КОМЕНТАРІ •

  • @israelfinardi
    @israelfinardi 6 місяців тому +13

    Eu como libertário, católico e descendente de pessoas originárias das regiões da Sereníssima República do Vêneto, responsável por conter o avanço islâmico otomano na batalha de Lepanto, sou a favor da independência do Vêneto! Lembrando que existe não só o movimento separatista do Vêneto, mas também o da Lombardia, chamado "Lega Lombarda". Os lombardos e vênetos precisam cooperar entre si para se libertarem do domínio romano sobre a região norte da península itálica.

    • @israelfinardi
      @israelfinardi 6 місяців тому +7

      Eu vejo que o mesmo problema que enfrentamos no Brasil em relação a Brasília com a região sul, os vênetos e lombardos enfrentam com o governo central de Roma.

    • @MarceneiroHesiodico
      @MarceneiroHesiodico 6 місяців тому +1

      @@israelfinardi Além de Veneza, Portugal e Espanha foram fundamentais para conter os muçulmanos. E quanto ao Brasil, não é só o sul que enfrenta a tirania de Brasília, é o povo brasileiro todo. E aqui o contexto é completamente diferente: o Brasil não teve unificação, sempre foi unido desde o início pela coroa portuguesa. Jamais haverá um separatismo étnico aqui, pois somos todos de base portuguesa, não temos dialetos. Eu sou do Rio Grande do Sul, e aqui os descendentes de portugueses são maioria, e quem não é fala português igualmente. Só na RBS TV que eles acham que italianos e alemães são maioria.

    • @rfroner
      @rfroner 6 місяців тому

      @@israelfinardi a ideia de um país com os 3 estados do sul é esdruxula e descabida em todos os aspectos. O movimento Sul é Meu País é uma reunião de doidinhos lunáticos que são, vamos ser honestos, movidos em sua maioria por bruto e simples racismo. Não tem como comparar ambas as questões (vêneto x sul br), talvez somente na questão dos impostos - e isso não constroi um país.
      agora, similar a situação do Vêneto seria SOMENTE o Rio Grande do Sul, pois mesmo sendo um estado novo carrega coletivamente um ideário republicano, uma história comum e geograficamente está absolutamente apartado do Brasil, um meio termo entre os Brasis e o mundo rioplatense.
      a ideia de uma autonomia política gaúcha me agrada muito e seria esmagadoramente positivo pro estado e pro povo.
      agora, esse papo de separatismo do sul, sem pé nem cabeça, só atrapalha o debate sério sobre isso.

    • @gabrielpaludo6913
      @gabrielpaludo6913 5 місяців тому +1

      ​@@MarceneiroHesiodico na serra gaúcha, descendentes de italianos e alemães são maioria, definitivamente. A RBS fica em Caxias do Sul, por isso dá essa impressão.

    • @MarceneiroHesiodico
      @MarceneiroHesiodico 5 місяців тому

      @@gabrielpaludo6913 na serra sim. Mas não no estado inteiro. Mesmo assim, netos e bisnetos deles terão ancestrais portugueses. Daqui a uns 150 anos, o português será predominante. Não que isto importe, pois os portugueses são descendentes de romanos, portanto, italianos também.

  • @RaphaelD_
    @RaphaelD_ 6 місяців тому +4

    Professor gostaria de fazer uma pergunta. Ainda existe algumas das famílias aristocráticas que governaram a República de Veneza como temos a família real no Brasil? Caso ainda existam elas participam de algum movimento? Já que a Sereníssima teve um maior período de estabilidade seria a decisão ideal dar essa continuidade.

  • @arionfranconi8411
    @arionfranconi8411 6 місяців тому +2

    Muito obrigado pelo esclarecimento sobre a família Putin. Eu conheço essa lenda faz tempo mas somente você poderia tirar essa dúvida. Na verdade foi eu que fiz a pergunta sobre a família Putin la no vídeo da família Puton.👍👍👏👏👏

  • @MontagniniBello
    @MontagniniBello 6 місяців тому +1

    Mais um vídeo de grande qualidade, obrigado por esse conteúdo super importante. Você diria que em um futuro próximo ou até longo prazo, podemos ver o veneto cada vez mais próximo de se separar da Itália? Ou acha que a itália vai cada vez mais dificultar isso e dificilmente o veneto terá sua independencia? De 0 a 10 quanto acha provável isso acontecer. Novamente grato!!! 👏🏻👏🏻

  • @LGUEM_de_PASSAGEM
    @LGUEM_de_PASSAGEM 6 місяців тому

    Com relação a cidadania, bisneto.. nos tempos atuais será que vale a pena? Tenho a certidão do meu bisavô, porém é necessário fazer uma tardia do meu avô. Bisavô de Vicenza e bisavó de Padova. Nesse meio tempo quero estudar Vêneto.. precisando só comprar um notebook antes.

  • @vercingetorixkingofgalia7196
    @vercingetorixkingofgalia7196 6 місяців тому

    Grasie Mistro.

  • @cezarperim167
    @cezarperim167 6 місяців тому +2

    Veneza foi importante na história.

  • @diegomdonola7188
    @diegomdonola7188 6 місяців тому +1

    🦁👏🦁👏🦁

  • @cezarperim167
    @cezarperim167 6 місяців тому +3

    É preciso lutar por autonomia só isso.

  • @julianojd10
    @julianojd10 6 місяців тому

    🦁

  • @fernandomarcondescorrea8495
    @fernandomarcondescorrea8495 6 місяців тому +1

    🦁🦁🦁

  • @sandroevangelista6376
    @sandroevangelista6376 6 місяців тому

    Minhas origens são de Soave no Vêneto.

  • @joseeduardo10100
    @joseeduardo10100 6 місяців тому

    👏👏👏🦁

  • @Porko3756
    @Porko3756 6 місяців тому +3

    Na verdade essa separação não vai existir. Para se separar é preciso pegar em armas e fazer guerra. Totalmente inviável. Supondo que o governo italiano libere a região do Veneto e se separe, isso causaria um efeito dominó e outras regiões iriam exigir a separação tbm. Ou seja, a península italica voltaria para o século 19, um retrocesso e prejuízo histórico descomunal.

    • @marcioscarpim9336
      @marcioscarpim9336 6 місяців тому +1

      Prejuízo para quem? Somente para Roma, que perderia suas vacas leiteiras

    • @Porko3756
      @Porko3756 6 місяців тому

      Entendo você. Porém, fazer uma ruptura nos tempos atuais século 21, isso exigiria um conflito armado. Ou seja, fazer o que o Putin está fazendo com a Ucrânia, recuperar o que se perdeu no passado. Para isso precisa ter estrutura bélica, etc.., mas não faz sentido gastar dinheiro com guerra, ser humano matando ser humano o que é uma grande burrice. Veja o exemplo russo ou no oriente médio, guerras que não levam a nada e não tem fim. Dado o contexto histórico, sabemos das dificuldades na ocasião, isso deveria ter sido resolvido no período da reunificação italiana.
      Indepedentemente disso, acredito que os jovens nascidos no Veneto nem pensam nisso, estão inseridos no contexto atual, nessa vida moderna, querem consumir, viajar, ter uma profissão e constituir família.
      Sinto que, uma mísera parcela que não representa nada naquela região, que são os mais velhos ou até idosos que são radicais e querem se separar.

    • @MarceneiroHesiodico
      @MarceneiroHesiodico 6 місяців тому

      @@Porko3756 A Índia é um país muito mais diverso que a Itália mas está unida e empenhada em se tornar uma potência. Graças a esta união, hoje a Índia tem mais desenvolvimento tecnológico que a Alemanha. Quando a Índia era desunida os portugueses e ingleses chegavam lá e botavam o terror. Assim como a Itália desunida era excelente pra Espanha, pra França e pra Áustria. Os vênetos esquecem que antes da unificação eles não eram independentes, eram capachos da Áustria. Sem a Itália eles pertenceriam à Áustria e seriam a região pobre e discriminada.

    • @MarceneiroHesiodico
      @MarceneiroHesiodico 5 місяців тому

      O Vêneto não resistiu nem ao comércio português. Entrou em decadência porque Portugal jogou os preços das mercadorias asiáticas lá embaixo.

  • @miriamzuin9423
    @miriamzuin9423 6 місяців тому +1

    A Separação enfraquece um país! Veja o Exemplo da África.

    • @altarugiotransportes6945
      @altarugiotransportes6945 6 місяців тому +1

      Enfraquece a Itália rsrsrs

    • @marcioscarpim9336
      @marcioscarpim9336 6 місяців тому +1

      O negócio então é forçar povos diversos a viver debaixo da mesma mão de ferro?
      Ruanda, hutus e tutsis mandam lembrança...😏

    • @MarceneiroHesiodico
      @MarceneiroHesiodico 6 місяців тому

      @@marcioscarpim9336 Realmente a Itália é uma ditadura.

    • @rueda5082
      @rueda5082 6 місяців тому +1

      Tem razão. Enfraquece a Itália e fortalece o Vêneto

    • @MarceneiroHesiodico
      @MarceneiroHesiodico 6 місяців тому

      @@rueda5082 Acho difícil. Por exemplo, o estado de São Paulo. Se ele se separa os seus produtos vão começar a pagar taxas para entrar no Brasil. Com os preços mais altos, o Brasil iria começar a importar de outros lugares. São Paulo ganha muito vendendo para o país inteiro, assim como Milão e Turim ganham muito vendendo para a Itália. Sei que Milão e Turim não ficam no Vêneto, é apenas um exemplo. E se o Vêneto continuasse a pertencer à Áustria seria o sul da Áustria e ainda por cima seria discriminado porque a língua vêneta é latina.

  • @DellaGiacoma
    @DellaGiacoma 6 місяців тому

    🦁

  • @erickmorgan7521
    @erickmorgan7521 6 місяців тому

    🦁🦁🦁

  • @LilianaGuglielmi
    @LilianaGuglielmi 6 місяців тому

    🦁🦁🦁

  • @marcioscarpim9336
    @marcioscarpim9336 6 місяців тому

    🦁🦁🦁