Melhor custo benefício PETRONAS SPRINTA F900 (45,00 litro). Superior/equivalente ao Motul 7100 (110,00) e Castrol Power Racing (100,00). Na gringa o Petronas é o mais vendido, e o que garantiu melhor desempenho nos testes de desgaste em uma peça metálica com um peso de 5kg.
Mudando do motul para o yamalube notei uma maior suavidade nas trocas de marchas por incrível que pareça as reduzidas em alta trabalhamento do motor ficaram mais suaves, troca com 2000kms baixou apenas 100ml 🧐 gostei 👍
E muita coisa pra se pensar, pq veja bem, quando o tempo ta frio, a moto fica mais suave nas trocas de marchas, eu ja percebi isso, e quando ta quente, a moto fica com cabio duro, to falando do clima. Ai como faz pra controlar isso? Sera se toda vez que chover, o clima ficar frio vou ter que drenar todo oleo 20w50 e coloca um 10w40, ou se ta frio ficou quente vou ter que drenar 10w40 e colocar 20w50? E complicado essa questão de óleo pq o clima interfere muito
@@dyerllonbreno5753não amigo, você tem que ver qual a especificação recomendado para o seu motor o óleo 10w40 e 20w50 são muito diferentes.. cada motor tem uma especificação pq há diâmetros de dutos de lubrificação diferentes em cada motor.. por exemplo se seu motor pedir 10w40 e você por 20w50 ele pode ter dificuldades de lubrificação por ser um óleo mais grosso.
@@MeloSousaJr sim meu caro. A lander vai 2L de oleo e o filtro, da uns 130 pra mais por troca. E o cara roda 1000km e troca, com 22 mil km ele teria feito 22 trocas, gastando 3 mil só em óleo.
Eu só coloco desse também de 5 em 5 mil km, desde quando comprei -la , ela está hj com 75 km está com as mesmas condições que comprei. Esse óleo é bom mesmo.
@@rodsnagaragem Não conheço muito sobre moto...mas tenho uma Versys 300 (refrigerada a água) e uma Intruder 125 (refrigerada a óleo). No manual de ambas, consta troca a cada 3 mil.
Eu sempre usava óleo yamalube na minha moto, mas teve um aumento acima do esperado, de 34 foi para 49,00 semi-sintético. Hoje estou usando o óleo mesma especificações da a Castrol, por 39 reais, estou gostando do óleo. Mas vou voltar para o yamalube ou motul para testar.
Olha que resultado legal para 8 mil km! Eu troco na quilometragem de manual ou quando a ferramenta chega aos 30%. Na minha moto aos 7500 km já chegou nesse ponto ou tá bem perto. Mas sigo a ferramenta, pois foi para isso que comprei - para não ficar trocando óleo antes da hora sem necessidade, e para não deixar de trocar antes quando é necessário.
Caramba! Fiquei surpreso com a durabilidade desse óleo 😂. Na verdade também uso ele e no meu caso, após 2500 de uso severo, o óleo tá muito contaminado. Vou rodar apenas mais 500KM e trocá-lo. Obrigado por compartilhar essa experiência.
A durabilidade depende de cada motor e do uso. Sua prática é muito apropriada - sob uso severo é bom antecipar a troca. O meu uso é o "melhor para o óleo" - praticamente só passeios longos e viagens.
Nenhuma. Qualquer óleo que atenda os requisitos de qualidade e especificações do fabricante da moto tem o mesmo efeito no motor. Mas a Motul agradece sua fidelidade gratuita (para ela, pois para você custa bastante).
Eu vou voltar para yamlube, estava usando o Castrol, só que percebi que nas trocas de marchas o Castrol a partir de 1500km as trocas de marchas ficam dura, da última vez que vi esse vídeo estava usando o Castrol por causa do preço, mas estou usando o yamlube deu uma baixada onde moro está mesmo preço do Castrol, isso o semi-sintético. Meu óleo está com 2020 km e as trocas estão suaves ainda, ou contrário do Castrol com 1500km.
Olha, óleo Castrol é de mesma qualidade que o Yamalube. Fabricante respeitada mundialmente. Cuide de usar a viscosidade recomendada e trocar nos intervalos recomendados no manual da moto
Na realidade o que defina a vida util de um motor em relacao ao oleo usado nao e tanto a capacidade de retirar carbono mas a resistencia ao atrito das partes moveis o carbono e uma resultante mineral embora crie residuos ele sutilmente se incorpora a moleculas de amortecimento do atrito vale lembrar um excelente anti atrito o grafite que e carbono !!! !!! !!!
Pelo que estudei desse quesito, o que impacta a vida útil é mais a perda de viscosidade do que qualquer outro fator. O óleo vai deteriorando e perde sua especificação. Obviamente esse aparelho não mede isso, mas isso já expliquei em muitos vídeos de teste.
O desgaste vem da troca de calir e contaminantes. Metais e alguns casos a propria gasolina alem de agua por vapor que existe no etanol a diluentes e oxidantes mas residuos de queima se transforma em carbono obvio que tido contribui para deteriorazacao do oleo mas o carbono nao e o principal mas afeta tambem !!! !!! !!!
Troco o da minha fazer 150 mês sim mês não...total de 2800 km cada troca de óleo e filtro com 8400km ...... também só uso yamalub 10/40 e filtro original
Cada motor é uma realidade. Na real, um mesmo motor em diferentes perfis de uso vai ter resultados diferentes. O resultado desse teste não tem como ser estendido para sua moto, é preciso você testar nela. Uma dica - trocar o óleo e não trocar o filtro é igual a colocar a mesma cueca depois de tomar banho. Não faz sentido.
Surpreendente mesmo o resultado. Quem diria, semissintético melhor que sintético. Se puder testar o MOTUL 5100 15W50 eu ficaria agradecido. Só uso ele em minha BANDIT 650 2011 e troco a cada 5000km.
Motul 5100 um parceiro já testou com essa ferramenta e colocou o resultado em um comentario em um dos vídeos de teste aqui no canal. Foi bem até 7500 km.
@@rodsnagaragemUso MOTUL desde que comprei minha primeira moto (BANDIT 650S 2007) em 2014. Testei vários óleos e o MOTUL foi on único que senti/percebi o melhor comportamento da moto.
@@neyfcandrade1976boa tarde amigo,estou usando exatamente esse na minha tenere 2011,vou trocar com 2500 km,N sei c ele roda mais... Estou querendo trocar para o sintético 7100 15w50 e rodar 5 mil km,essa kilometragem que eu rodo por ano
Será que poderia fazer esse mesmo teste com o óleo lubrax 10w40 semissintetico? Aí a gente pode comparar com o yamalube já que possuem mesma viscosidade e ambos são semissinteticos.
@@rodsnagaragem lubrax ou havoline 10w40 semissintetico são óleos mais populares e alternativas ao yamalube 10w40..se fizer o teste com um deles pra gente comparar com yamalube seria muito útil. Obrigado! E parabéns pelos vídeos.
Este resultado com Yamalub não pode estar indicando que ele pode ter uma capacidade de limpeza menor que os outros óleos motor? Se ele não limpa ele não contamina , poderia ocorrer isto? Obrigado sou Brito de Hortolândia SP.
Yamalube é o melhor lubrificante para limpeza de motor muito superior não Motul já abri motor de moto com mais de 100k que usava yamalube tava limpinho, Motul com essa km estaria sujo
Quem sabe mais para frente. O Castrol Power 1 é um óleo excelente, mas acho muito caro. E pelo que esse teste tá mostrando, não é necessário gastar tanto para ter um óleo bom e durável na moto!
Rods... muito interessante teu video e ate estou pensando em comprar essa ferramenta. Surgiu uma duvida sobre o funcionamento dela. Me parece que a leitura seria feita pela transmissao de luz entre 2 pontos imersos no oleo. Bom... como a maioria dos oleo sao no tom claro , vc teria uma leitura de praticamente 100 %. Que eu me lembre tem um oleo Motul cuja coloaração eh bem escura . Acho que eh o 20W50 . Teria como vc fazer o mesmo teste com esse oleo novo ?
Amigo, ele t a70% n pq ele aguenta mais q os outros, ele simplesmente n limpou o motor como outros q com 5mil km tem menos de 60% ou 50%, pense nisso.... se o oleo perdeu % rapido é pq ele ta dazendo seu trabalho com excelência, ta limpando bem, se ele n baixa a % é pq ele n tem aditivos bons para limpeza.
Meus parabéns com respeito a seu video, poucas vezes tenho visto pessoas fazendo videos de forma racional e com embasamento, vejo um monte de retardados dando dicas de trocar a cada 1000KM, sendo que o manual fala de 5000Km ou até 10000KM dependendo da moto. Tratamos tudo como futebol ou politica, não respeitamos , Engenheiros, médicos, especialistas, sempre damos palpites, sem embasamento nenhum. Muito bom , continue assim.
Muito obrigado! Penso bem parecido com você! Opinião é bom e todo mundo tem, mas critérios técnicos são melhores ainda. Máquinas tem lógica, não funcionam por achismo.
Esse óleo me surpreendeu. O canal moto & terapia testou o yamalube 20w50 no viscosímetro a 100° c depois de 3 mil kms rodados na Twister antiga e ele ainda se comportava como óleo 50 começando a virar 40 (em alta temperatura). Ou seja, perdeu pouca viscosidade. Agora o Motul 3000 20w50 aguentou só 1500 kms. O Mobil, o Castrol e o Lubrax mineral perderam a viscosidade com cerca de 500 kms apenas.
@@rodsnagaragem chefe mas vc concorda numa coisa comigo? Se o manual fala q tem q ser feita a troca a cada 5000km é pq eles já estão contando que um oleo 10w40 já vai ter "virado" um oleo 10w30 e até certo ponto tá de boa continuar rodando até os 5000km
Tenho uma tenere 250 2011 e mudei do mobil 20w50 que o antigo dono usava para o motul 15w50 5100 semisintetico,pretendo trocar com 2500 km,depois estou querendo trocar para o sintético 7100 15w50 e fazer a trocar de 5 mil em 5 mil km,essa kilometragem eu rodo em 1 ano
Todo óleo vai degradando a viscosidade com o uso. Afina, fica menos viscoso. Agora, o quanto, depende de muitos fatores e pode variar muito de um motor a outro e mesmo em um mesmo motor, conforme diferentes perfis de uso. Um teste de viscosidade é uma ótima pedida, mas uma questão seria saber quais os limites considerados pelo fabricante da moto, que certamente considera isso no projeto do motor e dos intervalos de manutenção.
É apenas impressão sua. A diferença entre essas viscosidades se dá apenas na pressão do óleo. Ambas lubrificam bem, já que são recomendadas nos manuais da moto (até 2012 - 10W-40; 2013 em diante 15W-50). Eu tenho uma 2015 e uso 10W-40 pelos motivos que explico no vídeo da prevenção da quebra da bomba d'água
@@rodsnagaragem sabe me dizer oq difere na viscosidade eu coloquei esse pq ta mais em conta e tbm fiz uma leitura breve em um forum onde falaram que o barulho normal de bateidera da f800 sai toda f800 tem uma barulho pricinpalmente quando ela da partida depois diminui isso e normal ja tive duas uma 2013 nacional vendi comprei uma 2012 importada as nacional n tem muita qualidade pelo oq eu pude reparar ao todos eu tenho f800 gs a uns 7 anos otima moto penso em pegar uma 1200 2015 pra cima sou de minas aqui e de boa andar nessas motos
Olá, eu utilizo yamalube 10w40 na minha fazer 150 conforme o manual. Você acha que posso seguir o manual rodando cerca de 5000 km? Trocar de yamalube para motul 10w40 tem algum problema?
O manual tem obrigação de especificar uma condição segura de uso. Se lá diz 5.000km, deve ser seguro, em utilização normal da moto, rodar essa quilometragem. Agora, nos testes que tenho feito nenhum óleo chegou bom aos 10.000km que o manual da minha moto recomenda, então eu tenho trocado antes.
Opa Bão? Fiz o teste no óleo, deu 95% Acredito que por ser óleo que está só um mês no motor Apesar de ter rodado 5mil km já , mas foi essa kms em 6 dias Acho que rodando direto em estrada não altera muito, creio eu Mas vou testando para ver se muda a porcentagem
Como esse aparelho mede só contaminação com impurezas, creio que o tempo de uso do óleo faça diferença no resultado. O uso de qualquer motor em estrada é sempre menos desgastante que uso em cidade, com seu para e anda e trajetos curtos.
É uma boa questão, não sei responder. De todo modo, a utilidade do teste permenece - indicar se chegou o melhor momento de troca antes do período determinado pelo fabricante do motor.
Não creio que vá dar problema porque a mudança é muito pequena e só na viscosidade a quente. Mas minha recomendação é sempre manter a especificação de manual.
Uma pergunta: Com base nessas experiências de óleos testados, o yamalube é o melhor custo benefício encontrado no seu canal correto ? Ainda pretende testar outros óleos na sua moto ou vai parar no yamalube 10w40 ?
Vou seguir testando. Não terminei o teste do Yamalube, mas o Petronas é uma opção melhor se a diferença de preços não for grande (usualmente não é). O Petronas Sprinta F900 é 100% sintético, enquanto o Yamalube é semi. Há vantagens no sintético que o aparelho não consegue medir, como uma maior estabilidade da viscosidade ao longo do período de uso.
Com os testes eu fui percebendo que a ferramenta não se presta para comparar óleos, mas apenas indicar durabilidade para troca. Provavelmente um mesmo óleo vá ter durabilidade diferente conforme tipo de uso da moto e gasolinas utilizadas.
Não sei responder porque não conheço o manual da sua moto. Use o óleo na especificação que consta no manual - viscosidade, grau API, classificação JASO.
Olá! Eu não indico marca nenhuma. Nem nas minhas motos me ligo em marca de óleo. Mantenha a especificação de viscosidade, grau API e classificação JASO requerida no manual da sua moto. Isso que importa. No mais, óleo sintético é melhor que semi, que é melhor que mineral.
Quem determina o prazo de troca é o fabricante da moto, não do óleo. Minha recomendação é que você siga as especificações do manual de sua moto quanto a viscosidade, grau API e classificação JASO, e respeite os prazos do manual.
Olá boa tarde Parabéns pelo seu trabalho muito bom. Quero comprar uma f800r 2012 vc poderia me dizer se vale a pena comprar uma nessa idade hj? Se sim oque e mais importante olha na hora da compra nunca tive moto de alta cilindrada e nunca tive nem chaveiro da BMW.
Você pode nós informar qual filtro de óleo você utiliza em sua moto? Creio que isto também esteja diretamente ligado a qualidade da contaminação do óleo.
Uso somente filtros de alta qualidade. Hi-Flo e Mahle, especificos para a BMW F800R. Vale dizer que a função do filtro NÃO tem a ver com o que este aparelho mede. Filtro barra partículas a partir de determinado tamanho, que poderiam riscar a camisa dos cilindros. A saturação do óleo por impurezas é resultado de sua ação normal. Assim como a água do seu banho, ao limpar o motor o óleo vai acumulando as sujeiras que coleta.
@@GustavoMoreira04 nunca vi teste comparativo que permita dizer que um é melhor que outro. Mahle é a fornecedora original dos filtros da BMW na Alemanha, e a HiFlo é mundialmente reconhecida por produtos de qualidade. Mas se preferir utilizar K&N, certamente estará bem atendido.
@@rodsnagaragem não tenho mas o manual sugere trocar a cada 5 mil km porém fico com receio de rodar tantos km com esse óleo, mas eu uso ela de um modo que não é severo
@@vidadegamer4743 se for isso é o pior motivo de todos. O petróleo, que é a origem disso tudo, sai muitíssimo mais sujo do poço. Óleo usado é bem mais simples de refinar.
Bom. Eu queria ver esse teste numa Moto de 150c com 5000km rodados pra vê se teremos os mesmos resultados. Minha opinião é não, por ter vários valores que influência no comportamento do óleo.
As motos 150cc já permitem rodar 5.000km entre trocas de óleo? No tempo que tive uma pequena (125cc) o intervalo era menor. Esse teste não permite passar do intervalo de troca determinado pelo fabricante. É uma medida para antecipar, não para postergar. De todo modo, os resultados provavelmente variam em diferentes motos, em especial em diferentes tecnologias de motor.
Meu amigo, parei de usar yamalube na minha fazer, estou usando o Petronas splinta f900. Qual o conselho vc pode mim dar? Posso continuar com o Petronas, ou voltar para yamalube?, pode mim responder por gentileza meu amigo?
Não tenho conselho nenhum sobre marcas de óleo. Faço testes com diversas marcas pra que você possa fazer suas escolhas com mais informação, embora o resultado de um óleo na minha moto possa não ser igual ao mesmo óleo na sua. O que sempre digo é - cumpra as especificações do manual da sua moto em viscosidade, grau API e classificação JASO.
sera que que a quantidade de oleo que vai no motor pode influenciar a quantidade de km que ele suporta rodar? exemplo tenho uma r15 que usa 950ml de oleo 10w40 yamalube e no manual manda trocar com 5000 sera que aguenta?
Olá! Eu não opino sobre marcas. Todas as grandes petroleiras tem produtos de qualidade. O que posso dizer é que óleo 100% sintético é melhor que semissintetico, API SN é melhor que SM, que é melhor que SL, e que todos esses atendem o que a BMW requer para essas motos. Veja os testes que estamos realizando com diferentes marcas, e dê uma olhada nos comentários dos testes, porque tem parceiros colocando resultados de testes que eles fazem utilizando a mesma ferramenta.
@@rodsnagaragem Estou acompanhando, coloquei esse por causa desse video . E pelo outro da especificação 10w40 pra preservar a engrenagem da bomba de óleo.
Tecnicamente os 100% sintéticos são melhores. Mas as specs da moto não requerem tanto. Semissinteticos atendem oa requisitos. Se puder usar 100% sintéticos certamente estará bem servido, mas não é obrigatório
Para ter uma precisão melhor acho q deveria fazer o teste com um motor mais rodado próximo dos 100mil km pois motor novo qlq óleo vai dar um bom desempenho
Bom dia amigo ,uso o 20 w 50 ,haiamalube na minha fayzer 150 cilindradas ,e troco a cada 3 mil km .. posso usar o hiamalube 10 w 40 ,trocando também a cada 3 mil km ? Obrigado amigo abraço mermão limeira sp
Se a sua moto é Yamaha, não passe de 5000km que é o intervalo recomendado. Como na BMW os intervalos de troca são de 10.000 km, sigo o teste até chegar na quilometragem, no prazo de troca ou no limite de troca da ferramenta de teste (30%}.
Ninguém disse que é melhor que um 100% sintético! Como falo em todos esses vídeos de teste de durabilidade de óleo, essa ferramenta mede apenas um dos atributos do óleo, e nem é o mais importante. Todos os óleos se degradam, perdem a viscosidade, afinam com o uso. Segundo os especialistas, os óleos 100% sintéticos tem curvas de degradação menores, chegando ao ponto de troca em melhor condição de viscosidade que os demais.
O prazo de 1 ano é do plano de manutenção da moto, que é o padrão a ser seguido. Usar óleo semi ou 100% sintético não deve alterar prazos de troca do fabricante da moto.
@@rodsnagaragem atualmente uso o castrol semi sintético. Já faz 6 meses. Sempre ouvi dizer que somente sintético que aguenta esse tempo de 1 ano. Ou os kms . Então posso aguentar as pontas até um ano?! Em 6 meses rodei 1900 kms
@@BrunoRicardosred1000 veja prazos no Manual da Motocicleta, não no óleo. O manual especifica tanto o tipo de óleo recomendado quanto o prazo de troca. A troca por óleo de classe superior NÃO altera os prazos definidos pelo fabricante da moto.
Sem dúvida! É o melhor cenário. Mas para dar contexto - Na mesma moto e com o mesmo uso: O Repsol Moto 100% sinth tava com índice 43% aos 5600 km rodados. O Petronas Sprinta tava com indice 60% aos 5000 km rodados. Depois marcou 41,3% aos 7000 km e 29,7% aos 8000 km rodados.
@@rodsnagaragem impressionante o desempenho do yamalub frente ao Repsol. Hj mudei o óleo da minha MT, saí do motul 5100 para o sprinta f900 justamente por ser sintético e ter um valor atrativo. O manual pede troca aos 5 mil km ou 6 meses , como rodo pouco acabo trocando com 3 mil km mais ou menos. A moto está com 11.300 e alguma coisa. Muito interessante esse teu trabalho, vou acompanhar os demais vídeos. Achei que tinha feito um excelente negócio saindo de um semi sintético motul para um sintético petronas, acho que me enganei
@@andregabriel3856 Não, você não se enganou. Colocar um óleo 100% sintético é uma ótima ideia. O teste não mede uma propriedade que diferencia óleos sinteticos dos outros, que é a permanência da viscosidade ao longo do tempo.
Yamalube é o melhor óleo do mercado cara , essa teoria sua é furada ..moto que usa esse óleo 10w40 e até o 20w50 yamalube. Abre motor geralmente com alto km e quando isso acontece a carcaça está limpa.. posso até dizer reluzente...
Certamente está. Mas minha sugestão é que você siga o intervalo de troca do manual da moto. Na F800R é a cada 10.000 km, mas mesmo na Lander deve ser bem mais que 1000km.
10.000.km óleo semi sintético acho muito. Troco da minha versys 650 2012 no máximo aos 3.000 km, e sempre troco o filtro de óleo junto. uso motul 10w50 5100 semi sintético. Motoka tá com 95.000 km rodados e não baixa óleo.
Não sou do time do "acho". A fábrica define limites máximos com base em testes, e eu decido minhas antecipações com base nesses testes com essa ferramenta.
Você não tem um único dado técnico que justifique adequadamente essa afirmação. É só marquismo, coisa que o marketing faz para você. E não estou dizendo que seja ruim ou pior que os demais. É equivalente a vários, inclusive vários mais baratos.
Eu tenho uma tabela comparativa de todas as características técnicas de vários óleos à venda. Pelo menos 5 diferentes em cada viscosidade. São absolutamente semelhantes em todos os quesitos. Aliás, isso é ratificado pela API e pela JASO, organismos internacionais de classificação de óleos lubrificantes.
Esse aparelho não serve de base pra nada. Geralmente a sonda encosta nas partes metálicas de dentro do motor, aí quando emite a luz pra análise a luz reflete na parte metálica e da um resultado irreal, apontando que o óleo ainda tá bom. O yamalube jamais estaria com 70% da sua qualidade com essa quilometragem.
Bobagem da grossa. Não faz nem ideia do formato do carter e menos ainda de até onde foi inserido. O aparelho já vem sendo utilizado em grandes oficinas como Madeira Performance e High Torque.
Otávio Costa #11, o escasso conhecimento determina afirmações como a sua. Ja foi feito um teste medindo o mesmo óleo no carter e depois, após retirá-lo para reposição, também fora do carter. O resultado é o mesmo.
Yamalube sempre foi top desde o mineral, não é à toa que as motos Yamaha tem excelente durabilidade.
Melhor custo benefício PETRONAS SPRINTA F900 (45,00 litro). Superior/equivalente ao Motul 7100 (110,00) e Castrol Power Racing (100,00). Na gringa o Petronas é o mais vendido, e o que garantiu melhor desempenho nos testes de desgaste em uma peça metálica com um peso de 5kg.
Já tem teste dele aqui no canal.
@@rodsnagaragem sim acompanhei, chegou no uso rodoviário ao total de 8300km, a qualidade do óleo estava em 30%, sendo necessário a troca
Mudando do motul para o yamalube notei uma maior suavidade nas trocas de marchas por incrível que pareça as reduzidas em alta trabalhamento do motor ficaram mais suaves, troca com 2000kms baixou apenas 100ml 🧐 gostei 👍
Sinceramente, os dois são de qualidade equivalente.
E muita coisa pra se pensar, pq veja bem, quando o tempo ta frio, a moto fica mais suave nas trocas de marchas, eu ja percebi isso, e quando ta quente, a moto fica com cabio duro, to falando do clima. Ai como faz pra controlar isso? Sera se toda vez que chover, o clima ficar frio vou ter que drenar todo oleo 20w50 e coloca um 10w40, ou se ta frio ficou quente vou ter que drenar 10w40 e colocar 20w50? E complicado essa questão de óleo pq o clima interfere muito
@@dyerllonbreno5753não amigo, você tem que ver qual a especificação recomendado para o seu motor o óleo 10w40 e 20w50 são muito diferentes.. cada motor tem uma especificação pq há diâmetros de dutos de lubrificação diferentes em cada motor.. por exemplo se seu motor pedir 10w40 e você por 20w50 ele pode ter dificuldades de lubrificação por ser um óleo mais grosso.
Cara o óleo Yamalub é excepcional. Sempre foi, na realidade
Eu uso 10w 40 na minha Lander 2020, rodo 5.000 km de boa, tá com 22.000 km hj minha moto e tá zera ainda
tbm uso show show vo comp uma ferramenta dessa e top
boa vc economizou um monte! eu vejo gente com a msma moto que a sua trocando a cada 1500-2000, só jogando dinheiro fora
@@magichatakeverdade viu, querem acreditar em conversa de dono de loja de moto peças e mecânicos que não falam o tempo correto...
@@MeloSousaJr sim meu caro. A lander vai 2L de oleo e o filtro, da uns 130 pra mais por troca. E o cara roda 1000km e troca, com 22 mil km ele teria feito 22 trocas, gastando 3 mil só em óleo.
@magichatake muito dinheiro jogado fora sem razão técnica. Eu sou entusiasta de manutenção bem feita, mas não de gastar à toa.
Eu só coloco desse também de 5 em 5 mil km, desde quando comprei -la , ela está hj com 75 km está com as mesmas condições que comprei. Esse óleo é bom mesmo.
Se uma das maiores fabricantes de moto do mundo só usa ele, tem que ser bom.
Qual sua moto? Troca a cada 5 mil sem completar? Eu uso esse óleo e troco a cada 3 mil, daria pra rodar mais então?
@@nivaldosantos7060 tem q verificar e completar se necessário até 5000km
Se for motoo baixa cilindrada é diferente o desgaste do óleo não tem radiador ,refrigera com o ar desgasta mais o óleo 😊😊😊
Mas os prazos de troca de óleo de motos refrigeradas a ar são menores também.
@@rodsnagaragem Não conheço muito sobre moto...mas tenho uma Versys 300 (refrigerada a água) e uma Intruder 125 (refrigerada a óleo). No manual de ambas, consta troca a cada 3 mil.
@@eltctba sempre siga o manual!
Eu uso na minha xre 300.
Eu sempre usava óleo yamalube na minha moto, mas teve um aumento acima do esperado, de 34 foi para 49,00 semi-sintético. Hoje estou usando o óleo mesma especificações da a Castrol, por 39 reais, estou gostando do óleo. Mas vou voltar para o yamalube ou motul para testar.
Use o motul 7100 100 % sintético e vai ver que oleo maravilhoso e pode rodar 5000 kms tranquilo.
Na shoppe encontrei por 34 reais o 20w 50 da yamalube.
@@felipevicentesilvafelipe9981 Verdade, lá tem sim comprei por 37,00, só que vi desse preço, mas era vendedor do nordeste
7100? não seria o 5100?@@gilsonsantos344
Também tenho um aparelho desse.
Na minha 500x o mutul 5.000 aos 8 mil km ainda estava com 70%. Troco aos 8 o manual recomenda aos 12.
Olha que resultado legal para 8 mil km! Eu troco na quilometragem de manual ou quando a ferramenta chega aos 30%. Na minha moto aos 7500 km já chegou nesse ponto ou tá bem perto. Mas sigo a ferramenta, pois foi para isso que comprei - para não ficar trocando óleo antes da hora sem necessidade, e para não deixar de trocar antes quando é necessário.
Caramba! Fiquei surpreso com a durabilidade desse óleo 😂. Na verdade também uso ele e no meu caso, após 2500 de uso severo, o óleo tá muito contaminado. Vou rodar apenas mais 500KM e trocá-lo. Obrigado por compartilhar essa experiência.
A durabilidade depende de cada motor e do uso. Sua prática é muito apropriada - sob uso severo é bom antecipar a troca. O meu uso é o "melhor para o óleo" - praticamente só passeios longos e viagens.
Utilizo esse óleo na minha moto de baixa cilindrada até. Excelente óleo.
Experimenta o motul 7100 10 w40 vai ver que diferença da na motoca
Nenhuma. Qualquer óleo que atenda os requisitos de qualidade e especificações do fabricante da moto tem o mesmo efeito no motor. Mas a Motul agradece sua fidelidade gratuita (para ela, pois para você custa bastante).
Uso esse óleo na minha Lander abs 2021 e faço a troca de óleo e filtro a cada 5.000km. A motoca ta com 17.300 km
No manual diz para trocar o filtro a cada 10, ,mas como é barato né, vale a economia
esse óleo e o melhor se ta doido top demais
Yamalube é top demais! Parabéns!
é um dos piores dos melhores, motul, castrol e mobil semi sintetico é nmelhor
@cristianocarlos-mt1wt você provavelmente não tem nenhum critério técnico para afirmar isso.
Eu vou voltar para yamlube, estava usando o Castrol, só que percebi que nas trocas de marchas o Castrol a partir de 1500km as trocas de marchas ficam dura, da última vez que vi esse vídeo estava usando o Castrol por causa do preço, mas estou usando o yamlube deu uma baixada onde moro está mesmo preço do Castrol, isso o semi-sintético. Meu óleo está com 2020 km e as trocas estão suaves ainda, ou contrário do Castrol com 1500km.
Olha, óleo Castrol é de mesma qualidade que o Yamalube. Fabricante respeitada mundialmente. Cuide de usar a viscosidade recomendada e trocar nos intervalos recomendados no manual da moto
Excelente óleo
Top o vídeo
Testa o 💯 % sintético da yamaha yamalube pra gente ver como ele se sai
Muito bom 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
Na realidade o que defina a vida util de um motor em relacao ao oleo usado nao e tanto a capacidade de retirar carbono mas a resistencia ao atrito das partes moveis o carbono e uma resultante mineral embora crie residuos ele sutilmente se incorpora a moleculas de amortecimento do atrito vale lembrar um excelente anti atrito o grafite que e carbono !!! !!! !!!
Pelo que estudei desse quesito, o que impacta a vida útil é mais a perda de viscosidade do que qualquer outro fator. O óleo vai deteriorando e perde sua especificação. Obviamente esse aparelho não mede isso, mas isso já expliquei em muitos vídeos de teste.
O desgaste vem da troca de calir e contaminantes. Metais e alguns casos a propria gasolina alem de agua por vapor que existe no etanol a diluentes e oxidantes mas residuos de queima se transforma em carbono obvio que tido contribui para deteriorazacao do oleo mas o carbono nao e o principal mas afeta tambem !!! !!! !!!
Troco o da minha fazer 150 mês sim mês não...total de 2800 km cada troca de óleo e filtro com 8400km ...... também só uso yamalub 10/40 e filtro original
Cada motor é uma realidade. Na real, um mesmo motor em diferentes perfis de uso vai ter resultados diferentes. O resultado desse teste não tem como ser estendido para sua moto, é preciso você testar nela.
Uma dica - trocar o óleo e não trocar o filtro é igual a colocar a mesma cueca depois de tomar banho. Não faz sentido.
Surpreendente mesmo o resultado. Quem diria, semissintético melhor que sintético.
Se puder testar o MOTUL 5100 15W50 eu ficaria agradecido. Só uso ele em minha BANDIT 650 2011 e troco a cada 5000km.
Motul 5100 um parceiro já testou com essa ferramenta e colocou o resultado em um comentario em um dos vídeos de teste aqui no canal. Foi bem até 7500 km.
Pode estar absolutamente certo que com um Motul 5100 trocado a cada 5000km seu motor estará impecável. Nem precisa testar! Óleo de alta qualidade.
@@rodsnagaragemPerfeito, obrigado pela resposta!
@@rodsnagaragemUso MOTUL desde que comprei minha primeira moto (BANDIT 650S 2007) em 2014. Testei vários óleos e o MOTUL foi on único que senti/percebi o melhor comportamento da moto.
@@neyfcandrade1976boa tarde amigo,estou usando exatamente esse na minha tenere 2011,vou trocar com 2500 km,N sei c ele roda mais... Estou querendo trocar para o sintético 7100 15w50 e rodar 5 mil km,essa kilometragem que eu rodo por ano
essa f800 merece usar um Motul7100 5w40 ... boas estradas sempre !!!
Pelo que os testes vem mostrando, não é necessário. Mas sem sombra de dúvidas é um excelente óleo!
Melhor do mundo motul 7100 ou motul 300v .
Isso já deveria vir de fabrica. Como tem no ONIX modelo novo por ex.
Olha só, nem sabia que tinha em algum carro. Interessante!
Boa tarde, faz o teste com Castrol Power 1 racing. 10w-40 . Sintético
Esse não é para meu bico. Caro demais. Vou ficar devendo!
Muito bom!!!👏👏
Será que poderia fazer esse mesmo teste com o óleo lubrax 10w40 semissintetico? Aí a gente pode comparar com o yamalube já que possuem mesma viscosidade e ambos são semissinteticos.
É uma ideia legal. Quem sabe na próxima troca.
@@rodsnagaragem lubrax ou havoline 10w40 semissintetico são óleos mais populares e alternativas ao yamalube 10w40..se fizer o teste com um deles pra gente comparar com yamalube seria muito útil. Obrigado! E parabéns pelos vídeos.
Este resultado com Yamalub não pode estar indicando que ele pode ter uma capacidade de limpeza menor que os outros óleos motor? Se ele não limpa ele não contamina , poderia ocorrer isto? Obrigado sou Brito de Hortolândia SP.
É uma hipótese interessante que você levanta! Eu não sei explicar a diferença, na real. Estou aprendendo sobre essas coisas todas.
Yamalube é o melhor lubrificante para limpeza de motor muito superior não Motul já abri motor de moto com mais de 100k que usava yamalube tava limpinho, Motul com essa km estaria sujo
show de bola faz um teste com o Castrol parabéns pelo video
Quem sabe mais para frente. O Castrol Power 1 é um óleo excelente, mas acho muito caro. E pelo que esse teste tá mostrando, não é necessário gastar tanto para ter um óleo bom e durável na moto!
Rods... muito interessante teu video e ate estou pensando em comprar essa ferramenta. Surgiu uma duvida sobre o funcionamento dela. Me parece que a leitura seria feita pela transmissao de luz entre 2 pontos imersos no oleo. Bom... como a maioria dos oleo sao no tom claro , vc teria uma leitura de praticamente 100 %. Que eu me lembre tem um oleo Motul cuja coloaração eh bem escura . Acho que eh o 20W50 . Teria como vc fazer o mesmo teste com esse oleo novo ?
Já foi feito. Procure testes de óleo e da ferramenta aqui no canal.
Amigo, ele t a70% n pq ele aguenta mais q os outros, ele simplesmente n limpou o motor como outros q com 5mil km tem menos de 60% ou 50%, pense nisso.... se o oleo perdeu % rapido é pq ele ta dazendo seu trabalho com excelência, ta limpando bem, se ele n baixa a % é pq ele n tem aditivos bons para limpeza.
Meus parabéns com respeito a seu video, poucas vezes tenho visto pessoas fazendo videos de forma racional e com embasamento, vejo um monte de retardados dando dicas de trocar a cada 1000KM, sendo que o manual fala de 5000Km ou até 10000KM dependendo da moto. Tratamos tudo como futebol ou politica, não respeitamos , Engenheiros, médicos, especialistas, sempre damos palpites, sem embasamento nenhum. Muito bom , continue assim.
Muito obrigado! Penso bem parecido com você! Opinião é bom e todo mundo tem, mas critérios técnicos são melhores ainda. Máquinas tem lógica, não funcionam por achismo.
Esse óleo me surpreendeu. O canal moto & terapia testou o yamalube 20w50 no viscosímetro a 100° c depois de 3 mil kms rodados na Twister antiga e ele ainda se comportava como óleo 50 começando a virar 40 (em alta temperatura). Ou seja, perdeu pouca viscosidade. Agora o Motul 3000 20w50 aguentou só 1500 kms. O Mobil, o Castrol e o Lubrax mineral perderam a viscosidade com cerca de 500 kms apenas.
Testes com viscosímetro e temperatura são muito melhores que esses que eu faço! Tratam de algo muito mais importante para o motor!
@@rodsnagaragem chefe mas vc concorda numa coisa comigo? Se o manual fala q tem q ser feita a troca a cada 5000km é pq eles já estão contando que um oleo 10w40 já vai ter "virado" um oleo 10w30 e até certo ponto tá de boa continuar rodando até os 5000km
Tenho uma tenere 250 2011 e mudei do mobil 20w50 que o antigo dono usava para o motul 15w50 5100 semisintetico,pretendo trocar com 2500 km,depois estou querendo trocar para o sintético 7100 15w50 e fazer a trocar de 5 mil em 5 mil km,essa kilometragem eu rodo em 1 ano
O prazo de troca não depende do óleo, deve ser o que a fabricante da moto recomenda. Você pode antecipar, mas não deve postergar.
Já sobre a escolha por óleos cada vez melhores, parabéns!! O motor agradece.
Vi um teste de viscosidade em um outro canal , e esse óleo mantém o padrão de qualidade até 3000 km
Todo óleo vai degradando a viscosidade com o uso. Afina, fica menos viscoso. Agora, o quanto, depende de muitos fatores e pode variar muito de um motor a outro e mesmo em um mesmo motor, conforme diferentes perfis de uso.
Um teste de viscosidade é uma ótima pedida, mas uma questão seria saber quais os limites considerados pelo fabricante da moto, que certamente considera isso no projeto do motor e dos intervalos de manutenção.
@@rodsnagaragem vou tentar achar o vídeo para você avaliar e depois repassar a sua opinião para a gente. Pode ser?
@@rodsnagaragem ua-cam.com/video/LSOjAO6FphM/v-deo.htmlsi=WMovYvNuOOTYqGPN
@@wallysonalvarenga277 ah, agradeço!! Vai ser legal assistir um teste assim!
@@rodsnagaragem ua-cam.com/video/LSOjAO6FphM/v-deo.htmlsi=NeH_FJVzfDPQW-mE
Troquei hj sempre usei na minha f800 gs motul 15w50 hj coloquei yamalube 10w40 senti a moto mais lisa
É apenas impressão sua. A diferença entre essas viscosidades se dá apenas na pressão do óleo. Ambas lubrificam bem, já que são recomendadas nos manuais da moto (até 2012 - 10W-40; 2013 em diante 15W-50).
Eu tenho uma 2015 e uso 10W-40 pelos motivos que explico no vídeo da prevenção da quebra da bomba d'água
@@rodsnagaragem sabe me dizer oq difere na viscosidade eu coloquei esse pq ta mais em conta e tbm fiz uma leitura breve em um forum onde falaram que o barulho normal de bateidera da f800 sai toda f800 tem uma barulho pricinpalmente quando ela da partida depois diminui isso e normal ja tive duas uma 2013 nacional vendi comprei uma 2012 importada as nacional n tem muita qualidade pelo oq eu pude reparar ao todos eu tenho f800 gs a uns 7 anos otima moto penso em pegar uma 1200 2015 pra cima sou de minas aqui e de boa andar nessas motos
@@ggizi6369 procure aqui no canal o vídeo sobre prevenção da quebra da bomba d'água. Nele abordo a viscosidade.
Achei preco interessanti esse petronas 900 sintetico
Olá, eu utilizo yamalube 10w40 na minha fazer 150 conforme o manual. Você acha que posso seguir o manual rodando cerca de 5000 km?
Trocar de yamalube para motul 10w40 tem algum problema?
O manual tem obrigação de especificar uma condição segura de uso. Se lá diz 5.000km, deve ser seguro, em utilização normal da moto, rodar essa quilometragem. Agora, nos testes que tenho feito nenhum óleo chegou bom aos 10.000km que o manual da minha moto recomenda, então eu tenho trocado antes.
Ah, marcas tem muitas, e eu não tenho preferência nelas. Atendendo as especificações de qualidade e viscosidade, tá bom.
Opa
Bão?
Fiz o teste no óleo, deu 95%
Acredito que por ser óleo que está só um mês no motor
Apesar de ter rodado 5mil km já , mas foi essa kms em 6 dias
Acho que rodando direto em estrada não altera muito, creio eu
Mas vou testando para ver se muda a porcentagem
Como esse aparelho mede só contaminação com impurezas, creio que o tempo de uso do óleo faça diferença no resultado. O uso de qualquer motor em estrada é sempre menos desgastante que uso em cidade, com seu para e anda e trajetos curtos.
bom dia , um óleo de qualidade que seja detergente,parecerá pior do que um de qualidade inferior que não tenha bons detergentes,correto?
É uma boa questão, não sei responder. De todo modo, a utilidade do teste permenece - indicar se chegou o melhor momento de troca antes do período determinado pelo fabricante do motor.
Tô usando o 10w 40 na minha bros 2014 pois o 10w30 tava baixado muito será que tem algum problema?
Não creio que vá dar problema porque a mudança é muito pequena e só na viscosidade a quente. Mas minha recomendação é sempre manter a especificação de manual.
Uma pergunta: Com base nessas experiências de óleos testados, o yamalube é o melhor custo benefício encontrado no seu canal correto ? Ainda pretende testar outros óleos na sua moto ou vai parar no yamalube 10w40 ?
Vou seguir testando. Não terminei o teste do Yamalube, mas o Petronas é uma opção melhor se a diferença de preços não for grande (usualmente não é). O Petronas Sprinta F900 é 100% sintético, enquanto o Yamalube é semi. Há vantagens no sintético que o aparelho não consegue medir, como uma maior estabilidade da viscosidade ao longo do período de uso.
Com os testes eu fui percebendo que a ferramenta não se presta para comparar óleos, mas apenas indicar durabilidade para troca. Provavelmente um mesmo óleo vá ter durabilidade diferente conforme tipo de uso da moto e gasolinas utilizadas.
@@rodsnagaragemparabéns.
Posso utilizar na minha lander ? o Yamalube 10W-40 semissintético?
Não sei responder porque não conheço o manual da sua moto. Use o óleo na especificação que consta no manual - viscosidade, grau API, classificação JASO.
Boa noite amigo qual oleo voce me indica para usar na fayzer 150 cilindradas ano 2020 ? Obrigado abraço limeira sp
Olá! Eu não indico marca nenhuma. Nem nas minhas motos me ligo em marca de óleo. Mantenha a especificação de viscosidade, grau API e classificação JASO requerida no manual da sua moto. Isso que importa. No mais, óleo sintético é melhor que semi, que é melhor que mineral.
Óleo Yamalube 100% Sintético Gp Racing Rs4gp 10w-40 Premium
E esse oleo sera q aguenta 5mil km na factor 150cc
Quem determina o prazo de troca é o fabricante da moto, não do óleo. Minha recomendação é que você siga as especificações do manual de sua moto quanto a viscosidade, grau API e classificação JASO, e respeite os prazos do manual.
Faz o teste com motul 10w40 5100 versão francesa
Olá! Esse teste do Motul foi feito por um inscrito do canal. Está descrito nos comentários de um dos vídeos, creio que no teste do Petronas.
Faz a análise do óleo Castrol actevo 🧐
Eu adoraria. É reputado como um dos melhores do mundo. O problema para meu teste é pagar o quanto cobram por ele! Mas quem sabe numa próxima troca!
Ola ,qual significado dessas letras w e o s ? Em qual delas vc faz o teste? Fica grato pelo retorno.
Tem um vídeo de tutorial dessa ferramenta de teste aqui no canal. Lá acho que tá tudo bem explicado
Blz👍
Olá boa tarde
Parabéns pelo seu trabalho muito bom.
Quero comprar uma f800r 2012 vc poderia me dizer se vale a pena comprar uma nessa idade hj? Se sim oque e mais importante olha na hora da compra nunca tive moto de alta cilindrada e nunca tive nem chaveiro da BMW.
Olá. Tenho uma playlist de vídeos criados para ajudar na sua dúvida:
Conheça a BMW F800R: ua-cam.com/play/PLBSUmiaji_vuMz3e7mWnbmKg7MXyYoU_E.html
Tem essa outra playlist para ajudar na compra de motos: ua-cam.com/play/PLBSUmiaji_vvJkMxzp4bHeU4pO8zt24rG.html
Tenho a Nova Fz15, desde quando peguei uso o 20w
Se colocar o 10w tem algum problema?
Use o óleo que é recomendado no manual da sua moto. Cada fabricante de moto define isso para cada modelo que fabrica.
Não entendi.
Se não mede viscosidade e sim impurezas misturadas, então o teste é mais direcionado ao filtro d óleo do q propriamente ao óleo.
Assista os vídeos anteriores de apresentação da ferramenta, onde isso tudo é melhor explicado.
Por uma questão de lógica, se tiver mais partículas é porque tem mais atrito, simples assim.
Chegou no limite recomendado pelo manual que é 5000km muito bom, com 70%. Não testou o óleo com 7000km?
O manual da BMW recomenda troca de óleo a cada 10.000km ou um ano. Tem um vídeo com o plano de manutenção completo desta moto aqui no canal.
Você pode nós informar qual filtro de óleo você utiliza em sua moto? Creio que isto também esteja diretamente ligado a qualidade da contaminação do óleo.
Uso somente filtros de alta qualidade. Hi-Flo e Mahle, especificos para a BMW F800R. Vale dizer que a função do filtro NÃO tem a ver com o que este aparelho mede. Filtro barra partículas a partir de determinado tamanho, que poderiam riscar a camisa dos cilindros. A saturação do óleo por impurezas é resultado de sua ação normal. Assim como a água do seu banho, ao limpar o motor o óleo vai acumulando as sujeiras que coleta.
@@rodsnagaragem esses dois filtros são superiores ao KeN ? Tem eles para a f800gs?
@@GustavoMoreira04 nunca vi teste comparativo que permita dizer que um é melhor que outro. Mahle é a fornecedora original dos filtros da BMW na Alemanha, e a HiFlo é mundialmente reconhecida por produtos de qualidade. Mas se preferir utilizar K&N, certamente estará bem atendido.
Que incrível, e eu duvidando do óleo genuíno da bmw gs 850 que é 10 mil km ou 1 ano.
O óleo "genuíno" é fabricado pela Shell. Igual ao Shell Advance.
Nunca utilizou o "genuíno" nela para testar com esses outros do canal ?
Ola, eu uso o semi sintético yamalube 10w 40 na minha mt 03 posso rodar ate 5 mil km com o óleo ou devo trocar antes dos 5 mil km?
A menos que você tenha uma ferramenta de teste deve seguir o que o manual da moto recomenda.
@@rodsnagaragem não tenho mas o manual sugere trocar a cada 5 mil km porém fico com receio de rodar tantos km com esse óleo, mas eu uso ela de um modo que não é severo
Faz o teste motul 7100!
Seria legal, mas só se eles me pagassem pra fazer isso. O preço desse óleo é inviável. Não tem o que justifique.
@@rodsnagaragem único óleo virgem! Acho que é o motivo do preço!
@@vidadegamer4743 se for isso é o pior motivo de todos. O petróleo, que é a origem disso tudo, sai muitíssimo mais sujo do poço. Óleo usado é bem mais simples de refinar.
Qual o melhor yamalube ou motul ??
Essa ferramenta não serve para fazer comparações. Ela indica a hora de trocar o óleo, somente.
top
Faz o teste numa 150, 160 de moto que roda app com 500km...e 1000km.
Só testo nas minhas motos.
2014 posso usar o 10w40 ?
Assista o vídeo sobre prevenção da quebra da bomba d'água aqui no canal para entender essa escolha.
Bom. Eu queria ver esse teste numa
Moto de 150c com 5000km rodados pra vê se teremos os mesmos resultados. Minha opinião é não, por ter vários valores que influência no comportamento do óleo.
As motos 150cc já permitem rodar 5.000km entre trocas de óleo? No tempo que tive uma pequena (125cc) o intervalo era menor. Esse teste não permite passar do intervalo de troca determinado pelo fabricante. É uma medida para antecipar, não para postergar.
De todo modo, os resultados provavelmente variam em diferentes motos, em especial em diferentes tecnologias de motor.
@@rodsnagaragem Sim, as motos da Yamaha permitem com uso do Yamalub.
@@rodsnagaragem.intendi, boa sorte amigo.
@@tbkgabs259Sim. Boa sorte amigo.
to usando a muito tempo o Yamalube semissintético 10w40 , e estou muito satisfeito com a qualidade do oleo !
Meu amigo, parei de usar yamalube na minha fazer, estou usando o Petronas splinta f900. Qual o conselho vc pode mim dar?
Posso continuar com o Petronas, ou voltar para yamalube?, pode mim responder por gentileza meu amigo?
Não tenho conselho nenhum sobre marcas de óleo. Faço testes com diversas marcas pra que você possa fazer suas escolhas com mais informação, embora o resultado de um óleo na minha moto possa não ser igual ao mesmo óleo na sua. O que sempre digo é - cumpra as especificações do manual da sua moto em viscosidade, grau API e classificação JASO.
@@rodsnagaragem entendi meu amigo, muito obrigado pela a dica. Tudo de bom p vc e p sua família! Tamos juntos!!
Tenho minha xj ako 2010 e uso himalube tb desse mesmo ai
sera que que a quantidade de oleo que vai no motor pode influenciar a quantidade de km que ele suporta rodar? exemplo tenho uma r15 que usa 950ml de oleo 10w40 yamalube e no manual manda trocar com 5000 sera que aguenta?
Va na onda n,verifica o nivel 1x por semana
Coloque o volume indicado e faça as trocas no intervalo indicado no manual. Esse não é um item que se deva alterar na manutenção da moto.
Fala Rods , coloquei na minha Motul 5100 , semisintetico, 10w40 acha um bom óleo pra nossa f800r ? Vlw
Olá! Eu não opino sobre marcas. Todas as grandes petroleiras tem produtos de qualidade. O que posso dizer é que óleo 100% sintético é melhor que semissintetico, API SN é melhor que SM, que é melhor que SL, e que todos esses atendem o que a BMW requer para essas motos.
Veja os testes que estamos realizando com diferentes marcas, e dê uma olhada nos comentários dos testes, porque tem parceiros colocando resultados de testes que eles fazem utilizando a mesma ferramenta.
@@rodsnagaragem Estou acompanhando, coloquei esse por causa desse video . E pelo outro da especificação 10w40 pra preservar a engrenagem da bomba de óleo.
Mas na próxima troca vou por um sintético 100% 10w40. Esse deve ser o melhor pelo seu comentário. Obg.
Eu não testei Motul 5100, mas tem um parceiro que fez teste dele.
Tecnicamente os 100% sintéticos são melhores. Mas as specs da moto não requerem tanto. Semissinteticos atendem oa requisitos. Se puder usar 100% sintéticos certamente estará bem servido, mas não é obrigatório
Esse aparelho na verdade mede a qualidade do motor, porque motor afinado e combustível de qualidade não contamina o óleo
Este aparelho não mede contaminação exatamente, mas teor de impurezas.
Para ter uma precisão melhor acho q deveria fazer o teste com um motor mais rodado próximo dos 100mil km pois motor novo qlq óleo vai dar um bom desempenho
Bom dia amigo ,uso o 20 w 50 ,haiamalube na minha fayzer 150 cilindradas ,e troco a cada 3 mil km .. posso usar o hiamalube 10 w 40 ,trocando também a cada 3 mil km ? Obrigado amigo abraço mermão limeira sp
Minha recomendação é que sempre use a especificação recomendada no manual. Não são apenas números. Diferença de viscosidade afeta a pressão de óleo.
Nossa, você ainda está com a f800r, e muito bem conservada. Com quantos km ela tá?
Rapaz, pretendo ficar com ela por muitos e muitos anos. Ela está em ótimas condições aos 40.000 km.
Conseguiu fazer o novo teste? De 7000? Ou um ano
Daqui a pouco dá um ano. Comprei outra moto e tô andando pouco. Não chegou nem perto de 7.000 ainda.
Esse óleo seminsitetico yamalube 10w40 pode rodar 10mil??
Não terminei o teste ainda.
A Yamaha recomenda rodar apenas 5000 km.
Se a sua moto é Yamaha, não passe de 5000km que é o intervalo recomendado. Como na BMW os intervalos de troca são de 10.000 km, sigo o teste até chegar na quilometragem, no prazo de troca ou no limite de troca da ferramenta de teste (30%}.
Como pode ser melhor que os 100% sintético?
Ninguém disse que é melhor que um 100% sintético! Como falo em todos esses vídeos de teste de durabilidade de óleo, essa ferramenta mede apenas um dos atributos do óleo, e nem é o mais importante.
Todos os óleos se degradam, perdem a viscosidade, afinam com o uso. Segundo os especialistas, os óleos 100% sintéticos tem curvas de degradação menores, chegando ao ponto de troca em melhor condição de viscosidade que os demais.
Infelizmente não tenho ferramenta que meça a viscosidade de forma fácil, em casa, para fazer testes desse atributo.
Oleos semi sintético tem prazo de 1 ano no motor ?!
O prazo de 1 ano é do plano de manutenção da moto, que é o padrão a ser seguido. Usar óleo semi ou 100% sintético não deve alterar prazos de troca do fabricante da moto.
@@rodsnagaragem atualmente uso o castrol semi sintético. Já faz 6 meses. Sempre ouvi dizer que somente sintético que aguenta esse tempo de 1 ano. Ou os kms . Então posso aguentar as pontas até um ano?! Em 6 meses rodei 1900 kms
@@BrunoRicardosred1000 veja prazos no Manual da Motocicleta, não no óleo. O manual especifica tanto o tipo de óleo recomendado quanto o prazo de troca. A troca por óleo de classe superior NÃO altera os prazos definidos pelo fabricante da moto.
@@rodsnagaragem entendii minha moto recomenda o mineral 20w50 lubrax. Gsxr 1000 2007. Só queria um óleo que tivesse um tempo maior no motor
@@rodsnagaragem entendii minha moto recomenda o mineral 20w50 lubrax. Gsxr 1000 2007. Só queria um óleo que tivesse um tempo maior no motor
qual resultado com 10k ?parabéns pelo teste que aparelho interessante qual o nome ?
Olá! A ferramenta não tem nome, por incrível que pareça. Óleo não chegou a 10 mil porque deu o tempo sem chegar na quilometragem.
Motor usado só em rodovias o óleo dura mais.
Sem dúvida! É o melhor cenário. Mas para dar contexto - Na mesma moto e com o mesmo uso:
O Repsol Moto 100% sinth tava com índice 43% aos 5600 km rodados.
O Petronas Sprinta tava com indice 60% aos 5000 km rodados. Depois marcou 41,3% aos 7000 km e 29,7% aos 8000 km rodados.
@@rodsnagaragem impressionante o desempenho do yamalub frente ao Repsol.
Hj mudei o óleo da minha MT, saí do motul 5100 para o sprinta f900 justamente por ser sintético e ter um valor atrativo. O manual pede troca aos 5 mil km ou 6 meses , como rodo pouco acabo trocando com 3 mil km mais ou menos. A moto está com 11.300 e alguma coisa.
Muito interessante esse teu trabalho, vou acompanhar os demais vídeos.
Achei que tinha feito um excelente negócio saindo de um semi sintético motul para um sintético petronas, acho que me enganei
@@andregabriel3856 Não, você não se enganou. Colocar um óleo 100% sintético é uma ótima ideia. O teste não mede uma propriedade que diferencia óleos sinteticos dos outros, que é a permanência da viscosidade ao longo do tempo.
@@rodsnagaragem bem observado. Obrigado pelo resposta.
O poder de limpeza do Yamalub é menor que os demais, testados... Por isso ele absorveu menos carbono, dando a falsa sensação que ainda está ok!
É uma interpretação possível, sem dúvida.
Se puder compartilhar de onde vem essa informação ficarei muito agradecido. Valeu!
Yamalube é o melhor óleo do mercado cara , essa teoria sua é furada ..moto que usa esse óleo 10w40 e até o 20w50 yamalube. Abre motor geralmente com alto km e quando isso acontece a carcaça está limpa.. posso até dizer reluzente...
Que legal isso ai!
Que ferramenta é essa? Muito caro?
Olá! É um sensor de fabricação chinesa. Trm link na descrição do vídeo, dá uma olhada.
@@rodsnagaragem valeu!
Eu uso yamalube 20w50 na minha lander de 1000 em 1000 tô.jogando dinheiro fora puts
Certamente está. Mas minha sugestão é que você siga o intervalo de troca do manual da moto. Na F800R é a cada 10.000 km, mas mesmo na Lander deve ser bem mais que 1000km.
@@rodsnagaragem obrigado mano
10.000.km óleo semi sintético acho muito. Troco da minha versys 650 2012 no máximo aos 3.000 km, e sempre troco o filtro de óleo junto.
uso motul 10w50 5100 semi sintético. Motoka tá com 95.000 km rodados e não baixa óleo.
Não sou do time do "acho". A fábrica define limites máximos com base em testes, e eu decido minhas antecipações com base nesses testes com essa ferramenta.
Óleo é bom , mais o motul é superior
Você não tem um único dado técnico que justifique adequadamente essa afirmação. É só marquismo, coisa que o marketing faz para você. E não estou dizendo que seja ruim ou pior que os demais. É equivalente a vários, inclusive vários mais baratos.
Eu tenho uma tabela comparativa de todas as características técnicas de vários óleos à venda. Pelo menos 5 diferentes em cada viscosidade. São absolutamente semelhantes em todos os quesitos. Aliás, isso é ratificado pela API e pela JASO, organismos internacionais de classificação de óleos lubrificantes.
Único oleo que aquenta 5000 kms ,eo motul 7100 100% sintético o resto não.
Assista os vídeos de teste de óleo aqui do canal. Todos os óleos testados passaram bem de 5.000 km.
Confia
Esse aparelho não serve de base pra nada. Geralmente a sonda encosta nas partes metálicas de dentro do motor, aí quando emite a luz pra análise a luz reflete na parte metálica e da um resultado irreal, apontando que o óleo ainda tá bom. O yamalube jamais estaria com 70% da sua qualidade com essa quilometragem.
Bobagem da grossa. Não faz nem ideia do formato do carter e menos ainda de até onde foi inserido. O aparelho já vem sendo utilizado em grandes oficinas como Madeira Performance e High Torque.
Otávio Costa #11,
o escasso conhecimento determina afirmações como a sua.
Ja foi feito um teste medindo o mesmo óleo no carter e depois, após retirá-lo para reposição, também fora do carter.
O resultado é o mesmo.