Sou uruguaia Moro no RS Conheci pessoalmente Fernando Parrado Um ser humano maravilhoso que a última coisa que ele queria era viver essa experiência e muito menos ser herói. A filha dele chama se Maria de los Andes,pois ele só sonhava com voltar p a sua namorada e poder fazer uma família com ela. Ele desceu a cordilheira com Roberto Canesa nas costas pois ele queria desistir. Eram adolescentes e Nando viu morrer a sua irmã nos seus bracos com gangrena. A mãe morreu no impacto. Antes de partir p procurar ajuda falou p seus amigos que caso precisassem podiam comer o corpo dela p sobreviver e que o fato de se alimentar dos corpos era uma comunhão com seus amigos. Seu lema era "prefiro morrer caminhando " Nando viaja pelo mundo dando palestras ajudando pessoas a nunca desistir. Um ser humano incrível que jamais quis ficar famoso como heroi
A cordilheira dos Andes é fascinante. Nada se compara a sobrevoar está maravilha. E não têm como não lembrar desta história. É um milagre terem sobrevivido.
Sinceramente, com toda certeza eu pensei que ele iria morrer no estado que ele estava, todos os ferimentos" alguns morreram por menores causas " mas ele determinado em buscar ajuda e ajudar os outros viveu. Andou os andes. Uma coisa eu aprendi assistindo ao documentário, e todo filme, o segredo é sinceramente ajudar os outros. Está com problemas? Busque ajudar o outro, essa verdade pode salvar sua vida
@@betoborrelaverdade.. morei em 2 províncias no Japão, 1 metro de neve sobre os carros logo de manhã… nunca que moraria, definitivamente… morei 3 meses somente..
Como cristã, conhecendo um pouco sobre os nossos valores judaico-cristao, não sou capaz de condenar estes rapazes, deixo isso para Deus, conforme for a justiça D'le. Mas é importante ressaltar, que nenhuma lei é maior que a vida. Nao mataram ninguém, fizeram de tudo para sobreviver. O maior presente de Deus para o homem é a salvação e o segundo a vida, eles lutaram para conservar a vida. Historia muito forte, nós que nao passamos por isso, não podemos nem imaginar.
Tenho medo de pessoas que colocam a própria vida à cima de tudo. Existem coisas que é preferível morrer do que fazer Fazer qualquer coisa apenas pra sobreviver te coloca no patamar de um animal E para aquelas pessoas que acham que são animais como qualquer outro, falem apenas por si mesmas.
@@woodky3627 pra quem não tem convicções fortes tudo e relativo e não tem certeza de nada. Nesse caso mesmo morreram pessoas que se negaram a comer a carne de seus companheiros. Cada um ali foi consciente de suas escolhas
@@rafaelelias7899e os próprios mortos permitiram antes de morrerem, os culpados disso não eram os sobreviventes… foram quem colocou eles na situação que eles estavam,…
Li o Livro (Piers Paul Read) em 1981 com 13 anos, chorei do meio até o fim, depois fui morar no Chile, sobrevoei várias vezes a cordilheira. Sei que um deles ganhou na loteria do Uruguai anos depois, a sorte nunca abandonou ele.
@@heidesa1982tu viu o contexto que fez os cara recorrer essa ideia?? O cara tá metendo papo de magia em um negócio nada a ver kkkkkkk deixa de ser fanático, manézão
Foi um padre Jesuíta que resolveu o problema de consciência de alguns deles. Dizendo que até o próprio Cristo nos deu sua Carne e seu Sangue para nossa redenção e salvação.
Uma comparação imbecil, não importa nem um pouco se foi feita por um padre. E os jesuítas, hoje, talvez nem cristãos sejam mais. Não é a mesma ordem do século XVI, mas uma coisa diferente que reapareceu na Rússia, no século XIX. Comparar um conceito metafísico com canibalismo é de cair o c* da bunda...
SÓ QUE OS DISCIPULOS NÃO COMERAM LITERALMENTE A CARNE DE JESUS!.....MAS ENTENDI A REFERENCIA , MAS NÃO SE APLICA NESSE CASO COMO EXEMPLO SOLIDO ! MAS PRA DIMINUIR A CULPA DOS FIÉIS FUNCIONA , AINDA MAIS SE FOR SEU LIDER ESPIRITUAL FALANDO , AÍ VOCÊ ACREDITA EM TUDO.....COMO OVELHAS CEGAS NA BEIRA DO ABISMO!
Confundir um conceito metafísico, que foi revelado justamente para acabar com rituais de assassinato e sacrifício, com canibalismo é coisa de iDi074, jamais de um padre que se preze!
De barriga cheia as pessoas sente enjôo até vendo alguém comer pudim 🍮, com fome, com frio, correndo risco de morte a todo momento , você come qualquer coisa....
Este tema fez parte da minha infância e eu achava que era lenda urbana naquela época, ficava horrorizado, o tempo foi passando e vi que era verdade. Esqueci o assunto, até que ontem 19/05/24, assisti a Sociedade da Neve e apesar de ter visto o filme de 1976, quando eu tinha 10 anos e obviamente tê-lo visto anos depois, este me impactou muito mais. Que história bem contada, apesar de omitirem detalhes que passaria da conta. Eu não tenho condições de afirmar categoricamente se agiria assim ou assado. Depois de tantos relatos de acidentes, eu jamais me estresso por atraso de nada. Outubro de 2023, eu e minha esposa indo pra Florianópolis, por conta das fortes chuvas os vôos foram cancelados. Fomos para o check in da LATAM e via o monte de gente revoltados, irados. Após horas na fila, fomos atendidos e nos disseram que iríamos no outro dia. Recebemos com naturalidade, pois o que seria um dia a menos. Fomos para um excelente hotel, passamos a noite muito confortavelmente e no dia seguinte chegamos em Florianópolis sãos e salvos, sem estresse, sem ódio.
Sempre me impressionou a história do acidente dos Andes. Quando criança assisti o filme e passei um tempo contando essa história pra todo mundo na escola 😂 Esse ano fui ao Uruguai e meu hostel ficava ao lado do museu dos sobreviventes dos Andes, mas não tive coragem de visitar, pois iria seguir para o Chile e passar em cima da cordilheira. Ao passar por Punta del leste visitei a Casa Pueblo e acabei me deparando com a história do filho do Carlos Vilaró, o Carlitos, que foi um dos sobreviventes dessa tragédia. É incrível a história dele e a fé que o pai, o Carlos Vilaró, sustentou ao acreditar que o filho não estava morto. Sai de lá com medo de sobrevoar a cordilheira, mas grata por ter conhecido essa história.
eu tbm, eu mesmo não sei se teria a força de vontade de sobreviver a tanta adversidade que eles tiveram. Mas a sociedade da época condenou muito eles pelo que fizeram, imagino que tenha sido um fardo pesado de se carregar por algum tempo até haver uma compreensão do ocorrido.
Os sobreviventes até combinaram de falar que tinham sobrevivido comendo passaros e arbustos, porem essa fala caiu por terra rapidamente, pois, alem do que os resgatistas observaram, era sabido que com as condições climaticas severas da região, não haviam passaros ou arbustos.
Existe um ditado perfeito: o melhor cozinheiro do mundo é a fome! Em um caso tão extremo quanto esse, não pode haver julgamentos, tanto para os que se alimentaram, dos mortos, quanto para aqueles que se abdicaram. Deus em sua glória e sabedoria, nos deu o livre arbítrio e é o único que saberá nos julgar perfeitamente conforme nossos atos e reais intenções. O desdobramento desse acidente é quase único, por suas circunstâncias totais e extremo ao limite, desde a queda, até o resgate. Deus abençoe a todos nós e que tal situação nunca mais se repita com nenhum de nós e respeito máximo a todos que faleceram e sobreviveram, nesse impressionante acontecimento!
Quem serviu o exército e passou por um teste de sobrevivência sabe muito bem como a cabeça muda depois de um ou dois dias sem comer, imagina em uma situação dessa.
Imagina a força de vontade e lealdade daquele que se recusaram mesmo diante tal situação me lembra até de Daniel que se recusou a simplesmente se ajoelhar diante da imagem de Nabucodonosor e foi condenado a fornalha.
@@raphaeldallanese3012 Você faz jejum com a certeza de que a qualquer momento pode abrir sua geladeira e pegar algo pra comer porque está lá, não confunda com uma situação extrema no qual você está sem nenhuma perspectiva e só tem uma opção.
Sou uruguaio mas morando no RS e como li alguns comentários mais abaixo, têm vários coterráneos.Pois bem, algo para contar: um dos últimos lugares aonde esteve o piloto antes de voar... foi na minha casa, já que era colega de promoção do o meu pai na Força Aerea Uruguaia e amigo intimo.Foi no fim de semana anterior e quando estava por ir embora comentou como algo rotineiro: "quarta feira voo para o Chile", contava a minha mãe.Até a morte do meu pai em 1997 esta historia foi algo tabú, nunca se falou já que saber o que aconteceu com o corpo do amigo afetou muito ele. Por outro lado, os guris da equipe de rugby eram tudos de familias conhecidas e abastadas o que gerou ainda mais impacto ao seu regreso.
Um dos hotéis mais famosos do Uruguai é o Hotel Casa Pueblo, que pertence ao pai de um dos sobreviventes, Carlos Paez Rodriguez, que inclusive fez 19 anos de idade nas montanhas na época do acidente, é filho de Carlos Paez Vilaró.
Nós humanos também somos animais, o que nos diferencia dos outros animais é a nossa inteligência, termos mãos e vivermos em sociedade muito bem organizada, mas assim como outros animais, temos instito de sobrevivência. Não é errado comer um cadáver para sobreviver, num local como aquele que não existia nenhuma comida. Era comer ou morrer de fome. Eles foram muito corajosos e tinham muita vontade de viver. Graças a Deus conseguiram. É muito triste a história, eles são sobreviventes e passaram por muitos traumas. Ver familiares e amigos morrerem não é fácil, e passar dias com medo de morrer também. Eles foram resgatados em pelo e osso, só fizeram o necessário para sobreviver e com respeito. Deveriam ser acolhidos e não julgados.
Na realidade não . Seres humanos tem a capacidade de escolha . Tem capacidade de controlar seus instintos. Diferente de um cachorro ou qualquer outro animal , que algo pode ativar os instintos deles e eles perdem o controle do corpo , nós podemos escolher o que queremos . Temos índole , razão e percepção de realidade . A índole , a nossa balança moral é o grande diferenciador . Você sabe o que é certo e errado ( ou pelo menos deveria saber ) , e evita cometer tal ato . Diferente de um cachorro , que só sabe o que é certo ou errado depois de aprender ou apanhar.
Coitados, deve ter sido a pior situação que um ser humano pode passar, para sobreviver ter que se alimenta dos outros. Muito chocante,destruidor, só eles sabem o que viveram. Quem somos nós para julgar,Deus dê forças a cada um que passou por isso,de se renovar emocionalmente e se perdoar da escolha que tiveram que fazer,para continuar vivendo.
No minito 7:50 diz que os rescatistas fizeram uma barraca a uns 100mts dos destrozos, faltou mencionar que só um dos rescatistas teve coragem de ficar com os sobreviventes na fuselagem
Acredito que exista, uma narrativa pronta para o lado que o coração pender, porque a relação com Deus, que guardo, traz o interesse e a busca pela vida, inclusive vejo como uma motivação sobrenatural, pois, em dado momento só o sobrenatural DEUS e só Ele, poderá resolver determinadas situações em minha vida.
Não entendi o motivo disso gerar "Bronca com a religião" neste homem. Primeiro que em qualquer país, sendo de matriz católica ou não, haveria um julgamento para verificar as circunstâncias em que aconteceu o canibalismo, que é um crime de qualquer forma. Segundo que nem a igreja e nem a justiça condenou os sobreviventes por conta das circunstância extremas de sobrevivência.. então o que esse véio ai quer? Caçar assunto pra falar mal de religião atoa? Ateu é muito previsível kkkk
Essa é uma das maiores estórias de sobrevivência humana da história! Assisti uma vez um documentário incrível, cada vez que me deparo com esta história, me faz pensar e refletir muito.
o papa da epoca so fez isso pq pcisou controlar a ira dos padres locais da epoca. .. q se meteram na imprensa pedindo p eles nao contarem nada sobre comer.. pediram ate p eles mentirem sobre isso.. o proprio sobrevivmente qdo veio ao brasil numa entrevista contou isso
Exatamente. E mesmo tendo lido 18 livros sobre o tema, o entrevistado foi incapaz de entender que a Igreja Católica nunca condenou o acontecido. Pelo contrário, defendeu os envolvidos e deu suporte espiritual a todos eles.
Eu mexo em uma pequena camara fria, onde só fica a -19º. Eu nao consigo ficar ali 5 min, mesmo com proteção ás vezes. Ja sinto como se fosse perder os dedos. Imagine você andar por montanhas, onde é mais frio do que isso e sem proteção? kkkkk É um milagre!
Nem me fala Man nesses dias frios qdo entro em uma câmara congelada eu desligo dependendo da quantidade de mercadorias q preciso pegar pq congela tudo mesmo estando com os equipamentos,pés e mãos
No começo dos anos 80 o GIL GOMES tinha um programa de rádio na madrugada e contou esse história com aquela dramacidade dele ,pense num adolescente assustado e imaginando o que tinha de passado naquelas montanhas lotadas de neve e desespero,lembro da sensação até hoje de ouvir essa historia😮😮
Meu Deus..Gil Gomes era nosso terror da adolescência..eu me lembro de uma reportagem que ele fez de uma moça ..não vou falar a reportagem... me marcou muito ..mexia com o psicológico da gente kk ..terror da criançada e adolescência.. aqui agora 😅
@@cyberbot1380 Muito muito raro ter cultura que aceita canibalismo, mas muito primitivas. Algumas poucas tribos de indios brasileiros aceitavam de maneira ritualistica como uma antropofagia, era uma vez no ano, com um inimigo selecionado. Fora isso acho que tem alguma religião indiana bem reclusa que faz, se não me engano. Mas tirando raras excessões, em qualquer cultura com religioão X ou y, basicamente é universalmente repudiado...
No livro que eu li do Nando Parrado, ele disse que quando acabou a "comida", eles saíram a procura dos que caíram do avião, para também servirem de alimento (5 passageiros).
Aí que está o problema, Não acharem outros mortos e os caras combinarem de executar alguém e voltar dizendo que um dos companheiros caiu de algum precipício. ( Foi jogado ) e por isso vai ser ele mesmo o próximo a ser comido. Eu não daria as costas para ninguém.
Sobre o acidente dos Mamonas. Algo que sempre causou estranheza é que, o local da queda/colisão, é muito baixo. É realmente compatível com uma arremetida de Guarulhos, levando-se em conta a distância. Na época, eu morava na região e passava pela Rod. Fernão Dias, próximo ao local, todos os dias. Ficava imaginando como seria a imagem de um avião passando tão baixo por ali. Enfim, foi terrível!!
A religião católica os apoiou e os abençoou. Quem os condenou foi a sociedade secular e a mídia sensacionalista em geral. Não se pode transferir antipatia pela religião para comentar esse caso. Sejamos justos e honestos.
É um filme EXTRAORDINÁRIO. HOMENS CORAJOSOS, seres HUMANOS, com força e fraqueza que se manifestaria igual, em qualquer um de nós. Eu comeria, seria amor do próximo que faleceu, doar-se para os colegas. Somos alma. O restante é carne, igual a bixo. E tutano, para sobreviver, é essencial e cicatrizante. É preciso que sejam muito bem acolhidos. Experiência muito dolorosa.
Sou de Pacatuba-Ce e esse acidente ocorreu na década de 80. Aconteceu aqui na nossa serra da Aratanha, até hoje é lembrado por ter sido uma das maiores tragédias no estado do Ceará. Os mais velhos contam que no dia da tragédia ouvisse o estrondo em toda redondeza, estrondo esse tão medonho e aterrorizante que foi escutado até pelos arredores dos municípios vizinhos. Até hoje ainda tem destroços do avião na serra. Infelizmente uma pessoa muito querida e importante do nosso estado estava presente na tripulação, o empresário Edson Queiroz (In memoriam)
Eu li o livro aos meus 17 anos. Lembro que contava que eles relataram que abriam a cabeça com uma machadinha e usavam um osso como colher. Pág 195 do livro de tanto que me marcou.
Sou uruguaio, o meu primo era da seleção do Old Christian daquele ano, e como todos os uruguaios daquela época, assistimos dia por dia a chegada de notícias, e jamais ouvi falar que os sobreviventes quebravam ossos e chupavam tutano, nem mesmo que comiam as linguas ou que tinha pilha de ossos, ou que os resgatistas ficaram com medo de serem comidos. Que mentira! Não tinha necessidade disso. Quem cortou os corpos foi Fito Strauch e depois Daniel, e já explicou centena de vezes como fizeram os cortes e qual parte e como deixavam os pedaços ao sol. O primeiro a ser comido foi o piloto, e o resto é só argumento para vender livro. A capacidade do ser humano de distorcer fatos ou acrescentar aquele "plus a mais" é incrível. Quando ninguém sobrar para contar a verdadeira história, os leitores crédulos irão inventar que os uruguaios eram vampiros ou antropofagos. Já me chamaram de ser canibal por ser uruguaio.
Eu imagino. Mas também acredito que o termo canibalismo significa algo intencional, morte e sacrifício. Não dá nem para pensar no sofrimento dos que sobreviveram. É muito triste.😥 Que nunca mais aconteça irresponsabilidades nos aviões. Em nenhum lugar no Mundo.
Aparentemente não é algo que eles falariam, né? Esses detalhes tenebrosos devem ter sido revelados aos poucos, a médio e longo prazo. Vc acha que qualquer noticiário vai dizer esses detalhes q chuparam ossos e comeram cérebros? Acorda
Mas em uma das fotos que eles tiraram lá, mesmo quando tentavam esconder com algum pedaço de poltrona, dá pra ver em uma em que eles estão na frente do avião sentados ..uma coluna vertebral, e em outras se você olha atentamente consegue ver algo..então acho que essa parte em que o entrevistado comenta que eles comeram a pessoa inteira faz algum sentido
O uruguaio em geral tem o maior respeito pelos que viveram esse drama. Eu lembro quando eles foram achados. Primeiro por ter sobrevivido e depois quando foi sabido o que aconteceu. Ainda que a sociedade no Uruguay é pouco religiosa, a sociedade inicialmente condenou ... depois a poeira baixou. Inicialmente eles chegaram em Montevideo com o acerto de não falar o que tinha rolado ... mas logo o pessoal desconfiou e eles mesmo não seguraram o prometido, muita pressão psicológica. O filme antes de ser exibido na Netflix foi exibido nos cinemas do Uruguay e lá todo mundo conhece alguém que esteve lá
Assisti o primeiro filme Vivos,e nunca esqueci, agora assisti a Sociedade da Neve.O que aconteceu com eles parece ficção ,foi surreal.É uma história pra nunca ser esquecida,é muito forte.
Fatos interessantes! 1° casado com uma uruguaia 2° há 26 anos que essa história o fascina 3° já leu 18 livros 4° já assistiu filmes sobre o acidente 5° já conversou com amigos de sobreviventes , e quando pergunta sobre quantas pessoas sobreviveram: 18 ou 20.
Sem contar que ele namorava uma jornalista que foi a primeira a chegar lá, antes mesmo dos socorristas, subiu a serra a noite e com um cinegrafista. Socorristas que estão devidamente trajados e com treinamento. Aí depois fala que conhece a pessoa que vende a aeronave no Brasil, e teve acesso ao material de áudio e não sabe se tem CRV. Ele pode até estar falando a verdade, mas é uma história de boteco danado.
Na minha opinião esse caso em termos de sobrevivência foi a maior vitoria do ser humano. Oq esses malucos fizeram para serem salvos...ta maluco... A caminha dos dois rumo ao Chile sem provimentos, sem roupa, sem calçados para a atividade... inacreditável
Essa história é uma das mais fantásticas da humanidade, não vejo problema nenhum com religião, líderes religiosos deveriam ter ido passar pelo mesmo problema!!!
Não creiam que tenham sofrido críticas de qualquer líder religioso. O problema deve ter sido das pessoas leigas e desinformadas, com interpretações distorcidas e preconceito.
O papa deixou claro que entendeu que eles fizeram por necessidade, quem estava julgando eram os próprios moradores do local. Os jornalistas mesmo é possível ver nas entrevistas.
Se eu estivesse na situação deles faria de tudo para sobreviver. Não vejo nada de errado em lutar por suas vidas . Usaram como alimento o que já não tinha vida .Foram lógicos e racionais dentro do que o momento precisava.
Devemos respeitar os dois lados! Os que comeram assim fizeram para sobreviver. Os que se negaram, acreditaram que obedeciam a Deus. Cada um com a sua verdade e a sua forma de vê e viver a vida.
Gostaria de saber onde está Deus nessa história?? Se oração funcionasse avião não caia... Deus tava vendo toda aquele situação e fazendo apostas pra ver quem ia comer e quem não ia?? O dia que as pessoas perceberem ué Deus só funciona dentro da teologia, pq no mundo real não
@@TheMexicanoandre pra que esse odio com deus? O culpado nao é ele apesar dele decidir se aquilo ou isso pode acontecer ou nao, leia a biblia e vera que tem historias mais pesadas que isso, e ele sempre abençoou quemfoi perseverante em suas leis, se informe sobre deus antes.de falar qualquer besteira pois sua alma vai agradecer no dia q jeus voltar
@@caioaugusto9963 Ele não teve ódio não, ele só esta vendo a realidade, onde Deus estava com aqueles homens? Histórias mais pesadas? Aos olhos de quem? São apenas questionamentos de um ser vivo, merecedor de perdão, tanto quanto você. Mas é questionável um vagabundo ter tanta ~sorte~ e um ser vivo comum e batalhador tem tanto ~azar~... esse é o questionamento! O mundo real é cruel, porque? Essa é a questão, porque?!
@@TheMexicanoandre Vocês ateus criam narrativas absurdas, para justificar seus ceticismos, entenda uma coisa, Criatura!!! não viemos pra cá pra passar férias, não estamos em um estúdio de Hollywood, Deus é para quem pode e não para quem quer, orar não significa que ele vai te escutar, no dia que você entender, que Deus não pode ser tratado como um ser qualquer, onde você pode fingir, que acredita e quando o calo aperta, resolve orar com todo louvor. Esse momento de arrependimento pode ser tarde.
Quem tá de fora é muito fácil julgar ou comia ou morria e mesmo comendo não era garantia de nada,pois tinha outros fatores frio extremo,risco de avalanches e a parte psicológica 😒😒😒😒😒
Que isso pow kkkkk Ele falou que ela é uruguaia pra dar o contexto de que passa todas as férias lá e que leu todos os livros, blá blá blá. Ainda não é quase nada kkkkk mas todas as férias é algo importante na vida do cabra
Eu assisti o primeiro filme...quando era criança na decada de 80. Sempre fui fascinada por este tema de sobrevivencialismo e superação. Na época fiquei intrigada mas entendia que era preciso para sobreviver nao tinha julgamentos religiosos. É um tema interessante a ser refletido sobre aqueles que se acham espiritualistas. É uma reflexão para chegar a um outro nível de consciência: compaixão e libertar dos julgamentos.
Li um dos livros e assisti o primeiro filme.. Relatos de sobrevivencia sempre me fascinaram. Fiquei muito impressionado com essa historia. A luta pela sobrevivencia e algo que faz o ser humano se superar.. Para aqueles que gostam sugiro a leitura de "No coracao do mar", belo livro que destaca sobrevivencia em alto-mar. Nada a ver com essa "tragedia" nos Andes, mas em muitos aspectos se assemelha, inclusive canibalismo
Perdão ? Para manter a vida, qualquer coisa é moralmente e religiosamente aceita. Matar em legítima defesa, roubar, ou comer o que seja...A preservação da vida é um fim que justifica qualquer meio.
Desde adolescente conheço esta história, através do 1o filme, sempre concordei com oq fizeram para sobreviver. Hj que sou mãe e formei uma família, consigo olhar com os olhos de quem condenou eles. Pq vc ter uma pessoa que vc ama comido por outras pessoas não é algo fácil de assimilar. Já possuem a dor da perda, não há um corpo pra enterrar e nossa cultura condena veementemente o canibalismo...."ah já tava morto!" "... é sobrevivencialismo!" é ca ni ba lis mo! Por este motivo é uma história impressionante, surreal
Pois é, agora que é mãe, vc consegue imaginar, se estivesse naquele vôo e comer carne humana fosse sua única chance de sobreviver e voltar a ver seu filho(a), né??
Não condeno. Só quem está na situação sabe o que fazer. Quanto a enterrar um corpo, duvido que um familiar em sã consciência vai condenar uma pessoa que fez o que fez para sobreviver. Acho mais louvável ter sido utilizado dessa maneira do que ser enterrado e deixado amigos morrerem de fome.
todo mundo fala que foi o primeiro a chegar no acidente dos mamonas, até o delegado olim fala que foi o primeiro, mais na verdade os primeiros foram os moradores
No período de procura, todos os domingos havia atualizações no Programa Flávio Cavalcante, na TV Tupi. O caso do menino Carlinhos, idem. Li o livro, na época, e lembro de tudo até hoje.
O ator que faz o filme Homen de ferro, ele também fez o filme Vivos , que é o primeiro filme contando a história dessa tragédia na Cordilheiras dos Andes.
O escritor do livro não é sobrevivente do acidente. Ele é amigo de muitos dos passageiros, porque estudou com vários deles. Ele tomou depoimentos dos sobreviventes e os mesclou com a narrativa que desenvolveu no livro. E não foram todos os corpos que foram consumidos - ao menos, os corpos da Liliana, da mãe e da irmã do Nando foram preservados, porque eram parentes diretos de sobreviventes. Esse homem pode até ter lido vários livros, mas ele não conseguiu transmitir as informações com fidedignidade totalmente correta.
@@_____ian_____sim, mas o q inspirou o filme realmente não é de sobrevivente, tem o relato de todos mas é escrito por um que não foi como foi dito no comentário. Ele se confundiu.
Eu estive na Casa Poeblo em Punta del Este, Uruguai...Casa hj ponto turístico que pertencia a um dos sobreviventes , sala de vídeo, quadros , lugar magnífico ...Recomendo 📡
11:20 eu também vi, através de fotos que foram vazadas, eu morava perto do acidente.... Era a época do "disquete", passou de mão em mão, pelo trabalho, pelo bairro.... Tenho essas imagens pavorosas na minha cabeça até hoje. 😞
Discordo muito sobre a religião com o que fizeram. Independente da religião das pessoas, várias reprovaram o que essas pessoas fizeram, pela dificuldade de se aceitar comer um companheiro. As pessoas estavam julgando sem estar na mesma situação deles. Os jogadores foram levados ao extremo do extremo. Sem comida, sem condições de se manter quentes. Foi uma decisão muito difícil independente da crença de cada um.
Sim. Só saberíamos como reagiriamos a essa situação se fossemos colocados na mesma situação, então não devemos julgar de maneira alguma. Eles fizeram o possível para lutar pela vida. Assim como eu creio que se eu fosse colocada em uma situação de perigo, ou mesmo meus filhos e tivesse como me defender, iria me defender e aos meus sem culpa alguma. E sim, eu creio em Deus.
@@AnaPaula-f3x2r isso. Muitas das vezes só saberíamos do que somos capazes quando estamos de frente com a dificuldade. Talvez, muitos iriam se chocar com a decisão tomada. Do que somos capazes de fazer para sobreviver.
@@juliopratico9892 não sei se deu pra entender seu ponto de vista. Mas se foi difícil decidir entre comer e sobreviver? Sim, tão difícil que alguns preferiram morrer a comer carne humano. Ele mesmo fala no vídeo. E não só por questão religiosa, mas pela capacidade de não conseguir consumir a carne de um amigo oh por nojo mesmo.
O que essa desaceleração de 62 gravidades provocou no acidente do Mamonas foram duas luzes intensas descritas sob a perspectiva de quem presenciou esse evento do solo encontrando-se numa posição privilegiada ao acaso. A primeira luz avalio de que tenha sido no momento exato do impacto com a montanha. Já a segunda foi uma luz intensa avermelhada e que tomou toda a abóboda celeste por trás da montanha por alguns segundos e que depois foi tragada desaparecendo na neblina. Eu morava na Vila Rosália - Guarulhos bem ao lado do zoológico municipal e que dá bem de frente com essa montanha e que trata-se de uma pedreira. Eu fui testemunha ocular desse acidente meramente ao acaso já que estava dentro do carro me despedindo da minha então namorada (hoje esposa) e ambos presenciamos o fatídico acidente já que a primeira luz acabou atraindo nossa atenção onde a coisa foi muita rápida. Ambos sabíamos de que aquilo se tratava de um acidente aeronáutico. Era um sábado para domingo numa noite fria e com uma garoa muito fina onde a montanha estava totalmente envolvida por muita neblina. Naquela madrugada ocorreu toda uma movimentação muito grande envolvendo carros e pessoas já que tratava-se de um cenário totalmente atípico para as condições climáticas daquele dia. Foi só quando amanheceu o dia é que ficamos sabendo o que presenciamos.
Mais um capítulo da série “pessoas acreditando que viram coisas que nunca aconteceram”. Não teve clarão nenhum. O avião estava praticamente sem combustível, tanto que não teve fogo nos destroços. E não teve desaceleração de 62G, não inventa não. Vc devia ser político, pq vai gostar de mentir, viu.
@@m.aguirre6640 Eis um comentário para engrossar os velhos capítulos da vida na famigerada série: "Pessoas presunçosas e que julgam-se detentoras da verdade absoluta". Parabéns por sua comprovada insipiência reconhecendo seu pleno direito de emitir sua opinião!
Essa história só reafirma uma uma certeza que já tenho a mais de 40 anos ,DE QUE TODOS NOS CARREGAMOS NO DNA ,O CÓDIGO DA SOBREVIVÊNCIA! A SOBREVIVÊNCIA É PRIMA LEI .SOMOS PROGRAMADO , GENETICAMENTE,A SOBREVIVER OU PRESERVAR A VIDA DE OUTROS ,A QUALQUER CUSTO E PARA ISSO SOMOS CAPAZES DE FAZER COISAS QUE JAMAIS IMAGINAMOS FAZER ,MAS BASTA O GATILHO CERTO ,NA HORA CERTA ,NOS FAZEMOS . TODOS NOS ,EM CERTAS CIRCUNSTÂNCIAS,PODEMOS VOLTAR A NOSSA FORMA PRIMITIVA DE HOMENS DAS CAVERNAS.
O ético e filosófico já estão inclusos na questão religiosa. O problema hoje é que as pessoas ficam se apegando a qualquer coisa pra militar contra religião. Por mais que eu entenda os motivos dos caras e a situação na qual eles estavam inseridos não é uma coisa facil de aceitar, pô! Imagina eu tendo que contar pra mãe do meu melhor amigo que ela não vai poder enterrar o filho porque eu comi o cérebro dele, a língua, os olhos, pô, não é um troço facil de vc assimilar, é normal haver uma resistência por parte das pessoas pois isso é uma prática realmente medonha e odiavel. "Ah mas era isso ou morrer" eu entendo, talvez lá eu fizesse o mesmo, não sei, realmente foi uma situação terrivel e desesperadora mas também eu acho compreensivo algumas pessoas por mais que compreendam a situação deles rejeitarem o que eles fizeram porque não é uma prática normal, por motivos óbvios. Acho extremamente errado também condenar quem não concorda com o que eles fizeram.
O extinto de sobrevivência aflora o nosso lado animal. É incrível o quanto achamos que estamos acima dos animais só por termos uma consciência diferente.
Existe um ditado que diz, sem Rei não a Rainha. Este ditado tem vários significados. Como por exemplo sem paz não a vida, sem amor não a felicidade ou sem trabalho não a comida. Porém eu penso que ele também quer dizer sem honra não a dignidade. Afinal quando o ser humano está no seu limite. Em uma situação onde é impossível ser honrado. O que mais resta ? Viver e sobreviver não é a mesma coisa
O cara saco uma "culpa crista" mano, do nada. Nenhuma religiao do mundo da valia para o canibalismo, mas no caso deles claro que a maioria dos religiosos entendem isso. O cara me vem falar de religiao? Nada a ver!!!
Não fala bosta sem saber, quando isso ocorreu, MUITOS religiosos caíram matando em cima, ao ponto de eles terem recebido perdão "divino" para evitar uma guerra civil com as pessoas brigando sobre o assunto
E obvio a religião crista e maioria no pais e caiu matando em cima deles ... E só ver alguns fanático nos comentario falando que quem n quis comer foi pq Deus mandou
@@estanislautallonbozi9240eles não leem, não sabem nada de teologia, mas pra dar pitaco são excelentes, parece que não sabem que o cientificismo tbm é uma religião, ou fingem não saber
Tem a cena que vão tirar a fotografia, um deles joga um encosto de banco em cima de um "esqueleto" e se vc comparar com a foto real então dá pra perceber.
Sou uruguaia
Moro no RS
Conheci pessoalmente Fernando Parrado
Um ser humano maravilhoso que a última coisa que ele queria era viver essa experiência e muito menos ser herói.
A filha dele chama se Maria de los Andes,pois ele só sonhava com voltar p a sua namorada e poder fazer uma família com ela.
Ele desceu a cordilheira com Roberto Canesa nas costas pois ele queria desistir.
Eram adolescentes e Nando viu morrer a sua irmã nos seus bracos com gangrena.
A mãe morreu no impacto.
Antes de partir p procurar ajuda falou p seus amigos que caso precisassem podiam comer o corpo dela p sobreviver e que o fato de se alimentar dos corpos era uma comunhão com seus amigos.
Seu lema era "prefiro morrer caminhando "
Nando viaja pelo mundo dando palestras ajudando pessoas a nunca desistir.
Um ser humano incrível que jamais quis ficar famoso como heroi
Li o livro , Os sobreviventes " a tragédia dos Andes " . Sinto uma amizade profunda a Nando sem conhecer .
A cordilheira dos Andes é fascinante.
Nada se compara a sobrevoar está maravilha.
E não têm como não lembrar desta história.
É um milagre terem sobrevivido.
Sinceramente, com toda certeza eu pensei que ele iria morrer no estado que ele estava, todos os ferimentos" alguns morreram por menores causas " mas ele determinado em buscar ajuda e ajudar os outros viveu. Andou os andes.
Uma coisa eu aprendi assistindo ao documentário, e todo filme, o segredo é sinceramente ajudar os outros. Está com problemas? Busque ajudar o outro, essa verdade pode salvar sua vida
HOLA SILVIA !!! TAMBIEN SOY URUGUAYO, ARTIGUENSE, JUBILADO, VIVO EN VITORIA, ES, CONOZCO MUCHO DEL TEMA Y TAMBIEN A VARIOS PROTAGONISTAS, SALUDOS .,
Acho a história de superação dele e perseverança incrível ❤
Quem não viu neve, não vai saber o quanto dói os ossos, a cabeça, e queima a pele. Ainda mais naquela altitude.
Nem fala. O pessoal acha que neve é floquinhos de algodão
@@dandan_mushi Neve só é bonito pra tirar foto,depois é congelante!
@@betoborrelaverdade.. morei em 2 províncias no Japão, 1 metro de neve sobre os carros logo de manhã… nunca que moraria, definitivamente… morei 3 meses somente..
Isso mesmo. No inverno onde eu trabalho bate mó frio e as pernas e rosto doem de frio, imagino num frio onde congela o corpo.
Exatamente,moro no Alaska ,sei mto bem o q eh frio !!!!!
Aqueles dois que decidiram sair caminhando é pra respeitar. Pqp!
Né não, devem representar 1% dos que já tentaram fazer isso...
Esses dois merecem nomes em placas.
Apenas seguiram o ditado: "Ladeira abaixo todo santo ajuda".
Se não fossem eles, morreriam pois foi os dois que encontraram ajuda outrora já estavam esquecidos
Como cristã, conhecendo um pouco sobre os nossos valores judaico-cristao, não sou capaz de condenar estes rapazes, deixo isso para Deus, conforme for a justiça D'le.
Mas é importante ressaltar, que nenhuma lei é maior que a vida.
Nao mataram ninguém, fizeram de tudo para sobreviver.
O maior presente de Deus para o homem é a salvação e o segundo a vida, eles lutaram para conservar a vida.
Historia muito forte, nós que nao passamos por isso, não podemos nem imaginar.
Os que criticam ao modo que eles sobreviveram só sabem sobreviver em casa com um celular e um app de delivery
Tenho medo de pessoas que colocam a própria vida à cima de tudo. Existem coisas que é preferível morrer do que fazer
Fazer qualquer coisa apenas pra sobreviver te coloca no patamar de um animal
E para aquelas pessoas que acham que são animais como qualquer outro, falem apenas por si mesmas.
@@casiano1757 é fácil julgar do conforto de casa foi só isso que quis passar (o problema fo Brasil é baixa cognição)
Eles sofreram muito e foram muito fortes psicologicamente para tomar essa atitude de comer carne humana.
@@casiano1757vc fala isso pq n estava naquela situação
@@woodky3627 pra quem não tem convicções fortes tudo e relativo e não tem certeza de nada.
Nesse caso mesmo morreram pessoas que se negaram a comer a carne de seus companheiros.
Cada um ali foi consciente de suas escolhas
Canibalismo é diferente de sobrevivencialismo. Não mataram para comer, não tinham outras opções.
Corrigindo , eles não mataram , comeram mortos .
Canibalismo é comer membros de sua própria espécie. Então sim, eles foram canibais.
@@rafaelelias7899e os próprios mortos permitiram antes de morrerem, os culpados disso não eram os sobreviventes… foram quem colocou eles na situação que eles estavam,…
Concordo
Sabia que nas prisões da África ocorre canibalismo?
Li o Livro (Piers Paul Read) em 1981 com 13 anos, chorei do meio até o fim, depois fui morar no Chile, sobrevoei várias vezes a cordilheira. Sei que um deles ganhou na loteria do Uruguai anos depois, a sorte nunca abandonou ele.
Comendo carne humana é fácil.
Isso explica o porquê de tantos poderosos fazerem rituais com oferendas de vidas humanas inclusive comendo carne humana.
@@heidesa1982voce é doente? ou morreria de fome?
@@heidesa1982tu viu o contexto que fez os cara recorrer essa ideia?? O cara tá metendo papo de magia em um negócio nada a ver kkkkkkk deixa de ser fanático, manézão
Pqp kkkkkk olha as idéia 😂😂
Foi um padre Jesuíta que resolveu o problema de consciência de alguns deles. Dizendo que até o próprio Cristo nos deu sua Carne e seu Sangue para nossa redenção e salvação.
Uma comparação imbecil, não importa nem um pouco se foi feita por um padre. E os jesuítas, hoje, talvez nem cristãos sejam mais. Não é a mesma ordem do século XVI, mas uma coisa diferente que reapareceu na Rússia, no século XIX. Comparar um conceito metafísico com canibalismo é de cair o c* da bunda...
SÓ QUE OS DISCIPULOS NÃO COMERAM LITERALMENTE A CARNE DE JESUS!.....MAS ENTENDI A REFERENCIA , MAS NÃO SE APLICA NESSE CASO COMO EXEMPLO SOLIDO ! MAS PRA DIMINUIR A CULPA DOS FIÉIS FUNCIONA , AINDA MAIS SE FOR SEU LIDER ESPIRITUAL FALANDO , AÍ VOCÊ ACREDITA EM TUDO.....COMO OVELHAS CEGAS NA BEIRA DO ABISMO!
@@vrmvrm1650 Calma ae, foguetinho de Deus, baixe o tom de suas palavras..
que papinho frouxo
Confundir um conceito metafísico, que foi revelado justamente para acabar com rituais de assassinato e sacrifício, com canibalismo é coisa de iDi074, jamais de um padre que se preze!
De barriga cheia as pessoas sente enjôo até vendo alguém comer pudim 🍮, com fome, com frio, correndo risco de morte a todo momento , você come qualquer coisa....
Por isso que a China comiam tudo oque mexia e o que não mexia 😂
Exactamente
Este tema fez parte da minha infância e eu achava que era lenda urbana naquela época, ficava horrorizado, o tempo foi passando e vi que era verdade.
Esqueci o assunto, até que ontem 19/05/24, assisti a Sociedade da Neve e apesar de ter visto o filme de 1976, quando eu tinha 10 anos e obviamente tê-lo visto anos depois, este me impactou muito mais. Que história bem contada, apesar de omitirem detalhes que passaria da conta. Eu não tenho condições de afirmar categoricamente se agiria assim ou assado.
Depois de tantos relatos de acidentes, eu jamais me estresso por atraso de nada.
Outubro de 2023, eu e minha esposa indo pra Florianópolis, por conta das fortes chuvas os vôos foram cancelados. Fomos para o check in da LATAM e via o monte de gente revoltados, irados. Após horas na fila, fomos atendidos e nos disseram que iríamos no outro dia. Recebemos com naturalidade, pois o que seria um dia a menos. Fomos para um excelente hotel, passamos a noite muito confortavelmente e no dia seguinte chegamos em Florianópolis sãos e salvos, sem estresse, sem ódio.
Penso do mesmo modo. Depois de um acidente do meu pai , hoje eu desacelero não tenho pressa se deu certo , deu, se não, ok!
❤❤❤@@olabeaxx
Interessante
Sempre me impressionou a história do acidente dos Andes. Quando criança assisti o filme e passei um tempo contando essa história pra todo mundo na escola 😂
Esse ano fui ao Uruguai e meu hostel ficava ao lado do museu dos sobreviventes dos Andes, mas não tive coragem de visitar, pois iria seguir para o Chile e passar em cima da cordilheira. Ao passar por Punta del leste visitei a Casa Pueblo e acabei me deparando com a história do filho do Carlos Vilaró, o Carlitos, que foi um dos sobreviventes dessa tragédia. É incrível a história dele e a fé que o pai, o Carlos Vilaró, sustentou ao acreditar que o filho não estava morto. Sai de lá com medo de sobrevoar a cordilheira, mas grata por ter conhecido essa história.
Não sinto discriminação pelo que fizeram, Sinto admiração, Não sei se eu teria tamanha força de vontade para viver
Eu tbm!
eu tbm, eu mesmo não sei se teria a força de vontade de sobreviver a tanta adversidade que eles tiveram. Mas a sociedade da época condenou muito eles pelo que fizeram, imagino que tenha sido um fardo pesado de se carregar por algum tempo até haver uma compreensão do ocorrido.
Sensato
Eu tenho medo de ficar perto de você 😂😂😂😂😂😂
@@thiagoaparecidomatias4741E eu de você.
O problema não é a religião. O problema são os religiosos. O problema, como na maior parte dos "problemas", é o ser humano.
Eis o crivo. Aliás, o ser humano ou NÓS os seres humanos? Supondo que tu não é um alienígena.
Qual foi o fundamento da alegação que a maioria dos problemas repousa na ação humana. Vc pode demonstrar seus alegação!?
@@danielbalasamiguel6788 Note a palavra problema entre aspas. Aquelas aspas não estão ali por acaso.
@@peregrine8 Esta supondo errado. Hoje acordei me sentindo Arcturiano. De oitava dimensão. Me respeite.
Seu rabo
Meu Deus! Não consigo imaginar a cabeça dessas pessoas depois de serem resgatadas. É realmente inimaginável. 😢😢 É muita superação humana.
Dias antes achavam que mal iria interessar a sua historia a alguêm.Ficaram surpresos pela quantidade de imprensa.
Os sobreviventes até combinaram de falar que tinham sobrevivido comendo passaros e arbustos, porem essa fala caiu por terra rapidamente, pois, alem do que os resgatistas observaram, era sabido que com as condições climaticas severas da região, não haviam passaros ou arbustos.
combinaram de falar pra quem? se todos viram os corpos
Vc tirou essa historinha da onde? Mentindo uma hora dessas.
@@Affasss Se você sabe a história... Conta pra nós!
@@Mingues26Inventa demais , eles nunca falaram isso
@@luisgustavonacimento admirável a certeza com que você fala. Quão você conhece dessa história?
Existe um ditado perfeito: o melhor cozinheiro do mundo é a fome! Em um caso tão extremo quanto esse, não pode haver julgamentos, tanto para os que se alimentaram, dos mortos, quanto para aqueles que se abdicaram. Deus em sua glória e sabedoria, nos deu o livre arbítrio e é o único que saberá nos julgar perfeitamente conforme nossos atos e reais intenções. O desdobramento desse acidente é quase único, por suas circunstâncias totais e extremo ao limite, desde a queda, até o resgate. Deus abençoe a todos nós e que tal situação nunca mais se repita com nenhum de nós e respeito máximo a todos que faleceram e sobreviveram, nesse impressionante acontecimento!
Que se ABSTIVERAM... "abdicaram " é outra coisa 😂😂😂😂😂
@@PauloPereira-jj4jv não entendi? abdicar, deixar, ..., renunciar por vontade própria, não querer, ...!
Aqui se diz,que o tempero da comida e a fome😢😢
Tempero
👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏
Quem serviu o exército e passou por um teste de sobrevivência sabe muito bem como a cabeça muda depois de um ou dois dias sem comer, imagina em uma situação dessa.
Já fiquei 1 semana só tomando água sem comer nada mais isso foi em casa né, na floresta deve ser muito pesado.
@@willianfarias3386floresta já é pesado, agr imagina na situação deles, no meio da neve, frio extremo, e por quase 3 meses
@@cyberbot1380 Vira bicho.
Imagina a força de vontade e lealdade daquele que se recusaram mesmo diante tal situação me lembra até de Daniel que se recusou a simplesmente se ajoelhar diante da imagem de Nabucodonosor e foi condenado a fornalha.
@@raphaeldallanese3012 Você faz jejum com a certeza de que a qualquer momento pode abrir sua geladeira e pegar algo pra comer porque está lá, não confunda com uma situação extrema no qual você está sem nenhuma perspectiva e só tem uma opção.
A mais impressionante situação de sobrevivencialismo vivenciada por seres humanos. Verdadeiros merecedores da vida!
A expedição de Ernest Cook também é uma odisseia completamente surreal
@@matheusmoreiradossantos5133 de Shackleton tbm. Merecia um filme
Eles amaram. Eles sofreram. Eles nao tinham tanta liberdade como parece. Quem comeu , fez bem. Quem nao comeu também fez bem. Paz para todos.
Sou uruguaio mas morando no RS e como li alguns comentários mais abaixo, têm vários coterráneos.Pois bem, algo para contar: um dos últimos lugares aonde esteve o piloto antes de voar... foi na minha casa, já que era colega de promoção do o meu pai na Força Aerea Uruguaia e amigo intimo.Foi no fim de semana anterior e quando estava por ir embora comentou como algo rotineiro: "quarta feira voo para o Chile", contava a minha mãe.Até a morte do meu pai em 1997 esta historia foi algo tabú, nunca se falou já que saber o que aconteceu com o corpo do amigo afetou muito ele. Por outro lado, os guris da equipe de rugby eram tudos de familias conhecidas e abastadas o que gerou ainda mais impacto ao seu regreso.
Um dos hotéis mais famosos do Uruguai é o Hotel Casa Pueblo, que pertence ao pai de um dos sobreviventes, Carlos Paez Rodriguez, que inclusive fez 19 anos de idade nas montanhas na época do acidente, é filho de Carlos Paez Vilaró.
Mas esse Nando morreu ?
@@falomesmo171 está vivo e inclusive dá palestras sobre a tragédia...
@@Adriano.Navarrete3446 só uma correçao, não é o pai do Nando, é o pai do Carlos paez rodriguez
@@vanessaroodrigues3282 Verdade! Obrigado!!
E onde tem um dos melhores por do Sol do Mundo…
Nós humanos também somos animais, o que nos diferencia dos outros animais é a nossa inteligência, termos mãos e vivermos em sociedade muito bem organizada, mas assim como outros animais, temos instito de sobrevivência. Não é errado comer um cadáver para sobreviver, num local como aquele que não existia nenhuma comida. Era comer ou morrer de fome. Eles foram muito corajosos e tinham muita vontade de viver. Graças a Deus conseguiram. É muito triste a história, eles são sobreviventes e passaram por muitos traumas. Ver familiares e amigos morrerem não é fácil, e passar dias com medo de morrer também. Eles foram resgatados em pelo e osso, só fizeram o necessário para sobreviver e com respeito. Deveriam ser acolhidos e não julgados.
Somos "animais domesticados". Se você cria um animal em cativeiro ele pode morrer ou não se colocado em ambiente "selvagem".
Na realidade não . Seres humanos tem a capacidade de escolha . Tem capacidade de controlar seus instintos.
Diferente de um cachorro ou qualquer outro animal , que algo pode ativar os instintos deles e eles perdem o controle do corpo , nós podemos escolher o que queremos .
Temos índole , razão e percepção de realidade .
A índole , a nossa balança moral é o grande diferenciador .
Você sabe o que é certo e errado ( ou pelo menos deveria saber ) , e evita cometer tal ato . Diferente de um cachorro , que só sabe o que é certo ou errado depois de aprender ou apanhar.
@@creativeblindao3864Tem gente que rouba, vai preso, apanha da Polícia e mesmo assim não aprende que é errado.
@@creativeblindao3864Vc nunca enfrentou uma situação extrema, porra. Se alguém apontar uma arma pra sua cabeça, você dilacera ele em segundos.
Coitados, deve ter sido a pior situação que um ser humano pode passar, para sobreviver ter que se alimenta dos outros.
Muito chocante,destruidor, só eles sabem o que viveram.
Quem somos nós para julgar,Deus dê forças a cada um que passou por isso,de se renovar emocionalmente e se perdoar da escolha que tiveram que fazer,para continuar vivendo.
No minito 7:50 diz que os rescatistas fizeram uma barraca a uns 100mts dos destrozos, faltou mencionar que só um dos rescatistas teve coragem de ficar com os sobreviventes na fuselagem
Sim, mas se não me engano era mais pelo cheiro insuportável do que por medo de ser comido.
Rapaz que português é esse. Quase não entendi
@@geraltk1933que português é esse kkkk
@@geraltk1933 Eu acredito que ele não seja brasileiro, rescatistas é o mesmo que socorrista só que em espanhol
@@ewerthonsantos1645 faz bastante sentido sua teoria
Acredito que exista, uma narrativa pronta para o lado que o coração pender, porque a relação com Deus, que guardo, traz o interesse e a busca pela vida, inclusive vejo como uma motivação sobrenatural, pois, em dado momento só o sobrenatural DEUS e só Ele, poderá resolver determinadas situações em minha vida.
Para mim heróis e os que se "doaram" , sendo amigos, ficaram felizes em ter salvo a suas vidas, pelo menos eu ficaria
Estavam mortos
Então ser comido por um amigo te faz feliz 🤣🤣🤣🤣 vc é um amigo de verdade kkkkk
Ninguém se doou, na queda teve vários corpos
@@aderlonms por isso pus entre aspas
Eu ficaria também.
Mas isso aí é chocante pra qualquer pessoa civilizada . A culpa é uma consequência compreensível. Não é necessariamente uma questão religiosa
Mas a questão religiosa não é a culpa e sim o julgamento das pessoas para com eles
Não entendi o motivo disso gerar "Bronca com a religião" neste homem. Primeiro que em qualquer país, sendo de matriz católica ou não, haveria um julgamento para verificar as circunstâncias em que aconteceu o canibalismo, que é um crime de qualquer forma. Segundo que nem a igreja e nem a justiça condenou os sobreviventes por conta das circunstância extremas de sobrevivência.. então o que esse véio ai quer? Caçar assunto pra falar mal de religião atoa? Ateu é muito previsível kkkk
Sim, no caso, entra mais como tabu.
@@ZecaPaugodinho Proibido criticar a religião 😱😱😱
@@ZecaPaugodinho cometendo a falacia da generalização. Teísta é muito previsivel mesmo kkkk
Essa é uma das maiores estórias de sobrevivência humana da história! Assisti uma vez um documentário incrível, cada vez que me deparo com esta história, me faz pensar e refletir muito.
Na época o Papa Paulo VI disse que o que eles fizeram não foi pecado porque é dever do católico defender a vida, inclusive a sua própria.
É verdade, li isso em um artigo sobre o tema.
Infelizmente vão todos queimar no inferno.
Pessoas canibais doentes, poderiam ter jejuado .
o papa da epoca so fez isso pq pcisou controlar a ira dos padres locais da epoca. .. q se meteram na imprensa pedindo p eles nao contarem nada sobre comer.. pediram ate p eles mentirem sobre isso.. o proprio sobrevivmente qdo veio ao brasil numa entrevista contou isso
Exatamente. E mesmo tendo lido 18 livros sobre o tema, o entrevistado foi incapaz de entender que a Igreja Católica nunca condenou o acontecido. Pelo contrário, defendeu os envolvidos e deu suporte espiritual a todos eles.
Eu mexo em uma pequena camara fria, onde só fica a -19º. Eu nao consigo ficar ali 5 min, mesmo com proteção ás vezes. Ja sinto como se fosse perder os dedos. Imagine você andar por montanhas, onde é mais frio do que isso e sem proteção? kkkkk É um milagre!
Nem me fala Man nesses dias frios qdo entro em uma câmara congelada eu desligo dependendo da quantidade de mercadorias q preciso pegar pq congela tudo mesmo estando com os equipamentos,pés e mãos
Mas lá não fazia -15°. Era coisa de -3° ou 0°, e ainda eles caminharam muito . O mais difícil era a altitude e falta de comida.
Vc faz alguma ideia do que está falando? Eles esperaram meses por conta do frio e não fazia -15°C?
No começo dos anos 80 o GIL GOMES tinha um programa de rádio na madrugada e contou esse história com aquela dramacidade dele ,pense num adolescente assustado e imaginando o que tinha de passado naquelas montanhas lotadas de neve e desespero,lembro da sensação até hoje de ouvir essa historia😮😮
Giiiiil Gomes lhes diz: Bom dia!
Gil Gomes era top ..
Caramba, imagino que você nem conseguiu dormir depois de ouvir esse relato
Meu Deus..Gil Gomes era nosso terror da adolescência..eu me lembro de uma reportagem que ele fez de uma moça ..não vou falar a reportagem... me marcou muito ..mexia com o psicológico da gente kk ..terror da criançada e adolescência.. aqui agora 😅
Estive no museu em homenagem e digo, é muito forte. Você sai pesado do local.
Onde é?
@@larissachaves103Montevideo.
isso não é "culpa cristã" pelo pensamento religioso. É meio que um senso comum a repulsa ao canibalismo. Mas neste caso era sobrevivencia, claro.
Na vdd é mais cultural, tanto que existem tribos isoladas que fazem isso de boa, é só mais por questões da nossa cultura
@@cyberbot1380 Muito muito raro ter cultura que aceita canibalismo, mas muito primitivas. Algumas poucas tribos de indios brasileiros aceitavam de maneira ritualistica como uma antropofagia, era uma vez no ano, com um inimigo selecionado. Fora isso acho que tem alguma religião indiana bem reclusa que faz, se não me engano. Mas tirando raras excessões, em qualquer cultura com religioão X ou y, basicamente é universalmente repudiado...
@@cyberbot1380 Culturas bem decadentes e desalinhadas com a natureza humana sim.
@@NS-mb é só carne, cara. O problema é matar.
Não é canibalismo. E sobrevvencialismo..canibalismo da caza a vítima. Eles fizeram para não morrer não tem nada amoral nisso
Impossível eles terem escondido isso... 70 dias condenados sem comida.... não há o quê julgar...
isso é mentira. não há relato de pilhas de ossos.
@Micah_bell_exato, desse jeito que eles se hidratavam. pois não tinha água, borro
@Micah_bell_ carne sim, osso não. carai. ta difícil aí né
@Micah_bell_ não comiam ossos, mas sim o tutano de dentro deles. ta difícil aí pra pensar hein? pqp
@Micah_bell_ nada cara, to na vibe boa aqui.
Boa noite, trabalhei para a Transbrasil e conheci Omar Fontana,assim como Cesar Camargo Mariano. Muitas saudades ❤❤
No livro que eu li do Nando Parrado, ele disse que quando acabou a "comida", eles saíram a procura dos que caíram do avião, para também servirem de alimento (5 passageiros).
Aí que está o problema, Não acharem outros mortos e os caras combinarem de executar alguém e voltar dizendo que um dos companheiros caiu de algum precipício. ( Foi jogado ) e por isso vai ser ele mesmo o próximo a ser comido. Eu não daria as costas para ninguém.
Sobre o acidente dos Mamonas. Algo que sempre causou estranheza é que, o local da queda/colisão, é muito baixo. É realmente compatível com uma arremetida de Guarulhos, levando-se em conta a distância. Na época, eu morava na região e passava pela Rod. Fernão Dias, próximo ao local, todos os dias. Ficava imaginando como seria a imagem de um avião passando tão baixo por ali. Enfim, foi terrível!!
A religião católica os apoiou e os abençoou. Quem os condenou foi a sociedade secular e a mídia sensacionalista em geral. Não se pode transferir antipatia pela religião para comentar esse caso. Sejamos justos e honestos.
👏👏👏👏👏👏👏
É um filme EXTRAORDINÁRIO. HOMENS CORAJOSOS, seres HUMANOS, com força e fraqueza que se manifestaria igual, em qualquer um de nós. Eu comeria, seria amor do próximo que faleceu, doar-se para os colegas. Somos alma. O restante é carne, igual a bixo. E tutano, para sobreviver, é essencial e cicatrizante. É preciso que sejam muito bem acolhidos. Experiência muito dolorosa.
Sou de Pacatuba-Ce e esse acidente ocorreu na década de 80. Aconteceu aqui na nossa serra da Aratanha, até hoje é lembrado por ter sido uma das maiores tragédias no estado do Ceará. Os mais velhos contam que no dia da tragédia ouvisse o estrondo em toda redondeza, estrondo esse tão medonho e aterrorizante que foi escutado até pelos arredores dos municípios vizinhos. Até hoje ainda tem destroços do avião na serra. Infelizmente uma pessoa muito querida e importante do nosso estado estava presente na tripulação, o empresário Edson Queiroz (In memoriam)
UÉ CADÊ JESUS CRISTO, ESTAMOS A MERCÊ DE NÓS MESMOS, SALVE-SE QUEM PUDER, É A REALIDADE
@@MariaDeLourdes-ev8gy calma ateuzinha.
@@MariaDeLourdes-ev8gy calma ateu.
@@MariaDeLourdes-ev8gycom as falhas humanas e vc quer culpar Jesus? Fala sério.
@@MariaDeLourdes-ev8gylembra de Eva e Adão? Isso é só uma pista, agora é com vc pra pesquisar a causa e consequência 😅
Eu li o livro aos meus 17 anos. Lembro que contava que eles relataram que abriam a cabeça com uma machadinha e usavam um osso como colher. Pág 195 do livro de tanto que me marcou.
Como é o nome do livro??
@@anacarolinatomazini7839 os sobreviventes. A tragedia dos andes.
De Piers Paul. Vale a pena o investimento. Mas eh um livro forte
Li o livro .os sobreviventes dos andes..
@@MarcioAlmeida-vb5dz forte o livro né?
@@anacarolinatomazini7839 os sobreviventes - a tragédia dos Andes
Os que andaram pelas montanhas foram Roberto Canessa e Nando Parrado. Vi o filme, fantástico.❤❤❤🇺🇾
Sou uruguaio, o meu primo era da seleção do Old Christian daquele ano, e como todos os uruguaios daquela época, assistimos dia por dia a chegada de notícias, e jamais ouvi falar que os sobreviventes quebravam ossos e chupavam tutano, nem mesmo que comiam as linguas ou que tinha pilha de ossos, ou que os resgatistas ficaram com medo de serem comidos. Que mentira! Não tinha necessidade disso. Quem cortou os corpos foi Fito Strauch e depois Daniel, e já explicou centena de vezes como fizeram os cortes e qual parte e como deixavam os pedaços ao sol. O primeiro a ser comido foi o piloto, e o resto é só argumento para vender livro. A capacidade do ser humano de distorcer fatos ou acrescentar aquele "plus a mais" é incrível. Quando ninguém sobrar para contar a verdadeira história, os leitores crédulos irão inventar que os uruguaios eram vampiros ou antropofagos. Já me chamaram de ser canibal por ser uruguaio.
Eu imagino. Mas também acredito que o termo canibalismo significa algo intencional, morte e sacrifício. Não dá nem para pensar no sofrimento dos que sobreviveram. É muito triste.😥 Que nunca mais aconteça irresponsabilidades nos aviões. Em nenhum lugar no Mundo.
Aparentemente não é algo que eles falariam, né? Esses detalhes tenebrosos devem ter sido revelados aos poucos, a médio e longo prazo. Vc acha que qualquer noticiário vai dizer esses detalhes q chuparam ossos e comeram cérebros? Acorda
Seu primo faleceu no acidente?
Axo que isso é oque um canibal diria 🤔
Mas em uma das fotos que eles tiraram lá, mesmo quando tentavam esconder com algum pedaço de poltrona, dá pra ver em uma em que eles estão na frente do avião sentados ..uma coluna vertebral, e em outras se você olha atentamente consegue ver algo..então acho que essa parte em que o entrevistado comenta que eles comeram a pessoa inteira faz algum sentido
Conheci em novembro de 2023 o museu Andes no Uruguai . É fantástico, impressionante e chocante 😮.
Sou apaixonada por essa história. E fã do Nando Parrado, por sua determinação. Li todos os livros.
O uruguaio em geral tem o maior respeito pelos que viveram esse drama.
Eu lembro quando eles foram achados. Primeiro por ter sobrevivido e depois quando foi sabido o que aconteceu.
Ainda que a sociedade no Uruguay é pouco religiosa, a sociedade inicialmente condenou ... depois a poeira baixou.
Inicialmente eles chegaram em Montevideo com o acerto de não falar o que tinha rolado ... mas logo o pessoal desconfiou e eles mesmo não seguraram o prometido, muita pressão psicológica.
O filme antes de ser exibido na Netflix foi exibido nos cinemas do Uruguay e lá todo mundo conhece alguém que esteve lá
Esse foi um dos filmes mais emocionantes que eu já vi.
tem sexo?
@@robson6213não
É uma história de superação e sobrevivência!
Assisti o primeiro filme Vivos,e nunca esqueci, agora assisti a Sociedade da Neve.O que aconteceu com eles parece ficção ,foi surreal.É uma história pra nunca ser esquecida,é muito forte.
Fatos interessantes!
1° casado com uma uruguaia
2° há 26 anos que essa história o fascina
3° já leu 18 livros
4° já assistiu filmes sobre o acidente
5° já conversou com amigos de sobreviventes , e quando pergunta sobre quantas pessoas sobreviveram:
18 ou 20.
Kkkkk tá gaga já kkkk
E o problema é a religião 😅
Sem contar que ele namorava uma jornalista que foi a primeira a chegar lá, antes mesmo dos socorristas, subiu a serra a noite e com um cinegrafista.
Socorristas que estão devidamente trajados e com treinamento.
Aí depois fala que conhece a pessoa que vende a aeronave no Brasil, e teve acesso ao material de áudio e não sabe se tem CRV.
Ele pode até estar falando a verdade, mas é uma história de boteco danado.
Kkkkkk
Caraca, vai chutar paisano.
Nada a ver ser casado com uma uruguaia e por isso ser fascinado por esse caso...
Na minha opinião esse caso em termos de sobrevivência foi a maior vitoria do ser humano. Oq esses malucos fizeram para serem salvos...ta maluco... A caminha dos dois rumo ao Chile sem provimentos, sem roupa, sem calçados para a atividade... inacreditável
Provimentos tinha.
Essa história é uma das mais fantásticas da humanidade, não vejo problema nenhum com religião, líderes religiosos deveriam ter ido passar pelo mesmo problema!!!
Não creiam que tenham sofrido críticas de qualquer líder religioso. O problema deve ter sido das pessoas leigas e desinformadas, com interpretações distorcidas e preconceito.
O papa deixou claro que entendeu que eles fizeram por necessidade, quem estava julgando eram os próprios moradores do local. Os jornalistas mesmo é possível ver nas entrevistas.
@@walternps1615como esse entrevistado.
Se eu estivesse na situação deles faria de tudo para sobreviver. Não vejo nada de errado em lutar por suas vidas . Usaram como alimento o que já não tinha vida .Foram lógicos e racionais dentro do que o momento precisava.
Vc já tá com o pé na cova 😂😂
@@avatarchadbaiano4017 Desde que nascemos já estamos. Seja feliz enquanto pode.
@@avatarchadbaiano4017não se esqueça que você ainda pode ir antes dela.
@@avatarchadbaiano4017 preocupa nao kk, jaja o seu vai estar tb, de todos alias. menos.
Os 2 primeiros filmes do acidente estão disponíveis no UA-cam o primeiro título é os sobreviventes dos Andes o outro Vivos
esses sobreviventes são realmente para mim os verdadeiros herois. gostaria muito de conhece-los.
Devemos respeitar os dois lados! Os que comeram assim fizeram para sobreviver. Os que se negaram, acreditaram que obedeciam a Deus. Cada um com a sua verdade e a sua forma de vê e viver a vida.
Gostaria de saber onde está Deus nessa história?? Se oração funcionasse avião não caia... Deus tava vendo toda aquele situação e fazendo apostas pra ver quem ia comer e quem não ia?? O dia que as pessoas perceberem ué Deus só funciona dentro da teologia, pq no mundo real não
@@TheMexicanoandre pra que esse odio com deus?
O culpado nao é ele apesar dele decidir se aquilo ou isso pode acontecer ou nao, leia a biblia e vera que tem historias mais pesadas que isso, e ele sempre abençoou quemfoi perseverante em suas leis, se informe sobre deus antes.de falar qualquer besteira pois sua alma vai agradecer no dia q jeus voltar
Kkkkkkkkkkkk
@@caioaugusto9963 Ele não teve ódio não, ele só esta vendo a realidade, onde Deus estava com aqueles homens? Histórias mais pesadas? Aos olhos de quem? São apenas questionamentos de um ser vivo, merecedor de perdão, tanto quanto você. Mas é questionável um vagabundo ter tanta ~sorte~ e um ser vivo comum e batalhador tem tanto ~azar~... esse é o questionamento! O mundo real é cruel, porque? Essa é a questão, porque?!
@@TheMexicanoandre Vocês ateus criam narrativas absurdas, para justificar seus ceticismos, entenda uma coisa, Criatura!!! não viemos pra cá pra passar férias, não estamos em um estúdio de Hollywood, Deus é para quem pode e não para quem quer, orar não significa que ele vai te escutar, no dia que você entender, que Deus não pode ser tratado como um ser qualquer, onde você pode fingir, que acredita e quando o calo aperta, resolve orar com todo louvor.
Esse momento de arrependimento pode ser tarde.
Quem tá de fora é muito fácil julgar ou comia ou morria e mesmo comendo não era garantia de nada,pois tinha outros fatores frio extremo,risco de avalanches e a parte psicológica 😒😒😒😒😒
Uai, não não vi ninguém julgando oO
Tenho uma ligaÇao pessoal com o caso, minha mulher é Uruguaia.
BAITA LIGAÇAO HEIM KKKKKKKK
😂😂😂😂 achei que o cara era primo de alguém, sei lá
Que isso pow kkkkk
Ele falou que ela é uruguaia pra dar o contexto de que passa todas as férias lá e que leu todos os livros, blá blá blá.
Ainda não é quase nada kkkkk mas todas as férias é algo importante na vida do cabra
@@edumeneguele po Edu o aviao nem caiu no Uruguai véi kkkkkkkkkkkk
Kkkkkkkk
"minha namorada foi a primeira chegar no acidente do mamonas e me ligou no meio do vôo pra frança" confia kkkkkkkkk
Eu assisti o primeiro filme...quando era criança na decada de 80. Sempre fui fascinada por este tema de sobrevivencialismo e superação.
Na época fiquei intrigada mas entendia que era preciso para sobreviver nao tinha julgamentos religiosos.
É um tema interessante a ser refletido sobre aqueles que se acham espiritualistas.
É uma reflexão para chegar a um outro nível de consciência: compaixão e libertar dos julgamentos.
Acho que você se enganou minha cara. O filme é de 93, se assistiu na Globo como eu deve ter sido em meados de 97, 98 pra cá.
Li um dos livros e assisti o primeiro filme..
Relatos de sobrevivencia sempre me fascinaram. Fiquei muito impressionado com essa historia. A luta pela sobrevivencia e algo que faz o ser humano se superar..
Para aqueles que gostam sugiro a leitura de "No coracao do mar", belo livro que destaca sobrevivencia em alto-mar. Nada a ver com essa "tragedia" nos Andes, mas em muitos aspectos se assemelha, inclusive canibalismo
Não é uma questão religiosa! Tanto que 2 papas deram perdão formal da igreja, é uma questão moral.
Na verdade cultural
Eles querem atacar a religião de qualquer forma sem sequer estudar sobre o assunto!
Se teve q perdoar, a religião foi um problema.
Perdão ? Para manter a vida, qualquer coisa é moralmente e religiosamente aceita. Matar em legítima defesa, roubar, ou comer o que seja...A preservação da vida é um fim que justifica qualquer meio.
Só Deus tem poder de perdoar, e o que eles fizeram foi para preservar a vida. Não mataram ninguém, apenas cometam um corpo que não servia para nada.
O ser humano é um bicho. Os bichos vive pra sobreviver e de adotar, coisas normais buscar a sobrevivência procurar comida e água.
"Sociedade da neve " melhor filme que assisti esse ano.
Brutal é impactante.
Desde adolescente conheço esta história, através do 1o filme, sempre concordei com oq fizeram para sobreviver. Hj que sou mãe e formei uma família, consigo olhar com os olhos de quem condenou eles. Pq vc ter uma pessoa que vc ama comido por outras pessoas não é algo fácil de assimilar. Já possuem a dor da perda, não há um corpo pra enterrar e nossa cultura condena veementemente o canibalismo...."ah já tava morto!" "... é sobrevivencialismo!" é ca ni ba lis mo! Por este motivo é uma história impressionante, surreal
Pois é, agora que é mãe, vc consegue imaginar, se estivesse naquele vôo e comer carne humana fosse sua única chance de sobreviver e voltar a ver seu filho(a), né??
Não condeno. Só quem está na situação sabe o que fazer. Quanto a enterrar um corpo, duvido que um familiar em sã consciência vai condenar uma pessoa que fez o que fez para sobreviver. Acho mais louvável ter sido utilizado dessa maneira do que ser enterrado e deixado amigos morrerem de fome.
Lembro muito desse acidente. Fico feliz pelos sobreviventes e JAMAIS julgaria essas pessoas sem ter passado o que elas viveram.
todo mundo fala que foi o primeiro a chegar no acidente dos mamonas, até o delegado olim fala que foi o primeiro, mais na verdade os primeiros foram os moradores
Kkkkk vdd
Olin kkkkkkkk
Na verdade foram os integrantes da banda
O comandante hamilton foi o primeiro junto com o gugu kkkk
@@viralishow3251 kkkkk
Estavam vivos queriam sobreviver.
Lutaram pela vida ❤
Pra quem gosta do tema, procurem Caso Milton Verdi, O Diário da Morte. Esta história é impressionante e dramática.
História*
@@elytt.. quem escreveu errado aqui foi tu, pq q ele ia começar a palavra história nesse contexto com letra maiúscula? n faz sentido.
@@eduardostreet2012 tava "estória" antes mano, só corrigir a palavra mesmo, a ordem silábica o cara acertou por conta própria
@@elytt..estória não está errado. Mas é uma palavra em desuso que deve ser evitada.
Eu aprendi de uma outra forma. Estória para um conto e história para algo que realmente aconteceu.
O livro do Nando Parrado é um dos livros mais impactantes que eu já li na vida. Eu sou apaixonado por essa história de superação e vontade de viver
No período de procura, todos os domingos havia atualizações no Programa Flávio Cavalcante, na TV Tupi. O caso do menino Carlinhos, idem. Li o livro, na época, e lembro de tudo até hoje.
Mano! através deste relato fidedigno poderia se fazer um filme muito mais impactante que o que foi feito
Eu acho desnecessário, quem quer ver alguém comendo cérebro, o filme já amenizou para não chocar creio que em respeito aos familiares.
Existem 3 filmes sobre esse fato. O primeiro, eu não assisti. O dos anos 90 é bem melhor que esse último.
O ator que faz o filme Homen de ferro, ele também fez o filme Vivos , que é o primeiro filme contando a história dessa tragédia na Cordilheiras dos Andes.
Acho que não hein..o cara que fica louco no filme,parece,mas não é ele..
O escritor do livro não é sobrevivente do acidente. Ele é amigo de muitos dos passageiros, porque estudou com vários deles. Ele tomou depoimentos dos sobreviventes e os mesclou com a narrativa que desenvolveu no livro. E não foram todos os corpos que foram consumidos - ao menos, os corpos da Liliana, da mãe e da irmã do Nando foram preservados, porque eram parentes diretos de sobreviventes. Esse homem pode até ter lido vários livros, mas ele não conseguiu transmitir as informações com fidedignidade totalmente correta.
Bom, esse é UM dos livros sobre o caso. O cara disse que leu DEZOITO. Deve saber alguma coisinha...
@@_____ian_____sim, mas o q inspirou o filme realmente não é de sobrevivente, tem o relato de todos mas é escrito por um que não foi como foi dito no comentário. Ele se confundiu.
Vai vc lá no podcast
Ta mona vai nos atualizando
Eu estive na Casa Poeblo em Punta del Este, Uruguai...Casa hj ponto turístico que pertencia a um dos sobreviventes , sala de vídeo, quadros , lugar magnífico ...Recomendo 📡
" A Vontade de Viver opera Milagres"
O Acidente do Time da Chapecoense também me marcou muito 😢
Conheci uma das vítimas e um amigo quase embarcou nesse voo.
Será que vão fazer filme também?
Foi tramautizante 😭
Gente, fico muito triste com esse caso. Coitados. :(
Eu so uruguayo carpintero de obra trabalhei com um dos sobrevivientes .engenheiro strauch muinto boa gente e humilde
11:20 eu também vi, através de fotos que foram vazadas, eu morava perto do acidente.... Era a época do "disquete", passou de mão em mão, pelo trabalho, pelo bairro....
Tenho essas imagens pavorosas na minha cabeça até hoje. 😞
Ninguém deveria passar pelo que passaram . A determinação deles foi incrível . Ótimo filme .
Foda era o clima de tensão um querendo cogitar comer o outro para sobreviver.
Discordo muito sobre a religião com o que fizeram. Independente da religião das pessoas, várias reprovaram o que essas pessoas fizeram, pela dificuldade de se aceitar comer um companheiro. As pessoas estavam julgando sem estar na mesma situação deles. Os jogadores foram levados ao extremo do extremo. Sem comida, sem condições de se manter quentes. Foi uma decisão muito difícil independente da crença de cada um.
Sim. Só saberíamos como reagiriamos a essa situação se fossemos colocados na mesma situação, então não devemos julgar de maneira alguma. Eles fizeram o possível para lutar pela vida. Assim como eu creio que se eu fosse colocada em uma situação de perigo, ou mesmo meus filhos e tivesse como me defender, iria me defender e aos meus sem culpa alguma. E sim, eu creio em Deus.
Mais difícil do que preferir morrer a ter que comer carne humana? Tem certeza que praticar canibalismo foi a decisão mais difícil?
@@AnaPaula-f3x2r isso. Muitas das vezes só saberíamos do que somos capazes quando estamos de frente com a dificuldade. Talvez, muitos iriam se chocar com a decisão tomada. Do que somos capazes de fazer para sobreviver.
@@juliopratico9892 não sei se deu pra entender seu ponto de vista. Mas se foi difícil decidir entre comer e sobreviver? Sim, tão difícil que alguns preferiram morrer a comer carne humano. Ele mesmo fala no vídeo. E não só por questão religiosa, mas pela capacidade de não conseguir consumir a carne de um amigo oh por nojo mesmo.
@@juliopratico9892eu comia sem pensar também kkkkkkkkk
Só julga, quem nunca passou tome, na vdd vejo como pessoas mto corajosas
O que essa desaceleração de 62 gravidades provocou no acidente do Mamonas foram duas luzes intensas descritas sob a perspectiva de quem presenciou esse evento do solo encontrando-se numa posição privilegiada ao acaso. A primeira luz avalio de que tenha sido no momento exato do impacto com a montanha. Já a segunda foi uma luz intensa avermelhada e que tomou toda a abóboda celeste por trás da montanha por alguns segundos e que depois foi tragada desaparecendo na neblina. Eu morava na Vila Rosália - Guarulhos bem ao lado do zoológico municipal e que dá bem de frente com essa montanha e que trata-se de uma pedreira. Eu fui testemunha ocular desse acidente meramente ao acaso já que estava dentro do carro me despedindo da minha então namorada (hoje esposa) e ambos presenciamos o fatídico acidente já que a primeira luz acabou atraindo nossa atenção onde a coisa foi muita rápida. Ambos sabíamos de que aquilo se tratava de um acidente aeronáutico. Era um sábado para domingo numa noite fria e com uma garoa muito fina onde a montanha estava totalmente envolvida por muita neblina. Naquela madrugada ocorreu toda uma movimentação muito grande envolvendo carros e pessoas já que tratava-se de um cenário totalmente atípico para as condições climáticas daquele dia. Foi só quando amanheceu o dia é que ficamos sabendo o que presenciamos.
Mais um capítulo da série “pessoas acreditando que viram coisas que nunca aconteceram”. Não teve clarão nenhum. O avião estava praticamente sem combustível, tanto que não teve fogo nos destroços. E não teve desaceleração de 62G, não inventa não. Vc devia ser político, pq vai gostar de mentir, viu.
@@m.aguirre6640 Eis um comentário para engrossar os velhos capítulos da vida na famigerada série: "Pessoas presunçosas e que julgam-se detentoras da verdade absoluta". Parabéns por sua comprovada insipiência reconhecendo seu pleno direito de emitir sua opinião!
@@avephoenix868 estou falando que vc deve se político: enrola pra falar, um português horroroso e insistência na mentira, se bobear até já foi eleito!
Essa história só reafirma uma uma certeza que já tenho a mais de 40 anos ,DE QUE TODOS NOS CARREGAMOS NO DNA ,O CÓDIGO DA SOBREVIVÊNCIA!
A SOBREVIVÊNCIA É PRIMA LEI .SOMOS PROGRAMADO , GENETICAMENTE,A SOBREVIVER OU PRESERVAR A VIDA DE OUTROS ,A QUALQUER CUSTO E PARA ISSO SOMOS CAPAZES DE FAZER COISAS QUE JAMAIS IMAGINAMOS FAZER ,MAS BASTA O GATILHO CERTO ,NA HORA CERTA ,NOS FAZEMOS . TODOS NOS ,EM CERTAS CIRCUNSTÂNCIAS,PODEMOS VOLTAR A NOSSA FORMA PRIMITIVA DE HOMENS DAS CAVERNAS.
História fascinante. De superação e sobrevivência quem não assistiu assista vale muito a pena
Não é um problema religioso somente, é também ético e filosófico
O ético e filosófico já estão inclusos na questão religiosa. O problema hoje é que as pessoas ficam se apegando a qualquer coisa pra militar contra religião. Por mais que eu entenda os motivos dos caras e a situação na qual eles estavam inseridos não é uma coisa facil de aceitar, pô! Imagina eu tendo que contar pra mãe do meu melhor amigo que ela não vai poder enterrar o filho porque eu comi o cérebro dele, a língua, os olhos, pô, não é um troço facil de vc assimilar, é normal haver uma resistência por parte das pessoas pois isso é uma prática realmente medonha e odiavel. "Ah mas era isso ou morrer" eu entendo, talvez lá eu fizesse o mesmo, não sei, realmente foi uma situação terrivel e desesperadora mas também eu acho compreensivo algumas pessoas por mais que compreendam a situação deles rejeitarem o que eles fizeram porque não é uma prática normal, por motivos óbvios. Acho extremamente errado também condenar quem não concorda com o que eles fizeram.
@@omega5335Não duvido de que isso também tenha acontecido na segunda grande guerra, aliás não duvido de nada nesse mundo 😔
@@omega5335 É o instinto de sobrevivência!
Só sabe quem passa a situação na pele. Julgar é muito fácil
Concordo!
Assisti o documentário e o filme. Foi uma experiência e tanto!
Tem um ditado forte: "o tempero da comida é a fome"
Fantástico. Quero ler todos os livros. Li apenas o "Milagre nos Andes", de Nando Parrado. Alguém tem a lista completa?
O extinto de sobrevivência aflora o nosso lado animal. É incrível o quanto achamos que estamos acima dos animais só por termos uma consciência diferente.
Esses seres que não tem fé falam do que não sabe!
Eu não tenho, mas sei o quão hipócritas e julgadores são os religiosos com pessoas que não seguem a merda da doutrina da religião deles...
@@guigfc442como esse religioso da entrevista, né?!?
Não entendo o seu ódio contra os "religiosos". Eles foram absolvidos e compreendidos pelo que passaram.
Essa história pra mim é um filme de terror.
Qualquer ser humano normal ficaria com algum trauma depois de passar por uma situação dessas, independentemente de ter credo ou não.
É que os uruguayos é uma cultura acostumada a comer carne.... é pensar que é absolutamente necessário essa ingesta
Existe um ditado que diz, sem Rei não a Rainha. Este ditado tem vários significados. Como por exemplo sem paz não a vida, sem amor não a felicidade ou sem trabalho não a comida. Porém eu penso que ele também quer dizer sem honra não a dignidade. Afinal quando o ser humano está no seu limite. Em uma situação onde é impossível ser honrado. O que mais resta ? Viver e sobreviver não é a mesma coisa
O perdão e o não julgar são os ensinamentos mais fortes de Jesus para o homem. Simples.
4:27 "morreu é proteina" kkkk
O cara saco uma "culpa crista" mano, do nada. Nenhuma religiao do mundo da valia para o canibalismo, mas no caso deles claro que a maioria dos religiosos entendem isso. O cara me vem falar de religiao? Nada a ver!!!
Não fala bosta sem saber, quando isso ocorreu, MUITOS religiosos caíram matando em cima, ao ponto de eles terem recebido perdão "divino" para evitar uma guerra civil com as pessoas brigando sobre o assunto
Fala do que não sabe. Deveria ter lido uns livros de teologia moral antes de falar besteira.
E obvio a religião crista e maioria no pais e caiu matando em cima deles ... E só ver alguns fanático nos comentario falando que quem n quis comer foi pq Deus mandou
@@estanislautallonbozi9240eles não leem, não sabem nada de teologia, mas pra dar pitaco são excelentes, parece que não sabem que o cientificismo tbm é uma religião, ou fingem não saber
Verdade.
Tem a cena que vão tirar a fotografia, um deles joga um encosto de banco em cima de um "esqueleto" e se vc comparar com a foto real então dá pra perceber.
Sim e tem uma ossada que fica exposta do lado nas fotos reais 😌😌😌😌😌
5:50 Podem ver nas fotografías que eles estão e tem no canto os esqueletos dos corpos
É incrivel 😮
Grande Panda!! A inteligência de sempre . Grande mestre desde os tempos de Azul.