5 MITOS SOBRE A VIOLÊNCIA DOMÉSTICA | AGOSTO LILÁS

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 9 лют 2025
  • Você sabia que violência doméstica não é apenas física e não leva à morte necessariamente?
    Nesse vídeo nós duas estamos com roupas lilás e não é por acaso. Agosto é o mês de combate à violência doméstica. Agosto Lilás é apenas um mês, mas o combate deve ser todos os dias. Para ajudar a conscientização das mulheres, separamos 5 mitos sobre a violência doméstica.
    1. Violência doméstica se resume às pessoas de baixa renda e pouca instrução
    Obviamente não, ela acontece de forma espalhada no ser humano. Ela não tem gênero (e não é só mulher que sofre). Pode ser que as mulheres sofram mais, mas não há definição por gênero. Violência doméstica engloba pessoas trans, homessexuais, não binárias, etc.
    2. Mulher apanha porque provoca e gosta
    Isso é completamente intolerante. O que é provocar? É não "obedecer" o marido? É usar uma roupa que ela goste e ser ela mesma? É um absurdo fazer esse tipo de acusação. A mulher apanha, porque o homem é agressor, e não porque ela provoca.
    3. Os agressores não sabem controlar suas emoções
    Mas esse homem bate no chefe, no porteiro, nos amigos? Normalmente não. Infelizmente tem pessoas que tentam justificar esse ato terrível de agressão (seja ela física ou não) usando desse argumento absurdo de que o homem não sabe controlar as emoções. Geralmente é aquele sentimento de "macho" autoritário que ele desconta na mulher em forma de agressão. Ele se sente diminuído pela mulher e quer mostrar o quanto é macho. Um absurdo! E entenda: a mulher às vezes não consegue sair da situação, mas não porque ainda o ama. Muitas vezes é por conta de dependência emocional ou até mesmo ameaças.
    4. A violência precisa ser diária para ser considerada violência
    Não existe um número certo pra dizer que é violência. Aconteceu uma vez? Já é violência!
    5. A violência doméstica é só física
    Não! Pode ser violência emocional ou afetiva também. É muito importante que todas as mulheres saibam que superproteção e amor não são em forma de violência. Se você se sentiu mal ou tem medo do seu marido, não é amor. Medo não é amor. Nem sempre é fácil de entender esse medo, mas se sentir desconfortável, isolada, fique atenta.
    Mito bônus:
    Violência doméstica tem a ver com drogas, bebidas alcoólicas e doenças mentais.
    Não tem a ver com nada disso. Doença mental, pode ser algo mais específico da doença. Mas drogas e bebidas não são justificativas para agressões!
    Mulheres, vamos ter consciência. Não podemos admitir essas coisas. Como sair de uma relação abusiva e o que fazer em caso de medo das agressões: saindo dessa relação, procurando ajuda e informação. Caso você não consiga sair, procure ajuda de alguma forma. Se sentiu mal? Busque ajuda! Você não precisa ser maltratada e violentada. Cuide de si e, se perceber alguém próximo com esse problema, tente ajudar também. Você não está sozinha e a culpa NÃO É SUA!
    Gostou deste vídeo?
    ✏️✏️ Deixe seu comentário
    📢 Compartilhe com suas amigas (Homens também são bem-vindos)
    👠👠 Siga nossas redes ➽
    Facebook: / escritoranodiva
    Instagram: / escritora_no_diva
    Escute nossas entrevistas/participações:
    CBN: 'A vida continua: não é porque chegamos aos 60 anos que nada mais acontece' - cbn.globoradio...
    Podcast BandNews: open.spotify.c...
    VDV: web.vdvapp.com....
    Revista CBN: cbn.globoradio...
    CBN Gerações: m.cbn.globorad...

КОМЕНТАРІ • 5

  • @patricialeirner
    @patricialeirner 3 роки тому +3

    Parabéns por trazer este assunto tão importante!! A violência doméstica por vezes é sutil (e não menos violenta), e por vezes se torna “normal”. Trazer à consciência é fundamental! 👏👏👏👏👏

  • @catarina5465
    @catarina5465 3 роки тому +1

    Excelente conteúdo...Maravilhoso ver um tema polêmico ser discutido por duas pessoas de faixa etária diferente e profissões diferentes...Vocês estão inspirando muitas mulheres a se livrarem de situações muito sérias e doloridas.

  • @catarina5465
    @catarina5465 3 роки тому +2

    Geralmente o homem que pratica a violência doméstica ele tem o perfil de "bom" marido e "bom" pai.. é muito educado socialmente...Tem uma vida social ativa...Então isso tudo deixa a mulher muito confusa e por esse fato ela demora a identificar as atitudes de violência psicológica e que ela precisa sair desse relacionamento.

  • @fatimamendes5873
    @fatimamendes5873 3 роки тому

    Eu gostaria que vcs fizessem um artigo a respeito do amor romântico e da influência da religião da vida da mulher...