HISTÓRIA DE TAIWAN | Uma das Maiores Economias do Mundo | Globalizando Conhecimento
Вставка
- Опубліковано 2 лют 2025
- Clique aqui e se torne um apoiador do canal: / @globalizandoconhecimento
Taiwan é um Estado insular situado a, aproximadamente, 130km da costa da China, separado do continente pelo Estreito de Taiwan e hoje possui uma elevada autonomia política e econômica.
Com uma economia altamente desenvolvida, Taiwan é um dos Quatro Tigres Asiáticos, junto com Singapura, Coréia do Sul e Hong Kong. Taiwan possui uma economia dinâmica, impulsionada pelas exportações e orientada para a tecnologia.
A ascensão de Taiwan na indústria de semicondutores fez do Estado um dos mais desenvolvidos do mundo, além de ter se tornado uma potência econômica mundial.
A sua independência com relação à China ainda é um impasse muito discutido. Taiwan defende a sua independência sob a alegação do desejo de manter sua democracia que, por sinal, é uma das mais bem classificadas no ranking mundial.
A relação pacífica que Taiwan e China vinham demonstrando nos últimos anos foi abalada com as demonstrações chinesas de voltarem a ter poder total sobre Taiwan em 2022.
Nesse vídeo, você vai conhecer boa parte da história de Taiwan e entender como esse Estado chegou na situação que se encontra atualmente.
Quer contribuir com o canal?
Pix: infocontatogc@gmail.com
Me encontre também no Instagram:
/ globalizandoconhecimento
VÍDEOS PARA ASSISTIR A SEGUIR ⤵️
HISTÓRIA DO TIBETE | A Região Mais Alta do Mundo
• HISTÓRIA DO TIBETE | A...
HISTÓRIA DA CHINA | O Surgimento das Primeiras Dinastias
• HISTÓRIA DA CHINA | O ...
Como surgiu cada Estado brasileiro | A evolução do mapa do Brasil em detalhes
• COMO SURGIU CADA ESTAD...
Como o IMPÉRIO MONGOL ficou tão grande?
• Como o IMPÉRIO MONGOL ...
#taiwan #históriadetaiwan #china
It's incredible that there is a channel that introduces Taiwan with Portuguese. You have done a lot of research and great job. ~From Taiwan
are you from taiwan?
Aula de história sobre Taiwan...Que conteúdo incrível...👏👏👏
Acho a história do embate entre Taiwan e China uma das mais incríveis do mundo.
Essas histórias de cada país do mundo são de suma importância para todos nós que gostamos dessas matérias,que sensacional também o documentário de Taiwan!As 20:07,dia 21/01/23,em Ituiutaba-MG 🇧🇷🙌
Cara achei muito foda os seus vídeos, tanto a edição quanto roteiro e narração, um dos vídeos que gostaria muito que você fizesse é da história do México que é uma história muito interessante, não sei porque não tem muitos canais brasileiro fala desse tema.
Olá @meliodas !
Muito obrigado pelo elogio e fico muito feliz que esteja gostando dos nossos vídeos!😃
Adorei a sua sugestão! Vamos fazer, com certeza! Realmente é muito difícil encontrar vídeos sobre a história de vários países em canais brasileiros, inclusive de países próximos e até vizinhos. Queremos fazer diferente e pretendemos contar a história de todos os países. Sempre nos baseamos nos pedidos dos comentários para montar a nossa lista e já encaixamos o México nela.😉 Grande abraço!
Up
👏👏👏
👏👏👏👏👏
eu considero taiwan como um país, na minha opinião é claro.
Cada vídeo é uma aula!!
👏🏻👏🏻
Melhor canal com esse conteúdo histórico e geopolítico. Estou assistindo todos os vídeos!!! Não deve ser fácil fazê-los...
Que trabalho fantástico. Parabéns
Nunca tinha ouvido a história de Taiwan
Tbm não
Pois é @Mr titanic muito se fala no possível conflito entre Taiwan e China, mas pouco se sabe da sua história.
Abraço!
@@globalizandoconhecimento já falei pro Seu canal pra dois amigos amo seu canal
A montagem e o conteúdo do vídeo é muito bom!
O melhor canal de história mundial do UA-cam, Parabéns 👏🙏👏
Muito obrigado pelo elogio @Ademir de Souza !
Estou muito feliz que esteja gostando!😃
Grande abraço!!!
👏👏👏
Mais uma grande aula de historia. Fiquei impressionado com o índice de democracia ter ultrapassado o Canadá. Muito obrigado por essa grande aula
Parabéns pelo vídeo !! Muito bem feito. Ótima precisão história. 👏🏻👏🏻👏🏻
Fala sobre a história da Polônia, por favor, quero ver muito este conteúdo aqui
Olá @Nycollas Kuk !
Vou fazer sim! Nós programamos a nossa lista de assuntos nos baseando nos comentários e também de acordo com a complexidadedo assunto. Por isso, pode demorar um pouquinho. Mas pode ter certeza que vamos dar uma atenção especial para esse tema, já que ele é um dos mais pedidos. Grande abraço!!!
@@globalizandoconhecimento fala sobre filipinas
Seu trabalho é excepcional, muito acima da média!! Muito obrigado por isso!! 👏👏👏
Muito obrigado pelo elogio @Pedro Casais !
E sou eu que agradeço por você acompanhar o Canal! Fico muito feliz que esteja gostando do conteúdo!
Forte abraço!!!
👏👏👏
Esse vídeo ficou bem interessante! Compartilhei ele na minha aba comunidade 😉👍
Que vídeo aula maravilhosa!!! 🤩👏👏👏👏
Bom trabalho meu amigo ☺️🙏🏿
Cara parabéns pelo canal, simples e objetivo
Baita aula 👏👏👏Parabens aprendí muito
Parabéns
Como professora de História Geografia só tenho de agradecer pelo vídeo primoroso
Grata
excelente vídeo mas poderia dar mais destaque a grande produção de semicondutores de Taiwan e falar sobre a TSMC e como esse país é tão importante nisso.
Parabéns ao povo e governantes Taiwan 🇹🇼 ❤
Vídeo muito legal
Gostava que você fizesse sobre Portugal 🇵🇹
👏👏👏
Excelente trabalho. Parabéns 👏👏👏
Vídeo muito bom!!! 👏👏👏
Boa noite a istoria de Taiúva e muito bonita meus para bens para Taiúa
Parabéns
Maravilhoso... Tudo ... Edição, roteiro, narração... Everything
baita video, muito bom
Ótimo vídeo
SHOW DE BOLA AS INFORMACOES.
Bom vídeo
Vcs poderiam fazer um vídeo sobre a História e a Geografia as Coreias ?
Muito bom top demais a melhor explicação... Fico encantado
👏👏👏
Brasil deveria reconhecer Taiwan!
Para perder o maior parceiro comercial do Brasil e pagar mais caro nos produtos? Melhor não.
@@lowrhyan567 quem mais depende do produto de quem? A China precisa mais dos nossos alimentos que nos dos chingling deles!
@@abraaooliveirasoares7199 eles produzem quase tudo no mundo e o que ganhamos reconhecendo taiwan
@@abraaooliveirasoares7199 tem de ficar do lado mais forte
Arrasou demais!
Esse canal é excelente. Ótimo video. A voz do locutor parece com a do grande dublador Ricardo Schnetzer.
Muito obrigado pelo elogio @Marcos Valverde !
E que honra ter a voz comparada ao do Ricardo Schnetzer, ein!😊🤣
Grande abraço!!!
👏👏👏
Caramba q canal top ! Parabéns pelo trabalho...
Excelente
👏👏👏
Resistam Taiwaneses. Tem coisas que vale mais do que a própria vida. A nossa liberdade. Essa vale morrermos por ela.
Sem dúvidas! Apoio total a Taiwan
Vão estudar, cachorrinhos de estadunidense. Taiwan sempre foi da China
Já que falamos da China, faz a história da China terrestre
Você quis dizer China continental, né?
Este também está na nossa programação.
Abraço!
China Continental, esse nome se dar pq Taiwan se chama na verdade "República da China"
Kkkkk ele falou da China marciana nesse vídeo né kkkkkkk
Ótimo conteúdo!
poderia fazer um vídeo sobre o Império suéco?
Sou muito fã do canal, continue assim!
Muito obrigado pelo elogio e pela sugestão @Leandro Torres ! Já coloquei na minha lista!😉
E fico muito feliz em saber que você está gostando do Canal! Agradeço muito também pelo incentivo!
Grande abraço!!!
👏👏👏
Faz da história de timor leste
Excelente explicação
Ótimo vídeo 😻🙀
Valeu @Bv 22 anos !!!
👏👏👏
Mau posso esperar para ver a história do Japão
Ótima matéria. Parabéns.
👏👏👏
Very good
Taiwan cidade linda meu sonho conhecer.valeu pelo documentário.
Excelente contextualização parabéns, como professor que sou, achei também extremamente didática as explicações.
Muito obrigado pelo elogio @william silvano de camargo !
Fico muito lisonjeado em receber um comentário desses de um professor!
Grande abraço!!!
👏👏👏
Otimo video 👏👏
incrível eu adoro q fala desde o começo da pré história é muito importante, no final nos faz pensar como seria o mundo se a china fosse democrática como taiwan
Olá @Felipe Nascimento !
Que bom que você gosta da forma que contamos as histórias. E se tratando da potência econômica que a China é, acho que o mundo seria, pelo menos, um pouquinho diferente, sim. Abraço!!!
@Hip-Hop Play *democrática HOJE! nice try
@@globalizandoconhecimento talvez Rússia, Coreia do norte e outros estariam pelo menos pressionados por terem menos aliados anti democráticos
Olá @Hip-Hop play !
Não quer dizer que as coisas não podem mudar. Como você mesmo disse: "vivia há algum tempo atrás". Hoje as coisas são diferentes e é muito fácil de perceber. Muitos países saíram da ditadura para democracia e outros foram da democracia para ditadura ao longo da história. Com o mínimo de conhecimento é possível saber disso. Abraço!
Exatamente @Felipe Nascimento !
Gostei muito seu Vídeo, Tô me informando agora, que País ❤ Lindoooo ou é Ilha?É Ilha 🏝?😊
Só faltou dados geográficos: tamanho da ilha, população, hidrografia, relevo etc... mas mesmo assim excelente vídeo.
Abraços !!!
Olá @henso crysty !
Como esse vídeo foi mais voltado para a história de Taiwan e não sobre aspectos geográficos, acabamos não dando muita atenção para esses dados, mas concordo que deveríamos ter incluído alguns bastante importantes, como população e área, por exemplo. Mas agradeço pela observação e fica como aprendizado para nós. Também fico feliz que tenha gostado do vídeo. Grande abraço!!!
@@globalizandoconhecimento amo geografia e história então continuem fazendo estes excelentes vídeos. Abraços !!!
é so da um google po
@@miguelpontes7918 eu sei era só pra complementar o vídeo mesmo, fiz uma crítica construtiva. Abraços !!!
Otimo video.Bem didático
concordo!
Faz história da República das duas nações ou a história da Malásia
Vou fazer sim! 😉 Obrigado pela sugestão!
Abraço!!!
Sugestão de vídeo da história da Espanha
Olá @marcos kelvin80 !
Esse já está na lista! Em breve vamos fazer. Mesmo assim, obrigado pela sugestão!👍
Grande abraço!!!
@@globalizandoconhecimento muito obrigado eu já entendi
Taiwan nunca fue del Partido Comunista. Buena parte de su población es taoísta, y mucho más libre que la población china. Fuerza para Taiwan, les deseo lo mejor!
Exatamente irmão, força para Taiwan nosso inimigo é e sempre sera O COMUNISMO!
Gostei
Não fico um dia sem assistir seus vídeo , poderia fazer um sobre os povos originários do Brasil
👏👏👏
Vamos querer na história da china
A Tsai Ing-wen é tão fofinha
Força Taiwan 💪🏻💪🏻💪🏻💪🏻
Olá, Gosto muito dos seus vídeos :), poderia fazer um sobre o Império Franco/Império Carolingio?
Faz a história da Alemanha
Olá @Davi Rebouças de Lima
Obrigado pela sugestão!
Iremos fazer sobre a história da Alemanha também. 😉
Grande abraço!
boa sugestão!
Um pequeno erro , durante o periodo da republica da china , o tibet não era mais dominio chibês , e havia se tornado uma monarquia conandada pelo dalai lama
fale do Butão e Camboja
Mais uma vez parabéns para este trabalho excepcional que ajuda muito a entender a situação atual. Perfeitamente compreensível que a população do Taiwan se opõe à reunificação. Basta lembrar o contrato violado em Hongkong! Além do mais porque trocar deliberadamente um sistema democrático para uma ditadura? Considerando que a Ilha foi conquistada à força pela China apenas no século 19 ela deveria respeitar a sua independência e a vontade popular. Mas a China e a Rússia de Putin no caso da Ucrânia não consideram isto. Evidentemente o papel dos Estados Unidos é hipocrisia pura como sempre.
Pode ser hipocrisia pura dos EUA , mas se não é eles ali dando um apoio a Taiwan, a China já teria tomado a ilha faz é tempo.
@@CarlosEduardo-zk8gw muito provavelmente sim!
a china ganhou a guerra entao taiwan e deles
Faz um video sobre a historia da Argentina
Poderia falar sobre a História da Oceania
Ótima sugestão Felipe! Faremos sim!
Abraço!!!
boa ideia!
💪🏻💪🏻🇧🇷🇧🇷💪🏻💪🏻🇹🇼🇹🇼
Fala sobre a república popular da China
A China faz um treino militar perto de Taiwan
É mentira dizer que Taiwan faz parte da China, Taiwan É UM PAÍS INDEPENDENTE.
Santopai.😂
Eu ia até assistir esse vídeo mas depois dever seu comentário já desisti!
Odeio vídeos com informações falsas!!
@@taniabassanezi3591 comunistinha de apartamento.
@@taniabassanezi3591 comunistinha de apartamento.
😂😂😂, esse ano acaba essa palhaçada de acharem isso
👍👍👍👍👍👍👍👍👍👍
Faz a história do Brasil
Você já viu o nosso vídeo sobre o surgimento de cada Estado brasileiro? Se ainda não viu, dá uma olhada lá! 😉
Abraço!
Taiwan, Hong Kong, Singapura etc O grande desenvolvimento dessas economias é , em contraposição, o exemplo do quanto a corrupção política pode causar em termos de atraso econômico a uma nação como o Brasil.
Peaceful reunification
0:24 Taiwan não é da China, é um país a mais de 50 anos
fale de todos os países que falam português
Acredito que não parte. 🙈 depois que o Japão controlou cortou a relação cultural e política se é que havia
Entao, Taiwa é um país sobero pq exerce o poder político próprio e a ilha é independente. Deveria se referir a soberania, e nao a autonomia.
" 🐾 🐾 "
Taiwan conhecida como verdadeira china...
Se vc puder curtir meu comentario eu vou ficar bastante feliz por que agora a "China" esta atrais de mim😭
Aborígenes não é relativo aos primeiros habitantes das regiões Australianas ?
Porque os americanos, tem que mexer no território dos outros. De todos lugar do mundo.
Historia da china
Taiwan é um país legítimo!
🇹🇼≠🇨🇳
🇹🇼🇺🇲
Ótimo vídeo! Parabéns; a China não quer os EUA amigos deTaiwan; tudo questão de interesse político, militar, estratégico e econômico!
China is China,Taiwan is Taiwan.
A china do tamanho do mundo e brigando por um pedaço de terra 🤡🤡
🙏🇧🇷🇧🇷🇧🇷Deus pátria família liberdade
Bolsonaro o melhor presidente do Brasil e do mundo inteiro!
0:57 Os chineses comunistas devem lamentar muito esse pedaço de terra ter desaparecido... rsrs
Taiwan é parte da China desde quando ? país independente até quando os democratas junto com os chineses não acabem com isso
Eu acho um absurdo! Lá é um país! A China não tem que querer tomar pra si uma nação
Como assim? A ilha é Chinesa, sempre foi durante a história
Tem muita coisa inverídica e distorcida, principalmente no que se refere à colonização de países europeus, é fato que publicações históricas principalmente por parte das nações europeias são totalmente voltada ao favorecimento pró colonização e colocadas na forma romântica dos fatos… É lamentável que isso seja narrado assim, é a mesma coisa que vc dizer que um estupro é bom para quem foi a vítima… eu repito novamente nenhum tipo de colonização seja onde tenha acontecido foi feito de forma amigável e benéfico para a população local é só vê a posição de cada país em que houve esse tipo de procedimento, nem nos EUA que é dito isso de forma canalha isso pode ser usado, pois o contraventor nunca assume o seu papel antagônico dos fatos, tem gente que não é inteligente para entender isso e tem uma preguiça de usar os seus restos de neurônios que ainda tem… mas eu vou enumerar os fatos que estão distorcidos e vcs vão entender o porque… em breve… agora vou trabalhar …
Obrigado Portugal pela colonização religiosa, obrigado pela colonização cultural, obrigado por não ser um BICHO DO MATO ADORANDO TUPÃ, OBRIGADOOO PORTUGAL
@@jooj5431 Sim, existe muitas coisas boas que a colonização portuguesa trouxe ao Brasil e suas colônias, mas todas foram por necessidade e não por benevolência, caso contrário às colônias não se sustentavam e todo o esforço , dinheiro investido seriam perdidos e para a colônia prosperar ela teria que ser rentável para os seus financiadores, eu não tenho nada a agradecer a nenhum país colonizador europeu por nada, não foi de graça e nem benéfico, eles colonizaram porque precisavam de riquezas e recursos novos para prosperar e assim foi com todas as colônias no planeta inteiro!!! É tolice agradecer a qualquer país que se beneficiou de explorar colônias seja lá qual for o pais !!! Por um acaso vc agradeceria se sua mãe fosse estuprada e eles deixa-sem uma carta para vc em língua tupi com o dizer HA'EVEte. HA'EVEte !!! E não, vc nem estaria no Brasil , e nem seria brasileiro, muito provavelmente vc seria de algum lugar da Europa e toda a América e todos os países colonizados estariam em suas versões originais talvez mais avançadas não dá para saber o fato é que o sistema geo político atual é assim, é o que vivemos para o bem ou para o mal não importa…
@@veridianoalexandre5001 Se o Brasil adotasse a conduta nacionalista... Um país tão rico...
Essa ilha na realidade é bem pq. 36000Km quadrado Compara ela com a cidade de caxias,o mundo exagera só para pertubar o chinês.
Se a China quiser não tem nem onde se esconder o Americano quer bloquear a economia chinesa criar motivos para travar o desenvolvimento.
Lol