Obrigado pelo documentário,eis a verdadeira saga de dona Beja de Araxá... Araxá hoje,segue rumo pra ser uma das cidades mais próspera de Minas Gerais,e com muito orgulho de pertencer ao estado mineiro.
No início dos anos 2000, dormi na pensão Tormine ( casa de beja) muito simples! A parte de cima parece que estava abandonada. Fogão a lenha não apagava nunca! Água quente da pensão era serpentina! Apesar da simplicidade tenho saudade!!😣😑moro em B.Horizonte! Parabéns pelo vídeo!!
Boa noite. Obrigada, por ter partihado a vida de Ana Jacinta. Já sabia de um um pouquinho da vida dela,inclusive ada morte do António Sampaio, o então, único amor de Beija. Saudações desde #Portugal
A minha bisavó tem uma história muito interessante, o nome dela era Unirem e, segundo o que me contarão ela era filha de fazendeiros ricos, os ferreiras e os lemos mas na época ela recebeu a visita de primos
Ninguém saberá de toda verdade sobre outras pessoas, ainda mais há dois séculos atrás, porém de alguma forma seu nome está sendo lembrado até os dias de hoje, certamente foi uma pessoa que se destacou pelos seus feitos e ainda continuarão existindo pessoas para duvidar disto. Para a maioria de nós, meros cidadãos comuns, não seremos lembrados daqui a duzentos anos!!!!!!!
Ao que se sabe João Carneiro de Mendonça era o pai da segunda filha Joana e Antônio da família Sampaio era pai de Tereza.. mas dizem que ele não assumiu a paternidade como se pensa.. talvez esse padre a tomou como filha.. mas muita coisa não foi colocada na novela e outras foram muito resumidas.. o final da novela pir exemplo foi muito resumido.. ao que se consta realmente ela cortou os cabelos quando deixou a vida de cortesã... muita coisa deixou de ser contada mas há fotos na internete de Beija já com idade avançada e cabelos cortados, de uma de suas filhas, e de uma neta.. De fato ela existiu sim, era uma mulher pequena e de olhos claros, apesar da foto ser antiga e ela já estava idosa, percebia-se que foi uma mulher bonita. Bom gente ela envelheceu como uma simples mortal já que não haviam procedimentos estéticos na época, mas deve ter sido linda mesmo quando jovem.
@@fadadenarnia6069 sim na novela Beija era a acusada e João o advogado que a defendeu, porém foi ele quem deu fuga ao escravo condenado, não se sabe se somente para proteger Beija ou pq tambem estava envolvido. Muitas versões, muito confuso. Mas amo essa novela..
Maly Zuk ... estou lendo seu comentário ... onde está a verdadeira foto de D.Beja com os cabelos cortados? ... o que sei é que na época de D.Beja a fotografia não tinha sido ainda descoberta.. Só havia punturas.
Muito obrigado pelo vídeo. Esclareceu muita coisa! Estou assistindo a novela ( sei que há muita ficção lá) e queria saber a realidade. Estou surpreso como muita coisa que existe sobre a personalidade Beja é pura invenção. A estória é incrível demais para ter sido a História de alguém. Obrigado pelo vídeo! É excelente. 👏🏾
De fato, documentos são coisas que se perdem no tempo, meu pai de 1928 e minha mãe de 1932 não têm mais sequer uma cópia de suas certidões de nacimento, imagina pessoas de 1800. É incrível que ainda existam alguns documentos mencionando a Ana Jacinta, a única coisa certa é que de fato ela existiu.
muito melhor padre casar e constituir família do que ser pedófilos que sabemos que tem muitos, sou católico mas não aceito o não casamento dos padres !
Padres nao podem se casar por causa de interesses da própria igreja. Heranças e tals. Se os padres tiverem filhos e esposas, teriam que deixar bens. Bens esses que a igreja teria que arcar.
Não me lembro do fato dela ter se casado com um padre, na novela, mas esta é uma obra ficcional para TV! Provavelmente foi mais um tópico 'esquecido' da historia para não causar polêmica com a audiência. Obrigado por este video, foi muito esclarecedor da verdadeira história, pelo menos de tudo daquilo que se foi registrado. MUITO BOM !!!!
Olá Bruna! Muito interessante sua informação. Já li vários livros sobre Araxá e D. Beja. E curioso é o fato de Rosa Maria Spinoso de Montandon em seu livro: "Dona Beja - Desvendando o Mito" não trazer esta notícia. Existe algum caminho de acesso onde posso ler e/ou pesquisar sobre este processo movido por Ana Felizarda contra Ana Jacintha? Agradeço antecipadamente a sua atenção.
@@VilmadaSilveira provavelmente ela não achou esse documento na pesquisa dela, acho que foi feita no começo dos anos 2000. Vou colocar o link abaixo do artigo sobre o assassinato de Manuel Fernandes Sampaio, em 1936:
Concordo. Seria legal de saber. Hoje em dia dá pra saber como pesquisas genéticas tb além de documental ... porém custa uma grana esse serviço. Pelo menos 3.000,00 mil reais, uma pesquisa bem completa.
Adorei a narrativa sobre a Dona Beija!. Depois dessa personagem virar novela na Rede Manchete (In Memorian) quem sabe, ela possa ser contada nas telonas do cinema!!!. Assim espero!!!. Assim profetizo!!!. NASSER DERZI BOU KHEZAM (Ivaiporã - Paraná)
Bom em se tratando de rapto não é de se estranhar, minha bisavó Índia foi raptada para ser mulher de meu bisavô. Lógico que na época ninguém se atreveria documentar isso em papéis contra a monarquia pois quem a raptou era amigo da realeza, e outra coisa, época em que a mulher pertencia a um homem que as chamavam de esposas. Era de se duvidar que deixariam documentos alegando que uma mulher fez td aquilo ao ponto de ser uma cortezam que tinha um poder aquisitivo igualmente ao dos coronéis da época. Só meu ponto de vista!
Quanta Mentirada!! Vá hoje em Araxá, linda cidade, com ruas e avenidas com canteiros centrais cheios de Roseiras,Hortencias de variadas cores e Margaridas... 0 grande hotel Tauá é uma coisa de doido com suas excelentes termas,banhos etc. Finalmente,morei lá por quase dez anos... Hoje resido numa terra de índios que se você plantar uma arvorezinha na porta de sua casa,certamente no outro dia estar quebrada ou arrancada...
No meu ver a partir dos documentos ela era uma mulher que a partir das suas relações com fazendeiros ricos controlava seus interesses,era bem inteligente e fazendeira talvez,tinha propriedades e um estabelecimento no sobrado.O Manuel Sampaio existiu,teve um processo do assassinato,o mandante era o Coronel Carneiro de Mendonça e ela tinha uma ligação com ele,ao ser citada por uma das testemunhas e dentro de uma das propriedades do fazendeiro,havia uma área com seu nome,talvez uma de suas fazendas.Você disse que ela não recebeu prejuízo,os processos demoravam mesmo,as proporções foram significativas e ela ter conseguido,não o que queria,é bem interessante.Esse caso precisa ser analisado por bases historiográficas,não por nossas visões.
- Propus-me a escrever a História de Araxá e região a partir de documentos. Pesquisei bastante. Nunca encontrei documento algum sobre Antônio ou Manuel Sampaio. Nem de seu assassinato e processo. Se você souber onde encontrar, por favor cite a fonte. O que está documentado é a união estável com o padre durante 18 anos, com o qual teve uma filha. Tudo documentado.
@@ernestorosa7372 provavelmente não teve acesso á todos documentos,e se não vê,parece que não acredita.Mas há publicações e arquivos onlines que lhe permitem comprovar tais menções.
Quando a ficção é melhor que à história real ,fica se com à ficção. 😂😂😂 Sera que ela nem mesma minha conterrânea do município de pains ,na época pertencia a formiga mg ,minha cidade.
Parabéns pelo vídeo, Ernesto. Muito boa a pesquisa sobre as fontes. Quanto a reconstituição do arraial na década de 1830, interessantíssimo o trabalho. Também foi elaborada uma maquete? Saudações, Isaac
Muito obrigada por esclarecer. Mais ficou uma dúvida. A pintura de Beja em seu Museu é ela mesma? E a fotografia tirada antes dela morrer já com seus 70+ anos ? É verdadeira? Porq inventam tantas mentiras...
@@ildeliarosa865 é verdade que ela não era prostituta, e nem de família rica. Sou de bh, é isso aconteceu aqui... Ela era uma mulher muito bonita não era mineira, mas gostava muito da parte boêmia de bh. Ela era doméstica, trabalhava em residências de famílias nobres de bh, e nas folgas ia as farras. O que se relata nas minisséries, trata se de “ licença poetica”, o diretor tem permissão pra aflorear os causos.... Permissão não sei de quem?! O caso do cintura fina, amigo da hilda , ele tbm existiu. O Rico empresário do hotel financial, “ Luciano”, tbm existiu. Porém não no mesmo local, mas sim na mesma época. Ramiro da cartucheira tbm existiu...
só fiquei com uma dúvida , de resto eu até aceitei , ja que se trata de algo documentado ... Ana Jacinta de São José , era de Formiga ??? bom ha relatos de quê Ana Jacinta de São José eras de Pains ... nascida em pains e veio com seu avô para são Domingos (araxá atualmente ) em 1815. 🤔
Eu achava que a palavra BEIJA , tinha a letra i no meio !!!!!! Mas acho que a professora de português na minha época de escola me ensinou errado !!!!!! Kkkkkkkkkkkkkkk
Temos fotos dos 7 sobradões e de outras casas incluindo a Igreja. Então, fizemos uma montagem a partir de foto antiga da praça. Usamos computação para adequar as perspectivas e tamanhos. Depois completamos com casas segundo descrições e fragmentos. Portanto, não é exata, mas passa a ideia de como era.
@@ernestorosa7372 a "história para turista" que o senhor falou realmente pode não possuir bases comprobatórias e que possam corroborar com a "lenda" ou tradição popular que é a mais conhecida e passada por gerações. Todavia mesmo com esses documentos, estes poderiam ter sido adulterados de alguma forma, pois alguém não desejaria ter uma fama de cortesã como dona Beija tinha. Muito me aguça a curiosidade saber o porquê de um vigário ter casado.... Hoje em dia isso ainda é algo difícil de se ver e aceitar por parte da Igreja Católica. Como este sacerdote conseguiu isso ? Não largou o ofício e ainda teve filho com Beija?! Antônio Sampaio então nunca existiu?! Fala-se também que não existia cavalos, mas sim mulas no Brasil muito embora Debret, Rugendaa e Pedro Américo tenha imortalizado o animal em suas obras. Não acredito totalmente e não acho que a história seja totalmente fiel. Até os evangelho da Bíblia divergem em alguns aspectos. Prefiro crer na sabedoria e tradição popular pois esta apesar de "não possuir" provas, resiste até hoje e atravessa gerações. Quer prova ou história melhor que essa?! Acredito em sacis, fadas, Curupira, Lobisomem, Boi-tátá etc. Câmara Cascudo o registrou em seus livros e muitas pessoas sempre tem algo que viram e contam. Eu particularmente tenho em minha família. Infelizmente não temos uma Máquina do Tempo.... A História favorece e é do ponto de vista daquele que a conta. Desde os primórdios desse país já existia corrupção, quem garante que não houve para forjar tais documentos. A história popular diz que Antônio Sampaio nunca reconheceu Tereza por capricho de Beija talvez ou por ser algo mais polêmico de ser filha e registrada de um sacerdote?! Ei isso dá uma tese viu. Já vi uma na internet. Talvez se Chico Xavier ainda fosse vivo.... Mas os mortos não falam kkkk obrigado por seu comentário. Gosto de pessoas que saibam falar e defendem seus ideias. Gostaria de defender tão bem quanto o senhor, mas sou prolixo demais hahaha. Se quiser trocar figurinhas.... Meu WTZP 84 99890 5706. Grande abraço e viva a História!
@@LordAmsterdan Não era raro sacerdote em união estável naquela época. Muitos faziam isso, eram ricos fazendeiros. Claro que pode existir documento falso, mas o que escrevi foi com metodologia em história. Muito diferente da história para turista que aparecem na década de 1920 e nada há anterior. Inclusive o engenheiro Eschwege esteve em Araxá na época e nada citou. Saint Hilaire também, nenhum viajante, jornal da época. Nada! ! Um apagão. De repente, aparece a história escrita por Sebastião de Afonseca, sem nenhum documento, sem nenhuma tradição oral.
- Eu tb dou muito valor às tradições e lendas. Mas, na verdade, essas "lendas" da Beja não são lendas. Foram Inventadas em torno de 1930 por Sebastião de Afonseca. Antes dele não havia nenhuma notícia de Beja. Nenhum jornal, revista, livro, relatos falam dela. Uma apagão. De repente, aparece pronta uma história. A história pegou e começaram as pesquisas de documentos. O que foi encontrado até hoje é o que mostrei no vídeo. Abs.
@@ernestorosa7372 como não existia tradição oral?Você disse que deixou fama de formosa dama e prostituta seletiva.Porque Dona Beja teria tomado partido de mito de uma sociedade tão tradicional quanto a de Araxá durante o século XX?Porque os criadores da história escolheram Anna Jacintha de São José para ser a mulher que daria fama para a cidade e a defenderia com todos os movimentos que sua estória levanta?Há muitos documentos que se colocaram irrelevantes no seu vídeo,muitos... e sua metodologia parece ser bastante pessoal,porque nos seus textos bases e no processo de estudo da história não pode se definir ou supor dessa forma um "mito" tão complexo como Dona Beja/Beija.Infelizmente ainda não existe uma conclusão de quem ela realmente foi.E Antônio era Manuel Sampaio, realmente foi morto no processo está como acusado e preso o coronel João Carneiro de Mendonça,mandante do assassinato.
Oi galera... Não entendo mais nada. Li em outro documentario que a Beja era uma mulher que sabia ler e possuia muitos dotes imobiliarios. Eles mostram até os documentos da época em um musel na cidade de Araxa,digo nos dias atuais. Não bate com esta história aqui.🤔🤔🤔
e cada documentário um diferente do outro, ja vir outro documentário que disse que ela tinha pode sobre os homens e tinha muita influência mesmo sendo analfabeta, tipo tem muitos documentário sobre ela mas sempre conta história diferentes.
sério? nunca tinha pensado nisso, eu achava que eles não podia casa pra não ter distração e foca so na igreja, nossa to chocada fui iludida a minha vida toda.
@@elisandramarin9290 Se a gente for parar para pensar, como um padre pode aconselhar sobre casamentos se não tem noção sobre o que está falando. A igreja é dona da maioria dos imóveis no mundo. Na Av. Rio Branco aqui no Rio de Janeiro a maioria dos imóveis é da Igreja. Todos frutos de heranças.
- O padre não se casou com ela, não podia. Ficaram em união estável durante cerca de 20 anos e tiveram uma filha. Essa foi registrada pelo padre. Isso podia. Outros tempos.
Continuando, isso deve ter ocorrido no final de 1890 Concluindo ficou grávida fora do casamento foi obrigada a casar com um negro que era feitor da Fazenda e sendo banida da famila. E uma história triste é vergonhosa que se aplicava na época. Essa família que ainda estão aí guarda esse segredo até hoje.
Demais, a versão científica de Ernesto Rosa; por ironia acaba mais interessante que versões inflacionadas e muitas vezes sem sentido. Claro que se não fosse a versão "Dona Beja" da Tv. Manchete, muitos brasileiros não conheceriam a fama e o mito. Os mitos sintetizam mensagens e o de Dona Beja veicula uma. Qualquer forma algo, além da água especial há em Araxá! Obrigado.
Muita coisa no Brasil é mentira. Essa novela da beja é pura ficção. Ainda bem que aqui existem pessoas como vc, claras corretas, para nos esclarecer. Vc sabe de algum livro para que eu possa ler ou pesquisar sobre a vida de D. Beja? A cidade Estrela do Sul, antiga, Bagagem, fica perto de BH? E nessa cidade encontro alguma coisa dessa pessoa? Obrigada, por expor a verdade sobre Beja. Abraços. Aguardo retorno.
Estrela do Sul é muito interessante e vale a pena visitar. Fica entre Araxá e Araguari. A maior pesquisa sobre a Beja está no livro "Dona Beja - Desfazendo as teias do mito" de Rosa Maria Spinoso Montandon.. Tem na internet.
Dista mucho lo que dicen los documentos históricos de lo que cuenta la telenovela de Redes Machete de 1986, la telenovela cuenta una realidad totalmente rosa, y Ana Francisca por lo visto no tuvo una vida ni rosa ni mitológica ni mucho menos pudiente.
Obrigado pelo documentário,eis a verdadeira saga de dona Beja de Araxá...
Araxá hoje,segue rumo pra ser uma das cidades mais próspera de Minas Gerais,e com muito orgulho de pertencer ao estado mineiro.
Cortou o glamour. A história da novela é muito mais emocionante...😂
No início dos anos 2000, dormi na pensão Tormine ( casa de beja) muito simples! A parte de cima parece que estava abandonada. Fogão a lenha não apagava nunca! Água quente da pensão era serpentina! Apesar da simplicidade tenho saudade!!😣😑moro em B.Horizonte! Parabéns pelo vídeo!!
Que documentário maravilhoso! Realmente, a história verdadeira é bem diferente da contada na ficção. Obrigada!
Tem wat zap ? 69 8 92 27 85 94
Muitooooo diferente mesmo rsrsrs mas a novela e muito boa!
Amei a história de beija.muito bom saber essa história
Clodovil era profundo conhecedor da vida de dona Beja
Sério, não sabia, tem algum vídeo dele falando sobre ela?
@@canalvip.8290 provavelmente a Globo tem. Nos anos 80 respondeu sobre ela num programa chamado 8 ou ,800. Você deve ser nova e não sabia
@@renatocabral1877 eu lembro desse programa, lembro do Clodovil respondendo as perguntas
@@reginamarquesim3278 Tipo de programa que faz falta hoje em dia. Melhor que muita porcaria que tem por aí
Claudovil Herndez?
Interessante!
Parabéns pelo documentário simples, direto e documentados.
Boa noite.
Obrigada, por ter partihado a vida de Ana Jacinta.
Já sabia de um um pouquinho da vida dela,inclusive ada morte do António Sampaio, o então, único amor de Beija.
Saudações desde #Portugal
Estou amando a Novela
A verdadeira história de D Beija ,emocionante ,a novela devia ser origem certa conforme a vida de Ana Jacinta de São José.
Temos duas histórias da Beja: uma para turistas, sem documentação; outra, documentada.
Assistindo a novela agora descobri esse vídeo
Muito bom mas achava que a novela era a história real dela😮
Excelente video,super explicativo e culto,parabens👏👏👏👏👏
A história de D. BEIJA É A HISTÓRIA DE MUITAS MOÇAS DOS SECULOS PASSADOS QUE NÃO TEM REGISTRO MAS QUE ESTÁ CRAVADO NO CHÃO DESTA TERRA BRASIL!!!
Acho que documentos tem, o difícil é colocar o nome do padre que Beija conviveu, seria muita polêmica, mas com certeza um dia virá a tona!!!
Ressecamento de 1832, fala de Ana Jacinta... Interessante!!!!
A minha bisavó tem uma história muito interessante, o nome dela era Unirem e, segundo o que me contarão ela era filha de fazendeiros ricos, os ferreiras e os lemos mas na época ela recebeu a visita de primos
Quando que te contarão??
Muito bom o documentário.
A novela Dona Beja da extinta rede Manchete ficou diferente, com bastante detalhe muito boa.
Ninguém saberá de toda verdade sobre outras pessoas, ainda mais há dois séculos atrás, porém de alguma forma seu nome está sendo lembrado até os dias de hoje, certamente foi uma pessoa que se destacou pelos seus feitos e ainda continuarão existindo pessoas para duvidar disto. Para a maioria de nós, meros cidadãos comuns, não seremos lembrados daqui a duzentos anos!!!!!!!
Excelente documentário!🇧🇷
Foi otimo saber dessa história!!❤
Eu assisti a novela historia interessante maite proensa deu um show de bola
Muito interessante parabéns
Eu também. A parte que os irmãos se tornaram fazendeiros ricos e ela era pobre ...
Surpreendente, a vida real muito diferente da ficção.
Ao que se sabe João Carneiro de Mendonça era o pai da segunda filha Joana e Antônio da família Sampaio era pai de Tereza.. mas dizem que ele não assumiu a paternidade como se pensa.. talvez esse padre a tomou como filha.. mas muita coisa não foi colocada na novela e outras foram muito resumidas.. o final da novela pir exemplo foi muito resumido.. ao que se consta realmente ela cortou os cabelos quando deixou a vida de cortesã... muita coisa deixou de ser contada mas há fotos na internete de Beija já com idade avançada e cabelos cortados, de uma de suas filhas, e de uma neta.. De fato ela existiu sim, era uma mulher pequena e de olhos claros, apesar da foto ser antiga e ela já estava idosa, percebia-se que foi uma mulher bonita. Bom gente ela envelheceu como uma simples mortal já que não haviam procedimentos estéticos na época, mas deve ter sido linda mesmo quando jovem.
@@fadadenarnia6069 sim na novela Beija era a acusada e João o advogado que a defendeu, porém foi ele quem deu fuga ao escravo condenado, não se sabe se somente para proteger Beija ou pq tambem estava envolvido. Muitas versões, muito confuso. Mas amo essa novela..
Maly Zuk ... estou lendo seu comentário ... onde está a verdadeira foto de D.Beja com os cabelos cortados? ... o que sei é que na época de D.Beja a fotografia não tinha sido ainda descoberta.. Só havia punturas.
@@jussaraneves9970 Sim existe a foto, procura na net por foto de Dona Beija, eu já ví uma vez e tinha até copiado.
Excelente!!!
excelente trabalho!!! Meus parabéns!!!
Parabéns , grande pesquisador trabalho maguinifico, está e a dona beija real,não a lendária criada pelo imaginário popular!!
- Isso, mesmo, caro João. Nem foi criada pelo imaginário popular. Foi inventada por um farmacêutico de Araxá.
@@ernestorosa7372 quem era esse farmacêutico ?
Muito obrigado pelo vídeo. Esclareceu muita coisa! Estou assistindo a novela ( sei que há muita ficção lá) e queria saber a realidade. Estou surpreso como muita coisa que existe sobre a personalidade Beja é pura invenção.
A estória é incrível demais para ter sido a História de alguém. Obrigado pelo vídeo! É excelente. 👏🏾
Araxá possui duas histórias: uma para turista e outra documentada. Geralmente, isso acontece em cidades turísticas.
Onde passa a novela gente ?
@@cacau520neves4 tem aqui no UA-cam. Boa parte dos capítulos. Vc vai gostar da novela que é muito bem escrita.
@@cacau520neves4 era da antiga rede Manchete e depois comprada pelo SBT agora estou assistindo pelo UA-cam
Beija foi uma mulher a frente da sua época,diva e inteligente
Que história. Boa pesquisa.
De fato, documentos são coisas que se perdem no tempo, meu pai de 1928 e minha mãe de 1932 não têm mais sequer uma cópia de suas certidões de nacimento, imagina pessoas de 1800. É incrível que ainda existam alguns documentos mencionando a Ana Jacinta, a única coisa certa é que de fato ela existiu.
Conheci ESTRELA do Sul em 2017, poxa! Só ruínas da casa que Beja morou!!🙂
muito melhor padre casar e constituir família do que ser pedófilos que sabemos que tem muitos, sou católico mas não aceito o não casamento dos padres !
Padres nao podem se casar por causa de interesses da própria igreja.
Heranças e tals. Se os padres tiverem filhos e esposas, teriam que deixar bens. Bens esses que a igreja teria que arcar.
Quer dizer que "padres são pedofilos porque não casam? Está vendo muito filmes de satanistas, heim? Quanto preconceito...
VOCÊS JA HOUVIRAM FALAR EM DEDICAÇÃO EXCLUSIVA NINGUÉM É OBRIGADO A SER PADRE ISSO É UM CHAMADO DE DEUS
Fosse assim os pastores não faziam escândalos também, me poupe.
Você é qualquer coisa menos católico
Não me lembro do fato dela ter se casado com um padre, na novela, mas esta é uma obra ficcional para TV! Provavelmente foi mais um tópico 'esquecido' da historia para não causar polêmica com a audiência.
Obrigado por este video, foi muito esclarecedor da verdadeira história, pelo menos de tudo daquilo que se foi registrado. MUITO BOM !!!!
Na novela ela "entrega" a primeira noite ao padre
Na novela ela teve um caso não explícito com o padre.
@@rosanarodrigues1000 Grato, eu realmente não lembro mais deste 'detalhe', foi mesmo uma novela polêmica!
@@siceandretta1614 Obrigado por me lembrar! Alguns fragmentos de memória foram ativados com sua confirmação.
nosso Deus! que confusão com os parentes do padre.kkkkk
Vi uma documentação de um processo aberto por Ana Felizardo pela morte de Manoel, contra Ana Jacintah de São José.
Olá Bruna!
Muito interessante sua informação. Já li vários livros sobre Araxá e D. Beja.
E curioso é o fato de Rosa Maria Spinoso de Montandon em seu livro: "Dona Beja - Desvendando o Mito" não trazer esta notícia.
Existe algum caminho de acesso onde posso ler e/ou pesquisar sobre este processo movido por Ana Felizarda contra Ana Jacintha?
Agradeço antecipadamente a sua atenção.
@@VilmadaSilveira provavelmente ela não achou esse documento na pesquisa dela, acho que foi feita no começo dos anos 2000. Vou colocar o link abaixo do artigo sobre o assassinato de Manuel Fernandes Sampaio, em 1936:
Sugiro ao eminente criador do canal que mencione os herdeiros de Dona Beja até os dias atuais.
Concordo. Seria legal de saber. Hoje em dia dá pra saber como pesquisas genéticas tb além de documental ... porém custa uma grana esse serviço. Pelo menos 3.000,00 mil reais, uma pesquisa bem completa.
Adorei a narrativa sobre a Dona Beija!. Depois dessa personagem virar novela na Rede Manchete (In Memorian) quem sabe, ela possa ser contada nas telonas do cinema!!!. Assim espero!!!. Assim profetizo!!!. NASSER DERZI BOU KHEZAM (Ivaiporã - Paraná)
Bom em se tratando de rapto não é de se estranhar, minha bisavó Índia foi raptada para ser mulher de meu bisavô. Lógico que na época ninguém se atreveria documentar isso em papéis contra a monarquia pois quem a raptou era amigo da realeza, e outra coisa, época em que a mulher pertencia a um homem que as chamavam de esposas. Era de se duvidar que deixariam documentos alegando que uma mulher fez td aquilo ao ponto de ser uma cortezam que tinha um poder aquisitivo igualmente ao dos coronéis da época. Só meu ponto de vista!
São duas histórias da Beja: uma para turista, sem documentos: outra, documentada.
Excelente trabalho. Gosto de genealogia e tenho uma vasta árvore genealógica.
Olá, Fabiano. Você é dos Oliveira de Araxá? Jason Oliveira?
Quem chegar por ultimo è a mulher do padre ,a beja chegou por ultimo
Sim kkk beija era a mulher de padre
Kkkkk
kkkkk
Parabens pelo trabalho, e pelo video !
Formidável dona Beja uma mulher guerreira
Me facina la vida de doña bella
Fazer um filme contando a verdeira hostoria ,de acordo com esse documento q existe ❤
Muito interessante, obrigada
Muito grata !
Parabéns pelo o vídeo.😄
Padres tem muitas mulheres o homens não fica sem todos tem amantes so cego que não quer ver
Quanta Mentirada!! Vá hoje em Araxá, linda cidade, com ruas e avenidas com canteiros centrais cheios de Roseiras,Hortencias de variadas cores e Margaridas... 0 grande hotel Tauá é uma coisa de doido com suas excelentes termas,banhos etc. Finalmente,morei lá por quase dez anos... Hoje resido numa terra de índios que se você plantar uma arvorezinha na porta de sua casa,certamente no outro dia estar quebrada ou arrancada...
No meu ver a partir dos documentos ela era uma mulher que a partir das suas relações com fazendeiros ricos controlava seus interesses,era bem inteligente e fazendeira talvez,tinha propriedades e um estabelecimento no sobrado.O Manuel Sampaio existiu,teve um processo do assassinato,o mandante era o Coronel Carneiro de Mendonça e ela tinha uma ligação com ele,ao ser citada por uma das testemunhas e dentro de uma das propriedades do fazendeiro,havia uma área com seu nome,talvez uma de suas fazendas.Você disse que ela não recebeu prejuízo,os processos demoravam mesmo,as proporções foram significativas e ela ter conseguido,não o que queria,é bem interessante.Esse caso precisa ser analisado por bases historiográficas,não por nossas visões.
- Propus-me a escrever a História de Araxá e região a partir de documentos. Pesquisei bastante. Nunca encontrei documento algum sobre Antônio ou Manuel Sampaio. Nem de seu assassinato e processo. Se você souber onde encontrar, por favor cite a fonte. O que está documentado é a união estável com o padre durante 18 anos, com o qual teve uma filha. Tudo documentado.
Nesse blog tem uma publicação que cita algumas fontes araposadachapada.blogspot.com/2018/01/dona-beja-e-as-duas-mortes-de-manoel.html?m=1
@@ernestorosa7372 provavelmente não teve acesso á todos documentos,e se não vê,parece que não acredita.Mas há publicações e arquivos onlines que lhe permitem comprovar tais menções.
Quando a ficção é melhor que à história real ,fica se com à ficção. 😂😂😂
Sera que ela nem mesma minha conterrânea do município de pains ,na época pertencia a formiga mg ,minha cidade.
Esse é o nosso pais...cheio de "foi mais ou menos assim."
Tantas histórias diferentes sobre ela...
A ficção superou a realidade !!!
Parabéns pelo vídeo, Ernesto.
Muito boa a pesquisa sobre as fontes. Quanto a reconstituição do arraial na década de 1830, interessantíssimo o trabalho. Também foi elaborada uma maquete?
Saudações,
Isaac
Entao significa que o Antonio que mostra na novela, NÃO EXISTIU, o amor dela? E o comendador tbem é ficção da novela?
Ah mais capaz que ela era muito bonita e chamava muita atenção porque até hoje se fala nela rsrs onde há fumaça há fogo....
Adoro a história sobre DONA BEJA!!
I love Araxá!!!
bom , eu já me inscrevi eu gostei muito 🤗
otimo video
Muito bom vídeo e pesquisa. Porém me senti um pouco confuso na demonstração da árvore genealógica de Beija.
muito esclarecedor
Pq esse documento está ( verde ) rasurado td vez q menciona o nome de Beija ? Nao duvidando , mas note !
Oxe era casada com um padre?
Mostre fotos das fotos das filhas de d beija
Concordo plenamente com você melhor casar do que ficar escutando procure chapéu de você
Muito obrigada por esclarecer. Mais ficou uma dúvida. A pintura de Beja em seu Museu é ela mesma? E a fotografia tirada antes dela morrer já com seus 70+ anos ? É verdadeira?
Porq inventam tantas mentiras...
São histórias para turistas. Sem documentação. Mostram uma foto, um sapato velho e dizem que é da Beja. E assim fica.
A pintura é criação do Calmon Barreto. Não há provas de que a foto é dela. É pouco provável ter uma foto de 1770 nessa região. Não se conhece nenhuma.
@@Helen.fernandez1955datanasc de onde era Ana Furacão?
Ilda
@@ildeliarosa865 é verdade que ela não era prostituta, e nem de família rica. Sou de bh, é isso aconteceu aqui...
Ela era uma mulher muito bonita não era mineira, mas gostava muito da parte boêmia de bh. Ela era doméstica, trabalhava em residências de famílias nobres de bh, e nas folgas ia as farras.
O que se relata nas minisséries, trata se de “ licença poetica”, o diretor tem permissão pra aflorear os causos....
Permissão não sei de quem?!
O caso do cintura fina, amigo da hilda , ele tbm existiu.
O Rico empresário do hotel financial, “ Luciano”, tbm existiu.
Porém não no mesmo local, mas sim na mesma época.
Ramiro da cartucheira tbm existiu...
Mostre fotos da filha da d beijas tereza
Mostra. Chácara de beija
NOSSA, CASOU COM PADRE. PRIMO CASADO COM PRIMA, TIO COM SOBRINHA. QUE HORROR!
Então os romances e a novela da Manchete estão mentindo? O Antônio e a família Sampaio não existiram?
o relato de como ela foi sequestrada ainda menina, e seu avô morto ao tentar seu resgate, não aparece??? El foi levada de Araxá para São Joao Del Rei.
Gostaria de saber como a Beja era realmente na parte física. Alta, baixa, morena, loira. A novela é pura ficção.
Ola Ernesto
Nesta epoca padre podia casar?
Obrigada
Não, se casa _se ou tivesse relação com alguma mulher era punido com a morte
Minha cidade de nascimento.
Bom padre. Fez o bem.
só fiquei com uma dúvida , de resto eu até aceitei , ja que se trata de algo documentado ... Ana Jacinta de São José , era de Formiga ??? bom ha relatos de quê Ana Jacinta de São José eras de Pains ... nascida em pains e veio com seu avô para são Domingos (araxá atualmente ) em 1815. 🤔
Nossa ! Incrivel! Realmente nada a ver com a novela, mas prefiro a historia da novela.. ...
Eu achava que a palavra BEIJA , tinha a letra i no meio !!!!!! Mas acho que a professora de português na minha época de escola me ensinou errado !!!!!! Kkkkkkkkkkkkkkk
Muito bom trabalho. Parabéns. Imagino que o desenho mostrando Araxá em 1835 trata-se de uma suposição. Ou se apoia em algum documento descritivo?
Temos fotos dos 7 sobradões e de outras casas incluindo a Igreja. Então, fizemos uma montagem a partir de foto antiga da praça. Usamos computação para adequar as perspectivas e tamanhos. Depois completamos com casas segundo descrições e fragmentos. Portanto, não é exata, mas passa a ideia de como era.
Bonita cidade...pena que não tem muito desenvolvimento..
Interessante... Mas acredito mais na outra versão. Esses documentos estão meio duvidosos kkkk
São documentos de época. Lamento,mas a
história para turista não tem documento nenhum.
@@ernestorosa7372 a "história para turista" que o senhor falou realmente pode não possuir bases comprobatórias e que possam corroborar com a "lenda" ou tradição popular que é a mais conhecida e passada por gerações. Todavia mesmo com esses documentos, estes poderiam ter sido adulterados de alguma forma, pois alguém não desejaria ter uma fama de cortesã como dona Beija tinha. Muito me aguça a curiosidade saber o porquê de um vigário ter casado.... Hoje em dia isso ainda é algo difícil de se ver e aceitar por parte da Igreja Católica. Como este sacerdote conseguiu isso ? Não largou o ofício e ainda teve filho com Beija?! Antônio Sampaio então nunca existiu?! Fala-se também que não existia cavalos, mas sim mulas no Brasil muito embora Debret, Rugendaa e Pedro Américo tenha imortalizado o animal em suas obras. Não acredito totalmente e não acho que a história seja totalmente fiel. Até os evangelho da Bíblia divergem em alguns aspectos. Prefiro crer na sabedoria e tradição popular pois esta apesar de "não possuir" provas, resiste até hoje e atravessa gerações. Quer prova ou história melhor que essa?! Acredito em sacis, fadas, Curupira, Lobisomem, Boi-tátá etc. Câmara Cascudo o registrou em seus livros e muitas pessoas sempre tem algo que viram e contam. Eu particularmente tenho em minha família. Infelizmente não temos uma Máquina do Tempo.... A História favorece e é do ponto de vista daquele que a conta. Desde os primórdios desse país já existia corrupção, quem garante que não houve para forjar tais documentos. A história popular diz que Antônio Sampaio nunca reconheceu Tereza por capricho de Beija talvez ou por ser algo mais polêmico de ser filha e registrada de um sacerdote?! Ei isso dá uma tese viu. Já vi uma na internet. Talvez se Chico Xavier ainda fosse vivo.... Mas os mortos não falam kkkk obrigado por seu comentário. Gosto de pessoas que saibam falar e defendem seus ideias. Gostaria de defender tão bem quanto o senhor, mas sou prolixo demais hahaha. Se quiser trocar figurinhas.... Meu WTZP 84 99890 5706. Grande abraço e viva a História!
@@LordAmsterdan Não era raro sacerdote em união estável naquela época. Muitos faziam isso, eram ricos fazendeiros. Claro que pode existir documento falso, mas o que escrevi foi com metodologia em história. Muito diferente da história para turista que aparecem na década de 1920 e nada há anterior. Inclusive o engenheiro Eschwege esteve em Araxá na época e nada citou. Saint Hilaire também, nenhum viajante, jornal da época. Nada! ! Um apagão. De repente, aparece a história escrita por Sebastião de Afonseca, sem nenhum documento, sem nenhuma tradição oral.
- Eu tb dou muito valor às tradições e lendas. Mas, na verdade, essas "lendas" da Beja não são lendas. Foram Inventadas em torno de 1930 por Sebastião de Afonseca. Antes dele não havia nenhuma notícia de Beja. Nenhum jornal, revista, livro, relatos falam dela. Uma apagão. De repente, aparece pronta uma história. A história pegou e começaram as pesquisas de documentos. O que foi encontrado até hoje é o que mostrei no vídeo. Abs.
@@ernestorosa7372 como não existia tradição oral?Você disse que deixou fama de formosa dama e prostituta seletiva.Porque Dona Beja teria tomado partido de mito de uma sociedade tão tradicional quanto a de Araxá durante o século XX?Porque os criadores da história escolheram Anna Jacintha de São José para ser a mulher que daria fama para a cidade e a defenderia com todos os movimentos que sua estória levanta?Há muitos documentos que se colocaram irrelevantes no seu vídeo,muitos... e sua metodologia parece ser bastante pessoal,porque nos seus textos bases e no processo de estudo da história não pode se definir ou supor dessa forma um "mito" tão complexo como Dona Beja/Beija.Infelizmente ainda não existe uma conclusão de quem ela realmente foi.E Antônio era Manuel Sampaio, realmente foi morto no processo está como acusado e preso o coronel João Carneiro de Mendonça,mandante do assassinato.
Ana Jacinta de São José, Dona Beja,,,prq será q esta história não está registrada na internet na Wikipedia,,,
Tá sim . A beija é falada na Wikipédia
ótimo trabalho.
Depois desse vídeo, vi que a novela saiu muito da história real.
Coisas da tevê na procura de audiência. Abs.
Oi galera...
Não entendo mais nada.
Li em outro documentario que a Beja era uma mulher que sabia ler e possuia muitos dotes imobiliarios. Eles mostram até os documentos da época em um musel na cidade de Araxa,digo nos dias atuais.
Não bate com esta história aqui.🤔🤔🤔
e cada documentário um diferente do outro, ja vir outro documentário que disse que ela tinha pode sobre os homens e tinha muita influência mesmo sendo analfabeta, tipo tem muitos documentário sobre ela mas sempre conta história diferentes.
Existe documento sobre o Manuel,tem uma publicação com as referências,não consegui o link
Ninguém conseguiu o link.
Está nos arquivos,não na internet.
Os padres não casavam, pois antigamente só podia ser padre se a família fosse rica. Não casando a herança passaria para a Igreja Católica.
sério? nunca tinha pensado nisso, eu achava que eles não podia casa pra não ter distração e foca so na igreja, nossa to chocada fui iludida a minha vida toda.
@@elisandramarin9290 Se a gente for parar para pensar, como um padre pode aconselhar sobre casamentos se não tem noção sobre o que está falando.
A igreja é dona da maioria dos imóveis no mundo. Na Av. Rio Branco aqui no Rio de Janeiro a maioria dos imóveis é da Igreja. Todos frutos de heranças.
D beija fez a chácara
Que reviravolta
COMO UMA PESSOA NUMA CIDADE COM TANTA POBREZA CONSEGUE CONSTRUIR UM SOBRADO E AINDA HOJE TEM VARIOS MÓVEIS E SE TRANSFORMOU EM MUSEU
Também penso isso, minas naquela época era rica, muito contrabando de ouro e pedras preciosas, muito dinheiro circulava, tudo muito escondido...
O Antônio existiu de vdd ou é ficção da novela?
Também não entendi. Casada com um padre?
- O padre não se casou com ela, não podia. Ficaram em união estável durante cerca de 20 anos e tiveram uma filha. Essa foi registrada pelo padre. Isso podia. Outros tempos.
Muito bom.
Mm
Continuando, isso deve ter ocorrido no final de 1890 Concluindo ficou grávida fora do casamento foi obrigada a casar com um negro que era feitor da Fazenda e sendo banida da famila. E uma história triste é vergonhosa que se aplicava na época. Essa família que ainda estão aí guarda esse segredo até hoje.
Isso não
Demais, a versão científica de Ernesto Rosa;
por ironia acaba mais interessante que versões inflacionadas e muitas vezes sem sentido.
Claro que se não fosse a versão "Dona Beja" da Tv. Manchete, muitos brasileiros não conheceriam a fama e o mito.
Os mitos sintetizam mensagens e o de Dona Beja veicula uma.
Qualquer forma algo, além da água especial há em Araxá!
Obrigado.
Teresa nao era filha de antonio?o padre era o pai dela?
Lembrando que antes Araxa pertencia a Goias.
Resumindo a novela era tudo mentira
Muita coisa no Brasil é mentira. Essa novela da beja é pura ficção. Ainda bem que aqui existem pessoas como vc, claras corretas, para nos esclarecer. Vc sabe de algum livro para que eu possa ler ou pesquisar sobre a vida de D. Beja? A cidade Estrela do Sul, antiga, Bagagem, fica perto de BH? E nessa cidade encontro alguma coisa dessa pessoa?
Obrigada, por expor a verdade sobre Beja. Abraços. Aguardo retorno.
Estrela do Sul é muito interessante e vale a pena visitar. Fica entre Araxá e Araguari. A maior pesquisa sobre a Beja está no livro "Dona Beja - Desfazendo as teias do mito" de Rosa Maria Spinoso Montandon.. Tem na internet.
Dista mucho lo que dicen los documentos históricos de lo que cuenta la telenovela de Redes Machete de 1986, la telenovela cuenta una realidad totalmente rosa, y Ana Francisca por lo visto no tuvo una vida ni rosa ni mitológica ni mucho menos pudiente.
Mas padre casar ? Não entendi nada!🙄
Evidente que não, no próprio vídeo o locutor mencionou isso, e que o Padre vivia em união estável
@Renato T. então ta!🙊🙈🙉
@@dudarodrigues148 👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏bela resposta!