Como venci a gagueira e me tornei um melhor comunicador?

Поділитися
Вставка

КОМЕНТАРІ • 70

  • @obancariojeansousa
    @obancariojeansousa 15 днів тому +6

    Fiz fono por 6 meses.
    Minha doutora informou que os exercícios de respiração e de dicção são iguais academia. Precisamos manter uma disciplina de treinar, praticar e ir aperfeiçoando com um tempo.
    Hoje ainda sou gago, mas passo despercebido no meu serviço como Bancário e responsável por fechar varias negociações complexas.
    Uma dica: Não desiste de si mesmo. Nós que somos gagos temos uma grande batalha pela frente, mas o prazer de conseguir enfrentar essa batalha faz tudo valer a pena.

    • @casado428
      @casado428 5 днів тому +1

      Olá irmão vc me motivou

  • @bichodanoite
    @bichodanoite Місяць тому +13

    Sofro de gagueira desde criança, sempre foi terrível me comunicar. Acabou que me tornei um adulto solitário e sem amigos. Mantendo contato apenas com as pessoas mais próximas. Recentemente, troquei de trabalho e caí no setor de atendimento ao público. É um tremendo desespero você perceber que a pessoa tá mordendo o lábio para não rir. Eu não sei se a essa altura do campeonato (34 anos), ainda tem jeito. Não dá mais para ficar inerte, terei que enfrentar a vergonha e ir atrás de um tratamento. Só quem convive sabe que GAGUEIRA NÃO TEM GRAÇA.
    A GAGUEIRA TIROU TUDO O QUE EU PODIA TER SIDO DE MIM. 😢

    • @DiegoBitencourt
      @DiegoBitencourt  Місяць тому +1

      Cara, duas coisas: a mudança só depende de você, e nunca é tarde para mudar. Ouso dizer que as pessoas geralmente não estão querendo rir quando você gagueja, mas ficam desconfortáveis apenas. O difícil é que esta situação acaba só piorando, certo? Pois ai você fica mais nervoso ainda, e isso leva a piorar a gagueira. Tenta aplicar algumas coisas que falei aqui no vídeo, busca uma ajuda especializada, se permita errar, e entenda que é um processo que leva um tempo, mas sempre tem o Dia D, o dia da mudança, o Dia zero! Boa sorte!!

    • @lfrossinhole
      @lfrossinhole 26 днів тому

      Sou gago também, tenho 29 anos, e estou começando a buscar melhorar somente agora. Acho que o mais importante desse vídeo que voce pode tirar é tomar a decisão de querer melhorar. Quando você decidir melhorar de fato, você vai correr atrás. Boa sorte a todos nós 🙏

  • @wesleysilva6960
    @wesleysilva6960 Місяць тому +13

    Fiz 20 anos recentemente, passei por umas crises de identidade justamente por conviver com a gagueira a minha vida toda, não se permitir conhecer pessoas novas na escola e no dia a dia por medo de falhar, é algo horrível, só quem é gago entende a dimensão da situação, pós toda essa crise eu tive a mesma atitude que você demonstrou "eu não vou ser mais gago", e essa autoconfiança realmente é muito importante, faz você não se contentar com a situação, ao invés de decidir viver calado, como eu fiz boa parte da minha adolescência e infância, excelente vídeo, me ajudou bastante.

    • @DiegoBitencourt
      @DiegoBitencourt  Місяць тому

      Ótimo Wesley, fico contente que você nesta idade já teve esta postura. Maturidade! E hoje em dia está fluindo melhor sua fala?

    • @wesleysilva6960
      @wesleysilva6960 Місяць тому

      @@DiegoBitencourt está sim cara, estou progredindo, sempre mantendo a constância nas atividades.

  • @elizetedomingues6105
    @elizetedomingues6105 7 днів тому +1

    Eu consegui apresentar trabalho na Universidade sem gaguejar. O seminário foi em dupla, mas mesmo assim eu consegui. Foi um dos dias mais felizes da minha vida

  • @joaovictorpereira2704
    @joaovictorpereira2704 4 місяці тому +8

    Diego, eu não sou gago mas faz uns anos que minha dicção ficou péssima, terrível e nem sei porquê. Graças a comentários de amigos e ouvir áudios meus WhatsApp percebi que tava comendo letras, falava embolado, abaixava o volume no final das palavras, muitos ãnns e êss...
    E rpz, as minhas estratégias para melhorar foram praticamente idênticas as suas, impressionante.
    Só tem duas coisas diferentes: eu passei a gravar áudios no WhatsApp para me ouvir e perceber os problemas e leio trava línguas quase que diariamente por uns 3 minutinhos.
    Parabéns, cara, vc virou um excelente comunicador.

    • @DiegoBitencourt
      @DiegoBitencourt  4 місяці тому

      Top Joao, a gente ve que não tem muito mistério, mas um esforço sério de pensar em melhorar. Essa de gravar os áudios é uma excelente ideia cara, acabei n fazendo isto. Obrigado e tmj

  • @i-buy-trade-and-sell
    @i-buy-trade-and-sell Місяць тому +5

    todo mundo gagueja, mas o gago desespera e o desespero fica nitido. o gago precisa ser mais tranquilo. e todo mundo que para no meio da frase pra pensar enquanto solta um som, como "éhhh", tbm é gagueira

    • @DiegoBitencourt
      @DiegoBitencourt  Місяць тому

      Concordo com você que a calma e tranquilidade na fala são essenciais.

  • @mvitoriam
    @mvitoriam 2 дні тому

    Excelente iniciativa.
    Meu filho tem 11 e gagueja desde os 3.
    Estou buscando informações pra fazer um apoio tático na evolução dele.
    Estamos te acompanhando 😉

  • @fabio11000
    @fabio11000 6 днів тому

    Excelentes dicas. Eu também melhorei muito minha gagueira, e pra mim, percebi que minha fala trava quando meu diafragma se contrai involuntariamente, me fazendo respirar mal. Outra coisa importante, percebi que, sutilmente, eu falo mais abrindo um canto do lábio, quando lembro disso e forço abrir mais o lado oposto do lábio, a fala flui mais facilmente. Sugiro que além dessas excelentes dicas do vídeo, tentem perceber em vocês próprios algo de particular que influencia na sua fala. Um abraço e boa sorte a todos.
    Obrigado pelo vídeo.

  • @juniordiasmoura1338
    @juniordiasmoura1338 5 днів тому

    Sou gago e fui corretor de imóveis por 8 anos,matava um leão por dia..

  • @MegaNaldo2000
    @MegaNaldo2000 12 днів тому

    Eu so gagueijo quando fico nervoso, principalmento em publico. gagueira não é brincadeira!

  • @fnascimento999
    @fnascimento999 2 місяці тому +2

    Tenho 44 anos, sou gago desde que me entendo por gente, tenho TOC e ansiedade. Consegui melhorar muito ao longo da vida a fluência, para conversar no dia a dia me desenvolvo bem, mas para falar em grupo ou em público eu ainda dou umas travadas, já quis aprender inglês mas sendo gago seria mais difícil me expressar em outra língua o que me desanimou e desisti. Ainda tenho esperança de melhorar minha fluência, seu vídeo me deu esperança de superar o problema, foram ótimas dicas. Seu vídeo foi o melhor e mais completo que já assisti sobre no assunto. Abraço.

    • @DiegoBitencourt
      @DiegoBitencourt  2 місяці тому +3

      Salve, muito obrigado por contar um pouco sua história. Penso aqui em 3 coisas lendo tua resposta:
      1- Travadas pra falar em público ou grupo: importante ter em mente que isto é completamente normal, dizem que o medo de falar em público só não é maior que o medo da morte e de altura. É algo que pega qualquer um, quem tem boa fluência ou não na fala. Certamente o fato de saber que é gago da uma complicada, tem outras coisas na tua cabeça que o próprio discurso. Tem a forma tbm, isso me passava muito pela cabeça. A maior recomendação pra isso é simplesmente enfrentar e não negar oportunidade de falar. Só com o enfrentamento que esta situação vai ficando normal. E na hora de falar, prezar por se ligar na respiração, numa fala articulada, sem pressa e pronunciando todas as sílabas deve ajudar.
      2- Ansiedade: isso é um certo mal que todos temos que tentar combater. Ela sempre tá ligada com alguma preocupação no futuro que provavelmnete n vai se cumprir. É a ansiedade que acaba fazendo a gnt atropelar palavras, não pronunciar sílabas corretamente, faz respirar errado e leva a mais gagueira. É na verdade uma mudança de estilo de vida largar a ansiedade, certamente n fácil. Descansar em Deus é uma ótima opção.
      3- Sobre o inglês, cara se eu te falar que conforme tu vai aprendendo inglês tu vai vendo que essa subida no tom de voz (deixar mais grave) acaba melhorando a pronúncia do inglês e ajudando na gagueira tbm? Eu seguiria firme no inglês como um ativo útil e importante para a vida e tbm como uma forma de destravar a fala. Na fase de aprendizado ser humilde e n ter a pretensão de ser perfeito, o que vai te levar a se permitir errar, e tal.
      No mais, sou muito grato por tua mensagem e carinho por aqui. Tua msg me incentivou a continuar e fazer mais conteúdos nesta linha.
      Abraço

    • @michellesantanavillanova2090
      @michellesantanavillanova2090 Місяць тому +1

      Minha fonoaudióloga me disse uma vez que um paciente dela nao gaguejava quando falava em inglês. Pode ser justamente pelo fato de prestar mais atenção na fala e talvez as pausas.

    • @vitorlfelix
      @vitorlfelix Місяць тому

      Se te ajuda, eu sou uma pessoa que gaguejo e falo inglês. Vai firme que no começo é mais bloqueio e como foi dito, até vai melhorar no Português.

  • @dnm6790
    @dnm6790 Місяць тому +1

    Sofro de gagueira desde a infância. Pretendo prestar concursos pra docência em breve. Estou preocupado, pois às vezes posso travar em um discurso e oportunidade importante de emprego público.
    Sobre o inglês: morei nos Estados Unidos por mais de 1 ano. Incrível que, mesmo tendo amigos norte-americanos e me expondo muito, até hoje eu travo muito…bloqueio demais…quando converso em inglês com outras pessoas. Por mais que eu já tenha adotado muitas técnicas, no inglês é como se eu fosse quase mudo, tamanho o grande bloqueio

    • @DiegoBitencourt
      @DiegoBitencourt  Місяць тому +1

      É bom entender que em discursos, principalmente em público, é completamente normal travar e tropeçar. Dizem que é um dos maiores medos do homem, só perdendo para o medo da morte. Então se permita, mas tente não negar nenhuma oportunidade de falar. Ir em evento, fazer pergunta - não pelo fato de querer tirar uma dúvida, mas simplesmente pelo fato de querer treinar a fala com toda atenção em você. Fiz muito disso. Aproveitei várias oportunidades para falar, e isso solta.
      Essa do inglês é curioso. Foca em melhorar falando o português, vence esta guerra, depois parte para esta outra batalha.

  • @BençãoPauloPanzo
    @BençãoPauloPanzo 15 днів тому

    Olha também sou gago já a bastante tempo, tenho 18 anos e viver com isso não é nada fácil, sinto vergonha, medo de me expressar e até mesmo prefiro estar sozinho.
    Mais tomei nota do seu conselho e vou colocar em prática tudo que ouvi nesse vídeo. Vou aceitar a minha realidade que é gago, e vou me esforçar para ser um bom comunicador assim como você mesmo disse.
    Obrigado pelos conselhos e quando eu deixar de ser gago certamente irei de comentar ou dizer para ti. Muito obrigado 🙏

  • @dnm6790
    @dnm6790 Місяць тому +1

    Acho que um ponto importante e crucial é tratar o subconsciente. Seja com técnica de hipnose, abordagens para o subconsciente ou outras estratégicas da psicanálise - especialmente sobre contextos de estratégias fonoaudiológicas que não solucionem bloqueios em determinado momento do dia.

    • @DiegoBitencourt
      @DiegoBitencourt  Місяць тому

      Muito bom comentário! Acredito também que estas técnicas podem ajudar e muito. Temos diversas travas emocionais, bloqueios, que também nos levam a ficam nervosos, com fala sem fluência.

  • @rafaelgoncalves_to
    @rafaelgoncalves_to 2 місяці тому +2

    Fala Diego, estou muito feliz de ter encontrado esse vídeo.
    Sou gago desde criança, não tenho memória de não ser gago em algum momento da vida. Na adolescência até meus 20 e pouco anos melhorei muito minha fala mas ainda continuei/continuo gago. Já perdi algumas oportunidades no trabalho por me autossabotar, aquela coisa de "não vou conseguir" e me sabotei, fora diversos outros eventos constrangedores e difíceis durante a vida (escola, faculdade, época de paquerar as gatinhas, diversas situações no trabalho e etc).
    Enfim, vira e mexe decido que vou investir na minha fala, vou me esforçar pra deixar de ser gago, começo ver vários vídeos, compro livros mas vou desanimando no meio do caminho e acabo desistindo. Há uns dois anos atrás fiz uma consulta online com o fono Simon (creio que é o mesmo que você menciona no seu vídeo), mas ele me cobrou algo em torno de 40 a 50 mil pelo tratamento, o que era IMPOSSÍVEL pra mim na época, fiquei super frustrado com isso, mas segui adiante. E recentemente estou muito chateado por causa dessa gagueira, ela deixa nossa autoestima baixa, diminui nossa autoconfiança, diminui nossa esperança profissional, enfim, hoje decidi buscar um vídeo pra me ajudar e caí no seu vídeo. Vou focar daqui pro final do ano nas suas dicas e prometo que se eu melhorar voltarei aqui pra dar um relato pessoal. obrigado por essas dicas, fica com Deus irmão, abraço.

    • @DiegoBitencourt
      @DiegoBitencourt  2 місяці тому +1

      Fala Rafael, cara, fiquei muito feliz em ler este comentário, de saber que de alguma forma pude ser uma esperança para você.
      Li e reli diversas vezes tua mensagem para entender como posso te responder, a primeira coisa que posso lhe dizer é que desistir não pode ser uma opção.
      Te entendo muito bem quando dizes de autosabotar, essa sensação e essa ação é horrível mesmo. De alguma forma isso tem que ser o combustível para o basta e a ação de enfrentamento cara.
      Esse era o cara mesmo, o Simon. Também não consegui pagar, mas vi vários conteúdos do cara e pude pegar várias dicas, e fui testando e notando o que funcionava pra mim.
      Se de uma chance, tenta seguir estas dicas aqui que foram ditas.
      Ideal também que vá numa fonoaudióloga para uma ação diferente. Eles tem lá os diagnósticos, exercícios e tal.
      Mas creio muito que parasse aqui por uma razão muito especial. Por isto, te incentivo a seguir estas dicas e ver qual delas funciona pra você.
      No primeiro momento, pegue leve com você. Vá testando.
      A grande virada é reduzir a ansiedade e ter mais calma na fala. Isso muda o jogo.
      Te desejo sucesso nesta jornada e te incentivo a seguir firme e enfrentar essa M que é gaguejar.
      Fica com Deus e tmj!

    • @DiegoBitencourt
      @DiegoBitencourt  2 місяці тому +1

      E fica a vontade para me dar sugestões de videos por aqui... quero investir mais nesse assunto!

    • @rafaelgoncalves_to
      @rafaelgoncalves_to 2 місяці тому +2

      Durante a infância minha mãe me levou em uma psicóloga (nas consultas eu não gaguejava, zero gagueira mesmo, parece até brincadeira um trem desse rsrs) a psicóloga concluiu que eu não era gago, era alguma situação psicológica que causava isso (afinal se fosse algo motor, físico, eu gaguejaria até falando sozinho, concorda?).
      Tenho um grande amigo que é fono, segundo ele eu não sou gago, eu tenho uma disfluência, mas que provavelmente meu problema é psicológico mesmo, não é algo motor (mas nunca fiz exame pra constatar isso). Costumo dizer que minha gagueira é de lua, tem períodos que eu falo muito bem (percebo que é quando estou confiante, com a autoestima boa), tem reuniões que eu falo muito bem, e tem dias que eu gaguejo demais, não consigo desenrolar nada e isso gera uma ansiedade gigantesca, porque, como você mesmo disse, a gente sabe que vai gaguejar (geralmente quando estou mal, mesmo inconscientemente. E como gaguejo mais nesse período, a gagueira me deixa ainda mais triste, com a autoestima mais baixa ainda, e vira uma bola de neve, uma coisa puxando a outra me arrastando pra baixo).
      Eu percebo que minha gagueira tem um viés psicológico muito forte, porque quando falo com figuras de autoridade (um diretor da empresa que eu trabalho pro exemplo), quando sou acionado (alguém pede uma informação na rua), quando preciso falar em público é quando a coisa piora muito mais, a ansiedade aumenta, a gente já projeta na mente tudo dando errado e isso vai virando uma bola de neve, tudo acontece muito rápido.
      Mas só de passar o dia de ontem aplicando suas dicas (falar lentamente, não temer as pausas, entonar a voz com mais grave, tentar pronunciar as palavras inteiras em emendar ou comer letras, encher o peito de ar e tentar falar pelo diafragma) já percebi uma boa melhora, mas tem que praticar porque tendo a esquecer, eu lembro e aplico, mas uns minutos depois já esqueço e estou lá embolando palavra e falando rapido kkkkkkkk... mas vi que funciona, bem demais! É praticar até virar um hábito e se tornar meu novo normal, pode não "curar", mas sei que vai melhorar muito porque senti isso quando lembrei de aplicar.
      Eu vou focar sim, vou treinar muito, ter paciência comigo mesmo e entender que tudo precisa de tempo e dedicação. Seu vídeo e seu comentário me ajudou muito irmão.
      Obrigado mais uma vez e vamos pra cima!

    • @DiegoBitencourt
      @DiegoBitencourt  Місяць тому

      Cara, me identifiquei muito com tua história. Podemos dizer que temos (ou tivemos) os mesmos problemas, causas e situações. Te encorajo a continuar! Fico feliz que sentiu uma esperança de melhora! Tmj!!!

  • @Logos761
    @Logos761 Місяць тому +1

    é uma das coisas que mais gostaria de fazer, melhor a dicição.

  • @alessandrojoseconholato719
    @alessandrojoseconholato719 2 місяці тому +1

    Bom dia !
    Primeiro é aceitar não tentar esconder, quando tentava esconder era pior, agora falo com voz elevada, calmo e se travar, volto e falo de novo.
    Se alguém perguntar falo q sou gago e pronto .

    • @DiegoBitencourt
      @DiegoBitencourt  2 місяці тому +1

      Cara, essa tua abordagem é muito doida! Parabéns pela atitude. Acredito que tire a pressão das costas, alivia a ansiedade e faz você falar melhor. Top!!! Obrigado pela mensagem.

  • @pablotorneli8986
    @pablotorneli8986 4 місяці тому +2

    Muito interessante! Eu não tenho gagueira, mas percebo que atropelava minhas palavras, principalmente durante uma conversa com algum cliente de um nível muito alto. Vou seguir as dicas e depois mando um feedback. Oss

    • @DiegoBitencourt
      @DiegoBitencourt  4 місяці тому +1

      Fala Pablo, muito bom ouvir esse Feedback. Tenho certeza que parte das dicas aqui você pode usar para esta parte do atropelo. Boa sorte!!!

  • @yasminecosta932
    @yasminecosta932 14 днів тому

    Minha filha tem 4 anos. Comecou a gaguejar a um ano. Tentando ajuda-la, cheguei no seu video. Parabéns

    • @fabio11000
      @fabio11000 6 днів тому

      Bom dia!
      Em relação a gagueira infantil, boa parte das crianças passam por essa fase, é natural, já que estao aprendendo palavras novas e isso trás insegurança. O importante é os pais e a familia não despertar a atenção dela pra esse momento, porque é passageiro. Não se deve, em hipótese alguma, tentar corrigir ou emendar, ou demonstrar ansiedade para que ela fale logo, porque aí pode chamar a atenção da criança para sua própria fala . E ela vai passar a ter consciencia para um processo que é natural. Vai tentar
      evitar a gagueira e isso pode torna-la gaga por reforço de algo que ela nem percebia. Creio que foi isso que aconteceu comigo.
      A gagueira infantil, entre os 4, 5, 6 anos é chamada de gagueira fisiológica e tende a ser passageira, se os pais e familiares não interferirem nesse processo. De toda forma, consulte um fonoaudilogo.

  • @pedromagno7393
    @pedromagno7393 Місяць тому +2

    Assistir o seu vídeo e gostei, eu tenho esse problema sou o cantor da noite, evito ir em programa de TV ou rádio, exatamente por causa da gagueira é muito difícil para mim

    • @DiegoBitencourt
      @DiegoBitencourt  Місяць тому +2

      Hm, é engraçado que cantando a gagueira não vem. Já pensou em quantas oportunidades você não perde por evitar? Acredito que você precisa enfrentar, pois a fuga reforça o problema. Tendo estas ideias em mente sobre manter a calma, processar cada silaba, levando em conta que as primeiras sairão não tão boas, e com o passar do tempo você melhora. Busca uma ajuda profissional também, isso pode ser essencial.

    • @pedromagno7393
      @pedromagno7393 Місяць тому

      @@DiegoBitencourt muito obrigado pela dica amigo, vou tentar 🤝

  • @noticiariododireito33
    @noticiariododireito33 2 місяці тому +3

    Fala mestre me identifiquei bastante com sua história. O que me desprendeu a amenizar a gagueira foi faculdade e criar conteúdos aqui pro UA-cam.
    Já me inscrevi, espero por mais dicas.

    • @DiegoBitencourt
      @DiegoBitencourt  2 місяці тому

      Grato amigo! É sempre lindo de ver uma história de vitória. O que você acha que dá pra gravar mais?

  • @LeandroRicardoAmaralAntonio
    @LeandroRicardoAmaralAntonio 14 днів тому

    Eu sofro de gagueira desde 16 anos agora eu tenho 19 anos tento parar de gagueira não consigo agora assistir videos e exercícios para de gagueijar.

  • @solenydossantos3389
    @solenydossantos3389 Місяць тому +1

    Boas dicas meu amigo, vou colocar em práticas as dicas ,também sofro com gagueira, e isso é muito vergonhoso

    • @DiegoBitencourt
      @DiegoBitencourt  Місяць тому +1

      Concordo contigo, também acho vergonhoso e nos coloca numa posição de inferioridade. Coloca em prática e vê se você percebe alguma mudança! Abraço

  • @robertogesso8635
    @robertogesso8635 Місяць тому +1

    Muito bom seu comentário sou nervoso e tenho um pouco de gagueira quero muito vencer isso

    • @DiegoBitencourt
      @DiegoBitencourt  Місяць тому

      Fala Roberto, ótimo, podes começar por estas dicas e ver se tem algum resultado. Acredito fortemente que terá. Obrigado pela presença aqui no canal!

  • @carlabelmontearchetti8728
    @carlabelmontearchetti8728 2 місяці тому +1

    parabéns pela coragem e enfrentamento

  • @neutonsilva5756
    @neutonsilva5756 2 місяці тому +1

    Obrigado amigo. Deus o abençoe sempre

  • @mozcartoons258
    @mozcartoons258 Місяць тому +1

    Gostei das dicas ❤❤

  • @jonathansantana2875
    @jonathansantana2875 2 місяці тому +1

    obg por compartilhar

    • @DiegoBitencourt
      @DiegoBitencourt  2 місяці тому

      @@jonathansantana2875 grato a você por assistir ao vídeo e deixar uma mensagem 👍🙏

  • @elianenobre4595
    @elianenobre4595 Місяць тому +1

    Amei esse vídeo! Muito objetivo e bem explicativo

    • @DiegoBitencourt
      @DiegoBitencourt  Місяць тому

      Olá Eliane, obrigado pela mensagem. Fico feliz que tenha gostado. Espero que lhe seja útil!

  • @user-xd3ic6uy6n
    @user-xd3ic6uy6n 2 місяці тому +1

    Obrigada pelas dicas vc ajudou muito Deus abençoe

    • @DiegoBitencourt
      @DiegoBitencourt  2 місяці тому

      Olá, obrigado pela mensagem! Deus te abençoe também! Fica a vontade para me pedir por novos videos e temas.

    • @user-xd3ic6uy6n
      @user-xd3ic6uy6n 2 місяці тому +1

      Pode postar já estou ansiosa cheguei no mesmo ponto que vc colocar um basta tenho 35 anos e gaguejei minha vida toda Claro tive muitas melhoras mais com suas dicas sei que vou mi sair bem

    • @DiegoBitencourt
      @DiegoBitencourt  Місяць тому

      @@user-xd3ic6uy6n Eu acredito! Obrigado por estar aqui! Parabéns pelo enfrentamento e sucesso neste desafio!

  • @FuiLobotomizadoPeloLuladaSilva
    @FuiLobotomizadoPeloLuladaSilva 29 днів тому

    É como se a palavra ficasse presa na garganta e para soltar essa palavra eu tenho que fazer alguns grunidos

  • @TiagoBrimo
    @TiagoBrimo Місяць тому +1

    Eu sou...e tenho um canal de nome Moçambique em Ação.

  • @melissakarensantosdemoraes988
    @melissakarensantosdemoraes988 20 днів тому

    Muito bom

  • @evandrolauro5500
    @evandrolauro5500 Місяць тому +1

    Acho q o emocional pesa muito

    • @DiegoBitencourt
      @DiegoBitencourt  Місяць тому

      E como pesa. Gerir emoções ajuda a contornar grande parte de nossos problemas, não é verdade?

  • @byohara4159
    @byohara4159 2 місяці тому +3

    adorei esse vídeo. Sobre a mudança de tom ,poderia fazer um vídeo explicando como fazer isso?

    • @DiegoBitencourt
      @DiegoBitencourt  2 місяці тому +1

      @@byohara4159 olá, bela sugestão. Vou colocar aqui numa lista de conteúdos a fazer. Notei que este vídeo despertou muito interesse, devo fazer algo adicional por aqui neste assunto.