Curta, se inscreva e compartilhe o canal da Garage 545: bit.ly/norivalsilva Se quiser sugerir um conteúdo sinta-se à vontade para inserir nos comentários! Obrigado por colaborarem sempre!
@@detudoumpoudcast7011 de motos eu até me sinto apertado e com vontade em gravar por não haver, mas eu não atendo motocicletas aqui na oficina. Porém tudo é possível, verei com o Paulo se não anima a colocar no canal dele. Se não, peço a informação e vejo se consigo uma motocicleta para estes testes.
@@garage545 entendo é o paulo junto com vç poderia realmente desenvolver essa ideia ,seria bom para nós técnicos,vou tentar fazer alguns testes em bancada para ver se descubro alguma coisa só estou esperando o equipamento chegar
Mano,te agradeço muito por fazer um video desse,esclarece muitas duvidas,ajuda muita gente e incentiva demais,muito bom Trabalho em uma empresa que meche com automação agricola voltada para plantadora de cana e fertirrigação com a benção desse video vc vai me ajudar muito a montar uma bancada de teste dos dispositivos l,atuadores,sensores,encoder que compoe nosso produto
Olá amigo Norival, perfeito essa aula de testes e simulação em PWM, dá para abrir o entendimento, muito bom o video. Obrigado por mais essa aula. Abraço. Deus abençoe!
@@garage545 Muito interessante, não existe video longo,quando se quer, e precisa aprender, ainda mais bem explicado. Video perfeito. So tenho a agradecer. Abraço!
Norival conhece gerador de pwm que consiga obter 2 frequências diferentes, imagina comandar um drive de passo com uma velocidade lenta através de controle via tecla ou potenciômetro e retornar rápido
Grande Leonardo, Então né... Não deveria ser, mas a verdade é que sempre sai mais "limpo" e estável, fora que é mais fácil configurar. Talvez por ser um equipamento com potência mais baixa, menor corrente que suporta. Por isto, recomendo ter os dois. Obrigado demais por comentar!
@@leonearruda6594 Você pode gerar um sinal para o alternador, em testes de bancada ou até mesmo no veículo. Se observar algumas ferramentas de teste de alternador de várias marcas, verá um destes embutido nela. Um detalhe é que normalmente não será um de 8A como este. O sinal geralmente negativo.
Oi ótimo vídeo me tire uma dúvida Comprei um aparelho desse porem ele solta o pwm consigo ver ele vareando com o multímetro mas quando ligo em uma lampada ou um bico por exemplo diruba toda tensão e nao aciona os componentes oque pode ser?
Pode devolver para o vendedor, se foi no Ali peça o crédito e use para comprar outro. O driver de saída provavelmente queimou, já aconteceu comigo por ter aplicado elemento com corrente excessiva em um ZK-PP1K Por isto uso o mais o ZK-PP2K que é 8A e para motores prefiro usar o da eletrogate de 15A.
@@douglasferreira6426 sinceramente você precisa aplicar tensões específicas não é? Não só a modulação de pulsos ou sinal PWM.... Há equipamentos já prontos com variador de tensão e limitadores de corrente, específicos para câmbio, inclusive no Aliexpress e Amazon também. Com o gerador PWM (PP2K) de 8A digital e um de gerador PWM 15A aliados a uma.boa fonte com limitador de corrente você teria um bom resultado. As solenóides além de medir a corrente sei que há condições em que é preciso limitar para aferir o posicionamento. A vantagem do PP2K é ele entrar em um projeto que possa fazer como uma VR VT festas prontas.
@@garage545 boa tarde eu preciso testar solenóide ela tem um consumo de corrente de umas 5 amperes essa corrente faz queimar esse aparelho que te falei? Pp1k
Amigo uma dúvida no bico injetor, usando esse Pwm vc manda do pwm o positivo e negativo, ou manda positivo direto fonte/bateria e deixa apenas o negativo no pwm?
Pode até mesmo usar as duas saídas, positio e negativo do PWM se for o de 8A ou mais. Lembrando que os injetores tem picos de tensão de até 80V no início do acionamento, cuidado por favor.
Olá meu caro, obrigado pela aula. Uma pergunta, será que o ZK PP2K que como vc disse os botões são chatinhos é possível substituir esses botões dele por potenciômetro linear rotativo ? Abraço !
Numca observei a estrutura, mas pela forma de funcionamento não é impossível, não exatamente com um potênciômetro. Porém acredito que o tempo e valor investido ficaria inviável. Não sei qual seria a aplicação, mas talvez seja mais simples investir em um amplificador de potência para o XYPWM1, isto se for o caso do acionamento de elementos com maior corrente. Nem mesmo é preciso confeccionar, estes amplificadores existem já prontos para venda,uito comum usarem em arduínos. O meu amigo TJ Eletrônica desenvolveu e vende um gerador PWM baseado nele, e neste caso seria até mais simples utilizar um botão rotativo. Mas ainda acho que, mesmo não sabendo o uso, o amplificador no XY pode funcionar.
Posso testar um alternador pilotado ? Por exemplo o do focus 1ª geração, que trabalha a 125 Hertz. Aí vou controlando o Duty para mais ou para menos e verificando no multímetro se o alternado gera mais ou menos carga?
Opa Everton, Exatamente assim! Como você citou, neste modelo a frequência é fixa e a variação do duty é a carga do alternador. E pode usar uma tabela, até da Ikro, com os modelos de regulador e pinagem. O intuito inclusive deste vídeo é demonstrar que com o ZKPP2K você pode substituir ferramentas compradas que tem exatamente similares à ele dentro. Aliás já uma ferramenta vendida por valor bem alto, que tem exatamente o PP1K. Só adicionaram a mais o botão C de plena carga do motor, para teste de alternadores de carros como o Pallas que desligam a excitação do regulador quando o motor está em pleno esforço. E a vantagem é que hoje muitos comandos do veículos são em PWM, inclusive bobinas, então são infinitas as funções de aplicação, até mesmo em motores diesel e câmbios automáticos e automatizados. Ou seja, algo barato e de uso amplo. E lógico, você pode até montar testes dedicados à funções específicas com estes geradores. Há outros modelos, inclusive digitais, e muito baratos. Fico feliz pela sua inteligência e ter pegado tão bem a ideia. Parabéns!
Atenção à corrente máxima de cada um deles, se for usar mais que 8A no ZK-PPP2K terá que usar um circuito amplificador, por exemplo com Mosfet. Lembrando que ZK-PPP1K são 0,3A. Tem também a função pulso, além de PWM, na qual pode determinar quantidade e tempo. Fiquei curioso em que projeto seria usado para medição estrobo...
O único detalhe do led é que você pode enxergar a frequência do PWM, nunca teste em uma fita. Ahh, detalhe: Veja qual a corrente de consumo da fita completa, o PP2K é 8A no máximo. Vou ver se acho uma fita led aqui e testo.
Grande Pedro! Não entendo muito de fontes... Seria para controlar a entrada do trafo da mesma? Se for na saída, você precisará de alguma forma amplificar a potência, já que o PP2K é 8A máximos.
Ambos juntos não. Aliás, para controlar realmente o injetor seria melhor algo mais avançado. Até mesmo por PWM. Porque injetores precisam ter quantidade de pulsos conforme rotação, e realmente o ciclo de trabalho (tempo) seria o tempo de bico aberto, ou tempo de injeção. Não que seja impossível fazer funcionar com ele, principalmente bicos auxiliares.
a ideia é meio maluca, desenvolver um ar condicionado pessoal com o trocador de calor , criar o radiador com liquido resfriador (uma bombinha) e a ventoinha mantendo a variação da rotação com a variação da temperatura (tipo inversor , ele não para e vai alterando a velocidade) isso com 12 vcc
Creio que sim, usamos para inektar sinal de velocidade quando o sensor é do tipo hall. O contagiro de motocicletas não sei como é o pulso, se vai direto ao painel e se ele é do tipo hall. Existem geradores de onda senoidal também. Marcador de nível eu creio que sejam resistivos, não conheço um sensor de nível automotivo que seja hall ou senoidal. Simulo com década resistiva, tenho alguns vídeos no canal sobre isto. A questão do mostrador ser digital não muda muito, somente entre a leitura e indicação. Hoje a maioria dos instrumentos não é um potênciômetro.
@@garage545 comprei aquele injetor que tem no mercado livre arduino ele é hall,magnetico,indutivo, e outros sinais vou fazer alguns testes com ele em bancada,agora não tem nenhuma informação no you tube ou no google que fale sobre isso ,qual o sinal aplicado em velocimetros de motos para checar velocidade,contagiros e marcador de gasolina é impressionante!
Nossa amigo. Primeiramente muito bom dia. Estou tentando fazer isso na minha moto. O sensor caracol não marca velocímetro de jeito nenhum. Então teria que converter o sinal pro painel funcionar. Vc já conseguiu instalar ?
Para isto existem os dois pinos do chaveamento atrás, da placa, para desligar o mesmo. Você pode manter ele desligado e usar este chaveamento, deligando com o sinal deste conector traseiro. Assim ele mantem o valor de frequência e duty
Prof Norival, gostaria que me tirasse uma duvida por favor, referente ao teste de alternadores pilotados com sistema RVC por exemplo. Esse sistema trabalha com um fio que recebe um sinal pwm do modulo e outro fio que retorna para o modulo. A minha duvida é no gerador pwm zkpp 2k tem o v+ e o v- onde eu alimento com positivo e negativo, e tem tambem o out- e o out+ que são as saidas pwm. Qual destas duas saidas eu mandaria para o alternador? Ou seja eu mando o out+ ou out- para o pino do alternador que recebe o sinal do modulo?
Observe que se inverter não terá problema de queima de componentes, salvo engano o sinal PWM é no negativo. Na linha de envio do módulo, creio que é o pino inferior do regulador RVC. Frequência em 125 a 128 Hz. Duty altera a tensão de saída. Se não der basta tentar com o positivo, lembre que neste caso tem que estar desconectado da linha do MCE para realizar o teste no carro.
Sim Luiz! Geralmente são de frequência fixa em torno 124Hz e você altera o duty cycle para alterar a carga: 10% seria também o valor percentual equivalente do alternador em relação à sua corrente máxima. Você pode ir alternando e ir medindo tensão e carga resultante. Para alternadores somente com linha "C" a carga, ao energizar está com "-" limita sua carga ao mínimo, freio que deve saber até mais que eu sobre estes. Para alternadores com comando LIN ele realmente não serve, acredito eu.
@@luizclaudio8153 54:20 Acho que é esta a resposta para sua pergunta, neste ponto do vídeo. Creio que na maioria, ou em todos reguladores com controle de voltagem (RVC), seja desta forma. Lembrando que não fogem à regra antiga: maior tensão para maior corrente de saída. Por isto variam entre 11,5V a 15,5V Acabou que esqueci de gravar, mas quando houver algum carro com pilotado aqui farei um vídeo. Como não uso mais bancada, infelizmente teria que visitar um colega eletricista que ceder, para mostrar ele em uso fora do carro. Poderíamos até já deixar em um invólucro, também com o botão de plena carga (C), para uso somente em alternadores.
@@polacoscombatente6994 olha, eu creio que a corrente seja muito alta para um ZKPP1K. Talvez se não for aplicado por muito tempo, só em teste. Mas isto também depende até de qual válvula cânister e qual injetor. Por este motivo opto pelo PP2K
Não, não... Vernder eu não vendo, mas posso te ajudar na compra. Só me mandar um WhatsApp que lhe oriento: api.whatsapp.com/send/?phone=5531992607060 ou api.whatsapp.com/send/?phone=558002912238 Os links já estão com o número dos dois WhatsApp que utilizo.
Olá, comprei os dois modelos e, em ambos, quando em funcionamento (10 HZ com vcc em 5V) oscilam com o nível 0 na metade da tensão (aproximadamente 2,5V). Ele oscila corretamente, mas não cai para 0V (o correto seria oscilar com níveis gnd e vcc). Isso é configuração ou algum defeito no meu aparelho?
@@garage545 pelo que vi no seu vídeo, está ocorrendo a mesma situação também. Confirme depois, se puder. Pensei em utilizar um outro circuito pós-pwm para servir de interface e, também, corrigir esse "defeito".
@@alexandrecavalcanti956 eu tenho um gerador da TJ Eletrônica que provavelmente não ocorre isto, baseado em arduíno. Porém ele precisa do circuito amplificador para acionamento em quase todo meu uso aqui, por ser oficina. Creio que até pelo preço baixo destes, esperar uma resposta perfeita seria mesmo demais. Amanhã vou até ir para a oficina mais cedo fazer este teste.
@@garage545 sobre o arduino, pensei em desenvolver meu próprio gerador de PWM com display LCD, inclusive. Acho sua ideia muito interessante. A propósito, descobri que o gerador de PWM ZK-PP2K está funcionando como deveria, ele é coletor aberto e por isso não produzia o sinal corretamente. Já o outro que tenho aqui, realmente está com aquele defeito que mencionei. Pode ser que o meu gerador tenha vindo defeituoso.
Queimei um XYPWM1 esta semana porque esqueci de observar a corrente do elemento que estava acionando. Mas já tinha um reserva do Ali. Verifique no seu se está havendo contato do centro do botão , faça o teste em continuidade na placa. É comum o botão danificar, são muito baratos e muitas vezes tem alguns que vem com pouca qualidade.
Curta, se inscreva e compartilhe o canal da Garage 545: bit.ly/norivalsilva
Se quiser sugerir um conteúdo sinta-se à vontade para inserir nos comentários!
Obrigado por colaborarem sempre!
o conteudo seria esse saber qual o sinal injetar em paineis de motos em bancada para fazer esses testes.
@@detudoumpoudcast7011 de motos eu até me sinto apertado e com vontade em gravar por não haver, mas eu não atendo motocicletas aqui na oficina.
Porém tudo é possível, verei com o Paulo se não anima a colocar no canal dele.
Se não, peço a informação e vejo se consigo uma motocicleta para estes testes.
@@garage545 entendo é o paulo junto com vç poderia realmente desenvolver essa ideia ,seria bom para nós técnicos,vou tentar fazer alguns testes em bancada para ver se descubro alguma coisa só estou esperando o equipamento chegar
@@detudoumpoudcast7011 se conseguir me avise!!
Mano,te agradeço muito por fazer um video desse,esclarece muitas duvidas,ajuda muita gente e incentiva demais,muito bom
Trabalho em uma empresa que meche com automação agricola voltada para plantadora de cana e fertirrigação com a benção desse video vc vai me ajudar muito a montar uma bancada de teste dos dispositivos l,atuadores,sensores,encoder que compoe nosso produto
Espero que mantenha sempre assim seu desejo de crescer e estar à frente, meus parabéns!
Olá amigo Norival, perfeito essa aula de testes e simulação em PWM, dá para abrir o entendimento, muito bom o video. Obrigado por mais essa aula. Abraço. Deus abençoe!
Eu quem agradeço, sei que ficou longo o vídeo, mas o assunto é muito extenso e ainda há muito quer se mostrar sobre ele!
@@garage545 Muito interessante, não existe video longo,quando se quer, e precisa aprender, ainda mais bem explicado. Video perfeito. So tenho a agradecer. Abraço!
Parabéns Norival, muito boa explicação.
Muito obrigado Vanderli!
Que vídeo top meu amigo,tirou minhas dúvidas quanto ao testador
Pwm!
Ganhou mais um seguidor .
Fico feliz que tenha ajudado Cleber!
Muito obrigado!
Muito bom meu jovem
Obrigado por compartilhar 👏👏👏
Qualquer conhecimento só tem valor se compartilhado!
Muito bom o video, parabens.Por gentileza consigo fazer teste no velocimetro automotivo?
Desde de que seja com sensor tipo pulsos, sim: Onda quadrada.
É isso aí professor arrasou na aula
Qualquer conhecimento só tem valor se compartilhado!
Muito bem, explicação ótima!👏👏👏
Que bom que gostou !!!!!
Aula top parabéns irmão , qual desses dois vc me aconselha a comprar para gerenciar um PWM ? O equipamento que vou alimentar é 12 v obrigado .
Grande Claudenio!
Se for para um valor fixo, não sendo preciso alterar com rapidez, e principalmente com corrente maior, recomendo o PP2K
Norival conhece gerador de pwm que consiga obter 2 frequências diferentes, imagina comandar um drive de passo com uma velocidade lenta através de controle via tecla ou potenciômetro e retornar rápido
Realmente desconheço, seria excelente!
Show de de bola Parabéns.
Grande Doutor Luciano!
Muito obrigado pelo comentário!
Bora explicar prof Norival!!!
Coloca o lembrete aí que o vídeo vai rolar às 19:00. Tudo pronto!
Gostei muito desse equipamento em susseso
Obrigado mestre Rogério!
Muito boa a explicação.
Pelo osciloscópio o sinal do Xy é melhor. Confere?
Grande Leonardo,
Então né... Não deveria ser, mas a verdade é que sempre sai mais "limpo" e estável, fora que é mais fácil configurar. Talvez por ser um equipamento com potência mais baixa, menor corrente que suporta.
Por isto, recomendo ter os dois.
Obrigado demais por comentar!
Muito boa explicação!
Muito obrigado Arnaldo!
Parabéns pelo vídeo!!
Grande Everton,
Muito obrigado pelo comentário, inspira a gravar mais!
Salve!
Boa noite tem como testar o sinal pwm do alternador com esse aparelho outra dúvida os alternadores o sinal e negativo ou positivo o pwm támo junto
@@leonearruda6594 Você pode gerar um sinal para o alternador, em testes de bancada ou até mesmo no veículo.
Se observar algumas ferramentas de teste de alternador de várias marcas, verá um destes embutido nela.
Um detalhe é que normalmente não será um de 8A como este.
O sinal geralmente negativo.
Mestre Norival !!!
Estou aprendendo com os grandes como você Gurgel!
Oi ótimo vídeo me tire uma dúvida
Comprei um aparelho desse porem ele solta o pwm consigo ver ele vareando com o multímetro mas quando ligo em uma lampada ou um bico por exemplo diruba toda tensão e nao aciona os componentes oque pode ser?
Pode devolver para o vendedor, se foi no Ali peça o crédito e use para comprar outro.
O driver de saída provavelmente queimou, já aconteceu comigo por ter aplicado elemento com corrente excessiva em um ZK-PP1K
Por isto uso o mais o ZK-PP2K que é 8A e para motores prefiro usar o da eletrogate de 15A.
Qual vc me indica pra teste de solinoides de cambio
@@douglasferreira6426 sinceramente você precisa aplicar tensões específicas não é? Não só a modulação de pulsos ou sinal PWM....
Há equipamentos já prontos com variador de tensão e limitadores de corrente, específicos para câmbio, inclusive no Aliexpress e Amazon também.
Com o gerador PWM (PP2K) de 8A digital e um de gerador PWM 15A aliados a uma.boa fonte com limitador de corrente você teria um bom resultado.
As solenóides além de medir a corrente sei que há condições em que é preciso limitar para aferir o posicionamento.
A vantagem do PP2K é ele entrar em um projeto que possa fazer como uma VR VT festas prontas.
@@garage545 boa tarde eu preciso testar solenóide ela tem um consumo de corrente de umas 5 amperes essa corrente faz queimar esse aparelho que te falei? Pp1k
Amigo uma dúvida no bico injetor, usando esse Pwm vc manda do pwm o positivo e negativo, ou manda positivo direto fonte/bateria e deixa apenas o negativo no pwm?
Pode até mesmo usar as duas saídas, positio e negativo do PWM se for o de 8A ou mais.
Lembrando que os injetores tem picos de tensão de até 80V no início do acionamento, cuidado por favor.
@@garage545 obrigado meu amigo
Agora é só testar os alternadores pilotados na minha bancada de teste simples
Fixa em 126 Hz e alterna a largura de pulso (Duty Cycle). Comece em 20% e vá aumentando, analisando a tensão.
Com o meu não conseguir simular .. pq o meu tah simulando pwm negativo ?
Olá meu caro, obrigado pela aula. Uma pergunta, será que o ZK PP2K que como vc disse os botões são chatinhos é possível substituir esses botões dele por potenciômetro linear rotativo ? Abraço !
Numca observei a estrutura, mas pela forma de funcionamento não é impossível, não exatamente com um potênciômetro. Porém acredito que o tempo e valor investido ficaria inviável.
Não sei qual seria a aplicação, mas talvez seja mais simples investir em um amplificador de potência para o XYPWM1, isto se for o caso do acionamento de elementos com maior corrente.
Nem mesmo é preciso confeccionar, estes amplificadores existem já prontos para venda,uito comum usarem em arduínos.
O meu amigo TJ Eletrônica desenvolveu e vende um gerador PWM baseado nele, e neste caso seria até mais simples utilizar um botão rotativo.
Mas ainda acho que, mesmo não sabendo o uso, o amplificador no XY pode funcionar.
Boa tarde tudo bem ? Eu consigo injetar pwm em uma ventoinha com algum desses aparelhos ?
Para uma ventoinha recomendo mais corrente:
ua-cam.com/video/BUeHXMMuq2s/v-deo.html
Posso testar um alternador pilotado ? Por exemplo o do focus 1ª geração, que trabalha a 125 Hertz. Aí vou controlando o Duty para mais ou para menos e verificando no multímetro se o alternado gera mais ou menos carga?
Opa Everton,
Exatamente assim! Como você citou, neste modelo a frequência é fixa e a variação do duty é a carga do alternador.
E pode usar uma tabela, até da Ikro, com os modelos de regulador e pinagem.
O intuito inclusive deste vídeo é demonstrar que com o ZKPP2K você pode substituir ferramentas compradas que tem exatamente similares à ele dentro.
Aliás já uma ferramenta vendida por valor bem alto, que tem exatamente o PP1K. Só adicionaram a mais o botão C de plena carga do motor, para teste de alternadores de carros como o Pallas que desligam a excitação do regulador quando o motor está em pleno esforço.
E a vantagem é que hoje muitos comandos do veículos são em PWM, inclusive bobinas, então são infinitas as funções de aplicação, até mesmo em motores diesel e câmbios automáticos e automatizados.
Ou seja, algo barato e de uso amplo.
E lógico, você pode até montar testes dedicados à funções específicas com estes geradores.
Há outros modelos, inclusive digitais, e muito baratos.
Fico feliz pela sua inteligência e ter pegado tão bem a ideia.
Parabéns!
@@garage545 muito obrigado
Se eu conectar a saída a um conjunto de leds, consigo gerar um sinal afim de transformar em medida estroboscópica?
Atenção à corrente máxima de cada um deles, se for usar mais que 8A no ZK-PPP2K terá que usar um circuito amplificador, por exemplo com Mosfet.
Lembrando que ZK-PPP1K são 0,3A.
Tem também a função pulso, além de PWM, na qual pode determinar quantidade e tempo.
Fiquei curioso em que projeto seria usado para medição estrobo...
posso usar o gerador pwm e o driver de mosfet pra aumentar a saida , usando a mesma fonte para todos ????
Vi uma aplicação desta forma aqui no YT...
Então , sim!
Ele funciona para fazer dimmer de luz led? Gostaria de utilizar os 150khz na fita de led
O único detalhe do led é que você pode enxergar a frequência do PWM, nunca teste em uma fita.
Ahh, detalhe: Veja qual a corrente de consumo da fita completa, o PP2K é 8A no máximo.
Vou ver se acho uma fita led aqui e testo.
É isso aí professor
Ainda mostro ele em um alternador pilotado, deixa só ter oportunidade!
Consigo controlar duty cycle e frequencia de uma fonte colmeia 24VDC x 50A com esse controlador?
Grande Pedro!
Não entendo muito de fontes...
Seria para controlar a entrada do trafo da mesma?
Se for na saída, você precisará de alguma forma amplificar a potência, já que o PP2K é 8A máximos.
Ok. Obrigado. Bom trabalho. Abs.
Será que tem como controlar uma bomba de combustível e um bico injetor no msm gerador??
Ambos juntos não.
Aliás, para controlar realmente o injetor seria melhor algo mais avançado. Até mesmo por PWM.
Porque injetores precisam ter quantidade de pulsos conforme rotação, e realmente o ciclo de trabalho (tempo) seria o tempo de bico aberto, ou tempo de injeção.
Não que seja impossível fazer funcionar com ele, principalmente bicos auxiliares.
a ideia é meio maluca, desenvolver um ar condicionado pessoal com o trocador de calor , criar o radiador com liquido resfriador (uma bombinha) e a ventoinha mantendo a variação da rotação com a variação da temperatura (tipo inversor , ele não para e vai alterando a velocidade) isso com 12 vcc
Alguns bebedouros com placa Peltier usam o PWM como controle de rotação do ventilador realmente!!!!
Ele dá pra injetar sinal no velocimetro de moto,para medir velocidade ,contagiro,e medidor de gasolina digital das motos?
Creio que sim, usamos para inektar sinal de velocidade quando o sensor é do tipo hall.
O contagiro de motocicletas não sei como é o pulso, se vai direto ao painel e se ele é do tipo hall.
Existem geradores de onda senoidal também.
Marcador de nível eu creio que sejam resistivos, não conheço um sensor de nível automotivo que seja hall ou senoidal. Simulo com década resistiva, tenho alguns vídeos no canal sobre isto.
A questão do mostrador ser digital não muda muito, somente entre a leitura e indicação. Hoje a maioria dos instrumentos não é um potênciômetro.
@@garage545 comprei aquele injetor que tem no mercado livre arduino ele é hall,magnetico,indutivo, e outros sinais vou fazer alguns testes com ele em bancada,agora não tem nenhuma informação no you tube ou no google que fale sobre isso ,qual o sinal aplicado em velocimetros de motos para checar velocidade,contagiros e marcador de gasolina é impressionante!
@@detudoumpoudcast7011 não conheço tanto de motos, e realmente deve haver deficiência. Tenho alguns amigos que trabalham no ramo.
Nossa amigo. Primeiramente muito bom dia. Estou tentando fazer isso na minha moto. O sensor caracol não marca velocímetro de jeito nenhum. Então teria que converter o sinal pro painel funcionar. Vc já conseguiu instalar ?
Tem como programar para quando liga no 12 v ele começa a trabalhar sozinho sem te que aperta o botão on ?
Para isto existem os dois pinos do chaveamento atrás, da placa, para desligar o mesmo.
Você pode manter ele desligado e usar este chaveamento, deligando com o sinal deste conector traseiro.
Assim ele mantem o valor de frequência e duty
Aliás, ele gera sinal senoidal?
Este não, existem outros com a função de sinal senoidal.
Show 👏👏👏👏
Obrigado Tiago!!!!
Prof Norival, gostaria que me tirasse uma duvida por favor, referente ao teste de alternadores pilotados com sistema RVC por exemplo. Esse sistema trabalha com um fio que recebe um sinal pwm do modulo e outro fio que retorna para o modulo. A minha duvida é no gerador pwm zkpp 2k tem o v+ e o v- onde eu alimento com positivo e negativo, e tem tambem o out- e o out+ que são as saidas pwm. Qual destas duas saidas eu mandaria para o alternador? Ou seja eu mando o out+ ou out- para o pino do alternador que recebe o sinal do modulo?
Observe que se inverter não terá problema de queima de componentes, salvo engano o sinal PWM é no negativo.
Na linha de envio do módulo, creio que é o pino inferior do regulador RVC. Frequência em 125 a 128 Hz.
Duty altera a tensão de saída.
Se não der basta tentar com o positivo, lembre que neste caso tem que estar desconectado da linha do MCE para realizar o teste no carro.
Show de aula
Obrigado Elton!
Dah pra simular alternador pilotado com pwm positivo ?
Sim Luiz!
Geralmente são de frequência fixa em torno 124Hz e você altera o duty cycle para alterar a carga:
10% seria também o valor percentual equivalente do alternador em relação à sua corrente máxima. Você pode ir alternando e ir medindo tensão e carga resultante.
Para alternadores somente com linha "C" a carga, ao energizar está com "-" limita sua carga ao mínimo, freio que deve saber até mais que eu sobre estes.
Para alternadores com comando LIN ele realmente não serve, acredito eu.
@@garage545 isso mesmo chefe... Minha dúvida eh .. qual saída eu devo pegar gerador para o regulador de voltagem rvc?
@@luizclaudio8153 54:20
Acho que é esta a resposta para sua pergunta, neste ponto do vídeo.
Creio que na maioria, ou em todos reguladores com controle de voltagem (RVC), seja desta forma.
Lembrando que não fogem à regra antiga: maior tensão para maior corrente de saída. Por isto variam entre 11,5V a 15,5V
Acabou que esqueci de gravar, mas quando houver algum carro com pilotado aqui farei um vídeo.
Como não uso mais bancada, infelizmente teria que visitar um colega eletricista que ceder, para mostrar ele em uso fora do carro.
Poderíamos até já deixar em um invólucro, também com o botão de plena carga (C), para uso somente em alternadores.
@@garage545 se chegar algum desses por aí .. não esqueça de nós ... Preciso tirar essa dúvida .
@@luizclaudio8153 assim.aue chegar um pilotado farei o teste com ele.
Bom dia amigo comprei um zk pp1 k ele faz a mesma função do pp2k agradeço se responder estou precisando obrigado?
Bom dia Polacos!
Sim, são exatamente as mesmas funções, só difere a corrente de saída.
0,3A para 8A no PP2K
@@garage545 mais uma dúvida ele aciona uma válvula do caniste ou do bico injetor pp1z obrigado
@@polacoscombatente6994 olha, eu creio que a corrente seja muito alta para um ZKPP1K.
Talvez se não for aplicado por muito tempo, só em teste. Mas isto também depende até de qual válvula cânister e qual injetor.
Por este motivo opto pelo PP2K
@@garage545 obrigado valeu mesmo
@@garage545 qual você indicaria pois o rapaz que comprei só tem o pp 1k agradeço desde já!!
Qual a marca do seu múltimetro?
Boa tarde!
Creio que seja o Mustool MT-108T que viu no vídeo: ua-cam.com/video/mZb8A2jPDAc/v-deo.html
Neste vídeo mostro o uso dele.
Preciso comprar esse display
Se tiver qualquer dificuldade para compra, pode me mandar um WhatsApp no 08002912238 que lhe ajudo na compra e mas funções!
Você vende esse aparelho da direita
Não, não... Vernder eu não vendo, mas posso te ajudar na compra.
Só me mandar um WhatsApp que lhe oriento:
api.whatsapp.com/send/?phone=5531992607060
ou
api.whatsapp.com/send/?phone=558002912238
Os links já estão com o número dos dois WhatsApp que utilizo.
bom dia, amigo, me tira uma divida, a saida pwm2 é a inversa da pwm1? ou nada haver?
Teria que ver a imagem no osciloscópio para ter certeza, eu realmente não sei lhe dizer.
Olá, comprei os dois modelos e, em ambos, quando em funcionamento (10 HZ com vcc em 5V) oscilam com o nível 0 na metade da tensão (aproximadamente 2,5V). Ele oscila corretamente, mas não cai para 0V (o correto seria oscilar com níveis gnd e vcc). Isso é configuração ou algum defeito no meu aparelho?
Creio que não seja configuração, estranho ocorrer com ambos.
Vou até fazer este teste amanhã.
@@garage545 pelo que vi no seu vídeo, está ocorrendo a mesma situação também. Confirme depois, se puder. Pensei em utilizar um outro circuito pós-pwm para servir de interface e, também, corrigir esse "defeito".
@@alexandrecavalcanti956 eu tenho um gerador da TJ Eletrônica que provavelmente não ocorre isto, baseado em arduíno.
Porém ele precisa do circuito amplificador para acionamento em quase todo meu uso aqui, por ser oficina.
Creio que até pelo preço baixo destes, esperar uma resposta perfeita seria mesmo demais.
Amanhã vou até ir para a oficina mais cedo fazer este teste.
@@garage545 sobre o arduino, pensei em desenvolver meu próprio gerador de PWM com display LCD, inclusive. Acho sua ideia muito interessante.
A propósito, descobri que o gerador de PWM ZK-PP2K está funcionando como deveria, ele é coletor aberto e por isso não produzia o sinal corretamente.
Já o outro que tenho aqui, realmente está com aquele defeito que mencionei. Pode ser que o meu gerador tenha vindo defeituoso.
@@alexandrecavalcanti956 se desenvolver eu gostaria muito de ver os resultados!
Excelente a informação, vou até adicionar à descrição do vídeo.
O pp2k no osciloscópio só ficou na parte positiva?
Creio que este vídeo irá lhe ajudar: ua-cam.com/video/8NuN1Yk91uU/v-deo.html
Obrigado, abraços!
@@resumosaude1040 espero que o vídeo dele ajude, Norival está sem poder responder estes dias.
Obrigado por assistir!
Boa vou destravar umas válvulas injetoras aqui
E não é que hoje destravei um monoponto com ele!
o meu esta com defeito não sai do modo off deveria esta em modo out, alguem pode me ajudar? detalhe o meu é o mesmo do primneiro mostrado pwm 1..
Queimei um XYPWM1 esta semana porque esqueci de observar a corrente do elemento que estava acionando. Mas já tinha um reserva do Ali.
Verifique no seu se está havendo contato do centro do botão , faça o teste em continuidade na placa.
É comum o botão danificar, são muito baratos e muitas vezes tem alguns que vem com pouca qualidade.
@@garage545 blz mano
@@joelsonsilva2325 talvez valha a pena comprar outro e sem desespero encontrar o defeito deste aí.
@@garage545 me indicaria um? quero simular velocidade na moto
@@joelsonsilva2325 olhe no Ali Express, eu creio que o ZK-PPP2K seria o mais viável por ser 8A.
Qualquer coisa mande um WhatsApp (31)99260-7060
AGITE A CÂMERA DE NOVO...ESTAMOS FICANDO DOENTES.VERTIGEM COMPLETA
EU NÃO VI
Hahaha, vou comprar um estabilizador. Do jeito que comentaram, deve valer a pena até gravar mais videos. Obrigado!!!!
1-0
Obrigado Júlio Ordaz!