COMO DOMINGUINHOS MORREU ?

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 6 жов 2024
  • Como Dominguinhos morreu?
    Dominguinhos foi um ícone da música brasileira, cuja influência se estendeu por diversas gerações. Sua maestria no acordeom e sua habilidade em fundir gêneros tradicionais como forró, baião e xote com elementos de jazz e bossa nova, criaram um estilo musical único que revitalizou e popularizou a música nordestina.
    José Domingos de Morais, conhecido artisticamente como Dominguinhos, nasceu em Garanhuns, Pernambuco, no dia 12 de fevereiro de 1941. Filho de mestre Chicão, um afinador e tocador de sanfona, e de Dona Mariinha. Dominguinhos foi imerso no universo musical desde cedo, influenciado pelo ambiente familiar vibrante e pela cultura rica de sua terra natal.
    Ainda na infância, Dominguinhos já demonstrava um talento precoce para a música. Com apenas seis anos, ele começou a tocar sanfona, um presente de seu pai, e logo se juntou aos seus irmãos Moraes e Valdomiro para formar o trio "Os Três Pinguins". Juntos, eles se apresentavam em feiras livres Anastácia. Anastácia já era uma letrista reconhecida, e Dominguinhos estava em ascensão como músico. A química consolidou-se como um dos maiores nomes da música brasileira. Seu talento como instrumentista e compositor lhe rendeu parcerias com grandes nomes da MPB, como Gilberto Gil, Gal Costa, Maria Bethânia, Elba Ramalho, Chico Buarque, entre outros.
    Mas foi com a chegada do novo milênio que Dominguinhos, voltou a ser reconhecido por sua carreira solo, gravando discos que se tornaram muito bem aceitos pela crítica e pelo público.
    Entre seus discos mais notáveis, destacam-se "Iluminado" de 2011, "Conterrâneos" de 2006, e "Chegando de Mansinho" de 2002, este último vencedor do Grammy Latino.
    Em seus anos finais o cantor e compositor, estava morando em Recife ao lado de sua terceira mulher Maria de Guadalupe. Foi quando recebeu o diagnóstico que estava com câncer de pulmão. Sua luta contra a doença já durava 6 anos, quando sua saúde começou a apresentar problemas mais graves.
    Em dezembro de 2012, ele precisou ser internado, devido a uma arritmia cardíaca e infecção respiratória. Ele precisou passar por uma cirurgia para colocação de um marca-passo.
    No dia 8 de janeiro, ele sofreu uma parada cardíaca, e sua família decidiu transferi-lo para o típicos do Nordeste foram usados por muitos fãs em uma demonstração de identidade cultural e respeito ao artista.
    O corpo de Dominguinhos foi então transportado para o Recife, onde um segundo velório foi realizado na Assembleia Legislativa de Pernambuco. A cerimônia no Recife começou nas primeiras horas da manhã, e os portões foram abertos ao público às 8 horas. Admiradores de Dominguinhos, alguns chegando antes do amanhecer, formaram longas filas para homenagear o mestre da sanfona. Músicos e sanfoneiros, seguidores de sua arte, se revezaram ao lado de seu corpo, tocando e cantando em tributo ao ícone que tanto influenciou a música regional e nacional.
    A ex-mulher de Dominguinhos, Guadalupe Mendonça, esteve presente em ambos os velórios, acompanhada pelos filhos do do músico, Mauro José Silva Moraes e Liv Moraes, unidos na dor e na celebração da vida de um dos maiores músicos do Brasil.
    Dominguinhos foi enterrado no Cemitério Morada da Paz em Paulista, Região Metropolitana do Recife, no dia 25 de julho de 2013. Porém, esse não era o desejo dele, e dois meses depois seu corpo foi levado para ser enterrado na sua cidade natal Garanhuns, onde houve um novo sepultamento no mesmo dia, no Cemitério São Miguel.
    A morte de Dominguinhos deixou um vazio no cenário musical brasileiro. Ele foi um dos maiores sanfoneiros e compositores do país, e sua obra influenciou diversas gerações de músicos. O "Poeta do Sanfoneiro" deixou um legado de músicas atemporais que continuam emocionando e inspirando pessoas em todo o Brasil.
    E foi assim que Dominguinhos morreu!
    Se você gostou deixe seu comentário e inscreva-se no canal!!
    Até o próximo vídeo!!

КОМЕНТАРІ • 12

  • @FabricioJovino-kn5kg
    @FabricioJovino-kn5kg 2 місяці тому +2

    Sou fã do grande mestre Dominguinhos.

  • @josexavier6195
    @josexavier6195 2 місяці тому +2

    Grande sanfoneiro bacana grande artista

  • @PauloAuberto-bx2en
    @PauloAuberto-bx2en 2 місяці тому +1

    Grande Dominguinhos um dos maiores representantes da música e cultura nordestina descansar em Paz 🎤🌵🌝🙏

  • @manuelvicente474
    @manuelvicente474 2 місяці тому +3

    ❤ GRANDE ARTISTA ❤

  • @joseaugustoalmeida6775
    @joseaugustoalmeida6775 2 місяці тому +1

    Dominguinhos era bom mas tinham muitos sanfoneiros bom

  • @robervaldeoliveiracardoso8020
    @robervaldeoliveiracardoso8020 2 місяці тому +2

    EU SEMPRE CURTI AS APRESENTAÇÃO DE DOMINGUINHOS E LUIZ GONZAGA QUE ERA UMA UMA FORMA DE ABRILHANTAR A MUSICA NORDESTINA, DEPOIS SURGIU OUTROS ENTRE ELES O QUE MAIS ME CHAMAVA ATENÇÃO ERA O FAGNER.

  • @joseaugustoalmeida6775
    @joseaugustoalmeida6775 2 місяці тому +2

    Para mim o melhor sanfoneiro foi Sivuca

  • @humbertoassumpcao1092
    @humbertoassumpcao1092 2 місяці тому

    MUITO BOM.
    MANDA A HISTÓRIA DE ZITO BORBOREMA

  • @Isadorasaibel
    @Isadorasaibel 2 місяці тому

    Faz sobre o kim jong il.

  • @Victor.vondoom
    @Victor.vondoom 2 місяці тому

    Como Stanley Kubrick morreu?

  • @manuelvicente474
    @manuelvicente474 2 місяці тому +3

    FIRST

  • @vitormarques3459
    @vitormarques3459 2 місяці тому

    Como Edith Piaf morreu