Ih, mas isso ele fala abertamente há anos. E são sempre não-críticas, não-argumentos e baseados em falsificações históricas a Stalin ou Mao do mais puro senso comum. Incrível como conheço tanta gente incrível, do meu ciclo de amigos com síndrome de impostor enquanto o Henry comete tantos equívocos vergonhosos
Sinto falta de um bakunin, um Bruno Bauer, um Proudhon ou alguma figura oposta ao marxismo minimamente seria e embasada, Henry bugalho, Gabriela Prioli e Cia são figuras de "esquerda" fraquíssimas.
Num mundo pragmático onde vc precisa sobreviver, o marxismo é um fracasso. O ser humano não é uma instituição, lutar por uma melhoria q vc pode nunca chegar a ver, não passa de apelação. Quando o socialismo vai ser implementado? Quando o comunismo vai ser implementado? Henry bucetalho tem uma certa "lógica". Coisa q o Bob's Manual não tem, e ainda critica.
Ele dá um definição de filosofia que na verdade tem a ver com linguagem e conceitualizacao. É ridículo, parece que ele aprendeu filosofia do ensino médio e só, vide o platonismo que sim trata apenas dos universais.
Pelo contrario, esse vídeo é tão ridículo quanto o vídeo do Paulo Kogos refutando o Elias Jabour kkkkkk Durkheim, não é um teórico do conhecimento como Husserl. O Jones cria um espantalho chamado Gabriela Prioli, para chamar outros filósofos de simuladores, isso é uma falácia logica chamada de generalização simplista. O engraçado é que o Jones não nega o uso desta falácia, mas a defende como valida pois ele não é positivista kkkkkk. Alias no primeiro dia de aula ja dizem que a filosofia não tem único conceito , falam em FILOSOFIAS kkkkkkk. É muita arrogância querer ser o cara que tem o conceito definitivo da Filosofia kkkkkk. O que o Jones faz para refutar? Usou a estratégia olavista "Acuse o seu adversário de fazer o que faz", então o Jones diz "Eu chamei filosofo de simulador, mas o Henry diz que marxista chama os outros de burro". Isso é um a falácia conhecida como tu quoque.
O raciocínio e a lógica do Jones Manuel tem mais Racionalidade, sensibilidade e Verdade social e realidade cultural do que as opiniões pessoais liberais e os comentarios enviesados e aculturados do Henry Bugalho e Gabriela Prioli juntos! Sao realmente Pseudo Intelectuais Simulacros Coaching de conhecimento!!!
@@JonesManoel Jones, você refutou algumas das opiniões de Henry, no entanto, tergiversou sobre o ataque gratuito, sem provas, que fez ao Cortella, Clóvis, Karnal, etc, acusando-os de simuladores de conhecimento. Ao invés da acusação, mais interessante seria reagir a vídeos dos mesmos, mostrando onde e como ocorrem a simulação e outros vídeos quaisquer em que isso não ocorra.
@@senantoniopq ai acho q nesse momento a proposta nao era bater no que eles tavam falando mas sim oq eles representam nessa questao da simulacao do conhecimento. o video era sobre a questao cultural
CAMARADAS, segue dicas de leitura. Antes disso. Uma pequena correção: Aos 8 minutos e 03 segundos, era para ser Filosofia Política e falei Ciência política. Dicas de leitura O estruturalismo e a miséria da razão de Carlos Nelson Coutinho (o livro tem erros na crítica a Foucault e Althusser, mas é bom mesmo assim). O que é dialética? De Leandro Konder. O que é filosofia? De Caio Prado Jr. (livro com problemas também, mas bem útil). Dialética do concreto de Karel Kosik. Método Científico: uma abordagem ontológica de Ivo Tonet. O método da economia política de Karl Marx. As aventuras de Karl Marx contra o Barão de Münchhausen de Michael Löwy.
O livro do Ivo Tonet é péssimo! Apresenta diversos erros, sua abordagem dos problemas científicos é anacrônica e seu texto parece mais um panfleto contra o que ele chama de neo-iluminismo (sic) e o "stalinismo". Quem quiser estudar tópicos de Ontologia, recomendo Tópicos de Ontologia Analítica (Krause), Temíveis Tigres Invisíveis (Dutra), História, Ciência e Linguagem (Maia).
Faltou a melhor parte no final do vídeo quando ele usa a msm escala de democracia da Renata Barreto. Sim, aquela msm escala liberal que foi solapada pelo Elias Jabor no Inteligência LTDA. Esse Bugalho se diz Social Democrata, mas é só mais um liberal safado disfarçado de progressista. E pq será que ele defende toda essa galera? Pq ele tbm "explica" os fenômenos sociais e todo debate político com argumentos de livros de autoajuda, bem como Prioli & Cia. Logo, teme que pode ser o próximo a ser desmontado e fique sem público e, ao mesmo tempo, aproveita toda discussão em alta pra ter MAIS visualizações e crescer. Pode ser burro em filosofia, mas é um oportunista muito esperto.
O engraçado que o primeiro canal comunista que eu tive contato foi indicação do próprio Henry, que foi o Tese Onze da Sabrina. Dai fui conhecer Rita von Hunty e outros. Com o tempo fui perdendo interesse nos vídeos do Henry. Me lembro dele falar que comunismo é uma utopia, mas hoje vejo que utopia é acreditar que pode haver conciliação entre a burguesia e o proletariado
Se comunismo é uma utopia o que é a democracia (do povo, pelo povo e para o povo)? Disse um historiador da filosofia inglês que a utopia não deve nos paralisar, mas servir como estímulo para busca de transformação.
@@ibsfabisentão você está falando que marx ficava filosofando sobre o que é o comunismo? Me poupe. Marx criticava esse tipo de abordagem utópica. Marx Zé distingue dos proto comunistas que idealizavam um tipo de mundo sem analisar as contradições materiais. Marx não fala sobre comunismo e sim sobre o capitalismo. Falar sobre comunismo é utopia.
assistia muito o henrry, para aprender sobre debates, me ajudou muito a perceber os perigos do bolsonarismo, porem hj em dia não desce mais, a esquerda liberal me parece muto elitista intelectual e cultural
Ele inclusive tava numa crescente no canal dele e agora ta estagnado. Ele acha que a resposta pra todos os males do mundo é a social democracia aplicada a republica liberal e institucional, enquanto o mundo pega fogo.
Cheguei mais rápido que o Bugalho bloqueando tu, Sabrina, Humberto e etc depois de receber réplicas qualificadas sobre as abobrinhas que falou da esquerda radical e marxistas no Twitter, uns anos atrás!
Henry Bugalho foi a razão pra eu deixar de seguir Henry Bugalho. Tem uma série dele sobre falácias e outras bonitezas lógicas muito bem feita. Mais didático que o semestre de Lógica I que fiz na USP. Daí vi um monte de vídeos dele que o Henry usa falácias definidas na série dele pra defender ou refutar ideias. Veja bem... Lembrei também do Jessé Souza, que deixei de seguir quando o ouvi falando que não leu um artigo do Jones que ele tava atacando. Inclusive atacou o Jones pessoalmente, baseado em não acompanhar, não conhecer e não ter visto. Segunda vez, Jones!
O raciocínio e a lógica do Jones Manuel tem mais Racionalidade, sensibilidade e Verdade social e realidade cultural do que as opiniões pessoais liberais e os comentarios enviesados e aculturados do Henry Bugalho e Gabriela Prioli juntos! Sao realmente Pseudo Intelectuais Simulacros Coaching de conhecimento!!!
Eu tinha uns 13 anos na época, achava ele legalzinho, mas depois foi me irritando Ele parece fã da Marvel no cinema, assisti o novo homem aranha e lá estava ele "É O HOMEM ARANHA DO JOGO" "O PETER DO TOBY MAGUIRE" "O DONALD GLOVER" e lá estava Henry Bugalho "falácia do espantalho" "ad hominem"
O Henry Bugalho fez o papel dele refutando a extrema direita nos tempos de maior escuridão, mas, com a ascensão dos comunistas na internet, os limites dele ficaram evidentes, pois ele faz críticas vazias sem abordar luta de classes, assim como os outros que o Jones mencionou.
a esquerda ibis ( simuladora de conhecimento ) tem um problema sério com pessoas pretas, os caras tem mais energia pra atacar o Jones e até o Load Comics do que fazer contra posição ao bolsonarismo.
@@cesarbaptistadasilva9542 O que o Jones faz para refutar? Usou a estratégia olavista "Acuse o seu adversário de fazer o que faz", então o Jones diz "Eu chamei filosofo de simulador, mas o Henry diz que marxista chama os outros de burro". Isso é um a falácia conhecida como tu quoque. Taí o teu inteligente.
@@luizcdocarmo44min de vídeo e tu quer mensurar a "inteligência" do mano com base apenas nessa única pontuação?!!! Escute oq o cara fala e reflita sobre o tema, ao invés de querer subjulgar o intelecto de quem fala.
@@chillmusic Durkheim não é um teórico do conhecimento como Husserl. Falar que Gabriela Prioli não sebr conceituar tradição não vai provar que os outros filósofos são simuladores, isso é uma falácia logica chamada de generalização simplista. Falar que uma generalização simpista é valida por o marxismo permite varias intrepretações do facismo não vai provar que filosofos são simuladores. Jones Manuel não é o detentor do conceito definitivo da Filosofia e do ato de filosofar. Reflita sobre isso.
A definição de filosofia do Henry Bugalho só não é mais pobre que o ataque aos marxistas que ele faz. Eu acho que doeu demais ele ser um dos simuladores de conhecimento e não ter seu nome citado entre os outros.
A minha hipótese é que nos últimos 17 anos a popularização da filosofia, primeiro no Fantástico, depois na Internet, criou colateralmente um mercado de palestras, algumas muito bem remuneradas por empresas. Para fazer parte desse mercado bastante cobiçado é preciso falar sobre tudo. O próprio Karnal já reclamou publicamente dessa obrigação. Meu bom e velho orientador na filosofia, algumas vezes, preferia dizer “esse tema eu não domino”. Talvez a Gabriela e o Henry tenham sido seduzidos por esse mercado e precisem, por isso, defender uma fórmula que dê conta dos prazos e exigências de quem se decidiu por esse caminho. Isso inclui uma superficialidade genérica que seja palatável aos departamentos de RH de grandes empresas.
@@allef4790 Tudo começou com um programa no Fantástico onde a Viviane Mosé tentava explicar o pensamento de um filósofo em cerca de 1 minuto. Acho ela muito bacana, mas era Missão Impossível. 😆 O ano era 2006.
Em pensar que um dia já assistir o Henry, hoje tá bloqueado, pois não há mais base material pra escutar "belas" palavras. ainda bem que evoluímos na busca pelo conhecimento.
Meus Deus, menino! Se valorize vai estudar. Cuidado esses caras só enrolam. Sobre política veja Eduardo Moreira. Tb N gosto da Gabriela, acho 😊o Helder Maldolado mais informado.
Tirou as palavras da minha boca. Eu tenho mestrado em direito político econômico e estou aqui anotando tópicos para relembra sobre teoria geral do estado. Como é bom encontrar essas bolhas de conhecimento.
Mesma coisa comigo, eu já não gostava dele... Daí eu resolvi dar uma chance, mas logo me desinscrevi no canal pq não deu pra tankar... Ele é muito raso.
Acabei de comentar a mesma coisa. Pior q eu até tinha um certo preconceito quando o UA-cam começou a recomendar vídeo dele, tem uns anos isso. Eu vi na época alguns, resolvi me inscrever no canal, mas não durou muito mesmo. Dá não
A verdade é que quando o Henry infartou, a Gabriela do nada se ofereceu para ser uma das colaboradoras do canal dele gravando enquanto ele se recuperava para não perder engajamento, assim como.A Nilce e outros influencers. Mas a Gabriela era a mais famosa e eu lembro como ele ficou todo bobo falando que ela mandou mensagem pra Denise pedindo para gravar. Considerando a tendência que as pessoas têm de serem gratas e coerentes, ele tá dando nó em pingo d'água para justificar a Gabriela que no fim das contas, certa ou errada, foi muito pedante e deselegante na forma como se expressou com a Astrid.
Agora tô lembrando disto, ele infartou, e na época eu pensei, nossa tão novo, e antes dos vídeos que dele falando sobre política, o casal, Bugalho e Denise, viviam postando vídeos sobre comida e a maioria era de fast food, enfim, desviei o assunto, mas lembrei disto com o seu comentário
Você tá falando que ele só tem essa opinião por uma suposta gratidão da época de adoecimento? Mas Bugalho não é liberal (disseram inclusive acima)? Se for realmente esse liberal malvadão, não faria sentido ele ter esse tipo de argumento?
@@RAhWlVe isso é do ser humano, bonzinho ou malvadao. Necessidade de ser coerente. Você já deve ter passado por isso na sua vida. Num momento difícil alguém ter feito algo simples que para você significou muito. Você, até inconscientemente, faz o que puder por essa pessoa. O ser humano tem essa necessidade de ser coerente. Eu vejo isso nos malabarismos do henri. Inclusive uma certa raiva que ele dirige pro Jones Manuel que ele não dirige, por exemplo, para aquele professor da USP que esqueci o nome (lembrei, Giraldeli), que difamava ele o tempo todo e foi até processado pelo henri. Eu acho sim que ele tá passando muito pano para Gabriela por afeto e gratidão.
rapaz tbm acho que o Jones argumentou bem, mas a forma de falar "amassou" denota uma ideia de que é um jogo de aparencias mas que tenho certeza que nao é o que o Jones faz, ele reforça isso no video e vocês não aprendem, então isso é uma autocritica necessária, o objetivo é criar conhecimento e trazer um potencial público do henry para aprender e quem sabe ficar aqui, não pra botar públicos pra se enfrentar como se fosse disputa de youtuber, isso é razo
O que o Henry diz sobre a relação do todo e das partes, sobre a função da filosofia, tem sustenção fenomenológica em Merleau-Ponty. O problema mesmo ao me ver é essa passassão de pano pra essa galera que, gostando ou não, por vezes, se aproximam mais da auto ajuda e coach que da filosofia. Deixamos muitas vezes de conhecer Marilena Chauí, Vladimir Safatle, Davi Kopenawa, filósofos e teóricos fortes e brasileiros, e acaba se recomendando midiaticamente um Pondé da vida... É lamentável. Nesse sentido, concordo com Jones.
Qdo tive contato com conteúdo do Henry percebi no mesmo instante q ele era igual a essa turma q vai do Karnal a Priori. É por isso que ele se doeu. Esses caras falam coisas óbvias, jogam umas informações históricas pra embasar os "argumentos" sobre o que eles estão "filosofando" e no final não concluem nada. Só em uma sociedade como a nosss, onde a maioria das pessoas não conseguem pensar por conta própria que pessoas como essas ganham projeção e relevância. Obrigada pelo aula Jones.
ele prefere desqualificar toda a filosofia falando que a priolli filosofou, do que só falar que ela é uma relativista kkakakaka ai ai essa esquerda liberal n dá
o cara meteu que a Astrid estava sendo CONSERVADORA e veja ela nem reclama da entrada bruta mas que essa entrada bruta prejudica artistas regionais ligados ao evento, os bonitos com cachê de 1milhão não são ligados.
Era isto que eu percebia dele, um argumento vazio, ele fala fala e não fala nada, não comunica nada... Ele ganhou bastante visualização quando o tal Nando Moura o atacava na época da eleição de 2018.
@@professormoreira6232, entendo que você está legitimamente preocupado com o Olavismo e talvez com charlatanismo (mais comum nas redes). Mas, apesar disso, acho que você deve concordar que se uma pessoa passou décadas estudando diversos autores filosóficos, e levantou suas próprias ideias num diálogo com a história da filosofia, essa pessoa poderia a princípio ser considerado um filósofo. Bom ou mal, mas um filósofo de todo modo. Porque filosofa todo aquele que estuda e dialoga com a história da filosofia, e esse status só se confirma se o estudo é levado por décadas e as ideias que apresenta têm estrutura lógica e argumentativa. A maioria dos filósofos da história não foi formado em um curso chamado "filosofia", mas todos estudaram muito e dialogaram com outros filósofos ao transmitir suas ideias. Alguns desses, inclusive, são considerados filósofos ruins, mas a incompetência não retira a natureza filosófica da sua atividade. Por outro lado, a Universidade é uma instituição à parte. Ela pode ter ou não ter comprometimento com filósofos, dependendo, talvez, de orientação política, ou religiosa, ou outra qualquer. Um formado pode ser bom ou mal professor de filosofia, mas sem escrever suas próprias teses originais, seria estranho reconhecê-lo "Filósofo". Nisso acho que com certeza concordamos. Agora, eu penso ser uma rua sem saída para a filosofia em geral a nossa resistência em reconhecer como "filósofo" seja o formado em filosofia, seja o estudioso que está fora da universidade. Talvez isso aconteça porque queremos dar por "filósofo" apenas aquele que imaginamos ser o "bom filósofo" ou, pior, o "filósofo que afirma exatamente aquilo que eu já concordo ou que gostaria de concordar". Isso seria um erro nosso.
O problema não está na existência, ser ou não ser filósofo. O problema é não ter compromisso filósofo com a reflexão. Até eu sou filósofo, quando me proponho e enquanto trabalhador , como Gramsci colocava . Pois todos nós somos capazes de sair da realidade empírica e abstrair, intuir a realidade. A classe trabalhadora tem como arma da crítica a filosofia. Quando não se tem o compromisso com a reflexão filosófica, o que se tem é uma pessoa com diploma ou não, mas sem pensar o conhecimento e as coisas do mundo.
Quem dera tivessemos na esquerda atual figuras como o Proudhon, Bruno Bauer, bakunin etc, a única esquerda que presta hoje e a marxista mesmo, de resto é só um bando de liberal e neo-liberal pseudo-progressista, nem ao menos são reformistas, são o pior tipo de "esquerda".
Esperei passar o período junino para falar sobre a questão da perda de identidade cultural no Nordeste. O São João, as festas de junho de maneira geral, é a representação mais autêntica da cultura nordestina. Claro que já herdamos dos portugueses, principais colonizadores aqui por estas bandas, a tradição em festejar os Santos Antônio, João e Pedro, e acrescentemos neste caldo a cultura africana e - principalmente - a indígena (mais forte no interior nordestino) com o símbolo principal das festividades: o milho. Pois bem, mas, agora, parte da população, os mais jovens, vamos ser sinceros, decidiram que a “cara“ do São João nordestino é um Gustavo Lima ou um tal dj Alok... Ai do gestor público que não trouxer como atração principal estes elementos que em nada, rigorosamente nada, têm laços culturais ou étnicos com o Nordeste brasileiro. São de outra raiz, de outra cepa (nunca mais tinha ouvido esta palavra que ficou popular durante a pandemia), de outra categoria musical (muito discutível, por sinal) e não mostram qualquer interesse na região, a não ser abocanhar 500, 900 mil contos em cachês pagos pelo erário. Que estes sujeitos façam seus “shows“ em outros cantos durante este período sagrado para muita gente e deixem as nossas festas em paz. Ao mesmo tempo, temos conhecimento do que faz este tipo de cantiga fazer sucesso. O sucesso é garantido entre milhares de divulgadores, plataformas e redes sociais. Nem precisam mais de rádios, que até democratizavam um pouco a divulgação de artistas de todo o país, mas, sim, somente de esquemas prontos, industrializados, saídos aos montes a cada mês para “bombar“ em tudo que é lugar e entupir nossos ouvidos mesmo sem escolhermos isto. É o totalitarismo deste tipo de “música“.
@@OCachorroLoucoDoComuniiiiismoTem excelentes grupos/bandas por 15 a 30 mil. Imagine, 30 bandas e dobra dinheiro p o amendoim. Sou da área técnica som, uma vergonha aqui na minha região ofereceram 800,00 para bandas e 400 mil para Amado batista e outro lá sertanejo nada ver. Vergonha.
Dica: não esqueçam da responsabilidade dos gestores, dos lobbystas, sigam o dinheiro, é o principal rastro e caminho. Analisem o orçamento anual de um município e comparem o valor orçamentário com os valores injetados nestes shows sertanejos, tem muita empresa, lobby e políticos corruptos por trás dessa ascensão de shows sertanejos milionários.
Comecei a ler discordando de você, más o final do seu texto foi muito assertivo. Os escritórios que comandam o sertanejo (se é que aquelas bachatas e outras coisas que eles cantam podem ser chamadas de sertanejo) tem muito dinheiro pra empurrar, aquelas porcarias, goela a baixo da população. O que eu discordo é sobre a culpa dos jovens, pois quem contrata são os prefeitos e secretarias.
Caí de paraquedas em seu canal ontem e você está de parabéns por conta de sua teoria triunfal sobre os Simuladores de Conhecimento 😂! Nunca tinha ouvido ninguém usar essa expressão, então imagino que seja de sua autoria essa coisa maravilhosa que tantos de nós nunca souberam nomear!🎉 Em 2020 eu fiquei embasbacada com o “sucesso” da Gabriela Prioli por conta dos debates da CNN. E não digo isso por conta do meu posicionamento político não! Eu já tinha visto um vídeo do canal dela em 2019, sem saber quem ela era ou o que fazia, e muito menos sabia o posicionamento dela na época. Eu vi um mero vídeo dela sobre livros. E nunca mais voltei ao canal, já volto a esse assunto. Inclusive, nem sabia que este canal aqui era de esquerda e que, pelo que vejo, muitos dos seus seguidores e talvez você sejam adeptos ou estudiosos do comunismo. E nem me importo, eu sou capaz de apreciar um bom vídeo, um bom conteúdo e sigo pessoas com opiniões diversas às minhas em qualquer sentido, desde que não seja um Simulador de Conhecimento 😅 ou um “maria vai com as outras”. E por isso fiquei tão surpresa: vejo que você e seus seguidores não passam pano para Prioli, e nem são ludibriados pelo discurso “pega leso” dela, que você expôs tão bem aqui (somente firulas que podemos adaptar a qualquer tema). E já vi tanta gente que parece ter um bom senso tremendo (principalmente aqui no UA-cam) mas, somente por ser de esquerda, fica endeusando a Prioli e tentado nos convencer de sua inteligência… Talvez essa moça seja inteligente em sua área de conhecimento, mas quando o assunto foge da sua alçada, ela relativiza tudo, ou fala “nada com nada”, só repete as expressões batidas que até os acadêmicos mais originais já tentam evitar em suas palestras (“bebe da fonte”, “meu juízo”), somente para enganar os lesos ou já tentar intimidar a contraparte (nesse caso, a Astrid). Mas Astrid continuou firme em sua opinião, falando da sua vivência e SIM, da sua preferência pelas festas de São João tradicionais. E qual a opinião da Prioli? Qual sua preferência? Nenhuma. Só desmereceu a da Astrid. Falou e falou, mas só deu voltas e voltas. Isso acontece com quem usa essa tática professoral fora de ambiente acadêmico. Fora da academia, aquilo não tem propósito ou objetivo, e por isso ficou sem sentido. E ela provavelmente deve fazer isso até em mesa de bar. Mesmo efeito de fazer em um programa de tv informal como o Saia Justa: inadequado, sem resultado concreto, arrogante e até patético (pra quem não se engana com esses discursos). Voltando a 2019, caí de paraquedas no canal dela em um vídeo sobre os livros favoritos da vida dela. Naquela altura, eu já sabia esperar um pouco antes de sair seguindo vários canais literários (eu inocentemente pensava que ela era uma Booktuber). Antes de começar a seguir, eu via pelo menos uns 5 vídeos dos canais que ainda não conhecia, pois já tinha aprendido a não cair na lábia daqueles Booktubers que passam o vídeo todo só dizendo “amei, incrível, maravilhoso”, sem saber explicar a sua experiência com o livro. A gente não espera uma crítica literária, esse não é o foco de quem segue esses canais (nem deveria ser). Mas a gente espera que no mínimo a pessoa possa nos dizer porque ela gostou ou não de um livro! No caso da Prioli, vi o vídeo até o fim, mas já foi o suficiente para não dar as outras 4 chances. Além a superficialidade já mencionada acima, após repetir as mesmas firulas (e adjetivos) para cada livro, ela fez algo que me deixou assustada, e por isso lembrei dela um ano depois, quando começou a aparecer nos debates da CNN… Ela finalizava sua “opinião” sobre cada livro lendo um trecho escolhido e dizia, tanto antes como após lê-los: “Quando vocês lerem esse trecho aqui, IRÃO lembrar de MIM”. Confesso ter ficado embasbacada com o teor potencialmente narcisista daquele vídeo… 😂 Estou falando do “vídeo”, quem sou eu pra definir e supor qualquer coisa sobre a dona do canal. Eu era uma mera leitora em busca de conteúdo literário. Será que os seguidores dela lá a consideram também uma autoridade em Literatura Mundial? 🤔🤔🤔
Vi o vídeo do canal, depois vi o do Henry e achei exatamente o que foi trazido aqui: pareceu mais um ataque ao Jones do que uma pensata honesta sobre o tema - inclusive porque Henry começa o vídeo dizendo que 'analisará' DOIS vídeos (sendo um deles o do Galãs Feios, que é parcamente mencionado) e só sobrou para o do Jones mesmo. Ainda estou refletindo sobre todas as caracterizações feitas, mas, no final das contas, após as derrapadas em contra de Jones, parece que Henry está defendendo tudo o que ele quer/tem buscado ser: ganhar (muito) dinheiro falando palavras que todo mundo quer ouvir e sair como intelectual coerente e acessível, como boa parte dos nomes citados no vídeo do Jones faz. Mas viva o debate! 👏🏽👏🏽👏🏽
Quero aprender a manter a calma e racionalidade que o Jones tem ao rebater uma pessoa que desonestamente o ataca. Parabéns pelo posicionamento, camarada. Postura excelente
tenho um amigo que conhece ele e sempre diz que o conhecimento dele eh mediocre... eu antes ate seguia ele, mas com pouco tempo da pra ver que ele so esta ali pra monetizar e nada mais. Quando ele fala de alguem assunto que conhecemos, ai da pra perceber quao razo ele eh.
acho ele útil a introdução pra direita liberal ao qual muita gente cresce nesse contexto, tipo eu, então acho ele limitado mesmo porém útil para uma construção de conhecimento, para quem vem da direita liberal pode não parecer mas é um enorme avanço aprender algo com o Henry, veja, não to dizendo que ele é suficiente, to dizendo que ele tem uma contribuição para a esquerda que no meu ver foi importante pra eu estar aqui como alguém que hoje está com vendo Jones Manoel
@@ZeComuna te entendo, mas pra mim o problema eh que, nao da pra saber das coisas que ele fala, o que levar em consideracao e o que nao levar, pq ele segue o msm modelo q um "coach" modinha no brasil.
O marxismo brasileiro preto, elegante, sem ranço academicista e com precisão conceitual. Genial trabalhar “coisas” da “superficialidade erudita” branca do sul-sudeste e oferecer um adensamento prazeroso de seguir… Sinal de generosidade além de verdadeira erudição. Parabéns e obrigado!
Caramba Jones o áudio desse vídeo ficou muito melhor! Parabéns pelo conteúdo e fica o elogio pela melhora na qualidade de áudio e vídeo! Forte abraço camarada
@@donildo1917 é que o cancelamento de ruido é realmente artificial, não é a mesma coisa que ele tivesse numa sala/quarto sem eco, mas foi uma boa alternativa
Henry Bugalho, Gabriela Prioli e o Atila Iamarino é a santíssima trindade dos tudólogos do UA-cam que acham que podem palpitar por tudo só por terem mestrado no currículo.
Que vergonha ser biólogo e comunista e ver o Atila nessa lista - e concordar com ela. Ele é um excelente biomédico, mas fala cada absurdo. O vídeo dele sobre ideologia é um crime! Outro sobre a Amazon é ridículo. Nossas universidades estão lotadas desse Positivismo ridículo e acrítico.
@@renatomism quando cada um deles sustenta argumentações de suas aéreas de "especialidade", me parece que não fica só no simulacro. Atila como microbiologista é ótimo, Prioli com assuntos de direito, até o Karnal é excelente quando fala de história da América, mas quando saem disto... não tenho dúvida que é simulação de conhecimento para alimentar discussões rasas de youtube e agradar a audiência. Percebi isto quando o Atila entrou no meu assunto de mestrado e doutorado num vídeo... não sabia o que tava falando, e acabou falando bobagens por desconhecimento!
@@renatomismmas positivismo é uma posição filosófica também. Você pode concordar ou não. O que nao pode é chamar de crime. Discordâncias existem no campo da filosofia. Seria o mesmo de Kant chamar o racionalismo Cartesiano de crime sem argumentar contra os erros do conhecimento puro. Mermao, não é assim que a banda toca não. Acha errado? Argumente.
Jones, eu entendo com carinho sua resistência a fazer vídeos resposta. Porém, você conseguiu ser muito didático, respeitoso e trazer muita informação, o que agrega bastante. Acredito que seria interessante ter mais vídeos assim no canal até para atrair um público maior. Os camaradas merecem ter você como "o outro lado da moeda", junto com Gaiofato, Ian Neves e outros. Você ensinou muito!!!!
Eu concordo. A Filosofia, em muitos casos, busca compreender coisas bastantes específicas, singulares. Se o objeto da filosofia é a existência em todas as suas dimensões, não dá pra compreender as coisas apenas a partir do que elas possuem em comum. As coisas particulares também precisam ser compreendidas. O Espinosa, por exemplo, faz isso em sua teoria do conhecimento. Há o segundo gênero de conhecimento que abarca as noções COMUNS e o terceiro gênero de conhecimento, mais "perfeito" (no entanto, o segundo gênero é necessário para o terceiro), que compreende o que há de SINGULAR nas coisas, nas relações. Desse modo, se vai do particular ao todo, do todo ao particular. Não fica-se apenas no genérico. A maioria dos conceitos genéricos são falsos universais...
Eu acompanhava o Hernry ate o fatídico dia em que ele defendeu a fotografa daquela capa de revista que simulava um tiro em Lula, ali eu vi que nao fazia sentido segui- lo ja que nao compartilhamos das mesma ideias.
Ali foi mesmo a gota d'água, mas eu já tava me afastando, em muitas argumentações ele fala fala e não diz nada, uns 10 minutos de vídeo inútil, não preciso acompanha-lo para pensar como penso, o que eu busco é movimentação, provocação, movimentar o meu conhecimento
"É difícil dar-se uma definição genérica de filosofia, já que esta varia não só quanto a cada filósofo ou corrente filosófica, mas também em relação a cada período histórico. Atribui-se a Pitágoras a distinção entre a sophia, o saber, e a philosophia, que seria a “amizade ao saber”, a busca do saber. Com isso se estabeleceu, já desde sua origem, uma diferença de natureza entre a ciência, enquanto saber específico, conhecimento sobre um domínio do real, e a filosofia que teria um caráter mais geral, mais abstrato, mais reflexivo, no sentido da busca dos princípios que tornam possível o próprio saber. No entanto, no desenvolvimento da tradição filosófica, o termo “filosofia” foi frequentemente usado para designar a totalidade do saber, a ciência em geral, sendo a metafísica a ciência dos primeiros princípios, estabelecendo os fundamentos dos demais saberes. O período medieval foi marcado pelas sucessivas tentativas de conciliação entre razão e fé, entre a filosofia e os dogmas da religião revelada, passando a filosofia a ser considerada ancilla theologiae, a serva da teologia, na medida em que fornecia as bases racionais e argumentativas para a construção de um sistema teológico, sem contudo poder questionar a própria fé. O pensamento moderno recupera o sentido da filosofia como investigação dos primeiros princípios, tendo portanto um papel de fundamento da ciência e de justificação da ação humana. A filosofia crítica, principalmente a partir do Iluminismo, vai atribuir à filosofia exatamente esse papel de investigação de pressupostos, de consciência de limites, de crítica da ciência e da cultura. Pode-se supor que essa concepção, mais contemporânea, tem raízes no ceticismo, que, ao duvidar da possibilidade da ciência e do conhecimento, atribuiu à filosofia um papel quase que exclusivamente questionador. Na filosofia contemporânea, encontramos assim, ainda que em diferentes correntes e perspectivas, um sentido de filosofia como investigação crítica, situando-se portanto em um nível essencialmente distinto do da ciência, embora intimamente relacionado a esta, já que descobertas científicas muitas vezes suscitam questões e reflexões filosóficas e frequentemente problematizam teorias científicas. Essa relação reflexiva entre a filosofia e os outros campos do saber fica clara sobretudo nas chamadas “filosofia de”: filosofia da ciência, filosofia da arte, filosofia da história, filosofia da educação, filosofia da matemática, filosofia do direito etc." H. Japiassu, D. Marcondes.
Mais o jonas falou isso que a filosofia não e so lerolero e oq vc falou ele falou qu filosofia tem muita ária e o bugalho que não falou do tema e ser perteu e vicou na cara que ele estava pacivo agressivo que não teu pr ENTENDER nada dele tando que eu endentir agora com o jonas
Sempre quando eu assisto o Henry, me dá a impressão de que ele faz "sucesso" porque falta o básico pro povo brasileiro. Veja, eu não sou nenhum acadêmico nem nada, mas sempre sinto que o Henry nunca sai do superficial que, pra muita gente já é grandes coisas.
Henry está preocupado com a sobrevivência dele. Sobrevive de fazer vídeos todos os dias. Ele precisa criar pauta pra isso. Quem está lutando por sobrevivência, se sujeita a tudo.
Me irrita esse negócio de apresentar um conceito profundo de forma simplista e grosseira com a desculpa de que "é para quem não fez faculdade entender",como se não ter feito faculdade de torne automaticamente burro e merecedor apenas daquele "saber" razo
Como graduado e professor de filosofia na rede pública só tenho a concordar contigo. O Bugalho além de deixar a desejar na consistência argumentativa presta um desserviço à filosofia e ao pensamento público defendendo estes novos sofistas que tornam os debates mais rasos alimentam a falta de crítica e conformidade ao estado de coisas.
Jones,tbm senti que ele não quis responder a você mas sim atacar, principalmente porquê você não citou ele no vídeo que você fez sobre a fala da Priole, simplesmente ele decidiu apenas tomar as dores dela e das pessoas que vc citou. Enfim, atualmente o Henry tá adorando polemizar as coisas.😂😂😂😂
Porque eles são migos. A prioli fez vídeo no canal dele quando o Henry foi parar no hospital e ficou um tempo afastado. Ali ele demonstrou certa admiração por ela. Creio que rola uma baita identificação com a tchurma.
De pensar que em algum tempo da minha vida eu segui o Henry bugalho. Não foi lá por muito tempo pq não demora muito pra perceber que muitas reflexões dele são bem rasas mesmo. A prioli foi parecido, mas eu ainda acho que no campo do direito ela tem um bom domínio, até ciência política talvez. Quando ela entra na seara de filosofia sociopolítica…
agora eu entendo. Quando eu escuto o bugalho eu sinto um alivio como se as coisas já estivessem certas e encaixadas nas suas caixas e eu sou preciso absorver. Agora quando eu escuto o jones eu sinto uma inquietação de que eu preciso aprender mais e que eu preciso saber de onde e como ele construiu o argumento é como se ele me convida-se: ei se liga nessas ideias dessas pessoas vai la ler
No curso de filosofia, mais especificamente numa disciplina de Epistemologia, lemos um livro chamado Fear of Knowledge que trata desse exato mesmo assunto, relativismo. A noção de que todas opiniões tem o mesmo valor pois são subjetivas, ou que existem "conhecimentos" diferentes. Vale a leitura pra quem quer se aprofundar um pouco no que o Jones trata no vídeo.
Ah que massa isso 😂. Eu tenho as minhas opiniões, e são mesmo algumas bem contrárias ao do Jones. E assisto também o Bugalho, e quando vi esse vídeo dele, enquanto eu via, pensei na hora: "bahhh, isso não vai dá certo. O Jones é brabo, o bicho vai responder, e não vai ser bonito"! Hahaha, dito e feito! Valeu internet.
Adorei este vídeo. Agora sim entendi muito melhor. Vídeo longo, mas que a gente nem sente. Com fundamentos muito mais fáceis de entender. Valeu Jones! Mais vídeos por favor!!!
O vídeo original do Jones diz que o argumento da Prioli se aplicaria a palmitos... É muito não querer entender da parte do Henry, porque é difícil acreditar que é não conseguir entender. Usar definições genéricas não tem nada a ver com a história.
O Bugalho realmente não debate, ele faz uma espécie de malabarismo discursivo, ele usa da Simulação do Conhecimento para tentar contra argumentar Simulação do Conhecimento. Ele foi lá pra Itália fascista pra refutar a simulação de conhecimento, fez uma análise muito rasa sobre o lance da tradição do futebol. Dá pra contestar boa parte da narrativa dele nesse vídeo. Além de ser incompetente na argumentação, ele foi bem desrespeitoso mesmo
Nossa, tem anos que não vejo um vídeo tão grande, mas valeu pelas explicações... Vc estando certo ou não já te parabenizo por sua atitude e comportamento. Grande abraço!
Cara, o Henry Bugalho nem mora mais no Brasil, não gosta do Brasil. Hj ele tem esse canal pq é um negócio. Lá na Europa ele não tinha reconhecimento como tem no UA-cam brasileiro.
mas é claro que é um negocio, o cara só fala de fofoca do dia, e se vende como filosofo, isso passa impressão de autoridade para público, só vejo discurso superficial no quesito política, o objetivo é defender as instituições burguesas como se tivéssemos algum poder imaterial para isso.
Perfeito vídeo, Jones! Acho engraçado o formato dessa galera que, quando te responde, picota teu vídeo todinho, passa apenas um trechinho e já parte para uma verborragia de interpretações próprias KKKKKKKKKK É apelar demais pros preguiçosos para tentar passar algum tipo de credibilidade...
Tô adorando esse ping pong entre vocês. A gente consegue aprender com a abordagem dos dois. Oia, recebi agora, agorinha 😅 uma notificação do vídeo novo do Bugalho respondendo a esse vídeo teu. 🫶
Рік тому+20
Esses simuladores do conhecimento parecem uns Chat GPTs humanos. só gerador de lero lero, pensar q é bom...
Eu cheguei a acompanhar o Henry no começo do canal dele, mas depois de poquissimo tempo começei a em incomodar pq os videos dele de 15m pareciam uma eternidade e eram mtas vezes um gerador de lero lero e etc. Naquela epoca eu achava que era pq o conteudo dele (Henry) era denso mas dps de um tempo eu mudei de opinião e hj acho que é so enrolação, consigo ver video do Jones de 44m tranquilamente (n significa q o conteudo seja simples ou facil) ou até os reacts de 2h do Tio João, Humberto e etc. Enfim, gostei do video do Jones, achei mto educado e o audio ta mto bom também, gostaria de ver mais videos assim.
nunca o Henri fazendo video de 44 min... no primeiro video o Jones ficou quase 4 mim falando da importância econômica so São João para o nordeste... tenho paciência não.
A técnica do Bugalho, para fazer vídeos que gerem comentários que vão "subir" os vídeos dele e consequentemente ele vai faturar mais no UA-cam, é expor correntes contraditórias e deixa em aberto aos seguidores para que eles criem comentários que vão "bombar o canal"! Ele e sua turma são amiguinhos da Prioli, tanto que ele nem menciona que o marido da Gabriela ganha dinheiro nestes shows que invadem as festas tradicionais! E ele está brabo porque muitos seguidores dele fizeram comentários dando razão à Astrid e criticando o posicionamento dele.
Eu não sou seguidora dele, via eventualmente, mas fui uma das que comentei nos vídeos que o Jones Manoel tinha sido preciso na análise. Ele ficou p.. da vida.
Estou lendo agora (comprei ontem) o recém lançado "O Presente da Filosofia" de Alain Badiou e Slavoj Zizek, traduzido e prefaciado por Marco Antonio Casanova editora via Verita. Me interesso por esse tema "Qual o papel da filosofia?" e gostei que este vídeo contribuiu para apresentar o debate
Da última vez que eu vi esse filósofo de UA-cam nem no Brasil mora há décadas. O último São João que ele foi deve ter sido a do jardim de infância em Curitiba (terra dele). Ele não tem a menor ideia do que está falando, e também não sabe o que é o Brasil ou o brasileiro. É um sujeito lamentável…
Ahahahahhaha bem a carapuça caindo feito luva. E o medo de chgar nele. Ou seria a tistreza de não estar entreo os filósofos pop, tipo "nem fui comentado?". Porque sim. Em relação ao que pouco ou nada tinha de esquerda confrontando bolsonarista na rede, Henry era um meio de saber que tinha gente chegando para confrontar. Mas quantas vezes dialogava com ele daqui, pq tinha coisas que ele falava, assim como a Priori ( faz cara de deboche com ar de suprassumo da intelectualidade), onde podiam não tinham outras infos, eram desonestos ou só uns liberais mei com cara de centro esquerda. Enfim. Tistre, vejo ele com potencial, mas acho sim que quer defender a cadeira de filósofo pop. E não vai rolar. Mas... vai aí se meter pra defender quem é pop e veja
Muito bom, Jones! Me desincrevi há alguns anos do canal do Henry prq fiquei cansado de tentar corrigir, nos comentários, coisas rasas que ele diz. Ele não responde e não se emenda. E, nesse teu caso, ele ficou visivelmente irritado contigo e por isso respondeu dessa vez.
Ontem fiz uma crítica ao vídeo dele sobre democracia e ele me respondeu. Não deu o braço a torcer sequer pra admitir o que disse no próprio vídeo. Cancelei a inscrição. Quem não está aberto à crítica, debate e eventuais correções não merece audiência.
Fiquei,@@RAhWlVe! Como assim que ele responde o Cláudio e não responde o Carlos?! Mas falando sério, o cara que passa ali de 200/300mil segs. não tem como responder todo mundo.
Jones, eu assisti ao seu vídeo a respeito da safra de "pensadores que simulam conhecimento" e achei que você foi CIRÚRGICO, PRECISO e ABSOLUTAMENTE CERTEIRO na sua fala e nos pontos que você destacou. Gosto muito do Henry. Ele é inteligente, mas penso que você ARRASOU muito e , na minha opinião, não há com o que discordar na sua fala a respeito do tema em questão (Prioli, simulacro de conhecimento, São João... etc)
Não tenho conhecimento em Filosofia, mas vi nitidamente que a reação do Henry Bugalho ao video de Jones que inclusive assisti na íntegra e percebi que Henry foi desonesto com o que ele se propos a contrapor...ele digavou sobre outras coisas mas não refutou o ponto principal que foi a questão da Gabriela Prioli que o Jones citou... enfim... nada a ver do Henry.... Parabens Jones Manoel!
Jones de forma resumida eu vejo um cara branco muito puto, que um homem negro tenha grande capacidade intelectual como vc, daí lá no seu interior ele busca defender os seus iguais, que foram criticados por vc, mas como vc disse e demostrou sem nenhum argumento solido e coerente. parabéns pelo vídeo didático.
Henry bugalho tá demonstrando que tem um ressentimento ou desprezo pelo marxismo. Isso acontece muito com quem não suporta ser criticado/questionado.
Ih, mas isso ele fala abertamente há anos. E são sempre não-críticas, não-argumentos e baseados em falsificações históricas a Stalin ou Mao do mais puro senso comum.
Incrível como conheço tanta gente incrível, do meu ciclo de amigos com síndrome de impostor enquanto o Henry comete tantos equívocos vergonhosos
@@renatomismo cara tá sempre citando hannah arendt, então difícil esperar um comportamento diferente disso
Sinto falta de um bakunin, um Bruno Bauer, um Proudhon ou alguma figura oposta ao marxismo minimamente seria e embasada, Henry bugalho, Gabriela Prioli e Cia são figuras de "esquerda" fraquíssimas.
Num mundo pragmático onde vc precisa sobreviver, o marxismo é um fracasso. O ser humano não é uma instituição, lutar por uma melhoria q vc pode nunca chegar a ver, não passa de apelação. Quando o socialismo vai ser implementado? Quando o comunismo vai ser implementado? Henry bucetalho tem uma certa "lógica". Coisa q o Bob's Manual não tem, e ainda critica.
Eu acompanhava Henry, acompanhei por muito tempo. Ele nunca foi muito bom em receber crítica, mesmo.
Ele é formado em senso comum.
Ele dá um definição de filosofia que na verdade tem a ver com linguagem e conceitualizacao. É ridículo, parece que ele aprendeu filosofia do ensino médio e só, vide o platonismo que sim trata apenas dos universais.
Pelo visto ele se formou em filosofia na UFPR...
Exatamente
Liberal nojento
@@rafaelvilas4230Estudei história por 11 anos! (da 1ª série até o final do ensino médio)
A disparidade argumentativa entre Jones e Henry é gritante, e sem qualquer ataque pessoal ou algo do tipo. Jones faz parecer muito fácil.
Pelo contrario, esse vídeo é tão ridículo quanto o vídeo do Paulo Kogos refutando o Elias Jabour kkkkkk Durkheim, não é um teórico do conhecimento como Husserl. O Jones cria um espantalho chamado Gabriela Prioli, para chamar outros filósofos de simuladores, isso é uma falácia logica chamada de generalização simplista. O engraçado é que o Jones não nega o uso desta falácia, mas a defende como valida pois ele não é positivista kkkkkk. Alias no primeiro dia de aula ja dizem que a filosofia não tem único conceito , falam em FILOSOFIAS kkkkkkk. É muita arrogância querer ser o cara que tem o conceito definitivo da Filosofia kkkkkk.
O que o Jones faz para refutar? Usou a estratégia olavista "Acuse o seu adversário de fazer o que faz", então o Jones diz "Eu chamei filosofo de simulador, mas o Henry diz que marxista chama os outros de burro". Isso é um a falácia conhecida como tu quoque.
É outro patamar, diferença brutal...
é a diferença do cabra que realmente estuda e do cara que só estuda pra confirmar suas ideias
O raciocínio e a lógica do Jones Manuel tem mais Racionalidade, sensibilidade e Verdade social e realidade cultural do que as opiniões pessoais liberais e os comentarios enviesados e aculturados do Henry Bugalho e Gabriela Prioli juntos! Sao realmente Pseudo Intelectuais Simulacros Coaching de conhecimento!!!
@@rodrigo.55Henry é a esquerda lavajatista... Triste
Maluco, achei esse um dos vídeos mais didáticos. Tu aproveitou um hate pra dar uma aula! E chamam você de treteiro da internet?
E acabei de postar as dicas de leitura.
@@JonesManoel Jones, você refutou algumas das opiniões de Henry, no entanto, tergiversou sobre o ataque gratuito, sem provas, que fez ao Cortella, Clóvis, Karnal, etc, acusando-os de simuladores de conhecimento. Ao invés da acusação, mais interessante seria reagir a vídeos dos mesmos, mostrando onde e como ocorrem a simulação e outros vídeos quaisquer em que isso não ocorra.
@@senantoniopq ai acho q nesse momento a proposta nao era bater no que eles tavam falando mas sim oq eles representam nessa questao da simulacao do conhecimento. o video era sobre a questao cultural
@@senantonioncordo,muito mais educativo! Boa dica! Esperando esses vídeos @JonesManoel!
@@senantonioMas ele já fez isso no primeiro vídeo sobre o tema.
CAMARADAS, segue dicas de leitura. Antes disso. Uma pequena correção: Aos 8 minutos e 03 segundos, era para ser Filosofia Política e falei Ciência política.
Dicas de leitura
O estruturalismo e a miséria da razão de Carlos Nelson Coutinho (o livro tem erros na crítica a Foucault e Althusser, mas é bom mesmo assim).
O que é dialética? De Leandro Konder.
O que é filosofia? De Caio Prado Jr. (livro com problemas também, mas bem útil).
Dialética do concreto de Karel Kosik.
Método Científico: uma abordagem ontológica de Ivo Tonet.
O método da economia política de Karl Marx.
As aventuras de Karl Marx contra o Barão de Münchhausen de Michael Löwy.
O livro do Ivo Tonet é péssimo! Apresenta diversos erros, sua abordagem dos problemas científicos é anacrônica e seu texto parece mais um panfleto contra o que ele chama de neo-iluminismo (sic) e o "stalinismo".
Quem quiser estudar tópicos de Ontologia, recomendo Tópicos de Ontologia Analítica (Krause), Temíveis Tigres Invisíveis (Dutra), História, Ciência e Linguagem (Maia).
O Henry Bugalho foi porta de entrada para a esquerda mais "pesada" kkkkkkkk
Fixa esse comentário, vai ficar melhor de ver as dicas.
Percebi isso na hora, professor! Tamo junto!
Faltou a melhor parte no final do vídeo quando ele usa a msm escala de democracia da Renata Barreto. Sim, aquela msm escala liberal que foi solapada pelo Elias Jabor no Inteligência LTDA. Esse Bugalho se diz Social Democrata, mas é só mais um liberal safado disfarçado de progressista. E pq será que ele defende toda essa galera? Pq ele tbm "explica" os fenômenos sociais e todo debate político com argumentos de livros de autoajuda, bem como Prioli & Cia. Logo, teme que pode ser o próximo a ser desmontado e fique sem público e, ao mesmo tempo, aproveita toda discussão em alta pra ter MAIS visualizações e crescer. Pode ser burro em filosofia, mas é um oportunista muito esperto.
Gostei desse vídeo do Henry porque ele ilustrou bem o que é simulação de conhecimento
Ótimo!
😂😂 exatamente o que ele critica,no tal vídeo que o Jones fez da Prioli ele faz, simula
Ellia Mattell.... you murdered her!! You killed her chilldren!!
KKKKKKKK
A intelectualha de esquerda faz essas simulações com maestria... Chegam a realmente parecerem inteligentes!!!
Conheci o canal do Jones a 10 dias e sigo o Henri há uns 5 anos. Dito isso, posso agradecer ao Jones pois faz todo sentido. Você está correto, Jones.
Deixei de assistir o Henry há anos atrás, ele é muito raso, tem uma visão estritamente liberal de mundo além de se repetir bastante
O engraçado que o primeiro canal comunista que eu tive contato foi indicação do próprio Henry, que foi o Tese Onze da Sabrina. Dai fui conhecer Rita von Hunty e outros. Com o tempo fui perdendo interesse nos vídeos do Henry. Me lembro dele falar que comunismo é uma utopia, mas hoje vejo que utopia é acreditar que pode haver conciliação entre a burguesia e o proletariado
Se comunismo é uma utopia o que é a democracia (do povo, pelo povo e para o povo)?
Disse um historiador da filosofia inglês que a utopia não deve nos paralisar, mas servir como estímulo para busca de transformação.
Mas comunismo conceitualmente é uma utopia até para Marx.
@@ibsfabisentão você está falando que marx ficava filosofando sobre o que é o comunismo? Me poupe. Marx criticava esse tipo de abordagem utópica. Marx Zé distingue dos proto comunistas que idealizavam um tipo de mundo sem analisar as contradições materiais. Marx não fala sobre comunismo e sim sobre o capitalismo. Falar sobre comunismo é utopia.
"Eles... Eles... Eles..."... Olavo de Cadáver tá orgulhoso do anticomunismo sorrateiro do Henry.
😂
Falou como um olavista mesmo.
assistia muito o henrry, para aprender sobre debates, me ajudou muito a perceber os perigos do bolsonarismo, porem hj em dia não desce mais, a esquerda liberal me parece muto elitista intelectual e cultural
Os caras são fracos mesmo! Não tem conhecem e não entendem tudo que está em jogo quando o negócio é disputa política.
Ele inclusive tava numa crescente no canal dele e agora ta estagnado. Ele acha que a resposta pra todos os males do mundo é a social democracia aplicada a republica liberal e institucional, enquanto o mundo pega fogo.
@@DonyTunkelque legal te ver aqui :)
@@DonyTunkel bela fursona, camarada
Nem esquerda dá pra dizer que é, ele tem muito anti-esquerdismo.
Cheguei mais rápido que o Bugalho bloqueando tu, Sabrina, Humberto e etc depois de receber réplicas qualificadas sobre as abobrinhas que falou da esquerda radical e marxistas no Twitter, uns anos atrás!
Jones, Henry virou um comentador de tretas!rsrs Como graduada em Filosofia, dou a vc os parabéns pelo notório saber em Filosofia!Inacreditável!!👏👏👏👏👏
Ele não 3 doutor em filosofia. Nem mestre é. Ele tem uma especialização. Ele literatura.
A tese
Título: Alberto Caeiro e a Crise Metafísica Moderna
Disse tudo. Pra mim, parece um desespero por postagem diária. Saiu treta, ele posta.
@@andrepaivabrasil4276 ele é da Letras? Não parece.
@@julianarabello8791 ele tem graduação em Licenciatura e Bacharelado em Filosofia . nao tem mestrado nm doutoradp. so especializaçao em literatura
Eu adorei sua resposta, cirúrgica, elegante, sábia e honesta. Eu adorei 🥰
Eu também !
Henry Bugalho foi a razão pra eu deixar de seguir Henry Bugalho. Tem uma série dele sobre falácias e outras bonitezas lógicas muito bem feita. Mais didático que o semestre de Lógica I que fiz na USP.
Daí vi um monte de vídeos dele que o Henry usa falácias definidas na série dele pra defender ou refutar ideias. Veja bem...
Lembrei também do Jessé Souza, que deixei de seguir quando o ouvi falando que não leu um artigo do Jones que ele tava atacando. Inclusive atacou o Jones pessoalmente, baseado em não acompanhar, não conhecer e não ter visto.
Segunda vez, Jones!
Idem o parágrafo 1 do seu comentário
O raciocínio e a lógica do Jones Manuel tem mais Racionalidade, sensibilidade e Verdade social e realidade cultural do que as opiniões pessoais liberais e os comentarios enviesados e aculturados do Henry Bugalho e Gabriela Prioli juntos! Sao realmente Pseudo Intelectuais Simulacros Coaching de conhecimento!!!
Eu tinha uns 13 anos na época, achava ele legalzinho, mas depois foi me irritando
Ele parece fã da Marvel no cinema, assisti o novo homem aranha e lá estava ele "É O HOMEM ARANHA DO JOGO" "O PETER DO TOBY MAGUIRE" "O DONALD GLOVER" e lá estava Henry Bugalho "falácia do espantalho" "ad hominem"
Existem 2 palavras que descrevem o Bugalho.
Pedante e Hipocrita.
O Henry Bugalho fez o papel dele refutando a extrema direita nos tempos de maior escuridão, mas, com a ascensão dos comunistas na internet, os limites dele ficaram evidentes, pois ele faz críticas vazias sem abordar luta de classes, assim como os outros que o Jones mencionou.
jones o temerario e os outros comunas tinham total razão quando alertavam sobre esse bugalho
Sempre me alertaram. Ele mudou o tom de voz pra falar do Jones Manoel.
Acho que ele está defendendo uma pretensa e potencial vaga de "pensador" da mídia! ;)
a esquerda ibis ( simuladora de conhecimento ) tem um problema sério com pessoas pretas, os caras tem mais energia pra atacar o Jones e até o Load Comics do que fazer contra posição ao bolsonarismo.
Tbm me alertaram
@@cmarzo pode ser, viu. Ganhar um espaço entre os "filósofos" midiáticos e aumentar sua renda e influência social.
Camarada Jones e MUITO FODA!
Inteligentíssimo!
@@cesarbaptistadasilva9542 O que o Jones faz para refutar? Usou a estratégia olavista "Acuse o seu adversário de fazer o que faz", então o Jones diz "Eu chamei filosofo de simulador, mas o Henry diz que marxista chama os outros de burro". Isso é um a falácia conhecida como tu quoque. Taí o teu inteligente.
@@luizcdocarmobeleza sherlock 👍🏼
@@luizcdocarmo44min de vídeo e tu quer mensurar a "inteligência" do mano com base apenas nessa única pontuação?!!! Escute oq o cara fala e reflita sobre o tema, ao invés de querer subjulgar o intelecto de quem fala.
@@chillmusic Durkheim não é um teórico do conhecimento como Husserl.
Falar que Gabriela Prioli não sebr conceituar tradição não vai provar que os outros filósofos são simuladores, isso é uma falácia logica chamada de generalização simplista.
Falar que uma generalização simpista é valida por o marxismo permite varias intrepretações do facismo não vai provar que filosofos são simuladores. Jones Manuel não é o detentor do conceito definitivo da Filosofia e do ato de filosofar.
Reflita sobre isso.
A definição de filosofia do Henry Bugalho só não é mais pobre que o ataque aos marxistas que ele faz. Eu acho que doeu demais ele ser um dos simuladores de conhecimento e não ter seu nome citado entre os outros.
Exatamente! 😂😂😂😂😂
@@feliperibeiro8432Foi isso mesmo!
Forte hein!
A minha hipótese é que nos últimos 17 anos a popularização da filosofia, primeiro no Fantástico, depois na Internet, criou colateralmente um mercado de palestras, algumas muito bem remuneradas por empresas. Para fazer parte desse mercado bastante cobiçado é preciso falar sobre tudo. O próprio Karnal já reclamou publicamente dessa obrigação. Meu bom e velho orientador na filosofia, algumas vezes, preferia dizer “esse tema eu não domino”. Talvez a Gabriela e o Henry tenham sido seduzidos por esse mercado e precisem, por isso, defender uma fórmula que dê conta dos prazos e exigências de quem se decidiu por esse caminho. Isso inclui uma superficialidade genérica que seja palatável aos departamentos de RH de grandes empresas.
A Priolli é filósofa?
@@VladP2505Não.
@@VladP2505não. É comentarista de temas diversos. Surfou na onda que o comentário afirma.
Não entendi a parte do Fantástico, tinha um quadro de filosofia no programa?
@@allef4790 Tudo começou com um programa no Fantástico onde a Viviane Mosé tentava explicar o pensamento de um filósofo em cerca de 1 minuto. Acho ela muito bacana, mas era Missão Impossível. 😆 O ano era 2006.
Em pensar que um dia já assistir o Henry, hoje tá bloqueado, pois não há mais base material pra escutar "belas" palavras. ainda bem que evoluímos na busca pelo conhecimento.
Nossa eu tb
Todo mundo tá em constante formação, normal cair nuns papo meio torto no caminho, a gente vai pegando a manha com o tempo kk
Quando assisto aos vídeos de Jones, chega dá vontade de estudar mais pra poder ficar inteligente igual hahaha
Meus Deus, menino! Se valorize vai estudar.
Cuidado esses caras só enrolam.
Sobre política veja Eduardo Moreira.
Tb N gosto da Gabriela, acho 😊o Helder Maldolado mais informado.
@@cristina2305 oi querida, eu estudo amor. Tenho mestrado em História, inclusive, e sou professora da rede estadual. Bjs!
Tirou as palavras da minha boca. Eu tenho mestrado em direito político econômico e estou aqui anotando tópicos para relembra sobre teoria geral do estado. Como é bom encontrar essas bolhas de conhecimento.
Esse bugalho só me enganou por pouco tempo até começar a expor sua ignorância em política e história !
Mesma coisa comigo, eu já não gostava dele... Daí eu resolvi dar uma chance, mas logo me desinscrevi no canal pq não deu pra tankar... Ele é muito raso.
Tão bom ver que não fui só eu que quase caí na dele.
Se serve de consolo, eu quase caí no truque dele: até perceber semelhanças muito gritantes ao liberalismo.
Raso: define o Henry.
Acabei de comentar a mesma coisa. Pior q eu até tinha um certo preconceito quando o UA-cam começou a recomendar vídeo dele, tem uns anos isso. Eu vi na época alguns, resolvi me inscrever no canal, mas não durou muito mesmo. Dá não
A lapada do Jones dói mais que TCC reprovado, meu amigo... Tem coisa que só a UFPE ensina viu kkkkk
Cuidado que tem professor da UFPE validando as Constelações Familiares.
@@ibsfabis oush tlgd pow, no meu caso, já vi professora doutora em química defendendo cloroquina, fiquei decepcionado.
😂
@@ibsfabistaquepareo. Lá no meu trabalho também
A verdade é que quando o Henry infartou, a Gabriela do nada se ofereceu para ser uma das colaboradoras do canal dele gravando enquanto ele se recuperava para não perder engajamento, assim como.A Nilce e outros influencers. Mas a Gabriela era a mais famosa e eu lembro como ele ficou todo bobo falando que ela mandou mensagem pra Denise pedindo para gravar. Considerando a tendência que as pessoas têm de serem gratas e coerentes, ele tá dando nó em pingo d'água para justificar a Gabriela que no fim das contas, certa ou errada, foi muito pedante e deselegante na forma como se expressou com a Astrid.
Agora tô lembrando disto, ele infartou, e na época eu pensei, nossa tão novo, e antes dos vídeos que dele falando sobre política, o casal, Bugalho e Denise, viviam postando vídeos sobre comida e a maioria era de fast food, enfim, desviei o assunto, mas lembrei disto com o seu comentário
A Astrid mereceu, ela é insuportável e arrogante
Sim!!!!
Você tá falando que ele só tem essa opinião por uma suposta gratidão da época de adoecimento? Mas Bugalho não é liberal (disseram inclusive acima)? Se for realmente esse liberal malvadão, não faria sentido ele ter esse tipo de argumento?
@@RAhWlVe isso é do ser humano, bonzinho ou malvadao. Necessidade de ser coerente. Você já deve ter passado por isso na sua vida. Num momento difícil alguém ter feito algo simples que para você significou muito. Você, até inconscientemente, faz o que puder por essa pessoa. O ser humano tem essa necessidade de ser coerente. Eu vejo isso nos malabarismos do henri. Inclusive uma certa raiva que ele dirige pro Jones Manuel que ele não dirige, por exemplo, para aquele professor da USP que esqueci o nome (lembrei, Giraldeli), que difamava ele o tempo todo e foi até processado pelo henri. Eu acho sim que ele tá passando muito pano para Gabriela por afeto e gratidão.
O Jones conseguiu amassar a Prioli e o Bugalho numa cajadada só, rsrs.
rapaz tbm acho que o Jones argumentou bem, mas a forma de falar "amassou" denota uma ideia de que é um jogo de aparencias mas que tenho certeza que nao é o que o Jones faz, ele reforça isso no video e vocês não aprendem, então isso é uma autocritica necessária, o objetivo é criar conhecimento e trazer um potencial público do henry para aprender e quem sabe ficar aqui, não pra botar públicos pra se enfrentar como se fosse disputa de youtuber, isso é razo
Tu achas??? Kkkkkkkm
Por isso não chamam o Jones para o debate. Kkkkkk
Nossa, a apresentação de Henry sobre a teoria do conhecimento na filosofia é algo pavoroso.
Ouvi dizer que ele tem doutorado. A academia está lascada!
@@viniciustoresan4780Não tem não. Não que seja importante aqui, mas ele tem graduação e especialização.
@@renatomism claro, não há importância alguma, mas o nível argumentativo apresentado foi inferior ao de um mero curioso por filosofia.
@@viniciustoresan4780até onde eu sei ele não é doutor.
Infelizmente, teoria do Conhecimento é pouco difundida no Brasil.
O que o Henry diz sobre a relação do todo e das partes, sobre a função da filosofia, tem sustenção fenomenológica em Merleau-Ponty. O problema mesmo ao me ver é essa passassão de pano pra essa galera que, gostando ou não, por vezes, se aproximam mais da auto ajuda e coach que da filosofia. Deixamos muitas vezes de conhecer Marilena Chauí, Vladimir Safatle, Davi Kopenawa, filósofos e teóricos fortes e brasileiros, e acaba se recomendando midiaticamente um Pondé da vida... É lamentável. Nesse sentido, concordo com Jones.
Douglas Henrique faltou citar o Professor Paulo Guiraldelli
Em suma, o Henry se doeu pq tb é um simulador de conhecimento 🤣🤣🤣
Qdo tive contato com conteúdo do Henry percebi no mesmo instante q ele era igual a essa turma q vai do Karnal a Priori. É por isso que ele se doeu.
Esses caras falam coisas óbvias, jogam umas informações históricas pra embasar os "argumentos" sobre o que eles estão "filosofando" e no final não concluem nada.
Só em uma sociedade como a nosss, onde a maioria das pessoas não conseguem pensar por conta própria que pessoas como essas ganham projeção e relevância.
Obrigada pelo aula Jones.
ele prefere desqualificar toda a filosofia falando que a priolli filosofou, do que só falar que ela é uma relativista kkakakaka ai ai essa esquerda liberal n dá
o cara meteu que a Astrid estava sendo CONSERVADORA e veja ela nem reclama da entrada bruta mas que essa entrada bruta prejudica artistas regionais ligados ao evento, os bonitos com cachê de 1milhão não são ligados.
como um cara se coloca numa posição de defender a gabriela prioli naquele video, nao faz nem sentido. rabo preso ou amizade mesmo
@@caminhodireitabrasil Sim, Astrid estava sendo conservadora. Por essa defesa, provavelmente você também.
@@RAhWlVeNão, ela estava defendendo as tradições culturais de um povo, que é a sua identidade quanto nordestinos.
@@feliperibeiro8432 Mussolini também rs
Bugalho não falou coisa com coisa. Foram ataques muito cretinos.
Essa "esquerda" neoliberal é uma vergonha!
Santa paciência Jones. Eu ouvindo já estava pegando ar. Esse cara é picareta!
Obrigado por pular o final que foi um ataque vergonhoso e baixo! Foste grande nessa!
"Eles..." Eles quem??? 😂😂😂
Era isto que eu percebia dele, um argumento vazio, ele fala fala e não fala nada, não comunica nada... Ele ganhou bastante visualização quando o tal Nando Moura o atacava na época da eleição de 2018.
Esse Henry é a Sônia Abrão da política!
Mel Dels!!! Eu berrei com esse coment! 🗣🗣🗣🗣🗣🗣
Mas é um pouco por aí mesmo
Quem é Sônia abrão?
@@JoaoUFMG-fe8oc foi um filósofo alemão, ensinou Kant e teve grande influência sobre Schopenhauer, Hegel, Kierkegaard e Nietzsche.
@@TheModjackkkkkkkk MDS
O Henry bugalho só mostra que ser formado em filisofia nao te torna um filósofo.
Concordo. Por outro lado, nos dias atuais, tampouco quem não é formado pode assim se declarar.
Daqui a pouco você vai dizer que o Olavo de Carvalho não foi um filósofo também. E eu vou concordar
meu professor de filosofia da escola sempre me dizia que não era filosofo
@@professormoreira6232, entendo que você está legitimamente preocupado com o Olavismo e talvez com charlatanismo (mais comum nas redes). Mas, apesar disso, acho que você deve concordar que se uma pessoa passou décadas estudando diversos autores filosóficos, e levantou suas próprias ideias num diálogo com a história da filosofia, essa pessoa poderia a princípio ser considerado um filósofo. Bom ou mal, mas um filósofo de todo modo. Porque filosofa todo aquele que estuda e dialoga com a história da filosofia, e esse status só se confirma se o estudo é levado por décadas e as ideias que apresenta têm estrutura lógica e argumentativa. A maioria dos filósofos da história não foi formado em um curso chamado "filosofia", mas todos estudaram muito e dialogaram com outros filósofos ao transmitir suas ideias. Alguns desses, inclusive, são considerados filósofos ruins, mas a incompetência não retira a natureza filosófica da sua atividade. Por outro lado, a Universidade é uma instituição à parte. Ela pode ter ou não ter comprometimento com filósofos, dependendo, talvez, de orientação política, ou religiosa, ou outra qualquer. Um formado pode ser bom ou mal professor de filosofia, mas sem escrever suas próprias teses originais, seria estranho reconhecê-lo "Filósofo". Nisso acho que com certeza concordamos. Agora, eu penso ser uma rua sem saída para a filosofia em geral a nossa resistência em reconhecer como "filósofo" seja o formado em filosofia, seja o estudioso que está fora da universidade. Talvez isso aconteça porque queremos dar por "filósofo" apenas aquele que imaginamos ser o "bom filósofo" ou, pior, o "filósofo que afirma exatamente aquilo que eu já concordo ou que gostaria de concordar". Isso seria um erro nosso.
O problema não está na existência, ser ou não ser filósofo. O problema é não ter compromisso filósofo com a reflexão. Até eu sou filósofo, quando me proponho e enquanto trabalhador , como Gramsci colocava . Pois todos nós somos capazes de sair da realidade empírica e abstrair, intuir a realidade. A classe trabalhadora tem como arma da crítica a filosofia. Quando não se tem o compromisso com a reflexão filosófica, o que se tem é uma pessoa com diploma ou não, mas sem pensar o conhecimento e as coisas do mundo.
Cara, a definição de cultura e tradição do Bugalho é risível mesmo, chocante. Ótimo vídeo, Jones.
Tava ansioso por essa versão de Jones Manoel de “A Miséria da Filosofia”
Por favor, não, Henry não está nem perto de Proudhon!
@@rayangelo5567hahahahahhaah de fato, amigo! Argumentou!
Quem dera tivessemos na esquerda atual figuras como o Proudhon, Bruno Bauer, bakunin etc, a única esquerda que presta hoje e a marxista mesmo, de resto é só um bando de liberal e neo-liberal pseudo-progressista, nem ao menos são reformistas, são o pior tipo de "esquerda".
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
O que tá acontecendo que o áudio do Jones tá excelente?
ESTÁ SENDO FINANCIADO PELO IMPERIALISMO acho que ele apenas colocou o microfone mais próximo da boca hehe
Descobrimos a quem interessava manter o áudio do Jones Manoel com baixa qualidade e tomamos providências.
Deve estar usando a IA da Adobe
é tão bom jantar vendo o Jones jantando
Eu literalmente neste momento kkkkkkk
Esperei passar o período junino para falar sobre a questão da perda de identidade cultural no Nordeste. O São João, as festas de junho de maneira geral, é a representação mais autêntica da cultura nordestina. Claro que já herdamos dos portugueses, principais colonizadores aqui por estas bandas, a tradição em festejar os Santos Antônio, João e Pedro, e acrescentemos neste caldo a cultura africana e - principalmente - a indígena (mais forte no interior nordestino) com o símbolo principal das festividades: o milho.
Pois bem, mas, agora, parte da população, os mais jovens, vamos ser sinceros, decidiram que a “cara“ do São João nordestino é um Gustavo Lima ou um tal dj Alok... Ai do gestor público que não trouxer como atração principal estes elementos que em nada, rigorosamente nada, têm laços culturais ou étnicos com o Nordeste brasileiro. São de outra raiz, de outra cepa (nunca mais tinha ouvido esta palavra que ficou popular durante a pandemia), de outra categoria musical (muito discutível, por sinal) e não mostram qualquer interesse na região, a não ser abocanhar 500, 900 mil contos em cachês pagos pelo erário.
Que estes sujeitos façam seus “shows“ em outros cantos durante este período sagrado para muita gente e deixem as nossas festas em paz. Ao mesmo tempo, temos conhecimento do que faz este tipo de cantiga fazer sucesso. O sucesso é garantido entre milhares de divulgadores, plataformas e redes sociais. Nem precisam mais de rádios, que até democratizavam um pouco a divulgação de artistas de todo o país, mas, sim, somente de esquemas prontos, industrializados, saídos aos montes a cada mês para “bombar“ em tudo que é lugar e entupir nossos ouvidos mesmo sem escolhermos isto.
É o totalitarismo deste tipo de “música“.
Com o dinheiro gasto só com UM show do Gustavo Lima, deve dar pra contratar uns 3 cantores da região e ainda sobra pra melhorar a festa.
@@OCachorroLoucoDoComuniiiiismoTem excelentes grupos/bandas por 15 a 30 mil. Imagine, 30 bandas e dobra dinheiro p o amendoim. Sou da área técnica som, uma vergonha aqui na minha região ofereceram 800,00 para bandas e 400 mil para Amado batista e outro lá sertanejo nada ver. Vergonha.
@@Riddims-r1f Cantor sertanejo que, muitas das vezes, por não querer a mamata da Lei Rouanet, prefere que se desvie dinheiro pra pagar o show dele.
Dica: não esqueçam da responsabilidade dos gestores, dos lobbystas, sigam o dinheiro, é o principal rastro e caminho. Analisem o orçamento anual de um município e comparem o valor orçamentário com os valores injetados nestes shows sertanejos, tem muita empresa, lobby e políticos corruptos por trás dessa ascensão de shows sertanejos milionários.
Comecei a ler discordando de você, más o final do seu texto foi muito assertivo. Os escritórios que comandam o sertanejo (se é que aquelas bachatas e outras coisas que eles cantam podem ser chamadas de sertanejo) tem muito dinheiro pra empurrar, aquelas porcarias, goela a baixo da população. O que eu discordo é sobre a culpa dos jovens, pois quem contrata são os prefeitos e secretarias.
Que sofisticação argumentativa! Parabéns Jones, elevou o nível ❤
Caí de paraquedas em seu canal ontem e você está de parabéns por conta de sua teoria triunfal sobre os Simuladores de Conhecimento 😂! Nunca tinha ouvido ninguém usar essa expressão, então imagino que seja de sua autoria essa coisa maravilhosa que tantos de nós nunca souberam nomear!🎉
Em 2020 eu fiquei embasbacada com o “sucesso” da Gabriela Prioli por conta dos debates da CNN. E não digo isso por conta do meu posicionamento político não! Eu já tinha visto um vídeo do canal dela em 2019, sem saber quem ela era ou o que fazia, e muito menos sabia o posicionamento dela na época. Eu vi um mero vídeo dela sobre livros. E nunca mais voltei ao canal, já volto a esse assunto.
Inclusive, nem sabia que este canal aqui era de esquerda e que, pelo que vejo, muitos dos seus seguidores e talvez você sejam adeptos ou estudiosos do comunismo. E nem me importo, eu sou capaz de apreciar um bom vídeo, um bom conteúdo e sigo pessoas com opiniões diversas às minhas em qualquer sentido, desde que não seja um Simulador de Conhecimento 😅 ou um “maria vai com as outras”. E por isso fiquei tão surpresa: vejo que você e seus seguidores não passam pano para Prioli, e nem são ludibriados pelo discurso “pega leso” dela, que você expôs tão bem aqui (somente firulas que podemos adaptar a qualquer tema). E já vi tanta gente que parece ter um bom senso tremendo (principalmente aqui no UA-cam) mas, somente por ser de esquerda, fica endeusando a Prioli e tentado nos convencer de sua inteligência… Talvez essa moça seja inteligente em sua área de conhecimento, mas quando o assunto foge da sua alçada, ela relativiza tudo, ou fala “nada com nada”, só repete as expressões batidas que até os acadêmicos mais originais já tentam evitar em suas palestras (“bebe da fonte”, “meu juízo”), somente para enganar os lesos ou já tentar intimidar a contraparte (nesse caso, a Astrid). Mas Astrid continuou firme em sua opinião, falando da sua vivência e SIM, da sua preferência pelas festas de São João tradicionais. E qual a opinião da Prioli? Qual sua preferência? Nenhuma. Só desmereceu a da Astrid. Falou e falou, mas só deu voltas e voltas. Isso acontece com quem usa essa tática professoral fora de ambiente acadêmico. Fora da academia, aquilo não tem propósito ou objetivo, e por isso ficou sem sentido. E ela provavelmente deve fazer isso até em mesa de bar. Mesmo efeito de fazer em um programa de tv informal como o Saia Justa: inadequado, sem resultado concreto, arrogante e até patético (pra quem não se engana com esses discursos).
Voltando a 2019, caí de paraquedas no canal dela em um vídeo sobre os livros favoritos da vida dela. Naquela altura, eu já sabia esperar um pouco antes de sair seguindo vários canais literários (eu inocentemente pensava que ela era uma Booktuber). Antes de começar a seguir, eu via pelo menos uns 5 vídeos dos canais que ainda não conhecia, pois já tinha aprendido a não cair na lábia daqueles Booktubers que passam o vídeo todo só dizendo “amei, incrível, maravilhoso”, sem saber explicar a sua experiência com o livro. A gente não espera uma crítica literária, esse não é o foco de quem segue esses canais (nem deveria ser). Mas a gente espera que no mínimo a pessoa possa nos dizer porque ela gostou ou não de um livro! No caso da Prioli, vi o vídeo até o fim, mas já foi o suficiente para não dar as outras 4 chances. Além a superficialidade já mencionada acima, após repetir as mesmas firulas (e adjetivos) para cada livro, ela fez algo que me deixou assustada, e por isso lembrei dela um ano depois, quando começou a aparecer nos debates da CNN…
Ela finalizava sua “opinião” sobre cada livro lendo um trecho escolhido e dizia, tanto antes como após lê-los: “Quando vocês lerem esse trecho aqui, IRÃO lembrar de MIM”. Confesso ter ficado embasbacada com o teor potencialmente narcisista daquele vídeo… 😂 Estou falando do “vídeo”, quem sou eu pra definir e supor qualquer coisa sobre a dona do canal. Eu era uma mera leitora em busca de conteúdo literário.
Será que os seguidores dela lá a consideram também uma autoridade em Literatura Mundial? 🤔🤔🤔
Nunca confundam Alho com Bugalho. O Alho sim é muito útil.
🤭🤭🤭
😂😂😂
😂😂😂😂😂
como piada essa foi boa kkk
😂😂😂😂
Confesso que fui enganado pelo BAGULHO por um tempo kkk Não desce mais...
Vi o vídeo do canal, depois vi o do Henry e achei exatamente o que foi trazido aqui: pareceu mais um ataque ao Jones do que uma pensata honesta sobre o tema - inclusive porque Henry começa o vídeo dizendo que 'analisará' DOIS vídeos (sendo um deles o do Galãs Feios, que é parcamente mencionado) e só sobrou para o do Jones mesmo. Ainda estou refletindo sobre todas as caracterizações feitas, mas, no final das contas, após as derrapadas em contra de Jones, parece que Henry está defendendo tudo o que ele quer/tem buscado ser: ganhar (muito) dinheiro falando palavras que todo mundo quer ouvir e sair como intelectual coerente e acessível, como boa parte dos nomes citados no vídeo do Jones faz. Mas viva o debate! 👏🏽👏🏽👏🏽
Quero aprender a manter a calma e racionalidade que o Jones tem ao rebater uma pessoa que desonestamente o ataca. Parabéns pelo posicionamento, camarada. Postura excelente
Ótimo vídeo, Jones. Tenho gostado de ver a galera do nosso lado melhorando cada vez mais a crítica. Enquanto o outro lado aparenta estar estagnado.
Nao sabia que na universidade tem disciplina de ideologia. Foi o que o bugalho explicou falando sobre generalismos. Filosofia é outra coisa
tenho um amigo que conhece ele e sempre diz que o conhecimento dele eh mediocre... eu antes ate seguia ele, mas com pouco tempo da pra ver que ele so esta ali pra monetizar e nada mais. Quando ele fala de alguem assunto que conhecemos, ai da pra perceber quao razo ele eh.
acho ele útil a introdução pra direita liberal ao qual muita gente cresce nesse contexto, tipo eu, então acho ele limitado mesmo porém útil para uma construção de conhecimento, para quem vem da direita liberal pode não parecer mas é um enorme avanço aprender algo com o Henry, veja, não to dizendo que ele é suficiente, to dizendo que ele tem uma contribuição para a esquerda que no meu ver foi importante pra eu estar aqui como alguém que hoje está com vendo Jones Manoel
@@ZeComuna te entendo, mas pra mim o problema eh que, nao da pra saber das coisas que ele fala, o que levar em consideracao e o que nao levar, pq ele segue o msm modelo q um "coach" modinha no brasil.
O marxismo brasileiro preto, elegante, sem ranço academicista e com precisão conceitual.
Genial trabalhar “coisas” da “superficialidade erudita” branca do sul-sudeste e oferecer um adensamento prazeroso de seguir…
Sinal de generosidade além de verdadeira erudição.
Parabéns e obrigado!
Caramba Jones o áudio desse vídeo ficou muito melhor! Parabéns pelo conteúdo e fica o elogio pela melhora na qualidade de áudio e vídeo! Forte abraço camarada
ia comentar exatamente isso, camarada. ta mto bom!
Não ta mais com aquele eco ne? Ficou bomzão, meio artificial, mas bem melhor que antes
@@thed4rknss673 eu também me senti assim, acho que já estava acostumado com o áudio mais sujo de antes, o mais limpo fica estranho no começo 😐
@@donildo1917 é que o cancelamento de ruido é realmente artificial, não é a mesma coisa que ele tivesse numa sala/quarto sem eco, mas foi uma boa alternativa
Henry Bugalho, Gabriela Prioli e o Atila Iamarino é a santíssima trindade dos tudólogos do UA-cam que acham que podem palpitar por tudo só por terem mestrado no currículo.
Que vergonha ser biólogo e comunista e ver o Atila nessa lista - e concordar com ela. Ele é um excelente biomédico, mas fala cada absurdo. O vídeo dele sobre ideologia é um crime! Outro sobre a Amazon é ridículo. Nossas universidades estão lotadas desse Positivismo ridículo e acrítico.
@@renatomism quando cada um deles sustenta argumentações de suas aéreas de "especialidade", me parece que não fica só no simulacro. Atila como microbiologista é ótimo, Prioli com assuntos de direito, até o Karnal é excelente quando fala de história da América, mas quando saem disto... não tenho dúvida que é simulação de conhecimento para alimentar discussões rasas de youtube e agradar a audiência. Percebi isto quando o Atila entrou no meu assunto de mestrado e doutorado num vídeo... não sabia o que tava falando, e acabou falando bobagens por desconhecimento!
Amei o termo "tudólogo" kkkkk vou adotá-lo.
@@renatomismmas positivismo é uma posição filosófica também. Você pode concordar ou não. O que nao pode é chamar de crime. Discordâncias existem no campo da filosofia. Seria o mesmo de Kant chamar o racionalismo Cartesiano de crime sem argumentar contra os erros do conhecimento puro. Mermao, não é assim que a banda toca não. Acha errado? Argumente.
Esse Átila nunca me enganou
Que aula, Jones! Seu vídeo é uma verdadeira aula de como argumentar! (Nada que você não faça isso em outros vídeos)
Jones, eu entendo com carinho sua resistência a fazer vídeos resposta. Porém, você conseguiu ser muito didático, respeitoso e trazer muita informação, o que agrega bastante. Acredito que seria interessante ter mais vídeos assim no canal até para atrair um público maior. Os camaradas merecem ter você como "o outro lado da moeda", junto com Gaiofato, Ian Neves e outros. Você ensinou muito!!!!
Henry se doeu, pq faz parte da panelinha dos simuladores de conhecimento!
Eu concordo. A Filosofia, em muitos casos, busca compreender coisas bastantes específicas, singulares. Se o objeto da filosofia é a existência em todas as suas dimensões, não dá pra compreender as coisas apenas a partir do que elas possuem em comum. As coisas particulares também precisam ser compreendidas. O Espinosa, por exemplo, faz isso em sua teoria do conhecimento. Há o segundo gênero de conhecimento que abarca as noções COMUNS e o terceiro gênero de conhecimento, mais "perfeito" (no entanto, o segundo gênero é necessário para o terceiro), que compreende o que há de SINGULAR nas coisas, nas relações. Desse modo, se vai do particular ao todo, do todo ao particular. Não fica-se apenas no genérico. A maioria dos conceitos genéricos são falsos universais...
Eu acompanhava o Hernry ate o fatídico dia em que ele defendeu a fotografa daquela capa de revista que simulava um tiro em Lula, ali eu vi que nao fazia sentido segui- lo ja que nao compartilhamos das mesma ideias.
Ali foi mesmo a gota d'água, mas eu já tava me afastando, em muitas argumentações ele fala fala e não diz nada, uns 10 minutos de vídeo inútil, não preciso acompanha-lo para pensar como penso, o que eu busco é movimentação, provocação, movimentar o meu conhecimento
"É difícil dar-se uma definição genérica de filosofia, já que esta varia não só quanto a cada filósofo ou corrente filosófica, mas também em relação a cada período histórico. Atribui-se a Pitágoras a distinção entre a sophia, o saber, e a philosophia, que seria a “amizade ao saber”, a busca do saber. Com isso se estabeleceu, já desde sua origem, uma diferença de natureza entre a ciência, enquanto saber específico, conhecimento sobre um domínio do real, e a filosofia que teria um caráter mais geral, mais abstrato, mais reflexivo, no sentido da busca dos princípios que tornam possível o próprio saber. No entanto, no desenvolvimento da tradição filosófica, o termo “filosofia” foi frequentemente usado para designar a totalidade do saber, a ciência em geral, sendo a metafísica a ciência dos primeiros princípios, estabelecendo os fundamentos dos demais saberes. O período medieval foi marcado pelas sucessivas tentativas de conciliação entre razão e fé, entre a filosofia e os dogmas da religião revelada, passando a filosofia a ser considerada ancilla theologiae, a serva da teologia, na medida em que fornecia as bases racionais e argumentativas para a construção de um sistema teológico, sem contudo poder questionar a própria fé. O pensamento moderno recupera o sentido da filosofia como investigação dos primeiros princípios, tendo portanto um papel de fundamento da ciência e de justificação da ação humana. A filosofia crítica, principalmente a partir do Iluminismo, vai atribuir à filosofia exatamente esse papel de investigação de pressupostos, de consciência de limites, de crítica da ciência e da cultura. Pode-se supor que essa concepção, mais contemporânea, tem raízes no ceticismo, que, ao duvidar da possibilidade da ciência e do conhecimento, atribuiu à filosofia um papel quase que exclusivamente questionador. Na filosofia contemporânea, encontramos assim, ainda que em diferentes correntes e perspectivas, um sentido de filosofia como investigação crítica, situando-se portanto em um nível essencialmente distinto do da ciência, embora intimamente relacionado a esta, já que descobertas científicas muitas vezes suscitam questões e reflexões filosóficas e frequentemente problematizam teorias científicas.
Essa relação reflexiva entre a filosofia e os outros campos do saber fica clara sobretudo nas chamadas “filosofia de”: filosofia da ciência, filosofia da arte, filosofia da história, filosofia da educação, filosofia da matemática, filosofia do direito etc."
H. Japiassu, D. Marcondes.
Mais o jonas falou isso que a filosofia não e so lerolero e oq vc falou ele falou qu filosofia tem muita ária e o bugalho que não falou do tema e ser perteu e vicou na cara que ele estava pacivo agressivo que não teu pr ENTENDER nada dele tando que eu endentir agora com o jonas
Sempre quando eu assisto o Henry, me dá a impressão de que ele faz "sucesso" porque falta o básico pro povo brasileiro. Veja, eu não sou nenhum acadêmico nem nada, mas sempre sinto que o Henry nunca sai do superficial que, pra muita gente já é grandes coisas.
Henry está preocupado com a sobrevivência dele. Sobrevive de fazer vídeos todos os dias. Ele precisa criar pauta pra isso. Quem está lutando por sobrevivência, se sujeita a tudo.
Me irrita esse negócio de apresentar um conceito profundo de forma simplista e grosseira com a desculpa de que "é para quem não fez faculdade entender",como se não ter feito faculdade de torne automaticamente burro e merecedor apenas daquele "saber" razo
Como graduado e professor de filosofia na rede pública só tenho a concordar contigo. O Bugalho além de deixar a desejar na consistência argumentativa presta um desserviço à filosofia e ao pensamento público defendendo estes novos sofistas que tornam os debates mais rasos alimentam a falta de crítica e conformidade ao estado de coisas.
Jones,tbm senti que ele não quis responder a você mas sim atacar, principalmente porquê você não citou ele no vídeo que você fez sobre a fala da Priole, simplesmente ele decidiu apenas tomar as dores dela e das pessoas que vc citou. Enfim, atualmente o Henry tá adorando polemizar as coisas.😂😂😂😂
Porque eles são migos. A prioli fez vídeo no canal dele quando o Henry foi parar no hospital e ficou um tempo afastado. Ali ele demonstrou certa admiração por ela. Creio que rola uma baita identificação com a tchurma.
@@ElaineKeiteDance Ninguém pode ter opinião diferente de você, né?kkk se for, é por algum interesse ou apelo emocional.
@@RAhWlVe sim, é isso gênio. Parabéns
@@ElaineKeiteDance jamais. gênio pelo jeito só tu!
De pensar que em algum tempo da minha vida eu segui o Henry bugalho. Não foi lá por muito tempo pq não demora muito pra perceber que muitas reflexões dele são bem rasas mesmo.
A prioli foi parecido, mas eu ainda acho que no campo do direito ela tem um bom domínio, até ciência política talvez. Quando ela entra na seara de filosofia sociopolítica…
agora eu entendo. Quando eu escuto o bugalho eu sinto um alivio como se as coisas já estivessem certas e encaixadas nas suas caixas e eu sou preciso absorver. Agora quando eu escuto o jones eu sinto uma inquietação de que eu preciso aprender mais e que eu preciso saber de onde e como ele construiu o argumento é como se ele me convida-se: ei se liga nessas ideias dessas pessoas vai la ler
No curso de filosofia, mais especificamente numa disciplina de Epistemologia, lemos um livro chamado Fear of Knowledge que trata desse exato mesmo assunto, relativismo. A noção de que todas opiniões tem o mesmo valor pois são subjetivas, ou que existem "conhecimentos" diferentes. Vale a leitura pra quem quer se aprofundar um pouco no que o Jones trata no vídeo.
Jones obrigada de compartilhar teus conhecimentos.
Esse “bagulho “ assisti uns vídeos na época da pandemia no terceiro cai fora .rsrs
Ah que massa isso 😂. Eu tenho as minhas opiniões, e são mesmo algumas bem contrárias ao do Jones. E assisto também o Bugalho, e quando vi esse vídeo dele, enquanto eu via, pensei na hora: "bahhh, isso não vai dá certo. O Jones é brabo, o bicho vai responder, e não vai ser bonito"! Hahaha, dito e feito! Valeu internet.
A resposta veio e foi muito bonita 😅
"A filosofia busca estabelecer uma definição genérica sobre certos padrões"
Mano, vc argumenta com uma simplicidade e previsão que é impressionante.
E vamos desmascarar esses UA-camrs que precisam ser desmascarados
Gente, vcs viram o Pondé falando sobre veganismo 😅? Se aquilo não é simular conhecimento eu não o que é.😂😂
Adorei este vídeo. Agora sim entendi muito melhor. Vídeo longo, mas que a gente nem sente. Com fundamentos muito mais fáceis de entender. Valeu Jones! Mais vídeos por favor!!!
O vídeo original do Jones diz que o argumento da Prioli se aplicaria a palmitos... É muito não querer entender da parte do Henry, porque é difícil acreditar que é não conseguir entender. Usar definições genéricas não tem nada a ver com a história.
Parabens, Jones. Uma aula sobre o que é debater e desmacarar os ilusionistas.
O Bugalho realmente não debate, ele faz uma espécie de malabarismo discursivo, ele usa da Simulação do Conhecimento para tentar contra argumentar Simulação do Conhecimento. Ele foi lá pra Itália fascista pra refutar a simulação de conhecimento, fez uma análise muito rasa sobre o lance da tradição do futebol. Dá pra contestar boa parte da narrativa dele nesse vídeo. Além de ser incompetente na argumentação, ele foi bem desrespeitoso mesmo
Jones, vc é massa, Henry é claramente um simuladir de conhecimento, ele detesta comunista, nos rotula de um monte de coisa sem embasado.
Sim, ele ataca o mensageiro porque não gosta da mensagem
Este debate foi util para a compreensão de ambos os entendimentos. Sou team Jones. Espero que o Henry assista mais dos seus vídeos. ❤
Jones faz um vídeo sobre teoria do conhecimento,acho incrível o tema e sei que você já tem domínio sobre
Nossa, tem anos que não vejo um vídeo tão grande, mas valeu pelas explicações... Vc estando certo ou não já te parabenizo por sua atitude e comportamento. Grande abraço!
Logo, Henry não passa de um simulador de conhecimento. 😂😂😂
Cara, o Henry Bugalho nem mora mais no Brasil, não gosta do Brasil. Hj ele tem esse canal pq é um negócio. Lá na Europa ele não tinha reconhecimento como tem no UA-cam brasileiro.
mas é claro que é um negocio, o cara só fala de fofoca do dia, e se vende como filosofo, isso passa impressão de autoridade para público, só vejo discurso superficial no quesito política, o objetivo é defender as instituições burguesas como se tivéssemos algum poder imaterial para isso.
Perfeito vídeo, Jones! Acho engraçado o formato dessa galera que, quando te responde, picota teu vídeo todinho, passa apenas um trechinho e já parte para uma verborragia de interpretações próprias KKKKKKKKKK É apelar demais pros preguiçosos para tentar passar algum tipo de credibilidade...
Tô adorando esse ping pong entre vocês. A gente consegue aprender com a abordagem dos dois. Oia, recebi agora, agorinha 😅 uma notificação do vídeo novo do Bugalho respondendo a esse vídeo teu. 🫶
Esses simuladores do conhecimento parecem uns Chat GPTs humanos. só gerador de lero lero, pensar q é bom...
Esse Bugalho era especializado em Nandomourismo quando acompanhava, depois começou a me embrulhar o estômago e parei
Eu cheguei a acompanhar o Henry no começo do canal dele, mas depois de poquissimo tempo começei a em incomodar pq os videos dele de 15m pareciam uma eternidade e eram mtas vezes um gerador de lero lero e etc.
Naquela epoca eu achava que era pq o conteudo dele (Henry) era denso mas dps de um tempo eu mudei de opinião e hj acho que é so enrolação, consigo ver video do Jones de 44m tranquilamente (n significa q o conteudo seja simples ou facil) ou até os reacts de 2h do Tio João, Humberto e etc.
Enfim, gostei do video do Jones, achei mto educado e o audio ta mto bom também, gostaria de ver mais videos assim.
Henry é extremamente prolixo.
Isto o ele é, prolixo no último, dá preguiça demais
nunca o Henri fazendo video de 44 min... no primeiro video o Jones ficou quase 4 mim falando da importância econômica so São João para o nordeste... tenho paciência não.
Ou seja, depois dessa pisada no calo teórico, o Henry ficou tão desnorteado que realmente manda um "focinho de porco é tomada".
Jones Manoel, agradeço por esse diálogo.
A técnica do Bugalho, para fazer vídeos que gerem comentários que vão "subir" os vídeos dele e consequentemente ele vai faturar mais no UA-cam, é expor correntes contraditórias e deixa em aberto aos seguidores para que eles criem comentários que vão "bombar o canal"! Ele e sua turma são amiguinhos da Prioli, tanto que ele nem menciona que o marido da Gabriela ganha dinheiro nestes shows que invadem as festas tradicionais!
E ele está brabo porque muitos seguidores dele fizeram comentários dando razão à Astrid e criticando o posicionamento dele.
Eu não sou seguidora dele, via eventualmente, mas fui uma das que comentei nos vídeos que o Jones Manoel tinha sido preciso na análise. Ele ficou p.. da vida.
@@wanessacanellas Meu caso também.
Estou lendo agora (comprei ontem) o recém lançado "O Presente da Filosofia" de Alain Badiou e Slavoj Zizek, traduzido e prefaciado por Marco Antonio Casanova editora via Verita. Me interesso por esse tema "Qual o papel da filosofia?" e gostei que este vídeo contribuiu para apresentar o debate
Que voz aveludada Jones 🌹
Da última vez que eu vi esse filósofo de UA-cam nem no Brasil mora há décadas. O último São João que ele foi deve ter sido a do jardim de infância em Curitiba (terra dele). Ele não tem a menor ideia do que está falando, e também não sabe o que é o Brasil ou o brasileiro. É um sujeito lamentável…
Jones fez um um vídeo sobre simuladores de conhecimento e alugou um triplex na mente da galera.
"Galvão?
Diga lá, Tino...
Sentiu!"
Ahahahahhaha bem a carapuça caindo feito luva. E o medo de chgar nele. Ou seria a tistreza de não estar entreo os filósofos pop, tipo "nem fui comentado?". Porque sim. Em relação ao que pouco ou nada tinha de esquerda confrontando bolsonarista na rede, Henry era um meio de saber que tinha gente chegando para confrontar. Mas quantas vezes dialogava com ele daqui, pq tinha coisas que ele falava, assim como a Priori ( faz cara de deboche com ar de suprassumo da intelectualidade), onde podiam não tinham outras infos, eram desonestos ou só uns liberais mei com cara de centro esquerda. Enfim. Tistre, vejo ele com potencial, mas acho sim que quer defender a cadeira de filósofo pop. E não vai rolar. Mas... vai aí se meter pra defender quem é pop e veja
Muito bom, Jones! Me desincrevi há alguns anos do canal do Henry prq fiquei cansado de tentar corrigir, nos comentários, coisas rasas que ele diz. Ele não responde e não se emenda. E, nesse teu caso, ele ficou visivelmente irritado contigo e por isso respondeu dessa vez.
Ontem fiz uma crítica ao vídeo dele sobre democracia e ele me respondeu. Não deu o braço a torcer sequer pra admitir o que disse no próprio vídeo. Cancelei a inscrição. Quem não está aberto à crítica, debate e eventuais correções não merece audiência.
Bah,@@claudiofransozo, ele te respondeu ainda. Pra mim nem isso. Ele se perdeu já faz alguns anos. E foi antes da separação dele.
Ficou magoado pq um cara de quase 1 milhão de seguidores não te responde? kkkkkkkkkkkkkk comentário vergonhoso
Fiquei,@@RAhWlVe! Como assim que ele responde o Cláudio e não responde o Carlos?! Mas falando sério, o cara que passa ali de 200/300mil segs. não tem como responder todo mundo.
Isso é sim um vídeo que se apresenta o pensamento filosófico. Obrigado Jones
Jones, eu assisti ao seu vídeo a respeito da safra de "pensadores que simulam conhecimento" e achei que você foi CIRÚRGICO, PRECISO e ABSOLUTAMENTE CERTEIRO na sua fala e nos pontos que você destacou. Gosto muito do Henry. Ele é inteligente, mas penso que você ARRASOU muito e , na minha opinião, não há com o que discordar na sua fala a respeito do tema em questão (Prioli, simulacro de conhecimento, São João... etc)
ahhhh, e você ganhou mais um inscrito no seu canal!
Não tenho conhecimento em Filosofia, mas vi nitidamente que a reação do Henry Bugalho ao video de Jones que inclusive assisti na íntegra e percebi que Henry foi desonesto com o que ele se propos a contrapor...ele digavou sobre outras coisas mas não refutou o ponto principal que foi a questão da Gabriela Prioli que o Jones citou... enfim... nada a ver do Henry....
Parabens Jones Manoel!
Jones ta cada vez mais gigante.
É um pensador brasileiro que faz diferença
19:00 - critica a abordagem positivista dos fenômenos sociais
Henry Bagulho ataca novamente 😂😂😂😂
Henry Bugalho mal consegue simular conhecimento kkkk
Putz. Uma aula completa. Parabéns @jones
Jones de forma resumida eu vejo um cara branco muito puto, que um homem negro tenha grande capacidade intelectual como vc, daí lá no seu interior ele busca defender os seus iguais, que foram criticados por vc, mas como vc disse e demostrou sem nenhum argumento solido e coerente. parabéns pelo vídeo didático.