Interpretar a música sendo do contexto do local é outra história né, quando a Nara passou a bola pra Bethânia ingressar no show Opinião, acho que ela já sabia a diferença e peso que a música viria a ser com a voz da Bethânia.
No meio não, no começo o que torna mais impressionante considerando que os militares queriam impor grande influência no começo mais ainda
10 місяців тому+10
não devemos deixar de considerar que Nara Leão fez isso primeiro, depois sendo substituído por ela. Não que esse fato tire o peso de Maria, mas o peso maior disso quem sustentou foi Nara.
Regime militar * Época que maconheiro não tinha vez, tempos bons. Aqui é Maranhão, terra de João do Vale. Salve a Atenas Brasileira, terra de grandes poetas. Salve a terra do Babaçu,
@@RMN1948 Ninguém nunca antes descreveu tão bem Maria Bethânia. Isso me deu até uma curiosidade em saber se existe realmente algum Orixá da Música. Será que existe mesmo? Se não existir esse título vai à Bethânia. Saravá Bethânia!
Tinhamos que ter ido por esta vertente... Mas a maioria dos brasileiros se perdem durante o caminho... Nao tem consciencia da importancia da Liberdade e da Democracia...
Impossível não derramar lágrimas, quem já teve que deixar o nordeste pra trabalhar no sudeste, sabe como é ter que deixar a terra natal, longe dá dor de quem deixou pela seca, mas perto da saudade e do preconceito que encontrou no seu próprio país.
@@canaljuniorboechat7440no nordeste votam no Lula pq Lula é o ÚNICO político que promete e realmente dá algo a eles, se tá dando o peixe ou ensinando a pescar é outra história. Qdo chegam no sudeste votam no candidato oposto pq depois de tanto serem massacrados pela xenofobia (inclusive essa sua, disfarçada de reflexão), passam a achar que o natural é assim: depois de tanto ser oprimido, agora é minha vez de oprimir um pouco tb.
@@canaljuniorboechat7440 ???? O governo federal SEMPRE privilegiou as regiões sul e sudeste e deixava norte e nordeste a mercê, Lula foi o PRIMEIRO presidente q olhou para a região do ver os dados antes e depois do governo dele, se tem algum nordestino que precisa sair da região pro sul é pela desigualdade de SÉCULOS q foi imposta a região, vcs sulistas não sabem porra nenhuma do nordeste e ficam falando merda
"Em 1950 mais de dois milhões de nordestinos viviam fora dos seus estados natais. 10% da população do Ceará emigrou! 13% do Piauí! 15% da Bahia!! 17% de Alagoas!!!"
Queria saber os dados de pernambuco,essa migração nunca parou,mais de 70% da minha familia,toda daqui vive em sp hj,gente da geração dos meus avós,pais e até da minha
E daí? Por acaso teus descendentes foram ao Canadá porque passavam fome no Brasil? Por acaso eles foram ao Canadá na carroceria de um caminhão? Toda essa massa de migrantes nordestino da década de 50 foi para os grandes centros, com todas as dificuldades do mundo, para prestar trabalho braçal, sem direitos, sem moradia digna, sem alimentação garantida. Cansa ter de explicar aquilo que é evidente.
José Cândido foi parceiro do cantor e compositor maranhense João do Vale. A música mais conhecida da dupla foi Carcará que se tornou num dos símbolos da resistência ao golpe militar de 1964. Carcará foi primeiramente interpretado por Nara Leão, mas em fevereiro de 1965 foi substituída pela jovem cantora baiana Maria Bethania que acabara de chegar ao Rio de Janeiro. [082 Notícias] 0:10
Maria Bethânia, uma das maiores artistas do Brasil, começou a carreira em 1965, a convite de Nara Leão, para estrelar a peça “Opinião”, onde deu voz ao clássico “Carcará”. 1:57 [Glamurama]
Vindo aqui dps da notícia dos escravizados do vinho. Baianos mantidos em trabalho escravo nas vinícolas do Rio Grande do Sul,essa música é muito atual.
o poder que a arte tem. eu hoje, 2023, paralisada-arrepiada-encantada com essa maravilhosa interpretação feita em 65. Maria Bethânia é uma artista e tanto. que sorte pode encontrar essa arte. que sorte poder ver isso.
Eu ouvi essa versão enquanto pegava um ônibus lotado em Macaé-RJ, indo para o trabalho. Vindo da Bahia por causa da crise de 2015, lutando pra conseguir sobreviver, nessa situação eu puder compreender melhor o êxodo nordestino por causa da seca. O Brasil precisa conhecer a sua história!
@@canaljuniorboechat7440 valeu, hoje consigo proporcionar uma vida melhor pra minha família, trabalho para uma empresa nacional que nasceu nordestina(Petrobrás), terceirizado por uma empresa baiana(Odebrecht ), nada aqui me diminui.
LETRA: Carcará Lá no Sertão É um bicho que avoa que nem avião É um pássaro malvado Tem o bico volteado que nem gavião Carcará quando vê roça queimada Sai voando e cantando Carcará Vai fazer sua caçada Carcará Come inté cobra queimada Mas quando chega o tempo da invernada No sertão não tem mais roça queimada Carcará mesmo assim não passa fome Os burrego que nasce na baixada Carcará Pega, mata e come Carcará Não vai morrer de fome Carcará Mais coragem do que homem Carcará Pega, mata e come Carcará é malvado, é valentão É a águia de lá do meu sertão Os burrego novinho num pode andar Ele puxa no imbigo inté matar Carcará Pega, mata e come Carcará Não vai morrer de fome Carcará Mais coragem do que homem Carcará Pega, mata e come Carcará Carcará Carcará Pega, mata e come Carcará Não vai morrer de fome Carcará Mais coragem do que homem Carcará Pega, mata e come
Quase sessenta anos já se passaram, mas o encanto dessa música e interpretação de Maria Bethania permanecem firmes. Valeu e muito a postagem. Obrigado.
Orgulho de ser nordestina! Aqui, entre os vários modos de denúncia do que a casa grande faz com a zenzala, está a música interpretada na sua mais pura essência.
Sinto que todos nós temos inveja dessa linda pessoa Maria Betânia a linda voz e maravilhosa percebemos que carcará pega mata e come parabéns Maria Betânia vc e uma diva
Em 1958 o Brasil crescia 10% ao ano, meu avô paterno só tinha palma pra comer no sertão paraibano, palma era alimento vegetal de animais, rico em fibras mas ... gosto de nada. Virou tropeiro e conseguiu alternativas melhores. Só agora entendi quem é o Carcará que não passa fome, e tem mais coragem do que homem. Valeu Bethânia! Você é demais!
Presença cênica e carismática no início de sua carreira artística. E nem sabíamos que no futuro teríamos Bethânia nessa ordem de grandeza na arte. O seu olhar, a interpretação, a voz num tom incomum, traduzem a interpretação visceral de "Carcará". E esse olhar para o passado tão bem revelado pelo vídeo, nos traz um momento ímpar de Maria Bethânia. Nem sei como dizer tudo que vejo nessas imagens. O meu olhar fica atônito de ter uma artista brasileira tão incomum, tão ampla. O que ela faz se torna belo, torna-se arte, e nos toma por inteiro. Merece reverência, uma admiração incomum. Bethânia é isntantânea, pois assim que começa a se apresentar somos envolvidos com suas interpretações. Entramos em estado de encantamento. (Edson Lamim em Doces Bobagens Poéticas da Existência Humana)
Acho que esse foi o primeiro show de Bethania. Ela entrou no palco. Pq quem realmente ia fazer o show. Não apareceu. Ela entrou com a cara e a coragem. Se consagrou. Admiro demais essa senhora. Tem meu respeito
Caetano escreveu em Verdade Tropical sobre a importância dessa performance. Uma afirmação de identidade nordestina, um anúncio da chegada dos baianos na cena artística urbana, o lançamento da carreira da jovem Maria Bethânia, e o início do movimento tropicalia.
Que relíquia! Que voz! Bethânia sempre genial e sua voz como os melhores vinhos das melhores safras, quanto mais o tempo passa, melhor fica. e cantando a música do meu conterrâneo João do Vale é apoteótico.
Que emocionante o espetáculo que força que pessoa ainda mais ter esse vídeo para que eu possa assistir brilhante os comentários dos colegas tem tudo que eu gostaria de dizer parabéns a tudo
Maria Bethânia inaugurando a MPB,um pouquinho depois a Elis (com ''Arrastão'') ajudaria sedimentar a grife - Tá certo que Nara Leão já tivesse gravado dois álbuns que podem ser classificados de emepebista,mas o intimismo da cantora levava qualquer canção para o estilo minimalista da Bossa Nova - Bethânia e Elis eram o oposto de Nara,além da teatralidade,estavam alguns decibéis acima da escola de João Gilberto.
A primeira impressão é que, de certo modo, a MPB mata a Bossa Nova. Esta era intimista, carioca, colorida, feliz, Zona Sul. Aquela revolucionária, agreste e aguerrida. Bethânia e Elis, trouxeram os ensinamentos das grandes cantoras do rádio, porém a Bossa Nova do violão e da voz do magnífico intérprete João Gilberto sobreviveu nas partituras dos arranjos que vestiram melodias muita vezes simples que ficavam sofisticadas pelo som que as envolvia. Uma linda mulata descendo a favela embrulhada em um belíssimo e autêntico Dior. Nos mostramos elegantíssimos para o mundo e ele nos comprou e a música internacional, o próprio jazz, nunca mais foi a mesma.
@@RMN1948 Fato,tanto que quando a Elis cantou ''Arrastão'' alguém (não me lembro quem) disse ,assim ela enterra a bossa-nova de vez,rs - E Vinicius de Moares,como letrista,ajuda no nascimento com ''Chega de Saudade'' e na morte com ''Arrastão''.
@@Userggirlp Se remete a força nordestina e a persistência deles na luta diária para conseguirem sobreviver, ter o que comer, ter condições básicas etc.
Nossa emocionada com essa música Carcará...tinha meus 10.aninhos , me Lembro de passar férias na fazenda de minhas tias e tio Otávio que bem cedinho ele ligava o rádio e cantava essa música "CARCARA ....bateu saudades ...
É música? É teatro? É cinema? É MARIA BETHANIA!!! É muito mais que tudo...
É poesia, é ativismo...
❤❤❤❤❤❤❤
O perfil, o olhar, o movimento e o canto... Bethania se transforma no carcará que evoca.
Não basta cantar, tem que sentir e fazer sentir o que canta. Arte, nada mais.
Arrepiei com este comentário,é verdade .
Exatamente, ela transcende a música...a canção toma forma, cor, vira história.
percebi isso na virada de rosto dela
Interpretar a música sendo do contexto do local é outra história né, quando a Nara passou a bola pra Bethânia ingressar no show Opinião, acho que ela já sabia a diferença e peso que a música viria a ser com a voz da Bethânia.
Um mulher interpretando essa música, nessa força no meio da ditadura civil militar tem que respeitar a resistência cultural
No meio não, no começo o que torna mais impressionante considerando que os militares queriam impor grande influência no começo mais ainda
não devemos deixar de considerar que Nara Leão fez isso primeiro, depois sendo substituído por ela. Não que esse fato tire o peso de Maria, mas o peso maior disso quem sustentou foi Nara.
Tão forte. Tão corajosa. Tão admirável
Regime militar *
Época que maconheiro não tinha vez, tempos bons.
Aqui é Maranhão, terra de João do Vale. Salve a Atenas Brasileira, terra de grandes poetas. Salve a terra do Babaçu,
@@claudiofilho28cuidado, deve ter um maconheiro escondido embaixo da tua cama
Detalhe: Maria Bethânia só tinha 18 anos nesse vídeo, quando se apresentou no show Opinião. Ainda bem nova, já mostrava a que veio.
Dom!!!!
Ela é incrível!
Esse show foi no opinião na cidade baixa em porto alegre
@@danielalves963 Você deve estar fazendo confusão. Opinião era o nome do espetáculo e ele nunca saiu do Rio de Janeiro.
Amigos,vejam o cover que a Aline Machado fez dessa canção.
Imoressionante a força da letra, da musica, da interpretação. Grande momento da nossa cultura
Ela mais parece uma força da natureza do que uma artista, ela é a própria obra prima...
Pra mim, é a Orixá da Música! AXÉ!
@@RMN1948 Ninguém nunca antes descreveu tão bem Maria Bethânia. Isso me deu até uma curiosidade em saber se existe realmente algum Orixá da Música. Será que existe mesmo? Se não existir esse título vai à Bethânia. Saravá Bethânia!
Sempre achei isso!!!
Ela e Gal são a própria natureza.
Anos 60 cara, olha que moderno! Esse povo tinha muita classe.
Tinhamos que ter ido por esta vertente... Mas a maioria dos brasileiros se perdem durante o caminho... Nao tem consciencia da importancia da Liberdade e da Democracia...
olha que olhar moderno nos anos 60!
Estava em Santo Amaro da Purificação terra de meus pais agora nos festejos juninos.
29.06.2022
@@guariba63Naquela época, se era mais nacionalista. Hoje os que defendem tanto "a democracia e a liberdade" não passam de paga paus de gringos.
Incrível como Maria Bethânia não perdeu essa voz poderosa com o tempo.
Sua orientadora disse para nunca forçar a voz além da sua potencia, com "falsetes" e gritos mirabolantes.
A mocinha já demonstrava imponência no dominio de palco que caracterizaria sua carreira
A voz dela só melhoroum
Impossível não derramar lágrimas, quem já teve que deixar o nordeste pra trabalhar no sudeste, sabe como é ter que deixar a terra natal, longe dá dor de quem deixou pela seca, mas perto da saudade e do preconceito que encontrou no seu próprio país.
Letra de João do vale
Impossível ser mais verdadeiro do que suas palavras. Quem viveu sabe!
Votam no Lula depois saem pra viver onde votam em outro candidato.
@@canaljuniorboechat7440no nordeste votam no Lula pq Lula é o ÚNICO político que promete e realmente dá algo a eles, se tá dando o peixe ou ensinando a pescar é outra história. Qdo chegam no sudeste votam no candidato oposto pq depois de tanto serem massacrados pela xenofobia (inclusive essa sua, disfarçada de reflexão), passam a achar que o natural é assim: depois de tanto ser oprimido, agora é minha vez de oprimir um pouco tb.
@@canaljuniorboechat7440 ???? O governo federal SEMPRE privilegiou as regiões sul e sudeste e deixava norte e nordeste a mercê, Lula foi o PRIMEIRO presidente q olhou para a região do ver os dados antes e depois do governo dele, se tem algum nordestino que precisa sair da região pro sul é pela desigualdade de SÉCULOS q foi imposta a região, vcs sulistas não sabem porra nenhuma do nordeste e ficam falando merda
Hino da diáspora Nordestina. Cantando nosso desabafo mais dolorido. Te sinto, dona Bethania!
👏👏👏👏👏👏
Lindo comentário
Espetacular! Que prazer de viver nesse tempo... Salve Bethânia!
"Em 1950 mais de dois milhões de nordestinos viviam fora dos seus estados natais. 10% da população do Ceará emigrou! 13% do Piauí! 15% da Bahia!! 17% de Alagoas!!!"
Queria saber os dados de pernambuco,essa migração nunca parou,mais de 70% da minha familia,toda daqui vive em sp hj,gente da geração dos meus avós,pais e até da minha
E dai? O gênero Homo surgiu na África. Meus descendentes migraram para o Canadá.
@@juberra Que questionamento burro
E daí? Por acaso teus descendentes foram ao Canadá porque passavam fome no Brasil? Por acaso eles foram ao Canadá na carroceria de um caminhão? Toda essa massa de migrantes nordestino da década de 50 foi para os grandes centros, com todas as dificuldades do mundo, para prestar trabalho braçal, sem direitos, sem moradia digna, sem alimentação garantida.
Cansa ter de explicar aquilo que é evidente.
Ad
A resistência cultural é chocante pra época. Revolucionária.
0:31 "É um bicho que avoa que nem avião É um pássaro malvado Tem o bico volteado que nem gavião"
João Do Vale e Jose Cândido da Silva
José Cândido foi parceiro do cantor e compositor maranhense João do Vale. A música mais conhecida da dupla foi Carcará que se tornou num dos símbolos da resistência ao golpe militar de 1964. Carcará foi primeiramente interpretado por Nara Leão, mas em fevereiro de 1965 foi substituída pela jovem cantora baiana Maria Bethania que acabara de chegar ao Rio de Janeiro. [082 Notícias] 0:10
Carcará é assinada pelo maranhense (de Pedreiras) João do Vale e o alagoano (de Santana do Ipanema) José Cândido da Siva. 1:01
Maria Bethânia, uma das maiores artistas do Brasil, começou a carreira em 1965, a convite de Nara Leão, para estrelar a peça “Opinião”, onde deu voz ao clássico “Carcará”. 1:57 [Glamurama]
Q perfomance é essa me tremi todinho
Maravilhosa!!
@@NTav540 Só tinha 18 aninhos na época.
Amigos,vejam a versão que a Aline Machado fez dessa canção.
Vindo aqui dps da notícia dos escravizados do vinho. Baianos mantidos em trabalho escravo nas vinícolas do Rio Grande do Sul,essa música é muito atual.
O poder da voz de peito, canto na faringe aberta, esse timbre de contralto, a interpretação magistral quase operística... divina.
Dá pra perceber a voz da Bethânia ecoando e preenchendo todo aquele ambiente alíí que ela tá!😳😳😱😱
Sou leiga em questão de canto, mas a forma como ela usa a respiração pra dar mais força à voz me deixa besta
o poder que a arte tem. eu hoje, 2023, paralisada-arrepiada-encantada com essa maravilhosa interpretação feita em 65. Maria Bethânia é uma artista e tanto. que sorte pode encontrar essa arte. que sorte poder ver isso.
Eu ouvi essa versão enquanto pegava um ônibus lotado em Macaé-RJ, indo para o trabalho.
Vindo da Bahia por causa da crise de 2015, lutando pra conseguir sobreviver, nessa situação eu puder compreender melhor o êxodo nordestino por causa da seca.
O Brasil precisa conhecer a sua história!
Paraíba 😂
Valeu a pena?
@@eduardodavid1021 esse "paraíba " hoje é engenheiro, trabalha numa multinacional, ganha muito mais que você! Chupa essa!
@@canaljuniorboechat7440 valeu, hoje consigo proporcionar uma vida melhor pra minha família, trabalho para uma empresa nacional que nasceu nordestina(Petrobrás), terceirizado por uma empresa baiana(Odebrecht ), nada aqui me diminui.
0:38 é inexplicável o quão linda essa parte é, cada micro expressão, o sorriso lindo, infantil ao cantar "voando e cantando"
Perfeita
18 anos com essa voz e força no palco meu Deus
y esa mirada ¡¡¡¡¡¡
Incrivel a qualidade ainda bem que existe esse video aqui
Nasce uma estrela nunca fez tanto sentido quanto neste momento, Maria Bethânia com apenas 18 anos mostrou a que veio na cara e coragem.
Estava nascendo.a maior cantora brasileira de todos os tempos .Saravá!!!
lindo. 1965 e uma super crítica social que vale para os dias de hoje. vida longa, Maria Bethânia!
LETRA:
Carcará
Lá no Sertão
É um bicho que avoa que nem avião
É um pássaro malvado
Tem o bico volteado que nem gavião
Carcará quando vê roça queimada
Sai voando e cantando
Carcará
Vai fazer sua caçada
Carcará
Come inté cobra queimada
Mas quando chega o tempo da invernada
No sertão não tem mais roça queimada
Carcará mesmo assim não passa fome
Os burrego que nasce na baixada
Carcará
Pega, mata e come
Carcará
Não vai morrer de fome
Carcará
Mais coragem do que homem
Carcará
Pega, mata e come
Carcará é malvado, é valentão
É a águia de lá do meu sertão
Os burrego novinho num pode andar
Ele puxa no imbigo inté matar
Carcará
Pega, mata e come
Carcará
Não vai morrer de fome
Carcará
Mais coragem do que homem
Carcará
Pega, mata e come
Carcará
Carcará
Carcará
Pega, mata e come
Carcará
Não vai morrer de fome
Carcará
Mais coragem do que homem
Carcará
Pega, mata e come
Ela carrega mil mulheres em uma só, carrega uma ancestralidade inteira dentro de si! Isso é Bethânia, poesia em pessoa, autenticidade e exuberância.
Quase sessenta anos já se passaram, mas o encanto dessa música e interpretação de Maria Bethania permanecem firmes. Valeu e muito a postagem. Obrigado.
Isso foi revolucionario nos anos 60 e continuaria sendo se fosse lançado hoje. Bethania genial!!
Que intérprete extraordinária !!! Betânia consegue passar o verdadeiro sentimento dessa linda canção. Sem dúvida a maior de todos os tempos!
Composição do respeitadíssimo maranhense João do Vale, com essa exuberante interpretação de Bethânia.. vai na alma.. arrepiei ❤
Nesse video é possivel ver o exemplo do que é ser uma artista completa. Sem mais.
Uma belíssima alusão ao povo do grandioso nordeste e o carcará. Que genialidade e beleza!
Ela canta da uma forma tão... incrível, eu não explicar quão forte a voz dela é, os movimentos, o olhar tudo é tocante! sem contar nessa letra
Ela é o carcara.❤
Estou arrepiado em ver essa cena. Essa mulher é uma entidade. É a própria musa da música. Ela é toda música.
Meu Deus do céu, Bethânia
Minha amada faz 78 anos, ainda me arrepio ouvindo ela cantar esta música
A voz que impõe, imponente e se faz ouvir com toda atenção. Maria Bethânia é uma força da natureza!
Essa música sempre me emociona. Representa muito bem MEU NORDESTE que tanto amo. João do Vale, excelente compositor do MEU MARANHÃO. ❤️❤️
Essa mulher é o perfil da força femina.
Maria representa muitas Marias.
❤⭐❤
Maria Bethânia ...a cantora mais poderosa da História da música brasileira
Orgulho de ser nordestina! Aqui, entre os vários modos de denúncia do que a casa grande faz com a zenzala, está a música interpretada na sua mais pura essência.
Das coisas iluminadas e geniais que atravessam o tempo intransponíveis, Bethânia é uma delas !
Esse vídeo é de arrepiar! Fico imaginando a emoção de quem estava presente assistindo a esse espetáculo!
Sinto que todos nós temos inveja dessa linda pessoa Maria Betânia a linda voz e maravilhosa percebemos que carcará pega mata e come parabéns Maria Betânia vc e uma diva
Em 1958 o Brasil crescia 10% ao ano, meu avô paterno só tinha palma pra comer no sertão paraibano, palma era alimento vegetal de animais, rico em fibras mas ... gosto de nada. Virou tropeiro e conseguiu alternativas melhores. Só agora entendi quem é o Carcará que não passa fome, e tem mais coragem do que homem. Valeu Bethânia! Você é demais!
Impossível permanecer insensível a essa performance. Meu deus do céu, perfeita a Bethania!
Que coragem e que tom maravilhoso. A voz dela nos provoca as sensações que a melodia pede.
Incrível!
gigante da MPB saudades desse tempo da rainha Maria Bethânia amoooo 👏👏👏❤️❤️❤️
Grande estreia da MPB ❤❤❤
1:56 esse finalzinho é arrepiante e lindo👏
Betânia é a arte em pessoa,ela consegue emanar o entendimento em suas palavras,expressões e movimentos.
Joao do vale Maranhese ....orgulho desse lutador como todos que lutam por um sonho e hoje viraram historia e exemplo....
Que potência!! Performance maravilhosa, me arrepiei do início ao fim
O Crcará ecoa na alma de Bethânia, sou extremamente apaixonado nesse vídeo.
Dá uma olhada no cover que a Aline Machado fez dessa canção,veja como ficou.
Treme o espírito essa mulher absorvendo a letra e a música!
Joia rara esse vídeo! Que apresentação espetacular da Bethania! Que poder de vez! Arrepiei ouvindo e vendo ela interpretar a música
uma oração. Uma prece. O tamanho e a força da voz dessa mulher, pense, ela arrepia qq mortal!
Presença cênica e carismática no início de sua carreira artística. E nem sabíamos que no futuro teríamos Bethânia nessa ordem de grandeza na arte. O seu olhar, a interpretação, a voz num tom incomum, traduzem a interpretação visceral de "Carcará". E esse olhar para o passado tão bem revelado pelo vídeo, nos traz um momento ímpar de Maria Bethânia. Nem sei como dizer tudo que vejo nessas imagens. O meu olhar fica atônito de ter uma artista brasileira tão incomum, tão ampla. O que ela faz se torna belo, torna-se arte, e nos toma por inteiro. Merece reverência, uma admiração incomum. Bethânia é isntantânea, pois assim que começa a se apresentar somos envolvidos com suas interpretações. Entramos em estado de encantamento. (Edson Lamim em Doces Bobagens Poéticas da Existência Humana)
Acho que esse foi o primeiro show de Bethania. Ela entrou no palco. Pq quem realmente ia fazer o show. Não apareceu. Ela entrou com a cara e a coragem.
Se consagrou. Admiro demais essa senhora.
Tem meu respeito
Caetano escreveu em Verdade Tropical sobre a importância dessa performance. Uma afirmação de identidade nordestina, um anúncio da chegada dos baianos na cena artística urbana, o lançamento da carreira da jovem Maria Bethânia, e o início do movimento tropicalia.
É ver a glória da música popular brasileira. A história mais bonita da liberdade cultural de nosso país.👏👏
Sem super produção nenhuma, só o talento mesmo
É isso que chamo de dom, de talento.
Que relíquia! Que voz! Bethânia sempre genial e sua voz como os melhores vinhos das melhores safras, quanto mais o tempo passa, melhor fica. e cantando a música do meu conterrâneo João do Vale é apoteótico.
Vim procurar essa música assim que li sobre a interpretação da Maria Bethânia na autobiografia do Caetano. Muito obrigado pelo vídeo!
Já Gigante dona Maria Bethania.
Que emocionante o espetáculo que força que pessoa ainda mais ter esse vídeo para que eu possa assistir brilhante os comentários dos colegas tem tudo que eu gostaria de dizer parabéns a tudo
Maria Bethânia inaugurando a MPB,um pouquinho depois a Elis (com ''Arrastão'') ajudaria sedimentar a grife - Tá certo que Nara Leão já tivesse gravado dois álbuns que podem ser classificados de emepebista,mas o intimismo da cantora levava qualquer canção para o estilo minimalista da Bossa Nova - Bethânia e Elis eram o oposto de Nara,além da teatralidade,estavam alguns decibéis acima da escola de João Gilberto.
A primeira impressão é que, de certo modo, a MPB mata a Bossa Nova. Esta era intimista, carioca, colorida, feliz, Zona Sul. Aquela revolucionária, agreste e aguerrida.
Bethânia e Elis, trouxeram os ensinamentos das grandes cantoras do rádio, porém a Bossa Nova do violão e da voz do magnífico intérprete João Gilberto sobreviveu nas partituras dos arranjos que vestiram melodias muita vezes simples que ficavam sofisticadas pelo som que as envolvia.
Uma linda mulata descendo a favela embrulhada em um belíssimo e autêntico Dior.
Nos mostramos elegantíssimos para o mundo e ele nos comprou e a música internacional, o próprio jazz, nunca mais foi a mesma.
@@RMN1948 Fato,tanto que quando a Elis cantou ''Arrastão'' alguém (não me lembro quem) disse ,assim ela enterra a bossa-nova de vez,rs - E Vinicius de Moares,como letrista,ajuda no nascimento com ''Chega de Saudade'' e na morte com ''Arrastão''.
Quando tocou essa na série Cangaço Novo foi de arrepiar
Gente, me arrepiei inteira aqui, que coisa linda!!!!❤
Maria Bethânia....sem palavras. Somente a voz e o canto. Lindo
Perfeito! Adoro essa música
Peraí pai que expressao corporal monstra tinha essa garota, ainda nos dias de hoje isso é para poucos
Gente, só posso dizer: ARTISTA❤
Esse povo cantou e ainda canta,legal essa apresentação nos anos 60.
Depois ainda tem gente que fala que a molecada de hoje é adiantada. a Bethânia com 18 anos já tinha conquistado o Brasil.
primeira vez que vejo em uma qualidade tão boa e que faz juz a performance de Maria Bethânia. obrigado por disponibilizar!
Botem na velocidade 1,25x 😍
Bethânia é uma afronta de tanto talento.
No fim me peguei lembrando de respirar. Que força gigante, força essa que persiste e nunca seca!
Que bela performace e interpretação. Que emocionante assistir a Bethania dando esse show de canto e interpretação. Meus ouvidos agradecem.
isso aqui é absolutamente espetacular!!!!
Tinha que ter a gravação desse espetáculo completo
Letra e interpretação fenomenais. Uma joia da MPB ❤️
Se voces procurarem imagem ou video de um Carcará, as expressões dela lembra muito um, é como se ela tivesse imitando o rosto de um Carcará.
Que lindo de ver está mulher cantando muito lindo muito muito lindo
Vestindo jeans cabelo preso ela brilhou em carcará no teatro opinião em 1965
que show perfeita respeita meu Nordeste. 😊❤👏👏👏👏👏
Dama da música mundial
Que maravilha de registro! Bethânia já nasceu estrela.
Fantástica! ❤❤❤❤
Nossa! Nesse vídeo ela tinha apenas 19 anos com esse vozeirão! 🌷
Sensacional, maravilhosa.
Ela é o momento.
O arrepio que me sobe pelo corpo toda vez que aprecio essa performance é desumana assim como a vontade monstruosa que eu tenho de poder morar nela.
boa noite, qual o significado dessa música?
@@Userggirlp Se remete a força nordestina e a persistência deles na luta diária para conseguirem sobreviver, ter o que comer, ter condições básicas etc.
Fantástico, sublime!!!
noooossa que lindo restaurado
Nossa emocionada com essa música Carcará...tinha meus 10.aninhos , me Lembro de passar férias na fazenda de minhas tias e tio Otávio que bem cedinho ele ligava o rádio e cantava essa música "CARCARA ....bateu saudades ...
Meu Deus que isso... Não sei lidar com essa mulher... Amo de mais ela me disconserta !!
Uma garota, 18 anos, nordestina .... Cara, nem nos dias de hoje. Ela é foda e sua brasilidade transcende 😢