Olá, professor. Meu nome é Davi, sou estudante e gosto demais de poesia. Seus vídeos me inspiram muito e me fazem não desisitir dessa linda arte. Seu trabalho aqui no UA-cam é incrível e queria muito ver de volta essa série de Lendo Poemas (quem sabe, eu não mande algum que eu escrevi? Haha). Grande abraço! Ps.: Também sou do Piauí!!!
UM TALENTO A DESCOBRIR Você tem um talento a descobrir. Você 'tá' lento a se descobrir. Anda! Levanta! Coma! Ajuda! Anda, levante com ajuda. Enfrente seus medos. Em frente, seus medos. Não se renda! Não sem renda. Aprenda a trabalhar; A prenda é trabalhar! Um pensamento, uma meta: Ser útil. Um pensamento: Uma merda, ser inútil! A minha luta. Ah! Minha reluta! Sensações. Sem ações. Todo dia é assim, Todo dia é o fim. Passa o tempo; Passatempos. Já é amanhã, Já é de manhã. Só reviver. Sobreviver. Você tem um talento a descobrir Você 'tá' lento a se descobrir. Autor: Hugolaco.
Professor é luz do conhecimento Que brilha em mentes e corações É quem ensina, é quem guia E faz a diferença na vida. Com seus ensinamentos, vai moldar E inspirar as mentes a crescer É na sala de aula que ele brilha E mostra a importância do saber. Com sua paciência e dedicação O professor é exemplo de amor E mesmo com a falta de reconhecimento Ele não desiste e sempre vai lutar. Por um futuro melhor, ele se esforça E com seu exemplo, faz a diferença Por isso, hoje, nós o agradecemos E o saudamos como herói da ciência.
Oi Fagner! Tô aprendendo muito com seus vídeos. Mas tenho uma dúvida: versos livres precisa ter alguma regra sobre métrica ou rima ou é livre mesmo como o próprio nome diz?
Obrigado professor por mais este vídeo . Lhe escrevi mais um soneto. NOVA TELA Osvaldo Cruz Desperto e tenho à frente nova chance de produzir e expor-me em nova tela; de me esboçar com senso, com cautela cada segundo que meu tempo avance; De recompor-me em vida, essa aquarela; de desenhar-me vivo, sem nuance e no tecido mente, ao meu alcance pintar uma paisagem simples, bela. Pois cada dia tenho novas cores, um novo ensejo nesse novo alvor pra retocar enganos, dissabores. Posso traçar a vida a meu dispor e, a colorir com sonhos meus labores, compor meu quadro intenso de esplendor.
Olá professor muito obrigado pela explicação,realmente olhando agora eu não percebi os erros de pontuação e de digitação realmente não sou muito bom em digitação,talvez eu não tenhs atentado para isso
Acho seu conteúdo bem didático. Lá vai: *Justiça minha, sorte; justiça tua, morte.* Vida que este tempo fez-me sortudo, O fez para que eu pudesse ser justo, Este tempo fê-lo dando-me estudo, Mas é claro, não o fez sem seu custo; Deu-me pensamento como recurso Que, dentre tormento e contentamento, Tirou-me a sociedade do momento, Que faz do imediatismo um percurso. É que este corrosivo povo manho Abusa dos teus bens sem o sentires; Por isso, se em terra já não me vires, Peço-te que não me aches estranho: Que nessas cores tornei-me castanho E já não me encaixo nesse arco-íris. Luís Gomes
Escrevo de forma livre, o meu sentimento jogo no ar. Veja esse pequeno que fiz: Nordestina Na pele a marca do sol No coração a força do mar No abraço a alegria de acolher Na vida o orgulho de ser.
MULHER DE PREDICADOS Mulher de predicados Tem sempre sujeito atrás Soltando o verbo E a enchendo de adjetivos. Mandando o recado: "Eu sou um bom rapaz, Sou um bom mancebo Cheio de predicativos". Desejando direta ou indiretamente Colocar um objeto No dedo da donzela Pra viverem adjuntos. Falando, repetidamente, Seus alvos e projetos Pra mostrar que não é um Zé Ruela Que não tem assunto. Tal simples sujeito Faz de tudo pra chamar atenção: Canta, dança, recita poema, provérbio, Presenteia, vale até oração. Pra tudo tenta dar um jeito Ansiando da mulher a admiração. Até conjuga advérbio E faz das tripas, coração. Querendo demonstrar substantivo, Composição e complemento. Intencionando dar à moça seu nome E não ser gente passiva, sem ação. Apostando em seus vocativos, Torcendo pra ela demonstrar sentimento E aceitar seu sobrenome Dando-lhe o coração. Autor: Hugolaco. (Tenho cerca de 50 poemas, enviei esses 3, e, se gostar, posso enviar mais outros em outros vídeos, talvez.)
@@alguemqualquer4251 Muito obrigado, é sempre bom ler feedbacks positivos. Estava curioso pra saber se o professor vai perceber em que se baseia o poema.
@@hugolacooriginal Difícil é entender, como o próprio poeta, a poesia. Ainda assim, dá para ver beleza no seu poema sem ter noção da plenitude do seu significado. Seu jogo de palavras foi um de beleza fulgurante.
Prof. Fagner, como está? Existe outra forma de enviar poemas? No caso, gostaria de enviar uma letra de musica que compus e gostaria da sua análise, comentários, sugestões, etc... fico no aguardo de uma resposta. Obrigado
Não é cordel e não sei se está certinho, mas acho que o que importa é o sentimento, enfim: Nada em mim mudou O silêncio ainda toma conta do cenário As luzes sempre acessas E palavras flutuando pelo tempo Sempre há alguém em casa e ainda assim um vazio Um eco, um grito no escuro, uma ferida real Algo em que acreditar Algo que sangre, que manche Algo que todos possam ver Meus pés já não tocam o chão Cada vez mais distante da realidade Minha pele que flutua para longe de mim Destoando de todas as verdades Minha alma nua já se entrega Meu corpo vazio se desfaz Sendo consumido pelo tempo Perdido em meio a pessoas reias
Olá, meu amigo! Os vídeos lendo poemas dos inscritos dão poucas visualizações e o UA-cam não entrega. Portanto não gravarei um novo tão cedo. Caso queira que eu avalie seus textos, considere assinar o clube de membros do canal no nível POETA. Custa R$ 14,99 por mês. Você poderá enviar textos para eu analisar e dar minha opinião. Caso ache interessante, pode assinar por um mês, mandar alguns textos (há um limite, claro) para eu avaliar e depois pode cancelar a qualquer momento. Agradeço demais pela compreensão. Grande abraço!
Varandeiro:autor Marcelo Almeida. Da varanda eu olho a rua eos carros que passam nela. Também olho para o horizonte e vejo paisagens belas. Da varanda eu vejo o sol que nasce por trás dos montes. Vejo pássaros em revoadas migrando para bem longe. Da varanda eu vejo a noite linda e emluarada. Juntamente com estrelas iluminando a madrugada. Da varanda eu vejo aquela bela morena a caminhar. Também contemplo o seu sorriso branco a brilhar. Da varanda eu vejo aquele cantor lá na praça. Cantando cançoēs de amor para os casais se enamorar. Da varanda eu vejo crianças a brincar de amarelinha. Há que coisa mais linda! Da varanda eu vejo os casais de mãos dadas a pasear. E também vejo o pipoqueiro com o seu carro a trabalhar. Da varanda eu vejo aquele velho senhor na janela a espiar. Em fim da varanda eu vejo o amor e vejo a vida a passar.
Olá professor olha eu aqui denovo gostaria que o sr fizesse uma avaliaçào desse poema que eu fiz e me falasse o que o sr achou,estou tentando melhorar um abraço.
Vi o vídeo e tentei escrever a minha, obrigado, professor, gosto muito de escrever poemas, mas essa é minha primeira sextilha de cordel, acho que preciso melhorar bastante ainda kkkkkk: Minha querida, Veja: Não existe amor Como o meu por você Vejo-te e sinto calor Mas sem você nada sou Peço que alivie a dor
Uai, não sabia que os inscritos te mandavam poemas. Sempre gostei de rimas e me desafiar a fazê-las, mas nunca me interessei em estudá-las. Eu cheguei até a preparar um livro de poemas autorais, que, por ingenuidade, nunca publiquei. Ainda tenho salvo no computador, se eu me animar e lembrar transcrevo alguns aqui.
O Rio São Francisco corre, Lentamente, sem parar, E leva a vida consigo, Sempre em seu constante andar. Suas águas são sagradas, E refletem o sol brilhante, E guardam segredos antigos, De um povo tão importante. O Velho Chico, como é chamado, É fonte de vida e de luz, E é por suas margens e vales, Que a cultura do nordeste seduz. Ele corta o sertão ao meio, E dá vida ao povo sofrido, E é por sua força e grandeza, Que somos todos benditos. O Rio São Francisco é um tesouro, Que devemos preservar, E é com respeito e admiração, Que devemos a ele honrar O que achou?
Eu posso mandar outro para o próximo video,fora os erros que eu cometi fiquei muito honrrado de ser avaliado por uma pessoa tão inteligente como o sr,fica aqui o meu muito obrigado tenha uma boa noite e fique com Deus!
vazio. eu não sei o que escrever, minha mente ecoa em nada. fluindo em vazio constante, nada acha sua entrada. vazio, por quê? por que me seguras? vazio, vazio, por que as censuras? tenho pensamentos estranhos, montanhas de dúvidas acumulei. mas... estou bem aqui nesse vazio me aconcheguei.
Como prometido estou compartilhando alguns poemas meus. Fiz muito antes do vídeo e no estilo livre. Amo brincar com rimas mais incomuns e aliterações, como talvez você perceba. IM-PERFEIÇÂO O humano - Imperfeito; A imperfeição - Implacável; Não errar - Impossível; Admitir o erro - Imprescindível, Porém exige ser - Impávido E, além disso, - Imparcial. Mas, para não ser - Um impasse Lembre-se de que ninguém - É impecável, Seu irmão não é - Um ímpio Nem é - Um impostor. Cada ser humano - É ímpar, Assim, não seja - Impaciente; Não é nada - Pessoal, Muito menos - Implicância, É - A imperfeição. Nada está - Implícito, Várias vezes é somente - Sua impressão Ou algo dito - De forma impensada, Então não haja - No ímpeto Tenha - Empatia. Ela deve - Imperar E nos impelir - A perdoar. Imploro: Vamos essa ideia - Implantar, Pois esse texto não é pra ser - Impactante, Muito menos - Impertinente Ou - Importunante e impressionante. Ele serve para uma ideia - impulsionar: Sua atitude - É importante E ninguém - É impedido De perdoar. Autor: Hugolaco (Ufa, eu sei que você se cansou).
Escrevi um poema homenageando o arco-íris, que é tão lindo de se ver. Acho que viajei um pouco, mas está aí para todos. Abraços de Portugal! Arco-íris A brancura é o nada que só quem supera consegue ver tudo Pois ela é a união em si própria, que, se dividida, terá várias cópias Não falo de Pessoa, mas sim de algo que nunca foi palpável Existe bem em cima de nós, e jamais poderá ser descartável Há um líder que está sempre em cima do grupo: a telha De seguida, uma fragrância a citrino, uma monocelha Um pouco mais pequena, aparece uma luz de ouro Surge uma relva que não tem vacas nem sapatos de couro Ai, que o céu límpido entrou! Mas ninguém diz que se camuflou Como é possível um peixe-anjo-azul voar Em cima de uma ametista que no inferior vai ficar? Nada disto é real, mas se pensares bem verás que é Não está à primeira vista, menos ainda no teu pé Olha lá para cima! Já viste o quão estranho se tornou? Cada cor reaparece na posição em que continuou
Hisis Minha pele é marcada por várias cicatrizes Me faço, desfaço refaço volto as minhas raízes Caixa de pandora dita às minhas diretrizes Sou grande império em ascensão mesmo sempre entrando em crises. -blacksheep
SONETO DO ATAQUE AO MUNDO! Há um remédio que possa me curar desse mal que afeta o meu coração? Mas se ele acaso, sim, for me afetar? Tomarei muita, muita salvação! Joelho dói, mas não paro de andar Contente vou e canto uma canção Beleza eterna que me faz amar E o caos que detesto, sem condição... Dor dura do peito me assassinar, ao estremo até a forte escuridão Sem dó, sem preço, ela vai me levar... Força de vontade, sem fraquejar... Segure fortemente a minha mão E não deixe esse risco me matar! 22/12/2021 (WENDEL RIPARDO) Existem muitas lentes pra essa mensagem, como diz Jostein Gaarder: "Tudo depende do tipo de lente que você utiliza para ver as coisas." Qual sua lente sobre este poema?
Porquê a pomba asa branca foi embora do sertão? Autor Marcelo almeida. Foi porquê o chão rachou E a terra seca ficou. O umbuzeiro fruta não deu Eo juazeiro morreu. O açude secou e a água acabou , a sede chegou. Asa branca voou, ,se picou e desapareceu do sertão. Mandacarú não floriu, Flanboiant também não Carcará gavião se evadiu partiu foi caçar no estradão. Jumentinho morreu pois água não bebeu, padeceu . O gado só pele e osso ficou nada mais restou. Até o leite da vaca secou. E agora o que fazer ? Se não tem o que dar para os bichos comer nem beber. Então sertanejo gritou implorou pedindo ajuda pra Deus. E gritou Deus por favor nos ajude mande água do céu para que a terra molhada possa ficar,para que se possa plantar. E se a água do céu Deus mandar tudo voltará a ser como outrora era então. O chão não mais rachará,pois a terra molhada estará. O umbuzeiro fruta dará. Juazeiro renascerá. O mandacarú flirecerá. Flanboiant colorirá. Carcará gavião voltará a caçar. Jumento não mais morerá! O gado engordará,a vaca o leite dará. Sertanejo feliz ficará e agradecerá. E só assim a pomba asa branca en fim
Olá, professor.
Meu nome é Davi, sou estudante e gosto demais de poesia. Seus vídeos me inspiram muito e me fazem não desisitir dessa linda arte. Seu trabalho aqui no UA-cam é incrível e queria muito ver de volta essa série de Lendo Poemas (quem sabe, eu não mande algum que eu escrevi? Haha). Grande abraço!
Ps.: Também sou do Piauí!!!
Quando vai ser o próximo?
Sem previsão. Quando tiver textos novos suficientes.
UM TALENTO A DESCOBRIR
Você tem um talento a descobrir.
Você 'tá' lento a se descobrir.
Anda! Levanta! Coma! Ajuda!
Anda, levante com ajuda.
Enfrente seus medos.
Em frente, seus medos.
Não se renda!
Não sem renda.
Aprenda a trabalhar;
A prenda é trabalhar!
Um pensamento, uma meta: Ser útil.
Um pensamento: Uma merda, ser inútil!
A minha luta.
Ah! Minha reluta!
Sensações.
Sem ações.
Todo dia é assim,
Todo dia é o fim.
Passa o tempo;
Passatempos.
Já é amanhã,
Já é de manhã.
Só reviver.
Sobreviver.
Você tem um talento a descobrir
Você 'tá' lento a se descobrir.
Autor: Hugolaco.
Olá professor quando o sr irá fazer outro video ,lendo os poemas dos inscritos
Sem previsão, por enquanto.
@@profagneraraujo certo obrigsdo
@@profagneraraujo obrigado*
Professor é luz do conhecimento
Que brilha em mentes e corações
É quem ensina, é quem guia
E faz a diferença na vida.
Com seus ensinamentos, vai moldar
E inspirar as mentes a crescer
É na sala de aula que ele brilha
E mostra a importância do saber.
Com sua paciência e dedicação
O professor é exemplo de amor
E mesmo com a falta de reconhecimento
Ele não desiste e sempre vai lutar.
Por um futuro melhor, ele se esforça
E com seu exemplo, faz a diferença
Por isso, hoje, nós o agradecemos
E o saudamos como herói da ciência.
pq vc n manda outro lendo poema dos inscritos?
O marcelo almeida ja desistiu:(
Oi Fagner! Tô aprendendo muito com seus vídeos. Mas tenho uma dúvida: versos livres precisa ter alguma regra sobre métrica ou rima ou é livre mesmo como o próprio nome diz?
Obrigado professor por mais este vídeo .
Lhe escrevi mais um soneto.
NOVA TELA
Osvaldo Cruz
Desperto e tenho à frente nova chance
de produzir e expor-me em nova tela;
de me esboçar com senso, com cautela
cada segundo que meu tempo avance;
De recompor-me em vida, essa aquarela;
de desenhar-me vivo, sem nuance
e no tecido mente, ao meu alcance
pintar uma paisagem simples, bela.
Pois cada dia tenho novas cores,
um novo ensejo nesse novo alvor
pra retocar enganos, dissabores.
Posso traçar a vida a meu dispor
e, a colorir com sonhos meus labores,
compor meu quadro intenso de esplendor.
Olá professor muito obrigado pela explicação,realmente olhando agora eu não percebi os erros de pontuação e de digitação realmente não sou muito bom em digitação,talvez eu não tenhs atentado para isso
Professor, obrigado pela leitura do meu soneto, gostei da sua observação, a minha intenção é sim fazer o soneto, por isso vou continuar tentando.
Enfim regreçará para o sertão onde sempre será o seu lugar.
Eai professor cadê o terceiro video lendo o pema dos inscritos
Acho seu conteúdo bem didático. Lá vai:
*Justiça minha, sorte; justiça tua, morte.*
Vida que este tempo fez-me sortudo,
O fez para que eu pudesse ser justo,
Este tempo fê-lo dando-me estudo,
Mas é claro, não o fez sem seu custo;
Deu-me pensamento como recurso
Que, dentre tormento e contentamento,
Tirou-me a sociedade do momento,
Que faz do imediatismo um percurso.
É que este corrosivo povo manho
Abusa dos teus bens sem o sentires;
Por isso, se em terra já não me vires,
Peço-te que não me aches estranho:
Que nessas cores tornei-me castanho
E já não me encaixo nesse arco-íris.
Luís Gomes
Prof, o sr dá aula de poesia?
Escrevo de forma livre, o meu sentimento jogo no ar. Veja esse pequeno que fiz:
Nordestina
Na pele a marca do sol
No coração a força do mar
No abraço a alegria de acolher
Na vida o orgulho de ser.
Eai professor cadê o lendo poemas dos inscritos 3
MULHER DE PREDICADOS
Mulher de predicados
Tem sempre sujeito atrás
Soltando o verbo
E a enchendo de adjetivos.
Mandando o recado:
"Eu sou um bom rapaz,
Sou um bom mancebo
Cheio de predicativos".
Desejando direta ou indiretamente
Colocar um objeto
No dedo da donzela
Pra viverem adjuntos.
Falando, repetidamente,
Seus alvos e projetos
Pra mostrar que não é um Zé Ruela
Que não tem assunto.
Tal simples sujeito
Faz de tudo pra chamar atenção:
Canta, dança, recita poema, provérbio,
Presenteia, vale até oração.
Pra tudo tenta dar um jeito
Ansiando da mulher a admiração.
Até conjuga advérbio
E faz das tripas, coração.
Querendo demonstrar substantivo,
Composição e complemento.
Intencionando dar à moça seu nome
E não ser gente passiva, sem ação.
Apostando em seus vocativos,
Torcendo pra ela demonstrar sentimento
E aceitar seu sobrenome
Dando-lhe o coração.
Autor: Hugolaco.
(Tenho cerca de 50 poemas, enviei esses 3, e, se gostar, posso enviar mais outros em outros vídeos, talvez.)
Você é muito criativo, cara. Parabéns👏🏻
@@alguemqualquer4251 Muito obrigado, é sempre bom ler feedbacks positivos. Estava curioso pra saber se o professor vai perceber em que se baseia o poema.
@@hugolacooriginal Difícil é entender, como o próprio poeta, a poesia. Ainda assim, dá para ver beleza no seu poema sem ter noção da plenitude do seu significado. Seu jogo de palavras foi um de beleza fulgurante.
Prof. Fagner, como está?
Existe outra forma de enviar poemas? No caso, gostaria de enviar uma letra de musica que compus e gostaria da sua análise, comentários, sugestões, etc... fico no aguardo de uma resposta. Obrigado
Apenas aqui mesmo nos comentários.
vagne euvqyeria que voce reoetisse ovexemplo no quadrado onde voce usa as vogais de cabeça ora naixo
Não é cordel e não sei se está certinho, mas acho que o que importa é o sentimento, enfim:
Nada em mim mudou
O silêncio ainda toma conta do cenário
As luzes sempre acessas
E palavras flutuando pelo tempo
Sempre há alguém em casa e ainda assim um vazio
Um eco, um grito no escuro, uma ferida real
Algo em que acreditar
Algo que sangre, que manche
Algo que todos possam ver
Meus pés já não tocam o chão
Cada vez mais distante da realidade
Minha pele que flutua para longe de mim
Destoando de todas as verdades
Minha alma nua já se entrega
Meu corpo vazio se desfaz
Sendo consumido pelo tempo
Perdido em meio a pessoas reias
Eai professor cadê o lendo os poemas dos inscritos 3 ,um ano se passou e você nao fez o 3, deixei outro poema para voce avaliar,faça outro por favor.
Olá, meu amigo! Os vídeos lendo poemas dos inscritos dão poucas visualizações e o UA-cam não entrega. Portanto não gravarei um novo tão cedo. Caso queira que eu avalie seus textos, considere assinar o clube de membros do canal no nível POETA. Custa R$ 14,99 por mês. Você poderá enviar textos para eu analisar e dar minha opinião. Caso ache interessante, pode assinar por um mês, mandar alguns textos (há um limite, claro) para eu avaliar e depois pode cancelar a qualquer momento. Agradeço demais pela compreensão. Grande abraço!
Varandeiro:autor Marcelo Almeida.
Da varanda eu olho a rua eos carros que passam nela.
Também olho para o horizonte e vejo paisagens belas.
Da varanda eu vejo o sol que nasce por trás dos montes.
Vejo pássaros em revoadas migrando para bem longe.
Da varanda eu vejo a noite linda e emluarada.
Juntamente com estrelas iluminando a madrugada.
Da varanda eu vejo aquela bela morena a caminhar.
Também contemplo o seu sorriso branco a brilhar.
Da varanda eu vejo aquele cantor lá na praça.
Cantando cançoēs de amor para os casais se enamorar.
Da varanda eu vejo crianças a brincar de amarelinha.
Há que coisa mais linda!
Da varanda eu vejo os casais de mãos dadas a pasear.
E também vejo o pipoqueiro com o seu carro a trabalhar.
Da varanda eu vejo aquele velho senhor na janela a espiar.
Em fim da varanda eu vejo o amor e vejo a vida a passar.
Com esse comentário agradeço
Por teres lido a minha poesia.
Não imaginas a minha alegria;
A tua avaliação não tem preço.
És muito bom poeta, e eu reconheço,
Os teus versos têm molho e têm magia.
Tua presença aqui é regalia
Nossa amizade aqui eu fortaleço!
Atentado para isso
Já fazem oito meses que você fez o último.
eu sou mt inconsistente, tipo, um mês faço direto, no outro n faço
tropecei numa pedra pequena
Antes da cara no chão
O vácuo entra em cena
Suas dicas são muito boas e irei atentar para isso,não ierei desistir sou brasileiro e nordestino e brasileiro não desiste nunca.
Olá professor olha eu aqui denovo gostaria que o sr fizesse uma avaliaçào desse poema que eu fiz e me falasse o que o sr achou,estou tentando melhorar um abraço.
Olá professor mandei outro piema nos comentários o nome é varandeiro
Vi o vídeo e tentei escrever a minha, obrigado, professor, gosto muito de escrever poemas, mas essa é minha primeira sextilha de cordel, acho que preciso melhorar bastante ainda kkkkkk:
Minha querida, Veja:
Não existe amor
Como o meu por você
Vejo-te e sinto calor
Mas sem você nada sou
Peço que alivie a dor
Ótimo!
Seria um costume incrível do canal se todos os comentários fossem escritos com uma certa rima e poesia, daria até gosto de ler todos
Uai, não sabia que os inscritos te mandavam poemas. Sempre gostei de rimas e me desafiar a fazê-las, mas nunca me interessei em estudá-las. Eu cheguei até a preparar um livro de poemas autorais, que, por ingenuidade, nunca publiquei. Ainda tenho salvo no computador, se eu me animar e lembrar transcrevo alguns aqui.
Senti falta do meu :/
Escreva aqui, para que eu possa ler no próximo. Peço desculpas, foram muitos poemas, deixei um monte sem ler.
Que esta nos comentários abaixo.
Cada o video 3,de lendo os comentários dos inscritos.
O Rio São Francisco corre,
Lentamente, sem parar,
E leva a vida consigo,
Sempre em seu constante andar.
Suas águas são sagradas,
E refletem o sol brilhante,
E guardam segredos antigos,
De um povo tão importante.
O Velho Chico, como é chamado,
É fonte de vida e de luz,
E é por suas margens e vales,
Que a cultura do nordeste seduz.
Ele corta o sertão ao meio,
E dá vida ao povo sofrido,
E é por sua força e grandeza,
Que somos todos benditos.
O Rio São Francisco é um tesouro,
Que devemos preservar,
E é com respeito e admiração,
Que devemos a ele honrar
O que achou?
Cadê *
Eu posso mandar outro para o próximo video,fora os erros que eu cometi fiquei muito honrrado de ser avaliado por uma pessoa tão inteligente como o sr,fica aqui o meu muito obrigado tenha uma boa noite e fique com Deus!
Fique à vontade para comentar e enviar seus textos. Nem sempre conseguirei ler todos, mas a poesia prevalece! PARABÉNS!
@@profagneraraujo certo
Eai professor voce ira fazer o 3 video vom os poemas dos incritos ,eu mandei mais um video o titulo é varandriros esta nsses comentários.
Primeiro
Opa! 👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼
Tenha*
O final do poema porquê a asa branca foi embora do sertão esta no comentário abaixo certo,é que eu enviei antes de acabar a frase certo!
vazio.
eu não sei o que escrever,
minha mente ecoa em nada.
fluindo em vazio constante,
nada acha sua entrada.
vazio, por quê?
por que me seguras?
vazio, vazio,
por que as censuras?
tenho pensamentos estranhos,
montanhas de dúvidas acumulei.
mas... estou bem aqui
nesse vazio me aconcheguei.
E só assim a pomba asa branca voltará Para o sertão, onde sempre será o seu lugar.
Esse é o final do poema porque a asa branca foi embora do sertão
Como prometido estou compartilhando alguns poemas meus. Fiz muito antes do vídeo e no estilo livre. Amo brincar com rimas mais incomuns e aliterações, como talvez você perceba.
IM-PERFEIÇÂO
O humano - Imperfeito;
A imperfeição - Implacável;
Não errar - Impossível;
Admitir o erro - Imprescindível,
Porém exige ser - Impávido
E, além disso, - Imparcial.
Mas, para não ser - Um impasse
Lembre-se de que ninguém - É impecável,
Seu irmão não é - Um ímpio
Nem é - Um impostor.
Cada ser humano - É ímpar,
Assim, não seja - Impaciente;
Não é nada - Pessoal,
Muito menos - Implicância,
É - A imperfeição.
Nada está - Implícito,
Várias vezes é somente - Sua impressão
Ou algo dito - De forma impensada,
Então não haja - No ímpeto
Tenha - Empatia.
Ela deve - Imperar
E nos impelir - A perdoar.
Imploro:
Vamos essa ideia - Implantar,
Pois esse texto não é pra ser - Impactante,
Muito menos - Impertinente
Ou - Importunante e impressionante.
Ele serve para uma ideia - impulsionar:
Sua atitude - É importante
E ninguém - É impedido
De perdoar.
Autor: Hugolaco
(Ufa, eu sei que você se cansou).
Escrevi um poema homenageando o arco-íris, que é tão lindo de se ver. Acho que viajei um pouco, mas está aí para todos. Abraços de Portugal!
Arco-íris
A brancura é o nada que só quem supera consegue ver tudo
Pois ela é a união em si própria, que, se dividida, terá várias cópias
Não falo de Pessoa, mas sim de algo que nunca foi palpável
Existe bem em cima de nós, e jamais poderá ser descartável
Há um líder que está sempre em cima do grupo: a telha
De seguida, uma fragrância a citrino, uma monocelha
Um pouco mais pequena, aparece uma luz de ouro
Surge uma relva que não tem vacas nem sapatos de couro
Ai, que o céu límpido entrou! Mas ninguém diz que se camuflou
Como é possível um peixe-anjo-azul voar
Em cima de uma ametista que no inferior vai ficar?
Nada disto é real, mas se pensares bem verás que é
Não está à primeira vista, menos ainda no teu pé
Olha lá para cima! Já viste o quão estranho se tornou?
Cada cor reaparece na posição em que continuou
Obrigado! Belíssimo poema! Beijos para Portugal! ❤️
Hisis
Minha pele é marcada por várias cicatrizes
Me faço, desfaço refaço volto as minhas raízes
Caixa de pandora dita às minhas diretrizes
Sou grande império em ascensão mesmo sempre entrando em crises.
-blacksheep
SONETO DO ATAQUE AO MUNDO!
Há um remédio que possa me curar
desse mal que afeta o meu coração?
Mas se ele acaso, sim, for me afetar?
Tomarei muita, muita salvação!
Joelho dói, mas não paro de andar
Contente vou e canto uma canção
Beleza eterna que me faz amar
E o caos que detesto, sem condição...
Dor dura do peito me assassinar,
ao estremo até a forte escuridão
Sem dó, sem preço, ela vai me levar...
Força de vontade, sem fraquejar...
Segure fortemente a minha mão
E não deixe esse risco me matar!
22/12/2021
(WENDEL RIPARDO)
Existem muitas lentes pra essa mensagem, como diz Jostein Gaarder: "Tudo depende do tipo de lente que você utiliza para ver as coisas." Qual sua lente sobre este poema?
Avaliação*
Poema*
Olhando agora percebi que a palavra tenha eu digitei errado,então estou corrigindo, isso mostra que já estou praticando as suas dicas!
Tenha*
Porquê a pomba asa branca foi embora do sertão? Autor Marcelo almeida.
Foi porquê o chão rachou
E a terra seca ficou.
O umbuzeiro fruta não deu
Eo juazeiro morreu.
O açude secou e a água acabou , a sede chegou.
Asa branca voou, ,se picou e desapareceu do sertão.
Mandacarú não floriu,
Flanboiant também não
Carcará gavião se evadiu partiu foi caçar no estradão.
Jumentinho morreu pois água não bebeu, padeceu .
O gado só pele e osso ficou nada mais restou.
Até o leite da vaca secou.
E agora o que fazer ?
Se não tem o que dar para os bichos comer nem beber.
Então sertanejo gritou implorou pedindo ajuda pra Deus.
E gritou Deus por favor nos ajude mande água do céu para que a terra molhada possa ficar,para que se possa plantar.
E se a água do céu Deus mandar tudo voltará a ser como outrora era então.
O chão não mais rachará,pois a terra molhada estará.
O umbuzeiro fruta dará.
Juazeiro renascerá.
O mandacarú flirecerá.
Flanboiant colorirá.
Carcará gavião voltará a caçar.
Jumento não mais morerá!
O gado engordará,a vaca o leite dará.
Sertanejo feliz ficará e agradecerá.
E só assim a pomba asa branca en fim
Olá professor como vai a sua pessoa,mandei mais dois poemas para o sr avaliar, que Deus abençoe sempre amém! Boa noite.!
Fique à vontade para comentar e colocar aqui seus poemas. Porém, não tenho previsão de quando farei novo vídeo lendo alguns dos poemas.
Grande abraço!
Certo