Hoje na História: Golda Meir assume cargo de primeira-ministra de Israel (17/03/1969)

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 15 вер 2024
  • No dia 17 de março de 1969, uma mulher assumiu pela primeira vez a chefia do governo israelense. O caráter resoluto de Golda Meir rendeu-lhe uma frase famosa de Ben Gurion, de quem havia sido ministra: “ela é o único homem nesse gabinete cheio de homens”.
    Golda Meir (Meyerson), nascida Golda Mabovitch em Kiev, em 3 de maio de 1898, foi política, diplomata, a quarta primeira-ministra de Israel e a terceira mulher no mundo a assumir tão alto cargo. Sua política intransigente e seu estilo de liderança lhe valeram o epíteto de “Dama de Ferro”.
    Antes de ser chefe de governo, foi embaixadora de Israel na União Soviética, ministra do Trabalho e ministra de Relações Exteriores.
    Em fevereiro de 1969, aos 70 anos, já pensava em encerrar a carreira política, quando subitamente faleceu o então primeiro-ministro Levi Eshkol, sucessor de Ben Gurion. Golda Meir era a terceira opção do bloco trabalhista, já que os dois primeiros candidatos não obtiveram clara maioria no Parlamento de Israel, chamado de Knesset. Meir recebeu apenas 12 votos contrários.
    A larga coalizão de governo foi mantida. Apesar de nas eleições, alguns meses mais tarde, seu partido perder a maioria absoluta no Parlamento (56 de 120 mandatos), Meir continuou no poder.
    Carreira política
    Golda Meir era fumante inveterada e tinha sotaque norte-americano. Aos oito anos, migrou com os pais para os Estados Unidos. Estudou magistério e participou do movimento sionista. Em 1921, migrou com o marido, Morris Meyerson, para a região da Palestina, então território britânico. Dois anos depois, mudaram-se para Tel Aviv, onde nasceram seus dois filhos.
    Neste tempo, Golda iniciou a carreira política. Engajou-se no movimento sindical "Histadrut" e, como líder política, negociou ativamente com os britânicos a permissão para mais judeus ocuparem a Palestina. A Grã-Bretanha estava diminuindo a cota de migrantes judeus, temendo reações dos árabes.
    "Golda", como a princípio era conhecida em todo Israel, fez contatos com os vizinhos árabes para evitar a guerra iminente. Vestida de árabe, negociou com o rei Abdallah da Transjordânia para impedir um ataque a Israel, que estava se constituindo como Estado. Ela fracassou, mas sua determinação impressionou o mundo árabe.
    Em maio de 1948, Golda participou da assinatura da proclamação de Israel e, logo na primeira equipe de governo, foi embaixadora israelense em Moscou. Paralelamente, ocupou uma cadeira no Knesset até 1974.
    Em março de 1949, assumiu o Ministério do Trabalho e Segurança Social, e, de 1956 a 1966, foi ministra do Exterior. Logo no começo, teve que defender diante das Nações Unidas a ofensiva israelense contra o Egito. Outra tarefa árdua foram as negociações pela retirada israelense da Faixa de Gaza e da península do Sinai.
    Em dezembro de 1965, aos 68 anos, Golda Meir renunciou ao ministério por razões de saúde, mas dois meses depois foi eleita secretária-geral do Partido Mapai, conseguindo unificar três partidos de centro-esquerda e formar o Partido Trabalhista.
    Veja a matéria completa em: operamundi.uol...
    Inscreva-se
    Spotify: bit.ly/HH_OM
    Apple Podcasts: bit.ly/OM_HH
    Castbox: bit.ly/HH_OM_C...
    Google Podcasts: bit.ly/HH_OM_G...
    ----
    Quer contribuir com Opera Mundi via PIX? Nossa chave é apoie@operamundi.com.br (Razão Social: Última Instancia Editorial Ltda.). Desde já agradecemos!
    Assinatura solidária: www.operamundi.com.br/apoio

КОМЕНТАРІ • 34

  • @claricesouzasilva2613
    @claricesouzasilva2613 Рік тому +6

    Uma grande mulher, corajosa e inteligente .

  • @reginasiqueira9103
    @reginasiqueira9103 3 роки тому +7

    Esta mulher...Lenda.

  • @valkimarpaulino1244
    @valkimarpaulino1244 11 місяців тому +2

    Minha admiração a Golda

  • @marcoantoniosoaresdemoraes7354

    Golda enfrentou: 1° Preconceito por ser mulher; 2° Teve que enfrentar câncer por 20 anos (ou mais); 3° Teve que enfrentar hostilidades árabes e a Guerra do Yom Kippur q foi a 2a Guerra de Israel q na prática (após a Guerra da Independência de 1948) colocou a Sobrevivência do Estado (existência) ter sido ameaçada a ponto de Moshe Dayan ter entregado o cargo (Defesa). Tb enfrentou a Crise do Petróleo q foi consequência da Guerra do Yom Kippur em 1973. Ela propunha "Land for Peace" rejeitada pelos árabes até a Paz com o Egito (Anwar Sadat). Marcou a história de Israel é do Mundo do pós Guerra !.

  • @Clauder.
    @Clauder. 3 роки тому +6

    Golda Meir profere sua famosa declaração:
    "Não é como se houvesse um povo palestino na Palestina considerando a si mesmo como um povo e nós viéssemos, os jogássemos fora e tomássemos deles o seu país.
    Eles não existem e têm em Arafat, nascido no Egito, o seu líder.", no The Sunday Times (Londres) de 15 de junho de 1969.
    O conflito entre judeus e árabes (sem essa de palestinos) apesar de atuais, têm origem milenar e carregam uma longa história de desavenças religiosas e de disputa de terras. "Desde os tempos bíblicos, judeus e árabes, que são dois entre vários povos semitas, ocuparam partes do território do Oriente Médio.
    Muito tempo atrás, a Palestina chamava-se Canaã. Os cananeus dominaram a região ao longo de mais de mil anos. Por volta de 1500 a.C., começou a chegar ali o povo hebreu, ancestral dos judeus, formado por doze tribos. Ao redor de 1000 a.C., o rei Davi uniu essas tribos no reino de Israel, cuja capital era Jerusalém.
    "Se os palestinos baixarem as armas, haverá paz. Se os israelenses baixarem as armas, não haverá mais Israel".
    Golda Meir

    • @alinebaruchi1936
      @alinebaruchi1936 2 роки тому

      😊 não exatamente.
      Todo povo é uma construção política e religiosa.
      O judeu também não existe. Tampouco o palestino.
      Só a religião que determina.

    • @alinebaruchi1936
      @alinebaruchi1936 2 роки тому

      Vocês não entendem o que é valor mitológico de teoria do Estado e sua internacionalização de identidade e genética
      😈

    • @alinebaruchi1936
      @alinebaruchi1936 2 роки тому

      @@Clauder. eu não posso fazer mais do que eu já avisei
      Eu abandono à própria sorte
      Não faz diferença

    • @alinebaruchi1936
      @alinebaruchi1936 2 роки тому

      @@Clauder. mas agora que você sabe do que pessoas são capazes por muitos nadas...
      É engolir o amargo desse conhecimento e entender que você não merece poder algum
      Nenhum de vocês
      Quem merece desconfiança é você
      Não eu
      Você é o problema
      Sempre foi
      Nenhum homem consegue admitir que foi longe demais
      Deveriam abaixar a cabeça e entender humildade a essas alturas do campeonato

    • @alinebaruchi1936
      @alinebaruchi1936 2 роки тому

      @@Clauder. eu vou precisar de proteção por uma geopolítica maluca?
      Francamente
      Ah, mano
      Tenho culpa dos caras serem burros? Eu vou reclamar e eles vão ter que ler

  • @carlosmarques2819
    @carlosmarques2819 3 роки тому +3

    Muito bom

  • @zequinha6383
    @zequinha6383 3 роки тому +5

    Jogar Israel no mar? Nunca vão conseguir kkkkkk
    Viva o Estado de Israel.

    • @thiagogal6928
      @thiagogal6928 2 роки тому +1

      A Golda Meir era socialista.

    • @zequinha6383
      @zequinha6383 2 роки тому

      @@thiagogal6928 pois ela aprendeu muito bem fazer guerra, o Comunismo matou mais que o Nazismo, os Árabes derrotados que o diga.

  • @viniciuscaj
    @viniciuscaj 3 роки тому +3

    Bom-dia. Golda nasceu em Pinsk, Bielo-Rússia.

  • @marcelopessoa2510
    @marcelopessoa2510 Рік тому +4

    Vendo uma história de uma mulher como essa que dedicou sua vida por sua nação, penso no nosso azar qndo tivemos Dilma na presidência 😢

  • @marcoantoniosoaresdemoraes7354

    A Guerra do Yom Kippur terminou com uma jogada de mestre das FDI e uma jogada personalista e ousada de Ariel Sharom. As FDI cortaram a linha de suprimento do 3° Exército Egípcio (parece que era a maior divisão "?") . Ariel Sharom aproveitou-se da recomposição de Forças no Sinai (Reconquistado por Israel) passou com seus tanques pelas pontes artificiais e ficou parece-me a uns 40/60 kms (alguns falam de 100 kms o que tb é pouco em linha reta da Cidade do Cairo ), o que seria a 1a Vez que uma Capital e a + Cidade Árabe e tb à época a + Cidade africana ficaria sob dominio de Israel (Invadida e cercada). Mas a URSS e os EUA de lados diferentes ; sob ameaças soviéticas e garantias e benesses norte-americanas, pararam Israel. De Vergonha e Susto para o Estado de Israel a Guerra mostrou 02 Coisas : 1°) A Importância de Israel para os EUA; através da Ponte Aérea "Nova York- Base dos Açores-Israel); 2°) A Incrivel capacidade de Suporte das FDI em especial nos primeiros dias de combate em 02 Frentes pelo Norte no Golan e pelo Sul no Sinai. Os F-14 e Mirages de Israel (não sei se usaram tb os Kfirs "?") Venceram os Migs Soviéticos. Nas Batalhas de Tanques e Infantaria os Oficiais de Israel resistiram ; contra-atacaram e Venceram. Quase um mês de Guerra e o Boicote do Petróleo árabe junto com o Corte na Produção !. Shalom !. Mazal Tov !.

  • @MariaCarvalho-ks5ix
    @MariaCarvalho-ks5ix 11 місяців тому

    Lembrando que Golda foi sindicalista e era do partido de esquerda, o Trabalhista.

  • @flaviavillar9660
    @flaviavillar9660 3 роки тому +2

    Era 1969 e uma mulher assumia como Primeira Ministra! Por que a humanidade anda para trás?

  • @videos8601
    @videos8601 Рік тому +1

    Show Am ISRAEL CHAI!!

  • @josimarcosta4450
    @josimarcosta4450 Рік тому

    Bom

  • @luizotavionensesiemprenens4340
    @luizotavionensesiemprenens4340 3 роки тому +2

    NACIONALISTAS ÁRABES NÃO SÃO TERRORISTAS. BELLA CIAO HASTA LA VICTORIA SIEMPRE COMANDANTE ARAFAT SIEMPRE PRESENTE.

  • @wilsonpaulodeoliveirajunio7796
    @wilsonpaulodeoliveirajunio7796 2 роки тому

    Gu tu nunca ia sentar nessa mesa❤

  • @Golorck
    @Golorck Рік тому

    Esse cara é árabe certeza

  • @emillydasilva1436
    @emillydasilva1436 Рік тому

    Eu estudo lá to passanda

  • @alinebaruchi1936
    @alinebaruchi1936 2 роки тому

    😊

  • @diogenes7432
    @diogenes7432 3 роки тому

    Grande socialista!