Eu como estudante de biologia me pergunto todo dia quando o ser humano vai entender q nós precisamos da natureza e não ao contrário... E q as nossas ações tem reação em cadeia quando o assunto é meio ambiente , afinal das contas, nós vivemos em um grande ecossistema ! Muito obrigado Meteoro pelo trabalho que vcs vem fazendo ...
@@Cowboy_Foradalei Queria que os cientistas nem sequer tentassem alertar? E a moça deste comentário em específico estudou e tenta conscientizar as pessoas (mesmo não encontrando uma "solução" saudável para a produção de alimentos com agrotóxicos). E você aí criticando quem tenta alertar??? Ao invés de criticar os que tentam, pelo menos*, conscientizar os outros, por que você mesmo não encontra um novo método? Se você não pode ajudar quem está tentando alertar, não deveria comentar nada.
@@Cowboy_Foradalei hidroponia é um exemplo. Além de n precisar de agrotóxico, usa menos água. Sem contar que existem muitas plantas q são naturalmente inseticidas, como cravos e lírios da aranha vermelha
@@Cowboy_Foradalei Pela moça, eu tinha achado agressivo o seu comentário mesmo. Mas vc explicando de uma forma mais educada agora o seu lado também como produtor em menor escala (já que não tem tanto lucro assim), também consigo te compreender. Entretanto, eu creio que a mídia critica mais aos que produzem em grande escala e aos que vêm exagerando cada vez mais na quantidade de agrotóxicos mais nocivos à saude ambiental e humana. Na minha humilde opinião, tem que haver certo limite na quantidade dos pesticidas, pois não é à toa que existem muitos estudos sobre os males que causam.
@@Cowboy_Foradalei Os produtores não são vilões. Vilão é o sistema que te obriga a usar esses venenos e não te dá auxílio e nem informação de métodos alternativos, menos agressivo e mais naturais pq esse não é o interesse. E eu te compreendo!
Esse canal é fantástico. Estou ensinando meu neto a assistir junto comigo. Esse vídeo essas abelhas fez ele me fazer umas 10 perguntas que eu não soube responder...kkkk. parabéns, vocês são extraordinários.
@@GilsonHachiro É o que penso também... Não teriam tantas pessoas com maiores recursos mega interessados em viajens especiais à toa, se já não fosse tarde de mais... Talvez eles já perceberam que a ganância humana (principalmente a deles próprios, já que são multimilionários e bilionários) irá destruir a todos.
Seu sou a favor do processo agroecológico na produção agrícola, mas descordo que esse é o único meio. Trabalho com pesquisa de aplicação de defensivos e existe vários meios para ter comida de maior qualidade. Um destes é a agricultura de precisão.
Eu tenho deficiência visual total, mas consigo comentar com um leitor de telas. Fico muito feliz com o crescimento desse canal nessa plataforma, resultado do excelente conteúdo postado. Seu conteúdo é de extrema importância para mim e muitas pessoas. Parabéns pela dedicação. Motivado pelo gosto pela área da informática, criei com amigos um canal mostrando como os cegos assistem vídeos, e como eles usam aplicativos no celular e no computador com autonomia
@zyklon B Você pergunta isso pra ele na intenção de compreender como ele consegue viver ante a deficiência que possui, no intuito de curiosidade e admiração, ou simplesmente por graça? Pq se for a última opção irmão, apague, pq sua noção e empatia foi pra casa do caralho!
@@italoalves7174 A questão não é graça irmão, no mínimo pra tu comentar isso tu não tem o mínimo de empatia e noção, o mesmo que escrevi pra o mano acima, serve pra vc. Passar bem!
@@narcisosanz8137 ja viu verdura e legume sem uso de agrotóxicos. Até criar um defensivo totalmente sustentável não adianta ficar chorando. A não ser que queira passar fome, verdura e legumes não aguentam 15 dias sem agrotóxicos. Fungos, bactérias acabam com as verduras
Eu pesquisei quem está por trás dos agrotóxicos, é preocupante d+. Estamos sendo alertados faz anos, porém a grana por trás compra geral e dificilmente irão ver falando dos maléficios dos agrotóxicos,nas grandes revistas científicas.
Isso. É algo parecido com o processo de venda de medicamentos ineficazes, a venda de agrotóxicos está ligada ao atendimento dos lucros dos vendedores de agrotóxicos.
Toda vez que o assunto é o Agro eu lembro do Ernest Götsch. INCLUSIVE eu acho que vcs deveriam fazer um video para divulgar o trabalho dele. Vale muito a pena a pesquisa; fica a dica... 🖒
Parabéns pelo vídeo Meteoro, esse tema dos agrotóxicos é de extrema importância de ser discutido e trazido ao público pois é um problema muito maior que isso, como por exemplo a acidificação dos oceanos, uma das causas é os agrotóxicos. A poluição de aquíferos pela lixiviação. O aumento de canceres infanto-juvenil. E o que vemos são políticas de liberação e afrouxamento legais desenfreadas, tanto em nível federal como em níveis estaduais, exemplo do RS que aprovou a PL nº 260/2020 que alterou a Lei estadual dos agrotóxicos nº 7.747/1982, que era pioneira no país. Como biólogo é desesperador ver esse descaço com a saúde única.
Sou formado em técnico em agropecuária , estive em alguns eventos agrícolas e a realidade no campo é alarmante, alguns produtores APLICAM FITOSSANITÁRIOS (outro nome para os defensivos) PESADOS PARA PREVENÇÃO DE DOENÇAS E PRAGAS. Sem a assistência técnica e conhecimento, a maioria dos produtores ficam suscetíveis a cair na conversa dos vendedores e empresas de comercialização dos defensivos. A questão das abelhas é realmente uma crescente realidade.
@@charleshenriquesilveira1171 Meu caro, essa técnica sequer tem resultado satisfatório, prejudica imensamente o meio ambiente e ainda por cima faz o produtor pagar rios de dinheiro por algo errôneo, contudo como disse anteriormente é necessário mais trabalho técnico e assistência para que esses produtores não caíam nesse cilada. Pequenas propriedades tendem a ter uma grande rentabilidade com a agroecologia (depois de um tempo é claro), eu próprio já presenciei propriedades de pequenos agricultores que eram extremamente sustentáveis e rentáveis. (espero que não tenha ficado nenhuma dúvida)
@@norfolk8952 ah não, irmão. Não tem resultados satisfatórios? Para com isso. Eu realmente sou um adepto da agroecologia e do plantio orgânico, mas na atual conjuntura agrícola, tecnológica e econômica do país e do mundo(!), não temos condições de deixar de fazer uso de agrotóxicos, tenho plena consciência e certeza disso. Então faça um experimento você mesmo, plante uma cultura como tomate, mesmo que em terra virgem, e não use defensivo algum, você verá o fracasso e prejuízo que terá. E digo mais, o "crime ambiental" é o que põe comida na mesa de todos, abc.
@@charleshenriquesilveira1171 você não entendeu denovo, não sou contra a aplicação, porém essa aplicação desenfreada e acima do recomendado leva a problemas que eu poderia fazer uma gigantesca lista, um dos mais importantes (e grave) é a comercialização do produto final com o teor desses fitossanitarios acima do permitido, eu como técnico posso ser preso e perder o diploma caso recomenda-se tal técnica. O produto tem sua funcionalidades so que sempre respeitando a dosagem e a saúde do próprio agricultor.h
Fica a recomendação dos vídeos da Larissa Bombardi no canal do Bob Fernandes. A Larissa é professora do Departamento de Geografia da USP e se especializou no estudo sobre os agrotóxicos. Esses vídeos são uma forma didática dela explicar seus estudos que foram publicados no Atlas do uso de agrotóxicos no Brasil e comparação com a União Europeia, que está disponível gratuitamente no blog dela, trazendo diversos dados chocantes, tristes e necessários para entender a dimensão do problema que o agrotóxico traz na vida da população
Aqui na minha casa entra abelha quase todo dia. Elas vem aqui pra morrer... Entram sempre tontas e até no outro dia de manhã já estão mortas. Não faço ideia do que seja isso...
Na minha tbm. Eu moro em condomínio, e após esse vídeo eu acabei me tocando que a provável morte delas é do fumacê que passa umas 3x por semana, pq o condomínio fica em conjunto com um bosque e dá muito mosquito.
Sou Eng. Agrônomo e Agricultor. O assunto é polêmico e sério, muito mais completo que parece. Digo isto pois vivo o dia a dia da produção vegetal e animal. VALE REFLEXÕES E ESTUDOS.
Galera amada do Meteoro: pólen não é gameta. Pólen é um indivíduo da fase haploide do ciclo de vida das angiospermas. O gameta "masculino" é uma célula do grão de pólen. O óvulo das angiospermas também não é uma célula reprodutiva como nos animais. É uma estrutura formada por várias celulas. Abraços a todos
Eles não afirmaram nada disso, foi uma simplificação para o público geral. Devemos lembrar que nem todo brasileiro tem acesso a ensino de qualidade, e quando mais acessível o conteúdo, melhor
O sistema agroflorestal é incrível. Mas não se deve só a esse suíço. Esse sistema já é feito há muito tempo pelas comunidades tradicionais, como os indígenas, quilombolas e tantas outras. Há inclusive uma polêmica em que dizem que esse autor anotou os métodos usados por essas comunidades e divulgou cientificamente como sendo o inventor sem dar os devidos créditos.
Felizmente a teoria é diferente da pratica, pra quem mora nas grandes cidades onde não existe preservação 0, não vê abelhas mesmo. Na minha região existe uso de agroquímicos e nunca vi tanta abelha como nos últimos anos. Agora pode ter certeza que ninguém está feliz em usar produtos químicos, até porque os produtos biológicos estão crescendo muito todos os anos. A pergunta que fica é como o mundo vai comer daqui 20 anos. Se agora os alimentos já estão valendo tanto. Como fazer agroecologia para suprir o alimento da população mundial hoje??
Sou eng agrônomo e afirmo com certeza de que em alguns casos o uso do "agrotóxico" é o mais indicado, isso vai depender de um monte de variável: tipo de cultura, epoca da aplicacao, epoca do ano, epoca da colheita, etc. O uso e a fabricação desses defensivos eh regulamentado, os problemas, em sua maioria existe pq não há um acompanhamento técnico na aplicação desses produtos, sobretudo na aquisição. Os pequenos produtores nao tem conhecimento técnico e por muitas vezes aplicam de forma errônea o que facilita a contaminação.
@@Cowboy_Foradalei Kkkkk O Nazicapitalismo que vocês defendem a muito acabou com a possibilidade de ter uma horta em casa cheguei a ver isso quando era pequeno no interior se criava até galinhas no pátio de casa hoje não se pode ter mais nada ou já aparece algum fiscal( OBS não estou me referindo a grandes centros onde os pobres de direita alugam apertamentos para morar )
Eu tbm sou da área e é claro pra mim que os pequenos produtores são os mais atingidos com agrotóxicos, muito mais que as grandes fazendas do Mato Grosso, que pelo visto é a preocupação maior das pessoas aqui. Acontece que os pequenos de regiões como MG, por exemplo, não tem infraestrutura de logística para esses produtos, não tem assistência, não possuem instituições do agro fortes e a maior parte são em fazendas com a atividade agropecuária decadente. Infelizmente, não se resolve tudo com agrofloresta, como o pessoal pensa. Os nossos produtores não recebem nem instrução para utilizar agrotóxicos, como esperam que eles comecem do nada a plantar agrofloresta, um sistema super complexo, custoso, que demanda mão-de-obra gigante e qualificada e anos de adaptação, de uma hora pra outra?
Caras, o capitalismo eh foda, sabemos disso. Os grandes dominam e os pequenos cada vez mais pequenos. Pra vcs entenderem, quando um produtor tem.interesse em adquirir um defensivo agrícola, ele tem de fazer um processo parecido com o procedimento médico/paciente. Ocorre uma breve conversa (anamnese), apos o diagnóstico é receitado um medicamento. Para a agricultura eh a msm coisa, vc deve consultar um eng agrônomo, ele vai avaliar seu caso em detrimento do que foi mencionado acima( tipo de cultura, epoca de aplicacao, etc). Problema comeca aí, com a negligência dos profissionais que assinam a "receita" para compra dos defensivose nao fiscalizam e/ou instruem o seu uso.
Certas culturas, infelizmente, nao há como nao usar "agrotóxicos", é o caso do tomateiro. E eu garanto, se usar corretamente, se respeitar a bula, da erro não. Enfim, o uso dos defensivos agricolas eh plausível , o problema somos nós, os humanos. Sobretudo, a reportagem fala sobre alguns produtos que sao inclusive proibidos em outras nações. Aí tenho que concordar, alguns defensivos tem uma formulação sinistra , qur apesar de serem aplicados certin e talz, os resíduos persistem nos alimentos, no solo, lencol freático, rios, etc. Esses deveriam nao ser usados.
Meteoro, seria muito muito legal vocês fazerem um vídeo explicativo da alternativa para a utilização dos agrotóxicos, que é a agrofloresta de larga escala, tecnologia nacional, para que as pessoas possam conhecer esta nova/velha agricultura, mostre como é produtiva, mostre como construir ambientes abundantes é possível.
00:01 - "Her hair is Harlow gold Her lips a sweet surprise Her hands are never cold She's got Bette Davis eyes She'll turn her music on you You won't have to think twice She's pure as New York snow She got Bette Davis eyes"
Há trabalhos da geógrafa Larissa Bombardi da USP, demonstrando o mapeamento do uso de agrotóxicos no Brasil e a sua contaminação na água. Inclusive a professora teve que se exilar por causa de ameaças feitas ao seu trabalho.
Todos os agrotóxicos novos que foram liberados são menos tóxicos e mais eficientes do que os mais antigos que erram feitos para erradicar todas a pragas existente e uma vergonha nos termos que esperar até 30 anos para que tenhamos novos agrotóxicos já que em outros países já são usados a décadas antes.
Complicado. Se usa agrotóxico, sofremos com os efeitos colaterais, se não usar, fungos e outras pragas diminuirão significante a quantidade de alimentos. É preciso indicar uma alternativa. (Embora, segundo Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação, já haja alimento suficiente para todo o mundo, o que gera a situação atual é a distribuição nefasta e o desperdício geral )
Mais complicado ainda é esse povo que nunca pisou numa lavoura não faz ideia do que é uma praga atacando e que não tem como combatê-la em muitos casos sem usar o defensivo, e que o mesmo é caro e só é usado pq precisa e não pq o produtor quer, senão precisasse ele não seria idiota de usá-lo e gastar dinheiro á toa!
@@pedroluni Estamos todos abertos á sugestões! Só lembrando que desde a revolução industrial o mundo subiu de 1 bi no começo do séc.XIX para quase 8 bi nos dias atuais! Se tivesse uma forma mágica e simples de se produzir alimento pra todo mundo sem usar defensivos tava todo mundo usando! Ninguém é burro não!
@@gabrielgava9731 burro, não. Mal intencionado, talvez. No vídeo não há APENAS o uso de agrotóxicos sendo mencionado, mas a liberação exacerbada de mais agrotóxicos totalmente prejudiciais ao meio-ambiente e à nossa saúde durante um governo perfeitamente alinhado aos interesses do agro. Por todos os fatores mencionados, o uso deles DEVE ser melhor gerenciado e, se possível, abolidos.
Agrofloresta de larga escala, Brasil poderia começar a apontar o dedo para os produtos sujos “banindo-os” e forçando os países desenvolvidos a produzir com a nossa tecnologia e o nosso maquinário. Agrofloresta de larga escala, urge investimentos.
@@henriquetrombinigarcia7901 sorte a sua, infelizmente na minha visão agronomia foi uma grande decepção, em uma universidade que se paga como “verde” Um curso tão retrógrado e parado no tempo, não havia espaço para o contraditório em discussões sobre esses temas. Agroecologia hoje em dia faz muito mais sentido no meu ponto de vista.
@@pedroluni professores velhos fazem isso, são retrógrados, onde estudo são novos , a maioria são da ESALQ. Sou da universidade UNISO. Os dois professores mais velhos são fãs de Carl Sagan e Paulo Freire kkkk
Sou produtor rural e digo que esse vídeo é controverso. Somos um dos países que menos utilizam agrotóxicos e temos ferramentas de monitoramento de pragas (MIP) capaz de utilizar produtos que preservam os inimigos naturais. Sem contar que não há produtividade suficiente para alimentar o mundo se não fosse os defensivos agrícolas, o que vocês chamam de agrotóxicos, veneno. Da mesma forma também não haveria alimentos suficientes se os produtos fossem orgânicos. Pra vocês que concordam com essa mídia podre apresentada nesse vídeo pouco informativo é melhor pensar que o Brasil possui segurança alimentar, muito contrário de outros países por ai. E temos tudo do bom e do melhor. Então antes de criticar pense nisso...
O uso desenfreado de agrotóxicos é um problema muito sério, de fato; mas qual seria a alternativa que manteria a produção elevada e o preço "baixo" dos alimentos? 🤔
Agroecologia o nome disso. Aumenta ate a soberania nacional, pois tira toda e qualquer dependencia exterior para producao de alimentos. Nao sendo necessario importar nada nem adubo, nem semente. A soluçao é parar de insirtir no problema o agronegocio e seu modelo.
@@Arthur-ql4ky É um excelente modelo! Principalmente sobre a questão ambiental. Mas exige bastante mão-de-obra e, normalmente, a produção tende a ser menor. Isso tudo aumenta o preço e torna um pouco inviável a produção em escala de tal modelo, infelizmente 😕
Reforma agrária e nacionalizar a produção de alimentos, soberania nacional, fim do Latifúndio genocida, prisão dos Latifúndiarios e indenização das vítimas, Enforcamento de todos os políticos que os apoia, Resumindo, a solução do Brasil é a revolução!
@@Art1714 a unica inviabilidade é a politica pq necesdita de mao de obra e pra isso é necessario reforma agraria. Porem em questao de produtividade por area a agroecologia é muito superior , um exemplo em um palntio convencional de alface o espacamento entre plantas é de 30cm por 30cm, ja na agroecologia é o mesmo espacamento porem entre esses 30cm de cada alface da pra colocar um brocolis ou uma rucula, enfim so um exemplo mesmo, esse consorcio das alfaces é bem simples e o pessoal costuma plantar de 4 a 5 especies juntas como alface, rucula, alho poro, brocolis e mandioca. Entao se no cultivo tradicional voce aproveita 100% do espaço destinando ele pra alface seguindo o espacamento de 30cm por 30 cm na agroecologia voce tbm planta esses 100 do q seria a monocultura de alface e voce ainda planta mais 50% do que seria uma monocultura de rucula e mais 100% dp q seria uma monocultura de mandioca e por ai vai, entao só nessa area produzindo tudo junto ja estariamos plantando 250% relativo ao plantio convencional mas em apenas um canteiro. Minha opiniao é q a unica coisa q impede a agroecologia é a força politica tanto nacional quanto internacional pois o brasil é tbm o maior consumidor de insumos agricolas do mundo.
Vai muito além de assistir um vídeo, tem que viver de agricultura pra entender a complexidade de usar ou não usar um defensivo agrícola, existe muito dinheiro envolvido sim...., Mas o alimento produzido de forma orgânica ou sem o uso de defensivos não tem valorização necessário no mercado para bancar o trabalho de produzi-lo, nenhuma família trabalha para alimentar o mundo, trabalha para alimentar sua família primeiro.
Sisteminha Embrapa + reforma agrária seria a solução pra acelerar a produção de orgânicos. A produção orgânica aumenta a produtividade, ao contrário do que afirmam os defensores dos agrotóxicos.
Sendo que incentivo pros pequenos agricultores para estudar sobre seu setor, seja fazendo técnico ou graduação. Pra se especializarem na sua área, e aprender o que fazer, o que não fazer, e como fazer.
Completamente certos, porém disser que o agro é tóxico, é condenar um povo que luta para colocar alimento na mesa de quem necessita, o uso de sistemas orgânicos e agroecológicos de produção seriam os pontos ideias a serem atingidos, porém, nem sempre são viáveis. É preciso muita sensatez quando falamos de agrotóxicos, pois assim como tudo, existem formas de manejo corretas a serem seguidas para suprimir o residual presentes na mercadoria final, a solução para o caminho da melhoria da qualidade dos alimentos na nossa mesa, é sem dúvida a prática correta desses manejos, trazendo para o campo um modo de produção mais limpo possível, mas que se adequa as situações reais de cada propriedade. Falar sem estar no jogo é fácil, e querendo ou não, defendendo ou criticando, são esses insumos que garantem alimento na mesa de muitos.
Tão triste quanto o fim das abelhas é saber que o café da manhã de muitos brasileiros é igual (ou pior) ao café da manhã sem as abelhas mostrado no vídeo....
A liberação de novos produtos esta cada vez mais dificil. Geralmente demoram de 5 a 7 anos no BR para serem lancados, de tanta documentaco e testes que sao necessarios. Isso ninguem fala. Essas noticias que saem na midia sao em sua maioria “clickbait”. A maior parte dos produtos liberados (principalmente no gov Bozo - que tb odeio do fundo da alma) sao genericos de produtos ja existentes, que acarretam em menor custo para o agricultor. Nem os produtos biológicos (que tem crescido mto) sao citados em materias como esta. Alguem ja entrou em uma lavoura? Fazem ideia da pressao enorme das pragas e o prejuizo que elas trazem? Pq ngm cita que ha varios defensivos que a dosagem por hectare (um campo de futebol para os leigos) é de 50 ML? 50 ml em um campo de futebol ajudando a alimentar as pessoas. Eh isso que a liberacao de produtos mais modernos trás. Tambem nao quero extinção das abelhas. Tambem gostaria que todos produtores utilizem os produtos corretamente para nao termos residuos (que sao minimos, estudos nao os comprovam como causas de doenças, nao temos dados suficientes ainda) mas por enquanto, para produção de larga escala, estamos sem alternativas. Producoes organicas sao caras. Uma familia com salario minimo nao consegue comprar. Ha muita gente estudando alternativas para ter um futuro mais sustentável…demonizar o agronegocio como um todo nao é o caminho.
Em Parobé onde eu moro deu 15, 1 acima do limite europeu. Realmente uma lástima, e isso que o dado é de 2014 a 2017, imagina agora durante esse desgoverno. E o site tá muito brigado.
Salve moçada, trampo ótimo como sempre! Uma sugestão: vcs poderiam fazer um vídeo sobre agroecologia e produção em SAFs. Como referência tem a Eliane Ingram, Ana Primavesi e o Fernando Rabelo do CEPEAS. Brasil tem saída! Só falta produção científica em cima disso e a mídia abraçar Outro tema seria a crise energética na China e a sua produção de fertilizantes, insumo externo q não é produzido no país e somos totalmente dependentes. Abraços ✊🏾
É fato que os agrotóxicos são perigosos, mas são uma necessidade hoje. Precisamos de amparo técnico, não de restrição de pesticidas, pergunte à especialistas se é possível sustentar o sistema alimentar sem agrotóxicos hoje. A transgenia é uma baita alternativa pra redução do uso de agrotóxicos, mas ainda não conseguimos tornar possível uma grande redução.
Sem agrotóxicos a produção diminuí, o desmatamento aumenta, trabalhadores rurais, usam EPIs de última geração, você não é obrigada a consumir produtos com Agrotóxicos, vá e produza seus alimentos .
@@saviosilva5318 talvez se tivesse a reforma agraria... Monocultura alimenta gado. a maioria do que você come vem da agricultura familiar. O agrotóxico é uma tecnologia. Mas, ela não é boa. No meu ponto de vista ela não reflete desenvolvimento. É apenas uma formula para fazer um deserto verde que ao mesmo tempo que da fartura a longo prazo vai foder a todos. Não to falando que tem que mudar de uma hora pra outra. A mudança tem que ser gradativa. Mas devemos reformular como pensamos a agricultura
O comentário do café da manhã poderia ser substituído por "o café da manhã PODE ser este com abelhas e PODE ser está sem abelhas". Muita gente não tem condições ou nem quer ter tanta coisa diversa para o café da manhã. Só uma sugestão mesmo.
Ficar pesquisando sobre a ação/efeitos dos agrotóxicos na saúde humana não será trefa fácil?! Imagina só pesquisar as molécula que são lançadas a cada ano no mercado de venenos. Imagina a demanda com ciência só com investimentos para criar novas metodlogias de análises, depois ainda, pesquisar o efeito no ambiente, fauna e flora??? Vocês poderiam fazer um vídeo sobre a pesquisa com orgânicos e quanto o governo investe em tecnologias alternativas. Cabe também explorar a erosão genética das espécies.
Tem muita gente no Brasil e no planeta pra comerem, se não usar uma certa medida de agrotóxicos não terá comida pra todos. O problema é os extremos de ambos os lados. O povo radicalmente contra agrotóxicos que pensa que é só jogar a semente e pronto, e o povo que quer lucrar com isso acima de tudo.
Depois do Batman, da grávida e da equipe de pakour de Taubaté eu sempre dizia: "Tem alguma coisa na nossa água, só pode!" Agora ta explicado, 27 tipos de agrotóxicos.
Boa Noite, alguém que é expert, poderia me explicar de forma científica de como as plantas absorvem nutrientes? Também vale para inseticida, fungicida e herbicida? Mas de forma científica.
Existem os defensivos sistêmicos, porém possuem baixa sistemicidade, parece até redundância mas não é, e o residual que fica na produção não chega a 0,1% dos defensivos ultilizado.
O problema que nos temos de suprir essa produção. Acho que 92% de todo “horti fruti” no Brasil tem a utilização de agrotóxicos. O problema que nos precisamos comer, ou agricultura em casa(não supriria a demanda) ou desenvolver algo que não seja tão nocivo
Show, meu pai se viciou em cultivar abelhas, em casa tem várias e agora comprou um sítio e levou umas turminhas pra lá. Só que a agricultura orgânica, ecológica e correta tbm não supre mais o número de pessoas no mundo, temos mais de 7 bilhões de pessoas e não sei se há opção de sair totalmente desse caminho terrível descoberto depois da revolução verde.... então é um dilema... muita pesquisa... alimentos orgânicos são extremamente caros... e nem os envenenados as pessoas estão conseguindo comprar... e então?
Quando disseram sobre o "gps" natural das abelhas, lembrei que existem estudos que dizem que as abelhas se comunicam com o resto da comeia por meio de dança e direção, pode haver de prejudicar nesta parte tbm :()
1:03 coitado, o cara se descuidou completamente ao não usar os EPI's , enquanto ele trabalha, ao mesmo tempo ele inala gases do defensivo agrícola, que podem trazer sérios problemas.
-se você acaba com a natureza,você não está matando aos poderósos ou aos pequenos. -se você mata a natureza,você está matando a sí,ao ambiênte,e a terra que você pisa!-pense nisto.
Essa é a campanha de financiamento coletivo que mantém esse canal no ar:
www.padrim.com.br/meteorobrasil
Eu como estudante de biologia me pergunto todo dia quando o ser humano vai entender q nós precisamos da natureza e não ao contrário... E q as nossas ações tem reação em cadeia quando o assunto é meio ambiente , afinal das contas, nós vivemos em um grande ecossistema !
Muito obrigado Meteoro pelo trabalho que vcs vem fazendo ...
@@Cowboy_Foradalei Existem técnicas de controle biológico que podem ajudar bastante....
@@Cowboy_Foradalei Queria que os cientistas nem sequer tentassem alertar? E a moça deste comentário em específico estudou e tenta conscientizar as pessoas (mesmo não encontrando uma "solução" saudável para a produção de alimentos com agrotóxicos). E você aí criticando quem tenta alertar??? Ao invés de criticar os que tentam, pelo menos*, conscientizar os outros, por que você mesmo não encontra um novo método? Se você não pode ajudar quem está tentando alertar, não deveria comentar nada.
@@Cowboy_Foradalei hidroponia é um exemplo. Além de n precisar de agrotóxico, usa menos água.
Sem contar que existem muitas plantas q são naturalmente inseticidas, como cravos e lírios da aranha vermelha
@@Cowboy_Foradalei Pela moça, eu tinha achado agressivo o seu comentário mesmo. Mas vc explicando de uma forma mais educada agora o seu lado também como produtor em menor escala (já que não tem tanto lucro assim), também consigo te compreender. Entretanto, eu creio que a mídia critica mais aos que produzem em grande escala e aos que vêm exagerando cada vez mais na quantidade de agrotóxicos mais nocivos à saude ambiental e humana. Na minha humilde opinião, tem que haver certo limite na quantidade dos pesticidas, pois não é à toa que existem muitos estudos sobre os males que causam.
@@Cowboy_Foradalei Os produtores não são vilões. Vilão é o sistema que te obriga a usar esses venenos e não te dá auxílio e nem informação de métodos alternativos, menos agressivo e mais naturais pq esse não é o interesse. E eu te compreendo!
Esse canal é fantástico. Estou ensinando meu neto a assistir junto comigo. Esse vídeo essas abelhas fez ele me fazer umas 10 perguntas que eu não soube responder...kkkk. parabéns, vocês são extraordinários.
A agroecologia não é mais uma opção, é a única saída viável!!!
Meteoro Brasil podia fazer um vídeo sobre agroecologia e produção agroflorestal!!
Os bilionários investindo em viagem espacial me dizem que não é mais viável.... JÁ É TARDE DEMAIS.
@@GilsonHachiro É o que penso também... Não teriam tantas pessoas com maiores recursos mega interessados em viajens especiais à toa, se já não fosse tarde de mais... Talvez eles já perceberam que a ganância humana (principalmente a deles próprios, já que são multimilionários e bilionários) irá destruir a todos.
@@GilsonHachiro tão matando é todo mundo, deixar só os bilionários vivos aí kkk
Seu sou a favor do processo agroecológico na produção agrícola, mas descordo que esse é o único meio. Trabalho com pesquisa de aplicação de defensivos e existe vários meios para ter comida de maior qualidade. Um destes é a agricultura de precisão.
Eu tenho deficiência visual total, mas consigo comentar com um leitor de telas. Fico muito feliz com o crescimento desse canal nessa plataforma, resultado do excelente conteúdo postado. Seu conteúdo é de extrema importância para mim e muitas pessoas. Parabéns pela dedicação. Motivado pelo gosto pela área da informática, criei com amigos um canal mostrando como os cegos assistem vídeos, e como eles usam aplicativos no celular e no computador com autonomia
Melhor deleta essa pergunta, vai dá processo e cadeia , e o que riu pode ir junto tb
@zyklon B Você pergunta isso pra ele na intenção de compreender como ele consegue viver ante a deficiência que possui, no intuito de curiosidade e admiração, ou simplesmente por graça? Pq se for a última opção irmão, apague, pq sua noção e empatia foi pra casa do caralho!
@@italoalves7174 A questão não é graça irmão, no mínimo pra tu comentar isso tu não tem o mínimo de empatia e noção, o mesmo que escrevi pra o mano acima, serve pra vc. Passar bem!
Massa muito bom!
Valente! Parabéns!
@zyklon B Estúpido! Ignorante! Vai estudar, se vc não tem amor a sua vida. Deixa outros keto!
Plantar a própria horta e demais plantas, deve ser a missão de cada um aqui.
Mais pra dar o exemplo, mas não adianta.
Mas preferem demonizar os agrotóxicos e não dar soluções para o problema, enfim, Brasil e a mídia rs.
Mais desmatamento então...
@@gabrielz710 puts, verdade! Coitado do agronegócio :(
Pode nem lucrar destruindo o planeta que já aparecem jornalistas mostrando dados.
@@narcisosanz8137 ja viu verdura e legume sem uso de agrotóxicos. Até criar um defensivo totalmente sustentável não adianta ficar chorando. A não ser que queira passar fome, verdura e legumes não aguentam 15 dias sem agrotóxicos. Fungos, bactérias acabam com as verduras
Eu pesquisei quem está por trás dos agrotóxicos, é preocupante d+.
Estamos sendo alertados faz anos, porém a grana por trás compra geral e dificilmente irão ver falando dos maléficios dos agrotóxicos,nas grandes revistas científicas.
Isso. É algo parecido com o processo de venda de medicamentos ineficazes, a venda de agrotóxicos está ligada ao atendimento dos lucros dos vendedores de agrotóxicos.
Esse Canal devia passar na Tv Aberta, quanta visão, conhecimentos
Esse canal e espetacular sempre trazendo temas importante para a sociedade!
Sempre falando merda
Toda vez que o assunto é o Agro eu lembro do Ernest Götsch.
INCLUSIVE eu acho que vcs deveriam fazer um video para divulgar o trabalho dele.
Vale muito a pena a pesquisa; fica a dica...
🖒
Parabéns pelo vídeo Meteoro, esse tema dos agrotóxicos é de extrema importância de ser discutido e trazido ao público pois é um problema muito maior que isso, como por exemplo a acidificação dos oceanos, uma das causas é os agrotóxicos. A poluição de aquíferos pela lixiviação. O aumento de canceres infanto-juvenil. E o que vemos são políticas de liberação e afrouxamento legais desenfreadas, tanto em nível federal como em níveis estaduais, exemplo do RS que aprovou a PL nº 260/2020 que alterou a Lei estadual dos agrotóxicos nº 7.747/1982, que era pioneira no país. Como biólogo é desesperador ver esse descaço com a saúde única.
Sou formado em técnico em agropecuária , estive em alguns eventos agrícolas e a realidade no campo é alarmante, alguns produtores APLICAM FITOSSANITÁRIOS (outro nome para os defensivos) PESADOS PARA PREVENÇÃO DE DOENÇAS E PRAGAS. Sem a assistência técnica e conhecimento, a maioria dos produtores ficam suscetíveis a cair na conversa dos vendedores e empresas de comercialização dos defensivos. A questão das abelhas é realmente uma crescente realidade.
Cara, você não tem experiência alguma em produção então... Tu vai esperar a praga acabar com a tua cultura e só aí tu vai aplicar o defensivo???
@@charleshenriquesilveira1171 Meu caro, essa técnica sequer tem resultado satisfatório, prejudica imensamente o meio ambiente e ainda por cima faz o produtor pagar rios de dinheiro por algo errôneo, contudo como disse anteriormente é necessário mais trabalho técnico e assistência para que esses produtores não caíam nesse cilada. Pequenas propriedades tendem a ter uma grande rentabilidade com a agroecologia (depois de um tempo é claro), eu próprio já presenciei propriedades de pequenos agricultores que eram extremamente sustentáveis e rentáveis. (espero que não tenha ficado nenhuma dúvida)
@@charleshenriquesilveira1171 E por fim e mais importante, ISSO É UM CRIME AMBIENTAL.
@@norfolk8952 ah não, irmão. Não tem resultados satisfatórios? Para com isso.
Eu realmente sou um adepto da agroecologia e do plantio orgânico, mas na atual conjuntura agrícola, tecnológica e econômica do país e do mundo(!), não temos condições de deixar de fazer uso de agrotóxicos, tenho plena consciência e certeza disso.
Então faça um experimento você mesmo, plante uma cultura como tomate, mesmo que em terra virgem, e não use defensivo algum, você verá o fracasso e prejuízo que terá.
E digo mais, o "crime ambiental" é o que põe comida na mesa de todos, abc.
@@charleshenriquesilveira1171 você não entendeu denovo, não sou contra a aplicação, porém essa aplicação desenfreada e acima do recomendado leva a problemas que eu poderia fazer uma gigantesca lista, um dos mais importantes (e grave) é a comercialização do produto final com o teor desses fitossanitarios acima do permitido, eu como técnico posso ser preso e perder o diploma caso recomenda-se tal técnica. O produto tem sua funcionalidades so que sempre respeitando a dosagem e a saúde do próprio agricultor.h
Agrotóxicos me lembra do livro da Rachel Carlson, Primavera Silenciosa. É assustador cada capítulo que, inclusive, foi baseado em fatos.
@AmigoGaymer bozo é criminoso.
Só pelo título do livro já da medo deste possível futuro.
Fica a recomendação dos vídeos da Larissa Bombardi no canal do Bob Fernandes. A Larissa é professora do Departamento de Geografia da USP e se especializou no estudo sobre os agrotóxicos. Esses vídeos são uma forma didática dela explicar seus estudos que foram publicados no Atlas do uso de agrotóxicos no Brasil e comparação com a União Europeia, que está disponível gratuitamente no blog dela, trazendo diversos dados chocantes, tristes e necessários para entender a dimensão do problema que o agrotóxico traz na vida da população
Vcs são ótimos, parabéns pela pesquisa. Digamos não aos agrotoxicos
Aqui na minha casa entra abelha quase todo dia. Elas vem aqui pra morrer... Entram sempre tontas e até no outro dia de manhã já estão mortas. Não faço ideia do que seja isso...
Aqui em casa também.
Na minha tbm. Eu moro em condomínio, e após esse vídeo eu acabei me tocando que a provável morte delas é do fumacê que passa umas 3x por semana, pq o condomínio fica em conjunto com um bosque e dá muito mosquito.
Vídeo excelente e muito informativo🍃👏🏻
Lucro acima de tudo.
É assim que pensam.
Se não for assim, como produzirão tanto alimento para tanta gente?
@trakina Por curiosidade, de onde você tira tal afirmação que em si obviamente é muito pesada?
Obrigado METEORO pelo video, informativo e muito importante! ✊👊
Sou Eng. Agrônomo e Agricultor.
O assunto é polêmico e sério, muito mais completo que parece. Digo isto pois vivo o dia a dia da produção vegetal e animal. VALE REFLEXÕES E ESTUDOS.
digo COMPLEXO
Obrigada, Meteoro! Mais uma matéria excelente!
Galera amada do Meteoro: pólen não é gameta. Pólen é um indivíduo da fase haploide do ciclo de vida das angiospermas. O gameta "masculino" é uma célula do grão de pólen. O óvulo das angiospermas também não é uma célula reprodutiva como nos animais. É uma estrutura formada por várias celulas. Abraços a todos
Até onde eu vi no vídeo n foi dito que é, e sim que contém. Assim como você mesmo explicou.
Eles explicaram de uma forma curta e fizeram comparação a reprodução animal, para não se estender na explicação
Assiste o vídeo novamente. Ninguém afirmou que pólen é gameta, nem mesmo para o óvulo. Apenas fizeram uma comparação didática para o público em geral.
Eles não afirmaram nada disso, foi uma simplificação para o público geral. Devemos lembrar que nem todo brasileiro tem acesso a ensino de qualidade, e quando mais acessível o conteúdo, melhor
13:13 Perfeito
Ótimo vídeo! 😔🐝
O ser humano deveria ser instinto
Infelizmente um dia nós mesmos iremos fazer isso
Parabéns Ana pela sua voz Maravilhosa .👐👐
Assistindo novamente e amando o conteúdo... Vcs são maravilhosos 💙
nem assisti mas sei que é de qualidade, vambora
Bem assim kkkkk
Não é de hoje. Tem um documentário "O jantar está a mesa", antigo, que já denunciava. Fora o livro de Rachel Carson "Primavera silenciosa".
Canal incrível!!! Divulgação científica é o caminho!!
Meu Deus, isso é muito preocupante, fico muito triste. Vídeo extremante necessário!! Parabéns.
Seria bom um vídeo sobre opções ao agrotóxicos. Eu vi uma reportagem sobre a agroflorestal de Ernst Götsch. Ele é um gênio
O sistema agroflorestal é incrível. Mas não se deve só a esse suíço. Esse sistema já é feito há muito tempo pelas comunidades tradicionais, como os indígenas, quilombolas e tantas outras. Há inclusive uma polêmica em que dizem que esse autor anotou os métodos usados por essas comunidades e divulgou cientificamente como sendo o inventor sem dar os devidos créditos.
@@Satwva essa parte da história eu não sabia, mas de qualquer forma o trabalho deveria ser mostrado aqui. Além dele, tem muitos outros, é claro.
Esse canal é tudo de bom!
Lamentável e desanimador...
Felizmente a teoria é diferente da pratica, pra quem mora nas grandes cidades onde não existe preservação 0, não vê abelhas mesmo. Na minha região existe uso de agroquímicos e nunca vi tanta abelha como nos últimos anos. Agora pode ter certeza que ninguém está feliz em usar produtos químicos, até porque os produtos biológicos estão crescendo muito todos os anos. A pergunta que fica é como o mundo vai comer daqui 20 anos. Se agora os alimentos já estão valendo tanto. Como fazer agroecologia para suprir o alimento da população mundial hoje??
Esperei muito por esse tema!
Pra eles falarem tanta merda ?
Muito bom! 👏👏👏
Sou eng agrônomo e afirmo com certeza de que em alguns casos o uso do "agrotóxico" é o mais indicado, isso vai depender de um monte de variável: tipo de cultura, epoca da aplicacao, epoca do ano, epoca da colheita, etc. O uso e a fabricação desses defensivos eh regulamentado, os problemas, em sua maioria existe pq não há um acompanhamento técnico na aplicação desses produtos, sobretudo na aquisição. Os pequenos produtores nao tem conhecimento técnico e por muitas vezes aplicam de forma errônea o que facilita a contaminação.
@@Cowboy_Foradalei Kkkkk O Nazicapitalismo que vocês defendem a muito acabou com a possibilidade de ter uma horta em casa cheguei a ver isso quando era pequeno no interior se criava até galinhas no pátio de casa hoje não se pode ter mais nada ou já aparece algum fiscal( OBS não estou me referindo a grandes centros onde os pobres de direita alugam apertamentos para morar )
Eu tbm sou da área e é claro pra mim que os pequenos produtores são os mais atingidos com agrotóxicos, muito mais que as grandes fazendas do Mato Grosso, que pelo visto é a preocupação maior das pessoas aqui. Acontece que os pequenos de regiões como MG, por exemplo, não tem infraestrutura de logística para esses produtos, não tem assistência, não possuem instituições do agro fortes e a maior parte são em fazendas com a atividade agropecuária decadente.
Infelizmente, não se resolve tudo com agrofloresta, como o pessoal pensa. Os nossos produtores não recebem nem instrução para utilizar agrotóxicos, como esperam que eles comecem do nada a plantar agrofloresta, um sistema super complexo, custoso, que demanda mão-de-obra gigante e qualificada e anos de adaptação, de uma hora pra outra?
Caras, o capitalismo eh foda, sabemos disso. Os grandes dominam e os pequenos cada vez mais pequenos. Pra vcs entenderem, quando um produtor tem.interesse em adquirir um defensivo agrícola, ele tem de fazer um processo parecido com o procedimento médico/paciente. Ocorre uma breve conversa (anamnese), apos o diagnóstico é receitado um medicamento. Para a agricultura eh a msm coisa, vc deve consultar um eng agrônomo, ele vai avaliar seu caso em detrimento do que foi mencionado acima( tipo de cultura, epoca de aplicacao, etc). Problema comeca aí, com a negligência dos profissionais que assinam a "receita" para compra dos defensivose nao fiscalizam e/ou instruem o seu uso.
Certas culturas, infelizmente, nao há como nao usar "agrotóxicos", é o caso do tomateiro. E eu garanto, se usar corretamente, se respeitar a bula, da erro não. Enfim, o uso dos defensivos agricolas eh plausível , o problema somos nós, os humanos. Sobretudo, a reportagem fala sobre alguns produtos que sao inclusive proibidos em outras nações. Aí tenho que concordar, alguns defensivos tem uma formulação sinistra , qur apesar de serem aplicados certin e talz, os resíduos persistem nos alimentos, no solo, lencol freático, rios, etc. Esses deveriam nao ser usados.
É o que eu digo, a glr devia ta preocupada em cobrar assistência técnica de qualidade pros produtores.
Meteoro, seria muito muito legal vocês fazerem um vídeo explicativo da alternativa para a utilização dos agrotóxicos, que é a agrofloresta de larga escala, tecnologia nacional, para que as pessoas possam conhecer esta nova/velha agricultura, mostre como é produtiva, mostre como construir ambientes abundantes é possível.
Concordo e muito...principalmente no que também as nadegas
Valeu!
Agora faz um vídeo sobre o sistema agroflorestal. Talvez a solução pra esses problemas.
Indicaria o trabalho do Ernest gostch com agrofloresta, trabalho lindo
Agricultura sintrópica é o futuro!
Meteoro façam um vídeo sobre os sistemas agroflorestais, nosso futuro é esse
Nos últimos dois anos tivemos um boom dos BIOINSUMOS, valeria a pena a competente equipe do Meteoro fazer um vídeo sobre.
00:01 - "Her hair is Harlow gold
Her lips a sweet surprise
Her hands are never cold
She's got Bette Davis eyes
She'll turn her music on you
You won't have to think twice
She's pure as New York snow
She got Bette Davis eyes"
Há trabalhos da geógrafa Larissa Bombardi da USP, demonstrando o mapeamento do uso de agrotóxicos no Brasil e a sua contaminação na água. Inclusive a professora teve que se exilar por causa de ameaças feitas ao seu trabalho.
Muito bom, como sempre! Mas podiam repensar o comentário ao final.
Triste...
Todos os agrotóxicos novos que foram liberados são menos tóxicos e mais eficientes do que os mais antigos que erram feitos para erradicar todas a pragas existente e uma vergonha nos termos que esperar até 30 anos para que tenhamos novos agrotóxicos já que em outros países já são usados a décadas antes.
Meu Deus! Esse desgoverno nos mata de todas as formas
Cara, o mundo que vivemos vai acabar. Cada dia fico mais desanimado com a resolução dos problemas que estamos criando.
Complicado. Se usa agrotóxico, sofremos com os efeitos colaterais, se não usar, fungos e outras pragas diminuirão significante a quantidade de alimentos. É preciso indicar uma alternativa.
(Embora, segundo Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação, já haja alimento suficiente para todo o mundo, o que gera a situação atual é a distribuição nefasta e o desperdício geral )
Precisamos rever o modo como a agricultura tem se desenvolvido pôs revolução industrial, a monocultura é o verdadeiro problema!
Agro lucra com a fome do próprio povo. Além de milhares de toneladas de alimentos que são desperdiçados no transporte. Usar veneno não é alternativa.
Mais complicado ainda é esse povo que nunca pisou numa lavoura não faz ideia do que é uma praga atacando e que não tem como combatê-la em muitos casos sem usar o defensivo, e que o mesmo é caro e só é usado pq precisa e não pq o produtor quer, senão precisasse ele não seria idiota de usá-lo e gastar dinheiro á toa!
@@pedroluni Estamos todos abertos á sugestões! Só lembrando que desde a revolução industrial o mundo subiu de 1 bi no começo do séc.XIX para quase 8 bi nos dias atuais! Se tivesse uma forma mágica e simples de se produzir alimento pra todo mundo sem usar defensivos tava todo mundo usando! Ninguém é burro não!
@@gabrielgava9731 burro, não. Mal intencionado, talvez. No vídeo não há APENAS o uso de agrotóxicos sendo mencionado, mas a liberação exacerbada de mais agrotóxicos totalmente prejudiciais ao meio-ambiente e à nossa saúde durante um governo perfeitamente alinhado aos interesses do agro.
Por todos os fatores mencionados, o uso deles DEVE ser melhor gerenciado e, se possível, abolidos.
eu quero enviar esse vídeo pra todos
Estou na agronômica e minha luta é contra.
Agrofloresta de larga escala, Brasil poderia começar a apontar o dedo para os produtos sujos “banindo-os” e forçando os países desenvolvidos a produzir com a nossa tecnologia e o nosso maquinário. Agrofloresta de larga escala, urge investimentos.
Eu pulei fora quando ouvi que era correto continuar desmatando para aproveitar os solos férteis.
@@pedroluni onde estudo eles tem temas bons abordando o desmatamento e sustentabilidade.
@@henriquetrombinigarcia7901 sorte a sua, infelizmente na minha visão agronomia foi uma grande decepção, em uma universidade que se paga como “verde”
Um curso tão retrógrado e parado no tempo, não havia espaço para o contraditório em discussões sobre esses temas.
Agroecologia hoje em dia faz muito mais sentido no meu ponto de vista.
@@pedroluni professores velhos fazem isso, são retrógrados, onde estudo são novos , a maioria são da ESALQ. Sou da universidade UNISO. Os dois professores mais velhos são fãs de Carl Sagan e Paulo Freire kkkk
Se algo não for feito logo para salvaras abelhas, nós vamos todos pra vala.
Sou produtor rural e digo que esse vídeo é controverso. Somos um dos países que menos utilizam agrotóxicos e temos ferramentas de monitoramento de pragas (MIP) capaz de utilizar produtos que preservam os inimigos naturais. Sem contar que não há produtividade suficiente para alimentar o mundo se não fosse os defensivos agrícolas, o que vocês chamam de agrotóxicos, veneno. Da mesma forma também não haveria alimentos suficientes se os produtos fossem orgânicos. Pra vocês que concordam com essa mídia podre apresentada nesse vídeo pouco informativo é melhor pensar que o Brasil possui segurança alimentar, muito contrário de outros países por ai. E temos tudo do bom e do melhor. Então antes de criticar pense nisso...
O uso desenfreado de agrotóxicos é um problema muito sério, de fato; mas qual seria a alternativa que manteria a produção elevada e o preço "baixo" dos alimentos? 🤔
Agroecologia o nome disso. Aumenta ate a soberania nacional, pois tira toda e qualquer dependencia exterior para producao de alimentos. Nao sendo necessario importar nada nem adubo, nem semente. A soluçao é parar de insirtir no problema o agronegocio e seu modelo.
@@Arthur-ql4ky É um excelente modelo! Principalmente sobre a questão ambiental. Mas exige bastante mão-de-obra e, normalmente, a produção tende a ser menor. Isso tudo aumenta o preço e torna um pouco inviável a produção em escala de tal modelo, infelizmente 😕
@@Art1714 Exige investimento e assim daria para ser viável. Claro que alinhado com a mudança de comportamento do mercado ( Demanda x Oferta ).
Reforma agrária e nacionalizar a produção de alimentos, soberania nacional, fim do Latifúndio genocida, prisão dos Latifúndiarios e indenização das vítimas,
Enforcamento de todos os políticos que os apoia,
Resumindo, a solução do Brasil é a revolução!
@@Art1714 a unica inviabilidade é a politica pq necesdita de mao de obra e pra isso é necessario reforma agraria. Porem em questao de produtividade por area a agroecologia é muito superior , um exemplo em um palntio convencional de alface o espacamento entre plantas é de 30cm por 30cm, ja na agroecologia é o mesmo espacamento porem entre esses 30cm de cada alface da pra colocar um brocolis ou uma rucula, enfim so um exemplo mesmo, esse consorcio das alfaces é bem simples e o pessoal costuma plantar de 4 a 5 especies juntas como alface, rucula, alho poro, brocolis e mandioca. Entao se no cultivo tradicional voce aproveita 100% do espaço destinando ele pra alface seguindo o espacamento de 30cm por 30 cm na agroecologia voce tbm planta esses 100 do q seria a monocultura de alface e voce ainda planta mais 50% do que seria uma monocultura de rucula e mais 100% dp q seria uma monocultura de mandioca e por ai vai, entao só nessa area produzindo tudo junto ja estariamos plantando 250% relativo ao plantio convencional mas em apenas um canteiro. Minha opiniao é q a unica coisa q impede a agroecologia é a força politica tanto nacional quanto internacional pois o brasil é tbm o maior consumidor de insumos agricolas do mundo.
Socorro!!
VEJAM O FILME INTERESTELAR. É DE CHORAR. NOSSO DESTINO.
TRABALHEI NA INDÚSTRIA DE AGRODEFENSIVOS. SINCERAMENTE, SAÍ DE LÁ NA DÉCADA DE 1990 MUITO PREOCUPADO DEMAIS COM O FUTURO DA HUMANIDADE.
Vai muito além de assistir um vídeo, tem que viver de agricultura pra entender a complexidade de usar ou não usar um defensivo agrícola, existe muito dinheiro envolvido sim...., Mas o alimento produzido de forma orgânica ou sem o uso de defensivos não tem valorização necessário no mercado para bancar o trabalho de produzi-lo, nenhuma família trabalha para alimentar o mundo, trabalha para alimentar sua família primeiro.
Vamos pra cima deles COMPANHEIROS.
...ya no hace falta el agua y si, agrotóxicos?!...
Sisteminha Embrapa + reforma agrária seria a solução pra acelerar a produção de orgânicos. A produção orgânica aumenta a produtividade, ao contrário do que afirmam os defensores dos agrotóxicos.
Sendo que incentivo pros pequenos agricultores para estudar sobre seu setor, seja fazendo técnico ou graduação. Pra se especializarem na sua área, e aprender o que fazer, o que não fazer, e como fazer.
Isso é besteira ; reforma agrária é piada os agricultores profissionais não conseguem concorrer com os grandes imagina quem nunca plantou nada
@@danielresendi5315 no Brasil, tem quem trabalhe com cultivo desde a infância, infelizmente. Mas na terra dos outros.
@@gianniarruda o Sisteminha Embrapa faz até um leigo produzir. É genial
Bomtrabalho
Bom dia
Só eu vi a Tardis caindo com os desenhos de comida quando perguntaram sobre a importância dos polinizadores na produção de alimentos? 🤔
Completamente certos, porém disser que o agro é tóxico, é condenar um povo que luta para colocar alimento na mesa de quem necessita, o uso de sistemas orgânicos e agroecológicos de produção seriam os pontos ideias a serem atingidos, porém, nem sempre são viáveis.
É preciso muita sensatez quando falamos de agrotóxicos, pois assim como tudo, existem formas de manejo corretas a serem seguidas para suprimir o residual presentes na mercadoria final, a solução para o caminho da melhoria da qualidade dos alimentos na nossa mesa, é sem dúvida a prática correta desses manejos, trazendo para o campo um modo de produção mais limpo possível, mas que se adequa as situações reais de cada propriedade.
Falar sem estar no jogo é fácil, e querendo ou não, defendendo ou criticando, são esses insumos que garantem alimento na mesa de muitos.
Tão triste quanto o fim das abelhas é saber que o café da manhã de muitos brasileiros é igual (ou pior) ao café da manhã sem as abelhas mostrado no vídeo....
Ja pensou a população mundial indo pras ruas em defesa da natureza? Que dia lindo seria.
Rachel Carson Silent Spring explicou e mostrou isso há mais de 30 anos
A liberação de novos produtos esta cada vez mais dificil. Geralmente demoram de 5 a 7 anos no BR para serem lancados, de tanta documentaco e testes que sao necessarios. Isso ninguem fala. Essas noticias que saem na midia sao em sua maioria “clickbait”. A maior parte dos produtos liberados (principalmente no gov Bozo - que tb odeio do fundo da alma) sao genericos de produtos ja existentes, que acarretam em menor custo para o agricultor. Nem os produtos biológicos (que tem crescido mto) sao citados em materias como esta. Alguem ja entrou em uma lavoura? Fazem ideia da pressao enorme das pragas e o prejuizo que elas trazem? Pq ngm cita que ha varios defensivos que a dosagem por hectare (um campo de futebol para os leigos) é de 50 ML? 50 ml em um campo de futebol ajudando a alimentar as pessoas. Eh isso que a liberacao de produtos mais modernos trás. Tambem nao quero extinção das abelhas. Tambem gostaria que todos produtores utilizem os produtos corretamente para nao termos residuos (que sao minimos, estudos nao os comprovam como causas de doenças, nao temos dados suficientes ainda) mas por enquanto, para produção de larga escala, estamos sem alternativas. Producoes organicas sao caras. Uma familia com salario minimo nao consegue comprar. Ha muita gente estudando alternativas para ter um futuro mais sustentável…demonizar o agronegocio como um todo nao é o caminho.
Novamente, todos morreríamos de fome se não fosse o uso dos defensivos agrícolas
Em Parobé onde eu moro deu 15, 1 acima do limite europeu. Realmente uma lástima, e isso que o dado é de 2014 a 2017, imagina agora durante esse desgoverno. E o site tá muito brigado.
Salve moçada, trampo ótimo como sempre!
Uma sugestão: vcs poderiam fazer um vídeo sobre agroecologia e produção em SAFs. Como referência tem a Eliane Ingram, Ana Primavesi e o Fernando Rabelo do CEPEAS. Brasil tem saída! Só falta produção científica em cima disso e a mídia abraçar
Outro tema seria a crise energética na China e a sua produção de fertilizantes, insumo externo q não é produzido no país e somos totalmente dependentes.
Abraços ✊🏾
É fato que os agrotóxicos são perigosos, mas são uma necessidade hoje. Precisamos de amparo técnico, não de restrição de pesticidas, pergunte à especialistas se é possível sustentar o sistema alimentar sem agrotóxicos hoje. A transgenia é uma baita alternativa pra redução do uso de agrotóxicos, mas ainda não conseguimos tornar possível uma grande redução.
O título desse vídeo deveria ser: como ser um ignorante e opinar em algo que não se sabe ABSOLUTAMENTE nada.
Podia ter um desse doc sobre direito a cidade, moradia e etc, se quiserem posso dar uns materiais 😊
Sem agrotóxicos a produção diminuí, o desmatamento aumenta, trabalhadores rurais, usam EPIs de última geração, você não é obrigada a consumir produtos com Agrotóxicos, vá e produza seus alimentos .
Lúcido...
Agrofloresta está aí! Sem abelhas N existe abundância.
O agrotóxico não gera abundância e sim destruição.
Sim. Cada cidadão vai comprar um terreno, só pra produzir o proprio alimento... 🤡🤡
@@saviosilva5318 talvez se tivesse a reforma agraria... Monocultura alimenta gado. a maioria do que você come vem da agricultura familiar. O agrotóxico é uma tecnologia. Mas, ela não é boa. No meu ponto de vista ela não reflete desenvolvimento. É apenas uma formula para fazer um deserto verde que ao mesmo tempo que da fartura a longo prazo vai foder a todos. Não to falando que tem que mudar de uma hora pra outra. A mudança tem que ser gradativa. Mas devemos reformular como pensamos a agricultura
O comentário do café da manhã poderia ser substituído por "o café da manhã PODE ser este com abelhas e PODE ser está sem abelhas". Muita gente não tem condições ou nem quer ter tanta coisa diversa para o café da manhã. Só uma sugestão mesmo.
*Vamos proteger as 🐝🐝🐝🐝. São importantes demais. Menos agrotóxicos e mais orgânicos!*
Ficar pesquisando sobre a ação/efeitos dos agrotóxicos na saúde humana não será trefa fácil?! Imagina só pesquisar as molécula que são lançadas a cada ano no mercado de venenos. Imagina a demanda com ciência só com investimentos para criar novas metodlogias de análises, depois ainda, pesquisar o efeito no ambiente, fauna e flora???
Vocês poderiam fazer um vídeo sobre a pesquisa com orgânicos e quanto o governo investe em tecnologias alternativas.
Cabe também explorar a erosão genética das espécies.
Tem muita gente no Brasil e no planeta pra comerem, se não usar uma certa medida de agrotóxicos não terá comida pra todos. O problema é os extremos de ambos os lados. O povo radicalmente contra agrotóxicos que pensa que é só jogar a semente e pronto, e o povo que quer lucrar com isso acima de tudo.
Primeiro comentário, canal perfeito
Poxa! Não sabia que tem agrotóxicos até na água q usamos tbm deve ter na água q bebemos, então nem adianta comprar alimentos orgánicos...
A propaganda que aparece no vídeo é de glifosato mano o UA-cam é uma piada
Depois do Batman, da grávida e da equipe de pakour de Taubaté eu sempre dizia: "Tem alguma coisa na nossa água, só pode!"
Agora ta explicado, 27 tipos de agrotóxicos.
Boa Noite, alguém que é expert, poderia me explicar de forma científica de como as plantas absorvem nutrientes? Também vale para inseticida, fungicida e herbicida? Mas de forma científica.
Existem os defensivos sistêmicos, porém possuem baixa sistemicidade, parece até redundância mas não é, e o residual que fica na produção não chega a 0,1% dos defensivos ultilizado.
@@jouberthchierici2039 Bom dia, você tem formação acadêmica em agronomia?
O problema que nos temos de suprir essa produção. Acho que 92% de todo “horti fruti” no Brasil tem a utilização de agrotóxicos.
O problema que nos precisamos comer, ou agricultura em casa(não supriria a demanda) ou desenvolver algo que não seja tão nocivo
Weverton
Show, meu pai se viciou em cultivar abelhas, em casa tem várias e agora comprou um sítio e levou umas turminhas pra lá. Só que a agricultura orgânica, ecológica e correta tbm não supre mais o número de pessoas no mundo, temos mais de 7 bilhões de pessoas e não sei se há opção de sair totalmente desse caminho terrível descoberto depois da revolução verde.... então é um dilema... muita pesquisa... alimentos orgânicos são extremamente caros... e nem os envenenados as pessoas estão conseguindo comprar... e então?
por isso estudo agroecologia :)
Se pensar em agrotóxicos proibidos lá fora e usados aqui não comeremos mais nada plantado aqui no país...
Repostem, por favor, o da "Renda Universal Básica"! Quando fui assistir, algum vídeo da DW bloqueou exibição...
Quando disseram sobre o "gps" natural das abelhas, lembrei que existem estudos que dizem que as abelhas se comunicam com o resto da comeia por meio de dança e direção, pode haver de prejudicar nesta parte tbm :()
tops 😎
1:03 coitado, o cara se descuidou completamente ao não usar os EPI's , enquanto ele trabalha, ao mesmo tempo ele inala gases do defensivo agrícola, que podem trazer sérios problemas.
Agronegócio desde sempre acabando com a saúde ambiental e humana.
-se você acaba com a natureza,você não está matando aos poderósos ou aos pequenos.
-se você mata a natureza,você está matando a sí,ao ambiênte,e a terra que você pisa!-pense nisto.