Servidores da saúde federal em greve ocupam Hospital do Andaraí contra municipalização da unidade.

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 27 вер 2024
  • Servidores dos hospitais federais do Rio de Janeiro ocuparam às 10h40 desta segunda-feira (12/8) o hall da sala da diretoria do Hospital do Andaraí. O objetivo é protestar contra o plano do governo Lula e do prefeito Eduardo Paes de fatiar os seis hospitais federais do Rio de Janeiro. Cada unidade seria entregue para um gestor diferente, entre eles a Prefeitura, o grupo hospitalar Nossa Senhora da Conceição (do Rio Grande do Sul), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) e a Fundação Oswaldo Cruz.
    O desmembramento seria a primeira etapa do processo de privatização da rede federal, como fez Paes com a rede municipal de saúde. Todas as unidades - hospitais, UPAs e clínicas da família - foram entregues a organizações sociais, nome dado pela legislação a grupos privados.
    “Só vamos sair daqui quando a ministra da Saúde, Nísia Trindade, respeitar a decisão do Conselho Municipal de Saúde que rejeitou a entrega do Hospital do Andaraí para o prefeito do Rio, Eduardo Paes. As decisões dos conselhos distritais, municipais, estaduais e do conselho nacional de saúde, que fazem parte do controle social, previsto na lei que criou o Sistema Único de Saúde, não podem ser desrespeitadas pelo Ministério da Saúde, ou qualquer outra instância estadual, ou municipal ”, afirmou durante a ocupação, a diretora do Sindsprev/RJ, Christiane Gerardo.
    Site: sindsprevrj.org/
    ============================================================
    Redes Socias:
    Pagina no facebook - / sindsprevrj
    Site: sindsprevrj.org/
    Instagram - / sindsprev.rj

КОМЕНТАРІ •