Um detalhe extremamente importante é a colocação dos captadores em relação a escala do instrumento que vai ser construído ou copiado. Em uma Stratocaster Fender original USA, os captadores estão colocados exatamente em baixo dos harmônicos da corda solta. Observe que a partir do captador do braço que fica onde seria o 24 traste, os demais ficam exatamente onde estão os harmônicos. Na Telecaster, a mesma coisa. Se vc colocar um braço em uma tábua de carne, com escala do tamanho original e os captadores estiverem nesta posição, você terá um som muito próximo do original. E se vc colocar captadores equivalentes e as madeiras certas, mais ainda. Observe que na maioria das cópias de strato, os caps estão quase 5mm fora do lugar. Inclusive em algumas Squier. Já o contrário é mais difícil. Se vc montar uma guitarra e não respeitar estes projetos, vc pode ter ótimos captadores, uma ótima ferragem e uma ótima guitarra, mas os timbres estarão mais longe do original. Um "erro" muito comum nos anos 80, era que as fábricas (imagino) tinham uma só maquina para cortar a escala ( normalmente tamanho da strato), não se apegavam a este detalhe e acabavam fazendo todas as guitarras (inclusive modelos Gibson) com a mesma escala. Assim os timbres mesmo trocando por captadores originais P.A.F. , nunca ficavam iguais a original, soavam mais próximo a uma Strato com dois humbuckers.
Perfeito! Isso e uma coisa que o pessoal nao entende... o projeto nao e a toa... tem milhares de razoes para cada coisa estar em um determinado lugar... por isso que uma telecaster tem som de telecaster... independente da madeira ser pinus ou mogno.... tem leves diferencas conforme a madeira, mas o que manda pra valer e o projeto (distancias e eletronicos)... abracao!
Rapaz, esse seu comentário me fez lembrar uma coisa que talvez você saiba: Porque quando estou com o captador do braço, não consigo som do harmônico natural do quinto traste? Abçs!
Cara! Acordei intrigado e fui olhar melhor! Obviamente isto vai mudar de guitarra para guitarra, mas sim é muito mais baixo o harmônico da 5 casa captado pelo captador do braço. Isto melhora com os efeitos que vc utilizar. Não vou saber te responder tecnicamente sobre isto! Talvez alguém que tenha estudos sobre o monocórdio e entenda também como o captador "filtra" as frequências que ele capta, possa nos dar uma explicação mais precisa. Mas legal! isto reforça o que eu comentei acima, a posição do captador em relação a escala é uma das mais fortes variáveis, determinante no timbre, pois de acordo com esta posição ele capta ou não nuances dos harmônicos gerados pela ação das cordas.
Pois é... meu palpite é o seguinte... olha essa imagem... www.infoescola.com/wp-content/uploads/2009/08/harmonica2.jpg no n=1 é a corda solta. no n=2 é o harmônico na casa 12 no n=3 é o harmônico da 5 casa (acho... ou pode ser o n=4... ou outro... kkk) Mas a idéia é que se o captador estiver posicionado em cima do nó (o ponto onde não tem vibração), praticamente não tem som.... pois no harmônico, a corda vibra em alguns pontos, diferente da corda solta... Isso foi o que imaginei... procurei uma imagem e confirmou minha ideia... precisaria ler um pouco sobre o assunto para confirmar minha teoria, mas é por aí....abração!
Com certeza! Olha só: Se vc dividir a escala Strato 65cm, por 5, você terá um harmônico uns 3mm antes da 4 casa, e o seu equivalente , na distância da ponte, é o lugar onde deve ficar a segunda bobina de um humbucker de uma guitarra de 24 trastes (+ou- 13 cm da ponte). Se vc dividir a escala por 6, vc terá um harmônico 3mm depois da 3 casa, e do outro lado a posição exata de um captador central de uma stratocaster +ou- 10,8cm. Bingo!!!
O que você passou foi fundamental para muita gente, a maioria paga caro por um instrumento bom mas na verdade se aguem perguntar a ele o porque de tão bom ele não sabe explicar kkkkk. Eu mesmo trabalhei com venda de instrumentos musicais muitos anos e mesmo conhecendo muitos luthiers eu nunca tive essa informação tão bem detalhada, talvez esse seja o segredo dos grandes luthiers. Se passar tudo que sabe o próprio cliente faz o próprio instrumento. Parabéns acho que sua explicação ajudou muita gente, faça mais tutoriais assim que terá muitos escritos.
Cara, muito obrigado! Estava lendo alguns fóruns onde descartaram totalmente corpos de compensado pra baixos porém não falavam o motivo. Agora ficou claro que é achismo total da galera... Valeu demais
kkkkkk pois é... tem uma teoria de que os veios alinhados dariam uma condução melhor do som pelo corpo.... mas sinceramente não vejo isso influenciando absurdamente no instrumento.... o corpo tem que ser rígido o suficiente para segurar a ponte com firmeza.... aí as variações de madeira influenciam sim, mas não tanto como se faz acreditar.... se fizer exatamente o mesmo projeto, com os mesmos captadores, mesma corda, etc, só mudando a madeira, é possível sim perceber uma diferença pequena.... mas tem que prestar muita atenção.... existem muitos testes na internet que a gente fica confuso e não sabe dizer a diferença entre um e outro... no final, se o instrumento for bem regulado, tiver bons captadores, o som fica ótimo.
A diferença da madeira é a qualidade da construção a durabilidade e as vezes a aparência da madeira em casos que vai ser só envernizado o instrumento quanto melhor a madeira e mais seca melhor mas já tive guitarra de maderite e tinha um som bom tudo também tem a ver com a qualidade da construção
Valeu pelas explicações, pois desmistificou o universo que envolve a construção de instrumentos sólidos. O hardware é mais importante que a madeira na obtenção de um determinado timbre.Fique com DEUS e continue assim.
Nada a ver,a madeira tem muita importância no som da guitarra,eu sou guitarrista e luthier e garanto isso,não é ilusão minha não,os caras que fazem esses testes não tem ouvido musical para nada,é so vc pegar varias Strato de diferentes marcas ,e encostar o ouvido no corpo de cada uma delas,e escutar o som sem ligar no amplificador, e vc vai ver que o timbre de cada uma é diferente da outra.A madeira das guitarras solidas tem voz própria sim,não é só os captadores que mandam!
Sim... em teoria a madeira pode ter alguma influência no som... mas é muito pouco perto de tantos outros fatores que existem na construção de uma guitarra... com um ouvido bem treinado, é possível ver pequenas diferenças... como nosso enfoque aqui é em baixo custo, talvez eu não tenha me expressado bem... mas é que o custo-benefício da madeira não é tudo aquilo que as pessoas pensam...
Meus caros! Ainda estou engatinhando na profissão, hoje não é minha atividade principal, mas sou apaixonado pela arte da lutheria a muito tempo, e à dois anos comecei estudar, principalmente sobre madeira. À um ano comecei a construir alguns instrumentos, o violão clássico e a viola caipira, e posso garantir com toda a certeza que a madeira tem sim muita influência na sonoridade. Na realidade é um conjunto de fatores que influencia para se chegar em um bom instrumento, que vai desde o tamanho da corda ao tipo da madeira. É um conjunto de coisas, caixa acústica, braço, escala, cavalete, corda, espessura das peças, tamanho da boca, modelo do leque harmônico etc...Uma coisa eu posso provar na prática, quanto mais seca a madeira mais bonito é o timbre e mais sustain, independente de qual espécie seja. tenho um pequeno estoque de mogno de demolição com mais de quarenta anos e a sonoridade é outra totalmente diferente de uma madeira nova. Não posso falar com conhecimento de causa sobre a guitarra, no entanto concordo com o horaciosibilla. Já testei muitas madeiras, as já conceituadas jacarandá, mogno, cedro, e os abetos, e outras menos conhecidas e menos usadas por luthier , como canela sassafraz, braúna, cerejeira, freijó e muitas outras, e posso garantir, cada uma tem uma característica sonora. Entendi o posicionamento do nobre colega, que aliás está de parabéns pelas explicações, ele se refere a instrumentos mais econômicos, mas mesmo assim acho que há diferença sim! Pretendo fazer um blog para tentar passar o pouco que sei e principalmente aprender, compartilhando experiências.
Concordo plenamente com vc Luthier Sousa Coelho,a sonoridade das madeiras é uma ciência estudada a centos de anos,e por pessoas 100% dedicadas a isso,o seja não é so a gente que sustenta que existem diferentes tipos de timbres de madeiras,na época em que não existiam instrumentos elétricos,era ainda mais importante a sonoridade ,mais ainda hoje ela tem uma importância bem grande no desempenho de um instrumento.
A minha arte difere um pouco dessa linha. Construo Rabecas onde é necessário na maioria das vezes utilizar as madeiras que são disponíveis no mercado local. A vibração das cordas feitas por arco já é bem diferente da vibração feita por contato de palhetas ou dedos. Além do mais no meu instrumento tem uma pecinha que só os instrumentos de arco tem: A alma. A densidade das fibras e a capacidade de aceitar curvas a quente é o que mais conta para meus instrumentos. Gostei do teu canal e me inscrevi. Vou acompanhar a partir de agora porque pretendo fazer uma guitarra para meu filho. Um abraço e parabéns.
Que legal, Arinaldo, vi alguns dos seus vídeos, e seus instrumentos parecem muito bonitos! você tem algum vídeo mostrando os bastidores da construção? tenho vontade de construir uma rabeca um dia desses... vamos ver... mas penso em fazer de PVC igual o pessoal da orquestra neojibá...Valeu por passar para comentar! Muito bom receber esse tipo de incentivo! Espero que você nos ajude espalhando o canal para os amigos que possam curtir! abração!
Valeu pela dica!!! Tenho uma banda e a gente passa muita dificuldade para ter instrumentos,mas depois que conheci esse canal,tenho aprendido muito e espero que logo,logo eu faça alguns instrumentos.
Que legal! fico sempre muito feliz quando fico sabendo de alguém quer começar um projeto por causa dos vídeos! Motivar as pessoas é uma das maiores recompensas que tenho por aqui! Obrigado por passar para comentar, e pode ter certeza que quero ver seu projeto pronto! Quando começar, se possível, registre o processo e envie para os vídeos da comunidade aqui do canal! Espero que você nos ajude espalhando o canal para os amigos que possam curtir! abração!
Bom dia. . parabéns pelo canal. Você pode tirar uma dúvida. Estou montando um baixo com Luthier e foi oferecido com madeiras: "corpo no cedro.. braço cetim amarelo com longarinas de ipê" . Vale a pena?
Bem eu não tenho nenhum tutorial, pois não me preocupei com isso, mas posso te mandar algumas imagens das ferramentas que precisei construir e como está andando a construção...
Olá Jônatas, vou relatar minha experiência com madeiras e guitarras, fiz duas Telecasters utilizando no Setup captadores Malagoli RK idênticos, mas uma é de Ash outra de cedro, braços de Maple em ambas, mas uma a escala é de rosewood. O som delas são totalmente diferente, a de ash é bem mais aguda com mais Punch, a de cedro soa com mais médios/graves e mais sustain. Outra coisa que altera o som não é só a madeira é também a pintura, retirei a pintura de fabrica de uma les Paul que tinha aqui, quase 2 mm de verniz PU, finalizei só com Betume e cera, o Som dela ficou outro, mais "aberto" e muito mais sustain, quando toco ela eu sinto o corpo todo vibrando, coisa que não sentia quando ainda tinha a pintura de fabrica. Então acho que as madeiras influenciam, sim, o som de instrumentos sólidos. Abs,
Pois é.... hoje eu concordo com vc... a nossa opinião muda... preciso gravar outro vídeo.... kkkkkk o material de tudo influencia... dá uma olhada nesse vídeo... ua-cam.com/video/Hbyg0d1njk0/v-deo.html Muito legal seu depoimento! Valeu pelo relato!
Jônatas, que vídeo lindo que vc me mandou!!! :¬D Muito didático mesmo! Aguardando um novo vídeo seu falando de madeiras com mais 3 anos de experiência nas costas :¬} Grande abs
Sei que é antigo, mas vou comentar aqui, faz pouco que acompanho este Maravilhoso canal.. As vezes fico pensando, olhando instrumentos diversos, chego a seguinte conclusão, a Madeira influi pouco no resultado final, ja tive Washburn Mercury em compensado, e após assistir diversos vídeos de Diy pìnecaster, criei coragem e fiz uma Telecaster de pinus, entre as que possuo hoje estão, uma Dolphin gk150 em mogno maciço, uma Sank construida em Porto Alegre no final dos 70, feita em aglomerado e forrada em courvin, e uma Strato com corpo de Squier 92 e Braço de Tagima anos 90 também, essa com um Timbre superior por estar com cap´s Fender single`s retirados de uma Fender mexicana também de 92.. após uma série de observações (minhas).. passei a acreditar que o resultado final não depende da Madeira, e sim do esquema elétrico, bem como as ferragens e nut/trastes.. como que vejo dessa forma? bem.. imagine você com uma Guitarra de Madeira super bem escolhida, porém você tem uma ponte em alumínio, certamente o resultado vai ser ruim, nut só da resultado nas cordas soltas, pois quando vc está pressionando as notas isso fica por conta dos trastes, porém a ponte, continua sendo atuante, é por isso que em aço de qualidade superior e com um bloco maciço, tem mais sus.. e sobre os captadores receber vibrações da Madeira, também tenho minhas dúvidas, pois os cap´s não estão fixados na Madeira, e sim no escudo certo? então nas stratos piscinões, como fica? a vibração passa pelo escudo? pela lógica o segredo estaria no escudo? acho que não faz o menor sentido, conta muito também o fio que foi usado na fabricação do Captador etc.. de preferência 43awg com no mínimo 8 ou 9 mil voltas, depende do fabricante, outra parte importante, é regulagem dos cap´s em relação as cordas, a qualidade das cordas também fazem diferença, eu prefiro ernie ball, as ferragens devem ser em aço de qualidade, o que não ocorre com as Chinesas, metal de baixa qualidade, cap´s de baixa qualidade e por aí vai, pegue uma réplica chinesa, troque as ferragens os trastes e a parte Elétrica.. é possível que o resultado seja mais honesto, eu sempre gosto de mostrar aos meus "Amigos" aquele monstrinho "hoffner 176" quando entramos nessa discussão sobre madeiras e Timbres.. isto não significa que eu esteja certo, é apenas a minha Referência em relação ao assunto, desde 1981, eu apenas observo e tiro as minhas conclusões, após ser inúmeras vezes enganado por "Especialistas". hoje eu construo alguns instrumentos, dentre eles, um Guitsteel, um Clavinet experimental, e futuramente um Pianet. não sou muito bom com as palavras, mas espero que entendam.. Abraço
oi amigo... nessa época que gravei o vídeo também achava que madeira não mudava muito... mas tem um vídeo do Tim Sway que ele fez um módulo central e ia encaixando em outros corpos... o miolo era o mesmo, só mudava a parte de fora, a silhueta da guitarra.... e dava alguma diferença!!! procura esse vídeo depois! no final de contas tudo influencia um pouquinho... na maioria das vezes é bem pouquinho mesmo... kkkkkk o que mais influencia é o tamanho do projeto, posicionamento dos captadores, tipo de captador, etc... mas cada detalhe conta... no final vai somando tudo... mas você tem razão.. tem muito "especialista" pra pouca mudança... kkk
5 років тому+1
Valeu! Conhecemos seu trabalho a algum tempo e achamos mais que interessante. Parabéns!
Opa na minha opinião a madeira conta muito sim,mas só na beleza do instrumento,que o corpo é com madeira aparente,valeu, e a propósito minha strato tá ficando show,só falta a elétrica,tô esperando sobrar uma graninha vc sabe,valeu parabéns
Gerson Aguiar Olá amigo! Fico feliz por estar gostando! Valeu por passar para comentar! Muito bom receber esse tipo de incentivo! Espero que você nos ajude espalhando o canal para os amigos que possam curtir! abração!
Cada região tem sua características, conheço pouco de madeiras específicas .pois a nossa região tem algumas madeiras que na cidade e na indústria são difícil encontrar. Mas é legal as conversas com as trocas de informações.
Olá! olha, normalmente não é recomendada por dois motivos: 1) muito pesada 2) solta muita farpa Mas existem peças que são bem leves... e a questão das farpas se resolve lixando bem e dando um bom acabamento. Neste exato momento eu estou fazendo uma guitarra de angelim.. corpo e braço! Sempre falei que não era recomendado, até achar uma peça super leve aqui e encarar o desafio. por enquanto está super legal o resultado.
Olá, Glaucio, tudo bem? no momento eu não tenho conhecimento pra falar sobre o assunto... acústica é bem mais complicado do que parece... kkkk mas vamos estudando, né? quem sabe um dia eu não consiga gravar um vídeo? Abração e obrigado por comentar!
Esse foi o primeiro vídeo que assisti do seu canal, me identifiquei foi com o nome (Luthieria de Pobre) pq é o que eu faço kkkkk sem grana, doido pra tocar baixo, acabei fazendo um com resto de madeiras de uma marcenaria, pus um captador de um violão Memphis quebrado que tinha aki e tá funcionando kkkk custo: R$ 0,00. Muito boa sua explicação! Ganhou mais um inscrito.
olha so que legal!!! quero ver esse instrumento!!! voce topa gravar um video rapidinho mostrando o instrumento e contando a historia dele?? Vou fazer uma compilacao de instrumentos da comunidade, e so pela historia que voce contou, parece perfeito para o conteudo que estou juntando! Olha aqui: ua-cam.com/video/DNF87ZBwi6U/v-deo.html
A experiencia mais clara que eu tive com respeito ao timbre das guitarras solidas,é o fato de que quando eu morei um ano na Alemanha,ano 1980,comprei um par(jogo)de captadores Bill Lawrence L500,acho que eles são fabricados no ano 1978/79.Esses captadores eram ainda bobinados por Bill Lawrence a mão na Alemanha,eram o mais top em pick ups,e ainda são,eu paguei no jogo U$ 300,00(150,00 cada)naquela época um Di Marzio super distortion custava U$ 35,00.Eu tenho esses Bill Lawrence ate hoje,não vendo por nada,e já passaram de 1980 ate hoje por umas 20 guitarras diferentes em marca e modelo.Eu garanto que em cada guitarra que instalei tiveram um timbre diferente.Agora estão numa Tagima tgm200,o som é bom,mais numa Epiphone Les Paul Special 2,tinham um timbre melhor,numa telecaster GBSpro,ficaram ruins,e numa Gibson Les Paul Custom USA que eu tinha,eles detonavam.Isso demostra que a madeira tem uma influencia muito grande no som da guitarra solida.
legal, como sempre, nada como alguém com experiência para falar... uma curiosidade... você chegou a testar em corpos idênticos mas de madeira diferente, com as mesmas peças e braço? só curiosidade mesmo
Muito legal! Brother, da uma dica ou se puder faça um video sobre acabamento de pintura em instrumentos, principalmente Verniz PU, procuro videos sobre isso e não encontro. Abraço e sucesso!!
valeu pelo comentário! eu nunca trabalhei com verniz PU.... em geral o pessoal que faz pintura de carro que manja de trabalhar com ele... como meu foco é em material de baixo custo, dificilmente vou abordar este tipo de acabamento em breve... antes eu iria faEr uma série ensinando a construir um compressor com motor de geladeira, para depois pensar no verniz PU... talvez demore um pouco para chegar lá... mas se inscreva no canal... um dia sai... kkk
Ola Bom dia Acompanho seu trabalho, e baseado nisso estou fazendo meu violão esta bem adiantado, não tenho as distancias das tarraxas , que são aquelas separadas , queria saber quantos milimetro de espessura e a mão do violão, desde ja obrigado
Oi, amigo, tudo depende das tarraxas mesmo... pode variar de 1cm a 1,5cm... em geral 12mm é mais garantido... mas recomendo comprar as tarraxas antes de seguir em frente.... ou ao menos ter as medidas da tarraxa pra não estragar o projeto....
Caí no seu canal via um comentário seu em um vídeo da Susan Gardener, sobre o uso da imbuia. Bom, mais um canal pra maratonar. rs Queria saber de você se pode dar um resultado razoável laminar duas folhas finas de pinus (sem os nós, claro), com as fibras perpendiculares para fazer o tampo, já que o compensado é laminado também.
cara! faz um tempo que não vejo o material da susan! alguns anos! kkkkk o youtube para de notificar e a gente esquece! kkkk vou dar uma passada por lá! Particularmente eu não gosto muito da ideia de laminar em casa, porque a chance de faltar pressão e ficar um serviço mal feito, sem uniformidade, com regiões mal coladas, eu acho bem grande... mas nunca digo nunca... kkkkk se quiser arriscar, em teoria é melhor que o compensado cruzado...
@@ConstrutorMusical A Susan parou a construção do violão na parte 52 (estou na 20 ainda) e tem uns 5 meses que não posta nada. Ninguém sabe se ela terminou ou não. Quanto a laminar em casa, é claro que você tem razão, mas me vem à mente o que fez um músico alemão do canal DuoAria: construiu dois violões clássicos, sem nunca ter feito instrumento nenhum, usando livros no lugar de grampos (usou alguns grampos, mas ele tinha poucos). Tenho uma biblioteca bem grande aqui hehehehe. E umas tábuas de pinus no osso que já estabilizaram (acho), estão comigo há muitos anos como estantes (agora desmontadas), em ótimo estado. Vou arriscar a laminação. Mas começando por um ukulele e seguindo suas orientações aqui. Valeu pela resposta!
Olá, Paulo, tudo bem? Na verdade esse é o único vídeo que falo superficialmente sobre madeiras.... eu cito rapidamente sobre as madeiras mais usadas em instrumentos acústicos (pinho/abeto ou cedro para o tampo, e madeiras mais duras para as laterais, e mogno ou cedro para braço).... as espessuras variam muito conforme os instrumentos, mas em geral vão de 1 a 3mm de espessura para um tampo, conforme o instrumento (instrumentos menores em geral usam madeiras mais finas).... de qualquer forma, o foco do canal é mais em improviso, gambiarras, e como fazer instrumentos com material achado no lixo/baixo custo.... então acabo não falando muito de madeiras....
Boa noite, você já ouviu falar se brauna é boa para a luthieria? Estou fabricando um violino e preciso de uma madeira dura para o espelho no sítio do meu pai tem muita brauna antiga
Olá, Clebson, já vi gente usando braúna para escala de guitarra... fica muito parecido com o ébano... bem preta... até onde sei é uma ótima opção... estável e dura... mas particularmente nunca usei... Espero ter ajudado! Qualquer coisa é só escrever de novo aí! Conto com você ajudando a divulgar o canal para os amigos que possam gostar! abração!
Acabei de adquirir um instrumento chinês , cavaco csa 2 da Giannine e comprei pela net , ñ sei se dei muita sorte mas o instrumento tem ótima sonoridade ,afinação e acabamento.
sim... em geral o material que tem vindo da china tem muita qualidade... tudo computadorizado... cortado usando CNC... o único porém é a questão da secagem, que em algumas fábricas o pessoal usa madeira verde... então com o tempo o instrumento acaba empenando... mas imagino que a gianini não daria essa mancada...
Talvez funcione... Em geral as laterais de violão são folhas finas coladas... Então talvez se comporte igual o compensado, que solta algumas folhas na hora de colar...
Parabéns pelo vídeo. Bem bacana. Só a questão da Madeira que foi polêmica aqui nos comentários. Hahaha. Mas o comentário fixado deu uma explicação bem bacana. A madeira vai interferir em instrumentos sólidos. E justamente por isso que o bacana é pensar combinações interessantes, né?! Madeiras com hardwares. Uma coisa que percebo é um certo fetiche de combinações que deram certo. No entanto, se a Madeira apresentar resistência mecânica necessária para suportar à pressão das cordas, com captadores adequados é possível tirar bons sons. Pensando os hardwares corretos para a Madeira correta, fica top. Mesmo dentro de guitarras de séries, com baixíssimo custo, é possível ter uma qualidade (lógico que não será nunca a mesma coisa que Maple com escala em Ébano), com um bom projeto, bem pensado, bem estudado, se possível consultado com bons profissionais da área, é possível sim maximizar custo/benefício. Afinal, não adianta nada ter uma super madeira, com densidade perfeita, sem o conhecimento técnico para fazer. Acredito que isso também vale para instrumentos de baixo custo. O que mais gosto do seu canal é justamente o sair da "caixinha". Não sou luthier (ou lutier), apenas entusiasta. Mas acompanho bastante o que se pensa e faz em nível de madeiras e hardware. Já construí uma guitarra, um cavaquinho e um violão em um curso de introdução à luthieria, mas nada de fato profundo. Felizmente tenho visto bons canais com ótimas ideias e projetos. O seu certamente é um deles. Valeu pelo vídeo e força aí
Opa, Miguel Messias, o roxinho é uma madeira bem dura e densa... ideal para escala e até mesmo laterais e fundo de instrumentos acústicos. obrigado por passar pra comentar! abração!
@@ConstrutorMusical Opa! Eu é que agradeço por me responder! É porque tô querendo fazer uma série no meu canal explicando como fazer uma guitarra do zero e estou em dúvida se posso ou não usar essa madeira pra fazer o corpo e o braço... Mas muito obrigado mesmo pela dica! Já tô inscrito!
Amigo, a madeira, mesmo depois de seca continua trocando umidade com o ar, no caso desse cedro, mesmo que estivesse bem seco isso iria acontecer, pois a madeira está crua, ou seja não foi aplicado nem um tipo de selador, verniz ou algo do tipo, sendo assim não tem nada que ajude a estabilizar a madeira. Todas as madeiras trocam umidade com o ambiente durante toda sua vida, umas mais outras menos.
O problema é que no compensado fica mais resistente porem o som não vai ter muita qualidade pois vai vibrar menos ja madeira vai ter muito mais som porem como vc disse é bem mais frágil por isto particularmente eu prefiro as maideiras maciça
Levando em consideração a necessidade de vibração do tamp o de um violão eu tenho uma dúvida. A pintura ou a plotagem do tampo numa customização pode interferir no timbre? O quanto interfere?
Amigo me disseram que aquelas guitarras Michael feitas nos anos 90 com head stock padrão Fender foram feitas com madeiras de primeira qualidade. É verdade ? você sabe de dizer qual foi a madeira utilizada no corpo, no braço e na escala ?
não conheço muito de história e especificações... mas a verdade é que antigamente se usava madeiras excelentes até pra instrumentos de entrada... hoje está cada vez mais caro uma madeira nobre e antiga.
cara to com uma duvida cruel quero fazer um cavaquinho de madeira achada na rua mais oq eu acho e mais caixote de frutas porem eles são feitos de madeira maciça sera que vale apena arriscar fazer o tampo as laterais com ela ?
cara.... tudo depende do que você espera do instrumento.... eu fiz o meu primeiro ukulele inteiro de compensado de caixa de frutas e não me arrependo... é um ótimo instrumento.... mas é diferente de usar as madeiras indicadas.... se é seu primeiro instrumento, a chance de não ficar perfeito é muito grande.... aí depende se você está disposto a estragar madeiras caras, ou se quer experimentar e arriscar menos com madeiras menos nobres... eu recomendaria fazer tudo com a madeira de caixote.... acho que seria um ótimo aprendizado...
cara.... tudo depende do que você espera do instrumento.... eu fiz o meu primeiro ukulele inteiro de compensado de caixa de frutas e não me arrependo... é um ótimo instrumento.... mas é diferente de usar as madeiras indicadas.... se é seu primeiro instrumento, a chance de não ficar perfeito é muito grande.... aí depende se você está disposto a estragar madeiras caras, ou se quer experimentar e arriscar menos com madeiras menos nobres... eu recomendaria fazer tudo com a madeira de caixote.... acho que seria um ótimo aprendizado...
obrigado por me ajudar a me decidir ja estou com a mão na massa to fazendo um de madeira de caixote de frutas que são feitas de pinho vamos ver no que da kkkk
Oi, amigo, o violão elétrico você fala daqueles Silent sem caixa acústica? imagino que por ser um captador de contato a madeira influencie sim.... mas não sei dizer qual seria melhor.... imagino que as mais densas dariam um som mais estralado e as mais macias um som mais grave... mas não tenho base nenhuma para afirmar isso... kkkkk eu iria das mais leves para experimentar...
nunca usei essas folhas de madeira.... o pessoal costuma fazer laterais de instrumentos com ela... vai colando várias folhas já dentro do molde e fica perfeito.... não precisa ficar curvando a madeira grossa...
oi amigo, não sei dizer... nunca usei e nem ouvi falar de gente que fez isso... mas imagino que funcione sim.... ela fica bem dura, né? o importante para uma laminação de violão é não amortecer o som com a cola.
muito bom seu trabalho cara, seria legal você fazer uma guitarra de compensado q n é uma "madeira" tão cara e depois realizar a comparação com uma guitarra de melhor "sonoridade"
Sim... vamos pensar nisso.. só não garanto fazer agora porque já tenho uma lista de instrumentos na cabeça... kkk se você procurar no youtube tem vários vídeos de gente fazendo guitarras de compensado... inclusive o braço... e fica show... Para fazer um teste honesto precisaria cortar igualzinho madeira e compensado com uma CNC, usar os mesmos captadores e cordas... aí sim poderíamos comparar a diferença que a madeira faz...
+Luthieria de Pobre legal amigo jeito simples de explicar porque tem muitos que so quer que vc gaste com madeira valeu mesmo continue nos informando gostei
Olá! Gostaria de saber se a madeira do violao fosco ele fica encarocado mesmo. Comprei um violao strinberg estilo jumbo fosco natural e reparei que tem alguns carocinhos do tamando micro em todo o corpo. So passando a mao pra sentir ou colocando para refletir na luz. Mas eu olhei todos estavao ao assim da mesma marca e modelo. Quero saber se é assim mesmo?
cara... nunca vi isso... teoricamente mesmo sendo fosco dá para conseguir um acabamento liso e perfeito.... ou é algo proposital que fizeram em uma linha de violões ou é algum erro de produção que afetou o lote....
Estou para adiquiri um violão razoável pra mim!!!! A princípio vou adiquirir um Taglewood tw10 tampo maciço em Cedro, fundos e laterais em mogno. Sei q tenho q testar o violão pra sentir o violão e assim saberei se o som me agrada. Mais minha pergunta é: esse combinação de madeiras resulta num timbre relativamente bom?
Vinny.L VinnyDrummer oi amigo, não sou especialista no assunto, mas tampo em cedro e laterais em mogno é uma combinação bem tradicional... De forma geral dizem que o abeto tem um som mais cheio que o cedro... Mas isso varia muito da espessura da madeira e principalmente o acabamento... Toco na igreja em um violão com tampo em abeto e laterais e fundo em mogno, mas o som não é lá grande coisa... Mas o verniz é muuuuito grosso... Deve ter uns 2mm de verniz ali... Quiseram deixar bonito e mataram o som da madeira...
Uma dúvida, voce disse que a lateral e o fundo tanto faz se forem de madeiras duras. Se eu usar uma madeira no fundo igual a da parte superior (madeira menos duras que lateral) a sonoridade fica melhor?
cara... não entendo de bateria.. ajudei meu irmão a construir um casco, mas usamos um compensado flexível mesmo.... dá uma olhada que tem os vídeos no canal dele... chama Tocando Bateria do Zero... tem uma série da construção da caixa de bateria...
Cara... Eu diria que todo violão vai ser muito sensível a umidade... A menos que você ache algum de plástico... Já vi ukuleles de acrílico transparente... Não sei se alguém faz violão assim... O que eu recomendaria é manter o instrumento junto com aqueles produtos que removem a umidade...
Pelas minhas pesquisas: Tampo:pinho europeu (abeto) pode ser o cedro ou a umburana,cedros (variados tipos como o rosa, vermelho etc), tbm se bombiar até o mogno,tbm a araucaria (pinho brasileiro, o pinho tuia, tbm a caixeta por nome tbm marupá, bm se tem o timburi, e entre outras com caracteristicas parecidas, bm se tem o bambu...usualmente o gigante, tbm se pode buscar outras especies macias e resistente.... Ja no fundo e lateral as mesmas do tampo serve mas adiciomando madeiras se tem: Todos os tipos de jacaranda pois existe varios....tbm se tem a itaipoca, a mutamba, o vinhatico, a imbuia, o rouxinho,se bombiar até peroba, o marfim tbm Ja pra escala, cavalete e cravelhas de madeira, Todas a madeiras duras do fundo , incluindo as canelas(preta e etc), imbuia, ipê (todos os tipos,) aroeira, pau brasil, brauna, anjico, em geral madeiras duras e estavel... Pra braço:em geral as madeiras do tampo com exceção do pinho europeu, tbm me ouso a incluir a carne de vaca,e a gamileira, imbuia, mogno,...em geral madeiras macias e estaveis. Travessa, barras harmonicas , troculo ,culatra e reengrosso: Se usas as mesmas do tampo e do braço como o cedro e etc, Em geral é isso, claro...o Brasil é riquíssimo em madeira, e cujo essas possa ter madeiras similares, estude e veja a disponibilidade destas em sua região, lebrando que trato de madeiras usadas em viola, mas q serem para outros intrumentos acusticos...
Cara... eu pesquisei aqui rapidinho e pelo que li não teria problema: "O tratamento da madeira com o autoclave não modifica as características físicas da mesma,"...
Cara... você até pode fazer a ponte de madeira ou metal e usar um piezo de captação, mas sinceramente eu não faria isso... kkkk O que EU faria? EBAY.... compra direto da china... demora uns 4 a 6 meses pra chegar, mas é muito barato... no ebay tem ponte estilo jazz bass por R$13,27, frete grátis... (procure jazz bass bridge, e ordene por preço+frete) E captadores por R$ 3.30+R$ 6.63 shipping (4 String Humbucker Pickup for electric P Bass White) por pouco mais de R$20 reais você tem ponte e captadores... acho difícil sair mais barato que isso.. mesmo fabricando as peças! Abração!
vc conhece o violao martin backpacker?? eu tava afim de tentar fazer esse modelo com toda a caixa acústica (laterais, topo e traseira) com o pinus, juntando duas folhas, uma com os veios da madeira na vertical outra na horizonta para dar mais resistencia, o que voce acha?
Oi, amigo... não conhecia não... vi agora as fotos... bem interessante o formato... economiza bastante espaço numa viagem, né? Então... sobre o pinus, em geral, madeiras similares são usadas para o tampo, mas evitadas em fundos e laterais por serem muito moles... se conseguir outra madeira mais dura para fundos e laterais teoricamente conseguiria uma projetção maior de som, pois a madeira macia mataria o som.. mas é bem provável que consiga um ótimo som com o fundo e laterais do mesmo material que o tampo... o ukulele que fiz pro canal foi assim e é fantástico.... fiz um outro ukulele de madeira maciça no tampo, mas escolhi uma madeira dura no tampo... ficou um som bem ruinzinho... kkkk muito esforço pra um resultado abaixo da média... ficou lindo, mas infelizmente não ficou grande coisa sonoramente.... talvez valha a pena fazer o fundo e laterais mais grossos então.... o tampo com uns 2mm e fundos e laterais com uns 4-5.... vai segurar bem a estrutura e dar uma boa projeção.... espero ter ajudado! abração!
Oi amigo, pode comprar em madeireira mesmo... Mas se quiser algo específico existem empresas que vendem pela internet... Procura no Facebook por via madeiras por exemplo
Oi, amigo, não sei muito o que dizer sobre o violão... não conheço e nunca peguei um na mão... pela descrição diz que é maple em quase tudo... já se é laminado, maciço, etc.. não sei... pelas características do maple daria um som mais seco, mas pelo tamanho da caixa, daria um grave maior... não sei o que esperar! kkkk vou ficar devendo essa! Qualquer coisa é só escrever de novo aí! Conto com você ajudando a divulgar o canal para os amigos que possam gostar! abração!
Oi, amigo, já vi os gringos falando de algumas madeiras que eles usam, mas particularmente não tenho a informação para te responder com precisão... aquele ukulele de cedro que rachou que mostrei porque a madeira estava verde também tinha as travessas e leque harmônico em cedro... mas como rachou não é um bom indício, né? Valeu por passar para comentar! Muito bom receber esse tipo de incentivo! Espero que você nos ajude espalhando o canal para os amigos que possam curtir! abração!
Olá amigo vou dar meu "pitaco" também se assim me permitir, faço nas horas vagas umas violas caipira, faço os leques harmônicos também com cedro , mogno se puder use a mesma madeira do tampo. O que vai ajudar tbm no som, além da expessura do tampo é a expessura dos leques tbm. Abraços
legal, amigo! suas dicas são muito bem vindas! se algum dia quiser gravar um vídeo falando sobre o assunto, eu coloco online no canal nos episódios dos trabalhos da galera... seria muito legal! pensa aí! abração!
amigo da uma dica aí se for possível: Entendo que luthieria é um pouco complexo porem com o tempo que você tem de conhecimento com certeza já passou por algo parecido. Eu tinha um sonho de ter um violão de dez cordas e como o preço é um pouco caro resolvi confeccionar um. Comprei as madeiras, cedro canadense para o tampo, mógno para o braço e teca para a caixa. ficou muito bom a afinação cem por cento e o acabamento também gostei. porem algo me pegou o volume de som, as três primeiras cordas ficaram com pouco volume de som e da quarta em diante ficou com um volume bom, comparei com um decibelímetro e ficou até um pouquinho mais alto que um tagima que eu tenho. o tampo em cedar deixei com 2,7 a 2,8 e o leque copiei de umas dum outro dez cordas daí não sei onde pequei se foi no leque ou no tampo,
cara... obviamente é muito difícil resolver um problema desses, ainda mais à distância... lembre que tenho pouco mais de 1 ano brincando de luthieria e sem nenhum mentor... só pela internet... kkk então do meu pouco conhecimento, penso em algumas possibilidades, e pense apenas como uma sugestáo de investigação.... O que consegui pensar: 1) pode ser que a espessura do tampo, leque harmônico e outros fatores de construção colaborem para uma melhor ressonância em determinadas frequências. então precisaria verificar se a frequência de ressonância das peças está pendendo mais para um determinado lado 2) tem algo algo matando o som? alguma falha na estrutura das madeiras que abafe o som? tampo rachado? alguma madeira do leque harmônico quebrou lá dentro? algum problema no nut? 3) estrutura muito travada? como a tensão é muito alta, será que uma tensão alta não permite vibração do tampo? Não sei... são algumas hipóteses... espero que você consiga melhorar seu violão por aí! abração!
Perfeito amigo resolvi perguntar-lhe por que a maioria dos luthie sempre iniciam errando e parece que os problemas são sempre parecidos. O maldito baixo volume de som. e a gente conversando as vezes pode trocar alguma ideia legal. claro a distancia você não tem nem ideia do que fiz mas tudo que me respondeu será de grande avalia pois estou tentando entender por onde começo alguma mudança pra melhorar esse detalhe. muito obrigado pela resposta que Deus lhe abençoe muito. muito sucesso em sua vida.
oi amigo, pode ser ótima, ou pode ser uma porcaria.... precisaria de alguém que entende pra tocar e avaliar... ver se o braço está empenado, se não tem nada trincado, etc...
Então to querendo comprar uma pra iniciar mesmo, num preço mais em conta, to pesquisando a Giannini Vs14 e achei essa na minha cidade numa loja de instrumentos, mas achei um preço bem barato pra uma luthier , tem alguma dica pra eu ver se ela é boa, por exemplo perguntar tipos de matérias usados ou algo do tipo?
Man... Tenho um Ukulele e ele era de uma região mais quente que a minha. Quando comprei ele notei q a segunda corda ta com um som estranho. Ja levei em um luthier e ele disse q é questão de climatização. Uq eu faço?
Boa, Cara eu estou com uma dúvida sobre um Violão Takamine GD11 ele é todo em Mogno, estou em busca de um violão bom nesse estilo, folk, com graves e médios bem acentuados, você tem mais experiência Madeira e eu acho que é muito im portante esse conhecimento da Madeira do violão! Me dá uma força aí, você acha que esse violão é bom ou tem outro mais em conta que tem esses requisitos! Ajuda aí! Abraço!
Cara... sinceramente acho muito difícil falar de um violão só pelas madeiras com que ele é construído... como falei, de uma mesma árvore você tira madeiras com características super diferentes uma das outras... o que você consegue de forma geral é uma tendência de determinada espécie ter fibras mais elásticas, mais densas, etc... e isso impacta no som, mas só de falar o tipo de madeira, não consigo falar nada sobre um instrumento... minha recomendação? pegue o instrumento em mãos, toque e veja o que acha... tirando os violões muito baratinhos que são feitos de qualquer jeito (veja o vídeo onde reformo um violão austin para ter uma idéia... braço cheio de emendas, escala de compensado, etc...) conta muito mais a sua opinião... se tem o timbre que você gosta, a pegada do braço... etc... de forma geral procure instrumentos com tampo de madeira maciça ao invés de compensado/laminado... e lembre que com o tempo o violão muda de sonoridade.. então pode ser que um violão tenha um som hoje e daqui 20 anos seja diferente... mas isso não tem muito o que fazer na hora de comprar... dificilmente vai conseguir comparar um mesmo modelo zerado e um com décadas de uso...
Bom nao sei se você me responderá .. Mas ... Olha eu queria um violão de pau Brasil .. Mas porque .. Porque queria uma lembrança comigo de um lugar especial que tem essa árvore .. Você acha que ficaria legal ??? Ao menos algumas partes
oi amigo, já ouvi falar de pessoas que usam pau-brasil nas laterais e fundo do violão... é uma madeira bem dura... só lembre que é crime cortar pau-brasil... se não tiver certificado e te pegarem com a madeira, pode dar prisão!
Entendi mas de qualquer forma obrigado ... Vou ver os trâmites aqui... E buscas um Luthier de qualidade na minha cidade ... Acho que o Luthier é mais difícil 😅
primeiramente parabéns pelo canal acho show de bola, mas tu é esquisito sim kkk brincadeira, to com um violão bem antigo e vou refazer as laterais ia usar um compensado mas um amigo disse que não ficaria legal no ukulele que fiz pelo teus videos ficou legal mas no violão você recomendaria oque levando em conta que madeira mesmo nao tem como pois nao sei onde vender me responde ai se poder, vlw abraço
Cara... se possível compre uma madeira dura para as laterais... ela vai ajudar a projetar o som do tampo.... os compensados em geral são meio moles... funcionam razoavelmente bem... não sei qual o nível de qualidade qu você pretende atingir... mas para coisas mais profissionais, o ideal seria uma madeira dura sim... se você for em uma serralheria ou marcenaria os caras devem ter retalhos nas dimensões que você precisa... procure madeiras que não empenem fácil... aí peça pros caras cortarem o mais fino que puderem pra você.... o trampo vai ser curvar a madeira... quanto mais resistente mais fácil quebrar... mas aí é fazer uns testes antes nos compensados mesmo... se rolar você guarda eles... aí tenta na madeira mais dura... no pior dos casos você tem um plano b...
Verdade, não tinha pensado na ideia, vou tentar isso mesmo pois meu violão é uma relíquia anos 40 por ai e quero fazer algo legal to montando um sistema pra dobrar com cano de ferro e resistência, vlw um muito obrigado e vai mandando mais videos vlw
Oi, amigo, tudo bem? Como deve ter dado para perceber pelo vídeo, eu sou daqueles que acreditam que o projeto (distâncias, captadores, etc) influenciam muito mais no som que a madeira em si... por isso que a stratocaster de papelão que a Fender fez tem som de stratocaster, enquanto que as telecasters tem som de tele, independente do tipo de madeira... a madeira influencia um pouco sim no som, mas é tão pouco, que o acabamento conta mais no som que o tipo de madeira... de qualquer forma, o cedro é bem usado.. é legal que não é uma madeira muito pesada e apresenta a resistência necessária... só lembre de verificar se está bem seca... você não vai querer perder o trabalho porque usou madeira verde (como aconteceu com o ukulele que mostrei no vídeo).. falam que o ideal é 1 ano secando para cada 2,5cm de espessura.... espero ter ajudado. abraços!
A única coisa que eu não sabia é que quanto mais a madeira estiver seca melhor! Eu achava que era o contrário... Tá explicado o motivo que alguns luthiers gostam de trabalhar com madeira de demolição!
Valter Ferreira sim... As cordas é que estão vibrando, mas como elas estão presas no tampo do violão, o tampo acaba vibrando junto... por ressonância, por força física direta da corda, etc... e é justamente essa movimentação do tampo que movimenta o ar e projeta o som. Acho não consegui me expressar muito bem, e esse é um daqueles assuntos polêmicos, né? Espero ter ajudado! Qualquer coisa é só escrever de novo aí! Conto com você ajudando a divulgar o canal para os amigos que possam gostar! abração!
Cara... "madeira de construção" é um termo muito genérico... em geral o pessoal usa as madeiras mais baratas para construção, mas existem casos onde você encontra peroba do norte, ou ipê sendo usados em construção, que são madeiras nobres e ótimas! o importante é pensar em madeiras estáveis e resistentes... se você encontra uma "madeira de construção" que ficou ao ar livre por um tempo, e não está empenada, já é um ótimo sinal! provavelmente vai dar um ótimo braço ou até mesmo um corpo de guitarra ou baixo...
Olá amigo! Fico feliz por estar gostando! Valeu por passar para comentar! Muito bom receber esse tipo de incentivo! Espero que você nos ajude espalhando o canal para os amigos que possam curtir! abração!
Oi, amigo... tudo bem? então... eu pretendo fazer um violão sim, mas só mais pra frente... antes tenho outros projetos na lista... amplificador de guitarra.. uma guitarra (na verdade mais de uma... quero fazer uma tele e uma strato), bandolim, um cravo... etc... um dia eu pretendo fazer um violão sim, mas não vai ser tão cedo... se tiver pressa, recomendo assitir a série do ukulele de baixo custo, que todos os princípios de construção já estão lá... aí é só procurar uma planta de violão e seguir as medidas... abraços!
Lâminas de pinos dupla de caixas de madeira, assim como do teu ukulele, sorte que as tábuas são mais largas e aí só precisei juntar duas. Pretendo comprar apenas tensor, trastes e tarrachas blindadas. Surgiu com o desejo muito grande de um violão pequeno, sempre quis fazer um violão também hahah quando terminar posto vídeo com as fotos
cara... existem tingidores para madeira... mas se a idéia é envelhecer a madeira, para parecer mais antiga, o pessoal usa permanganato de potássio.... dá pra achar uns vídeos do pessoal explicando... eu já usei vinagre com bombril para escurecer madeira... aí vai do orçamento e do que você pretende fazer... essas técnicas alternativas variam muito de madeira .... então como eu falei, teste em um pedaço de madeira antes de já inserir no instrumento...
Reduz Mais oi amigo! no momento tenho uma série que ensina a fazer um ukuleke, que é um violão pequeno. ... assiste essa série e me manda uma mensagem que te arrumo uma planta de violão. .. da pra fazer de boa.
Oi, amigo dá uma olhada nesse link, tem 3 violões... www.grellier.fr/en/downloads baixa o PDF e imprime... aí é só cortar as madeiras no formato.... abraços!
oi amigo, provavelmente o som não vai ser dos melhores, e principalmente para o tampo seria bom arrumar algo melhor... mesmo que seja pinus... mas se é o que você tem disponível, acho que vale brincar só para aprender... no próximo instrumento aí você investe em alguma madeira melhor...
cara... nunca pesquisei sobre a tensão de um baixolão... talvez seria bom ver que espessura de madeira o pessoal costuma usar, que tipo de reforço interno tem, etc.... nessa eu não sei muito como ajudar....
Eu busco as seguintes: ADIRONDAKE pra tampo, mogno africano pra escala, jacarandá pra o corpo e CEDRO pra braço. Se alguém tiver me avisa por favor. Busco somente essas madeiras, as principais são ADIRONDAKE e jacarandá
Claro que madeira faz muita diferença no som, um ash, e um mogno da sonoridade muito diferente, eu já fiz esse teste mesmo captador em corpos de strato com madeira diferente, muda e muito. Um Luthier do sul da um exemplo muito bom, é como o churrasco, qualquer carne faz churrasco, mais o tipo da carne e o tempero faz a diferença, o captador vai ser um fator com maior percentual e a madeira é o tempero do som.
Pois é, Rogerio Balestra, é o tipo de coisa que eu já mudei de opinião... hoje não tenho dúvida que influencia... não é tudo que o pessoal acha... mas muda alguma coisa sim... obrigado por passar pra comentar! abração!
Não é bem assim,nos instrumentos como ukulelé,violão,viola,concordo com que a capacidade de vibrar é a responsável pela sonoridade ,agora nas guitarras e baixos sólidos,o que manda é a densidade da madeira,a onda não fica vibrando como no tampo do violão,na guitarra o onda se transmite da ponta do headstock ate a ponta opósita do corpo,a diferencia de timbre fica por conta da velocidade com que as ondas se transmitem na madeira,que varia de acordo com a densidade da madeira,por isso madeiras como mogno tem muito mais sustain que madeiras como marupá,ash.Eu sou luthier e guitarrista,e já coloquei um set de captadores Bill Lawrence 1978,em Gibson Les Paul(USA),e eles detonaram,coloquei o mesmo set numa Fender telecaster USA de alder,e ficaram com um som bem inferior.Coloquei numa Giannini de cedro e ficaram bons tambem,eles são para guitarras com madeira que propaga a onda mais lentamente,o que resulta em mais sustain,os captadores single tipo Fender são mais próprios para madeiras como alder,ash,caixeta(marupá).Seria uma ironia falar que uma Les Paul de Mogno tem o mesmo som de uma feita de compensado,kkkkkkkkkkkkkkkk!!
Para começar, agradeço o comentário, e já digo que respeito muito sua opinião!! só por você já ter feito alguns testes já está muito mais apto para falar sobre o assunto do que eu, que estou começando e fiz poucas coisas na área... a maioria com lixo (literalmente!). Concordo com você sobre as ondas vibratórias atravessarem o corpo e braço... nesse ponto, inclusive, digo que é muito mais importante não ter uma emenda entre corpo e braço do que a espécie da madeira que você usa. A emenda e transição de vibração de um meio mais denso para outro não tão denso mata muito o sustain. Por isso existem guitarras sendo feitas de peças únicas... mas são raras. O que eu falo no vídeo foi fruto de alguma pesquisa em materiais diversos, e muito do que fundamenta minha discussão vem daqui: ua-cam.com/video/AuIqNmVNNuA/v-deo.html e daqui ua-cam.com/video/svmOQuNC1Uw/v-deo.html O primeiro vídeo mostra um pesquisador que fez 9 corpos de guitarra iguais em CNC, construiu um dispositivo que dá uma paletada sempre com a mesma força e fez estudos comparando os resultados usando os mesmos captadores e o mesmo braço... a conclusão dele é de que não existe diferença no som gravado... (já deixando que tenho minhas ressalvas com o trabalho dele, vendo aquele som clipado na tela, de ele não falar de estatísticas, de margem de erro, etc...) Significa que não vai ter diferença quando eu tocar uma guitarra de madeiras diferentes? Não... pois o feeling da guitarra vai influenciar a forma como eu toco... e na minha opinião isso vai mudar muito mais que a influencia da madeira no som/timbre/sustain... (minha opinião) Quanto mais treinado o ouvido, mais nuances são percebidas. A madeira pode influenciar sim no sustain, pois um dos fatores mais determinantes no sustain é a rigidez de fixação. Quanto mais densa e justas as fibras da madeira, maior a rigidez de fixação. Teoricamente essa seria a maior diferença... Em teoria, uma madeira A ou B consegue imprimir modificação no padrão vibratório ou filtrar alguma frequência... mas na prática o feeling da guitarra influencia muito mais no timbre... Se eu ouço a diferença de timbre, ela existe, ao menos para mim... a questão é se ela existe além do subjetivismo de cada um... por isso existe tanta discussão... Se eu tiver uma oportunidade de usar madeira de qualidade, eu prefiro usar...pelo padrão construtivo, pela qualidade, e não tanto pelo timbre. Um exemplo muito legal disso é a Fender Cardboard - ua-cam.com/video/7Oo2H-W7d6A/v-deo.html Um baita som de uma guitarra inteira de papelão com epoxi...
Eu já tinha ouvido essa Fender,mais esse vídeo é 100% para promover essa guitarra,os caras ,se vc presta atenção ,colocaram pedaleira nela com todo tipo de sustainer,Delay,compresor,numa palavra montaram um patch na pedaleira para suplir a carencia de timbre por falta de madeira.O som dessa guiatarra limpa,perde para muita chinesa de terceira categoria,é um som agudo tipo as Stringberg de aglomerado,o que salva ela um pouco são os pick ups Fender,mais se o Leo Fender sai-se da cova ia correr esses caras com uma soiteira, kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk!!
As Strato e Telecaster,são de madeiras menos densas,e com braço parafusado propositalmente,para que o som não fique tão gordo como nas Gibson coladas, que parecem de uma peça,e são com madeiras tipo mogno que seguram por mais tempo a onda,inclusive o tipo de captador usada na Fender é de 6,4 k contra os humbucker da Gibson que tem mais de 10 k(14,16k)quanto mais espiras tem a bobina,mais gordo e o som e com mais sustainer .Ai em parceria com uma madeira especifica para cada tipo de captador,da como resultado a diferença abismal de timbre entre as duas guitarras.Não precisa vc ter muito conhecimento de som de guitarra,para vc perceber num solo de Blues ,que guitarra esta usando(Gibson ou Fender). Falo de blues,porque no Metal os caras colocam muita distorção, ai já vc não percebe mais a diferencia de timbre.
Luthieria de Pobre Eu nao tenho video. Eu fiz ele pra aprender a tocar mas eu ainda nao aprendi direito kkk. mas eu vou tentar transformar ele num mini baixo acústico
as mesmas indicações de madeira pra guitarra seriam utilizadas para baixo... mas pro baixo eu daria preferência pra fazer o braço laminado... várias ripas coladas... fica mais resistente se for bem colado.
cara... se for seu primeiro instrumento, recomendo não estragar um que já funciona... kkkk eu pegaria outras madeiras e faria um novo do zero... mas se não tiver valor nenhum para você, dá sim para usar... não sei se vai valer a pena... você fala de só mudar a quantidade de cordas, ou cortar ele inteiro e fazer de outro tamanho?
Um detalhe extremamente importante é a colocação dos captadores em relação a escala do instrumento que vai ser construído ou copiado.
Em uma Stratocaster Fender original USA, os captadores estão colocados exatamente em baixo dos harmônicos da corda solta. Observe que a partir do captador do braço que fica onde seria o 24 traste, os demais ficam exatamente onde estão os harmônicos. Na Telecaster, a mesma coisa.
Se vc colocar um braço em uma tábua de carne, com escala do tamanho original e os captadores estiverem nesta posição, você terá um som muito próximo do original. E se vc colocar captadores equivalentes e as madeiras certas, mais ainda.
Observe que na maioria das cópias de strato, os caps estão quase 5mm fora do lugar. Inclusive em algumas Squier.
Já o contrário é mais difícil. Se vc montar uma guitarra e não respeitar estes projetos, vc pode ter ótimos captadores, uma ótima ferragem e uma ótima guitarra, mas os timbres estarão mais longe do original.
Um "erro" muito comum nos anos 80, era que as fábricas (imagino) tinham uma só maquina para cortar a escala ( normalmente tamanho da strato), não se apegavam a este detalhe e acabavam fazendo todas as guitarras (inclusive modelos Gibson) com a mesma escala. Assim os timbres mesmo trocando por captadores originais P.A.F. , nunca ficavam iguais a original, soavam mais próximo a uma Strato com dois humbuckers.
Perfeito! Isso e uma coisa que o pessoal nao entende... o projeto nao e a toa... tem milhares de razoes para cada coisa estar em um determinado lugar... por isso que uma telecaster tem som de telecaster... independente da madeira ser pinus ou mogno.... tem leves diferencas conforme a madeira, mas o que manda pra valer e o projeto (distancias e eletronicos)... abracao!
Rapaz, esse seu comentário me fez lembrar uma coisa que talvez você saiba: Porque quando estou com o captador do braço, não consigo som do harmônico natural do quinto traste? Abçs!
Cara! Acordei intrigado e fui olhar melhor! Obviamente isto vai mudar de guitarra para guitarra, mas sim é muito mais baixo o harmônico da 5 casa captado pelo captador do braço. Isto melhora com os efeitos que
vc utilizar.
Não vou saber te responder tecnicamente sobre isto! Talvez alguém que tenha estudos sobre o monocórdio e entenda também como o captador "filtra" as frequências que ele capta, possa nos dar uma explicação mais precisa.
Mas legal! isto reforça o que eu comentei acima, a posição do captador em relação a escala é uma das mais fortes variáveis, determinante no timbre, pois de acordo com esta posição ele capta ou não nuances dos harmônicos gerados pela ação das cordas.
Pois é... meu palpite é o seguinte... olha essa imagem...
www.infoescola.com/wp-content/uploads/2009/08/harmonica2.jpg
no n=1 é a corda solta.
no n=2 é o harmônico na casa 12
no n=3 é o harmônico da 5 casa (acho... ou pode ser o n=4... ou outro... kkk)
Mas a idéia é que se o captador estiver posicionado em cima do nó (o ponto onde não tem vibração), praticamente não tem som.... pois no harmônico, a corda vibra em alguns pontos, diferente da corda solta...
Isso foi o que imaginei... procurei uma imagem e confirmou minha ideia... precisaria ler um pouco sobre o assunto para confirmar minha teoria, mas é por aí....abração!
Com certeza! Olha só: Se vc dividir a escala Strato 65cm, por 5, você terá um harmônico uns 3mm antes da 4 casa, e o seu equivalente , na distância da ponte, é o lugar onde deve ficar a segunda bobina de um humbucker de uma guitarra de 24 trastes (+ou- 13 cm da ponte).
Se vc dividir a escala por 6, vc terá um harmônico 3mm depois da 3 casa, e do outro lado a posição exata de um captador central de uma stratocaster +ou- 10,8cm. Bingo!!!
O que você passou foi fundamental para muita gente, a maioria paga caro por um instrumento bom mas na verdade se aguem perguntar a ele o porque de tão bom ele não sabe explicar kkkkk. Eu mesmo trabalhei com venda de instrumentos musicais muitos anos e mesmo conhecendo muitos luthiers eu nunca tive essa informação tão bem detalhada, talvez esse seja o segredo dos grandes luthiers. Se passar tudo que sabe o próprio cliente faz o próprio instrumento. Parabéns acho que sua explicação ajudou muita gente, faça mais tutoriais assim que terá muitos escritos.
Mavei Eletrônica valeu amigo, seu comentário foi um grande incentivo!! abraços
Muito boa explicação,e é oque estou querendo e começando a fazer vou me tornar um luthier.
Procure a live com o Eduardo stehling que falamos muito sobre madeira
Cara, muito obrigado! Estava lendo alguns fóruns onde descartaram totalmente corpos de compensado pra baixos porém não falavam o motivo.
Agora ficou claro que é achismo total da galera... Valeu demais
kkkkkk pois é... tem uma teoria de que os veios alinhados dariam uma condução melhor do som pelo corpo.... mas sinceramente não vejo isso influenciando absurdamente no instrumento.... o corpo tem que ser rígido o suficiente para segurar a ponte com firmeza.... aí as variações de madeira influenciam sim, mas não tanto como se faz acreditar.... se fizer exatamente o mesmo projeto, com os mesmos captadores, mesma corda, etc, só mudando a madeira, é possível sim perceber uma diferença pequena.... mas tem que prestar muita atenção.... existem muitos testes na internet que a gente fica confuso e não sabe dizer a diferença entre um e outro... no final, se o instrumento for bem regulado, tiver bons captadores, o som fica ótimo.
A diferença da madeira é a qualidade da construção a durabilidade e as vezes a aparência da madeira em casos que vai ser só envernizado o instrumento quanto melhor a madeira e mais seca melhor mas já tive guitarra de maderite e tinha um som bom tudo também tem a ver com a qualidade da construção
Estou fazendo uma les paul to perto de acabar o braço e gostei muito da sua explicação para mim foi um dos seus melhores vídeos parabéns
Valeu pelas explicações, pois desmistificou o universo que envolve a construção de instrumentos sólidos. O hardware é mais importante que a madeira na obtenção de um determinado timbre.Fique com DEUS e continue assim.
valeu cara!
Nada a ver,a madeira tem muita importância no som da guitarra,eu sou guitarrista e luthier e garanto isso,não é ilusão minha não,os caras que fazem esses testes não tem ouvido musical para nada,é so vc pegar varias Strato de diferentes marcas ,e encostar o ouvido no corpo de cada uma delas,e escutar o som sem ligar no amplificador, e vc vai ver que o timbre de cada uma é diferente da outra.A madeira das guitarras solidas tem voz própria sim,não é só os captadores que mandam!
Sim... em teoria a madeira pode ter alguma influência no som... mas é muito pouco perto de tantos outros fatores que existem na construção de uma guitarra... com um ouvido bem treinado, é possível ver pequenas diferenças... como nosso enfoque aqui é em baixo custo, talvez eu não tenha me expressado bem... mas é que o custo-benefício da madeira não é tudo aquilo que as pessoas pensam...
Meus caros!
Ainda estou engatinhando na profissão, hoje não é minha atividade principal, mas sou apaixonado pela arte da lutheria a muito tempo, e à dois anos comecei estudar, principalmente sobre madeira. À um ano comecei a construir alguns instrumentos, o violão clássico e a viola caipira, e posso garantir com toda a certeza que a madeira tem sim muita influência na sonoridade. Na realidade é um conjunto de fatores que influencia para se chegar em um bom instrumento, que vai desde o tamanho da corda ao tipo da madeira. É um conjunto de coisas, caixa acústica, braço, escala, cavalete, corda, espessura das peças, tamanho da boca, modelo do leque harmônico etc...Uma coisa eu posso provar na prática, quanto mais seca a madeira mais bonito é o timbre e mais sustain, independente de qual espécie seja. tenho um pequeno estoque de mogno de demolição com mais de quarenta anos e a sonoridade é outra totalmente diferente de uma madeira nova. Não posso falar com conhecimento de causa sobre a guitarra, no entanto concordo com o horaciosibilla. Já testei muitas madeiras, as já conceituadas jacarandá, mogno, cedro, e os abetos, e outras menos conhecidas e menos usadas por luthier , como canela sassafraz, braúna, cerejeira, freijó e muitas outras, e posso garantir, cada uma tem uma característica sonora. Entendi o posicionamento do nobre colega, que aliás está de parabéns pelas explicações, ele se refere a instrumentos mais econômicos, mas mesmo assim acho que há diferença sim! Pretendo fazer um blog para tentar passar o pouco que sei e principalmente aprender, compartilhando experiências.
Concordo plenamente com vc Luthier Sousa Coelho,a sonoridade das madeiras é uma ciência estudada a centos de anos,e por pessoas 100% dedicadas a isso,o seja não é so a gente que sustenta que existem diferentes tipos de timbres de madeiras,na época em que não existiam instrumentos elétricos,era ainda mais importante a sonoridade ,mais ainda hoje ela tem uma importância bem grande no desempenho de um instrumento.
A minha arte difere um pouco dessa linha. Construo Rabecas onde é necessário na maioria das vezes utilizar as madeiras que são disponíveis no mercado local. A vibração das cordas feitas por arco já é bem diferente da vibração feita por contato de palhetas ou dedos. Além do mais no meu instrumento tem uma pecinha que só os instrumentos de arco tem: A alma. A densidade das fibras e a capacidade de aceitar curvas a quente é o que mais conta para meus instrumentos. Gostei do teu canal e me inscrevi. Vou acompanhar a partir de agora porque pretendo fazer uma guitarra para meu filho. Um abraço e parabéns.
Que legal, Arinaldo, vi alguns dos seus vídeos, e seus instrumentos parecem muito bonitos! você tem algum vídeo mostrando os bastidores da construção? tenho vontade de construir uma rabeca um dia desses... vamos ver... mas penso em fazer de PVC igual o pessoal da orquestra neojibá...Valeu por passar para comentar! Muito bom receber esse tipo de incentivo! Espero que você nos ajude espalhando o canal para os amigos que possam curtir! abração!
muito bom. adquiri conhecimento e desmistifiquei muita lenda. apesar de que não fabricarei nenhum mas toco violão e sempre bom aprender. PARABÉNS!
Valeu, amigo! Se mudar de idéia e quiser construir um instrumento, temos vários vídeos usando materiais super acessíveis! abração!
Valeu pela dica!!! Tenho uma banda e a gente passa muita dificuldade para ter instrumentos,mas depois que conheci esse canal,tenho aprendido muito e espero que logo,logo eu faça alguns instrumentos.
Que legal! fico sempre muito feliz quando fico sabendo de alguém quer começar um projeto por causa dos vídeos! Motivar as pessoas é uma das maiores recompensas que tenho por aqui! Obrigado por passar para comentar, e pode ter certeza que quero ver seu projeto pronto! Quando começar, se possível, registre o processo e envie para os vídeos da comunidade aqui do canal! Espero que você nos ajude espalhando o canal para os amigos que possam curtir! abração!
Bom dia. . parabéns pelo canal.
Você pode tirar uma dúvida. Estou montando um baixo com Luthier e foi oferecido com madeiras: "corpo no cedro.. braço cetim amarelo com longarinas de ipê" . Vale a pena?
Ajudou muito essa dica sobre o compensado, estou fazendo a tábua harmonica de um clavicordio caseiro com essa madeira.
Cara parabéns, mto boa as informações, estou na escola de um violão e cada palavra me ajudou mto, mais uma vez PARABÉNS!!!
Samuel Patricio valeu, tamo junto!
Interessante seria testar um violão padrão feito de diversas madeiras diferentes e testa-los avaliar as diferenças de som !
Parabéns!! Excelentes explicações. Estou tentando fazer um bandolim e aprendí muitas coisas com o seu video!!! Muito bom!!
Cara, que legal! Se possível compartilhe seus conhecimentos sobre o bandolim! tenho muito interesse em construir um também!!!
Bem eu não tenho nenhum tutorial, pois não me preocupei com isso, mas posso te mandar algumas imagens das ferramentas que precisei construir e como está andando a construção...
Seria bem legal! Se tiver facebook, procure a página do Luthieria de Pobre lá ou podemos combinar outras formas de contato! valeu!
Luthieria de Pobre legal, estou num local com internet muito ruim. terça feira estarei no Rio de Janeiro, aí entro no face. Valeu! Abraços!
tranquilo! valeu, Frederico! abração!
Olá Jônatas, vou relatar minha experiência com madeiras e guitarras, fiz duas Telecasters utilizando no Setup captadores Malagoli RK idênticos, mas uma é de Ash outra de cedro, braços de Maple em ambas, mas uma a escala é de rosewood. O som delas são totalmente diferente, a de ash é bem mais aguda com mais Punch, a de cedro soa com mais médios/graves e mais sustain. Outra coisa que altera o som não é só a madeira é também a pintura, retirei a pintura de fabrica de uma les Paul que tinha aqui, quase 2 mm de verniz PU, finalizei só com Betume e cera, o Som dela ficou outro, mais "aberto" e muito mais sustain, quando toco ela eu sinto o corpo todo vibrando, coisa que não sentia quando ainda tinha a pintura de fabrica.
Então acho que as madeiras influenciam, sim, o som de instrumentos sólidos. Abs,
Pois é.... hoje eu concordo com vc... a nossa opinião muda... preciso gravar outro vídeo.... kkkkkk o material de tudo influencia... dá uma olhada nesse vídeo... ua-cam.com/video/Hbyg0d1njk0/v-deo.html
Muito legal seu depoimento! Valeu pelo relato!
Jônatas, que vídeo lindo que vc me mandou!!! :¬D
Muito didático mesmo! Aguardando um novo vídeo seu falando de madeiras com mais 3 anos de experiência nas costas :¬}
Grande abs
Sei que é antigo, mas vou comentar aqui, faz pouco que acompanho este Maravilhoso canal.. As vezes fico pensando, olhando instrumentos diversos, chego a seguinte conclusão, a Madeira influi pouco no resultado final, ja tive Washburn Mercury em compensado, e após assistir diversos vídeos de Diy pìnecaster, criei coragem e fiz uma Telecaster de pinus, entre as que possuo hoje estão, uma Dolphin gk150 em mogno maciço, uma Sank construida em Porto Alegre no final dos 70, feita em aglomerado e forrada em courvin, e uma Strato com corpo de Squier 92 e Braço de Tagima anos 90 também, essa com um Timbre superior por estar com cap´s Fender single`s retirados de uma Fender mexicana também de 92.. após uma série de observações (minhas).. passei a acreditar que o resultado final não depende da Madeira, e sim do esquema elétrico, bem como as ferragens e nut/trastes.. como que vejo dessa forma? bem.. imagine você com uma Guitarra de Madeira super bem escolhida, porém você tem uma ponte em alumínio, certamente o resultado vai ser ruim, nut só da resultado nas cordas soltas, pois quando vc está pressionando as notas isso fica por conta dos trastes, porém a ponte, continua sendo atuante, é por isso que em aço de qualidade superior e com um bloco maciço, tem mais sus.. e sobre os captadores receber vibrações da Madeira, também tenho minhas dúvidas, pois os cap´s não estão fixados na Madeira, e sim no escudo certo? então nas stratos piscinões, como fica? a vibração passa pelo escudo? pela lógica o segredo estaria no escudo? acho que não faz o menor sentido, conta muito também o fio que foi usado na fabricação do Captador etc.. de preferência 43awg com no mínimo 8 ou 9 mil voltas, depende do fabricante, outra parte importante, é regulagem dos cap´s em relação as cordas, a qualidade das cordas também fazem diferença, eu prefiro ernie ball, as ferragens devem ser em aço de qualidade, o que não ocorre com as Chinesas, metal de baixa qualidade, cap´s de baixa qualidade e por aí vai, pegue uma réplica chinesa, troque as ferragens os trastes e a parte Elétrica.. é possível que o resultado seja mais honesto, eu sempre gosto de mostrar aos meus "Amigos" aquele monstrinho "hoffner 176" quando entramos nessa discussão sobre madeiras e Timbres.. isto não significa que eu esteja certo, é apenas a minha Referência em relação ao assunto, desde 1981, eu apenas observo e tiro as minhas conclusões, após ser inúmeras vezes enganado por "Especialistas". hoje eu construo alguns instrumentos, dentre eles, um Guitsteel, um Clavinet experimental, e futuramente um Pianet. não sou muito bom com as palavras, mas espero que entendam.. Abraço
oi amigo... nessa época que gravei o vídeo também achava que madeira não mudava muito... mas tem um vídeo do Tim Sway que ele fez um módulo central e ia encaixando em outros corpos... o miolo era o mesmo, só mudava a parte de fora, a silhueta da guitarra.... e dava alguma diferença!!! procura esse vídeo depois! no final de contas tudo influencia um pouquinho... na maioria das vezes é bem pouquinho mesmo... kkkkkk o que mais influencia é o tamanho do projeto, posicionamento dos captadores, tipo de captador, etc... mas cada detalhe conta... no final vai somando tudo... mas você tem razão.. tem muito "especialista" pra pouca mudança... kkk
Valeu! Conhecemos seu trabalho a algum tempo e achamos mais que interessante. Parabéns!
Muito legal! também acompanho o trabalho de vocês pelo youtube e facebook! muito bom!
Opa na minha opinião a madeira conta muito sim,mas só na beleza do instrumento,que o corpo é com madeira aparente,valeu, e a propósito minha strato tá ficando show,só falta a elétrica,tô esperando sobrar uma graninha vc sabe,valeu parabéns
muito bom mesmo , esta analise pra mim fez toda diferenssa valeu...
Gerson Aguiar Olá amigo! Fico feliz por estar gostando! Valeu por passar para comentar! Muito bom receber esse tipo de incentivo! Espero que você nos ajude espalhando o canal para os amigos que possam curtir! abração!
Muito bom, parabéns! Muito atencioso!
Diôgo Guimarães Alves valeu amigo, obrigado por assistir e comentar!
Cada região tem sua características, conheço pouco de madeiras específicas .pois a nossa região tem algumas madeiras que na cidade e na indústria são difícil encontrar. Mas é legal as conversas com as trocas de informações.
Uma pergunta pôr gentileza... madeira angelim é boa na contrução de instrumentos.. como guitarras..ok deus abençoe
Olá! olha, normalmente não é recomendada por dois motivos:
1) muito pesada
2) solta muita farpa
Mas existem peças que são bem leves... e a questão das farpas se resolve lixando bem e dando um bom acabamento. Neste exato momento eu estou fazendo uma guitarra de angelim.. corpo e braço!
Sempre falei que não era recomendado, até achar uma peça super leve aqui e encarar o desafio. por enquanto está super legal o resultado.
Parabéns amei o vídeo
Adorei o seu trabalho queria que montasse um violão folk.... Parabéns
tenho planos de fazer um violão no futuro... vamos aguardar um pouco que um dia sai! kkkk
Curti seu canal. Faz um video falando a respeito do formato das caixas acustivase o que elas influenciam.
Olá, Glaucio, tudo bem? no momento eu não tenho conhecimento pra falar sobre o assunto... acústica é bem mais complicado do que parece... kkkk mas vamos estudando, né? quem sabe um dia eu não consiga gravar um vídeo? Abração e obrigado por comentar!
Vou começa a afazer um violão parabéns pela dica
Hytallo Diníz valeu, amigo!
Esse foi o primeiro vídeo que assisti do seu canal, me identifiquei foi com o nome (Luthieria de Pobre) pq é o que eu faço kkkkk sem grana, doido pra tocar baixo, acabei fazendo um com resto de madeiras de uma marcenaria, pus um captador de um violão Memphis quebrado que tinha aki e tá funcionando kkkk custo: R$ 0,00.
Muito boa sua explicação! Ganhou mais um inscrito.
olha so que legal!!! quero ver esse instrumento!!! voce topa gravar um video rapidinho mostrando o instrumento e contando a historia dele?? Vou fazer uma compilacao de instrumentos da comunidade, e so pela historia que voce contou, parece perfeito para o conteudo que estou juntando! Olha aqui:
ua-cam.com/video/DNF87ZBwi6U/v-deo.html
Na hora!! Vou trabalhar nisso!
legal cara! seja bem vindo e vamos trabalhar juntos!! kkkk abracao!
Luthieria de Pobre tamo junto com certeza!! Grande abraço!!
Caaaara que vídeo... Adorei!!
Marcos Prata valeu amigo! Muito obrigado!
Esse é o único canal que eu me inscrevi e liguei as notificações. kkk
Posso te pedir pra falar sobre, ou fazer uma "queixada"?!
Closet to the Heart do Rush tem uma....👍
oi amigo, não conheço... vou dar uma olhada.
@@ConstrutorMusical
Abraço!
Já ouviu a música? Rush?
Eu procurei depois que você falou, mas pra ser sincero não consegui identificar o instrumento... Kkk
A experiencia mais clara que eu tive com respeito ao timbre das guitarras solidas,é o fato de que quando eu morei um ano na Alemanha,ano 1980,comprei um par(jogo)de captadores Bill Lawrence L500,acho que eles são fabricados no ano 1978/79.Esses captadores eram ainda bobinados por Bill Lawrence a mão na Alemanha,eram o mais top em pick ups,e ainda são,eu paguei no jogo U$ 300,00(150,00 cada)naquela época um Di Marzio super distortion custava U$ 35,00.Eu tenho esses Bill Lawrence ate hoje,não vendo por nada,e já passaram de 1980 ate hoje por umas 20 guitarras diferentes em marca e modelo.Eu garanto que em cada guitarra que instalei tiveram um timbre diferente.Agora estão numa Tagima tgm200,o som é bom,mais numa Epiphone Les Paul Special 2,tinham um timbre melhor,numa telecaster GBSpro,ficaram ruins,e numa Gibson Les Paul Custom USA que eu tinha,eles detonavam.Isso demostra que a madeira tem uma influencia muito grande no som da guitarra solida.
legal, como sempre, nada como alguém com experiência para falar... uma curiosidade... você chegou a testar em corpos idênticos mas de madeira diferente, com as mesmas peças e braço? só curiosidade mesmo
Obrigado por compartilhar conhecimento
Só uma pergunta, você prende os cap´s na madeira ou no escudo??
Muito legal! Brother, da uma dica ou se puder faça um video sobre acabamento de pintura em instrumentos, principalmente Verniz PU, procuro videos sobre isso e não encontro. Abraço e sucesso!!
valeu pelo comentário! eu nunca trabalhei com verniz PU.... em geral o pessoal que faz pintura de carro que manja de trabalhar com ele... como meu foco é em material de baixo custo, dificilmente vou abordar este tipo de acabamento em breve... antes eu iria faEr uma série ensinando a construir um compressor com motor de geladeira, para depois pensar no verniz PU... talvez demore um pouco para chegar lá... mas se inscreva no canal... um dia sai... kkk
Valeu pela resposta rapida brother! Ganhou mais um inscrito assim que vi seu video. Valeu e Tamo junto.
Ola Bom dia Acompanho seu trabalho, e baseado nisso estou fazendo meu violão esta bem adiantado, não tenho as distancias das tarraxas , que são aquelas separadas , queria saber quantos milimetro de espessura e a mão do violão, desde ja obrigado
Oi, amigo, tudo depende das tarraxas mesmo... pode variar de 1cm a 1,5cm... em geral 12mm é mais garantido... mas recomendo comprar as tarraxas antes de seguir em frente.... ou ao menos ter as medidas da tarraxa pra não estragar o projeto....
Caí no seu canal via um comentário seu em um vídeo da Susan Gardener, sobre o uso da imbuia. Bom, mais um canal pra maratonar. rs
Queria saber de você se pode dar um resultado razoável laminar duas folhas finas de pinus (sem os nós, claro), com as fibras perpendiculares para fazer o tampo, já que o compensado é laminado também.
cara! faz um tempo que não vejo o material da susan! alguns anos! kkkkk o youtube para de notificar e a gente esquece! kkkk vou dar uma passada por lá!
Particularmente eu não gosto muito da ideia de laminar em casa, porque a chance de faltar pressão e ficar um serviço mal feito, sem uniformidade, com regiões mal coladas, eu acho bem grande... mas nunca digo nunca... kkkkk
se quiser arriscar, em teoria é melhor que o compensado cruzado...
@@ConstrutorMusical A Susan parou a construção do violão na parte 52 (estou na 20 ainda) e tem uns 5 meses que não posta nada. Ninguém sabe se ela terminou ou não.
Quanto a laminar em casa, é claro que você tem razão, mas me vem à mente o que fez um músico alemão do canal DuoAria: construiu dois violões clássicos, sem nunca ter feito instrumento nenhum, usando livros no lugar de grampos (usou alguns grampos, mas ele tinha poucos). Tenho uma biblioteca bem grande aqui hehehehe. E umas tábuas de pinus no osso que já estabilizaram (acho), estão comigo há muitos anos como estantes (agora desmontadas), em ótimo estado. Vou arriscar a laminação. Mas começando por um ukulele e seguindo suas orientações aqui. Valeu pela resposta!
Olá, gostei do vídeo. Tem alguma informação no seu canal com as madeiras mais usadas e suas respectivas espessuras?
Olá, Paulo, tudo bem? Na verdade esse é o único vídeo que falo superficialmente sobre madeiras.... eu cito rapidamente sobre as madeiras mais usadas em instrumentos acústicos (pinho/abeto ou cedro para o tampo, e madeiras mais duras para as laterais, e mogno ou cedro para braço).... as espessuras variam muito conforme os instrumentos, mas em geral vão de 1 a 3mm de espessura para um tampo, conforme o instrumento (instrumentos menores em geral usam madeiras mais finas).... de qualquer forma, o foco do canal é mais em improviso, gambiarras, e como fazer instrumentos com material achado no lixo/baixo custo.... então acabo não falando muito de madeiras....
Boa noite, você já ouviu falar se brauna é boa para a luthieria? Estou fabricando um violino e preciso de uma madeira dura para o espelho no sítio do meu pai tem muita brauna antiga
Olá, Clebson, já vi gente usando braúna para escala de guitarra... fica muito parecido com o ébano... bem preta... até onde sei é uma ótima opção... estável e dura... mas particularmente nunca usei... Espero ter ajudado!
Qualquer coisa é só escrever de novo aí!
Conto com você ajudando a divulgar o canal para os amigos que possam gostar! abração!
Maravilha!
Acabei de adquirir um instrumento chinês , cavaco csa 2 da Giannine e comprei pela net , ñ sei se dei muita sorte mas o instrumento tem ótima sonoridade ,afinação e acabamento.
sim... em geral o material que tem vindo da china tem muita qualidade... tudo computadorizado... cortado usando CNC... o único porém é a questão da secagem, que em algumas fábricas o pessoal usa madeira verde... então com o tempo o instrumento acaba empenando... mas imagino que a gianini não daria essa mancada...
Tudo vai da qualidade é modo de conservação.
Candeia não é fácil de encontrar mas é uma madeira muito boa para braço de instrumento. Ainda usa essa madeira ?
Ainda vou ver esse canal com 100k inscritos! Ótimo trabalho!
kkkk tomara, amigo! obrigado! tamo junto!
Ótimo trabalho.
muito boa a explicação,parabéns
luiza ciesielski Luiza valeu!! obrigado pelo incentivo!
Mais uma vez, parabéns! Uma pergunta: Eu posso aproveitar as laterais de um violão velho, vdeixando de molho, para fazer as laterais de um cavaquinho?
Talvez funcione... Em geral as laterais de violão são folhas finas coladas... Então talvez se comporte igual o compensado, que solta algumas folhas na hora de colar...
Parabéns pelo vídeo. Bem bacana. Só a questão da Madeira que foi polêmica aqui nos comentários. Hahaha. Mas o comentário fixado deu uma explicação bem bacana.
A madeira vai interferir em instrumentos sólidos. E justamente por isso que o bacana é pensar combinações interessantes, né?! Madeiras com hardwares. Uma coisa que percebo é um certo fetiche de combinações que deram certo. No entanto, se a Madeira apresentar resistência mecânica necessária para suportar à pressão das cordas, com captadores adequados é possível tirar bons sons. Pensando os hardwares corretos para a Madeira correta, fica top.
Mesmo dentro de guitarras de séries, com baixíssimo custo, é possível ter uma qualidade (lógico que não será nunca a mesma coisa que Maple com escala em Ébano), com um bom projeto, bem pensado, bem estudado, se possível consultado com bons profissionais da área, é possível sim maximizar custo/benefício. Afinal, não adianta nada ter uma super madeira, com densidade perfeita, sem o conhecimento técnico para fazer. Acredito que isso também vale para instrumentos de baixo custo.
O que mais gosto do seu canal é justamente o sair da "caixinha". Não sou luthier (ou lutier), apenas entusiasta. Mas acompanho bastante o que se pensa e faz em nível de madeiras e hardware. Já construí uma guitarra, um cavaquinho e um violão em um curso de introdução à luthieria, mas nada de fato profundo. Felizmente tenho visto bons canais com ótimas ideias e projetos. O seu certamente é um deles.
Valeu pelo vídeo e força aí
Opa! Achei muito bacana o seu vídeo! mas o que você acha da madeira pau-roxinho na confecção de um instrumento?
Opa, Miguel Messias, o roxinho é uma madeira bem dura e densa... ideal para escala e até mesmo laterais e fundo de instrumentos acústicos.
obrigado por passar pra comentar! abração!
@@ConstrutorMusical Opa! Eu é que agradeço por me responder! É porque tô querendo fazer uma série no meu canal explicando como fazer uma guitarra do zero e estou em dúvida se posso ou não usar essa madeira pra fazer o corpo e o braço... Mas muito obrigado mesmo pela dica! Já tô inscrito!
Amigo, a madeira, mesmo depois de seca continua trocando umidade com o ar, no caso desse cedro, mesmo que estivesse bem seco isso iria acontecer, pois a madeira está crua, ou seja não foi aplicado nem um tipo de selador, verniz ou algo do tipo, sendo assim não tem nada que ajude a estabilizar a madeira.
Todas as madeiras trocam umidade com o ambiente durante toda sua vida, umas mais outras menos.
O problema é que no compensado fica mais resistente porem o som não vai ter muita qualidade pois vai vibrar menos ja madeira vai ter muito mais som porem como vc disse é bem mais frágil por isto particularmente eu prefiro as maideiras maciça
Levando em consideração a necessidade de vibração do tamp
o de um violão eu tenho uma dúvida. A pintura ou a plotagem do tampo numa customização pode interferir no timbre? O quanto interfere?
Parabéns ganhou mas um seguidor,
Valeu, Hytallo, tamo junto!
Boa explicação sobre compensados.
posso usar plastico reciclado ao inves de madeira maciça no corpo de uma guitarra ou contrabaixo?
cara, eu estou tentando fazer isso há alguns meses.... kkk assim que sair o instrumento eu posto o vídeo com a solução ideal... mas nada impede...
Amigo me disseram que aquelas guitarras Michael feitas nos anos 90 com head stock padrão Fender foram feitas com madeiras de primeira qualidade. É verdade ? você sabe de dizer qual foi a madeira utilizada no corpo, no braço e na escala ?
não conheço muito de história e especificações... mas a verdade é que antigamente se usava madeiras excelentes até pra instrumentos de entrada... hoje está cada vez mais caro uma madeira nobre e antiga.
cara to com uma duvida cruel quero fazer um cavaquinho de madeira achada na rua mais oq eu acho e mais caixote de frutas porem eles são feitos de madeira maciça sera que vale apena arriscar fazer o tampo as laterais com ela ?
cara.... tudo depende do que você espera do instrumento.... eu fiz o meu primeiro ukulele inteiro de compensado de caixa de frutas e não me arrependo... é um ótimo instrumento.... mas é diferente de usar as madeiras indicadas.... se é seu primeiro instrumento, a chance de não ficar perfeito é muito grande.... aí depende se você está disposto a estragar madeiras caras, ou se quer experimentar e arriscar menos com madeiras menos nobres... eu recomendaria fazer tudo com a madeira de caixote.... acho que seria um ótimo aprendizado...
cara.... tudo depende do que você espera do instrumento.... eu fiz o meu primeiro ukulele inteiro de compensado de caixa de frutas e não me arrependo... é um ótimo instrumento.... mas é diferente de usar as madeiras indicadas.... se é seu primeiro instrumento, a chance de não ficar perfeito é muito grande.... aí depende se você está disposto a estragar madeiras caras, ou se quer experimentar e arriscar menos com madeiras menos nobres... eu recomendaria fazer tudo com a madeira de caixote.... acho que seria um ótimo aprendizado...
obrigado por me ajudar a me decidir ja estou com a mão na massa to fazendo um de madeira de caixote de frutas que são feitas de pinho vamos ver no que da kkkk
No caso do violão elétrico,o qual útil ia-se de madeira grossa no corpo,pode ser usada qualquer madeira ?
Oi, amigo, o violão elétrico você fala daqueles Silent sem caixa acústica? imagino que por ser um captador de contato a madeira influencie sim.... mas não sei dizer qual seria melhor.... imagino que as mais densas dariam um som mais estralado e as mais macias um som mais grave... mas não tenho base nenhuma para afirmar isso... kkkkk eu iria das mais leves para experimentar...
Boa noite! Vc já tentou usar lâminas de madeira, elas tem espessura de 0.6mm
nunca usei essas folhas de madeira.... o pessoal costuma fazer laterais de instrumentos com ela... vai colando várias folhas já dentro do molde e fica perfeito.... não precisa ficar curvando a madeira grossa...
@@ConstrutorMusical vou tentar depois te fala vlw
Boa noite
Eu trabalho com resina de fibra de vidro
E pode ser usada em folhamento de madeira pra violões?
oi amigo, não sei dizer... nunca usei e nem ouvi falar de gente que fez isso... mas imagino que funcione sim.... ela fica bem dura, né? o importante para uma laminação de violão é não amortecer o som com a cola.
muito bom seu trabalho cara, seria legal você fazer uma guitarra de compensado q n é uma "madeira" tão cara e depois realizar a comparação com uma guitarra de melhor "sonoridade"
Sim... vamos pensar nisso.. só não garanto fazer agora porque já tenho uma lista de instrumentos na cabeça... kkk se você procurar no youtube tem vários vídeos de gente fazendo guitarras de compensado... inclusive o braço... e fica show... Para fazer um teste honesto precisaria cortar igualzinho madeira e compensado com uma CNC, usar os mesmos captadores e cordas... aí sim poderíamos comparar a diferença que a madeira faz...
+Luthieria de Pobre legal amigo jeito simples de explicar porque tem muitos que so quer que vc gaste com madeira valeu mesmo continue nos informando gostei
+Divino Ferreira valeu pelo comentário, amigo! tudo que eu for estudando eu vou postando... se inscreva no canal para acompanhar novos vídeos!
Pessoas assim como merece dar sempre nso tem medo de ensinar o q sabe abraço amigo!
Dar nosso ok nota dez
Olá! Gostaria de saber se a madeira do violao fosco ele fica encarocado mesmo. Comprei um violao strinberg estilo jumbo fosco natural e reparei que tem alguns carocinhos do tamando micro em todo o corpo. So passando a mao pra sentir ou colocando para refletir na luz. Mas eu olhei todos estavao ao assim da mesma marca e modelo. Quero saber se é assim mesmo?
cara... nunca vi isso... teoricamente mesmo sendo fosco dá para conseguir um acabamento liso e perfeito.... ou é algo proposital que fizeram em uma linha de violões ou é algum erro de produção que afetou o lote....
Luthieria de Pobre mas tem como removers as nano bolhas?
Estou para adiquiri um violão razoável pra mim!!!! A princípio vou adiquirir um Taglewood tw10 tampo maciço em Cedro, fundos e laterais em mogno. Sei q tenho q testar o violão pra sentir o violão e assim saberei se o som me agrada. Mais minha pergunta é: esse combinação de madeiras resulta num timbre relativamente bom?
Vinny.L VinnyDrummer oi amigo, não sou especialista no assunto, mas tampo em cedro e laterais em mogno é uma combinação bem tradicional... De forma geral dizem que o abeto tem um som mais cheio que o cedro... Mas isso varia muito da espessura da madeira e principalmente o acabamento... Toco na igreja em um violão com tampo em abeto e laterais e fundo em mogno, mas o som não é lá grande coisa... Mas o verniz é muuuuito grosso... Deve ter uns 2mm de verniz ali... Quiseram deixar bonito e mataram o som da madeira...
Uma dúvida, voce disse que a lateral e o fundo tanto faz se forem de madeiras duras. Se eu usar uma madeira no fundo igual a da parte superior (madeira menos duras que lateral) a sonoridade fica melhor?
Fabio Lodi cara... não sei responder... imagino que a madeira mais macia no fundo absorva as vibrações ao invés de conduzi-las...
Olá amigo vou fazer uma caixa de bateria de madeira maciça, qual madeira vc recomendaria?
cara... não entendo de bateria.. ajudei meu irmão a construir um casco, mas usamos um compensado flexível mesmo.... dá uma olhada que tem os vídeos no canal dele... chama Tocando Bateria do Zero... tem uma série da construção da caixa de bateria...
Gostaria de saber qual o violão que vende no mercado que posso utilizar em uma região úmida ,pois aqui funga quase todas as madeiras.
Cara... Eu diria que todo violão vai ser muito sensível a umidade... A menos que você ache algum de plástico... Já vi ukuleles de acrílico transparente... Não sei se alguém faz violão assim...
O que eu recomendaria é manter o instrumento junto com aqueles produtos que removem a umidade...
@@ConstrutorMusical existe algum case que protege melhor de umidade? Obrigada
@@alessandranakazawa5750 acho que qualquer case com um saquinho de sílica ou aqueles.potes que removem umidade já estaria de bom tamanho
Pelas minhas pesquisas:
Tampo:pinho europeu (abeto)
pode ser o cedro ou a umburana,cedros (variados tipos como o rosa, vermelho etc), tbm se bombiar até o mogno,tbm a araucaria (pinho brasileiro, o pinho tuia, tbm a caixeta por nome tbm marupá, bm se tem o timburi, e entre outras com caracteristicas parecidas, bm se tem o bambu...usualmente o gigante, tbm se pode buscar outras especies macias e resistente....
Ja no fundo e lateral as mesmas do tampo serve mas adiciomando madeiras se tem:
Todos os tipos de jacaranda pois existe varios....tbm se tem a itaipoca, a mutamba, o vinhatico, a imbuia, o rouxinho,se bombiar até peroba, o marfim tbm
Ja pra escala, cavalete e cravelhas de madeira,
Todas a madeiras duras do fundo , incluindo as canelas(preta e etc), imbuia, ipê (todos os tipos,) aroeira, pau brasil, brauna, anjico, em geral madeiras duras e estavel...
Pra braço:em geral as madeiras do tampo com exceção do pinho europeu, tbm me ouso a incluir a carne de vaca,e a gamileira, imbuia, mogno,...em geral madeiras macias e estaveis.
Travessa, barras harmonicas , troculo ,culatra e reengrosso:
Se usas as mesmas do tampo e do braço como o cedro e etc,
Em geral é isso, claro...o Brasil é riquíssimo em madeira, e cujo essas possa ter madeiras similares, estude e veja a disponibilidade destas em sua região, lebrando que trato de madeiras usadas em viola, mas q serem para outros intrumentos acusticos...
Muito bom!
mano, na construção estamos usando madeira autoclavada. pra construir violão róla usar?
Cara... eu pesquisei aqui rapidinho e pelo que li não teria problema: "O tratamento da madeira com o autoclave não modifica as características físicas da mesma,"...
to na luta para encontrar o material certo para colocar em cima do captador de contato pieso ,vc sabe me dizer qual material usar sem perder o ganho?
Viviane Silva Teles não sei não... vi gente usando epóxi... mas não sei dizer do resultado...
tenho um projeto para contrabaixo com peças de moto mas não temos por aqui ponte e captadores avulsos e a grana tá curta. o que posso fazer?
Cara... você até pode fazer a ponte de madeira ou metal e usar um piezo de captação, mas sinceramente eu não faria isso... kkkk
O que EU faria? EBAY.... compra direto da china... demora uns 4 a 6 meses pra chegar, mas é muito barato...
no ebay tem ponte estilo jazz bass por R$13,27, frete grátis... (procure jazz bass bridge, e ordene por preço+frete)
E captadores por R$ 3.30+R$ 6.63 shipping (4 String Humbucker Pickup for electric P Bass White)
por pouco mais de R$20 reais você tem ponte e captadores... acho difícil sair mais barato que isso.. mesmo fabricando as peças!
Abração!
muito bom o video cara
Valeu, cara! brigadúuuuu!
vc conhece o violao martin backpacker??
eu tava afim de tentar fazer esse modelo com toda a caixa acústica (laterais, topo e traseira) com o pinus, juntando duas folhas, uma com os veios da madeira na vertical outra na horizonta para dar mais resistencia, o que voce acha?
Oi, amigo... não conhecia não... vi agora as fotos... bem interessante o formato... economiza bastante espaço numa viagem, né? Então... sobre o pinus, em geral, madeiras similares são usadas para o tampo, mas evitadas em fundos e laterais por serem muito moles... se conseguir outra madeira mais dura para fundos e laterais teoricamente conseguiria uma projetção maior de som, pois a madeira macia mataria o som.. mas é bem provável que consiga um ótimo som com o fundo e laterais do mesmo material que o tampo... o ukulele que fiz pro canal foi assim e é fantástico.... fiz um outro ukulele de madeira maciça no tampo, mas escolhi uma madeira dura no tampo... ficou um som bem ruinzinho... kkkk muito esforço pra um resultado abaixo da média... ficou lindo, mas infelizmente não ficou grande coisa sonoramente.... talvez valha a pena fazer o fundo e laterais mais grossos então.... o tampo com uns 2mm e fundos e laterais com uns 4-5.... vai segurar bem a estrutura e dar uma boa projeção.... espero ter ajudado! abração!
Quero saber onde comprar essas madeiras
Oi amigo, pode comprar em madeireira mesmo... Mas se quiser algo específico existem empresas que vendem pela internet... Procura no Facebook por via madeiras por exemplo
Amigo , eu queria saber sobre o violão Tagima jumbo maple natural . Queria sua opinião sobre ele , se poder ajudar agradeço muito
Oi, amigo, não sei muito o que dizer sobre o violão... não conheço e nunca peguei um na mão... pela descrição diz que é maple em quase tudo... já se é laminado, maciço, etc.. não sei... pelas características do maple daria um som mais seco, mas pelo tamanho da caixa, daria um grave maior... não sei o que esperar! kkkk vou ficar devendo essa!
Qualquer coisa é só escrever de novo aí!
Conto com você ajudando a divulgar o canal para os amigos que possam gostar! abração!
Queria saber se as TRAVESSAS dos tampo do violão podem ser feitas de cedro, ou só uma madeira especifica.
Oi, amigo, já vi os gringos falando de algumas madeiras que eles usam, mas particularmente não tenho a informação para te responder com precisão... aquele ukulele de cedro que rachou que mostrei porque a madeira estava verde também tinha as travessas e leque harmônico em cedro... mas como rachou não é um bom indício, né? Valeu por passar para comentar! Muito bom receber esse tipo de incentivo! Espero que você nos ajude espalhando o canal para os amigos que possam curtir! abração!
Olá amigo vou dar meu "pitaco" também se assim me permitir, faço nas horas vagas umas violas caipira, faço os leques harmônicos também com cedro , mogno se puder use a mesma madeira do tampo. O que vai ajudar tbm no som, além da expessura do tampo é a expessura dos leques tbm.
Abraços
legal, amigo! suas dicas são muito bem vindas! se algum dia quiser gravar um vídeo falando sobre o assunto, eu coloco online no canal nos episódios dos trabalhos da galera... seria muito legal! pensa aí! abração!
Eu estou fazendo um violão com madeira da minha região assim que terminar vou postar um vídeo
Show! Quero ver sim!
amigo da uma dica aí se for possível: Entendo que luthieria é um pouco complexo porem com o tempo que você tem de conhecimento com certeza já passou por algo parecido. Eu tinha um sonho de ter um violão de dez cordas e como o preço é um pouco caro resolvi confeccionar um. Comprei as madeiras, cedro canadense para o tampo, mógno para o braço e teca para a caixa. ficou muito bom a afinação cem por cento e o acabamento também gostei. porem algo me pegou o volume de som, as três primeiras cordas ficaram com pouco volume de som e da quarta em diante ficou com um volume bom, comparei com um decibelímetro e ficou até um pouquinho mais alto que um tagima que eu tenho. o tampo em cedar deixei com 2,7 a 2,8 e o leque copiei de umas dum outro dez cordas daí não sei onde pequei se foi no leque ou no tampo,
cara... obviamente é muito difícil resolver um problema desses, ainda mais à distância... lembre que tenho pouco mais de 1 ano brincando de luthieria e sem nenhum mentor... só pela internet... kkk então do meu pouco conhecimento, penso em algumas possibilidades, e pense apenas como uma sugestáo de investigação....
O que consegui pensar:
1) pode ser que a espessura do tampo, leque harmônico e outros fatores de construção colaborem para uma melhor ressonância em determinadas frequências. então precisaria verificar se a frequência de ressonância das peças está pendendo mais para um determinado lado
2) tem algo algo matando o som? alguma falha na estrutura das madeiras que abafe o som? tampo rachado? alguma madeira do leque harmônico quebrou lá dentro? algum problema no nut?
3) estrutura muito travada? como a tensão é muito alta, será que uma tensão alta não permite vibração do tampo?
Não sei... são algumas hipóteses... espero que você consiga melhorar seu violão por aí! abração!
Perfeito amigo resolvi perguntar-lhe por que a maioria dos luthie sempre iniciam errando e parece que os problemas são sempre parecidos. O maldito baixo volume de som. e a gente conversando as vezes pode trocar alguma ideia legal. claro a distancia você não tem nem ideia do que fiz mas tudo que me respondeu será de grande avalia pois estou tentando entender por onde começo alguma mudança pra melhorar esse detalhe. muito obrigado pela resposta que Deus lhe abençoe muito. muito sucesso em sua vida.
Tem uma loja vendendo uma viola caipira na minha cidade Feita por luthier 290 será que é mt ruim?
oi amigo, pode ser ótima, ou pode ser uma porcaria.... precisaria de alguém que entende pra tocar e avaliar... ver se o braço está empenado, se não tem nada trincado, etc...
Então to querendo comprar uma pra iniciar mesmo, num preço mais em conta, to pesquisando a Giannini Vs14 e achei essa na minha cidade numa loja de instrumentos, mas achei um preço bem barato pra uma luthier , tem alguma dica pra eu ver se ela é boa, por exemplo perguntar tipos de matérias usados ou algo do tipo?
Man... Tenho um Ukulele e ele era de uma região mais quente que a minha. Quando comprei ele notei q a segunda corda ta com um som estranho. Ja levei em um luthier e ele disse q é questão de climatização. Uq eu faço?
que tipo de som estranho? já reparou de onde vem o som? é do cavalete? é de dentro do instrumento?
Boa, Cara eu estou com uma dúvida sobre um Violão Takamine GD11 ele é todo em Mogno, estou em busca de um violão bom nesse estilo, folk, com graves e médios bem acentuados, você tem mais experiência Madeira e eu acho que é muito im portante esse conhecimento da Madeira do violão! Me dá uma força aí, você acha que esse violão é bom ou tem outro mais em conta que tem esses requisitos! Ajuda aí! Abraço!
Cara... sinceramente acho muito difícil falar de um violão só pelas madeiras com que ele é construído... como falei, de uma mesma árvore você tira madeiras com características super diferentes uma das outras... o que você consegue de forma geral é uma tendência de determinada espécie ter fibras mais elásticas, mais densas, etc... e isso impacta no som, mas só de falar o tipo de madeira, não consigo falar nada sobre um instrumento... minha recomendação? pegue o instrumento em mãos, toque e veja o que acha... tirando os violões muito baratinhos que são feitos de qualquer jeito (veja o vídeo onde reformo um violão austin para ter uma idéia... braço cheio de emendas, escala de compensado, etc...) conta muito mais a sua opinião... se tem o timbre que você gosta, a pegada do braço... etc... de forma geral procure instrumentos com tampo de madeira maciça ao invés de compensado/laminado... e lembre que com o tempo o violão muda de sonoridade.. então pode ser que um violão tenha um som hoje e daqui 20 anos seja diferente... mas isso não tem muito o que fazer na hora de comprar... dificilmente vai conseguir comparar um mesmo modelo zerado e um com décadas de uso...
Bom nao sei se você me responderá .. Mas ... Olha eu queria um violão de pau Brasil .. Mas porque .. Porque queria uma lembrança comigo de um lugar especial que tem essa árvore .. Você acha que ficaria legal ??? Ao menos algumas partes
oi amigo, já ouvi falar de pessoas que usam pau-brasil nas laterais e fundo do violão... é uma madeira bem dura... só lembre que é crime cortar pau-brasil... se não tiver certificado e te pegarem com a madeira, pode dar prisão!
Entendi mas de qualquer forma obrigado ... Vou ver os trâmites aqui... E buscas um Luthier de qualidade na minha cidade ... Acho que o Luthier é mais difícil 😅
com certeza não é fácil achar alguém que realmente saiba o que está fazendo.... boa sorte, amigo!
primeiramente parabéns pelo canal acho show de bola, mas tu é esquisito sim kkk brincadeira, to com um violão bem antigo e vou refazer as laterais ia usar um compensado mas um amigo disse que não ficaria legal no ukulele que fiz pelo teus videos ficou legal mas no violão você recomendaria oque levando em conta que madeira mesmo nao tem como pois nao sei onde vender me responde ai se poder, vlw abraço
Cara... se possível compre uma madeira dura para as laterais... ela vai ajudar a projetar o som do tampo.... os compensados em geral são meio moles... funcionam razoavelmente bem... não sei qual o nível de qualidade qu você pretende atingir... mas para coisas mais profissionais, o ideal seria uma madeira dura sim... se você for em uma serralheria ou marcenaria os caras devem ter retalhos nas dimensões que você precisa... procure madeiras que não empenem fácil... aí peça pros caras cortarem o mais fino que puderem pra você.... o trampo vai ser curvar a madeira... quanto mais resistente mais fácil quebrar... mas aí é fazer uns testes antes nos compensados mesmo... se rolar você guarda eles... aí tenta na madeira mais dura... no pior dos casos você tem um plano b...
Verdade, não tinha pensado na ideia, vou tentar isso mesmo pois meu violão é uma relíquia anos 40 por ai e quero fazer algo legal to montando um sistema pra dobrar com cano de ferro e resistência, vlw um muito obrigado e vai mandando mais videos vlw
Bacana!
valeu!
E aí blz...to comessando a fazer meu baixo,me indicaram cedro rosa para o corpo....oq vc axa amigo....é uma boa madeira???
Oi, amigo, tudo bem? Como deve ter dado para perceber pelo vídeo, eu sou daqueles que acreditam que o projeto (distâncias, captadores, etc) influenciam muito mais no som que a madeira em si... por isso que a stratocaster de papelão que a Fender fez tem som de stratocaster, enquanto que as telecasters tem som de tele, independente do tipo de madeira... a madeira influencia um pouco sim no som, mas é tão pouco, que o acabamento conta mais no som que o tipo de madeira... de qualquer forma, o cedro é bem usado.. é legal que não é uma madeira muito pesada e apresenta a resistência necessária... só lembre de verificar se está bem seca... você não vai querer perder o trabalho porque usou madeira verde (como aconteceu com o ukulele que mostrei no vídeo).. falam que o ideal é 1 ano secando para cada 2,5cm de espessura.... espero ter ajudado. abraços!
Luthieria de Pobre obrigado pelas dicas,quando tiver executando o projeto te dou um toq....
Legal! Se você olhar lá no E60 eu falei da idéia de divulgar os projetos da galera... se você mandar eu incluo lá! abração!
A única coisa que eu não sabia é que quanto mais a madeira estiver seca melhor! Eu achava que era o contrário...
Tá explicado o motivo que alguns luthiers gostam de trabalhar com madeira de demolição!
Sim... madeira verde é fria! ela vai trabalhando muito e você pode perder todo o trabalho! madeira de demolição é uma ótima opção! abração!
O que vibra é as cordas! A madeira ecoa as vibrações nela aplicadas!
Valter Ferreira sim... As cordas é que estão vibrando, mas como elas estão presas no tampo do violão, o tampo acaba vibrando junto... por ressonância, por força física direta da corda, etc... e é justamente essa movimentação do tampo que movimenta o ar e projeta o som. Acho não consegui me expressar muito bem, e esse é um daqueles assuntos polêmicos, né? Espero ter ajudado!
Qualquer coisa é só escrever de novo aí!
Conto com você ajudando a divulgar o canal para os amigos que possam gostar! abração!
Luthieria de Pobre, vc explicou muito claramente no vídeo... Não poderia ter se expressado melhor
Pode usar madeira de construção para fazer instrumentos?.
Cara... "madeira de construção" é um termo muito genérico... em geral o pessoal usa as madeiras mais baratas para construção, mas existem casos onde você encontra peroba do norte, ou ipê sendo usados em construção, que são madeiras nobres e ótimas! o importante é pensar em madeiras estáveis e resistentes... se você encontra uma "madeira de construção" que ficou ao ar livre por um tempo, e não está empenada, já é um ótimo sinal! provavelmente vai dar um ótimo braço ou até mesmo um corpo de guitarra ou baixo...
Madeira da lateral e a mesma do tamqo si ou nao
normalmente não... o ideal é uma madeira mais dura nas laterais e fundo e uma mais flexível no tampo.
Gostei muito desse vídeo parabéns
Olá amigo! Fico feliz por estar gostando! Valeu por passar para comentar! Muito bom receber esse tipo de incentivo! Espero que você nos ajude espalhando o canal para os amigos que possam curtir! abração!
Obrigado
Vc ka viu aquela arvore ficus? Eu ja vi troncos cortados dessa arvore
não conheço....
Nos ensina a fazer violão, faz com materiais encontráveis facilmente
Faz inspirado no Taylor Baby ou Martin Ed Sheeran, valeu
Oi, amigo... tudo bem? então... eu pretendo fazer um violão sim, mas só mais pra frente... antes tenho outros projetos na lista... amplificador de guitarra.. uma guitarra (na verdade mais de uma... quero fazer uma tele e uma strato), bandolim, um cravo... etc... um dia eu pretendo fazer um violão sim, mas não vai ser tão cedo... se tiver pressa, recomendo assitir a série do ukulele de baixo custo, que todos os princípios de construção já estão lá... aí é só procurar uma planta de violão e seguir as medidas... abraços!
Estou fazendo um violão faz dois dias hahah
cara, que legal! comprou madeiras ou vai usar materia reciclado como eu? tá seguindo algum projeto? quero ver isso aí, ein!
Lâminas de pinos dupla de caixas de madeira, assim como do teu ukulele, sorte que as tábuas são mais largas e aí só precisei juntar duas. Pretendo comprar apenas tensor, trastes e tarrachas blindadas. Surgiu com o desejo muito grande de um violão pequeno, sempre quis fazer um violão também hahah quando terminar posto vídeo com as fotos
✋✋✋
as sanfonas de hoje sao mais baratas do que as antigas porque sao feitas de mdf?
Oi amigo, provavelmente o processo de construção passou a ser mais industrial e menos manual... Os materiais também devem ter mudado com os anos.
quais os tingidores recomendados?
cara... existem tingidores para madeira... mas se a idéia é envelhecer a madeira, para parecer mais antiga, o pessoal usa permanganato de potássio.... dá pra achar uns vídeos do pessoal explicando... eu já usei vinagre com bombril para escurecer madeira... aí vai do orçamento e do que você pretende fazer... essas técnicas alternativas variam muito de madeira .... então como eu falei, teste em um pedaço de madeira antes de já inserir no instrumento...
faz uma video aula de como fazer um violão vlw ;)
Reduz Mais oi amigo! no momento tenho uma série que ensina a fazer um ukuleke, que é um violão pequeno. ... assiste essa série e me manda uma mensagem que te arrumo uma planta de violão. .. da pra fazer de boa.
obgd amigo to assistindo aki me passa no whats se possivel 12996857436
Oi, amigo dá uma olhada nesse link, tem 3 violões...
www.grellier.fr/en/downloads
baixa o PDF e imprime... aí é só cortar as madeiras no formato.... abraços!
Blz amigo muito obg já to fazendo o ukulele com alcateques serve ??
oi amigo, provavelmente o som não vai ser dos melhores, e principalmente para o tampo seria bom arrumar algo melhor... mesmo que seja pinus... mas se é o que você tem disponível, acho que vale brincar só para aprender... no próximo instrumento aí você investe em alguma madeira melhor...
É uma boa ideia afrouxar as cordas de uma guitarra quando não estiver usando pra diminuir o risco de entortar o braço?
Em geral não é necessário. Só se estiver com algum problema
boa noite sera q consigo fazer um baixolao com compençade
cara... nunca pesquisei sobre a tensão de um baixolão... talvez seria bom ver que espessura de madeira o pessoal costuma usar, que tipo de reforço interno tem, etc.... nessa eu não sei muito como ajudar....
Eu busco as seguintes: ADIRONDAKE pra tampo, mogno africano pra escala, jacarandá pra o corpo e CEDRO pra braço.
Se alguém tiver me avisa por favor. Busco somente essas madeiras, as principais são ADIRONDAKE e jacarandá
Existem revendedores de madeiras para luthieria no Brasil... Made in madeira é um deles que conheci recentemente... Tenta algum contato com eles...
@@ConstrutorMusical muito obrigado
Claro que madeira faz muita diferença no som, um ash, e um mogno da sonoridade muito diferente, eu já fiz esse teste mesmo captador em corpos de strato com madeira diferente, muda e muito. Um Luthier do sul da um exemplo muito bom, é como o churrasco, qualquer carne faz churrasco, mais o tipo da carne e o tempero faz a diferença, o captador vai ser um fator com maior percentual e a madeira é o tempero do som.
Pois é, Rogerio Balestra, é o tipo de coisa que eu já mudei de opinião... hoje não tenho dúvida que influencia... não é tudo que o pessoal acha... mas muda alguma coisa sim...
obrigado por passar pra comentar! abração!
Não é bem assim,nos instrumentos como ukulelé,violão,viola,concordo com que a capacidade de vibrar é a responsável pela sonoridade ,agora nas guitarras e baixos sólidos,o que manda é a densidade da madeira,a onda não fica vibrando como no tampo do violão,na guitarra o onda se transmite da ponta do headstock ate a ponta opósita do corpo,a diferencia de timbre fica por conta da velocidade com que as ondas se transmitem na madeira,que varia de acordo com a densidade da madeira,por isso madeiras como mogno tem muito mais sustain que madeiras como marupá,ash.Eu sou luthier e guitarrista,e já coloquei um set de captadores Bill Lawrence 1978,em Gibson Les Paul(USA),e eles detonaram,coloquei o mesmo set numa Fender telecaster USA de alder,e ficaram com um som bem inferior.Coloquei numa Giannini de cedro e ficaram bons tambem,eles são para guitarras com madeira que propaga a onda mais lentamente,o que resulta em mais sustain,os captadores single tipo Fender são mais próprios para madeiras como alder,ash,caixeta(marupá).Seria uma ironia falar que uma Les Paul de Mogno tem o mesmo som de uma feita de compensado,kkkkkkkkkkkkkkkk!!
Para começar, agradeço o comentário, e já digo que respeito muito sua opinião!! só por você já ter feito alguns testes já está muito mais apto para falar sobre o assunto do que eu, que estou começando e fiz poucas coisas na área... a maioria com lixo (literalmente!).
Concordo com você sobre as ondas vibratórias atravessarem o corpo e braço... nesse ponto, inclusive, digo que é muito mais importante não ter uma emenda entre corpo e braço do que a espécie da madeira que você usa. A emenda e transição de vibração de um meio mais denso para outro não tão denso mata muito o sustain. Por isso existem guitarras sendo feitas de peças únicas... mas são raras.
O que eu falo no vídeo foi fruto de alguma pesquisa em materiais diversos, e muito do que fundamenta minha discussão vem daqui: ua-cam.com/video/AuIqNmVNNuA/v-deo.html e daqui ua-cam.com/video/svmOQuNC1Uw/v-deo.html
O primeiro vídeo mostra um pesquisador que fez 9 corpos de guitarra iguais em CNC, construiu um dispositivo que dá uma paletada sempre com a mesma força e fez estudos comparando os resultados usando os mesmos captadores e o mesmo braço... a conclusão dele é de que não existe diferença no som gravado... (já deixando que tenho minhas ressalvas com o trabalho dele, vendo aquele som clipado na tela, de ele não falar de estatísticas, de margem de erro, etc...)
Significa que não vai ter diferença quando eu tocar uma guitarra de madeiras diferentes? Não... pois o feeling da guitarra vai influenciar a forma como eu toco... e na minha opinião isso vai mudar muito mais que a influencia da madeira no som/timbre/sustain... (minha opinião)
Quanto mais treinado o ouvido, mais nuances são percebidas. A madeira pode influenciar sim no sustain, pois um dos fatores mais determinantes no sustain é a rigidez de fixação. Quanto mais densa e justas as fibras da madeira, maior a rigidez de fixação. Teoricamente essa seria a maior diferença... Em teoria, uma madeira A ou B consegue imprimir modificação no padrão vibratório ou filtrar alguma frequência... mas na prática o feeling da guitarra influencia muito mais no timbre...
Se eu ouço a diferença de timbre, ela existe, ao menos para mim... a questão é se ela existe além do subjetivismo de cada um... por isso existe tanta discussão...
Se eu tiver uma oportunidade de usar madeira de qualidade, eu prefiro usar...pelo padrão construtivo, pela qualidade, e não tanto pelo timbre.
Um exemplo muito legal disso é a Fender Cardboard - ua-cam.com/video/7Oo2H-W7d6A/v-deo.html
Um baita som de uma guitarra inteira de papelão com epoxi...
Eu já tinha ouvido essa Fender,mais esse vídeo é 100% para promover essa guitarra,os caras ,se vc presta atenção ,colocaram pedaleira nela com todo tipo de sustainer,Delay,compresor,numa palavra montaram um patch na pedaleira para suplir a carencia de timbre por falta de madeira.O som dessa guiatarra limpa,perde para muita chinesa de terceira categoria,é um som agudo tipo as Stringberg de aglomerado,o que salva ela um pouco são os pick ups Fender,mais se o Leo Fender sai-se da cova ia correr esses caras com uma soiteira, kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk!!
As Strato e Telecaster,são de madeiras menos densas,e com braço parafusado propositalmente,para que o som não fique tão gordo como nas Gibson coladas, que parecem de uma peça,e são com madeiras tipo mogno que seguram por mais tempo a onda,inclusive o tipo de captador usada na Fender é de 6,4 k contra os humbucker da Gibson que tem mais de 10 k(14,16k)quanto mais espiras tem a bobina,mais gordo e o som e com mais sustainer .Ai em parceria com uma madeira especifica para cada tipo de captador,da como resultado a diferença abismal de timbre entre as duas guitarras.Não precisa vc ter muito conhecimento de som de guitarra,para vc perceber num solo de Blues ,que guitarra esta usando(Gibson ou Fender). Falo de blues,porque no Metal os caras colocam muita distorção, ai já vc não percebe mais a diferencia de timbre.
Legal! Seus comentários são muito bons! Auxiliam muito! Valeu!!!
horaciosibilla Discordo totalmente...
Fazer um violão de aço 💯 por cento com madeiras brasileiras,fica bom se você conlheçe um feito faz um comparativo..
oi amigo, tem algumas pessoas que fazem aqui no Brasil... mas eu não tenho acesso a nenhum instrumento para fazer esse tipo de teste..
@@ConstrutorMusical concerteza se alguém postar algu vídeo você me manda o link?
Eu fiz um ukulele com tampo de pinus faz 2 anos e ate agora nao mudou nada. Tem 3 mm
Show ... Tem vídeo dele?
Luthieria de Pobre Eu nao tenho video. Eu fiz ele pra aprender a tocar mas eu ainda nao aprendi direito kkk. mas eu vou tentar transformar ele num mini baixo acústico
Qual madeira pra fazer o braço do contrabaixo???
as mesmas indicações de madeira pra guitarra seriam utilizadas para baixo... mas pro baixo eu daria preferência pra fazer o braço laminado... várias ripas coladas... fica mais resistente se for bem colado.
consigo desmanchar um violão velho e transformar num ukulele, a madeira ainda presta?
cara... se for seu primeiro instrumento, recomendo não estragar um que já funciona... kkkk eu pegaria outras madeiras e faria um novo do zero... mas se não tiver valor nenhum para você, dá sim para usar... não sei se vai valer a pena... você fala de só mudar a quantidade de cordas, ou cortar ele inteiro e fazer de outro tamanho?