FORMAÇÃO DAS MONARQUIAS NACIONAIS NA EUROPA | História para o Enem | Jean Miranda

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 22 лип 2024
  • 🎓 Curso Enem Gratuito: goo.gl/2rebsa
    📑 Resumo completo: bit.ly/3sFtRoS
    ✔️ Simulado: bit.ly/38L4rsj
    Inscreva-se no canal para receber tudo sobre o Enem 100% GRÁTIS
    bit.ly/37WGBZi
    /// SOBRE O VÍDEO
    Nesta aula, o professor Jean Miranda fala sobre a formação das monarquias nacionais, ou seja, os primeiros países e como surgiram na Europa.
    No final da idade média, a guerra, a fome e a peste provocaram uma expressiva diminuição da população europeia no século XIV. Os feudos já não eram mais tão habitados como anos atrás. E o comércio já estava ganhando mais destaque que outras atividades.
    A burguesia, que na pirâmide social pertencia ao povo (pois não tinha título ou linhagem de nobreza), enriquecia com as rotas de comércio estabelecidas após as cruzadas e continuavam buscando mais poder.
    Este cenário provocou uma mudança nas relações de poder, possibilitando surgir o que chamamos de Estados nacionais, Absolutismo monárquico e monarquias nacionais.
    A Europa que surgia para a modernidade tinha fronteiras bem diferentes das que conhecemos hoje. Podemos ver no mapa abaixo que o continente estava dividido entre os reis de descendência germânica que precisaram fazer alianças com as autoridades cristãs (bispos e papa) para ter maior capacidade de governar.
    Contudo, estes reis ainda não tinham controle absoluto sobre todo o seu território. Isso porque este território era disputado também por senhores feudais e outros nobres (príncipes, condes, duques, entre outros).
    Os reis só irão ganhar proeminência sobre estas outras autoridades na última metade da idade média, quando irão estabelecer alianças com a burguesia, que como vimos, estava ascendendo vertiginosamente com o renascimento comercial e urbano e as cruzadas.
    Mas que tipo de aliança foi estabelecida entre eles para garantir as monarquias nacionais? O que os reis e a burguesia passariam a ganhar nesta parceria? A resposta é poder e lucro, respectivamente.
    Aproveitando o desgaste dos senhores feudais após as cruzadas, os reis europeus aproveitaram para subjugar (dominar) os outros nobres que disputavam autoridade com eles. Porém, para botar em prática este plano, necessitavam de recursos para conseguir soldados e armá-los.
    Nesta etapa do financiamento é que entra a burguesia. Estes comerciantes, que muitas vezes viajavam entre os domínios dos nobres, viam sua atividade limitada pelos diferentes impostos que tinham de pagar, pelos diferentes tipos de moeda e pelos diferentes tipos de pesos e medidas.
    Tendo um território unificado com as monarquias nacionais não precisariam trocar de moedas, pagariam menos impostos e utilizariam os mesmos parâmetros para vender seus produtos. O rei também ganharia com maior arrecadação de impostos e mais homens e terras sobre seu poder.
    Dúvidas? Deixa nos comentários. ;)
    ⏱ MINUTAGEM / ASSUNTOS
    00:00 Introdução
    00:05 Formação das monarquias nacionais
    00:52 Feudalismo em crise
    01:50 Burguesia
    02:33 Rei
    03:01 Centralização do poder
    04:26 Capitalismo
    🔴 ASSISTA TAMBÉM
    + MAQUIAVEL, O ESTADO MODERNO E A SUA CONCEITUAÇÃO
    • MAQUIAVEL, O ESTADO MO...
    + ABSOLUTISMO
    • ABSOLUTISMO | Resumo d...
    + O PRIMEIRO REINADO NO BRASIL
    • O PRIMEIRO REINADO NO ...
    ❤️ REDES SOCIAIS
    INSTA @cursoenemgratuito
    TWITTER @enemgratuito
    FACE /cursoenemgratuito/
    /// AFINAL, O QUE É O CURSO ENEM GRATUITO?
    Somos um canal de aulas totalmente gratuitas sobre os temas que mais caem no Enem e nos vestibulares.
    Surgimos para compartilhar democraticamente conteúdos e informações sobre o Enem, ajudando você a entrar na faculdade dos seus sonhos ♥
    Também temos um site com aulas escritas, questões e um plano de estudos para você se organizar!
    Bora estudar com a gente?
    🎓 ACESSE NOSSO CURSO 100% GRATUITO PARA O ENEM
    goo.gl/2rebsa

КОМЕНТАРІ • 5