Os perigos do vape: substância mais viciante que o cigarro normal | Podcast UOL Prime #56
Вставка
- Опубліковано 7 лют 2025
- A repórter Talyta Vespa conversa com José Roberto de Toledo e traz dados de uma nova pesquisa do InCor (Instituto do Coração), que aponta problemas de saúde associados ao uso de vapes: doenças pulmonares graves, vício intenso e doenças respiratórias crônicas.
A jornalista destaca que, embora a Anvisa tenha proibido a venda e a propaganda de vapes, a fiscalização é ineficiente e o produto é facilmente encontrado em lojas físicas e online. Talyta também compartilha casos de jovens que apresentaram casos graves de saúde devido ao consumo intenso do vape.
Parabéns pela apresentação
Vcs são ótimos
Uma sugestão de reportagem
Ver como é vida d3 motorista profissional da estrada que só na madrugada
Os famosos motorista de transferência
Eu comecei a fumar em dezembro de 2023, porque minha namorada fumava, comecei fumando apenas quando bebia, que era no finais de semana, quando fui ve estava fumando todo dia, passei 2024 inteiro fumando pod, vicio terrivel, fumava quando acordava, fumava no almoço, fumava assistindo filme, fumava antes de dormi, fumava pra tudo, até que agora em janeiro de 2025, começou me dar uma falta de ar terrivel, umas pontada no peito, achei que iria morrer, fiquei 3 dias com falta de ar, ofegante, nao fui no hospital por vergonha, agora estou fumando cigarro ou palhero pq ja desenvolvi o vicio de fumar infelizmente, mas nenhum destes dois iria me matar em 1 ano, igual o pod quase me matou
Ainda em tempo pra vc parar o cigarro. Procura um tratamento e alguma atividade fisica pra ajudar com a ansiedade. Boa sorte!
Episódio legal! Parabéns à repórter pela matéria.
Inacreditável o tanto de defensores de vape nos comentários. Se você quer usar use pois cada um que sabe o que é melhor para si porém não fique fazendo apologia, que feio....
É a maneira que eles acharam de se enganar. Todo viciado defende seu vício com unhas e dentes
Apresentar estudos acadêmicos que contestam o conteúdo do vídeo, é apologia também?
@ Apologia mesmo é a apologia a violência e a corrupção que os proibicionistas querem. Viciados em opressão e dor. Pois é o que conseguem quando proibem de forma irracional e radical. É quando o desejo de castigar é maior do que o de ajudar
@@danielvelhobiolegal é que eu nao achei esses estudos que a uol sita, na materia da Talyta só fala de 3 pacientes com evali por conta de vape com thc, fato antigo ja sabido. E que um pneumologista disse que 1/15 dos passientes com problemas usam vape, o que não é uma estatística valida, visto que hoje muitos usam vape. O reino unido mesmo pelo que entendi nao ta proibindo por ser pior que cigarro, mas sim por ter aumentado o numero de usuarios que nao gostam de cigarro. Fora um caso do cara q fumou um pod de 15 mil push e foi parar no hospital com inflamacao generalizada, sem especificar marca ou sabor que ele vaporou, e mesmo esse caso o cara ficou bem depois.
Uol foi meio tendencioso nessa, pelo menos é o que parece, querem proibir com unhas e dentes ao inves de regulamentar produtos seguros, que segundo estudos do reino unido sao pelo menos 20x mais seguros q o cigarro
Minha ex fumava isso o dia inteiro. Por influência dela também comecei a fumar... é realmente muito mais fácil
Fumava até de madrugada se fosse ao banheiro ... péssimo hábito, eu parei e fiquei só no cigarro(o que é péssimo também), o que também estou tentando postar
Adorei que trocaram a tumb. Fiquei muito assustada quando vi a primeira. Excelente reportagem!
Mais um excelente episódio!!! Utilidade pública.
os podcasts do Toledo são muito bons! o único problema é o Toledo!
Muito boa reportagem.
UOL Prime ❤️
Puro horror sinistro bizarro TERRÍVEL
Os defensores da droga estão todos magoados com o podcast!
A galera literalmente dando piti por conta do uso da palavra "fumaça" ao invés de vapor. Comentar sobre os dados das pesquisas? Nada. Falar sobre o áudio da mãe cujo filho perdeu meio pulmão? "Lacração".
É uma galera que é intelectualmente desonesta (ou limitada) e muito da mau caráter. Querem mesmo tentar convencer de que vape faz carinho no pulmão - apesar de tudo que as pesquisas mencionam.
Melhor comentário!!! Vivemos numa sociedade de EMPRESARIOS DOS INFERNOS só interessadao no comércio. Só interessa o lucro.
legal é que eu nao achei esses estudos que a uol sita, na materia da Talyta só fala de 3 pacientes com evali por conta de vape com thc, fato antigo ja sabido. E que um pneumologista disse que 1/15 dos passientes com problemas usam vape, o que não é uma estatística valida, visto que hoje muitos usam vape. O reino unido mesmo pelo que entendi nao ta proibindo por ser pior que cigarro, mas sim por ter aumentado o numero de usuarios que nao gostam de cigarro. Fora um caso do cara q fumou um pod de 15 mil push e foi parar no hospital com inflamacao generalizada, sem especificar marca ou sabor que ele vaporou, e mesmo esse caso o cara ficou bem depois.
Uol foi meio tendencioso nessa, pelo menos é o que parece, querem proibir com unhas e dentes ao inves de regulamentar produtos seguros, que segundo estudos do reino unido sao pelo menos 20x mais seguros q o cigarro
Toledo na versão Tiozão rs🤣❤️
Meu Deus, que insanidade.
Parabéns a repórter pela democrática pressão ao maridão.
A Polícia Federal tem que entrar nisso, pelo Amor De Deus!!
Qual a diferença entre o Vape e o Iqos? Os danos a saúde são os mesmos para os consumidores de IQOS?
Sentindo a idade pesar. Indo no googlempesquisar Iqos rs
É uma marca de tipos de cigarros eletronicos. A maior parte de aquecimento sem queima
As pessoas fumam normalmente em locais públicos. Dando um péssimo exemplo.
A SORAHYA TRONICH SE REVELANDO😂😂😂😂.
Cool!
😊❤😂😊🎉😊🎉😊🎉😊
❤😂🎉😢😊😊😊
🆒🆒🆒🆒🆒🆒🆒🆒🆒🆒🆒🆒
Guerra contra cigarros desde 2009, agora vape, tudo isso para o TRÁFICO DE DROGAS crescer????Em comércio legal, AEROPORTOS, lavadores SUPERMERCADOS, é sobre isso???????LIBERA TRÁFICO DE DROGAS JÁ, cobrança de IMPOSTOS se está em cada esquina.
Royal College of Physicians. (2016). Nicotine without smoke: Tobacco harm reduction.
Principais conclusões do relatório:
Os cigarros eletrônicos são provavelmente cerca de 95% menos prejudiciais do que os cigarros tradicionais.
O principal dano causado pelo tabagismo vem da inalação de produtos químicos tóxicos gerados pela combustão do tabaco, algo que não ocorre com os dispositivos de vape.
Embora os vapores contenham nicotina e outros compostos químicos, a ausência de combustão reduz significativamente a exposição a substâncias cancerígenas e outras toxinas presentes na fumaça do cigarro convencional.
O uso de cigarros eletrônicos pode ser uma ferramenta eficaz para ajudar os fumantes a parar de fumar.
você vende cigarro eletrônico né?
@@tiago2504 Não vendo e nunca vendi. Estou aqui para expor os fatos, não para ganhar dinheiro. Qual é a dificuldade em entender que essa reportagem não é a verdade absoluta? Incluí referências de 5 estudos científicos que contestam o conteúdo do vídeo. Você chegou a ler algum? Se quer me contestar, apresente uma referência científica que prove que estou errado. Simples assim.
Essa pesquisa foi atualizada e o cigarro eletrônico é 98% seguro.
Você sinceramente acredita que " O uso de cigarros eletrônicos pode ser uma ferramenta eficaz para ajudar os fumantes a parar de fumar." a industria do tabaco ia investir tanto, em algo que, segundo estudo que você cita, vai reduzir o proprio mercado consumidor? Isso sequer faz sentido, quem quiser fumar que fume, mas acreditar que industria tabagista quer reduzir o consumo de tabaco é piada, depois virá o que? a Ambev querer diminuir o consumo de alcool ? kkkk
@ Leia a pesquisa que você vai entender.
A proibição é puramente política para decidirem os tributos e os monopólios. Uma verdadeira máfia.
Não tem ninguém pensando na saúde.
Public Health England (PHE). (2015). E-cigarettes: an evidence update.
Este relatório também concluiu que os cigarros eletrônicos são cerca de 95% menos prejudiciais do que os cigarros tradicionais e recomendou que eles fossem promovidos como uma ferramenta de redução de danos para fumantes.
Estamos em 2025 amigo kkk a ciência já progrediu muito
@ELT00NNN então coloca a referência bibliográfica dessa suposta progressão! Caso exista.
@@danielvelhobio pesquise no google "Are electronic cigarettes and vaping effective tools for smoking cessation? Limited evidence on surgical outcomes: a narrative review" . Trata-se de um estudo publicado no Journal of Thoracic Disease e divulgado no site oficial da Livraria Nacional de Medicina dos EUA. Esse estudo analisa varias evidências cientificas dos efeitos desse produto. Se nao quiser ler o texto todo, desce ate "Summary", la contém a conclusão a que chegaram quanto à análise de estudos e estatísticas já existentes sobre o assunto. Eles inclusive questionam a integridade do método dos estudos que demonstraram que ele seria uma boa ferramenta para parar de fumar.
Vendes vapes????
@@crisfredrich8607 Não vendo e nunca vendi. Pq vc acha que eu vendo? Só pq questiono as falácias da reportagem?
Vape descartável ou não é vape do mesmo jeito.
Vicia mais é palhaçada.
Uol, chama um especialista!
"UOL, chama alguém que vai mentir que vape não faz mal, pelo contrário, faz carinho no pulmão".
@markciconne com esse tipo de argumento... Encerro por aqui.
@ Também acho que com seu tipo de argumento você não deveria nem ter começado, p4sp4lhã0. Xispa mesmo. Um favor a todos.
Sim... Existem restrições de " bobeira" mesmo!!! VÃO ESTUDAR!!!!! TOLEDO NÃO FARIA UM PODCAST SEM O MÍNIMO DE CUIDADO!!!!
Quando o "profissional" fala que o vape solta fumaça, eu já desprezo os argumentos. Será que eles não sabem a diferença entre vapor e fumaça?????
Você usa vape?
@@TolavinhoPela reação dele, provavelmente é hahahaha
Reação clássica de adicto ao ser confrontado com os malefícios do vício.
Eu já fui assim.
Pois é, Daniel. Falam sobre o que não sabem.
Vapor é diferente de fumaça!
É assim que você mantém o conforto psicológico ao ser exposto a informações desconfortáveis?
Por uma questão de terminologia? Vocês se fazem. Só pode.
Cigarro, narguile ou vape, dizer que um vicia mais do que outro me parece mais uma suposição. As pessoas consomem todos os tipos de entorpecentes, fato. O maior problema é a falta de regulamentação e controle, então produtos nocivos e de baixíssima qualidade acabam sendo oferecidos. Eu não sou fumante, e achei essa matéria tendenciosa já que as histórias e os sintomas relatados são os mesmos do cigarro!
Dizer que vape é mais viciante é um absurdo. É um aparelho feito pra tabagista largar o cigarro.
HAHAHAHAHAHAHA "um aparelho feito" para combater o fumo? HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAH
Ué?
Não fazem mais adesivos de nicotina?
@markciconne só pesquisar um pouquinho sobre redução de danos. Bota no Google NHS Reino Unido e você vai ver que o "SUS" inglês DÁ vape pra tabagista largar o cigarro à combustão.
@@alexandrevaladares2841A melhor forma de reduzir danos é abstinência.
@deborello sim, também é uma forma de entregar nicotina mas o adesivo não ajuda no vício mecânico.
Mesma coisa que cigarro, uma ova!
Pois eh. Só o vicio que é igual. Pro pulmão a desgraça pode chegar muito muito mais rápido com cigarro eletrônico.
Farsalinos, K. E., & Polosa, R. (2014). Safety evaluation and risk assessment of electronic cigarettes as tobacco cigarette substitutes: a systematic review.
Publicado em: Therapeutic Advances in Drug Safety
DOI: 10.1177/2042098614524430
Principais conclusões:
Uma revisão sistemática que avaliou a segurança dos cigarros eletrônicos em comparação com os cigarros tradicionais.
Concluiu que os dispositivos de vape apresentam riscos significativamente menores à saúde, principalmente porque evitam a combustão do tabaco, que libera milhares de substâncias tóxicas.
Embora os líquidos para vape contenham nicotina e outros compostos, os níveis de exposição a toxinas são muito inferiores aos encontrados na fumaça do cigarro.
Se você usasse essa disposição de defender coisas ruins na vida pra tentar parar de fumar, já seria bem sucedido nisso e muito mais saudável.
O que você tá fazendo com a sua vida, cara?
@@Tolavinho Sempre estudando e não acreditando bovinamente no que eu escuto na internet! O que eu faço da minha vida não é da sua conta, jovem!
Um artigo mais novo
pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/33154031/
Results: Epidemiological studies, both cross-sectional and longitudinal, show a significant association of e-cigarette use with asthma and COPD, controlling for cigarette smoking and other covariates. ….. . Laboratory studies consistently show an effect of e-cigarettes on biological processes related to respiratory harm and susceptibility to illness, with e-cigarette conditions differing significantly from clean-air controls, although sometimes less than for cigarettes.
@@FeScully Mais do mesmo. Mostra os malefícios do vape, óbvio que existem, ninguém fala que é inofensivo. Mas tb não prova que o vape faz mais mal ou seja a mesma coisa que o tabaco.
@@Tolavinhoo lance é que o que o uol está fazendo empurra pessoas que migraram pro vape de volta pro cigarro, só ler os comentarios aqui, sendo que estudos do reino unido apontam ser 20x menos prejudiciais q cigarros
Eu ouvindo esse episódio no mesmo dia em que minha médica disse que eu tenho que substituir o cigarro pelo cigarro eletrônico e brincou que iria anotar na receita … 🫥
Maluquice! Fui doar sangue e não pude por causa do vape. É preciso estar limpo por 2 anos em média, enquanto o cigarro basta deixar de fumar por algumas horas. Fiquei horrorizada
@ Isso é um absurdo. Não temqq base científica. É uma técnica de desestímulo sem fundamento. Uma coisa parecida quando impediam homosexuais de doar sangue. Moralismo que mata
Sua médica esta sabendo, sabe ler artigos científicos e deve estar seguindo as orientações da Cochrane e do New England Journal of Medicine. Ambas instituições (editoras de publicações científicas de prestigio) apoiam o uso para esse fim
@@camilacosta3078 🤯
legal é que eu nao achei esses estudos que a uol sita, na materia da Talyta só fala de 3 pacientes com evali por conta de vape com thc, fato antigo ja sabido. E que um pneumologista disse que 1/15 dos passientes com problemas usam vape, o que não é uma estatística valida, visto que hoje muitos usam vape. O reino unido mesmo pelo que entendi nao ta proibindo por ser pior que cigarro, mas sim por ter aumentado o numero de usuarios que nao gostam de cigarro. Fora um caso do cara q fumou um pod de 15 mil push e foi parar no hospital com inflamacao generalizada, sem especificar marca ou sabor que ele vaporou, e mesmo esse caso o cara ficou bem depois.
Uol foi meio tendencioso nessa, pelo menos é o que parece, querem proibir com unhas e dentes ao inves de regulamentar produtos seguros, que segundo estudos do reino unido sao pelo menos 20x mais seguros q o cigarro
Cool!
😊❤😂😊🎉😊🎉😊🎉😊