Maluco, dava pra ver a cabeça do Petry rodando quando o Gustavo começava a falar mais tecnicamente a dinâmica do capital e seus resultados! parabenizo todos os participantes do podcast, foi sensacional!
Estou longe de ser marxista, mas o Gustavo é um cara que eu acompanho faz tempo e tenho que admitir que é super inteligente e, mais importante ainda, intelectualmente honesto.
@@leonardogabrielsoccoldecar667 muitas vezes a pessoa não é, de fato e ao pé da letra, explorada. E a questão é, também e acredito ser o mais importante, coletiva. Não há qualquer livro ou regra que proiba o consumo, o "luxo" ou algo que o valha, mas enquanto a maioria é de fato explorada e morre diariamente, seja de fome, de agressão, de omissão, de perversidade, é que dá para ver onde o marxismo pode levar a todos e não somente alguns, que é o que acontece hoje.
O Gustavo é bem inteligente e merece ser mais divulgado...Tem um bom conhecimento sobre a história e sobre o funcionamento da sociedade capitalista que a gente vive hj, além de ter uma boa didática e clareza qdo vai expor as ideias Mesmo quem não é Marxista, e até mesmo liberais conseguem entender a sua visão e concordam com muitas posições que ele expõe. Recomendo muito o canal dele...
se parar pra analizar, todas as guerras da história tiveram motivações econômicas. As vezes ficam conhecidos as justificativas toscas (e falsas), como o Henrique V da inglaterra que atacou a frança porque ganhou bolas de tenis de presente do primo quando foi coroado. Mas no fundo sempre tem um motivo econômico
ai, na humilde. esse é o 1 marxista da web que eu ouvi atentamente sem sentir ranço, gostei e entendi muito mais coisas. sinto que os outros web comunistas ai tem bastante o que aprender com esse cidadão sobre comunicação. brabo demais 👏👏👏
Parabéns ao Gustavo acompanho o canal dele e fiz o curso gratuito dele do capital livro 1 do capital agora nas minhas férias do emprego e posso dizer que isto sim é uma grande contribuição para a classe operária, a base do entendimento é importante para sabermos que lados estamos.
Amo sua mente Gustavo, " desde quando a pessoa que tem uma boa ideia tem o direito de se apropriar do trabalho alheio, além de suas futuras gerações" ? Nunca me arrependerei da minha opção genuína de escolher o que realmente explica essa sociedade, e que dá a voz para os marginalizados socialmente.
Até agora de TDS comunistas q já assisti, esse parece ser o mais honesto, sem passar pano para os defeitos já vistos no comunismo, parabéns pelo programa aos envolvidos!!!
É pq até então só foram levados comunistas da linha stalinista, que é baseada em negar a realidade e a historia através dos livros do Domenic Losurdo (que nem historiador de verdade é) Já o gustavo machado é mais centrado no que tange a realidade e as experiências ruins e como a partir disso criar projetos para o presente
Pq ele eh Trotskista !! E todo Trotskista luta contra uma ditadura de uma elite intelectual !! Q eh exatamente isso q um certa galerinha c esforça pra acontecer !!!
17:00 - O que é capitalismo e suas ineficácias 21:00 - Como o capitalismo surgiu (processo de expropriação na Inglaterra, Índia e China) 35:00 - Analise do "bom" e velho gráfico da queda da extrema pobreza 36:30 - Capitalismo e o desperdício da força de trabalho 44:00 - Brasil e industrialização 50:00 - Produção tecnológica no socialismo 58:26 - O capitalismo só é movido pelo retorno a curto prazo 1:00:00 - Capitalismo monopolista 1:07:00 - O bilionário que emprega? -> Iphone e o socialismo 1:18:00 - O capitalismo é natural? 1:26:00 - socialismo e democracia 1:34:00 - Revolução Russa 1:55:00 - Revolução Cubana 2:05:00 - China é capitalista? 2:17:00 - Holodomor e Stalin 2:27:00 - Mao
Boa, mas não tem uma parte que ele mostra as soluções do comunismo, os problemas do capitalismo todos conhecem, porém não se conhece nada melhor, o foco dele deveria ser dar soluções e não apenas criticar
@@raonilmas a solução tá dada do início ao fim: organização da classe trabalhadora. Não faz sentido um indivíduo traçar um plano de ação se é isso que você está exigindo, mas se quer uma pauta a ser debatida e colocada para decisão coletiva seria: o que fazer com os trabalhadores que não estão empregados? Alocar todos eles em ramos produtivos com a intenção de atender as necessidades básicas que estão em carência na nossa sociedade, que seria a produção de alimentos, construção de residências, reforma do espaço urbano, policiamento em todos os bairros. Mas isso tudo é necessariamente abstrado, pois pra ser mais concreto é preciso colocar em prática a organização dos trabalhadores, e isso é só possível em organização e em partido, isso é, se quer alguma "solução" para os problemas do capitalismo ele deu nas primeiras palavras: afiliação a um partido, estudo da sociedade como ela é e organização de classe.
Quem conhece o Gustavo sabe o quanto ele dedica a vida dele em prol dos interesses da nossa classe. Se tem uma pessoa que merece é o nosso respeito é ele.
Marxismo filosóficamente com Gustavo explicando fica mt fácil de entender. Gosto mt da forma didática que ele explica independente de não concordar com trotskismo
Participação sensacional do Gustavo! Parabéns ao Petry e ao pessoal do À Deriva por dar visibilidade ao camarada e ainda por ter conduzido tão bem a conversa.
@@herbert6407 nessa sua ideia de movimento inclui sair fantasiado de patriota em para-choque de caminhão ou elaborar e divulgar (principalmente em sindicatos/partido), baseado em pesquisa, gráficos e relatórios demonstrativos dos mecanismos estruturais de exploração sob o capitalismo?
Muito bom como sempre, ele só precisa de mais visibilidade, mas acho que virá com o tempo. Vamos torcer pra que ele seja convidado pra outros Podcasts grandes.
Virei Marxista por contato com o Gustavo. Quando conheci o canal dele era liberal (mas nunca vivi em bolha), após esgotar minhas leituras sobre mises, finalmente era o momento de eu estudar Marx e ver se a "teoria e política" de Mises, no que diz respeito a Marx, estava correta. Após conhecer o movimento Marxista através desse Marxista honesto e rigoroso, e logo nos primeiros vídeos ver que toda a estrutura de análise de Marx estava no meu dia a dia, foi que iniciei meus estudos por conta própria (para finalidades acadêmicas que pretendo) e me converti. Obrigado, Gustavo!
Tá bem que não lemos direito. Penso que a maioria dos marxistas são marxistas justamente por já ter comparado todo tipo de conhecimento que a humanidade produziu com as ideias de marx.
Agora que você realmente entendeu Marx, como disse, volta e lê Mises de novo. Marxismo NUNCA vai resolver o problema do cálculo econômico, por simplesmente ser impossível
@@Fairplayyyy Cara com todo o respeito, até para os economistas liberais mises não passa de um propagandista. Não tem nada de significativo em sua obra, eu li a ação humana inteira quando cursava economia e parecia fazer muito sentido, ampliando meu conhecimento filosófico e econômico reli o livro e é um pega leigo total, a própria metodologia dele já é uma aberração em termos científico e filosóficos.
1:26:00 tem um livro do Anton de Kom, revolucionário surinamenho (morto em um campo de concentração na Holanda), chamado "nós, escravos de Suriname" onde ele escreve "acabou a escravidão, somos livres! Mas ninguém mais se importa com a gente, não somos mais propriedade de ninguém." É uma ironia as leis de terras que os colonos holandeses aplicaram que deixaram os então libertos surinamenhos sem nada além da força de trabalho, o mesmo processo aconteceu no Brasil, por sinal. É basicamente isso que o Gustavo fala, não é que o trabalhador "livre" tem uma vida inferior a do escravo, mas têm menos condições porque "ninguém se importa com ele".
Além disso, esse modo de produção não oculta as relações sociais, o escravo sabe que está sendo explorado e que não é livre. No capitalismo, como o Gustavo disse, as relações sociais são todas escondidas.
Tem muitos autores que falam que na Grécia antiga era melhor ser um escravo do que um assalariado. Eu não concordo, mas é um ponto possível mesmo de ser defendido a partir das fontes.
Gosto muito do canal do Gustavo, mesmo discordando pontualmente dele, e fiquei feliz em vê-lo aqui. Geralmente, eu assisto somente os cortes do À Deriva, desta vez, sentei e assisti integralmente. Excelente a participação.
Muito bacana a participação nesses programas. E parabéns pelo entrevistador, que faz perguntas honestas, as mais básicas com que as pessoas "comuns" irão se identificar. É gente que não sabe o que são essas ideias que precisam ser o objetivo.
Engraçado que a burguesia brasileira pode acabar deixando de existir, pelas industrias internacionais Mas o irracionalismo da dinâmica do capital, não permite eles verem isso no longo prazo.
1) Petry, meus parabéns pela objetividade das perguntas e pelo respeito em ouvir o convidado. Muitos "podcasters" precisam aprender contigo. 2) Tenho discordâncias muitas em relação ao Gustavo, mas o considero um grande intelectual, que deveria ser mais valorizado. 3) Os brasileiros PRECISAM conhecer sua história. Pessoas como Gustavo comprovam isso.
O Gustavo é o cara que melhor ensina Marxismo aqui no UA-cam, o curso do capital dele é excelente. A minha humilde opinião é que, independente da linha marxista que existem, ambas enxergam as falhas dos movimentos do socialismo real, contudo essas críticas elas não podem ser tão robustas a fim de sabotar o próprio movimento revolucionário, é preciso ter autocrítica sem ter autofagia, que possamos olhar para as falhas do movimentos socialistas do passado e aprender com eles. Eu adoraria um movimento socialista "limpinho" perfeito, isento de erros, contudo a materialidade dos fatos se impõe, movimentos revolucionários são dialéticos, entre erros e acertos, buscam meios de avançar, por isso vejo que as experiências de socialismos reais não devem ser negadas, mesmo com todas as suas contradições, sob o risco de cair apenas em idealismos igual aos liberais e servindo de linha auxiliar destes. A primeira tarefa é tirar o trabalhador da teta da alienação do trabalho capitalista e colocar na teta do comunismo, depois disso podemos discutir linha, afinal é uma etapa necessária para o avanço do movimento a disputa de ideias e linhas dentro do movimento revolucionário. O inimigo de primeira ordem é a ideologia liberal, que está às toneladas aqui no UA-cam, torço sinceramente pelo crescimento da Soberana e do Gustavo, quanto mais crescerem melhor, vamos aproveitar essa onde de crescimento e não nos sabotar. Não duvidem da inteligência do trabalhador, para num segundo momento, pôr ambas as propostas lado a lado e perceber qual é a mais coerente com a realidade, porém se dele não for retirado o véu da ideologia burguesa essa batalha de ideias não pode ser nem travada e só dará mais espaço para a direita crescer, enquanto os marxistas ficam brigando entre si. Posso eu aqui estar idealizando essa "união" entre Trotskistas e Leninistas, contudo gostaria de trabalhar para que, ao menos nas redes sociais, buscássemos alguma sinergia e não o embate, e deixemos a roupa seja para ser lavada em casa.
"N podem ser tão robustas" isso n faz sentido, se a crítica n é robusta ela n tem mt base ent nem deveria ser levada a sério, uma crítica tem q ser a mais robusta possível. O q n pode ser é VAZIA (o contrário de robusta). Eu só tenho 1 problema com troskos: eles NÃO respeitam o centralismo democrático (isso desde o trotsky, q perdeu a votação de qual linha seria seguida no partido e ent ficou putinho). E eu tô falando dos trotskistas de respeito (tipo o gustavo machado e a maior parte do partido dele), pq PCO é só um bando de nazbol
Tem que para de focar na autofagia e começar a propor um socialismo brasileiro, os caras falam da NEP mas não conseguem falar quem foi Chico da Matilde sem olhar o Google.
@@sandman1006 ficar putinho é demérito, jovem? Perder uma votação, dentro do centralismo, significa que aquilo que você acha mais adequado foi rejeitado. Normal. O que Trotsky fez após essa derrota? Fuzilou algum comitê? acho que não né, quem fez isso tem nome
@@caminhodireitabrasil vamo defender os bilionários comunistas da China, quem nao quiser é autofágico!!! Eu ja cansei de ouvir isso de defensores de governos de conciliação de classe, esse mantra que diz "quem critica a linha oficial serve ao inimigo, é quinta coluna" só serve pra servir de defesa de um aparato burocratio . E outra, se tu sabe tanto assim sobre a NEP e a gente n (?) pq vc n discute o conteúdo do video?? Ao inves de fazer picuinha??
O Gustavo é escritor e um excelente intelectual marxista. Trotskista raiz, com profundo conhecimento sobre Marx e o marxismo. O melhor que já tive o prazer de ouvir.
Eu estudava no curso de Olavo de Carvalhoe e ele indicou o gustavo machado como sendo o unico canal que entende de marxismo que ele conhece, terminou que me convenci e me tornei um marxista...agradeca ao velho Gustavo....kkkkk
Tá aí porque porque trotskistas é difícil de levar a sério, olha o tipo de pessoa que indicava com o cara (indicava, grazadeus que é no passado kkkkkkk)
@@renandimas5406 , ué, e daí que o Olavo indicava ele sob esse aspecto? Qualquer pessoa com 2 neurônios e honesta, percebe, ao menos, que em conteúdo marxista e entendimento da obra de Marx, o Gustavo é o melhor mesmo existente no youtube brasileiro, independente da linha que ele siga.
@@renandimas5406 Mano, seus ídolos nunca leram Marx. Entenda isso... seus ídolos jamais aceitariam debater com o Gustavo. E se tu gosta tanto de liberal e conservador, eles só debatem com isso mesmo, e com aqueles bem chulos e burros, pois aí eles tem alguma chance. KKK
@@GustavoMelo64você está insinuando que OLAVO, O PRÓPRIO, era HONESTO? Ou tinha mais que dois neurônios? Sério? Eu espero que não, isso me deixa honestamente muito confusa...
Achei legal a distinção entre os tipos de pesquisa: a básica, que é uma loteria (você não sabe se ou quando virará produto útil) , é feita com recursos públicos; as pesquisas finais e lucrativas são feitas por empresas.
Eu sou conservador e conheci o Gustavo por um fichamento do Otto Maria kkkk achei tão incrível que fui procurar quem era o cara kkk maluco é foda ( idit : não sou mais conservador gente atualmente sou marxista )
Cara, a quantidade de pessoas que não são marxistas e que gostam do Gustavo é para refletir. É estranho um marxista ser palatável a um liberal. A não ser que o liberal não veja risco daquilo que o marxista fala acontecer. E, na minha visão, esse é talvez o principal problema do PSTU e dos trotskistas: uma tática política idealista, e que dificilmente representa possibilidade real de revolução. Tanto que nenhuma revolução trotskista aconteceu até hoje. Os marxistas-leninistas têm uma tática mais realista e menos idealista, e representam maior possibilidade de revolução. E desses marxistas, os liberais não gostam. Sem tretas, continuo inscrito e aprendendo sobre o Capital no canal do Gustavo. Só pontuando essa diferença que eu enxergo.
Possuo inclinação política à direita, mas Gustavo Machado é absolutamente digno de respeito, pois é visivelmente justo intelectualmente e não distorce realidades e análises a seu benefício. Parabéns pela entrevista.
Sou leninista e tenho algumas discordâncias em relação ao posicionamento do Gustavo no que cerne as experiências do socialismo real. Apesar disso eu acompanho ele e tenho que dizer que ele eleva o nível nas discussões sobre O Capital.
@@mateustranquilao Stalin é uma figura complexa, q cometeu erros e acertos. Tal como Trotsky, q foi o grande organizador do exército vermelho, mas que posteriormente traiu a revolução. Stalin não foi esse monstro q o Gustavo pintou não, mas também n foi um messias na terra.
Grande Gustavo! Segui a leitura completa de "O Capital" vol. 1 pelas suas aulas no canal em concomitante com o livro físico, capítulo por capítulo. Bom demais...
O Gustavo é diametralmente oposto a outros comunistas/socialistas no Brasil. É educado, sem rodeios, não é LACRADOR, não parece que saiu da casa da vó, etc.
1:18:40 A naturalização do capitalismo como única forma de organização da sociedade é a mais difícil de ser combatida. Ou a classe trabalhadora toma consciência do seu papel na construção da sociedade futura ou nossa espécie será extinta pelo próprio sistema capitalista. Socialismo ou extinção.
Organizar a classe trabalhadora sem alguma liderança, sem alguma influência psicológica de massa, eu acho que é bem mais difícil, principalmente a curto prazo. Obs. Pra mim o melhor podcast de assuntos gerais. O Petry manda bem demais nas perguntas.
Tenho acompanhado todos os Marxista em sues respectivos canis e visitas em Podcast , esse de longe (qual eu não conhecia) foi o que me passou mais clareza e de forma sincera, sem tentar esconder as mazelas das experiências passadas.
Meu sonho era que os brasileiros se revoltassem eu não aguento mais viver nessa sociedade e imaginar que estamos fadados a isso e que todas as nossas gerações vão viver miserável pra proporcionar riqueza e conforto pra algumas poucas pessoas. Parece que ainda vivemos o imperialismo. Tamo fudido porque não nos revoltamos vamos nos organizar cara.
Ser intelectualmente honesto é o mais importante das características de um comunicador. Acompanho várias pessoas de vários pontos de vista completamente diferentes, mas só em serem honestos eu acompanho e respeito
O Gustavo é gênio, mas achei que faltou enfatizar mais a questão da alienação do trabalho no capitalismo pela dinâmica do valor, pela atomização social dos indivíduos e produção compulsiva de mercadorias em função de uma acumulação infinita e irracional de capital. O que molda cada vez mais a riqueza a essa necessidade de um fluxo incessante de mercadorias crescentemente descartáveis ou simplesmente voltadas a destruição, como estamos vendo hoje a retomada da corrida armamentista a patamares mais elevados uma vez que o capital já não encontra mais espaços de valorização. O Capital e a humanidade são incompatíveis. É impossível que uma dinâmica de acumulação infinita se perpetue em um planeta de recursos finitos. Isso já tá evidente hoje com a catástrofe ambiental. O Gustavo falou brevemente em vários momentos, mas faltou conhecimento do Petry pra puxar essas questões mais centrais a respeito da crítica de Marx ao capitalismo.
Isso é coisa para um livro jaja. Acredito que ao chegar em casa o Gustavo vai se lembrar desse e vários assuntos que deveria abordar. Mas lá o tempo é escasso é há várias coisas que ele precisa falar, coisas que são deturpadas. 😊
Excelente episódio!! É de se parabenizar pela neutralidade (ou quase neutralidade) do Petry, poucos conseguem se calar e deixar o entrevistado falar a vontade.
Maluco, dava pra ver a cabeça do Petry rodando quando o Gustavo começava a falar mais tecnicamente a dinâmica do capital e seus resultados! parabenizo todos os participantes do podcast, foi sensacional!
Parei pra assistir só 10 minutos, não consegui mais parar. Muito bom ouvir uma pessoa que realmente tem cacife pra falar sobre marxismo.
loucura esse episodio, eu nao consigo assisir mais de 10 minutos um video e fico pulando e esse tmb assisiti inteiro
ATÉ QUE ENFIM!
O Gustavo Machado é um expoente importantíssimo no Comunismo Brasileiro atual.
Estou longe de ser marxista, mas o Gustavo é um cara que eu acompanho faz tempo e tenho que admitir que é super inteligente e, mais importante ainda, intelectualmente honesto.
Também não sou marxista. Mas oq me impressiona é quão didáticos eles são em suas falas. Um domínio da palavra que chama atenção
Quais aspectos lhes afastam do marxismo?
O conforto que o capitalismo me proporciona me afasta dessa ideia que estou sendo explorado
@@leonardogabrielsoccoldecar667 e o desconforto dos outros?
@@leonardogabrielsoccoldecar667 muitas vezes a pessoa não é, de fato e ao pé da letra, explorada. E a questão é, também e acredito ser o mais importante, coletiva. Não há qualquer livro ou regra que proiba o consumo, o "luxo" ou algo que o valha, mas enquanto a maioria é de fato explorada e morre diariamente, seja de fome, de agressão, de omissão, de perversidade, é que dá para ver onde o marxismo pode levar a todos e não somente alguns, que é o que acontece hoje.
O Gustavo é bem inteligente e merece ser mais divulgado...Tem um bom conhecimento sobre a história e sobre o funcionamento da sociedade capitalista que a gente vive hj, além de ter uma boa didática e clareza qdo vai expor as ideias
Mesmo quem não é Marxista, e até mesmo liberais conseguem entender a sua visão e concordam com muitas posições que ele expõe.
Recomendo muito o canal dele...
2:34:00 nunca parei pra ver as duas grandes guerras por essa perspectiva. As disputas por mercado levaram ao maior conflito da história da humanidade.
Simplismo tosco.
@@Fidelio116 Simplismo tosco que levou às guerras, infelizmente. Em breve, talvez aconteça outra pelo mesmo motivo tosco de sempre.
Kkkkkk voce acha Que a guerra da ucrania nao ta beneficiando ninguem?!????
se parar pra analizar, todas as guerras da história tiveram motivações econômicas. As vezes ficam conhecidos as justificativas toscas (e falsas), como o Henrique V da inglaterra que atacou a frança porque ganhou bolas de tenis de presente do primo quando foi coroado. Mas no fundo sempre tem um motivo econômico
ai, na humilde. esse é o 1 marxista da web que eu ouvi atentamente sem sentir ranço, gostei e entendi muito mais coisas. sinto que os outros web comunistas ai tem bastante o que aprender com esse cidadão sobre comunicação. brabo demais 👏👏👏
vc/tem/ranço/de/identitarios/que/nem/comunitas/sao
Vê os vídeos dele, são muito bom e ele trás bastante dados. O nome do canal é Orientação Marxista.
Pq os outros comunistas como Ian Neves, Gaiofato, Laura Sabino, Jones Manoel etc, são bandidos sanguinários, querem matar todo mundo na revolução.
Toda vez que vejo alguém falando "webcomunista" ironicamente me passa a sensação de que nunca foi protestar na rua
Stalinista é tudo prepotente mesmo
Parabéns ao Gustavo acompanho o canal dele e fiz o curso gratuito dele do capital livro 1 do capital agora nas minhas férias do emprego e posso dizer que isto sim é uma grande contribuição para a classe operária, a base do entendimento é importante para sabermos que lados estamos.
Amo sua mente Gustavo, " desde quando a pessoa que tem uma boa ideia tem o direito de se apropriar do trabalho alheio, além de suas futuras gerações" ? Nunca me arrependerei da minha opção genuína de escolher o que realmente explica essa sociedade, e que dá a voz para os marginalizados socialmente.
Até agora de TDS comunistas q já assisti, esse parece ser o mais honesto, sem passar pano para os defeitos já vistos no comunismo, parabéns pelo programa aos envolvidos!!!
É pq até então só foram levados comunistas da linha stalinista, que é baseada em negar a realidade e a historia através dos livros do Domenic Losurdo (que nem historiador de verdade é)
Já o gustavo machado é mais centrado no que tange a realidade e as experiências ruins e como a partir disso criar projetos para o presente
Se já viu trotkista defender algum tipo de socialismo ?
Se nunca vai ver
Trotkista defende país imperialista e liberal
Pq ele eh Trotskista !! E todo Trotskista luta contra uma ditadura de uma elite intelectual !! Q eh exatamente isso q um certa galerinha c esforça pra acontecer !!!
Socialismo né?? Comunismo só em tribos ...
Aqui vemos mais um problema do Trotskismo, tá agradando liberal.
17:00 - O que é capitalismo e suas ineficácias
21:00 - Como o capitalismo surgiu (processo de expropriação na Inglaterra, Índia e China)
35:00 - Analise do "bom" e velho gráfico da queda da extrema pobreza
36:30 - Capitalismo e o desperdício da força de trabalho
44:00 - Brasil e industrialização
50:00 - Produção tecnológica no socialismo
58:26 - O capitalismo só é movido pelo retorno a curto prazo
1:00:00 - Capitalismo monopolista
1:07:00 - O bilionário que emprega? -> Iphone e o socialismo
1:18:00 - O capitalismo é natural?
1:26:00 - socialismo e democracia
1:34:00 - Revolução Russa
1:55:00 - Revolução Cubana
2:05:00 - China é capitalista?
2:17:00 - Holodomor e Stalin
2:27:00 - Mao
Tu é um bem necessário ❤
Boa, mas não tem uma parte que ele mostra as soluções do comunismo, os problemas do capitalismo todos conhecem, porém não se conhece nada melhor, o foco dele deveria ser dar soluções e não apenas criticar
Obrigado
Alguém marca o Luid pra facilitar nos cortes.
@@raonilmas a solução tá dada do início ao fim: organização da classe trabalhadora. Não faz sentido um indivíduo traçar um plano de ação se é isso que você está exigindo, mas se quer uma pauta a ser debatida e colocada para decisão coletiva seria: o que fazer com os trabalhadores que não estão empregados? Alocar todos eles em ramos produtivos com a intenção de atender as necessidades básicas que estão em carência na nossa sociedade, que seria a produção de alimentos, construção de residências, reforma do espaço urbano, policiamento em todos os bairros. Mas isso tudo é necessariamente abstrado, pois pra ser mais concreto é preciso colocar em prática a organização dos trabalhadores, e isso é só possível em organização e em partido, isso é, se quer alguma "solução" para os problemas do capitalismo ele deu nas primeiras palavras: afiliação a um partido, estudo da sociedade como ela é e organização de classe.
Adoro o canal do Gustavo. Muito legal ele estar no podcast. Ele tem opiniões muito sinceras e abertas. Obrigado À Deriva pelo ótimo conteúdo.
Gustavo é de longe o maior conhecedor de Marx no UA-cam BR, você pode até não gostar dele, mas tem que respeitar, sabe muito!
Quem conhece o Gustavo sabe o quanto ele dedica a vida dele em prol dos interesses da nossa classe. Se tem uma pessoa que merece é o nosso respeito é ele.
Marxismo filosóficamente com Gustavo explicando fica mt fácil de entender. Gosto mt da forma didática que ele explica independente de não concordar com trotskismo
digo o mesmo, só li o capital graças a ele
Kkkkkkkk eu queria ter sua tolerância com esse bando de canalha stalinista e passador de pano
Finalmente um intelectual responsável que respeito muito. Dêem a chance para o trabalho dele. Você não sairá o mesmo.
Participação sensacional do Gustavo! Parabéns ao Petry e ao pessoal do À Deriva por dar visibilidade ao camarada e ainda por ter conduzido tão bem a conversa.
Que aula !! Parabéns Gustavo muito bom te ouvir
Uma vida dedicada a classe trabalhadora. Parabéns aos camaradas. Parabéns ao Gustavo.
Esse é foda mesmo, os outros são mais identitarios
Dedicado a classe trabalhadora? Em qual movimento ele participou?
@@herbert6407 nessa sua ideia de movimento inclui sair fantasiado de patriota em para-choque de caminhão ou elaborar e divulgar (principalmente em sindicatos/partido), baseado em pesquisa, gráficos e relatórios demonstrativos dos mecanismos estruturais de exploração sob o capitalismo?
@@herbert6407 perceba que fui tão arbitrário quanto vc na redução.
Grande Gustavo. Tenho aprendido bastante no seu curso de O Capital. Parabéns pelo canal.
Muito bem conduzida a entrevista !!sem palhaçadas !! diálogo maduro !!! parabéns Arthur !!!!
Eu assistia Humberto Matos e Jones Manoel antes de conhecer o canal do Gustavo e começar a entender algo de Marx. Realmente é outro nível.
Humberto e Jones são duas farsas, um ainda é do PSOL
Não sou marxista mas vejo que o orientação marxista tem muito conhecimento sobre o tema
@@rosangeladecarvalholopes4183 Ele tem e é honesto intelectualmente, não passa pano pra quem perseguiu opositores.
@@ramondias3037 famoso trosko
@@francscoantonio Sim, sou mesmo.
Muito bom como sempre, ele só precisa de mais visibilidade, mas acho que virá com o tempo. Vamos torcer pra que ele seja convidado pra outros Podcasts grandes.
Siiim
Vamos torcer e engajar!
Virei Marxista por contato com o Gustavo. Quando conheci o canal dele era liberal (mas nunca vivi em bolha), após esgotar minhas leituras sobre mises, finalmente era o momento de eu estudar Marx e ver se a "teoria e política" de Mises, no que diz respeito a Marx, estava correta. Após conhecer o movimento Marxista através desse Marxista honesto e rigoroso, e logo nos primeiros vídeos ver que toda a estrutura de análise de Marx estava no meu dia a dia, foi que iniciei meus estudos por conta própria (para finalidades acadêmicas que pretendo) e me converti. Obrigado, Gustavo!
Não leu direito
Tá bem que não lemos direito. Penso que a maioria dos marxistas são marxistas justamente por já ter comparado todo tipo de conhecimento que a humanidade produziu com as ideias de marx.
Brabo, bem vindo camarada!
Agora que você realmente entendeu Marx, como disse, volta e lê Mises de novo. Marxismo NUNCA vai resolver o problema do cálculo econômico, por simplesmente ser impossível
@@Fairplayyyy Cara com todo o respeito, até para os economistas liberais mises não passa de um propagandista.
Não tem nada de significativo em sua obra, eu li a ação humana inteira quando cursava economia e parecia fazer muito sentido, ampliando meu conhecimento filosófico e econômico reli o livro e é um pega leigo total, a própria metodologia dele já é uma aberração em termos científico e filosóficos.
1:26:00 tem um livro do Anton de Kom, revolucionário surinamenho (morto em um campo de concentração na Holanda), chamado "nós, escravos de Suriname" onde ele escreve "acabou a escravidão, somos livres! Mas ninguém mais se importa com a gente, não somos mais propriedade de ninguém." É uma ironia as leis de terras que os colonos holandeses aplicaram que deixaram os então libertos surinamenhos sem nada além da força de trabalho, o mesmo processo aconteceu no Brasil, por sinal. É basicamente isso que o Gustavo fala, não é que o trabalhador "livre" tem uma vida inferior a do escravo, mas têm menos condições porque "ninguém se importa com ele".
Além disso, esse modo de produção não oculta as relações sociais, o escravo sabe que está sendo explorado e que não é livre. No capitalismo, como o Gustavo disse, as relações sociais são todas escondidas.
Tem muitos autores que falam que na Grécia antiga era melhor ser um escravo do que um assalariado. Eu não concordo, mas é um ponto possível mesmo de ser defendido a partir das fontes.
Do youtube brasileiro, o melhor. Parabéns pelo podcast e por elevar a qualidade.
Gosto muito do canal do Gustavo, mesmo discordando pontualmente dele, e fiquei feliz em vê-lo aqui. Geralmente, eu assisto somente os cortes do À Deriva, desta vez, sentei e assisti integralmente. Excelente a participação.
Muito bacana a participação nesses programas. E parabéns pelo entrevistador, que faz perguntas honestas, as mais básicas com que as pessoas "comuns" irão se identificar. É gente que não sabe o que são essas ideias que precisam ser o objetivo.
Finalmente um convidado inteligente no À Deriva...
Sensacional a participação do Gustavo!
Engraçado que a burguesia brasileira pode acabar deixando de existir, pelas industrias internacionais
Mas o irracionalismo da dinâmica do capital, não permite eles verem isso no longo prazo.
1) Petry, meus parabéns pela objetividade das perguntas e pelo respeito em ouvir o convidado. Muitos "podcasters" precisam aprender contigo.
2) Tenho discordâncias muitas em relação ao Gustavo, mas o considero um grande intelectual, que deveria ser mais valorizado.
3) Os brasileiros PRECISAM conhecer sua história. Pessoas como Gustavo comprovam isso.
O Gustavo é o cara que melhor ensina Marxismo aqui no UA-cam, o curso do capital dele é excelente. A minha humilde opinião é que, independente da linha marxista que existem, ambas enxergam as falhas dos movimentos do socialismo real, contudo essas críticas elas não podem ser tão robustas a fim de sabotar o próprio movimento revolucionário, é preciso ter autocrítica sem ter autofagia, que possamos olhar para as falhas do movimentos socialistas do passado e aprender com eles. Eu adoraria um movimento socialista "limpinho" perfeito, isento de erros, contudo a materialidade dos fatos se impõe, movimentos revolucionários são dialéticos, entre erros e acertos, buscam meios de avançar, por isso vejo que as experiências de socialismos reais não devem ser negadas, mesmo com todas as suas contradições, sob o risco de cair apenas em idealismos igual aos liberais e servindo de linha auxiliar destes.
A primeira tarefa é tirar o trabalhador da teta da alienação do trabalho capitalista e colocar na teta do comunismo, depois disso podemos discutir linha, afinal é uma etapa necessária para o avanço do movimento a disputa de ideias e linhas dentro do movimento revolucionário.
O inimigo de primeira ordem é a ideologia liberal, que está às toneladas aqui no UA-cam, torço sinceramente pelo crescimento da Soberana e do Gustavo, quanto mais crescerem melhor, vamos aproveitar essa onde de crescimento e não nos sabotar. Não duvidem da inteligência do trabalhador, para num segundo momento, pôr ambas as propostas lado a lado e perceber qual é a mais coerente com a realidade, porém se dele não for retirado o véu da ideologia burguesa essa batalha de ideias não pode ser nem travada e só dará mais espaço para a direita crescer, enquanto os marxistas ficam brigando entre si.
Posso eu aqui estar idealizando essa "união" entre Trotskistas e Leninistas, contudo gostaria de trabalhar para que, ao menos nas redes sociais, buscássemos alguma sinergia e não o embate, e deixemos a roupa seja para ser lavada em casa.
"N podem ser tão robustas" isso n faz sentido, se a crítica n é robusta ela n tem mt base ent nem deveria ser levada a sério, uma crítica tem q ser a mais robusta possível. O q n pode ser é VAZIA (o contrário de robusta).
Eu só tenho 1 problema com troskos: eles NÃO respeitam o centralismo democrático (isso desde o trotsky, q perdeu a votação de qual linha seria seguida no partido e ent ficou putinho). E eu tô falando dos trotskistas de respeito (tipo o gustavo machado e a maior parte do partido dele), pq PCO é só um bando de nazbol
Tem que para de focar na autofagia e começar a propor um socialismo brasileiro, os caras falam da NEP mas não conseguem falar quem foi Chico da Matilde sem olhar o Google.
@@sandman1006 ficar putinho é demérito, jovem? Perder uma votação, dentro do centralismo, significa que aquilo que você acha mais adequado foi rejeitado. Normal. O que Trotsky fez após essa derrota? Fuzilou algum comitê? acho que não né, quem fez isso tem nome
concordo plenamente
@@caminhodireitabrasil vamo defender os bilionários comunistas da China, quem nao quiser é autofágico!!! Eu ja cansei de ouvir isso de defensores de governos de conciliação de classe, esse mantra que diz "quem critica a linha oficial serve ao inimigo, é quinta coluna" só serve pra servir de defesa de um aparato burocratio .
E outra, se tu sabe tanto assim sobre a NEP e a gente n (?) pq vc n discute o conteúdo do video?? Ao inves de fazer picuinha??
Muito interessante e civilizado o debate. Muito rico de reflexões. Parabéns!
Grande Gustavo! Vivas, camarada!
Muito bom o podcast, da parte do convidado e do entrevistador. Parabéns aos envolvidos.
O melhor marxista, atuante no UA-cam, dos últimos tempos.
Nunca
@@mattmaninoff intelectualmente é sim
@@SunsetEnds nao adiante ser inteligente e ficar repetindo narrativa nazista.
@@mattmaninoff intelectualmente ele não é mal caráter e sujo como todo o resto é
@@dinho9068 De onde vocês tiraram isso? KKKKK O cara fala de genocídio Stalinista mas não mostra uma prova ou documento que comprove o que ele fala.
o Gustavo com certeza é um dos melhores marxistas do debate brasileiro!
Um dos melhores entre os piores.
@@vladimirputo2780refuta ele ae
Então você só conhece ele.
@@herbert6407 exatamente kkkkkkk
poooooo KKKKKK o cara é Trotskista, já começa a falta de coerência ai
Salveeeee. O Gustavo eh fohda e merece muito mais alcance. Obrigada Petry!!!!
Melhor marxista do UA-cam!
O Gustavo é escritor e um excelente intelectual marxista. Trotskista raiz, com profundo conhecimento sobre Marx e o marxismo. O melhor que já tive o prazer de ouvir.
Eu estudava no curso de Olavo de Carvalhoe e ele indicou o gustavo machado como sendo o unico canal que entende de marxismo que ele conhece, terminou que me convenci e me tornei um marxista...agradeca ao velho Gustavo....kkkkk
Tá aí porque porque trotskistas é difícil de levar a sério, olha o tipo de pessoa que indicava com o cara (indicava, grazadeus que é no passado kkkkkkk)
@@renandimas5406 , ué, e daí que o Olavo indicava ele sob esse aspecto? Qualquer pessoa com 2 neurônios e honesta, percebe, ao menos, que em conteúdo marxista e entendimento da obra de Marx, o Gustavo é o melhor mesmo existente no youtube brasileiro, independente da linha que ele siga.
@@renandimas5406 Mano, seus ídolos nunca leram Marx. Entenda isso... seus ídolos jamais aceitariam debater com o Gustavo. E se tu gosta tanto de liberal e conservador, eles só debatem com isso mesmo, e com aqueles bem chulos e burros, pois aí eles tem alguma chance. KKK
@@GustavoMelo64você está insinuando que OLAVO, O PRÓPRIO, era HONESTO? Ou tinha mais que dois neurônios? Sério? Eu espero que não, isso me deixa honestamente muito confusa...
@@renandimas5406 kkkkkkkkk foda men
Gustavo Machado, tb conhecido como o TERROR dos Ancaps.
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk, sim sim, com ctzkk
E o Rui Costa Pimenta o maior bajulador dos Ancaps!
Sim sim, os caras tremem kkkkkk
acompanho o trabalho desse cara há anos, bom demais ver ele por aqui
Gustavo Machado mandou muito bem!
uma das melhores entrevistas que vi ultimamente no UA-cam!
grande Gustavo
Gustavo Machado é muito foda. Estava demorando para ele ser chamado.
GEnial, didático, esclarecedor. Assisti duas vezes.
VAMOS LEMBRAR AMIGOS, SOMOS TODOS TRABALHADORES, NÃO INIMIGOS, VAMOS NOS UNIR AO REDOR DO QUE TEMOS EM COMUM, A LUTA POR UMA VIDA DIGNA
Achei legal a distinção entre os tipos de pesquisa: a básica, que é uma loteria (você não sabe se ou quando virará produto útil) , é feita com recursos públicos; as pesquisas finais e lucrativas são feitas por empresas.
Finalmente um marxista que sabe Marx!
Verdade, Daniel
Você é Marxista, Daniel?
@@RobertoSantos-zb6ye ss
Recomendo Visão Marxista também, aqui no youtube e no tiktok
Coitado do Marx kkk
Não sou marxista, mas como é bom ver alguém que eleva o nível do debate hein.
Esse cara é brabo
Eu sou conservador e conheci o Gustavo por um fichamento do Otto Maria kkkk achei tão incrível que fui procurar quem era o cara kkk maluco é foda ( idit : não sou mais conservador gente atualmente sou marxista )
@@precisamosfalarsobre5477 , não sei se tu viu, mas ele tem um vídeo sobre a obra do Otto Maria.
Lembrando q nada impede vc ser conservador e através do marxismo lutar pelo objetivo da sua classe q é a trabalhadora.
Cara, a quantidade de pessoas que não são marxistas e que gostam do Gustavo é para refletir. É estranho um marxista ser palatável a um liberal.
A não ser que o liberal não veja risco daquilo que o marxista fala acontecer. E, na minha visão, esse é talvez o principal problema do PSTU e dos trotskistas: uma tática política idealista, e que dificilmente representa possibilidade real de revolução. Tanto que nenhuma revolução trotskista aconteceu até hoje.
Os marxistas-leninistas têm uma tática mais realista e menos idealista, e representam maior possibilidade de revolução. E desses marxistas, os liberais não gostam.
Sem tretas, continuo inscrito e aprendendo sobre o Capital no canal do Gustavo. Só pontuando essa diferença que eu enxergo.
Eeeeeeee, estava aguardando!
Parabéns pelo seu trabalho Gustavo.
Possuo inclinação política à direita, mas Gustavo Machado é absolutamente digno de respeito, pois é visivelmente justo intelectualmente e não distorce realidades e análises a seu benefício. Parabéns pela entrevista.
Sou leninista e tenho algumas discordâncias em relação ao posicionamento do Gustavo no que cerne as experiências do socialismo real. Apesar disso eu acompanho ele e tenho que dizer que ele eleva o nível nas discussões sobre O Capital.
Eu tmb sou leninista... por isso nao posso aceitar que glorifiquem o coveiro do partido de lenin: Stalin
@@mateustranquilao Stalin é uma figura complexa, q cometeu erros e acertos.
Tal como Trotsky, q foi o grande organizador do exército vermelho, mas que posteriormente traiu a revolução.
Stalin não foi esse monstro q o Gustavo pintou não, mas também n foi um messias na terra.
Ótima entrevista. Finalmente alguém com uma excelente compreensão do marxismo. Ótima didática e conhecimento muito bem consolidado.
O que mais conhece de Marx no youtube, fácil.
Gustavo Machado nos esclarece questões complexas sobre o capitalismo! Estudioso e faz um discernimento! Grande abraço único
O melhor comunicador marxista que há no youtube. Parabéns pela conversa!
Gustavo, um marxista de verdade.
Grande Gustavo! Segui a leitura completa de "O Capital" vol. 1 pelas suas aulas no canal em concomitante com o livro físico, capítulo por capítulo. Bom demais...
Parabéns professor. Seu canal aprendi muito. Conheci em 2021.
De novo: VTNC, Petry!
Máquina de perguntas pertinentes frente à maioria à frente de podcasts.
Parabéns!
Ótima live , finalmente alguém que realmente sabe oque tá falando sobre marxismo em um podcast
Um marxista coerente, independente da divergência de ideias eu o acompanho e revi muita coisa com base em suas análises
O Gustavo é diametralmente oposto a outros comunistas/socialistas no Brasil. É educado, sem rodeios, não é LACRADOR, não parece que saiu da casa da vó, etc.
Leiam o anuário do ILAESE. É chocante.
1:18:40 A naturalização do capitalismo como única forma de organização da sociedade é a mais difícil de ser combatida. Ou a classe trabalhadora toma consciência do seu papel na construção da sociedade futura ou nossa espécie será extinta pelo próprio sistema capitalista. Socialismo ou extinção.
Podcast Fenomenal!!! Qualidade do entrevistado excepcional!!!
Organizar a classe trabalhadora sem alguma liderança, sem alguma influência psicológica de massa, eu acho que é bem mais difícil, principalmente a curto prazo. Obs. Pra mim o melhor podcast de assuntos gerais. O Petry manda bem demais nas perguntas.
Esse sim é um marxista de respeito.
Tenho acompanhado todos os Marxista em sues respectivos canis e visitas em Podcast , esse de longe (qual eu não conhecia) foi o que me passou mais clareza e de forma sincera, sem tentar esconder as mazelas das experiências passadas.
Meu sonho era que os brasileiros se revoltassem eu não aguento mais viver nessa sociedade e imaginar que estamos fadados a isso e que todas as nossas gerações vão viver miserável pra proporcionar riqueza e conforto pra algumas poucas pessoas. Parece que ainda vivemos o imperialismo. Tamo fudido porque não nos revoltamos vamos nos organizar cara.
Até que enfim um marxista de verdade
Gustavo tinha que estar em todos os podcasts grandes.
Tinha que ter um podcast com Gustavo Machado, Elias Jabbour e João Carvalho no Inteligência LTDA
@@lucaslopesf khahahaha queria
@@lucaslopesf eu iria adorar
@@lucaslopesf ia ser muito foda kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
@@lucaslopesf Esses aí fogem do Gustavo.
Gustavo é o melhor e precisa urgente de um alcance maior! Ele é foda demais!
Não conhecia esse camarada! Vamos ver suas reflexões✌️
Parabens e obrigado ao Petry e a galera do A deriva.
Terceira vez vendo essa entrevista, professor Gustavo é muito bom !
Já tenho entretenimento garantido pros meus próximos almoços
ahahahahha, igualmente, camrada.
Parabens ao gustavo pela postura, educação e dominio teorico!
Gustavo podia aparecer em mais podcasts.👏👏👏
Incrível Gustavo, ótimo trabalho!
Ser intelectualmente honesto é o mais importante das características de um comunicador. Acompanho várias pessoas de vários pontos de vista completamente diferentes, mas só em serem honestos eu acompanho e respeito
Mto esclarecedora essa entrevista. falou mtas verdades...
Alegria de ver o Gustavo Machado falando sobre marxismo mano, tanta besteira por aí, maneiro convidar o Gustavo
Gustavo é de um calibre infelizmente muito raro atualmente. Prazer em assistir essa conversa
Esse rapaz tem muito a ensinar, aos patriotas, o que é comunismo.
Excelente entrevista.
Enquanto os caras brigam por causa de Trotsky e Stalin, a direita tá fazendo a festa!!!
Quem disse q marx queria unidade na esquerda? Tem que combater esquerdistas, mas a verdadeira luta é contra a direita mesmo.
@@Kuznetsov9088 Primero vamos acabar com o capitalismo, depois a gente discute sobre a porra da sobremesa.
O Gustavo é gênio, mas achei que faltou enfatizar mais a questão da alienação do trabalho no capitalismo pela dinâmica do valor, pela atomização social dos indivíduos e produção compulsiva de mercadorias em função de uma acumulação infinita e irracional de capital. O que molda cada vez mais a riqueza a essa necessidade de um fluxo incessante de mercadorias crescentemente descartáveis ou simplesmente voltadas a destruição, como estamos vendo hoje a retomada da corrida armamentista a patamares mais elevados uma vez que o capital já não encontra mais espaços de valorização.
O Capital e a humanidade são incompatíveis. É impossível que uma dinâmica de acumulação infinita se perpetue em um planeta de recursos finitos. Isso já tá evidente hoje com a catástrofe ambiental. O Gustavo falou brevemente em vários momentos, mas faltou conhecimento do Petry pra puxar essas questões mais centrais a respeito da crítica de Marx ao capitalismo.
up
simmm
Isso é coisa para um livro jaja. Acredito que ao chegar em casa o Gustavo vai se lembrar desse e vários assuntos que deveria abordar. Mas lá o tempo é escasso é há várias coisas que ele precisa falar, coisas que são deturpadas. 😊
Ui como ele eh superior e todos que não concordam com ele estão alienados pelo capital
@@leonardogabrielsoccoldecar667 Parabéns Leo, acabou de provar sua ignorância sobre o que é a alienação do trabalho.
MONSTRO. RAROS CONSEGUEM EXPLICAR O COMPLEXO DE FORMA SIMPLES
Excelente episódio!! É de se parabenizar pela neutralidade (ou quase neutralidade) do Petry, poucos conseguem se calar e deixar o entrevistado falar a vontade.
Não sou marxista, mas esse mano aí é brabo.
Ótima participação do Gustavo
petry, eu fico impressionada como vc sempre faz as perguntas certas, coisa q nem eu pensei antes KKKKK mto bom cara continue assiiiam
Show de bola
Muito legal ouvir esse cara. um dos melhores q o youtube me deixa assistir
Melhor episódio! Parabéns Gustavo!!!🚩🚩