A história do Jeep Willys. O lendário jipe que teve a sua trajetória encerrada por causa de 1 fator
Вставка
- Опубліковано 30 лис 2024
- A história que vamos conhecer hoje, é a do lendário jeep Willys, um robusto veículo que marcou a indústria automotiva brasileira com suas curiosas versões de duas ou quatro portas oferecidas com tração em duas ou quatro rodas que eram capazes de enfrentar qualquer obstáculo sem nenhuma dificuldade.
Veja esse vídeo do início até o final, para descobrir quais foram as opções de motores que esse veículo recebeu durante toda a sua trajetória, as suas raras versões e por qual motivo o jeep Willys teve a sua produção encerrada.
Clique aqui para nos seguir no Instagram 👇
/ reliquia_automotivaa
Veja outros vídeos do canal.
não clique aqui:
/ @reliquiaautomotiva
A história da Chevrolet veraneio com versões e opcionais que talvez você não saiba.👇
• Descubra toda a evoluç...
A história do Ford Landau. Descubra porque apesar de gastão era mais vantajoso abastecer no álcool.👇
• A história do Ford Lan...
A história do Ford Galaxie. O sedã luxuoso que trazia um item bastante curioso e interessante.👇
• A história do Ford Gal...
A história do Volkswagen SP 2. O belo esportivo que teve o sucesso destruído por causa de um fator.👇
• A história do Volkswag...
8 carros antigos bastante econômicos capazes de fazer até mais de 20 km/L. Veja e descubra.👇
• 8 carros antigos basta...
A história da Chevy 500. A pick up derivada do chevette que trazia o curioso motor de fluxo cruzado.👇
• A história da Chevy 50...
8 esportivos extremamente raros que são brasileiros e talvez você não saiba.👇
• 8 esportivos extremame...
Dance, Don't Delay de Twin Musicom é licenciada de acordo com a licença Atribuição 4.0 da Creative Commons. creativecommon...
Fonte: www.twinmusicom...
Artista: www.twinmusicom...
Amigos e amigas 😁😃
Me ajudem a bater a meta 10 mil seguidores no Instagram até o final desse ano (2024)
Clique aqui para me ajudar 😊👇
instagram.com/reliquia_automotivaa
Um pequeno erro: o protótipo escolhido foi o da Bantan, mas eles não tinham capacidade de produção e foram contratados para produzir apenas as caçambas de engate que seriam rebocadas pelos Jeeps.
A Ford e a Willys foram subcontratadas para produzir o utilitário por serem grandes montadoras
Meu veículo preferido … desde criança … realizei meu sonho e , há trinta anos , adquiri um Jeep ano 64 … meu xodó até hoje …
Tive 4 jipes. Ainda tenho um desde 1996. É um modelo americano ano 1957 , motor urricane 4 cil. É um veículo muito confiável. Pena que não produzem mais. Somando o tempo dos 4 jipes que tive, dá 42 anos. Gostei da matéria sobre o Jipe.
Meu primeiro carro comprado por mim foi um Jeep. Não lembro que ele era. Viajei muito para o Vale do Ribeira. Era muito forte e superava qualquer estrada de terra. Era marrom e preto. Bateu Saudades! Bela matéria. Parabéns! ❤
Tive um 1951, 4 cilindros e cabeçote (capô) baixo.
Na época dizia-se que o nome Jeep vinha da pronúncia em inglês de GP, abreviatura de General Purpose, algo como Pau pra Toda Obra em tradućão livre; e ele era!
Curiosidades: a versão militar tinha alças nos cantos para os soldados levantarem o jeep para atravessar algum terreno pantanoso ou levar o jipe para reparos.
As rodas das versões militares tinham suas metades unidas por porcas (imagine duas bacias aparafusadas pelos fundos, de modo a formarem um carretel - taí a roda montada) pois se os pneus furassem ou fossem estraçalhados por balas os soldados encheriam a roda com palha, cobertores, o que estivesse à mão para refazer a rodagem e cair fora dali rapidinho.
Essas versões tinham um suporte para fuzil no painel sob o parabrisa que uma manivela acionava uma mola que jogava o fuzil já na posição de tiro direto para o soldado passageiro.
Na minha versão civil de 1951 descobri, a duras penas, que os parafusos das rodas esquerdas tinham roscas esquerdas, reversas. Me disseram que era para não afrouxarem durante esforços vigorosos...
Quando criança, nos anos 80, eu sonhava em ter um jeep. Demorou mas chegou, hj tenho um Jeep Ford CJ5 1982 muito conservado. A espera valeu a pena, e adoro o carro! Não é um veiculo pra mim, é um brinquedo, onde quando eu dirijo eu volto ao tempo de criança e curto demais estar ali.
Eu também com 44 anos agora tenho meu sonhado cj5 1975 azul 💙 lindo
Meu primeiro veículo, um Jeep 48 , em 1971, veio rodando do Rio até Porto Alegre eu tinha 19 anos , fiz faculdade e namorei com ele. Muitas saudades ( apesar dele ter me deixado na mão algumas vezes com problemas de carburador😂)
O meu era um 53
O 53 tinha a tampa do motor mais alta ?
Aprendi dirigir em um jeep 1957...em 1966, o meu pai comprou o jeep q tinha o símbolo de um chapéu de couro nas laterais dianteiras. ( Esse: fabricado em Jaboatão dos Guararapes, Pe.) - Agora só restam boas lembranças.
Se hoje ainda fosse fabricado do mesmo jeito que era , e tivesse eu condições , compraria um zero km . Desenho perfeito 😁👏👏👏👏🇧🇷🇧🇷
Eu também ❤
Compraria. Sem dúvida.
Meu pai teve 2 jeeps; um de 4 cilindros (1957), e outro de 6 cilindros (1973). Carro show demais. Divertido e espartano. Sem assistência de partida; redes sociais e conectividade. Aliás, o que é isso... 🤣🤣 E tudo certo. Jeep é carro de briga e para quem teve ou andou nele; como eu, se torna inesquecível. Só bons momentos... Só quem viveu sabe... Abrs.
Ja tive o prazer de dirigir um Jeep ano 1980, conforto 0 ( zero), emoção 1000 (mil).
Muito divertido, chama atenção por onde passa.
Meu avô tem um CJ5 1962, lindo carro. Mas infelizmente por problemas mecânicos meu avô não sai mais com ele desde 2010. Mas toda quinta feira ele liga o motor para não enferrujar.
Tem que fazer um esforço para consertar hoje em dia é uma raridade ver um carro desses que certamente está à muitos anos na família...
Tenho um ano 2073. Não tem preço.
O nome original era General Purpose Truco. 😊
Retificando: General Purpose Truck (G ficou gi e P ficou pi)
Procure nas redes sociais de peças para reposição do Jeep desse ano que você irá encontrar peças para seu avô continuar andando com esse fantástico exemplar que é o Jeep.
Já tive 2 jeep, um 57 e outro 62, hoje tenho uma pick up 67 toda original até com capota alta, meu xodó. Minha paixão.eu nunca vi esse jeep tipo camionete.
Jeep é bom demais… tenho lembrança que em 1965, estava na fazenda e chovia ; na época não existia asfalto na região e tive que ir ao patrimônio comprar mantimento. Que alegria dirigir o Jeep 4x4 passa no barro e atoleiro como uma luva que sensação gostosa uma adrenalina… kkk
Eu tive e restaurei centenas de jeep e rural e picks e estou com 1 pra vender ano 72 tirado na concessionária FORD de formiga e está aqui até hoje sou funileiro mecânico aposentei mais ADORO observação não só linha FORD TODAS às marcas,😊❤
Gosto desse modelo, e continuo gostando do jipe até hoje.
Sou apaixonado pelo jeep antigo.
Meu sonho de consumo.
Meu pai tem um jeep Willys 1952 até hoje. Andei muito em um jeep. Obrigada pelo vídeo. Maravilha!!!!!
Eu acho lindo geep antigo primeiro carro q eu andei na minha infância, meu sonho é ter um carro desse so pra mim
Meu pai teve dois jeeps, um 57 e 80 e também uma Rural 70. Eram muito bons em qualquer terreno e não considerava desconfortáveis. O problema era o alto consumo mas como eram divertidos.
Tenho um CJ5 ano 1961 verde oliva a mais de desoito anos tornou-se meu passatempo preferido pois eu mesmo procuro fazer a manutenção; contra a vontade da minha esposa que acha que só tenho tempo para ele ,acho quê ela tem é ciúme da minha viatura.
Até mais abraços.
Tive a oportunidade de ter um ano 1960. Ganhei de meu pai, mais infelizmente não pude ficar com ele. Sou apaixonado pela linha Willys.
Muito bom amigo 👏👏👏👏👍👍👍
Jeep este é o verdadeiro Herói de guerra
Eu possui um jeep ano 1966 tenho boas lembranças e ainda hj sonho muito possuindo um jeep.
"Eu estava lá, preparava até um relatório de montagem final, aprovados e reprovados no acabamento.
Sem dúvida o jeep Willys tem lugar até os dias de hoje, porém do mesmo modo que entram num crescendo, acabam dando espaço a versões que surgem de outros modelos para os mais variados gostos e usos, e como a estrutura fabril é muito grande não compensa a manutenção para baixa produtividade e acaba sendo descartada para novos modelos de alto consumo popular.
Em resumo o Jeep Willys ainda nos dias de hoje seria uma ferramenta útil em várias situações, tais como operações de manutenção em lugares incertos e não sabidos..
A Jeep realmente têm uma história peculiar, passou por vários proprietários que sempre tiveram dificuldades, dando origem a “Maldição do Jeep”. Da Bantam à Willys, da Kaiser à AMC, todas as entidades corporativas que adquiriram a Jeep faliram posteriormente - na maioria das vezes por razões que pouco tinham a ver com a Jeep.
Verdade.
um apaixonado por esse veiculo ate hoje e por sua historia,na minha opiniao o veiculo mais iconico do mundo...
Posui varios jeep e era um carro muito bom, e ainda vou comprar um prá mim.
Meu nome é Josenildo! Possui dois Jeep, um ano 1952 e outro 1957 já modificado carroceria mais moderna, duas máquinas fora de série classe topo tudo adorei esse tempo e esse tipo de veículo. Bons tempos 😂.
Me enseñó mi padre a manejar, teniendo yo 6 años, en un cj3 1953. Rivera, Uruguay
Fico sempre ansiosa para ver os próximos vídeos ❤❤❤😊
Confesso que ainda é o melhor veículo pra campinas e roça de grande potência e durabilidade até hoje.
Minha família ainda tem um jeep willis 1957 original. Fizemos muitas trilhas com ele!
❤ eu lamento muito a falta de fabricação desse jeep...ele é muito LINDO.. é uma pena mesmo não EXISTIR para venda...
Fico na saudade....
Da muita saudade deveria estar produzindo até hoje
Ser proprietário de um jipe é muito mais do quer ser proprietário de um carro! Ter um jipe é a satisfação de poder ir a qualquer lugar, mesmo sem estradas. É a satisfação de ter um veículo com mobilidade muito maior e confiabilidade muito maior do que a dos veículos convencionais. Se voce se sente feliz ao volante de um jipe; sem importar qual seja sua marca e modelo, então você é um jipeiro! Se você prefe
Se você prefere andar com um jipe antigo ao invés de andar com um carro de passeio mais novo, então você é mesmo um jipeiro!
Com seu carro você não chega onde eu chego de Willys
Concorda
Tenho um jeep compas 2018 e um jeep willys 1959 esse que é o meu xodó com seu motor 6cc.
Tenho um Sandero 2021 e prefiro andar com o Willys 1966 do meu pai kkkkk
Jeep é top meu pai tinha um 1958. Paralama tra,eira redondo. .nao tinha estrada que segurava ele. Tinha que retornar a fábrica novamente. Vai ser sucesso pode ter. Esteja.
Meu primeiro carro foi um Jeep ano 45 , que pertenceu a base Aérea de Santa Cruz no Rio de Janeiro. Quando me casei, infelizmente tive que vender pois minha esposa não se sentia segura em levar nosso bebê nele.Anos mais tarde realizei meu sonho e comprei outro, um ano 78, troquei seu motor por um Toyota diesel 5 marchas. Tenho esse Jeep fazem 26 anos, já o reformei completamente duas vezes. Não deixo ninguém dirigi-lo, meus filhos fizeram isso apenas uma vez. Eu ADORO meu Jeep, costumo dizer que quando eu partir , quero ser colocado dentro dele e que nos enterrem juntos ❤.
Bobagem. Quando você morrer seus filhos vão dá pau no carro ou vender kkkk
Eu tinha 11 anos de idade quando aprendi a dirigir, e foi um Jeep Willys 61, um ano mais novo que eu, de 6 cilindros, 90 cavalos, com tração nas 4 e reduzida, 🙂 Tenho saudade especial do meu "instrutor", o meu saudoso paizinho, me ensinando a trocar as marchas. Usar a terceira, nem pensar! 😄
Possui uns 5 jeeps. Tempos bons, década de 70. Muitas saudades.
Excelente matéria.
Possuí 3 jeep, 69, 76, 79, usados todos os dias de 1988 a 2012 , fiz muitas viagens, fiz muitas modificações neles, as que trouxeram maior resultado, freios, suspensão e alongamento do chassis.
A causa da baixa venda do veículo foi o consumo de combustível e a falta de um motor a diesel.
Pena que as coisas boas se acabam logo.
Outra coisa que me deixou triste foi a Ford ter fechado a fábrica de Jaboatão dos Guararapes/PE. Mas, fico feliz por novamente a Jeep ter honrado Pernambuco e ter instalado a nova fábrica em Goiana/PE que hoje tem se tornado uma das locomotiva no desenvolvimento econômico de estado.
Parabéns a JEEP!
Feliz de quem teve um desses e febre o auge no brasil,meu pai tiha um em parnaiba piauí.
Tenho um CJ5 74 muito inteiro, carroceria 83 de aço, com modificações como motor de Maverick 4, pedais suspensos, painel completo, amortecedores Rancho com pressurização elétrica USA, espelhos inox USA, suspensões altas, rodas 16 com freios a disco, câmbio clark 4 marchas, diferenciais Dana 44 com snorkel, parabrisa militar escamoteável e rebatível, faróis led com auxiliares também led, tanque plástico, camburão auxiliar original, capota conversível, bancos especiais, cintos de 3 pontos, etc.
Temos ele na família desde 1994. Proporciona muita curtição!
Será passado para um filho...
Oi pessal tambem sou jipeiro .tenho um jeep cj 5 ano 74. Uso para alguns passeios e para pescarias.
Tive um MB , durante 30 anos sinto muita saudade.
Meu pai tinha um,em parnaiba piaui cara alta,era muito bom William era William. Vai ser lembrado pro resto da vida.
Tenho um jeep JC 3 1950 impecável tudo original sempre fui apaixonado por ele quando pude comprei tenho ele guardado ando muito pouco
Aproveite mais, nunca venda e seja feliz..
Faz 20 anos que vendi o meu e me arrependo.
Quando garoto eu tinha muita vontade de andar em um. Eu brincava com um de plástico e tive um como carrinho s pedal todo pintado em verde oliva com o símbolo do exército kkk. Bons tempos....
☝️☝️☝️ Outra possível origem do nome é o Eugênio; o Jeep Mágico do Marinheiro Popeye; pois ele era pequenino e passsva por qualquer lugar (atravessava as paredes)... Os Jipes feitos no Nordeste tinham um Emblema com um Chapéu de Couro característico da Região e eram denominado Willys Chapéu de Couro... Excelente Vídeo👏👏👏!!!
Eugene era o nome do meu 42.., em homenagem a esta teoria da origem do nome.
@@marcelofernandes1110 😁😁😁👏👏👏👍👍👍!!!
caramba, passei a infancia e adolescencia e agora maturidade e fiquei sómente no sonho de um dia ter um jeep. MAS, SONHAR NÃO FAZ MAL ALGUM. TALVEZ UM DIA QUEM SABE O UNIVERSO LEMBRE QUE EU EXISTO
Saiu de linha porque no Brasil a ford comprou a marca e em 1983 encerrou a produção e nao querendo modernizar/ atulaizar os modelos. Assim como a ford fez com a troller, comprou em 2008 e encerrou a produção em 2019 acho.
Que bela reportagem. O Jeep tem muita pra mim.
Já sim historia de todos',meu pai.loco por essa willians
Andei muito nesses veículos 👍🏻👊🏻🇧🇷
Boa noite meu amigo eu tenho um 51 a38 anos em Almenara.m.g agora com o motor CHT 1.6 do escort ele e verde martelado.
Beto Motores....Jose Humberto Guimaraens.....
Eu tenho um CJ5 1965. Uso ele pra ir ao trabalho todo dia
Tive um Jeep Willys 66 6 cilindros em linha . Já o nome eu li numa revista americana Jeep é uma sigla para "Just Enough Essential Partes" que vinha marcado na caixa enviada à guerra.
Nossa sou fã se jieep , sou apaixonada por eles 😅
Meu pai teve 3! Sempre fui apaixonado por valente veículo.
Obrigado pelo vídeo
Tenho um CJ5 1952, SEMI NOVO. UMA JOIA.
VERDE MILITAR.
Já tive um no início dos anos 200. Amarelo 1960.
Sou super fã desse tipo de veículo...
Atualmente impossível adquirir um exemplar desses
Meu pai no ano de 1989 teve um ano 1966 na cor verde escuro motor seis cilindros com com redução para estradas ruins e atoleiro era o carro da época.
Eu sempre gostei do Jeep, e não gostei de terem acabado de produzirem ele. Um carro tão versátil, tão útil e tão bonito.
Aprendi a dirigir no jeep
Abraço sucesso
São Bernardo do Campo sp
Excelente conteúdo 👏👏👏
MEU PAI TEVE NOS ANOS 7O UM JEEP 62 DEPOIS MAS UMS TRÊS EM 1981 COMPRAMOS 1 ANO 74. 4 MARCHAS ERA MUITO TOP ...
Gostei, belo trabalho!
Esse marcou a história
Achei lindo Jeep só fiquei triste porque acabou não fazendo mais magia ele deixou muita saudade o tempo de garoto
Acho lindos, principalmente os da décadas de 60/70
sensacional
Era carro dos meus sonhos, se o jeep willys tivesse feito uma parceria com uma fábrica de motor diesel. Ele tinha feito muito mais sucesso. Naquele época o motor a gasolina bebia muito. A Toyota bandeirante fez o sucesso por ter feito a parceria com a Mercedes benz. Se ela tivesse continuado com o motor a gasolina ela não ia ter a metade do sucesso que até hoje tem.
Aprendi a pilotar num do quartel,saudades dos jeeps
Meu pai e nós possuiu um jeep 1966noanos de 1974 comprado com colheita de café no Paraná andava sempre com tanque cheio de gasolina e não éramos nem dono de terra.tinhamoa muita fartura tempos bons não dava muita oficina. Não deveria ter parado de fabricar. Nada a ver com estes leep de hoje
Eu sou apaixonado pelo jeep.
Tive uma f100 v8,58 e troquei com um jeep 54, capú alto. Troquei c9m uma rural 62 por causa do espaço. Gostaria do jeep novamente.
Meu avo paterno e meu pai possuíram diversos jeeps. Eles eram fazendeiros e negociantes de gado, eram chamados boiadeiros. Trafegavam por caminhos, não existiam estradas. Com 8 anos eu ja ia pra todo lado dirigindo transportando quase tudo, ate animais vivos(galinhas porcos bezerros carneiros cachorros) So saudades. Arrependimento de não segurado um para desfilar hoje. Det: estou com 75 anos.
a gente sabe q nda dura para sempre
mas ele é maravilhoso
marcoo época
🎉poxa q legal andei muito de jeep meu avô teve vários e consertamos muitos era oficina e ferro velho eu era criança kkkk, mas sobre o jeep eu ,procurei em um artigo q falava q as siglas traduzindo para o português seria algo " apenas as peças essências para o funcionar " algo assim
A palavra Jeep seria formada pelas iniciais das palavras Just Enough Essential Parts, algo como “apenas peças essenciais”
Meu pai teve vários jeeps, deveriam voltar a fábricar do mesmo geito.
Eu tive um 51, um 54 e um Kandango. Saudades!
Meu pai tinha uma rural também uma combi,e aí por aí até hoje tenho ações da William
Ainda alguns meses tinha o bloco de um bf161 , 2.6 , dei pra um amigo fazer um porta garrafas de vinho kkkk , e o último jeep q restauramos foi um limousine , azul , tiramos o 3000 e colocamos um magnum 318 , usamos a caixa clark do Dodge com a transferência e redução do jeep , ficou top , mas infelizmente nosso cliente e amigo faleceu eo jeep virou peso de sucata ,triste
sempre gostei muito de carros wilis
Gosto muito que , tenho um jeep wills e uma F75 ano 78 SUPER NOVA
Muito bom
Jeep feito em Jaboatão dos Guararapes, chamado Chapéu de Couro.
Meu pai tinha um 59, verde.
"J e e p" , e uma sigla q vi em documentário da guerra. Só não recordo, pois era em alemão. Só sei q dizia mais ou menos assim; juntar peças e rodas em pouco tempo, como C fosse uma montagem rápida.
Eu ñ conhecia algumas versões. O meu 1o jeep foi 1 Cj-5 4x2 1968, dpois tive outro 1965 4x4
Infelizmente o pobre assalariado não podia comprar ele já que custava 79 salários mínimo. Meu DEUS toda vida o Brasil judia de sua grande massa
Pois é, pais de tradição escravagista é assim mesmo, só dando fim a essa elite de lacaios escravagistas e que agroa voltaram com força total desdse 1990!!
Até hoje o pobre assalariado não consegue comprar um .
Foi o veículo mais confiável nas décadas de 1945 a 1965, mas foi destituído pela simplicidade do Fusca que vencia a lama com seu pequeno peso e, por sua resistência mecânica, baixo custo de manutenção e menor consumo, o substituiu nas estradas e cidades brasileiras. Felizmente os Fuscas também foram substituídos por veículos mais confortáveis e menos barulhentos.
eu tive um gripe 1962 era muito bm
Faltou falar de uma versão com capota de aço, cheguei a ver alguns nos anos 1960 e 1970.
Diz a lenda que os soldados chamavam de Jeep em alusão ao personagem mágico do desenho Popeye. 😅
Meu Deus, passei muito tempo da minha infância montado em um jeep.
Tem um pequeno detalhe importantíssimo que a reportagem deixou escapar.
Meu pai possuía um jeep ano 1966, fabricado em Jaboatão do Guararapes, na cor creme. Comprado na consessionaria DJAUTO em Juazeiro da Bahia.
Esse modelo trazia um aplique de um CHAPÉU DE COURO na lateral direita próximo a porta do motorista.
Alguém se lembra desse detalhe?