Assista também: Regras para Dispensação de Medicamentos Controlados da Portaria 344: Parte 2 - ua-cam.com/video/JuF2JhY6p3o/v-deo.html Regras temporárias para controlados durante a pandemia do coronavírus: ua-cam.com/video/MRw4hbfDRpY/v-deo.html Receituário de emergência passo a passo: ua-cam.com/video/jP4AKUD2S6o/v-deo.html
Bom dia, Thalita!! Eu vendo o comentário aqui da colega Fabiana, realmente, os médicos deveriam colaborar com os profissionais farmacêuticos, que, muitas e muitas vezes recebemos receitas erradas, rasuradas; medicação que deveria estar na receita de notificações B1, aí vem prescrito na B2, aí então tentamos explicar para o paciente que não dá pra dispensar o medicamento, só que ele não entende. É muito difícil o dia-a-dia dos balconistas das farmácias e do Farmacêutico.
Parabéns pelo vídeo! Irei iniciar meu estágio em uma drogaria municipal, e estou buscando aprender sobre as receitas antes de pegar na prática.
4 роки тому+2
Obrigada Randel Lucas. Fico feliz que tenha gostado! Que legal que vai começar por a mão na massa! Continue estudando, pois tem bastante detalhes sobre receitas que são muito usadas na prática. Espero poder contribuir com meus vídeos, qualquer dúvida estou a disposição! Boa sorte no estágio, vai dar tudo certo!
Está de parabéns pelo canal. Não pare de fazer os vídeos, ajuda muito.
4 роки тому+1
Obrigada Adriana, gosto muito de fazer os vídeos, pois aprendo também! E fico muito feliz quando recebo o feedback de vcs. Sempre que possível vai ter vídeo novo. Hoje postei um da Farmácia Popular, confere lá.
Olá Thalita, parabéns pelos vídeos. Gostaria de sugerir um vídeo sobre a dispensação de produtos da cannabis (RDC Nº 327, DE 9 DE DEZEMBRO DE 2019).
4 роки тому+4
Oi Fabio. Obrigada pela sugestão, já anotei na minha lista de conteúdo. Realmente um ótimo assunto, ainda mais que o medicamento a base de canabidiol chegou nas farmácias.
Olá Thalita , muito bom os seus vídeos e bastante didáticos. Gostaria de pedir a atualização desse vídeo em relação a prescrição de zolpidem, com a última atualização da Anvisa, RDC 871/2024. Continue firme! abraço.
3 місяці тому
Obrigada pela sugestão, vou trazer um vídeo sobre esse tópico pra cá, no Instagram e nos materiais do Vida de Farmácia já consta atualizado conforme a nova RDC. Mais uma vez obrigada ☺️
O Zolpidem ele faz parte da lista b1 que é a receita de cor azul. Pode ser prescrito na receita branca de controle especial se a dose for até 10mg neh. Se for além de 10mg pode ser prescrito por notificação.
Pode atender uma receita que contenha um medicamento da portaria 344 junto com dipirona ou paracetamol por exemplo?????
3 роки тому
Nesse exemplo que vc deu pode sim.... Os medicamentos da portaria 344 podem ser prescritos com MIPs, medicamentos tarjados sem retenção de receita.... só não pode junto com substâncias controladas por outra norma, como antimicrobianos.
@ Dra também trabalho dessa forma, porém a resp. Técnica não entende assim. Existe alguma portaria que deixe isso claro pois na 344 só limita a quantidade de ativos psicotrópico, mas não fala claramente sobre os medicamentos de live prescrição como na rdc dos antibióticos
A justificativa, para a aquisição da medicação em outra unidade federativa, no caso da receita A, é feita pelo médico a próprio punho? Ou existe um modelo como nas receitas de isotretinoína por exemplo?
Como faço para indentificar a primeira via da segunda via?
4 роки тому
Olá Pablo, geralmente vem descrito na receita. Quando o médico escreve a receita, a segunda via é a via carbonada e a primeira é a que ele escreveu. Quando é impresso, nem sempre os médicos identificam qual a primeira ou segunda e assinam as duas normalmente, dai vc fica com uma via e entrega a outra para o paciente.
Seu pedido é uma ordem, num próximo vídeo abordarei sobre isso, caso precise de alguma resposta mais rápida pode mandar a pergunta aqui ou pelo insta @vidadefarmacia1 que respondo assim que possível.
Olá, a ritalina 10mg pode ser prescrito no receituário de controle especial?
Рік тому
Até pode ser prescrito (apenas para orientação do paciente), mas para a dispensação a Ritalina deve ser obrigatoriamente prescrita em notificação de receita amarela.
LISTA - D1 LISTA DE SUBSTÂNCIAS PRECURSORAS DE ENTORPECENTES E/OU PSICOTRÓPICOS (Sujeitas a Receita Médica sem Retenção) - Efedrina e pseudoefedrina são exemplos - A efedrina tem no franol, por um tempo até saiu do mercado, pois estava sendo usado na produção de drogas como a metanfetamina. A pseudoefedrina tem no tylenol sinus. LISTA - D2 LISTA DE INSUMOS QUÍMICOS UTILIZADOS COMO PRECURSORES PARA FABRICAÇÃO E SÍNTESE DE ENTORPECENTES E/OU PSICOTRÓPICOS (Sujeitos a Controle do Ministério da Justiça) - São exemplos a acetona, permanganato de potássio, clorofórmio, tolueno. Espero ter esclarecido.
Na receita deve ser obrigatório colocar por exemplo: Medicação X 10mg ------- 12/12hrs - "4caixa" ou se deve colocar "caixa com X quantidade de comprimidos". Ou não se faz necessidade?
Parabéns pelo vídeo! Vc ou alguém aqui pode me ajudar? Para prescrever diazepam 0,5mg/Kg para um cão, como devo fazer? No sipeagro não aparece. Seria talonario azul, branco? Se for azul, tenho de fazer inscrição na vigilância sanitária do município né? Muito obrigado!
Рік тому+1
Diazepam é no talonário azul, precisa retirar na vigilância do município a numeração e depois mandar confeccionar o talonário no intervalo de numeração obtido. Qualquer coisa me chama no direct do insta @vidadefarmacia1
Ótima aula, parabéns, mas dispensar medicamentos sujeitos a lista C1 com receituário comum em duas vias, não é uma incoerência?
4 роки тому+11
OI Jediprestes, então, as duas vias é pelo motivo que uma vai ficar retida na farmácia e a segunda fica para conferência do paciente. O prescritor deve indicar em cada via qual a primeira e qual a segunda, esta por sua vez, quando indicada expressamente 2ª via, impede a compra de medicamento novamente com a mesma receita.
A validade da receita de no máximo 01 ano e a quantidade dispensada deve ser acordo com a portaria 344/98, confere ??
4 місяці тому
Receita de medicamentos controlados pela portaria 344/98 tem validade de apenas 30 dias e a quantidade máxima que pode ser dispensada varia de acordo com o tipo de receituário
A via que fica com a farmácia é a via carbonizada ou por exemplo se o doutor me der duas cópias da receita do mesmo jeito uma fica na farmácia e outra comigo?
4 роки тому+1
No caso de medicamentos de controle especial, a farmácia deve ficar com a via original / primeira via, sendo assim, a via carbonada / segunda via fica com o paciente. Espero ter esclarecido, abraços.
Olá, parabéns pelos seus vídeos!! Mto bons! Estou procurando qual rdc atualizada fala por quanto tempo devemos armazenar receitas tanto de antibióticos qto de psico em drogarias!? 5 ou 2 anos?! Obrigada
3 роки тому+1
Oi Graziele, estou falando agora de cabeça, se não me engano, só os anabolizantes da lista C5 devem ser armazenados por 5 anos, as demais receitas de controlados e antibióticos por 2 anos. A RDC atualizada dos antibióticos é a RDC 471/21. A Portaria 344/98 por enquanto continua valendo. Depois vou preparar um vídeo esclarecendo sobre o tempo que as receitas devem ser arquivadas😉 .
Esse negócio de duas vias, o próprio emitente é quem entrega as duas vias? as duas vias são o mesmo documento? na hora da compra eu preciso apresentar as duas vias ou só a que ficará retida com a farmácia?
Рік тому
Sim, o prescritor emite o documento em duas vias, na hora da compra o paciente deve levar as duas vias. O farmacêutico irá colocar as informações sobre a dispensação nas duas vias e a primeira via ficará retida na farmácia.
Boa noite, e caso não tenha o endereço do emitente? Eu poderia perguntar ao paciente e anotar na receita?
2 роки тому+1
O ideal é vc entrar em contato com o prescritor, inclusive, para orientá-lo a sempre inserir o endereço na prescrição. Mas por anotar no verso, registrando o endereço e contato com o prescritor.
Thalita excelente os videos, ficou uma dúvida, para os casos da necessidade da justificativa contendo o cid e diagnostico 1. caso de emergência será aceito a justificativa apenas para receita de controle especial? 2. Acima do tratamento será aceito a justificativa apenas para listas C1, A e B? 3. Prescrição vinda de outra UF, também é necessário justificativa apenas para listas A e B? aguardo sua respota e já agradeço
5 років тому
Olá Sergio, fico muito grata que tenha gostado dos vídeos. Vamos lá para as dúvidas, rsrs: 1. A receita de emergência é válida para os medicamentos da Lista C1, Lista A e Lista B, portanto, para receita de controle especial e notificações de receita (A e B), para as demais notificações a legislação Não prevê essa modalidade, além disso, em todos os casos em que for feita a receita de emergência é necessária a justificativa do caráter emergencial. 2. Correto, quando precisar dispensar acima do tratamento deve vir justificativa. Somente poderá ser aceito para as listas C1, A, B e C5. 3. Somente para a aquisição em outro estado do medicamento da Lista A precisa de justificativa. As demais não precisa. No entanto, com a nova lei de que a receita é valida em todo territorio nacional, existem algumas brechas que faz com que haja mais de uma interpretação, assim algumas vigilâncias locais exigem justificativa e outras nem exigem mais isso. Espero ter esclarecido e obrigada por acompanhar o canal, abraços. Ah! Estamos no instagram tbm @vidadefarmacia1 , segue lá😊
olá, ótimo vídeo! Antibiótico pode ser prescrito em receituário de controle especial?
9 місяців тому
Até pode ser prescrito no modelo de receituário destinado aos medicamentos de controle especial, mas não pode estar prescrito junto com estes medicamentos
Show, só não entendi o fato se poder ser tanto no receituário especial, quanto no comum, se é remédio controlado.
5 років тому+2
O que define se deve vir em receituário de controle especial ou notificação de receita é a própria vigilância sanitária, regularmente, as listas de substâncias controladas são atualizadas, se for lista A, B, B2 e C2 devem vir em notificação de receita, a menos que venha um adendo, que seria uma observação/exceção, dizendo que determinada substância deve ser liberada em receituário de controle especial.
Farma Chegou na minha farmacia uma receita de reconter em uma notificacao de receita B a notificacao tinha todos os dados do medico dose posologia e tudo mais Poderia ser vendido um medicamento de receita branca prescrito na notificacao B?
Рік тому
Não, o medicamento reconter é da lista C1 e deve ser prescrito em receituário de controle especial. Nesse caso não pode aceitar, por mais que as informações estejam corretas, o receituário está errado
o receituario de emergencia consta na portaria 344/98?
4 роки тому
Consta sim Maria, aqui no canal temos um vídeo falando só sobre receita de emergência, vou te deixar o link para consultar: ua-cam.com/video/jP4AKUD2S6o/v-deo.html
Video muito bacana! Porem me veio uma duvida receita branca da lista C5 o dentista pode prescrever ?
3 роки тому+1
Oi Daniel, obrigada! Sim, pode prescrever anabolizantes desde que para uso odontológico. Porém deve constar o CID e CPF do prescritor. Eu estou preparando um vídeo somente sobre os anabolizantes, acredito que até na próxima semana eu posto ele no canal, ai vou falar de algumas dúvidas sobre a receita dele.
Muito bom o vídeo. Mas ficou uma dúvida, 72 horas após a compra, como a receita e tratada e avaliada no órgão sanitário competente?
4 роки тому+1
Olá Eduardo, quando se trata de receituário de emergência ou receita de outro estado, o farmacêutico precisa levar esta receita na vigilância sanitária do município para que o fiscal de um visto, como se fosse uma autorização, na qual o funcionário da vigilância verifica se todos as informações obrigatórias estão presentes e coloca seu carimbo e assinatura. O prazo é de 72hrs após a compra do medicamento e é aplicável nesses casos. Espero ter esclarecido, se tiver continuado alguma dúvida só me avisar, abraços!!
@ no caso não seria sobre a receita emergencial não, é sim sobre a receita nas farmácias. Como elas são tratadas fora dali, como são feitas as " validações", se é que faz. Está é minha curiosidade. Grande abraço
Bom dia. Estou com um paciente que têm uma receita de Deposteron 6 ampolas para aplicar a cada 15 dias. Cada caixa vem com 3. Nesse caso eu só posso liberar 1 caixa para o paciente?
4 роки тому+4
Boa pergunta Andrea. Vou ser sincera com vc, isso pra mim ainda é uma icógnita. Mas vou tentar responder baseando na minha interpretação na legislação, como diz que é no máximo 5 ampolas, nesse caso eu liberaria apenas 1 caixa com 3 ampolas. Só liberaria quantidade superior, se o médico colocasse a justificativa, que são os casos permitidos de liberar acima da quantidade máxima. Uma outra situação parecida com essa, na qual eu liberei 6 ampolas, foi uma prescrição que pedia para aplicar 6 ampolas de Haldol de uma vez, nesse caso eu pra mim a própria justificativa estava na posologia. Mas eu também acho que isso é um tema que merece uma nota explicativa das autoridades, pois na minha região cada farma interpreta de uma forma.
Até quantos medicamentos podem ser prescrito em uma receita?
Рік тому+2
Até 3 medicamentos de controle especial por receita. Mas não há limitação de outros medicamentos que não sejam controlados. Por exemplo, pode ser que tenha 3 controlados + uma dipirona, não tem problema
Aqui em Manaus minha mãe tem epilepsia e depois da pandemia ficou muito difícil conseguir uma consulta, receita médica, e pior ainda os remédios, pois pra ela não ficar sem tomar, acabo pegando de pouco por causa do estoque baixo e não consigo pegar mais. O problema nem é mais os remédios, que não são caros, e sim conseguir a receita.. Se eu não conseguir consulta a tempo, como vou pegar/comprar remédio controlado? Tem algum outro jeito nesses casos?
Me tira uma dúvida sobre a isotretinoína. Existe alguma resolução que pede para ser dois termo de consentimento, no caso de estar comprando a isotretinoína de 10mg e mg( um separado para cada um) ? Porque a farmácia se recusou a me vender o remédio, alegando que a minha receita estava faltando outro termo de consentimento. Minha receita é a iso de 10mg e 20mg, e a Dra me entregou só um termo, mas no espaço está marcado com um X a iso de 10mg e 20mg aí não entendi pq não aceitaram
Рік тому
Depende do estado que vc está, no estado de SP é exigido 2 termos. No seu caso entendi que são duas notificações separadas, então cada notificação precisa de um termo.
Pode dispensar um medicamento controlado e outro sem ser controlado na mesma receita especial? Tipo Haloperidol e prometazina, podem ser prescritos e dispensados juntos?
então pode tambem dipirona + haloperidol por exemplo??? Pensei que na receita especial só poderiam ser prescritos medicamentos da 344/98@@aleatorio8753
@@diegofcdp isso pode ter paracetamol, xarope, e varios medicamentos EXCETO ANTIBIOTICOS, e no máximo 3 medicamentos da 344/98 tipo escitalopram, haloperidol, zolpidem exemplo.
Olá boa noite, sou recém formado na área e tenho uma dúvida referente a receita de controle especial , é obrigatório conter na receita a seguinte afirmação “ receituário de controle especial “ ? Ou posso dispensar em uma receita branca que seja original a primeira via
4 роки тому+4
Olá André, boa noite, essa frase na receita não é obrigatória, o médico poderá dispensar em receita branca ou no seu receituário personalizado, não tem problema, o importante é vir com todas as informações obrigatórias.
Olá, vc poderia passar a referência dessa informação, pois muitos farmacêuticos, se negam a liberar o medicamento, se não estiver prescrito na receita com o nome controle especial.
2 роки тому
Olá Leandro, tem na Portaria 6/99 (que explica sobre alguns aspectos da portaria 344/98)
ainda não consigo entender a diferença entre receituário de controle especial e notificação de receita
4 роки тому+1
Oie, então, a notificação de receita é aquele papel que parece um cheque, pode ser azul, amarelo ou branco, deve ser usado para comprar medicamentos tarja preta, já o receituário de controle especial é uma receita comum. Tanto a notificação de receita, quanto a receita de controle especial servem para poder adquirir medicamentos controlados pela anvisa, por meio da Portaria 344/98, deu pra entender? Qualquer dúvida deixa ai pra mim, abraços
Um medicamento de controle especial pode ser trocado por um genérico ?
5 років тому+1
andressa martins Ele deve seguir as regras de intercambialidade, se for prescrito o medicamento de Referência (Ético) ele pode ser substituído pelo genérico sim. Agora se for prescrito medicamento similar, não.
Pessoal, orientem-me sobre o que fazer: Cliente, 40 anos, alega ter um distúrbio de sono e por isso, seu médico prescreve 6 cp de Zolpidem de 10 mg por dia(totalizando 60mg) ou seja, uma dose superior a quantidade máxima recomendada. Sendo assim, minha dúvida é a seguinte: eu posso fazer a dispensação dentro da qtidade máxima permitida ou o receituário está inviabilizado devido à esse exagero na prescrição?
Onde eu posso encontrar um documento que prove a existência desses modelos??? Pois atendo muito "ADVOGADOS", e eles são o cão para enxer a paciência.
Рік тому
A principal legislação para medicamentos controlados é a Portaria 344/98 e a Portaria 6/99. As atualizações da portaria 344/98 podem ser encontradas no site da Anvisa: Lista de Medicamentos Sujeitos a Controle Especial. A próxima legislação é que determina todos os requisitos para a prescrição e dispensação, vc pode usar ela para embasar suas decisões no balcão 😉
Olá! Pode ser prescrito medicamentos simples junto de medicamentos da lista C1 por exemplo?
4 роки тому+3
Oi Leisa, tudo bem? Nesse caso pode sim, a limitação é de até 3 medicamentos da lista C1 por receita e não pode ser prescrito com antibióticos, nem dispensado se estiver no receituário errado (Ex. Clonazepam em receituário comum ou Fluoxetina em notificação de receita). Do restante não há limitação para medicamentos simples. Espero ter ajudado, continue acompanhando e fique a vontade para mandar suas dúvidas. Sempre que possível procuro responder.
Sou dentista, onde consigo o receituário azul? Tenho que ir na Anvisa do meu município?
4 роки тому+1
Oi Susinara! Você consegue a númeração do receituário azul na vigilância do seu município, depois que conseguir pode realizar a impressão do talonário na gráfica de sua preferência, seguindo os modelos pré-definidos. Espero ter esclarescido e obrigada por acompanhar o canal! Se tiver alguma sugestão de conteúdo ficarei grata em receber sua opinião.
Meu médico não colocou a data na receita ,fui na UBS e ñ liberaram por ser controlado ,ele não colocou pq me deu duas receitas que é pra pegar em dois meses e ñ ficar indo lá só pra isso ,eu mesmo posso preencher?
Olá Thalita!! Tenho uma dúvida: quando vem prescrito na mesma receita de controle especial Dorene, Revange e Amoxil, como proceder??? Muito bom o conteúdo do seu canal, ganhou mais um inscrito, parabénss.
3 роки тому+2
Oi Lucas!! O correto é não dispensar nenhum e pedir que troque a receita. Se for possível, verifique se a clínica do médico é perto, e se ele pode deixar separado para você mesmo ou algum funcionário da farmácia trocar... isso é bom pq já esclarece o prescritor sobre as normas e facilita a vida do paciente/cliente. Porém, se não for possível alguém da farmácia ir trocar, aí infelizmente não tem jeito, o próprio paciente terá que trocar a receita. Eu tenho esse outro vídeo que falo um pouco desse tema da sua pergunta, se quiser assistir: ua-cam.com/video/8CFYaXxHXKw/v-deo.html
3 роки тому
Ah! E obrigada por se inscrever, seja bem vindo aqui.... se quiser siga no instagram tbm @vidadefarmacia1, quando tiver alguma dúvida pode chamar no direct, geralmente por lá consigo responder mais rápido 😉
Oi boa noite! O que é preciso para trabalha em farmácia, é necessário ter algum curso ou experiência??
4 роки тому
Oi Leandro, bom dia! Excelente pergunta, bom pra trabalhar na farmácia não é necessário ter nenhum curso nem experiência. Nesses casos, geralmente a contratação é feita para cargos de operador de caixa, mas a maioria das farmácias possuem plano de carreira e com o decorrer do tempo e da sua dedicação, você vai sendo treinado internamente para assumir a função de balconista. Apenas para o cargo de farmacêutico é obrigatório ter faculdade de Farmácia e toda farmácia é obrigada a ter farmacêutico, quanto a experiência, muitas empresas não exigem também (e graças a Deus, pois eu sou um exemplo de pessoa que começou a trabalhar em drogaria sem nenhuma experiência) eu acho que tudo depende da sua força de vontade em aprender, porque oportunidades tem muita nessa área. Meu esposo é um exemplo disso, ele começou a trabalhar em farmácia como repositor de loja, um dos cargos mais baixos da hierarquia, mas com o tempo e com o esforço dele, ele foi sendo promovido, fez a faculdade de farmácia e hoje é gerente farmacêutico. Você gosta dessa área? Se quiser conversar mais a respeito pode me chamar instagram @vidadefarmacia1
oi flor o Dr me deus em 2021 uma receita digital de gardenal de uso continuo com tempo indeterminado com leitura com Qrcode só q tem farmácia q aceita outras nao,isso significa q eles estao desatualizado ou essa receita nao é valida.
2 роки тому+1
A receita é válida sim, provavelmente eles que estão desatualizados. A Farmácia precisa ter acesso a Internet pra poder aceitar. Tenho video aqui no canal falando sobre receita digital e prescrição eletrônica.
Olá Drª Thalita. Tudo bem? Espero que tudo esteja ok. Parabéns pelo vídeo! Aproveito esta oportunidade para perguntar uma dúvida: fui à drogaria comprar o medicamento Risperidona 2mg (com receita controlada) para minha mãe. Eles pediram para eu informar dados meus referentes ao campo Identificação do comprador. Achei estranho eles pedirem o meu número de CPF, pois vi que havia o espaço para anotarem somente o nome, endereço, telefone e o número do RG. É correto pedir o número do CPF do comprador do remédio? Agradeço antecipadamente.
Estudem muito recém formados, pois o que tem de médico que erra nisso e o que tem de farmacêutico que erra também não é brincadeira, muita atenção e estudo nessa parte!
Assista também:
Regras para Dispensação de Medicamentos Controlados da Portaria 344:
Parte 2 - ua-cam.com/video/JuF2JhY6p3o/v-deo.html
Regras temporárias para controlados durante a pandemia do coronavírus:
ua-cam.com/video/MRw4hbfDRpY/v-deo.html
Receituário de emergência passo a passo:
ua-cam.com/video/jP4AKUD2S6o/v-deo.html
Oi meu amor lindona
Olha estou em Rio das Ostras Quando quiser conhecer Búzios vem ,o meu quinete e pq mais o coração e grande.cabe todos vc
Ta tudo correto
Vídeos maravilhosos sempre, uso sempre para treinar meus novos farmacêuticos
Muito médico que deveria assistir isso. Parabéns... bem explicado.
Verdade! Obrigada 🥰
Bom dia, Thalita!! Eu vendo o comentário aqui da colega Fabiana, realmente, os médicos deveriam colaborar com os profissionais farmacêuticos, que, muitas e muitas vezes recebemos receitas erradas, rasuradas; medicação que deveria estar na receita de notificações B1, aí vem prescrito na B2, aí então tentamos explicar para o paciente que não dá pra dispensar o medicamento, só que ele não entende. É muito difícil o dia-a-dia dos balconistas das farmácias e do Farmacêutico.
Esse canal é uma maravilha.
Parabéns à Dra. Muito didático e prático, especialmente para "médicos prescritores ocasionais" como médicos generalistas.
Parabéns pelo vídeo! Irei iniciar meu estágio em uma drogaria municipal, e estou buscando aprender sobre as receitas antes de pegar na prática.
Obrigada Randel Lucas. Fico feliz que tenha gostado! Que legal que vai começar por a mão na massa! Continue estudando, pois tem bastante detalhes sobre receitas que são muito usadas na prática. Espero poder contribuir com meus vídeos, qualquer dúvida estou a disposição! Boa sorte no estágio, vai dar tudo certo!
Está de parabéns pelo canal. Não pare de fazer os vídeos, ajuda muito.
Obrigada Adriana, gosto muito de fazer os vídeos, pois aprendo também! E fico muito feliz quando recebo o feedback de vcs.
Sempre que possível vai ter vídeo novo. Hoje postei um da Farmácia Popular, confere lá.
Que vídeo excelente! Obrigada por explicar tão bem.
Muito bom seu método de explicação, me ajudou muito com as atividades . Sucesso tudo de bom pra ti.
Que bom que ajudou! No Instagram falo mais, se vc tiver me encontre por lá @vidadefarmacia1
Parabéns Dra. Thalita, vídeo bem didático e muito explicativo 👏🏿👏🏿👏🏿
Rodrigo ferreira sena Obrigada!
Dra., é louvável seu trabalho. Estou precisando do Cloridrato de Budpropiona de 150 mg. Estou conseguindo parar de fumar com ele.
Para verificar as Regras para dispensação de antibióticos clique aqui: ua-cam.com/video/_HmAwQZLGnM/v-deo.html
:) Vídeo novo!!
excelente..
Parabéns essas aulas são maravilhosa.
Obrigada Rosa!!
Muito bom seu vídeo ajudou muito.❤
Thalita Denise da Diffucap suas explicações ajudam mto 👏👏
Denise de Lima Oliveira Oiee!! Fico feliz em estar ajudando, obrigada mais uma vez por assistir!!! 😍😍
Parabéns, ótimo conteúdo e didática.👏🏻👏🏻
Olá Thalita, parabéns pelos vídeos. Gostaria de sugerir um vídeo sobre a dispensação de produtos da cannabis (RDC Nº 327, DE 9 DE
DEZEMBRO DE 2019).
Oi Fabio. Obrigada pela sugestão, já anotei na minha lista de conteúdo. Realmente um ótimo assunto, ainda mais que o medicamento a base de canabidiol chegou nas farmácias.
Parabéns Thalita!! Ficou ótimo....😗
Obrigada!
Olá Thalita , muito bom os seus vídeos e bastante didáticos. Gostaria de pedir a atualização desse vídeo em relação a prescrição de zolpidem, com a última atualização da Anvisa, RDC 871/2024. Continue firme! abraço.
Obrigada pela sugestão, vou trazer um vídeo sobre esse tópico pra cá, no Instagram e nos materiais do Vida de Farmácia já consta atualizado conforme a nova RDC. Mais uma vez obrigada ☺️
Excelente vídeo, parabéns e obrigado!
Que bom que gostou😊
Muito bom!
no campo onde esta *assinatura do farmacêutico* se o balconista assinar ali da problema?
Muito bom! Amei.
Que bom que gostou! Obrigada por ter assitido.
O Zolpidem ele faz parte da lista b1 que é a receita de cor azul. Pode ser prescrito na receita branca de controle especial se a dose for até 10mg neh. Se for além de 10mg pode ser prescrito por notificação.
Exato!😀
Muito bem explicado. Parabéns!
Muito obrigada!!
aula maravilhosa
Fico feliz que gostou!
Parabéns👏
Obrigada!! Feliz Ano Novo!!
ADOREI !!!!!!
Obrigada Alanna!! Tem vídeo novo no canal, espero que goste!
@ 👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼
Olha só quem voltou, mas quem diria, finalmente arrumou o pc hahahahahah
Como sempre explicando muito bem, saudades Thalitão hahahahahah
comprei outro kkkk, obrigada Rodnelson, acompanhe que tem muitas novidade vindo por ai!!! sdds!!
Ajudou muito, que vídeo maneiro.
Obrigada Marizete, fico feliz que tenha gostado do vídeo e em poder ajudar de alguma forma!!
Amei 😊
Olá. A segunda via entregue para o paciente pode estar preenchido também os dados do comprador e a assinatura do farmacêutico?
muito bom.
Td anotado!
Isso ai!!😉
Muito bom👏👏
Obrigada ✌
show de bola
😍obrigada
Muito bom ameiiiiii
Que bom que gostou Jonelice 😍
Pode atender uma receita que contenha um medicamento da portaria 344 junto com dipirona ou paracetamol por exemplo?????
Nesse exemplo que vc deu pode sim....
Os medicamentos da portaria 344 podem ser prescritos com MIPs, medicamentos tarjados sem retenção de receita.... só não pode junto com substâncias controladas por outra norma, como antimicrobianos.
@ Dra também trabalho dessa forma, porém a resp. Técnica não entende assim. Existe alguma portaria que deixe isso claro pois na 344 só limita a quantidade de ativos psicotrópico, mas não fala claramente sobre os medicamentos de live prescrição como na rdc dos antibióticos
@@raquelbarrs3066 Ela tá perdendo venda
Amei
Bom dia! Parabéns, excelente explicação. Tu é 10
É preciso apresentar as duas vias da receita branca no balcão da farmácia ou posso apresentar apenas a 1° via que ficará com o farmacêutico?
vo faze meu lin agr
A justificativa, para a aquisição da medicação em outra unidade federativa, no caso da receita A, é feita pelo médico a próprio punho? Ou existe um modelo como nas receitas de isotretinoína por exemplo?
Ola tomo pregabolina 150 mg com receita especial ja um 1ano a famacia fica com premimeira via mas nunca preencheu tem algum probrema
Como faço para indentificar a primeira via da segunda via?
Olá Pablo, geralmente vem descrito na receita. Quando o médico escreve a receita, a segunda via é a via carbonada e a primeira é a que ele escreveu. Quando é impresso, nem sempre os médicos identificam qual a primeira ou segunda e assinam as duas normalmente, dai vc fica com uma via e entrega a outra para o paciente.
Doutora, gostaria de saber calculo de insulina
Seu pedido é uma ordem, num próximo vídeo abordarei sobre isso, caso precise de alguma resposta mais rápida pode mandar a pergunta aqui ou pelo insta @vidadefarmacia1 que respondo assim que possível.
Olá, a ritalina 10mg pode ser prescrito no receituário de controle especial?
Até pode ser prescrito (apenas para orientação do paciente), mas para a dispensação a Ritalina deve ser obrigatoriamente prescrita em notificação de receita amarela.
Quais são os tipos de medicamentos d1 d2?
LISTA - D1
LISTA DE SUBSTÂNCIAS PRECURSORAS DE ENTORPECENTES E/OU PSICOTRÓPICOS (Sujeitas a Receita Médica sem Retenção) - Efedrina e pseudoefedrina são exemplos - A efedrina tem no franol, por um tempo até saiu do mercado, pois estava sendo usado na produção de drogas como a metanfetamina. A pseudoefedrina tem no tylenol sinus.
LISTA - D2
LISTA DE INSUMOS QUÍMICOS UTILIZADOS COMO PRECURSORES
PARA FABRICAÇÃO E SÍNTESE DE ENTORPECENTES E/OU PSICOTRÓPICOS (Sujeitos a Controle do Ministério da Justiça) - São exemplos a acetona, permanganato de potássio, clorofórmio, tolueno.
Espero ter esclarecido.
Na receita deve ser obrigatório colocar por exemplo: Medicação X 10mg ------- 12/12hrs - "4caixa" ou se deve colocar "caixa com X quantidade de comprimidos". Ou não se faz necessidade?
Posso comprar medicação com esse receituário? Tenho do remédio trazodona e citalopram
Sim, esses dois medicamentos são no receituário de controle especial
Parabéns pelo vídeo! Vc ou alguém aqui pode me ajudar? Para prescrever diazepam 0,5mg/Kg para um cão, como devo fazer? No sipeagro não aparece. Seria talonario azul, branco? Se for azul, tenho de fazer inscrição na vigilância sanitária do município né? Muito obrigado!
Diazepam é no talonário azul, precisa retirar na vigilância do município a numeração e depois mandar confeccionar o talonário no intervalo de numeração obtido. Qualquer coisa me chama no direct do insta @vidadefarmacia1
Boa noite poderia me ajudar. Receituário com prescrição de zolpidem 10mg tomar 2 cp por dia pode dispensar ou não ?
E onde que vai a data da receita pra conferir ?
Ótima aula, parabéns, mas dispensar medicamentos sujeitos a lista C1 com receituário comum em duas vias, não é uma incoerência?
OI Jediprestes, então, as duas vias é pelo motivo que uma vai ficar retida na farmácia e a segunda fica para conferência do paciente. O prescritor deve indicar em cada via qual a primeira e qual a segunda, esta por sua vez, quando indicada expressamente 2ª via, impede a compra de medicamento novamente com a mesma receita.
Taltta eu posso pega em Portinho remédio controlado
Pode sim, só apresentar a receita médica
@ Obrigado dr. É que a receita e azul e nao sabia que eu podia. Pegar em postinho não é que eu fui no Cap e lá não tem esse medicamento
Assent esse é remedio
Receituario C5 é a cor branca simples?
Isso, C5 é o receituário branco, igual o utilizado para C1.
A validade da receita de no máximo 01 ano e a quantidade dispensada deve ser acordo com a portaria 344/98, confere ??
Receita de medicamentos controlados pela portaria 344/98 tem validade de apenas 30 dias e a quantidade máxima que pode ser dispensada varia de acordo com o tipo de receituário
Posso ficar com a via escrito Via do Paciente e entregar para o ele a Via da Farmácia? Muda alguma coisa?
A via que fica com a farmácia é a via carbonizada ou por exemplo se o doutor me der duas cópias da receita do mesmo jeito uma fica na farmácia e outra comigo?
No caso de medicamentos de controle especial, a farmácia deve ficar com a via original / primeira via, sendo assim, a via carbonada / segunda via fica com o paciente. Espero ter esclarecido, abraços.
Olá, parabéns pelos seus vídeos!! Mto bons! Estou procurando qual rdc atualizada fala por quanto tempo devemos armazenar receitas tanto de antibióticos qto de psico em drogarias!? 5 ou 2 anos?! Obrigada
Oi Graziele, estou falando agora de cabeça, se não me engano, só os anabolizantes da lista C5 devem ser armazenados por 5 anos, as demais receitas de controlados e antibióticos por 2 anos. A RDC atualizada dos antibióticos é a RDC 471/21. A Portaria 344/98 por enquanto continua valendo. Depois vou preparar um vídeo esclarecendo sobre o tempo que as receitas devem ser arquivadas😉 .
@ muito obrigada 🤗
Se a receita estiver com endereço de um estado e o carimbo for de outro, como proceder? Posso dispensar?
Esse negócio de duas vias, o próprio emitente é quem entrega as duas vias? as duas vias são o mesmo documento? na hora da compra eu preciso apresentar as duas vias ou só a que ficará retida com a farmácia?
Sim, o prescritor emite o documento em duas vias, na hora da compra o paciente deve levar as duas vias. O farmacêutico irá colocar as informações sobre a dispensação nas duas vias e a primeira via ficará retida na farmácia.
em uma receita de controle especial C1, deve dispensar a quantidade necessária para o tratamento ou pode dispensar a menos?
Boa noite, e caso não tenha o endereço do emitente? Eu poderia perguntar ao paciente e anotar na receita?
O ideal é vc entrar em contato com o prescritor, inclusive, para orientá-lo a sempre inserir o endereço na prescrição. Mas por anotar no verso, registrando o endereço e contato com o prescritor.
@ obrigado
Thalita excelente os videos, ficou uma dúvida, para os casos da necessidade da justificativa contendo o cid e diagnostico
1. caso de emergência será aceito a justificativa apenas para receita de controle especial?
2. Acima do tratamento será aceito a justificativa apenas para listas C1, A e B?
3. Prescrição vinda de outra UF, também é necessário justificativa apenas para listas A e B?
aguardo sua respota e já agradeço
Olá Sergio, fico muito grata que tenha gostado dos vídeos. Vamos lá para as dúvidas, rsrs:
1. A receita de emergência é válida para os medicamentos da Lista C1, Lista A e Lista B, portanto, para receita de controle especial e notificações de receita (A e B), para as demais notificações a legislação Não prevê essa modalidade, além disso, em todos os casos em que for feita a receita de emergência é necessária a justificativa do caráter emergencial.
2. Correto, quando precisar dispensar acima do tratamento deve vir justificativa. Somente poderá ser aceito para as listas C1, A, B e C5.
3. Somente para a aquisição em outro estado do medicamento da Lista A precisa de justificativa. As demais não precisa. No entanto, com a nova lei de que a receita é valida em todo territorio nacional, existem algumas brechas que faz com que haja mais de uma interpretação, assim algumas vigilâncias locais exigem justificativa e outras nem exigem mais isso.
Espero ter esclarecido e obrigada por acompanhar o canal, abraços.
Ah! Estamos no instagram tbm @vidadefarmacia1 , segue lá😊
Boa tarde Talita, eu preciso de uma informação, como está a dispensação de medicamentos controlados atualmente com a Covid 19?
olá, ótimo vídeo! Antibiótico pode ser prescrito em receituário de controle especial?
Até pode ser prescrito no modelo de receituário destinado aos medicamentos de controle especial, mas não pode estar prescrito junto com estes medicamentos
@ obrigada ❤️
Show, só não entendi o fato se poder ser tanto no receituário especial, quanto no comum, se é remédio controlado.
O que define se deve vir em receituário de controle especial ou notificação de receita é a própria vigilância sanitária, regularmente, as listas de substâncias controladas são atualizadas, se for lista A, B, B2 e C2 devem vir em notificação de receita, a menos que venha um adendo, que seria uma observação/exceção, dizendo que determinada substância deve ser liberada em receituário de controle especial.
Continuo sem entender 😞
@@daniellelima8957 eu também não sei o motivo disso kkk, apenas sigo o que está preconizado pela portaria 344/98.
Top massa
Farma
Chegou na minha farmacia uma receita de reconter em uma notificacao de receita B
a notificacao tinha todos os dados do medico
dose posologia
e tudo mais
Poderia ser vendido um medicamento de receita branca prescrito na notificacao B?
Não, o medicamento reconter é da lista C1 e deve ser prescrito em receituário de controle especial. Nesse caso não pode aceitar, por mais que as informações estejam corretas, o receituário está errado
o receituario de emergencia consta na portaria 344/98?
Consta sim Maria, aqui no canal temos um vídeo falando só sobre receita de emergência, vou te deixar o link para consultar: ua-cam.com/video/jP4AKUD2S6o/v-deo.html
Video muito bacana! Porem me veio uma duvida receita branca da lista C5 o dentista pode prescrever ?
Oi Daniel, obrigada! Sim, pode prescrever anabolizantes desde que para uso odontológico. Porém deve constar o CID e CPF do prescritor.
Eu estou preparando um vídeo somente sobre os anabolizantes, acredito que até na próxima semana eu posto ele no canal, ai vou falar de algumas dúvidas sobre a receita dele.
@ você é perfeita e super atenciosa estou ansioso por seu novo video, parabéns e continue assim.
@ comecei a seguir no instagram do canal!
@@marombeirodnl ounn, muito obrigada 😊😊 fico feliz que tenha seguido lá tbm, seja bem vindo
Muito bom o vídeo. Mas ficou uma dúvida, 72 horas após a compra, como a receita e tratada e avaliada no órgão sanitário competente?
Olá Eduardo, quando se trata de receituário de emergência ou receita de outro estado, o farmacêutico precisa levar esta receita na vigilância sanitária do município para que o fiscal de um visto, como se fosse uma autorização, na qual o funcionário da vigilância verifica se todos as informações obrigatórias estão presentes e coloca seu carimbo e assinatura. O prazo é de 72hrs após a compra do medicamento e é aplicável nesses casos.
Espero ter esclarecido, se tiver continuado alguma dúvida só me avisar, abraços!!
@ no caso não seria sobre a receita emergencial não, é sim sobre a receita nas farmácias. Como elas são tratadas fora dali, como são feitas as " validações", se é que faz. Está é minha curiosidade. Grande abraço
esse tipo de receita precisa ter alguma medida específica?
Não, ela pode ser feita até no receituário comum do médico.
Boa tarde gostaria de saber se posso está aceitando receita de controle especial contendo medicamentos da lista c1 e C5 junto?
E quando o médico coloca Risperidona
2mg tomar 1/2 comprimido de 12 em 12 horas todos
os dias 60 dias, devo dispensar 4 caixas ou
somente 2 caixas ?
2 caixas
Bom dia. Estou com um paciente que têm uma receita de Deposteron 6 ampolas para aplicar a cada 15 dias. Cada caixa vem com 3. Nesse caso eu só posso liberar 1 caixa para o paciente?
Boa pergunta Andrea. Vou ser sincera com vc, isso pra mim ainda é uma icógnita. Mas vou tentar responder baseando na minha interpretação na legislação, como diz que é no máximo 5 ampolas, nesse caso eu liberaria apenas 1 caixa com 3 ampolas. Só liberaria quantidade superior, se o médico colocasse a justificativa, que são os casos permitidos de liberar acima da quantidade máxima. Uma outra situação parecida com essa, na qual eu liberei 6 ampolas, foi uma prescrição que pedia para aplicar 6 ampolas de Haldol de uma vez, nesse caso eu pra mim a própria justificativa estava na posologia. Mas eu também acho que isso é um tema que merece uma nota explicativa das autoridades, pois na minha região cada farma interpreta de uma forma.
Até quantos medicamentos podem ser prescrito em uma receita?
Até 3 medicamentos de controle especial por receita. Mas não há limitação de outros medicamentos que não sejam controlados. Por exemplo, pode ser que tenha 3 controlados + uma dipirona, não tem problema
@ muito obrigada
Os dados do comprador precisam ser preenchidos obrigatoriamente nas duas vias?
Teoricamente falando sim, as duas vias devem ser preenchidas, até pra não correr o risco do paciente querer usar a outra via pra comprar novamente.
Aqui em Manaus minha mãe tem epilepsia e depois da pandemia ficou muito difícil conseguir uma consulta, receita médica, e pior ainda os remédios, pois pra ela não ficar sem tomar, acabo pegando de pouco por causa do estoque baixo e não consigo pegar mais. O problema nem é mais os remédios, que não são caros, e sim conseguir a receita.. Se eu não conseguir consulta a tempo, como vou pegar/comprar remédio controlado? Tem algum outro jeito nesses casos?
Me tira uma dúvida sobre a isotretinoína.
Existe alguma resolução que pede para ser dois termo de consentimento, no caso de estar comprando a isotretinoína de 10mg e mg( um separado para cada um) ?
Porque a farmácia se recusou a me vender o remédio, alegando que a minha receita estava faltando outro termo de consentimento. Minha receita é a iso de 10mg e 20mg, e a Dra me entregou só um termo, mas no espaço está marcado com um X a iso de 10mg e 20mg aí não entendi pq não aceitaram
Depende do estado que vc está, no estado de SP é exigido 2 termos. No seu caso entendi que são duas notificações separadas, então cada notificação precisa de um termo.
Pode dispensar um medicamento controlado e outro sem ser controlado na mesma receita especial? Tipo Haloperidol e prometazina, podem ser prescritos e dispensados juntos?
pode, oq nao pode eh antibiotico com haloperidol
então pode tambem dipirona + haloperidol por exemplo??? Pensei que na receita especial só poderiam ser prescritos medicamentos da 344/98@@aleatorio8753
@@diegofcdp isso pode ter paracetamol, xarope, e varios medicamentos EXCETO ANTIBIOTICOS, e no máximo 3 medicamentos da 344/98 tipo escitalopram, haloperidol, zolpidem exemplo.
O limite são 3 medicamentos?? Pensei que fosse 4@@rodrigojose2523
Olá boa noite, sou recém formado na área e tenho uma dúvida referente a receita de controle especial , é obrigatório conter na receita a seguinte afirmação “ receituário de controle especial “ ?
Ou posso dispensar em uma receita branca que seja original a primeira via
Olá André, boa noite, essa frase na receita não é obrigatória, o médico poderá dispensar em receita branca ou no seu receituário personalizado, não tem problema, o importante é vir com todas as informações obrigatórias.
Vida de Farmácia muito obrigado, parabéns pelo canal , tem tirado muitas dúvidas ! Obrigado
Olá, vc poderia passar a referência dessa informação, pois muitos farmacêuticos, se negam a liberar o medicamento, se não estiver prescrito na receita com o nome controle especial.
Olá Leandro, tem na Portaria 6/99 (que explica sobre alguns aspectos da portaria 344/98)
ainda não consigo entender a diferença entre receituário de controle especial e notificação de receita
Oie, então, a notificação de receita é aquele papel que parece um cheque, pode ser azul, amarelo ou branco, deve ser usado para comprar medicamentos tarja preta, já o receituário de controle especial é uma receita comum. Tanto a notificação de receita, quanto a receita de controle especial servem para poder adquirir medicamentos controlados pela anvisa, por meio da Portaria 344/98, deu pra entender? Qualquer dúvida deixa ai pra mim, abraços
O receituário de controle especial só pode ser emitido junto com a notificação da receita?
❤
Oi Thalita, quando a receita de controle especial é de consultoria particular onde levo para dar o visto?
Quando for necessário levar para visto é na vigilância sanitária local do município que a farmácia pertence.
Vc quer saber se consegui pegar com receita de consultório particular
Olá. Excelente explicação. Só tenho uma dúvida, se o médico preencher as identificação do emitente à mão posso aceitar?
Grata por sua atenção.😘
Olá Laurice, acredito que não tenha problema preencher essa informação a mão.
Um medicamento de controle especial pode ser trocado por um genérico ?
andressa martins Ele deve seguir as regras de intercambialidade, se for prescrito o medicamento de Referência (Ético) ele pode ser substituído pelo genérico sim. Agora se for prescrito medicamento similar, não.
Pessoal, orientem-me sobre o que fazer:
Cliente, 40 anos, alega ter um distúrbio de sono e por isso, seu médico prescreve 6 cp de Zolpidem de 10 mg por dia(totalizando 60mg) ou seja, uma dose superior a quantidade máxima recomendada. Sendo assim, minha dúvida é a seguinte: eu posso fazer a dispensação dentro da qtidade máxima permitida ou o receituário está inviabilizado devido à esse exagero na prescrição?
nao pode dispensar essa receita.
Onde eu posso encontrar um documento que prove a existência desses modelos??? Pois atendo muito "ADVOGADOS", e eles são o cão para enxer a paciência.
A principal legislação para medicamentos controlados é a Portaria 344/98 e a Portaria 6/99.
As atualizações da portaria 344/98 podem ser encontradas no site da Anvisa: Lista de Medicamentos Sujeitos a Controle Especial.
A próxima legislação é que determina todos os requisitos para a prescrição e dispensação, vc pode usar ela para embasar suas decisões no balcão 😉
Olá! Pode ser prescrito medicamentos simples junto de medicamentos da lista C1 por exemplo?
Oi Leisa, tudo bem? Nesse caso pode sim, a limitação é de até 3 medicamentos da lista C1 por receita e não pode ser prescrito com antibióticos, nem dispensado se estiver no receituário errado (Ex. Clonazepam em receituário comum ou Fluoxetina em notificação de receita). Do restante não há limitação para medicamentos simples. Espero ter ajudado, continue acompanhando e fique a vontade para mandar suas dúvidas. Sempre que possível procuro responder.
Boa noite. E se o médico prescrever 4 medicamentos da lista C1 e o paciente só levar 3. Pode?
@@artesanatosdaneide8109 não pode
Sou dentista, onde consigo o receituário azul? Tenho que ir na Anvisa do meu município?
Oi Susinara! Você consegue a númeração do receituário azul na vigilância do seu município, depois que conseguir pode realizar a impressão do talonário na gráfica de sua preferência, seguindo os modelos pré-definidos. Espero ter esclarescido e obrigada por acompanhar o canal! Se tiver alguma sugestão de conteúdo ficarei grata em receber sua opinião.
Meu médico não colocou a data na receita ,fui na UBS e ñ liberaram por ser controlado ,ele não colocou pq me deu duas receitas que é pra pegar em dois meses e ñ ficar indo lá só pra isso ,eu mesmo posso preencher?
Sim
Não pode, a receita é um documento médico, ela será considerada uma receita rasurada.
Olá Thalita!! Tenho uma dúvida: quando vem prescrito na mesma receita de controle especial Dorene, Revange e Amoxil, como proceder??? Muito bom o conteúdo do seu canal, ganhou mais um inscrito, parabénss.
Oi Lucas!! O correto é não dispensar nenhum e pedir que troque a receita. Se for possível, verifique se a clínica do médico é perto, e se ele pode deixar separado para você mesmo ou algum funcionário da farmácia trocar... isso é bom pq já esclarece o prescritor sobre as normas e facilita a vida do paciente/cliente. Porém, se não for possível alguém da farmácia ir trocar, aí infelizmente não tem jeito, o próprio paciente terá que trocar a receita.
Eu tenho esse outro vídeo que falo um pouco desse tema da sua pergunta, se quiser assistir:
ua-cam.com/video/8CFYaXxHXKw/v-deo.html
Ah! E obrigada por se inscrever, seja bem vindo aqui.... se quiser siga no instagram tbm @vidadefarmacia1, quando tiver alguma dúvida pode chamar no direct, geralmente por lá consigo responder mais rápido 😉
@ Obrigado Thalita pela resposta. Irei assistir o vídeo que recomendou 😉👏👏
Qualquer medicacao não sendo de controle especial estando na mesma receita já mata a receita
Oi boa noite! O que é preciso para trabalha em farmácia, é necessário ter algum curso ou experiência??
Oi Leandro, bom dia! Excelente pergunta, bom pra trabalhar na farmácia não é necessário ter nenhum curso nem experiência. Nesses casos, geralmente a contratação é feita para cargos de operador de caixa, mas a maioria das farmácias possuem plano de carreira e com o decorrer do tempo e da sua dedicação, você vai sendo treinado internamente para assumir a função de balconista.
Apenas para o cargo de farmacêutico é obrigatório ter faculdade de Farmácia e toda farmácia é obrigada a ter farmacêutico, quanto a experiência, muitas empresas não exigem também (e graças a Deus, pois eu sou um exemplo de pessoa que começou a trabalhar em drogaria sem nenhuma experiência) eu acho que tudo depende da sua força de vontade em aprender, porque oportunidades tem muita nessa área.
Meu esposo é um exemplo disso, ele começou a trabalhar em farmácia como repositor de loja, um dos cargos mais baixos da hierarquia, mas com o tempo e com o esforço dele, ele foi sendo promovido, fez a faculdade de farmácia e hoje é gerente farmacêutico.
Você gosta dessa área? Se quiser conversar mais a respeito pode me chamar instagram @vidadefarmacia1
@ eu comecei como caixa, não me via trabalhando no balcão. Hoje estou aqui estudando pois estou treinando pra ser uma balconista, e estou amando 💕
@@thamiresbarros5919 que legal Thamires, parabéns pelo seu empenho👏👏👏👏 continue assim que vai longe🚀🚀🚀
Leandro, da uma olhadinha nesse vídeo, fiz inspirado na sua pergunta😊
ua-cam.com/video/X2bdG1Varqs/v-deo.html
oi flor o Dr me deus em 2021 uma receita digital de gardenal de uso continuo com tempo indeterminado com leitura com Qrcode só q tem farmácia q aceita outras nao,isso significa q eles estao desatualizado ou essa receita nao é valida.
A receita é válida sim, provavelmente eles que estão desatualizados.
A Farmácia precisa ter acesso a Internet pra poder aceitar. Tenho video aqui no canal falando sobre receita digital e prescrição eletrônica.
@ obrigadaaaaa❤️❤️❤️
Olá Drª Thalita. Tudo bem? Espero que tudo esteja ok. Parabéns pelo vídeo! Aproveito esta oportunidade para perguntar uma dúvida: fui à drogaria comprar o medicamento Risperidona 2mg (com receita controlada) para minha mãe. Eles pediram para eu informar dados meus referentes ao campo Identificação do comprador. Achei estranho eles pedirem o meu número de CPF, pois vi que havia o espaço para anotarem somente o nome, endereço, telefone e o número do RG. É correto pedir o número do CPF do comprador do remédio? Agradeço antecipadamente.
cpf acredito q foi so para dar desconto no sistema
Três medicamentos ou três substâncias? ( Poderia explicar ❤️)
Isso!
Estudem muito recém formados, pois o que tem de médico que erra nisso e o que tem de farmacêutico que erra também não é brincadeira, muita atenção e estudo nessa parte!