"VANISHING", de Beatriz Valentim e Bruno Senune / Palcos Instáveis Segunda Casa

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 3 гру 2024
  • VANISHING é um encontro, uma peça em dois momentos, com dois intérpretes, dois discursos, onde cada uma de nós compõe uma partitura coreográfica para a outra, repetindo padrões, recorrências, organismos. A partir de reflexões sobre a efemeridade da dança e do ato performativo - “dance always vanishes in front of our eyes in order to create a new past” (André Lepecki) - pesquisamos sobre o gesto, presença vs ausência, aparecimento vs desaparecimento, contemplando as várias perda do que foi/já não é.
    Mergulhamos no quotidiano do corpo e da sua gestualidade particular, na observação contaminante do outro, nos espaços negativos em prosa, confundindo sujeito e objeto, mesclando ação e reação. Utilizamos o “olhar” enquanto iconografia de observação, pesquisa, procura, num diálogo ambivalente de conexão, domínio, rejeição.
    Ciclos do tempo - dia metamorfoseando-se na noite - como referência para representação/fracasso, captação da forma, impossibilidade da mesma, repetição, transformação, superabundância de movimento. Coreografar o invisível, destruir os ciclos: agora vês-me, agora não, desapareces para dentro de mim, desapareço para dentro de ti - tu que me estás a ver. Encontramos espaços intermédios: des-olhar, des-formatar, projetar desejos, pesadelos, pó. Presença em trânsito, em transição, numa constante demanda por lugares de pertença e memória.
    - Telma João Santos, Beatriz Valentim e Bruno Senune
    It must be nice to disappear, To have a vanishing act, To always be looking forward, And never looking back.
    - Lou Reed
    Coreografia e Interpretação: Beatriz Valentim e Bruno Senune
    Composição musical original e Interpretação ao Vivo: Pedro Souza
    Textos e Documentação: Telma João Santos
    Figurinos: Ana Isabel Castro
    Desenho de Luz: Mariana Figueroa
    Registo vídeo: Daniel Pinheiro
    Aconselhamento artístico*: Flávio Rodrigues
    Residências Artísticas: Teatro Campo Alegre*, A Gráfica - Centro de Criação Artística de Setúbal
    Cedência de espaço: CAMPUS, Companhia Olga Roriz
    Coprodução: Instável-Centro Coreográfico e Teatro Municipal do Porto*, A Gráfica - Centro de Criação Artística de Setúbal
    Apoio à Criação: Fundação GDA
    No âmbito do projeto Palcos Instáveis
    Mais em www.instavel.pt/vanishing

КОМЕНТАРІ •