento caiu bastante. Fiz vários testes em dias e horários diferentes, no mesmo percurso, em média estava perdendo 10 segundos por Km para o mesmo ritmo esforço e cadencia. Ou seja, como precisava baixar para cogs menores a bike perdeu eficiência, na trilha 36 é uma maravilha, mas na estrada é osso. Pessoalmente nunca gostei de pedalar usando os cogs 11 e 13, sempre giro nos cogs 15 ao 24 e cadencia média de 95 rpm, mas infelizmente com a 36 preciso baixar para o 13 se colocar uma 34 é certo que será preciso usar muito o cog11... E como a relação chegou no final da vida, eu aproveitei e migrei para 1x12 com 11-50 e coroa 36, e ainda noto uma menor eficiência. Usar cogs pequenos é muito ruim, as acelerações são muito lentas, e é justamente nesse ponto que a coroa maior se sobressai e vc consegue ser mais rápido... Queria usar a 38, mas ainda não dá.
Tema pertinente, atualmente uso cassete 10/52 atrás e coroa 34 dentes. Subidas por pior que sejam, todas com maiores percentuais de inclinação, subo no terceiro cog, de 36 dentes, como o morro tinhoso perto de casa (o último do trajeto da volta)! Como tá sobrando cog por assim dizer, n usando os 2 primeiros cogs nunca, me atrevi a correr o risco com uma coroa XX1 Gold 38 dentes, pra maiores velocidades no plano e descidas..... Agora vou pagar pra ver se tô treinado ou não, se dou conta como os treinos indicam ou se minha adaptação precisará ser maior ou não! Bem, vamos lá Moisés, que a bike vai bufarrrr kkkk
eu comecei usando 36 depois fui para 38 e agora 42 mas sei lá me parece que 42 estou perdendo um pouco nas subidas fortes de estrada de chão, agora no asfalto nem em longão de quase 200 kms nunca foi necessário usar a 51 do cassete, então a dúvida continua...
Se diminuir o cogue 11 pra 10 só almentando um dente ,e é vc falou a durabilidade diminui e a coroa almenta 2 dentes e conserva mais toda a relação e sem falar a coroa única vc troca porque o pé de vela é livre .
Se eu migrar pra 1 coroa, se usar 38, vou ter relação mais leve que a minha atual kkkkk. Minha vovózinha atual é 0.75 (Oggi Hacker 21v). Mas, se eu fosse migrar pra 1 coroa hoje, iria de coroa 34.
O tamanho da coroa depende de 3 fatores: 1) o condicionamento do ciclista 2) o peso do ciclista/bike 3) o tipo de terreno (inclinação/elevação). O ciclista deve descobrir qual a menor redução que pode usar nas trilhas e do tipo de pedal na sua região.
A decisão por coroa menor ou maior não é nada simples. Por exemplo, na teoria, coroa 32 na frente e atrás 16 ou, 36 na frente e atrás 18, nos dois casos a relação é de 2 voltas na roda por 1 no pedivela. Porém, na prática não é bem assim. No primeiro caso, a distância do pedal em relação à coroa é maior, proporcionando uma maior alavanca. Isso faz com que o ciclista tenha mais torque em subidas íngremes, além de deixar a bike mais rápida nas arrancadas. Já no segundo caso, a distância é menor e há um melhor aproveitamento da potência empregada pelo ciclista no pedal, o que resulta em maior velocidade máxima.
Eu peso 120 quilos, como minha região não tem muita ladeira eu uso uma coroa 36 com k7 10x51. Subo todas as ladeira faltando dois cogs para o final do k7.
Na minha opinião não precisaia amigão, coroa 36 já está otimo para uma bike de quase 25kg, ou seja, como ela é limitada a no máximo 32km/h com assistencia, se vc passar disso vai ficar pesado puxar esses 25kg com coroa 38
Pra mim a coroa tripla é o pau pra toda obra! Principalmente a 28 38 48, essa é uma monstra kkkk serve em qualquer lugar. Pra mim que faço 50% estradão 50% asfalto, a coroa tripla é indispensável.
O bom é que não tem mais volta praticamente, pedalo com uma 38 e não me vejo pedalando com menos que isso... Tudo e questão de treino é adaptação depois só sucesso.
Mudando o cassete vc vai precisar mudar o cubo tbm e dependendo até o câmbio, ou seja, vai mudar quase toda transmissão amigo, uma boa opção seria colocar o deore m5100
Boa noite Moisés, eu tenho em uma das minhas bike a 1 / 12 a minha coroa é 36 , a outra 2 / 10 , tenho uma coroa 28 e a outra 40. Me sinto bem nas duas
Sapatilha MTB 39% off pelo link:
s.click.aliexpress.com/e/_DeDrViZ
Comprei essa sapatilha, pensa o que é top!
Queria comprar essa sapatilha mas tenho receio por conta da numeração. A sua numeração de tênis bateu com essa sapatilha?
@@pedraoprata compre dois números maiores, no meu caso uso 40 e comprei 42, ficou perfeito
O desgaste do cassete, coroa e corrente é em função da carga (força) aplicada na corrente que está relacionado principalmente ao tamanho da coroa. No pedivela existe uma relação direta de alavanca que depende do tamanho do braço do pedivela e da quantidade de dentes da coroa. Quanto maior for a coroa, menor é a carga aplicada na corrente (pense no caso extremo da coroa ser do mesmo tamanho do braço do pedivela, a carga aplicada na corrente é o mesmo da força dos pés, ou seja, NÃO há efeito de alavanca). A recíproca vale: quanto menor a coroa, maior a carga aplicada na corrente que ocorre devido ao conceito de alavanca.
Ótima explicação, obrigado
Depois que eu vi o Avancini (disfarçado de idoso) andando numa Cannondale antiga eu percebi que a pessoa pode ter uma Barra Forte de 100 reais da OLX ou uma Canyon de 11 mil dólares que o que vai mandar mesmo é o condicionamento físico, fôlego, força nas pernas e conhecer seus limites.
Nem tudo o que vemos na internet ou o que o campeão mundial usa vai ter o mesmo resultado pra nós, o certo é testar de tudo um pouco até acontecer o mesmo que aconteceu com o Moisés, ele se achou, viu que aquilo ali é o ideal agora pra ele, talvez no futuro ele consiga subir um morro com uma coroa de 38 dentes também, tudo é possível, basta treinar.
Ótimo vídeo como sempre!
Excelente observação Giovana, agradeço muito por todo apoio
Excelente vídeo Moisés!! Na minha experiência entendi que o aumento de coroa gera aumento de performance sim, além de ser mais barato do que buscar cogs cada vez menores, claro que o quadro permita aumentar o tamanho da coroa. Mudei recentemente de uma 32T para uma 36T, sim, foi um pulão kkkk... senti a bike pesada nos três primeiros treinos, mas a partir de então me adaptei rápido, minha performance aumentou, a bike já não pesa e pelo andar da carruagem até o fim do ano subo pra 38T. Começar com uma 32T só mesmo para quem esta iniciando mesmo, ou quem mora cercado por morros. Quem já possui condicionamento, faz pedais de 70kh deve aumentar a coroa sem medo, pois a adaptação e o ganho vai ser rápido, basta manter a consistência dos treinos. Tem amadores que chegam em um nível não querem mais sofrer e por isdo não evoluem mais. Quanto a tirar componentes de um quadro e por em outro já fiz várias vezes e pra mim a adaptação foi na postura. Quando você sai de uma postura mais race para uma mais confort, ou vice versa, você estranha mas é questão de pouquíssimo tempo, pelo menos comigo é assim, a confiança chega e os trechos mais técnicos voltam a ser superados como antes, não estou colocando ou comparando a nível profissional, de elite, não, mas no nível amador. Escrevi pra caramba kkkkk
Verdade... Essa parte do não querer "sofrer" eu vejo muito. Tem pessoas que simplesmente não saem do status de iniciante, Não que alguém seja obrigado a buscar performance, mas ficar estagnado e condenado a só fazer pedais em locais leves e sem desafios não dá. Chega um momento que começa a ficar chato, ter que ficar peneirando onde dá ou não dá para ir em função disso.
Zona de conforto é o que de pior pode acontecer em qualquer área da nossa vida e é bem fácil cair em uma..
Cara, sensacional! Adorei seu comentário, valeu por entender exatamente o que eu quis dizer, abraço.
Eu tenho uma Specialized 26 3 x 8 velocidades uso mais a coroa maior na cidade....estou pesquisando bikes 29 e estou com muitas dúvidas....
Por isso ainda prefiro relação 2x9/10/11. Assim, da pra andar bem no plano e na subida.
Obrigado pelo feedback, grande abraço
Eu usava 34 ,agora estou usando 36 ,nas retas e falsos planos vi muito diferença mas na subida ficou top,estou muito satisfeito.
Sensacional
@@MinhaBikeLifeStyle também migrei pra 36 e estou muito satisfeito
Muito obrigado irmão, até que enfim alguém que e vc pensou igual a mim, isso mesmo vc tá certíssimo.
Tmj então meu amigo, abraço
Ainda prefiro 2 coroas.. peguei a bike com coroas 36 e 22 com k7 11-42. Flutuava muito e não usava o cog 42 nas subidas. Na revisão/ troca optei 38 24 e k7 11-36.
Mais versátil.. espero que a moda de uma coroa não vire regra.
Penso o mesmo amigo, usei uma bike de uma coroa e achei uma verdadeira merda para o meu pedal.
Me diz uma coisa, esse Gap de 14 dentes entre as coroas não fica ruim ? Tipo engasgando pra passar ou dando um tranco grande ?
Estou querendo colocar 40/26 o que seria perfeito para o meu pedal, mas tô com medo dessa diferença grande de dentes não ficar legal.
Sua configuração é ótima amigo, mas vale lembrar que 1 coroa não é moda, já é um sistema consolidado e isso não muda mais, porém não é mesmo uma exigência
@@MinhaBikeLifeStyle Exatamente, e dependendo do conjunto mesmo sendo 1 coroa , é mais eficiente que alguns conjuntos de 2-3 coroas, ou seja , só beneficios.
Minha trek marlin 7 veio com coroa de 28 dentes, nem usei, comprei coroas de 34, 36 e 38 dentes, comecei na de 34 e assim que percebia que enfrentava bem as subidas da minha região, ia trocando até chegar na 38. Hoje em dia ainda me falta marcha nas descidas, mas não falta nas subidas, e na maioria delas ainda sobra, é uma questão de treino e adaptação.
O pedevela completo com 28 dentes foi para a bike que montei para minha esposa, e para ela está otimo.
Parabens pelo canal, sempre conteudos muito úteis.
Top irmão, no seu caso foi muito bom poder testar as opções, aí não tem erro mesmo. Valeu
Gosto muito das suas análises pq vc leva em consideração tds as combinações e possibilidades e ñ se fixa numa configuração apenas. Vc expõe as possibilidades informando o lado bom e o lado nem tão bom de cd opção. Parabéns !
Obrigado pelo feedback, grande abraço
Parabéns pelo conteúdo
Eu usava coroa oval 38 dentes com redação 11x50 aqui em minas gerais, próximo a serra da canastra, como voce disse, tudo é treino, trouxe mais evolução ainda, fiquei muito satisfeito
Muito bom tbm
Você explicou com muito conhecimento sobre troca de coroa. Parabéns acho que não tenho nada a acrescentar, concordo com você em tudo que foi dito.
Muito obrigado pela confiança
Faz um vídeo falando sobre a diferença diferença do comprimento do pé de vela da eficiência da pedalada
Boa dica
Bacana! Meu caso é Gravel (sem trocadilhos!). Nunca concordei com coroas grandes nesse tipo de bike até porque é feita para terrenos diferentes de somente asfalto, como as MTB. Minha bike estava super ágil no aslfalto e muito boa para subidas com k7 9v e 11/40 com pedivela 175mm 30/46. Reduzi drasticamente para um pedivela de mesmo tamanho com cora 24/38. Perdi consideravelmente na final e ganhei bastante nas subidas, especialmente em subidas longuíssimas e pesadas, não só leveza, mas também em agilidade. Após quase mil km da mudança, a média final dos meus percursos ficou praticamente igual com muito menos cansaço! Acho que coroa grande de 40 dentes será o ideal, mas ainda vou rodar mais com a configuração atual!
Sim amigão, bem colocado, a gravel tem mesmo uma pegada diferente
Bom dia, esses vídeos ajuda muito, muito mesmo, já a mais de ano estou usando Coroa 36 minha cidade é muito morro mais aprendi a usar, meu insentivo foi acompanhar meus amigos na decida kkkkkk assim meto o pé e pego eles kkkk, mais na minha opinião 34 é o ponto certo, a mais ou a menos vai depender do que o ciclista quer 🤝
Show mano
Excelente video Moisés!! Ja tina visto outro video e mudei a coroa, este ficou bem claro sobre a vantagem ter coroa maior...
Que bo que ajudamos, abraço
Muito boa a explicação, logo estarei com o grupo 1×11 e este vídeo já explica os benefícios para iniciantes 👏🏽 valeu pela dica, 👊🏽
Sucesso! Valeu
Uso uma Caloi 26 Dianteira 30-50 e catraca 14-36
Já peguei muito speedeiro a mais de 50km/h na rodovia, na 50d fica MUITO pesado,ainda não cheguei ao máximo dela então ainda tenho mt a treinar!
Bacana
Excelente resenha, meu amigo! Obrigado!
Estava esperando o complemento do tamanho da coroa atrás, para ter um melhor entendimento. Da coroa dianteira ficou bem clara.
A minha coroa é de 36. Consegui, com muito sacrifício subir uma extensa ladeira por cerca de 1h. Foi a primeira vêz que fiz isso. Aí aprendi a dominar, creio eu, a melhor posição da marcha. Se tornou mais cansativo, porque no início reduzi a marcha menos do que deveria, tendo exigido mais esforço físico, mas isso foi fruto da minha quase nenhuma experiência na subida em ladeiras tão longas.
Obrigado pelo feedback, grande abraço
Acabei de montar uma bike com Deore 1x12. Sou mais do estradão. Já parti para uma coroa 36. Vale muito experimentar.
Show, ótimo.
Eu usava até semana passada 34 e achei perfeito... Mudei essa semana para 36 e fiz dois pedais com ela. Ainda nao me adaptei e continuo achando a 34 melhor, mas vou continuar os testes para ver..
É isso aí, testa bastante amigão.
É o que eu vou fazer. Testar. Só que vou voltar pra de 34. Atualmente uso 36 e acho minha cadência baixa. Sofro nas subidas também. Relação 10-52 xx1.
Excelente Nairon!!!
Eu uso uma coroa 32, estava pensando e usar uma 34, depois de assistir esse vídeo do canal, agora não tenho mais dúvidas, com certeza vou trocar para coroa 34.
Obrigado.
Abraço
Obrigado pelo feedback, grande abraço
Meu amigo Nairon,bela matéria.
O melhor ou a melhor, é aquela que o Ciclista se adaptar e conseguir ter uma melhor consistência.
Parabéns pelo trabalho sou seu fã
Obrigado pelo apoio e pela confiança.
Ótima explicação! Quero mudar para coroa 34, mas antes preciso evoluir um pouco mais o meu pedal!
Talvez mudando já te ajude a e ovoluir tbm.
Minha relação original era 11-50 com uma coroa 32d. Nas subidas muito longas com muita inclinação pesava. Após o upgrade ficou 9-52 com coroa 32D. Resultado: ganhei torque nas subidas e mais velocidade final no plano. Ficou perfeita
Muito bom
@valério qual cambio vc usa?
@@rjunai Utilizo um SRAM GX Eagle Lunar, Freehub XD
Usava bike 18v 22/36 , depois migrei pra 1/11 com a coroa de 34 consegui melhorar meu tempo em todas as subidas Aki da minha região , pois antes usava a coroa 22 pra subir , agora é 34 , gostando muito de uma coroa só ...
Obrigado pelo feedback, grande abraço
Mesma situação minha, só que aqui no interior de São Paulo é mais plaino e coloquei a 38, ficou bom demais...
Muito boa explicação Moisés, mudei de 3x9 para 11v e estou começando com coroa de 32 dentes.
Obrigado pelo feedback, grande abraço
A troca da coroa deve ser feita quando a sua força/resistencia em subir morros com inclinações fortes seja tranquila, aqui na regiao de Floripa tem morros com 30 a 36% de inclinação, para quem mora em regiao assim deve levar em conta que esses lugares precisam ser ponto de referencia, quando vc conseguir subir sem ter problemas é a hr de vc trocar a coroa, e como dito no video, td é treino e evolução !!!
Estou saindo de uma bike 3x9 com 22/30/40 na frente e 11/36 atras para uma 1x11 com 11/51 com coroa 32 dentes, na minha antiga eu subo todos os morros com as devidas inclinações mencionadas a cima, meu teste sera exatamente esse, quando eu perceber que estou tranquilo nas subidas irei trocar para uma 34 que na minha opniao é uma excelente coroa !!!
Minha bike é uma 2x10. Ela veio com 36/26, dá pra subir parede, pretendo colocar uma 28/38, vou ter uma velocidade final de speed e a vovozinha pra subir paredes, o melhor dos dois mundos.
Excelente contribuição. Agradeço muito
Fala Moisés tudo bem?
Eu uso uma coroa 36 com cassete 11x52 e gostei demais me encaixei. Antes usava coroa 34 e sentia que faltava marcha. Abraço e parabéns pelo canal te assisto sempre!
Qual o grupo que vc usa ?
@@vander4284 eu uso um cassete absolute com câmbio e passador slx m7100
@@vander4284 o sistema de pé de vela é absolute A12 rolowtech
Valeu pelo feedback
Estou usando coroa única 34 dentes faz um tempo, e usando a combinação 34/42 está dando conta de boa parte das subidas.
Obrigado pelo feedback, grande abraço
Na minha bike tinha comprado um pe de vela com uma coroa de 32t, e realmente em subida é top, mas no estradão na reta e em decida tbm perde muito desempenho, ai recentemente coloquei uma coroa 34t e ficou bom mas nas subida ficou pesado de mas kkkkkkkkk, hoje fiz um pedal de 25km em 1:20hs gostei do tempo mas poderia ser melhor, vou treina mais pra melhorar esse tempo.
top
Ótimo vídeo. Parabéns.
Eu que agradeço
Minha bike veio de fabrica com cassete 11-50 e coroa de 32, faltava marcha pesada até no plano. Coloquei um cassete 10-52 e coroa 34, ficou um pouco melhor. Agora estou usando coroa 36 e encontrei a relação perfeita pras minhas pernas. Aqui na minha região tem muito morro, mas me adaptei bem. Cheguei a usar cassete 9-50 ZTTO com coroa 34, mudei pq não gostei do cassete em si, trocas ruins e na pesadona parecia que a energia da pedalada não chegava toda na roda, impressão que dava era de que a corrente ficava mais dobrada e tinha que fazer um esforço extra para girar.
Ótimo feedback
Maravilha, vc é fera, sempre explicando com muita eficiência de forma simples e objetiva. Parabéns 👏🏾👏🏾👏🏾
Muito obrigado
Comprei uma bike TSW quadro 21 com coroa de 34 e cassete 10x51, estou gostando bastante principalmente no asfalto que desenvolve bem legal.
Otimo mesmo
A coroa 38 é muito boa usei algum tempo, coroa tripla 28x38x48, e sempre dividi o uso entre a 38x48 pois percebi que quando uso um pouco mais de força canço menos que girar igual ventilador, atualmente comprei uma bike nova com coroa dupla 36×22 e a bike está horrível eu canço muito mais agora. Vou trocar por uma coroa dupla de 46×30
Boa tbm
Bom dia Moisés...vou migrar pra 36T...mas primeiro vou aliviar a dívida do cartão pq gastei demais com minha bike...ô esporte viciante da pesti...a muié quase me bota pra fora de casa rsrs
Show
Depois dessa análise sua vou ficar sossegado. Tenho uma Cannondale trail6 duas coroas na frente 36 e 22. Atrás 11- 34. Insatisfeito com velocidade estava querendo por uma coroa 42 na frente pois ando mais em asfalto. Mas vou ficar com o que tenho. Obrigado.
Valeu pelo apoio
36 * 11 , até 45 km/HR ainda tem giro
Boa tarde, coloca uma de 38 e faz o teste, pra mim é muito boa funciona muito bem com 11-51
Show marcelo
Por acaso comecei com 32…..depois comprei 34…..não notei grande diferença….e agora comprei 36….mas ainda não estou a utilizar….vou esperar quando for altura de trocar a corrente e nessa altura troco de coroa. Mas gostei de ouvir a informação dada.
Obrigado pelo feedback
Eu uso, kit Shimano deore de 10v coroa 38 e cassete 11/50, o que vc disse, treino e na subida trecho final da cansaço, mais consigo subir😊.
Muito bom, se vc se habituou está perfeito
Uso 36 bom demais, sofro um pouco mais na subida mais e muito bom.
top
Eu sempre usei 32 e achava ótimo até comprar uma volcano e veio 34 achei ótimo
Só senti muito na redução da 52 pra 42 o tranco é muito grande sram vacilou nessa parte
Parecido comigo.
Fiz o caminho inverso amigos.. 2 anos rodando de 36 e vou testar amanhã a de 34. Se eu melhorar minha cadência nas retas e segurar a velocidade por mais tempo com a de 34, vou ficar com ela. Nem sempre temos descidas..Quem gira bem com a de 34 e até com a de 32 deixa muitos de coroa 38t pra trás. Se não tiver força e giro suficiente, melhor esperar. Como tudo na teoria é lindo mas nem sempre funciona, testem! É o que eu vou fazer, comparar meus tempos no mesmo percurso, com a coroa 36 e agora com 34.
Eu uso 24,34,42 original 3 coroas Oggi HDS não uso há 24 ,na maioria ou melhor grande parte uso 42 por 12 , giro alto mais cinto que falta final ainda 😅 curto mais asfalto, fico pensando em depois coloca uma coroa só, por questão de eliminar peso mais tenho medo de perde velocidade final , mim ajudou esse vídeo, vou depois diminuir o k7 pra 10 acho que vai ficar bom .
Ótimo feedback, obrigado
Bacana sua opinião, show !
Obrigado
Sobre esse lance de coroa.. eu ainda sou a favor de relações 2 (36/22) x 10 (11/36) é uma relação fantástica, mas entendo que para competição ter um cambio dianteiro e mais um trocador pode atrapalhar, mas para um cicloturismo um longão, 2x10 é muito bom mesmo.
Obrigado pelo feedback amigão.
Tudo se resume a costume, eu usava coroa 38 e sofria em algumas subidas então mudei pra 32, no início aliviou mas com o passar do tempo notei que o corpo se acostumou e voltei a sofre nas mesmas subidas, logo voltei pra 38. Hoje percebi que o corpo se acostuma, se vc ficar aliviando demais daqui a pouco tá cansado até com coroa 30 dentes.
otimo feedback
Tô com 1x12 e sinto falta de uma coroa maior na frente.. principalmente se vou pedalar c outros e eles desenvolvem velocidade muito mais fácil... Porém em subidas é excelente
è isso ai, uma pontinha sempre fica solta
Eu uso 32 no estradão e me atende, pois tenho uma cadência alta. Consigo manter a 50k/h tranquilamente, e acompanhar a galera com quem eu pedalo. (Uso cassete 10/51)
Show, muito bom
Enoir de Costa Rica ms minha baike e uma rava tenho 55 anos uso a coroa 34 e tenho medado muito bem em subida e areia
Show
Pura verdade o que vc falou eu uso uma coroa de 38 Dentes e o meu cassete e 11x40 como sou magro da pra suprir nas subidas mas nas retas da pra voar 😂😂
Claro que o forte aqui de Campo Grande-MS não é a altímetria mas, curtindo demais coroa 40 e cassete 11-50.... e olha que luto pra adequar minha rotina e ter um mínimo de regularidade nos treinos! Grande abraço e bons pedais!
Shoe, valeu por compartilhar
O forte aí é o areião,kkk
Aqui no interior de São Paulo 40 não dá não,
Os brabo aqui o máximo que coloca é a 38..
A minha bike eu coloquei uma coroa 36 há uns 8 meses e sofro bastante em morros não muito alto de uma altimetria de 2000 metros. Ontem, sábado dia 26, fiz um pedal com essa altimetria e sofri pra caramba, mas numa reta, no plano é muito boa.
Show
Existia no passado uma solução incrível, são três coroas ,que abrangem todas situações, uma cora só é modinha
Respeito sua opinião, mas uma coroa não é modinha. Já é um sistema consolidado e isso não muda mais. Mas quem ainda prefere 3 coroas está tranquilo
No meu caso uso 32 aqui na minha cidade não tem reta, o outro problema é que sou asmático fiz um teste com 34 e sofri demais faltava o ar do mundo inteiro para suspirar, então a 32 10/50 pra mim foi ótimo opção!
Show
comei a usar, 38d na minha. Estou gostando muito. Primeira cosia que eu fiz, foi testa em uns alto aqui onde eu ja andava com a minha 36d. E deu pra subir de boa. e na reta eu ganhei mais velocidade ainda
o melhor de tudo , é que agora eu comecei a usar o resto dos cog do meu k7. nunca cheguei a usar o primeiro , q é de 51d
Sensacional, otimo mesmo
Minha tá 38, tá dando para girar muito bem! Nas subidas, pesa um pouco, mas para mim tá topp
Que show
@@MinhaBikeLifeStyle e que aqui no Paraná tem bastante plano!
Moro na cidade de Torres Rs e por aqui tem de tudo,subidas fortes,fracas,retas,tem para todos os gostos e uso uma coroa de 36 dentes oval por um cassete 11 × 50 e nem um momento passei aperto com ela.Não me arrependo nem um pouco por ter trocado.
VALEU PELO FEEDBACK
Nada como uma relação 1x12, 36d na frente e k7 de 10-52 atrás. Só troco quando vou fazer Caminho da Fé, passo para 34d na frente.
Show
Tenho uma gravel 2x10, coroas 24 e 36, cassete 11/36. Num pedal que fiz com muitas subidas, curtas e muito íngremes, constatei que o câmbio dianteiro não passava pra coroa menor. Subi tudo com a 36/36 e depois fiquei pensando que poderia ter somente uma coroa 36 com cassete 11/42
Bacana
O tamanho da coroa depende muito do uso da bike também, pra mim que só uso no estradão e sempre pego de 5 a 10km de asfalto até chegar nas estradas de chão, uma coroa 38 me atende muito bem. Agora se a pessoa mora em região de serra ou anda mais em trilha uma coroa menor provavelmente atende melhor.
Bem isso mesmo
Pedalo durante a semana nas terças e quintas. Normalmente faço 40/50km e elevação entre 350-600m dependendo do trecho. Tipo de terreno asfalto e estradão.
Uso 36T - 11-51, sinto que, no asfalto fico patinando no pé de vela, por isso estou cogitando colocar uma 38T.
Mas, fico com receio pois, finais de semana, pego trilha, e aparece umas ladeiras tensas e, com a 36T já sofro um pouco então, fico pensando em não colocar a 38T por enquanto. Talvez reduzir peso da bike, colocar componentes de carbono, acredito que reduzindo o peso já ajuda bastante e fadigo menos.
Valeu pelo seu feedback
34 pra mim tá perfeito, minha região e de bastante morro longo não muito inclinado e o estradão são pouco conservado ou com bastante pedra, então não dá pra meter o pau nem mesmo nas retas
Valeu pelo feedback
Comecei na 32, passei para 34 depois de uns 6 meses e depois de mais uns 6 meses passei para 36, porém quando vou fazer um pedal com mais subidas volto para a 32 ou 34 e uso a 36 para os pedais mais longos e com menos subidas fortes.
sensacional
Eu usava um grupo 2x10, com cassete 11-36 e coroas 24-38. fazia bons tempos. Aí tive que tocar a coroa 38 porque ela desgastou muito, mas como a relação já estava em mais 80% da vida útil coloquei uma 36 das bem baratinhas para dar uma sobrevida a relação. Então fiquei com 24-36 e notei que meu rendimento caiu bastante. Fiz vários testes em dias e horários diferentes, no mesmo percurso, em média estava perdendo 10 segundos por Km para o mesmo ritmo esforço e cadencia. Ou seja, como precisava baixar para cogs menores a bike perdeu eficiência, na trilha 36 é uma maravilha, mas na estrada é osso. Pessoalmente nunca gostei de pedalar usando os cogs 11 e 13, sempre giro nos cogs 15 ao 24 e cadencia média de 95 rpm, mas infelizmente com a 36 preciso baixar para o 13 se colocar uma 34 é certo que será preciso usar muito o cog11... E como a relação chegou no final da vida, eu aproveitei e migrei para 1x12 com 11-50 e coroa 36, e ainda noto uma menor eficiência. Usar cogs pequenos é muito ruim, as acelerações são muito lentas, e é justamente nesse ponto que a coroa maior se sobressai e vc consegue ser mais rápido... Queria usar a 38, mas ainda não dá.
Top demais seu comentário. Obrigado por compartilhar os resultados dos seus testes.
Tema pertinente, atualmente uso cassete 10/52 atrás e coroa 34 dentes. Subidas por pior que sejam, todas com maiores percentuais de inclinação, subo no terceiro cog, de 36 dentes, como o morro tinhoso perto de casa (o último do trajeto da volta)! Como tá sobrando cog por assim dizer, n usando os 2 primeiros cogs nunca, me atrevi a correr o risco com uma coroa XX1 Gold 38 dentes, pra maiores velocidades no plano e descidas..... Agora vou pagar pra ver se tô treinado ou não, se dou conta como os treinos indicam ou se minha adaptação precisará ser maior ou não! Bem, vamos lá Moisés, que a bike vai bufarrrr kkkk
Obrigado pelo feedback, grande abraço
Coloquei uma 34 na minha bike mas ainda n pude testar em subidas mais íngremes... Acho q vou sofrer um pouco mas o intuito é evolução
Depois vc se acostuma, basta treinar meu amigo
Uso grupo 2x9 com coroa 38/24, raramente uso a coroa menor, pedalo em estradão e rodovia.
Bacana
eu comecei usando 36 depois fui para 38 e agora 42 mas sei lá me parece que 42 estou perdendo um pouco nas subidas fortes de estrada de chão, agora no asfalto nem em longão de quase 200 kms nunca foi necessário usar a 51 do cassete, então a dúvida continua...
Vc está com uma coroa de 42d?
Troquei pra uma 30 pra fazer teste...32 aki sul....tem morro muito fort....vou fazer teste...
Ótima forma, testar é a melhor maneira de resolver.
Se diminuir o cogue 11 pra 10 só almentando um dente ,e é vc falou a durabilidade diminui e a coroa almenta 2 dentes e conserva mais toda a relação e sem falar a coroa única vc troca porque o pé de vela é livre .
Obrigado pelo feedback, grande abraço
Melhor grupo é o deore M4100 de 20v... É mais amplo. Eu uso e nem penso em trocar.
ok, valeu
Usei por muito tempo coroa 44 na frente e a traz a maior era 11x36 kkk hoje uso na frente 36 e no k7 11x42
É uma ótima configuração
Se eu migrar pra 1 coroa, se usar 38, vou ter relação mais leve que a minha atual kkkkk.
Minha vovózinha atual é 0.75 (Oggi Hacker 21v). Mas, se eu fosse migrar pra 1 coroa hoje, iria de coroa 34.
Obrigado pelo feedback, grande abraço
Uso 36 na ht e 34 na full, acho perfeito.
Show
Vou te falar eu com uma bike dessa encarava uma coroa 40 isso porque já tenho 4.8❤
Não é competição de tamanho de coroa meu amigo, mas parabéns por vc está bem condicionado
O tamanho da coroa depende de 3 fatores: 1) o condicionamento do ciclista 2) o peso do ciclista/bike 3) o tipo de terreno (inclinação/elevação).
O ciclista deve descobrir qual a menor redução que pode usar nas trilhas e do tipo de pedal na sua região.
Obrigado pelo feedback
Moisés uma curiosidade a parte.. em Qual ramo você trabalha?
Atualmente trabalho apenas com o canal, mas sempre fui técnico de Ti.
Em casa eu isso 34 e minha esposa 30. Ambos com cassete 10-51.
Pra mim deveríamos escolher a coroa na hora da compra
Seria uma boa mesmo, mas é. Bikes fechadas é mais complicado.
A minha ebike veio 10v k7.. 10x46.. com pedivela 38.. rs
na ebike vale a pena uma coroa bem grande mesmo
A decisão por coroa menor ou maior não é nada simples. Por exemplo, na teoria, coroa 32 na frente e atrás 16 ou, 36 na frente e atrás 18, nos dois casos a relação é de 2 voltas na roda por 1 no pedivela. Porém, na prática não é bem assim. No primeiro caso, a distância do pedal em relação à coroa é maior, proporcionando uma maior alavanca. Isso faz com que o ciclista tenha mais torque em subidas íngremes, além de deixar a bike mais rápida nas arrancadas.
Já no segundo caso, a distância é menor e há um melhor aproveitamento da potência empregada pelo ciclista no pedal, o que resulta em maior velocidade máxima.
Obrigado pela dica
Eu peso 120 quilos, como minha região não tem muita ladeira eu uso uma coroa 36 com k7 10x51. Subo todas as ladeira faltando dois cogs para o final do k7.
Top
É so dividir, por exemplo coroa 36d / cog 11d = 3.27 voltas da roda , coroa 34d / cog de 10 = 3.4 sendo essa mais pesada para pedalar.
36/11 é 3,27 !
@@JH0NCM isso eu inverti os numeros kk
Obrigado pela dica
Amigo blz tudo bom ? Tenho uma e-bike Oggi potenza e ando mais na estrada asfalto plano, estou com a coroa 36 e quero colocar uma 38 o que voce acha ?
Na minha opinião não precisaia amigão, coroa 36 já está otimo para uma bike de quase 25kg, ou seja, como ela é limitada a no máximo 32km/h com assistencia, se vc passar disso vai ficar pesado puxar esses 25kg com coroa 38
Mudei a minha o mes passado pra 34 melhor coisa que fiz bike anda muito mais rendimento e outro
Excelente
Pra mim a coroa tripla é o pau pra toda obra! Principalmente a 28 38 48, essa é uma monstra kkkk serve em qualquer lugar. Pra mim que faço 50% estradão 50% asfalto, a coroa tripla é indispensável.
Obrigado pelo feedback
O bom é que não tem mais volta praticamente, pedalo com uma 38 e não me vejo pedalando com menos que isso... Tudo e questão de treino é adaptação depois só sucesso.
Isso mesmo, bem colocado, adaptação e treino.
Mn quanto menor a coroa e maior a catraca deixa a bike mais leve em subida?
Isso mesmo
@@MinhaBikeLifeStyle qual a catraca melhor só pra uma coroa, assim quantas velocidade na catraca da pra usar passando as machas normal?sem danificar
Boa noite Moisés
Estou querendo trocar o grupo da minha Bike de 21V e obitar por um k7 . A coroa seria de 34 , qual K7 vc sujeira ?
Mudando o cassete vc vai precisar mudar o cubo tbm e dependendo até o câmbio, ou seja, vai mudar quase toda transmissão amigo, uma boa opção seria colocar o deore m5100
boa tarde eu uso o grupo cues 1x10 e vem a coroa 32 e quero migrar ora 34 mais qual modelo usar da mesma marca Shimano obrigado
Boa tarde galera , a minha bicicleta não tem marcha, se eu usar coroa 34, qual eu uso atrás?
Geralmente catraca com 14d mas lembre-se que em subidas, faz força
@@MinhaBikeLifeStyle vlw obrigado
Pensado em trocar a 34 para 36, tem horas que falta marcha
Experimente, só assim saberás
Para mim uma coroa só é uma lástima, atualmente uso coroa 3 de 28 38 e 48 e não troco por nada kkkk
Obrigado Rosangela
Boa noite Moisés, eu tenho em uma das minhas bike a 1 / 12 a minha coroa é 36 , a outra 2 / 10 , tenho uma coroa 28 e a outra 40. Me sinto bem nas duas
Me tira uma dúvida, por favor.
Nessa com pedivela 28/40, você está usando qual cassete ?
Valeu pelp feedback meu amigo
Quando se altera a coroa de 32 para 34 ou 36, precisa mudar ou aumentar a corrente?
Pode ser que sim, pode ser que não. Só testando pra saber.
Aumenta sim
32 para 34 geralmente não, mas para 36 pode ser que sim. Mas tbm que q considerar o desgaste dos componentes.
Mn eu colocando uma coroa de 38 dente única,quantas velocidade na catraca da pra usar em subida com machas pra ficar maneira?
sim
Bom é ter 2 coroas uma menor pra subida muito íngreme
Nesses casos é ótimo mesmo.
Na minha bike é 38 11 -50
Obrigado pelo feedback, grande abraço
Da pra usar 36 de boa com esse cogs gigantes
Depende um pouco de cada um
😮 O MELHOR É 3 COROAS E O MÁXIMO DE COG ATRÁS ......😅
ok