Beleza!!!, já da pra você dar aula do mach3 , obrigado por compartilhar esses vídeos com certeza vai ajudar e incentivar muitos iniciantes , quem ajuda recebe, sucesso no seus negócios.
Hahah Obrigado! Até pensaria em curso, mas não tem demanda, talvez depois que eu fizer a router CNC e aprender a parte de router também, no momento como comecei pelo torno CNC eu só sei um pouco sobre o Mach3 Turn.
@@TransMakerShow Se der de preferencia a um retrofit de fresadora furadeira com coluna prismática e use controladora Stand Alone DDCS V3.1 de 4 eixos que não precisa de PC e tem controle de backlash , pois a router e muito fraca e de muita vibração para usinagens de materiais ferrosos .
Obrigado! Eu já tava na dúvida e pelo visto o Telegram é muito bom para isso, vou criar lá para disponibilizar itens dos vídeos para os inscritos do canal, quando for o caso. 😃
Muito obrigado, nos próximos vídeos eu estarei fazendo um calculando os custos, esse ta sendo muito pedido. Eu já adianto o que eu percebi, que para ter um torno CNC bom o melhor caminho é comprar um barramento de um torno antigo e fazer retrofit para CNC, acho que sai até mais barato e o principal que fica mais robusto, vou confirmar calculando.
Estava esperando este vídeo do torno funcionando parabéns pelo trabalho. Estou fazendo o Retrofit de um torno revólver a CNC se quiser acompanhar e dar umas dicas ou críticas , estou como Dbf equipamentos. Abraço
Eu passei no seu canal, ta ficando muito bom, seu barramento ta show com essas guias de 30, só não faça como eu fiz na mesa, não coloque uma mesa de alumínio 😂, aqui é improvisado até eu fazer uma de aço, para polímero aguenta, metais ferrosos não. Seu barramento é impecável, tanto que no decorrer do meu torno eu percebi que o melhor caminho para ter um torno CNC bom é obter um torno antigo e usar as ferragens e fazer retrofit CNC, quando me perguntam se compensa fazer esse mini torno do zero, a não ser se o objetivo seja apenas usinar polímeros.
Tnks😃; Já sobre o autodesk powermill é uma ferramenta muito completa para usar em apenas 2 eixos, quando eu fazer um centro de usinagem ou algo com mais eixos talvez eu uso, ta na fila. Se inscreva no canal para próximos vídeos. Att
Boa tarde, muito top seu conteúdo. Por favor teria como acrescentar aqui na descrição do video esse programa para conseguir entender melhor, pois no video não da para ver muito bem.
O que uso é o "Mach3 Turn" para torno, tenho vídeo só dele, mas se estiver vendo pelo celular fica ruim mesmo, eu imagino que os vídeos para uma melhor compreensão deve ser visto em uma tela de pc maior.
Tem que adicionar um encoder e fazer ele retornar os pulsos na entrada index da placa, em um dos vídeos eu mostro configurando isso, em breve eu refaço o vídeo só dessa parte especifica, já que estou reformando o mini torno e voltei nessa parte novamente.
Show de bola, parabéns pela criatividade, eu ja fiz uma router cnc e uma cnc laser, porém usei arduino com programa grbl, e no pc usava grbl master, quando queria fazer algum trabalho eu tinha que desenhar no skechup ou aspire que gerava o G-code, no mach3 torno pelo que vi é a gente mesmo que monta o G-code é isso mesmo?
Para desenvolvedor ou entusiastas o bom é aprender o código nativo, que é o gcode, aprendendo ele te trará muitos benefícios como fazer funcionar sem um CAM e ou corrigir erros etc, fiz a tampa digitando direto por questão didática, mas seria muito mais fácil usar o CAM mesmo, em peças mais complexas o uso de CAM economiza muito o tempo. Se não quiser digitar nada tbm funciona, se o CAM tiver configurado com as limitações da máquina real.
@@TransMakerShow o Cam daí teria que desenhar o projeto no aspire ou SketchUp e jogar nele ou ele faz tudo? Desculpe pela ignorância mas é que torno CNC sou totalmente leigo
@@jrb.1427 Eu não sei se aspire é sketchup tem modo torno cam, se tiver sim, configura uma máquina torno igual a física q vc tem neles, daí desenha ou importa a peça é usa o CAM para gerar o GCode, de novo eu não sei se esses dois tem modo torno, mas onde tem modo torno o processo é esse.
boa tarde ficou muito bom seu torno parabens vc sabe me dizer a diferença de servo motor e easyservo se puder me responder agradeço mas seu torno ficou perfeito.
Tudo bom, a maior diferente para essa aplicação é que o Servo Motor vai manter o torque mesmo na velocidade nominal máxima, enquanto o easy serve vai perder torque na velocidade máxima, na hora de comprar easy servo o torque anunciado é na baixa velocidade, logo um easy servo não serve para spindle de mini torno ou qualquer outra coisa que precise de torque e velocidade ao mesmo tempo, mas serve bem para a mesa coordenada, porque ao contato com material vai se mover na velocidade mínima e usará torque máximo ou torque multiplicado se combinado com alguma redução que é o recomendado. Para Spindle de torno escolha um motor que mantenha o torque mesmo em alta velocidade. Em CNC router também, o easy nunca trabalha na velocidade máquina no momento do corte só quando está livre. Em maquinas laser se o laser cortasse em alta velocidade o easy poderia se mover na velocidade máxima pq nao requer torque. Assim por diante...
Tudo bom, para a chamada de ferramenta eu não usei nenhuma macro, quando você cadastra as ferramentas na tabela de ferramenta basta chamar a ferramenta que ela usa o deslocamento da diferença do ponto zero.
@@TransMakerShow BOA NOITE, TENTEI DE VARIAS FORMAS QUE VI NO UA-cam E NÃO DEU CERTO, AI ENCONTREI UM VIDEO MOSTRANDO UMA TORRE COM 8 FERRAMENTAS ONDE USA MACROS PARA CHAMADA DE FERRAMENTA, ONDE FIZ ALGUMAS MUDANÇAS NA MACRO E DEU CERTO, ua-cam.com/video/HEQDKSztmRA/v-deo.html
Eu vi o vídeo, a macro que ele mostra é para controlar uma turret tool ou um castelo rotativo, não um gang tool, a macro é praticamente simulando o trabalho da tool table, mas para turret tool não da para usar a table tool porque ela como padrão só vem para o eixo X e Z, enquanto uma turret tool é configurada em qualquer outro eixo, como A, Y, B ou C, então tu usa a macro para girar o eixo configurado, porém mesmo assim é preciso usar a tool table junto com a macro se for usar em uma turret tool onde as ferramentas são distintas, a tool table ou corrigir na própria macro tbm, coisa que na dele não está, pq vão ficar posicionada diferente se a ferramenta for maior, então após o acionamento da tem que fazer a correção X,Z. No meu exemplo eu não preciso usar macro pq as ferramentas estão no mesmo eixo X da mesa e alinhadas, não em uma roleta onde precisaria de um outro eixo para girar e jogar para frente. Se você estiver usando o gang tool não precisa de macro, agora se estiver usando turret tool ou castelo rotativo aí sim precisa de um macro. Com um redutor planetário de auto torque 90:1 que tenho aqui fiz o projeto para uma turret tool onde aí sim eu iria usar macros, para girar com um servo e inclinar com outro servo, mas o projeto ta parado pq to fazendo a router.
Gostei muito do seu trabalho, já estou inscrito, para ter muito mais informacôes. Tenho um torno cnc com comando chinês que pegue numa pechincha e ele veio todo desligado e pretendo colocar o comando mach3. Só que eu manjo 10%. e preciso de informacôes.Tem muita gente que precisa de aula !!!!
Fico muito feliz de saber que estou ajudando alguém, em breve estarei dando mais dicas sobre torno CNC com mach3. E esse seu torno CNC ele funciona mesmo que em chinês? Se ele funciona em chines pode ser que tenha como traduzir, não? porque na maioria dos casos o sistema que já vem no torno costuma ter dezenas de scripts prontos de torneamento, tipo os wizards do mach3 que vem 14 prontos. Geralmente o retrofit é quando toda a eletrônica do torno é perdia, e ficaria 100x mais caro a original do que a eletrônica do mach3 que é bem de baixo custo.
@@TransMakerShow Colega eu prefiro um basicão que me renda alguma coisa do que uma coisa sofisticada que não renda nada kkkkk. Ele tem um comando chamado de GSK e esta desligado, o torno tem toda a parte eletronica mas esta desligado.Portanto o seu torno é mais produtivo do que o meu rsrsrs. Se for vender o seu me fala o preço que eu vou vender o meu ...
@@josedeoliveira4407 kkkk Entendi; Pior que as pessoas daqui de perto me falaram que achava que eu tinha feito um brinquedo, não algo que rende (até parece) kkkk Então, voltando ao assunto eu ando com uma enorme fila de coisas para fazer, eu não sei quando vou começar a fazer um curso mais completo de torno cnc no mach3, mas eu estarei sempre aqui para tirar qualquer dúvida e vou postando videos sobre etc, e a venda esse ainda não está preparado foi no improviso, a próxima versão que vai ser a versão 2 sim, eu vou documentar em vídeo e já vai ser um produto que vou lançar.
Acompanhei todos seus videos . Realmente sao especiais. Se puder me responder. Oque vc acha será que uma maquina parecida com a sua consegue usinar tarugos de aco 1020 com 52 mm de diâmetros? E Furar com uma broca 22mm?
No caso se for parecida só de aparência, pq se for parecida fisicamente nao consegue de forma eficiente, nesse projeto eu improvisei a mesa de alumínio e por mais que seja um aluminio bom ela nao consegue fixar a o castelo na mesa por muito tempo, perde a posição fácil por folga, por ser muito fino o canal fixador, já os rolamentos que usei não vão aguenta por muito tempo carga axial, teria que ser rolamento de rolo cônico, e o suporte que move a mesa tem que ser mais robusto, corrigindo esses 3 pontos já acho que da para colocar aço de forma mais profissional, mas veja bem, esses 3 pontos praticamente dobra o valor da máquina, isso que complicou para mim na época kkkkk Na hora que voce chegar lá tente furar com uma broca mais fina depois passe para a de 22mm.
@@TransMakerShow obrigado pela resposta. Mas se retirar tudo que é de alumínio e fazer de aço os motores conseguem responder bem pra fazer roldanas para portão? Oque vc acha? Me de mais uma opinião sua se pegar um torno mecanico pequeno e trocar os fusos e usar seus motores será que consegue dar produção?
Nesses mesmo motores sim, com uma redução de 4:1, mas eu recomendo motores mais fortes para tirar mais rápido e mais profundo, esses do torno sao de 30kfg, passe para 80. Contudo essa minha informação não é precisa, eu nunca usei nada além de polímero, esse foi meu primeiro torno e a mesa de alumínio não aguantava fixação para usinar polímeros com passos profundos, daí nao testei em metal, então veja outras opiniões também de quem usina esse mesmo aço.
Obrigado. Usei as guias paralelas HGR20 que são compatível com Hiwin; Hiwin é uma das melhores guias encontradas e uma das mais usadas, mas exatamente da própria marca é bem cara, quando dizem compatível e que o modelo de encaixe é o mesmo, mas não o fabricante.
ola boa noite tudo bem com vc? se puder me tirar mais uma duvida eu agradeço para fazer roscas os motores do eixo x e z tem que ser servo ou pode ser motor de passo desde ja agradeço sou fã do seu trabalho.
Para torno nunca usei Placas USB, rosca não funciona em placas USB baratas tipo a RNR. Se vc quer trabalhar com rosca em placas baratas a melhor opção é uma placa com porta paralela pq é a mais próxima do realtime.
Obrigado, fico feliz! Sobre o gasto exato eu não sei de cabeça, pq eu demorei muito do começo ao fim por falta de dinheiro, eu chuto que uns 7mil, mas em breve vou ir atrás do histórico de compra para contabilizar com mais precisão.
Blz, eu lembro de vc... Então, no wizard taper ele coloca apenas o angulo, e você utiliza ele, o angulo você pega como resultado da equação do seu cônico entre o diâmetro e comprimento. A conicidade precisa não é coisa do mach3, mas sim dos seu cálculos, ou do CAM do desenho, visto que quando você utiliza o wizard taper o resultado é apenas deslocamentos x,y.
@@TransMakerShow entao esta e minha duvida como colocar , vou dar exemplo rosca npt é 1° 47' tanto a interna quanto externa ,a rosca gas ou chamada de bsp ela a interna luva geralmente sao paralelas e conica a externa ela tem 5amb o mesmo grau da npt ,por exemplo no torno mecanico é a olho aprox que se coloca o 1° 47 ' . algo aproximado porem em maquinas cnc talvez eu tenha que colocar grau decimal ou seja 1° e cacular o 47° pra decimal de grau nao me lembro agora se pega o 47÷60' = 0.788 salvo engano é isto ai seria 1°78 preciso relembrar como faz mas sópra vc ter ideia , esta e minha duvida . outra e como ajustar os 2 eixos pra ajustar bracklash caso tenha , e como deixar zerado tipo mandei andar 300.76mm ele andar isto voltar 300.76 ele voltar pra zero . eu nao sei como e o fe entrar pra ajustar isto
Bom dia, mas eu ainda não entendi o que você pretende, o exemplo de variável eu já comentei, você quer fazer o que exatamente? para eu tentar entender o que você quer que eu te mostre
Não sei dizer exatamente, mas o gasto era para ser entre 10 a 15mil. Mas como depois de um tempo comecei a improvisar e não ter gasto o que deveria, como por exemplo a mesa que teria ser feita de aço nao de perfil, acho que ficou pouco menos de 10mil.
@@assisteixeira5177 No momento não, fiz para fazer uns produtos que na época tinha muita saída, daí esse produto a matéria prima aumentou muito e não compensa mais fazer, então eu agora estou montando uma router cnc para aumentar os tipos de produtos e o torninho ta de lado enquanto eu termino a router.
@@TransMakerShow Opa meu muito obrigado pela informaçao.Esse seus videos esta me incentivando muito a fazer um torno igual o seu. Como faço muitas peças de latão e aluminio ,vai me ajudar muito .O meu eu penso em fazer com pinça no lugar da placa com abertura e fechamento automatico por pistão , só não sei como vou fazer o sincronismo da abertura e fechamento da pinça de acordo com o começo e término de cada usinagem. Por enquanto esperando o frete do aliexpress abaixar um pouco esta muito caro .
😃 Feliz! O G Code eu fiz quase todo manual (Manual no sentido que não usei gerador/Assistente), o comando que não fiz do zero eu peguei o código do assistente (wizards) do mach3 mesmo, aquelas usinagens de amostras que já vem nele, então editei, tipo a rosca eu usei o wizards inicialmente, só preenchi os parâmetros e coloquei tudo em um único arquivo. Eu aprendi lendo a própria referência de ajuda do G Code e na parte grátis do site gcodetutor.com, em artigos, tem muito artigo bom e bem explicado sobre G Code.
O g90 é o que eu estou usando no vídeo para os desbastes... Coloca ele no cabeçalho e usa X para posição desejada, e Z para posição desejada. Usa um feedrate adequado para o material, depois posiciona com no local do desbaste com as coordenadas, após isso adiciona mais coordenadas de quanto você quer desbastar e usa o G1 para ele utilizar a velocidade do feedrate e depois as coordenadas de X ou Z.
Lembrando que você deve fazer todo o procedimento no modo manual primeiro, no jog como se fosse o mecânico, para você saber até onde a ferramenta pode ir, a posição que você quer que seja o ponto zero, quanto quer tirar etc etc.. Posicione a ferramenta um pouco afastada do material, coloca no ponto zero, no centro da placa e zere tudo mach e set home x, z, com as coordenadas zeradas cada passo que você fizer no manual você olha o quanto marca nos eixos e na hora de digitar o G code usa as coordenadas como referências.
Olá, bom dia. Fiz um torno para um cliente e estou tentando configurá-lo. Não faço com que ele mova os motores em mach 3 giro.. mas em modo roteador... Configurei como se fosse outra máquina...mas não adianta...você tem ideia de como fazer no modo turn?Agradeço todas as informações...se me mandar um contato eu mando suas fotos...bom vídeo...mas quando mudar a máquina irei implementá-lo...muito obrigado 
Spanish (Latin America): Hola, tu comentario carece de sentido, no entendí cuál es tu verdadero problema. Creo que lo tradujiste de manera incorrecta. Haz el comentario en tu idioma nativo sin abreviaturas ni figuras de lenguaje, y yo mismo haré la traducción aquí. Lo que puedo adelantarte es que el torno CNC solo funciona bien con placas de puerto paralelo LPT, que pueden ser económicas, o con placas de red muy costosas como la ESS, que implementó en su complemento todas las instrucciones del puerto paralelo. En el mío, uso la placa de puerto paralelo LPT porque es mucho más barata. English: Hello, your comment doesn't make sense; I didn't understand your real problem. I believe you translated it incorrectly. Please provide the comment in your native language without abbreviations and figurative language, and I will translate it myself. What I can tell you in advance is that a CNC lathe only works well with LPT parallel port boards, which can be inexpensive, or with very expensive network boards like ESS that have implemented all the parallel port instructions in their plugin. In mine, I use the LPT parallel port board because it's much cheaper.
O Software sabe pq eu fiz o mapeamento de cada ferramenta e adicionei na tool table a posição exata do deslocamento necessário para chegar até o centro da placa, logo quando o GCODE apresenta o código de troca de ferramenta o software mach3 compensa com os valores da tool table. -Tem vídeo no canal fazendo o mapeamento e adicionado na tabela e explicando sobre isso.
tem como fazer uns videos de prograçao mesmo que seja usando wizard , porque nem sei oque colocar la pra preencher lá como zerar ferramenta ,como usar cada funcao no mach3 porque so tem video em ingles ,nao tem 1 video ensinando a usar mach3 torno
@@wladimirlopes5841 eu comprei juma carcaca de um cnc gpr nardini muito barato e to retrofitando pra fazer bicos em casa pego muitaluvasxroscas internas e judia muito fazer no convencional e denc entendo jada de preparacao e programacao
@@marcio.roberto.torneiro4897 Meu amigo.Conheço o seu serviço .vai ajudar bastante. Bom programar e preparar é o de memos ,fiz curso no Senai comando tx8 mais complicado desse projeto todo é a parte eletrônica dos drives.Uns usam motor de passo outros usam servo motores .Mais vou tentar fazer um desse pra mim.
@@marcio.roberto.torneiro4897 É meu amigo O ruim desses projetos são os preços desses servos motores.Estou procurando no UA-cam algum projeto simples com motores em conta.
@@TransMakerShow sim placa paralela , tá funcionando bem, mas quando vou fazer rosca ele trava na linha da rosca, isso usando o Wizards do Mach3 , já tentem Gcode com o G32,/G76/G78. No G76, ele trava na linha da rosca, e só inicia um passe quando desligo o spindle( motor com sensor de rotação) de 1 pulso por rotação.
Boa noite, olhando o seu vídeo já fiz o meu funcionar, agora da uma dica, preciso fazer uma peça coni mosse e o grau é 1,5 como posso editar esse grau?
Oi, usa o próprio editor do mach3, no assistente tem 3 editor para gerar de código para cones, ele é ideal, você salva as configs e da post no código que ele já desenha a pre-visualização.
Fala amigo, muito bom! To tentando colocar um torno para fazer rosca mas não estou conseguindo, qual versão do mach3 vc esta usando? Eu etava usando a última mas em jog a máquina fica mas para ler os códigos ela fica como se tivesse em um único ponto e não movimenta nada. Vc teve esse problema?
Tudo bom, usei a última, tem que ver se o sensor de RPM está retornando corretamente a velocidade da placa, quando não ta retornando fica igual você descreveu, você da play no código ele fica parado, sem nenhum movimento, pq ele fica aguardando o retorno mas ele nunca vem.
@@TransMakerShow mas ele não funciona nem com códigos simples sem rosca, será a versão do windows? Tô usando o windows 7, a placa paralela concta fiz a configuração para mover em jog, a configuração do Index, mostrou o rpm mas quando coloca alguma informação usando o código g ele não funciona.
Ah, entendi, mas se o jog não funciona ainda fica difícil saber onde é o primeiro problema, você seguiu o manual da placa e acertou as pinagens? Além do cabo LPT tem que ter o cabo USB para funcionar também. Se sim, tem que voltar a instalação do começo o mais básico e tentar fazer um único eixo se movimentar e ir aos poucos testando. Testei em várias versões do Windows 7 e funcionou, tanto nas lites e nas normais, tem que ver se o driver da porta paralela está instalado, tem que ver se a porta paralela está habilitada na bios tbm.. Se nao tiver funcionando literalmente nada a lista é muito grande do que pode ser.
@@TransMakerShow entendi, no jog funciona sim, tá tendo comunicação com a placa paralela, só para rodar algun g-code que não funciona. Tô tentando baixar outras versões do mech3 para ver se resolve.
Oi, nesse momento estou reformando esse mini torno e fazendo outro com turret, vou postar os videos semana que vem, então vou refazer o gcode e eu posto.
@@TransMakerShow ok caso queira tenho o pós processador para o solid Works Cam para rodar no mach3 consegui configurar ele porém falta alguns ajuste se precisar te mando assim você me ajuda e também tenho alguns projetos já desenhado de torre giratória aqui a minha dificuldade e programar ela porém ninguém ajuda nesse questão talvez é porque não saibe
O torninho v2 já está praticamente tudo pronto, só falta montar, levei a carcaça para pintura epox, chega na terça e vou começar a montar e soltar vídeos, acabei de postar o disco da torret na aba comunidade, é uma prévia. Esse torninho v2 não é meu, é uma encomenda de um inscrito do canal.
Bom dia, sim sim, eu vou fazer a versão comercial desse torno, melhorada, com novos recursos e o principal sem os improvisos que fiz nesse. No momento além de terminar esse eu estou levantado as peças e recursos para a produção dessa nova versão. Em breve estarei postando e anunciando essa versão II comercial, pode ser que demora um pouco pq minha obtenção de recursos está lenta no momento 😅
Boa noite meu amigo! Me dá uma luz aí rsrs... Eu estou com um drive HBS57 para usar com uma placa com porta paralela cno mach3 e não está funcionando Sabe me dizer porque? Já testei a placa com servo motor e motor de passo e funcionou. Testei também o driver com uma placa USB e também funcionou Se puder me ajudar eu agradeço
Pode ser também a lógica de acionamento desse driver, tem como acionar com + ou com -, daí se o driver tiver configurado para ser acionado com + por exemplo, e você tentar acionar com - ele não funciona, ou vice/versa
Uma vez eu esqueci de mudar a chave do drive, passe horas tentando achar pq em um drive funcionava e no outro não, tempão perdido sendo que no final era só mudar a chavinha rs
Como assim ? Não entendi direito a dúvida. G Code é uma linguagem de programação e o conceito de variável já existe predefinido, o que a gente faz é instanciar variáveis para armazenar um valor temporariamente, isso ajuda porque se você for inserir um valor repetidas vezes no meio no código você insere a variável no lugar, e no inicio do código você determina qual valor essa variável tem, logo se você precisar mudar todo o código que tenha esse valor você não precisa mudar cada valor, mas sim apenas o valor da variável, uma única vez.
A sintaxe de declarar variáveis no GCode do mach3 é : #102= 0 Ou seja, palavra reservada "#" mais uma numeração a partir do 100. Depois Sinal de "=" para atribuir o valor da variável. Nesse exemplo a variável #102 tem valor de 0. Veja se é isso sua dúvida, para entender melhor o G Code é bom fazer uma introdução a lógica de programação.
Amigos, alguém poderia me ajudar, estou querendo colocar um motor de passo para rodar como motor da árvore da placa comandado pelo eixo 'A', gostaria de saber se é possível e como eu configuro no MACH3, qualquer ajuda é bem vinda, fico muito agradecido
Oi, para fazer isso basca colocar o motor no A mesmo e mandar ele ir para uma posição bem distante, ou enviar 5v direto no driver, embora ambas não são a forma correta de se fazer, o correto é adicionar o motor de passo que será usado no eixo arvore no lugar de spindle, igual fiz no meu, que era um servo mas pode ser motor de passo.
tipo estou com 2 ferramentas 1 externa e 1 interna usinei a peça blz mas queria repassar somente a ferramenta 2 como faço para pular a ferrmenta 1 para ir direto para 2 interna
Para fazer isso você tem que configurar na tool table, que é a tabela de ferramenta a posição de cada ferramenta com o centro da placa, após isso basta chamar a ferramenta no código que as coordenadas da peça vai se basear na ferramenta que foi chamada, porque irá ser considerado a diferença de posição gravada na tabela de ferramenta. Esse é basicamente o procedimento que explico nesse vídeo.
@@TransMakerShow já utilizo o mach3 para CNC a bastante tempo... sendo que agora montei um pequeno torno na outra CNC q estava parada, porém fui tentar replicar esse código aqui, e não funcionou. ua-cam.com/video/r_oBnutLou4/v-deo.html
Bom dia, meu querido. Eu estou montando uma fresadora CNC e gostaria de colocar nela um servo spindle ao invés do spindle convencional que eu tenho agora. Este que eu tenho é spindle de router de 24000 rpm e o barulho dele é desumano. Por favor, dê uma olhada no meu vídeo a partir do minuto 8.20 e se puder me dê uma dica. Obrigado. ua-cam.com/video/IXFHDv9z_Fg/v-deo.htmlsi=D6WjGZaqXe7vABAl Obs: Minha fresadora é um pouco diferente das convencionais, então não a estranhe muito.
Oi, vi o vídeo, doideira essa fresadora, quanto ao servo spindle então vc fala para usinar, nao para girar a placa, igual esse que aparece no vídeo, se for isso mesmo, não da para colocar o servo direto pq ele nao suporta carga axiais, tem que usar uma redução, e já tem redução planetária pronta para converter servo em spindles, da para fazer de correias e polias tbm, no caso inverso, pq o servo é 3000rpm e teria que aumentar a velocidade na redução a custo de torque, mas acho que um servo comum não chegaria em um equilíbrio entre velocidade, torque e temperatura.
@@TransMakerShow É que eu tenho aqui servomotor Panasonic mas é apenas de 500 watts. Vou deixar como está mesmo. Quanto ao disco, que na verdade seria a mesa, vou por um motor de passo normal de 120kg, com encoder magnético no eixo do disco e não do motor, porque assim não preciso de sensor de zero para o ângulo inicial.
Beleza!!!, já da pra você dar aula do mach3 , obrigado por compartilhar esses vídeos com certeza vai ajudar e incentivar muitos iniciantes , quem ajuda recebe, sucesso no seus negócios.
Hahah Obrigado! Até pensaria em curso, mas não tem demanda, talvez depois que eu fizer a router CNC e aprender a parte de router também, no momento como comecei pelo torno CNC eu só sei um pouco sobre o Mach3 Turn.
@@TransMakerShow Se der de preferencia a um retrofit de fresadora furadeira com coluna prismática e use controladora Stand Alone DDCS V3.1 de 4 eixos que não precisa de PC e tem controle de backlash , pois a router e muito fraca e de muita vibração para usinagens de materiais ferrosos .
Nossa que trabalho sensacional !!!
Faça um canal no Telegram com dicas seria muito bom
Você realmente ama o que faz, parabéns pelo trabalho !
Obrigado! Eu já tava na dúvida e pelo visto o Telegram é muito bom para isso, vou criar lá para disponibilizar itens dos vídeos para os inscritos do canal, quando for o caso. 😃
Vc é um gênio! parabéns!!!
Top, quando eu tiver grana irei fazer uma pra mim! Parabéns pelo projeto! Continue!
Muito obrigado, nos próximos vídeos eu estarei fazendo um calculando os custos, esse ta sendo muito pedido. Eu já adianto o que eu percebi, que para ter um torno CNC bom o melhor caminho é comprar um barramento de um torno antigo e fazer retrofit para CNC, acho que sai até mais barato e o principal que fica mais robusto, vou confirmar calculando.
top de mais muito bom repassar oque nos sabemos para ajudar as pessoas
Top de mais vc está de parabéns sensacional
Adorei. Esta de parabenas, muito bacana sua maquina, o visual esta 10 !
Muito obrigada 😊
Parabéns rapaz, você é genial.
Muito obrigado
@transmakershow você já usou a placa USB?
O torno fica esperando o Index e não entra em usinagem da rosca... Já viu isso?
Parabéns
Fantástico excelente trabalho!!!
Abraço
Obrigado! 😊
Muito bom ! Fim um torno parecido com o seu.
Depois posta também! ^^
Estava esperando este vídeo do torno funcionando parabéns pelo trabalho.
Estou fazendo o Retrofit de um torno revólver a CNC se quiser acompanhar e dar umas dicas ou críticas , estou como Dbf equipamentos.
Abraço
Eu passei no seu canal, ta ficando muito bom, seu barramento ta show com essas guias de 30, só não faça como eu fiz na mesa, não coloque uma mesa de alumínio 😂, aqui é improvisado até eu fazer uma de aço, para polímero aguenta, metais ferrosos não. Seu barramento é impecável, tanto que no decorrer do meu torno eu percebi que o melhor caminho para ter um torno CNC bom é obter um torno antigo e usar as ferragens e fazer retrofit CNC, quando me perguntam se compensa fazer esse mini torno do zero, a não ser se o objetivo seja apenas usinar polímeros.
Amigão muito bom seu trabalho gostaria de saber como vc faz uma correção de medidas em alguma ferramenta ?
@@Stitch_ofc3 Foi p mim ou p Celso a pergunta?
@@TransMakerShow bom dia foi para o Celso kkk desculpas
Very nice job my friend
Olá parabéns pelo torno ficou top, será que não tem como fazer o gcode no autodesk powermill? estou sonhando em fazer um deste
Tnks😃; Já sobre o autodesk powermill é uma ferramenta muito completa para usar em apenas 2 eixos, quando eu fazer um centro de usinagem ou algo com mais eixos talvez eu uso, ta na fila.
Se inscreva no canal para próximos vídeos. Att
Boa tarde, muito top seu conteúdo. Por favor teria como acrescentar aqui na descrição do video esse programa para conseguir entender melhor, pois no video não da para ver muito bem.
O que uso é o "Mach3 Turn" para torno, tenho vídeo só dele, mas se estiver vendo pelo celular fica ruim mesmo, eu imagino que os vídeos para uma melhor compreensão deve ser visto em uma tela de pc maior.
Amigo, como você controla o motor pra fazer rosca. Faça um vídeo explicando como configurou pra funcionar no mach3
Tem que adicionar um encoder e fazer ele retornar os pulsos na entrada index da placa, em um dos vídeos eu mostro configurando isso, em breve eu refaço o vídeo só dessa parte especifica, já que estou reformando o mini torno e voltei nessa parte novamente.
Show de bola, parabéns pela criatividade, eu ja fiz uma router cnc e uma cnc laser, porém usei arduino com programa grbl, e no pc usava grbl master, quando queria fazer algum trabalho eu tinha que desenhar no skechup ou aspire que gerava o G-code, no mach3 torno pelo que vi é a gente mesmo que monta o G-code é isso mesmo?
Para desenvolvedor ou entusiastas o bom é aprender o código nativo, que é o gcode, aprendendo ele te trará muitos benefícios como fazer funcionar sem um CAM e ou corrigir erros etc, fiz a tampa digitando direto por questão didática, mas seria muito mais fácil usar o CAM mesmo, em peças mais complexas o uso de CAM economiza muito o tempo. Se não quiser digitar nada tbm funciona, se o CAM tiver configurado com as limitações da máquina real.
@@TransMakerShow o Cam daí teria que desenhar o projeto no aspire ou SketchUp e jogar nele ou ele faz tudo? Desculpe pela ignorância mas é que torno CNC sou totalmente leigo
@@jrb.1427 Eu não sei se aspire é sketchup tem modo torno cam, se tiver sim, configura uma máquina torno igual a física q vc tem neles, daí desenha ou importa a peça é usa o CAM para gerar o GCode, de novo eu não sei se esses dois tem modo torno, mas onde tem modo torno o processo é esse.
Os "e" saíram "é" sem querer 🤣
boa tarde ficou muito bom seu torno parabens vc sabe me dizer a diferença de servo motor e easyservo se puder me responder agradeço mas seu torno ficou perfeito.
Tudo bom, a maior diferente para essa aplicação é que o Servo Motor vai manter o torque mesmo na velocidade nominal máxima, enquanto o easy serve vai perder torque na velocidade máxima, na hora de comprar easy servo o torque anunciado é na baixa velocidade, logo um easy servo não serve para spindle de mini torno ou qualquer outra coisa que precise de torque e velocidade ao mesmo tempo, mas serve bem para a mesa coordenada, porque ao contato com material vai se mover na velocidade mínima e usará torque máximo ou torque multiplicado se combinado com alguma redução que é o recomendado.
Para Spindle de torno escolha um motor que mantenha o torque mesmo em alta velocidade.
Em CNC router também, o easy nunca trabalha na velocidade máquina no momento do corte só quando está livre. Em maquinas laser se o laser cortasse em alta velocidade o easy poderia se mover na velocidade máxima pq nao requer torque. Assim por diante...
@@TransMakerShow nossa muito obrigado viu eu vou fazer um torno também e tinha essa dúvida mas me esclareceu bem
Boa noite, Top de mais vc está de parabéns sensacional, más uma pergunta, qual foi a macro que usou na chamada de ferramentas?
Tudo bom, para a chamada de ferramenta eu não usei nenhuma macro, quando você cadastra as ferramentas na tabela de ferramenta basta chamar a ferramenta que ela usa o deslocamento da diferença do ponto zero.
@@TransMakerShow BOA NOITE, TENTEI DE VARIAS FORMAS QUE VI NO UA-cam E NÃO DEU CERTO, AI ENCONTREI UM VIDEO MOSTRANDO UMA TORRE COM 8 FERRAMENTAS ONDE USA MACROS PARA CHAMADA DE FERRAMENTA, ONDE FIZ ALGUMAS MUDANÇAS NA MACRO E DEU CERTO, ua-cam.com/video/HEQDKSztmRA/v-deo.html
Eu vi o vídeo, a macro que ele mostra é para controlar uma turret tool ou um castelo rotativo, não um gang tool, a macro é praticamente simulando o trabalho da tool table, mas para turret tool não da para usar a table tool porque ela como padrão só vem para o eixo X e Z, enquanto uma turret tool é configurada em qualquer outro eixo, como A, Y, B ou C, então tu usa a macro para girar o eixo configurado, porém mesmo assim é preciso usar a tool table junto com a macro se for usar em uma turret tool onde as ferramentas são distintas, a tool table ou corrigir na própria macro tbm, coisa que na dele não está, pq vão ficar posicionada diferente se a ferramenta for maior, então após o acionamento da tem que fazer a correção X,Z.
No meu exemplo eu não preciso usar macro pq as ferramentas estão no mesmo eixo X da mesa e alinhadas, não em uma roleta onde precisaria de um outro eixo para girar e jogar para frente.
Se você estiver usando o gang tool não precisa de macro, agora se estiver usando turret tool ou castelo rotativo aí sim precisa de um macro.
Com um redutor planetário de auto torque 90:1 que tenho aqui fiz o projeto para uma turret tool onde aí sim eu iria usar macros, para girar com um servo e inclinar com outro servo, mas o projeto ta parado pq to fazendo a router.
Gostei muito do seu trabalho, já estou inscrito, para ter muito mais informacôes. Tenho um torno cnc com comando chinês que pegue numa pechincha e ele veio todo desligado e pretendo colocar o comando mach3. Só que eu manjo 10%. e preciso de informacôes.Tem muita gente que precisa de aula !!!!
Fico muito feliz de saber que estou ajudando alguém, em breve estarei dando mais dicas sobre torno CNC com mach3. E esse seu torno CNC ele funciona mesmo que em chinês? Se ele funciona em chines pode ser que tenha como traduzir, não? porque na maioria dos casos o sistema que já vem no torno costuma ter dezenas de scripts prontos de torneamento, tipo os wizards do mach3 que vem 14 prontos. Geralmente o retrofit é quando toda a eletrônica do torno é perdia, e ficaria 100x mais caro a original do que a eletrônica do mach3 que é bem de baixo custo.
@@TransMakerShow Colega eu prefiro um basicão que me renda alguma coisa do que uma coisa sofisticada que não renda nada kkkkk. Ele tem um comando chamado de GSK e esta desligado, o torno tem toda a parte eletronica mas esta desligado.Portanto o seu torno é mais produtivo do que o meu rsrsrs. Se for vender o seu me fala o preço que eu vou vender o meu ...
@@josedeoliveira4407 kkkk Entendi; Pior que as pessoas daqui de perto me falaram que achava que eu tinha feito um brinquedo, não algo que rende (até parece) kkkk
Então, voltando ao assunto eu ando com uma enorme fila de coisas para fazer, eu não sei quando vou começar a fazer um curso mais completo de torno cnc no mach3, mas eu estarei sempre aqui para tirar qualquer dúvida e vou postando videos sobre etc, e a venda esse ainda não está preparado foi no improviso, a próxima versão que vai ser a versão 2 sim, eu vou documentar em vídeo e já vai ser um produto que vou lançar.
Acompanhei todos seus videos . Realmente sao especiais. Se puder me responder. Oque vc acha será que uma maquina parecida com a sua consegue usinar tarugos de aco 1020 com 52 mm de diâmetros? E Furar com uma broca 22mm?
No caso se for parecida só de aparência, pq se for parecida fisicamente nao consegue de forma eficiente, nesse projeto eu improvisei a mesa de alumínio e por mais que seja um aluminio bom ela nao consegue fixar a o castelo na mesa por muito tempo, perde a posição fácil por folga, por ser muito fino o canal fixador, já os rolamentos que usei não vão aguenta por muito tempo carga axial, teria que ser rolamento de rolo cônico, e o suporte que move a mesa tem que ser mais robusto, corrigindo esses 3 pontos já acho que da para colocar aço de forma mais profissional, mas veja bem, esses 3 pontos praticamente dobra o valor da máquina, isso que complicou para mim na época kkkkk
Na hora que voce chegar lá tente furar com uma broca mais fina depois passe para a de 22mm.
@@TransMakerShow obrigado pela resposta. Mas se retirar tudo que é de alumínio e fazer de aço os motores conseguem responder bem pra fazer roldanas para portão? Oque vc acha? Me de mais uma opinião sua se pegar um torno mecanico pequeno e trocar os fusos e usar seus motores será que consegue dar produção?
Nesses mesmo motores sim, com uma redução de 4:1, mas eu recomendo motores mais fortes para tirar mais rápido e mais profundo, esses do torno sao de 30kfg, passe para 80. Contudo essa minha informação não é precisa, eu nunca usei nada além de polímero, esse foi meu primeiro torno e a mesa de alumínio não aguantava fixação para usinar polímeros com passos profundos, daí nao testei em metal, então veja outras opiniões também de quem usina esse mesmo aço.
@@TransMakerShow obrigado pela informação foi muito valiosa
Ficou muito bom, só me tire uma dúvida, que tipo de guia vc tem nesse torno ?
Obrigado. Usei as guias paralelas HGR20 que são compatível com Hiwin;
Hiwin é uma das melhores guias encontradas e uma das mais usadas, mas exatamente da própria marca é bem cara, quando dizem compatível e que o modelo de encaixe é o mesmo, mas não o fabricante.
ola boa noite tudo bem com vc? se puder me tirar mais uma duvida eu agradeço para fazer roscas os motores do eixo x e z tem que ser servo ou pode ser motor de passo desde ja agradeço sou fã do seu trabalho.
Tudo ótimo! Motor de passo também funciona mas o bom seria um motor de passo de malha fechada, os easy servos.
Oi, é possível programar ela para produzir insertos roscados de latão para plástico?
@transmakershow você já usou a placa USB?
O torno fica esperando o Index e não entra em usinagem da rosca... Já viu isso?
Para torno nunca usei Placas USB, rosca não funciona em placas USB baratas tipo a RNR. Se vc quer trabalhar com rosca em placas baratas a melhor opção é uma placa com porta paralela pq é a mais próxima do realtime.
Show.Ganhou mais um inscrito.
Quanto você gastou nesse projeto.
Obrigado, fico feliz! Sobre o gasto exato eu não sei de cabeça, pq eu demorei muito do começo ao fim por falta de dinheiro, eu chuto que uns 7mil, mas em breve vou ir atrás do histórico de compra para contabilizar com mais precisão.
ola beleza na macro wizards rosca , tem a opçao (taper ) por exemplo a npt tem conicidade de 1° 47' vc tem nocao de como o mach3 reconheçe conicidade?
Blz, eu lembro de vc... Então, no wizard taper ele coloca apenas o angulo, e você utiliza ele, o angulo você pega como resultado da equação do seu cônico entre o diâmetro e comprimento. A conicidade precisa não é coisa do mach3, mas sim dos seu cálculos, ou do CAM do desenho, visto que quando você utiliza o wizard taper o resultado é apenas deslocamentos x,y.
@@TransMakerShow entao esta e minha duvida como colocar , vou dar exemplo rosca npt é 1° 47' tanto a interna quanto externa ,a rosca gas ou chamada de bsp ela a interna luva geralmente sao paralelas e conica a externa ela tem 5amb o mesmo grau da npt ,por exemplo no torno mecanico é a olho aprox que se coloca o 1° 47 ' . algo aproximado porem em maquinas cnc talvez eu tenha que colocar grau decimal ou seja 1° e cacular o 47° pra decimal de grau nao me lembro agora se pega o 47÷60' = 0.788 salvo engano é isto ai seria 1°78 preciso relembrar como faz mas sópra vc ter ideia , esta e minha duvida . outra e como ajustar os 2 eixos pra ajustar bracklash caso tenha , e como deixar zerado tipo mandei andar 300.76mm ele andar isto voltar 300.76 ele voltar pra zero . eu nao sei como e o fe entrar pra ajustar isto
Muy bueno!!!!!!!
Amigo qual é essa explicação anterior que o senhor fala que até agora não achei procurei pra tudo que lado pode me dizer onde está
Bom dia, vc mandaria pra mim um explo de um variável, de desbaste. Só pra eu pegar amanhã. Um abraço
Bom dia, mas eu ainda não entendi o que você pretende, o exemplo de variável eu já comentei, você quer fazer o que exatamente? para eu tentar entender o que você quer que eu te mostre
Top
Muito bacana dabe dizer mas ou mrnos quanto foi gasto para montar esse torninho???
Não sei dizer exatamente, mas o gasto era para ser entre 10 a 15mil. Mas como depois de um tempo comecei a improvisar e não ter gasto o que deveria, como por exemplo a mesa que teria ser feita de aço nao de perfil, acho que ficou pouco menos de 10mil.
@@TransMakerShow ta trabalhando com ela?
@@assisteixeira5177 No momento não, fiz para fazer uns produtos que na época tinha muita saída, daí esse produto a matéria prima aumentou muito e não compensa mais fazer, então eu agora estou montando uma router cnc para aumentar os tipos de produtos e o torninho ta de lado enquanto eu termino a router.
Amigo como funciona a calibragem no torno mach3
Oi, calibragem em que parte específica? não entendi...
Boa tarde, devido o passar do tempo não sei se vc ainda esta na ativa, mas se sim me responde aqui para eu poder tirar umas dúvidas com vc
Bom dia, tem novos vídeos, confira na aba vídeos para ver todos os vídeos recentes!
Voçe usou guias lineares de quanto ?
Oi, nesse eu usei de guias de 20, padrão HIWIN HG20, e patiim HGR20 + HGR20CC
@@TransMakerShow Opa meu muito obrigado pela informaçao.Esse seus videos esta me incentivando muito a fazer um torno igual o seu.
Como faço muitas peças de latão e aluminio ,vai me ajudar muito .O meu eu penso em fazer com pinça no lugar da placa com abertura e fechamento automatico por pistão , só não sei como vou fazer o sincronismo da abertura e fechamento da pinça de acordo com o começo e término de cada usinagem.
Por enquanto esperando o frete do aliexpress abaixar um pouco esta muito caro .
Boa noite, ótimo vidio , já mim escrevir, agora com está explicação agora o meu projeto vai, kkkk gostaria de saber como vou feito o G code?
😃 Feliz! O G Code eu fiz quase todo manual (Manual no sentido que não usei gerador/Assistente), o comando que não fiz do zero eu peguei o código do assistente (wizards) do mach3 mesmo, aquelas usinagens de amostras que já vem nele, então editei, tipo a rosca eu usei o wizards inicialmente, só preenchi os parâmetros e coloquei tudo em um único arquivo. Eu aprendi lendo a própria referência de ajuda do G Code e na parte grátis do site gcodetutor.com, em artigos, tem muito artigo bom e bem explicado sobre G Code.
Fiz um torno cnc , mais só não sei aplica os tipos de g code, como g90 g27 como fazer desbaste ?
O g90 é o que eu estou usando no vídeo para os desbastes... Coloca ele no cabeçalho e usa X para posição desejada, e Z para posição desejada. Usa um feedrate adequado para o material, depois posiciona com no local do desbaste com as coordenadas, após isso adiciona mais coordenadas de quanto você quer desbastar e usa o G1 para ele utilizar a velocidade do feedrate e depois as coordenadas de X ou Z.
Lembrando que você deve fazer todo o procedimento no modo manual primeiro, no jog como se fosse o mecânico, para você saber até onde a ferramenta pode ir, a posição que você quer que seja o ponto zero, quanto quer tirar etc etc.. Posicione a ferramenta um pouco afastada do material, coloca no ponto zero, no centro da placa e zere tudo mach e set home x, z, com as coordenadas zeradas cada passo que você fizer no manual você olha o quanto marca nos eixos e na hora de digitar o G code usa as coordenadas como referências.
Obrigado amigo vou praticar.
Olá, bom dia. Fiz um torno para um cliente e estou tentando configurá-lo. Não faço com que ele mova os motores em mach 3 giro.. mas em modo roteador... Configurei como se fosse outra máquina...mas não adianta...você tem ideia de como fazer no modo turn?Agradeço todas as informações...se me mandar um contato eu mando suas fotos...bom vídeo...mas quando mudar a máquina irei implementá-lo...muito obrigado

Spanish (Latin America):
Hola, tu comentario carece de sentido, no entendí cuál es tu verdadero problema. Creo que lo tradujiste de manera incorrecta. Haz el comentario en tu idioma nativo sin abreviaturas ni figuras de lenguaje, y yo mismo haré la traducción aquí.
Lo que puedo adelantarte es que el torno CNC solo funciona bien con placas de puerto paralelo LPT, que pueden ser económicas, o con placas de red muy costosas como la ESS, que implementó en su complemento todas las instrucciones del puerto paralelo. En el mío, uso la placa de puerto paralelo LPT porque es mucho más barata.
English:
Hello, your comment doesn't make sense; I didn't understand your real problem. I believe you translated it incorrectly. Please provide the comment in your native language without abbreviations and figurative language, and I will translate it myself.
What I can tell you in advance is that a CNC lathe only works well with LPT parallel port boards, which can be inexpensive, or with very expensive network boards like ESS that have implemented all the parallel port instructions in their plugin. In mine, I use the LPT parallel port board because it's much cheaper.
Deixa eu fazer uma pergunta Como o software sabe onde estão cada uma destas ferramentas que estão fixados na mesa movel ?
O Software sabe pq eu fiz o mapeamento de cada ferramenta e adicionei na tool table a posição exata do deslocamento necessário para chegar até o centro da placa, logo quando o GCODE apresenta o código de troca de ferramenta o software mach3 compensa com os valores da tool table.
-Tem vídeo no canal fazendo o mapeamento e adicionado na tabela e explicando sobre isso.
tem como fazer uns videos de prograçao mesmo que seja usando wizard , porque nem sei oque colocar la pra preencher lá como zerar ferramenta ,como usar cada funcao no mach3 porque so tem video em ingles ,nao tem 1 video ensinando a usar mach3 torno
Amigo são dois querendo aprender essa coisa de programação.Trabalho com muita produção de pequenas peças.
@@wladimirlopes5841 eu comprei juma carcaca de um cnc gpr nardini muito barato e to retrofitando pra fazer bicos em casa pego muitaluvasxroscas internas e judia muito fazer no convencional e denc entendo jada de preparacao e programacao
@@marcio.roberto.torneiro4897 Meu amigo.Conheço o seu serviço .vai ajudar bastante.
Bom programar e preparar é o de memos ,fiz curso no Senai comando tx8 mais complicado desse projeto todo é a parte eletrônica dos drives.Uns usam motor de passo outros usam servo motores .Mais vou tentar fazer um desse pra mim.
@@wladimirlopes5841 no meu to usando easy servo 12 nw no x e z , e comando mach3 pç
@@marcio.roberto.torneiro4897 É meu amigo O ruim desses projetos são os preços desses servos motores.Estou procurando no UA-cam algum projeto simples com motores em conta.
Boa tarde, o torno CNC está trabalhando ainda?, Estou com dificuldade em fazer roscas no meu. Não estou me acertando com o mach3😂😂😂
Oi, sim está trabalhando, qual o problema com a rosca?
Vc está usando a placa de porta paralela?
@@TransMakerShow sim placa paralela , tá funcionando bem, mas quando vou fazer rosca ele trava na linha da rosca, isso usando o Wizards do Mach3 , já tentem Gcode com o G32,/G76/G78. No G76, ele trava na linha da rosca, e só inicia um passe quando desligo o spindle( motor com sensor de rotação) de 1 pulso por rotação.
Boa noite, olhando o seu vídeo já fiz o meu funcionar, agora da uma dica, preciso fazer uma peça coni mosse e o grau é 1,5 como posso editar esse grau?
Oi, usa o próprio editor do mach3, no assistente tem 3 editor para gerar de código para cones, ele é ideal, você salva as configs e da post no código que ele já desenha a pre-visualização.
Obrigado
Fala amigo, muito bom! To tentando colocar um torno para fazer rosca mas não estou conseguindo, qual versão do mach3 vc esta usando? Eu etava usando a última mas em jog a máquina fica mas para ler os códigos ela fica como se tivesse em um único ponto e não movimenta nada. Vc teve esse problema?
Tudo bom, usei a última, tem que ver se o sensor de RPM está retornando corretamente a velocidade da placa, quando não ta retornando fica igual você descreveu, você da play no código ele fica parado, sem nenhum movimento, pq ele fica aguardando o retorno mas ele nunca vem.
@@TransMakerShow mas ele não funciona nem com códigos simples sem rosca, será a versão do windows? Tô usando o windows 7, a placa paralela concta fiz a configuração para mover em jog, a configuração do Index, mostrou o rpm mas quando coloca alguma informação usando o código g ele não funciona.
Ah, entendi, mas se o jog não funciona ainda fica difícil saber onde é o primeiro problema, você seguiu o manual da placa e acertou as pinagens? Além do cabo LPT tem que ter o cabo USB para funcionar também. Se sim, tem que voltar a instalação do começo o mais básico e tentar fazer um único eixo se movimentar e ir aos poucos testando.
Testei em várias versões do Windows 7 e funcionou, tanto nas lites e nas normais, tem que ver se o driver da porta paralela está instalado, tem que ver se a porta paralela está habilitada na bios tbm.. Se nao tiver funcionando literalmente nada a lista é muito grande do que pode ser.
@@TransMakerShow entendi, no jog funciona sim, tá tendo comunicação com a placa paralela, só para rodar algun g-code que não funciona. Tô tentando baixar outras versões do mech3 para ver se resolve.
bacano
Você faz retrofit ?
Oi, faço sim
Boa tarde como consigo entrar em contato, pois precisava de uma pequena consultoria em programa para 2 peças aqui. Grato e fico no aguardo.
Nossa, agora que vi sua mensagem, entra no discord que estou quase todo dia online lá, aparece muita gente do canal para conversar
Amigo teria como você passar esse gcod para eu inserir no meu para eu também aprender na raça ?
Oi, nesse momento estou reformando esse mini torno e fazendo outro com turret, vou postar os videos semana que vem, então vou refazer o gcode e eu posto.
@@TransMakerShow ok caso queira tenho o pós processador para o solid Works Cam para rodar no mach3 consegui configurar ele porém falta alguns ajuste se precisar te mando assim você me ajuda e também tenho alguns projetos já desenhado de torre giratória aqui a minha dificuldade e programar ela porém ninguém ajuda nesse questão talvez é porque não saibe
O torninho v2 já está praticamente tudo pronto, só falta montar, levei a carcaça para pintura epox, chega na terça e vou começar a montar e soltar vídeos, acabei de postar o disco da torret na aba comunidade, é uma prévia. Esse torninho v2 não é meu, é uma encomenda de um inscrito do canal.
1:35 is that center drill chamber xD
Bom dia camarada. Você tem como fabricar outro torno para me vender. Tenho interesse em comprar um mini torno CNC. Aguardo teu retorno.
Bom dia, sim sim, eu vou fazer a versão comercial desse torno, melhorada, com novos recursos e o principal sem os improvisos que fiz nesse. No momento além de terminar esse eu estou levantado as peças e recursos para a produção dessa nova versão. Em breve estarei postando e anunciando essa versão II comercial, pode ser que demora um pouco pq minha obtenção de recursos está lenta no momento 😅
Boa noite meu amigo!
Me dá uma luz aí rsrs...
Eu estou com um drive HBS57 para usar com uma placa com porta paralela cno mach3 e não está funcionando
Sabe me dizer porque?
Já testei a placa com servo motor e motor de passo e funcionou.
Testei também o driver com uma placa USB e também funcionou
Se puder me ajudar eu agradeço
Boa noite, tudo bom! Você alterou a pinagem no mach3 equivalente aos pinos que você colocou os drivers/?
@@TransMakerShowalterei sim!
Pode ser também a lógica de acionamento desse driver, tem como acionar com + ou com -, daí se o driver tiver configurado para ser acionado com + por exemplo, e você tentar acionar com - ele não funciona, ou vice/versa
Uma vez eu esqueci de mudar a chave do drive, passe horas tentando achar pq em um drive funcionava e no outro não, tempão perdido sendo que no final era só mudar a chavinha rs
@@crduli Ver as chavinhas do driver também.
Amigo como vc faz está variáveis?
Como assim ? Não entendi direito a dúvida.
G Code é uma linguagem de programação e o conceito de variável já existe predefinido, o que a gente faz é instanciar variáveis para armazenar um valor temporariamente, isso ajuda porque se você for inserir um valor repetidas vezes no meio no código você insere a variável no lugar, e no inicio do código você determina qual valor essa variável tem, logo se você precisar mudar todo o código que tenha esse valor você não precisa mudar cada valor, mas sim apenas o valor da variável, uma única vez.
A sintaxe de declarar variáveis no GCode do mach3 é : #102= 0
Ou seja, palavra reservada "#" mais uma numeração a partir do 100.
Depois Sinal de "=" para atribuir o valor da variável.
Nesse exemplo a variável #102 tem valor de 0.
Veja se é isso sua dúvida, para entender melhor o G Code é bom fazer uma introdução a lógica de programação.
Amigos, alguém poderia me ajudar, estou querendo colocar um motor de passo para rodar como motor da árvore da placa comandado pelo eixo 'A', gostaria de saber se é possível e como eu configuro no MACH3, qualquer ajuda é bem vinda, fico muito agradecido
Oi, para fazer isso basca colocar o motor no A mesmo e mandar ele ir para uma posição bem distante, ou enviar 5v direto no driver, embora ambas não são a forma correta de se fazer, o correto é adicionar o motor de passo que será usado no eixo arvore no lugar de spindle, igual fiz no meu, que era um servo mas pode ser motor de passo.
Boa noite pode me ajudar como faço para chamar ferramenta ou iniciar no meio do programa ajuda eu aí fazendo favor
Tudo bom? me descreve melhor o passo a passo como você quer fazer que analiso qual será o procedimento.
tipo estou com 2 ferramentas 1 externa e 1 interna usinei a peça blz mas queria repassar somente a ferramenta 2 como faço para pular a ferrmenta 1 para ir direto para 2 interna
Para fazer isso você tem que configurar na tool table, que é a tabela de ferramenta a posição de cada ferramenta com o centro da placa, após isso basta chamar a ferramenta no código que as coordenadas da peça vai se basear na ferramenta que foi chamada, porque irá ser considerado a diferença de posição gravada na tabela de ferramenta. Esse é basicamente o procedimento que explico nesse vídeo.
Tem G73 para mach3?
Perfeitamente sim, tanto G73 quanto G83.
@@TransMakerShow já utilizo o mach3 para CNC a bastante tempo... sendo que agora montei um pequeno torno na outra CNC q estava parada, porém fui tentar replicar esse código aqui, e não funcionou. ua-cam.com/video/r_oBnutLou4/v-deo.html
Cadê o orçamento ???
Orçamento, de qual orçamento você precisa?
@@TransMakerShow de todos os coponetes do torno
@@TransMakerShow 😄😄
Bom dia, meu querido. Eu estou montando uma fresadora CNC e gostaria de colocar nela um servo spindle ao invés do spindle convencional que eu tenho agora. Este que eu tenho é spindle de router de 24000 rpm e o barulho dele é desumano. Por favor, dê uma olhada no meu vídeo a partir do minuto 8.20 e se puder me dê uma dica. Obrigado.
ua-cam.com/video/IXFHDv9z_Fg/v-deo.htmlsi=D6WjGZaqXe7vABAl
Obs: Minha fresadora é um pouco diferente das convencionais, então não a estranhe muito.
Oi, vi o vídeo, doideira essa fresadora, quanto ao servo spindle então vc fala para usinar, nao para girar a placa, igual esse que aparece no vídeo, se for isso mesmo, não da para colocar o servo direto pq ele nao suporta carga axiais, tem que usar uma redução, e já tem redução planetária pronta para converter servo em spindles, da para fazer de correias e polias tbm, no caso inverso, pq o servo é 3000rpm e teria que aumentar a velocidade na redução a custo de torque, mas acho que um servo comum não chegaria em um equilíbrio entre velocidade, torque e temperatura.
@@TransMakerShow É que eu tenho aqui servomotor Panasonic mas é apenas de 500 watts. Vou deixar como está mesmo. Quanto ao disco, que na verdade seria a mesa, vou por um motor de passo normal de 120kg, com encoder magnético no eixo do disco e não do motor, porque assim não preciso de sensor de zero para o ângulo inicial.