TEORIA DO TRABALHO: DURKHEIM, MARX E WEBER | Resumo de Sociologia Enem. Anna Amorim
Вставка
- Опубліковано 10 лют 2025
- 📚 E-book gratuito: bit.ly/2XkPac8
🎓 Curso Enem Gratuito: goo.gl/2rebsa
📑 Resumo completo: goo.gl/mWfu7t
✅ Simulado sobre Karl Marx: bit.ly/31Vti95
✅ Simulado sobre Max Weber: bit.ly/3gX0XWh
✅ Simulado sobre Émile Durkheim: bit.ly/30Xr1uB
Inscreva-se no canal para receber tudo sobre o Enem 100% GRÁTIS
bit.ly/37WGBZi
/// SOBRE O VÍDEO
As contribuições de Marx, Weber e Durkheim influenciaram profundamente a consolidação do pensamento sociológico na Europa e no mundo. Um tema sobre o qual os três autores escreveram foi o trabalho e as relações que o envolvem!
Aproveita a aula da professora de sociologia Anna Amorim, sobre a teoria do trabalho dos pais da sociologia (ou "os três porquinhos da sociologia", como alguns gostam de chamá-los!) pra entender melhor esse conteúdo tão importante não só para o Enem, mas para a vida! ;)
✏️ MATERIAIS DE APOIO:
Karl Marx: consciência de classe e crítica ao capitalismo: goo.gl/4ucN3c
Max Weber e seus modelos teóricos: goo.gl/dSPXmC
Émile Durkheim: revisão de Sociologia para o Enem: goo.gl/qT9wun
Classes sociais ontem e hoje: goo.gl/JEeDGb
⏱ MINUTAGEM / ASSUNTOS
00:18 a 00:31 - Durkheim, Marx e Weber são considerados os pais da sociologia e todos falam sobre o trabalho.
00:32 a 2:46 - Durkheim analisa o processo de migração das pessoas do campo pra cidade e a cooptação desses pessoas para o trabalho fabril. Para ele, a especialização e divisão social do trabalho produzem solidariedade e coesão social, porque o trabalhador se torna dependente do trabalho de outras pessoas. Essa interdependência gera uma teia de relações que ele chama de solidariedade. Por isso, ele tem a visão de que o trabalho é importante para o funcionamento da sociedade.
2:47 a 4:58 - Em contrapartida, Marx considera que a super-segmentação do trabalho gera exploração e, sendo assim, alienação. Essa exploração, junto à alienação, culmina na luta de classes. Para ele, esse panorama pode ser transformado, a partir da tomada de poder por parte dos trabalhadores.
4:59 a 6:38 - Weber mostra que, para a consolidação do capitalismo, o trabalho é importante. Essa ideia provém do calvinismo e se dissemina pela sociedade, sob o discurso de que o trabalho árduo e disciplinado dá as bases para o desenvolvimento do capitalismo.
🔴 ASSISTA TAMBÉM
Karl Marx
bit.ly/3fgTbEZ
Max Weber
bit.ly/3178r2c
Émile Durkheim
bit.ly/3hSSq6I
❤️ REDES SOCIAIS
INSTA @cursoenemgratuito
TWITTER @enemgratuito
FACE /cursoenemgratuito/
/// AFINAL, O QUE É O CURSO ENEM GRATUITO?
Somos um canal de aulas totalmente gratuitas sobre os temas que mais caem no Enem e nos vestibulares.
Surgimos para compartilhar democraticamente conteúdos e informações sobre o Enem, ajudando você a entrar na faculdade dos seus sonhos ♥
Também temos um site com aulas escritas, questões e um plano de estudos para você se organizar!
Bora estudar com a gente?
🎓 ACESSE NOSSO CURSO 100% GRATUITO PARA O ENEM
goo.gl/2rebsa
Música da vinheta: "Summer" - Royalty Free Music from Bensound
vim a procura de ajuda p estudar mas acho que encontrei o amor da minha vida
Kkkkkkkkkkk
Mds cara! kkkkk
Ksksksksksksksks eu tbmmm
Kkkkk
KKKKKKKKKKKKKsim
Finalmente consegui entender de uma forma simples e bem explicada.
Durkhein-sociologo francês ele analisa um processo de migração das populações do campo pra cidade e consequentemente ele percebe uma total cotação das pessoas indo pra fábrica para a linha de produção ele percebe e detica um certo tempo a compreensão do q produz o movimento da entrada das pessoas no procedimento de produção que émarcado por uma superlisasao e compartimentação do trabalho.Pra ele a espelizaçao e
Solidariedade
Coesão
explicou tão bem que fiquei fascinada muito rápido, obrigada pelo conteúdo simplificado!
Como Sociólogo posso dizer, muito bom!
ela conseguiu explicar 3 sociologos topzeras em menos de 10 min
Resuminho
> Introdução
O trabalho para a sociologia é descrita como sendo a atividade pela qual o ser humano produz sua própria existência, visto que é por meio dele que produz os meios necessários para manter-se vivo.
> Trabalho para Durkheim
Durkheim descrevia o trabalho como uma forma de se alcançar a solidariedade e a coesão social. Sua percepção se dá ao fato de que nas fábricas, onde a mão de obra era especializada, isto é, cada operário exercendo uma única função dentro do processo produtivo, fazendo com que haja uma certa dependência entre eles para que o produto final seja concluído. Dessa forma, Durkheim diz que a sociedade em si se organiza dessa forma, pois todos são dependentes uns dos outros e a sociedade é construída devido a essa interação social padrão e que, aqueles que fogem desse padrão, são considerados desajustados (Teoria Fato Social). Além disso, Durkheim defende que quando essa sociedade falha ou essa coesão social se fragiliza, a sociedade sofre consequências trágicas como o suicídio.
> Trabalho para Marx
Marx era um grande crítico ao modo de trabalho instaurado nas Revoluções Industriais. Marx acreditava que o modo de trabalho segmentado em classes (burguesia industrial e proletariado) contribuía para a exploração dos trabalhadores que vendiam sua força de trabalho e que tinham a menor partição nos lucros, enquanto os burgueses tinham a maior parte (teoria da mais-valia). Além disso, Marx dizia que os trabalhadores viviam em um estado de alienação por parte dos donos das fábricas, o que fazia com que eles se submetessem as péssimas condições de trabalho e a exploração, corroborando para a dominação de classes e, consequentemente, a luta de classes. Além disso, Marx dizia que a forma de mudar esse cenário de exploração, era através da consciência de classe.
> Trabalho para Weber
A concepção de Weber sobre o trabalho está diretamente ligada com a religião Calvinista, que surgiu no contexto da Reforma Protestante. O Calvinismo acreditava que o trabalho árduo e disciplinado levaria a salvação e elevação espiritual. Weber acreditava que o trabalho, além de ter um valor moral, ele também seria o caminho para a consolidação do capitalismo, como sendo uma atividade fundamental para esse sistema.
obrigado moça
Obrigada!!💗
Alguns heróis n usam capa
Mto obrigada jovem!
Obrigadaa
Me ajudeeemmm
Preciso de outra Videoaula dando continuidade ao assunto Trabalho e Sociedade...
Taylorismo, Fordismo, Toyotismo,etc
Ótima aula, vou sair daqui apaixonada😳
tenho uma socialização amanhã e não tô entendendo uma vírgula do livro, nessa aula eu entendi tudo por Deus que perfeição!
Você é ótima professora, obrigada! O canal de vocês é imprescindível ❤️! Beijos e gratidão
Ótimo vídeo, é bom avisar que o que foi dito no vídeo está na descrição, pois eles são bons para fazer resumos e ajudam muito!
Muito bom e simples. Está de parabéns, salvei esse vídeo para estudos futuros
Mano eu fui assistir um vídeo e não tava entendendo nadinha, com o a sua explicação entendi tudo! Parabéns professora arrasou 👏👏
melhor aula que já assistir na minha vida
Valeu professora!! Parabéns pelo TRABALHO 😉
Muito obrigada por tirar minhas dúvidas
Ótima explicação! Me fez entender de forma mais prática esse conteúdo
muito bom!!!!! obrigada, adorei a maneira que a professora fala e usa as palavras. parabens
VOCÊ É SENSACIONAL SEUS VÍDEOS SÃO DE UM CONHECIMENTO VASTO
perfeita! aprendi e me apaixonei??
Excelente aula. Clareou um assunto confuso. Parabéns
Obrigada!!💛💛
Muito obrigada
Muito bom professora ana parabéns eu gosto muito de sociologia estudar sobre a vida do sociologo que nem filosofia que estudar sobre a vida do filósofos quem nem Platão Aristóteles Sócrates Pitágoras é São Tomás de Aquino
Muito bom a explicação .. Me ajudou muito.. 👏👏👏❤😉
Ótima aula!!!
Maravilhosaaaaaaaa ! Muito obrigado mesmo, amei a aula !!!!!
Que aula maravilhosaaaaa! muito fofa!!!
Obrigada ❤️
Amor a primeira vista por essa professora, cara! haha
Ótima explicação 👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾
Aula maravilhosa!!!
AULA PERFEITA!!!
Lindíssima explicou tudo ❤
Muito bom, aprendi bastante, obg
MUito Obrigado mesmo, voces tem me ajudado bastante.
Curto, mas bem explicado. Adorei!
linda💖 obg pela aula professora💞
Muito obrigada!
Para Durkheim, a especialização e divisão social do trabalho produzem solidariedade e coesão social porque é criada uma dependência entre os trabalhadores.
Em contrapartida, Mark considera que há uma super segmentação do trabalho que gera exploração e alienação já que durante o expediente o trabalhador não conhece as outras etapas de produção e segue realizando uma única tarefa.
Já Weber mostra que, a consolidação do capitalismo se dá pelo trabalho árduo e disciplinado.
Você apresentou de forma muito clara e sucinta as perspectivas de Durkheim, Marx e Weber em relação à divisão do trabalho e seu impacto na sociedade. Essas diferentes perspectivas destacam como a divisão do trabalho pode ter impactos sociais, econômicos e psicológicos significativos na sociedade. Cada teórico abordou esse fenômeno de maneira única, contribuindo para o entendimento da complexidade das relações entre trabalho, sociedade e economia. 🤩
Aonde aperta para curtir mais de 6 vezes ???😍 Maravilhosa explicando!!!
Muito bom. Parabéns, querida!
Ótima explicação gostei...
E explica super bem!
que trabalho lindo!.Que aula enriquecedora.
Tira esse h
Parabéns. Aula bem explicada e as observações a seguir não a invalidam, apenas contribuições: 1- Enem GRATUITO (e não GRATUÍTO); 2-Durkheim e MARX não SÃO do início do capitalismo (já existia há séculos - TALVEZ quisesse falar do capitalismo industrial ou concorrencial); 3)o calvinismo NÃO defende o trabalho ou a riqueza como CAMINHO para a salvação, mas um sinal de prosperidade do predestinado
Up
Ótima professora
Obrigada 😃
Max Weber entre os século XIX e XX foi um dos sociólogos de maior destaque no estudo da sociedade pelo viés científico. Seu pensamento sociológico continua sendo de muita valia, portanto, indique em quais áreas atualmente seu pensamento sociológico continua sendo utilizado?
Escolha uma:
a. No campo do lazer, por se tratar de uma categoria criada somente após Revolução Industrial e que é analisada pela categoria da Estratificação Social.
b. No campo da educação com a categoria fato social, o que permite analisar a educação como uma prática social da humanidade.
c. No campo da economia por meio do estudo da mais valia, categoria essencial para explicar as relações de trabalho.
d. No campo da organização sócio-política da sociedade em que se utiliza dos estudos sobre burocracia e autoridade para compreender as relações nestes espaços sociais.
Letra d ?
Muito bom
C?
Oi
Ótima aula!
Muito bom👏🏽✨
PERFEITA!!!
Amo sociologia
Excelente aula. Vlw
Ótimo vídeo! Parabéns! Obrigada!
Aula muito boa!
Eu não acredito que vim estudar e simplesmente me apaixonei
excelente!
Finalmente entendi!
Obrigado
me ajudaaa com uma pergunta???
"como as concepções de Durkheim, Marx e Weber podem ser aplicadas hoje?"
não pode, é impossível.
A reforma trabalhista.
@@felipesantos2346 pq ?
As de marx
Tenho prova terça feira espero me sai bem
Por que as mudanças trazidas pelo surgimento da indústria alteraram profundamente o sentido estabelecido para o trabalho?
Incrível
Além de ser linda, explica super bem!
Para explicar Durkhein, ela confunde os conceitos de divisão social do trabalho e divisão manufatureira do trabalho. A divisão social do trabalho é o conceito de Durkhein, que se relaciona com a solidariedade orgânica e explica a coesão social que acontece pelo trabalho especializado (profissões). Diz respeiro à divisão do trabalho no conjunto da sociedade. A divisão do trabalho na fábrica, também chamada divisão manufatureira ou divisão técnica do trabalho, foi identificada e conceituada, primeiro, por Adam Smith, para explicar o ganho de produtividade decorrente deste trabalho parcelar que acontece no interior da manufatura ou da fábrica. Portanto, no meu entender, incorre em erro conceitual sobre a teoria de Durkhein.
Totalmente perfeitaaa
Muito bem explicado
LINDAAAAA!!!! Ótima aula
Boas análises, parabéns!
Ajudou muito, obrigado
Muito bom ajuda demais
Que massaaaa
Valeu! Enem 2019
Perfeita !
alguem faz um resumo sobre o pensamento de trabalho dos tres p mim pf
ok mas eu estou apaixonada pela professora, como que faz?
perfeitaaaaaaa
obrigada, pró
Obrigado, salvou minha vida =)
Ensinou muito bem e amei vc tbm
Linda de mais
Tô inscrito 😻
Como a internet foi inventada sem a internet?
Estudando para CNU AFt
Há alguns erros crassos na apresentação. Primeiramente, ela começa dizendo, e repete por vezes, que os autores citados: Dukheim, Marx e Weber começam a "trabalhar" no início do capitalismo no século XIX. O capitalismo se inicia no final do século XV, com as grandes navegações (capitalismo comercial ou mercantilismo). E mesmo se ela falasse sobre o capitalismo industrial (segunda fase do capitalismo), ele se inicia por volta de meados do XVIII, na Inglaterra (Primeira Revolução Industrial). O período que ela está dizendo (segunda revolução industrial), está bem distante do início do capitalismo. Outro equívoco, quando ela menciona que para Marx o trabalho só gera exploração, alienação e luta de classes. Trabalho gera, segundo o próprio Marx em sua análise sobre a sociedade capitalista, excedentes, os quais são apropriados pelo donos dos meios de produção (classe burguesa, capitalistas). Trabalho gera riqueza em qualquer modo de produção, e não tão-somente deve ser compreendido exclusivamente conforme os aspectos negativos supracitados. No tocante ao conceito de alienação, explicou de um modo muito superficial. Em relação à Weber, não é com Calvino que se inicia essa ética protestante, mas com o próprio Lutero em face da sua concepção de trabalho como vocação; Calvino leva essa ética ainda mais adiante, com sua concepção de predestinação etc. Além do que, é nítido como ela mal compreende o autor. A meu ver, inobstante se tratar de uma exposição sintética, ficou muito aquém de uma boa explanação sobre o tema - excetuado quando ela expõe o pensamento de Durkheim.
Mas não esqueça que o capitalismo comercial ele não foi construído nos moldes da industria, por isso se denomina pré capitalismo também. Portanto, ela não está errada.
Quem?
amei a aula:)
top show parabens
Essa daí faz sucesso viu, pq a quantidade de comentarios apaixonados aqui ta grande kkkkkkkk
Gente ela é ótima!
simmmm
muito bom professora
Obg pela ótima explicação de vdd, entendi tudo agr kkk
ótima.
melhor profesora❤
eu amei ui ui
Que voz maravilhosa tnc
Incrível.
Profe estilosa
Qual livro ele fala sobre a definição do que é trabalho ? Karl
Acredito que seja "O Capital", porém, não tenho absoluta certeza
Se fosse aula presencial eu iria prestar mais atenção na prof do que na aula kkklkkkk.
Mulher não consigo entender sociologia, me ajuda. Tô cursando direito
É uma das melhores matérias. Amo de mais !!!
Também não entendo 🤦🏻♀️
Kkkkkkkkkkkkkkk.
Simples a sociedade humana e uma mesclagem de manada com eussocialidade, o porque da manada e que os indivíduos apesar de viver em sociedade eles podem ou não ter laços fortes com grupos social instalado, vivem em sociedade por oportumismo, agora no caso da eussocialidade esta mais ligada a o estado, mais especificamente as atividades públicas, que no caso seria as creches escolas hospitais servicos de limpeza infraestrutura e etc, os indivíduos vivem em sociedade tem a divisão do trabalho e dependendo da situação e condições os indivíduos cuidam da proles de outros indivíduos que no caso e exatamente isso que acontece nas escolas.
Dependendo do meio social instalado a noção de certo e errado pode ser outra, a noção de valor pode ser outra.
Emile durkheim:
Juntando os três sociólogos, é so pensar, você tá numa floresta desconhecida, está sozinho, você entra pelo mato passa por um arbusto é EEPA, o arbusto e extremamente venenoso, você vai morrer e nao a nada que possa fazer, uma floresta desconhecida lembra.
As coisas so iria mudar se você estivesse acompanhado de outros indivíduos, provavelmente um dos indivíduos vendo você se contorcendo de dor no chao vai tentar ajudar, e na esperança de minimizar a tua situação vai andar pela floresta coletando folhas, galhos e raízes para colocar nas feridas ou fazer um tipo de chá ou sei la, sem ter ideia de que tal coisa vai piorar ou melhorar teu problema. Bom mesmo você morrendo os outros indivíduos que acompanharam provavelmente vai passar a informação a diante para que os outros indivíduos não cometam o mesmo erro que cometeu.
E aquela coisa as únicas formas de se conseguir informações e por tentativas e erros, e informações passadas pelos antecessores. Mas e ai que pode entrar um tipo de paradoxo, determinados meios sociais podem reconhecer uma coisa certa como errada ou errada como certa, ou fazer ações inúteis acreditando que tal ação esta dando algum resultado, o que inclui e claro culto a divindades. E ai que entra as várias tradições espalhadas pelo planeta, Culturas e subculturas cada uma com a propias frescura, propia noção de certo e errado, noção de valor, modo de vestir, rotinas diárias, procura por objetivo, idioma, culinaria, alteração no tom de voz, gírias, e todo tipo de coisa.
Max Weber:
E obivio e avouta de determinadas tradições tem as atividades econômicas, basicamente a Cultura predominante no planeta e a cultura dos liberais, cultura capitalista, uma amostra clara disso e as datas específicas de consumo, como NATAL, PASCOA, CARNAVAL, DIA DAS MÃES, DIAS DOS PAIS, DIAS DAS CRIANÇAS, além de várias outras datas.
Além dessas datas, tem a tradição dos EMPREENDEDORES, o que é basicamente um punhado de indivíduos criando coisa úteis e inúteis, moldando o desejo dos indivíduos, e claro e pra empregnar essas coisas na cabeça dos indivíduos, propagandas, desenhos animados, novelas, filmes, modinhas, tendências e as outras frescuras.
Na verdade não é muito diferente das propagandas nazistas e soviéticas.
Antigamente no Brasil as crianças era programadas des de pequenas a idolatrar o futebol.
Provavelmente Karl Marx:
No caso da moeda, a moeda faz parte de um sistema primitivo complexo de comunicação, tem o emissor e o receptor, e entre os dois tem um tipo de sintonia ou código pra validar a mensagem, basicamente os gastos de um gera o lucro do outro, e um tipo de balança, um tipo de equilíbrio. Dinheiro e como um petisco, uma ferramenta de estímulo a Ação, quem produz quem constrói ou execulta uma determinada função não é a moeda ou quem possui a moeda, são os outros, quando a moeda não é um petisco e um meio de informar aos outros que precisa adquirir certas coisas para garantir a propia sobrevivência no meio social. Isso se a moeda for aceita, já que a moeda so tem valor se os outros acreditar e aceitar que tem valor, ou caso contrário so terá valor pessoal.
Então como a moeda faz parte de um sistema primitivo complexo de comunicação, e funciona como um petisco, basicamente quem possui a moeda controla a sociedade, quando as coisas fica parada em resumo e porque existe um tipo de tumor, ou melhor vários tumores espalhados pela sociedade, hemorragias. Os indivíduos dão no pé com o capital pra outros países, outros capital jogam nas BOLHAS DE VALORES kkk, e etc.
já que o ideal seria a comunicação está em plena circulação. E que nem o sistema circulatório, existe um equilíbrio, o sangue precisa circular pelo corpo, tem a bomba o coração que bombeia o sangue. Em resumo o coração e o estado ja que pra a ver ação, precisa de demanda, e pra a ver demanda precisa de arrecadação.
Nesse caso tem a tradição dos liberais, acúmulo de capital como recompensa.
Bom além do dinheiro, a tempos atrás usavam sal, açúcar, conchas como moeda.
Os três sociólogos se complementam, principalmente Durkheim e Weber.
@@vitotrtty5594 simples 🤣🤣🤣
Karl marx é o que mais acontece na realidade.
obrigadaaa
Otimo video