QUE BOM ESCUTAR ISSO...VOCES FIZERAM UM BOM TRABALHO...ASSIM QUEM VE..TIRA ESSA DÙVIDA...QUE DEUS O TENHA..XICO XAVIER FOI UM SER DE MUITO LUZ...E DEUS O ILUMINE..
TV Nupes obrigado a vcs pela contribuição das pesquisas com os médiuns para um pesquisado como eu do assunto ver cientistas sérios validando cartas do Chico Xavier e uma hora !continue asim divulgando um trabalho serio não provando que espíritos existem mas comprovando a possibilidade do contato com os mortos e um passou para a verdade.
Eu não acho que o campo de conhecimento científico seja o único verdadeiro e útil, entretanto é um deles e esse trabalho contribui para comprovar algo que muitos conhecem e experimentam. Por isso eu agradeço à esse trabalho que é de qualidade e útil.
Chico Xavier emanava AMOR, CARIDADE, FÉ. Morreu na pobreza. Doou todo tempo de sua vida para ajudar o próximo. Como pode alguém pensar que era tudo enganação? Um homem simples com pouco estudo, vindo de uma cidade pequena, do interior, lá no início do século passado, quase sem informações do "mundo exterior ". Eu pergunto: qual motivo teria ele para enganar tanta gente e não levar nada em troca?
A biblia deixa bem claro que a datilografia, o espiritismo não pertence a Deus e se não pertence a Deus então vem do maligno. São demonios(demonios se disfarcam de anjo de luz)fazendo a pratica se passanso por Pessoas que já morreram pois quem já morreu já não tem mais contato com os vivos diz a biblia na parabola do rico e do lazaro quando diz que existe um grande abismo entre a vida e morte. Quando mechem com essa coisas de tentar se comunicar com os mortos é dada autoridade aos seres malignos de se manifestarem naquele local. 31"Não recorram aos médiuns nem busquem a quem consulta espíritos, pois vocês serão contaminados por eles. Eu sou o Senhor, o Deus de vocês. Levítico 19:31 Tá na bíblia gente. Não se deixem enganar. Xico xavier era um grande homem e de grande coração mas fazia a pratica do maligno "mesmo sem saber". Coração bom não leva ninguém pro céu. A salvação é pela graça de Deus em nosso Senhor Jesus Cristo e não por obras
@@Blade15k vida inteligente ate agora nao foi achado nada pois o homem ja mandou varios Rovers para explorar o planeta e ate agora nada alem de pedras,e se tiver agua sera somente em baixo do solo.
Pelo visto as conclusões ainda são baseadas nas afirmações dos parentes, a velha história do acredite se quiser. Se o espiritismo for verdade, ñ seria religião e sim ciência. Os "espiritos" são egoistas ao ponto de ñ trazer para o mundo nenhuma coisa nova, só aquilo que ja sabemos.
@@humbertoqueiroz6770Espiritismo é Doutrina, Religião e Ciência. Procure saber. A Espiritualidade não é egoísta. Muitas das inovações tecnológicas contemporâneas que conhecemos hoje primeiro se fizeram realidade lá, para depois servirem à Humanidade encarnada do lado de cá.
Agradeço a vcs pela seriedade que conduz o trabalho com os médiuns eu mesmo testemunhei uma sessão de psicografia e poso garanti e real os espíritos existem parabéns a vcs cientistas admiro seus trabalhos .
Evidência anedótica. Testemunho por testemunho: Gravei escondido no centro espírita 9/19 , DESMASCAREI O MÉDIUM 266 ua-cam.com/video/i03co9g44rM/v-deo.html
Você viu os espíritos na sessão mediúnica? Ou vc viu uma pessoa viva escrevendo uma carta? Observe a diferença entre o que você viu e o que você concluiu.
A mediunidade não é a pessoa estar sob influência e ou domínio mental de outra, mas, sim, é a comunicação entre duas mentes. Esta comunicação se dá de forma diferente da obtida com os nossos sentidos. São obtidas através de outros sentidos, os quais não conhecemos ainda. Através de outros sentidos quando uma pessoa se comunica com a outra, ela entra na história da outra, é como se ela estivesse vendo um filme e fosse, ao mesmo tempo, protagonista do filme, sentindo tudo o que a verdadeira protagonista sente. Não é tão diferente de quando a gente está no teatro e chora porque se coloca no lugar da personagem que sofre, mas é muito mais intenso, tão intenso que a pessoa tem a sensação de que é ela a personagem. Ela somente percebe que não é quando algum sentimento, algum fato do episódio contraria a sua natureza, os seus sentimentos, as suas convicções. Eu somente fui perceber isto tempos depois e ter então consciência do que estava acontecendo e em vários casos pude dialogar com a pessoa com a qual estava me comunicando. Nem sempre a pessoa, a outra, tinha noção do que estava acontecendo, era como se ela estivesse utilizando departamentos mentais que não domina, não tem consciência. Quando isto acontecia, não havia dialogo obviamente. Apesar de uma mente se comunicar com a outra, há, sempre, a interpretação, pois nossa linguagem é simbólica, é mistica, é fantasiosa e a gente sempre interpreta os episódios a partir de nossas experiencias anteriores. Quando me comuniquei com um poeta que fazia poesia com pássaros, eu podia ouvir as frases, ver o cenário por ele imaginado, mas não conseguia reter os nomes dos pássaros, que eram muito complicados e diversos e só conheço o nome da alguns pássaros. Seria preciso interromper a locução dele e pedir para soletrar os nomes dos pássaros. Pude fazer isto uma vez com uma poetisa quando não entendi duas das palavras. Após ela ter ditado a poesia nos voltamos aos versos incompletos e ela repetiu as palavras e como eu não as conhecia precisei recorrer depois ao dicionário para entender o significado. É complexo. Muito e não se repete quando a gente quer e planeja para poder controlar, medir e, enfim, se certificar da veracidade.
Caro Daniel, estes "sentidos" existem sim e são conhecidos e praticados abundantemente, são os efeitos onde o sensitivo se coloca em estado mental de "alfa", e neste estado, inexistem as condições de tempo e espaço. São os fenômenos de clarividência, onde apenas os dados do consulente são necessários para a busca minuciosa da necessidade específica. São os chamados fenômenos parapsicológicos.
li tudo o que vc disse compreendi e respeito. mas pra mim tudo o que vc disse pode ser resumido mais facilmente como um fenômeno psicológico real.. a crença é falsa, mas o fenômeno é verdadeiro e isso não tira a beleza do que nossa mente é capaz de produzir. Mas a pseudociência não pode ser levada como fatos ainda... e dizer que comunicamos com outra mente pra mim é uma pseudociência.
@@sergioluizdasilva7650 Pessoal ....tudo isso é uma farsa. Não existe "sensitivo" ou "médium" ou "fenômenos parapsicológicos". Isto é um teatro feito por gente treinada nessas artes e que enganam a maioria das pessoas, mas se for investigar a fundo não passa de uma fraude.
A biblia deixa bem claro que a datilografia, o espiritismo não pertence a Deus e se não pertence a Deus então vem do maligno. São demonios(demonios se disfarcam de anjo de luz)fazendo a pratica se passanso por Pessoas que já morreram pois quem já morreu já não tem mais contato com os vivos diz a biblia na parabola do rico e do lazaro quando diz que existe um grande abismo entre a vida e morte. Quando mechem com essa coisas de tentar se comunicar com os mortos é dada autoridade aos seres malignos de se manifestarem naquele local. 31"Não recorram aos médiuns nem busquem a quem consulta espíritos, pois vocês serão contaminados por eles. Eu sou o Senhor, o Deus de vocês. Levítico 19:31 Tá na bíblia gente. Não se deixem enganar. Xico xavier era um grande homem e de grande coração mas fazia a pratica do maligno "mesmo sem saber". Coração bom não leva ninguém pro céu. A salvação é pela graça de Deus em nosso Senhor Jesus Cristo e não por obras
Existe alguma carta psicografada pelo o Chico Xavier de um estrangeiro para um familiar igualmente estrangeiro escrita em outra língua, tirando obviamente, o português?
Por que a opção por estudar cartas de Chico Xavier? Não seria mais operacionalizável um estudo sobre semelhante fenômeno com os médiuns em seus trabalhos atuais, ou seja acompanhar um caso enquanto ele acontece?
Sem dúvida George. O estudo das cartas do Chico Xavier foi feito por conta da sua relevância social, por ter sido uma personalidade marcante no Brasil e pelo volume de material que ele produziu. Mas como a Elizabeth destaca na entrevista, há fatores que limitam a pesquisa ao trabalhar com eventos que aconteceram décadas atrás. E, por essa razão, o próximo passo será estudar casos mais atuais, através dos quais será possível um controle mais rigoroso sobre as informações que o médium tem acesso.
Acho que uma das formas mais simples de se abordar esse tema é fazer uma observação comparativa: tomar dois ou mais médiuns diferentes e comparar o que o espírito desencarnado fala através dos dois. Vocês já pesquisaram alguma coisa parecida com isso?
Olá George, realmente pode ser uma pesquisa interessante. O mais próximo que já fizemos disso foi um estudo de neuroimagem, onde os pesquisadores mediram a atividade cerebral de 10 médiuns diferentes durante o estado de transe mediúnico, enquanto eles psicografavam. Temos dois vídeos falando disso: ua-cam.com/video/drJX-fd_OLc/v-deo.html ua-cam.com/video/JNPYPEv75I0/v-deo.html Podemos indicar também um estudo que analisou "O que se comentou sobre textos que Chico Xavier atribuiu a Humberto de Campos", do Alexandre Caroli. www.ufjf.br/revistaipotesi/files/2011/05/CAP02-25-36.pdf
George Lourenço : Enfim um comentário de alguém q reflete. Isso, já é feito George. Acontece q o laboratório mediúnico, assim como de um químico e sua comunidade mediante fórmula, obedece a rígidos critérios éticos e morais. O problema é achar um pesquisador q se submeta a isso, pois demandará muio tempo, e terá q ser balizado por estes critérios. Pode ser comparado tbm com um psicólogo ou psiquiatra e seu cliente. Existem ( se não me engando pelo que conheço como espírita), cinco motivadores da comunicabilidade mediúnica, mas fica longo, para explicar. O laboratório mediúnico ( vou chutar o percentual aprox.), atinge entre 4 a 5% no máximo do total de espíritas. Supondo q se tenha perto de 8. 000 000 de espíritas no Brasil, são espíritas de Fato q passam pela escola espírita, procuram melhorarem-se perante ao meio como pessoas, pois somos humanos e falhos, e ao mesmo tempo, a escola mediúnica espírita, q difere-se das outras, pois foi a pioneira na classificação das percepções extra-sensórias e seu uso destinado ( como a fórmula do químico) e não ao nosso bel prazer. Pois se está lidando com Consciências individualizadas, q tem critérios para comunicarem-se, seriam mais de 300 mil espíritas de fato médiuns. O q estuda e experimenta. Este laboratório, é feito em grupos, com rígidos critérios, para determinados fins. Logo, seriam milhares de sociedades espíritas, milhares de grupos mediúnicos, distintos entre si, socioeducacionalmente, onde no Espiritismo segundo o I.B.G.E e outros estudos, mostram o espírita nas três faixas da pirâmide socioeducativa, ou seja, da base ao topo, atingindo acima de outros grupos o topo dessa pirâmide, entre 35 a 40%, ou seja, esse percentual, seria formado por pessoas com profissões acadêmicas, ( e acho q é essa a ordem): professores; advogados, médicos ( aqui, psicólogos e outros), e o restante, a maior parte ou seja, 60 a 65% do restante, sendo dos grupos da atividade comum humana, mas o mais importante, o espírita seria dócil e com perfil aberto nesta três faixas ao novo, q produza o bem geral. Arredonde-se para 300 mil espiritas em todo país q é de Fato espírita, passou pela escola espírita incluindo a mediúnica, e é considerado o médium. Mesmo q fosse um pouco menos, é muita gente, q em lugares diferentes do país, em grupos socioeducacionalmente distintos, experimentam sistematicamente a mesma coisa em cada grupo e cada lugar onde há uma instituição ou sociedade espírita, ou seja, a comunicabilidade espiritual, onde os conhecimentos, experiências e necessidades, são distintas, do médium para o espírito e deste para o outro. Não há terceiros nesse laboratório, e o médium atua em grupo, com um diretor, e são os fins já predeterminados dentro do seu modelo. Logo, é um laboratório, pois há a sistemática distinção e até o resultante distinto deixado. Já na Europa e U.S.A, os médiuns autênticos e ostensivos, já usam a mediunidade para outros fins, como consultas por ex. No Espiritismo, além desse protocolo rígido, não há terceiros, mas há o resultante sistemático em grupos, a e não visa-se lucro, ou mais ainda, é a única proibição no Espiritismo, logo, se o médium não tem lucro ou projeção social, não há a falsa premissa , pois enganariam-se todo a si mesmos. Abração, e parabéns pela boa colocação, diferindo-se dos outros. Assim como o químico e só ele e sua comunidade sabem elaborar uma fórmula e à destinar o uso e não o nosso bem prazer, mas não consegue nos colocar na mão uma molécula ou um físico um elétron, assim é o laboratório mediúnico, os fins usados, obedecem os critérios, mas as consciências são distintas em saberes, necessidades sistematicamente, e deixando o resultante pela fórmula, não se pode no entanto colocar na mão de uma pessoa um espírito, mas ele, já pode ser demonstrado, pelo q se vê, em vários outros grupos e vários outros estudos distintos entre si
@João Encostonildo Este é universal e replicável, por isso citei. O vídeo, se notar, não é feito por leigos, preste mais atenção. Nós temos laboratório mediúnico nos U.S.A. duas escolas científicas, e deixa sim, a ex da química, um resultante analisável, o problema q vc só tinha o Espiritismo cmo esta escola q a ex da química, deixa um resultante ( a obra), sim, verificável, e isto, está sendo feito sim. Se vc buscar a História do Espiritismo, verá notáveis nomes das ciências, q irão incididr sobre praticamente tdas as áreas q temos hj; muitos metodologistas como; Ernesto Bozzano; Cesrael Lombroso q com fhrener, irão dar origem à metodologia de análise no Direito e Medicina forense; físicos como Oliver Lodge; o mais premiado físico-químico da Inglaterra, William Crookes, q levou mais tarde o casal Curie ao prêmio Nobel e descoberta do raios-X; os ( se não me engano), 5 precursores da Psicologia moderna, começando com William James, e vai a Jung, pai da psicologia Analítica; dois Nóbeis em medicina; Charles Richet e Alexis Carrel, de forma especial Richet, q é vencido nos Tratados das Metapsíquicas humanas, pela equipe de Ernesto Bozzano, na época (pelas fontes), o maior metodologista da Itália, e prof. Mór de filosofia da Univ de Turim, e Richet aceita. É só abrir uma aba e pesquisar amigo! Vc está confundindo (como praticamente tds crítico , e é normal), Espiritismo com crença religiosa, e são completamente diferentes pois, uma é baseada na Fé q não se discute (mas funciona), e dogmas, e ooutro (Espiritismo), na experimentação contínua e divisão entre o q se chama hj nas neurociências, entre Objeto e Sujeito, e resultam disso, obras q podem e são analisadas, o vídeo aí, já fala um pouco e hj, nos últims anos, temos inúmeros experimentos q confirmam o Espiritismo. Nota: já se tem as escolas de médius nos U.S.A, onde os dois cientistas q citei aí, forneceram e fornecem muita informação, e estes grupos ( nos U.S.A), são liderados por. Drª Julie Beischel, PhD. em biologia molecular, toxicologia e farmácia, sendo uma das mais notáveis e jovens cientistas americanas ( q lidera um gupo de pesquisadores), onde o índice percentual, é mais alto q na publicação por ex, de uma nova medicação, e chega ao quíntuplo-cego; o outro grupo, liderado pelo já reconhecido internacionalmente no meio científico, Dr. Gary Schwartz recebeu um prêmio de dois milhões de dólares do National Center on Complementary and Alternative Medicine do National Institutes of Health. Esse financiamento criou o Center for Frontier Medicine in Biofield Science da University of Arizona, que ele dirigiu por quatro anos. Schwartz foi o presidente fundador da Academy for Advances in Postmaterial Sciences. Ele colaborou com o Canyon Ranch na ciência do biocampo e na pesquisa de cura energética e atuou como Diretor Corporativo de Desenvolvimento de Cura Energética. Dr. Schwartz também atuou como presidente da Eternea, uma organização cuja missão é promover a integração da ciência e espiritualidade para a transformação pessoal e global. Depois de receber seu diploma de mestre em psicologia clínica em Harvard, ele obteve um doutorado em psicofisiologia. Ele foi professor assistente em Harvard por cinco anos. Schwartz mais tarde se tornou professor titular de psicologia e psiquiatria na Universidade de Yale, dirigiu o Centro de Psicofisiologia de Yale e co-dirigiu a Clínica de Medicina Comportamental de Yale. Ele ingressou no corpo docente da Universidade do Arizona como professor sênior em 1988. O Scolle experiment: um teste parecido a este, feito na Inglatera, Itália e Los Ângelis, por grupo de pesquisadores e cientistas céticos na maioria, durante 5 anos, a confirmam o Espiritismo. O maior experimento feito em E.Q.Ms naturais e induzidas, tendo como um dos mais renomados médicos do planeta, cético, SAN PARNIA, e por isso, foi convidado, em 10 hospitais da Inglaterra e Holanda, em mais de 2.500 experiências laboratoriais , q demonstram a sobrevivência da Consciência, pela distinção de Objeto e Sujeito, de forma consciente, e os detalhes íntimos e demonstrativos q cada caso apresensta, publicados tbm por um médico da Holanda em um dos grupos, na revista The Lancet. Elisabeth Kulber-Roos, q levou a proposta da Psicologia profunda espirita e sua neurofisiologia hj sendo confirmada a grupos restritos na Univ da Suécia, e um médico cirurgião (entre os 10 mais importantes), da América em Yale University, são algluns exs. O reconhecimento ÚNICO e histórico além do vídeo acima, de obras de psicografia técncia espírita, só nos últimos anos confirmadas pela neurofisiologia moderna, q há 71 anos atrás, esta literatura já trazia, o cérebro ( o córtex lobo frontal), controlando neuroquímica por atividade elétrica por ex, no livro No Mundo Maior, psicografia por André Luiz, sendo a única obra na história, já aceita cientificamente, e publicado na 2ª maior ou 3ª maior revista de revisão científica do planeta, a NEUROENDOCRINOLOGY-LETTERS, à partir de 2013, depois da revisão do projeto Genoma, q não encontrou no GENE, o controle da vida. Isso, ocorre tbm na física atômica nos últimos anos por ex. o campo de Higgs e o fluído universal das obras espíritas. O Espiritismo, apresenta há mais de uma década, sua literatura e psicografia técnica (cuja única escola é o Espiritismo), pelas associaçóes médico-espíritas do Brasil; França, Inglaterra, Canadá, Portugal, Espanha, Argentina, junto á sua proposta em Psicologia profunda. São bem mais de 2.000 obras no Espiritismo, incluindo as revistas de publicações e periódicos, claro, além de mais de 1.000 Obras. Abração e até mais.
não lembro onde vi,mais foi dito que as cartas deles não era as cegas tipo vc entrar na fila e ele te atender eram marcadas antecipadamente, e a pessoa era atendida semanas ou meses depois da consulta ser marcada.
Acho que tem equivoco na sua informação! As pessoas iam para casa dele nem sempre conseguiam falar com ele, pois tinha muita gente. Se até telefone era difícil ser usado, imagina mandar uma carta, que levava vários dias para chegar, dependendo do lugar no Brasil que se morava? Como era feita esta agenda? Só é lembrar a simplicidade e humildade que ele vivia e toda renda dos livros psicografados não eram para ele. As informações que te passo estão em vários livros, vídeos antigos, etc. Não estou endeusando ele, mas o ser humano acha que Deus criou o mundo, Sol, a lua, etc , só para esta bolinha que vive no universo chamada terra. Só para nós e quando morremos acabou e pronto!
Esse pessoal da USP é espírita, só um espírita pode acreditar nas esquizofrenices de Chico Xaveco Xavier, um doente esquizofrênico e também charlatão. Não se faz pesquisa dessa maneira, é burrice mal intencionada. Fiquei no kardecismo onze anos, tentei justificar a doutrina kardecista, não consegui. Qualquer observador sério vê que as psicografias são produto de hipnose, tudo é criado no subconsciente sugestionado. A esses pseudopesquisadores eu afirmo que estão mentindo, eu posso provar em dez minutos que não existe mediunidade, porque não existem espíritos. Vocês que gostaram desse vegonhoso e falso estudo eu digo, vocês acreditam porque QUEREM acereditar, já devem ter testemunhado várias vezes que é tudo farsa, consciente ou inconsciente.
@@umcatolicosincero o que é o auto engano para você meu irmão? Amar e um auto engano ? Tolerar as faltas do outro e um auto engano ? O que este mundo mais precisa neste momento é do amor e isso é um auto engano ? Penso que você se perdeu em algum momento e por esse motivo tenta dizer neste momento que amar é um auto engano. Paz..
Rosa Linhares : Eu deixei a vc explicações de que não só a mediunidade é demonstrável, e a escola espírita, acho q seja a maior, pois é a única q tem a psicografia técnico-histórica e técnico-científica, onde espíritos de alta envergadura, deixam em livros como qualquer autor em uma área do Conhecimento, a PROVA VIVA da sua existência, e seus conhecimentos. Muito mais: já se tem no mínimo duas obras de Chico, uma confirmada nas últimas três publicações científicas, sobre o córtex lobo frontal, e a última publicação, fazem poucos meses, e começa a chegar ao Brasil. Só nestas obras (espíritas), vc tem 4 tipos de linguagens diferentes, onde espíritos criam um romance, para extração de alguma lição moral e ao mesmo tempo embutida uma descrição científica, ou histórica. A Obra No Mundo Maior, q tem aprox 70 anos, pela psicografia de Chico, já trazia estas últimas publicações científicas, q começou a ser demonstrada aos poucos, após a revisão do Projeto Genoma. A outra obra, Renúncia tbm de aprox 70 anos atrás, situa seu personagem no ano de 1680, descrevendo a Europa, até o personagem chegar onde é hj Los Ângelis, citando hábitos culturais, conflitos, lugares pitorescos, datas históricas, ruas, e a 1ª indústria de tabaco, e esta obra na sua revisão há poucos anos atrás, traz mais de 1.000 descrições histórico-arqueológicas, e correções de datas históricas q só foram corrigidas pelos historiadores nos últimos anos. Seria impossível Chico, trazer ao mesmo tempo detalhes inúmeros históricos, corrigir dados, e publicações científicas, a mente sã e inteligente, não permite isso, pois simplesmente isso, seria impossível. já existem duas escolas científicas de médiuns nos U.S.A, por dois renomados cientistas, e q conclusão mais uma vez, é a mesma do Espiritismo. Os espírito de envergadura moral e conhecimento, ao comunicarem-se em lugares diferentes, com médiuns diferentes e no Espiritismo dos ramos do conhecimento, ou atividade humana, é o q mais atinge o topo, logo, vc tem milhares de médiuns no país, onde quase a metade é de meio acadêmico nesta ordem; professores, advogados, médicos e outros, e a maior parte da atividade comum humana. O espírita, tem perfil dulcificado pelo I.B.G.E, demonstrando q sua proposta q é o mais importante funciona, e é embasada na Psicologia tbm. O q não existe isto sim, são incentivos da indústria, q só apóia o q dá lucro e o Espiritismo não visa lucro. Mas... entramos na era q não tem mais como se negar, e a ciência, já sente-se tangida, há uma avaliação melhor, sobre o q é consciência, a matéria, e como ela é organizada de forma inteligente, obedecendo propósitos. Estes médiuns, tem suas experiências mediúnicas ( no Espiritismo), em grupos, sem participação de terceiros, e são milhares no países, experimentando em lugares diferentes, por médiuns culturalmente distintos, sistematicamente deixando um resultante o mesmo propósito, ou seja, q o espírito comunica-se continuamente neste ambiente, onde o Espiritismo é a maior escola. Não a mais ostensiva, mas q aplica para a melhor finalidade. Leigo, não pode dar opinião por aquilo q não conhece e não experimenta, pois o ambiente mediúnico é como o laboratório para o químico, q mediante fórmula, sua comunidade, reproduzem o experimento continuamente, mas não conseguem colocar na minha mão uma molécula ou um físico um elétron, só pq eu não posso ver e me declaro descrente. Todo experimento q eu saiba moderno, sobre mediunidade, confirma o Espiritismo.
eu ja pensei sobre isso. Mas ja penso se eles tao em baixo da terra? tipo perderam a atmosfera deles? ia ser brisa. Mas pura especulação imaginativa minha. hahahah
Sou bastante cético no que diz respeito às tais cartas psicografadas, porém creio que estamos diante de mais uma faceta do nosso cérebro desconhecida até então; não acredito que o conteúdo dessas cartas seja de tais espíritos,mas provenientes duma mente muito engenhosa.
Nao tem como ser apenas vindo da mente humana, mais sim de algo superior a nós, algo além da matéria: no estado unidos já usa psicografia pra descobrir corpos desaparecido e já resolveram vários casos através da psicografia e médiuns.
Porra ........tudo isso é uma grande farsa. Não existe "sensitivo" ou "médium" ou "fenômenos parapsicológicos". Nem espírito existe. Isto é um teatro feito por gente treinada nessas artes e que enganam a maioria das pessoas, mas se for investigar a fundo não passa de uma fraude.
É preciso fazer esse trabalho, nem que o homem não tenha espírito, é importante importante conhecer cada vez mais o emocional do homem e até dos animais em geral!
Povo do TV Nupes, se vocês me permitem a sugestão, usem sua vertente acadêmica para identificar a presença de elementos de línguas estrangeiras na mediunidade de Chico Xavier. Há muitos rumores e até mesmo o testemunho de alguns pesquisadores espíritas considerados responsáveis sobre essas experiências. Seria importante colocar isto em bases sólidas, negando ou confirmando esses rumores.
Há estudo em andamento e o processo de psicografia das cartas está sendo acompanhado e monitorado de perto pela pesquisadora e sua equipe. Os resultados ainda demoram um pouco pra sair, mas assim que isso acontecer será tema de vídeos aqui na TV Nupes :)
@@nildasilva2040 cada religião tem suas crenças, no espiritismo o que morre é o corpo físico, mas a alma da pessoa ainda vive. Se você não acredita em espírito, por qual motivo acha que o espírito santo que os pastores pregam tanto fazem vocês falar em línguas e tudo mais na igreja?. Até porque ele é um espírito não é mesmo 😅 . E como você explica esse negócio de Deus mandou te falar, vai entender vocês né
Ninguem acredita ate o momento da "perda" de um ente querido! Isso é real e muito natural até. Nao tem nada de sobrenatural. Precisa ter metecimento, como alguem que passa a vida toda duvidando pode receber uma pisicografia?! Lamento mas perde grande oportunidade. A mesma alma que vc ve em sonho nao pode escrever uma carta?!!
A biblia deixa bem claro que a datilografia, o espiritismo não pertence a Deus e se não pertence a Deus então vem do maligno. São demonios(demonios se disfarcam de anjo de luz)fazendo a pratica se passanso por Pessoas que já morreram pois quem já morreu já não tem mais contato com os vivos diz a biblia na parabola do rico e do lazaro quando diz que existe um grande abismo entre a vida e morte. Quando mechem com essa coisas de tentar se comunicar com os mortos é dada autoridade aos seres malignos de se manifestarem naquele local. 31"Não recorram aos médiuns nem busquem a quem consulta espíritos, pois vocês serão contaminados por eles. Eu sou o Senhor, o Deus de vocês. Levítico 19:31 Tá na bíblia gente. Não se deixem enganar. Xico xavier era um grande homem e de grande coração mas fazia a pratica do maligno "mesmo sem saber". Coração bom não leva ninguém pro céu. A salvação é pela graça de Deus em nosso Senhor Jesus Cristo e não por obras
Eclesiastes 9:5 Porque os vivos sabem que hão de morrer, mas os mortos não sabem coisa nenhuma, nem tampouco terão eles recompensa, mas a sua memória fica entregue ao esquecimento. 6 Também o seu amor, o seu ódio, e a sua inveja já pereceram, e já não têm parte alguma para sempre, em coisa alguma do que se faz debaixo do sol. 10 Tudo quanto te vier à mão para fazer, faze-o conforme as tuas forças, porque na sepultura, para onde tu vais, não há obra nem projeto, nem conhecimento, nem sabedoria alguma.
TRABALHO MARAVILHOSO, DIVINO E, COM HUMILDADE AINDA, BUSCA MAIS ELEMENTOS SOBRE OS FATOS. A VERDADE É QUE PRESTAM UM SERVIÇO SEM PRECEDENTES PARA EVITAR QUE PSEUDOCIENTISTAS DESQUALIFIQUEM A PUREZA DA MEDIUNIDADE E A POSSIBILIDADE REAL DA COMUNICABILIDADE COM OS ESPÍRITOS. HOMENAGEM A FIGURA IMPOLUTA DE KARDEC. E FREIO AOS GOTIJOS DA VIDA.
Infelizmente a pesquisa em questão, me parece muito frágil do ponto de vista metodológico. É impossível tirar alguma conclusão. Não é tão difícil produzir uma pesquisa onde sejam testados a veracidade desses eventos, com casos futuros, envolvendo um número estatísticamente representativo, com informações cegas, inclusive por participantes da pesquisa.
7:01 resumo, não podemos considerar que este estudo possui validade científica real, já que utiliza como parâmetro a memória dos indivíduos que presenciaram as supostas psicografias, sendo um dos principais pontos da pesquisa científica a falibilidade desse aspecto (memória dos indivíduos involvidos) já que essa, em estudos prévios sobre o assunto, se mostrou extremamamente sujeita a erros e à indução de terceiros e até dos próprios indivíduos (nós custumamos interpretar nossas memórias por nossas sentimentos e crenças que possuimos atualmente e não por fatos).
Pois é, a mente humana é manipulada com muita facilidade. É comum testemunhas em julgamentos se sentirem confusas se certos fatos realmente aconteceram ou se é algo produzido por indução ou fortes emoções
@@Sigmatox Eu vou te mostrar agora algumas estratégias desleais que alguns espíritas usam nos comentários pelas redes sociais como o youtube: - Uma delas é citar artigos científicos para embasar suas idéias. Primeiro vêm o texto e logo depois uma referência, como se aquilo que está sendo dito já tivesse sido validade por cientistas. Mas se você se dá ao trabalho de ler o artigo científico ele não fala nada do que a pessoa está dizendo. Ou, quando muito, é uma pesquisa isolada, sem confirmação, ou inconclusiva. Então o artigo só é usado para dar uma credibilidade para a fala. Sendo que, algumas vezes, o artigo não tem nada haver com o assunto. Eles usam a autoridade de um cientista para dar credibilidade as suas afirmações e assim disseminar suas ideias. Como a maioria das pessoas não checam as fontes ou são analfabetas científicas, isso passa despercebido. Um exemplo clássico foi a pesquisa citada "noritadastre.wordpress.com/2012/06/10/calderaro-relata-em-1947-no-livro-no-mundo-maior-o-que-os-neurocientistas-esto-descobrindo-a-partir-de-2000/" mas que fala apenas sobre a relação entre a ativação de áreas do cérebro frente a determinadas ações/escolhas morais/éticas. Ou seja, esse trabalho que inclusive foi citado por aqui nos comentários não tem nada haver com a mensagem que o espírita que a comentou queria passar, pois ela em nada comprova a mediunidade sobre as cartas ou sobre a existência de espíritos. Não existe nexo causal. - Outra técnica é tirar conclusões que não são apoiadas pelos dados do estudo. Por isso que não adianta só ter o artigo. É preciso ter uma pessoa qualificada pra ler e interpretar, para checar se aquilo condiz com a realidade, se as conclusões foram certas porque é uma linguagem técnica específica que não é qualquer um que sabe interpretar. O estudo pode ter sido feito com o método errado, ter uma avaliação questionável, o autor pode ter um interesse por trás naquele resultado, … E isso tudo precisa se analisado de forma crítica. Existe um livro intitulado “Como ler artigos científicos, fundamentos da medicina baseada em evidências” da autora Trisha Greenhalgh. Ele vai desde o básico do que é um artigo, uma revisão, uma carta, passando pela escala de evidências, até metodologia científica. E por que isso é importante? Eu vejo muitas pessoas religiosas interpretando mal ou descontextualizando artigos científicos para promover alguma ideia ou distorcer algum fato. Nem tudo que é publicado em artigo é verdade simplesmente porque foi publicado. Um exemplo inusitado é um artigo publicado sobre a contaminação de Zubats por COVID-19. Sim, isso mesmo: contaminação de pokemons por COVID. Essa história e todos os resultados do artigo foram inventados. Ele colocou como autores do artigo ele mesmo, o professor Elm (personagem do Pokemon), enfermeira Joy (também do Pokemon) e o Dr. House (da série de mesmo nome) para ilustrar o que estou dizendo. Existem muitas revistas científicas que são predatórias, ou seja, é só pagar que eles publicam. Daí a importância da comunidade científica para revisar e validar as publicações e, de preferência, por aquela parcela contrária ou cética em relação a sua pesquisa já que validar com pessoas que estão pré-dispostas a acreditar na premissa que a pesquisa defende pode abrir caminho para erros “de visão” por uma tendência a um menor questionamento. Até porque tem sim muita gente escrevendo artigos duvidosos para dar credibilidade e uma ideia pseudocientífica e isso exige atenção, principalmente, daqueles que são leigos nesse tipo de leitura. Então é sempre bom recomendar a todos a análise das informações que se recebe de forma crítica. Verificar as fontes citadas e se a comunidade científica revisou e validou essas informações é um bom começo. Não se deve deixar levar pelas emoções via informações apelativas. Isso pode ser perigoso pra saúde física e emocional (vide caso João de Deus que aparentemente recebeu aval do Chico Xavier a época). Como disse Karl Sagan: “vivemos em um sociedade altamente dependente de ciência e tecnologia”, onde poucos sabem sobre esses assuntos. Por isso a importância de estudos de qualidade. É sempre bom ler um comentário lúcido quando muitos estão dispostos a simplesmente acreditar.
E vc não pode e nem tem meios de entender como funciona essa comunicação por simples falta de conhecimento mesmo, mas o espiritismo está aí pra derimir qualquer dúvida!
Pesquisa imprecisa. Feita quase 50 anos depois. Impossível ter rigor nisso. Ha outros problemas metodologicos mas só esse ja torna cientificamente invalida.
@@sthepcorms6747 Então daqui uns 2000 Mil anos vamos ter uma ciência melhor, pq essa daqui nem a pau, não conseguimos nem sair do nosso planeta pra colonizar outros planetas veja lá, ciência avançada kk
E INTERESANTE ESPIRIRUALIDADE POIS SEGUNDO ISSO A PESSOA MORRE E FICA A MESMA COISA QUE ERA QUANDO ESTAVA VIVO RINDO ESCREVENDO CARTA MAS SE DIZ QUE A NENTE MORRE COMO FAZEM AS MESMAS COISAS DEPOIS DE MOETOS
A definição de mediunidade apresentada no início pelo "doutor" está, desde o começo, errada. A mediunidade não é uma experiência, e sim uma anedota na melhor das hipóteses, visto que, pra ser experiência, deve precisar ser tornada objetiva.
A mente humana tem informações de tudo que acontece ... e transmite pra outros .. é aqueles casos que certos indivíduos que nunca te viram e conta toda sua vida... não tem mistério... cartas dos mortos.... eu gostaria de acreditar sinceramente.
@@lucianamartuscelli9675 isso mesmo.. as mentes se comunicam , mas só pequenas frases, não temos controle , é uma coisa esporádica .. quem já no início do sono não ouviu a mãe chamando!!.. eu ouvi muitas vezes, depois que ela se foi... nunca mais.
SE EXISTE ISSO PORQUE O CHICO XAVIER AGORA DEPOIS DE MORTO NÃO DMANDA UMA CARTA PRA AVISAR COMO E O MUNDO ESPIRITUAL, EU QUERIA ESTÁ ENGANADO DISSO PRA PENSAR: NOSSA ENTÃO DEPOIS DE MORTO VOU FICAR MANDANDO E-MAILS MSG OU ATÉ LIGAR FICAR VAGANDO ETC QUE BOM NÉ VOLTAR A VIVER MESMO QUE APENAS ESPITUALMENTE KKKK
Respeito muito quem acredita, mas me respeitem tb quando acho que vcs são adultos infantilizados acreditando até em papai Noel, parabéns a vcs , nota 2 .
Com que finalidade faria ele isso de ir a cartório, pesquisar etc.se não cobrava nada,se tivesse alguma recompensa eu pensaria como você. Deu de graça ,o que de graça recebia.
Eu acredito que todos nos temos um espirito. A própria Bíblia nos fala claramente. Não somos como animais. Morreu acabou. Se fosse assim que graça tem esse mundo, já que somos todos passageiros aqui.
@@nildasilva2040 O nosso corpo sim era descansar até a volta de cristo quando resuscitaremos num corpo glorioso. Agora nosso espírito sai imediatamente da matéria quando falecemos. Creio que ele fica em um lugar esperando o julgamento.
Resumidamente ... Existe sim a comunicação entre os espíritos.Até quando à ciência (a pesquisa)negará ou desconfiará desta faculdade? Povo que endurece o 💝. Parabéns pelo estudo e prossigam em mais descobertas.
Essa não é um papel que deve ser esperado da ciência. A ciência só explica feitos que são comprovaveis. Todos os demais cabem somente a fé dos indivíduos. São coisas distintas, qual é o problema em compreender isto?
Que estudo fraco. O resultado, não apresentaram resultados, as conclusões, não foram em nada conclusivas... achei que era um estudo científico e ficou na base do achismo por não poder ser provado... se não há prova cabal, é papo furado... ESTUDO POBRE
Interessante que eles não fornecem informações exatas para os parentes vivos, como algo que somente o falecido e o vivo sabiam. Aproveitando de pessoas cheias de sentimentos de culpa e fragilizadas. Mortos não se comunicarão até a volta de Jesus, nesse retorno do Messias os que conquistaram sua salvação voltarão à se comunicarem, já em corpos glorificados ... as pessoas querem acreditar na reencarnação pelo fato de morrerem e voltarem, com infinitas chances de evoluirem até desencarnar e subir sãos e salvos, mas recomendo que aproveitem as chances que Jesus dá em uma única vida terrena. Que Deus liberte esses cativos de suas crendices mirabolantes. Amém.
QUE BOM ESCUTAR ISSO...VOCES FIZERAM UM BOM TRABALHO...ASSIM QUEM VE..TIRA ESSA DÙVIDA...QUE DEUS O TENHA..XICO XAVIER FOI UM SER DE MUITO LUZ...E DEUS O ILUMINE..
Ótimo trabalho dos pesquisadores parabéns! sou espírita admiro cientistas sérios desprovidos de preconceitos.
Obrigado pelo comentário Bismarque :D
TV Nupes obrigado a vcs pela contribuição das pesquisas com os médiuns para um pesquisado como eu do assunto ver cientistas sérios validando cartas do Chico Xavier e uma hora !continue asim divulgando um trabalho serio não provando que espíritos existem mas comprovando a possibilidade do contato com os mortos e um passou para a verdade.
Eu não acho que o campo de conhecimento científico seja o único verdadeiro e útil, entretanto é um deles e esse trabalho contribui para comprovar algo que muitos conhecem e experimentam.
Por isso eu agradeço à esse trabalho que é de qualidade e útil.
dr: vc vem passando muita credibilidade em seu DEDICADO trabalho.
parabéns
Chico Xavier emanava AMOR, CARIDADE, FÉ. Morreu na pobreza. Doou todo tempo de sua vida para ajudar o próximo. Como pode alguém pensar que era tudo enganação? Um homem simples com pouco estudo, vindo de uma cidade pequena, do interior, lá no início do século passado, quase sem informações do "mundo exterior ". Eu pergunto: qual motivo teria ele para enganar tanta gente e não levar nada em troca?
A biblia deixa bem claro que a datilografia, o espiritismo não pertence a Deus e se não pertence a Deus então vem do maligno. São demonios(demonios se disfarcam de anjo de luz)fazendo a pratica se passanso por Pessoas que já morreram pois quem já morreu já não tem mais contato com os vivos diz a biblia na parabola do rico e do lazaro quando diz que existe um grande abismo entre a vida e morte. Quando mechem com essa coisas de tentar se comunicar com os mortos é dada autoridade aos seres malignos de se manifestarem naquele local.
31"Não recorram aos médiuns nem busquem a quem consulta espíritos, pois vocês serão contaminados por eles. Eu sou o Senhor, o Deus de vocês.
Levítico 19:31
Tá na bíblia gente. Não se deixem enganar.
Xico xavier era um grande homem e de grande coração mas fazia a pratica do maligno "mesmo sem saber".
Coração bom não leva ninguém pro céu. A salvação é pela graça de Deus em nosso Senhor Jesus Cristo e não por obras
Ele dizia q havia vida em marte e hj sabemos q nao!!
@wilsonalves7196 oque prova que nao tem? 😂😂
@@Blade15k vida inteligente ate agora nao foi achado nada pois o homem ja mandou varios Rovers para explorar o planeta e ate agora nada alem de pedras,e se tiver agua sera somente em baixo do solo.
É importante ser imparcial e impessoal quando se trata de pesquisas acadêmicas. Parabéns pelo respeitável trabalho!
Pelo visto as conclusões ainda são baseadas nas afirmações dos parentes, a velha história do acredite se quiser. Se o espiritismo for verdade, ñ seria religião e sim ciência. Os "espiritos" são egoistas ao ponto de ñ trazer para o mundo nenhuma coisa nova, só aquilo que ja sabemos.
@@humbertoqueiroz6770Espiritismo é Doutrina, Religião e Ciência. Procure saber. A Espiritualidade não é egoísta. Muitas das inovações tecnológicas contemporâneas que conhecemos hoje primeiro se fizeram realidade lá, para depois servirem à Humanidade encarnada do lado de cá.
Pesquisas acadêmicas tem todo o meu respeito. Chico Xavier é um mito, uma lenda eternizada.
Era esquizofrênico e farsante, participou da farsa da materialização da "irmã Josefa".
Agradeço a vcs pela seriedade que conduz o trabalho
com os médiuns eu mesmo testemunhei uma sessão de psicografia e poso garanti e real os espíritos existem parabéns a vcs cientistas admiro seus trabalhos .
Evidência anedótica. Testemunho por testemunho:
Gravei escondido no centro espírita 9/19 , DESMASCAREI O MÉDIUM 266
ua-cam.com/video/i03co9g44rM/v-deo.html
Você viu os espíritos na sessão mediúnica? Ou vc viu uma pessoa viva escrevendo uma carta? Observe a diferença entre o que você viu e o que você concluiu.
A mediunidade não é a pessoa estar sob influência e ou domínio mental de outra, mas, sim, é a comunicação entre duas mentes. Esta comunicação se dá de forma diferente da obtida com os nossos sentidos. São obtidas através de outros sentidos, os quais não conhecemos ainda. Através de outros sentidos quando uma pessoa se comunica com a outra, ela entra na história da outra, é como se ela estivesse vendo um filme e fosse, ao mesmo tempo, protagonista do filme, sentindo tudo o que a verdadeira protagonista sente. Não é tão diferente de quando a gente está no teatro e chora porque se coloca no lugar da personagem que sofre, mas é muito mais intenso, tão intenso que a pessoa tem a sensação de que é ela a personagem. Ela somente percebe que não é quando algum sentimento, algum fato do episódio contraria a sua natureza, os seus sentimentos, as suas convicções. Eu somente fui perceber isto tempos depois e ter então consciência do que estava acontecendo e em vários casos pude dialogar com a pessoa com a qual estava me comunicando. Nem sempre a pessoa, a outra, tinha noção do que estava acontecendo, era como se ela estivesse utilizando departamentos mentais que não domina, não tem consciência. Quando isto acontecia, não havia dialogo obviamente. Apesar de uma mente se comunicar com a outra, há, sempre, a interpretação, pois nossa linguagem é simbólica, é mistica, é fantasiosa e a gente sempre interpreta os episódios a partir de nossas experiencias anteriores. Quando me comuniquei com um poeta que fazia poesia com pássaros, eu podia ouvir as frases, ver o cenário por ele imaginado, mas não conseguia reter os nomes dos pássaros, que eram muito complicados e diversos e só conheço o nome da alguns pássaros. Seria preciso interromper a locução dele e pedir para soletrar os nomes dos pássaros. Pude fazer isto uma vez com uma poetisa quando não entendi duas das palavras. Após ela ter ditado a poesia nos voltamos aos versos incompletos e ela repetiu as palavras e como eu não as conhecia precisei recorrer depois ao dicionário para entender o significado. É complexo. Muito e não se repete quando a gente quer e planeja para poder controlar, medir e, enfim, se certificar da veracidade.
Através de sentidos que "não conhemos ainda " ...kkkkkkkkk
Ta loko .. kkkkkk
Caro Daniel, estes "sentidos" existem sim e são conhecidos e praticados abundantemente, são os efeitos onde o sensitivo se coloca em estado mental de "alfa", e neste estado, inexistem as condições de tempo e espaço. São os fenômenos de clarividência, onde apenas os dados do consulente são necessários para a busca minuciosa da necessidade específica. São os chamados fenômenos parapsicológicos.
li tudo o que vc disse compreendi e respeito. mas pra mim tudo o que vc disse pode ser resumido mais facilmente como um fenômeno psicológico real.. a crença é falsa, mas o fenômeno é verdadeiro e isso não tira a beleza do que nossa mente é capaz de produzir. Mas a pseudociência não pode ser levada como fatos ainda... e dizer que comunicamos com outra mente pra mim é uma pseudociência.
@@sergioluizdasilva7650 Pessoal ....tudo isso é uma farsa. Não existe "sensitivo" ou "médium" ou "fenômenos parapsicológicos". Isto é um
teatro feito por gente treinada nessas artes e que enganam a maioria das pessoas, mas se for investigar a fundo não passa de uma fraude.
A biblia deixa bem claro que a datilografia, o espiritismo não pertence a Deus e se não pertence a Deus então vem do maligno. São demonios(demonios se disfarcam de anjo de luz)fazendo a pratica se passanso por Pessoas que já morreram pois quem já morreu já não tem mais contato com os vivos diz a biblia na parabola do rico e do lazaro quando diz que existe um grande abismo entre a vida e morte. Quando mechem com essa coisas de tentar se comunicar com os mortos é dada autoridade aos seres malignos de se manifestarem naquele local.
31"Não recorram aos médiuns nem busquem a quem consulta espíritos, pois vocês serão contaminados por eles. Eu sou o Senhor, o Deus de vocês.
Levítico 19:31
Tá na bíblia gente. Não se deixem enganar.
Xico xavier era um grande homem e de grande coração mas fazia a pratica do maligno "mesmo sem saber".
Coração bom não leva ninguém pro céu. A salvação é pela graça de Deus em nosso Senhor Jesus Cristo e não por obras
Existe alguma carta psicografada pelo o Chico Xavier de um estrangeiro para um familiar igualmente estrangeiro escrita em outra língua, tirando obviamente, o português?
Não que tenhamos estudado Felipe. Até existem relatos na internet da existência de cartas em outra língua, mas desconhecemos a veracidade da fonte.
cara pesquise uma carta piscicografada por Fernando bem em Alemão!
sim no livro de Chico Xavier ele piscicografa em outras línguas! grande abraço #Paz
@@dayanekatchanoski5940 sim, ele psicografou em italiano!
Não, não existe.
Existe inclusive em Hebraico.
Por que a opção por estudar cartas de Chico Xavier? Não seria mais operacionalizável um estudo sobre semelhante fenômeno com os médiuns em seus trabalhos atuais, ou seja acompanhar um caso enquanto ele acontece?
Sem dúvida George. O estudo das cartas do Chico Xavier foi feito por conta da sua relevância social, por ter sido uma personalidade marcante no Brasil e pelo volume de material que ele produziu. Mas como a Elizabeth destaca na entrevista, há fatores que limitam a pesquisa ao trabalhar com eventos que aconteceram décadas atrás.
E, por essa razão, o próximo passo será estudar casos mais atuais, através dos quais será possível um controle mais rigoroso sobre as informações que o médium tem acesso.
Acho que uma das formas mais simples de se abordar esse tema é fazer uma observação comparativa: tomar dois ou mais médiuns diferentes e comparar o que o espírito desencarnado fala através dos dois. Vocês já pesquisaram alguma coisa parecida com isso?
Olá George, realmente pode ser uma pesquisa interessante. O mais próximo que já fizemos disso foi um estudo de neuroimagem, onde os pesquisadores mediram a atividade cerebral de 10 médiuns diferentes durante o estado de transe mediúnico, enquanto eles psicografavam. Temos dois vídeos falando disso:
ua-cam.com/video/drJX-fd_OLc/v-deo.html
ua-cam.com/video/JNPYPEv75I0/v-deo.html
Podemos indicar também um estudo que analisou "O que se comentou sobre textos que Chico
Xavier atribuiu a Humberto de Campos", do Alexandre Caroli.
www.ufjf.br/revistaipotesi/files/2011/05/CAP02-25-36.pdf
George Lourenço : Enfim um comentário de alguém q reflete. Isso, já é feito George. Acontece q o laboratório mediúnico, assim como de um químico e sua comunidade mediante fórmula, obedece a rígidos critérios éticos e morais. O problema é achar um pesquisador q se submeta a isso, pois demandará muio tempo, e terá q ser balizado por estes critérios. Pode ser comparado tbm com um psicólogo ou psiquiatra e seu cliente. Existem ( se não me engando pelo que conheço como espírita), cinco motivadores da comunicabilidade mediúnica, mas fica longo, para explicar.
O laboratório mediúnico ( vou chutar o percentual aprox.), atinge entre 4 a 5% no máximo do total de espíritas. Supondo q se tenha perto de 8. 000 000 de espíritas no Brasil, são espíritas de Fato q passam pela escola espírita, procuram melhorarem-se perante ao meio como pessoas, pois somos humanos e falhos, e ao mesmo tempo, a escola mediúnica espírita, q difere-se das outras, pois foi a pioneira na classificação das percepções extra-sensórias e seu uso destinado ( como a fórmula do químico) e não ao nosso bel prazer. Pois se está lidando com Consciências individualizadas, q tem critérios para comunicarem-se, seriam mais de 300 mil espíritas de fato médiuns. O q estuda e experimenta. Este laboratório, é feito em grupos, com rígidos critérios, para determinados fins. Logo, seriam milhares de sociedades espíritas, milhares de grupos mediúnicos, distintos entre si, socioeducacionalmente, onde no Espiritismo segundo o I.B.G.E e outros estudos, mostram o espírita nas três faixas da pirâmide socioeducativa, ou seja, da base ao topo, atingindo acima de outros grupos o topo dessa pirâmide, entre 35 a 40%, ou seja, esse percentual, seria formado por pessoas com profissões acadêmicas, ( e acho q é essa a ordem): professores; advogados, médicos ( aqui, psicólogos e outros), e o restante, a maior parte ou seja, 60 a 65% do restante, sendo dos grupos da atividade comum humana, mas o mais importante, o espírita seria dócil e com perfil aberto nesta três faixas ao novo, q produza o bem geral.
Arredonde-se para 300 mil espiritas em todo país q é de Fato espírita, passou pela escola espírita incluindo a mediúnica, e é considerado o médium. Mesmo q fosse um pouco menos, é muita gente, q em lugares diferentes do país, em grupos socioeducacionalmente distintos, experimentam sistematicamente a mesma coisa em cada grupo e cada lugar onde há uma instituição ou sociedade espírita, ou seja, a comunicabilidade espiritual, onde os conhecimentos, experiências e necessidades, são distintas, do médium para o espírito e deste para o outro. Não há terceiros nesse laboratório, e o médium atua em grupo, com um diretor, e são os fins já predeterminados dentro do seu modelo. Logo, é um laboratório, pois há a sistemática distinção e até o resultante distinto deixado.
Já na Europa e U.S.A, os médiuns autênticos e ostensivos, já usam a mediunidade para outros fins, como consultas por ex.
No Espiritismo, além desse protocolo rígido, não há terceiros, mas há o resultante sistemático em grupos, a e não visa-se lucro, ou mais ainda, é a única proibição no Espiritismo, logo, se o médium não tem lucro ou projeção social, não há a falsa premissa , pois enganariam-se todo a si mesmos.
Abração, e parabéns pela boa colocação, diferindo-se dos outros.
Assim como o químico e só ele e sua comunidade sabem elaborar uma fórmula e à destinar o uso e não o nosso bem prazer, mas não consegue nos colocar na mão uma molécula ou um físico um elétron, assim é o laboratório mediúnico, os fins usados, obedecem os critérios, mas as consciências são distintas em saberes, necessidades sistematicamente, e deixando o resultante pela fórmula, não se pode no entanto colocar na mão de uma pessoa um espírito, mas ele, já pode ser demonstrado, pelo q se vê, em vários outros grupos e vários outros estudos distintos entre si
@João Encostonildo Este é universal e replicável, por isso citei. O vídeo, se notar, não é feito por leigos, preste mais atenção. Nós temos laboratório mediúnico nos U.S.A. duas escolas científicas, e deixa sim, a ex da química, um resultante analisável, o problema q vc só tinha o Espiritismo cmo esta escola q a ex da química, deixa um resultante ( a obra), sim, verificável, e isto, está sendo feito sim.
Se vc buscar a História do Espiritismo, verá notáveis nomes das ciências, q irão incididr sobre praticamente tdas as áreas q temos hj; muitos metodologistas como; Ernesto Bozzano; Cesrael Lombroso q com fhrener, irão dar origem à metodologia de análise no Direito e Medicina forense; físicos como Oliver Lodge; o mais premiado físico-químico da Inglaterra, William Crookes, q levou mais tarde o casal Curie ao prêmio Nobel e descoberta do raios-X; os ( se não me engano), 5 precursores da Psicologia moderna, começando com William James, e vai a Jung, pai da psicologia Analítica; dois Nóbeis em medicina; Charles Richet e Alexis Carrel, de forma especial Richet, q é vencido nos Tratados das Metapsíquicas humanas, pela equipe de Ernesto Bozzano, na época (pelas fontes), o maior metodologista da Itália, e prof. Mór de filosofia da Univ de Turim, e Richet aceita.
É só abrir uma aba e pesquisar amigo! Vc está confundindo (como praticamente tds crítico , e é normal), Espiritismo com crença religiosa, e são completamente diferentes pois, uma é baseada na Fé q não se discute (mas funciona), e dogmas, e ooutro (Espiritismo), na experimentação contínua e divisão entre o q se chama hj nas neurociências, entre Objeto e Sujeito, e resultam disso, obras q podem e são analisadas, o vídeo aí, já fala um pouco e hj, nos últims anos, temos inúmeros experimentos q confirmam o Espiritismo.
Nota: já se tem as escolas de médius nos U.S.A, onde os dois cientistas q citei aí, forneceram e fornecem muita informação, e estes grupos ( nos U.S.A), são liderados por. Drª Julie Beischel, PhD. em biologia molecular, toxicologia e farmácia, sendo uma das mais notáveis e jovens cientistas americanas ( q lidera um gupo de pesquisadores), onde o índice percentual, é mais alto q na publicação por ex, de uma nova medicação, e chega ao quíntuplo-cego; o outro grupo, liderado pelo já reconhecido internacionalmente no meio científico, Dr. Gary Schwartz recebeu um prêmio de dois milhões de dólares do National Center on Complementary and Alternative Medicine do National Institutes of Health. Esse financiamento criou o Center for Frontier Medicine in Biofield Science da University of Arizona, que ele dirigiu por quatro anos. Schwartz foi o presidente fundador da Academy for Advances in Postmaterial Sciences.
Ele colaborou com o Canyon Ranch na ciência do biocampo e na pesquisa de cura energética e atuou como Diretor Corporativo de Desenvolvimento de Cura Energética. Dr. Schwartz também atuou como presidente da Eternea, uma organização cuja missão é promover a integração da ciência e espiritualidade para a transformação pessoal e global.
Depois de receber seu diploma de mestre em psicologia clínica em Harvard, ele obteve um doutorado em psicofisiologia. Ele foi professor assistente em Harvard por cinco anos. Schwartz mais tarde se tornou professor titular de psicologia e psiquiatria na Universidade de Yale, dirigiu o Centro de Psicofisiologia de Yale e co-dirigiu a Clínica de Medicina Comportamental de Yale. Ele ingressou no corpo docente da Universidade do Arizona como professor sênior em 1988.
O Scolle experiment: um teste parecido a este, feito na Inglatera, Itália e Los Ângelis, por grupo de pesquisadores e cientistas céticos na maioria, durante 5 anos, a confirmam o Espiritismo.
O maior experimento feito em E.Q.Ms naturais e induzidas, tendo como um dos mais renomados médicos do planeta, cético, SAN PARNIA, e por isso, foi convidado, em 10 hospitais da Inglaterra e Holanda, em mais de 2.500 experiências laboratoriais , q demonstram a sobrevivência da Consciência, pela distinção de Objeto e Sujeito, de forma consciente, e os detalhes íntimos e demonstrativos q cada caso apresensta, publicados tbm por um médico da Holanda em um dos grupos, na revista The Lancet.
Elisabeth Kulber-Roos, q levou a proposta da Psicologia profunda espirita e sua neurofisiologia hj sendo confirmada a grupos restritos na Univ da Suécia, e um médico cirurgião (entre os 10 mais importantes), da América em Yale University, são algluns exs.
O reconhecimento ÚNICO e histórico além do vídeo acima, de obras de psicografia técncia espírita, só nos últimos anos confirmadas pela neurofisiologia moderna, q há 71 anos atrás, esta literatura já trazia, o cérebro ( o córtex lobo frontal), controlando neuroquímica por atividade elétrica por ex, no livro No Mundo Maior, psicografia por André Luiz, sendo a única obra na história, já aceita cientificamente, e publicado na 2ª maior ou 3ª maior revista de revisão científica do planeta, a NEUROENDOCRINOLOGY-LETTERS, à partir de 2013, depois da revisão do projeto Genoma, q não encontrou no GENE, o controle da vida.
Isso, ocorre tbm na física atômica nos últimos anos por ex. o campo de Higgs e o fluído universal das obras espíritas.
O Espiritismo, apresenta há mais de uma década, sua literatura e psicografia técnica (cuja única escola é o Espiritismo), pelas associaçóes médico-espíritas do Brasil; França, Inglaterra, Canadá, Portugal, Espanha, Argentina, junto á sua proposta em Psicologia profunda. São bem mais de 2.000 obras no Espiritismo, incluindo as revistas de publicações e periódicos, claro, além de mais de 1.000 Obras.
Abração e até mais.
Chico é luz!!!!!
não lembro onde vi,mais foi dito que as cartas deles não era as cegas tipo vc entrar na fila e ele te atender eram marcadas antecipadamente, e a pessoa era atendida semanas ou meses depois da consulta ser marcada.
Acho que tem equivoco na sua informação! As pessoas iam para casa dele nem sempre conseguiam falar com ele, pois tinha muita gente. Se até telefone era difícil ser usado, imagina mandar uma carta, que levava vários dias para chegar, dependendo do lugar no Brasil que se morava? Como era feita esta agenda? Só é lembrar a simplicidade e humildade que ele vivia e toda renda dos livros psicografados não eram para ele. As informações que te passo estão em vários livros, vídeos antigos, etc. Não estou endeusando ele, mas o ser humano acha que Deus criou o mundo, Sol, a lua, etc , só para esta bolinha que vive no universo chamada terra. Só para nós e quando morremos acabou e pronto!
Legal, mas cadê o link com a publicação da pesquisa?
Está disponível na descrição do vídeo
O trabalho de pesquisa do doutor incomoda muito gente pelo simples motivo que o lado da sombra faz de tudo para atrasar a evolução na terra.
Parabéns pelo estudo!!!!! 👏👏👏
maravilhoso trabalho.
Esse pessoal da USP é espírita, só um espírita pode acreditar nas esquizofrenices de Chico Xaveco Xavier, um doente esquizofrênico e também charlatão.
Não se faz pesquisa dessa maneira, é burrice mal intencionada.
Fiquei no kardecismo onze anos, tentei justificar a doutrina kardecista, não consegui.
Qualquer observador sério vê que as psicografias são produto de hipnose, tudo é criado no subconsciente sugestionado.
A esses pseudopesquisadores eu afirmo que estão mentindo, eu posso provar em dez minutos que não existe mediunidade, porque não existem espíritos.
Vocês que gostaram desse vegonhoso e falso estudo eu digo, vocês acreditam porque QUEREM acereditar, já devem ter testemunhado várias vezes que é tudo farsa, consciente ou inconsciente.
Chico servo do Amor.
E do autoengano
@@umcatolicosincero o que é o auto engano para você meu irmão? Amar e um auto engano ? Tolerar as faltas do outro e um auto engano ? O que este mundo mais precisa neste momento é do amor e isso é um auto engano ? Penso que você se perdeu em algum momento e por esse motivo tenta dizer neste momento que amar é um auto engano. Paz..
Todos os estudos também se outros grupos só se referem às cartas de Jair Presente e as demais? Qual o motivo dessa preferência?
Rosa Linhares : Eu deixei a vc explicações de que não só a mediunidade é demonstrável, e a escola espírita, acho q seja a maior, pois é a única q tem a psicografia técnico-histórica e técnico-científica, onde espíritos de alta envergadura, deixam em livros como qualquer autor em uma área do Conhecimento, a PROVA VIVA da sua existência, e seus conhecimentos. Muito mais: já se tem no mínimo duas obras de Chico, uma confirmada nas últimas três publicações científicas, sobre o córtex lobo frontal, e a última publicação, fazem poucos meses, e começa a chegar ao Brasil.
Só nestas obras (espíritas), vc tem 4 tipos de linguagens diferentes, onde espíritos criam um romance, para extração de alguma lição moral e ao mesmo tempo embutida uma descrição científica, ou histórica.
A Obra No Mundo Maior, q tem aprox 70 anos, pela psicografia de Chico, já trazia estas últimas publicações científicas, q começou a ser demonstrada aos poucos, após a revisão do Projeto Genoma.
A outra obra, Renúncia tbm de aprox 70 anos atrás, situa seu personagem no ano de 1680, descrevendo a Europa, até o personagem chegar onde é hj Los Ângelis, citando hábitos culturais, conflitos, lugares pitorescos, datas históricas, ruas, e a 1ª indústria de tabaco, e esta obra na sua revisão há poucos anos atrás, traz mais de 1.000 descrições histórico-arqueológicas, e correções de datas históricas q só foram corrigidas pelos historiadores nos últimos anos. Seria impossível Chico, trazer ao mesmo tempo detalhes inúmeros históricos, corrigir dados, e publicações científicas, a mente sã e inteligente, não permite isso, pois simplesmente isso, seria impossível.
já existem duas escolas científicas de médiuns nos U.S.A, por dois renomados cientistas, e q conclusão mais uma vez, é a mesma do Espiritismo. Os espírito de envergadura moral e conhecimento, ao comunicarem-se em lugares diferentes, com médiuns diferentes e no Espiritismo dos ramos do conhecimento, ou atividade humana, é o q mais atinge o topo, logo, vc tem milhares de médiuns no país, onde quase a metade é de meio acadêmico nesta ordem; professores, advogados, médicos e outros, e a maior parte da atividade comum humana. O espírita, tem perfil dulcificado pelo I.B.G.E, demonstrando q sua proposta q é o mais importante funciona, e é embasada na Psicologia tbm.
O q não existe isto sim, são incentivos da indústria, q só apóia o q dá lucro e o Espiritismo não visa lucro. Mas... entramos na era q não tem mais como se negar, e a ciência, já sente-se tangida, há uma avaliação melhor, sobre o q é consciência, a matéria, e como ela é organizada de forma inteligente, obedecendo propósitos.
Estes médiuns, tem suas experiências mediúnicas ( no Espiritismo), em grupos, sem participação de terceiros, e são milhares no países, experimentando em lugares diferentes, por médiuns culturalmente distintos, sistematicamente deixando um resultante o mesmo propósito, ou seja, q o espírito comunica-se continuamente neste ambiente, onde o Espiritismo é a maior escola. Não a mais ostensiva, mas q aplica para a melhor finalidade. Leigo, não pode dar opinião por aquilo q não conhece e não experimenta, pois o ambiente mediúnico é como o laboratório para o químico, q mediante fórmula, sua comunidade, reproduzem o experimento continuamente, mas não conseguem colocar na minha mão uma molécula ou um físico um elétron, só pq eu não posso ver e me declaro descrente.
Todo experimento q eu saiba moderno, sobre mediunidade, confirma o Espiritismo.
@issoNonEcziste concordo ctg. Chico poderia mto bem ter ido a um cartorio e obtido tudo. Achei o que foi falado no vídeo bem raso.
Chico foi um medium serio e verdadeiro.
Exatamente!❣
@João Encostonildo ???
Sobre xico ter dito que tinha vida em martes?
Os espíritas acreditam que existe vários tipos de vida em cada planeta porém depende do grau de pureza da alma
eu ja pensei sobre isso. Mas ja penso se eles tao em baixo da terra? tipo perderam a atmosfera deles? ia ser brisa. Mas pura especulação imaginativa minha. hahahah
13 cartas apenas!? Pouco
Concordância imprecisa... Poderiam explicar o que é isso?
Sou bastante cético no que diz respeito às tais cartas psicografadas, porém creio que estamos diante de mais uma faceta do nosso cérebro desconhecida até então; não acredito que o conteúdo dessas cartas seja de tais espíritos,mas provenientes duma mente muito engenhosa.
@Cine pipoca você é um chuchu,kkkkk !!
Nao tem como ser apenas vindo da mente humana, mais sim de algo superior a nós, algo além da matéria: no estado unidos já usa psicografia pra descobrir corpos desaparecido e já resolveram vários casos através da psicografia e médiuns.
O problema é seu e apenas seu!
Porra ........tudo isso é uma grande farsa. Não existe "sensitivo" ou "médium" ou "fenômenos parapsicológicos". Nem espírito existe. Isto é um
teatro feito por gente treinada nessas artes e que enganam a maioria das pessoas, mas se for investigar a fundo não passa de uma fraude.
também concordo, o ser-humano é muito fácil ser lubridiado.
Parabéns amei
A terra teve um anjo 🙏 Chico amor❤ Xavier!
belo trabalho !!
Chico escreveu em outras línguas também....pesquisem...
É necessário investigar o campo do ocultismo! O mundo é uma guerra!
Ainda bem que Chico não viveu aqui na era da internet,senão seria massacrado!
que maravilhoso
É preciso fazer esse trabalho, nem que o homem não tenha espírito, é importante importante conhecer cada vez mais o emocional do homem e até dos animais em geral!
Povo do TV Nupes, se vocês me permitem a sugestão, usem sua vertente acadêmica para identificar a presença de elementos de línguas estrangeiras na mediunidade de Chico Xavier. Há muitos rumores e até mesmo o testemunho de alguns pesquisadores espíritas considerados responsáveis sobre essas experiências. Seria importante colocar isto em bases sólidas, negando ou confirmando esses rumores.
Chico e indiscutivel procurem o..que quiserem so existe . VERDADE
Há ALGUM ESTUDO MAIS ADIANTADO EM 2020?
Há estudo em andamento e o processo de psicografia das cartas está sendo acompanhado e monitorado de perto pela pesquisadora e sua equipe. Os resultados ainda demoram um pouco pra sair, mas assim que isso acontecer será tema de vídeos aqui na TV Nupes :)
Uma pesquisa em vão, teria de ter como exemplo os feito e seguir o caminho.
@João Schwarz Tavares Agressivo, um bom exemplo, quando falta algo em uma pessoa ela atribui Isto a outra, bom estudos.
Um nome da mediunidade confiável é Orlando Noronha. Aluno de Chibo
olá vocês poderiam fazer uma pesquisa com o médium Fernando Ben que vem circulando nas redes sociais seria incrível grande abraço
Dayane Katchanoski já foi feita está pesquisa por uma psicóloga,procure no UA-cam
Esse aí já caiu faz tempo , pesquisava os perfis pela Internet kkkkkk palhaçada
Qual foi o critério para escolher essas cartas? Será que cartas onde só tem informações subjetivas ou erradas não foram retiradas do estudo?
@João Schwarz Tavares que espírito mal educado esse que me respondeu, kkkk
@@ricardogomes3129 KKKKKKKK
Eu acredito piamente em Chico xavier.
Mds kk, Não creio nisso de falar com Mortos, mas esse Chico Xavier é muito Impressionante!!!!
Um dia você acreditará
@@lindachica2196 quem morre segue-se o juizo.
@@nildasilva2040 cada religião tem suas crenças, no espiritismo o que morre é o corpo físico, mas a alma da pessoa ainda vive.
Se você não acredita em espírito, por qual motivo acha que o espírito santo que os pastores pregam tanto fazem vocês falar em línguas e tudo mais na igreja?.
Até porque ele é um espírito não é mesmo 😅 .
E como você explica esse negócio de Deus mandou te falar, vai entender vocês né
meu querido amigo ! basta você ler o evangelho de Jesus Cristo ; que vai entender e crer ....
@@lindachica2196 só vou ter a certeza depois da morte, por enquanto tudo é apenas especulação.
Ninguem acredita ate o momento da "perda" de um ente querido! Isso é real e muito natural até. Nao tem nada de sobrenatural. Precisa ter metecimento, como alguem que passa a vida toda duvidando pode receber uma pisicografia?! Lamento mas perde grande oportunidade. A mesma alma que vc ve em sonho nao pode escrever uma carta?!!
A biblia deixa bem claro que a datilografia, o espiritismo não pertence a Deus e se não pertence a Deus então vem do maligno. São demonios(demonios se disfarcam de anjo de luz)fazendo a pratica se passanso por Pessoas que já morreram pois quem já morreu já não tem mais contato com os vivos diz a biblia na parabola do rico e do lazaro quando diz que existe um grande abismo entre a vida e morte. Quando mechem com essa coisas de tentar se comunicar com os mortos é dada autoridade aos seres malignos de se manifestarem naquele local.
31"Não recorram aos médiuns nem busquem a quem consulta espíritos, pois vocês serão contaminados por eles. Eu sou o Senhor, o Deus de vocês.
Levítico 19:31
Tá na bíblia gente. Não se deixem enganar.
Xico xavier era um grande homem e de grande coração mas fazia a pratica do maligno "mesmo sem saber".
Coração bom não leva ninguém pro céu. A salvação é pela graça de Deus em nosso Senhor Jesus Cristo e não por obras
Eclesiastes 9:5 Porque os vivos sabem que hão de morrer, mas os mortos não sabem coisa nenhuma, nem tampouco terão eles recompensa, mas a sua memória fica entregue ao esquecimento. 6 Também o seu amor, o seu ódio, e a sua inveja já pereceram, e já não têm parte alguma para sempre, em coisa alguma do que se faz debaixo do sol. 10 Tudo quanto te vier à mão para fazer, faze-o conforme as tuas forças, porque na sepultura, para onde tu vais, não há obra nem projeto, nem conhecimento, nem sabedoria alguma.
TRABALHO MARAVILHOSO, DIVINO E, COM HUMILDADE AINDA, BUSCA MAIS ELEMENTOS SOBRE OS FATOS. A VERDADE É QUE PRESTAM UM SERVIÇO SEM PRECEDENTES PARA EVITAR QUE PSEUDOCIENTISTAS DESQUALIFIQUEM A PUREZA DA MEDIUNIDADE E A POSSIBILIDADE REAL DA COMUNICABILIDADE COM OS ESPÍRITOS. HOMENAGEM A FIGURA IMPOLUTA DE KARDEC. E FREIO AOS GOTIJOS DA VIDA.
Infelizmente a pesquisa em questão, me parece muito frágil do ponto de vista metodológico. É impossível tirar alguma conclusão. Não é tão difícil produzir uma pesquisa onde sejam testados a veracidade desses eventos, com casos futuros, envolvendo um número estatísticamente representativo, com informações cegas, inclusive por participantes da pesquisa.
Cadê o trabalho em escrito?
Vejam no UA-cam: Psicografias, videncias, comércio da fé e suas fraudes.
7:01 resumo, não podemos considerar que este estudo possui validade científica real, já que utiliza como parâmetro a memória dos indivíduos que presenciaram as supostas psicografias, sendo um dos principais pontos da pesquisa científica a falibilidade desse aspecto (memória dos indivíduos involvidos) já que essa, em estudos prévios sobre o assunto, se mostrou extremamamente sujeita a erros e à indução de terceiros e até dos próprios indivíduos (nós custumamos interpretar nossas memórias por nossas sentimentos e crenças que possuimos atualmente e não por fatos).
Pois é, a mente humana é manipulada com muita facilidade. É comum testemunhas em julgamentos se sentirem confusas se certos fatos realmente aconteceram ou se é algo produzido por indução ou fortes emoções
@Guima Channel Concordo muitas vezes uma informação dos familiares já serve para que ele manipulasse as pessoas.
@@Sigmatox Eu vou te mostrar agora algumas estratégias desleais que alguns espíritas usam nos comentários pelas redes sociais como o youtube:
- Uma delas é citar artigos científicos para embasar suas idéias. Primeiro vêm o texto e logo depois uma referência, como se aquilo que está sendo dito já tivesse sido validade por cientistas. Mas se você se dá ao trabalho de ler o artigo científico ele não fala nada do que a pessoa está dizendo. Ou, quando muito, é uma pesquisa isolada, sem confirmação, ou inconclusiva. Então o artigo só é usado para dar uma credibilidade para a fala. Sendo que, algumas vezes, o artigo não tem nada haver com o assunto. Eles usam a autoridade de um cientista para dar credibilidade as suas afirmações e assim disseminar suas ideias. Como a maioria das pessoas não checam as fontes ou são analfabetas científicas, isso passa despercebido. Um exemplo clássico foi a pesquisa citada "noritadastre.wordpress.com/2012/06/10/calderaro-relata-em-1947-no-livro-no-mundo-maior-o-que-os-neurocientistas-esto-descobrindo-a-partir-de-2000/" mas que fala apenas sobre a relação entre a ativação de áreas do cérebro frente a determinadas ações/escolhas morais/éticas. Ou seja, esse trabalho que inclusive foi citado por aqui nos comentários não tem nada haver com a mensagem que o espírita que a comentou queria passar, pois ela em nada comprova a mediunidade sobre as cartas ou sobre a existência de espíritos.
Não existe nexo causal.
- Outra técnica é tirar conclusões que não são apoiadas pelos dados do estudo. Por isso que não adianta só ter o artigo. É preciso ter uma pessoa qualificada pra ler e interpretar, para checar se aquilo condiz com a realidade, se as conclusões foram certas porque é uma linguagem técnica específica que não é qualquer um que sabe interpretar. O estudo pode ter sido feito com o método errado, ter uma avaliação questionável, o autor pode ter um interesse por trás naquele resultado, … E isso tudo precisa se analisado de forma crítica.
Existe um livro intitulado “Como ler artigos científicos, fundamentos da medicina baseada em evidências” da autora Trisha Greenhalgh. Ele vai desde o básico do que é um artigo, uma revisão, uma carta, passando pela escala de evidências, até metodologia científica.
E por que isso é importante? Eu vejo muitas pessoas religiosas interpretando mal ou descontextualizando artigos científicos para promover alguma ideia ou distorcer algum fato. Nem tudo que é publicado em artigo é verdade simplesmente porque foi publicado.
Um exemplo inusitado é um artigo publicado sobre a contaminação de Zubats por COVID-19. Sim, isso mesmo: contaminação de pokemons por COVID. Essa história e todos os resultados do artigo foram inventados. Ele colocou como autores do artigo ele mesmo, o professor Elm (personagem do Pokemon), enfermeira Joy (também do Pokemon) e o Dr. House (da série de mesmo nome) para ilustrar o que estou dizendo. Existem muitas revistas científicas que são predatórias, ou seja, é só pagar que eles publicam. Daí a importância da comunidade científica para revisar e validar as publicações e, de preferência, por aquela parcela contrária ou cética em relação a sua pesquisa já que validar com pessoas que estão pré-dispostas a acreditar na premissa que a pesquisa defende pode abrir caminho para erros “de visão” por uma tendência a um menor questionamento.
Até porque tem sim muita gente escrevendo artigos duvidosos para dar credibilidade e uma ideia pseudocientífica e isso exige atenção, principalmente, daqueles que são leigos nesse tipo de leitura. Então é sempre bom recomendar a todos a análise das informações que se recebe de forma crítica. Verificar as fontes citadas e se a comunidade científica revisou e validou essas informações é um bom começo. Não se deve deixar levar pelas emoções via informações apelativas. Isso pode ser perigoso pra saúde física e emocional (vide caso João de Deus que aparentemente recebeu aval do Chico Xavier a época).
Como disse Karl Sagan: “vivemos em um sociedade altamente dependente de ciência e tecnologia”, onde poucos sabem sobre esses assuntos. Por isso a importância de estudos de qualidade.
É sempre bom ler um comentário lúcido quando muitos estão dispostos a simplesmente acreditar.
Mas um fato pode ser descrito de várias formas.😐😐😐
E vc não pode e nem tem meios de entender como funciona essa comunicação por simples falta de conhecimento mesmo, mas o espiritismo está aí pra derimir qualquer dúvida!
Pesquisa imprecisa. Feita quase 50 anos depois. Impossível ter rigor nisso.
Ha outros problemas metodologicos mas só esse ja torna cientificamente invalida.
❤
Hoje tá fácil fraudar uma suposta carta todos tem rede sociais
Tudo que os "cientistas" não conseguem medir com uma régua ou aparelhinho não existe para eles...
na verdade, o cientista tem que analisar apenas pelo método, não pode deixar a crença influenciar!
É fácil você diminuir a importância da ciência, difícil é conseguir provar algo sem ela.
Sim?! Isso é justamente o que estabelece a ciência, oras. Isso não quer dizer que vc não possa acreditar pela fé. Ora, ora
@@sthepcorms6747 Então daqui uns 2000 Mil anos vamos ter uma ciência melhor, pq essa daqui nem a pau, não conseguimos nem sair do nosso planeta pra colonizar outros planetas veja lá, ciência avançada kk
Metodo cientifico.
FANTÁSTICO!
Pq as pessoas acreditaram na ressurreição de Jesus, e não acreditam em reencarnação?
Qual o motivo de Chico Xavier, criar isso. Sempre trabalhou 14 hrs por dia e sempre viveu em condições humildes.
Qual o motivo ? Dinheiro não era.
E INTERESANTE ESPIRIRUALIDADE POIS SEGUNDO ISSO A PESSOA MORRE E FICA A MESMA COISA QUE ERA QUANDO ESTAVA VIVO RINDO ESCREVENDO CARTA MAS SE DIZ QUE A NENTE MORRE COMO FAZEM AS MESMAS COISAS DEPOIS DE MOETOS
O espiritismo é uma grande farsa.
@@nildasilva2040 e esses pastores que dizem falar em línguas são o que?
Respeite a crença do seu próximo, é muito feio isso.
Levítico 19:31
A definição de mediunidade apresentada no início pelo "doutor" está, desde o começo, errada. A mediunidade não é uma experiência, e sim uma anedota na melhor das hipóteses, visto que, pra ser experiência, deve precisar ser tornada objetiva.
Jes
Não somos como os animais?
Nós somos animais
Sim, somos animais e a pior das espécies.
🤗🤗🤗🤗
A mente humana tem informações de tudo que acontece ... e transmite pra outros .. é aqueles casos que certos indivíduos que nunca te viram e conta toda sua vida... não tem mistério... cartas dos mortos.... eu gostaria de acreditar sinceramente.
Que imaginaçāo do opinador, quer dizer que somos emissores e recetores ininterruptos!!
@@lucianamartuscelli9675 isso mesmo.. as mentes se comunicam , mas só pequenas frases, não temos controle , é uma coisa esporádica .. quem já no início do sono não ouviu a mãe chamando!!.. eu ouvi muitas vezes, depois que ela se foi... nunca mais.
O PROBLEMA MAIS GRAVES E QUE TODOS OS " PESQUISADORES" DAS CARTAS DO CHICO XAVIER ERAM TODOS " ESPIRITAS"!!!!!!!
Então temos que rever a ciência, porque a maioria dos que pesquisam a matéria são materialistas
SE EXISTE ISSO PORQUE O CHICO XAVIER AGORA DEPOIS DE MORTO NÃO DMANDA UMA CARTA PRA AVISAR COMO E O MUNDO ESPIRITUAL, EU QUERIA ESTÁ ENGANADO DISSO PRA PENSAR: NOSSA ENTÃO DEPOIS DE MORTO VOU FICAR MANDANDO E-MAILS MSG OU ATÉ LIGAR FICAR VAGANDO ETC QUE BOM NÉ VOLTAR A VIVER MESMO QUE APENAS ESPITUALMENTE KKKK
Quem critica não tem tempo para amar.
Façam melhor.
Respeito muito quem acredita, mas me respeitem tb quando acho que vcs são adultos infantilizados acreditando até em papai Noel, parabéns a vcs , nota 2 .
Em alguma encarnação vc irá acreditar.
Jesus nao desencarnou
ói
Sei....
E o Chico não poderia ter pesquisado sobre a morte da tia do cara da carta? Ir em cartório não é mto difícil
Não, pois ele fazia tudo na hora, a pessoa ia se consultar com ele e ele psicografava no mesmo momento
Com que finalidade faria ele isso de ir a cartório, pesquisar etc.se não cobrava nada,se tivesse alguma recompensa eu pensaria como você.
Deu de graça ,o que de graça recebia.
Ele escreveu mais de 400 livros. Quem faz isso no mundo???
@@marinaschmidt6104 Isaac Asimov. E ainda escreveu sobre vários assuntos diferentes, o que é mais difícil ainda.
Eu acredito que todos nos temos um espirito. A própria Bíblia nos fala claramente. Não somos como animais. Morreu acabou. Se fosse assim que graça tem esse mundo, já que somos todos passageiros aqui.
Não somos como os animais?
Nós somos animais!
E somos todos UM.
Deus é expresso em cada ser do universo. Nos animais humanos e não humanos
@@jm.v123 Sim somos todos criação de Deus. Mais porém que detém o espírito somos nós humanos.
@@graziannigarrijo4088 quando morremos iremos descansar até a volta de cristo.
@@nildasilva2040 O nosso corpo sim era descansar até a volta de cristo quando resuscitaremos num corpo glorioso. Agora nosso espírito sai imediatamente da matéria quando falecemos. Creio que ele fica em um lugar esperando o julgamento.
Resumidamente ... Existe sim a comunicação entre os espíritos.Até quando à ciência (a pesquisa)negará ou desconfiará desta faculdade?
Povo que endurece o 💝.
Parabéns pelo estudo e prossigam em mais descobertas.
Até o dia em que ela encontre evidências mais fortes do que as que são aceitas pelo povo religioso.
Essa não é um papel que deve ser esperado da ciência. A ciência só explica feitos que são comprovaveis. Todos os demais cabem somente a fé dos indivíduos. São coisas distintas, qual é o problema em compreender isto?
Até quando a ciência conseguir averiguar com provas reais e concretas! Investigando, uma coisa que não tem feito!
Pantomnesia
Investigações toscas...
não tem a mínimo de credibilidade essa "pesquisa" pelo meio científico.
gastar dinheiro público com essas pseudagem é foda
Porque cientista que ja morreram nao trazem nada de novo para a terra e em linguas diferentes isso eu nunca vi!!!
Jesus nao desencarnou enem reencarnou mas ressucitou .
CHICO XAVIER ERA MALUCO ISSO SIM
Um esquizofrênico que se refugiou na escrita.
E que aqui as pessoas acreditam em qualquer coisa.
Imagino como que a história das religiões deve estar eivada de esquizofrênicos na posição de líderes, fundadores, profetas, etc.
Esquisofrenicos são pessoas que se envolve com pessoas do mesmo sexo ! E hoje tudo não é natural kkkk
@@CANAL.O.MENTE. Isso que vc falou chama-se homossexual, não esquizofrênico.
Que estudo fraco. O resultado, não apresentaram resultados, as conclusões, não foram em nada conclusivas... achei que era um estudo científico e ficou na base do achismo por não poder ser provado... se não há prova cabal, é papo furado... ESTUDO POBRE
Papo furado. Chico Xavier é conversa fiada
Interessante que eles não fornecem informações exatas para os parentes vivos, como algo que somente o falecido e o vivo sabiam. Aproveitando de pessoas cheias de sentimentos de culpa e fragilizadas. Mortos não se comunicarão até a volta de Jesus, nesse retorno do Messias os que conquistaram sua salvação voltarão à se comunicarem, já em corpos glorificados ... as pessoas querem acreditar na reencarnação pelo fato de morrerem e voltarem, com infinitas chances de evoluirem até desencarnar e subir sãos e salvos, mas recomendo que aproveitem as chances que Jesus dá em uma única vida terrena. Que Deus liberte esses cativos de suas crendices mirabolantes. Amém.
Vídeo mentiroso. As cartas dele não passava de farsa
Cala a boca garota
Vc sabe mais do que um estudo cientifico? Patética
@@guilherme_2000 vai se lascar seu elemento
Eu comento o que eu quero
@@garotasincera1528 calma tiazinha veia
Quem é você na fila do pão, falida?
Kkkk balela Xico Xavier e mais um xarlatão
Jes