Aldeia de Marmelete - Algarve - Portugal

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 18 вер 2024
  • A Aldeia de Marmelete situa-se no Concelho de Monchique, em plena Serra de Monchique.
    Nesta aldeia predominam as ruas estreitas calcetadas com pedras da região e as casas brancas com portas e janelas emolduradas de diversas cores. Vários batentes de portas apresentam a forma de uma mão humana, simbolizando a proteção e a boa sorte. Existem fontanários dispersos por toda a aldeia.
    A Igreja Matriz de Nossa Senhora da Encarnação data do séc. XVII. A fachada encontra-se de frente para a serra. Nos cortinados das janelas laterais sobressaem as artes do crochê e do bordado.
    A Fonte Velha ou Fonte dos Namorados remonta a 1926, sendo a fonte mais antiga da aldeia. A denominação teve origem no costume dos namorados se encontrarem nesta fonte Domingo à tarde, depois da missa. A água é proveniente de uma mina escavada nas rochas da Formação de Brejeira.
    A Casa do Medronho foi inaugurada em 2015. Pretende recriar uma destilaria típica de Marmelete, apresentando os utensílios necessários para produzir aguardente de medronho.
    Nos arredores da aldeia encontram-se o monumento Santinha, o Parque de Merendas da Santinha e a Capela de Santo António.
    Santinha data da década de 1950. Trata-se de um monumento dedicado a Nossa Senhora da Boa Viagem.
    A Capela de Santo António data do séc. XVIII. Provavelmente foi construída no local onde Santo António apareceu a um pastor. Daqui podem-se observar de forma privilegiada a Aldeia de Marmelete e a Serra de Monchique.

КОМЕНТАРІ • 3

  • @ceresuziel5089
    @ceresuziel5089 2 місяці тому +1

    Obrigada pelo video. Tenho tantas saudades e é sempre bom ver como tudo está tão lindo e bem no Algarve.

  • @celiamatos7555
    @celiamatos7555 2 місяці тому

    Belo vídeo!Obg💚

  • @brunoricardo5114
    @brunoricardo5114 2 місяці тому

    Olá Da. Lénia, foi com muito gosto que me inscrevi neste seu maravilhoso canal. Sou brasileiro, neto de português e fiz mestrado em Portugal. Pro ano pretendo voltar e desejo do fundo do coração conhecer cada "canto" do Algarve. Apesar de ter vivido no norte, tive a felicidade de ir até Faro e Albufeira; porém o que mais gosto é dos sítios menos explorados, menos povoados e os mais naturais possíveis. Sofri o frio do Norte, mas foi aprendizado. Fiz viticultura e Enologia e sou mesmo um amante das coisas da terra. O Algarve para mim será o lugar perfeito; não só pelas praias; mas sobretudo pelas suas gentes e tradições. Gratidão pelos seus belíssimos vídeos. 👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼🍷