Radegundis Feitosa - Sexteto Brassil : Suíte Monette, Bachianas nº 5, Ária .
Вставка
- Опубліковано 19 гру 2024
- Sexteto Brassil
Suíte Monette - composição e arranjo do Maestro Duda do Recife
Aquarela do Brasil (trecho de ensaio) - Ary Barroso
Bachianas nº 5 Ária - Villa Lobos
Parte do DVD "Um Sopro de Brasil" - tributo ao Trombonista Radegundis Feitosa, falecido prematuramente em 1 de julho de 2010.
O Projeto Memória Brasileira reuniu mais de 250 músicos, num encontro que trouxe ao público alguns dos mestres dos mestres dos instrumentos de sopro da nossa história.
O evento, realizado entre os dias 6 e 28 de novembro de 2004, no SESC Pinheiros em São Paulo, não se limitou aos espetáculos. Foram realizadas também oficinas musicais, uma instalação e a gravação de um CD e de um DVD duplo.
Idealização: Myriam Taubkin e Morris Picciotto.
Direção artística: Myriam Taubkin e Benjamim Taubkin.
Direção de arte, cenário, luz: Márcio Aurélio.
Produção executiva: Barracão Cultural.
Produção: Gabriel Paiva.
Um sopro de Brasil: bons ventos o trazem.
Viajar pelo universo dos instrumentos de sopro é mágico e desafiador. Significa explorar a enormidade de estilos, timbres e sonoridades experimentadas nas tradições do sopro brasileiro, não só nos ambientes de música como também nas mais diversas manifestações culturais que fazem parte do cotidiano popular. O sopro sonoro pode expressar sensações e comunicar por códigos que passam a fazer parte da cultura de um povo. É o assobio que chama o companheiro de turma, que reconhece a beleza de uma mulher ou que identifica o passarinho; é o apito do juiz nas quadras, do guarda no trânsito, do mestre de bateria. numa escola de samba; é o berrante que reúne a boiada, ou a gaitinha que avisa a chegada do amolador de faca. Sopro tem origem na palavra espírito, assim como inspirar-se, que significa estar tomado pelo espírito. Que também origina as palavras vento, fogo e fumaça. E cujo sentido dá título a esse trabalho, embalado na confiança em um grande país.
A respiração é o princípio do sopro. E a natureza inspirou os primeiros instrumentos. Ossos, chifres de animais, conchas, madeiras e folhagens foram moldados a partir da necessidade dos primeiros homens se comunicarem. Fruto da inventividade humana e de uma seleção natural da história, os instrumentos primitivos culminaram nos grupos de madeiras e metais que compõem uma banda de coreto e uma banda sinfônica. E no dia-a-dia, a criatividade popular está presente nos instrumentos de sopro das danças e das festas regionais pelo país.
Um Sopro de Brasil perscruta todas essas possibilidades.
Contando com a inestimável parceria da Petrobras e do SESC São Paulo, junta, numa braçada, grande parte dos artistas que representam o sopro brasileiro, atuantes ou da nossa história. Procura decifrar os mistérios e os limites de cada instrumento, em execuções solo, em pequenos e grandes grupos ou no seio de uma orquestra. Contribui com novos arranjos que trazem outros olhares sobre a nossa música. E, em espetáculos e oficinas, convoca o público e os que querem trilhar o caminho da música a ouvir e tocar com artistas que fazem do sopro a sua vida.
Show!!!!!
Não apenas um músico excepcional, mas um tio, pai, irmão, filho, esposo, amigo e professor amado por todos. Um dos maiores homens que já passou por essa terra, cujo trabalho e coração alcançavam o mundo. Saudades eternas da sua gargalhada gostosa e seu bom humor contagiante...
Que beleza de depoimento. Grata!
Excepcional!!!👏👏👏👏👏👏
Saudades de Radegundis Feitosa, grande músico e um ser humano incrível.
TIVE A OPORTUNIDADE DE CONHECER, RADEGUNDIS, QUE DEUS TENHA LEVADO PRA UM BOM LUGAR.
alguns passam pela terra e nem deixam rasto, mas esse deixou um grande Legado, Grande Radegundis
Tive a oportunidade de participar de um workshop com o professor Radega...
sempre vai ser lembrado por todos
👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼🙏🏼🤝🙌🏼
pra mim um dos melhores professores de trombone , meu professor !
quantas saudades!
Essa semana, a prefeitura de Rio Tinto só não torrou 300 ou 400 mil R$ com a banda Xandi Avião, por causa de uma intervenção do MPE. Porém, não tem nada pra mostrar algo culturalmente diferente, como músicos de tamanho talento e beleza artística. Acredito eu que custaria bem menos que essa montanha de recursos públicos. Mas a maioria dos políticos menosprezam os cidadãos brasileiros pobres, que não tem possibilidade de pagar ingresso pra ter acesso a espetáculos assim.
O Joãozinho Trinta sabia definir isso muito bem. CULTURA PRA QUE NÉ?
Correção: Aquarela do Brasil foi apresentada no concerto e não foi incluída nessa gravação.
Tá certo, Cisneiros. Grata pelo retorno. Vou alterar no título.
Como vai você?
Cisneiro, na verdade, Aquarela do Brasil está neste vídeo, em um trecho do ensaio, enquanto Radegundes dá seu depoimento, na minha opinião, histórico. Tirei a música do título, mas mantive no texto. Abraço.
Good morning please undestand us arranjors of maestro fagani music band in you tube.
If member of channel
Please pay us books in livraria Unesp sp Brasil who re he s
Tratado de regência de Raphael Batista, regência coral Oscar Zander, o regente sem orquestras de Roberto Tibiriçá, a coleção de livros cadernos Roy Bennet , da capô regência e a coleção de livros da capô para instrumentos de banda , regência Mônica Giardini.
LAmentável...Uma grande perda para música popular Brasuleira e Mundial....
Olá boa tarde.
Onde posso encontrar esse arranjo ?
Agradeço desde já
Radegundes vivia em João Pessoa, o arranjo era dele. Os outros músicos que compunham o Sexteto devem saber...