Livro x filme: Assassinos da lua das flores | As principais diferenças

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 5 вер 2024

КОМЕНТАРІ • 31

  • @PalomaLima
    @PalomaLima  10 місяців тому +12

    Pessoal, o áudio deste vídeo ficou ruim porque a bateria do meu microfone acabou logo que comecei a gravar, mas não percebi, então o áudio do vídeo foi captado pela câmera - que tem um microfone beeeeem ruinzinho. Recomendo que assistam ao vídeo de fone, se possível.
    No próximo, estará resolvido!

  • @Isaac-torquato
    @Isaac-torquato 10 місяців тому +19

    Acho que o fato do J. Edgar Hoover querer utilizar o caso dos Osage como propaganda é brilhantemente explorado no final do filme, pois o show no teatro é um oferecimento dele.
    Sobre a questão do Ernest e da Mollie, o Scorsese revelou que em uma das conversas com o povo Osage, um membro da comunidade levantou e disse "não esqueça, eles se amavam apesar de tudo". Isso ficou com ele após essa conversa. Depois de finalizar a primeira versão do roteiro, ele percebeu que o foco do filme estava nos investigadores brancos (como mencionado no vídeo) que resolveram o mistério, e isso estava incomodando ele, inclusive criativamente, pois o DiCaprio disse que não saberia se ele tinha algo a oferecer a um personagem moralmente quase perfeito, como o Tom White. Também mencionou o fato de que, quando você faz um filme de investigação em que um dos investigados é o De Niro, já está claro quem é o culpado. Nesse momento, o DiCaprio teria perguntado onde estava o coração do filme, e o Scorsese disse que estava na relação Ernest e Mollie, mas não havia muito escrito sobre o Ernest, e ele lembrou da conversa com os Osage e sobre o casal estar apaixonado. A partir daí, eles decidiram mudar a perspectiva do filme de fora pra dentro e adotar a perspectiva de dentro pra fora, e utilizar a relação Ernest e Mollie como um exemplo da relação de confiança e traição do Homem branco com os povos indígenas.
    Pessoalmente eu entendo ser acertada essa perspectiva pelo Scorsese. Em uma entrevista recente dele com o Timothée Chalamet (disponível no youtube), ele disse que uma coisa ficou clara para ele, que não é tão simples como esses são os vilões e pronto. É a pessoa que está ao seu lado, as vezes é você. Acredito que Quando você lida com uma sociedade altamente racista com o povo indígena, você precisa passar a sensação de que esse genocídio só foi possível porque ele ocorreu sob uma cumplicidade generalizada e contra um povo visto como inferior (como na cena do filme: "você não mataria um humano, mas e um índio?'"). Sob essa ótica, pegar um homém "médio" da época, e mostrar ele lentamente se inserindo e participando desse esquema malígno funciona como um estudo sobre a cumplicidade e podridão moral do homem branco na sua relação com o povo indígena. É como se o diretor segurasse um espelho para a sociedade americana, como no fim do Lobo de Wall Street, quando o filme termina com um enquadramento na audiência.
    O que nos leva a tão falada entrevista do consultor Osage, em que ele critica a humanização do Ernest (ele sentir culpa e amar a mollie), elogia a retratação da cultura Osage pelo Scorsese (considerando que ele é um homem branco), e diz a coisa que achei mais interessante: esse não é um filme feito para o povo Osage, porque provavelmente precisaria de um Osage pra fazer isso. Esse é um filme feito pra qualquer pessoa que não seja Osage e a pergunta final deixada é: até quando você é capaz de ser cúmplice com o racismo?
    Enfim, gostei do vídeo e dos seus apontamentos. Acredito que um filme seguindo a perspectiva do Tom White ou da Mollie poderia ser fantástico também. Mas acredito que a perspectiva escolhida foi eficaz pra deixar um impacto na audiência. Eu ainda penso no filme do nada, 1 semana depois de ter visto. Porque se tem alguém que entende o lado sombrio da natureza humana, e dedicou uma vida a explorar e propor uma discussão sobre indivíduos moralmente reprováveis, é o Scorsese. E, nas palavras dele: "se eles são capazes, então nós, como seres humanos também somos". Por último, gostaria de reocmendar a crítica de um indígena do canal "Native Media Theory", em que ele aborda e discorre sobre algum dos pontos que falei aqui, e as controvérsias do filme. Vale MUITO a pena ver o vídeo dele.

  • @raianecristina4015
    @raianecristina4015 10 місяців тому +12

    Paloma mulher, a Trilogia de Copenhague será lançada dia 31/10. Vi na amazon e só lembrei de tu 😅😅😅

  • @vitoriagomes3041
    @vitoriagomes3041 10 місяців тому +6

    Não acho que o fato de já saber quem está por trás de tudo desde o início diminua a indignação e raiva pelos ocorridos. Foi uma escolha que, no meu caso, aumentou ainda mais a revolta em relação às mortes, isso porque já saber quem é, a forma como agia e ainda ter durado por tanto tempo te faz questionar onde estava a justiça naquele momento, além da frieza do ser humano, que nossa... sem palavras. Eu e meu namorado saímos do cinema com o sangue fervendo de tanto ódio kkkkkk E acredito que esse ponto realmente ajudou a dar um foco maior pra história dos Osages e no que realmente importa.
    Amei seus comentários e acho que ainda quero dar uma chance pro livro 😊

    • @PalomaLima
      @PalomaLima  10 місяців тому +3

      Bom, pelos meus comentários no vídeo, acho que você já sabe que podemos concordar em discordar, rs! Mas feliz que gostou do filme e espero que dê uma chance pro livro! Ele merece e será um ótimo complemento ao filme =)

    • @sorayanunes1
      @sorayanunes1 10 місяців тому

      Rapaz, vale muito a pena ler o livro. O filme tem outra abordagem, não detalha algumas coisas. Leia o livro sim.

    • @annacarolina5557
      @annacarolina5557 10 місяців тому +1

      @@sorayanunes1​​⁠O livro é excelente, indicação da Paloma Lima já sei que vai ser um livro maravilhoso. A forma como o autor conduz, produzindo sensação de desconfiança, podendo ser qualquer um, o suspense, que leva quem está lendo a procurar o culpado, achei muito melhor, porque é um verdadeiro lobo em pele de cordeiro, ele tem o apreço de todos, osage ou não. Quando eu descobri quem era, a indignação e a raiva foi gigante, a soberba dele de se achar intocável, quando ele aparece ao invés de ser levado como os demais, me causou um misto de raiva e incredulidade. Era um dos filmes mais aguardados por mim, e qdo eu vi no insta da Paloma que tinha o livro, corri pra ler. O elenco é impecável, o diretor é Scorcese dispensa elogios, só que eu ainda gostaria muito fosse a visão da Molly, eu achei que seria contada do ponto de vista dos osages, não é uma crítica ao filme, mas como disse a Paloma crie unicórnios mas não crie expectativas. Gostei dos dois, foi incrível ser dada voz a essa história pouco conhecida e extremamente absurda por meio das duas formas, pois quanto mais gente alcançar melhor.

  • @inesmarques5156
    @inesmarques5156 10 місяців тому +4

    Obrigadão pelo video, Paloma. Sei que tens tido muito trabalho, mas vai tudo valer a pena. Beijinhos

    • @PalomaLima
      @PalomaLima  10 місяців тому +2

      Obrigada, Inês! Daqui a pouco a correria passa (oremos, rs!)

  • @emilialima
    @emilialima 10 місяців тому +2

    Ansiosa demais por esse vídeo. ❤

  • @sandryellelima1172
    @sandryellelima1172 7 місяців тому

    Obrigada pelo aviso! Parei no começo e vou ali comprar meu livro hahahaha

  • @vitoriagomes3041
    @vitoriagomes3041 10 місяців тому +3

    Vim correndo assistir o vídeo porque ameeeeeeei o filme e estou muito curiosa pra ver sua opinião.

  • @alexandregomes6523
    @alexandregomes6523 10 місяців тому +3

    Minha esposa não leu o livro e gostou do filme. Eu li, fiz um enorme esforço para gostar do filme e não gostei (mas certamente o livro será uma das melhores leituras do ano). Quem leu o livro provavelmente tomou como parte fundamental da história todo o contexto da investigação liderada pelo Tom White e seu pano de fundo de mentiras, chantagens, traições, etc. Isso foi omitido do filme, bem como a indiferença das autoridades locais à tragédia que se desenrolava entre os Osages. Além disso, os maiores vilões da história foram logo revelados, tirando todo o suspense resultante da dúvida. Com um foco muito forte na relação entre o Ernest e a Molly, muito se perdeu. E, sinceramente, em mais de três horas de filme muito mais poderia ser explorado. Não tudo, claro! Há material para uma série, mas na minha opinião o mestre Scorsese não fez um trabalho à altura do seu talento. Mas ainda assim acho qur seu nome vai pesar e o filme provavelmente vai levar algumas estatuetas.

  • @sheylacastor
    @sheylacastor 10 місяців тому

    Concordando com tudo!!!!

  • @thaisalencar2503
    @thaisalencar2503 10 місяців тому

    Aaaah, que maravilhosa! Obrigada por esse (começando agora) e o outro vídeo. Consegui ler a tempo e ver o filme. Até agora foi o meu melhor livro deste ano !

  • @annacarolina702
    @annacarolina702 10 місяців тому

    Amei o livro também ❤

  • @walenabrasil1854
    @walenabrasil1854 10 місяців тому

    Olá, Paloma!
    Já comprei o livro, esperando chegar ansiosamente, obrigada pelo ótimo vídeo. Abçs! 📚

  • @l.5679
    @l.5679 10 місяців тому +3

    Paloma, o povo clama pelo seu ranking de filmes do Scorsese!!!!

  • @angelicaadamo940
    @angelicaadamo940 10 місяців тому

    Acabei de assistir ao filme e concordo plenamente com vc. Faço suas as minhas palavras. O livro e sensacional, já o filme (por tudo que vc disse) é só bom. Mas valeu.

  • @adilsonleite935
    @adilsonleite935 10 місяців тому

    Olá sou seu fã acho top você falando e explicando dos livros

  • @andressabufulin496
    @andressabufulin496 10 місяців тому +1

    🌻

  • @FlameUltimate
    @FlameUltimate 10 місяців тому

    Scorsese tem uma filmografia incrivelmente vasta e rica, difícil seria ele lançar mais um filme que desbancasse tantos outros e entrasse no top 3.

  • @lidianyarruda5234
    @lidianyarruda5234 10 місяців тому

    💜

  • @brunacabral4732
    @brunacabral4732 10 місяців тому

    Paloma + Scorsese = ❤

  • @danporto5430
    @danporto5430 10 місяців тому

    Nossa pra mim o filme foi uma tortura!! Concordo muito com os apontamentos, livro muito superior

  • @ilanaalmeida8733
    @ilanaalmeida8733 10 місяців тому

    Não vi o livro. Mas quando sai do cinema , senti tanto nojo de ser humana. Sai tão revolta tá história toda.

  • @luciamontrod1175
    @luciamontrod1175 10 місяців тому

    Zero vontade de assistir esse filme, depois de saber dessas coisas. E não é por duvidar da qualidade do filme, afinal o Scorsese é considerado um cineasta soberbo com razão, mas por "mexerem" de forma indevida, a meu ver, no enfoque do livro. Eu já tinha desconfiado que "mudanças estranhas" ocorreriam ao ver o elenco e quem representaria quem. Foi um pouco demais escolherem esse livro como base para o filme e deixarem o Tom em segundo plano. Deveriam ter escolhido, então, se basearem no inacreditável e revoltante episódio da matança de um número enorme de indígenas Osages em curto espaço de tempo, que é um fato histórico, e não no livro.
    Mas tudo bem, o importante, pra mim, é ter conhecido e lido o livro e constatado que o David Grann virou um queridinho meu depois dessa leitura. Agora só quero saber de ler os outros dois livros dele traduzidos por aqui. Já adquiri "O diabo e Sherlock Holmes", que contém um monte de historinhas bizarras, porém verídicas, e comecei ontem mesmo a me deliciar.
    Mais uma vez: parabéns pela resenha corajosa e, como sempre, muito clara. 💜👏🏻

  • @mariaeduardaqd
    @mariaeduardaqd 10 місяців тому

    Criei expectativas quando assisti ao trailer, mas após 1h30 na sala do cinema eu já estava super desanimada. Sinceramente, não gostei. O filme tem muitos problemas, o ponto alto são as atuações dos atores principais, mas em questão de execução do enredo…melhor nem comentar. Inclusive, foi a primeira vez nos meus 25 anos que cochilei em um cinema (no terceiro ato, ainda).

  • @TheTatianetxsn
    @TheTatianetxsn 10 місяців тому

    💜💜🖤🖤

  • @raianecristina4015
    @raianecristina4015 10 місяців тому

    28:42 Sério? Eu nunca vi xingamentos aqui nos comentários do canal 🤔