Hoje... Canaã dos Carajás Pará... a cidade prometida realmente é a promessa ... cidade tranquila, movimenta muito dinheiro no comércio local, lazer e cultura estão subindo o nível para todas as classes.... e uma população que já se aproxima a 100 mil habitantes.... grato a Deus por tudo! Canaã dos Carajás, a melhor cidade de se viver no Pará! ❤️
A vale é o maior desvio de recursos naturais do Brasil. O Brasil tem que deixar de ser colônia dos países desenvolvidos e começar a vender produtos com mais valor agregado, e que gere mais empregos e divisas para nosso país.
aqui na minha cidade passa a estrada de ferro carajás e a ferrovia norte-sul, no distrito industrial estão construindo uma imensa fábrica de aço, essa fábrica será alimentada pela siderúrgicas vizinhas. vender produtos com mais valor agregado é isso?
o projeto e bem vindo, mas temos que rever essa questão de exportar matéria prima e depois comprar o produto final tantas vezes mais caro porque nosso país não produz o produto final, apenas exporta a matéria prima para depois recomprar.
Como toda empresa grande, se instala em um país de 3º mundo com a promessa de que trará oportunidades de empregos, desenvolvimento econômico e social. Consegue alvará misteriosamente para operar em lugares de preservação. Daí pega tudo, leva para fora do país deixando apenas um rastro de destruição e a tristeza daqueles que ficam com a ilusão prometida.
A QUE LINDO GOVERNADOR ROMAIN , ESTA DE PARABENS POR ESTA CIDADE PROMETIDA PELO SALVADOR , ESTA PARECIDA COM # PETRÓPOLIS # RIO DE JANEIRO, MARAVILHOSA . CIDADE DAS PEDRAS .
Olá meu querido, também morei em Monte Dourado na época do auge da Empresa, meu pai se aposentou por lá. Porém não havia a miséria como essa que tá sendo vista nesta reportagem. Ainda tenho uma prima que mora lá e em breve pretendo visitar o município. Abraços!
Itabira MG aqui nasceu a vale do Rio doce era tão bom quando era vale do Rio doce mas depois q foi privatizada e virou vale Itabira daqui uns 5 anos vai virar uma cidade fantasma
aqui na minha cidade passa a estrada de ferro carajás e a ferrovia norte-sul, no distrito industrial estão construindo uma imensa fábrica de aço, essa fábrica será alimentada pela siderúrgicas vizinhas. acho que isso vai valorizar o nosso minério de ferro
A política federal com relação às exportações de minério de ferro é meramente mercadológica, proíbe a cobrança de impostos sobre a mineração por parte dos governos estaduais e municipais, para não impactar no preço da tonelada exportada, e esquece que a extração de minério só traz problemas para os municípios, destruição do meio ambiente, poluição e riscos de acidentes. Nós, brasileiros, precisamos nos mobilizar e começar a cobrar o governo federal por mudança nesta legislação que só visa o lucro das mineradoras, e esquece o "resto" dos envolvidos.
Pois é , pião de trecho sofre!! Geralmente só quem é chamado pela empresa que pode receber uma alimentação integral ao longo do dia, moradia e demais benefícios. Quem vai aventurar uma vaga de emprego e consegue ,a empresa só fornece almoço e olhe lá!!!
Pessoal A reportagem não condiz com a atual realidade de canaã Digo isso pq moro na cidade vizinha E é uma cidade muito bem organizada Toda pavimentada
Extrair para vender a matéria prima, parabéns à vale e a burrice do governo brasileiro por não dar valor ao que é nosso e não dar emprego e qualidade de vida para as nossas pessoas.
Cara, para fazer coisas o Brasil tem que ter tecnologia e pessoal qualificado e isso o Brasil não tem e os países que têm aquela tecnologia eles isso não vendem. Fácil é falar sem ter conhecimento como vc faz, outra coisa se vc esta chato com ser exportador de matéria prima estude e ajude ao nosso país fabricando tecnologia..
Ki conversa é essa cara como assim o Brasil não tem tecnologia isso ki vx falou não tem nada aver fala pra mim como começou os pais es grande lá fora eles tinha tecnologia então a si não sabe não da uma de sabe tudo não me poipe a vale concertesa ia deixar esse lugar muito rica mas não sempre tem ki ter um em gracadinho pq ele não ajuda essas pessoas já ki não gostou da construção ai
Acho que ninguém percebeu na fala do camarada, sai de uma e entra em outra que tá pagando melhor , ! Resumindo e onde muita gente quebrou a cara e ficou desempregado, pq ficava pulando de galho em galho e as coisas não funciona assim , reportagem muito boa e bem feita , mas hj mais de cinco anos depois oq se ver aqui e prosperidade, a cidade cada dia mais linda e bem estruturada, investimentos aqui de milhões , em mercados ,lojas , e empresas que não e da área de mineração , canaã já tem um área de polo industrial , onde várias empresas estão se instalando , cidade na infraestrutura cada dia mais bela, bem iluminada, praticamente toda asfaltada, muitos lugares pra se divertir , ter uma lazer, muitas escolas contruidas, entre outras coisas , Jeová ficou durante anos tentado a prefeitura, quando conseguiu realmente fez oq prometeu , 2 mandatos , passou a cidade pra josemira que está em seu primeiro mandato, e oq ela vem fazendo e maravilhoso, lógico que ela tem seus desejos igual toda cidade tem, aluguel aqui e um absurdo , custo de vida e alto, mas emprego e oq não falta aqui em Canaã , e só tem a crescer mais ainda , detalhe.. a extração de mineiro em Canaã e pra mais de 100 anos ... Gerando mais emprego , mais oportunidade , trabalhei na Andrade na época que ela se instalou, e gerou mais de 4 mil empregos , mas galera não sabe ficar na empresa , que ir onde paga mais , e muito quebraram a cara , pq não conseguiram , muitos ganhavam bem e gastavam com bebidas e mulherada , perdiam seus empregos por falta de responsabilidade e culpam a cidade ou os boatos de melhoria .. a vale contrata terceirizadas pra fazer outros tipos de trabalho , são contratos de 2 anos , 1 ano, acabou , entregou!!! Fim, hora da desmobilização, aqueles que se destacaram foram pra outras empresas e até mesmo pra vale , não deu, bora atrás de outro .. hj canaã e uma cidade maravilhosa pra se morar, e eu amo morar aqui ...
É incrível como não há nem expectativa de outras fontes de receitas para essas região de Carajás. É como se só existisse mineração pra dar futuro pra cá. Parece que esta região já está destinada pelos governos a ser só explorada e ficar ao léu. No final das contas é um completo descaso das maiores esferas dos poderes executivos. Existem obras que poderiam alavancar bastante o município de Canaã dos Carajás, como a estadualização da estrada do ‘posto 70' que liga o município ao restante do sudeste do estado. Porém, nada sai do papel. Ninguém cede. Coisas tão óbvias, mas é uma burocracia e falta de boa vontade em fazer as coisas andar. Ai culpam uma empresa pelos males. No final quem decide como os tributos seram aplicados são os governos, não empresas. Pior que ainda tem gente que não ajuda nem a cidade a ser minimamente limpa, vai sujando por onde passa. Aff....são tantas coisas absurdas que dá um nó na garganta.
* * * * * realmente você é outro espertalhão a soldo das privadas, mais esperto que o outro ali acima.... começa culpando a mineração, ou seja, aparentemente as mineradoras.... as Grandes Privadas depois culpa também o governo...até aí, tá certo, o governo da "propinocracia" é co-responsável. Mas , numa frase de efeito, TIRA a CULPA da EMPRESA! Meio que disfarçando, mas tá lá, e não passa despercebido: "Aí culpam a empresa pelos males.....";;; VAMOS CULPAR QUEM ENTÃO, SEU IDIOTA? PAPAI NOEL? Mas a pérola, a cereja do bolo é como você termina, como os outros "bots" ou robozinhos de Internet -- CULPANDO o POVO! Realmente a causa de todos os males, econômicos e ambientais, são papeizinhos que as pessoas jogam no chão! Foi uma enxurrada de papel que matou as 300 ou mais pessoas que a VALE assassinou em Brumadinho!
Tenho ótimas solução para mineradoras obter sinal de telefonia em áreas com até 90 db de sinal ou seja 1 barra de sinal que muitas vezes tem quedas de chamadas . conseguimos tratar este sinal, amplificar e entregar a solução para área
Progresso para o brasil alguns tem que se sacrificar para o bem de muitos.sempre foi assim e sempre sera o brasil é muito rico . percebam o modo preguiçoso de falar de quem é contra o progresso.
Vi uma dualidade exaltada pela população sobre a aura da Vale. De um lado milhares de pessoas migraram e ganharam dinheiro nas construções, do outro a pessoas estão culpando a Vale por estar com as obras imobilizadas. A síndrome chega ao ponto do homem 5:49 dizer que a culpa do aumento do feijão foi da Vale, quando na verdade todos sabemos que é devido ao aumento do dólar e a impossibilidade de importar feijão de forma rápida e sem burocracias e impostos abusivos. Ou seja o projeto S11D é a solução ou o problema ? *evidentemente o desenvolvimento de um projeto extrativista não é tão bom quanto outros tipos de economia voltada para tecnologia e mão de obra qualificada, no entanto já é um começo ainda mais em uma cidade aparentemente pacata.
Complicado. A quase totalidade da população da cidade deve ter pouca ou nenhuma formação/estudo, impossibilitando a empregabilidade na própria Vale, ao passo que o influxo de empregados da companhia na região acaba por inflar os preços de acomodação e comida, ficando ainda pior para os moradores mais humildes.
O povo dai fala que quando a Vale descobre minerio em uma montanha ou morro se prepara pra aquilo so existir na sua mente pq alem de destruir a natureza eles deixam plano o terreno, resultado: destrói o cenario, morros e montanhas desaparecem, florestas desaparecem e os rios desaparecem ou viram rios poluidos... Triste
Porque não transforma essa coisa em placas de de ferra alumínio e outros derivados no local... Porque nós brasileiros permitirmos isso... Porque não fazemos nada tipo bomba nas linhas ferreas para não exportar... E produzir um produto final...
O problema,como quer ficar empregado,se nem estudo o povo da regiao tem.A maior parte,so tem oitava serie,eles vao exportar mao de obra de outros estados,com capacitacao.
A maior província mineral do mundo, o maior exportador de minério do Brasil e um dos maiores do mundo, estado que está sempre entre o 3° e 5° maiores (S. Paulo, R. de Janeiro, M. Gerais ou Pa, Paraná ou Pa, R. G. do Sul ou Pa), exportadores do Brasil, porém padece na 11° economia do país e 18° em Índice de desenvolvimento Humano, enquanto os estados que rivalizam com o Pará em exportação estão justamente entre os 5 mais desenvolvidos e ricos do país. Porquê essa assimetria? Além das industrias fugirem da região devido leis ambientais complicadas e vigilância de pessoas que nunca pisaram no solo da Amazônia e que não sabem que uma ferrovia ou uma estrada e simplesmente como um pelo de um grande tapete em relação a região, uma lei criada na década de 90 por um deputado paulista e aprovada no parlamento, retirou o ICMS pagos nos estados que produziam comoditys, ou seja produtos primários e semi elaborados são isentos de deixar ICMS no estado de origem, deixando, segundo estudo do Legislativo do Pará um rombo de 2 bilhões de reais por ano e que nos últimos 20 anos o Pará foi sangrado em quase 30 bi de reais. Segundo estudo da UFPA de título Mineração no Para: maldição ou dádiva, há uma profunda assimetria dessa renda mineral, justamente no principal estado minerador do Brasil. Segundo o estudo, o que é mais preocupante, é que além de não financiar o desenvolvimento do estado, a mineração gera profundos danos ambientais, sociais, territoriais e nas estradas que quem tem que resolver é o estado. Numa tentativa de diminuir essa carga de despesas, o governo do Pará, resolveu em 2021 criar uma taxa mineral, porém o Sindicato Nacional da Industria e Extração de Ferro entrou com mandado de segurança na justiça derrubando a intenção do governo. O Brasil é um dos países mais industrializado do mundo, grande consumidor de minérios e, também, onde existe estados que se consideram a locomotiva do país, más não deixam ICMS para os fornecedores e ainda cobram no seu produto final. Várias tentativas para mudanças na lei já foram feitas, porém, o estado tem recorrido ao STF para que o governo federal seja obrigado a repassar pelo menos verbas que cubram ou amenize a destruição criada no Estado pelo Governo Federal.
Prestem atenção! Por que um continente tão grande como a China 🇨🇳 acabou com o mineiro deles??? Ou será verdade? O maior engole o menor. Foi assim que dom Pedro l pensou quando não estavam achando mais ouro no Brasil 🇧🇷. Acabou o 🌽 acabou a🍿. Não é atoa que são uma potência hoje...
a culpa não é das ferrovias ,sim dos governantes sem palavra , sem compromisso com o povo , se levasse esses minérios por caminhões era pior as rodovias se estragavam mais rápido ,mais acidentes ,menos eficiência trens da de dez a 2 em caminhões em tudo , que mania de botar culpa nas ferrovias ,rodovias também causa impacto na natureza , mais acidentes ,mais desgastes e o famoso tapa buraco para comer verbas , e fazer um serviço de quinta categoria viva Brasil pais do governantes malas !
Põe na cabeça! A empresa com novas tecnologias vai empregar mão de obra subqualificada e barata cada vez menos. Parem de votar. Não adianta nem querer melhorar na hora de votar. Parem! Vcs estão acabando com a nação achando que sabem votar. O sistema nem mesmo permite o eleitor consultar a ficha de cada um candidato. Final. Parem de votar.
Tem q dar valor mais a migração de sulistas e impedir a de maranhenses...Só assim vai haver desenvolvimento na região...Exemplo claro são as cidade do Mato Grosso ,q tem uma excelente qualidade de vida ,tipo Primavera do Leste e Lucas do Rio Verde...Que tiveram como pioneiros Gaúchos e Paranaenses e hoje são exemplo para todo o Brasil..
Até parece que os sulistas vão ir pra essa "terra prometida", na verdade os único sulistas que foram ou vão, são os profissionais qualificados, estes que ganham muito bem.
@@PauloHenrique-ez2hh o pará é o maior produtor de cacau e o segundo maior produtor de gado; sou de minas; os gaúchos é mineiros vieram pra cá na década de 90 ; são grandes latifundiários aqui; até os filho do Lula tem terra aqui; Valdomiro santiago; pesquise mais
O que tão fazendo? 😢😢😢😢😢😢😢 A hora que não tiver mais serventia será abandonada, dó da floresta, vão acabar com td eu acho. Só estão pensando no dinheiro e o povo esqueça... É uma pena o que esses maus espíritos fazem
O que esse pessoal esperava? Que ia ter obra eternamente? Sem estudo qualificação, acabou tem que ralar peito. Moro em Sao Luis e sei como sao a maioria desses trabalhadores so querem moleza, trabalham 6 meses e querem sair pra ficar recebendo seguro desemprego.
Hoje... Canaã dos Carajás Pará... a cidade prometida realmente é a promessa ... cidade tranquila, movimenta muito dinheiro no comércio local, lazer e cultura estão subindo o nível para todas as classes.... e uma população que já se aproxima a 100 mil habitantes.... grato a Deus por tudo! Canaã dos Carajás, a melhor cidade de se viver no Pará! ❤️
Verdade ramos analisando região para por internet 4G. Na cidade
Kkkkkkkkk espero que a folha saiba disso
@@atila3167 oq a folha tem haver?
Moro em Belém .. e quero me mudar pra essa região.
Não ê que mostrou a matéria
Isso a 5 anos. Hoje Canaã se transformou numa cidade muito boa pra se viver. Eu se pudesse moraria em Canaã.
Esse cara fala de uma maneira bem pensada! Dá para acreditar em cada palavra do que ele disse!
Ainda bem que temos pessoas que pensam !
Oh que florestas lindas eu adorei, eu adoro muito essa florestas
A vale é o maior desvio de recursos naturais do Brasil. O Brasil tem que deixar de ser colônia dos países desenvolvidos e começar a vender produtos com mais valor agregado, e que gere mais empregos e divisas para nosso país.
Renan de Morais concordo ! Somos colônia de exploração de países ricos. " Infelizmente "
Onde tem o. Dedo de um governante. Tem. Sujeira ,fraude,desvio tudo que não presta. Pais de. Ratos sujos kkkkkk
aqui na minha cidade passa a estrada de ferro carajás e a ferrovia norte-sul, no distrito industrial estão construindo uma imensa fábrica de aço, essa fábrica será alimentada pela siderúrgicas vizinhas. vender produtos com mais valor agregado é isso?
Aí os outros países não comprariam minerias com nóis
o projeto e bem vindo, mas temos que rever essa questão de exportar matéria prima e depois comprar o produto final tantas vezes mais caro porque nosso país não produz o produto final, apenas exporta a matéria prima para depois recomprar.
Parabéns à Folha pela reportagem. Interessante demais exibir esses extremos do desenvolvimento econômico em contraste com as dificuldades sociais
Como toda empresa grande, se instala em um país de 3º mundo com a promessa de que trará oportunidades de empregos, desenvolvimento econômico e social. Consegue alvará misteriosamente para operar em lugares de preservação. Daí pega tudo, leva para fora do país deixando apenas um rastro de destruição e a tristeza daqueles que ficam com a ilusão prometida.
Excelente reportagem.
PARABÉNS PELO SEU VÍDEO GOSTEI MUITO DO SEU TRABALHO LINDO CONTINUE ASSIM COM ESSE TALENTO E QUE JESUS TE ABENÇOE GRANDEMENTE......
A QUE LINDO GOVERNADOR ROMAIN , ESTA DE PARABENS POR ESTA CIDADE PROMETIDA PELO SALVADOR , ESTA PARECIDA COM # PETRÓPOLIS # RIO DE JANEIRO, MARAVILHOSA . CIDADE DAS PEDRAS .
Morei em um lugar assim também hoje é quase que uma cidade fantasma em Monte Dourado no projeto Jari celulose.
Olá meu querido, também morei em Monte Dourado na época do auge da Empresa, meu pai se aposentou por lá. Porém não havia a miséria como essa que tá sendo vista nesta reportagem. Ainda tenho uma prima que mora lá e em breve pretendo visitar o município. Abraços!
Quem está assistindo em 2019 deixe seu like
Ótima reportagem Parabéns Repórter pelo seu vídeo e seu trabalho
gostei muito do estilo da reportagem (e dela em si também). parabéns pelo conteúdo!
Itabira MG aqui nasceu a vale do Rio doce era tão bom quando era vale do Rio doce mas depois q foi privatizada e virou vale Itabira daqui uns 5 anos vai virar uma cidade fantasma
Deus seja louvado
Por um momento pensei que a reportagem era na Nigéria, tamanha a pobreza mostrada.
É Brasil amigo
Rogério Nascimento sencionalismo filho
Isso aí e o que a tv não mostra ,isso é Pará mano sou daqui de Paragominas,mais conheço tudo isso aí .
Essa terra não é pobre eu conheço. É uma cidade muito nova.
Quem disse que nigeria é pobre ????
matéria muito bem feita!
jeova hoje vendo esse video em, quanta difernca teve nossa cidade parabens populacao de canaa pelo lindo municipio linda cidade
Vou visitar essa cidade em breve
aqui na minha cidade passa a estrada de ferro carajás e a ferrovia norte-sul, no distrito industrial estão construindo uma imensa fábrica de aço, essa fábrica será alimentada pela siderúrgicas vizinhas. acho que isso vai valorizar o nosso minério de ferro
A política federal com relação às exportações de minério de ferro é meramente mercadológica, proíbe a cobrança de impostos sobre a mineração por parte dos governos estaduais e municipais, para não impactar no preço da tonelada exportada, e esquece que a extração de minério só traz problemas para os municípios, destruição do meio ambiente, poluição e riscos de acidentes. Nós, brasileiros, precisamos nos mobilizar e começar a cobrar o governo federal por mudança nesta legislação que só visa o lucro das mineradoras, e esquece o "resto" dos envolvidos.
Pois é , pião de trecho sofre!!
Geralmente só quem é chamado pela empresa que pode receber uma alimentação integral ao longo do dia, moradia e demais benefícios.
Quem vai aventurar uma vaga de emprego e consegue ,a empresa só fornece almoço e olhe lá!!!
Pessoal
A reportagem não condiz com a atual realidade de canaã
Digo isso pq moro na cidade vizinha
E é uma cidade muito bem organizada
Toda pavimentada
Exatamente, moro aqui. A cidade bombou
Extrair para vender a matéria prima, parabéns à vale e a burrice do governo brasileiro por não dar valor ao que é nosso e não dar emprego e qualidade de vida para as nossas pessoas.
Cara, para fazer coisas o Brasil tem que ter tecnologia e pessoal qualificado e isso o Brasil não tem e os países que têm aquela tecnologia eles isso não vendem. Fácil é falar sem ter conhecimento como vc faz, outra coisa se vc esta chato com ser exportador de matéria prima estude e ajude ao nosso país fabricando tecnologia..
Vc acha ke o governador liga para o povo brasileiro claro que não não vai afetar o bolso dele
Ki conversa é essa cara como assim o Brasil não tem tecnologia isso ki vx falou não tem nada aver fala pra mim como começou os pais es grande lá fora eles tinha tecnologia então a si não sabe não da uma de sabe tudo não me poipe a vale concertesa ia deixar esse lugar muito rica mas não sempre tem ki ter um em gracadinho pq ele não ajuda essas pessoas já ki não gostou da construção ai
tem uns vinte dias q vim de la.cara la ta um deserto minha sogra mora la.ta muito difícil ficar la.
O país virou uma grande mineradora o estado que era forte em energias renováveis agora também minera
TEMOS TANTAS MULTINACIONAIS. POR QUE ELAS NÃO INSTALAM UMA EMPRESA AI?
Tudo muito estranho e errado, o povo pobre e a riqueza indo embora.
'Terra prometida' não é a realidade daqui.
O interessante é que esse projeto dispensa a construção de barragens, pois o minério é beneficiado à seco
Bom saber. Obrigado.
14 Bilhões de dólares pelo estado mais biodiversificado da América uma grande fortuna e nossas reservas estão ótimas só crescendo
Engraçado esse Frederico falar de impacto da mineração e não abrir mão de morar no núcleo da Vale.
Acho que ninguém percebeu na fala do camarada, sai de uma e entra em outra que tá pagando melhor , ! Resumindo e onde muita gente quebrou a cara e ficou desempregado, pq ficava pulando de galho em galho e as coisas não funciona assim , reportagem muito boa e bem feita , mas hj mais de cinco anos depois oq se ver aqui e prosperidade, a cidade cada dia mais linda e bem estruturada, investimentos aqui de milhões , em mercados ,lojas , e empresas que não e da área de mineração , canaã já tem um área de polo industrial , onde várias empresas estão se instalando , cidade na infraestrutura cada dia mais bela, bem iluminada, praticamente toda asfaltada, muitos lugares pra se divertir , ter uma lazer, muitas escolas contruidas, entre outras coisas , Jeová ficou durante anos tentado a prefeitura, quando conseguiu realmente fez oq prometeu , 2 mandatos , passou a cidade pra josemira que está em seu primeiro mandato, e oq ela vem fazendo e maravilhoso, lógico que ela tem seus desejos igual toda cidade tem, aluguel aqui e um absurdo , custo de vida e alto, mas emprego e oq não falta aqui em Canaã , e só tem a crescer mais ainda , detalhe.. a extração de mineiro em Canaã e pra mais de 100 anos ... Gerando mais emprego , mais oportunidade , trabalhei na Andrade na época que ela se instalou, e gerou mais de 4 mil empregos , mas galera não sabe ficar na empresa , que ir onde paga mais , e muito quebraram a cara , pq não conseguiram , muitos ganhavam bem e gastavam com bebidas e mulherada , perdiam seus empregos por falta de responsabilidade e culpam a cidade ou os boatos de melhoria .. a vale contrata terceirizadas pra fazer outros tipos de trabalho , são contratos de 2 anos , 1 ano, acabou , entregou!!! Fim, hora da desmobilização, aqueles que se destacaram foram pra outras empresas e até mesmo pra vale , não deu, bora atrás de outro .. hj canaã e uma cidade maravilhosa pra se morar, e eu amo morar aqui ...
Apoio a mineração inteligente, acredito que a Vale tem grande potencial para isso. Espero que em Canaã coloquem em prática todo esse potencial.
É incrível como não há nem expectativa de outras fontes de receitas para essas região de Carajás. É como se só existisse mineração pra dar futuro pra cá. Parece que esta região já está destinada pelos governos a ser só explorada e ficar ao léu. No final das contas é um completo descaso das maiores esferas dos poderes executivos. Existem obras que poderiam alavancar bastante o município de Canaã dos Carajás, como a estadualização da estrada do ‘posto 70' que liga o município ao restante do sudeste do estado. Porém, nada sai do papel. Ninguém cede. Coisas tão óbvias, mas é uma burocracia e falta de boa vontade em fazer as coisas andar. Ai culpam uma empresa pelos males. No final quem decide como os tributos seram aplicados são os governos, não empresas. Pior que ainda tem gente que não ajuda nem a cidade a ser minimamente limpa, vai sujando por onde passa. Aff....são tantas coisas absurdas que dá um nó na garganta.
* * * * * realmente você é outro espertalhão a soldo das privadas, mais esperto que o outro ali acima....
começa culpando a mineração, ou seja, aparentemente as mineradoras.... as Grandes Privadas
depois culpa também o governo...até aí, tá certo, o governo da "propinocracia" é co-responsável.
Mas , numa frase de efeito, TIRA a CULPA da EMPRESA! Meio que disfarçando, mas tá lá, e não passa despercebido: "Aí culpam a empresa pelos males.....";;;
VAMOS CULPAR QUEM ENTÃO, SEU IDIOTA? PAPAI NOEL?
Mas a pérola, a cereja do bolo é como você termina, como os outros "bots" ou robozinhos de Internet -- CULPANDO o POVO!
Realmente a causa de todos os males, econômicos e ambientais, são papeizinhos que as pessoas jogam no chão!
Foi uma enxurrada de papel que matou as 300 ou mais pessoas que a VALE assassinou em Brumadinho!
Minha querida cidade Parauapebas
Tenho ótimas solução para mineradoras obter sinal de telefonia em áreas com até 90 db de sinal ou seja 1 barra de sinal que muitas vezes tem quedas de chamadas . conseguimos tratar este sinal, amplificar e entregar a solução para área
Se deus e por nos quem será conta nos
Vamos viver daquilo que agente precisa.sem depender do maldito dinheiro
Progresso para o brasil alguns tem que se sacrificar para o bem de muitos.sempre foi assim e sempre sera o brasil é muito rico . percebam o modo preguiçoso de falar de quem é contra o progresso.
contaminar rios e destruir meio ambiente não é progresso
A cidade tem mais de 1 bilhão de recursos , e a prefeitura fez o que?
Salmo 91
A riqueza sempre é pra uma minoria
O maior problema é que vai muita gente desqualificada pra essas cidades!
Tem Barragem ?! Perto da cidade ???
Eu quero saber da extração de louça
Nosso velho georgia
Vi uma dualidade exaltada pela população sobre a aura da Vale. De um lado milhares de pessoas migraram e ganharam dinheiro nas construções, do outro a pessoas estão culpando a Vale por estar com as obras imobilizadas. A síndrome chega ao ponto do homem 5:49 dizer que a culpa do aumento do feijão foi da Vale, quando na verdade todos sabemos que é devido ao aumento do dólar e a impossibilidade de importar feijão de forma rápida e sem burocracias e impostos abusivos. Ou seja o projeto S11D é a solução ou o problema ?
*evidentemente o desenvolvimento de um projeto extrativista não é tão bom quanto outros tipos de economia voltada para tecnologia e mão de obra qualificada, no entanto já é um começo ainda mais em uma cidade aparentemente pacata.
Não tem como vira
Complicado. A quase totalidade da população da cidade deve ter pouca ou nenhuma formação/estudo, impossibilitando a empregabilidade na própria Vale, ao passo que o influxo de empregados da companhia na região acaba por inflar os preços de acomodação e comida, ficando ainda pior para os moradores mais humildes.
isso povo paraense é muito simples ..é um jogo de xadrez, entre governo e a empresa $$$
prometida sim A vale promete matar qualquer um que ficar na frente da barragem
O povo dai fala que quando a Vale descobre minerio em uma montanha ou morro se prepara pra aquilo so existir na sua mente pq alem de destruir a natureza eles deixam plano o terreno, resultado: destrói o cenario, morros e montanhas desaparecem, florestas desaparecem e os rios desaparecem ou viram rios poluidos... Triste
Porque não transforma essa coisa em placas de de ferra alumínio e outros derivados no local...
Porque nós brasileiros permitirmos isso...
Porque não fazemos nada tipo bomba nas linhas ferreas para não exportar...
E produzir um produto final...
O problema,como quer ficar empregado,se nem estudo o povo da regiao tem.A maior parte,so tem oitava serie,eles vao exportar mao de obra de outros estados,com capacitacao.
Floresta preservada kkkkk só buracos de mineração
É bem melhor fica sem emprego e ter a liberdade e fica vivo do que morre e destruir a natureza.
A materia tem 7 anos, hoje canaã é potência \(^-^)/
olha ai eles também tão aqui em alagoas fazendo isso outra vez
#nabaladag4 #nabaladag4 #nabaladag4 ✨✨✨✨✨✨✨✨✨✨✨✨
Geeeeenteee, é minha cidadee
por favor,leve me para aí, sou carioca e tenho desejo de trabalhar aí futuramente.
Sou de Parauapebas-Pa😀
Eu de Rio Maria kkkk
EU DA CAPITAL BELÉM A CIDADE DAS MANGUEIRAS.
Depois de ver esse vídeo imaginei que a cidade estivesse numa. Perfeita desgraça... Hoje em 2023 é uma das cidades mais ricas do Brasil !
Jesus😢
Pra mora em Canaã pagando aluguel tem que ter salário bom ,aluguéis caro demais...
limitados a uma única dimensão de vida, econômica.
🛸👽🛸
Se continuar assim não vai existir mais Brasil. Que coisa triste com a natureza.muito triste
com certesa na época do governo militar, entraria como crime de lesa patria nação Brasileira....
A maior província mineral do mundo, o maior exportador de minério do Brasil e um dos maiores do mundo, estado que está sempre entre o 3° e 5° maiores (S. Paulo, R. de Janeiro, M. Gerais ou Pa, Paraná ou Pa, R. G. do Sul ou Pa), exportadores do Brasil, porém padece na 11° economia do país e 18° em Índice de desenvolvimento Humano, enquanto os estados que rivalizam com o Pará em exportação estão justamente entre os 5 mais desenvolvidos e ricos do país. Porquê essa assimetria? Além das industrias fugirem da região devido leis ambientais complicadas e vigilância de pessoas que nunca pisaram no solo da Amazônia e que não sabem que uma ferrovia ou uma estrada e simplesmente como um pelo de um grande tapete em relação a região, uma lei criada na década de 90 por um deputado paulista e aprovada no parlamento, retirou o ICMS pagos nos estados que produziam comoditys, ou seja produtos primários e semi elaborados são isentos de deixar ICMS no estado de origem, deixando, segundo estudo do Legislativo do Pará um rombo de 2 bilhões de reais por ano e que nos últimos 20 anos o Pará foi sangrado em quase 30 bi de reais. Segundo estudo da UFPA de título Mineração no Para: maldição ou dádiva, há uma profunda assimetria dessa renda mineral, justamente no principal estado minerador do Brasil. Segundo o estudo, o que é mais preocupante, é que além de não financiar o desenvolvimento do estado, a mineração gera profundos danos ambientais, sociais, territoriais e nas estradas que quem tem que resolver é o estado. Numa tentativa de diminuir essa carga de despesas, o governo do Pará, resolveu em 2021 criar uma taxa mineral, porém o Sindicato Nacional da Industria e Extração de Ferro entrou com mandado de segurança na justiça derrubando a intenção do governo. O Brasil é um dos países mais industrializado do mundo, grande consumidor de minérios e, também, onde existe estados que se consideram a locomotiva do país, más não deixam ICMS para os fornecedores e ainda cobram no seu produto final. Várias tentativas para mudanças na lei já foram feitas, porém, o estado tem recorrido ao STF para que o governo federal seja obrigado a repassar pelo menos verbas que cubram ou amenize a destruição criada no Estado pelo Governo Federal.
Eu iria pra bem longe dessa empresas
VALE DA SOMBRA DA MORTE ISTO SIM .DESGRAÇA DESTA VALE.
Daí. Tem. Pessoas. Em. Natal. Destruir. Casal.
Pede. Esmola.
As. Pessoas. Quer. Tudo. Caseis.
O minério de ferro é exportado em containers?
Em navios. Transportado via Trem até o porto de São Luis e de lá sai em navios minereiros
Prestem atenção! Por que um continente tão grande como a China 🇨🇳 acabou com o mineiro deles??? Ou será verdade? O maior engole o menor. Foi assim que dom Pedro l pensou quando não estavam achando mais ouro no Brasil 🇧🇷. Acabou o 🌽 acabou a🍿. Não é atoa que são uma potência hoje...
a culpa não é das ferrovias ,sim dos governantes sem palavra , sem compromisso com o povo , se levasse esses minérios por caminhões era pior as rodovias se estragavam mais rápido ,mais acidentes ,menos eficiência trens da de dez a 2 em caminhões em tudo , que mania de botar culpa nas ferrovias ,rodovias também causa impacto na natureza , mais acidentes ,mais desgastes e o famoso tapa buraco para comer verbas , e fazer um serviço de quinta categoria viva Brasil pais do governantes malas !
Aliás, ótima reportagem!
Nossa velho a tinta
Põe na cabeça! A empresa com novas tecnologias vai empregar mão de obra subqualificada e barata cada vez menos.
Parem de votar. Não adianta nem querer melhorar na hora de votar. Parem! Vcs estão acabando com a nação achando que sabem votar. O sistema nem mesmo permite o eleitor consultar a ficha de cada um candidato.
Final. Parem de votar.
Nunca nem me animei pra ir ate ai
Somos Mega Mult milhonarios e não Sabemos, vivemos de esmola, chamada de impostos e Commodities...
(VALE) dos Ossos
(VALE) dos Assassinos
(VALE) da Impunidade.
O Brasil é uma auto sabotagem ambulante...
Oxalá hot dog
Toda terra é prometida!! Porém temos também políticos e autoridades ladroes garantidos, aí ferrou né
😍😢😥😀😀
Sem credibilidade.
Tem q dar valor mais a migração de sulistas e impedir a de maranhenses...Só assim vai haver desenvolvimento na região...Exemplo claro são as cidade do Mato Grosso ,q tem uma excelente qualidade de vida ,tipo Primavera do Leste e Lucas do Rio Verde...Que tiveram como pioneiros Gaúchos e Paranaenses e hoje são exemplo para todo o Brasil..
Até parece que os sulistas vão ir pra essa "terra prometida", na verdade os único sulistas que foram ou vão, são os profissionais qualificados, estes que ganham muito bem.
O povo do norte é só pega cria e cachaça.
racismo.
Turma de gente mal informada; aqui foram os gaúchos que desbravaram; tds fazendeiros são do Sul e de minas e são ricos
@@PauloHenrique-ez2hh o pará é o maior produtor de cacau e o segundo maior produtor de gado; sou de minas; os gaúchos é mineiros vieram pra cá na década de 90 ; são grandes latifundiários aqui; até os filho do Lula tem terra aqui; Valdomiro santiago; pesquise mais
Bela reportagem. Conheço alguns desses que estão desempregados.
Muita falta de planejamento dos envolvidos.
Lugar onde eu moro hahaha
quiria um vaga
pra mim trabalha
vão criar vergonha na cara
a região não tinha emprego antes e agora tão reclamando da empresa, tá muito claro o viés ideológico do vídeo
Disse tudo
VALE BANDIDA
QUAL CIDADE É ESSA?!
O que tão fazendo? 😢😢😢😢😢😢😢 A hora que não tiver mais serventia será abandonada, dó da floresta, vão acabar com td eu acho. Só estão pensando no dinheiro e o povo esqueça... É uma pena o que esses maus espíritos fazem
Oi
Mudando de assunto: Cadê o Nióbio? Cambada de ladrão!!
O que esse pessoal esperava? Que ia ter obra eternamente? Sem estudo qualificação, acabou tem que ralar peito. Moro em Sao Luis e sei como sao a maioria desses trabalhadores so querem moleza, trabalham 6 meses e querem sair pra ficar recebendo seguro desemprego.