@ Eu dei uma parada devido aos afazeres desde que eu escrevir esse texto. Mas a partir de janeiro comecei estudar percepção não desse vídeo, porém de outro. Pois achei melhor. Esse vídeo é por cores, não gostei dá didática. Contudo, não estou fazendo o estudo todos os dias; mas continuo fazendo... No momento estou sem trabalhar, então estudo entre 1h e 2hs por dia o instrumento e as teorias. Não estudo mais tempo porque me dedico a outras coisas. Abraço.
Nossa eu concordo ia estoura assim e difícil Eu percebi que quando faço com som do violão suando as cordas em C vc consegue memorizar mais fácil faz isso pessoal E meu amigo faz isso com esse app vc vai ajudar muito
A melhor forma é escutando música que tá em um tom específico(sabendo a escala), porque em uma música vocês não vão identificar essas notas escutando individualmente.
@@mulherviolinistaE estudando as progressões mais usadas nas músicas ajuda também, exemplo de uma mais usada: E,B,C#m e A. Escutar bastante essas notas.
@@Cineaska não é muito bom, esse teste possui um padrão de notas e quando o seu cerebro se habitua a isso ele acaba ficando preguiçoso e decora as ordens ao invés de notas.
@@RONALDOSANTOS-fq8ew melhor ainda amigo. As músicas se encontram em intervalos músicas. Para a pessoa que tem dificuldade de tirar melodias de ouvido, esse exercício é eficaz. Eu estudo isso, mas no meu sax pois o instrumento que toco é sax, e como ainda sou estudante tenho uma grande dificuldade de tirar melodias de ouvido, visto que sax é um instrumento melódico, e precisa dessa habilidade.
Tava bem ao início mas depois complicou pois a velocidade aumentou e devia estar no mesmo ritmo para a pessoa decorar e devia ter as notas escritas também
Nn gostei muito pq nn consigo fazer separação ou junção das cores as notas... só consigo ouvir as notas nn consigo associar as cores... ficou mais difícil pra mim assim..
@@mulherviolinista PORQUE/ DO RE MI FA SOL LA SI...ESTA EM TODO LUGAR SE OUVE FÁCIL ESSAS NOTAS, AGORA PARA TER UM BOM OUVIDO É MELHOR TREINAR DO# RE# FA# SOL# LA# AS 5 POIS AS NATURAIS VEM MAIS FÁCIL
Rebeka, primeiro vc vai tentar decorar os sons das notas Sem as cores, depois entra as cores sem as notas escritas para ver se vc gravou os sons das notas!!!
@@jeper4125 o exercício é vc passar a escutar as notas de do a si, no caso a escala de dó maior. vai escutando nota por nota, e se poder vai cantando as notas também juntas. faz isso diariamente num período de duas semanas mas omenos. depois que vc já fez e achar que já está craqui, é só colocar o som das notas para soarem e vc dizer qual nota que é! E vai e confere, pra ver se está certa!
O que penso verdadeiramente é que se vc quer memorizar os tons, vc pode afastar associações desnecessárias como estas para que não se torne mais uma leitura relativa e que, pelo menos, a referência seja o tom, o sentido sonoro ou musical mesmo. Por exemplo, eu tenho os tons de cabeça. Sempre que os escuto, me vem à mente alguns trechos de músicas, solos, acordes ou introduções e isso foi acontecendo de maneira não intencional, mas orgânica. _SÓ PARA EXEMPLIFICAR_ Aqui meu relato pessoal: o meu ouvido é absoluto para identificar notas e acordes isolados ou em contextos de andamentos moderados ou lentos, respeitando e coadunando com minhas vivências, vocabulário habilidades e também limitações musicais. De maneira muito singular, algumas associações que, repito, foram incorporadas de maneira não consciente e resultaram na memorização das alturas. Todas tem ligação com o algum estudo de instrumento ou vivência musical e que (considero importante) foram adquiridas na minha infância ou adolescência. *C* - aulas de teclado que fiz aos nove anos de idade (timbre de acompanhamento sem acionamento do ritmo de teclado arranjador da Yamaha); *C#* - Acorde de C#m na música "My immortal" (Evanescence). Mesmo estando dentro da tonalidade de Lá maior, o C# ficou marcado neste contexto. *D* - Música "Sacramento da Comunhão" (Nelsinho Corrêa); *Eb* - Música "Planeta Água" (Guilherme Arantes), na versão de um kit de ensaio de um projeto de um coral de minha cidade. *E* - Nota cantada dentro da tonalidade de Lá maior, mas que abre a memória para a nota e o acorde de Mi maior na música "ninguém te ama como eu" da Igreja Católica (não vou pesquisar autores e compositores no momento, vou falar só os que eu sei); *F* - "Quero te dar a paz" - Nota fundamental e acorde inicial (em nossa paróquia, quase sempre cantávamos em Fá maior); *F#* - Música "Thoughtless" (Evanescence) - introdução no piano começa com a referida nota. *G* - "Porque ele vive" - Nota fundamental e acorde inicial (tonalidade habitual na paróquia); *Ab* - "O sabão" (música adventista). Arranjo à Capella para quarteto masculino TTBB. *A* - My immortal (Evanescence, mais uma vez... rss); *Bb* - "Ave Maria" (Schubert), na versão de um kit de ensaio de um projeto de um coral de minha cidade. *B* - "Catedral" (Zélia Duncan) melodia cantada e acorde começavam na tônica no material do mesmo curso de teclado que mencionei na nota Dó. _EM TEMPO_ Há métodos e estudos de percepção e solfejo que criam toda uma ambientação, preparam para a leitura absoluta e colaboram com a memorização das alturas. Só penso mesmo que as associações podem ser musicais ou mais correntes. Por exemplo: se o Dó é verde, porque é que logo após vem um Ré com uma cor contrastante e não gradativa como é a associação dos sons que se pretende fazer?
Não acho que esse método seja muito efetivo, afinal como ele só usa notas naturais a gente meio que não estranha os sons porque estão dentro da escala maior, se houvesses sustenidos e bemóis seria muito mais dificultoso.
Verde-Dó-C
Azul-Ré-D
Roxo-Mi-E
Rosa-Fá-F
Vermelho-Sol-G
Laranja-Lá-A
Amarelo-Si-B
quais são as cores dos sustendido ? afinal temos que estudar as 12 notas
Muito obrigado, campeão!
@@marcellompb verdade!
@@marcellompb estuda as naturais primeiro
Faz isso com violão meu amigo soando as cordas do violão em C igual está aí mais com o violão vai ajuda muito muito mesmo agradeço
um video com didatica sinestesica!!! que MARAVILHOSO!! obrigada
Eu que agradeço
Eu sou daltonico
Kkkkkkkk o lado bom que você não é surdo :v
Kkk
Kkkkkk
Ri alto kkk
@@irineunemeu7806 stonks
eu ja vi com outras cores...então é bom que exista um padrão...se não vai confundir tudo!
0:10
verd e
quando qualquer pessoa achar esse comentário ja se passou 10 seg -_-'
@@fritage2022 kkk vdd
@@fritage2022 ele deve ter feito para ele poder voltar no tempo certinho
Gostaria que fosse criado um com os doze tons! Mas esse já ajuda muito. obrigado
Amei!❤❤❤
Está me ajudando muito a identificar as notas de ouvido, comecei a aprender violino agora, muito obrigado!
Que bom Gean!!! beijoss
Meu instrumento não é o violino mas como preciso desenvolver percepção estou aqui, adorei o vídeo
Gratidão por estar aqui Dani. Um beijão
Esse método funciona mesmo. Parabéns.Que Deus te abençoe muito mais.
Que bom que ajudou
Excelente...👋👋👋
Legal demais, técnica realmente facilita muito
Está ajudando muito, obrigada pela postagem.
Que bom que está ajudando Mariza. Bjãooo
Arrasou, isso está me ajudando muito.
Nem sabia diso interessante
Grande Abraço
Estou gostando porque quero toca na igreja e tenho que treina meu ouvido obrigado por compartilhar
Vamos trena 😀😀
Nossa, muito obrigada! Eu estou começando a cantar e isso me ajudou muito a me familiarizar com as notas 🤍🥰
Que bom que ajudou Karol!!!
Muito bom obrigado
Eu que agradeço
Parabéns pelo conteúdo! Abraços!!
Muito obrigada 😁
Ótimo 👏👏👏
Que bom que gostou
Opa , vou tentar!
Muito obrigado
Eu que agradeço
Maravilhoso! Deus te abençoe por essa postagem. Ajudou muito. Estava precisando de algo assim. Vou me viciar nisso.
Continuou fazendo ?
@ Eu dei uma parada devido aos afazeres desde que eu escrevir esse texto. Mas a partir de janeiro comecei estudar percepção não desse vídeo, porém de outro. Pois achei melhor. Esse vídeo é por cores, não gostei dá didática. Contudo, não estou fazendo o estudo todos os dias; mas continuo fazendo... No momento estou sem trabalhar, então estudo entre 1h e 2hs por dia o instrumento e as teorias. Não estudo mais tempo porque me dedico a outras coisas. Abraço.
Muito bom! Boa ideia, vou fazer esse exercício todo dia!
Que show Marcos!
Fez todos os dias, teve resultados?
Tô treinando agora 😀
Ai gente vocês podiam fazer isso com som do violão, Seria tão bom.
Acho que você tem razão Gab
Nossa eu concordo ia estoura assim e difícil
Eu percebi que quando faço com som do violão suando as cordas em C vc consegue memorizar mais fácil faz isso pessoal
E meu amigo faz isso com esse app vc vai ajudar muito
Ai ja q demais em
obrigada pela ajuda.
Por nada querido amigo
Estava procurando algo assim mesmo ✨me ajuda muuitoo
Show! Parabéns pelo método. Ajuda muito! Deus abençoe. Depois se vc poder, coloca os Sustenido, por favor.
Eu ainda não tenho as dos sustenidos, mas assim que tiver colocarei aqui
É tipo um ouvido absoluto com adição de sinestesia(notas com cores)?
Muito bom. Obrigado.
Gratidão Mauro!!1 beijos
LEGAL NÉ!!!
É isso que eu estava a procura vlw!
Ajuda demais
Que bom que ajudou Renato
Vou estudar agora 😃😃
Boraaa MArcelo
Vamos que vamos nos consegue
Agora e para valer
E hora e hora.
Vou começar agora.
Vou experimentar
Muito obrigado pela essa dica , ei vc tem essa técnica de cores mas com sustenidos?
Tem sim Dani!! vou postar. Beijoss
BOA! 👍
Dps desse vídeo teu lugar no céu tá reservado Certeza!!!
Que bom que ajudou João
Eu tive que seguir você, foi Jesus que mandou. Mandou falar que seu lugar ta reservado no céu.😊😁
Que bom que você está aqui Lucas. Um beijo grande
Esse vídeo te ajudou amigo?
Vamos que vamos.kk
Eu toco na igreja... e depois de Jesus, vc salvou minha vida kkkkkkkkkkkkk
Realmente ajudou ?
kkkk
@ ajuda ss po
@ mas vc fez e ajudou manin ?
@ cara eu sempre acerto 1 tom a cima ou abaixo de uma nota que eu escuto, isso quer dizer alguma coisa?
A meu ouvido e doidao, ele só me fala a nota quando quer e 1 tom acima ou abaixo, só tristeza kkk
O meu também
Kakakakakakakaka
Ora então quando ele lhe falar uma nota, por exemplo Sol, vc sabe que trata-se de Fá, ou de La
Tinha q fazer com as notas sustenidas
pode se usar algum instrumento durante o exercício ou e melhor fazer sem qualquer instrumento?
Pode sim Matheus
Serve pro canto ?
Vamos treinar o ouvido 😄 uma pouco.kk
ajuda tbm tentar cantar as notas junto
Com certeza!
A única coisa que notei por agora é a relação das cores com cada nota
E hora e hora
Vamos treinar pessoal .😃😃
0:09
Grato
Cara tem como decorar os tons ? Tipo ouvir em algum lugar e saber que tom é ?
treino...MUITO treino
se acostumar com o seu instrumento
Vc quer dizer reconhecer os intervalos? Treino kkk
Achei que era fácil mas na metade já estava confundindo tudo D: Jesus
Esse exercício ajuda a praticar o ouvido pra entender as harmonias?
Olá Pedro, te ajuda a se familiarizar com o som das notas, pode ser que te ajude nas partituras sim.
alguém pode me dizer se isso realmente funciona e como
Mas é só pra violinos
Tudo é Mi nesse trem
É verdade Diego
Kkkkkkkkk
Tem esse treino para os doze tons? Ou acha que não precisa? Obrigado.
Creio que você encontra pela net sim Marko
Pq a maioria desses vídeos não tem as notas # ou b?
Não sei responder a essa pergunta 8Bits, é um questão de escolha mesmo.
Meu ouvido dói quanto escuto vibrações e não sei oq fazer até ao cantar quando escuto algo me causa incômodo
Procura um fono.
Sim, Deus abençoe ❤️
Toco baixo vai mim ajudar?
Claro Cristiano, isso é universal
é só aumentar o volume
@@pedrowelldantas 🤣🤣🤣🤣😂😆 Maldade, cê num vai pra o céu.
@@pedrowelldantas Cara eu só vi o erro de português, não falo nada porque também erro, mas dói ao ver errado e não posso consertar.
E hora de prática.kkk
Eu toco violão serve mesmo assim?
Serve sim!
Estou tendo dificuldades, pois na minha cabeça, LA sempre teve cor AMARELA 😭
Você conseguirá Tati
👏👏👏
🥰
Comecei bem, depois não conseguir acertar mais
É assim mesmo Aquila, com a prática você conseguirá.
Ajuda pra quem canta?
Olá, sim ajuda na música como um todo. Bjs
A melhor forma é escutando música que tá em um tom específico(sabendo a escala), porque em uma música vocês não vão identificar essas notas escutando individualmente.
Ah sim, concordo que fazer o que diz ajuda muito também
@@mulherviolinistaE estudando as progressões mais usadas nas músicas ajuda também, exemplo de uma mais usada: E,B,C#m e A. Escutar bastante essas notas.
@@Levi-tb8vq acredito leonardo goncalves tem essa progressao
Iai, quanto evoluíram, com esse treino? alguém?
Testou funciona ??
@@glaydsongonzaga8908 não testei
@@Cineaska não é muito bom, esse teste possui um padrão de notas e quando o seu cerebro se habitua a isso ele acaba ficando preguiçoso e decora as ordens ao invés de notas.
@@lucasvaz4569 Realmente, decora os intervalos e não as notas
@@RONALDOSANTOS-fq8ew melhor ainda amigo. As músicas se encontram em intervalos músicas. Para a pessoa que tem dificuldade de tirar melodias de ouvido, esse exercício é eficaz. Eu estudo isso, mas no meu sax pois o instrumento que toco é sax, e como ainda sou estudante tenho uma grande dificuldade de tirar melodias de ouvido, visto que sax é um instrumento melódico, e precisa dessa habilidade.
Tava bem ao início mas depois complicou pois a velocidade aumentou e devia estar no mesmo ritmo para a pessoa decorar e devia ter as notas escritas também
Mais a ideia é vc relacionar a cor com as notas
Se alguem tocar a nota Sol por exemplo vc vai lembrar da cor vermelha q é a cor da nota Sol
A ideia não é memorizar as cores e sim o som , a cor é somente uma referência
Nn gostei muito pq nn consigo fazer separação ou junção das cores as notas... só consigo ouvir as notas nn consigo associar as cores... ficou mais difícil pra mim assim..
Sem problemas Drih, cada um tem uma estratégia
Tô tentando de novo
Sou devagar rsrs não entendi
me deixou zonzo
ok
Kakaka eu aqui desesperado
Não fique Nicollas, é apenas uma questão de treino.
Não ajudou por que eu sem querer descobri a sequência
entendi
@@mulherviolinista Mas não tem problema muito obrigado😉
eu sou daltônico
Fui pela lógica, toca a primeira nota e volta no C, e assim em diante
Que bom Rafa!!
Ai o daltonico sofre
Boa tarde Lucas, o daltônico certamente terá de escolher um outro jeito de memorizar os tons , essa opção não seria a mais inteligente.
CADE DO# RE# FA# SOL# LA# ? ELAS SÃO MUITO MAIS IMPORTANTES QUE AS NOTAS NATURAIS.
Por que diz isso ?
@@mulherviolinista PORQUE/ DO RE MI FA SOL LA SI...ESTA EM TODO LUGAR SE OUVE FÁCIL ESSAS NOTAS, AGORA PARA TER UM BOM OUVIDO É MELHOR TREINAR DO# RE# FA# SOL# LA# AS 5 POIS AS NATURAIS VEM MAIS FÁCIL
Assim a pessoa memorizava melhor
Ajuda sim Luka
Eu to tentando decorar as notas, agora cores? Kkkkkks Não, vou procurar outra maneira...
É só uma estratégia Rebeka, claro procure a que funciona melhor pra ti. Um beijo grande
@@mulherviolinista Verdade
Rebeka, primeiro vc vai tentar decorar os sons das notas Sem as cores, depois entra as cores sem as notas escritas para ver se vc gravou os sons das notas!!!
@@andrelimasax2380 eu não entendi o exercício poderia me explicar por favor
@@jeper4125 o exercício é vc passar a escutar as notas de do a si, no caso a escala de dó maior. vai escutando nota por nota, e se poder vai cantando as notas também juntas. faz isso diariamente num período de duas semanas mas omenos. depois que vc já fez e achar que já está craqui, é só colocar o som das notas para soarem e vc dizer qual nota que é! E vai e confere, pra ver se está certa!
Na boa, pra mim as cores atrapalharam pra caramba.
Claro Léo, há estratégias que funcionam melhor pra uns e para outros não
Claro Léo, há estratégias que funcionam melhor pra uns e para outros não
@@mulherviolinista vc só está concordando comigo mas com um tom de desdém, pois eu disse um forte e sonoro: """PARA MIM""".
O que penso verdadeiramente é que se vc quer memorizar os tons, vc pode afastar associações desnecessárias como estas para que não se torne mais uma leitura relativa e que, pelo menos, a referência seja o tom, o sentido sonoro ou musical mesmo. Por exemplo, eu tenho os tons de cabeça. Sempre que os escuto, me vem à mente alguns trechos de músicas, solos, acordes ou introduções e isso foi acontecendo de maneira não intencional, mas orgânica.
_SÓ PARA EXEMPLIFICAR_
Aqui meu relato pessoal: o meu ouvido é absoluto para identificar notas e acordes isolados ou em contextos de andamentos moderados ou lentos, respeitando e coadunando com minhas vivências, vocabulário habilidades e também limitações musicais.
De maneira muito singular, algumas associações que, repito, foram incorporadas de maneira não consciente e resultaram na memorização das alturas. Todas tem ligação com o algum estudo de instrumento ou vivência musical e que (considero importante) foram adquiridas na minha infância ou adolescência.
*C* - aulas de teclado que fiz aos nove anos de idade (timbre de acompanhamento sem acionamento do ritmo de teclado arranjador da Yamaha);
*C#* - Acorde de C#m na música "My immortal" (Evanescence). Mesmo estando dentro da tonalidade de Lá maior, o C# ficou marcado neste contexto.
*D* - Música "Sacramento da Comunhão" (Nelsinho Corrêa);
*Eb* - Música "Planeta Água" (Guilherme Arantes), na versão de um kit de ensaio de um projeto de um coral de minha cidade.
*E* - Nota cantada dentro da tonalidade de Lá maior, mas que abre a memória para a nota e o acorde de Mi maior na música "ninguém te ama como eu" da Igreja Católica (não vou pesquisar autores e compositores no momento, vou falar só os que eu sei);
*F* - "Quero te dar a paz" - Nota fundamental e acorde inicial (em nossa paróquia, quase sempre cantávamos em Fá maior);
*F#* - Música "Thoughtless" (Evanescence) - introdução no piano começa com a referida nota.
*G* - "Porque ele vive" - Nota fundamental e acorde inicial (tonalidade habitual na paróquia);
*Ab* - "O sabão" (música adventista). Arranjo à Capella para quarteto masculino TTBB.
*A* - My immortal (Evanescence, mais uma vez... rss);
*Bb* - "Ave Maria" (Schubert), na versão de um kit de ensaio de um projeto de um coral de minha cidade.
*B* - "Catedral" (Zélia Duncan) melodia cantada e acorde começavam na tônica no material do mesmo curso de teclado que mencionei na nota Dó.
_EM TEMPO_
Há métodos e estudos de percepção e solfejo que criam toda uma ambientação, preparam para a leitura absoluta e colaboram com a memorização das alturas.
Só penso mesmo que as associações podem ser musicais ou mais correntes. Por exemplo: se o Dó é verde, porque é que logo após vem um Ré com uma cor contrastante e não gradativa como é a associação dos sons que se pretende fazer?
@@leosousaa1 oi Léo, amigo querido, não estou com desdém não, eu realmente concordo com vc 😄.
Melhor vc cantar os intervalos
1-2
1‐3
1-4
1-5
1-6
1-7
1-8
Sou surdo
Meu ouvido é uma merda tem jeito não, eu treino todos os dias e não decoro um nota se quer
Devagar você conseguirá Iolando!
Tem de ensinar por 12 notas e não 7 apenas. Não resolve a vida dos músicos só memorizar 7 sons, e sim todos os 12 tons
Ainda dá pessoa fazer o conteúdo boa vontade para ajudar quem está começando vc fica reclamando me poupe se vc tá achando ruim faz melhor cara
Não acho que esse método seja muito efetivo, afinal como ele só usa notas naturais a gente meio que não estranha os sons porque estão dentro da escala maior, se houvesses sustenidos e bemóis seria muito mais dificultoso.
Você pode ter razão Gu. Obrigada por comentar. Um abraço
C verde
D Azul
E Roxo
F Rosa
G Vermelho
A Laranja
B Amarelo
Show!
0:24
0:10
vei, daqui que alguem ache seu comentário ja passou 10 seg não acha?
0:09