@Theires Fagundes Quando estamos diante de uma situação difícil, costumamos dizer a coisa tá ruça. Ruça ou ruço significa pardacento ou grisalho. Contudo, segundo o dicionário Houaiss, no caso da expressão citada o significado é de "complicado, cheio de adversidades, de dificuldades; perigoso, apertado". Agora russa é o adjetivo relacionado a russia
Que bonito o Wally falar de Luiz Gonzaga. Um cara do sudeste falando a uma russa sobre um ícone do nosso nordeste me deu a amplidão de quão Gonzaga falava do Brasil. Fiquei emocionado. Obrigado!
"Parecia até um frevo" pois a dança tradicional russa, de se agachar e se sustentar por uma única perna e trocar rapidamente lembra o frevo, dança tradicional de Pernambuco. Se alguém se interessa por música, vejam o vídeo do violonista, Yamandu Costa, em que ele fala sobre a relação do chorinho carioca e a música russa.
Foi uma surpresa ouvir uma homenagem bonita como a sua ao grande e inesquecível Luiz Gonzaga. Sempre gostei dele, do jeito que cantava falando errado, mas como um poeta. Eram letras simples e ricas, de quem compunha com muita sensibilidade. Quando era pequena, tinha uma tia que cantava "Assum preto" , um primor de letra. Chorava baldes, imaginando a dor do pássaro e ficava indignada com a maldade de quem lhe furara "os óio". Legal levar a Dasha a conhecê-lo. Recentemente, conheci um pouco da literatura russa e me apaixonei. E olha que eram traduções. Sensacional! Tudo de bom pra vcs!
A "redescoberta" do Gonzagão nos anos 60, relançado pelo tropicalismo (Caetano Veloso gravou Asa Branca, ainda em Londres) teve um gatilho curioso revelado pelo mesmo Ganzagão numa entrevista, acho que n'O Pasquim, que foi assim: "a coisa tava ruim, eu estava desanimado e por acaso encontrei o Carlos Imperial que me perguntou: como estão as coisas? Respondi que tava ruim, sem trabalho, ninguém queira mais minha música. Aí ele disse: pode deixar, vou espalhar que os Beatles vão gravar a Asa Banca." Eu era adolescente no interior de Minas e lembro de ouvir na rádio: os Beatles vão gravar Asa Branca. E assim a música dele entrou de novo no circuito da MPB. Foi no final da década de 60.
Tentei explicar pra uma russa que o sofrimento da neve lembra o sofrimento da seca mas não consegui. A Dasha percebeu a semelhança imediatamente. Sou de Crato. Vizinho de Exu. As duas cidades tem muita relação. Nós temos uma festa no mês de julho chamada Expocrato. Deveria estar começando hoje. Mas pela primeira vez na história não vai haver. Isso está me fazendo chorar.
Eu sou de Natal-RN e por aqui , como em todo o nordeste, o Luiz Gonzaga se ouve desde o berço, mesmo que você nem saiba que é ele quando criança, mesmo um metaleiro nordestino conhece a obra do Luiz e o respeita pra valer!Falei isso tudo pra dizer que a primeira vez que ouvi falar que existia a Rússia foi através do pagode russo!O legal também é que em meio a um forró você percebe uma linha melódica e de harmonia que remete a canções e arranjos russos verdadeiros!Claro, só depois de mais velho percebi isso, mas é incrível: todo mês de junho nas festas do São João essa canção toca , sem ela o São João não é completo, qualquer trilha sonora de São João tem um pedaço da Rússia!Valeu galera pelo canal show de bola!Valeu!
Assum preto, 17.700, Luiz respeita Januário... Ele tem muita música boa, mas Asa Branca até hj me marca com uma imagem, saímos do Nordeste em 80 num período perpetuado como “fome de 70” q durou dez anos... e me lembro de ir na casa de uma parente chamada Corina deixar os móveis do meu quarto, eu tinha 3/4 anos, mas me lembro da terra seca e de olhar pro terreiro pela última vez e sentir pena de deixar minha terra! Nunca mais voltei na minha amada Garanhuns... esse vídeo e o Wally recitando Asa Branca me levou pra’quele fim de tarde no sítio de Corina! 😓❤️
Olha, Mandaram bem, homenageando Luís Gonzaga, com esse Vídeo.Eu, também emocionei. E a Música Brasileira perde o Pai e o Filho, Luís Gonzaga e Gonzaguinha, em um Pequeno Espaço de tempo. Abraços
Sou muito fã de Luiz Gonzaga. Ele pra mim é o maior expoente da música brasileira e representa o Nordeste como ninguém. Não tenho palavras para descreve-lo.
Li Vidas Secas. Escuto Gonzaga. Conheço o sertão. Hoje escuto ele e sinto gostos e cheiros. Mas só entendi a seca, quando a vi e senti o imenso calor daquele chão. Todo brasileiro deveria conhecer aquela terra com sua gente lutadora. A poesia, as esculturas. Magnífico e sofrido.
Sou nordestino e adorei ver vocês falarem sobre o Luís Gonzaga, que colocava em música de uma maneira magnífica sobre a luta do nosso povo. Adoro o canal de vocês, sigam sem ir direto ao ponto, isso é maravilhoso. São muitas músicas lindas como o Wally falou, mas Asa Branca é minha preferida. Wally se você conhecer fala sobre o Zé Ramalho também, sou de João Pessoa e tô puxando a sardinha pra minha terrinha hahaha. Abração pra vocês e para os babys.
Pois é, parece que boa parte dos brasileiros preferem esquecer que o Brasil começou no Nordeste! Logo, o que há de mais forte e genuíno no que podemos chamar de cultura brasileira, tem ou terá suas raízes desta região!
Oi Wally e Dasha. Sou do Ceará e gostei demais de como vocês falaram sobre o Gonzagão, rsrsrs. A música Asa Branca é de autoria de Renato Teixeira, grande amigo de Luiz Gonzaga. Existe no youtube uma versão linda dessa música cantada pelo Demis Roussos, linda mesmo. O Nordeste, principalmente o Ceará, sofre muito com a seca e a escritora Raquel de Queiroz retratou muito bem esse problema climático no seu livro de estréia, O Quinze, vale a pena a Dasha conhecer, será mais outra informação sobre a primeira mulher a entrar na Academia Brasileira de Letras. O Nordeste brasileiro tem uma cultura muito grande. E ver vocês comentando sobre os grandes músicos nordestinos é gratificante. Parabéns.
Já estou esperando a parte 2. Luiz Gonzaga é um gênio nordestino. Minhas músicas favoritas: A Morte do Vaqueiro, Asa Branca, Ave Maria Sertaneja, Saudade do Velho.
Estava explicando essa música, o gênero musical Forró e as festas juninas para um mexicano e um galego. Tenho tanto orgulho de nossas histórias, arte, cultura ❤ Estou aguardando Respeita Januário ❤❤❤ Vcs são maravilhosos 😍😘
Muito bom, Wally e Dasha. Conheci através da Olga do Brasil. Como nordestino, é sempre emocionante relembrar a nossa história, o nosso povo, as nossas lutas e através das músicas de Gonzagão. Amei! Ganharam mais um inscrito!
Dasha e Wally, Asa Branca é uma música incrível. Umas das melhores definições do regionalismo universal da geração de 45, da qual o Graciliano Ramos fazia parte. A ideia de um indivíduo envolto em um cenário infrutífero e infértil com a esperança de dias melhores extrapola qualquer limitação geográfica ou, até mesmo, material. Ótimo vídeo, parabéns!
Meus avós são de uma cidade próxima a Exu, Ouricuri, e sempre que alguém cita Luiz Gonzaga, minha vó enche os olhos d´água ao lembrar do enterro dele. Ela foi pessoalmente com meu avô, junto com milhares de pessoas, acompanhar o cortejo
Wally guarde bem o que irei te falar cara. Aproveite ao máximo esse trecho da sua vida, enquanto ainda está nesse trecho dela, com viagens onde conhece outras culturas, outras cidades, povos e hábitos diferentes. Profissionalmente conheci o Brasil todo e as diferentes culturas existentes de norte a sul. Fiz amigos em todo o Brasil e documentei como pude, tudo que conheci nesta imensidão de país. O tempo passa muito rápido, e frequentemente me vejo lembrando da época em que viajava dessa forma e fico bastante feliz em ter documentado com fotos, tudo que vivi. Sinto você vivendo fase semelhante agora, com a vantagem de perceber seu interesse, sua curiosidade de colocar toda sua cultura adquirida até o momento, para interpretar tudo que chega a você, nesse sentido. Acho você inteligente, interessantemente curioso em conhecer culturas diferentes das que vive, quando conhece o nordeste, norte ou até mesmo a Russia, quando vai pra lá. Aliás, vai aqui um toque que incrivelmente, pode ser que você não tenha notado ainda... Você já percebeu o valor que você da a culturas diferentes, o respeito e a curiosidade com que você trata esse assunto?? Será que profissionalmente em seu futuro não existirá um gancho para isso em sua vida não, meu irmão?... Abraço enorme e firme pra você cara! E um respeitoso beijinho na alva e delicada mão de Lady Felício Shtukaturova, este presente com que a grande mãe Russia, nos brindou, deixou sob sua guarda e é por quem teus sinos dobram. Abraço!!!
Maravilhosas referências musicais, como sempre. =] Por favor, mais! Aliás, Asa Branca me remetia muito a uma flauta q eu tinha quando pequeno e tentava tocar essa música hahaha. Mas ae durante a faculdade tive a oportunidade de fazer um projeto social lá no meio do sertão e bem perto de onde o Luiz Gonzaga nasceu. Sério! Quando você OLHA com seus próprios olhos o gado se equilibrando em suas patas morto-vivo de tão desnutrido e desidratado; ou quando vc vê as feiras de rolo, a cidade há meses (! sem hipérboles aqui) sem água e sem chuva, chão rachando; quando umas pessoas hiper simples vindo a pé pra cidade pequena pra ter um atendimento médico bem básico, mas ae quando vc pergunta de onde vieram eles apontam pra serra no horizonte, muitooo longe, mas prontos na fila do posto às 6am... vindo A PÉ... sério, depois q vc vê isso, a música ganha um significado inexplicável. Vc sente ela no ar e na pele das pessoas do sertão.
"Minha vida é andar por esse país, pra ver se um dia descanso feliz!!!"...não lembro o nome da música. O filho dele, Gonzaguinha, foi um compositor incrível...
Belíssima homenagem ao Rei do Baião! Parabéns! Ele deixou muitos seguidores que continuaram com sua obra, Dominguinhos, Sivuca dentre muitos outros que até hoje se espelham e o tem como referência.
Também tem a questão de que sair do Nordeste, naquela época, sem estudos e qualificações, era chegar numa região hostil, desconhecida, onde eramos vistos como sub-humanos, "Paraíbas", e boa parte tinha como meio de sobrevivência a Lavoura. Uma habilidade inútil nos grandes centros onde os empregos eram em maior parte na Construção Civil e indústrias. O Rio de Janeiro e São paulo tinham vantagens pra quem apresentava aptidões artísticas na música, caso do Gonzaga, dentre tantos que imigraram, que pôde ser descoberto e revelado ao mundo a partir dali. Agradeço pela menção da nossa Cultura no Canal. Os Nordestinos tem muito Carinho pelo povo, a arte e cultura Russa.
Vi na televisão um menino de uns 10 anos - de origem russa - de SP, acho, aficcionado pela cultura nordestina e pelas músicas de Luiz Gonzaga; estava vestido e com chapéu tipo cangaceiro..
Wally, mostra mais da nossa cultura nordestina. Me sinto muito feliz contigo falando sobre o NE. Sou de Pernambuco e acho muito legal alguém do sudeste falando daqui, já na maioria das vezes o pessoal fala mais do Rio ou SP. Aqui a gente tem muita coisa pra mostrar. Poderia até fazer uma lista de gírias nordestinas, com os inscritos ajudando pra Dasha tentar entender o que significa :D
Quando o Wally mencionou Vidas Secas, na hora me veio a cabeça um livro que li quando era adolescente, chamado Justino o retirante; que retrata a vida dos retirantes a partir da visão de uma criança. Por ser um livro infanto-juvenil, fica a dica de leitura pro Igor, e pra todos.😉😚
Wally é legal você apresentar tanto da Cultura e todos esses artistas para a Dasha, ah e tem muitos canais de react de músicas e formas de tocar sem perder a monetização, confere ae 😉👍🏻 porque seria legal ver a reação da Dasha ouvindo ao vivo! 😎✌️🏻
Infelizmente, muitos brasileiros de outras regiões menosprezam o nordeste quando temos uma riqueza cultural e histórica imensa. Viva Luiz Gonzaga, Viva o nordeste.
Muito bom Wally e Dasha! Adorei. Sou da terra do Gonzagão (Pernambuco).. obrigado por matar essa curiosidade de mostrar para um russa o Pagode Russo! E aproveitamento para responder, essa é minha música favorita dele! São poucos compositores que misturam culturas, aparentemente, tão distintas como a brasileira e a russa. E no caso do Gonzagão fica ainda mais especial, por além de ser de uma época onde não se tinha muitas informações como temos hoje.. ainda ser de um povo que a cultura ainda é subestimada.
Vídeo incrível sobre essa pessoa incrível com um casal incrível. Sou de Pernambuco e já visitei alguns lugares do Nordeste, principalmente sertão. E Asa Branca é uma música que passa a realidade do sertão, já passei por lugares onde estava com alerta de umidade baixa, 10% de umidade do ar, 35°C...
Missa dos vaqueiros. No Nordeste não chamamos boiadeiro, sim vaqueiro. Parabéns por divulgar o Rei do Baião. Fiz um cruzeiro no mar báltico e levei o CD do Pagode Russo para celebrar o aniversario de milha filha.
"Deus quando fez o mundo, fez tudo com primazia, cobrindo o céu e a terra repletos de fantasia. Ao sul deu a riqueza, ao planalto a beleza e ao Nordeste a Poesia"
Tem uma música dele chamada "Forró no Escuro". Eu acho que o refrão fala muito da representatividade de Gonzagão para o povo nordestino: "O candeeiro se apagou. O sanfoneiro cochilou. A sanfona não parou. E o forró continuou" Ele partiu dessa vida ( "O candeeiro se apagou. O sanfoneiro cochilou"), mas a música que ele tanto representou e fez ser conhecida Brasil a fora continua viva ("A sanfona não parou. E o forró continuo"). Viva Gonzagão!!!
Amo a forma romântica que os temas são tratados, valorizar a importância de nossas raízes, são a receita para compreendermos o que são coisas importantes.
Muito massa ver vocês falando de Luiz Gonzaga e da cultura da minha terra. Falando do filme citado, e da tua explicação da Asa Branca, lembro quando fui assistir esse filme com meu avô, e quando chegou no momento que o Luiz Gonzaga vai embora, pude ver meu avô se emocionando e se identificando, por já ter passado por isso na sua vida. Parabéns pelo vídeo Wally e Dasha!
Boa tarde! Paz e bem! Muito bem apresentado pelo Wally as músicas e até a emoção que elas trazem. Dasha também poderia falar de uma música que apresente a alma de alguma etinia russa ou do povo como um todo.
wally é muito bonito de ver o seu modo de falar com a Dasha e a sua atenção em explicar a cultura brasileira para sua esposa, parabéns, felicidades pro casal.. faz videos da URSS, cultura e o que os russos pensam a respeito. abraços
Quando vocês vierem a Pernambuco, visitem em Recife, dentre os tantos, o museu Cais do Sertão, no Marco Zero da cidade. O acervo a a história do homem do nordeste, especialmente do sertão são riquíssimos, além dos diversos recursos tecnológicos utilizados para contar a história. Um abraço.
Cara, willi, tenho muito orgulho do seu canal, vc não apaga a origem de ninguém e de nenhum estado, vc respeita demais a nossa cultura, sério meus parabéns
Eu amei demais! Adoro meu Nordeste, a cada letra, a cada história sobre o Luiz Gonzaga me arrepia a alma. Asa Branca é o hino do Nordeste e Luiz Gonzaga é um dos nossos heróis. Ainda lembro quando criança ver muitas vezes meu bisavô já bem velhinho assistir e chorar com as músicas de Luiz Gonzaga. ❤️
Poxa, até eu me emocionei. Wally, como nordestina eu o agradeço. Eu gosto muito das músicas : Karolina com K, A vida do Viajante , que ele canta com o filho Gonzaguinha. Pagode Russo é o hino do São Jõao.
Wally só pode ser forrozeiro que nem eu! Ganhou um inscrito! Tenho uma amiga russa forrozeira e um conhecido Brasileiro que já dançou Pagode Russo em Moscou! :) E... Wally de cabelo curto lembra Danilo do D. Zefa! Abração Wally! Abração Dasha!
Sou filho de uma filha de russos com um sergipano. Eu brinco que sou uma mistura de cossaco com cangaceiro haha.
Ilário sua observação sobre a mistura. kkkkk
isso prova que amor não tem fronteiras.
Chapéu, espingarda, armadura leve, montaria, especialização em ambiente extremo. Mais em comum do que eu tinha parado pra pensar.
O potencial de ser o Ditador da terra é gigante
Mostra a ela a Fazenda carnauba de taperoa paraiba terra de ariano suassuna misyta a ela amigo
@@jonathasmarques5725 Eu sempre achei o Brasil e a Rússia próximos.
Eu sonhava _com uma_ russa _reagindo_ ao _Pagode Russo_ - Luiz Gonzaga
_'Sonho realizado'_ 🇸🇮
Mas essa bandeira aí é da Eslovênia?
@@marceloalkmim6959
Hahaha
'Procurei, procurei, tava difícil;'
Esse brasão etc..
_'estava meio suspeito'_ 🇷🇺👍
Sempre pensei nisso também. Aqui no Brasil a palavra "russo" ou "russa" pode ser sinônimo de difícil. Ex: A coisa tá russa.
@Theires Fagundes Quando estamos diante de uma situação difícil, costumamos dizer a coisa tá ruça. Ruça ou ruço significa pardacento ou grisalho. Contudo, segundo o dicionário Houaiss, no caso da expressão citada o significado é de "complicado, cheio de adversidades, de dificuldades; perigoso, apertado". Agora russa é o adjetivo relacionado a russia
@@OndeEstaWallyTV Desculpa a ignorância e obrigado pelos esclarecimentos.
Que bonito o Wally falar de Luiz Gonzaga. Um cara do sudeste falando a uma russa sobre um ícone do nosso nordeste me deu a amplidão de quão Gonzaga falava do Brasil. Fiquei emocionado. Obrigado!
Só fala merda 😅
Sou completamente apaixonada por Luiz Gonzaga! Viva Luiz, viva o NE!
"Parecia até um frevo" pois a dança tradicional russa, de se agachar e se sustentar por uma única perna e trocar rapidamente lembra o frevo, dança tradicional de Pernambuco.
Se alguém se interessa por música, vejam o vídeo do violonista, Yamandu Costa, em que ele fala sobre a relação do chorinho carioca e a música russa.
Herança russa é o nome deste documentário.
Foi uma surpresa ouvir uma homenagem bonita como a sua ao grande e inesquecível Luiz Gonzaga. Sempre gostei dele, do jeito que cantava falando errado, mas como um poeta. Eram letras simples e ricas, de quem compunha com muita sensibilidade. Quando era pequena, tinha uma tia que cantava "Assum preto" , um primor de letra. Chorava baldes, imaginando a dor do pássaro e ficava indignada com a maldade de quem lhe furara "os óio". Legal levar a Dasha a conhecê-lo. Recentemente, conheci um pouco da literatura russa e me apaixonei. E olha que eram traduções. Sensacional! Tudo de bom pra vcs!
A "redescoberta" do Gonzagão nos anos 60, relançado pelo tropicalismo (Caetano Veloso gravou Asa Branca, ainda em Londres) teve um gatilho curioso revelado pelo mesmo Ganzagão numa entrevista, acho que n'O Pasquim, que foi assim: "a coisa tava ruim, eu estava desanimado e por acaso encontrei o Carlos Imperial que me perguntou: como estão as coisas? Respondi que tava ruim, sem trabalho, ninguém queira mais minha música. Aí ele disse: pode deixar, vou espalhar que os Beatles vão gravar a Asa Banca." Eu era adolescente no interior de Minas e lembro de ouvir na rádio: os Beatles vão gravar Asa Branca. E assim a música dele entrou de novo no circuito da MPB. Foi no final da década de 60.
Ótima história; parabéns!!
Pode até não ser verdade, mas era bem a cara do Carlos Imperial...
Tentei explicar pra uma russa que o sofrimento da neve lembra o sofrimento da seca mas não consegui. A Dasha percebeu a semelhança imediatamente. Sou de Crato. Vizinho de Exu. As duas cidades tem muita relação. Nós temos uma festa no mês de julho chamada Expocrato. Deveria estar começando hoje. Mas pela primeira vez na história não vai haver. Isso está me fazendo chorar.
Dasha é cheia de graça,sensibilidade e inteligência.
Fui em Crato ano passado em trabalho de campo com a faculdade, lugar lindo como todo sertão nordestino. 😊
Hoje era o dia pra estar na fila da Casa de Farinha pra comprar beiju pro café da tarde...
sdds ExpoCrato
Olá, conterrâneo cearense! :)
@@brunapviana Olá!
Eu sou de Natal-RN e por aqui , como em todo o nordeste, o Luiz Gonzaga se ouve desde o berço, mesmo que você nem saiba que é ele quando criança, mesmo um metaleiro nordestino conhece a obra do Luiz e o respeita pra valer!Falei isso tudo pra dizer que a primeira vez que ouvi falar que existia a Rússia foi através do pagode russo!O legal também é que em meio a um forró você percebe uma linha melódica e de harmonia que remete a canções e arranjos russos verdadeiros!Claro, só depois de mais velho percebi isso, mas é incrível: todo mês de junho nas festas do São João essa canção toca , sem ela o São João não é completo, qualquer trilha sonora de São João tem um pedaço da Rússia!Valeu galera pelo canal show de bola!Valeu!
Assum preto, 17.700, Luiz respeita Januário... Ele tem muita música boa, mas Asa Branca até hj me marca com uma imagem, saímos do Nordeste em 80 num período perpetuado como “fome de 70” q durou dez anos... e me lembro de ir na casa de uma parente chamada Corina deixar os móveis do meu quarto, eu tinha 3/4 anos, mas me lembro da terra seca e de olhar pro terreiro pela última vez e sentir pena de deixar minha terra! Nunca mais voltei na minha amada Garanhuns... esse vídeo e o Wally recitando Asa Branca me levou pra’quele fim de tarde no sítio de Corina! 😓❤️
Olha,
Mandaram bem, homenageando Luís Gonzaga, com esse Vídeo.Eu, também emocionei.
E a Música Brasileira perde o Pai e o Filho, Luís Gonzaga e Gonzaguinha, em um Pequeno Espaço de tempo.
Abraços
Viva Luís Gonzaga!!! Viva o Nordeste!! Viva o Brasil!! (Resende RJ)
-"Sabe o que não deixou de funcionar ainda?
-O que?
- Eu e vc."
Que iiiiiisso!?
👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼
Soldado promovido!
Soldado nada, Wally já é almirante de esquadra, duplamente condecorado e indo bem pra sua aposentadoria rsrsrs.
BrunoFrancaA kkkkkkkkkkk
@@BrunoFrancaA cara é marechal de guerra já, casa com uma brasileira q finge de russa q tem o pai militar kk
Ontem eu sonhei que estava em Moscou, dançando pagode russo na boate cossacou...
Já li cantando 😂😂😂
Parecia até um frevo naquele cai e não cai
Vem cá cossaco cossaco dança agora
Na dança do cossaco não fica cossaco foraaa heeeiiii
Vem cá coça, coça meu saco agora na dança do coçaco meu saco tá de fora kkkkkkkkk
@@vaquejadaeamor7478 eu cantava assim também....😂😂😂.
Sou muito fã de Luiz Gonzaga. Ele pra mim é o maior expoente da música brasileira e representa o Nordeste como ninguém. Não tenho palavras para descreve-lo.
Nosso Nordeste é maravilhoso!! Nossa cultura é rica demais e linda!! Luiz Gonzaga é nossa história! ❤❤
Luiz Gonzaga é orgulho do Brasil e orgulho do Nordeste.
Li Vidas Secas. Escuto Gonzaga. Conheço o sertão. Hoje escuto ele e sinto gostos e cheiros. Mas só entendi a seca, quando a vi e senti o imenso calor daquele chão. Todo brasileiro deveria conhecer aquela terra com sua gente lutadora. A poesia, as esculturas. Magnífico e sofrido.
Sou nordestina , de Pernambuco. E ao te ouvir falar me emocionei . Obrigada por explicar tão bem e com tanto sentimento 💕
Asa Branca é o hino do nordeste. Mas também é bom ouvir A Volta da Asa Branca. Amei a homenagem. 😘🌟🌟🌟
Como professora de Língua Portuguesa sempre trabalhei com letras de música em sala. Luiz Gonzaga sempre estava presente.
Sou nordestino e adorei ver vocês falarem sobre o Luís Gonzaga, que colocava em música de uma maneira magnífica sobre a luta do nosso povo.
Adoro o canal de vocês, sigam sem ir direto ao ponto, isso é maravilhoso.
São muitas músicas lindas como o Wally falou, mas Asa Branca é minha preferida.
Wally se você conhecer fala sobre o Zé Ramalho também, sou de João Pessoa e tô puxando a sardinha pra minha terrinha hahaha.
Abração pra vocês e para os babys.
"Vidas Secas" ótima indicação de literatura brasileira! Muito triste, verdadeiro e sensível!
Muito orgulho por ter brasileiros tão talentosos e atemporais como Gonzagão! ❤️
Pois é, parece que boa parte dos brasileiros preferem esquecer que o Brasil começou no Nordeste! Logo, o que há de mais forte e genuíno no que podemos chamar de cultura brasileira, tem ou terá suas raízes desta região!
Obrigada por esse vídeo! Uma nordestina aqui de Pernambuco se emocionou junto ❤️
Oi Wally e Dasha. Sou do Ceará e gostei demais de como vocês falaram sobre o Gonzagão, rsrsrs. A música Asa Branca é de autoria de Renato Teixeira, grande amigo de Luiz Gonzaga. Existe no youtube uma versão linda dessa música cantada pelo Demis Roussos, linda mesmo. O Nordeste, principalmente o Ceará, sofre muito com a seca e a escritora Raquel de Queiroz retratou muito bem esse problema climático no seu livro de estréia, O Quinze, vale a pena a Dasha conhecer, será mais outra informação sobre a primeira mulher a entrar na Academia Brasileira de Letras. O Nordeste brasileiro tem uma cultura muito grande. E ver vocês comentando sobre os grandes músicos nordestinos é gratificante. Parabéns.
Já estou esperando a parte 2. Luiz Gonzaga é um gênio nordestino.
Minhas músicas favoritas: A Morte do Vaqueiro, Asa Branca, Ave Maria Sertaneja, Saudade do Velho.
É incrível como você se empenha em mostrar o Brasil como um todo para a Dasha. Me encanta!
Estava explicando essa música, o gênero musical Forró e as festas juninas para um mexicano e um galego.
Tenho tanto orgulho de nossas histórias, arte, cultura ❤
Estou aguardando Respeita Januário ❤❤❤
Vcs são maravilhosos 😍😘
Muito bom, Wally e Dasha. Conheci através da Olga do Brasil. Como nordestino, é sempre emocionante relembrar a nossa história, o nosso povo, as nossas lutas e através das músicas de Gonzagão. Amei! Ganharam mais um inscrito!
Brilhante Wally. Retratou muito bem a agonia do sertanejo nordestino. Grande Luiz Gonzaga. Continue com essa série. PARABÉNS a Vocês
Magnífico Gonzaga, já vi o filme umas 10x
Dasha e Wally, Asa Branca é uma música incrível. Umas das melhores definições do regionalismo universal da geração de 45, da qual o Graciliano Ramos fazia parte. A ideia de um indivíduo envolto em um cenário infrutífero e infértil com a esperança de dias melhores extrapola qualquer limitação geográfica ou, até mesmo, material.
Ótimo vídeo, parabéns!
Meus avós são de uma cidade próxima a Exu, Ouricuri, e sempre que alguém cita Luiz Gonzaga, minha vó enche os olhos d´água ao lembrar do enterro dele. Ela foi pessoalmente com meu avô, junto com milhares de pessoas, acompanhar o cortejo
diretamente do Nordeste, Juazeiro do Norte - CE, assistindo Dasha e Wally
Eram músicas que representava e contava a história do meu povo nordestinos!
A placa tem que ser solicitada, se não o youtube não manda.
Wally guarde bem o que irei te falar cara. Aproveite ao máximo esse trecho da sua vida, enquanto ainda está nesse trecho dela, com viagens onde conhece outras culturas, outras cidades, povos e hábitos diferentes. Profissionalmente conheci o Brasil todo e as diferentes culturas existentes de norte a sul. Fiz amigos em todo o Brasil e documentei como pude, tudo que conheci nesta imensidão de país. O tempo passa muito rápido, e frequentemente me vejo lembrando da época em que viajava dessa forma e fico bastante feliz em ter documentado com fotos, tudo que vivi. Sinto você vivendo fase semelhante agora, com a vantagem de perceber seu interesse, sua curiosidade de colocar toda sua cultura adquirida até o momento, para interpretar tudo que chega a você, nesse sentido. Acho você inteligente, interessantemente curioso em conhecer culturas diferentes das que vive, quando conhece o nordeste, norte ou até mesmo a Russia, quando vai pra lá. Aliás, vai aqui um toque que incrivelmente, pode ser que você não tenha notado ainda... Você já percebeu o valor que você da a culturas diferentes, o respeito e a curiosidade com que você trata esse assunto?? Será que profissionalmente em seu futuro não existirá um gancho para isso em sua vida não, meu irmão?... Abraço enorme e firme pra você cara! E um respeitoso beijinho na alva e delicada mão de Lady Felício Shtukaturova, este presente com que a grande mãe Russia, nos brindou, deixou sob sua guarda e é por quem teus sinos dobram. Abraço!!!
Isso sim foi uma vida bem vivida. Bela história!
Maravilhosas referências musicais, como sempre. =] Por favor, mais!
Aliás, Asa Branca me remetia muito a uma flauta q eu tinha quando pequeno e tentava tocar essa música hahaha. Mas ae durante a faculdade tive a oportunidade de fazer um projeto social lá no meio do sertão e bem perto de onde o Luiz Gonzaga nasceu. Sério! Quando você OLHA com seus próprios olhos o gado se equilibrando em suas patas morto-vivo de tão desnutrido e desidratado; ou quando vc vê as feiras de rolo, a cidade há meses (! sem hipérboles aqui) sem água e sem chuva, chão rachando; quando umas pessoas hiper simples vindo a pé pra cidade pequena pra ter um atendimento médico bem básico, mas ae quando vc pergunta de onde vieram eles apontam pra serra no horizonte, muitooo longe, mas prontos na fila do posto às 6am... vindo A PÉ... sério, depois q vc vê isso, a música ganha um significado inexplicável. Vc sente ela no ar e na pele das pessoas do sertão.
Luiz Gonzaga visitava muito a casa de minha avó na cidade de Iguatu Ceará.
Orgulho do meu nordeste principalmente do meu Pernambuco terra do Gonzagão
"Minha vida é andar por esse país, pra ver se um dia descanso feliz!!!"...não lembro o nome da música. O filho dele, Gonzaguinha, foi um compositor incrível...
A Vida do Viajante
"Guardando recordações nas terras onde passei, andando pelos sertões e dos amigos que lá deixei"
Vida de viajante
Belíssima homenagem ao Rei do Baião! Parabéns! Ele deixou muitos seguidores que continuaram com sua obra, Dominguinhos, Sivuca dentre muitos outros que até hoje se espelham e o tem como referência.
Também tem a questão de que sair do Nordeste, naquela época, sem estudos e qualificações, era chegar numa região hostil, desconhecida, onde eramos vistos como sub-humanos, "Paraíbas", e boa parte tinha como meio de sobrevivência a Lavoura. Uma habilidade inútil nos grandes centros onde os empregos eram em maior parte na Construção Civil e indústrias. O Rio de Janeiro e São paulo tinham vantagens pra quem apresentava aptidões artísticas na música, caso do Gonzaga, dentre tantos que imigraram, que pôde ser descoberto e revelado ao mundo a partir dali. Agradeço pela menção da nossa Cultura no Canal. Os Nordestinos tem muito Carinho pelo povo, a arte e cultura Russa.
Vi na televisão um menino de uns 10 anos - de origem russa - de SP, acho, aficcionado pela cultura nordestina e pelas músicas de Luiz Gonzaga; estava vestido e com chapéu tipo cangaceiro..
Tô viciado nesse canal. Fã do casal. Abraços de Vitória/ES.
Eu tbm. Mais um capixaba marcando presença no canal. Vila Velha/ES 🙋♂️
Tb sou capixaba.
Boiadeiro é uma das 'musicas mais lindas do mundo...Asa Branca, Juazeiro...Gonzaga é um Patrimônio gigante nosso!
Caramba! Eu estava ouvindo essa música ontem e lembrando da dasha kkkkkk. Pensei até "o Wally poderia mostrar essa música pra ela"
Que vídeo incrível, emoção do início ao fim, me tirou sorrisos e lágrimas. Que homenagem linda ao NE, Luiz Gonzaga. Sou carioca e amo NE.
Wally, mostra mais da nossa cultura nordestina. Me sinto muito feliz contigo falando sobre o NE. Sou de Pernambuco e acho muito legal alguém do sudeste falando daqui, já na maioria das vezes o pessoal fala mais do Rio ou SP. Aqui a gente tem muita coisa pra mostrar. Poderia até fazer uma lista de gírias nordestinas, com os inscritos ajudando pra Dasha tentar entender o que significa :D
Quando o Wally mencionou Vidas Secas, na hora me veio a cabeça um livro que li quando era adolescente, chamado Justino o retirante; que retrata a vida dos retirantes a partir da visão de uma criança. Por ser um livro infanto-juvenil, fica a dica de leitura pro Igor, e pra todos.😉😚
Amei!!! Não canso de ouvir histórias sobre Gonzagão!
Wally é legal você apresentar tanto da Cultura e todos esses artistas para a Dasha, ah e tem muitos canais de react de músicas e formas de tocar sem perder a monetização, confere ae 😉👍🏻 porque seria legal ver a reação da Dasha ouvindo ao vivo! 😎✌️🏻
Eu amo o Mestre Luiz Gonzaga! Q bom q foi nascer nessa geração e nordestina!
Gostei da forma de abordar o tema!
Asa branca é clássico e me emociona. Como é bom assistir vocês! Energia boa! ❤️
Excelente gosto muito deste tipo de vídeo!!! Continue compartilhando!!!❤️❤️❤️❤️💯💯💯💯🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷
Parabéns pela interpretação do nosso Luiz Gonzaga. Sou Gaúcho. Abraços
Sou do interior da Paraíba, e queria parabenizar pelo vídeo, explicou muito bem a história do Rei do Baião.
Saudades do eterno Luiz Gonzaga, único, o Pelé da música Brasileira
@youtube nota esse canal incrível que merece uma placa, pelo amor de deus
Isso é o trabalho reconhecido,vmos galera agitar o UA-cam a dar a placa 🤗🤗🤗🤗🤗🙋
Meu pai paraibano curtia muito Gonzagão. Eu curto pai e filho. Gonzaguinha um poeta tb dentro do seu estilo .
Infelizmente, muitos brasileiros de outras regiões menosprezam o nordeste quando temos uma riqueza cultural e histórica imensa.
Viva Luiz Gonzaga, Viva o nordeste.
ADOOOOROO FORRÓ e adoro vcs!! VIVA GONZAÇÃO e bora levar a Dasha para o CANTO DA EMA pra ela ouvir e dançar um forrózinho.
Muito bom Wally e Dasha! Adorei. Sou da terra do Gonzagão (Pernambuco).. obrigado por matar essa curiosidade de mostrar para um russa o Pagode Russo! E aproveitamento para responder, essa é minha música favorita dele! São poucos compositores que misturam culturas, aparentemente, tão distintas como a brasileira e a russa. E no caso do Gonzagão fica ainda mais especial, por além de ser de uma época onde não se tinha muitas informações como temos hoje.. ainda ser de um povo que a cultura ainda é subestimada.
Vídeo incrível sobre essa pessoa incrível com um casal incrível. Sou de Pernambuco e já visitei alguns lugares do Nordeste, principalmente sertão. E Asa Branca é uma música que passa a realidade do sertão, já passei por lugares onde estava com alerta de umidade baixa, 10% de umidade do ar, 35°C...
Missa dos vaqueiros. No Nordeste não chamamos boiadeiro, sim vaqueiro. Parabéns por divulgar o Rei do Baião. Fiz um cruzeiro no mar báltico e levei o CD do Pagode Russo para celebrar o aniversario de milha filha.
O próprio Luiz Gonzaga usa o termo boiadeiro em suas músicas. " Vai boiadeiro que a noite já vem ..."
Vídeo muito bom! Parabéns, Wally! Descreveu bem as músicas de seu Luiz Gonzaga. Sou do Nordeste e também me emocionei. Asa Branca é nosso hino
Olá. Os torcedores do Brasil cantaram essa música lá em Moscou, na Copa da Rússia.
"Deus quando fez o mundo, fez tudo com primazia, cobrindo o céu e a terra repletos de fantasia. Ao sul deu a riqueza, ao planalto a beleza e ao Nordeste a Poesia"
Muito bom. A mente do mestre Luiz, foi privilegiada pelo criador. Dificilmente alguém chegará perto.
Muito obrigado pelo respeito a nossa cultura amigo, que Deus ilumine vcs.
Tem uma música dele chamada "Forró no Escuro". Eu acho que o refrão fala muito da representatividade de Gonzagão para o povo nordestino:
"O candeeiro se apagou. O sanfoneiro cochilou. A sanfona não parou. E o forró continuou"
Ele partiu dessa vida ( "O candeeiro se apagou. O sanfoneiro cochilou"), mas a música que ele tanto representou e fez ser conhecida Brasil a fora continua viva ("A sanfona não parou. E o forró continuo").
Viva Gonzagão!!!
Amo a forma romântica que os temas são tratados, valorizar a importância de nossas raízes, são a receita para compreendermos o que são coisas importantes.
Luiz Gonzaga, é um Mestre incomparável.
Wally, Dacha, o video de hoje foi maravilhoso, emocionante. Parabéns! Vejo vocês sempre.
Atriste partida quando ele foi do Nordeste para o Rio de Janeiro pau de arara é uma música deixa muitas recordações linda musica.
Luiz Gonzaga é gigante! "Respeita Januário" é maravilhosa. Espero o vídeo.
Obrigado Wally, aprendi muito contigo sobre o Gonzagão. 👏
Muito massa ver vocês falando de Luiz Gonzaga e da cultura da minha terra. Falando do filme citado, e da tua explicação da Asa Branca, lembro quando fui assistir esse filme com meu avô, e quando chegou no momento que o Luiz Gonzaga vai embora, pude ver meu avô se emocionando e se identificando, por já ter passado por isso na sua vida. Parabéns pelo vídeo Wally e Dasha!
Que orgulho do meu nordeste. Obrigada pela representação Wally! Espero que tenha gostado Dasha, nosso sertão é sofrido mas tem mt história pra contar.
Boa tarde! Paz e bem! Muito bem apresentado pelo Wally as músicas e até a emoção que elas trazem.
Dasha também poderia falar de uma música que apresente a alma de alguma etinia russa ou do povo como um todo.
Moro no Nordeste, fiquei emocionada com esse vídeo, o Luiz Gonzaga representa muito pra essa região.
wally é muito bonito de ver o seu modo de falar com a Dasha e a sua atenção em explicar a cultura brasileira para sua esposa, parabéns, felicidades pro casal.. faz videos da URSS, cultura e o que os russos pensam a respeito. abraços
Quando vocês vierem a Pernambuco, visitem em Recife, dentre os tantos, o museu Cais do Sertão, no Marco Zero da cidade. O acervo a a história do homem do nordeste, especialmente do sertão são riquíssimos, além dos diversos recursos tecnológicos utilizados para contar a história.
Um abraço.
Wally, valeu mesmo dar essa aula a Dasha sobre a cultura musical do nordeste. Forte abraço pra vocês!
Gente, esses vídeos culturais são sensacionais. Vou me inscrever no canal. Não posso mais perder. Parabéns.
Quero mais Gonzaga! Adorei o vídeo. Até chorei.
Luiz Gonzaga é o cantor que tem.mais.música em sua homenagem e também gravou músicas sobre tudo
Olá vocês do vídeo. Dasha você está parecendo uma bonequinha com essa blusa.
Beijo casal 😘
Cara, willi, tenho muito orgulho do seu canal, vc não apaga a origem de ninguém e de nenhum estado, vc respeita demais a nossa cultura, sério meus parabéns
como n se emocionar com Luiz Gonzaga e nunca tinha ouvido assim declamado top
Eu amei demais!
Adoro meu Nordeste, a cada letra, a cada história sobre o Luiz Gonzaga me arrepia a alma.
Asa Branca é o hino do Nordeste e Luiz Gonzaga é um dos nossos heróis.
Ainda lembro quando criança ver muitas vezes meu bisavô já bem velhinho assistir e chorar com as músicas de Luiz Gonzaga. ❤️
Muito bom Dasha e Wally são cultura mundial 👏👏👏👏👏
Poxa, até eu me emocionei. Wally, como nordestina eu o agradeço. Eu gosto muito das músicas : Karolina com K, A vida do Viajante , que ele canta com o filho Gonzaguinha. Pagode Russo é o hino do São Jõao.
Wally por favor de uma olhada no plip a "triste partida" e obrigado pela sensibilidade e umanidade
Uma obra muito bonita tbm que retrata essa realidade do sertão é o quadro do Portinari, retirantes. Belíssimo!
Wally só pode ser forrozeiro que nem eu! Ganhou um inscrito! Tenho uma amiga russa forrozeira e um conhecido Brasileiro que já dançou Pagode Russo em Moscou! :) E... Wally de cabelo curto lembra Danilo do D. Zefa! Abração Wally! Abração Dasha!