ABASTECIMENTO DE ÁGUA NO RIO ANTIGO - 1º CHAFARIZ DA CARIOCA

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 11 лип 2024
  • Sobre o primeiro Chafariz do Largo da Carioca e sua história, chafariz este que existiu no local entre 1723 e 1833. A história deste chafariz está diretamente ligada à história do abastecimento de água no Rio de Janeiro.
    Vídeo JR
    VEJA TAMBÉM
    Lapa, Arcos da Lapa e antigo casario na metade do Século 19
    • LAPA - QUEM TE VIU, QU...
    Antiga Lago de Santo António - Existiu no local do atual Largo da Carioca e parte da atual Cinelândia
    • LAGOA NO CENTRO DO RIO...
    Sége e Serpentina - Duas formas de transporte particular no Século 19
    • ANTIGO TRANSPORTE DE L...
    Largo da Carioca e Morro do Castelo visto do adro do Convento de Santo António
    • COMO ERA O LARGO DA CA...
    Profissões e vestes - Século 19 - Parte 1
    • COSTUMES, ROUPAS E PRO...
    Costume e Profissões - Século 19 - Parte 2
    • ROUPAS E PROFISSÕES, B...
    Rua 7 de Setembro - Antiga Rua do Cano
    • RUA 7 DE SETEMBRO - EX...
  • Наука та технологія

КОМЕНТАРІ • 71

  • @LuixMencosta
    @LuixMencosta 3 роки тому +14

    Eu nasci e fui criado no morro de Santo Antônio desde o ano de 1942 até 1956 quando foi demolido,frequentei a igreja de Santo Antônio desde a minha infância!

  • @Haroldo_Ribeiro
    @Haroldo_Ribeiro 2 роки тому +1

    Muita riqueza em suas apresentações. Obrigado JR

    • @riodejaneiroaqui-e-brasil
      @riodejaneiroaqui-e-brasil  2 роки тому +1

      Olá Haroldo, obrigado pelo comentário ! Uma honra ver você por aqui. Por curiosidade, quem também assiste este canal é o Pedrone, um artista dos amplis, faz valvulados de alta qualidade no Brasil.

  • @smelo772
    @smelo772 Рік тому +1

    Muito bom!

  • @rosimarianascimento9826
    @rosimarianascimento9826 2 місяці тому +1

    Amo Essas Historia ❤🎉😂✋💯👏

  • @fabioantoniofernandes2674
    @fabioantoniofernandes2674 3 роки тому +1

    Parabéns pelo excelente vídeo.
    Abraços e sucesso

  • @marcoma5808
    @marcoma5808 3 роки тому

    Parabéns!

  • @elisabetepriorsilva4808
    @elisabetepriorsilva4808 3 роки тому +1

    Eu visitei uma igrejinha ds Ordem Terceira em SANTOS. Expremida entre prédios no Centro Histórico de Santos.

  • @davidbarbosa8042
    @davidbarbosa8042 Рік тому +2

    Olá, tenho acompanhado seus vídeos e amo conhecer a história da nosso rio de janeiro. sou carioca, trabalho no centro do rio e todos os dias vou passear no largo da carioca na hora do almoço. Olhando seu vídeo tive uma percepção um pouco diferente de onde ficava o chafariz, acompanhando pelo google maps me parece que o chafariz ficava mais na direção aonde hoje é a entrada da escada rolante do edifício central, na imagem do minuto 13:11 seguindo a percepção da ladeira de acesso ao convento, há uma escada lateral com 3 espaçamentos, essa escada ainda existe hoje e só é possível vê-la através do google maps por cima. percebe-se que o chafariz fica de frente para a escada no final da ladeira. o local que você apontou no vídeo aonde supostamente ficava o chafariz na verdade, pela minha percepção é aonde eram as hortas da imagem no minuto 15:08. Enfim Amo ver os prédios antigos, sinto a energia do nosso Rio antigo que sem muitos perceberem ainda existe lá no meio dos arranha céus. Gostaria de sugerir que fizesse um vídeo mais alí pela área aonde é hoje a central do Brasil nas proximidades do palácio duque de Caxias. na rua marechal Floriano aonde passa hoje o VLT, quase todos os prédios preservam a arquitetura antiga e alguns datados do ano de 1800 ainda, somados ao palácio itamarati. Eu amo aquele trecho, pois vejo muita história ali. Estou pensando em começar a tirar fotos de lugares no centro aonde ainda se preservam prédios muito antigos. É maravilhoso ver com os próprios olhos um pedaço de nossa história viva ali no centro do Rio

    • @riodejaneiroaqui-e-brasil
      @riodejaneiroaqui-e-brasil  Рік тому

      Tem vídeos no canal sobre o Campo de Santana, atual Praça da República e sobre a Igreja de SantaAna e Chafariz de Santana. Neste vídeo pode-se ver a área da Central do Brasil.
      Quanto ao primeiro Chafariz da Carioca, não penso ser possível no local que você citou. Existem dois vídeos neste canal sobre os Chafarizes da Carioca, que existiram no Largo da Carioca.

  • @reubenc3830
    @reubenc3830 Рік тому +1

    Sensacional o vídeo. Me inscrevi.

  • @danielatt1620
    @danielatt1620 3 роки тому +2

    Quanta riqueza nessas imagens! Que bela viagem no tempo!

  • @betegaspar9348
    @betegaspar9348 3 роки тому +2

    Bom dia ....amo assistir esses vídeos, são maravilhosos, históricos. Obrigada

  • @angelatorquato564
    @angelatorquato564 3 роки тому +1

    Muito bom, inclusive os comentários enriquecedores. 👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼

  • @vectushumanus4363
    @vectushumanus4363 3 роки тому +1

    Oba!!!😀😀😀

  • @thaismatarazzo6204
    @thaismatarazzo6204 3 роки тому +2

    Mais um ótimo vídeo! Um dos meus locais preferidos no Rio é o Largo da Carioca pela sua história! Amei saber mais sobre o chafariz. Parabéns.

  • @cosmopopeia2006
    @cosmopopeia2006 2 роки тому +1

    olá Jr, parabéns pela iniciativa dos videos. bacana mesmo.fique curioso da fonte de onde você retirou a imagem de Julien Pallière. não consigo encontrar. obrigado

    • @riodejaneiroaqui-e-brasil
      @riodejaneiroaqui-e-brasil  2 роки тому

      Tenho esta imagem em formato digital a mais de dez anos, não me lembro de onde foi digitalizado. Mas certamente foi de algum livro.

  • @julioandrelaranjo2302
    @julioandrelaranjo2302 3 роки тому +1

    Maravilha de vídeo! Obrigado! 👏🏻👏🏻👏🏻

  • @katyaferreira
    @katyaferreira 2 роки тому +1

    No Campo de Santana havia a praça dos touros, onde ocorriam touradas, no Rio!!

    • @riodejaneiroaqui-e-brasil
      @riodejaneiroaqui-e-brasil  2 роки тому

      Sim, Veja os vídeos do Campo de Santana neste canal e verá. Mas a praça de touros de teve breve duração. E existe também um vídeo sobre touradas no Rio e Brasil neste canal.

  • @carvalhodamontanha6990
    @carvalhodamontanha6990 3 роки тому +2

    Muita História, fico viajando nessas imagens, imaginando o movimento das pessoas nessa época. Vida muito difícil, falta d conhecimento sobre qualquer coisa, um mundo moderno e primitivo, mas a modernização destruiu o q tinha d bom nesse lugar. Meu Rio de Janeiro 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻

    • @carvalhodamontanha6990
      @carvalhodamontanha6990 3 роки тому

      @@plataojr.4113 Isso aí, eu sou da zona Oeste, depois d 1996 começou uma invasão sem precedentes daquela região, terrenos invadidos, árvores antigas derrubadas, muita desgraça e confusão, hj o bairro está inchado, cm 3x mais popular ao do q havia na década d 90, pior q ninguém pertence ao lugar, tudo invasão d migrantes, o crime cresceu d forma sem comparação. Uma desgraça total.

  • @carlosmunoz7070
    @carlosmunoz7070 3 роки тому +1

    Sensacional mais uma vez. É uma viagem no tempo. Sempre feliz em ver seus vídeos

  • @jairocandido4172
    @jairocandido4172 2 роки тому +1

    Boa noite meu amigo.
    Adoro os seus vídeos.
    Parabéns!
    Tem como me enviar o vídeo que trata das duas invasões francesas aqui no RIO DE JANEIRO.
    O anterior à 1.711 e o de 1.711.
    Muito obrigado.

  • @carlosziemann4460
    @carlosziemann4460 Рік тому +1

    Este barril pode ser de água sim, em Pelotas RGS, se carregava água da cacimba da nação em barris de madeira,isso até nós anos de 1970 até hoje existe essa cacimba ,lugar onde nasceu Pelotas perto das charqueadas onde filmaram a minissérie Casa das sete mulheres

  • @MarcosOliveira-gy1gn
    @MarcosOliveira-gy1gn 3 роки тому +2

    Olá, JR! Somente para esclarecer, segue um trecho do Portal do Iphan que justifica o que informei no meu último comentário, sobre um dos usos do termo: carranca.
    Grande abraço! Segue o texto:
    "O Chafariz de Marília é considerado um dos mais importantes e bem compostos do Brasil. De consideráveis dimensões, tem o corpo principal amparado por pilastras com volutas laterais bem desenvolvidas. Destaca-se de um paredão, composto por duas falsas janelas. Superiormente é arrematado por moldura artística, constituindo um frontão ornado com volutas. É guarnecido por quatro CARRANCAS, envoltas por volutas e ornatos conchóides, com as respectivas bicas e tanque com quatro cavidades em forma de campânula invertida. O piso foi adulterado para laje de pedra."
    Texto extraído de: Fundação João Pinheiro. Dossiê de Restauração. Plano de Conservação. Valorização e Desenvolvimento de Ouro Preto. Mariana. 1973/75.
    Fonte: Iphan.

    • @riodejaneiroaqui-e-brasil
      @riodejaneiroaqui-e-brasil  3 роки тому

      @Marcos Oliveira
      Olá Marcos Oliveira, Pessoalmente considero o termo "carranca" não apropriado para toda e qualquer face esculpida em parede, fonte, etc., pois serviria para definir faces necessariamente carrancudas e não qualquer face esculpida em pedra ou madeira que poderia ter até aparência mais serena. Não meio veio a mente naquele momento, mas eu considero o termo "Mascarão" (Mascaron) mais apropriado e talvez até mais elegante. Este último termo se aplica à feições tanto normais como grotescas. Mas enfim, são sinônimos com ligeiras variações e a escolha depende do preciosismo descritivo por parte de quem usa os termos. Mascarão / Mascaron é mais apropriado para faces esculpidas geralmente com um viés artístico mais refinado, de artistas eruditos. Carranca tem a ver a ver com arte vernacular.

    • @MarcosOliveira-gy1gn
      @MarcosOliveira-gy1gn 3 роки тому

      @@riodejaneiroaqui-e-brasil Olá JR, bom dia! Respeito a sua opinião pessoal. Mas somente por curiosidade: digite no Google os termos "carranca chafariz" e veja em "imagens do Google" a vasta quantidade de exemplos do que estou falando. Vejo técnicos, arquitetos, paisagistas, etc, usando a palavra "carranca" de forma corriqueira e natural nas descrições de chafarizes públicos dos séculos XVIII e XIX aqui no Brasil e em Portugal. Este termo também serve para esculturas de madeira fantasmagóricas colocadas nas proas das embarcações do Rio São Francisco e prendedores metálicos externos de janelas de rebater. Grande abraço! Marcos Oliveira - Rio de Janeiro

    • @riodejaneiroaqui-e-brasil
      @riodejaneiroaqui-e-brasil  3 роки тому

      @Marcos Oliveira Olá, Marcos, é exatamente isto que falo. Digite Carranca no Google e depois digite Mascarão ou Mascaron e veja a diferença entre as várias faces esculpidas mostradas. Carranca é mais voltada para feições grotescas e Mascarão (Mascaron) para feições serenas e também grotescas. Confira e vai entender o que falo. Alias Carranca é mais amplamente usado para esculturas de madeira tipo de embarcações do Rio São Francisco, de esculturas populares. Enquanto "mascarão" (mascaron) é um termo mais apropriado para definir trabalhos de artistas que passaram por escolas de artes ou belas artes. O uso corriqueiro de uma palavra em qualquer situação não valida o uso mais preciso e correto, principalmente no caso de chafarizes de artistas que passaram por cursos de artes e belas artes. Este é meu ponto de vista.
      A função de uma face esculpida em um chafariz "não é espantar coisas ruins e sim jogar agua e criar uma conexão com a cultura clássica criando um ambiente lúdico.
      A função de uma carranca, muitas vezes feita por artistas leigos, segundo crendices populares, pode remeter a espantar coisas ruins como nas barcas do Rio São Francisco.
      A função de uma gárgula em edificações góticas pode ter alguma similaridade com carrancas, mas mesmo assim é uma arte diferente.
      São diferenças conceituais, e que algumas pessoas não prestam atenção nisto. Eu estudei engenharia e um pouco de arquitetura, tendo no meu curriculum historia da arte e da arquitetura. Por isto posso discorrer sobre isto com propriedade e mesmo ir contra o que pode estar sutilmente incorreto, mesmo em documentos ou relatórios.
      No caso do chafariz que você citou (que não é o Chafariz Barroco da Carioca), este que você citou eu não o conheço e nem sei se o que existe lá é carranca, embora no relatório se diz que é.
      Não me impressiono se 100 pessoas dizem algo de forma imprópria e apenas uma diz da forma correta. :)
      Da mesma forma, não me impressiono se muitas pessoas sabem o que é uma carranca típica do Rio São Francisco, mas nunca viram e nem nunca ouviram falar em artistas da renascença, do barroco ou da antiguidade clássica. Existem diferenças entre estilos e funções na arte.
      Mas aqui estamos falando de um chafariz barroco, bastante esmerado, e eu não vejo como chamar de "carranca" um "mascarão" de um chafariz barroco. Existe diferença, seria o mesmo que chamar uma música erudita de música popular. :) Seria o mesmo que chamar uma arquitetura de belas artes de arquitetura vernacular. :) Este é meu ponto.
      Abraço!

  • @ciceromarinho2716
    @ciceromarinho2716 3 роки тому +3

    Você tem algum vídeo explicando como surgiram os nomes dos bairros do Rio? Se não tiver fica a sugestão

  • @neidealvesdefreitas1033
    @neidealvesdefreitas1033 3 роки тому +1

    Adoro a comparação do antigo com o atual 👏👏👏

  • @andrefernandesdasilva8056
    @andrefernandesdasilva8056 3 роки тому +1

    👏🏿👏🏿❤

  • @tonsilva3002
    @tonsilva3002 Рік тому +2

    Comecei há pouco a assistir seus vídeos. São perfeitos. Observei que é a primeira vez que você cita os ESCRAVOS , como parte dos cenários. Isso, embora já tenha citado alguma figura nitidamente representativa de um escravizado, mas a tratando por PESSOA. Bem interessante.

    • @riodejaneiroaqui-e-brasil
      @riodejaneiroaqui-e-brasil  Рік тому +1

      Bom saber que gosta dos vídeos. Bom ler seu comentário analítico e atento. Mas os escravizados também eram pessoas :)

    • @reubenc3830
      @reubenc3830 Рік тому

      Você fala como se ele desumanizasse os escravos, mas eles são as pessoas que mais ocupam o largo e o trabalho que faziam foi devidamente explicado no video... Agora se a preocupação é com o termo, nem escravo quanto escravizado estavam nessa posição por quererem...

  • @moisescecil
    @moisescecil 3 роки тому +3

    Cheguei mais rápido que um chery indo pra oficina, ficando 8 meses parado esperando peças, e desvalorizando 80% na revenda kkkkkkkkk

  • @cavalheirodeouro3705
    @cavalheirodeouro3705 3 роки тому

    11:10 já ouvi gente valando que essas pedras eram para a construção do novo Chafariz da Carioca.

    • @riodejaneiroaqui-e-brasil
      @riodejaneiroaqui-e-brasil  3 роки тому

      Antes da construção do novo em estilo neoclássico foi construído um de madeira. O novo foi somente foi inaugurado, em 1842.

  • @marceloabruzzinibenedito2944
    @marceloabruzzinibenedito2944 3 роки тому +3

    JR: no 8:56, quando você dá um "close", o homem negro de blusa amarela está tocando um instrumento africano chamado "m´imbira" ou "kalimba". Confere?

    • @riodejaneiroaqui-e-brasil
      @riodejaneiroaqui-e-brasil  3 роки тому +1

      Olá Marcelo. Parece que se trata de um instrumento de percussão (tipo tambor), não sei bem o nome. Talvez seja o instrumento que você menciona. Obrigado pelo comentário atento.

    • @marceloabruzzinibenedito2944
      @marceloabruzzinibenedito2944 3 роки тому +1

      @@riodejaneiroaqui-e-brasil A Kalimba é uma cabaça com filetes de metal, cada qual afinado numa nota que são tocados na exata posição da imagem: com os polegares. Eu acredito que seja sim, mas vamos pesquisando mais, ok? Abraços!

    • @riodejaneiroaqui-e-brasil
      @riodejaneiroaqui-e-brasil  3 роки тому +1

      @@marceloabruzzinibenedito2944 Ótima informação!

    • @odanocruz
      @odanocruz 3 роки тому +2

      Que olho!!! De fato trata-se de algum instrumento sim, muitos escravizados ou escravos acompanhavam as chamadas "Tias" que vendiam quitutes nos centros, eles usavam esses instrumentos, sobretudo para atrair a freguesia.

  • @carvalhodamontanha6990
    @carvalhodamontanha6990 3 роки тому +1

    Faltou falar da multidão na porta do hospital. Coisa comum até hj.

    • @riodejaneiroaqui-e-brasil
      @riodejaneiroaqui-e-brasil  3 роки тому +1

      Naquela época o Rio tinha uma população muito menor e inúmero hospitais mantidos por irmandades e confrarias de igrejas. Eu acho que dava conta do recado *risos

    • @carvalhodamontanha6990
      @carvalhodamontanha6990 3 роки тому

      @@riodejaneiroaqui-e-brasil sim, mais eu falei das pessoas na pintura, amontoadas na porta do hospital. No momento q vc mostra o detalhe do carro d boi se vê a fila grande. Tbm esqueci d comentar sobre a carroça puxada por um cavalo, o nome francês pode ser q tenha originado o nome charrete, não acha.???

  • @rgauchosma
    @rgauchosma 3 роки тому +3

    Eu li as letras do chafariz e transformei em algarismos arábicos e deu que se for MDCCC é 1800 ou se for MDCCCX é 1810...seriam estas datas da construção do chafariz?

    • @riodejaneiroaqui-e-brasil
      @riodejaneiroaqui-e-brasil  3 роки тому +1

      Olá R F, Eu também cheguei a pensar nesta data que você mencionou. E o que está escrito lá é isto mesmo em algarismos romanos, embora um pouco difícil de ler o último caractere. Mas a data da construção é tida como 1723. Mas era usual colocar uma nova data quando faziam uma reforma ou renovação. Então aquela data deve ser da última reforma ou melhoria.

  • @MarcosOliveira-gy1gn
    @MarcosOliveira-gy1gn 3 роки тому +2

    Olá, JR! O nome correto das "caras" dos chafarizes e de onde jorra a água pelas bocas através de canos de bronze: Carrancas. Abraço. Marcos Oliveira - Rio de Janeiro - RJ

    • @riodejaneiroaqui-e-brasil
      @riodejaneiroaqui-e-brasil  3 роки тому

      Olá Marcos Oliveira, tenho minhas dúvidas que carrancas se aplica ao caso, pois creio serem seres mitológicos, imagino que da mitologia grega ou romana. Não sei ao certo. Mas seja como for, obrigado pelo comentário atencioso!

    • @riodejaneiroaqui-e-brasil
      @riodejaneiroaqui-e-brasil  3 роки тому

      Em tempo, o nome correto a meu ver seria "Mascarão" ou Mascaron. Carranca a meu ver é mais apropriado para arte vernacular, enquanto Mascarão ou Mascaron mais adequado para trabalhos que vem de escolas de artes ou feitos por artistas mais eruditos ou até mesmo seguindo os princípios das Belas Artes. E sendo um esmerado Chafariz Barroco, a meu ver o termo mais adequado é Mascarão ou Mascaron.

  • @edrofil
    @edrofil 5 місяців тому

    Por obséquio, qual o por quê, do nome "banheira do imperador" Saber seria uma dádiva para mim. 𝓕𝓪𝓻𝓮𝔀𝓮𝓵𝓵! 🖖

  • @danielatt1620
    @danielatt1620 3 роки тому

    Nessa época, a Praça da Constituição (Atual Tiradentes) devia se chamar Largo do Rossio, salvo engano meu...

    • @riodejaneiroaqui-e-brasil
      @riodejaneiroaqui-e-brasil  3 роки тому

      Olá Daniel ATT. Estas imagens, todas foram feitas no século 20. Na época do panorama do Taunay, já era Praça da Constituição. O panorama foi feito algum tempo depois da constituição do primeiro reinado. Mas o nome Largo do Rossio ou Rocio (ambos os termos são corretos, pois existem em documentos históricos) perdurou por algum tempo ainda. Abrç!

  • @lucianop.vergara2885
    @lucianop.vergara2885 3 роки тому +1

    Super interessante! Ótimo poder acompanhar um comentário bem subsidiado por informações fidedignas.

  • @danielatt1620
    @danielatt1620 3 роки тому

    Excelente vídeo! Só fiquei com uma dúvida... O largo da carioca, no sopé do Morro de Santo Antônio era por essa época uma "lagoa", ou estou enganado? Corrija-me se estiver errado.

    • @riodejaneiroaqui-e-brasil
      @riodejaneiroaqui-e-brasil  3 роки тому +1

      Olá Daniel ATT. Respondendo, em 1723 ainda havia resquícios de lagoa, mas um um pouco mais adiante. Quando o chafariz foi construído, tudo lá já havia sido aterrado e drenado. Mas as imagens mostradas são todas do século 19, até 1833, e nesta época não havia mais a lagoa. Abç!