O Yamato afundou por a) foi lançado numa missão suicida, com poucas chances de vitória; b) não tinha escoltas suficientes ou cobertura aérea; c) de modo geral, todo o sistema de defesa AA japonês era ineficiente, desde armas de baixa potência e cadência à péssimo controle de fogo. Apesar de tudo isso ele foi capaz de resistir a punições inacreditáveis.
Se eu não estou enganado, o Yamato resistiu a duas horas árduas de combate, resistindo a vários ataques de torpedos (11) e bombas (6) gracas ao seu casco ''secundario'' repleto de compartimentos que eram preenchidos com agua para reequilibrar o navio quando era atingido em uma das laterais. Outra coisa que também comprometeu a defesa antiaerea do Yamato foi que a tripulacão era bem mais jovem e inexperiente. Devido as altas baixas que levaram a falta de soldados para lutar, o japão foi obrigado a recrutar adolescentes na faixa dos 17 anos, os quais eram enviados para batalha sem terem os anos necessários para se tornarem soldados com melhor desempenho militar. Só pra ter uma ideia: O HMS Prince of Wales, encouracado da marinha britânica foi comprometido ao ser atingido por apenas 1 torpedo japonês no dia 10 de Dezembro de 1941. O Yamato também não era tão lento para um navio daquele tamanho, podendo atingir velocidade máxima de 27 nós (50 km/h), o que era rápido para um navio de 74 mil toneladas. Em comparacão, os encouracados da classe Iowa (57,5 mil toneladas longas) durante a guerra fria atingiam velocidade máxima de 33 nós (61km/h) quando totalmente carregados, podendo subir para 35 nós (65,2 km/h) quando parcialmente carregados. Um cruzador da classe Ticonderoga tem velocidade máxima de 32,5 nós (60 km/h) (claro que há outras coisas a se considerar, incluindo manobrabilidade, mas é só pra dar uma ideia).
na verdade o item c esta muito errado ao dizer q o sistema de defesa AA era composto de armas de baixa potencia e pessimo controle de fogo , ele tinha 162 canhoes de cal .25 , 6 canhoes 155 milimetros e 24 canhoes de 27 milimetros cada . todos esses canhoes sao de altissima pontencia e cada um instalados em torres que giravam e q tinham amortecedores para controle de fogo q para a epoca era uma coisa muito avançada , inclusive alguns calibres desses utilizados nos mais poderosos tanques de guerra de hoje em dia , o GRANDE , MUITO GRANDE erro dos japoneses foi nao ter escoltas tanto aereas quanto navais para deter os torpedeiros e bombardeiros americanos . mas levando em consideraçao q o ataque americano se deu com mais 400 avioes kkkkkkkk meu amigo o yamato n afundou pq tinha canoes ruins
Letra a, operação: tem go! Onde o horonavel Yamato foi lançado na linha de frente do ataque suicida a costa dos estados unidos, infelizmente os americanos descobriram o ataque horas antes e se preparam para o ataque
video excelente, ficava me perguntando porque navios tão bem armados como os courasados simplesmente sumiram agora minhas dúvidas foram esclarecidas ,parabéns pelo canal
canhões eletromagnéticos com alcance de centenas de Km poderiam ser uma boa solução para haver uma "ressurreição" dos couraçados,mas isso é BEEEMMM pro futuro e é mais provável (e útil) que uma fragata com UM canhão desses apenas fizesse todo o serviço
mas Tiago,ele falou uma boa ideia,se os Couraçados hoje,tivesse oque ele falou + Blindagem e com Canhões Anti-aereos mais potentes,com Lança-misseis. seriam ótimos.
Tiago Henriqe Torchio canhões eletromagnéticos queimam aparelhos eletrônicos, maioria dos aviões hj são flybywire, e n mecânicos, se fossem atingidos seriam inutilizados na hora, e n, só pq tem aviões com tecnologia stealth n quer dizer q são "invisíveis"
Se desenvolvem tal tecnologia teria q haver uma reformulação em quase todos equipamentos militares atuais, ja q funciona tudo a base de eletrônica, um pulso eletromagnético forte e meio mundo desses equipamentos ia pro ralo
Os naufrágios do Bismarck e do Yamato, principalmente do Yamato foi por ataques lançados de porta-avioes, as Marinhas perceberam que os encouraçados já foram superados por porta-avioes e assim definitivamente acabou a era desses majestosos e poderosos navios que outrora firam os reis dos mares.
Cara mais os porta aviões precisam de escolta para ir a batalha, sem escolta os porta aviões são praticamente indefesos, só afundaram esses navios (bismarck e yamato) porque eram literalmente dezenas de porta aviões e estavam distantes e eles tinham escolta no caso do bismarck.
@@leo.rizzuto não cara os estados unidos construíram 24 grandes porta aviões com capacidade para 100 aeronaves e acredite ou não 120 porta aviões menores
Couraçados são de ataque o porta aviões parece mais apoio Pra min os dois são uma ótima estratégia de strike group Mais com a tecnologia atual poderian fazer lo melhores e mais resistentes e movidos a reator nuclear Poderia ser armado com mísseis de cruzeiro,anti tanque,anti aérea,e anti submarino Seria massa te los mostros como os couraçados de volta à reinar nos marés
Nossa muito bom Marcelo,parabéns pelo 2 canais, e obrigado por tirar a minha dúvida que a tempo postei no seu vídeo, uma dica, sei que NÃO tem tempo para isto, mas poderia criar o canal sobre 1 guerra mundial, porque tem muita história! E tão interessante como a segunda grande guerra!
lembrando que na IIGM os encouraçados já tiveram atuação SECUNDÁRIA, sendo os navios capitais os porta aviões.... A grande guerra dos encouraçados foi a IGM, e sua grande batalha foi a da Jutilândia...
Os encouraçados tiveram o azar de nascer na mesma época da ascensão dos aviões de guerra. Hoje os reis dos mares são os portas-aviões, mas será que esses também vão permanecer no topo? Ou ficarão obsoletos?
Gostaria que seu canal abordasse sobre o que são e as diferenças entre os navios. Por exemplo: a difernça entre uma fragata, um couraçado, um destróier, uma corveta, entre outros.
parabéns pelos vídeos, estou gostando muito do canal! Uma sugestão de vídeo seria falar de todos os tipo s de navios e a função de cada um em um combate Continue o ótimo trabalho
*Hoje no Mundo Militar lém do seu canal ser o melhor, sobre assunto militar, voce é um excelente narrador, não fica atráz dos melhores narradores de documentários de TVs!*
Não faz mais sentido hoje em dia ter grandes e lentos couraçados, visto que hoje em dia existem aviões, mísseis e submarinos tem poder mais que suficiente para subjugar qualquer couraçado já construído.
Também já pensei nisso, mas seria meio inviável, visto que destroyers, fragatas e submarinos também podem exercer essas funções. Mas seria bacana ver um conceito de como seria um couraçado moderno. Acho que o mais perto disso é o USS Iowa depois da modernização nos anos 80.
o único navio que se aproxima disso é o CRUZADOR PESSADO NUCLEAR ( Pedro o " grande" ) Russo. um verdadeiro titã dos mares capaz de combater buques, aviões e submarinos ao mesmo tempo; e transporta mísseis intercontinentais. 👍
+Senhor Doutor Professor Patrick #ContenteTV Poderia sim, mas não seriam eficazes. Hoje em dia existem mísseis balísticos inter-continentais. Esse também é um dos motivos de poucas armadas investirem em porta-aviões. São um alvo muito fácil com a tecnologia atual. Um míssil a kilometros de distância são a ruína de uma embarcação!
RIP couraçados! Mas que é mto legal ler as batalhas envolvendo couraçados isso é!! Como na guerra russo-japonesa de 1905, a rússia era a 4* marinha do mundo e os japoneses acabavam de construir uma marinha de guerra moderna! O almirante Togo conduzia a esquadra nipônica e destruiu a esquadra russa a tiros de canhão! Até hoje o seu navio almirante Mikasa está no japão! Conservado como uma relíquia! País que preserva sua história é outra coisa!!
Particularmente, acho que na sgm os couraçados ainda davam para serem utilizados naquele contexto. Porém, navios como a dupla Bismarck/Tirpitz e o Yamato foram muito mal utilizados pelos seus operadores. Se o yamato tivesse sido utilizado em midway, talvez o resultado tivesse sido diferente.
A tecnologia e a evolução abrindo caminhos para a extinção do que outrora fora descrito como poderosas e imbatíveis máquinas, além de os couraçados serem belonaves realmente estupendas! parabéns pelo vídeo.
Fui militar e hoje estou na Secretaria de Estado e Segurança Pública do Espírito Santo, a mais de 12 anos estudo material bélico, ciências militares e assuntos associados a fatos e acontecimentos do meio militar pós Segunda Guerra Mundial, gostaria de contribuir com o canal pois vejo no canal uma forma simples de comunicação e instrução para os menos intendidos do assunto. Caso tenha essa possibilidade ou necessidade estou a disposição. Abraços "HMM" .
os Encouraçados da Classe Iowa se tornaram museus e podem ser visitados nos Estados Unidos: Iowa (Los Angeles); Missouri (Havai); Winsconsin (Norfolk) e New Jersey (New Jersey).
eu assisti dois dos seus vídeos e já foi o bastante para q eu decidisse me escrever no seu canal. parabéns pela qualidade dos conteúdos dos seus vídeos. curto muito seus temas.
Acredito que se no futuro as chamadas " Armas de Energia direcionada " ou popularmente conhecidas como ( Armas Lazer) ou algo do tipo , vierem a se tornar uma realidade no campo de batalha , os couraçados podem retornar, pois esta tecnologia não é fácil de implantar precisa-se de uma estrutura grande para alimenta-la e transporta-la , sem contar que um couraçado poderia levar mais armas deste tipo, além de proporcionar uma maior capacidade defensiva já que teria uma blindagem mais grossa que o normal .
estes navios desde a 1 guerra mundial tinha estrategista falando que o melhor uso seria como plataforma de canhoes para apoio em terra e nao como armas de ataque. e de fato seu melhor uso seria deste modo, ate mesmo na guerra do vietnam.
Aquela época foi a ascensão dos aviões, daí a defasagem dos couraçados. Hoje é dos mísseis hipersônicos sobre os porta-aviões. Veremos se estes também estarão.
Muito bom video Marcelo!!! Sempre quis saber o por que dos battleships não serem mais fabricados, eu tinha ouvido falar que não existiram mais BB's, por que eram muito caros para serem produzidos. Mais agora tenho certeza, que não foi por causa disso.
INTERESSANTE! TUDO ISSO FOI UMA GRANDE EXPERIÊNCIA, DESDE O ATAQUE A PEAR HARBOR, QND QUATRO DOS GRANDES COURAÇADOS AMERICANOS FORAM AFUNDADOS JA SE DIZIAM Q ERAM OBSOLETOS ... PARABÉNS PELO VÍDEO!🙌👏👏
Tem gente que acha que o Brasil não tinha esses gigantes mas tinha sim para ser exato dois o são Paulo e o Minas Gerais dois grandes navios projetados entre 1910 e 1915 por ai que durarão até o fim da Segunda Guerra quando mandaram desmontar os dois em vez de fazer museus.Ai durante a ida até a Inglaterra para o desmanche o minas se desprendeu das cordas do rebocador que o levava durante uma tempestade e nunca mais foi visto
Gostaria de ver um documentário dublado detalhando a batalha de Sammar na segunda guerra. Foi o ataque mais desigual até hj..Já ouvi falar sobre o heróico destacamento TAFFY 3 q enfrentou a fúria dos gigantes couraçados japoneses nessa batalha.
Hoje, com a tecnologia de mísseis e futuramente de armas de energia dirigida, o Encouraçado seria uma arma invencível. Um sistema como o S-300 ou S-400 colocado dentro de um Encouraçado, aliado à grandes canhões eletromagnéticos que disparassem projéteis a centenas de milhas, seria ainda hoje uma arma formidável, e um bom cinturão de blindagem seria bem resistente a mísseis, ainda que hipersonicos.
A atual situação tecnológica transforma os encouraçados em navios obsoletos. Entretanto, o volume e poder de fogo de seus canhões em suporte de artilharia em desembarques anfíbios não pode ser igualados. Mísseis cruise lançados de navios ou submarinos suprem de forma precária essa função e são caros demais e de munição difícil de repor nas embarcações que as usam, enquanto que os canhões de um battleship podem manter a pressão por mais tempo. Há lugar ainda para eles ou pelo menos para seu papel de suporte.
parabéns, eu estava curioso a respeito desses encoraçados porque tinha sumido, mais esse canal tirou minha dúvida pois eram excelentes máquinas de guerra.
Uma curiosidade: noto que naqueles couraçados mais antigos, como se vê no Dreadnougth, havia uma fileira de canos do lado de fora do costado. Qual era a função deles? Por que eram colocados assim?
O Yamato foi afundado porque fez um ataque kamikaze e sem nenhuma cobertura anti-aérea. Apesar de possuir um grande número de canhôes anti-aéreos, não tinha boa eficiência neste quesito (ao contrário do Tirpitz e do hms Vanguard e nem da classe do USS Dakota e nem da classe USS Yowa. Nenhum navio foi ousado o bastante para entrar no raio de alcance dos canhões de 18 polegadas do Yamato. Entretanto, o Nagato, na batalha do Golfo de Leyte, efetuou uma série de disparos contra o comboio de porta-aviões americanos; e, o Scharmhorst e o Gneisenau afundaram o porta-aviões britânico, hms Glorious, e, igualmente, a sua escolta de dois destróieres, na segunda guerra. Parece que a estratégia também pesou bastante.
Quanto mais antigo for o assunto mais difícil será de coletar as informações. Isso gera um certo desconforto para o dono do canal, pois ele se preocupa em trazer informações verdadeiras e o máximo de detalhes possível. Levantar toda essa informação pode ser que leve um bom tempo, o que acabaria levando a uma frequência menor de vídeos e consequentemente pouca atenção para um conteúdo que daria tanto trabalho. Ainda, pode ser que ele seja uma pessoa ocupada, o que também influenciaria... mas enfim, tudo é possível :)
Na minha opinião os Couraçados foram extintos na 2ª guerra por que as defesas de ponto da época eram totalmente mecânicas, mas na atualidade com defesas mais eficientes essas belíssimas máquinas de guerra teriam vida longa, mais não voltam a vida por que são de manutenção e operação muito cara. Vejam o exemplo do submarino Akula dos Cruzadores Kirov e Slava, ou seja, possível é mas é necessário muito dinheiro.
Minha visão sobre a guerra moderna é ausência do elemento humano no front, fim da infantaria. Quando possível e se for pertinente gostaria de ver uma brilhante aula, como são todas postadas, sobre misseis e drones, não só os drones aéreos, mas os terrestres e aquáticos.
Poderiam ressurgir como algum tipo de escolta para os porta aviões atuais,eles seriam de grande utilidade para proteger esses navios de possíveis ataques de outros navios de superfície pesada, como contratorpedeiros e cruzadores que conseguissem se aproximar dos porta-aviões, que estariam indefesos contra um ataque de curta distância desses tipos de navios
Não teria sentido os couraçados hoje em dia, visto que um simples destroyer arleigh burke com os seus silos lotados é mais destrutivo que um couraçado com seus enormes canhões.
@@Zack_Mdn não, a única coisa que um encouraçado poderia fazer em uma batalha hoje em dia é servir como um grande alvo para aviões inimigos e talvez até distrair eles
tenho 75 anos servi a marinha do BRASIL por 30 anos quando terminei o curso na escola da marinha em SANTA CATARINA fui fomos Para o RJ o primeiro navio que embarquei foi no CRUZADOR TAMANDARE não era um encoracado porém era muito imponente tinha um poder de fogo admirável cumprimos muitas missões de paz foram viagens inesquecíveis inclusive no exterior este cruzador na MARINHA DOS EUA tinha o nome de SANT LUIS e estava na Base naval de PEAR HABOL no HAVAI quando os Japão a bombardeou com aviões que decoraram de um porta aviões da frota naval japonesa nesta ocasião o comandante da frota naval era o ALMIRANTE YAMAMOTO após o ataque naval afirmou Para os eufóricos aviadores nós despertamos um gigante e deu no que deu os EUA declarou guerra ao EIXO e no final o Japão pagou um preço alto quando os EUA detonaram as bombas atômicas em HIROXIMA E NAGASAKI muitos inocentes morreram moral da história guerras só destrói os principais beneficiados são a elite do poder quase inatingiveis más nada dura Para sempre assim caminha a humanidade segundo a história o SANT LOIS nosso CRUZADOR TAMANDARE no ataque de PEARL HABOR ele estava no dique más sua guarnição derrubou abateu 3 aviões japoneses local da mensagem VALPARAISO DE GOIÁS maio de 2023 bom dia grato pela atenção
Um biplano frágil e antigo lançou um torpedo em seu leme, forçando o navio a só poder navegar em círculos... A essa altura ele já tinha afundado o orgulho da marinha real britânica cujo o qual não me recordo o nome.. porém ainda haviam quase três dezenas de outros navios ao seu redor com total objetivo de afunda-lo, o Bismarck era atingido por diversos disparos dos mais variados calibres, mas sem grandes danos.. com a morte do almirante, o oficial de mais alta patente ordenou que a tripulação abandonasse o navio mas que antes, detonasse cargas explosivas no deck inferior para que este não caísse em mãos britânicas
A historia mostra que o porta-avião reina os mares atualmente, vejam as batalhas sobre o Bismarck e o Yamato, devido ao avanço rápido tecnológico dos caças, ficou evidente que o encouraçado estava obsoleto, acredito que atualmente o cruzador é o que chega mais perto do encouraçado, mesmo atualmente sendo o porta-avioes dominando os mares, são severamente ameaçados com a evolução tecnológica do submarino
hoje no mundo militar ja é um clássico do UA-cam.
Obrigado!
ainda sim, os couraçados tinham um design incrível.
O Yamato afundou por a) foi lançado numa missão suicida, com poucas chances de vitória; b) não tinha escoltas suficientes ou cobertura aérea; c) de modo geral, todo o sistema de defesa AA japonês era ineficiente, desde armas de baixa potência e cadência à péssimo controle de fogo. Apesar de tudo isso ele foi capaz de resistir a punições inacreditáveis.
Se eu não estou enganado, o Yamato resistiu a duas horas árduas de combate, resistindo a vários ataques de torpedos (11) e bombas (6) gracas ao seu casco ''secundario'' repleto de compartimentos que eram preenchidos com agua para reequilibrar o navio quando era atingido em uma das laterais. Outra coisa que também comprometeu a defesa antiaerea do Yamato foi que a tripulacão era bem mais jovem e inexperiente. Devido as altas baixas que levaram a falta de soldados para lutar, o japão foi obrigado a recrutar adolescentes na faixa dos 17 anos, os quais eram enviados para batalha sem terem os anos necessários para se tornarem soldados com melhor desempenho militar.
Só pra ter uma ideia: O HMS Prince of Wales, encouracado da marinha britânica foi comprometido ao ser atingido por apenas 1 torpedo japonês no dia 10 de Dezembro de 1941.
O Yamato também não era tão lento para um navio daquele tamanho, podendo atingir velocidade máxima de 27 nós (50 km/h), o que era rápido para um navio de 74 mil toneladas. Em comparacão, os encouracados da classe Iowa (57,5 mil toneladas longas) durante a guerra fria atingiam velocidade máxima de 33 nós (61km/h) quando totalmente carregados, podendo subir para 35 nós (65,2 km/h) quando parcialmente carregados. Um cruzador da classe Ticonderoga tem velocidade máxima de 32,5 nós (60 km/h) (claro que há outras coisas a se considerar, incluindo manobrabilidade, mas é só pra dar uma ideia).
A
na verdade o item c esta muito errado ao dizer q o sistema de defesa AA era composto de armas de baixa potencia e pessimo controle de fogo , ele tinha 162 canhoes de cal .25 , 6 canhoes 155 milimetros e 24 canhoes de 27 milimetros cada . todos esses canhoes sao de altissima pontencia e cada um instalados em torres que giravam e q tinham amortecedores para controle de fogo q para a epoca era uma coisa muito avançada , inclusive alguns calibres desses utilizados nos mais poderosos tanques de guerra de hoje em dia , o GRANDE , MUITO GRANDE erro dos japoneses foi nao ter escoltas tanto aereas quanto navais para deter os torpedeiros e bombardeiros americanos . mas levando em consideraçao q o ataque americano se deu com mais 400 avioes kkkkkkkk meu amigo o yamato n afundou pq tinha canoes ruins
Letra a, operação: tem go! Onde o horonavel Yamato foi lançado na linha de frente do ataque suicida a costa dos estados unidos, infelizmente os americanos descobriram o ataque horas antes e se preparam para o ataque
12 torpedos o YAMATO aguentou imagina ele na versão espacial seria 1500000 torpedo para derruba o YAMATO.
"nasceram obsoletos" essa fala vai ficar na minha cabeça para sempre . me faz pensar
eai, ainda ta com ela na cabeça? kkkkk incrivel mesmo essa fala! chega arrepiou hehe
@@nicolasbarbosa51 kkkkkkkkk
@@nicolasbarbosa51 Com certeza, ainda deve estar pensando...
Logo me vem isso na cabeça
video excelente, ficava me perguntando porque navios tão bem armados como os courasados simplesmente sumiram agora minhas dúvidas foram esclarecidas ,parabéns pelo canal
Obrigado!
Fala sobre os futuros caças Gripen do Brasil
Desculpa o trocadilho mas minhas dúvidas tbm desapareceram.
Parabéns pelo vídeo.
+Albert Barbosa ele já falou
A resposta é muito simples: aviões
canhões eletromagnéticos com alcance de centenas de Km poderiam ser uma boa solução para haver uma "ressurreição" dos couraçados,mas isso é BEEEMMM pro futuro e é mais provável (e útil) que uma fragata com UM canhão desses apenas fizesse todo o serviço
mas Tiago,ele falou uma boa ideia,se os Couraçados hoje,tivesse oque ele falou + Blindagem e com Canhões Anti-aereos mais potentes,com Lança-misseis. seriam ótimos.
Tiago Henriqe Torchio Eu acho que não né? como eu disse,com bons anti-aéreos e blindagem reforçada,eles poderiam ser bem úteis.
Tiago Henriqe Torchio canhões eletromagnéticos queimam aparelhos eletrônicos, maioria dos aviões hj são flybywire, e n mecânicos, se fossem atingidos seriam inutilizados na hora, e n, só pq tem aviões com tecnologia stealth n quer dizer q são "invisíveis"
Se desenvolvem tal tecnologia teria q haver uma reformulação em quase todos equipamentos militares atuais, ja q funciona tudo a base de eletrônica, um pulso eletromagnético forte e meio mundo desses equipamentos ia pro ralo
@@tiagohenriquetorchio8704 o laser vai aposentar os jatos por um tempo
Mundo Militar, vc poderia fazer um vídeo mostrando as diferenças entre as embarcações de guerra! Muitos ainda não sabem... Excelente vídeo!
Nossa a artilharia desse canal é pesada, é um vídeo atrás do outro sem perder a qualidade, parabéns!
Os naufrágios do Bismarck e do Yamato, principalmente do Yamato foi por ataques lançados de porta-avioes, as Marinhas perceberam que os encouraçados já foram superados por porta-avioes e assim definitivamente acabou a era desses majestosos e poderosos navios que outrora firam os reis dos mares.
Cara mais os porta aviões precisam de escolta para ir a batalha, sem escolta os porta aviões são praticamente indefesos, só afundaram esses navios (bismarck e yamato) porque eram literalmente dezenas de porta aviões e estavam distantes e eles tinham escolta no caso do bismarck.
@@leo.rizzuto não cara os estados unidos construíram 24 grandes porta aviões com capacidade para 100 aeronaves e acredite ou não 120 porta aviões menores
Cara, a Marinha dos EUA tinham vários porta aviões de escolta, um tipo porta aviões mais em conta
Couraçados são de ataque o porta aviões parece mais apoio
Pra min os dois são uma ótima estratégia de strike group
Mais com a tecnologia atual poderian fazer lo melhores e mais resistentes e movidos a reator nuclear
Poderia ser armado com mísseis de cruzeiro,anti tanque,anti aérea,e anti submarino
Seria massa te los mostros como os couraçados de volta à reinar nos marés
@@leo.rizzuto bismarck tinha escolta tirou essa inrfomação da onde? unico apoio que o bismarck tinha era o cruzador pesado Prinz Eugen
sinto falta do canal hoje na segunda guerra mundial ;-;
então vai lá nele
Sim, o canal está ativo, porem esse é atualizado com mais frequencia
Grauer Hund ..
Grauer Hund
Nossa muito bom Marcelo,parabéns pelo 2 canais, e obrigado por tirar a minha dúvida que a tempo postei no seu vídeo, uma dica, sei que NÃO tem tempo para isto, mas poderia criar o canal sobre 1 guerra mundial, porque tem muita história!
E tão interessante como a segunda grande guerra!
Obrigado. Mas o canal sobre a 1ª GM vai ter mesmo que esperar um pouco. :)
Show de mais Marcelo, Voce tem que fazer um doutorado na USP, sabe muito,parabéns sempre!
Cada vídeo melhor que outro!
Mas que os antigos vasos de guerra eram da hora, isso eram...
que voz e dublagem perfeita.
Obrigado!
Leonardo Salles me deixou todo molhado
@@MilitaryWorld13 kkkk que loucura
SEU TRABALHO É ''THE BEST'' ! TODOS OS VÍDEOS SÃO EXCELENTES.
sinceramente pra mim não existe canal melhor que esse, marcelo continue com mais vídeos assim você engradece conhecimento.
lembrando que na IIGM os encouraçados já tiveram atuação SECUNDÁRIA, sendo os navios capitais os porta aviões.... A grande guerra dos encouraçados foi a IGM, e sua grande batalha foi a da Jutilândia...
Marcelo ta se superando a cada vídeo, parabéns muito foda seu trabalho.
Os encouraçados tiveram o azar de nascer na mesma época da ascensão dos aviões de guerra. Hoje os reis dos mares são os portas-aviões, mas será que esses também vão permanecer no topo? Ou ficarão obsoletos?
Acho que ficaram obsoletos daqui a uns 50 a 70 anos
Gostaria que seu canal abordasse sobre o que são e as diferenças entre os navios. Por exemplo: a difernça entre uma fragata, um couraçado, um destróier, uma corveta, entre outros.
parabéns pelos vídeos, estou gostando muito do canal!
Uma sugestão de vídeo seria falar de todos os tipo s de navios e a função de cada um em um combate
Continue o ótimo trabalho
Obrigado, Rafael.
*Hoje no Mundo Militar lém do seu canal ser o melhor, sobre assunto militar, voce é um excelente narrador, não fica atráz dos melhores narradores de documentários de TVs!*
uuuuup
+Rildo Correa do Nascimento realmente é o melhor narrador nesse assunto na atualidade
Gostaria de ver um video sobre a operação traíra.
Parabéns pelos videos! São muito instrutivos e com grande riqueza de detalhes pertinentes.
Obrigado!
eu ainda não sabia o porquê os couraçados tinham sumido das marinhas, muito obrigado
Otimo! So descobri este canal agora!
Nunca é tarde! Bem-vindo! :)
va até o outro canal também é o "hoje na segunda guerra mundial"
a falta de uma FAB eficaz é nossa principal fraqueza. tudo o que temos no mar e em terra está vulnerável.
Não faz mais sentido hoje em dia ter grandes e lentos couraçados, visto que hoje em dia existem aviões, mísseis e submarinos tem poder mais que suficiente para subjugar qualquer couraçado já construído.
Sim, e não existem couraçados em serviço hoje em dia pelos motivos que eu citei ali em cima '-'
Poderia ter couraçados com misseis anti-aéreo, com torpedos anti-submarino, e misseis intercontinentais.
Também já pensei nisso, mas seria meio inviável, visto que destroyers, fragatas e submarinos também podem exercer essas funções.
Mas seria bacana ver um conceito de como seria um couraçado moderno. Acho que o mais perto disso é o USS Iowa depois da modernização nos anos 80.
o único navio que se aproxima disso é o CRUZADOR PESSADO NUCLEAR ( Pedro o " grande" ) Russo. um verdadeiro titã dos mares capaz de combater buques, aviões e submarinos ao mesmo tempo; e transporta mísseis intercontinentais. 👍
+Senhor Doutor Professor Patrick #ContenteTV Poderia sim, mas não seriam eficazes. Hoje em dia existem mísseis balísticos inter-continentais. Esse também é um dos motivos de poucas armadas investirem em porta-aviões. São um alvo muito fácil com a tecnologia atual. Um míssil a kilometros de distância são a ruína de uma embarcação!
Qual seria o poder de destruição de um canhão de um grande encouraçado?
O Fim de um navio que marcou a história da segunda guerra mundial: Admiro seu trabalho
Obrigado!
Acho que o USS Missouri fez mais história do que o Yamato
Marcelo, eu e meu pai amamos assistir os seus vídeos.
Parabéns pela qualidade dos vídeos, descobri o canal a pouco tempo mas se pudesse curtia 2x cada vídeo
RIP couraçados! Mas que é mto legal ler as batalhas envolvendo couraçados isso é!! Como na guerra russo-japonesa de 1905, a rússia era a 4* marinha do mundo e os japoneses acabavam de construir uma marinha de guerra moderna! O almirante Togo conduzia a esquadra nipônica e destruiu a esquadra russa a tiros de canhão! Até hoje o seu navio almirante Mikasa está no japão! Conservado como uma relíquia! País que preserva sua história é outra coisa!!
Particularmente, acho que na sgm os couraçados ainda davam para serem utilizados naquele contexto. Porém, navios como a dupla Bismarck/Tirpitz e o Yamato foram muito mal utilizados pelos seus operadores. Se o yamato tivesse sido utilizado em midway, talvez o resultado tivesse sido diferente.
obrigado por esse videoool!!! era tudo que eu queria saber!!
A tecnologia e a evolução abrindo caminhos para a extinção do que outrora fora descrito como poderosas e imbatíveis máquinas, além de os couraçados serem belonaves realmente estupendas! parabéns pelo vídeo.
@@tiagohenriquetorchio8704 essas coisas lindas destruíram dezenas de milhares de vidas...
Muito bom o vídeo, você está melhorando o conteúdo, muito bom isso...
Obrigado, André.
Fui militar e hoje estou na Secretaria de Estado e Segurança Pública do Espírito Santo, a mais de 12 anos estudo material bélico, ciências militares e assuntos associados a fatos e acontecimentos do meio militar pós Segunda Guerra Mundial, gostaria de contribuir com o canal pois vejo no canal uma forma simples de comunicação e instrução para os menos intendidos do assunto. Caso tenha essa possibilidade ou necessidade estou a disposição. Abraços "HMM" .
Muito obrigado por me responder. Hehehe
os Encouraçados da Classe Iowa se tornaram museus e podem ser visitados nos Estados Unidos: Iowa (Los Angeles); Missouri (Havai); Winsconsin (Norfolk) e New Jersey (New Jersey).
Apesar da tristeza que a palavra guerra quer dizer, temos que aprender como a humanidade se comportou nessa época
Está de parabéns
Sugiro que faça um vídeo sobre a batalha da Jutlândia.
parabéns pelo vídeo, muito esclarecedor. poderia falar sobre os aviões com capacidade de pouso e decolagem vertical como o Harrier, F-35 e o Osprey?
eu assisti dois dos seus vídeos e já foi o bastante para q eu decidisse me escrever no seu canal. parabéns pela qualidade dos conteúdos dos seus vídeos. curto muito seus temas.
Me tornei fan absoluto do seu canal! Muito bom de verdade, espero que continue firme! um Abraço!
Acredito que se no futuro as chamadas " Armas de Energia direcionada " ou popularmente conhecidas como ( Armas Lazer) ou algo do tipo , vierem a se tornar uma realidade no campo de batalha , os couraçados podem retornar, pois esta tecnologia não é fácil de implantar precisa-se de uma estrutura grande para alimenta-la e transporta-la , sem contar que um couraçado poderia levar mais armas deste tipo, além de proporcionar uma maior capacidade defensiva já que teria uma blindagem mais grossa que o normal .
Mais um belo trabalho. ....Parabéns
Parabéns muito show as informações e história real
obrigado marcelo, tava com a essa duvida a muito tempo e tinha até esquecido, nao tinha achado a resposta, obg pelo video
Eu que agradeço!
estes navios desde a 1 guerra mundial tinha estrategista falando que o melhor uso seria como plataforma de canhoes para apoio em terra e nao como armas de ataque. e de fato seu melhor uso seria deste modo, ate mesmo na guerra do vietnam.
De fato não vale mais a pena gastar uma quantidade absurda num couraçado, mas a artilharia naval pesada deles ainda teria utilidade
Eu era uma das pessoas que perguntaram sobre o desaparecimento dos couraçados, brigadão Marcelo !
muito bom o vídeo, quando você tiver tempo após vários pedidos gostaria de ver um vídeo sobre o blindado sk-105
Aquela época foi a ascensão dos aviões, daí a defasagem dos couraçados. Hoje é dos mísseis hipersônicos sobre os porta-aviões. Veremos se estes também estarão.
Parabéns pela análise! Ganhou mais um inscrito!
Conheci um senhor que me apresentou uma coleção de livros sobre a segunda guerra. Sensacional.
o canal e o conteúdo estão muito bons... parabéns
Parabéns pela bela aula de história militar. Canal de primeira.
Parabéns pelo esclarecimento. E por favor continue a postar ótimos conteúdos!.
GRANDES OBRAS DE ARTE DA ENGENHARIA NAVAL. PARABÉNS PELO VÍDEO PARTE DA HISTÓRIA NAVAL QUE NÃO PODE SER ESQUECIDA.
Muito bom video Marcelo!!! Sempre quis saber o por que dos battleships não serem mais fabricados, eu tinha ouvido falar que não existiram mais BB's, por que eram muito caros para serem produzidos. Mais agora tenho certeza, que não foi por causa disso.
muito bom o video marcelo.
Devia ser estonteante ver um encouraçado ancorado em um porto ver toda a quela grandiosidade !
INTERESSANTE! TUDO ISSO FOI UMA GRANDE EXPERIÊNCIA, DESDE O ATAQUE A PEAR HARBOR, QND QUATRO DOS GRANDES COURAÇADOS AMERICANOS FORAM AFUNDADOS JA SE DIZIAM Q ERAM OBSOLETOS ... PARABÉNS PELO VÍDEO!🙌👏👏
Tem gente que acha que o Brasil não tinha esses gigantes mas tinha sim para ser exato dois o são Paulo e o Minas Gerais dois grandes navios projetados entre 1910 e 1915 por ai que durarão até o fim da Segunda Guerra quando mandaram desmontar os dois em vez de fazer museus.Ai durante a ida até a Inglaterra para o desmanche o minas se desprendeu das cordas do rebocador que o levava durante uma tempestade e nunca mais foi visto
É uma pena que a era desses gigantes do mar tenha chegado ao fim...
Otimo video,continue com o excelente trabalho ! Seu conteúdo é 10
Uma pena? O propósito dessas merdas era matar pessoas... Isso no máximo faz parte da evolução de equipamentos desse tipo
Gostaria de ver um documentário dublado detalhando a batalha de Sammar na segunda guerra. Foi o ataque mais desigual até hj..Já ouvi falar sobre o heróico destacamento TAFFY 3 q enfrentou a fúria dos gigantes couraçados japoneses nessa batalha.
Hoje, com a tecnologia de mísseis e futuramente de armas de energia dirigida, o Encouraçado seria uma arma invencível. Um sistema como o S-300 ou S-400 colocado dentro de um Encouraçado, aliado à grandes canhões eletromagnéticos que disparassem projéteis a centenas de milhas, seria ainda hoje uma arma formidável, e um bom cinturão de blindagem seria bem resistente a mísseis, ainda que hipersonicos.
Mas uma certeza eu tenho: os couraçados assustavam qualquer um pelo seu tamanho, imponência e armamentos. Um show a parte! Excelente vídeo!!
Show de bola, ótima matéria 👍👍👍👍👍👍👍
Enfim matou a minha curiosidade do porque esses grandes navios desapareceram, valeu mesmo Marcelo.
Excelente video, mto esclarecedor, parabéns
A atual situação tecnológica transforma os encouraçados em navios obsoletos. Entretanto, o volume e poder de fogo de seus canhões em suporte de artilharia em desembarques anfíbios não pode ser igualados. Mísseis cruise lançados de navios ou submarinos suprem de forma precária essa função e são caros demais e de munição difícil de repor nas embarcações que as usam, enquanto que os canhões de um battleship podem manter a pressão por mais tempo. Há lugar ainda para eles ou pelo menos para seu papel de suporte.
Hoje em dia, acho que o suporte aéreo para uma invasão é muito mais eficaz do que todo o poder de fogo de qualquer couraçado.
Ok felipe, me explique porque estou errado.
Ah tá! :)
parabéns, eu estava curioso a respeito desses encoraçados porque tinha sumido, mais esse canal tirou minha dúvida pois eram excelentes máquinas de guerra.
Seus dois canais são nota 10.
Uma curiosidade: noto que naqueles couraçados mais antigos, como se vê no Dreadnougth, havia uma fileira de canos do lado de fora do costado. Qual era a função deles? Por que eram colocados assim?
Tava me fazendo essa pergunta ontem de manhã e olha que vídeo apareceu.
poderia fazer um vídeo sobre a diferença entre um destroyer e uma fragata
esse canal é um dos mais top do Brasil. parabéns criador ou criadores do canal
Adoro esse canal!
Toda vez que essa musiquinha toca, já me deixa feliz.
O Yamato foi afundado porque fez um ataque kamikaze e sem nenhuma cobertura anti-aérea. Apesar de possuir um grande número de canhôes anti-aéreos, não tinha boa eficiência neste quesito (ao contrário do Tirpitz e do hms Vanguard e nem da classe do USS Dakota e nem da classe USS Yowa. Nenhum navio foi ousado o bastante para entrar no raio de alcance dos canhões de 18 polegadas do Yamato. Entretanto, o Nagato, na batalha do Golfo de Leyte, efetuou uma série de disparos contra o comboio de porta-aviões americanos; e, o Scharmhorst e o Gneisenau afundaram o porta-aviões britânico, hms Glorious, e, igualmente, a sua escolta de dois destróieres, na segunda guerra. Parece que a estratégia também pesou bastante.
Cara, muito bom! Mas ainda faço coro para um dia você criar um canal sobre I Guerra Mundial
Quanto mais antigo for o assunto mais difícil será de coletar as informações. Isso gera um certo desconforto para o dono do canal, pois ele se preocupa em trazer informações verdadeiras e o máximo de detalhes possível. Levantar toda essa informação pode ser que leve um bom tempo, o que acabaria levando a uma frequência menor de vídeos e consequentemente pouca atenção para um conteúdo que daria tanto trabalho. Ainda, pode ser que ele seja uma pessoa ocupada, o que também influenciaria... mas enfim, tudo é possível :)
Na minha opinião os Couraçados foram extintos na 2ª guerra por que as defesas de ponto da época eram totalmente mecânicas, mas na atualidade com defesas mais eficientes essas belíssimas máquinas de guerra teriam vida longa, mais não voltam a vida por que são de manutenção e operação muito cara.
Vejam o exemplo do submarino Akula dos Cruzadores Kirov e Slava, ou seja, possível é mas é necessário muito dinheiro.
Espetacularmente bem explicado! Parabéns!
cara adoro seu canal vc faiz um ótimo trabalho adoro assistir vídeos com o tema militar e isso é o que vc faiz melhor
Seus videos são incríveis parabéns. Videos com conteúdos váriados e riquissimos em detalhes, um abração.
ótimo canal!! só melhora a cada vídeo, sou um super fã, abraços
Minha visão sobre a guerra moderna é ausência do elemento humano no front, fim da infantaria. Quando possível e se for pertinente gostaria de ver uma brilhante aula, como são todas postadas, sobre misseis e drones, não só os drones aéreos, mas os terrestres e aquáticos.
FAZ SOBRE COMO SOBREVIVER A UM ATAQUE AÉREO.
Isso seria para um guia de sobrevivência
Marcelo parabéns mais uma excelente vídeo
Melhor Canal de Historia, Geopolítica e artigos Militares, faça vídeos explicando os sistemas anti aéreos BUK,S300/400, SU27/35,
Obrigado! Serão feitos em breve.
vc podia falar sobre o tanque russo T-90
TheKillGames ele já falou a muito tempo
Poderiam ressurgir como algum tipo de escolta para os porta aviões atuais,eles seriam de grande utilidade para proteger esses navios de possíveis ataques de outros navios de superfície pesada, como contratorpedeiros e cruzadores que conseguissem se aproximar dos porta-aviões, que estariam indefesos contra um ataque de curta distância desses tipos de navios
Não teria sentido os couraçados hoje em dia, visto que um simples destroyer arleigh burke com os seus silos lotados é mais destrutivo que um couraçado com seus enormes canhões.
Iure Araujo é
Um couraçado com bons radares e tecnologia
E uma boa defesa anteaeria poderia ser bem útil
@@Zack_Mdn Hoje os submarinos jogar misses para fora da água, esse couraçados seria destruído muito fácil
@@Zack_Mdn não, a única coisa que um encouraçado poderia fazer em uma batalha hoje em dia é servir como um grande alvo para aviões inimigos e talvez até distrair eles
@@leo.rizzuto kkkkkkkkk
gostei mano seus vídeos são os melhores que eu ja vi você tem talento seu canal é ó melhor que eu ja vi
Bem explicativo esse canal. Acimade tudo com muito conteúdo.
Parabéns ao criacor do canal.
No jogo tbm é assim, é foda vc ser atingido com bombas e torpedos e n pode fazer praticamente nada pq n tem alcance pra acertar o porta-aviões
tenho 75 anos servi a marinha do BRASIL por 30 anos quando terminei o curso na escola da marinha em SANTA CATARINA fui fomos Para o RJ o primeiro navio que embarquei foi no CRUZADOR TAMANDARE não era um encoracado porém era muito imponente tinha um poder de fogo admirável cumprimos muitas missões de paz foram viagens inesquecíveis inclusive no exterior este cruzador na MARINHA DOS EUA tinha o nome de SANT LUIS e estava na Base naval de PEAR HABOL no HAVAI quando os Japão a bombardeou com aviões que decoraram de um porta aviões da frota naval japonesa nesta ocasião o comandante da frota naval era o ALMIRANTE YAMAMOTO após o ataque naval afirmou Para os eufóricos aviadores nós despertamos um gigante e deu no que deu os EUA declarou guerra ao EIXO e no final o Japão pagou um preço alto quando os EUA detonaram as bombas atômicas em HIROXIMA E NAGASAKI muitos inocentes morreram moral da história guerras só destrói os principais beneficiados são a elite do poder quase inatingiveis más nada dura Para sempre assim caminha a humanidade segundo a história o SANT LOIS nosso CRUZADOR TAMANDARE no ataque de PEARL HABOR ele estava no dique más sua guarnição derrubou abateu 3 aviões japoneses local da mensagem VALPARAISO DE GOIÁS maio de 2023 bom dia grato pela atenção
Canal simplesmente excelente parabéns.
Video Muito Foda parabens, planeja algo sobre o Mi-24?
Faz um vídeo assim que possível sobre as diferenças entre os navios.
Destroier;
Fragatas e outros.
Excelente. O Bismarck foi afundado por outro navio, mas somente depois de ter sido avariado por um ataque aéreo.
Isso mesmo. Ele foi caçado por diversos navios mas foi alcançado pois fora avariado por um ataque aéreo.
Um biplano frágil e antigo lançou um torpedo em seu leme, forçando o navio a só poder navegar em círculos... A essa altura ele já tinha afundado o orgulho da marinha real britânica cujo o qual não me recordo o nome.. porém ainda haviam quase três dezenas de outros navios ao seu redor com total objetivo de afunda-lo, o Bismarck era atingido por diversos disparos dos mais variados calibres, mas sem grandes danos.. com a morte do almirante, o oficial de mais alta patente ordenou que a tripulação abandonasse o navio mas que antes, detonasse cargas explosivas no deck inferior para que este não caísse em mãos britânicas
Eu estou gostando muito por ter boas informações.
A voz do cara fica melhor ainda no vídeo.
Top top top
A historia mostra que o porta-avião reina os mares atualmente, vejam as batalhas sobre o Bismarck e o Yamato, devido ao avanço rápido tecnológico dos caças, ficou evidente que o encouraçado estava obsoleto, acredito que atualmente o cruzador é o que chega mais perto do encouraçado, mesmo atualmente sendo o porta-avioes dominando os mares, são severamente ameaçados com a evolução tecnológica do submarino