Fui educado em escolas nunca repeti de ano e sempre era um bom aluno, resultado? Depressão, síndrome do pânico, dificuldades em socialização, quase uma fobia a ambiente escolar e barulho de muitas pessoas ao mesmo tempo que me causam gatilhos. Muito obrigado Brasil, formou alguém que não consegue trabalhar por ter adquirido um monte de problemas mentais.
@@henrydrago pera tu nunca sofreu muito no ambiente escolar e desenvolveu esses transtornos? O que te leva a crer que não os desenvolveria se fosse pra vida adulta sem ter passado pela escola?
@@MrNerdGames eu sofria mais era exclusão, sempre sozinho, ninguém queria fazer par comigo, professores desatentos e que ficavam falando alto, eu sou autista então certas coisas são muito pra mim, mas sofri sim algum bullying.
não vou mentir, apesar de reconhecer que não teria o conhecimento que tenho sem a escola, eu me senti menosprezado durante meu período escolar porque não tive meus talentos reconhecidos, ganho dinheiro como autônomo e também não tenho ensino "superior", sempre que eu falava isso no colégio meus colegas diziam que eu iria ser vagabundo ou um zé ninguém e meus professores sempre falavam que para ser bem sucedido você deveria estudar para um concurso, ser médico, advogado ou engenheiro, hoje eu segui meu desejo confiando no meu esforço e talento e estou bem, porém a escola foi quase inútil para mim, fui preparado por anos para enfrentar vestibulares, concursos sendo que oque eu mais queria saber é como funcionava a tributação do meus país, quantos impostos eu pago e etc... tudo isso para ser empresário kkkkk, senhores antes de tudo, saibam oque vocês querem da vida e lutem por isso
conhecimento nunca é descartável. Mesmo que não tenha aplicação direta no que você faz hoje, aquilo que você aprende molda de certa forma sua maneira de pensar. Claro que você não precisa aprender todas essas coisas na escola, poderia ter aprendido em casa, mas conhecer mais te faz uma pessoa mais crítica e difícil de ser enganada. Pra ilustrar o ponto vou citar o "Luva de Pedreiro" que não foi devidamente educado na escola e apesar disso fez sucesso, porém foi ludibriado por seu antigo agente. É claro que esse é um caso extremo porque ele não sabia ler e assinou um contrato, você poderia dizer que se ele soubesse ler já seria o suficiente, porém além de ler é necessário interpretar bem aquilo que foi escrito, mas somente isso ainda não basta, é preciso avaliar racionalmente aquilo que foi interpretado, as matérias que aprendemos nas escolas podem nos ajudar a desenvolver todas essas capacidades, mas é claro que isso não acontecerá sem um certo esforço do aluno. A tão temida matemática por exemplo desenvolve a capacidade de raciocinar logicamente e obter conclusões coerentes com base em um número pequeno de suposições, o português e a literatura nos mostram como interpretar certos tipos de texto, a física nos ajuda a desenvolver a habilidade de interpretar um problema e com base em conclusões lógicas obter uma resposta coerente com a realidade além de nos permitir entender melhor as leis que regem nosso universo, a filosofia contribui para nossa capacidade argumentativa, a geografia e a geopolítica nos situam sobre o que o que ocorre no mundo e as tendências globais, a história nos da um panorama do que já aconteceu e, aliada a geopolítica, nos ajuda a entender o que ocorre hoje, além de nos ajudar a fazer previsões sobre o que poderá ocorrer no futuro, o inglês é a língua global e nos permite acessar conteúdos que não estão disponíveis em português, além de facilitar a comunicação com o resto do mundo.
@@nordkis4834 por mais que você não reconheça, tenho certeza que muitas coisas você aprendeu lá, talvez estudando em casa você otimizasse seu tempo e aprendesse mais ainda, mas com certeza não foi uma "perda de tempo total"
Depois que larguei a faculdade minha vida melhoro d+, parei de estudar coisas sem sentido e apenas burocráticas de uma grade curricular que não prepara a gnt pra nada. Hj sou artista 3d, ganhando em dólar, sem faculdade nenhuma, só com meus estudos pessoais na Internet. Estudo mais e melhor, e é bem menos burocrático e massante que o estudo tradicional. Sou mto a favor de meios alternativos de aprendizagem
Eu sou músico e acabei a escola em 2020 na pandemia mesmo e tudo mais, trocaria facilmente os 3 anos de ensino médio por 3 anos intensivos estudando música. O formato de escola olha exclusivamente pro Enem (no Brasil é focado principalmente em quem quer ser advogado, médico ou outra dessas profissões renomadas). O que eu aprendi durante a pandemia estudando sozinho sobre algo que eu sou bom e tenho facilidade foi mto melhor do que os 3 anos estudando algo que n me agregaria pois n era meu foco, e isso acaba por deixar os próprios alunos desmotivado porque o aluno n se sente parte do sistema. Sem nem contar o fato que aprender física, química e matemática básica mas sair do ensino médio sem ter noção alguma de mercado de trabalho, política, economia e controle do próprio dinheiro. É uma discussão bem longa...
@@monkey-pj1gd piano eu arranho um pouco mas oq eu sei com propriedade mesmo é violão. tive algumas aulas de piano com um tio meu que é músico também mas tem muito conteúdo na Internet po, o principal pra aprender um instrumento é a constância.
minha opinião e experiência: estudei boa parte em escola publica. eu sofri bullying quando era criança, os diretores e monitores n me ajudaram e ainda disseram q era pra fazer amizade com os "coleguinhas", sou autodidata, então boa parte do meu conhecimento aprendi pela net. Pela escola desenvolvi transtorno de estresse pos traumático e ansiedade social. escola nunca me ajudou em nada, na vdd ela só piorou minha vida. honestamente perdi muito tempo q eu poderia esta "estudando de vdd" na escola dormindo ou sem fazer absurdos nada, ja dps q fui atras de estudar de vdd pela net, descobri q: oq os meus profs me ensinavam e oq tinha no livro era mt precário. fui julgado minha vida toda pela escola como um aluno ruim em matemática ou qualquer materia de conta, ai minha mãe pagou um curso pra mim, fiquei tão bom q descobri até oq meus profs não sabia a respeito, literalmente de um aluno medio para um aluno nota 10 q julga a precariedade do q se passava na matéria. honestamente, a internet tbm tem seus problemas, pois o conhecimento gratuito dela esta muito espalhado e o mais comum é ver as pessoas ensinando o basicão pra qm qer da uma estudada rápida pras provas ou ensinam como se eu fosse um jumento com disfunção neural. eu ficaria feliz um unico site ou app com todo conteudo livre e gratuito, sem musiquinha ou macete, ensinando absolutamente de tudo sobre a materia na ordem certa, com profs explicando. mas se vc qer q seja mais eficiente ainda o ensino, pensa q no final de tudo nunca vou precisar saber oq é um maldito Oração coordenada sindética adversativa quando vc for trabalhar com desiner. asahsahahs ai o sistema todo tem q mudar pra c qualificar a pessoa pro trabalho, e coordena melhor qual trabalhos precisamos conforme o mercado brasileiro, penso em algo como cursos práticos mesmo, sempre indo direto ao ponto, focando no conhecimento coletivo e trabalho em grupo pra logo dps aplicar no mercado.
Kkk eu amo a internet justamente por conta da pirataria aqui come solta, baixei um curso top de inglês de graça, na verdade eu posso literalmente aprender o que eu quiser naquele site, claro o que impede é minha enorme preguiça e falta de interesse pelo assunto
Em escolas, eu sempre fui respeitoso, carinhoso, nunca repeti de ano e quase sempre tirava ótimas notas. Resultado de ficar na escola? Depressão e ansiedade, uma quase fobia social, medo de se relacionar com as pessoas, medo de me expressar em público, medo de abraçar amigos ou conhecer pessoas e bem desconfiado das pessoas, até aquelas que são mais chegadas a mim. Q belo exemplo do porquê de ficar na escola, hum?
cmg quase a mesma coisa, so perdi minha timidez me virando, pq a escola nunca me ajudou nisso, pelo contrario so piorou, tinha q ler textos e apresentar em voz alta mesmo os professores sabendo q eu era timida e pra piorar eu ainda gaguejava mito era ruim dms E tbm estudar em casa sozinha em casa e mil vezes melhor do q na escola Ainda bem q terminei essa merda, melhor sensação e tu acordar de manhã e lembrar q tu n vai precisar mais ir pra escola
Sendo Sincero a escola não me preparou nem 5% para o mundo tudo que aprendi hoje, fui puramente pós escola, e eu nunca gostei de estudar na escola mas não vou negar que a interação com as pessoas foi o que me manteve lá.
Eu gostava dos professores e dos alunos, o resto eu ficava puto, ainda mais o caminho para ir para ela, não era tão divertido ter medo de cachorro e toda rua ter um bendito quadrúpede! Tinha uma casa que o cara as vezes lava a calça as plenas 6 da Manhã e deixava os PitBull solto na rua!
Na realidade a escola e um local onde você guerrear socialmente. Então eu defino dois objetivos, aprender o básico e lutar para conseguir um grupo de amigos Para ser manter até o final.
Um problema q esta sendo enfrentando no "novo ensino médio" é que mesmo que tenha essa tentativa de mudar um pouco o funcionamento escolar, esqueceram de capacitar os professores para tal, então para uma mudança de modelo de ensino, o primeiro passo seria caso houvesse a necessidade de algum tutor, este ser o primeiro capacitado para o novo sistema, antes de efetivamente surgir o novo sistema
Concordo, inclusive na minha escola, que adotou o novo sistema (integral), eu fico lá 7h por dia e alguns professores ainda pedem lição e trabalho pra fazer em casa, como se já não bastasse todo o tempo que os alunos ficam lá, parece que eles acham que os alunos não tem outras coisas com o que se preocupar além da escola. Além disso, depois que começou isso, foram surgindo muitas regras bobas e injustas, tenho até a impressão de que tá virando uma prisão e não uma escola
@@DarkGamer-sl8pf Mas aí é porque teoricamente o ensino integral seria ensino médio + curso técnico, então você estaria fazendo turno por duas coisas ao mesmo tempo, então obviamente o sistema vai ser bruto.
@@PabloElChefe na teoria seria super ótimo, o problema é q na prática as escolas públicas (pelo menos a maioria) são praticamente a mesma coisa q antes, a diferença é q agr nós alunos passamos cerca de 2h a mais na escola, além de atrapalhar bastante o pessoal do ensino no quesito de começar a trabalhar ou fazer curso e isso seria muito bem resolvido se tivesse algo mais semelhante a curso técnico nesse sistema integral
@@DarkGamer-sl8pf Depende da estrutura do colégio. Obviamente que se pôr esse método em um colégio meia boca que não tem estrutura pra apoiar um ensino mais avançado vai ser mesmo que nada. Mas agora isso funciona muito bem em colégios federais ou particulares, e por isso que eu acho que deveria ser lei só ter ensino integral em colégios com porte suficiente pra sustentar.
Eu sempre estudei em escola pública, uma coisa que me chama a atenção hoje em dia é que nós aprendemos coisas "repetitivas", algo que talvez nem vamos usar. Acho que as escolas tinham que mudar a estrutura de ensino, explorar a criatividade dos alunos e não apenas a fazer o feijão com arroz. O ponto seria preparar o aluno para um carreira profissional, usando programação, robótica, gastronomia entre outras áreas
Para o aluno aprender gastronomia, robótica e programação ele precisa aprender a respeitar uma série de repetições básicas que são essenciais para a formação de memória a longo prazo. É bastante necessário estimular a criatividade, porém pra isso acontecer o aluno precisa antes criar repertório.
Eu infelizmente repeti de ano pois tive de abandonar a escola na pandemia para ajudar a minha avó que estava doente com demência vascular, não me deram suporte nenhum mesmo com uma justificativa extremamente válida e hoje estou três anos atrasado Num ambiente desconfortável vendo pessoas mais novas que eu frequentemente zombando de mim sem saber dos meus motivos
Na escola, sempre fui muito dedicada nas tarefas, não por escolha mas sim porque queria fugir do bullying que sofria todos os dias pelo meu fenotipo. Não importava quaisquer soluções que tentava, nada nunca funcionou, nem contar com meus pais, professores, tentar conversar, nada. Em se tratando de ensino propriamente dito, escola NUNCA me ensinou nada além de futilidades e decorebas, tudo o que sei hoje se deve aos livros que li e às mentorias que tive. Entretanto, devo adimitir que me ensinou algo depois de muitas lágrimas derramadas, que sempre devo manter a postura diante de qualquer um, nunca abaixar a cabeça e aceitar uma humilhação e, em hipótese alguma, medir forças para defender a minha dignidade. Acredito que, se a crinaça se sente tão mal num ambiente, não deve ser obrigada a frequantar e enfrentar tudo isso com a possibilidade de poder ser devidademnte educada e socializada em outro. Uma criança é uma criança, merece o direto da escolha de poder ser uma.
Ja eu não, eu provavelmente vou rodar esse ano, mas é engraçado, as professoras vem me tirar falando sobre o assunto como se eu não soubesse e eu respondo ela com o que ela quer kkkkkkk, isso sem falar de eu ter usado só a lógica e acertar todas questões de física e ela me dar 0 por não colocar a conta kkkkkkk, física é teoria
Bem, eu estudei a vida inteira em escola pública, ao fim dela eu tive que estudar por conta própria, eu aprendi mais fora da escola do que dentro dela, atualmente eu curso medicina, onde passei sem cursinho, apenas com os conhecimentos que eu fui adquirindo ao longo do tempo.
Escola é um bagulho complicado, ouço vários relatos de pessoas que ganharam distúrbios mentais por contas de traumas na convivência escolar, sem falar que, a afirmação da escola só preparar o indivíduo para fazer e não conseguir formar um cidadão pleno, é sabido até mesmo por alguns professores, no entanto, o homeschooling é extremamente recente, e não existe nenhuma garantia de que não possa ocorrer os mesmos problemas de socialização, acredito que as duas formas de ensino deveria amadurecer os planos de aula e as grades curriculares, para eu tirar alguma conclusão, o que no Brasil pode ser uma eternidade, tudo o que eu sei no momento é que o modelo do "novo" ensino médio é um desastre completo.
Sinceramente, esse vídeo ajudou a concretizar meus pensamentos. Há 3 anos eu trabalho em home office e percebi na prática como as informações realmente correm muito rápido mesmo as pessoas estando tão longe. Isso começou a me fazer pensar em como o meu ensino médio tem sido desgastante por eu ter que ficar fora de casa por 6 horas todos os dias. Tenho 17 anos e desde o início do meu ensino médio eu venho pensando sobre isso. Muito obrigado pelo vídeo Alberto e equipe!
Nossa cara o ensino medio só tem me deixado mais estressado, eu tive uns problemas de saude ultimamente por estresse e tbm porque a escola continua a me pressionar, as vezes piora mais do que ajuda
Escola deveria ser um ambiente onde o aluno escolhe o que quer aprender, já que a ideia é ensinar. O problema da escola é implicar assuntos que não agrega desenvolvimento do indivíduo. Um exemplo prático disso é uma pessoa que tem talento com música de, exemplo. A escola implica que esse sujeito deve aprender trigonometria e a diferença entre verbo transitivo indireto e um verbo do pretérito mais que perfeito. E aí que encontra uma falha enorme, pois o sujeito está submetido a aprender aquilo que não agrege ao seu talento, gerando nele, ansiedade e diária até uma certa depressão pela pressão que a escola implica que o que ele faz não e bom e sim da escola. Outro ponto interessante de levantar sobre a escola, está ligado a ideia de "aprender". Que na teoria funciona perfeitamente, entretanto na prática não é bem assim. Uma metáfora bem ridícula e simples mas que tem racionalidade em relação ao conhecimento. Quando criança, que você ver uma panela fogão meio avermelhada, por curiosidade você quer por a mão e saber o que é. E logicamente você vai queimar mão. A partir dá aí você aprende e tem o conhecimento que não deve por a mão em objetos que estejam submetidos a alta temperatura. Em outras palavras, você aprendeu e levou pro resto dá vida. E o problema da escola está nisso. Pois a escola não ensina aprender, ensina decorar. Se chegarmos em um turma de 3° do ensino médio no Brasil e por eles pra fazer uma prova agnóstica do primeiro ano do fundamental até o último será um desastre. Pois não foi ensinado aprender e sim decorar pra fazer a prova e depois esquecer. Último ponto que eu queria levantar, é sobre metodologias, período integral e didática. A metodologia educacional está totalmente ultrapassada e ignóbil. O professor vem e fala que devemos "estudar" tal assunto durante um mês que irá cair na prova. Depois da prova realizada o conteúdo é completamente esquecido, o que gera um esquecimento no que foi decorado. Um de vários problemas do período integral é submeter ao aluno a exames semanais (sistema educacional CEPI, no estado de Goiás), que na teoria é algo completamente lindo, entretanto além de ser desgastante para o aluno ele só fortifica mais a ideia de que a escola não ensina a aprender e sim decorar. Suas provas são realizadas da seguinte maneira. Durante a semana o aluno é bombardeado de conteúdos; matemática, português, Química, física, biologia, entre outros. O por sinal já ocupa do aluno um tempo que ele não tem por passar a maior parte do tempo na escola. Pra agregar mais a degeneração educacional desse sistema, é passado para os alunos diversões seminários e relatórios para ser apresentado tudo durante esse período de "aprender" o conteúdo pra realizar o exame e estudar o conteúdo pra realizar as apresentações. Para complementar a ignobidade desse sistema; à uma contradição com o que eles mesmo pregam; "Preparar e desenvolver o jovem para faculdade, vestibulares e mercado de trabalho". Levando em consideração esses pontos o sistema integral peca e não cumpre com o que foi prometido a eles. Onde os exames são realizados apenas de maneiras teórica, e não pratica (que sabemos que se formos realizar um concurso público ou vestibular. A prova não será teórica). Junto a sua ideia de preparar o jovem para o mercado de trabalho, porém não tendo aulas sobre educação financeira, administração etc. E por final a didática dos professores, tanto no sistema integral quanto parcial. Cabe ao professor ensinar de maneira didáctica vários métodos de realizar tal problema, pegando de exemplo a matemática, porém isso não ocorre e o professor acaba implicando que o único método correto é o que ele faz e os outros está errado. Em um exemplo prático. Onde é necessária realizar um divisão pelo número 1000. O professor sem didática ensinara o processo de divisão da maneira mais lenta e demorada, e por conta dos alunos terem a ideia de que o professor é o centro do conhecimento, acabarão acreditando que ele está correto e seguirão o seu exemplo. Porém isso é um problema, pois em uma prova de 42 questões, como exemeplo, você não vai ter tempo pra fazer da maneira que foi ensinada. Será gasto de 4 a 5 minutos pra responder a questão. Um problema gerado em sala de aula por uma metodologia sem didática alguma.
Se eu tivesse a consciência que tenho hoje sobre a vida, o mundo e as escolas, eu teria abandonado a escola quando era adolescente. E assim, teria aproveitado melhor o meu tempo, sido mais feliz e me dedicado ao que realmente importa. Outro dia, estava comentando com meu irmão em como passamos cerca de 11 anos estudando inglês na escola para não aprender o idioma. Tempo suficiente para se tornar fluente. Aprendi muito mais sendo autodidata e assistindo documentários do History Channel, que em todos os meus anos de escola. Um fato estranho é que sempre que estou estressada tenho pesadelos de que eu ainda frequento a escola, mas que quero abandonar. Porém todos estão me pressionando para continuar.
Parabéns, você conseguiu dar voz a diversas pessoas que por algum problema seja ele físico, emocional ou mental não conseguiram alcançar o que 99% das pessoas conseguem e ate hoje elas não conseguem entender que cada individuo é diferente um outro, infelizmente nem todos são perfeitos e que devemos procurar ajuda especializada e não culpados pelas nossas deficiências.
Como eu enxergo o método de ensino global: Uma linha de produção em massa de profissionais que irão atuar ativamente na sociedade em fases posteriores de sua vida. Aquele que não forem bem sucedidos no processo de "fabricação" de um cidadão comum serão "descartados" ou "reciclados". Posso dizer que a escola pouco contribuiu pra minha vida pessoal. Muito pelo contrário, me deixou com sequelas. Hoje sou uma pessoa extremamente depressiva e desanimada com a vida, e qualquer coisa me faz mal.
Realmente é um tema bem delicado, oq mais me incomoda na escola é tratar todo mundo igual, todo meu ensino médio passei no limite de faltas pq estava estudando sozinho programação e hoje estou muito bem, mas acho muito importante a parte social da escola, realmente não é algo tão simples como apoio ou não
O ensino como temos hoje já se encontra estabelecido e consolidado a tanto tempo que já se tornou normal o perfil que é imposto a todas as pessoas desde seu nascimento, do que se deve ser ensinado, em quanto tempo e de que forma, tão normal que as pessoas nem se dão conta do quão amplo poder arbitrário é o de tirar as crianças de seus pais, ensiná-las o que quer que as respectivas autoridades decretem que elas devem ser ensinadas e expropriar dos pais os recursos para pagar por isso. Fiquei extremamente desapontado quando a maioria dos pais adoraram a ideia do novo ensino médio ser período integral...
Eu tive alguns meses de aula no período integral, e não foi tão ruim, na vdd cheguei a gosta. Hoje estou em outra escola, em outro estado, sinceramente não consigo me dar bem na escola, o pessoal fala alto d+, e me dá muita dor de cabeça, sem conta que os professores faltam bastante e ainda dá aula como se estivessem sendo obrigados ( falta de vontade ). Acho que isso desanima qualquer um.
@@misakimei-chan4403 invariavelmente é ant-ético tomar conta da educação e forçar as crianças a frequenta-la de acordo com os parâmetros de quem a tomou, levamos quase duas décadas para podermos atuar de forma independente no mundo, aprendendo coisas inúteis para formação como individuo e no meio profissional, graças a escola temos um bando de idiotas condicionados que pensam da mesma forma praticamente, entre cerca de 18 e 17 anos e não sabem nada sobre nada, nunca sequer trabalharam e sequer pensam direito. Tendo dito isso, acredito firmemente que seria um mundo melhor sem escola, afinal as pessoas não teriam outra escolha se não tomar as rédeas de sua própria vida e buscar conhecimento pertinente as suas vidas, contextos e ambições pessoais, se algum tipo de conhecimento fosse essencial as pessoas procurariam voluntariamente e não precisariam ser compelidas a telo. Nesse viés, se não houvesse regulamentação do ensino, seria mais barato, prático e genuinamente significativo, até porque meios de ensino que visam formar de verdade devido a concorrência e necessidade de credibilidade, com ordem e finalidade, com consentimento do individuo e, portanto, sua dedicação pois ele aceitou investir seu tempo, é infinitamente mais barato que todos os impostos que pagamos em ministério da educação, todas as escolas, professores e despesas do ensino público por toda uma vida.
@@misakimei-chan4403 eu tinha problemas quanto ao barulho externo, não conseguia me concentrar na leitura e escrita, sem errava quando ia escrever. O que me ajudou foi comprar um headphone de qualidade, a maioria dos professores me entenderam então não tive problema em o usar dentro da sala em grande parte do tempo. Se isso for uma possibilidade, eu recomendo fortemente.
@@misakimei-chan4403 eu comprei o JBL510 BT, custou 200 reais sem frete na Amazon, cuidado com falsificações caso opte por esse modelo. Boa sorte aí pra ti!
Mas também temos que levar em conta, as questões de abusos infantil, mas isso é uma caso isolado, por estamos falando dos pais educarem seus filhos em casa e não mosntros que possa cometer tal crime hediondo.
Penso ser muito subjetivo dizer que determidada metodologia é melhor ou pior, depende muito do individuo. Entretanto, minha preocupação com o homeschooling no Brasil é mais social e cultural, visto que uma educação em casa e de qualidade seria privilégio de poucos, acentuando ainda mais as desigualdades. Entretanto, penso tbm que, como foi defendido no video, esse não é o modelo educacional ideal, nem final. Mas pra que isso tudo se transforme em algo positivo, a sociedade e seu sistema de relações também precisa ser ressignificada.
eu finalizei o ensino médio só com o Brainly, não aprendi nada e não estudei nada só foi no Control C Control V, e não sei coisa básica como fazer conta com x y , nada , mas sei falar japonês e inglês que aprendi por conta em casa em 6 meses, também sou técnica de informatica, e to na faculdade de design gráfico, mas o youtube me ensinou mais que a faculdade.
Quando entramos no ápice da pandemia tava pra começar meu último ano do ensino médio, e confesso que estudar de casa foi um sofrimento, senti uma diferença imensa, tanto que, foi meu pior ano escolar desde o primário, acho que vai de pessoa pra pessoa se sentir a vontade olhando pra uma tela do que com um lecionador transmitindo conhecimento, eu particularmente acho o modelo de você ir até o local e aprender mais produtivo do que online, justamente pelo perrengue que passei com essa experiência. Acho que deixando o padrão de ensino público com o mesmo que é transmitido na escola particular, traria uma grande vantagem pra todas as classes da sociedade. Educação é a maior riqueza de um ser humano.
Olá, sou novo nesse canal e achei o conteúdo bastante interessante, e sobre minha opinião entre home school ou ir para escola, eu prefiro apoiar o home school apesar de saber dos malefícios de alguns casos como abusos dentro da própria casa ou algo do gênero, eu sinceramente (se fosse possível também) abriria uma lei onde só fosse permitido o acesso a home school com base nos antecedentes, histórico e ficha criminal, onde passaria por uma analise, exame psicotécnico , etc. para ver se a pessoa ou casal seria apto a ensinar em casa, pois não é só nas casas que pode acontecer determinados abusos, na escola mesmo eu já sofri muito bullying por ter diabetes onde todos corriam de mim assim que eu chegava perto e o tanto de problemas psicológicos que isso me causou foi muito grave, mas tirando isso, eu prefiro ter o ensino em casa do que ir de fato a escola, pois como citado no vídeo o acesso a informação hoje ficou mais simples e fácil, pois qualquer coisa que gostaríamos de saber é só dar um google que já podemos aprender algo com determinadas informações verídicas e confirmadas (lembrando que nem todo conteúdo na internet é de fato real, por isso a necessidade das fontes). Minha opinião é essa, sou a favor do Home School.
Isso nao funcionaria muito no brasil, é só ver os dois anos de escola em caaa pela pandemia, agora que voltou a ser presencial vc olhas os estudantes e só encontra caos onde ficou mais dificil ensinar. Isso não exclui o fato de que pra pessoas com alguma deficiência talves o modelo de casa seja melhor, mas na maioria é cilada bino
A escola não é perda de tempo, é pior que isso. Muito se diz que não funciona, mas funciona muito bem, mas não pelo SEU bem. Crianças AMAM estudar, mas odeiam a escola, é por isso que se viciam em videogames. A primeira coisa que a escola faz é matar sua pro-atividade, torná-lo *Reativo*. Você não vai pra escola para aprender, pois não aprende nada la. Você vai por medo do que vai acontecer se não ir.; Você não faz tarefas de casa para aprender. Faz por medo das punições; Você não permanece por gostar. Permanece la, por medo de sair, permanece porque está proibido de sair; Você não estuda para as provas pois se importa em aprender a matéria e se sair bem. - Você não estuda, você decora - Você o faz... por medo; Você não lê o livro do plano de leitura ou que seja por se interessar. Você o faz por medo de ter uma avaliação que cobre as informações que estão nele; Você não estuda. Você obedece; Você é ensinado a ser pobre, a ser trabalhador, escravo, obediente, manipulável; Você é ensinado a odiar estudar, aprender; Você é ensinado que livros são tortura e não entretenimento. Existe uma diferença vital entre ensinar, educar e doutrinar. Ensinar é oferecer conhecimento, demonstrar, apresentar...; Educar é sacrificar-se pelo bem do 'educado'(aluno/filho/...); Doutrinar é sacrifica-lo pelo seu próprio bem. A diferença entre estudar e decorar informações não é reconhecida pelo senso comum no Brasil. Estudar é se interessar, exercitar, se animar, pensar sobre, obter conhecimento. Conhecimento é inesquecível; O que você faz na escola não é estudar. Na escola você, por medo, decora informações aleatórias das quais você não se importa para vomitá-las em uma folha de papel sem significado apenas para o agrado de forças superiores incompreensíveis - quase um horror cósmico -. Informações são esquecidas quando não mais necessárias, você esquece depois de fazer a prova. Nos esquecemos, mas aquelas mentes torturadas nas escolas são apenas 30% da nossa população, mas 100% do nosso futuro. E o nosso futuro, tem depressão e ansiedade. E o nosso futuro está sendo ensinado a ser pobre. E o nosso futuro é auto-destrutivo, reativo, odeia livros, odeia estudar, odeia pensar, odeia aprender, odeia explorar, odeia tudo e todos e mais do que tudo, odeia a si mesmo.
Esses vídeos são maravilhosos. Vai serbmuito bom se vocês puderem trazer vídeo relacionando Rick and Morty com Paulo Freire. Eu sou estudante de Psicologia, então assuntos comi os abordados por este canal me interessam em muito, e colaboram bastante com meus pensamentos a respeito dos temas abordados. Essa questão das escolas, estudar em casa e etc, atravessam muitos outros assuntos, que bem como você destaca no vídeo, a nossa realidade brasileira é diferente, por tanto é bem complexo analisar corretamente e pensar em medidas que de fato ajudem. Porém apesar de ser difícil, eu creio que seja possível melhorar esses aspectos da educação, tanto para os casos de home schooling, quanto para as escolas. O modelo tradicional da escola precisa evoluir, não só em medidas didáticas, mas de forma estrutural. Já o modelo de home schooling, precisa que sejam criadas determinadas formas de garantir tanto que o jovem esteja aprendendo o necessário quanto que este não esteja sofrendo nenhum tipo de abuso ou descaso. Porém mesmo com os benefícios apresentados pelo home schooling, como bem sabemos as condições de muitos brasileiros. Portanto acaba sendo mais viável que a criança/jovem, vá para uma escola. Daí vemos a importância em melhorar as escolas e o sistema educacional de modo geral.
Sou educador e vou fazer alguns comentários. - Socialização: De fato a escola é um excelente local para socializar, mas temos o problema da socialização forçada, imagina um aluno que sofre bullying, racismo, assédio ou algum outro fator social que afete seu psicológico, pelo fato de ser um local público ele terá que conviver forçadamente com outras pessoa a qual não o faça se sentir confortável. Além de que o modelo ideia de Socialização deve ser composto por vários níveis etários para que tenha um melhor desenvolvimento social. Mas uma turma cheia de adolescente/ aborrecente a qual estão no ápice da rebeldia ou infantilidade cria grupos que deixam mais propensos reprodução desse comportamento. Então a tão falada sociabilidade escolar não é um fator tão forte assim, sendo um agravante muito maior no Brasil onde temos uma forte presença de criminalidade tentando aliciar as crianças/ adolescente. No Hs, sua educação de fato é em casa, mas nada impede que ele faça outra coisa extra curriculares, como curso de idiomas, aulas de música, algum esporte. Isso fará com que ele tenha um contato social mais abrangente, muita das vezes com contato direito a várias faixas etárias. No Brasil, os projetos de leis regulamentam a forma como o Hs vai ser lidado, ou seja os alunos precisa passar por teste corriqueiros além de várias avaliação com psicólogo para ver se estão tudo bem, em casos isolados muitas das vezes o resultado é superior aos alunos que frequentam o ensino regular. isso se valida procurando vídeos no UA-cam de crianças que passaram por esse processo. O Hs é um tema extremamente complexo, tem vários modelos distintos entre si aumentando ainda mais sua complexidade. - Sobre o assédio sexual. Só o fato de ter uma visita recorrente a acompanhantes sociais já dá uma excelente prevenção contra esses casos. Eu concordo que o aluno deva ter o contato com psicólogo ou alguma assistente social para ver como está a sua situação (mesmo na escola) . Lembrando que o fato do aluno está na escola, essa correlação chega a ser absurda, cadê a presunção da inocência? Na minha vivência vejo vários casos de assédio sexual de alunos principalmente na escola, não desconfiaria se muitos casos de abuso também acontecer. Mas o fator de uma aluna ter sido vítima de abuso sexual na escola não é motivo para que a mesma não possa frequentar a escola, pq no caso do HS deveria ser um argumento? Ao invés disse devemos acompanhar esses alunos para que tanto na escola como em casa não aconteça esse crime horrível.
Como aluno a escola foi onde eu tive meu melhores momentos, não no sentido acadêmico, mas no sentido social. Meus melhores amigos são do ensino fundamental, depois de 12 anos ainda temos a amizade. Mas por outro lado eu concordo que a informação na internet é muito mais fácil, o problema é se a nossa sociedade tá pronta para encarar um novo modelo(eu acredito que não). E por mais vasto que seja o conteúdo na Internet, algumas coisas só um professor pode transmitir diretamente para um aluno
@@jordanmarques3757 Eu concordo, minhas melhoras amizades foram feitas na Escola, e ainda se matem ate hoje, mas eu ainda acho que a internet consegue te dar um ensinamento mais amplo em algumas questões, por exemplo, tenho professores que estão ensinando suas matérias de uma maneira que nos impede de procurar estudar por outras fontes sem ser a deles, literalmente estou tento dificultardes em física por causa disso, por que oque o professor fala e o que a internet fala, mesmo sendo a mesma matéria, parecem que são coisas completamente diferentes. Não sou contra a ideia do Hs, mas acho que deveriam mesclar a duas coisas, pegando oque dar certo nas escolas, e tentar juntar com o Hs.
@@jordanmarques3757 fico feliz que tenha tido uma boa experiência na escola. Mas entenda a problemática, o Hs não é contra a escola normal como muitos colocam, mas sim a aplicação daqueles que escolham aderir a esse modelo. O sistema padrão escolar não é 100% e nunca vai ser, por isso as pessoas lutam para quer possamos ter um modelo alternativo, como a educação hospitalar onde se monta uma escola em condições especiais já que os pacientes não pode frequentar escola regular. Se a escola atender a demanda de 99% e falhar com 1% nada mais juntos que possam arriscar com outro modelo.
@@jordanmarques3757 O fato de vc ter muitas amizades se deriva também do tempo dedicado de estadia lá, não só seu, mas de todo seu ciclo social. Assim como pessoas fazem amigos no bar, igreja parques. Não tô criticando amizades, mas nossa relação social tem dois fatores que são tempo e convívio. Até na cadeia se faz amizades. O meu ponto e que a escola não tem esse monopólio social como muitos tentam coloca. Eu concordo que a escola é um ótimo lugar para fazer amizade, só discordo que seja o único entende.
Cara, você é muito bom! Seus videos são os melhores, rick morty é melhor desenho de todos. Você consegue torna-lo ainda melhor quando explica conceitos tão complexos de forma tão didatica e reflexiva! Não pare nunca por favor kkk Mete marcha!
Eu hj aos 26 anos tenho uma profissão de confeiteira e salgadeiro, faço vário pães e pratos, mas deixei a escola aos 15 anos nem mesmo concluiu o ensino médio, escolaridade nunca pesou no meu currículo, ja agora trabalho em casa
Excelente vídeo, Alberto. Penso que os benefícios de frequentar uma escola coletiva são muito superiores aos eventuais defeitos (os quais podem ser mudados e podemos batalhar por isto). A escola coletiva, ainda mais num mundo extremamente individualista e em que cada vez é mais comum o filho único, é absolutamente fundamental a socialização entre crianças/adolescentes de forma sistematizada, buscando garantir pensamento coletivo, capacidade de lidar com frustrações e disciplina. A escola pra mim é uma conquista civilizatória incrível que deve ser mantida e melhorada sempre. Penso que as decisões pedagógicas escolares, ainda que com muitos problemas, são sujeitas a críticas e melhoramentos frequentes, revisão de pares e são muito melhores que decisões de pais, que geralmente só levam em conta suas próprias realidades, muitas vezes com visões de mundo bastante limitadas por questões religiosas, neuroses das mais diversas, etc.
Passei cada ano do meu ensino médio em uma escola diferente, e a impressão que eu tinha é que tinha perdido aulas porque não havia coerência consistente entre as matérias... Ou às matérias pareciam completamente diferentes ou eu parecia estar vendo a mesma matéria do ano anterior. Esse engessamento escolar é prejudicial demais, porque se o aluno precisa ver uma matéria diferente do restante da classe, ele não poderá e ficará atrasado.
Escola nunca me ensinou porcaria nenhuma, eu aprendi sozinho em casa, terminei o ensino médio sem saber fazer conta de divisão, só desperdício de tempo.
A escola é interessante por seus motivos, mas é inegável que pode ser muito desestimulante para as pessoas, quando eu ainda estava na escola eu não gostava de nenhuma matéria fora matemática e informática, durante a pandemia, fora da escola, eu comecei a estudar sobre história e achei simplesmente maravilhoso, era tudo tão interessante e se encaixava de uma forma tão bela, enquanto na escola sinto que não aprendi quase nada porque era tudo sobre decorar pra fazer a prova, fora a parte de lidar com alguns tipos de alunos, principalmente no fundamental 2 em escola pública, era o inferno aquela sala, não dava pra aprender, tinha barulho, cachaça e drogas dentro da sala, fora que tinha briga na saída quase todo dia, um verdadeiro inferno, minha salvação foi fazer o primeiro do médio em uma escola técnica que precisava de nota pra poder entrar e felizmente isso faz um bom filtro pra separar os animais das pessoas, muito mais tranquilo assim, e os outros 2 do médio foram ead, fora a carência de interação humana eu diria que foi melhor, afinal comecei a economizar 2 horas do meu dia que ia perder dentro de um ônibus, o problema do sistema atual é ensinar de forma genérica e chata, muitos professores não ligam pra tornar o conteúdo interessante e nem explicam direito para que serve certos cálculos, algumas coisas só fui aprender na faculdade agora pra que serviam, não tem como interessar por algo que eu nem sei para o que serve... ainda mais com um funk estourado abafando a voz do prof, felizmente no médio meus professores eram mais animados, uma prof até passou um anime que ensina sobre biologia pra assistirmos, deixa bem mais legal o ensino assim..
@FelipeKing7 sim cara, hoje olho e percebo quanto tempo foi desperdiçado lá, sendo que hoje aprendo bem mais em um terço do tempo estudando em casa... estudar programação tá sendo legal
@FelipeKing7 ah sim, é difícil mesmo, eu peguei um curso online que vai do básico ao avançado e tá interessante, eu me defino uma meta diária, acho que assim fica mais fácil de seguir, além de estar fazendo faculdade de economia, acho uma boa fazer programação também pra ter uma segunda opção de carreira e mesmo que não precise ainda é algo interessante de se saber pra fazer projetos próprios
@FelipeKing7 pior que é, fui olhar umas vagas pelo LinkedIn e muitas pediam vastos conhecimentos, algumas até exigiam diploma da faculdade, mas se procurar você consegue achar vagas que fazem mais sentido para um iniciante ou se não pode tentar fazer alguns trabalhos voluntários para poder falar que tem experiência também, penso mais em trabalhar em alguma empresa estrangeira caso eu queira fazer algo de programação por conta de melhores salários que sem dificuldade vão ser o dobro dos ofertados no Brasil, por isso sempre vou praticando meu inglês com leituras, mas ainda acho necessário aprender mais gramática pra ir melhorando, se não te valorizam aqui então vá para onde valorizem
estudar em escola pra mim, nao é sobre pais ensinar, e sim sobre procurar conteúdos q estao sendo estudados nas escolas e estudar em casa, com videos aulas e etc, assim depois disso ir pra escola pessoalmente fazer a prova, pra mim isso seria muito melhor
Eu não acho que a escola em si seja uma perda de tempo,porém o modelo engessado e mecânico de ensino que há nas escolas precisa mudar. Quando eu paro para refletir sobre meu período na escola,veio justamente uma imagem de alunos automatizados e servindo apenas como um receptáculo de informações e com uma figura central de autoridade plena(como mostrado no final do seu vídeo,um Rick sendo a figura central e os alunos os receptáculos)que dita e o aluno repete,sem muito questionamento.Ou seja um modelo diferenciado,mais ativo,com mais participação dos alunos na construção dos proprios saberes e até mesmo o estudo em casa são meios bem melhores e mais eficientes de se aprender,embora eu ainda ache melhor o ensino na escola porém com uma metodologia diferente. Eu acho que quando o Rick disse que a escola é uma perda de tempo acredito que ele estava se referindo á essa rotina automatizada,e que há formas muito mais interessantes e ativas de se aprender(Rick é doidão e usa o Morty para um cacete kkkkk,mas esse desenho trás uma enxurrada de questionamentos,gosto muito ✌🏻).
@@roberto_pereirad2999 Home Schooling não é para todo mundo. Ele é adequado para pais que julgam que a educação de seus filhos é tão importante que eles não querem delegar isso para o estado. E isso é muito válido no Brasil, onde os resultados efetivamente entregues pela educação estatal são pífios.
@@Rene-ck8mi Escolas com resultados pífios geralmente são escolas onde os pais mal sabem complementar a educação dos seus filhos. A maioria dos pais mais ricos colocam os filhos em escolas privadas, não estatais. O mal desempenho (salvo exceções) da escola estatal vai muito mais do que o modelo. As crianças não têm acesso a educação em casa. Sou de uma região socioeconômica pobre e o que mais me deparei na época que fecharam as escolas foi com a dificuldade dos pais em ajudar os filhos nas lições e a falta de recursos para acessar as aulas. Homeschooling não é para crianças de escolas estatais, só se for de privadas.
@@vetkiau Eu sei. Por isso que falei que não é para todo mundo. E vc tem que admitir que uma parcela grande destes pais frequentaram uma escola pública quando crianças (excluindo aqui só os analfabetos que nunca tiveram oportunidade de frequentar a escola). E a escola pública não foi suficiente para eles adquirirem conhecimento suficiente para ajudar seus filhos. Isso, para mim, é só mais uma evidência de que a educação formal brasileira é um desastre completo.
Como professor vejo que a escola ainda não é o que deveríamos ter, mas como é o que temos não podemos despreza-la. Ela precisa de uma reformulação completa. Lembre-se que até o final dos anos 90 nem tínhamos o ensino médio obrigatório, ainda estamos caminhando pra formar bons professores e escolas de qualidade. Vejo meus alunos reclamando que os seus estágios pagam pouquíssimo, e lembro que o quando estagiei nem era remunerado. A maioria não é. O debate é importante, mas por favor não vejam que a escola é inútil, o desenvolvimento desse país precisa começar pela educação.
Mano, pra falar a vdd eu nunca gostei da escola, eu não aprendi ou adquiri nada lá, as unicas coisas que eu adquiri lá foi: depressão, solidão e um pouco de ansiedade e eu aprendi muito mais coisas aqui em casa sozinho do que na escola por exemplo: futebol, volei, inteligência, empatia, visão da realidade, um pouco de filosofia e até mesmo inglês A escola não tá nem ai se o aluno tem problema mental, fisico e intelectual acho que ela não tá nem ai pra a inteligência do aluno ela só que usar todo mundo peãos ou marionetes E pq agente tem aprender essas coisas se agente nunca vai usar? Se um dia eu puder sair da escola eu vou
Nunca me dei bem na escola, bullying e preconceito á respeito sobre meu modo de vida, família com pensamento de pessoa de mente fechada, sempre utilizando outras pessoas para me comparar a alguem da minha idade que "estava caminhando para o sucesso" enquanto eu não "me decidi ainda" ou não procurei fazer algum tipo de trabalho ou curso do qual eu não tenho vontade (sempre utilizam os outros como objeto de comparação, até os dias de hoje). Nunca tirei notas boas e sequer prestava atenção em aula devido ao julgamento dos professores que viviam dizendo que eu não seria ninguém na vida se não prestasse atenção em tal aula. Resultado: depressão, ansiedade e não consiguia socializar após me formar no ensino médio, e, me afastei das pessoas as quais conheci no ambiente. Com 17 anos (quase um ano após me formar no ensino médio) comecei a trabalhar na feira, vendendo frutas com minha família, o que me ajudou muito a ter uma outra visão de vida e ter o prazer em socializar com as pessoas. Claro, o mundo é cruel e ninguém realmente quer o seu bem, porém, ainda existem pessoas que nos motivam a fazer as coisas que fazemos. Após 4 anos trabalhando na feira (com 21 anos), mesmo nunca ligando para faculdade (e até hoje eu não recomendo que ninguém faça faculdade Á MENOS que a profissão que você quer seguir seja regulamentada, ex: engenharia, odontologia, medicina etc... pois, na minha visão, é apenas para isso que serve.) Comecei a fazer faculdade EAD. A IE em si, não me trouxe conhecimentos relevantes, mas a possibilidade de poder buscar informações por conta me tornaram a pessoa que sou hoje e obtive conhecimento das coisas as quais eu realmente quis aprender e isso fluiu muito mais facilmente, sem contar que não tenho que ouvir críticas de pessoas de algum lugar onde pessoas que nem sequer vivem minha vida ou passam o que passo, e se acham no direito de me criticar. Hoje tenho 23 anos, estou no 4⁰ período de Ciências Contábeis (futuro Contador e educador financeiro) e repito: só faça faculdade para regulamentar sua profissão caso exija algum registro específico. Do contrário, você tem diversos materiais gratuitos e acessíveis na internet suficientes para colocar sua profissão em pratica. Esta é minha opinião, mas caso você sinta necessidade dessas coisas, não tiro sua razão.
Na minha visão, deveria acabar o ensino médio e ficar apenas com o ensino básico, ou ensino fundamental. Desse modo, a escola irá servir apenas para você aprender a ler, escrever, conhecer as diferentes áreas do conhecimento (e daí focar naquele que mais lhe agrada futuramente) e se socializar. Apenas isso.
Não vou fazer texto explicando, mas sim a escolas só ensinar o que não presta, só se aprende em casa mesmo. Sim a parte social é o que salva as escolas.
O que tem que se fazer é no mínimo tirar as pessoas inteligentes da escola e dar a oportunidade pra eles se desenvolverem em algum ambiente mais produtivo.
Eu penso em fazer educação física para eu ter uma experiência certa em lutas e no corpo humano e usar isso contra meus oponentes e melhorar meu físico além de aprender novos estilos de lutas , quero ser um lutador profissional, mas depois de ver os comentários eu quero perguntar , eu tenho ou nao tenho que ir pra faculdade ? Porque tipo eu quero o diploma de educação física para quando eu me aposentar da vida de lutador eu já ter uma academia própria, to fazendo certo ?
Uma coisa lgl da escola era/é os amigos, eu estudava em uma fora da minha cidade, e infelizmente, com tudo isso da pandemia, passei 2 anos do ensino médio apenas no EAD (e não tinha como eu sair com eles, porque ia custar muito caro) numa total solidão (eu não fiz/mantive nenhum amigo da escola local onde cursei o ensino fundamental); é realmente ruim esse sentimento, e só te afunda como um poço de piche, enfim, eu queria saber se você (Alberto) tem algum vídeo que fale sobre a solidão e como isso afeta nossa mente (caso não tenha, fica aqui uma sugestão). PS: Não é minha intenção me vitimizar, só quis ilustrar melhor a situação, não me cancelem e muito menos sintam algo remotamente parecido com pena.
Sobre um possível problema de abuso acontecerem em casa. Penso em algum momento a criança vai para casa. Então a escola não irá resolver isso . penso que possivelmente poderia não ser um tópico para questionar o homeschool
Na minha opinião, o maior problema da escola é que é um professor tentando ensinar vários alunos ao mesmo tempo, e isso somado ao barulho e com problemas sociais que um aluno pode sofrer no meio escolar acaba sendo difícil de aprender mesmo tentando prestar atenção e se esforçando o máximo.
Eu sempre falei isso pra um colega meu: "escola é uma perca de tempo, a gente pega o caderno estuda, vai pra casa e esqueci tudo que aprendeu ", claro que existem pessoas que querem muito estudar um assunto determinado assunto e se esforçam muito para ter bons resultados, mas o que eu quero dizer que a escola é "uma perca de tempo" foi por quê tem muita coisa inútil na escola, como por exemplo o valor de x, PRA QUE MERDA EU VOU USAR O VALOR DE X NA MINHA VIDA. O que eu quero saber é como deixar minha vida financeira bem, como ter um sucesso em alguma coisa, como ter muita grana, sacou. E essas coisas que nós fazem perder tempo estudando, ao meu ver é uma coisa que vai dificultar muito alguém ter uma motivação pra estudar, a escola deveria colocar mais experiência reais do que teóricas, quem no mundo não queria ir para sua aula de química e aprender como fazer aquelas coisas malucas que tem nas séries. A primeira vez que eu fui pra minha aula de química eu fui mó ansioso pra explodir a sala com algum produto químico que eu fiz errado, essas coisas saca, mó na espectativa e o professor chega e começa com um cálculo pra calcular a massa do átomo, Mas UMA VEZ PRA QUE EU VOU QUERER SABER A MASSA DO ÁTOMO. E hoje ta dando aula sobre o meio ambiente, eu já estudei essa bosta no fundamental, pra que eu tenho que estudar esse assunto de novo", e minha professora de português contando a história do barroco, "isso é português ou é história". Isso parece muito um desabafo de um adolescente, MAS É UM DESABAFO. Ao meu ver ( não sou alguém formado nem nada do tipo, só sou um adolescente com 16 anos com raiva da escola, mas) a escola e todo o ensino de estudo deveria colocar rápido coisas que sejam divertidas de se apreender que dificilmente você vá esquecer, do que fazendo prova e essas coisas do tipo que ensinam hoje, por isso eu não aprendo nada que valha a pena lembrar, por que tudo é extremamente chato. Me divirto muito mas lendo a Bíblia durante 3 horas do que estudar 3 horas. Meu amigo pensa em um negócio chato.
"pra que eu quero saber o valor de X", literalmente vc só tá podendo digitar isso pq pessoas se interessaram em saber o valor de X e voalá... criaram os computadores, a internet e mudaram o Mundo. Assim como os químicos do "pra que saber a massa do átomo" também quiseram saber a massa do átomo. Vc é novo então é normal ser assim, mas na vida adulta filho, sem faculdade ou formação, vc só vence por sorte, igual alguns dos comentários aqui, somente por isso mesmo.
@@nina._.406 investir como filho? que dinheiro? isso cai do céu não, sem formação vc só trabalha em emprego que paga salário mínimo, experimenta tentar abrir negócio ganhando salário mínimo, com casa pra sustentas, etc.
@@italozip aí isso vai de cada pessoa, eu nunca disse q era fácil, mas tbm n e impossível, tem muitos livro de educação financeira e canais aq no UA-cam q dão muitas dicas, minha mãe por exemplo com as vendas dela de brownie ganhava muito dinheiro e ajudou a melhorar nossa condição financeira e olha q só meu pai trabalhava de motorista e ganhava salário mínimo
Eu terminei o ensino médio a um ano atrás então posso opinar com clareza que sou contra o estudo em escolas convencionais no Brasil. Quando menor de idade lá por volta da pré adolescência eu perdi meu interesse em estudar, eu em particular não sabia o porque eu era tão desanimado assim, tive notas horríveis e repetia de ano, quando fui transferido para o supretivo a história mudou um pouco, eu aprendia coisas inúteis para minha vida porém num ambiente melhor, com professores que davam mais liberdade aos seus alunos, pois no supretivo, pelo menos aonde eu estudava dava a liberdade de estudar quando quiser e quanto quiser. Basicamente na escola regular foi uma bosta a experiência e no supretivo melhor, terminei o fundamental e o médio no supretivo mesmo... Minha conclusão sobre o melhor método de educação é que o ambiente influência na capacidade de aprender, não só isso mas como aprender também conta, pois, acho melhor estudarmos somente o que queremos e não porque somos obrigados, até porque eu tenho certeza que muita coisa que foi passada na escola regular do Brasil jamais usaremos na nossa vida, de fato somos marionetes dentro de escolas regulares. O ser humano é curioso de natureza, então chega até ser hipócrita sermos obrigados contra nossa vontade aprender algo novo, ser obrigado a estudar pelo governo ou até mesmo sermos obrigados a aprender coisas inúteis, é um tiro no pé de uma nação que deseja ter seu povo alfabetizado, pois o simples fato de sermos obrigados por terceiros a aprender algo que não queremos, tira a possibilidade de termos vontade própria ou motivação de aprender este algo
Eu ainda estou na escola e eu aprendo muito mais coisas uteis em casa do que na escola, eu amo assuntos filosofia, historia e geografia, tendo a trabalhar com isso no futuro nisso, eu n aprendo coisas uteis sobre esses assuntos e ele são muito desvalorizado mas são muito uteis até mais do que outras materias como alguns assuntos de matematica e tals, eu tenho muito problemas psicologicos e muitos são pela escola q precionam muito para estudar e tals então para mim deve se repensar sobre como as escolas devem realmente funcionar
Lembre-se alunos, se você preza por uma educação melhor, mas não faz tarefa não presta atenção, e também não respeita o professor e seus colegas. Tudo que você está a pedir é mera hipocrisia.
Mais uma.vez um.vídeo onde caberiam a descrição das fontes das pesquisas citadas. Assim poderíamos (para quem deseja aprofundar no tema) observar quais são as evidências científicas apresentadas.
Vou dizer meu caso : Sou entregador ifood, vou dizer meus planos pros próximos anos : Faço entregas de bicicleta e consigo fazer facilmente mais de 3.000 no mês, fiz um investimento em uma bicicleta motorizada pra aumentar ainda mais minha renda (ainda estou esperando a bike chegar) Minha meta : viver com o mínimo possível e investir o máximo possível (não pago aluguel, tenho casa própria), minha meta atual é fazer aportes até chegar nos meus primeiros 100k, e depois ir até chegar ao meu primeiro milhão e eu poder viver de renda, poder fazer exatamente o que quero, quando eu quero, sem ficar me preocupando com dinheiro (posso trabalhar com o que eu gostar, independente do salário, fazer cursos, etc) Então na minha opinião, no meu caso, escola foi perda de tempo. Nem sequer ensinam economia... se eu fosse nas ideias dos professores hoje estaria f* Porém depende. Tem muitas profissões que pagam bem, mas que vc perde alguns longos anos pra passar em concurso. Ifood é só vc se cadastrar e no mesmo dia começa a trabalhar Me desejem sorte.
Escola é uma porcaria e uma grande perca de tempo. Eu basicamente ia só para ter ansiedade, ser excluída, tomar esculacho de professor que por causa de um diploma de acha superior, me sentir insuficiente, não aprender nada que presta, e esquecer tudo. Eu realmente só comecei a aprender as coisas realmente quando fui fazer curso técnico de enfermagem, arrumei emprego no hospital municipal e comecei a sair com outras pessoas. Aprendi muito mais sentada no meu sofá que na escola. Agora estou na faculdade e na real, faculdade é apenas para você trabalhar com algo bem específico, como eu faço enfermagem na faculdade, pretendo me formar e sair do país, que o Brasil não tem jeito, tanto na educação, política, Economia e segurança.
Desde que era mais novo, nunca gostei muito da escola. O jeito como querem ensinar as matérias, sem a interação dos alunos com trabalhos criativos e práticos. Os maiores gênios, dificilmente eram muito bons na escola.
Grande parte do q a escola ensina ou n cai no seu interesse ou n vai servir pra grande parte da sua vida,por isso eu decidi so aprender oq me interessa e oq eu n ligo eu mal me importo em lembrar
Fala também sobre a conexão entre a Prusia que criou esse modelo atual de escola com objetivo de formar um exército e como Paulo Freire seguindo essa ideia defendia e se tornou patrono da pior educação do mundo e talvez também por isso o Rick odeia tanto, já que ele é o maior representante da liberdade no desenho.
obs: ainda nn vi o vídeo Eu acho que a escola até certa idade é útil para aprender, mais precisamente até uns 12 anos de idade onde vc já estaria no 6°ano. Depois vai se tornando massante e mt chato e pode causar diversos problemas como ansiedade e até msm depressão, acreditem. Estudar em casa seria mais vantajoso desde q a pessoa realmente vá levar isso melhor do que presencialmente, é mais prático achar informações, sem contar que pode estudar coisas que nn estudaria na escola mas, esse é só meu ponto de vista.
acho que depende do caso, no meu caso eu posso afirmar que a escola me fez mais mal do que bem. Desenvolvi vários problemas psicológicos e só fui perceber depois que eu sai. Além de começar a gostar de estudar (antes eu tinha ódio).
Pegando um cenário bem utópico que vou citar e desconsiderando totalmente a sociabilidade, interação social só considerando mesmo o ensino o aprendizado. O ensino em casa é algo quase que perfeito eu acho, na questão de aprendizado No cenário ideal que seria Vou colocar que o tutor seria o próprio pai e mãe que eles teriam tempo para ensina o filho então todo o dia eles tem 6 horas que conseguem ensina o filho e considerando que eles não iriam enfiar goela abaixo alguma ideologia tipo tá dando aula de história e fala para o filho ser comunista. Nesse cenário primeiro que o pai tento tempo ele mesmo poderia estudar justamente para ensina o filho e sinceramente acho que qualquer pessoa que saiba do que está falando e só tem uma pessoa para ensina, consegue ensina. Então por exemplo o filho tem 14 anos e precisa aprender bhaskara. O pai ou mãe poderia fica tipo horas ensinando o filho só naquilo até o filho entender o assunto. Então primeiro que você não teria distrações você não iria perde o foco Porque imagina a cena do seu pai sentado do seu lado de explicando como fazer bhaskara eu pelo menos não consegui me imagina perdendo o foco. Como só seria você que ele estaria ensinando ele pode te ensina se várias maneiras e ele vai saber se você tá entendo ou não, ele pode simplesmente passa um exercício e se você não conseguir fazer, ele vai te explicando passo a passo de como fazer tin tin por tin tin até você consegui você ia ser obrigado a coloca em prática o que tivesse te ensinando tenta imagina na sua cabeça você com 14 anos o seu pai na sua frente na sala, cozinha qualquer lugar na casa ele te passa 5 exercício para você fazer e senta do seu lado esperando você terminar. Não tem como inrola nessa situação você iria coloca esse conhecimento em prática e iria aprender a não ser que você tenha algum distúrbio mental não tem como não aprender. Mas isso seria um cenário extremamente ideal muito improvável de acontecer onde eu peguei e desconsiderei totalmente a sociabilidade mas pensando nisso só na questão de aprendizado e colocando que o tutor seria algum pai e mãe que são figuras de autoridade para a criança então eu acho que eles ensinando seria algo muito mais efetivo do que um tutor e se fosse um pai que tivesse paciência e MUITO tempo para ensina e por isso que seria um cenário bem utópico, seria um ensino que mano... não seria o que é hoje da criança "aprender" um conteúdo e depois de 2 meses não lembra nem sobre o que era.
da escola só levei de bom as amizades de fiz e alguns professores que foram importantes na minha vida de resto foi só bullyng e uma sensação de insegurança, não foram experiencias boa e hj a profissão que eu quero a escola nunca ensinou
Eu já Repeti de ano 2 vezes por causa da escola ser muito puxada, e eu era pequeno e n tava tão acostumado a estudar, conclusão Minha mãe me tirou de lá e colocou em 2 escolas públicas (estou no 9°ano atualmente), eu sinceramente odeio a escola e as pessoas lá, é um ambiente muito bagunçado e acaba me deixando com muito nervoso, e fica pior já que eu fico com raiva muito fácil...Eu tô querendo trabalhar com UA-cam para eu não ser militar, já que é algo que exige muito estudo e esforço, coisa que eu não vou conseguir nunca, principalmente pelo meu histórico de raiva, eu odeio seguir ordens....Eu sinceramente não sei como vou viver
Pô mano, reprovei 2 vezes também, em 2015 no 7° ano.e 2017 no 8°, o que eu sofri pra chegar hoje no 3° ano do médio não é brincadeira, por sorte fiz os 2 primeiros ano do ensino médio em casa, mas no resto foi só pedrada e sofrimento, tanto por ter problemas psicológicos quanto professores que pegavam no meu pé mesmo eu sendo mais quieto no meu canto, o que eu posso te falar é: aguenta firme que uma hora vai valer a pena, assim como eu aguentou e estou aguentando todos esses anos...
pse mas não vai achando que o conhecimento dos de faculdade não levou eles a lugar algum. É meramente sobre ter o conhecimento certo. O empresário teve o conhecimento certo. Já o Uber digo engenheiro...
Ele é Albertinho. Já assistiu as aulas do outro canal dele? Em 5 anos de faculdade de psicologia você não vai ter uma aula com aquele conteúdo e muito menos que dê para entender.
Escola é uma perda de tempo, vc estuda é não chega a lugar nenhum. O cara estuda anos a fio, para no final trabalhar em um supermercado, é ganhar uma mixaria, minha irmã fez faculdade de pedagogia, hoje trabalho limpando a b2nda dos filhos dos outros, em uma creche ganha 700. Te pergunto valeu a pena?? Comenta aí👇
Rapaz hoje em dia piorou. Tudo que as escolas públicas “proporcionam" para o aluno, é carai de eletiva, projeto de vida (que não serve pra nada). O ensino que é passado é superficial, o resultado disso na vida do aluno não vai ser nada relevante. Hoje em dia, alunos do Ensino Médio só estão preocupados como vão passar de ano pra no final do ano, muitas das coisas que os professores passaram no cotidiano para os alunos, grande parte disso não vai ser lembrado e nem relevante pra tal cargo que a pessoa vai ocupar no mercado de trabalho.
Sou obrigada a ir na escola porque minha mãe só tá interessada no bolsa família. Se eu não for para escola o bolsa corta, é impressionante que ela se preocupar mais com o dinheiro de vez dos meus estudos. E todos os dias quando vou detesto ir para escola. Não tenho desenvolvimento bom, não consigo falar socialmente, tenho trastorno, dislexia e tudo causando pela escola. Não é que, não goste de ir é porque eu sinto obrigada a estudar coisas que não quero e que não vou usar na vida.
Fui educado em escolas nunca repeti de ano e sempre era um bom aluno, resultado? Depressão, síndrome do pânico, dificuldades em socialização, quase uma fobia a ambiente escolar e barulho de muitas pessoas ao mesmo tempo que me causam gatilhos. Muito obrigado Brasil, formou alguém que não consegue trabalhar por ter adquirido um monte de problemas mentais.
Causados pelo bullying, né?
@@henriqu3arauj0 eu nunca sofri muito bullying, mas sim parte disso é por causa de bullying e exclusão
@@henrydrago pera tu nunca sofreu muito no ambiente escolar e desenvolveu esses transtornos? O que te leva a crer que não os desenvolveria se fosse pra vida adulta sem ter passado pela escola?
@@MrNerdGames eu sofria mais era exclusão, sempre sozinho, ninguém queria fazer par comigo, professores desatentos e que ficavam falando alto, eu sou autista então certas coisas são muito pra mim, mas sofri sim algum bullying.
Pse amigo, tu sentia o mesmo q eu quando a professora falava
" Hoje a matéria vai ser em grupo "?
não vou mentir, apesar de reconhecer que não teria o conhecimento que tenho sem a escola, eu me senti menosprezado durante meu período escolar porque não tive meus talentos reconhecidos, ganho dinheiro como autônomo e também não tenho ensino "superior", sempre que eu falava isso no colégio meus colegas diziam que eu iria ser vagabundo ou um zé ninguém e meus professores sempre falavam que para ser bem sucedido você deveria estudar para um concurso, ser médico, advogado ou engenheiro, hoje eu segui meu desejo confiando no meu esforço e talento e estou bem, porém a escola foi quase inútil para mim, fui preparado por anos para enfrentar vestibulares, concursos sendo que oque eu mais queria saber é como funcionava a tributação do meus país, quantos impostos eu pago e etc... tudo isso para ser empresário kkkkk, senhores antes de tudo, saibam oque vocês querem da vida e lutem por isso
Excelente comentário.
conhecimento nunca é descartável. Mesmo que não tenha aplicação direta no que você faz hoje, aquilo que você aprende molda de certa forma sua maneira de pensar. Claro que você não precisa aprender todas essas coisas na escola, poderia ter aprendido em casa, mas conhecer mais te faz uma pessoa mais crítica e difícil de ser enganada. Pra ilustrar o ponto vou citar o "Luva de Pedreiro" que não foi devidamente educado na escola e apesar disso fez sucesso, porém foi ludibriado por seu antigo agente. É claro que esse é um caso extremo porque ele não sabia ler e assinou um contrato, você poderia dizer que se ele soubesse ler já seria o suficiente, porém além de ler é necessário interpretar bem aquilo que foi escrito, mas somente isso ainda não basta, é preciso avaliar racionalmente aquilo que foi interpretado, as matérias que aprendemos nas escolas podem nos ajudar a desenvolver todas essas capacidades, mas é claro que isso não acontecerá sem um certo esforço do aluno. A tão temida matemática por exemplo desenvolve a capacidade de raciocinar logicamente e obter conclusões coerentes com base em um número pequeno de suposições, o português e a literatura nos mostram como interpretar certos tipos de texto, a física nos ajuda a desenvolver a habilidade de interpretar um problema e com base em conclusões lógicas obter uma resposta coerente com a realidade além de nos permitir entender melhor as leis que regem nosso universo, a filosofia contribui para nossa capacidade argumentativa, a geografia e a geopolítica nos situam sobre o que o que ocorre no mundo e as tendências globais, a história nos da um panorama do que já aconteceu e, aliada a geopolítica, nos ajuda a entender o que ocorre hoje, além de nos ajudar a fazer previsões sobre o que poderá ocorrer no futuro, o inglês é a língua global e nos permite acessar conteúdos que não estão disponíveis em português, além de facilitar a comunicação com o resto do mundo.
resumindo, a busca por conhecimento pode não trazer resultado imediatos, mas possibilita uma mudança na maneira de pensar que não é possível sem ela.
a escola pra mim foi uma perca de tempo total, só fui aprender a escrever corretamente pela internet.
@@nordkis4834 por mais que você não reconheça, tenho certeza que muitas coisas você aprendeu lá, talvez estudando em casa você otimizasse seu tempo e aprendesse mais ainda, mas com certeza não foi uma "perda de tempo total"
Depois que larguei a faculdade minha vida melhoro d+, parei de estudar coisas sem sentido e apenas burocráticas de uma grade curricular que não prepara a gnt pra nada. Hj sou artista 3d, ganhando em dólar, sem faculdade nenhuma, só com meus estudos pessoais na Internet. Estudo mais e melhor, e é bem menos burocrático e massante que o estudo tradicional. Sou mto a favor de meios alternativos de aprendizagem
imagina se todo mundo fizesse isso e seu trabalho ficasse desvalorizado, tudo por causa do seu comentário q deveria ser inspirador kkkk
@@zekkehz ia ser de lascar
Tranquei a faculdade.
Estou muito feliz estudando melhor de casa sobre áreas que eu gosto+
Eu so pego minha frequência e o assunto da aula e dps vejo um video de 5mim no yt, assim n fico preso naquele zoológico.
Quando quebrar o baço pede pra um programador encomendar um feito em modelagem 3d pra você
Eu sou músico e acabei a escola em 2020 na pandemia mesmo e tudo mais, trocaria facilmente os 3 anos de ensino médio por 3 anos intensivos estudando música. O formato de escola olha exclusivamente pro Enem (no Brasil é focado principalmente em quem quer ser advogado, médico ou outra dessas profissões renomadas). O que eu aprendi durante a pandemia estudando sozinho sobre algo que eu sou bom e tenho facilidade foi mto melhor do que os 3 anos estudando algo que n me agregaria pois n era meu foco, e isso acaba por deixar os próprios alunos desmotivado porque o aluno n se sente parte do sistema. Sem nem contar o fato que aprender física, química e matemática básica mas sair do ensino médio sem ter noção alguma de mercado de trabalho, política, economia e controle do próprio dinheiro. É uma discussão bem longa...
Sabe tocar piano? Se sim me diz como você fez pra aprender pfv. Tenho um piano aq em casa mas não posso pagar professor. Quero muito aprender
@@monkey-pj1gd piano eu arranho um pouco mas oq eu sei com propriedade mesmo é violão. tive algumas aulas de piano com um tio meu que é músico também mas tem muito conteúdo na Internet po, o principal pra aprender um instrumento é a constância.
Falou tudo
Ainda bem que você realmente fez o que você gosta, ser músico. A escola só aponta para um caminho, que é a faculdade.
Muitos professores dizem que a escola prepara pra vida, só que a escola não te prepara nada pra vida.
minha opinião e experiência: estudei boa parte em escola publica.
eu sofri bullying quando era criança, os diretores e monitores n me ajudaram e ainda disseram q era pra fazer amizade com os "coleguinhas", sou autodidata, então boa parte do meu conhecimento aprendi pela net.
Pela escola desenvolvi transtorno de estresse pos traumático e ansiedade social.
escola nunca me ajudou em nada, na vdd ela só piorou minha vida.
honestamente perdi muito tempo q eu poderia esta "estudando de vdd" na escola dormindo ou sem fazer absurdos nada, ja dps q fui atras de estudar de vdd pela net, descobri q: oq os meus profs me ensinavam e oq tinha no livro era mt precário.
fui julgado minha vida toda pela escola como um aluno ruim em matemática ou qualquer materia de conta, ai minha mãe pagou um curso pra mim, fiquei tão bom q descobri até oq meus profs não sabia a respeito, literalmente de um aluno medio para um aluno nota 10 q julga a precariedade do q se passava na matéria.
honestamente, a internet tbm tem seus problemas, pois o conhecimento gratuito dela esta muito espalhado e o mais comum é ver as pessoas ensinando o basicão pra qm qer da uma estudada rápida pras provas ou ensinam como se eu fosse um jumento com disfunção neural.
eu ficaria feliz um unico site ou app com todo conteudo livre e gratuito, sem musiquinha ou macete, ensinando absolutamente de tudo sobre a materia na ordem certa, com profs explicando.
mas se vc qer q seja mais eficiente ainda o ensino, pensa q no final de tudo nunca vou precisar saber oq é um maldito Oração coordenada sindética adversativa quando vc for trabalhar com desiner. asahsahahs
ai o sistema todo tem q mudar pra c qualificar a pessoa pro trabalho, e coordena melhor qual trabalhos precisamos conforme o mercado brasileiro, penso em algo como cursos práticos mesmo, sempre indo direto ao ponto, focando no conhecimento coletivo e trabalho em grupo pra logo dps aplicar no mercado.
Olha, já existe uma iniciativa de um único site com conteúdo livre e gratuito, sem muita frescura pra você poder aprender, a Khan Academy.
Kkk eu amo a internet justamente por conta da pirataria aqui come solta, baixei um curso top de inglês de graça, na verdade eu posso literalmente aprender o que eu quiser naquele site, claro o que impede é minha enorme preguiça e falta de interesse pelo assunto
@@crisxxxxx pode me passar o curso?
@@illli-373 só precisa ter o torrent pra instalar dai
@@crisxxxxx Mairo Vergara? Vale a pena viu
Em escolas, eu sempre fui respeitoso, carinhoso, nunca repeti de ano e quase sempre tirava ótimas notas. Resultado de ficar na escola? Depressão e ansiedade, uma quase fobia social, medo de se relacionar com as pessoas, medo de me expressar em público, medo de abraçar amigos ou conhecer pessoas e bem desconfiado das pessoas, até aquelas que são mais chegadas a mim. Q belo exemplo do porquê de ficar na escola, hum?
100%
cmg quase a mesma coisa, so perdi minha timidez me virando, pq a escola nunca me ajudou nisso, pelo contrario so piorou, tinha q ler textos e apresentar em voz alta mesmo os professores sabendo q eu era timida e pra piorar eu ainda gaguejava mito era ruim dms
E tbm estudar em casa sozinha em casa e mil vezes melhor do q na escola
Ainda bem q terminei essa merda, melhor sensação e tu acordar de manhã e lembrar q tu n vai precisar mais ir pra escola
@@nina._.406poisé amor
Sendo Sincero a escola não me preparou nem 5% para o mundo tudo que aprendi hoje, fui puramente pós escola, e eu nunca gostei de estudar na escola mas não vou negar que a interação com as pessoas foi o que me manteve lá.
Eu gostava dos professores e dos alunos, o resto eu ficava puto, ainda mais o caminho para ir para ela, não era tão divertido ter medo de cachorro e toda rua ter um bendito quadrúpede! Tinha uma casa que o cara as vezes lava a calça as plenas 6 da Manhã e deixava os PitBull solto na rua!
@CLIQUE NA MINHA FOTO DE PERFIL não.
@CLIQUE NA MINHA FOTO DE PERFIL ok eu não clicarei
Na realidade a escola e um local onde você guerrear socialmente. Então eu defino dois objetivos, aprender o básico e lutar para conseguir um grupo de amigos Para ser manter até o final.
Por isso eu repito de ano kkkk
Um problema q esta sendo enfrentando no "novo ensino médio" é que mesmo que tenha essa tentativa de mudar um pouco o funcionamento escolar, esqueceram de capacitar os professores para tal, então para uma mudança de modelo de ensino, o primeiro passo seria caso houvesse a necessidade de algum tutor, este ser o primeiro capacitado para o novo sistema, antes de efetivamente surgir o novo sistema
Concordo, inclusive na minha escola, que adotou o novo sistema (integral), eu fico lá 7h por dia e alguns professores ainda pedem lição e trabalho pra fazer em casa, como se já não bastasse todo o tempo que os alunos ficam lá, parece que eles acham que os alunos não tem outras coisas com o que se preocupar além da escola. Além disso, depois que começou isso, foram surgindo muitas regras bobas e injustas, tenho até a impressão de que tá virando uma prisão e não uma escola
@@DarkGamer-sl8pf concordo e tbm passei por tudo que falou, acho ridiculo esse negocio de novo ensino medio
@@DarkGamer-sl8pf Mas aí é porque teoricamente o ensino integral seria ensino médio + curso técnico, então você estaria fazendo turno por duas coisas ao mesmo tempo, então obviamente o sistema vai ser bruto.
@@PabloElChefe na teoria seria super ótimo, o problema é q na prática as escolas públicas (pelo menos a maioria) são praticamente a mesma coisa q antes, a diferença é q agr nós alunos passamos cerca de 2h a mais na escola, além de atrapalhar bastante o pessoal do ensino no quesito de começar a trabalhar ou fazer curso e isso seria muito bem resolvido se tivesse algo mais semelhante a curso técnico nesse sistema integral
@@DarkGamer-sl8pf Depende da estrutura do colégio. Obviamente que se pôr esse método em um colégio meia boca que não tem estrutura pra apoiar um ensino mais avançado vai ser mesmo que nada. Mas agora isso funciona muito bem em colégios federais ou particulares, e por isso que eu acho que deveria ser lei só ter ensino integral em colégios com porte suficiente pra sustentar.
Eu sempre estudei em escola pública, uma coisa que me chama a atenção hoje em dia é que nós aprendemos coisas "repetitivas", algo que talvez nem vamos usar. Acho que as escolas tinham que mudar a estrutura de ensino, explorar a criatividade dos alunos e não apenas a fazer o feijão com arroz. O ponto seria preparar o aluno para um carreira profissional, usando programação, robótica, gastronomia entre outras áreas
Para o aluno aprender gastronomia, robótica e programação ele precisa aprender a respeitar uma série de repetições básicas que são essenciais para a formação de memória a longo prazo. É bastante necessário estimular a criatividade, porém pra isso acontecer o aluno precisa antes criar repertório.
@@thiago9108 concordo!
@@thiago9108 porque não (começam) ensinando isso?
Eu infelizmente repeti de ano pois tive de abandonar a escola na pandemia para ajudar a minha avó que estava doente com demência vascular, não me deram suporte nenhum mesmo com uma justificativa extremamente válida e hoje estou três anos atrasado
Num ambiente desconfortável vendo pessoas mais novas que eu frequentemente zombando de mim sem saber dos meus motivos
Ignora essa galera man, ser humano gosta de ver/rir do sofrimento alheio por pura maldade/ruindade mesmo.
@@Jr-un6tc Muito obrigado!
Va ganha r vida cara.fassa o eja depois.
Não perco esses vídeos por nada, muito obrigado pela dedicação de todos do canal, tô considerando muito virar membro
Vai ser muito bem vindo Raylson!!
Na escola, sempre fui muito dedicada nas tarefas, não por escolha mas sim porque queria fugir do bullying que sofria todos os dias pelo meu fenotipo. Não importava quaisquer soluções que tentava, nada nunca funcionou, nem contar com meus pais, professores, tentar conversar, nada. Em se tratando de ensino propriamente dito, escola NUNCA me ensinou nada além de futilidades e decorebas, tudo o que sei hoje se deve aos livros que li e às mentorias que tive. Entretanto, devo adimitir que me ensinou algo depois de muitas lágrimas derramadas, que sempre devo manter a postura diante de qualquer um, nunca abaixar a cabeça e aceitar uma humilhação e, em hipótese alguma, medir forças para defender a minha dignidade. Acredito que, se a crinaça se sente tão mal num ambiente, não deve ser obrigada a frequantar e enfrentar tudo isso com a possibilidade de poder ser devidademnte educada e socializada em outro. Uma criança é uma criança, merece o direto da escolha de poder ser uma.
quase descreveu boa parte do meu convívio escolar
Eu disse que ia matar todo filho da puta que tava na sala quando fui intimado e todo mundo virou meu amigo 🗿🍷
Ja eu não, eu provavelmente vou rodar esse ano, mas é engraçado, as professoras vem me tirar falando sobre o assunto como se eu não soubesse e eu respondo ela com o que ela quer kkkkkkk, isso sem falar de eu ter usado só a lógica e acertar todas questões de física e ela me dar 0 por não colocar a conta kkkkkkk, física é teoria
Bem, eu estudei a vida inteira em escola pública, ao fim dela eu tive que estudar por conta própria, eu aprendi mais fora da escola do que dentro dela, atualmente eu curso medicina, onde passei sem cursinho, apenas com os conhecimentos que eu fui adquirindo ao longo do tempo.
Estou estudando e aprendendo melhor em casa
@@Rodrigo-Araujo Estudar em casa e muito melhor, não tem aqueles bando de papagaio conversando besteira o tempo todo.
Gênio
Escola é um bagulho complicado, ouço vários relatos de pessoas que ganharam distúrbios mentais por contas de traumas na convivência escolar, sem falar que, a afirmação da escola só preparar o indivíduo para fazer e não conseguir formar um cidadão pleno, é sabido até mesmo por alguns professores, no entanto, o homeschooling é extremamente recente, e não existe nenhuma garantia de que não possa ocorrer os mesmos problemas de socialização, acredito que as duas formas de ensino deveria amadurecer os planos de aula e as grades curriculares, para eu tirar alguma conclusão, o que no Brasil pode ser uma eternidade, tudo o que eu sei no momento é que o modelo do "novo" ensino médio é um desastre completo.
Sinceramente, esse vídeo ajudou a concretizar meus pensamentos. Há 3 anos eu trabalho em home office e percebi na prática como as informações realmente correm muito rápido mesmo as pessoas estando tão longe. Isso começou a me fazer pensar em como o meu ensino médio tem sido desgastante por eu ter que ficar fora de casa por 6 horas todos os dias. Tenho 17 anos e desde o início do meu ensino médio eu venho pensando sobre isso. Muito obrigado pelo vídeo Alberto e equipe!
Nossa cara o ensino medio só tem me deixado mais estressado, eu tive uns problemas de saude ultimamente por estresse e tbm porque a escola continua a me pressionar, as vezes piora mais do que ajuda
Cara, ensino médio e um saco.
Escola deveria ser um ambiente onde o aluno escolhe o que quer aprender, já que a ideia é ensinar. O problema da escola é implicar assuntos que não agrega desenvolvimento do indivíduo. Um exemplo prático disso é uma pessoa que tem talento com música de, exemplo. A escola implica que esse sujeito deve aprender trigonometria e a diferença entre verbo transitivo indireto e um verbo do pretérito mais que perfeito. E aí que encontra uma falha enorme, pois o sujeito está submetido a aprender aquilo que não agrege ao seu talento, gerando nele, ansiedade e diária até uma certa depressão pela pressão que a escola implica que o que ele faz não e bom e sim da escola. Outro ponto interessante de levantar sobre a escola, está ligado a ideia de "aprender". Que na teoria funciona perfeitamente, entretanto na prática não é bem assim. Uma metáfora bem ridícula e simples mas que tem racionalidade em relação ao conhecimento. Quando criança, que você ver uma panela fogão meio avermelhada, por curiosidade você quer por a mão e saber o que é. E logicamente você vai queimar mão. A partir dá aí você aprende e tem o conhecimento que não deve por a mão em objetos que estejam submetidos a alta temperatura. Em outras palavras, você aprendeu e levou pro resto dá vida. E o problema da escola está nisso. Pois a escola não ensina aprender, ensina decorar. Se chegarmos em um turma de 3° do ensino médio no Brasil e por eles pra fazer uma prova agnóstica do primeiro ano do fundamental até o último será um desastre. Pois não foi ensinado aprender e sim decorar pra fazer a prova e depois esquecer. Último ponto que eu queria levantar, é sobre metodologias, período integral e didática. A metodologia educacional está totalmente ultrapassada e ignóbil. O professor vem e fala que devemos "estudar" tal assunto durante um mês que irá cair na prova. Depois da prova realizada o conteúdo é completamente esquecido, o que gera um esquecimento no que foi decorado. Um de vários problemas do período integral é submeter ao aluno a exames semanais (sistema educacional CEPI, no estado de Goiás), que na teoria é algo completamente lindo, entretanto além de ser desgastante para o aluno ele só fortifica mais a ideia de que a escola não ensina a aprender e sim decorar. Suas provas são realizadas da seguinte maneira. Durante a semana o aluno é bombardeado de conteúdos; matemática, português, Química, física, biologia, entre outros. O por sinal já ocupa do aluno um tempo que ele não tem por passar a maior parte do tempo na escola. Pra agregar mais a degeneração educacional desse sistema, é passado para os alunos diversões seminários e relatórios para ser apresentado tudo durante esse período de "aprender" o conteúdo pra realizar o exame e estudar o conteúdo pra realizar as apresentações. Para complementar a ignobidade desse sistema; à uma contradição com o que eles mesmo pregam; "Preparar e desenvolver o jovem para faculdade, vestibulares e mercado de trabalho". Levando em consideração esses pontos o sistema integral peca e não cumpre com o que foi prometido a eles. Onde os exames são realizados apenas de maneiras teórica, e não pratica (que sabemos que se formos realizar um concurso público ou vestibular. A prova não será teórica). Junto a sua ideia de preparar o jovem para o mercado de trabalho, porém não tendo aulas sobre educação financeira, administração etc. E por final a didática dos professores, tanto no sistema integral quanto parcial. Cabe ao professor ensinar de maneira didáctica vários métodos de realizar tal problema, pegando de exemplo a matemática, porém isso não ocorre e o professor acaba implicando que o único método correto é o que ele faz e os outros está errado. Em um exemplo prático. Onde é necessária realizar um divisão pelo número 1000. O professor sem didática ensinara o processo de divisão da maneira mais lenta e demorada, e por conta dos alunos terem a ideia de que o professor é o centro do conhecimento, acabarão acreditando que ele está correto e seguirão o seu exemplo. Porém isso é um problema, pois em uma prova de 42 questões, como exemeplo, você não vai ter tempo pra fazer da maneira que foi ensinada. Será gasto de 4 a 5 minutos pra responder a questão. Um problema gerado em sala de aula por uma metodologia sem didática alguma.
Se eu tivesse a consciência que tenho hoje sobre a vida, o mundo e as escolas, eu teria abandonado a escola quando era adolescente. E assim, teria aproveitado melhor o meu tempo, sido mais feliz e me dedicado ao que realmente importa.
Outro dia, estava comentando com meu irmão em como passamos cerca de 11 anos estudando inglês na escola para não aprender o idioma. Tempo suficiente para se tornar fluente.
Aprendi muito mais sendo autodidata e assistindo documentários do History Channel, que em todos os meus anos de escola.
Um fato estranho é que sempre que estou estressada tenho pesadelos de que eu ainda frequento a escola, mas que quero abandonar. Porém todos estão me pressionando para continuar.
Esse vídeo ficou maravilhoso, com uma posição muito sensata e embasada, e um áudio num bom nível dessa vez kkkkkkkkk, dessa vez foi like
Kkkkk valeu!!
Parabéns, você conseguiu dar voz a diversas pessoas que por algum problema seja ele físico, emocional ou mental não conseguiram alcançar o que 99% das pessoas conseguem e ate hoje elas não conseguem entender que cada individuo é diferente um outro, infelizmente nem todos são perfeitos e que devemos procurar ajuda especializada e não culpados pelas nossas deficiências.
Como eu enxergo o método de ensino global:
Uma linha de produção em massa de profissionais que irão atuar ativamente na sociedade em fases posteriores de sua vida. Aquele que não forem bem sucedidos no processo de "fabricação" de um cidadão comum serão "descartados" ou "reciclados".
Posso dizer que a escola pouco contribuiu pra minha vida pessoal. Muito pelo contrário, me deixou com sequelas.
Hoje sou uma pessoa extremamente depressiva e desanimada com a vida, e qualquer coisa me faz mal.
Escola só deveria ser até o 9 ano,ensino médio é uma grande perca de tempo,a vida é muito mais do que ficar sentado numa cadeira
Deveria ir até o 6 ano no caso
Realmente é um tema bem delicado, oq mais me incomoda na escola é tratar todo mundo igual, todo meu ensino médio passei no limite de faltas pq estava estudando sozinho programação e hoje estou muito bem, mas acho muito importante a parte social da escola, realmente não é algo tão simples como apoio ou não
Concordo muito, poderia ter uma integração.
Escola é um péssimo sistema de ensino. Não só ela como as faculdades também
Parte social na escola é uma merda
Teu vídeos são excepcionais, amo acompanhar teu canal!!
O ensino como temos hoje já se encontra estabelecido e consolidado a tanto tempo que já se tornou normal o perfil que é imposto a todas as pessoas desde seu nascimento, do que se deve ser ensinado, em quanto tempo e de que forma, tão normal que as pessoas nem se dão conta do quão amplo poder arbitrário é o de tirar as crianças de seus pais, ensiná-las o que quer que as respectivas autoridades decretem que elas devem ser ensinadas e expropriar dos pais os recursos para pagar por isso. Fiquei extremamente desapontado quando a maioria dos pais adoraram a ideia do novo ensino médio ser período integral...
Eu tive alguns meses de aula no período integral, e não foi tão ruim, na vdd cheguei a gosta.
Hoje estou em outra escola, em outro estado, sinceramente não consigo me dar bem na escola, o pessoal fala alto d+, e me dá muita dor de cabeça, sem conta que os professores faltam bastante e ainda dá aula como se estivessem sendo obrigados ( falta de vontade ).
Acho que isso desanima qualquer um.
@@misakimei-chan4403 invariavelmente é ant-ético tomar conta da educação e forçar as crianças a frequenta-la de acordo com os parâmetros de quem a tomou, levamos quase duas décadas para podermos atuar de forma independente no mundo, aprendendo coisas inúteis para formação como individuo e no meio profissional, graças a escola temos um bando de idiotas condicionados que pensam da mesma forma praticamente, entre cerca de 18 e 17 anos e não sabem nada sobre nada, nunca sequer trabalharam e sequer pensam direito. Tendo dito isso, acredito firmemente que seria um mundo melhor sem escola, afinal as pessoas não teriam outra escolha se não tomar as rédeas de sua própria vida e buscar conhecimento pertinente as suas vidas, contextos e ambições pessoais, se algum tipo de conhecimento fosse essencial as pessoas procurariam voluntariamente e não precisariam ser compelidas a telo. Nesse viés, se não houvesse regulamentação do ensino, seria mais barato, prático e genuinamente significativo, até porque meios de ensino que visam formar de verdade devido a concorrência e necessidade de credibilidade, com ordem e finalidade, com consentimento do individuo e, portanto, sua dedicação pois ele aceitou investir seu tempo, é infinitamente mais barato que todos os impostos que pagamos em ministério da educação, todas as escolas, professores e despesas do ensino público por toda uma vida.
@@misakimei-chan4403 eu tinha problemas quanto ao barulho externo, não conseguia me concentrar na leitura e escrita, sem errava quando ia escrever.
O que me ajudou foi comprar um headphone de qualidade, a maioria dos professores me entenderam então não tive problema em o usar dentro da sala em grande parte do tempo.
Se isso for uma possibilidade, eu recomendo fortemente.
@@Froga_ofc obrigada pela dica, vou junta uma grana ❤.
@@misakimei-chan4403 eu comprei o JBL510 BT, custou 200 reais sem frete na Amazon, cuidado com falsificações caso opte por esse modelo.
Boa sorte aí pra ti!
Mas também temos que levar em conta, as questões de abusos infantil, mas isso é uma caso isolado, por estamos falando dos pais educarem seus filhos em casa e não mosntros que possa cometer tal crime hediondo.
Amo muito essa série e ela me deixa muito pensativo seus videos me ajudam a desvendar esses mistérios
Por favor traga o vídeo de Paulo Freire, Piaget e Rick and morty, sigo seu canal tem pouco tempo, mas acho incrivel seu conteudo!!
O de Paulo Freire ele já fez. Mas eu adoraria um contrastando Piaget e Vygotsky. Embora entender eles sem um estudo em pedagogia.
@@MrNerdGamesqm é esse tau paulo
Você é genial!! Temos que valorizar as novas possibilidades e aproveita o melhor das diferenças ;)
Penso ser muito subjetivo dizer que determidada metodologia é melhor ou pior, depende muito do individuo. Entretanto, minha preocupação com o homeschooling no Brasil é mais social e cultural, visto que uma educação em casa e de qualidade seria privilégio de poucos, acentuando ainda mais as desigualdades. Entretanto, penso tbm que, como foi defendido no video, esse não é o modelo educacional ideal, nem final. Mas pra que isso tudo se transforme em algo positivo, a sociedade e seu sistema de relações também precisa ser ressignificada.
eu finalizei o ensino médio só com o Brainly, não aprendi nada e não estudei nada só foi no Control C Control V, e não sei coisa básica como fazer conta com x y , nada , mas sei falar japonês e inglês que aprendi por conta em casa em 6 meses, também sou técnica de informatica, e to na faculdade de design gráfico, mas o youtube me ensinou mais que a faculdade.
Opa, tu consegue me dar uma dica de como tu aprendeu inglês?
Pera, tu aprendeu inglês e japonês por conta própria???
@@ouaisariel japonês dá pra aprender o básico, mas pra ser fluente precisa de mais tempo, tipo, uns 3 anos de estudo
@@ouaisariel sim exatamente kkk, e foi mal a demora para responder
Tem alguma dica de como vc conseguiu apreder inglês tão rápido?
Quando entramos no ápice da pandemia tava pra começar meu último ano do ensino médio, e confesso que estudar de casa foi um sofrimento, senti uma diferença imensa, tanto que, foi meu pior ano escolar desde o primário, acho que vai de pessoa pra pessoa se sentir a vontade olhando pra uma tela do que com um lecionador transmitindo conhecimento, eu particularmente acho o modelo de você ir até o local e aprender mais produtivo do que online, justamente pelo perrengue que passei com essa experiência.
Acho que deixando o padrão de ensino público com o mesmo que é transmitido na escola particular, traria uma grande vantagem pra todas as classes da sociedade. Educação é a maior riqueza de um ser humano.
Olá, sou novo nesse canal e achei o conteúdo bastante interessante, e sobre minha opinião entre home school ou ir para escola, eu prefiro apoiar o home school apesar de saber dos malefícios de alguns casos como abusos dentro da própria casa ou algo do gênero, eu sinceramente (se fosse possível também) abriria uma lei onde só fosse permitido o acesso a home school com base nos antecedentes, histórico e ficha criminal, onde passaria por uma analise, exame psicotécnico , etc. para ver se a pessoa ou casal seria apto a ensinar em casa, pois não é só nas casas que pode acontecer determinados abusos, na escola mesmo eu já sofri muito bullying por ter diabetes onde todos corriam de mim assim que eu chegava perto e o tanto de problemas psicológicos que isso me causou foi muito grave, mas tirando isso, eu prefiro ter o ensino em casa do que ir de fato a escola, pois como citado no vídeo o acesso a informação hoje ficou mais simples e fácil, pois qualquer coisa que gostaríamos de saber é só dar um google que já podemos aprender algo com determinadas informações verídicas e confirmadas (lembrando que nem todo conteúdo na internet é de fato real, por isso a necessidade das fontes). Minha opinião é essa, sou a favor do Home School.
Isso nao funcionaria muito no brasil, é só ver os dois anos de escola em caaa pela pandemia, agora que voltou a ser presencial vc olhas os estudantes e só encontra caos onde ficou mais dificil ensinar. Isso não exclui o fato de que pra pessoas com alguma deficiência talves o modelo de casa seja melhor, mas na maioria é cilada bino
A escola não é perda de tempo, é pior que isso.
Muito se diz que não funciona, mas funciona muito bem, mas não pelo SEU bem.
Crianças AMAM estudar, mas odeiam a escola, é por isso que se viciam em videogames.
A primeira coisa que a escola faz é matar sua pro-atividade, torná-lo *Reativo*.
Você não vai pra escola para aprender, pois não aprende nada la. Você vai por medo do que vai acontecer se não ir.;
Você não faz tarefas de casa para aprender. Faz por medo das punições;
Você não permanece por gostar. Permanece la, por medo de sair, permanece porque está proibido de sair;
Você não estuda para as provas pois se importa em aprender a matéria e se sair bem. - Você não estuda, você decora - Você o faz... por medo;
Você não lê o livro do plano de leitura ou que seja por se interessar. Você o faz por medo de ter uma avaliação que cobre as informações que estão nele;
Você não estuda. Você obedece;
Você é ensinado a ser pobre, a ser trabalhador, escravo, obediente, manipulável;
Você é ensinado a odiar estudar, aprender;
Você é ensinado que livros são tortura e não entretenimento.
Existe uma diferença vital entre ensinar, educar e doutrinar.
Ensinar é oferecer conhecimento, demonstrar, apresentar...;
Educar é sacrificar-se pelo bem do 'educado'(aluno/filho/...);
Doutrinar é sacrifica-lo pelo seu próprio bem.
A diferença entre estudar e decorar informações não é reconhecida pelo senso comum no Brasil.
Estudar é se interessar, exercitar, se animar, pensar sobre, obter conhecimento. Conhecimento é inesquecível;
O que você faz na escola não é estudar. Na escola você, por medo, decora informações aleatórias das quais você não se importa para vomitá-las em uma folha de papel sem significado apenas para o agrado de forças superiores incompreensíveis - quase um horror cósmico -. Informações são esquecidas quando não mais necessárias, você esquece depois de fazer a prova.
Nos esquecemos, mas aquelas mentes torturadas nas escolas são apenas 30% da nossa população, mas 100% do nosso futuro. E o nosso futuro, tem depressão e ansiedade. E o nosso futuro está sendo ensinado a ser pobre. E o nosso futuro é auto-destrutivo, reativo, odeia livros, odeia estudar, odeia pensar, odeia aprender, odeia explorar, odeia tudo e todos e mais do que tudo, odeia a si mesmo.
Muito bom novamente! Sinceramente, este canal é campeão de qualidade.
Esses vídeos são maravilhosos.
Vai serbmuito bom se vocês puderem trazer vídeo relacionando Rick and Morty com Paulo Freire.
Eu sou estudante de Psicologia, então assuntos comi os abordados por este canal me interessam em muito, e colaboram bastante com meus pensamentos a respeito dos temas abordados.
Essa questão das escolas, estudar em casa e etc, atravessam muitos outros assuntos, que bem como você destaca no vídeo, a nossa realidade brasileira é diferente, por tanto é bem complexo analisar corretamente e pensar em medidas que de fato ajudem.
Porém apesar de ser difícil, eu creio que seja possível melhorar esses aspectos da educação, tanto para os casos de home schooling, quanto para as escolas. O modelo tradicional da escola precisa evoluir, não só em medidas didáticas, mas de forma estrutural. Já o modelo de home schooling, precisa que sejam criadas determinadas formas de garantir tanto que o jovem esteja aprendendo o necessário quanto que este não esteja sofrendo nenhum tipo de abuso ou descaso.
Porém mesmo com os benefícios apresentados pelo home schooling, como bem sabemos as condições de muitos brasileiros. Portanto acaba sendo mais viável que a criança/jovem, vá para uma escola. Daí vemos a importância em melhorar as escolas e o sistema educacional de modo geral.
Obrigado por postar este vídeo, lembrei que saiu novo EP de Rick and Morty hj skskskks S2
Sou educador e vou fazer alguns comentários.
- Socialização: De fato a escola é um excelente local para socializar, mas temos o problema da socialização forçada, imagina um aluno que sofre bullying, racismo, assédio ou algum outro fator social que afete seu psicológico, pelo fato de ser um local público ele terá que conviver forçadamente com outras pessoa a qual não o faça se sentir confortável. Além de que o modelo ideia de Socialização deve ser composto por vários níveis etários para que tenha um melhor desenvolvimento social. Mas uma turma cheia de adolescente/ aborrecente a qual estão no ápice da rebeldia ou infantilidade cria grupos que deixam mais propensos reprodução desse comportamento. Então a tão falada sociabilidade escolar não é um fator tão forte assim, sendo um agravante muito maior no Brasil onde temos uma forte presença de criminalidade tentando aliciar as crianças/ adolescente.
No Hs, sua educação de fato é em casa, mas nada impede que ele faça outra coisa extra curriculares, como curso de idiomas, aulas de música, algum esporte. Isso fará com que ele tenha um contato social mais abrangente, muita das vezes com contato direito a várias faixas etárias.
No Brasil, os projetos de leis regulamentam a forma como o Hs vai ser lidado, ou seja os alunos precisa passar por teste corriqueiros além de várias avaliação com psicólogo para ver se estão tudo bem, em casos isolados muitas das vezes o resultado é superior aos alunos que frequentam o ensino regular. isso se valida procurando vídeos no UA-cam de crianças que passaram por esse processo. O Hs é um tema extremamente complexo, tem vários modelos distintos entre si aumentando ainda mais sua complexidade.
- Sobre o assédio sexual. Só o fato de ter uma visita recorrente a acompanhantes sociais já dá uma excelente prevenção contra esses casos. Eu concordo que o aluno deva ter o contato com psicólogo ou alguma assistente social para ver como está a sua situação (mesmo na escola) . Lembrando que o fato do aluno está na escola, essa correlação chega a ser absurda, cadê a presunção da inocência? Na minha vivência vejo vários casos de assédio sexual de alunos principalmente na escola, não desconfiaria se muitos casos de abuso também acontecer. Mas o fator de uma aluna ter sido vítima de abuso sexual na escola não é motivo para que a mesma não possa frequentar a escola, pq no caso do HS deveria ser um argumento? Ao invés disse devemos acompanhar esses alunos para que tanto na escola como em casa não aconteça esse crime horrível.
escola é um ambiente hostil
Como aluno a escola foi onde eu tive meu melhores momentos, não no sentido acadêmico, mas no sentido social. Meus melhores amigos são do ensino fundamental, depois de 12 anos ainda temos a amizade.
Mas por outro lado eu concordo que a informação na internet é muito mais fácil, o problema é se a nossa sociedade tá pronta para encarar um novo modelo(eu acredito que não). E por mais vasto que seja o conteúdo na Internet, algumas coisas só um professor pode transmitir diretamente para um aluno
@@jordanmarques3757 Eu concordo, minhas melhoras amizades foram feitas na Escola, e ainda se matem ate hoje, mas eu ainda acho que a internet consegue te dar um ensinamento mais amplo em algumas questões, por exemplo, tenho professores que estão ensinando suas matérias de uma maneira que nos impede de procurar estudar por outras fontes sem ser a deles, literalmente estou tento dificultardes em física por causa disso, por que oque o professor fala e o que a internet fala, mesmo sendo a mesma matéria, parecem que são coisas completamente diferentes.
Não sou contra a ideia do Hs, mas acho que deveriam mesclar a duas coisas, pegando oque dar certo nas escolas, e tentar juntar com o Hs.
@@jordanmarques3757 fico feliz que tenha tido uma boa experiência na escola. Mas entenda a problemática, o Hs não é contra a escola normal como muitos colocam, mas sim a aplicação daqueles que escolham aderir a esse modelo. O sistema padrão escolar não é 100% e nunca vai ser, por isso as pessoas lutam para quer possamos ter um modelo alternativo, como a educação hospitalar onde se monta uma escola em condições especiais já que os pacientes não pode frequentar escola regular. Se a escola atender a demanda de 99% e falhar com 1% nada mais juntos que possam arriscar com outro modelo.
@@jordanmarques3757 O fato de vc ter muitas amizades se deriva também do tempo dedicado de estadia lá, não só seu, mas de todo seu ciclo social. Assim como pessoas fazem amigos no bar, igreja parques. Não tô criticando amizades, mas nossa relação social tem dois fatores que são tempo e convívio. Até na cadeia se faz amizades. O meu ponto e que a escola não tem esse monopólio social como muitos tentam coloca. Eu concordo que a escola é um ótimo lugar para fazer amizade, só discordo que seja o único entende.
Cara, você é muito bom! Seus videos são os melhores, rick morty é melhor desenho de todos. Você consegue torna-lo ainda melhor quando explica conceitos tão complexos de forma tão didatica e reflexiva!
Não pare nunca por favor kkk Mete marcha!
Eu hj aos 26 anos tenho uma profissão de confeiteira e salgadeiro, faço vário pães e pratos, mas deixei a escola aos 15 anos nem mesmo concluiu o ensino médio, escolaridade nunca pesou no meu currículo, ja agora trabalho em casa
Cara já vejo um livro. Rick e a Psicologia aplicada!
Excelente vídeo, Alberto. Penso que os benefícios de frequentar uma escola coletiva são muito superiores aos eventuais defeitos (os quais podem ser mudados e podemos batalhar por isto). A escola coletiva, ainda mais num mundo extremamente individualista e em que cada vez é mais comum o filho único, é absolutamente fundamental a socialização entre crianças/adolescentes de forma sistematizada, buscando garantir pensamento coletivo, capacidade de lidar com frustrações e disciplina. A escola pra mim é uma conquista civilizatória incrível que deve ser mantida e melhorada sempre. Penso que as decisões pedagógicas escolares, ainda que com muitos problemas, são sujeitas a críticas e melhoramentos frequentes, revisão de pares e são muito melhores que decisões de pais, que geralmente só levam em conta suas próprias realidades, muitas vezes com visões de mundo bastante limitadas por questões religiosas, neuroses das mais diversas, etc.
Obrigada Roberta por expressar de uma forma que eu não consegui transmiti. 🌻
Passei cada ano do meu ensino médio em uma escola diferente, e a impressão que eu tinha é que tinha perdido aulas porque não havia coerência consistente entre as matérias... Ou às matérias pareciam completamente diferentes ou eu parecia estar vendo a mesma matéria do ano anterior.
Esse engessamento escolar é prejudicial demais, porque se o aluno precisa ver uma matéria diferente do restante da classe, ele não poderá e ficará atrasado.
Escola nunca me ensinou porcaria nenhuma, eu aprendi sozinho em casa, terminei o ensino médio sem saber fazer conta de divisão, só desperdício de tempo.
A escola é interessante por seus motivos, mas é inegável que pode ser muito desestimulante para as pessoas, quando eu ainda estava na escola eu não gostava de nenhuma matéria fora matemática e informática, durante a pandemia, fora da escola, eu comecei a estudar sobre história e achei simplesmente maravilhoso, era tudo tão interessante e se encaixava de uma forma tão bela, enquanto na escola sinto que não aprendi quase nada porque era tudo sobre decorar pra fazer a prova, fora a parte de lidar com alguns tipos de alunos, principalmente no fundamental 2 em escola pública, era o inferno aquela sala, não dava pra aprender, tinha barulho, cachaça e drogas dentro da sala, fora que tinha briga na saída quase todo dia, um verdadeiro inferno, minha salvação foi fazer o primeiro do médio em uma escola técnica que precisava de nota pra poder entrar e felizmente isso faz um bom filtro pra separar os animais das pessoas, muito mais tranquilo assim, e os outros 2 do médio foram ead, fora a carência de interação humana eu diria que foi melhor, afinal comecei a economizar 2 horas do meu dia que ia perder dentro de um ônibus, o problema do sistema atual é ensinar de forma genérica e chata, muitos professores não ligam pra tornar o conteúdo interessante e nem explicam direito para que serve certos cálculos, algumas coisas só fui aprender na faculdade agora pra que serviam, não tem como interessar por algo que eu nem sei para o que serve... ainda mais com um funk estourado abafando a voz do prof, felizmente no médio meus professores eram mais animados, uma prof até passou um anime que ensina sobre biologia pra assistirmos, deixa bem mais legal o ensino assim..
@FelipeKing7 sim cara, hoje olho e percebo quanto tempo foi desperdiçado lá, sendo que hoje aprendo bem mais em um terço do tempo estudando em casa... estudar programação tá sendo legal
@FelipeKing7 ah sim, é difícil mesmo, eu peguei um curso online que vai do básico ao avançado e tá interessante, eu me defino uma meta diária, acho que assim fica mais fácil de seguir, além de estar fazendo faculdade de economia, acho uma boa fazer programação também pra ter uma segunda opção de carreira e mesmo que não precise ainda é algo interessante de se saber pra fazer projetos próprios
@FelipeKing7 pior que é, fui olhar umas vagas pelo LinkedIn e muitas pediam vastos conhecimentos, algumas até exigiam diploma da faculdade, mas se procurar você consegue achar vagas que fazem mais sentido para um iniciante ou se não pode tentar fazer alguns trabalhos voluntários para poder falar que tem experiência também, penso mais em trabalhar em alguma empresa estrangeira caso eu queira fazer algo de programação por conta de melhores salários que sem dificuldade vão ser o dobro dos ofertados no Brasil, por isso sempre vou praticando meu inglês com leituras, mas ainda acho necessário aprender mais gramática pra ir melhorando, se não te valorizam aqui então vá para onde valorizem
@FelipeKing7 sim mano, infelizmente não dá pra viver querendo ajudar o país enquanto tu se fode
MUITO BOM ESSE VIDEO👏👏👏 OBRIGADO PELO CONTEÚDO
estudar em escola pra mim, nao é sobre pais ensinar, e sim sobre procurar conteúdos q estao sendo estudados nas escolas e estudar em casa, com videos aulas e etc, assim depois disso ir pra escola pessoalmente fazer a prova, pra mim isso seria muito melhor
Acredito que a partir do momento em que há uma maneira melhor e mais acessível de fazer algo, fazer de um jeito obsoleto é perca de tempo
Eu não acho que a escola em si seja uma perda de tempo,porém o modelo engessado e mecânico de ensino que há nas escolas precisa mudar.
Quando eu paro para refletir sobre meu período na escola,veio justamente uma imagem de alunos automatizados e servindo apenas como um receptáculo de informações e com uma figura central de autoridade plena(como mostrado no final do seu vídeo,um Rick sendo a figura central e os alunos os receptáculos)que dita e o aluno repete,sem muito questionamento.Ou seja um modelo diferenciado,mais ativo,com mais participação dos alunos na construção dos proprios saberes e até mesmo o estudo em casa são meios bem melhores e mais eficientes de se aprender,embora eu ainda ache melhor o ensino na escola porém com uma metodologia diferente.
Eu acho que quando o Rick disse que a escola é uma perda de tempo acredito que ele estava se referindo á essa rotina automatizada,e que há formas muito mais interessantes e ativas de se aprender(Rick é doidão e usa o Morty para um cacete kkkkk,mas esse desenho trás uma enxurrada de questionamentos,gosto muito ✌🏻).
Home School não é só uma opção melhor, mas tmb é a mais natural, filhos aprendendo com pais.
mas os pais são aptos para isso?
@@roberto_pereirad2999 sim. Bem mais que o estado
@@roberto_pereirad2999 Home Schooling não é para todo mundo. Ele é adequado para pais que julgam que a educação de seus filhos é tão importante que eles não querem delegar isso para o estado. E isso é muito válido no Brasil, onde os resultados efetivamente entregues pela educação estatal são pífios.
@@Rene-ck8mi Escolas com resultados pífios geralmente são escolas onde os pais mal sabem complementar a educação dos seus filhos. A maioria dos pais mais ricos colocam os filhos em escolas privadas, não estatais. O mal desempenho (salvo exceções) da escola estatal vai muito mais do que o modelo. As crianças não têm acesso a educação em casa. Sou de uma região socioeconômica pobre e o que mais me deparei na época que fecharam as escolas foi com a dificuldade dos pais em ajudar os filhos nas lições e a falta de recursos para acessar as aulas. Homeschooling não é para crianças de escolas estatais, só se for de privadas.
@@vetkiau Eu sei. Por isso que falei que não é para todo mundo. E vc tem que admitir que uma parcela grande destes pais frequentaram uma escola pública quando crianças (excluindo aqui só os analfabetos que nunca tiveram oportunidade de frequentar a escola). E a escola pública não foi suficiente para eles adquirirem conhecimento suficiente para ajudar seus filhos. Isso, para mim, é só mais uma evidência de que a educação formal brasileira é um desastre completo.
Como professor vejo que a escola ainda não é o que deveríamos ter, mas como é o que temos não podemos despreza-la. Ela precisa de uma reformulação completa. Lembre-se que até o final dos anos 90 nem tínhamos o ensino médio obrigatório, ainda estamos caminhando pra formar bons professores e escolas de qualidade.
Vejo meus alunos reclamando que os seus estágios pagam pouquíssimo, e lembro que o quando estagiei nem era remunerado. A maioria não é. O debate é importante, mas por favor não vejam que a escola é inútil, o desenvolvimento desse país precisa começar pela educação.
Mano, pra falar a vdd eu nunca gostei da escola, eu não aprendi ou adquiri nada lá, as unicas coisas que eu adquiri lá foi: depressão, solidão e um pouco de ansiedade
e eu aprendi muito mais coisas aqui em casa sozinho do que na escola
por exemplo: futebol, volei, inteligência, empatia, visão da realidade, um pouco de filosofia e até mesmo inglês
A escola não tá nem ai se o aluno tem problema mental, fisico e intelectual
acho que ela não tá nem ai pra a inteligência do aluno ela só que usar todo mundo peãos ou marionetes
E pq agente tem aprender essas coisas se agente nunca vai usar?
Se um dia eu puder sair da escola eu vou
Rick and morty: fonte de conteúdo pro canal, fonte de conhecimento pra nós q acompanha o canal.
Realmente a escola é uma perda de vida
ótima análise professor
Nunca me dei bem na escola, bullying e preconceito á respeito sobre meu modo de vida, família com pensamento de pessoa de mente fechada, sempre utilizando outras pessoas para me comparar a alguem da minha idade que "estava caminhando para o sucesso" enquanto eu não "me decidi ainda" ou não procurei fazer algum tipo de trabalho ou curso do qual eu não tenho vontade (sempre utilizam os outros como objeto de comparação, até os dias de hoje). Nunca tirei notas boas e sequer prestava atenção em aula devido ao julgamento dos professores que viviam dizendo que eu não seria ninguém na vida se não prestasse atenção em tal aula. Resultado: depressão, ansiedade e não consiguia socializar após me formar no ensino médio, e, me afastei das pessoas as quais conheci no ambiente.
Com 17 anos (quase um ano após me formar no ensino médio) comecei a trabalhar na feira, vendendo frutas com minha família, o que me ajudou muito a ter uma outra visão de vida e ter o prazer em socializar com as pessoas. Claro, o mundo é cruel e ninguém realmente quer o seu bem, porém, ainda existem pessoas que nos motivam a fazer as coisas que fazemos.
Após 4 anos trabalhando na feira (com 21 anos), mesmo nunca ligando para faculdade (e até hoje eu não recomendo que ninguém faça faculdade Á MENOS que a profissão que você quer seguir seja regulamentada, ex: engenharia, odontologia, medicina etc... pois, na minha visão, é apenas para isso que serve.) Comecei a fazer faculdade EAD. A IE em si, não me trouxe conhecimentos relevantes, mas a possibilidade de poder buscar informações por conta me tornaram a pessoa que sou hoje e obtive conhecimento das coisas as quais eu realmente quis aprender e isso fluiu muito mais facilmente, sem contar que não tenho que ouvir críticas de pessoas de algum lugar onde pessoas que nem sequer vivem minha vida ou passam o que passo, e se acham no direito de me criticar.
Hoje tenho 23 anos, estou no 4⁰ período de Ciências Contábeis (futuro Contador e educador financeiro) e repito: só faça faculdade para regulamentar sua profissão caso exija algum registro específico. Do contrário, você tem diversos materiais gratuitos e acessíveis na internet suficientes para colocar sua profissão em pratica.
Esta é minha opinião, mas caso você sinta necessidade dessas coisas, não tiro sua razão.
Na minha visão, deveria acabar o ensino médio e ficar apenas com o ensino básico, ou ensino fundamental. Desse modo, a escola irá servir apenas para você aprender a ler, escrever, conhecer as diferentes áreas do conhecimento (e daí focar naquele que mais lhe agrada futuramente) e se socializar. Apenas isso.
Vdd
Concordo completamente.
Não vou fazer texto explicando, mas sim a escolas só ensinar o que não presta, só se aprende em casa mesmo. Sim a parte social é o que salva as escolas.
O que tem que se fazer é no mínimo tirar as pessoas inteligentes da escola e dar a oportunidade pra eles se desenvolverem em algum ambiente mais produtivo.
O problema é que as crianças só vão pra escola para os pais irem trabalhar.
No Brasil é assim
Eu penso em fazer educação física para eu ter uma experiência certa em lutas e no corpo humano e usar isso contra meus oponentes e melhorar meu físico além de aprender novos estilos de lutas , quero ser um lutador profissional, mas depois de ver os comentários eu quero perguntar , eu tenho ou nao tenho que ir pra faculdade ? Porque tipo eu quero o diploma de educação física para quando eu me aposentar da vida de lutador eu já ter uma academia própria, to fazendo certo ?
Uma coisa lgl da escola era/é os amigos, eu estudava em uma fora da minha cidade, e infelizmente, com tudo isso da pandemia, passei 2 anos do ensino médio apenas no EAD (e não tinha como eu sair com eles, porque ia custar muito caro) numa total solidão (eu não fiz/mantive nenhum amigo da escola local onde cursei o ensino fundamental); é realmente ruim esse sentimento, e só te afunda como um poço de piche, enfim, eu queria saber se você (Alberto) tem algum vídeo que fale sobre a solidão e como isso afeta nossa mente (caso não tenha, fica aqui uma sugestão).
PS: Não é minha intenção me vitimizar, só quis ilustrar melhor a situação, não me cancelem e muito menos sintam algo remotamente parecido com pena.
Espero que fique bem, esse EAD da pandemia foi ruim pra todo mundo.
E nem fiz EAD, uma dor de cabeça sem fim nos primeiros mêses, apenas desisti.
Sobre um possível problema de abuso acontecerem em casa. Penso em algum momento a criança vai para casa. Então a escola não irá resolver isso . penso que possivelmente poderia não ser um tópico para questionar o homeschool
Mas o tempo é reduzido, a chance é menor do que o tempo todo na escola
@@INT-dropx o fato do tempo ser menor não diminuir a possibilidade de abuso. Acompanhamento psicológico deve auxiliar nessa questão.
Krl maluco ajeita essa frase tendi nada
Mas não é a escola que tem que resolver isso. Não é e nunca foi.
Quero o vídeo de Paulo e Morty pra já!
Seria o canal Como a mente funciona o melhor sobre Rick and Morty? Sim ou com certeza?
Na minha opinião, o maior problema da escola é que é um professor tentando ensinar vários alunos ao mesmo tempo, e isso somado ao barulho e com problemas sociais que um aluno pode sofrer no meio escolar acaba sendo difícil de aprender mesmo tentando prestar atenção e se esforçando o máximo.
Eu sempre falei isso pra um colega meu: "escola é uma perca de tempo, a gente pega o caderno estuda, vai pra casa e esqueci tudo que aprendeu ", claro que existem pessoas que querem muito estudar um assunto determinado assunto e se esforçam muito para ter bons resultados, mas o que eu quero dizer que a escola é "uma perca de tempo" foi por quê tem muita coisa inútil na escola, como por exemplo o valor de x, PRA QUE MERDA EU VOU USAR O VALOR DE X NA MINHA VIDA. O que eu quero saber é como deixar minha vida financeira bem, como ter um sucesso em alguma coisa, como ter muita grana, sacou.
E essas coisas que nós fazem perder tempo estudando, ao meu ver é uma coisa que vai dificultar muito alguém ter uma motivação pra estudar, a escola deveria colocar mais experiência reais do que teóricas, quem no mundo não queria ir para sua aula de química e aprender como fazer aquelas coisas malucas que tem nas séries.
A primeira vez que eu fui pra minha aula de química eu fui mó ansioso pra explodir a sala com algum produto químico que eu fiz errado, essas coisas saca, mó na espectativa e o professor chega e começa com um cálculo pra calcular a massa do átomo, Mas UMA VEZ PRA QUE EU VOU QUERER SABER A MASSA DO ÁTOMO. E hoje ta dando aula sobre o meio ambiente, eu já estudei essa bosta no fundamental, pra que eu tenho que estudar esse assunto de novo", e minha professora de português contando a história do barroco, "isso é português ou é história".
Isso parece muito um desabafo de um adolescente, MAS É UM DESABAFO.
Ao meu ver ( não sou alguém formado nem nada do tipo, só sou um adolescente com 16 anos com raiva da escola, mas) a escola e todo o ensino de estudo deveria colocar rápido coisas que sejam divertidas de se apreender que dificilmente você vá esquecer, do que fazendo prova e essas coisas do tipo que ensinam hoje, por isso eu não aprendo nada que valha a pena lembrar, por que tudo é extremamente chato. Me divirto muito mas lendo a Bíblia durante 3 horas do que estudar 3 horas. Meu amigo pensa em um negócio chato.
"pra que eu quero saber o valor de X", literalmente vc só tá podendo digitar isso pq pessoas se interessaram em saber o valor de X e voalá... criaram os computadores, a internet e mudaram o Mundo. Assim como os químicos do "pra que saber a massa do átomo" também quiseram saber a massa do átomo. Vc é novo então é normal ser assim, mas na vida adulta filho, sem faculdade ou formação, vc só vence por sorte, igual alguns dos comentários aqui, somente por isso mesmo.
@@italozip na vdd nao e bem assim, tbm da pra investir no proprio negocio e fazer cursinhos pra se aprimorar em algo
@@nina._.406 investir como filho? que dinheiro? isso cai do céu não, sem formação vc só trabalha em emprego que paga salário mínimo, experimenta tentar abrir negócio ganhando salário mínimo, com casa pra sustentas, etc.
@@italozip aí isso vai de cada pessoa, eu nunca disse q era fácil, mas tbm n e impossível, tem muitos livro de educação financeira e canais aq no UA-cam q dão muitas dicas, minha mãe por exemplo com as vendas dela de brownie ganhava muito dinheiro e ajudou a melhorar nossa condição financeira e olha q só meu pai trabalhava de motorista e ganhava salário mínimo
parabéns só comentário top!
Eu terminei o ensino médio a um ano atrás então posso opinar com clareza que sou contra o estudo em escolas convencionais no Brasil. Quando menor de idade lá por volta da pré adolescência eu perdi meu interesse em estudar, eu em particular não sabia o porque eu era tão desanimado assim, tive notas horríveis e repetia de ano, quando fui transferido para o supretivo a história mudou um pouco, eu aprendia coisas inúteis para minha vida porém num ambiente melhor, com professores que davam mais liberdade aos seus alunos, pois no supretivo, pelo menos aonde eu estudava dava a liberdade de estudar quando quiser e quanto quiser. Basicamente na escola regular foi uma bosta a experiência e no supretivo melhor, terminei o fundamental e o médio no supretivo mesmo... Minha conclusão sobre o melhor método de educação é que o ambiente influência na capacidade de aprender, não só isso mas como aprender também conta, pois, acho melhor estudarmos somente o que queremos e não porque somos obrigados, até porque eu tenho certeza que muita coisa que foi passada na escola regular do Brasil jamais usaremos na nossa vida, de fato somos marionetes dentro de escolas regulares. O ser humano é curioso de natureza, então chega até ser hipócrita sermos obrigados contra nossa vontade aprender algo novo, ser obrigado a estudar pelo governo ou até mesmo sermos obrigados a aprender coisas inúteis, é um tiro no pé de uma nação que deseja ter seu povo alfabetizado, pois o simples fato de sermos obrigados por terceiros a aprender algo que não queremos, tira a possibilidade de termos vontade própria ou motivação de aprender este algo
Brabo, falou tudo
E que um governo que os mais variados profisionais, se deixase escolher haveria uma escasses de certas profissões creio eu, ou nao?
@@toxina5660 sinceramente não sei responder, cada caso é um caso
Eu ainda estou na escola e eu aprendo muito mais coisas uteis em casa do que na escola, eu amo assuntos filosofia, historia e geografia, tendo a trabalhar com isso no futuro nisso, eu n aprendo coisas uteis sobre esses assuntos e ele são muito desvalorizado mas são muito uteis até mais do que outras materias como alguns assuntos de matematica e tals, eu tenho muito problemas psicologicos e muitos são pela escola q precionam muito para estudar e tals então para mim deve se repensar sobre como as escolas devem realmente funcionar
Lembre-se alunos, se você preza por uma educação melhor, mas não faz tarefa não presta atenção, e também não respeita o professor e seus colegas. Tudo que você está a pedir é mera hipocrisia.
Mais uma.vez um.vídeo onde caberiam a descrição das fontes das pesquisas citadas. Assim poderíamos (para quem deseja aprofundar no tema) observar quais são as evidências científicas apresentadas.
Elas estão no meu vídeo de homeschooling
Rick and Morty é bom, mas com esse canal é transformador.
Eu tenho muito interesse em, ao menos, complementar os estudos dos meus filhos em casa.
Faz um de ''apenas um show'', acho aquele desenho mt viagem kkkkkk pq é hipnotizante?
Vou dizer meu caso : Sou entregador ifood, vou dizer meus planos pros próximos anos :
Faço entregas de bicicleta e consigo fazer facilmente mais de 3.000 no mês, fiz um investimento em uma bicicleta motorizada pra aumentar ainda mais minha renda (ainda estou esperando a bike chegar)
Minha meta : viver com o mínimo possível e investir o máximo possível (não pago aluguel, tenho casa própria), minha meta atual é fazer aportes até chegar nos meus primeiros 100k, e depois ir até chegar ao meu primeiro milhão e eu poder viver de renda, poder fazer exatamente o que quero, quando eu quero, sem ficar me preocupando com dinheiro (posso trabalhar com o que eu gostar, independente do salário, fazer cursos, etc)
Então na minha opinião, no meu caso, escola foi perda de tempo. Nem sequer ensinam economia... se eu fosse nas ideias dos professores hoje estaria f*
Porém depende. Tem muitas profissões que pagam bem, mas que vc perde alguns longos anos pra passar em concurso.
Ifood é só vc se cadastrar e no mesmo dia começa a trabalhar
Me desejem sorte.
Escola é uma porcaria e uma grande perca de tempo. Eu basicamente ia só para ter ansiedade, ser excluída, tomar esculacho de professor que por causa de um diploma de acha superior, me sentir insuficiente, não aprender nada que presta, e esquecer tudo. Eu realmente só comecei a aprender as coisas realmente quando fui fazer curso técnico de enfermagem, arrumei emprego no hospital municipal e comecei a sair com outras pessoas. Aprendi muito mais sentada no meu sofá que na escola. Agora estou na faculdade e na real, faculdade é apenas para você trabalhar com algo bem específico, como eu faço enfermagem na faculdade, pretendo me formar e sair do país, que o Brasil não tem jeito, tanto na educação, política, Economia e segurança.
Desde que era mais novo, nunca gostei muito da escola. O jeito como querem ensinar as matérias, sem a interação dos alunos com trabalhos criativos e práticos.
Os maiores gênios, dificilmente eram muito bons na escola.
Grande parte do q a escola ensina ou n cai no seu interesse ou n vai servir pra grande parte da sua vida,por isso eu decidi so aprender oq me interessa e oq eu n ligo eu mal me importo em lembrar
Fala também sobre a conexão entre a Prusia que criou esse modelo atual de escola com objetivo de formar um exército e como Paulo Freire seguindo essa ideia defendia e se tornou patrono da pior educação do mundo e talvez também por isso o Rick odeia tanto, já que ele é o maior representante da liberdade no desenho.
Já ansioso pelo video Conectando Paulo Freire.
obs: ainda nn vi o vídeo
Eu acho que a escola até certa idade é útil para aprender, mais precisamente até uns 12 anos de idade onde vc já estaria no 6°ano. Depois vai se tornando massante e mt chato e pode causar diversos problemas como ansiedade e até msm depressão, acreditem. Estudar em casa seria mais vantajoso desde q a pessoa realmente vá levar isso melhor do que presencialmente, é mais prático achar informações, sem contar que pode estudar coisas que nn estudaria na escola mas, esse é só meu ponto de vista.
acho que depende do caso, no meu caso eu posso afirmar que a escola me fez mais mal do que bem. Desenvolvi vários problemas psicológicos e só fui perceber depois que eu sai. Além de começar a gostar de estudar (antes eu tinha ódio).
Conversa de alto nível, senhores🍷🗿
☕️☕️☕️☕️
Sim,meu caro senhor 🍷🗿
Tururu turu, turu ruru, tururu ruruu....
Um verdadeiro deleite meus caros nobre senhores.
Obrigado pela paciência senhores, me atrasei um pouco para reunião! Uma terça por favor 🗿🍷
Ótimo vídeo, obrigado. Aliás, voto pelo vídeo de Rick and Morty e Paulo Freire.
Fui professor por 40 anos. Amava a profissão, mas nos últimos anos só sentia frustração.
O que limita os professores é a própria escola?
@@fernando4858 sim
assisto geral continua com os videos tá bom dms
Faz um vídeo de Arcane tema, não sei
Pegando um cenário bem utópico que vou citar e desconsiderando totalmente a sociabilidade, interação social só considerando mesmo o ensino o aprendizado.
O ensino em casa é algo quase que perfeito eu acho, na questão de aprendizado No cenário ideal que seria
Vou colocar que o tutor seria o próprio pai e mãe que eles teriam tempo para ensina o filho então todo o dia eles tem 6 horas que conseguem ensina o filho e considerando que eles não iriam enfiar goela abaixo alguma ideologia tipo tá dando aula de história e fala para o filho ser comunista.
Nesse cenário primeiro que o pai tento tempo ele mesmo poderia estudar justamente para ensina o filho e sinceramente acho que qualquer pessoa que saiba do que está falando e só tem uma pessoa para ensina, consegue ensina.
Então por exemplo o filho tem 14 anos e precisa aprender bhaskara.
O pai ou mãe poderia fica tipo horas ensinando o filho só naquilo até o filho entender o assunto.
Então primeiro que você não teria distrações você não iria perde o foco
Porque imagina a cena do seu pai sentado do seu lado de explicando como fazer bhaskara eu pelo menos não consegui me imagina perdendo o foco.
Como só seria você que ele estaria ensinando ele pode te ensina se várias maneiras e ele vai saber se você tá entendo ou não, ele pode simplesmente passa um exercício e se você não conseguir fazer, ele vai te explicando passo a passo de como fazer tin tin por tin tin até você consegui você ia ser obrigado a coloca em prática o que tivesse te ensinando tenta imagina na sua cabeça você com 14 anos o seu pai na sua frente na sala, cozinha qualquer lugar na casa ele te passa 5 exercício para você fazer e senta do seu lado esperando você terminar. Não tem como inrola nessa situação você iria coloca esse conhecimento em prática e iria aprender a não ser que você tenha algum distúrbio mental não tem como não aprender.
Mas isso seria um cenário extremamente ideal muito improvável de acontecer onde eu peguei e desconsiderei totalmente a sociabilidade mas pensando nisso só na questão de aprendizado e colocando que o tutor seria algum pai e mãe que são figuras de autoridade para a criança então eu acho que eles ensinando seria algo muito mais efetivo do que um tutor e se fosse um pai que tivesse paciência e MUITO tempo para ensina e por isso que seria um cenário bem utópico, seria um ensino que mano... não seria o que é hoje da criança "aprender" um conteúdo e depois de 2 meses não lembra nem sobre o que era.
da escola só levei de bom as amizades de fiz e alguns professores que foram importantes na minha vida de resto foi só bullyng e uma sensação de insegurança, não foram experiencias boa e hj a profissão que eu quero a escola nunca ensinou
Acabei de me inscrever, seu canal é muito útil.
Seja muito bem vindo!
Ja quero o video relacionando Paulo freire e rick and morty
Eu já Repeti de ano 2 vezes por causa da escola ser muito puxada, e eu era pequeno e n tava tão acostumado a estudar, conclusão
Minha mãe me tirou de lá e colocou em 2 escolas públicas (estou no 9°ano atualmente), eu sinceramente odeio a escola e as pessoas lá, é um ambiente muito bagunçado e acaba me deixando com muito nervoso, e fica pior já que eu fico com raiva muito fácil...Eu tô querendo trabalhar com UA-cam para eu não ser militar, já que é algo que exige muito estudo e esforço, coisa que eu não vou conseguir nunca, principalmente pelo meu histórico de raiva, eu odeio seguir ordens....Eu sinceramente não sei como vou viver
Pô mano, reprovei 2 vezes também, em 2015 no 7° ano.e 2017 no 8°, o que eu sofri pra chegar hoje no 3° ano do médio não é brincadeira, por sorte fiz os 2 primeiros ano do ensino médio em casa, mas no resto foi só pedrada e sofrimento, tanto por ter problemas psicológicos quanto professores que pegavam no meu pé mesmo eu sendo mais quieto no meu canto, o que eu posso te falar é: aguenta firme que uma hora vai valer a pena, assim como eu aguentou e estou aguentando todos esses anos...
Aqui na minha cidade tem grandes empresários que nunca fizeram faculdade e tem muitaa gente com curso superior sendo moto táxi kkklll
pse mas não vai achando que o conhecimento dos de faculdade não levou eles a lugar algum. É meramente sobre ter o conhecimento certo. O empresário teve o conhecimento certo. Já o Uber digo engenheiro...
é uma pena num país como o nosso que vídeos como esse sejam pouco repercutidos ou comentados
Fala sobre Ivan Illich, Sociedade Sem Escolas...
Parabéns pelo conteúdo.
Muito obrigado
Excelente conteúdo muito interessante 👍
como esse cara mantém essa frequência com um vídeo com esse nível de informação? kjkkk
Ele é Albertinho. Já assistiu as aulas do outro canal dele? Em 5 anos de faculdade de psicologia você não vai ter uma aula com aquele conteúdo e muito menos que dê para entender.
Não sou apenas eu que escrevo o roteiro. Tem roteiro escrito pelo Caleb e também alguns do Vinicius. Senão, seria impossível ter essa frequência toda.
Escola é uma perda de tempo, vc estuda é não chega a lugar nenhum.
O cara estuda anos a fio, para no final trabalhar em um supermercado, é ganhar uma mixaria, minha irmã fez faculdade de pedagogia, hoje trabalho limpando a b2nda dos filhos dos outros, em uma creche ganha 700.
Te pergunto valeu a pena??
Comenta aí👇
Rapaz hoje em dia piorou. Tudo que as escolas públicas “proporcionam" para o aluno, é carai de eletiva, projeto de vida (que não serve pra nada). O ensino que é passado é superficial, o resultado disso na vida do aluno não vai ser nada relevante. Hoje em dia, alunos do Ensino Médio só estão preocupados como vão passar de ano pra no final do ano, muitas das coisas que os professores passaram no cotidiano para os alunos, grande parte disso não vai ser lembrado e nem relevante pra tal cargo que a pessoa vai ocupar no mercado de trabalho.
Sou obrigada a ir na escola porque minha mãe só tá interessada no bolsa família. Se eu não for para escola o bolsa corta, é impressionante que ela se preocupar mais com o dinheiro de vez dos meus estudos. E todos os dias quando vou detesto ir para escola. Não tenho desenvolvimento bom, não consigo falar socialmente, tenho trastorno, dislexia e tudo causando pela escola. Não é que, não goste de ir é porque eu sinto obrigada a estudar coisas que não quero e que não vou usar na vida.