CRACOLÂNDIA: COVARDIA POLÍTICA DO ESTADO.

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 12 вер 2024
  • Em trecho da entrevista ao programa Papo com Adriana Reid, Luiz Fernando Pedroso, psiquiatra e Diretor Clínico da Holiste, falou sobre a situação da Cracolândia, apontando a paralisia política que impede uma ação mais efetiva do Estado, permitindo que dependentes químicos fiquem expostos à violência das ruas, depreciando o espaço público e criando problemas para o resto da população.
    "Aquilo ali (Cracolândia) não tem nenhum mistério técnico do ponto de vista de saúde mental, do que a gente deve ou não fazer. Mas, você precisa da família para autorizar. Quando você não tem família, você precisa do Estado, porque o Estado assume o lugar - com as pessoas incapazes, o Estado assume o lugar. E o Estado está paralisado, o Estado não consegue assumir as responsabilidades e, portanto, aquilo ali é o resultado de covardia política." - aponta Luiz Fernando.
    Segundo o psiquiatra, o ideal era que fossem criados leitos para tratar os dependentes, de maneira compulsória, através de determinação judicial. Mas, nos últimos trinta anos, milhares de leitos de internação psiquiátrica foram fechados pelo Estado, o que ocasionou em desassistência e, por consequência, no surgimento das cracolândias nas grandes capitais do país.

КОМЕНТАРІ •