Capelinha de Santa Clara - Oscar Niemeyer

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 16 вер 2024
  • Um dos últimos projetos do arquiteto Oscar Niemeyer está localizado entre a divisa de São Sebastião da Grama (SP) e Poços de Caldas (MG). A capela de Santa Clara fica dentro de uma fazenda particular e virou ponto turístico, atraindo moradores e fiéis de toda a região.
    A pequena capela foi construída na Serra da Mantiqueira a 1.350 metros de altitude a pedido dos funcionários da fazenda que desejavam ter um lugar para fazer orações. A missa é realizada uma vez a cada 30 dias, na tarde do último sábado do mês e é aberta à comunidade.
    Dentro do local há um altar simples, com um desenho ao fundo de uma pessoa contemplando a paisagem. A única imagem sacra presente é a de Santa Clara. Das janelas é possível avistar os cafezais e os pés de oliveira.
    Inaugurado em 2008, o local foi apelidado carinhosamente pelos turistas como “Capelinha de Niemeyer”. Durante as comemorações de 100 anos de Niemeyer, Roberto Irineu Marinho, dono da fazenda, comentou com o amigo sobre o desejo dos funcionários. O arquiteto, que é responsável pelo planejamento arquitetônico de Brasília, decidiu dar de presente a Marinho o projeto da capela.
    Niemeyer morreu em 2012, pouco antes de completar 105 anos e a capela foi um de seus últimos projetos.
    “Como estamos nesta altitude, um dia com vento, derrubou a capela, dai tivemos que reconstruí-la”, contou Alexandre Magno Marchett, supervisor de exploração agrícola da fazenda.
    Por causa da vista e da capela, o lugar virou ponto turístico e atrai caminhantes e ciclistas da zona rural. “A gente vê a serra, dá uma paz, sabe? Muito maravilhoso”, afirmou Vanilde Rodrigues, porteira do local.
    Uma frase atrás da porta da capela foi deixada pelo arquiteto. “Trata-se de um homem a olhar, surpreso, este universo fantástico que nos cerca. Neste, uma cruz se destaca a lembrar aos que chegam, a ideia de Deus, que tudo criou”, escreveu Niemeyer.

КОМЕНТАРІ • 1