Sou muito bocó, tive que assistir 2 vezes pra entender tudo. Preciso ler esse livro, recentemente me senti "reinventando a roda" assim como o Chesterton quando descobri que o estilo de vida que escolhi pra mim estava na minha frente o tempo todo e é basicamente ser cristã.
@@academiabocault tentei muito me esquivar desses jargões ou tradicões, mas depois de amadurecer percebi que nada dura por tanto tempo se nao for verdadeiro, um dos motivos que eu acredito em jesus
Sabe, devo confessar que estou enlouquecendo. Sou demasiado racional, e gostaria de ter fé. Comprei o ortodoxia, do Cherterton, e estou esperando este livro chegar. Talvez dessa vez eu possa deixar meu materialismo de lado, estou tentando. Mas minha mente sempre elabora automaticamente explicações naturalistas pra tudo que me dizem ser acontecimentos sobrenaturais. Sabe, eu preferia viver num mundo onde eu possa ter a possibilidade de ser atirado no Inferno (embora seja uma perspectiva aterrorizante ) do que viver como estou vivendo agora, tendo a certeza absoluta de que vou ser engolido pelo nada, de que a morte dará um fim definitivo à minha consciência. Seria melhor viver num mundo onde há a possibilidade de uma satisfação eterna, embora fosse difícil alcançar isso, e ainda ter a possibilidade de levar uma existência completamente desgraçada para todo o sempre, do que a vida não ter sentido nenhum. Apesar de eu ouvir pregações de padres, pastores e filósofos e escritores cristãos, mas nunca consigo, no fundo, crer nisso. Das duas uma: ou Deus não existe, ou o Diabo me pegou de jeito. É como se eu tivesse sido amaldiçoado à não ter fé, a não ter nenhuma tipo de vida espiritual. Alguém pode me ajudar?
Podemos, Davi. O primeiro caminho racionalista para a fé é, surpresa, a Razão. Grandes filósofos chegaram até o Cristianismo pela Razão. Mas o primeiro passo você já deu, você já se abriu para a possibilidade da magia. Me chame no Instagram, vou te dar acesso a todas as aulas do livro. ❤️
Te recomendo um canal no youtube chamado: Afinal, o que somos nós? Maratone o máximo de vídeos possíveis que você conseguir lá. Recomendo que começe pelo vídeo: "A prova que saí do corpo". Eu nunca fui extramamente cética, mas eu era gnóstica. Acreditava em Deus mas não duvidava na Sua não-existência, era meio whatever pra essas coisas. Depois desses relatos desses canais (existem outros, mas esse é de um físico e um médico, para que você não tenha dúvida da idoneidade dos relatos.) nunca mais deixei de acreditar. Os relatos são impressionantes e todos seguem o mesmo padrão. Ele existe, você verá. "E buscar-me-eis e me achareis quando me buscardes de todo o vosso coração."
Puxa, eu amei a sua explanação sobre Ortodoxia e Chesterton. Você é muito boa de ensinar, de transmitir conhecimento. Parabéns, vc é excelente. Deus te abençoe.
Tomei Chesterton como meu "avô", alguém da minha família, que eu quero por perto, alguém que eu possa buscar nos momentos de balbúrdia mental, que eu sente e "ouça", que eu receba os afagos, os dizeres sábios, que me dê uma boa dose de felicidade aliada a uma bela gargalhada intrépida.
Débs, é bom ouví-la e vê-la nos seus vídeos. Acredite, a sua apresentação vai comigo por muitos dias, nos faz pensar, refletir e seguir sendo uma seguidora dos Bocós. Obrigada e um abracinho com carinho.
Chegando hoje no seu canal! Conheci vc hoje num vídeo resenhando o livro conflito de visões de Sowel e vc me conquistou. E tb hoje acabei de vê o podcast da Brasil paralelo onde tive o privilégio de ver vc e a Tati . Obg por ser quem vc é! Grata a Deus pela sua vida!
Coincidência. Acabo de ler esse livro, e é fenomenal . Achei a leitura tranquila. Talvez pelo fato de eu ser católico e só serviu para afirmar minha fé.
Buscando vídeos que de fato possam de alguma maneira acrescentar algo à minha vida, e não perder o meu precioso tempo, "caí aqui de paraquedas". A questão das verdades absolutas, pensando aqui no que toca à reforma protestante, a ideia de Lutero era exatamente manter as verdades absolutas, verdades estas, que ao entendimento de Lutero, a igreja católica, em certa medida, havia abandonado, e ele, desejava que houvesse uma reforma e não uma nova igreja, essa era a ideia inicial de Lutero. Quero finalizar dizendo que gostei muito da indicação deste livro, tenho a ideia de fazer o seu curso, que vamos combinar, o título é fantástico ao meu ver!
Depois desse vilipendio das eleições e das redes sociais, eu cancelei minha inscrição em muitos canais no UA-cam, mas o teu será mantido com certeza por que acredito que vc trabalha o bem, o belo, o justo e o verdadeiro. Obrigado
Muito bom sua visão do livro ! Ortodoxia abre a mente tudo é entorno do cristianismo, esse livro me ajuda muito em momentos como esses que vivemos ! Parabéns pelo canal 🎉
Nossa!!!!!!!!!!!!!! Vi o vídeo duas vezes e fui procurar informações sobre a autora e ..... : Surpresa! Você tá bem diferente, bonito demais acompanhar um pouco do seu desenvolvimento através dos vídeos, só conhecia os já bem antigos porque fazia tempo que não aparecia aqui. Excelente vídeo, foi argumentando escolhendo naturalmente as palavras. Um show de aula.
Olá minha cara Bocó! Parabéns pelo seu trabalho No final vc iniciou algo sobre o destino... Para que fazer algo na vida se tudo está traçado? O destino não é algo que está escrito em pedra... Ele se expressa como o nosso DNA: temos as nossas pre-disposições, mas o que vai definir tudo mesmo é o nosso modo de vida. Da mesma forma em relação ao destino: de maneira simplista, Deus nos deu um caminho... e também nos deu o livre arbítrio para as nossas escolhas. Lá no fundo, nossa consciência nos aponta, o tempo todo, o caminho que devemos seguir. Ouvir sua voz e seguir o seu ímpeto em relação ao que devemos fazer é individual. Nosso Karma e Dharma, fisicamente, estão em nosso DNA. Além dos 46, há dois semi-etéreos.
Sou protestante, e terminei hoje de ler esse livro. Achei um livro muito bom no quesito “apologética” cristã. Apesar de discordar de alguns pontos que criticam a reforma.
Eu sou protestante, eu amo a forma como vc sempre da suas aulas, suas indicações... Meus parabéns, muito obrigada pelos ótimos conteúdos, como faço pra participar da academia?
26:59 vejo que entendendo essa cadeia de causalidade e que sua vida chegou no ponto que chegou, o indivíduo pode buscar melhorar sua vida, ter mais saúde, riqueza, prosperidade. Não estaria preso em coisas externas que justificariam ser do jeito que é, e a sua vida ser do jeito que é
Enxergamos apenas uma faixa, um intervalo. O que está além desses limites visíveis, só nossa imaginação pode completar. Existem técnicas simples para compreender aquilo que não conseguimos limitar, analizar, como por exemplo a ideia do infinito: algo que não conseguimos “abraçar”. Basta entender que estes entes estão inclusos em formas simples como a forma geométrica do círculos. Apreciar coisas simples nos levam a deter algo que está além de nossos limites.
Estou presa neste vídeo. Nossa quando tu falastes sobre Nietzsche eu já estava relembrando da época em que entrei numa vibe sombria da existência após um período de perder o chão lia Nietzsche góticos ouvia Chopin e fiquei meio obcecada com a biografia de Van Gogh com as circunstâncias da vida atribulada de diversas personalidades e com obras de arte como O Grito, eu ansiava por pertencimento. Não lidei bem com a destruição do sistema de crenças e valores que haviam me salvado ou tentei uma estratégia de contenção de danos. Foi um aprendizado mas não precisava ter sido um processo tão sofrido. Foi pra wishilist quero muito ler Chesterton. Obrigada por compartilhar!
@@fernandocarloto2291 Bah Fernando, tudo bom, que recomendação bacana a sua, vou procurar e espero sinceramente que seja a leitura 📖 📖 que tanto tenho buscado. Super agradeço tua dica, igualmente pra você pra tds excelentes leituras!
Afff Que aula, menina! 👏🏼👏🏼👏🏼 Adorei! Ainda sou bem bocó, mas adoro quando vc cita no meio do vídeo pelo menos algum continho que já li. Me sinto um pouquinho menos inculta. 😁 Ah, e agora fez sentido o pq não ouvia tanto sobre Ockham. Ele compete com outros 3 motivos para a transição da mentalidade moderna. Essa contextualização é o que sinto mais falta para compreender a história. Então obrigada por isso! 👍🏼
Chesterton e Ortodoxia são maravilhosos. Deixar uma dica pra vocês: fujam da tradução da editora Mundo Cristão - é, eu sei, a busca pela tradução perfeita é um negócio que pode paralisar a gente - mas sério, essa tradução é a maior atrocidade já feita contra a obra de Chesterton.
Tudo é relativo; mas, como a "relatividade de tudo" está inclusa no "tudo", isso implica em que nem tudo é relativo. E eis que chegamos a um belo paradoxo.
Muito interessante!! Tenho curiosidade de ler esse livro! Gosto desta abordagem cristã existencialista que assume a limitação da compreensão humana! Jung tem uma visão parecida. Abraços
A ideia estoica nunca foi abandonar a vida material e sim que o individuo poderia ser feliz mesmo em em meio às dificuldades da vida, sem ter a ideia de controlar tudo, apenas seu comportamento, oque fazia muito sentido já que o império estava realmente em decadência.
Esse materialismo/racionalismo extremo, ao ponto de o indivíduo achar que ele é a única coisa que existe e o mundo a sua volta é uma criação de sua mente, me lembrou o final do livro " O estranho misterioso" do Mark twain. Recomendo a leitura.
Interessante é ver como essas questões são abordadas nas filosofias do oriente em particular no Hinduísmo e Budismo. Para essas filosofias a consciência ilimitada no Vedanta diz que o fundamento de tudo tem 3 atributos: SER, CONSCIÊNCIA, BEATITUDE, tudo ilimitado e absoluto. Na filosofia Samkhya o principio supremo não pode ser entendido pela mente humana e não tem atributos. Todas elas reconhecem a existência de um 2º principio que surge dentro do absoluto ilimitado, gerador do primeiro movimento, e a aparição de qualidades: de ação, inércia, e equilíbrio. Ou um principio limitador, de ilusão e restrição da consciência ilimitada. E por uma sucessão de camadas decrescentes, as força de inércia, restrição, obscurecimento da consciência, fará surgir no mundo e no homem o erro, a ignorância e o mal. Assim para essas filosofias o mal é consequência da ignorância da essência do mundo e do Ser. Portanto o despertar, o "acordar" elimina o mal, o erro, e cria a possibilita do retorno a fonte pura, verdadeira e ilimitada.
24:53 Mas existe alguma forma de admitir a origem da existência humana que não seja de nenhuma forma materialista? Precisaria no mínimo incluir seu corpo físico pra definir a existência humana
o chesterton confundindo teosofia com budismo foi lamentável. o livro em si é legal, o humor do autor é formidável, ele domina a arte da argumentação com lisura, mas eu não deixei de ser ateu depois da leitura desse título, como haviam presumido. ao contrário, fiquei mais convicto de que as pessoas precisam de suas ficções explanatórias. agora, um livro muito bom, bom mesmo, do chesterton é «contos de fadas e outros ensaios literários», para aqueles que gostam de crítica literária, claro.
Tudo o que você disse só fez o resgate da ideia de Centro. Os ocidentais escrevem livros super extensos para reforçar esse único ideal. É preciso resgatar um conhecimento muito mais antigo e simbólico para reforça-lo de fato, de forma prática e integral. Essa filosofia não é própria dele, apesar de acrescentar um caráter cristão à ela... Posso estar falando abobrinha, no entanto, pois até hoje só tive contato com a filosofia clássica, que me ajuda diariamente. Vou dar uma oportunidade para o livro e volto aqui para dizer a experiência, parece ser muito bonito... Enfim, obrigada pela resenha :)
"O ateísmo é a doença da crença em Deus, a crença de que Deus não intervém no mundo" Jacques Lacan - psicanalista francês, 1975 O ser humano é paradoxal e quer domar a realidade com sua razão, como se a a razão humana fosse a razão de tudo o que existe. É claro que dá problema (e por isso minha profissão existe).
Esse homem me deixou maluca com os 2 primeiros capítulos. Não entendia absolutamente nada. Não sei se foi a edição que comprei q era lixinho ou realmente a escrita dele é pra deixar a gente mais maluco a cada página
Essa parte do mal aparente é difícil engolir. É muita conveniência. Quero acreditar na bondade e ser bom, mas é difícil acreditar em uma bondade divina e que o mal só exista em face do livre arbítrio.
Comecei a ler o Ortodoxia e o entendimento tem sido difícil. Não me parece um livro palatável, espero que melhore ao longo da leitura, pois gostaria de ler outras conhecidas obras do autor.
me parece que os outros livros dele são mais fáceis. junto ao Ortodoxia, estou lendo os livros dele sobre o Padre Brown, e me parece que estes são mais leves.
“Eu to LOUCO?? ***PÁÁ*** EU TÔ LOUCO??!!” (Alborghetti)
🤣🤣🤣
😡💥🔨
🗿🍷
Mto bom kkkkkk
Ksksksk, se isso aí tivesse na sinopse do livro ia ler na hora e comprava sem medo kkkkksssksk
Kkkkkkk
"Tão forte é a tradição que as gerações futuras sonharão que aquilo que elas nunca viram"
(GK Chesterton)🇻🇦
...com aq...?
@@Elibblele... bocó...
Sou muito bocó, tive que assistir 2 vezes pra entender tudo. Preciso ler esse livro, recentemente me senti "reinventando a roda" assim como o Chesterton quando descobri que o estilo de vida que escolhi pra mim estava na minha frente o tempo todo e é basicamente ser cristã.
GLÓRIA
Somos DEUS . Nada mais importa
Minha Vó dizia que tudo tinha um fim, até o fim. Não sei o porquê, mas isso me lembra demais Chesterton.
A filosofia dele diz que no final das contas, a tradição sempre está certa
Mundus creatus est
@@academiabocault tentei muito me esquivar desses jargões ou tradicões, mas depois de amadurecer percebi que nada dura por tanto tempo se nao for verdadeiro, um dos motivos que eu acredito em jesus
sua vó é aristotélica kkkkkk
@@gabriel-ev2kp veia lia filosofia escondida
Sabe, devo confessar que estou enlouquecendo. Sou demasiado racional, e gostaria de ter fé. Comprei o ortodoxia, do Cherterton, e estou esperando este livro chegar. Talvez dessa vez eu possa deixar meu materialismo de lado, estou tentando. Mas minha mente sempre elabora automaticamente explicações naturalistas pra tudo que me dizem ser acontecimentos sobrenaturais. Sabe, eu preferia viver num mundo onde eu possa ter a possibilidade de ser atirado no Inferno (embora seja uma perspectiva aterrorizante ) do que viver como estou vivendo agora, tendo a certeza absoluta de que vou ser engolido pelo nada, de que a morte dará um fim definitivo à minha consciência. Seria melhor viver num mundo onde há a possibilidade de uma satisfação eterna, embora fosse difícil alcançar isso, e ainda ter a possibilidade de levar uma existência completamente desgraçada para todo o sempre, do que a vida não ter sentido nenhum. Apesar de eu ouvir pregações de padres, pastores e filósofos e escritores cristãos, mas nunca consigo, no fundo, crer nisso. Das duas uma: ou Deus não existe, ou o Diabo me pegou de jeito. É como se eu tivesse sido amaldiçoado à não ter fé, a não ter nenhuma tipo de vida espiritual. Alguém pode me ajudar?
Podemos, Davi. O primeiro caminho racionalista para a fé é, surpresa, a Razão. Grandes filósofos chegaram até o Cristianismo pela Razão. Mas o primeiro passo você já deu, você já se abriu para a possibilidade da magia.
Me chame no Instagram, vou te dar acesso a todas as aulas do livro. ❤️
@@academiabocault maravilhosa ❤️
Veja aqui no UA-cam os vídeos do padre Paulo Ricardo. No canal dele tem muito material sobre diversos assuntos relacionados à fé
Te recomendo um canal no youtube chamado: Afinal, o que somos nós? Maratone o máximo de vídeos possíveis que você conseguir lá. Recomendo que começe pelo vídeo: "A prova que saí do corpo". Eu nunca fui extramamente cética, mas eu era gnóstica. Acreditava em Deus mas não duvidava na Sua não-existência, era meio whatever pra essas coisas. Depois desses relatos desses canais (existem outros, mas esse é de um físico e um médico, para que você não tenha dúvida da idoneidade dos relatos.) nunca mais deixei de acreditar. Os relatos são impressionantes e todos seguem o mesmo padrão. Ele existe, você verá. "E buscar-me-eis e me achareis quando me buscardes de todo o vosso coração."
ua-cam.com/play/PLDRcWVvEfZnNF-B8t2AKEhFXOgoYVrMb7.html Recomendo esses vídeos
Puxa, eu amei a sua explanação sobre Ortodoxia e Chesterton.
Você é muito boa de ensinar, de transmitir conhecimento.
Parabéns, vc é excelente. Deus te abençoe.
Tomei Chesterton como meu "avô", alguém da minha família, que eu quero por perto, alguém que eu possa buscar nos momentos de balbúrdia mental, que eu sente e "ouça", que eu receba os afagos, os dizeres sábios, que me dê uma boa dose de felicidade aliada a uma bela gargalhada intrépida.
Débs, é bom ouví-la e vê-la nos seus vídeos. Acredite, a sua apresentação vai comigo por muitos dias, nos faz pensar, refletir e seguir sendo uma seguidora dos Bocós. Obrigada e um abracinho com carinho.
Oi, Sônia, sempre uma alegria te ver por aqui.
Chegando hoje no seu canal! Conheci vc hoje num vídeo resenhando o livro conflito de visões de Sowel e vc me conquistou. E tb hoje acabei de vê o podcast da Brasil paralelo onde tive o privilégio de ver vc e a Tati . Obg por ser quem vc é! Grata a Deus pela sua vida!
Amo quando encontro relíquias como esse canal 💖
Coincidência. Acabo de ler esse livro, e é fenomenal .
Achei a leitura tranquila. Talvez pelo fato de eu ser católico e só serviu para afirmar minha fé.
Perfeito
Ele escreveu esse livro enquanto era anglicano
Buscando vídeos que de fato possam de alguma maneira acrescentar algo à minha vida, e não perder o meu precioso tempo, "caí aqui de paraquedas". A questão das verdades absolutas, pensando aqui no que toca à reforma protestante, a ideia de Lutero era exatamente manter as verdades absolutas, verdades estas, que ao entendimento de Lutero, a igreja católica, em certa medida, havia abandonado, e ele, desejava que houvesse uma reforma e não uma nova igreja, essa era a ideia inicial de Lutero.
Quero finalizar dizendo que gostei muito da indicação deste livro, tenho a ideia de fazer o seu curso, que vamos combinar, o título é fantástico ao meu ver!
Perfeito!
"Diariamente no meu cotidiano" reforçou bem!
Bendita internet que nos possibilita ter esse tipo de conteúdo, parabéns pelo seu trabalho nos ajuda d+.
Muito obrigada!
👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏
Olá, conheci hoje o seu canal e gostei muito e já me inscrevi! Parabéns pelo seu trabalho! Deus te abençoe!
Fiquei encantado com o conteúdo , e sua forma de apresentar. Simplesmente belíssimo.
Olá
Como é bom poder receber de vc essas interpretações de maneira tão suave
Obrigada ❤
começando a quarta-feira com a Dra. Bocó e Chesterton, not bad.
Eu sou materialista, mas adorei seu vídeo, sinto como um exercício de humildade.
Muito bom, Débora! Seu conteúdo está cada vez melhor.
Obrigada P. Henrique! 🙏🏽
Depois desse vilipendio das eleições e das redes sociais, eu cancelei minha inscrição em muitos canais no UA-cam, mas o teu será mantido com certeza por que acredito que vc trabalha o bem, o belo, o justo e o verdadeiro. Obrigado
Muito bom sua visão do livro ! Ortodoxia abre a mente tudo é entorno do cristianismo, esse livro me ajuda muito em momentos como esses que vivemos ! Parabéns pelo canal 🎉
Nossa!!!!!!!!!!!!!!
Vi o vídeo duas vezes e fui procurar informações sobre a autora e ..... : Surpresa!
Você tá bem diferente, bonito demais acompanhar um pouco do seu desenvolvimento através dos vídeos, só conhecia os já bem antigos porque fazia tempo que não aparecia aqui.
Excelente vídeo, foi argumentando escolhendo naturalmente as palavras. Um show de aula.
Que honra!
Como pode este canal nao ter milhares de inscritos?
Somos gigantes (perto dos canais de literatura)
Nem todo mundo quer deixar de ser bocó. BBB ainda faz sucesso 😒🤷🏻♀️
Por que o povo brasileiro é burro, superficial e sofre de uma terrível preguiça intelectual e desinteresse pelo conhecimento.
Que resenha boa. Me deu muita vontade de ler esse livro, principalmente nessa minha fase de descoberta e conversão. ❤
Resenhas excelentes. Quero saber quando a Debs vai escrever o próprio livro “como deixar de ser bocó.”
É muito bom ouvir vc falando, explicando e explanando, parabéns pelo talento, sucesso!👏👏👏👏
Olá minha cara Bocó!
Parabéns pelo seu trabalho
No final vc iniciou algo sobre o destino... Para que fazer algo na vida se tudo está traçado?
O destino não é algo que está escrito em pedra... Ele se expressa como o nosso DNA: temos as nossas pre-disposições, mas o que vai definir tudo mesmo é o nosso modo de vida.
Da mesma forma em relação ao destino: de maneira simplista, Deus nos deu um caminho... e também nos deu o livre arbítrio para as nossas escolhas.
Lá no fundo, nossa consciência nos aponta, o tempo todo, o caminho que devemos seguir. Ouvir sua voz e seguir o seu ímpeto em relação ao que devemos fazer é individual.
Nosso Karma e Dharma, fisicamente, estão em nosso DNA. Além dos 46, há dois semi-etéreos.
Sou protestante, e terminei hoje de ler esse livro. Achei um livro muito bom no quesito “apologética” cristã. Apesar de discordar de alguns pontos que criticam a reforma.
Sim HAHAHAHHA ele obviamente deturpa a teologia do Calvino, mas faz parte
Eu sou protestante, eu amo a forma como vc sempre da suas aulas, suas indicações... Meus parabéns, muito obrigada pelos ótimos conteúdos, como faço pra participar da academia?
Oi Mih! A lista de espera está do Instagram
Excelente! Muito obrigado, você está se aperfeiçoando cada vez mais, um maravilhoso amadurecimento, e nós nos beneficiando graças à tua boa vontade.
Eu que agradeço
26:59 vejo que entendendo essa cadeia de causalidade e que sua vida chegou no ponto que chegou, o indivíduo pode buscar melhorar sua vida, ter mais saúde, riqueza, prosperidade. Não estaria preso em coisas externas que justificariam ser do jeito que é, e a sua vida ser do jeito que é
Débora v é muito dedicada! Sucesso.
Comecei a ler o livro não tava entrando direito agora com sua explicação fica mais fácil
As ordens!
Q saudades de ver resenha da Debs. Vou lá pra Academia Bocault assistir o resto.
Vim agora conhecer seu canal. Parabéns
Queria saber quais os argumentos de Chesterton em relação a Igreja católica pré-reforma e sua opinião em relação a Martinho Lutero🤔
Não tenho opinião formada, preciso estudar mais
Parabéns pelo excelente trabalho. Fiquei impressionado pela clareza das ideias.
Dá até para "defender" algumas coisas imorais só usando o materialismo
Da pra defender até can*ib*alism*o
Gostei da aula. Eu li esse livro do Chesterton este ano. Tentei duas vezes. Mesmo assim, irei ler de novo.
Enxergamos apenas uma faixa, um intervalo. O que está além desses limites visíveis, só nossa imaginação pode completar. Existem técnicas simples para compreender aquilo que não conseguimos limitar, analizar, como
por exemplo a ideia do infinito: algo que não conseguimos “abraçar”. Basta entender que estes entes estão inclusos em formas simples como a forma geométrica do círculos. Apreciar coisas simples nos levam a deter algo que está além de nossos limites.
CRISTO é meu Caminho, é a Verdade, é a razão da minha Vida. Lucidez é pouco! Consciência e Fé são tudo!
O mal não existe por si só. O mal inexiste até que alguém pratique o mal.
Ontem eu terminei mais uma leitura, escolhi o livro - A REVOLUÇÃO DOS BICHOS - que livro Fantástico! Aconselho a leitura! (Comentário Aleatório)
Obrigada pelas dicas
Legal Debs, to com esse livro aqui na minha lista de ler mas sou ainda muito bocoioh pra entender direito. Um dia eu chego la.
Vale muito a pena
Olá excelente tarde! Muito bom esse livro.
Cara que vídeo FODA!!!!!!!!
Estou presa neste vídeo. Nossa quando tu falastes sobre Nietzsche eu já estava relembrando da época em que entrei numa vibe sombria da existência após um período de perder o chão lia Nietzsche góticos ouvia Chopin e fiquei meio obcecada com a biografia de Van Gogh com as circunstâncias da vida atribulada de diversas personalidades e com obras de arte como O Grito, eu ansiava por pertencimento. Não lidei bem com a destruição do sistema de crenças e valores que haviam me salvado ou tentei uma estratégia de contenção de danos. Foi um aprendizado mas não precisava ter sido um processo tão sofrido. Foi pra wishilist quero muito ler Chesterton. Obrigada por compartilhar!
@@fernandocarloto2291 Bah Fernando, tudo bom, que recomendação bacana a sua, vou procurar e espero sinceramente que seja a leitura 📖 📖 que tanto tenho buscado. Super agradeço tua dica, igualmente pra você pra tds excelentes leituras!
Afff Que aula, menina! 👏🏼👏🏼👏🏼
Adorei!
Ainda sou bem bocó, mas adoro quando vc cita no meio do vídeo pelo menos algum continho que já li. Me sinto um pouquinho menos inculta. 😁
Ah, e agora fez sentido o pq não ouvia tanto sobre Ockham. Ele compete com outros 3 motivos para a transição da mentalidade moderna. Essa contextualização é o que sinto mais falta para compreender a história. Então obrigada por isso! 👍🏼
Maravilhosa! Muito obrigada
Estou lendo o livro, e o achei pesado para compreender, sua explicação ajudou bastante.
Falta livros do C.S Lewis no canal. Amo seu canal ❤️❤️
Vou providenciar
Gostei do canal. Menina muito inteligente.
Muito obrigada 😁
Sensacional, Débora
Cada dia esse canal está melhor!!!!!
Esta aula me mostrou que eu tenho muita dificuldade, embora já desconfiasse.
Não desista! Mande aqui suas dúvidas
Chesterton e Ortodoxia são maravilhosos.
Deixar uma dica pra vocês: fujam da tradução da editora Mundo Cristão - é, eu sei, a busca pela tradução perfeita é um negócio que pode paralisar a gente - mas sério, essa tradução é a maior atrocidade já feita contra a obra de Chesterton.
Pq? Pode dá exemplos de porque é tão ruim? É a de capa laranja, né? Foi a que li e tenho aqui.
Up! Eu também quero saber as razões, suas idéias. De repente, é uma boa idéia.
Se a tradução foi feita por protestantes então corre o risco de ser péssima
Tudo é relativo; mas, como a "relatividade de tudo" está inclusa no "tudo", isso implica em que nem tudo é relativo. E eis que chegamos a um belo paradoxo.
Gostei demais, dessa aula. Maravilhosa!!!
Muito interessante!! Tenho curiosidade de ler esse livro! Gosto desta abordagem cristã existencialista que assume a limitação da compreensão humana! Jung tem uma visão parecida. Abraços
Louco por conhecimento!!!!
Parabéns, pela aula!
A ideia estoica nunca foi abandonar a vida material e sim que o individuo poderia ser feliz mesmo em em meio às dificuldades da vida, sem ter a ideia de controlar tudo, apenas seu comportamento, oque fazia muito sentido já que o império estava realmente em decadência.
Maravilhosa!
TODA PROUCIRA DE VOCÊS ESTAO EM CRISTO JESUS❤❤❤❤
Esse livro é realmente maravilhoso.
Esse materialismo/racionalismo extremo, ao ponto de o indivíduo achar que ele é a única coisa que existe e o mundo a sua volta é uma criação de sua mente, me lembrou o final do livro " O estranho misterioso" do Mark twain. Recomendo a leitura.
Caraca, esse vídeo resume a minha vida.
Bocozinha linda!!! Parabéns pelos seus conteúdos! De gosto MUUUUITO aprimorado e com empatia nas abordagens...
Débora parabéns pela aula, sua ditatica é maravilhosa! Edição linda do livro. 🤓❤
Muito Bom!! Olá Bocós tem mesmo que ler os Vedas.. os Upanishads, os Puranas, o Bhagavad-Gita...
Interessante é ver como essas questões são abordadas nas filosofias do oriente em particular no Hinduísmo e Budismo. Para essas filosofias a consciência ilimitada no Vedanta diz que o fundamento de tudo tem 3 atributos: SER, CONSCIÊNCIA, BEATITUDE, tudo ilimitado e absoluto. Na filosofia Samkhya o principio supremo não pode ser entendido pela mente humana e não tem atributos. Todas elas reconhecem a existência de um 2º principio que surge dentro do absoluto ilimitado, gerador do primeiro movimento, e a aparição de qualidades: de ação, inércia, e equilíbrio. Ou um principio limitador, de ilusão e restrição da consciência ilimitada. E por uma sucessão de camadas decrescentes, as força de inércia, restrição, obscurecimento da consciência, fará surgir no mundo e no homem o erro, a ignorância e o mal. Assim para essas filosofias o mal é consequência da ignorância da essência do mundo e do Ser. Portanto o despertar, o "acordar" elimina o mal, o erro, e cria a possibilita do retorno a fonte pura, verdadeira e ilimitada.
24:53 Mas existe alguma forma de admitir a origem da existência humana que não seja de nenhuma forma materialista? Precisaria no mínimo incluir seu corpo físico pra definir a existência humana
Acabei de comprar 🥰
Debora amei seu vídeo muito bom , simples ao mesmo tempo complexo porque exige um conhecimento breve sobre alguns assuntos como você disse .
Muito obrigada 😊
o chesterton confundindo teosofia com budismo foi lamentável. o livro em si é legal, o humor do autor é formidável, ele domina a arte da argumentação com lisura, mas eu não deixei de ser ateu depois da leitura desse título, como haviam presumido. ao contrário, fiquei mais convicto de que as pessoas precisam de suas ficções explanatórias. agora, um livro muito bom, bom mesmo, do chesterton é «contos de fadas e outros ensaios literários», para aqueles que gostam de crítica literária, claro.
Muito bom!
Trabalhar é pra louco, já diziam, hj tudo faz sentido
Gostei desse canal. Sou realmente um bocó
Onde eu acho essa edição para comprar? Alguém pode me passar algum link?
Sociedade Chesterton Brasil
Debs, faz uma análise de O Triste Fim de Policarpo Quaresma
Seria interessante mostrar o contraponto. Fala sobre o Sam Harris e tenta debater com ele a partir da sua perspectiva.
Que contraponto? Eu tô só lendo Chesterton. Ele já morreu. Esse moço pode ler o livro e fazer sua réplica.
Humn, entendo.😅
Ótimo vídeo!
Onde comprou essa edição de Ortodoxia?
Q resenha boa!
Olá! Existe um curso?! Um grupo?! Gostaria de participar.
Temos! Abre todo ano. Confere o site olabocos.com.br
Maravilhosa!!!👏👏👏👏
Ola não consegui achar a area de membros para acessar o restante. Obrigado
Oi Vinicius, nós temos a Academia Bocault, um curso que abre todo início de ano em JANEIRO. Assim que abrir, aviso aqui!
Tudo o que você disse só fez o resgate da ideia de Centro. Os ocidentais escrevem livros super extensos para reforçar esse único ideal. É preciso resgatar um conhecimento muito mais antigo e simbólico para reforça-lo de fato, de forma prática e integral. Essa filosofia não é própria dele, apesar de acrescentar um caráter cristão à ela... Posso estar falando abobrinha, no entanto, pois até hoje só tive contato com a filosofia clássica, que me ajuda diariamente. Vou dar uma oportunidade para o livro e volto aqui para dizer a experiência, parece ser muito bonito... Enfim, obrigada pela resenha :)
Só a Debs para me fazer voltar a querer ler Chesterton! estava com tanta raiva dessa editora ai que não queria nem nem chegar perto de Chesterton.
Eles demoraram muito pra mandar né?
@@academiabocaultO pior foi a pessima comunicação.
FINALMENTE! QUE SAUDADE
Voltei! Acertei os remédios dos doidos
Acabei de ler o Ortodoxia e fiquei meio sobrecarregado com as construções de Chesterton, ainda bem que sou parte dos bocós.
Uau, muito bom!
"O ateísmo é a doença da crença em Deus, a crença de que Deus não intervém no mundo" Jacques Lacan - psicanalista francês, 1975
O ser humano é paradoxal e quer domar a realidade com sua razão, como se a a razão humana fosse a razão de tudo o que existe. É claro que dá problema (e por isso minha profissão existe).
Recomendo a série Guerra do imaginário na Brasil paralelo, vai falar do legado apologético por meio da literatura de Chesterton, Lewis e Tolkien.
Conteúdo que enriquece
Em 12:51 alguém derrubou as panelas na cozinha ou foi um enorme trovão?!😅😅
Me assustei aqui.
Alguém cortando giro de moto......... os corno
Esse homem me deixou maluca com os 2 primeiros capítulos. Não entendia absolutamente nada. Não sei se foi a edição que comprei q era lixinho ou realmente a escrita dele é pra deixar a gente mais maluco a cada página
Essa garota está evoluindo intelectualmente muito bem. Parabéns pelo trabalho.
Deve ser legal acompanhar né 😂
Muito bom, uma pergunta, já estudou Olavo?
Muito bom 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
Essa parte do mal aparente é difícil engolir. É muita conveniência. Quero acreditar na bondade e ser bom, mas é difícil acreditar em uma bondade divina e que o mal só exista em face do livre arbítrio.
Recomendo a leitura de obras espíritas como “O Livro dos Espíritos” de Allan Kardec, além de obras platônicas e aristotélicas. Podem te ajudar
Comecei a ler o Ortodoxia e o entendimento tem sido difícil. Não me parece um livro palatável, espero que melhore ao longo da leitura, pois gostaria de ler outras conhecidas obras do autor.
opa, estou na mesma missão! vamos lá, major
me parece que os outros livros dele são mais fáceis. junto ao Ortodoxia, estou lendo os livros dele sobre o Padre Brown, e me parece que estes são mais leves.