Percebo que muitos assistiram o filme para fazer trabalho acadêmico, seja na escola ou na faculdade. Nessas horas que a gente percebe a qualidade de filmes como esse, pois ele serve de base de estudos tanto para alunos de nível fundamental/médio quanto de nível superior (no meu caso pela UFMG). Qualquer que seja a temática trabalhada, esse filme levanta várias questões para se analisar, ou seja, é um filme muito mais profundo do que aparenta. Parabéns mais uma vez ao cinema nacional!
+Barao Escarlate perfeito, talvez se não tivessemos o intuitode assistir ao filme com olhar critico, e com bastante atenção, não dariamos a devida atenção para um para essa grande obra, me fez pensar e levantar varias questões que estão expostas de formas subjetivas, recebi ele como uma indicação cultural, e certamente passarei tbm!
A vida era difícil aqui em Gameleira da Lapa. Depois desse filme,mudou muito. Hoje tenho orgulho de morar aqui. Ficamos honrados em ter um filme gravado aqui.
Cada um chama o fundador de Javé por um nome: Indaleu, Indalécio, Indécio. É uma metáfora perfeita: cada nome é a forma como o percebem. O ator que representa o ancestral muda: ora é quase um europeu, ora um rei africano... Esse filme é muito bonito.
Em um país onde o cinema nacional anda a passos lentos porém consegue(às vezes) demonstrar muita qualidade como neste filme, é realmente triste ver nos comentários como as pessoas não valorizam um filme, mas pior ainda é ver que existem pessoas que não valorizam o trabalho de professores que, por todo o Brasil tentam passar o mínimo de cultura e identidade que podemos ter. Sorte que temos muitos comentários bons também.
Nem me fale.. eu, como estudante de pedagogia, fico MUITO angustiada e, sinceramente.. muito p*#@ da vida com os comentários que vejo nesse tipo de vídeo. Enquanto nós da área da educação passamos infinitas horas preparando material de estudo e tentando encontrar formas mais dinâmicas de passar o conteúdo pros alunos, e no processo ajudar essa galera a pensar nas questões que eles deveriam pensar, como cidadãos, ter que ver tanta gente que não entende o poder e o valor da educação, gente que procura atalhos, formas de "acabar logo" com a "obrigação" que é uma tarefa escolar... Acorda, Brasil, estudar não é obrigação, estudar é um favor que vocês fazem a si mesmos!!! Como os professores de vocês dizem - tenho certeza que dizem -, eles já sabem todas essas coisas, eles não estão pedindo pra vocês assistirem um filme desse nível e fazer um resumo pra eles poderem ler o resumo e aprender. É pra vocês aprenderem, adquirirem conhecimento e senso crítico. Espero que entendam isso antes que seja tarde.. A educação sofre!
" ter que sacrifica uns tanto, prá beneficiá a maioria. A maioria eu não sei quem são, mas nós é que somos os tantos do sacrifício..." kkkk, muito bom.
Passando pra agradecer a todos os professores e professoras que indicaram esse filme pra muita gente!! Obrigado, educadores!! Viva nossa memória!! Viva o cinema nacional!!
Que filme incrível! Mesmo com tanto humor consegue trazer temáticas tão importantes como o sentimento de pertencimento das pessoas e a tradição oral de Javé. Grata demais pelos professores que passaram esse filme aos alunos. Muito bom!!
Tocante, dramático e hilário. A regionalidade brasileira expressa na linguagem e na fotografia. Os recursos de ficção ficam por conta da genialidade individual de cada ator e atriz, além dos figurantes. É de fato um dos melhores filmes que já assisti.
Tive o prazer de acompanhar todas as gravações e participar de algumas cenas. A maior satisfação é saber que o longa teve como cenário, a minha cidade. Gameleira da Lapa.
Lindo. É incrível o quão somos ricos em histórias, mesmo nas mais simples, as que são as melhores, o que me faz sentir mais orgulho ainda de ser nordestino.
estou fazendo um curso bíblico e o professor pediu que assistíssemos esse filme.......ele descreve exatamente como os povos de milênios atrás iam contando suas histórias, mostrando suas culturas, sofrimentos, expulsões.....etc. Este filme é muito profundo e nos mostra a importância da oralidade, o que está se perdendo hoje devido o mau uso da internet.....não há mais diálogo, cada um na sua....a falta de tempo.....e por isso as memórias estão se perdendo....AMEI
Eu moro na cidade onde foi feito esse filme,o nome dessa cidade mudou agora e gameleira,esse filme foi muito importante para o conhecimento da minha cidade natal Fico admirada que meus avós apareçam nesse filme e o meu pai também, agradeço a todos que vieram assistir o filme não por interesse de saber a cultura de outra cidades e sim por vierem por causa da escola/faculdade. Agradeço a todos ❤
em 2015 a melhor professora que eu tive passou esse filme para a gente assistir, foi uma das melhores aulas pq a gente riu o filme todo. E no começo desse ano ela veio a falecer era uma professora incrível e sempre eu volto aqui pra ver esse filme me lembrar dela e de tanta coisa boa que ela me ensinou
"Vão ter que sacrificar uns tanto pra beneficiar a maioria, a maioria não sei quem são mai nois quem semos os tanto do sacrificio" Seu Vado (personagem do filme), diz muito sobre nossa realizade quanto o Belo Monte e de nada vale as riquezas historicas a e culturais do povos que sempre detiveram
Assisti esse filme em 2017 quando estava no primeiro período do curso de história na UFPI. Hoje estou aqui concluindo a graduação por meio de aulas remotas e assistindo novamente pela segunda vez porque gostei muito na época. Sentirei muitas saudades da comida do R.U 😢
O filme basicamente retrata como se dá o processo histórico. Como sabemos que algo no passado de fato aconteceu? Que o julgamento de Sócrates realmente foi como Platão nos contou? Que Jesus realmente ressuscitou? Mesmo o mais rigoroso dos métodos de investigação do passado não nos dá uma resposta definitiva sobre muitas coisas, pois mesmo os registros escritos podem não representar o passado de forma fiel. Não por má-fé de quem escreveu, mas porque quem escreveu está colocando o seu ponto de vista sobre os fatos. Ponto de vista que pode ser muito diferente de outra pessoa que viveu na mesma época. "Fatos", aliás, que podem ser apenas boatos. O pior é quando a história é escrita muitos anos após os acontecimentos. Porque ela é passada de forma oral de geração em geração, e a cada vez que a história é contada, algo é acrescentado ou excluído. Os interesses do contador de histórias se sobrepõem à história contada. Por isso, perscrutar o passado não é uma tarefa nada fácil. (É fácil apenas para quem aceita ingenuamente um texto antigo sem questionamentos.) Foi o que eu entendi, ao menos. Also, outro tema abordado é o preço do progresso.
O objetivo do filme é mostrar o quão difícil é a vida de um historiador. Pois através da narrativa constrói " uma verdade " que por muitas vezes é incontroversa. Por isso no campo da história, não existe VERDADE, MAS VERDADES !
Além de retratar a cultura e a oralidade de um determinado povo, o filme também nos faz refletir sobre a vida sofrida e simples, porém cheia de aconchego, humildade e histórias que trás um certo alento aos moradores locais. O filme também nos mostra o que aconteceu com os primeiros habitantes daquela região - que foram expulsos de suas terras resultado da cobiça por ouro dos portugueses - forçados a "bater em retirada" e procurar um novo local pra fazer morada. O que por sua vez, viria a acontecer outra vez com os descendentes. Com a criação da barragem, os habitantes de Javé foram obrigados a "bater em retirada" mais uma vez, em busca de um novo local pra reconstruírem suas vidas. Obs: O que eu concluí desse filme é que o quê mantem a cultura de um povo viva, são as histórias que vão sendo passadas de geração em geração. E né, não importa de qual forma ela é contada, o que realmente importa é que está sendo contada de geração pra geração. Um ótimo filme! Cara, eu amo tanto o meu nordeste
@@prof.paulomattos1418 Obrigado meu caro, estou numa luta com esses itinerários, sou professor de Educação Física e tenho um itinerário de PATRIMÔNIO CULTURAL
O filme demonstra quão grandiosa é a oralidade dos sertanejos. Histórias inenarráveis, jamais aquele livro daria conta! Parabéns aos atores amadores, que de amadores não tinham nada. Excelente!
A qualidade desse filme é impressionante, exaltem e admirem as produções do Brasil.... Honra é ver as escolas passando esse tipo de conteúdo, aproveitem e deixem de preguiça!
grande obra cultural, uma critica tbm para aquelas pessoas, que não se orgulham de sua historia, de seu pais, um povo que não se valoriza não alimenta sua auto-estima esta fadado ao colapso e a mediucridade, a grandeza de um povo esta em sua valorização, e seu sentimento de se sentir grande!
Um belo filme com temática nas narrativas dos habitantes de um pequeno vilarejo no nordeste brasileiro. O progresso sempre prevalece em detrimento da cultura e dos costumes do povo.
Assisti este filme com meus filhos de 10 e 8 anos e assim como eu ficaram encantados com a historia. Belo filme com grandes atores e muitos improvisos. Para mim José Dumont é o melhor ator brasileiro!!!
Um filme muito bom, antropologicamente falando, podemos perceber a importância do resgate da memória local, sobretudo para fazer valer seus direitos construídos historicamente por meio de lutas, crenças e etc...Parabéns ao cinema nacional..
Sensacional a capacidade humana de se reescrever e neste filme vimos a maneira mais simples possível de nos mostrar como a importância da história de um povo (por exemplo), não poder perder sua essência e sim ser escrita, marcada no tempo, para que outros saibam o que lá aconteceu, de fato, seus detalhes, suas marcas, suas pegadas... Excelente filme.
Só fera nesse elenco, gostei bastante, fez alusão a Guadalupe velha( inundada pelas águas do Rio parnaiba, para construçãoda usina de boa esperança), em tempos depois, chamará de Guadalupe minha cidade Natal, belíssima narradores de javé, bateu-me um flash back.
O filme é muito bom! Conseguimos perceber o processo histórico de cidades, bem como o da escrita e das histórias, antes passadas de geração a geração por meio da oralidade e, posteriormente, sendo escrita por uma minoria letrada. Viva a linguagem! Assisti para fazer uma atividade da faculdade, na disciplina de História da Língua Portuguesa. UEPB.
Que filme incrível! retrata muito bem a beleza de nossa linda cultura e o valor da oralidade! Esse é um bom motivo em se ter orgulho de ser Brasileiro e dar valor aos nossos costumes e nosso povo desde sempre lutador! assisti para um trabalho da UFBA.
Uma ótima obra nacional, nosso cinema merece ser valorizado, ainda mais abordando um tema tão atual como esse, e ainda mostrando nossa cultura. Assisti na escola e super indico, vale a pena.
Caros amigos, e com muta satisfação que vejo a importância de alguns filmes brasileiro, embora por muitos anos me questionava pelo fato de não ter interesse, já assisti alguns confesso nem todos me agradaram, mais esse Narradores de Javé ele retrata a cultura sertaneja juntamente com o progresso da comunidade local, isso acaba assustando aos moradores, teve cenas de tirar boas risadas, muito bom gostei embora só pude apreciar esse trabalho por causa da faculdade, indicação da professora agora percebo que preciso ter um olhar mais critico e poder tirar minhas conclusões devo conhecer e depois posso comentar.
Muito bom. Eu gosto de filmes com base histórica. A minha disciplina que estou agora que é de historia pelo AVAMEC pediu para que analisássemos este filme para aprendermos sobre a importância da historia em nosso cotidiano.
Um professor me passou esse filme pra assistir a uns anos, assisti antes dele passar na aula e hoje estou assistindo novamente. Muito bom! Adoro filme assim, nordestino, produção simples, mas boa, rico em cultura e histórias brasileiras.
este filme deveria ser levado para sala de aula, tanto na disciplina de protugues como na de história, pois ele fala tanto do valor da escrita como da importância do relato oral. foi um dos melhores filmes nacionais que já vi em minha vida . parabéns!!!!!!!!!!!
Nossa! O que já comentei desse filme. Tenho os detalhes na minha cabeça. Vou ter que assistir de novo,porque além de divertido é muito instrutivo. Amei
Eu já tinha assistido alguns filmes brasileiros, mas esse me surpreendeu demais! Vim por conta da matéria do ensino médio! Que filme incrível, emocionante e de altas gargalhadas! Filmes brasileiros deveria ser mais valorizados! ♥️
"Mas tinha muita gente armada, guardando aquele 'bovil' - 'bovil' é um canil de boi." Mas home, que inteligência pictoresca e crienta é essa que Antonio Biá, vulgo, seu Biá tem. Uma das melhores produções do cinema brasileiro, na primeira década do século XXI.
Incrível esse filme, atuação, a história, tô impressionado. Nunca mandaram no ensino médio a gente ver esse filme, tô vendo por conta de um trabalho da facul, e NÃO estou arrependido! Maravilhoso mesmo!
Que filme gostoso de se assistir! Simples, sincero, bem tramado. " O povo é o inventa línguas" Ou o "inventa estórias, histórias". Fundindo as vozes dos vários narradores, suas histórias, suas versões da fundação do povoado de Javé ( q sofre ameaça de ser inundado por conta da construção de uma barragem) o filme deliciosamente passeia entre a tensão da narrativa oral, dos relatos e a escrita, a palavra grafada em letra e documentada como verdadeira. Contar para salvar suas histórias, suas identidades é o objetivo de cada um dos habitantes do local em face da terrível ameaça de extinção do mesmo. E quem conta um conto inventa um ponto ou dois pontos e põe pontos e vírgulas e acresce-se a imaginação q descaminha entre o fato acontecido e o fato inventado.
Acabei de assistir o filme. Gostei bastante. Sou estudante de Direito e assisti para um estudo na matéria de Formação do Mundo Contemporâneo do meu curso.
Ótimo filme, traz muitas reflexões. Uma pena o cinema brasileiro não ser tão valorizado por aqui quanto os de produção de Hollywood, se não fosse a faculdade acho que não teria a riquíssima oportunidade de assisti-lo.
Filme excelente que aborda diversas temáticas, como a importância da escritura, da oralidade, do valor histórico, entre outros. Assisti como aluno da graduação e agora passo esse filme como professor para meus alunos.
“Uma coisa é o fato acontecido, outra coisa é o fato escrito. O acontecido tem que ser melhorado no escrito de forma melhor para que o povo creia no acontecido. É isso e não tem mais que isso, quem quiser que escreva diferente.”
Muito Bom! Adorei a Aula de Português sendo baseada nesse Relato ai da Vila de Javé :) O filme tem um pouco de tudo , bom para aqueles que dizem: ''Brasileiro não tem um filme bom''. Bem mas cada um tem seu Gosto então temos de respeitar ... Parabéns aos Participantes do Filme. E que venham mais Filmes do tipo.
Filme muito bom, meu Professor me pediu para ver a metade, porem esse filme é tão interessante e cheio de cultura que acabei vendo ele todo, ótimo filme.
Eu assisti para um trabalho da faculdade, geografia é vida e esse filme contempla tantas areas, riqueza de conhecimento e cultura para nós brasileiros.
Adorei o documentário desse povo sofrido e com maioria analfabeta. Ele explora que a falta de conhecimento científico implica em perdas. Se a oralidade, tão forte, tivesse sido usada por alguns poucos letrados para documentar a história do povo de Javé, quem sabe não tivessem que "bater em retirada" dando espaço para a construção da barragem
Filme não é só explosão, sexo, piada sem nexo. Cinema é cultura e só existe por conta dela. Não gostar de um gênero é normal. Mas pior filme? Meu Deus vocês ainda tem que viver muito e ver muito. Ele retrata a importância da memória, tem este objetivo. Outra coisa, se nosso governo desse mais verba a cinema, provavelmente poderíamos usar tantos recursos que os norte americanos usam.
Brasileiro infelizmente não valoriza Brasileiro , isso me deixa triste. Diretores de cinema Brasileiros como Padilha arrasam quando vão para os Estados Unidos. Porque lá tem mais recursos.
+Fabricio Brito E você acha que o cinema Americano cresceu por causa de verba Estatal? Ele cresceu por causa da concorrência gerada pela liberdade econômica, na busca de seus criadores por LUCRO. A Lei Rouanet não deveria nem existir, pois faz com que o autor fique sem estímulo para fazer um filme realmente bom; ele estará ganhado o seu dinheiro de qualquer jeito e não vai perder nada mesmo...
Felipe Gonzalez mano,deixa de mimimi.esse filme é muito bom.não vai ser um retadardo como você que vai mudar a opinião dos outros com um texto tão grande sem o mínimo cabimento.
Ou seja vc acha que filme bom são apenas aqueles que se resumem a: explosões, piadas aliens e tal, ou seja vc quer fugir da realidade.... Mas ISSO é uma coisa que os filmes brasileiros tem de bom ou melhor de diferente dos outros no mundo todo, o filme brasileiro retrata a realidade, esse é o motivo do porque tanta gente não gosta de filmes brasileiros, não gostam de encarar a realidade.
Nas minhas aulas de Literatura Brasileira da antiga Faculdade CCAA, o professor contou uma história tão boa acerca desse filme que não teve como não assistir. Aliás, ele havia mandado a gente assistir e depois fazer um trabalho sobre esse filme. Gostei demais dessa obra graças ao professor que soube enaltecê-lo.
7, 2, 10, 11 anos de comentarios e provavelment de muito mais tempo vai ter outros comentarios de diversos estudantes e fãs da historia brasileira, eu sou um estudante, mas virei um fã desse filme, e vc?
Achei interessante que além de trazer narrativas orais dos moradores de jave, o filme também traz o eurocentrismo pelo fato dos brancos contarem uma história diferente da história dos povos afro-descentes, os brancos ao contarem sua versão trazem o engrandecimento de laços parentais e a imagem de um homem branco quando falavam de indaleu ao contrário dos povos afro que usavam a imagem de um homem negro. Obs: estou assistindo o filme que minha professora indicou como uma produção importante para pensar a escrita do meu TCC.
"Primeiro você diz seu nome, sobrenome e pronome" "Viver tanto e tanto, pra morrer cagando em todo canto" "Réveillon de Muriçoca" "Ai que vocês sabem de tudo nesse mundo, são dois gênios: Einstein e São Augustin" "Pokemon de Jesus" "Espermatozoide de Ninja" kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk' nunca ri tanto!
Cheguei a este filme por meio de um trabalho acadêmico e não imaginei me deparar com tamanha obra-prima! Uma verdadeira joia do cinema nacional e que merece muito mais reconhecimento. Estou encantada!
Estou aqui para um trabalho da faculdade, do curso de Letras, linguagem e literatura, trabalho solicitado pelo professor Rogério Soares, me apaixonei pelo filme, riquíssimo 👏👏👏
O filme relata um fundamento muito importante,que são as origens de um povo de uma nação.E isso nos leva compreensão e a refletir sobre a história das origens dos Quilombos .E para isso é preciso utilizar tanto a oralidade a escrita registros narrativa os Gritos histórias contadas pelos antepassados. Isso tudo vai fazendo parte da construção das diretrizes da Educação Quilombos e a materialização e prática tudo as que já foi construído.
A primeira vez que ví foi por exigência da escola. O filme é ótimo e deu vontade de rever. Não lembrava o nome mas consegui pesquisar e encontrar essa bela obra que retrata bem o que a vida do Nordestino e as coisas que nosso governantes fazem sem ver a história de cada um. Sem saber o que está envolvido e o que cada um perde ou ganha com o tal de progresso.
Eu assistindo em 21/07/2024 relembrando na sala de aula em 09/04/2014😂🫶🏻❤ obrigado senhor por essa dádiva, isso sim é que é um filme de qualidade e de conteúdo diferente dás merdas cinematográfico de hoje 😢
Assistir o filme para fazer uma atividade acadêmica de Introdução ao Estudo da História, UFRB. Realmente, é um ótimo filme, onde conta a história da cultura e oralidade de um povo do Vale de Javé. Onde as histórias são passadas de geração a geração. Super ameeeeeei!
Eu adorei o filme, esse filme era para o trabalho de escola . quando a professora passou pela primeira vez eu odiei só que quando eu vi pela segunda vez que foi agora eu adorei
🙋♀Alguém aí assistindo em 2021??😅 Além de mim...rs Pela terceira vez! E só agora, orientada por aulas de Patrimônio Histórico, dadas por uma professora que admiro demais, é que pude entender realmente nas entrelinhas, a importância da mensagem que esse filme passa!! Na literatura, nas aulas de linguagem, comunicação...se analisa um aspecto do filme...mas pelo ponto de vista do patrimônio, se entende o quanto se perde na história da humanidade...
Um assisti esse filme pela primeira vez em 2009. De lá para cá, me apaixonei. Seja pela narrativa ou personagem, que fantasiam com histórias de grandezas para esquecer a vida difícil.
Percebo que muitos assistiram o filme para fazer trabalho acadêmico, seja na escola ou na faculdade. Nessas horas que a gente percebe a qualidade de filmes como esse, pois ele serve de base de estudos tanto para alunos de nível fundamental/médio quanto de nível superior (no meu caso pela UFMG). Qualquer que seja a temática trabalhada, esse filme levanta várias questões para se analisar, ou seja, é um filme muito mais profundo do que aparenta. Parabéns mais uma vez ao cinema nacional!
+Barao Escarlate perfeito, talvez se não tivessemos o intuitode assistir ao filme com olhar critico, e com bastante atenção, não dariamos a devida atenção para um para essa grande obra, me fez pensar e levantar varias questões que estão expostas de formas subjetivas, recebi ele como uma indicação cultural, e certamente passarei tbm!
+Diogo Muniz Grande obra...
Diogo Muniz vdd
Diogo Muniz vdd estou fazendo um trabalho de escola
Beatriz silva esse filme eu tenho q entender ele pra min fzr um teste amanhan
Alguém assistindo esse filme na quarentena, por que o professor pediu? (Aula online)
Eu.
Eu
eu
eu nao to alguentano mas essa aula online ja to de saco cheio aff mas o filme e legal
eu
Mais um episódio de “assistindo um filme que certamente eu nunca veria na minha vida se o professor não tivesse pedido”
Sempre incríveis!
A vida era difícil aqui em Gameleira da Lapa.
Depois desse filme,mudou muito.
Hoje tenho orgulho de morar aqui.
Ficamos honrados em ter um filme gravado aqui.
Cada um chama o fundador de Javé por um nome: Indaleu, Indalécio, Indécio. É uma metáfora perfeita: cada nome é a forma como o percebem. O ator que representa o ancestral muda: ora é quase um europeu, ora um rei africano... Esse filme é muito bonito.
Indaleu, Indalício...
AINDA É...
O nome é enquanto ainda é.
Em um país onde o cinema nacional anda a passos lentos porém consegue(às vezes) demonstrar muita qualidade como neste filme, é realmente triste ver nos comentários como as pessoas não valorizam um filme, mas pior ainda é ver que existem pessoas que não valorizam o trabalho de professores que, por todo o Brasil tentam passar o mínimo de cultura e identidade que podemos ter. Sorte que temos muitos comentários bons também.
Pedro Farhat
Vc poderia me ajudar a responder algumas perguntas
Pedro Farhat 👏👏👏👏
Seu comentário subestima a potêncoa criativa do cinema brasileiro e do Brasil como um todo, de certa forma.
então me ajuda nas questões krlh
Nem me fale.. eu, como estudante de pedagogia, fico MUITO angustiada e, sinceramente.. muito p*#@ da vida com os comentários que vejo nesse tipo de vídeo. Enquanto nós da área da educação passamos infinitas horas preparando material de estudo e tentando encontrar formas mais dinâmicas de passar o conteúdo pros alunos, e no processo ajudar essa galera a pensar nas questões que eles deveriam pensar, como cidadãos, ter que ver tanta gente que não entende o poder e o valor da educação, gente que procura atalhos, formas de "acabar logo" com a "obrigação" que é uma tarefa escolar... Acorda, Brasil, estudar não é obrigação, estudar é um favor que vocês fazem a si mesmos!!! Como os professores de vocês dizem - tenho certeza que dizem -, eles já sabem todas essas coisas, eles não estão pedindo pra vocês assistirem um filme desse nível e fazer um resumo pra eles poderem ler o resumo e aprender. É pra vocês aprenderem, adquirirem conhecimento e senso crítico.
Espero que entendam isso antes que seja tarde..
A educação sofre!
Todo mundo assistiu por conts de trabalho escolar foi kkkkk
me ajuda, me ajuda
Jefferson Vicente sim, na real o professor exibiu durante a aula kkkkkkk
Jefferson Vicente basicamente
Jefferson Vicente foi kkk
Jefferson Vicente Sim... Descobri este filme hoje na Faculdade. E gostei muito! 😂😂😂😂
" ter que sacrifica uns tanto, prá beneficiá a maioria. A maioria eu não sei quem são, mas nós é que somos os tantos do sacrifício..." kkkk, muito bom.
Crítica social existente até hj.
"quanto tempo eu tenho pra parir esse dossiê".
No exato momento que li teu comentario o cara falou issso kkkkkkkk
Passando pra agradecer a todos os professores e professoras que indicaram esse filme pra muita gente!!
Obrigado, educadores!!
Viva nossa memória!! Viva o cinema nacional!!
Que filme incrível! Mesmo com tanto humor consegue trazer temáticas tão importantes como o sentimento de pertencimento das pessoas e a tradição oral de Javé. Grata demais pelos professores que passaram esse filme aos alunos. Muito bom!!
Tocante, dramático e hilário. A regionalidade brasileira expressa na linguagem e na fotografia. Os recursos de ficção ficam por conta da genialidade individual de cada ator e atriz, além dos figurantes. É de fato um dos melhores filmes que já assisti.
"Eu sou espermatozoide de ninja?"
"Eu sou pokemon de Jesus?"
Muito bom, amei a linguagem do filme.
e engrassada e esse filme e enteresante eu amei muito e muito legal
Kkkkkkkkkkkkkkkkkk
O pokemon de Jesus foi o motivo da minha crise de riso kkkkkkkkk
AI MDS KSKSKSKSKSKSKSKSK N TANKO
Não tinha assistido até ser solicitado pela faculdade, mas uma grande obra, muito obrigado por disponibilizado!
Tive o prazer de acompanhar todas as gravações e participar de algumas cenas. A maior satisfação é saber que o longa teve como cenário, a minha cidade. Gameleira da Lapa.
até onde suas informações são veridicas?? outra pessoa pode dizer que foi na cidade dele... como provar?? rsrsrs
@@LucasHenrique-it2io conheco o jamderssom também sou de la . ele não tem por que mentir .quem tem orgulho de onde nasceu não nega suas origens.!
@@Indilila-xi4qw isso parece invenção
@@LucasHenrique-it2io Tu não sabe nem o que falar KSLSKSKKKS. Eu não era nascido no tempo do filme, mas alguns da minha família participaram.
@@kaioladeia9859 argumentos sem provas apenas... somente contos e lendas
Lindo. É incrível o quão somos ricos em histórias, mesmo nas mais simples, as que são as melhores, o que me faz sentir mais orgulho ainda de ser nordestino.
estou fazendo um curso bíblico e o professor pediu que assistíssemos esse filme.......ele descreve exatamente como os povos de milênios atrás iam contando suas histórias, mostrando suas culturas, sofrimentos, expulsões.....etc. Este filme é muito profundo e nos mostra a importância da oralidade, o que está se perdendo hoje devido o mau uso da internet.....não há mais diálogo, cada um na sua....a falta de tempo.....e por isso as memórias estão se perdendo....AMEI
Também assisti por causa do curso Bíblico que estou fazendo.
Muito bom e atores maravilhosos.
Mem Costa obrigada por disponibilizar este filme! grande obra!
São os recursos tecnológicos a disposição do conhecimento e do desenvolvimento social na contemporaneidade - tentamos fazer bom uso.
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Eu moro na cidade onde foi feito esse filme,o nome dessa cidade mudou agora e gameleira,esse filme foi muito importante para o conhecimento da minha cidade natal
Fico admirada que meus avós apareçam nesse filme e o meu pai também, agradeço a todos que vieram assistir o filme não por interesse de saber a cultura de outra cidades e sim por vierem por causa da escola/faculdade.
Agradeço a todos ❤
em 2015 a melhor professora que eu tive passou esse filme para a gente assistir, foi uma das melhores aulas pq a gente riu o filme todo. E no começo desse ano ela veio a falecer era uma professora incrível e sempre eu volto aqui pra ver esse filme me lembrar dela e de tanta coisa boa que ela me ensinou
Meus sentimentos
💔
Meus sentimentos! Ela ainda vive na espiritualidade.
Filme divertidíssimo que reflete a riqueza e a diversidade brasileira. Orgulho pro cinema nacional!
Panorama Assessoria filme maravilhoso
tive q assistir por causa do meu prof ;-;
@@roryylorelai poisé até aqui no fundo do mar nós temos youtube! 😃
@@LagostaAssada tô assistindo por causa da minha prof tb Kkaakakakak
Esse filme tá no meu top 3 do cinema nacional. Elenco ótimo, divertido, inteligente e retrata muito bem o sertão nordestino. Ótimo filme!
"Vão ter que sacrificar uns tanto pra beneficiar a maioria, a maioria não sei quem são mai nois quem semos os tanto do sacrificio" Seu Vado (personagem do filme), diz muito sobre nossa realizade quanto o Belo Monte e de nada vale as riquezas historicas a e culturais do povos que sempre detiveram
O filme é realmente bom, eu particularmente não acreditava muito em que produções brasileiras poderia ser algo bom. Esse filme mudou meus rótulos!
Assisti esse filme em 2017 quando estava no primeiro período do curso de história na UFPI. Hoje estou aqui concluindo a graduação por meio de aulas remotas e assistindo novamente pela segunda vez porque gostei muito na época. Sentirei muitas saudades da comida do R.U 😢
Filme maravilhoso com atores de primeira linha. O cinema brasileiro quando quer produzir uma obra prima, produz!
O filme basicamente retrata como se dá o processo histórico. Como sabemos que algo no passado de fato aconteceu? Que o julgamento de Sócrates realmente foi como Platão nos contou? Que Jesus realmente ressuscitou?
Mesmo o mais rigoroso dos métodos de investigação do passado não nos dá uma resposta definitiva sobre muitas coisas, pois mesmo os registros escritos podem não representar o passado de forma fiel. Não por má-fé de quem escreveu, mas porque quem escreveu está colocando o seu ponto de vista sobre os fatos. Ponto de vista que pode ser muito diferente de outra pessoa que viveu na mesma época. "Fatos", aliás, que podem ser apenas boatos.
O pior é quando a história é escrita muitos anos após os acontecimentos. Porque ela é passada de forma oral de geração em geração, e a cada vez que a história é contada, algo é acrescentado ou excluído. Os interesses do contador de histórias se sobrepõem à história contada. Por isso, perscrutar o passado não é uma tarefa nada fácil. (É fácil apenas para quem aceita ingenuamente um texto antigo sem questionamentos.) Foi o que eu entendi, ao menos.
Also, outro tema abordado é o preço do progresso.
Apenas por fé e não por vista! Quantos anos tem a Bíblia? Eu escolhi crer, meu coração sabe.
Parabéns pela análise, Leandro
Isso aí, mostrou que tem que ser científico kkk
Show 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
Botei suas palavras no meu trabalho
"Se não é parece que é, tem tudo pra ser então fica sendo."
Kkkkkkkkkkk o melhor do filme são as frases
O objetivo do filme é mostrar o quão difícil é a vida de um historiador. Pois através da narrativa constrói " uma verdade " que por muitas vezes é incontroversa.
Por isso no campo da história, não existe VERDADE, MAS VERDADES !
"Uma coisa é o fato acontecido, outra é o fato escrito"
Essa é uma das maneiras que encontro pra suprir a ausência de minha esposa: revendo um filme o qual assistimos (e rimos) muitas e muitas vezes.
Além de retratar a cultura e a oralidade de um determinado povo, o filme também nos faz refletir sobre a vida sofrida e simples, porém cheia de aconchego, humildade e histórias que trás um certo alento aos moradores locais.
O filme também nos mostra o que aconteceu com os primeiros habitantes daquela região - que foram expulsos de suas terras resultado da cobiça por ouro dos portugueses - forçados a "bater em retirada" e procurar um novo local pra fazer morada. O que por sua vez, viria a acontecer outra vez com os descendentes. Com a criação da barragem, os habitantes de Javé foram obrigados a "bater em retirada" mais uma vez, em busca de um novo local pra reconstruírem suas vidas.
Obs: O que eu concluí desse filme é que o quê mantem a cultura de um povo viva, são as histórias que vão sendo passadas de geração em geração. E né, não importa de qual forma ela é contada, o que realmente importa é que está sendo contada de geração pra geração.
Um ótimo filme!
Cara, eu amo tanto o meu nordeste
INCRÍVEL, INCRÍVEL!!! 😍
Alagoas ❤️
👏🏽👏🏽👏🏽
Vdd
A professora de vcs tbm passou esse vídeo em 2020? Curte aqui 😂😶
Mendigo de like é foda.
Sim
- Sim, cheio de ódio
No caso o meu é professor. 2020 tá que tá em
Tbm kkk
Sou o único que veio por causa da cena da dentadura no Instagram? Kkkkkkk
Eu tbm kkk 😂😂😂
Eu também 😂
Eu tbm mano😂😂😂
Cara...kkkkk...eu procurei esse filme justamente por aquela cena maravilhosa 😅😅😅😅😂😂😂😂😂
Eu também
Como professor de História, uso sempre esse filme em minhas aulas. Muito pedagógico e divertido.
No meu caso foi a de ciências
Dá para trabalhar com turmas do quinto ano?
Da pra trabalhar com segundo ano do ensino médio?
@@LuisFernandoGomes88, sim! Perfeitamente!
@@prof.paulomattos1418 Obrigado meu caro, estou numa luta com esses itinerários, sou professor de Educação Física e tenho um itinerário de PATRIMÔNIO CULTURAL
O filme demonstra quão grandiosa é a oralidade dos sertanejos. Histórias inenarráveis, jamais aquele livro daria conta! Parabéns aos atores amadores, que de amadores não tinham nada. Excelente!
A qualidade desse filme é impressionante, exaltem e admirem as produções do Brasil.... Honra é ver as escolas passando esse tipo de conteúdo, aproveitem e deixem de preguiça!
grande obra cultural, uma critica tbm para aquelas pessoas, que não se orgulham de sua historia, de seu pais, um povo que não se valoriza não alimenta sua auto-estima esta fadado ao colapso e a mediucridade, a grandeza de um povo esta em sua valorização, e seu sentimento de se sentir grande!
Um belo filme com temática nas narrativas dos habitantes de um pequeno vilarejo no nordeste brasileiro. O progresso sempre prevalece em detrimento da cultura e dos costumes do povo.
Eu não conhecia esse filme.. GRANDE FILME!! confesso que me interessei em assistir após o participante do Big Brother Brasil Babu comentar sobre.
Babu Campeão!!!
kkkkkk
Esse filme é um patrimônio do cinema nacional...obrigada por postarem, sempre uso em minhas aulas de introdução à história.
Muito bom!!!
É através de nossas memórias, de nosso sentimento, da forma que vemos o mundo, que construímos nossas histórias.
Assisti este filme com meus filhos de 10 e 8 anos e assim como eu ficaram encantados com a historia. Belo filme com grandes atores e muitos improvisos. Para mim José Dumont é o melhor ator brasileiro!!!
Um filme muito bom, antropologicamente falando, podemos perceber a importância do resgate da memória local, sobretudo para fazer valer seus direitos construídos historicamente por meio de lutas, crenças e etc...Parabéns ao cinema nacional..
Parece que todas as escolas do Brasil se juntaram pra ferrar com os alunos kkkkkkkkkkkkk
Disse tudo!
VDD KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
KKKKKKKKKKK ss
Vdd
verdade seja dita kkkkkkkkkkk
Sensacional a capacidade humana de se reescrever e neste filme vimos a maneira mais simples possível de nos mostrar como a importância da história de um povo (por exemplo), não poder perder sua essência e sim ser escrita, marcada no tempo, para que outros saibam o que lá aconteceu, de fato, seus detalhes, suas marcas, suas pegadas... Excelente filme.
Só fera nesse elenco, gostei bastante, fez alusão a Guadalupe velha( inundada pelas águas do Rio parnaiba, para construçãoda usina de boa esperança), em tempos depois, chamará de Guadalupe minha cidade Natal, belíssima narradores de javé, bateu-me um flash back.
Excelente filme, não entendo como falam que não temos bons filmes nacionais, é um retrato da realidade
Já que não foi minha escola quem me apresentou esse filme, agradeço ao Babu por ter me dado a oportunidade de conhecer
Babu Campeão!!!
Eu também
Vdd, vim por ele.
@@sandrinha8337 tropa do bu
Tmj kk infelizmente ele saiu ontem
Assisti a esse filme quando fiz minha primeira licenciatura pela Universidade Estadual Vale do Acaraú - UEVA. É excelente e dinâmico. Muito bom!
Muito bom vir alguém da UEVA aqui.
Qual foi sua primeira licenciatura?
O filme é muito bom! Conseguimos perceber o processo histórico de cidades, bem como o da escrita e das histórias, antes passadas de geração a geração por meio da oralidade e, posteriormente, sendo escrita por uma minoria letrada. Viva a linguagem! Assisti para fazer uma atividade da faculdade, na disciplina de História da Língua Portuguesa. UEPB.
Que filme incrível! retrata muito bem a beleza de nossa linda cultura e o valor da oralidade! Esse é um bom motivo em se ter orgulho de ser Brasileiro e dar valor aos nossos costumes e nosso povo desde sempre lutador!
assisti para um trabalho da UFBA.
Nosso povo sofreu e sofre , mais dar orgulho de ver , a garra e motivação que nosso povo tem !✨
Uma ótima obra nacional, nosso cinema merece ser valorizado, ainda mais abordando um tema tão atual como esse, e ainda mostrando nossa cultura. Assisti na escola e super indico, vale a pena.
Caros amigos, e com muta satisfação que vejo a importância de alguns filmes brasileiro, embora por muitos anos me questionava pelo fato de não ter interesse, já assisti alguns confesso nem todos me agradaram, mais esse Narradores de Javé ele retrata a cultura sertaneja juntamente com o progresso da comunidade local, isso acaba assustando aos moradores, teve cenas de tirar boas risadas, muito bom gostei embora só pude apreciar esse trabalho por causa da faculdade, indicação da professora agora percebo que preciso ter um olhar mais critico e poder tirar minhas conclusões devo conhecer e depois posso comentar.
Muito bom. Eu gosto de filmes com base histórica. A minha disciplina que estou agora que é de historia pelo AVAMEC pediu para que analisássemos este filme para aprendermos sobre a importância da historia em nosso cotidiano.
Um professor me passou esse filme pra assistir a uns anos, assisti antes dele passar na aula e hoje estou assistindo novamente. Muito bom! Adoro filme assim, nordestino, produção simples, mas boa, rico em cultura e histórias brasileiras.
Poético, lindo. Uma verdadeira obra-prima do cinema brasileiro. Um dos melhores filmes que já vi.
este filme deveria ser levado para sala de aula, tanto na disciplina de protugues como na de história, pois ele fala tanto do valor da escrita como da importância do relato oral. foi um dos melhores filmes nacionais que já vi em minha vida . parabéns!!!!!!!!!!!
Nossa! O que já comentei desse filme. Tenho os detalhes na minha cabeça. Vou ter que assistir de novo,porque além de divertido é muito instrutivo. Amei
foi mal !!!!!!!!!!!!!!!!/???????
me manda os seus comentários do filme.
Eu já tinha assistido alguns filmes brasileiros, mas esse me surpreendeu demais! Vim por conta da matéria do ensino médio! Que filme incrível, emocionante e de altas gargalhadas! Filmes brasileiros deveria ser mais valorizados! ♥️
"Mas tinha muita gente armada, guardando aquele 'bovil' - 'bovil' é um canil de boi." Mas home, que inteligência pictoresca e crienta é essa que Antonio Biá, vulgo, seu Biá tem. Uma das melhores produções do cinema brasileiro, na primeira década do século XXI.
Incrível esse filme, atuação, a história, tô impressionado. Nunca mandaram no ensino médio a gente ver esse filme, tô vendo por conta de um trabalho da facul, e NÃO estou arrependido! Maravilhoso mesmo!
Que filme top, espero que o máximo de brasileiros tenha a oportunidade de assistir e viajar nas ideias que ele nos transmite!
Que filme gostoso de se assistir! Simples, sincero, bem tramado. " O povo é o inventa línguas" Ou o "inventa estórias, histórias". Fundindo as vozes dos vários narradores, suas histórias, suas versões da fundação do povoado de Javé ( q sofre ameaça de ser inundado por conta da construção de uma barragem) o filme deliciosamente passeia entre a tensão da narrativa oral, dos relatos e a escrita, a palavra grafada em letra e documentada como verdadeira. Contar para salvar suas histórias, suas identidades é o objetivo de cada um dos habitantes do local em face da terrível ameaça de extinção do mesmo. E quem conta um conto inventa um ponto ou dois pontos e põe pontos e vírgulas e acresce-se a imaginação q descaminha entre o fato acontecido e o fato inventado.
Assistindo por conta da atividade escolar e adorei. Todas as gírias, poemas e histórias são muito legais, as gírias principalmente.
Que pérola! De tempos em tempos, tenho de rever! Não me canso!!!
Acabei de assistir o filme. Gostei bastante.
Sou estudante de Direito e assisti para um estudo na matéria de Formação do Mundo Contemporâneo do meu curso.
Ótimo filme, traz muitas reflexões. Uma pena o cinema brasileiro não ser tão valorizado por aqui quanto os de produção de Hollywood, se não fosse a faculdade acho que não teria a riquíssima oportunidade de assisti-lo.
A professora de vcs também passou esse filme em 2024 curte aqui
👇
Tou assistindo pra fazer resume
Fazer um resumo 😢😅
Eu também😢
Assisti esse filme há 14 anos atrás.
Alguém pode me dizer quais elementos comuns podemos identificar nas historias kkk e pra respinder umas questões sobre o filme 😅
Filme excelente que aborda diversas temáticas, como a importância da escritura, da oralidade, do valor histórico, entre outros. Assisti como aluno da graduação e agora passo esse filme como professor para meus alunos.
“Uma coisa é o fato acontecido, outra coisa é o fato escrito. O acontecido tem que ser melhorado no escrito de forma melhor para que o povo creia no acontecido.
É isso e não tem mais que isso, quem quiser que escreva diferente.”
Muito Bom!
Adorei a Aula de Português sendo baseada nesse Relato ai da Vila de Javé :)
O filme tem um pouco de tudo , bom para aqueles que dizem: ''Brasileiro não tem um filme bom''. Bem mas cada um tem seu Gosto então temos de respeitar ...
Parabéns aos Participantes do Filme. E que venham mais Filmes do tipo.
Muito bom o filme, já fiz até um trabalho de resumo sobre o tema...
Filme muito bom, meu Professor me pediu para ver a metade, porem esse filme é tão interessante e cheio de cultura que acabei vendo ele todo, ótimo filme.
O mesmo comigo mano
@@GameDelta oi
@@superstar-nq8gm opa
Daí a importância da Bíblia ser escrita, de tudo que viram e ouviram e viveram, com a presença do Autor da Vida! Glória a Deus!
Deus não existe. Abraços!
Eu assisti para um trabalho da faculdade, geografia é vida e esse filme contempla tantas areas, riqueza de conhecimento e cultura para nós brasileiros.
Gente que atuação de primeira!! Roteiro muito bem interpretado, até mesmo pelos figurantes! ❤️👏🏾
Adorei o documentário desse povo sofrido e com maioria analfabeta. Ele explora que a falta de conhecimento científico implica em perdas. Se a oralidade, tão forte, tivesse sido usada por alguns poucos letrados para documentar a história do povo de Javé, quem sabe não tivessem que "bater em retirada" dando espaço para a construção da barragem
"Vive tanto e tanto , pra morrer cagando em todo o canto" KKKKKKK -Morri'
40:09 kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk 😄😄😄😄😄😄😄😆😆😆😆😆😆😆😆😆😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣 rachei
😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂
Misericórdia
@@edervlog2398 risada feia da desgraça (eu era assim em 2021🤭)
😂😂😂😂😂
Filme não é só explosão, sexo, piada sem nexo. Cinema é cultura e só existe por conta dela. Não gostar de um gênero é normal. Mas pior filme? Meu Deus vocês ainda tem que viver muito e ver muito. Ele retrata a importância da memória, tem este objetivo. Outra coisa, se nosso governo desse mais verba a cinema, provavelmente poderíamos usar tantos recursos que os norte americanos usam.
Brasileiro infelizmente não valoriza Brasileiro , isso me deixa triste. Diretores de cinema Brasileiros como Padilha arrasam quando vão para os Estados Unidos. Porque lá tem mais recursos.
+Fabricio Brito E você acha que o cinema Americano cresceu por causa de verba Estatal? Ele cresceu por causa da concorrência gerada pela liberdade econômica, na busca de seus criadores por LUCRO. A Lei Rouanet não deveria nem existir, pois faz com que o autor fique sem estímulo para fazer um filme realmente bom; ele estará ganhado o seu dinheiro de qualquer jeito e não vai perder nada mesmo...
Felipe Gonzalez mano,deixa de mimimi.esse filme é muito bom.não vai ser um retadardo como você que vai mudar a opinião dos outros com um texto tão grande sem o mínimo cabimento.
Resumo:não existem somente filmes do Michael Bay
Ou seja vc acha que filme bom são apenas aqueles que se resumem a: explosões, piadas aliens e tal, ou seja vc quer fugir da realidade....
Mas ISSO é uma coisa que os filmes brasileiros tem de bom ou melhor de diferente dos outros no mundo todo, o filme brasileiro retrata a realidade, esse é o motivo do porque tanta gente não gosta de filmes brasileiros, não gostam de encarar a realidade.
Nas minhas aulas de Literatura Brasileira da antiga Faculdade CCAA, o professor contou uma história tão boa acerca desse filme que não teve como não assistir. Aliás, ele havia mandado a gente assistir e depois fazer um trabalho sobre esse filme. Gostei demais dessa obra graças ao professor que soube enaltecê-lo.
Estou assistindo pra discutir com a minha filha, pra ajudar no trabalho escolar. Confesso que estou apaixonada pelo filme.
7, 2, 10, 11 anos de comentarios e provavelment de muito mais tempo vai ter outros comentarios de diversos estudantes e fãs da historia brasileira, eu sou um estudante, mas virei um fã desse filme, e vc?
Achei interessante que além de trazer narrativas orais dos moradores de jave, o filme também traz o eurocentrismo pelo fato dos brancos contarem uma história diferente da história dos povos afro-descentes, os brancos ao contarem sua versão trazem o engrandecimento de laços parentais e a imagem de um homem branco quando falavam de indaleu ao contrário dos povos afro que usavam a imagem de um homem negro. Obs: estou assistindo o filme que minha professora indicou como uma produção importante para pensar a escrita do meu TCC.
"Primeiro você diz seu nome, sobrenome e pronome"
"Viver tanto e tanto, pra morrer cagando em todo canto"
"Réveillon de Muriçoca"
"Ai que vocês sabem de tudo nesse mundo, são dois gênios: Einstein e São Augustin"
"Pokemon de Jesus"
"Espermatozoide de Ninja"
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk' nunca ri tanto!
Cheguei a este filme por meio de um trabalho acadêmico e não imaginei me deparar com tamanha obra-prima! Uma verdadeira joia do cinema nacional e que merece muito mais reconhecimento. Estou encantada!
Estou aqui para um trabalho da faculdade, do curso de Letras, linguagem e literatura, trabalho solicitado pelo professor Rogério Soares, me apaixonei pelo filme, riquíssimo 👏👏👏
Filme riquíssimo! Vale a pena assistir!
Filme maravilhoso! As expressões ditas pelos personagem do filme são riquíssimas de significado. Muito bom.
Este Filme é maior prova de que conta um conto aumenta um ponto muito legal indicação de um professor amigo meu.
O filme relata um fundamento muito importante,que são as origens de um povo de uma nação.E isso nos leva compreensão e a refletir sobre a história das origens dos Quilombos .E para isso é preciso utilizar tanto a oralidade a escrita registros narrativa os Gritos histórias contadas pelos antepassados. Isso tudo vai fazendo parte da construção das diretrizes da Educação Quilombos e a materialização e prática tudo as que já foi construído.
A primeira vez que ví foi por exigência da escola. O filme é ótimo e deu vontade de rever. Não lembrava o nome mas consegui pesquisar e encontrar essa bela obra que retrata bem o que a vida do Nordestino e as coisas que nosso governantes fazem sem ver a história de cada um.
Sem saber o que está envolvido e o que cada um perde ou ganha com o tal de progresso.
Maravilhoso esse filme!! Assisti por conta de um trabalho da faculdade, e amei. Quando for professora, com certeza indicarei aos meus alunos também.
Sem sombra de dúvidas trata-se de um clássico do cinema brasileiro!!!
Eu sou o professor que passa o filme, tanto para o ensino médio, quanto para a graduação. Parabéns ao cinema nacional.
Eu assistindo em 21/07/2024 relembrando na sala de aula em 09/04/2014😂🫶🏻❤ obrigado senhor por essa dádiva, isso sim é que é um filme de qualidade e de conteúdo diferente dás merdas cinematográfico de hoje 😢
Assistir o filme para fazer uma atividade acadêmica de Introdução ao Estudo da História, UFRB. Realmente, é um ótimo filme, onde conta a história da cultura e oralidade de um povo do Vale de Javé. Onde as histórias são passadas de geração a geração. Super ameeeeeei!
Filme muito bom, agradecemos por disponibilizá-lo !
Amei♡
nosso professor de história que passou!
Eu adorei o filme, esse filme era para o trabalho de escola . quando a professora passou pela primeira vez eu odiei só que quando eu vi pela segunda vez que foi agora eu adorei
🙋♀Alguém aí assistindo em 2021??😅 Além de mim...rs Pela terceira vez! E só agora, orientada por aulas de Patrimônio Histórico, dadas por uma professora que admiro demais, é que pude entender realmente nas entrelinhas, a importância da mensagem que esse filme passa!! Na literatura, nas aulas de linguagem, comunicação...se analisa um aspecto do filme...mas pelo ponto de vista do patrimônio, se entende o quanto se perde na história da humanidade...
Um assisti esse filme pela primeira vez em 2009. De lá para cá, me apaixonei. Seja pela narrativa ou personagem, que fantasiam com histórias de grandezas para esquecer a vida difícil.