VOCÊ SABE COMO O VINIL SURGIU? A HISTÓRIA DO VINIL! (Participação Gastão - Kazagastao)

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 5 вер 2024
  • ▶ ANUNCIE SUA MARCA OU BANDA AQUI NO CANAL!
    Contato profissional: caixaveia.contato@gmail.com.
    Me siga no instagram!
    ▶ Instagram: caixaveia
    Discos de vinil
    O disco de vinil surgiu em 21 de junho de 1948 nos EUA pela Columbia Records (veja os detalhes aqui) e na Europa em 31 de agosto de 1948, pela empresa alemã Deutche Grammophon - ambas reivindicam o direito de serem as inauguradoras deste formato, todavia, o fato é, foi em 1948 o ano que o vinil surgiu para o mundo substituindo os discos de goma-laca de 78 RPM (rotações por minuto) que até então eram utilizados, tornando-os obsoletos. Mas, a primeira patente que fala sobre o uso do vinil foi requerida em 26/06/1929 e concedida em 17/07/1930 (leia a patente aqui). Portanto, desde 1929 já se falava em discos elaborados com o vinil e nem Columbia e a Deutche Grammophon requereram qualquer patente para reivindicarem o processo de gravação dos discos em vinil (fonte WIPO - clique aqui para ir nas patentes sobre discos de vinil).
    Os discos de vinil são mais leves, maleáveis e resistentes a choques, quedas e manuseio (que deve ser feito sempre pelas bordas). Mas são melhores, principalmente, pela reprodução de um número maior de músicas - diferentemente dos discos antigos de 78 RPM - (ao invés de uma canção por face do disco), e, finalmente, pela sua excelência na qualidade sonora, além, é lógico, do atrativo de arte nas capas de fora.
    80s Cop Show de Twin Musicom é licenciada de acordo com a licença Atribuição 4.0 da Creative Commons. creativecommon...
    Fonte: www.twinmusicom...
    Artista: www.twinmusicom... Tarentella Loop de Kevin MacLeod é licenciada de acordo com a licença Atribuição 4.0 da Creative Commons. creativecommon...
    Fonte: incompetech.com...
    Artista: incompetech.com/

КОМЕНТАРІ • 328

  • @joaopaulosantos9146
    @joaopaulosantos9146 3 роки тому +14

    Assim como coloquei no meu TCC a respeito da bolacha preta: O vinil pra mim sempre foi um ritual. Uma experiência tríplice:Tátil, visual e auditiva. Vai muito além da música.

  • @brunomarques1146
    @brunomarques1146 3 роки тому +11

    Coleciono vinil e é um hobby muito prazeroso, tenho algumas centenas ainda mas sempre adquirindo mais, de vez enquanto eu coloco algum na vitrola e fico so ouvindo e sentindo aquela nostalgia da época.

  • @henriqueborges2294
    @henriqueborges2294 3 роки тому +55

    Nasci em 82 e também vivi esse tempo. Minha mãe ouvia os New Wave e até uns Hard tipo Whitesnake e Europe. Meu pai ouvia modas de viola, bolero, música instrumental com guitarra havaiana. Hoje tenho uma coleção tímida de vinis do Led, Purple, Sabbath, Judas, Wasp e ouço os vinis que eram de minha mãe. É um ritual mágico colocar um vinil pra tocar e relembrar de momentos da infância. O som característico de um vinil tocando faz parte da trilha sonora de quem teve uma infância recheada de músicas que marcaram uma época foda!

    • @phelippeteodoro3442
      @phelippeteodoro3442 3 роки тому +2

      Cara, tenho quase a mesma história ,comecei com A-ha ,Police ,Tears for Fears.Mas só quando era adolescente ,ouvi o meu Appetitte for Destruction e O Nevermind .Por isso eu sou apaixonado por rock .

    • @henriqueborges2294
      @henriqueborges2294 3 роки тому +2

      @@phelippeteodoro3442 muito bom essas histórias! São parte da essência de nossa infância e nos dão um caminho a se seguir.

    • @luizfernandodepaula4312
      @luizfernandodepaula4312 2 роки тому +1

      O chiado do vinil é o som da nostalgia!
      Impossível não olhar algum LP sem ter aquele sentimento do passado

    • @yuririchardbonard4280
      @yuririchardbonard4280 2 роки тому

      📀💿💽

    • @rafaelsantana3059
      @rafaelsantana3059 8 місяців тому

      Nossa como é bom saber que tem sobreviventes ainda ...rapaziada não deixe isso acabar..lembro ouvindo beatles no toca disco do meu pai ele tinha de tudo de Elis a Raul o veio era eclético...pena os vinil dele jogaram fora 😢 tinha até Ray Charles se e loko James Brown jimi hedrix

  • @MrJohnsc28
    @MrJohnsc28 3 роки тому +20

    Vinil é o autêntico som da Nostalgia.

  • @eduardomarquesrodrigues7419
    @eduardomarquesrodrigues7419 3 роки тому +27

    Poha... Nasci em 77. Meu pai me deu uma vitrolinha que tenho até hoje. Além dos discos de história, eu escutava muita música da minha mãe e do meu pai... Roberto Carlos, Ray Coniff, Julio Iglesias, Ivanildo, Luiz Gonzaga... E ganhei o vinil do Rock in Rio...

    • @bigboss8796
      @bigboss8796 3 роки тому +2

      Vitrolinhas são muito estilosas. Tanto que tem umas modernas que têm o visual antigo mas tem leitor de SD e tudo mais haha

  • @marcioalexandre8033
    @marcioalexandre8033 3 роки тому +13

    Desde que apareceu o CD, nunca me desfiz dos vinis e até hoje estão aqui.
    O som é diferente e os toca-discos mais modernos fizeram a qualidade do som muito maior.

  • @yuririchardbonard4280
    @yuririchardbonard4280 2 роки тому

    Olha meus amigos! Eu sou dos Anos 90. Eu nasci em 1993. Todos nós (a minha família inteira) já fomos tão enfluenciados por muitas músicas e tantas canções pelos nossos próprios pais, especialmente o meu pai que ainda é DJ há anos atrás, já se faz ó, mó tempão.
    Ambas, eu e ele somos da Black Music (R&B Oldschools), ou seja, todos nós somos os charmeiros que curte muito Charme e tal, pessoal. Essas coisas, assim e assado.
    Desde início do meu nascimento eu comecei a gostar tanto de muitas Fitas Cassetes com Tape Deck, muitos Discos de Vinil com Toca Discos, e muitos CD's com CD Player também.
    Eu ainda sou muito influenciado por Tape Deck e Toca Disco até hoje, e eu ainda continuo muito influenciado a beça até agora.
    Já depois do final dos Anos 90, quando eu ainda estava quase prê-adolescente.
    Eu tinha quase aos 10 anos, aos 11 anos, quase os 12 anos de idade.
    Lá no início dos Anos 2000, quase dos tempos para cá, eu também comecei a gostar muito de DVD substituindo As Fitas de Vídeo (VHS).
    Hoje em dia, atualmente, agora é Blu Ray. Até aí eu já não sei se o Blu Ray ainda vai continuar existindo ou não até esse ano de 2022, pessoal. 😐😔🤔🙄

  • @eduardobrasil2004
    @eduardobrasil2004 3 роки тому +15

    Sou de 70, vivi toda a época da bolacha, cd, pen drive, napster até chegar ao spotify, tá certo que é muito mais simples mas o gosto de comprar um disco só porque gostou da capa, isso jamais irá acontecer novamente, tenho minha vitrola (estas novas) e ainda continuo ouvindo minhas bolachas! Valeu barba, você é muito bom meu amigo, torço muito para que você cresça! Parabéns pelos vídeos

  • @denesj.s.1394
    @denesj.s.1394 3 роки тому +14

    Sou de 84 e cresci ouvindo música Boa, minha mãe era apaixonada por ABBA e meu pai já era mais rock, ele tinha a coletânea do THE BEATLES ,quando o coroa pegava todos os discos já sabia que ía ser o dia inteiro, com isso conheci muitas bandas, creedence, Rod Stewart, dire Straits, polhas,é até jovem Guarda, principalmente Roberto Carlos mais se hoje sou metaleiro tenho que agradecer meu pai que pelo menos odiava e odeia SERTANOJO,ótimo vídeo barba podia falar sobre os BEATLES para eu presentear meu velho, valeu 🤘🤘🤘

  • @jrcdcampos
    @jrcdcampos 3 роки тому +9

    Eu nasci na era do CD e nela vivi minha adolescência, então minha nostalgia vem daí... compartilho do mesmo sentimento de quem gosta de vinil, de pegar, colocar pra tocar, sentar, e ficar olhando o encarte, a capa, acompanhando as letras... e curtindo o som... aparentemente nesse momento o CD vive a mesma fase que o vinil viveu a um tempo atrás, escasso, difícil de encontrar... será que em um futuro teremos o "retorno" do CD com algo para reviver o passado? Só se de uma coisa, não vou me desfazer dos meus!

  • @romancedeepocaclassicoscia2358
    @romancedeepocaclassicoscia2358 3 роки тому +32

    Sua mãe sem dúvida nenhuma, era a pessoa de mais bom gosto 👏👏👏

  • @arnaldofrangetto
    @arnaldofrangetto 3 роки тому +4

    Barba(Caixa Veia) vc postou um título que mostra todo o seu conhecimento e me ensinou algumas coisas e conheço de 65 pra cá ,tenho 63 anos e estou aprendente com vc , Pop , R&R, Blues, Synth pop, entre outros ritmos e vc é uma síntese de mostrar a muita gente o seu conhecimento Muito Obrigado.

  • @celsoschok5427
    @celsoschok5427 3 роки тому +10

    Putz barba é o melhor vídeo que já vi ,,,quem tem um disco de vinil nos dias de hoje,, é guerreiro 🤜🤛

  • @luanadepaula92
    @luanadepaula92 2 роки тому +2

    Vídeo sensacional, um excelente resgate da história 👏👏👏😍
    Tenho um toca-disco de 1983 esperando conserto. Encontrei ele na lixeira de uma casa e não consegui deixa-lo lá abandonado.. uma verdadeira relíquia!
    Me dói imaginar quantos lps foram dispensados com a chegada dos cds 💔

  • @VlogRock
    @VlogRock 3 роки тому +17

    Se eu tivesse espaço e grana com certeza teria vários vinis na pratileira

  • @alvaroramos478
    @alvaroramos478 3 роки тому +8

    Só o título do vídeo já é motivo de ter o meu like.

  • @johndeeking
    @johndeeking 3 роки тому +9

    Amo o vinil, mas também gosto de ler, gosto de colecionar livros também...

  • @pedroxavier260
    @pedroxavier260 3 роки тому +6

    Nunca tive vinil..mas ouvi muito na casa dos primos(as) minha prima tinha coleção de vinil do A-ha e meu primo tinha discos do Erasure, Bad Boys Blue, New Order, The Smiths aquele chiadinho do vinil era muito legal good times🤗

  • @paulofilho5658
    @paulofilho5658 3 роки тому +3

    Gastão e Barba! Cara massa demais!!

  • @wagneraraujo7058
    @wagneraraujo7058 3 роки тому

    cara... achei esse canal agora por acaso... por algum motivo o youtube recomendou... sou de 72... assim temos nossas gerações 70 e 80 participamos dessa transição do analógico para o digital ... adoro novas tecnologias... mas amo o ritual de pegar meu vinil ... ligar o toca discos... colocar a bolacha... acertar a agulha... e curtir esse mundo analógico que tanto marcou nossos tempos primórdios. Parabéns pelo canal... show de bola. abraços.

  • @marcelloribeiro2750
    @marcelloribeiro2750 3 роки тому +3

    9:17 Orquestra Contemporânea de Olinda!! Que surpresa me deparar com o vinil dessa banda! Os conhecí no Río a uns 10 años atrás num show que fizeram em uma fiesta realizada na "Casa dos Arquitetos".

  • @mateus_snw
    @mateus_snw 3 роки тому +3

    Esse video ficou muito bom Barba, mini doc. com qualidade.

  • @kamilovskyrocker4665
    @kamilovskyrocker4665 3 роки тому

    Tem Gastão Moreira , tem cultura e inteligência... tem muito amor e arte envolvida, tem muito conhecimento e gratidão pela arte do vinil !!!!!! Sou muito fã do melhor e maior VJ que a MTV Brasil dos anos dourados já teve inclusive.....meu amigo inclusive! Forte abraço irmão e muito ACDC na veia!!!!

  • @andersonfigueiredo3190
    @andersonfigueiredo3190 3 роки тому +1

    Sou de 86 e a primeira vez que tive contato com rock foi através de um vinil, na época um disco Scorpions. Cara foi amor a primeira ouvida eu devia ter uns 8,9 anos. Excelente vídeo como sempre Barba. Nostalgia

  • @TheAliensurf
    @TheAliensurf 3 роки тому +2

    Que dupla, meus amigos! QUE DUPLA!!!!

  • @DinhoMeurer
    @DinhoMeurer Рік тому

    Bom tempos.
    Eu cresci ouvindo vinil e o famoso Roxette na fita ainda.
    So aqui no brasil que fica nessa moda de querer sempre ir mais ao futuro e acabar que realmente e bom.
    Eu ai tenho duas vitrolas, um NATIONAL SS-7070 AS eo ou NATIONAL SS-7070 U e disco e tbm as famosas fitas. Quase nao uso, mais so o fato de ter ja e tudo.
    O mais legal da epoca que discos vinha com trilhas sonoras das novelas e filmes, eu ainda tenho o do Top Gun de 1986 que ouvi muito.
    O triste e conversar com pessoas da epoca ate meu pai mesmo que tinha aquelas bolas que male male cabia 2 a 3 musicas e ter jogado fora, como diz meu Pai, ele subian no morro bem alto e jogavan pra ver ate aonde it voando. Fora muitos que deram ou jogaram fora. E triste, mais essa e a vida.
    Abraço pela cultura de quem gosta de vinil.

  • @marcioiav
    @marcioiav 9 місяців тому

    Que bacana. Relembrei minha adolescência musical, vários pontos, MTV, comprar um disco por mês, ficar pensando e namorando os discos que iria comprar, ficar horas vendo a arte da capa contra-capa, o ritual de tirar do plástico, show, parabéns pelo material, só agradeço pela experiência, como o Gastão falou na reportagem, o prazer é a experiência. Obrigado novamente.

  • @carlosedcnatal1367
    @carlosedcnatal1367 3 роки тому +2

    Baita vídeo, mano! 🤘
    Esse roteiro quase me fez "suar" pelos olhos... ah, eu também sou chamado de doido - em geral, pelas costas - por manter um cômodo em casa exclusivamente para meus discos... 🤘😵✌

  • @HardOrientedChannel
    @HardOrientedChannel 3 роки тому +1

    Vinil é vida cara !! Basicamente todos meus vídeos do canal ele está presente ❤️❤️❤️❤️❤️

  • @frankrpm
    @frankrpm 3 роки тому +1

    Deu vontade de chorar quando vi aquele som grafite da gradiente, lebrou o velho som do club do meu pai, valeu BARBA.

  • @leonardomartinsdesouza9280
    @leonardomartinsdesouza9280 Рік тому +1

    Gastão Moreira!!!
    Meu herói!!!

  • @Reinaldo78
    @Reinaldo78 3 роки тому +1

    É um ritual! Sentar e ouvir tomando umas, curtindo a arte do álbum e imaginando viver aquela época! É terapêutico e transcendental! Não vendo e não empresto! "TMDQA!"

  • @cesartani6494
    @cesartani6494 3 роки тому

    Mano...massa d+...sou de 73...passei muitas tardes na breno rossi, billbox ou museu do disco atrás de lps do dire straits, U2 e afins...pura nostalgia...parabéns pelo video...

  • @rafajobers
    @rafajobers 3 роки тому +4

    Cara... Que Video foda Barba! Cada vez melhor!👏🏻👏🏻👏🏻

  • @kikibjork5137
    @kikibjork5137 3 роки тому +5

    Meus pais tem uma coleção inteira de vinil, ninguém põe a mão 👍

  • @arthurcastro4641
    @arthurcastro4641 3 роки тому +3

    Demais esse vídeo, Barba! Assim que der, quero voltar a comprar discos de vinil...

  • @LordArquimes
    @LordArquimes 2 роки тому

    Cara, o vinil é sem dúvidas algo mágico...Eu nunca me via novamente ouvindo uma bolachinha, mas logo vendo várias e várias pessoas pelo país a fora comprando, falando novamente a respeito, que certa feita decidi retirar do guarda roupa, um aparelho da década de 90, que tenho aqui em casa, um CCE...Daí até hoje, estão ali guardado uns vinis antigos, e neles incluindo uns novelinhas, que você sabe né, sempre com aqueles clássicos que marcaram nossa época, e era também, um jeito mais fácil de termos acessos a certas bandas, que hoje são clássicas, e na época para nós eram novidades...E cá estava eu, retornando ao que eu nunca deveria ter parado...Ok...A partir disso, conheci um camarada que mexe com venda de vinis de rock, daqui de BH, e comecei a comprar vinis aos quais escolho a meu gosto, e assim comecei a montar minha pequena coleçãozinha, só as bolachas de qualidade, e passei a visitar quase que direto, um sebo, em um bairro aqui próximo, que vende umas bolachas mais baratas, e assim foi...Mesclando entre esse brother, e lá nesse sebo, hoje tenho uma coleçãozinha até bacana, e nelas inclui essas bolachas das novelinhas, que não vou me desfazer dela (com músicas internacionais claro) e meus outros, neles Inclusos, Metallica, A-HA, Tear for Fears, Saxon, Autograph, Whitesnake, Quiot Riot, Bon Jovi, Erasure, entre outros tantos, que nem conhecia cara...E jamais pensava nem em conhecer...E cara, vou te falar, é exatamente como foi dito no vídeo, você está ali com uma história na mão, e não apenas isso, e como se de fato você estivesse com a música na mão, é um sentimento tão gostoso ali de poder tocar o disco, se tiver o encarte, você poder ler, apreciar aquela arte do disco, ver a data que ele foi lançado...Poxa, você pensar na história daquela bolacha, tipo...Quem foi o dono...Quantos lares aquele disco alegrou...Quantos momentos maravilhosos aquela bolachinha proporcionou aos antigos donos, e hoje estão na minha mão...E quando tem uma dedicatória escrita? Bicho, são um misto de sentimentos, que é difícil descrever apenas assim em texto, há sim, uma dificuldade de muitos em entender, te taxam como louco, como citado no vídeo, mas é apenas pessoas como nós, que realmente vamos nos entender, eu raramente (atualmente) coloco algum .flac pra escutar, eu prefiro mil vezes colocar o vinil lá no toca discos, mesmo que já tenha escutado no dia anterior, do que ouvir no digital kkkkkk, possuo CD's também, mas cara, nada supera um boa e velha bolachinha, e sem dúvidas um ritual, mas é um maravilhoso ritual, aquela sensação tão boa, que você quer repetir aquilo infinitas vezes...E detalhe, que nem mesmo o CD proporciona: É que você da oportunidade de ouvir todo o álbum, que dependendo, podendo ser o mesmo no CD, você pularia determinada música, com o vinil, você acaba ouvindo, e nisso dando oportunidade de conhecer aquela determinada canção, e a totalidade da discografia ali da sua banda preferida...Desculpa o texto longo man, mas é que quando o assunto é colecionismo, e principal sendo música e nossas saborosas bolachinhas, eu não consigo me conter kkkkkkkk, vlw Barba, seus vídeos são sempre muito bem produzidos, e seu trampo é necessário, faltava alguém como você, pra nos proporcionar esse entretenimento, e vida longa ao LP, Vinil, Bolacha hahaha 🤘🏻🎸.

  • @malcomfrnandes
    @malcomfrnandes 9 місяців тому

    Gosto tanto do vinil, formato que aprendi a gostar por causa de alguns tios meus, quanto do CD que aprendi a ter gosto por causa da coleção de minha mãe, então vejo o vinil como um item valioso que devemos cuidar e apreciar o som, não importa os defeitos e a qualidade: ALI É ARTE PURA! parabéns barbudo pelo vídeo!

  • @heliogemirdemoraisfonseca2315
    @heliogemirdemoraisfonseca2315 2 роки тому

    Tenho 51 anos,curti cada LP,K7,CD e DVD que tive.Mas me rendi á absurda praticidade e infinidade de opções do streaming.Saudosista com o que ouço,mas não na maneira como ouço.De qualquer forma,admiro os colecionadores e quem mantém o ritual/experiência de ter um disco cuidadosamente em mãos,o som único,o encarte.

  • @nilsonhunter
    @nilsonhunter 3 роки тому +1

    Dahora, eu ainda tenho muitos dos vinis que comprei qdo adolescente.... Valeu barba.

  • @andersonsiqueira9108
    @andersonsiqueira9108 3 роки тому

    Eu me lembro qdo se parou a fabricação no Brasil e as gravadoras investiram mais no cd em 1996, muita gente jogou fora. Um ano depois você podia encontrar em brechós ou lojinhas de antiguidade vinis a preços bem populares entre 3 a 50 reais em bom estado de conservaçao. Minha coleção cresceu muito graças a essas lojinhas e o preço bem abaixo do que alguns vendedores pedem hoje em dia. Hoje não só o vinil (usado ou novo) ficou mais caro, como os aparelhos também (vintage ou novo). Mas a paixão pelo formato faz ele ficar sempre presente entre nós.

  • @hensocrysty9053
    @hensocrysty9053 3 роки тому +4

    A coisa mais fhoda do vinil são as capas. Uma mais fhoda q outras, gostaria de decorar meu quarto só com capas de vinis. Abraços !!!

  • @cleberantonio9998
    @cleberantonio9998 3 роки тому

    Obrigado Barba por me mostrar a história do vinil.
    Eu tinha uns 80 vinis entre grandes e minis,com essa mudança para o CD e não ter mais quem consertasse as vitrolas,os vendi para um sebo aqui em Fortaleza.Um abraço,curto muito os seus vídeos.👏👏👏👏

  • @iansoares7036
    @iansoares7036 2 роки тому +2

    Eu tenho 18 anos e cresci ouvindo música com meu pai, passei minha infância com meu pai ouvindo música em vinil e sempre gostei. Eu ainda sonho em ter minha coleção de vinil, coleções completas de álbuns do Pink Floyd, Raul Seixas, Legião Urbana, Beatles, Iron Maiden, Black Sabbath, entre vários outros.

  • @fernandocastro546
    @fernandocastro546 3 роки тому +6

    Se o vinil não esistisse hoje a gente não teria músicas para curtir

  • @Camilodelelisfer
    @Camilodelelisfer 3 роки тому

    Esse Aqui foi O Melhor Programa com um Convidado Peso Pesado!

  • @user-cq3cv5ls6p
    @user-cq3cv5ls6p 2 місяці тому

    Eu ouço vinil até hoje, tenho mais de 600 discos na coleção e receiver com toca discos. Quando surgiu o CD lá no final dos anos 80 eu ainda comprava os LPs. Muitos que adquiri foi por causa dos antigos donos que jogavam fora, comprei muito LP bom a preço de banana.

  • @ataydeballesterosdonascime3
    @ataydeballesterosdonascime3 3 роки тому

    Eu tenho meus lps e compactos até hoje, e ouço eles sempre que posso, vinil é show!!!

  • @marcusviniciusmagalhaesdea3779
    @marcusviniciusmagalhaesdea3779 3 роки тому +1

    Turma de 85 presente. Minha humilde coleção de vinis veio dos meus pais e do meu padrinho e foi completada por mim. E é a coleção mais louca do mundo, tem Iron Maiden, Blue Oyster Cult, Santana, Sambas Enredo, Depeche Mode, Fundo de Quintal, Legião Urbana, Kraftwerk, enfim tem praticamente qualquer coisa. kkkkkk
    Esse crossover com o Gastão podia virar quadro do podcast ein?!

  • @CanalMmaDebate
    @CanalMmaDebate 3 роки тому +4

    Que massa, vc é mto carismático Barba, continue os 2 canais, vc é foda. Tmj

  • @jeffersonlemos3474
    @jeffersonlemos3474 9 місяців тому

    Comecei a colecionar vinis quando a minha filha nasceu. Desde então, os meus outros filhos estão amando a sonoridade

  • @lucimarmartins1022
    @lucimarmartins1022 3 роки тому

    Tenho ótimas lembranças quando tínhamos uma vitrola e vários vinis em casa! Bons tempos 🥰!

  • @helitonrodrigo2748
    @helitonrodrigo2748 3 роки тому

    Eu não nasci numa época onde se consumia oh vinil ... mas eu tive a oportunidade de ouvir e viajar no mundo do vinil , eu sou um apaixonado por CD/DVD.. e tô preparando um álbum e passar pra CD !

  • @eversonm6926
    @eversonm6926 Рік тому

    Boa noite, só vim assistir este vídeo hoje, em 04 MAR 2023; nasci em 1970 e compro LPs desde 1987, embora esporadicamente e com pouca frequência. Hoje, tenho 986 LPs, destes apenas 13 são dos lançados à partir de 2010; além de 77 compactos simples e duplos, destes tenho somente 1 lançado em 2017 e, apenas 80 CDs. O que quero dizer com isso, é que não desfiz de meus discos, mesmo quando o CD estava em alta, passei a adquirir os usados e aqueles novos "últimos de estoque". Ou seja, não cometi a besteira de descartar meus vinis e, hoje o LP está de volta, acredito que também pelo fato de ser uma mídia que não compensa piratear. Particularmente falando, apesar de chiados e estalos conforme o estado em que esteja, considero a sonoridade do vinil bem mais envolvente e agradável.
    Por fim, compro aquilo que me agrada, independente de estilo musical ou época e vou dar alguns poucos exemplos dos vinis que tenho:-
    **Legião Urbana, Pink Floyd, Paco de Lucia, Mercedes Sosa, Paulinho da Viola, Scorpions, Duran Duran, Maria Bethânia, Chico Buarque, Gérard Lenorman, Tarancón, Martinho da Vila, Paul Mauriat, Henry Mancini, Nina Hagen, Gilbert Bécaud, Miriam Makeba, Itsuke Hiroshi, Fred Bongusto, Earth Wind & Fire, Demis Roussos, Nana Caymmi, Nana Mouskouri, James Taylor, Lobo, Lobão, Pitty, Alceu Valença, Michel Sardou, Françoise Hardy, entre diversos outros.
    Parabéns por mais este bom vídeo.

  • @thiago.simoes
    @thiago.simoes 3 роки тому +1

    O formato desse vídeo ficou top demais, parabéns Barba!

  • @carolzelambra
    @carolzelambra 3 роки тому +2

    ooooo Barba! E meu pai que foi DJ? Minha casa parecia o trilha sonora da série "Todo mundo odeia o Chris" kkkkk
    Meu pai também escutava os New Wave, minha mãe também e ela curtia muito escutar rock nacional, como Legião Urbana, Capital, gostava também de disco... 😄 Aaaaaah, sempre rolava músicas incríveis em casa, muitas vezes eles colovam Bee Gees, Elton John, Creedence, Led Zeppelin, A-ha, Tears for Fears, Michael Jackson, James Brown, muitos flashback.... tive influências ótimas!

    • @kamilovskyrocker4665
      @kamilovskyrocker4665 3 роки тому

      Isso que é cultura de verdade !!! Excelentes influências !!! Parabéns!!!Ainda bem que temos passado musical não? O " padrão" atual de música me dá vontade de correr , voltar para minha casa e colocar coisa boa na minha pickup para escutar e me sentir bem novamente.....com todo prazer do mundo ! Música , vinil é arte, é cultura é vida !! Coisa boa demais curtir algo tão bom que nos faz bem só de lembrar que tem em casa, e pode ouvir quando quiser e quantas vezes quiser......

  • @marcosfernandes6674
    @marcosfernandes6674 4 місяці тому

    Eu tenho poucos vinis e não consigo ouvir todos mas não descarto nunca eles e sou orgulhoso por ter sido dessa época que os vinis dominavam o mercado bom demais 👍

  • @wagnercabrerisso5986
    @wagnercabrerisso5986 3 роки тому

    Matéria top !!! Vivi tudo isso !!! Gastão é referência ! Muito bom poder ver suas argumentações. 👏👏👏👏👏👏👏👏

  • @Santiago-qm6di
    @Santiago-qm6di 3 роки тому +1

    Eu adorava, quando reuniamos na casa de algum amigo pra curtir um som, e ai eu sai na rua com os discos debaixo do braço, e as capas dos vinis Iron, Sabbath, Nazareth atraia os olhares das pessoas na rua😀😀😀😀😀

  • @padilhasam1
    @padilhasam1 3 роки тому

    Ouvindo vinil,, vc escuta até as músicas que não gosta,,, e acaba ouvindo todo o vinil. Por isso acho muito mais gostoso ouvir o som do vinil.

  • @gambiarrasincriveis
    @gambiarrasincriveis 2 роки тому +1

    Adoro garimpar vinil vou fazer bastante vídeos sobre daqui pra frente ...adorei o vídeo ...

  • @rafaeljsena6033
    @rafaeljsena6033 3 роки тому +1

    Ai sim em barba !! Cada vez melhor o canal , matéria muito boa parabéns pelo trabalho aí cada dia melhor! E ouvir um vinil inteiro é quase um ritual da hora demais e sem conta a arte pra colecionador é algo incrível.

  • @eduardoclaro7832
    @eduardoclaro7832 3 роки тому

    Minha mãe e minha tia colecionavam muitos LP e aqueles compactos achei muito música boa que elas tinham como Nazareth, Alice Cooper, e os de cabeceira Elvis , Bettles, como também Elis Regina, Clara Nunes ...etc não posso reclamar ainda bem que cresci num bom ambiente musical disso depois conheci o metal que me fez envolver ainda mais com a música.... Agradecendo vc Barba por mostrar o CD Ancestral Malediction the Death around us ... e quem sabe um dia ter algum de nosso material em vinil será uma grande conquista 🤘🏽🤘🏽🤘🏽

  • @paulobastosrodrigues6819
    @paulobastosrodrigues6819 3 роки тому +1

    Excelente vídeo, necessário, interessante. Sempre passo de frente a uma loja de discos, o que é muito, mas muito raro aqui em Fortaleza; só conheço três aqui na cidade. A partir de agora vou rever meus conceitos a respeito do vinil, não sabia que ele tinha voltado a ativa. Parabéns pelo vídeo👍

  • @ricardocosta1136
    @ricardocosta1136 2 роки тому

    Impressionante é a qualidade de sua produção. TV aberta passa longe.

  • @AndreNacour
    @AndreNacour 3 роки тому

    E eu achando que eu era louco, o gastão sintetizou o que eu sinto, mesmo que eu não mais assista o ouça aquele vinil ou aquele filme da coleção, é gostoso saber que tenho aquele material lá! E o cheiro do vinil? O cd não tem esse cheiro! Sensacional a matéria!!

  • @ednovaladao7232
    @ednovaladao7232 3 роки тому

    É muito importante manter a istoria do vinil viva manter a cultura viva .

  • @seylonbarbosa7312
    @seylonbarbosa7312 9 місяців тому

    Sensacional esse vídeo! Vini é mágico em todos sentidos, visual, musical, físico, material e agora também emocional!

  • @Ericksongs
    @Ericksongs 9 місяців тому

    Tenho minha maleta vitrola fajutinha e meus 8 vinis, mas amo essas bolachonas, ha alguns anos sonhei que eu tinha um escritório com um baita vista e tinham estantes enormes com muitos vinis tipo essa que apareceu da loja… acredito que nenhum sonho os quais lembramos é em vão. Foi um sonho muito real, um dia eu hei de realizar!

  • @josefranciscojf2752
    @josefranciscojf2752 3 роки тому +1

    Posso não ter vivido na época em que o vinil teve o seu auge já que eu só nasci em 1999, mas se não fosse o vinil muitos dos CD's que nos dias de hoje a gente coloca numa PlayStation, DVD ou até num PC podiam nunca existir e isso faz-me respeitar o vinil mesmo não tendo. Parabéns Barba pelo excelente conteúdo. Um abraço de Portugal.

  • @blackskullblade9966
    @blackskullblade9966 3 роки тому +1

    Aí os vinilzãos 💿 são top hein senti uma nostalgia só de lembrar Pô mano se eu tivesse eu não jogaria fora pois são preciosidades raras muito boas pra quem colecionam e gosto muito dos vinil

  • @ivan.darkside
    @ivan.darkside 3 роки тому +1

    Eu retornei ao mundo do vinil fazem três anos, é muito bom. Tenho minhas dúvidas sobre a qualidade dos novos discos de vinil, mas estou garimpando muita coisa velha por aí.

  • @canaldavitoria3683
    @canaldavitoria3683 3 роки тому

    Uau, escutei minha infância toda esse vinil do Raulzito com o meu pai

  • @andersonsouza9956
    @andersonsouza9956 3 роки тому +1

    Esse vídeo parece que foi gravado há mais de um ano atrás, antes da pandemia.
    Vídeo excelente.

    • @kamilovskyrocker4665
      @kamilovskyrocker4665 3 роки тому +2

      Com certeza foi....ninguém de máscara no vídeo....bons tempos ! Quase esqueço como era antes.... hoje é só medo e tentar se proteger de todas as formas possíveis e imagináveis.....os bons tempos voltarão ! Tenhamos fé! Forte abraço!!!

  • @JuniorMaxx
    @JuniorMaxx 3 роки тому +1

    Barba, sou de 87 e por mais que o CD seja compacto, ele jamais substituirá o nosso amado LP! me lembro perfeitamente e agradeço por ter tido o privilégio de quase todo final de semana ir ao centro da cidade de São Paulo - SP nas lojas pra comprar vinis, eram caros, mas pelo menos uns 3 dava pra trazer. O cuidado que a gente tem até hoje de retirar do plástico com cuidado, evitar que tenha riscos, limpá-los (incluindo a agulha) e deixá-los em local arejado, isso é único. Ainda tenho vários Lp's que vão desde o rock internacional, nacional, infantis e não tenho onde tocá-los, porém não desisto e encontrarei o equipamento certo pra isto. Tive os aparelhos de som da Gradiente e da Cougar, ambos que duraram por muito tempo e me fazem falta. Abração e parabéns pelo excelente video!

  • @GuilhermeCR
    @GuilhermeCR 3 роки тому +1

    Show Barba!!! Faz um vídeo sobre a história do K7 e VHS!!! Parabéns pelo canal só conteúdo de primeira assim como do Barbonico!!!

  • @ervegilsoncleitonmaximiano7948
    @ervegilsoncleitonmaximiano7948 2 роки тому +1

    Essa matéria ficou muito legal irmão também estou nessa fase um adolescente de 50 anos kkkk

  • @ElvisinhoAraujotube
    @ElvisinhoAraujotube 3 роки тому

    Parabéns por está produção cara, em nenhum documentário encontrei tanta riqueza de informação.
    Desde o belo piso brilhante da sua casa, a possibilidade de rever o Gastão. Tudo conteúdo muito bacana.
    Que nostalgia, nunca toquei em um vinil do Tears For Fears, minha banda favorita. E ver alí na sua mão me deixou muito emocionado.
    Enfim, parabéns.
    Abraços.

  • @cbrito573
    @cbrito573 3 роки тому

    Com participação do Gastão, ganhou mais um inscrito.
    Parabens.

  • @maiconalves9425
    @maiconalves9425 3 роки тому

    Eu tive um pouco de sorte, pois comecei a comprar vinis quando tinha em torno de 11, 12 anos de idade no inicio dos anos 2000, então peguei discos com valores totalmente acessíveis e inclusive peguei alguns discos em que um vizinho jogou sua coleção literalmente no lixo, assim como nesse vídeo do Barba, nela tinha discos dos Stones, Beatles, Bowie e Scorpions. Não me desfiz dos meus discos e hoje tenho um numero considerável de vinis voltados em sua maioria para o Rock. Vídeo muito legal Barba!

  • @alexandreborba2785
    @alexandreborba2785 2 роки тому

    Pensa fazer um churrasco com esse cara velho, seria muito massa muita história louca

  • @user-cl6ue6mk6h
    @user-cl6ue6mk6h 10 місяців тому

    Escutar um vinil é quase um ritual é maravilhoso você não so escuta você sente a musica😊😊

  • @daniloberto1500
    @daniloberto1500 3 роки тому +2

    Maneiro o vídeo. Parabéns

  • @cleciocarpes7734
    @cleciocarpes7734 3 роки тому +1

    Sensacional a matéria barba...ficou muito bom...
    Mas não pude deixar de notar que tinha uma etiquetinha na sua camisa do Guta...Compro na feira né bagual...
    Um super abraço mano veio

  • @mvdeadaengel
    @mvdeadaengel 3 роки тому +1

    Puta video sensacional, desde as infos até os depoimentos falaram muito alto pra quem viveu ou curte vinil!
    Parabens por mais essa! o/

  • @DJDenisLuis
    @DJDenisLuis 3 роки тому

    Matéria sensacional Barba, gostei bastante e já enviei para amigos

  • @tamaraoliveira2547
    @tamaraoliveira2547 3 роки тому

    Eu nasci no mesmo ano que vc, Barba. Meus parentes ouviam muito vinil.

  • @luizfernandodepaula4312
    @luizfernandodepaula4312 2 роки тому

    Nasci em 1988, mas cresci num ambiente a moda antiga, todos os dias de chuva, meu pai colocava lá um LP e ficávamos todos sentados ouvindo aquilo...lembro que meus 2 primeiros LPS foram o live after death e seventh son of a seventh son do Maiden em 2002, quando paguei 15 reais nos 2, hoje gourmetizaram o LP e acham normal ter LPS que custam mais de 500 reais...mas o ritual do LP permanece, e apreciar uma capa do Maiden é a melhor experiência que há 🤘🏻

  • @fernandopatussi3018
    @fernandopatussi3018 3 роки тому

    eu lembro que quando os cds chegaram,os vinis eram vendidos por um preço muito baixo na galeria do rock por exemplo,mano 3 vinis por 10 reais,paguei 3 reais em um vinil do sepultura e 1 real no primeiro vinil do led z. eu nunca me desfiz dos meus vinis mano,é muito bom olhar aquele encarte grande,etc e outra na minha opinião ouvindo o vinil vc consegue literalmente ver a qualidade da banda,também coleciono cds porém a diferença é gritante. valeu barba ótimo vídeo

  • @alencarmaiaalvim6541
    @alencarmaiaalvim6541 3 роки тому +11

    Gravadora Columbia Records, fundada em Washington em 1888, mas depois sua sede se mudou pra Nova York. Uma das gravadoras mais antigas que ainda existem e que pertence a Sony Music atualmente. Gosto tanto de vinil quanto de CD, mas desde que as velhas bolachas ficaram muito caras, supervalorizadas de uns anos pra cá e até virou modinha de geração streaming e hipsters metidos a Cults e sabichões, tenho investido mais em CDs.

    • @musicaoutros500
      @musicaoutros500 3 роки тому +1

      AHaha falou tudo! Odeio a essa geração streaming e hispters metidos a cults... o pior é que tem gente assim da minha idade. Nasci em 86...

  • @osmarsharrif3677
    @osmarsharrif3677 3 роки тому +1

    Parabéns pela matéria mto boa👏👏👏

  • @wilsonkurtschoenherr7348
    @wilsonkurtschoenherr7348 3 роки тому

    Voltou com tudo hein Barba... Parabéns. Excelente matéria

  • @radiopanterfmitapetiningar5097
    @radiopanterfmitapetiningar5097 3 роки тому

    Ultimamente encareceu o vinil vendido nós sebos... Mas tenho aqui..sempre que posso.. viajo pelo sebo.. ver algumas coisas interessantes 🤩🎵

  • @samuelaguiar1545
    @samuelaguiar1545 3 роки тому +1

    Eu ainda quero colecionar LPs e fitas principalmente de new wave. Consoles de video games antigos e cartuchos.

  • @irazabafilho7958
    @irazabafilho7958 3 роки тому +2

    Baita vídeo, muito bom!

  • @jadialves3728
    @jadialves3728 3 роки тому +1

    Cara teu canal é excelente, parabéns...

  • @bisposergiosilva3634
    @bisposergiosilva3634 3 роки тому

    #CAIXAVEIA também é cultura,parabéns pelo canal e pelo video ....

  • @rafazahn5988
    @rafazahn5988 3 роки тому

    Voltei ao vinil recentemente! Pena que é caro ! Mas vale a pena demais , a nostalgia , o som diferente ! É algo maravilhoso ! Tomara que nunca saia mesmo de moda ! Porque eu não pretendo parar de comprar ! A única coisa boa se pode ter dessa pandemia maldita é que os sebos estão fechados e não perdi ainda minhas calças comprando discos ! Mas quando as coisas voltarem , lascou ! Kkkk
    Muito boa a matéria barba! E o cara dando entrevista falando sobre as feiras em vários estados do país e ao fundo o vinil do body count! Pqp eu quero !!!!

  • @brvno00
    @brvno00 3 роки тому

    Fantástico vídeo, nostalgia pura muito bem traduzida ! Mais um trabalho foda Barba ! Abraço

  • @resenharehumano
    @resenharehumano 3 роки тому

    Pqp...Com Gastão o negócio fica mais bão 😎🤘🏽🤜🏾🤛🏾👊🏾👏🏽👏🏽👏🏽