“Pela primeira vez desde que chegará à ilha, Ralph entregou-se ao choro; grandes e convulsivos espasmos de tristeza pareciam torcer o seu corpo(...)Ralph chorou pelo fim da inocência, pela escuridão do coração humano(...)”
O título 'O Senhor das Moscas' ou Belzebu não é por acaso. Este livro é uma releitura da própria narrativa bíblica: por conta de uma guerra há uma queda, os que caíram buscam fundar uma sociedade com base em suas referências pregressas... mas enquanto alguns tentam viver segundo uma lei (ou Torá se preferir) outros acham que deve-se seguir ao sabor dos instintos. Há conflitos, separação (Israel e Judá?), morte de quem profere a lei, e eis que tudo parece estar a beira de um colapso quando surge... a salvação para os tais pequeninos? Sem contar referências menores como a chama que não deve ser apagada (como no tabernáculo), a reunião via concha (trombeta), etc. Aos que seguirem o projeto de leitura literária da Bíblia, o Senhor das Moscas vai ganhar ainda mais significado.
Esse é um dos livros mais impressionantes que já li. Se não houver regras para uma sociedade somos todos bichos. O instinto fala mais alto e não importa a idade.
Eu também sou professor e pensei a mesma coisa quando li esse livro. Só quem convive ou conviveu com crianças sabe como elas podem ser doces mas também cruéis as vezes.
4 роки тому+25
@@marciok.2185 As vezes? Crianças são cruéis por regra, o que nós adultos fazemos e torná-las civilizadas e benignas, pois a natureza selvagem afloraria naturalmente na maioria, não todas, mas a maioria... Também sou professor.
@ vai do temperamento e da criação. Também sou professora e na minha turma tem crianças super doces!
3 роки тому+18
@@rozanadasilva6843 Porque provavelmente o ambiente seja o propício para essa reação e elas venham de famílias mais estruturadas. Se você adentrar os pormenores tenha certeza, elas são cruéis umas com as outras, mas a proporção que dão as ofensas são de menor relevância as que damos quando adultos, mas geralmente vão marcando a personalidade, tanto de quem ofende, como quem é ofendido. Sou pedagogo, e se você for dá aula a crianças de famílias desestruturadas, ou mistas, mas postas em uma escola sem a estrutura adequada, você terá um microcosmo do senhor das moscas. Essa ideia da bondade natural das crianças é uma falácia repetida infinitamente.
Que livro! Tati foi apresentada à natureza humana e, refletindo sobre isso, quase soltou um "O horror, o horror..." durante sua análise. No meu entender, as crianças não estão perdendo a civilidade. Ao contrário, quando chegam na ilha pensam estar no Paraíso, livres da autoridade adulta. Aliás, por isso a comparação com uma serpente chegando quando eles avistam o segundo grupo de meninos se aproximando. O que vai ocorrendo na Ilha são as respostas que a humanidade deu ao longo da sua evolução a tudo o que não entendia´, como por exemplo o medo do "monstro" que ali representa o medo do incompreensível que faz surgir os primeiros ritos bárbaros: "Se sacrificarmos uma parte da caçada, o 'Monstro' vai nos poupar". E sempre que você começa sacrificando algo pequeno, acaba pensando num sacrifício maior... E a estória vai além, mostrando como a humanidade - representada pelos meninos - foi lidando com as disputas de poder e por recursos preciosos e limitados (a guerra pelos óculos do Porquinho). Enfim, Tati, não é que os garotos perderam sua civilidade. É que eles foram postos numa situação onde tiveram que evoluir por conta própria e, desta forma, repetiram o mesmo comportamento visto na História da humanidade, pois, afinal, são humanos. Aterrador!
Seis décadas (e duas guerras mundiais) antes, Júlio Verne escreveu um livro similar chamado "Dois anos de férias" em que um grupo de crianças, todos meninos e que estudavam na mesma escola, acabam perdidos em uma ilha deserta e sem nenhum adulto. Só que o livro de Verne é bem mais otimista e positivo que o de golding. É interessante a leitura dos dois pra comparar.
Li a primeira vez com 14 anos, reli agora com quase 20. É impressionante como a releitura proporciona novas reflexões acerca de temas que demandam um pouco de maturidade.
Li este livro há mais de dois anos e é impressionante como alguns detalhes ficam na memória, principalmente a descrição da morte brutal de um dos personagens mais queridos. E sim, o Sawyer de Lost leu este livro 😉
Li Senhor das Moscas há poucos meses. O leitura sempre se relaciona com a visão que temos do mundo que temos. Para mim a mensagem que sobressai é que o ser humano não nasce bom, o ser humano nasce mal, corrompido, e a sociedade o melhora. Como tu falaste, quando a sociedade deles fracassa e eles ficam completamente afastados da civilidade, as coisas dão muito errado. Esse livro mexe muito com a gente. Há meses penso nele. Forte, assustador! Não há nada mais assustador do que a natureza humana.
É legal notar q o número 12 (id dos personagens principais) na cultura judia/protestante simboliza a perfeição, já o 6 (id das crianças menores) simboliza a imperfeição. E isso mostra como os menores eram desprezado e os maiores se viam como superiores. Pelo menos foi o que percebi, não sei se concordam?
Começando a ler. Algúem já deve ter notado, mas aqui vai uma hipótese da localização da ilha (que não afasta a teoria 'Lost'): quando os meninos do coral aparecem, Merridew diz que o companheiro que desmaiara na areia sob o sol tinha histórico - em 'Gib" e "Addis". Crianças de escola britânica, podemos supor que o vóo foi de Londres (ou outra cidade) a Gibraltar, daí à Etiópia (Addis-Ababa) de onde se dirigiram à Índia (Commonwealth) ou diretamente ao Território Britânico do Oceano Índico, conjunto de ilhas ao sul das Maldivas - onde o avião cai. Ilha paradisíaca é o que não falta ali.
Há um tempo, estava eu na faculdade de letras e o professor contou-nos a história das duas meninas lobos, que desde bebês foram criadas com os animais e quando os adultos as "recuperaram" uma depois da outra morreu por não saber adaptar-se à vida humana. Lembrei dessa história com O senhor das moscas.
Acabei de ler o livro e assistir o filme de 1990! No livro, achei esquisito e senti falta de algumas explicações como: • Os meninos encontrarem e usarem partes dos destroços • Como foi surgimento do tal "monstro" (no filme tem a ver com o piloto) • O vento "carregar" montanha a cima o corpo morto do piloto que caiu na ilha após o que parece ter sido uma batalha de aviões no céu (a parte que achei mais "toscona" do livro) • O que aconteceu com o menino da mancha no rosto? Muito pontos sem explicação... Mas, entretanto, todavia... Um livro clássico muito bom! Me despertou vontade de ler a partir da citação do título em Dois Homens e Meio! 😊
Li esse fim de semana, iniciei achando que sabia o que encontraria mas...um livro curto, mas com uma história tão tenebrosa que tenho certeza que não sairá mais da minha mente.
Um livro que eu só adicionei à minha lista de desejos por causa desse vídeo. Nunca esperava tanto de "O senhor das moscas" até a Tatiana resenhar. Estou com muita vontade de ler agora! Obrigado por fazer com que essa vontade crescesse, Tati! ❤
- Que vídeo sensacional! Que maneira maravilhosa de se comunicar! Quem é essa Tatiana Feltrin? É uma sorte ela estar envolvida com livros - quer dizer, sorte para nós que amamos a Literatura. Obrigado pela sua dedicação, garota. Continue... continue... _(Rio de Janeiro)__
Vi esses dias que Senhor das Moscas está no top 5 de livros preferidos do Stephen King. Achei muito interessante isso sobre as tempestades. Hoje mesmo terminei um conto (justamente do tio King) em que, depois de muitas desgraças, uma tempestade foi a gota d'água que selou o destino da personagem principal.
Sempre que vejo esse livro, eu lembro de Lost, o Sawyer lia ele na ilha Atualização: acabei de ver o vídeo agora e a Tati cita exatamente isso no vídeo kkkk nunca me decepciona. Sim, Tati! Ele lê esse livro sim, logo nos primeiros episódios da série. Abraço!
O Sawyer tbm vivia lendo o livro "Watership Down" do Richard Adams, que tem uma temática parecida com O Senhor dos Moscas, só que é uma história sobre um bando de coelhos
A importância da contextualização de um livro, é essencial. Li esse livro ano passado e, embora tenha sido um livro muito bom, depois de assistir esse vídeo, muita coisa melhorou. Livrão!!! Obrigada Tati! Nunca pare! 😘
Eu também fiquei "impactado" com essa leitura. Foi o primeiro livro proposto no grupo de leitura do qual participo. Ele trava uma boa discussão sobre uma visão do ser humano, questionando a máxima rousseauniana de que o "homem nasce bom, a sociedade que o corrompe". A mim pareceu que ele queria demonstrar o contrário disso, uma vez que essa nova sociedade de crianças e sem a presença de nenhum adulto, reproduz exatamente o mundo adulto. Só que na verdade não há como comprovar isso no próprio contexto do livro, pois essas crianças já tinham passado pelo processo de socialização básica e já tinham introjetado os valores da sociedade a que pertenciam.
Em Lost, não me lembro do Sawyer lendo, de fato, O Senhor das Moscas, mas ele cita no episódio "...in translation": -"Folks down on the beach might have been doctors and accountants a month ago, but it's Lord of the Flies time now.". Além desse, Charlie diz no episódio "What Kate did?": -"They seem to have had a rough time of it. It looks like they went bloody Lord of the Flies out there."
Esse foi sem dúvidas um dos livros que mais me marcou na vida! Nunca vou me esquecer dele, recomendo a todos que querem uma boa leitura. Obrigada por apresentar esse livro para tantas outras pessoas, Tatiana!
Tirando da estante em 3, 2, 1.... Queria te agradecer, só esse ano foram 12 Clássicos lidos fora as demais leituras, a maioria indicação sua. Obrigada! Você me inspira ❤
Sem dúvida, as coisas depois da aparição do Senhor das Moscas ficam extremamente assustadoras, mas é ótimo para se refletir sobre diversas coisas da natureza humana.
Tatiana, esse é o seu vídeo publicado de nº 1000! Parabéns pelo sucesso e reverência à literatura! Você muito nos ensina. Senhor das Moscas é realmente incrível.
Mesmo a tempo de me fazer companhia enquanto almoço!! Adorei ler e estudar esse livro na universidade, é bem intenso!! Amo muito o teu canal, beijinhos de Portugal 😚
Este foi um dos poucos livros que me assustou... Entretanto, sensacional, sem dúvida alguma. Definitivamente comprova a teoria de Hobbes: "O Homem é o lobo do homem".
Eu to precisando de uma boa dose de fé na humanidade, então por enquanto não vou ler, mas acabei de adquirir meu exemplar. Muito obrigadaaaaa, você é incrível.
Olá Tati quando li esse livro, fiquei mal por muito tempo. Depois repassei para minha irmã e nunca mais quis saber dele. Fiquei arrasado vários dias. Você utilizou o termo certo impactante, mas, eu acrescentaria também, devastador.
Li esse livro há uns 2 anos e lembro-me que fiquei bem impressionada também, fiquei tão eufórica que acabei lendo rápido demais e sinto que perdi detalhes importantes e já tinha vontade de reler com mais calma, depois dessa resenha então, releitura certa. Obrigada, Tatiana.
Acabei de ler o livro, e afirmo com toda certeza, que vale muito a pena a leitura. A Tatiana é maravilhosa em suas análises, e esse canal fica cada vez melhor é incrivel !
Li esse livro 2x quando tinha uns 19 anos (oh senhor, 12 anos atrás...) e, realmente, é uma história que não sai de você mesmo! Vira e mexe, vc se pega relembrando pequenos pedaços diante de várias situações. Livraço!!!
Olá Tatiana, boa tarde. Sempre que às minhas ocupações liberam uma fração do tempo , assisto atento e fazendo anotações às suas apresentações, pela quais tenho muita admiração. O que me chama à atenção é o seu conhecimento sobre os livros e à época que foram escritos. Desejo-lhe sucesso e perseverança em sua iniciativa. De forma sucinta, sou seu fã. Saúde e cuidados, Marcus Antonio
Eu gosto muito deste livro, mas sempre achei que ele trazia uma visão muito pessimista sobre uma sociedade de humanos livres, quase como se a ausência de um governo sempre nos conduzisse a uma vida de barbárie. Por isso fiquei feliz em saber que a realidade fictícia descrita no livro, ja ocorreu na vida real - 15 anos depois do livro ter sido escrito - e que teve um final muito diferente do que é descrito em O Senhor das Moscas. As crianças se organizaram, distribuíram tarefas entre si, os mais fortes cuidaram dos mais fracos, etc... e ao final, quando foram resgatados, quase 2 anos depois de perdidos, estavam todos bens. Quem tiver interesse, pesquisar sobre Tongan Castaways ou Real The Lord of the Flies...
Quando eu tava na faculdade e ia entrar de férias, lembro que ia pra sessão de ficção da biblioteca e pegava emprestado todos os livros com títulos que chamassem atenção. Esse foi um deles, e agora vendo seu vídeo me deu até vontade de reler. Afinal já fazem mais de seis anos e na época também fiquei bastante impressionada.
Esse livro está na minha lista a bastante tempo, após a sua resenha estarei colocando ele na minha meta do próximo ano, você atiçou a minha curiosidade! Obrigada!
É uma delícia ouvir tua crítica sempre .Parabéns pelo brilhante trabalho compartilhado .Este livro e o filme são realmente muito pouco palatáveis ,mas ,em contrapartida ,servem de instrumento reflexivo sobre por que temos guerras tão atrozes quanto as reais …
“Pela primeira vez desde que chegará à ilha, Ralph entregou-se ao choro; grandes e convulsivos espasmos de tristeza pareciam torcer o seu corpo(...)Ralph chorou pelo fim da inocência, pela escuridão do coração humano(...)”
😭🤧💔
Que final hein. O choro do alívio
Terminei esse livro hoje, sensacional!
O título 'O Senhor das Moscas' ou Belzebu não é por acaso. Este livro é uma releitura da própria narrativa bíblica: por conta de uma guerra há uma queda, os que caíram buscam fundar uma sociedade com base em suas referências pregressas... mas enquanto alguns tentam viver segundo uma lei (ou Torá se preferir) outros acham que deve-se seguir ao sabor dos instintos. Há conflitos, separação (Israel e Judá?), morte de quem profere a lei, e eis que tudo parece estar a beira de um colapso quando surge... a salvação para os tais pequeninos? Sem contar referências menores como a chama que não deve ser apagada (como no tabernáculo), a reunião via concha (trombeta), etc. Aos que seguirem o projeto de leitura literária da Bíblia, o Senhor das Moscas vai ganhar ainda mais significado.
O capítulo que aparece o Senhor das Moscas é assustador mesmo e tu começa a ficar igual o Ralph com a obsessão em manter a fogueira acesa kkkkkkk
Fiquei com medo dos meninos.
SPOILER
Alucinação total do Simon, o Senhor das Moscas.
Eu só quero a fogueira acesa!
@@RaposaVermelhaOff alguém me explica o senhor das moscas
cara do nada a escrita muda pra um negocio tenebroso KKKKKKKK
Mano, eu cheguei a pensar que aqueles malucos iriam assar o porquinho ou o Ralph.
Esse é um dos livros mais impressionantes que já li. Se não houver regras para uma sociedade somos todos bichos. O instinto fala mais alto e não importa a idade.
Agora está explicado pq ele escreveu uma história dessa, além de ter estado na guerra era professor.
Eu também sou professor e pensei a mesma coisa quando li esse livro. Só quem convive ou conviveu com crianças sabe como elas podem ser doces mas também cruéis as vezes.
@@marciok.2185 As vezes? Crianças são cruéis por regra, o que nós adultos fazemos e torná-las civilizadas e benignas, pois a natureza selvagem afloraria naturalmente na maioria, não todas, mas a maioria... Também sou professor.
@ uma pergunta esta sendo muito dificil pra vocês professores darem aula na quarentena ou nem tanto
@ vai do temperamento e da criação. Também sou professora e na minha turma tem crianças super doces!
@@rozanadasilva6843 Porque provavelmente o ambiente seja o propício para essa reação e elas venham de famílias mais estruturadas. Se você adentrar os pormenores tenha certeza, elas são cruéis umas com as outras, mas a proporção que dão as ofensas são de menor relevância as que damos quando adultos, mas geralmente vão marcando a personalidade, tanto de quem ofende, como quem é ofendido.
Sou pedagogo, e se você for dá aula a crianças de famílias desestruturadas, ou mistas, mas postas em uma escola sem a estrutura adequada, você terá um microcosmo do senhor das moscas. Essa ideia da bondade natural das crianças é uma falácia repetida infinitamente.
"Mata o porco, corta a guela, espalha o sangue"
Terminei o livro agora e, sinceramente, amanhã começo uma leitura bem água com açúcar porque estou arrasada com essa leitura kkkkkk
Tem terror? Se tiver não vou ler.
Tem
O autor quer dizer que a civilização é um verniz, raspando temos um caçador/coletor que pode matar outro por recursos, já li este livro é recomendo.
Que livro! Tati foi apresentada à natureza humana e, refletindo sobre isso, quase soltou um "O horror, o horror..." durante sua análise.
No meu entender, as crianças não estão perdendo a civilidade. Ao contrário, quando chegam na ilha pensam estar no Paraíso, livres da autoridade adulta. Aliás, por isso a comparação com uma serpente chegando quando eles avistam o segundo grupo de meninos se aproximando.
O que vai ocorrendo na Ilha são as respostas que a humanidade deu ao longo da sua evolução a tudo o que não entendia´, como por exemplo o medo do "monstro" que ali representa o medo do incompreensível que faz surgir os primeiros ritos bárbaros: "Se sacrificarmos uma parte da caçada, o 'Monstro' vai nos poupar". E sempre que você começa sacrificando algo pequeno, acaba pensando num sacrifício maior...
E a estória vai além, mostrando como a humanidade - representada pelos meninos - foi lidando com as disputas de poder e por recursos preciosos e limitados (a guerra pelos óculos do Porquinho).
Enfim, Tati, não é que os garotos perderam sua civilidade. É que eles foram postos numa situação onde tiveram que evoluir por conta própria e, desta forma, repetiram o mesmo comportamento visto na História da humanidade, pois, afinal, são humanos. Aterrador!
Seis décadas (e duas guerras mundiais) antes, Júlio Verne escreveu um livro similar chamado "Dois anos de férias" em que um grupo de crianças, todos meninos e que estudavam na mesma escola, acabam perdidos em uma ilha deserta e sem nenhum adulto. Só que o livro de Verne é bem mais otimista e positivo que o de golding. É interessante a leitura dos dois pra comparar.
Equilíbrio é tudo......
Dizem que Golding fez senhor das moscas como uma resposta a esse livro..
Li tem dois anos e até hoje me pego pensando nessa história.
Li esse ano e tem o filme.
Assisti o filme a mais de dez anos e sempre lembrava de algumas cenas... Porém não sabia o nome. Realmente é memorável, tanto o livro quanto o filme
Li a primeira vez com 14 anos, reli agora com quase 20. É impressionante como a releitura proporciona novas reflexões acerca de temas que demandam um pouco de maturidade.
Li este livro há mais de dois anos e é impressionante como alguns detalhes ficam na memória, principalmente a descrição da morte brutal de um dos personagens mais queridos. E sim, o Sawyer de Lost leu este livro 😉
veio notificação do tlt, preparo o café, acompanho o vídeo e coloco o livro na lista de leitura.
E nessa brincadeira estou ficando cada dia mais pobre kkkkkkk
@@nath3798 E mais rica em conhecimento
Eu ja li esse livro, um soco no estomago.
Li Senhor das Moscas há poucos meses. O leitura sempre se relaciona com a visão que temos do mundo que temos. Para mim a mensagem que sobressai é que o ser humano não nasce bom, o ser humano nasce mal, corrompido, e a sociedade o melhora. Como tu falaste, quando a sociedade deles fracassa e eles ficam completamente afastados da civilidade, as coisas dão muito errado. Esse livro mexe muito com a gente. Há meses penso nele. Forte, assustador! Não há nada mais assustador do que a natureza humana.
É legal notar q o número 12 (id dos personagens principais) na cultura judia/protestante simboliza a perfeição, já o 6 (id das crianças menores) simboliza a imperfeição. E isso mostra como os menores eram desprezado e os maiores se viam como superiores. Pelo menos foi o que percebi, não sei se concordam?
Acabei de ler. Que livro surpreendente! Eu ainda tô triste pelo que aconteceu com aqueles dois personagens, é tão cruel e injusto :(
Terminei ele recentemente também e ainda não superei tudo o que aconteceu 🥺
@@renimorais1485 acabei de comentar isso em outro comentário. Cara, fiquei muito chateada kkkkk uma sensação de injustiça, que coisa!!! 🥺
Sim
Muito triste 😢😢😢😢😢
Só fiquei com pena do Simon, não gostava muito do Porquinho.
O Ser Humano em ambiente hostil se Torna Selvagem. Esse livro me deixou de cabelo em pé.
"Tu que, assim como eu, nunca aprendeu o que é temer um inimigo." 🎶🎼🎵
Cascadura - Senhor das Moscas
Emprestei esse livro pra minha mae e ela ficou 1 semana em depressao kkkkkkk
🤭🤭🤭🤭
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
Caramba, não vou ler não. Última coisa que eu preciso!
Socorro.😂😂😂
Ainda bem que me avisou, minha mãe pediu um livro meu emprestado, já sei qual eu não vou emprestar
Começando a ler. Algúem já deve ter notado, mas aqui vai uma hipótese da localização da ilha (que não afasta a teoria 'Lost'): quando os meninos do coral aparecem, Merridew diz que o companheiro que desmaiara na areia sob o sol tinha histórico - em 'Gib" e "Addis". Crianças de escola britânica, podemos supor que o vóo foi de Londres (ou outra cidade) a Gibraltar, daí à Etiópia (Addis-Ababa) de onde se dirigiram à Índia (Commonwealth) ou diretamente ao Território Britânico do Oceano Índico, conjunto de ilhas ao sul das Maldivas - onde o avião cai. Ilha paradisíaca é o que não falta ali.
Eu fiquei muito tensa quando li esse livro ... me transportei para a história... foi uma leitura incrível! Amei o vídeo e de ver esse livro por aqui.
Há um tempo, estava eu na faculdade de letras e o professor contou-nos a história das duas meninas lobos, que desde bebês foram criadas com os animais e quando os adultos as "recuperaram" uma depois da outra morreu por não saber adaptar-se à vida humana. Lembrei dessa história com O senhor das moscas.
Acabei de ler o livro e assistir o filme de 1990!
No livro, achei esquisito e senti falta de algumas explicações como:
• Os meninos encontrarem e usarem partes dos destroços
• Como foi surgimento do tal "monstro" (no filme tem a ver com o piloto)
• O vento "carregar" montanha a cima o corpo morto do piloto que caiu na ilha após o que parece ter sido uma batalha de aviões no céu (a parte que achei mais "toscona" do livro)
• O que aconteceu com o menino da mancha no rosto?
Muito pontos sem explicação... Mas, entretanto, todavia... Um livro clássico muito bom!
Me despertou vontade de ler a partir da citação do título em Dois Homens e Meio! 😊
O final desse livro pra mim é um choque de realidade
Essa ausência de civilidade, me lembrou O ensaio sobre a cegueira, será que fui a única ?
Não, não foi kkkk, inclusive não me recuperei desse livro até hoje...
@@vivianemaciel4987 Menina quem se recupera depois de ler aquele livro ? Ele te pega pelo incômodo.
Lembreiii demais tbmm
Também pensei nele o tempo todo!
Não existe uma resenha sua que não me desperte a vontade de ler! Mais um para lista. Obrigada! :)
Li esse fim de semana, iniciei achando que sabia o que encontraria mas...um livro curto, mas com uma história tão tenebrosa que tenho certeza que não sairá mais da minha mente.
O que esperava no começo da história? Eu infelizmente já havia visto algumas cenas do filme
Eu até pensei que alguns deles iriam morrer, mas não daquele jeito...
Um livro que eu só adicionei à minha lista de desejos por causa desse vídeo. Nunca esperava tanto de "O senhor das moscas" até a Tatiana resenhar. Estou com muita vontade de ler agora! Obrigado por fazer com que essa vontade crescesse, Tati! ❤
Amigo, leia, mas já fique com uns lencinhos na mão...
@@willjcamargo Pode deixar!!!
Nem terminei o vídeo e já comprei no kindle! Tati aguçou minha curiosidade de um jeito que só as resenhas dela fazem
Li com o grupo do reading club, mas atrasei horrores na leitura, rsrs
O final desse livro acabou comigo...
Eu não consigo superar o final até hoje, sinceramente. aaaah
As últimas páginas desse livro são alucinantes. Eu acabei de ler (05/12/2023) às 17:15. Ainda estou em choque. O livro é muito visual.😮
Não sabia que belzebu é o senhor das moscas. Isso me fez lembrar do filme Constantine que agora faz mais sentido. Kkkk
Belzebu sempre me lembra O exorcista, é ele o demônio da trama 😮. Tenso
Lembrei disso tmb.
@@briantheflashgamer na verdade não. O demônio de O Exorcista é o Pazuzu, adorado por alguns povos da antiga Mesopotâmia
@@briantheflashgamer não é, não. O demônio de O Exorcista é o Pazuzu.
@@briantheflashgamer não era belzebu, era o pazuzu, demônio do ar!!!
paraiso perdido é simplesmente sensacional
- Que vídeo sensacional! Que maneira maravilhosa de se comunicar!
Quem é essa Tatiana Feltrin? É uma sorte ela estar envolvida com livros - quer dizer, sorte para nós que amamos a Literatura.
Obrigado pela sua dedicação, garota.
Continue... continue...
_(Rio de Janeiro)__
Meu Deus. Acabei de ler esse livro e foi chocante
Vi esses dias que Senhor das Moscas está no top 5 de livros preferidos do Stephen King.
Achei muito interessante isso sobre as tempestades. Hoje mesmo terminei um conto (justamente do tio King) em que, depois de muitas desgraças, uma tempestade foi a gota d'água que selou o destino da personagem principal.
Um dos livros que o Sawyer leu é Fontainhead (A Nascente), da Ayn Rand. Acho que A Volta do Parafuso também foi mencionado na série.
Sempre que vejo esse livro, eu lembro de Lost, o Sawyer lia ele na ilha
Atualização: acabei de ver o vídeo agora e a Tati cita exatamente isso no vídeo kkkk nunca me decepciona. Sim, Tati! Ele lê esse livro sim, logo nos primeiros episódios da série. Abraço!
O Sawyer tbm vivia lendo o livro "Watership Down" do Richard Adams, que tem uma temática parecida com O Senhor dos Moscas, só que é uma história sobre um bando de coelhos
A importância da contextualização de um livro, é essencial. Li esse livro ano passado e, embora tenha sido um livro muito bom, depois de assistir esse vídeo, muita coisa melhorou. Livrão!!!
Obrigada Tati!
Nunca pare!
😘
É muito bom ter um poster do Vertigo do Hitchcock, nas costas.
Em Portugal tem o titulo de A mulher que viveu duas vezes.😄
Esse livro é curtinho, marcante e maravilhoso demais!
Eu também fiquei "impactado" com essa leitura. Foi o primeiro livro proposto no grupo de leitura do qual participo. Ele trava uma boa discussão sobre uma visão do ser humano, questionando a máxima rousseauniana de que o "homem nasce bom, a sociedade que o corrompe". A mim pareceu que ele queria demonstrar o contrário disso, uma vez que essa nova sociedade de crianças e sem a presença de nenhum adulto, reproduz exatamente o mundo adulto. Só que na verdade não há como comprovar isso no próprio contexto do livro, pois essas crianças já tinham passado pelo processo de socialização básica e já tinham introjetado os valores da sociedade a que pertenciam.
Mas isso basicamente só reforça, visto que eles já tinham uma base da sociedade e mesmo assim o caos se "instaurou"
Li, chorei, fiquei aflita, indignada…que livro incrível.
Esse livro foi um achado recente e ele é absurdamente incrível.
Minha nossa, eu espero essa resenha desde que ela lançou o vídeo sobre O apanhador no campo de centeio
Tati: Vou tirar uns dias de férias.
Livro: A
Tati: Vamos de mais um livrinho aqui.
Eu: Amada?
Obrigada pela partilha, fiquei com vontade de lê-lo para saber o final. 🤗
💝Cumprimentos de Portugal. 🇵🇹
Essa é (sem dúvida!) a melhor booktuber do Brasil.
Ansioso para o vídeo dos 12 livros para 2021 🤞🤞
A simbologia dos personagens e dos objetos é incrível, recomendo pesquisar depois de finalizar o livro. Uma das melhores leituras que fiz!
Leia a Autobiografia de Stefan Zweig
li semana passada este livro ---> ele me mostrou verdades que eu não queria enxergar sobre as pessoas
Uma da smelhores leituras da minha vida. Depois de ver o S. King falando tanto dele eu me rendi.
Comprei em 2012 por conta da indicação da Tati em um dos vídeos sobre melhores leituras. Acho que é hora de lê-lo🙂tá mais q na hora!
Terminei a leitura. Estou em choque. Maravilhoso e triste.
Esse livro é incrível, medonho e triste!! Faz tempo que eu li e quero reler no próximo ano!!❤❤❤
Captou a essência do livro!! Exatamente isso!!
Até agora não entendi qual foi o fim ou qual motivo da presença do monstro que saimon viu … será que foi da imaginação dele totalmente?
Li este livro esse ano, foi uma das minhas melhores leituras.
Essa história é obra-prima
Em Lost, não me lembro do Sawyer lendo, de fato, O Senhor das Moscas, mas ele cita no episódio "...in translation":
-"Folks down on the beach might have been doctors and accountants a month ago, but it's Lord of the Flies time now.".
Além desse, Charlie diz no episódio "What Kate did?":
-"They seem to have had a rough time of it. It looks like they went bloody Lord of the Flies out there."
Eu achava que o livro era sobre uma mosca grande que mandava nas outras. Brincadeira.
Muito bom.
Na minha opinião Esse livro conversa bem com O Leviatã de Thomas Hobbes. Foi interessante pra mim ler um e logo em seguida ler o outro. Recomendo. 😊
Eu não fiz a leitura deste livro ainda. Mas essa história me remeteu ao estado de natureza e a ideia de contrato social de Thomas Hobbes
Esse foi sem dúvidas um dos livros que mais me marcou na vida! Nunca vou me esquecer dele, recomendo a todos que querem uma boa leitura. Obrigada por apresentar esse livro para tantas outras pessoas, Tatiana!
Tirando da estante em 3, 2, 1....
Queria te agradecer, só esse ano foram 12 Clássicos lidos fora as demais leituras, a maioria indicação sua.
Obrigada! Você me inspira ❤
Sem dúvida, as coisas depois da aparição do Senhor das Moscas ficam extremamente assustadoras, mas é ótimo para se refletir sobre diversas coisas da natureza humana.
Tatiana, esse é o seu vídeo publicado de nº 1000! Parabéns pelo sucesso e reverência à literatura! Você muito nos ensina.
Senhor das Moscas é realmente incrível.
EU NÃO TINHA PENSADO QUE AS CRIANÇAS PODERIAM ESTAR NO JARDIM DO ÉDEN! Vídeo excelente, tati
Impactante !!! Um dos melhores que li esse ano.
Fenomenal ! Você não consegue parar de ler !
Mesmo a tempo de me fazer companhia enquanto almoço!! Adorei ler e estudar esse livro na universidade, é bem intenso!! Amo muito o teu canal, beijinhos de Portugal 😚
Recomendo a série The Wild na Amazon Prime, parece ser inspirada nesse livro.
Pelo visto eu não vou mais conseguir dormir kkk. São tantas ótimas recomendações!
Este foi um dos poucos livros que me assustou... Entretanto, sensacional, sem dúvida alguma. Definitivamente comprova a teoria de Hobbes: "O Homem é o lobo do homem".
Finalmente o senhor das moscas aparece por aqui. Comemoremos
Eu li a poucos dias e estou chocada!!. Meu Deus!. Porquinho e incrível. Gostei mto do livro e da resenha.
Terminei de ler esse livro agorinha mesmo... to sem ar diante do final desse livro...
Eu to precisando de uma boa dose de fé na humanidade, então por enquanto não vou ler, mas acabei de adquirir meu exemplar. Muito obrigadaaaaa, você é incrível.
Li o livro. Me emocionei em algumas partes. Te prende do início os fim.
Alguém pode explicar-me como o Percival estava vivo o tempo inteiro? Além disso o que era o homem com paraquedas? O que Samineric viram?
Olá Tati quando li esse livro, fiquei mal por muito tempo. Depois repassei para minha irmã e nunca mais quis saber dele. Fiquei arrasado vários dias. Você utilizou o termo certo impactante, mas, eu acrescentaria também, devastador.
Li esse livro há uns 2 anos e lembro-me que fiquei bem impressionada também, fiquei tão eufórica que acabei lendo rápido demais e sinto que perdi detalhes importantes e já tinha vontade de reler com mais calma, depois dessa resenha então, releitura certa. Obrigada, Tatiana.
Acabei de ler o livro, e afirmo com toda certeza, que vale muito a pena a leitura. A Tatiana é maravilhosa em suas análises, e esse canal fica cada vez melhor é incrivel !
Li esse livro 2x quando tinha uns 19 anos (oh senhor, 12 anos atrás...) e, realmente, é uma história que não sai de você mesmo! Vira e mexe, vc se pega relembrando pequenos pedaços diante de várias situações. Livraço!!!
Li o livro no início do ano e foi impressionante!
Eu amei o remake do filme! O antigo em p&b não vi ainda!. Eu sou apaixonado pela história!.
Li ano passado e até hoje me pego pensando na história, e vi o filme também, recomendo! há duas adaptações da obra!
Esse livro me lembra a história de 'The Wilds', serie do prime vídeo. Livro fascinante.
Olá Tatiana, boa tarde.
Sempre que às minhas ocupações liberam uma fração do tempo , assisto atento e fazendo anotações às suas apresentações, pela quais tenho muita admiração.
O que me chama à atenção é o seu conhecimento sobre os livros e à época que foram escritos.
Desejo-lhe sucesso e perseverança em sua iniciativa.
De forma sucinta, sou seu fã.
Saúde e cuidados,
Marcus Antonio
Eu gosto muito deste livro, mas sempre achei que ele trazia uma visão muito pessimista sobre uma sociedade de humanos livres, quase como se a ausência de um governo sempre nos conduzisse a uma vida de barbárie. Por isso fiquei feliz em saber que a realidade fictícia descrita no livro, ja ocorreu na vida real - 15 anos depois do livro ter sido escrito - e que teve um final muito diferente do que é descrito em O Senhor das Moscas. As crianças se organizaram, distribuíram tarefas entre si, os mais fortes cuidaram dos mais fracos, etc... e ao final, quando foram resgatados, quase 2 anos depois de perdidos, estavam todos bens. Quem tiver interesse, pesquisar sobre Tongan Castaways ou Real The Lord of the Flies...
Realmente, esse livro é um soco no estômago
3:16 é e ele conseguiu transpor isso para o livro, não consegui deixar meus olhos secos no grito de desabafo do Ralph no fim do livro.
Quando eu tava na faculdade e ia entrar de férias, lembro que ia pra sessão de ficção da biblioteca e pegava emprestado todos os livros com títulos que chamassem atenção. Esse foi um deles, e agora vendo seu vídeo me deu até vontade de reler. Afinal já fazem mais de seis anos e na época também fiquei bastante impressionada.
ESSE LIVRO É ESPETACULAR.
Esse livro é sensacional.
Esse livro está na minha lista a bastante tempo, após a sua resenha estarei colocando ele na minha meta do próximo ano, você atiçou a minha curiosidade! Obrigada!
É uma delícia ouvir tua crítica sempre .Parabéns pelo brilhante trabalho compartilhado .Este livro e o filme são realmente muito pouco palatáveis ,mas ,em contrapartida ,servem de instrumento reflexivo sobre por que temos guerras tão atrozes quanto as reais …
Só de lembrar do final desse livro eu sinto uma angústia
Eu estou lendo ele, e estou gostando muito da leitura.
Eu já tinha muita vontade de ler esse livro, depois desse video a vontade passou a ser imensa rsrs ❤
Achei o livro bem razoável 🫤
Mas é algo bem individual