Em 2010, o Linkin Park lançou o álbum conceitual "A Thousand Suns" que fala sobre um ataque nuclear. Em uma das faixas, há essa fala de Oppenheimer na música "Radiance".
A aproximação de born Oppenheimer é uma das aproximações mais importantes para a química quântica, ela é utilizada em cálculos de química teórica até hoje. Basicamente essa aproximação considera os nucleos estáticos em relação aos elétrons o que simplifica a resolução da equação de schrodinger
Sim. E a equação Tolman-Oppenheimer-Volkoff é também uma das mais importantes da astrofísica, ao permitir descrever a relação massa-raio de objetos compactos, como estrelas de nêutrons.
Para complementar o tema, séria interessante um video sobre o casal Rosenberg, Julius e Ethel Rosenberg. Os espiões responsáveis por transmitir os segredos da bomba atômica para a URSS. Poderia abordar vários pontos, como os "anos dourados" a caça aos comunistas e o início da guerra fria.
@@vitormatheusfc Quem conhece o trabalho do Filipe fora do Nerdologia, sabe que ele é uma pessoa muito transparente quando o assunto é história. Digo isso por que não acredito na neutralidade absoluta, porém, nunca vi e ouvi ele sendo parcial, e caso enxergue alguma parcialidade, tem uma transparência muito clara, de forma que você entenda os dois lados e suas consequências. Sem sensacionalismo. Não seria problema nenhum e não me surpreenderia nada caso venha a ser produzido o vídeo. Aliás, existem muitíssimos historiadores e professores tanto de direita tanto de esquerda, infelizmente muitos deles não são compromissados com os fatos estabelecidos e tentam criar sua visão da história para defender suas ideologias.
olá, tudo bem? despertei tamanha curiosidade sobre a história qual citou, porém não sei onde ler ou ver um vídeo sobre. você teria algum artigo/ livro ou vídeo/ documentário sobre o assunto para indicar? por gentileza claro e agradeço desde já.
@@VictoriaEidelwein fico feliz que tenha se interessado. Minha indicação fica para o livro "O caso Rosenberg: 50 anos depois" de Assef Kfouri. Nele aborda todo o processo do caso Rosenberg e seu julgamento antes de serem executados na cadeira elétrica na prisão de sing sing em Nova Iorque. É bastante focado na investigação, e no julgamento do casal com algumas fotos inclusive. Mas, também aborda o teste Trinity, as experiências feitas em Los Alamos e a caça aos comunistas nos anos 50. Eu gostei bastante do livro, e é barato caso procure para comprar, mas, se procurar bem deve dar pra achar um pdf na internet.
Esse vídeo chegou como uma luva como uma prévia pro filme Oppenheimer do Nolan que será lançado amanhã, estarei lá no cinema, acho que vai ser um filmaço.
Pra quem quiser um complemento mais técnico do ponto de vista das ciências eu recomendo e muito o mini-documentário que o pessoal do Ciência Todo Dia fez
Depois de ter assistido o video de Pedro Loo e agora este nertologia, acho que já estou ficando especialista em Oppenheimer. Os dois vale muito a pena.
Não vou entrar em detalhes, mas posso dizer que seu trabalho com Born, cujo resultado principal é a famosa Aproximação de Born-Oppenheimer é uma pedra fundamental para todo um ramo da Física Teórica que é a Estrutura Eletrônica de Materiais e para a Química Teórica como um todo!
Sobre o tal artigo, que é sobre a aproximação de Born-Oppenheimer, é um conceito na mecÂnica quântica molecular que permite separar a descrição dos movimentos eletrônicos e nucleares em uma molécula. Ela acaba sendo bem usada pra simplificar a solução da equação de Schrodinger pra um sistema molecular complexo. Ele é bem útil para estudar propriedades moleculares, como reações químicas e estruturas eletrônicas. De forma bem técnica, ela correlaciona as diferenças de massa e velocidade dos os elétrons e os respectivos núcleos atômicos que eles orbitam, já que os elétrons são beeem mais leves e se movem em escalas de tempo muito mais curtas do que os núcleos. COm isso, os elétrons se ajustam de forma praticamente instantânea a cada configuração do núcle atômico, ocupando os estados de energia mais baixa disponíveis. Além disso, é possível calcular os níveis de energia eletrônicos para diferentes configurações nucleares, enquanto os núcleos são tratados como pontos fixos durante esse cálculo. Fazendo a estimativa da energia dos elétrons para todas as configurações nucleares possíveis, dá pra estimar uma superfície de energia potencial eletrônica, que descreve a dependência da energia eletrônica em relação às posições nucleares. Assim, encontra-se a solução para as equações de movimento do núcleo na superfície de energia potencial eletrônica. Dessa maneira, é possível descrever o comportamento dos núcleos atômicos em resposta às forças resultantes das interações entre eles e a energia potencial eletrônica. Basicamente, de forma mais leiga, a aproximação de Born-Oppenheimer permite tratar separadamente os movimentos dos elétrons e núcleos em uma molécula; isso simplifica os cálculos necessários para descrever seu comportamento a nível quântico.
Teve uma edição recente da Superinteressante que abordaram o mesmo tema mas com um pouco mais de detalhes, como as outras conquistas científicas que ele teve.
Muito interessante e o destaque para este cientista se deu devido ao filme. Eu particularmente fiquei sempre com a ideia que o Albert Einstein tinha algo haver com a criação da bomba...
Um filme interessante soble outras pessoas que trabalharam em los Alamos, pode ser visto em O matemático que pode ser visto no Amazom prime. Exelente trabalho
Um vídeo muito interessante seria sobre a "Operação Argus" e os relatos de possíveis testes atômicos realizados no Nordeste brasileiro pela marinha do EUA no final da década de 1950 durante a guerra fria.
Excelente vídeo. Preciso dar uma minúscula canelada aqui. Você fala: "mas não será eu que saberei explicar" e a forma correta é: "e não serei eu que saberei explicar."
É interessante a questão da procura pelo poder máximo (no caso, de destruição). Depois que se consegue é que o pessoal se questiona se valeu a pena obtê-lo. Oppenheimer deu pistas de ter as mesmas dúvidas que o Nobel teve, de ser um destruidor, mas a bomba atômica não foi fruto somente dele, e sim de uma equipe que foi juntada pela nação. Se os EUA não tivessem produzido a bomba atômica, a Alemanha teria produzido, mas o questionamento se "os fins justificam os meios" permanece. Por diversas ocasiões ao longo da Guerra Fria houveram chances de lançamentos de ICBMs de ambos os lados, com diversas ocasiões em que uma pessoa "na ponta" ser a decisiva de tomar a decisão de não lançar (fora as diversas bombas nucleares que caíram acidentalmente em diversos locais do mundo).
Agora que já saiu um doc sobre o cara que criou uma bomba cuja única função é exterminar pessoas e promover destruição, seria interessante a história da barbie que gera 4 Bi de faturamento mantendo emprego, renda e movimentando a economia. Claro um vídeo com categoria empreendedorismo.
A Série Big Bang Theory contou a historia de Oppenheimer. Um físico teórico que morou em Pasadena, Califórnia, trabalhou na Caltech, era magro e desengonçado, foi estudar na Alemanha e se formou muito cedo.
Sim, se uma pessoa estivesse a 2.000 anos-luz de distância da Terra, ela estaria vendo a Terra como era há 2.000 anos, pois a luz que deixou a Terra naquela época estaria chegando a ela agora. Portanto, teoricamente, se tivéssemos um telescópio suficientemente poderoso e estivéssemos a uma distância adequada, poderíamos observar eventos passados na Terra. Isso significa que, em certo sentido, poderíamos "ver" o passado olhando para a luz que viajou grandes distâncias.
Uma correção mínima: a Universidade da Califórnia em questão é a de Berkeley (Cal ou Berkeley). O brazão mostrado no vídeo é o brasão da Universidade da Califórnia de Los Angeles (UCLA). Por mais que estejam as duas no sistema público de ensino do estado da Califórnia, são universidades diferentes, com focos distintos, especialmente na época de Oppenheimer.
Eu sei que foi uma piada, mas a replai fez um vídeo bem interessante sobre isso. ( O canal dela foi ranqueado, então os vídeos recentes são meio estranhos )
@@eduardolourenco4212 desculpa, pensei que estivesse respondendo o meu comentário. É que o UA-cam também notifica se responderam o mesmo comentário que o seu
Por mais biografia de físicos como Born, Bohr, Rutherford...
Necessitamos
Cesar Lattes,......
Um cavalo morto é um animal sem vida
@@guilhermedrumond6786 hahahaha modelos atômicos...🎶
Em redor do buraco tudo é beira
Filipe não falou nada sobre o cara ter sido um Peaky Blinder. Acho que é uma informação importante.
e inimigo do batman também, logo depois de sobreviver a um apocalipse zumbi em londres.
Frio e calculadora
@@marceloavila786Batman já foi vampiro
Aaaaaaa
O cara é fera mesmo kkkk
Fico admirado como o Felipe consegue falar tanto em tão pouco tempo 🤝🤛
Em 2010, o Linkin Park lançou o álbum conceitual "A Thousand Suns" que fala sobre um ataque nuclear. Em uma das faixas, há essa fala de Oppenheimer na música "Radiance".
Isso também é o nome de uma música do Iron Maiden com o mesmo tema.
Agora esse álbum faz mais sentido. Waiting for the end é a minha favorita desde que lançou
Sugestão Nerdologia : Santos Dumont !!!
Boaaa
A aproximação de born Oppenheimer é uma das aproximações mais importantes para a química quântica, ela é utilizada em cálculos de química teórica até hoje. Basicamente essa aproximação considera os nucleos estáticos em relação aos elétrons o que simplifica a resolução da equação de schrodinger
Sim. E a equação Tolman-Oppenheimer-Volkoff é também uma das mais importantes da astrofísica, ao permitir descrever a relação massa-raio de objetos compactos, como estrelas de nêutrons.
Massa
O canal "ciência todo dia" tá com um vídeo bem interessante (e longo) sobre o desenvolvimento da bomba.
Aí eu recomendo o NerdCast 244 A alvorada da Era Nuclear, nada superar esse nerdcast.
@@dantasneto7219 Se recomendou nerdcast é qualidade garantida
@@dantasneto7219um dos poucos nerdcasts no nível de Sombria Ascensão de Hitler e 1984
Para complementar o tema, séria interessante um video sobre o casal Rosenberg, Julius e Ethel Rosenberg. Os espiões responsáveis por transmitir os segredos da bomba atômica para a URSS.
Poderia abordar vários pontos, como os "anos dourados" a caça aos comunistas e o início da guerra fria.
Próximo roteiro do Nolan 😂😂😂
O cara é professor de história, tu acha que ele vai falar dos vermelhos fazendo bomba atômica? kkkkkk
@@vitormatheusfc Quem conhece o trabalho do Filipe fora do Nerdologia, sabe que ele é uma pessoa muito transparente quando o assunto é história. Digo isso por que não acredito na neutralidade absoluta, porém, nunca vi e ouvi ele sendo parcial, e caso enxergue alguma parcialidade, tem uma transparência muito clara, de forma que você entenda os dois lados e suas consequências. Sem sensacionalismo.
Não seria problema nenhum e não me surpreenderia nada caso venha a ser produzido o vídeo.
Aliás, existem muitíssimos historiadores e professores tanto de direita tanto de esquerda, infelizmente muitos deles não são compromissados com os fatos estabelecidos e tentam criar sua visão da história para defender suas ideologias.
olá, tudo bem? despertei tamanha curiosidade sobre a história qual citou, porém não sei onde ler ou ver um vídeo sobre. você teria algum artigo/ livro ou vídeo/ documentário sobre o assunto para indicar? por gentileza claro e agradeço desde já.
@@VictoriaEidelwein fico feliz que tenha se interessado. Minha indicação fica para o livro "O caso Rosenberg: 50 anos depois" de Assef Kfouri. Nele aborda todo o processo do caso Rosenberg e seu julgamento antes de serem executados na cadeira elétrica na prisão de sing sing em Nova Iorque.
É bastante focado na investigação, e no julgamento do casal com algumas fotos inclusive.
Mas, também aborda o teste Trinity, as experiências feitas em Los Alamos e a caça aos comunistas nos anos 50.
Eu gostei bastante do livro, e é barato caso procure para comprar, mas, se procurar bem deve dar pra achar um pdf na internet.
Oscar p esse filme por favor! Melhor filme do ano. Saí agora do cinema e estou impactada!
Esse vídeo chegou como uma luva como uma prévia pro filme Oppenheimer do Nolan que será lançado amanhã, estarei lá no cinema, acho que vai ser um filmaço.
Somos dois
Ganhou o Oscar rsrs
Pra quem quiser um complemento mais técnico do ponto de vista das ciências eu recomendo e muito o mini-documentário que o pessoal do Ciência Todo Dia fez
Link?
@@1joaootaviovai na pesquisa do UA-cam e digita "ciência todo dia oppenheimer" 🙄 simples
Nerdologia sobre os Genocídios dos Siriacos e Gregos.
Um Nerdologia sobre os Sumérios também seria uma boa
Sugestão nerdologia: a cultura romana e sua evolução até a cultura latina atual.
Rapaz, isso daria um documentário FODA
@@leooliveira7091 maior nerdologia
Seria top.
ja teve esse
Recomendo dois livros sobre o tema, se te interessa, "a cidade antiga" e "a epopeia do pensamento ocidental"
Uma sugestão para o Nerdologia é sobre o acidente radiológico com o Césio-137 em Goiânia.
Esse cara era uma GÊNIO, isso é um fato. Porém é que nem diz o refrão de um samba “a mão que faz a bomba, também mata.”
Exato.
Seria incrível um vídeo sobre a história do Feynman!
Seria interessante um nerdologia sobre Arquimedes e o cerco de Siracusa
Caramba, simmmmm, seria bem show!
UP!
A galera que assistiu Indiana Jones no cinema agradece. 😊
Acho justo e necessário
Sugestão de Nerdologia: Mikhail Kalashnikov (Pai da AK-47).
Tem um filme russo muito bom...
Sim
@@jeandreadqual nome
@@nonlyz4735AK-47: A Arma Que Mudou o Mundo
@@jeandread tmj
Conteúdo Bombástico, parabéns
👏👏👏
Depois de ter assistido o video de Pedro Loo e agora este nertologia, acho que já estou ficando especialista em Oppenheimer. Os dois vale muito a pena.
Ninguém virá especialista com vídeo, fica bem informado. Recomendo ler o livro que deu origem ao filme.
Boa noite Professor.
Parabéns pela matéria.
Um grande abraço.
Excelente timing! Me deixou mais ansioso ainda para ver o filme.
Fala sobre Fritz Haber e o desenvolvimento das Armas Quimicas na Primeira guerra mundial
Unico nerdologia que presta atualmete é o do felipe
Seus videos de história são sensacionais Filipe, os assisto a algum tempo, mas esse aqui ficou incrível, obrigado por tão rico conteúdo.
Não vou entrar em detalhes, mas posso dizer que seu trabalho com Born, cujo resultado principal é a famosa Aproximação de Born-Oppenheimer é uma pedra fundamental para todo um ramo da Física Teórica que é a Estrutura Eletrônica de Materiais e para a Química Teórica como um todo!
Como sempre, incrivel!
👏👏👏
Adorei! To no hype pra ver o filme ess semana!
Sobre o tal artigo, que é sobre a aproximação de Born-Oppenheimer, é um conceito na mecÂnica quântica molecular que permite separar a descrição dos movimentos eletrônicos e nucleares em uma molécula. Ela acaba sendo bem usada pra simplificar a solução da equação de Schrodinger pra um sistema molecular complexo. Ele é bem útil para estudar propriedades moleculares, como reações químicas e estruturas eletrônicas.
De forma bem técnica, ela correlaciona as diferenças de massa e velocidade dos os elétrons e os respectivos núcleos atômicos que eles orbitam, já que os elétrons são beeem mais leves e se movem em escalas de tempo muito mais curtas do que os núcleos. COm isso, os elétrons se ajustam de forma praticamente instantânea a cada configuração do núcle atômico, ocupando os estados de energia mais baixa disponíveis. Além disso, é possível calcular os níveis de energia eletrônicos para diferentes configurações nucleares, enquanto os núcleos são tratados como pontos fixos durante esse cálculo. Fazendo a estimativa da energia dos elétrons para todas as configurações nucleares possíveis, dá pra estimar uma superfície de energia potencial eletrônica, que descreve a dependência da energia eletrônica em relação às posições nucleares. Assim, encontra-se a solução para as equações de movimento do núcleo na superfície de energia potencial eletrônica. Dessa maneira, é possível descrever o comportamento dos núcleos atômicos em resposta às forças resultantes das interações entre eles e a energia potencial eletrônica.
Basicamente, de forma mais leiga, a aproximação de Born-Oppenheimer permite tratar separadamente os movimentos dos elétrons e núcleos em uma molécula; isso simplifica os cálculos necessários para descrever seu comportamento a nível quântico.
Estava no aguardo, obrigado...
Nossa, o verdadeiro dito cujo lembra muito o ator. Escolheram bem mesmo!
Valeu Felipe!! Obrigado.🤘
O vídeo é sobre o mentor da bomba atômica, não sobre o ator Cillian Murphy, que interpreta Oppenheimer no longa! 😮 Grata, Felipe!
🥱
sério? não reparei
Torcendo pra essa sexta o assunto se extender pro nerdcast!
Vou assistir o filme! Ansioso. É uma grande história!
Teve uma edição recente da Superinteressante que abordaram o mesmo tema mas com um pouco mais de detalhes, como as outras conquistas científicas que ele teve.
Excelente vídeo! Por favor mande um da era Vargas e da revolucao de 1932
Já tem um vídeo da revolta constitucionalista
vai dar mt polemica, duvido q ele vai querer fzr video sobre isso
@@azirmandias4191 já tem
Filipe vc é muito top tudo que vc faz é bom eu fico impressionado
Poderia falar mais sobre OAK RIDGE, onde se produziu o material nuclear!!!
Excelente vídeo 👏🏾👏🏾👏🏾
Parabéns Por Esse Magnífico Vídeo.
👏👏👏
Não conhecia esse canal. Gostei do vídeo, claro e objetivo. Parabéns.
Vamos lá conhecer mais um pouco da humanidade. Adoro história.
Esqueceu de mostrar a relação entre ele e a Barbie, sendo parte essencial da nativa da personagem.
Muito interessante e o destaque para este cientista se deu devido ao filme. Eu particularmente fiquei sempre com a ideia que o Albert Einstein tinha algo haver com a criação da bomba...
Um seriado sobre o tema que eu recomendo é Project Manhattan, vale assistir porque é muito bom.
Filme épico! espetacular.... incomparável.... magnífico... sem palavras! Irei passar alguns dias refletindo o que acabei de ver no cinema!
Eu QUERO a determinação e a disciplina desse homem.
👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻 não conhecia só ouvia falar do projeto
mandou muito bem. sucesso irmão
Ótimo vídeo
Excelente vídeo!
6:35 sobre o teste Trinity é mostrado a imagem de Urânio 235 como sendo o material usado, mas o teste foi uma bomba que usa plutônio
Obrigado pelo vídeo.
Fiquei interessada para estudar o assunto, obrigada a todos. Parabéns pelo tema.
recomendo o video do ciencia todo dia, é uma documentário bem mais completo sobre o tema
@@amauryribeiro1860 Obrigada, farei isso. Boa tarde.
@@amauryribeiro1860 Obrigada, farei isso. Um abraço e boa noite.
Ansioso pelo filme.
Que droga nerdologia!!!! Nem pra botar aviso de spoiler pro filme
Sugestão de tema: o processo de desnazificação da Alemanha.
Um filme interessante soble outras pessoas que trabalharam em los Alamos, pode ser visto em O matemático que pode ser visto no Amazom prime. Exelente trabalho
Um vídeo muito interessante seria sobre a "Operação Argus" e os relatos de possíveis testes atômicos realizados no Nordeste brasileiro pela marinha do EUA no final da década de 1950 durante a guerra fria.
Excelente conteúdo!!! 👏👏👏
Excelente vídeo. Preciso dar uma minúscula canelada aqui. Você fala: "mas não será eu que saberei explicar" e a forma correta é: "e não serei eu que saberei explicar."
Esse vídeo me convenceu a assistir o filme.
Excelente explanagem !
Dia 20 vai lançar nos cinemas o filme dele, do diretor Christopher Nolan. Imperdível.
Faltam só 2 dias :)
O cara era literalmente físico e calculista
Sugestão: Nerdologia sobre Asoka, o Grande e Menandro Primeiro (citando, é claro, Dharmaraksita e Nagasena) ou Greco Budismo
O saber é lindo
Pulmão de Cillian Murphy: e lá vamos nós mais uma vez... 🚬😮💨
Seria massa um Nordologia sobre Hackers (Kevin Mitnick que faleceu agora) seria interessante para começar
Nerdologia tomando a frente e sendo referência para a enxurrada de videos sobre Oppenheimer que irão aparecer depois do lançamento do filme do Nolan.
Um dia pensativo em seu escritório Oppenheimer disse "Eu sabo muito".
👍🏼Dei like só pela zoeira!😂🤣
Oppenheimer, era fisico cuturista que e turista. Extraordinário.
Muito obrigado 👍👍👍
Camarada Oppenheimer
É interessante a questão da procura pelo poder máximo (no caso, de destruição).
Depois que se consegue é que o pessoal se questiona se valeu a pena obtê-lo.
Oppenheimer deu pistas de ter as mesmas dúvidas que o Nobel teve, de ser um destruidor, mas a bomba atômica não foi fruto somente dele, e sim de uma equipe que foi juntada pela nação.
Se os EUA não tivessem produzido a bomba atômica, a Alemanha teria produzido, mas o questionamento se "os fins justificam os meios" permanece. Por diversas ocasiões ao longo da Guerra Fria houveram chances de lançamentos de ICBMs de ambos os lados, com diversas ocasiões em que uma pessoa "na ponta" ser a decisiva de tomar a decisão de não lançar (fora as diversas bombas nucleares que caíram acidentalmente em diversos locais do mundo).
Muito bom video
Agora tem que fazer um nerdologia sobre a Barbie
Agora que já saiu um doc sobre o cara que criou uma bomba cuja única função é exterminar pessoas e promover destruição, seria interessante a história da barbie que gera 4 Bi de faturamento mantendo emprego, renda e movimentando a economia.
Claro um vídeo com categoria empreendedorismo.
O álbum A Thousand Suns do Linkin Park que me trouxe aqui.
Agora faz um nerdologia sobre o Klaus Barbie
"Now I am become death. The destroyer of worlds" - Kratos Oppenheimer
Ótimo vídeo 👌👏
Sugestão de Nerdologia: Maquiavel e fundação da Política Moderna
Que trabalho Fod@ esse seus . Parabéns.
Ocorreu um pequeno erro na idade dele no minuto 1:34, em 1921 ele tinha 17 e não 18 anos. Excelente vídeo!
A Série Big Bang Theory contou a historia de Oppenheimer. Um físico teórico que morou em Pasadena, Califórnia, trabalhou na Caltech, era magro e desengonçado, foi estudar na Alemanha e se formou muito cedo.
Nerdologia Guerra do Contestado
Sim, se uma pessoa estivesse a 2.000 anos-luz de distância da Terra, ela estaria vendo a Terra como era há 2.000 anos, pois a luz que deixou a Terra naquela época estaria chegando a ela agora. Portanto, teoricamente, se tivéssemos um telescópio suficientemente poderoso e estivéssemos a uma distância adequada, poderíamos observar eventos passados na Terra. Isso significa que, em certo sentido, poderíamos "ver" o passado olhando para a luz que viajou grandes distâncias.
Uma correção mínima: a Universidade da Califórnia em questão é a de Berkeley (Cal ou Berkeley). O brazão mostrado no vídeo é o brasão da Universidade da Califórnia de Los Angeles (UCLA). Por mais que estejam as duas no sistema público de ensino do estado da Califórnia, são universidades diferentes, com focos distintos, especialmente na época de Oppenheimer.
- Muito bom.
É de explodir a mente.
quero assistir esse filme
O personagem Sheldon Cooper da série Big Bang: The Theory, foi inspirado nele?
A narração com vc Felipe é 200 X melhor.
vai ser o filme do ano
Mais outra pedrada, papai
Sugestão Nerdologia: Sherlock holmes.
Nerdologia 🤝 Ciência Todo Dia
"Tabagista compulsivo", faz sentido terem chamado o Thomas Shelby pra ser ele no filme😂😂
Esperando agora o nerdologia sobre a Barbie. kkkk
Eu sei que foi uma piada, mas a replai fez um vídeo bem interessante sobre isso. ( O canal dela foi ranqueado, então os vídeos recentes são meio estranhos )
A internet já é saturada de conteúdo sobre Barbie, Mattel, etc
@@eduardolourenco4212 ela fala mas sobre o reflexo da história da sociedade na história da barbie
@@eduardolourenco4212 desculpa, pensei que estivesse respondendo o meu comentário. É que o UA-cam também notifica se responderam o mesmo comentário que o seu