o pior melhor livro que já li 😰 | vlog de leitura uma vida pequena

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 16 вер 2024
  • ✨ Livro Uma Vida Pequena está disponível no Kindle Unlimited: amzn.to/3ck9ikj
    Demorei um mês para ler Uma Vida Pequena, de Hanya Yanagihara. Foi uma das experiências mais impactantes da minha vida. O livro é fantástico e gigantesco não pelo número de páginas, mas pela grandiosidade da história. O problema é que também é um dos livros mais tristes e pesados. Triste. Muito, muito triste. E não eu não recomendo pra todo mundo, pois eu nem teria coragem de reler.
    ♡ Conheça meus livros: amzn.to/39qavEF
    ♡ Instagram: / apamgoncalves
    ♡ Twitter: / apamgoncalves
    ♡ Contato: oipamgoncalves@gmail.com
    Este vídeo não é patrocinado, mas os links da descrição são de afiliados. Ou seja, eu ganho uma comissão que ajuda na manutenção do canal e você não paga nada a mais por isso!
    #UmaVidaPequena #LivrosParaChorar

КОМЕНТАРІ • 382

  • @nataliagomesps
    @nataliagomesps 4 роки тому +1053

    Eu acho que nem sempre leitura é entretenimento. Às vezes a gente ta precisando mexer em alguma coisa dentro da gente pra poder expressar sentimentos que estavan reprimidos. E esses livros ajudam a fazer isso. Minha bisavó morreu de câncer quando eu tinha 9 anos e na época eu não compreendia o suficiente, não consegui chorar a morte a dela. Foi só com 15 anos, lendo A Culpa é das Estrelas, que eu me peguei pensando sobre a morte e câncer e passei todas as últimas páginas do livro chorando.
    Não to dizendo que as experiências relatadas nesse livro possam ter acontecido com vc, mas é que tem coisas que despertam nossa empatia e às vezes uma tristeza que precisa ser liberada.
    A gente passa por processos como esse lendo livros. Eles são dolorosos, mas mais tarde vai ser bom. É igual psicoterapia: revirar conteúdos inconscientes nunca vai ser legal e tranquilo, mas a libertação que a gente sente ao final do processo vale a pena pq te transforma.

    • @milenaalmeida4619
      @milenaalmeida4619 4 роки тому +9

      Que texto lindo moça

    • @pauliana7034
      @pauliana7034 3 роки тому +8

      nossa, obrigada pelo comentário, preciso ler urgentemente

    • @jessicasab874
      @jessicasab874 3 роки тому +3

      Nossa me tocou muito seu comentário 😞

    • @karenellen2714
      @karenellen2714 3 роки тому +2

      Obg por este comentário,isso é exatamente oq eu sinto...

    • @elizhaddad9851
      @elizhaddad9851 2 роки тому +5

      Eu vim aqui assistir essa resenha e me peguei pensando se queria ler ou não. E cheguei ao final do vídeo com essa conclusão, de que eu estou atormentada pelo muro que construí ao meu redor pra não sofrer, e sofro pq não consigo me expressar para além desse muro. A dor na alma é um eco distante que não alcança expressão, e com isso eu fui virando um imenso deserto. Preciso de água novamente, talvez sejam as águas de todas as lágrimas que eu escondi no mais profundo de mim. Que venham à tona! Obrigada por teu comentário.

  • @angelavalerie2911
    @angelavalerie2911 4 роки тому +924

    Eu: quero ler esse livro.
    Minha saúde mental: você quer fazer o que na Quarentena, Angela????

  • @rylienef6396
    @rylienef6396 4 роки тому +536

    chorei tanto com essa leitura que senti vontade de pedir um reembolso das minhas lágrimas na porta da Hanya

    • @apamgoncalves
      @apamgoncalves  4 роки тому +24

      euuu

    • @rpa1983
      @rpa1983 4 роки тому +1

      Hahahahhaa

    • @ler1002
      @ler1002 3 роки тому +1

      Eu também 😭

    • @danielle264
      @danielle264 2 роки тому +1

      Para irritar a autora pede dinheiro para a terapia kkkkkk

  • @vitorialuiza7659
    @vitorialuiza7659 4 роки тому +416

    Não costumo chorar lendo nada. Quando peguei uma vida pequena pra ler devorei em um dia e meio e nunca chorei tanto na minha vida. Me identifiquei tanto com o Jude e não passei por 1% do que ele passou. Virou meu livro favorito da vida, mas não indico pra ninguém. Até hoje me pego pensando nele e fico deprimida.

    • @apamgoncalves
      @apamgoncalves  4 роки тому +71

      Como você conseguiu ler tudo isso de uma vez só, socorro!
      Não sei o que é melhor, ler tudo de uma vez pra passar rápido ou estender tanto quanto eu fiz, mas prolongar o sofrimento.

    • @vitorialuiza7659
      @vitorialuiza7659 4 роки тому +25

      Eu pensei justamente nisso! Quanto mais rápido fosse, mais rápido a dor passava. Estava enganada, óbvio. Me peguei de jeito e foi uma experiência que não quero repetir.

    • @sandrasouza4579
      @sandrasouza4579 4 роки тому +11

      Eu chorei horrores com "O peso do pássaro morto" esse supera??

    • @vitorialuiza7659
      @vitorialuiza7659 4 роки тому +8

      @@sandrasouza4579 Acho que não dá pra comparar porque ambos tocam em pontos extremamente sensíveis e vai da reação de cada um, mas acredito que faça chorar tanto quanto.

    • @42lug
      @42lug 11 місяців тому +1

      Virou meu livro preferido da vida tambem... terminei faz uns 3 meses, e não tem um dia que não penso nesse livro. Vi que seu comentario tem 3 anos, você ainda tem o mesmo sentimento sobre esse livro?

  • @StanIVES2
    @StanIVES2 3 роки тому +65

    Kit pra ler esse livro:
    pano pra enxugar as lagrimas
    um galão d'água
    e uma terapia de brinde
    só custa um like s2

  • @marianaxavier298
    @marianaxavier298 3 роки тому +69

    "não é pra ter medo de ler"
    "não recomendo ler"

  • @AndersonSilva-so3hi
    @AndersonSilva-so3hi 4 роки тому +135

    Eu sei que está todo mundo dizendo, mas eu vou falar também: Essa foi provavelmente a resenha mais tocante e honesta que eu já assisti. Sei que você não quer recomendar esse livro, mas sinto que agora eu preciso fazer essa leitura. Não sei se é uma boa ideia, mas eu não costumo recusar quando um livro me chama. Obrigado pela resenha, querida.

  • @paulinagodtsfriedt6857
    @paulinagodtsfriedt6857 4 роки тому +87

    EXATAMENTE! Eu li esse livro uns anos atrás e eu passei pelo processo de leitura q vc passou e lembro q só conseguia pensar q era o livro mais triste q eu já tinha lido na vida! Quando vi o booktube descobrindo esse livro fiquei com medo d q a tristeza do livro se tornasse banalizada, o q não aconteceu no seu vídeo, mas aconteceu em outros. Vi pessoas dizerem q o Jude é egoísta, ouvi dizerem q a autora forçou a barra em colocar todo o sofrimento do mundo em um único personagem, o q como vc pontuou não é verdade. É um livro duro, difícil, mas q mostra a realidade do impacto de um abuso na infância. Infelizmente o abuso tem um impacto tão grande q a vítima volta a se colocar em risco diversas vezes na vida por achar q não merece mais, e não é culpa dela! O “egoísmo” do Jude é totalmente compreensível, quem vai deixar as pessoas verem suas feridas e confiar em um processo de cura e acolhimento quando na infância e na adolescência, momentos mais vulneráveis da vida, não foi acolhido? Percebi q os valores das pessoas se revelam com livros assim. Todo mundo tem direito de abandonar a leitura, ou de simplesmente não gostar, mas ler esse livro e conseguir entender o valor dessa leitura é corajoso demais! ❤️ Obrigada por essa resenha!

  • @montorob
    @montorob 3 роки тому +35

    O que eu mais achei lindo na leitura é forma que ela mostrou que para amar alguém basta apenas amar independentemente da sua sexualidade

  • @juandbooks
    @juandbooks 4 роки тому +142

    eu comprei esse livro mes passado por causa de uma booktuber gringa que eu vejo (paperbackdreams) que ela se destruiu chorando lendo e ela nunca chora, ai eu fiquei tao curiosa tao curiosa que decidi comprar, cada video que vejo de alguem falando eu fico com mais medo de ler porque eu to bem sem coragem, ele olha pra mim e eu olho pra ele e eu sinto que ainda não to pronta! todo mundo fala que vai marcar pra sempre quem le, sei que quero passar por isso mas é dificil ver as pessoas se destruindo enquanto vão lendo ele. obrigada por esse video, pam

    • @marialuizaassayag6538
      @marialuizaassayag6538 4 роки тому +11

      eu também!!! Eu parei de ver o vlog dela na metade, ai pedi pela internet o livro e li assim que chegou. Depois que terminei fui ver o resto do vídeo dela e chorei de novo kkkkkkk

    • @SaraKrause1107
      @SaraKrause1107 4 роки тому +6

      Acredito que temos nosso tempo para certas leituras, se vc não está se sentindo segura, respeite o que está sentindo. Eu comecei, estou em 20% e por enquanto está tranquilo.... Mas estava tranquila quando decidi começar e já sabendo o que esperar da leitura. Não tenha pressa se não está confortável antes mesmo de começar.... bjs

    • @betinajuchemclemens7119
      @betinajuchemclemens7119 4 роки тому

      Descobri por ela tbm!!!! Doida pra comprar esse, se bem que acho que prefiro ler pelo kindle (é pesado pra caramba essas 800 págs hahaha)

  • @bhababahxditsmehahaa9440
    @bhababahxditsmehahaa9440 4 роки тому +81

    já li, mt bom.
    a capa parece o jim carrey no filme brilho eterno de uma mente sem lembranças

    • @sandrasouza4579
      @sandrasouza4579 4 роки тому

      Me fale sobre esse filme.

    • @polyanapinheiro124
      @polyanapinheiro124 3 роки тому +4

      Aaai, eu olho essa capa e só vejo ele, me dá gasturaaaa demais!! Socorro! Até achei que era algo sobre o Jim!

    • @rafacmpf
      @rafacmpf 3 місяці тому

      SIM SIM SIM FINALMENTE ALGM QUE ENXERGOU ISSO

  • @giovannamelo828
    @giovannamelo828 3 роки тому +41

    Bom.... voltei aqui depois de ler o livro. Eu o conheci em um grupo de leitura e me recomendaram o seu vídeo Pam!.... Eu demorei cerca de sete dias pra ler o livro e... não consigo julgar o Jude como muitos fizeram. Qual é?! Se coloca no lugar do cara! O livro retrata apenas uma coisa que acontece todos os dias em todos os cantos do mundo. Meu Deus, tive que parar em certas vezes, me sentia sufocada, tive pesadelo e não consegui dormir bem nos dias em que estava lendo. Foi porrada em cima de porrada; quando pensava que iria pra frente, vinha outro pé na cara. Quando cheguei a mais de 50% do livro, torcia pra que ele cometece suicídio sim. Acho até uma dádiva ele não ter feito antes, ter conseguido viver tanto tempo assim.... A grande coisa que me fez pensar , após ler, foi a questão do sentido da vida, de tanta merda e até que ponto devemos suportar essas merdas. Ou seja , se você tem depressão, baixa auto-estima ou sensibilidade, NÃO LEIA!pois eu estou acabada.... acabada e com uma puta ressaca literária. Meu Deus.... Meu Deus. Agora não sei se classifico ele como o melhor livro que já li ou o pior. Se for o melhor... coitada de mim, pois ele não me deixou feliz... nem triste, ele me deixou.... anestesiada.

    • @anaclaudiaalcantara9567
      @anaclaudiaalcantara9567 2 роки тому

      Nossa, exatamente! Eu terminei de ler esse livro ontem. Era porrada atrás de porrada! Eu concordo com você na parte do Jude, meio melancólico dizer que eu torci para o Jude partir, pra ele terminar logo com aquela dor dele e deixasse tudo para trás. Na parte em que ele está de luto eu chorei parecendo que eu quem tinha perdido alguém. Cara, tive pesadelos após a leitura dele. Hoje pedi para sair mais cedo do trampo pq eu estou mals, tô em pânico sério, medo de morrer a qualquer momento ou perder alguém a qualquer momento. Que Deus me ajude 💔🥵

  • @te_tezinha
    @te_tezinha 4 роки тому +68

    Acho q esse é o vídeo mais pesado que vc fez, olhando o resultado só
    Impactante demais, não tenho psicológico para isso ainda, mas sei que um dia terei. Obrigada pelas suas resenhas paaam

  • @albuquerqe58
    @albuquerqe58 4 роки тому +238

    Eu lendo esse livro vendo “os anos felizes”: eu sei q tu tá mentindo

    • @apamgoncalves
      @apamgoncalves  4 роки тому +33

      meu deus, sim.

    • @RyanHDrerk
      @RyanHDrerk 4 роки тому +35

      “Anos felizes" não tem nada de anos felizes só desgraça atrás de desgraça. Mds 😔😔😔

    • @marialuizaassayag6538
      @marialuizaassayag6538 4 роки тому +9

      sim kakakakka eu pensei "de felizes não vai ter nada"

    • @theavengersarmy
      @theavengersarmy Рік тому +1

      Eu fiquei a ponto de arrastar a fuça de dona Hanya no asfalto quente no fim dessa parte. Eu SABIA que alguma coisa ia acontecer, mas JAMAIS pensei naquilo. Impossível imaginar aquilo.

  • @rpa1983
    @rpa1983 4 роки тому +22

    Li este livro há 4 anos e se tornou um dos meus favoritos da vida. Eu tinha acabado de perder uma pessoa muito importante e tive uma ligação emocional muito forte. Não consegui largar e finalizei em 15 dias. É muito triste e pesado, mas a vida é assim, né? Agora é aguardar a adaptação.

  • @kabooktv
    @kabooktv 4 роки тому +71

    Que vontade de ler esse livro ♥

  • @tamiresandriola8030
    @tamiresandriola8030 3 роки тому +16

    O sentimento que eu tenho ao termino deste livro é que eu gostaria de dar um abraço em todas as pessoas que já o leram e dizer "é foi tudo isso mesmo".

  • @engellazari8008
    @engellazari8008 4 роки тому +126

    Eu começo a assistir o vídeo e minha mãe ouve a voz da Pam:
    - Coloca na tv eu quero ver também ! 😂
    Metade do vídeo minha mãe tá chorando junto com a Pam
    Moral : Me fez baixar o livro e começou a ler ! ♥️
    Pam você é INCRIVEL

  • @bruttencourt
    @bruttencourt 4 роки тому +22

    Terminei o livro ontem e ainda não sei como me sinto sobre ele. Chorei horrores e ainda quero chorar quando lembro de algumas cenas. É isto.

  • @raissasantos4808
    @raissasantos4808 3 роки тому +32

    Nossa, vendo essa resenha eu me lembrei de um livro muito triste mas muito bom, "Todo Dia A Mesma Noite", sobre o incêndio da Boate Kiss. Foi o meu pior melhor livro, pq é muito triste... e saber que tudo o que está lá é real só piora a sensação

    • @deboraje
      @deboraje 3 роки тому +1

      concordo, li recentemente e nunca mais me esquecerei

  • @erbarrosg1
    @erbarrosg1 4 роки тому +15

    O Jude está em tudo o que eu leio... Depois de Uma Vida Pequena, li outros três livros e ainda não consegui me desligar do protagonista, talvez nunca consiga. Gente, que livro foi esse?!!! Me pergunto como a Hanay Yanagihara conseguiu, como deve ter sido seu processo de escrita, é uma curiosidade sem fim!!!!

  • @rpa1983
    @rpa1983 4 роки тому +21

    Eu perdi uma pessoa muito importante na minha vida que passou por muitas coisas que estão presentes nesse livro. Juntos nós passamos por situações nas quais eu me vi, em diversos momentos. Foi uma leitura muito difícil, mas eu consegui.

  • @erbarrosg1
    @erbarrosg1 4 роки тому +20

    Pam, quando você disse que não recomendaria a ninguém eu que ler... Acredito que livros assim, nos acrescentam não como entretenimento, mas na forma como enxergamos e sentimos o mundo. Acabei de baixa-lo no meu Kindle. Seja o que Deus quiser!

  • @lendocomdaniel
    @lendocomdaniel 4 роки тому +22

    Você é tão incrível! Obrigado por se preocupar com a saúde mental dos leitores.

  • @Anakarlanr
    @Anakarlanr 21 день тому +1

    Eu também chorei em várias partes do livro, no final também. Tem um forte impacto psicológico, mas entendo quem insiste na leitura.

  • @tonyaraujo6439
    @tonyaraujo6439 4 роки тому +7

    Eu chorei com o seu vídeo... estou nesse momento passando por uma crise existencial, digamos que junta um pouco do signo e o covid e temos um ser cansado da situação, de ver coisas ruins e de ter que se redescobrir. Quando você mencionou que passou por uma transformação, eu me identifiquei pois estava nesse exato momento falando do quanto Os Miseráveis me transformou e ajudou a construir meu caráter. Sei que no momento não posso embarcar nessa história, mas pretendo em um futuro breve. Parabéns pelo cuidado nas recomendações, parabéns pela honestidade em falar dos livros de uma forma tão honesta e tocante. ❤️

  • @marisaalencar9443
    @marisaalencar9443 4 роки тому +24

    Fiquei muito curiosa com esse livro ao ver essa sua resenha tão emocionante. Fico pensando que apesar desse livro ter te trazido tantos sentimentos tristes e tanto sofrimento na hora da leitura é porque ele cumpriu com seu papel, te fez refletir e te tornou um ser humano melhor, mais empático. E não é esse o papel dos livros na vida de um leitor? Um dia quero ler, nesse momento nao tenho psicológico, mas já adicionei na minha lista. 😘

  • @carolinacolli3700
    @carolinacolli3700 4 роки тому +3

    Concordo com tudo o que você falou. Vi muitas pessoas criticando a autora por ter sido tão gráfica em algumas cenas e até entendo essas críticas, mas como ela mesma disse em uma entrevista essas coisas acontecem e é importante falar sobre. Várias vezes pensei em desistir pela carga emocional pesada que eu senti lendo, mas é uma história tão incrível, tão rica, os personagens são tão especiais pra mim que fico feliz em não ter desistido. Mesmo assim, concordo que não é uma leitura para todo mundo e você precisa estar muito autoconsciente emocionalmente dos gatilhos para conseguir ler. Confesso que eu ansiava muito por um final feliz, uma redenção do Jude, mas também vi em uma entrevista a autora dizendo que essa redenção não era um propósito, e sim mostrar a vida como ela é, como mesmo cheia de sofrimentos e também alegrias, no fim nossas vidas acabam sendo pequenas. De qualquer forma, já quero novos livros da Hanya, essa mulher é completamente talentosa (nunca comento em vídeos mas dessa vez me empolguei porque essa história merece demais)

  • @giovanadias5373
    @giovanadias5373 4 роки тому +5

    Terminei de ler esse livro hoje e queria te agradecer Pam. Por mais que você não tenha recomendado esse livro, esse vlog me chamou muita atenção e acabei comprando. E eu amei. Definitivamente não é uma leitura pra todo mundo (sério, tenham muito cuidado), mas para mim foi transformador, um exercício de empatia. Esse livro me fez perceber o quanto é importante ser gentil, não só com os outros mas consigo mesmo, o quanto temos que valorizar as coisas que temos e, principalmente, as pessoas que nos acompanham. A história do Jude me fez ter muita vontade de poder fazer alguma coisa, de poder ajudar as pessoas de alguma forma (me lembrando, inclusive, um dos motivos que me fez escolher a faculdade de direito). Ainda, além de todo o foco da narrativa ser as coisas horríveis pelas quais o personagem principal passou, eu acho que esse livro trás muitas reflexões sobre justiça, amizade, relacionamentos, arte e sobre o próprio fluxo da vida.

  • @hyanasantos7240
    @hyanasantos7240 4 роки тому +10

    Eu li esse livro depois de ver essa resenha, e nao me lembro de ja ter chorado tanto na vida, esse livro é extremamente angustiante pelo fato de ser absurdamente real, Ninguem continua o mesmo depois dele, hoje quase um mês depois de finalizar a leitura ainda me pego pensando nos acontecimentos do livro e choro outra vez, a dor q eu sinto pelas vidas quebradas dos personagens é real, e nao vou superar nunca a reali dade daquele final . Indico mt a leitura pois o conhecimento é a mlhr arma pra combater certos temas 😔😉

  • @emanuellegoncalves6910
    @emanuellegoncalves6910 3 роки тому +4

    Menina.. Venho te acompanhando e honestamente fiquei impressionada com a sua sensibilidade, eu sinto muita verdade nos seus vídeos e é algo muito bacana de se ver nos dias de hoje.
    Cuidado com o que vai ler, é nítido a sua paixão pela leitura, mas tem coisas que machucam e maltratam demais a gente, então... veja direitinho se vale a pena. Fica com Deus!

  • @caroltvas
    @caroltvas 4 роки тому +4

    li esse livro ano passado, e por 1 semana não conseguia fazer nada além de ler (arrancar o band aid logo? não sei) mas assim que eu li a última linha de os anos felizes, eu quis rasgar ele inteiro. Vivenciei todas as fases do luto. é impressionante como um livro conseguiu mexer tanto comigo, e isso me transformou como leitora. sentia que os personagens eram conhecidos meus, e acho que por isso que foi tão importante a hanya escrever um calhamaço, né. nossa, ele me transformou e me fez enfrentar coisas que não queria enfrentar, não é um livro simples ou confortável, mas você não consegue largar ele mesmo assim? Enfim, MUITA coisa. perfeito demais.

  • @pagssoltas
    @pagssoltas 4 роки тому +9

    concordo plenamente com o que você falou no final. é como se a gente passasse por um túnel. o final do vídeo foi de cortar o coração, assim como o livro.
    provavelmente, uma das melhores resenhas em vídeo que já vi na vida.
    grande abraço

  • @luanagarcia4550
    @luanagarcia4550 3 роки тому +7

    Estou em 70% do livro e sempre volto aqui pra assistir o vídeo inteiro, e cada vez eu amo mais ainda o livro por sua história e escrita

  • @lulucapucci
    @lulucapucci 4 роки тому +6

    Acabei de terminar. É uma leitura sufocante. Você vai lendo e pensa não é possível, não acredito, não quero mais saber. Também penso que não é pra todo mundo.... não sei pra quem eu recomendaria esse livro .... mas foi o melhor livro que eu já li

  • @vianeexyz
    @vianeexyz 3 роки тому +3

    Terminei esse livro ontem e aprecio a sua habilidade de encaixar todos os sentimentos pesados que sentimos ao decorrer dele em palavras, realmente não é um livro pra qualquer um
    E quebrou o meu coração o fato de que o JB foi quem ficou sozinho no final, consegui sentir a solidão dele e foi isso que mais me fez chorar de verdade
    E você se expressa muito bem, amei o vídeo

  • @JessLendo
    @JessLendo 4 роки тому +21

    Cheguei na parte 3 agora e estou sofrendo. Eu já sinto oq me espera, já consigo ver oq vai rolar, e não estou preparada. Mas quero ler, quero demais. Então sigo firme. Mas agora com seu vlog estou com medo mais ainda.

    • @apamgoncalves
      @apamgoncalves  4 роки тому +8

      É bem esse sentimento. A gente continua a ler na esperança de algo dar certo e ao mesmo tempo não querer desapegar dos personagens, mas com tudo que acontece também não parece certo continuar... É complicado.

  • @bibliotecadebolso-
    @bibliotecadebolso- 4 роки тому +8

    Eu tinha esse livro na minha lista, mas sou muito sensível. Fico péssima por dias! gratidão pela sinceridade

  • @jessimsqueen
    @jessimsqueen 3 роки тому +7

    Li Uma Vida Pequena depois de você e da Bel lerem. Amei o livro e como diriam as beldades, "alguém tem que prender essa autora" (rindo pra não chorar porque jáchorei demais)

  • @mitsuha0608
    @mitsuha0608 4 роки тому +3

    a Pam é tão verdadeira que me deu vontade de chorar junto... mas também tô muito curiosa pra ler porque eu imagino as coisas que podem ter acontecido, mas quero ver e entender porque esse livro foi tão intenso, complexo, doloroso e importante na vida de quem leu.

  • @juniorfranca5499
    @juniorfranca5499 4 роки тому +3

    É um exercício de empatia. Excelente Pam! Eu estava procurando por uma resenha de alguém sensível que não carregasse no discurso a velha história de atribuir à vitima uma culpa. Parabéns pelo trabalho.

  • @brunap.5198
    @brunap.5198 3 роки тому +9

    Vi muitas resenhas sobre esse livro,e de cara a capa me atraiu,sim eu tenho uma certa fixação por livros pertubadores,me julguem rs. Terminei de ler ele hj e realmente ele tem uma carga pesada,é bem doloroso, porém acho que não fiquei tão chocada por já ter lido algo pior, não gosto de fazer comparações pois cada obra é única mas Nada foi tão impactante pra mim quanto o livro Hoje sou Alice,essa concerteza foi a leitura mais impactante,crua, visceral e doentia que já li na minha vida. Depois disso,nada mais me afeta tanto. Fica dica aí pra quem gosta de um desgraçamento mental.

    • @brunap.5198
      @brunap.5198 3 роки тому

      @M L me passa o nome dos livros que já leu,eu adoro livros assim. Quanto mais pesado melhor rs.

  • @sarahalves3899
    @sarahalves3899 3 роки тому +2

    já li livros bem pesados, inclusive com gatilho para abusos, porém esse eu vi que é MUITO gráfico então apesar de estar bem curiosa vou deixar passar. Espero um dia conseguir ler ele pois parece muito bom. Talvez eu nunca leia, também, e é isso sabe: temos que ter responsabilidade com nós mesmos. nem sembre o livro que recomendam no booktuber ou booktok etc é pra nosso entretenimento, as vezes não é o momento para lermos tal livro e tá tudo bem! Pesquisem sobre os livros antes de lerem, sério mesmo. Obrigada pelos avisos, Pam, eu tava bem perto de comprar ele e você me salvou kkkkk necessária demais você. 🤍

  • @marialuizaassayag6538
    @marialuizaassayag6538 4 роки тому +6

    Ai Pam... Me vi nesse vlog. Sofri demais, mas eu amei esse livro e virou sim o meu favorito da vida! A realidade não é bonita, e embora a gente costumeiramente leia livros com finais felizes -mesmo aqueles inesperados-, sabemos que a vida não é assim. É um livro que choca, que mostra o lado feio e cruel das pessoas e é esse o toque especial que a autora da à obra -o que vira um divisor de água entre os leitores que amam e os que odeiam-.
    A capa de Uma Vida Pequena é uma das fotografias de Peter Hujar (orgasmic man) e não poderia representar melhor o conteúdo do livro. As passagens da Hanya são tão perturbadoras quanto as fotografias de Peter -e até acho que ele inspirou ela pelo menos uns 40%-, mas são igualmente belas.

  • @gamessons1010
    @gamessons1010 3 роки тому +2

    Pam, que vídeo!!! Que entrega!! Apesar de tudo, parece que foi um aprendizado e tanto, né?! Quer dizer, não foi apenas uma experiência ruim, teve crescimento!! Impressionante seu mergulho, Pam!! Tocante e inspirador!!!

  • @valeriamedeiros4435
    @valeriamedeiros4435 3 роки тому +4

    Acabei agora e chorei MDS! É linda a amizade deles e a construção dos personagens! Mas MDS! Muito triste! Gostei muito do Willem e do Jude!

  • @garimpodanaath
    @garimpodanaath 4 роки тому +4

    Tô chegando nos 30 também e amizade sempre foi algo que mexeu muito comigo. Há 2 anos eu e minha melhor amiga decidimos cada uma seguir seu caminho, não superei ainda. É dificil toda vez que lembro!

  • @izziizzi7276
    @izziizzi7276 23 дні тому +2

    Eu acabei de finalizar o livro. Sinceramente, me arrependo de ter lido. Eu deveria ter largado no meio, deveria ter parado. É muita tristeza, tristeza sem alívio. Não indico pra ninguém

  • @AndressaBaseggio
    @AndressaBaseggio 5 місяців тому +2

    Esse livro é terrivelmente doloroso e com situações brutais. Não é pra qualquer um. Li em 1 semana, pela curiosidade de descobrir sobre a vida do Jude. Chorei. Tive raiva da criança ser invisível em situação de vulnerabilidade e de tanto predador inserido no ambiente do protagonista. Absolutamente nenhuma compaixão ou afeto foram oferecidas sem ganhos secundários. Apenas pedofilia pesada e nojenta, capaz de destruir uma pessoa. Fiquei abatida quando terminei. Todos os raios caíram de fato na mesma cabeça nesse livro, mas ainda assim mundo afora tem crianças passando por situações similares e isso me machuca. Compreendi o final, assim como o Jude eu não conseguia enxergar outra saída pra ele. Leitura incrível, porque me prendeu de maneira que poucos fazem. Mas ainda não superei as imagens que formei na minha cabeça lendo esse livro. Acho que será um longo processo de reflexão.

  • @evertonrodolfo833
    @evertonrodolfo833 4 роки тому +6

    Acho incrível como cada pessoa tem a capacidade de absorver certos conteúdos. Algumas pessoas podem se assustar vendo uma larva se acolher e retrair, mas esquecem de que futuramente ela tornará uma borboleta. Não melhor e nem maior, afinal ela já foi uma ninfa. Mas uma borboleta.

  • @emilyjacobburin3011
    @emilyjacobburin3011 3 роки тому +3

    Assisti novamente o vídeo hoje, depois de ler o livro. E, Pam, nossa. Durante Os Anos Felizes eu sabia que algo ruim ia acontecer, pq tava tudo indo mais ou menos e esse livro não tem nada de mais ou menos. Mas no final daquela parte (e no começo da próxima) eu chorei tanto, mas tanto, vendo todo o desenrolar, que só de lembrar embrulha o meu estômago. Dei 5 estrelas e virou um dos meus favoritos, com certeza, mas, como você disse, não dá pra recomendar, tanto por conta dos gatilhos quanto por todo o sofrimento que a gente passa enquanto lê. Enfim, espero um dia poder pensar no livro sem ficar muito deprimida, mas no momento só série de comédia e BBB pra nem lembrar por um tempo.

  • @juliagalembeck5850
    @juliagalembeck5850 4 роки тому +20

    Eu te acompanhei no insta, quando eu vi a notificação quase pulei da cadeira hahaha! Muito obrigada por esse vídeo.

  • @camiladeguimaraes681
    @camiladeguimaraes681 4 роки тому +10

    Foi o primeiro livro que me fez chorar.
    Eu falei um monte dele com minha terapeuta.
    A falta que uma boa comunicação faz, né? Tinha horas que eu dizia: conta para fulano, conta! Por favor, falaaaaa.

    • @camiladeguimaraes681
      @camiladeguimaraes681 4 роки тому +2

      Eu não consigo parar de falar desse livro. Desculpe.
      Li no twitter uma definição ótima para ele: voyerismo de desgraça.

  • @carolinesantos162
    @carolinesantos162 4 роки тому +2

    Eu acompanho muitos booktubers, mas poucos se envolvem tanto com os livros que leem quanto você. Parabéns, de verdade!

  • @carolinevnancio
    @carolinevnancio 3 роки тому +1

    Eu amo esse livro demais. É meu livro predileto, a história e como vivemos esse livro é algo muito intenso. Fico feliz de você ter gravado sobre ele Pam.

  • @LuanHenriquee16
    @LuanHenriquee16 4 роки тому +13

    Analisando, percebo que talvez o grande erro dos leitores, é ver o Jude como um único homem, como um único ser humano.
    acho que a autora pegou o Jude, como a representação de todos os males que acontece com crianças, mulheres, gays etc.. analisando ele como um único ser, fica sim, exagerado, porém vendo por outro lado, percebe-se o quanto mal é causado por humanos para com outros humanos, e é uma escolha, a maldade é uma escolha, mas os resquícios que fica na vítima, infelizmente, é imutável.

    • @MsValdenor
      @MsValdenor 2 роки тому

      Eu discordo para mim essa autora o utilizou para colocar todo o sadismo dela pra fora, o modo como ela narra milimetricamente o sofrimento dele, e reforçado pela declarações posteriores dela, me passa a ideia que ela estava se deleitando e narrar todo esse sofrimento, e segundo alguns leitores isso já estava presente no primeiro livro dela, então talvez essa autora seja uma sádica que encontrou na literatura um jeito socialmente aceito para praticar o sadismo

    • @LuanHenriquee16
      @LuanHenriquee16 2 роки тому

      @@MsValdenor e ela fez muito bem.

  • @suukiin
    @suukiin 4 роки тому +8

    é assim mesmo :( sempre que alguém me falar que quer ler, vou redirecionar a pessoa para esse vídeo

  • @manutaylor3738
    @manutaylor3738 3 роки тому +1

    pam eu vinha aqui toda hora antes de ler o livro, vendo vc falando sobre e cada vez mais ficava com muita curiosidade e resolvi comprar, comecei a ler dia 21 de agosto e terminei exatamente 1 mes depois, nao tem nem 1 dia que acabei de ler. agora to vindo aqui chorando igual uma desgraça pq foi uma das experiencias mais traumaticas e lindas que eu ja passei, lendo uma vida pequena.

  • @heleninhasales
    @heleninhasales 4 роки тому +50

    Uns anos atrás tu tava na saga do livro 5 estrelas. Agora já são dois hahahahah

    • @apamgoncalves
      @apamgoncalves  4 роки тому +14

      e ainda dois que me fizeram sofrer T_T

    • @heleninhasales
      @heleninhasales 4 роки тому +1

      @@TIMOTHYDIXON272 pessoas normais

  • @igosilva580
    @igosilva580 4 роки тому +3

    Me convenceu a comprar. Gosto dessas experiências para conhecer os temas e não ser tão insensível quanto já fui. Ter empatia "custa" muito as vezes.

  • @elisabeteramos3305
    @elisabeteramos3305 4 роки тому +3

    Nunca tinha visto um vídeo com react à livros. Gostei bastante. Já me inscrevi. Vou ler!

  • @brunakandrade
    @brunakandrade Рік тому +2

    Seu vídeo foi o mais perto q achei da minha experiência :) tbm entrou na minha lista de livros incríveis que sao difíceis de dizer "amei", junto com A Pianista (ja fica aí a dica ou não) haha

  • @luanamayana6742
    @luanamayana6742 4 роки тому +1

    Eu ouvi gente chamando o Jude de egoísta e discordei totalmente. Eu já tive depressão e tentei acabar com minha vida mas era um ato de desespero, não de egoísmo, porque a doença mental deturpa sua visão do mundo e olha que eu estava sendo tratada com medicação e tudo. O Jude claramente estava doente, tanto de corpo como de mente e não estava sendo tratado porque ninguém ao seu redor queria forçá-lo a nada. Então eu entendo a decisão dele, ele não aprender a lidar com os fantasmas dele e a ressignificar o seu valor e as crenças ensinadas a ele quando criança. Deu 5 estrelas e acho que releria esse livro.

  • @renatabezerra7827
    @renatabezerra7827 3 місяці тому

    Eu demorei 6 meses pra terminar esse livro, tanto por falta de tempo quanto pelo tamanho dele. E apesar de ser uma leitura muito dolorosa, ela nos ensina tanto! O axioma do x=x é uma realidade que poucos tem coragem de encarar. No fim, continuamos com os mesmos medos e angustias de quando éramos mais novos e dificilmente encaramos isso de frente. Ver o ponto de vista de jude e das pessoas ao redor dele nos ajuda a desenvolver uma empatia sem tamanho, n só com os personagens, mas com nós mesmos.

  • @blogoosfera
    @blogoosfera 4 роки тому +2

    Obrigado pelo aviso e pela consideração com pessoas sensíveis. Muito obrigado.

  • @juanblackwell7863
    @juanblackwell7863 3 роки тому +4

    Ahhhhhh eu comecei a ler dps desse vídeo e tô no cap 2, amando cada personagem e shippando Willen e Jude, e eu sei que não cheguei nas partes ruins por isso tô curtindo e nem assisto o vídeo todo pra não pegar spoiler

  • @matheusbruno3167
    @matheusbruno3167 4 роки тому +1

    quero muito ler esse livro, mas acho que o deixarei para ser uma experiência no futuro, quem sabe daqui a uns sete anos, dez, até mesmo para eu sentir o que os personagens sentem nessa fase de ápice da vida adulta. esse vídeo está incrível, pam, e deu pra sentir junto com você a atmosfera de dor e pesar!

  • @victoriateixeira3912
    @victoriateixeira3912 4 роки тому +18

    Eu no começo do vídeo: consigo ler isso, vou comprar
    Eu no final: fiquei super mal só de me imaginar lendo sksksksksk

  • @yasminifanger9899
    @yasminifanger9899 4 роки тому +2

    Ultimamente eu tenho me interessado muito por esses assuntos mais reais. Vou tentar ler e obrigada pelo vídeo, Pam. Você é surpreendentemente maravilhosa.

  • @talitafernandes2680
    @talitafernandes2680 4 роки тому +1

    Nunca tinha ouvido falar do livro, mas obrigada por avisar sobre o conteúdo, Pam. Eu realmente prefiro não ler livros que com certeza me deixarão mal. Boa sorte nas próximas leituras 🤓

  • @guilhermeafonso8897
    @guilhermeafonso8897 2 роки тому +1

    Bela resenha, compartilho muito das mesma emoções! Pra quem tiver curiosidade, minha experiência com o livro:
    Depois de ter perdido o hábito da leitura por muitos anos, esse foi o primeiro grande livro que de uma forma quase que literal me via devorando e a certa medida regurgitando tamanha dor psicológica e física que a leitura me trazia. Às vezes tenho vontade de indicá-lo a todos, apenas para poder ter a quem conversar e dissipar um pouco da sensação de perda e luto que o final do livro me trouxe, mas sem bem que fazer isso seria uma grande irresponsabilidade sabendo da quantidade de gatilhos que podem despertar. Meu próprio interesse na leitura veio dessa ideia masoquista, nunca passei por nada parecido com os traumas, judiações e covardias que o "protagonista" e alguns de seus amigos sofreram, mas a ideia de saber como seria essa experiência foi um dos motivos de ter esse livro.
    Argumentando algumas das principais críticas, acredito sim que tudo que fora infligindo naquele grupos de amigos poderia de fato acontecer a pessoas no mundo real, seja numa escala menor ou até mesmo maior de dor e sofrimento, o que não estamos é acostumados a acompanhar isso de perto, e a leitura traz isso, sentimos que conhecemos aquelas pessoas e a cada momento que elas se encontram nos seus limites e temos vontade de abraçá-las e confortá-las como se fossem recém nascidos, dar o colo e proteger de qualquer mal. A quantidade de páginas não me incomodou, a escrita me fazia imaginar de forma muito viva cenários e personagens, a fiz em pouquíssimos dias, o que pensando bem, não foi algo muito sadio, esse livro deve ser lido como que em doses homeopáticas de remédio, para não se tornar prejudicial. A sexualidade dos personagens descrita por muitos como algo problemático, me foi em algum momento do livro motivo de surpresa, ao contrário da maioria, não sabia da fama de "novo grande romance gay moderno", e aquilo, da forma que foi apresentado pra mim me fez abrir a mente de forma que possam existir relacionamentos que transcendessem o sentido da palavra, algo lindo, puro, forte e inocente.
    Perto do fim tive raiva da escritora, me questionava o porque como que em um ato divino ou diabólico ela poderia trazer aquele ser mesmo em seus "anos felizes" tamanha dor, me via chorando diversas vezes, por incrível que pareça não nos momentos de abuso e tortura mas nos momentos em que por mais que as coisas estivessem da pior maneira possível os personagens conseguiam transmitir tamanha sensibilidade, carinho, afeto, resiliência e amor, um amor tão grande, um amor de pai, amor de filho, amor de amentes, esse livre de forma resumida pra mim é isso, AMOR e na mesma medida MUITA DOR! Dor que te parte em fragmentos que são colados de pouco em pouco e você se imagina pensando no livro durantes dias, meses e anos. Algo que certamente vai marcar a sua vida, e me marcou.

  • @danielyborges1060
    @danielyborges1060 4 роки тому +3

    Vc disse tudo, é um exercício de empatia! Terminei agora aos prantos.

  • @sonholiterario447
    @sonholiterario447 4 роки тому +1

    Esse livro me deixou mal por meses, vendo esse vídeo me fez lembrar de tudo!!😅😅
    Deu até vontade de chorar hehe
    Eu li esse livro final do ano passado, foi minha melhor leitura do ano, apesar de ser bem doloroso de ler, teve algumas partes que tive que parar a leitura pois não conseguia parar de chorar. Enfim, nunca vou esquecer essa história e de como seus personagens me marcaram.

  • @AlineSouza-os6ly
    @AlineSouza-os6ly 4 роки тому +20

    Fiquei com vontade de ler, mas com medo ao mesmo tempo. Sou daquelas que sente muito o que o personagem tá sentindo, talvez essa leitura vá acabar comigo, mas vou deixar em uma lista pra ler em algum momento da vida!

  • @efsx86
    @efsx86 Рік тому +2

    Uma vida pequena, um livro grande e uma autora que pesou a mão na desgraça.
    Passava as páginas e só pensava “precisa de tanta tragédia?”, alguns acontecimentos são muito gratuitos. Do mesmo jeito que o Judy fica anestesiado em determinada parte, eu também fiquei. Vinha outra desgraça e eu nem ficava triste, só pensava “mais uma”.

  • @whosnightwing
    @whosnightwing 3 роки тому +1

    Quando eu assisti esse vídeo eu fiquei determinado a ler. Sempre gostei de histórias nesse estilo e eu, sendo uma pessoa que já passou por diversos transtornos mentais, pensei “puts suave nada q eu não tenha tido contato antes”. A questão é que o que mais me destruiu nesse livro foram as relações entre os personagens e como você torce pra tudo dar certo mas a cada página você sabe que tá tudo piorando. Até as cenas de romance entre os personagens eram doloridas pq eu ficava com medo daquela leveza acabar. É um livro que com certeza você sente a dor de cada personagem

  • @bernikke
    @bernikke 2 роки тому +1

    Há muitos anos vi a adaptação de "O príncipe das marés" de Pat Conroy e apenas depois li o livro que me levou a lugares que o filme não consegue chegar. Mais recentemente, ao ler "A desumanização" de Valter Hugo Mãe achei que nenhum livro seria tão impactante, não apenas pelo conteúdo, mas a forma de contar e nos tocar profundamente. Agora, sem palavras com "Uma vida pequena" de tão imenso que é, em todos os sentidos. Meus livros definitivos.

  • @shaiene02
    @shaiene02 4 роки тому +4

    Ai Pam, não tenho estrutura, eu chorei só assistindo a resenha ;_;

  • @Mayarinha30
    @Mayarinha30 4 роки тому +1

    Meu coração ficou disparado o vídeo quase todo e fiquei bastante curiosa. Vou colocar na minha lista e ficar de olho no livro... ❤

  • @querenamorim6783
    @querenamorim6783 3 роки тому

    Eu vi esse seu vlog a alguns meses e fiquei bem afim de ler por todos os pontos em que você disse que era uma tristeza e pesar denso, eu quis sentir, vou ser bem sincera, queria consumir uma tristeza que me destruísse de verdade e eu geralmente não sinto muita coisa, naturalmente a algum tempo.
    Mas, esse livro me fez pensar em tanta, mas tanta coisa e acredito que a maior delas é sobre a empatia pelo Jude, um Jude que existe dentro de mim e precisa de empatia e o quanto é difícil dar essa mão a si mesmo e fico feliz por fazer essa descoberta jovem a ponto de ter tempo, mais força, disposição (mesmo que bem pouca) de tentar, tentar dar prioridade a empatia pelo Jude aqui de dentro, antes de devolver ele ao mundo, antes de ser tarde para ele, como foi para o do livro.
    Muito obrigado pelo vlog.

  • @cristinamarciadepaula6046
    @cristinamarciadepaula6046 20 днів тому

    Eu li e apesar de ter me identificado com o Jude,não me emocionei,não disparou gatilhos...só pensei em como ele foi uma pessoa sofrida,,traumatizado e corajoso!!
    É horrível viver se achando não merecedor da felicidade,do amor das pessoas...
    É um livro triste...nada mais!!

  • @geovannabenedetti3047
    @geovannabenedetti3047 4 роки тому +3

    Melhor definição que você poderia dar! Escrita maravilhosa, personagens super profundos, mas as temáticas são muuuuito pesadas. Faz mais de um ano que parei na "reta final" da leitura e ainda não consegui retomar

  • @LeticiaSousa-um5cc
    @LeticiaSousa-um5cc 4 роки тому

    Que vlog lindo! É incrível ver as emoções de uma pessoa durante uma leitura, sobretudo sobre uma leitura que parece ser tão forte e profunda. Lindo trabalho Pam!

  • @nabiasilva9706
    @nabiasilva9706 3 роки тому +1

    Voltando no vídeo dps de ter lido o livro: li em menos de três semanas, não posso dizer que gostei, mas me identifiquei quando durante o desenvolvimento eles vão perdendo “amigos” conforme vão envelhecendo, é uma fase triste porém necessária que eu passei. O que me fez não gostar do livro foi o fato de que TODAS as pessoas que rodeiam o Jude ignoram os problemas dele, tipo o Willem que no início tinha medo de tocar no assunto, sei q não é algo fácil de lidar, mas poderia ter evitado muitas coisas que aconteceram, me deu uma sensação de que eles são meio irresponsáveis com o Jude, principalmente o médico. Enfim, como estudante de psicologia, acho que eles poderiam ter feito mais pelo Jude, ao invés de só esperar que ele melhore em algum momento, sem fazer NADA a respeito. É isso. Não recomendo, acho que nem todo mundo tem saúde mental pra lidar com esse tipo de leitura.

  • @rodrigobento7424
    @rodrigobento7424 4 роки тому

    Eu amei o vídeo...acho que nunca vi você falando com tanta empatia e verdade sobre uma leitura.
    Eu vou comprar e vou ler.
    E tristeza também é vida. Se te tocou é válido.

  • @jussararibeiro5279
    @jussararibeiro5279 Рік тому

    Achei sua colocação muito muito sensata! Eu li esse livro me encantei c a sensibilidade da autora, ao descrever a dor de várias formas...estou horrorizada c uma booktuber dizer que: pelo amor de Deus não leiam esse livro, e ainda falar mal horrores da autora...mas você Pam eu dou os parabéns pela sua resenha!!!
    Abracos 19:49 o

  • @Patricia-sc3tb
    @Patricia-sc3tb 4 роки тому +2

    Terminei de ler hoje. Levei 2 semanas pra ler. Livro pesado, se a pessoa for mais sensível com certeza larga ele no meio.
    Mas, gostei da escrita da autora, muito detalhista em várias áreas, a prosa é boa, e as metáforas e figuras de linguagem que ela cria ao longo do livro são geniais e inéditas.
    Eu recomendo essa leitura para quem for mais casca grossa.

  • @anaribeiro177
    @anaribeiro177 3 роки тому +1

    É um livro que quero muito ler. O último que li e que acabou comigo foi O Peso do Pássaro Morto. Gostei demais da leitura, mesmo me deixando triste. "Flores Para Algernon" também mexeu muito comigo, indico pra todo mundo. Livro Incrível.♥️

  • @de_taine
    @de_taine Рік тому

    a quase 3 anos eu assisti esse video completamente por acaso e o livro me chamou muito a atenção. acho q dentro d uns 3 meses na epoca consegui achar um site e baixar o pdf d graça e comecei. mas n consegui passar d 20 pag pq tenho tdah e sou autista, e pra mim é extremamente dificil imaginar aq q to lendo; só leio livros ilustrados como pequeno principe por exemplo. a questão é q eu realmente queria ler ele e a escrita da autora me chamou a atenção logo d inicio então eu me prometi q compraria ele fisico e leria. final do ano passado, 2022 consegui finalmente e fui com sede, mesmo assim o tdah ainda ta aq e levei uns 2 meses pra engatar (tinha começado td d nv), mas n desisti. até q consegui graças ao hiperfoco presente no autismo, n conseguia parar d ler, era dificil imaginar as vzs mas a medida q o livro passava ficava mais fácil pois me afeiçoei aos personagens. demorei uns 5 meses pra conseguir terminal, n pq era ruim mas pela minha dificuldade mesmo. mas..... esse livro mudou minha vida. com ctz é meu segundo livro favorito agora! obrigada. muito obrigada por esse video. minha próxima tentativa agora é um d sua indicação q eu vi naquela epoca tambm, flores para algenon.

  • @marianabatista8362
    @marianabatista8362 4 роки тому +5

    Por enquanto esse livro não é pra mim. Aconteceu um suicídio próximo a mim e ainda fico pensando mto nisso. Fora os outros temas sou mto sensível

  • @juliettemarques
    @juliettemarques 4 роки тому +2

    Nossa senhora, da vontade de ler o livro mas ao mesmo tempo não da! MEDO! Isso porque eu não tenho gatilho nenhuma, graças a Deus!! 🙌🏻

  • @isabellegomes3168
    @isabellegomes3168 4 роки тому +2

    esse livro muda vidas. o final é destruidor.

  • @anacavalcanti729
    @anacavalcanti729 3 роки тому +1

    Terminei de ler ontem e estou despedaçada. Não recomendo o sofrimento que passei a ninguém! Mas é uma leitura incrível e eu já tô pensando em reler pq sinto que não absorvi tanto o começo, que explorava mais os outros personagens, e agora eu sinto falta deles 😭

  • @carinadasilva1145
    @carinadasilva1145 4 роки тому +1

    Pam....fiquei emocionada com o relato desde livro...vou comprar.....amo incondicionalmente este tema...e álias sou Psicopedagoga sou apaixonada pela literatura e principalmente por livros que falam do ser humano.....

  • @JulioHighwind
    @JulioHighwind 6 місяців тому

    Moça, eu deixei o seu vídeo para assistir a ele somente depois de eu terminar todo o livro porque, por mais que pelo título dele eu imaginava o que poderia acontecer antes mesmo de iniciar a leitura, eu queria sentir o efeito surpresa de ter as minhas expectativas frustradas, atendidas ou superadas - em grande parte, a autora foi além do que eu esperava. Eu gosto desse tipo de leitura, e mesmo concordando contigo sobre o peso dos detalhes e dos temas abordados, eles me ajudaram a me sentir melhor por ver que os meus problemas não são grandes e complexos quanto os de Jude e Willem, por exemplo, justamente por ter essa barreira de ser uma ficção. Por 9 anos eu não lia um livro que me deixasse triste a ponto de amá-lo, e hoje pela manhã eu terminei esse livro enquanto eu estava no ônibus a caminho do trabalho, e por mais trágica que a história foi, eu a amei - afirmo que é o livro que eu mais gostei até o momento, seja tanto por vivenciar uma área que eu amo (Direito) quanto por enxergar vivências que eu também passei, mas que superei e uma que estou em processo de superação (relacionamentos abusivos).

  • @AmIsPatrick
    @AmIsPatrick 3 місяці тому

    Eu terminei o livro e fiquei com dor de cabeça do choro, eu chorei exatamente na última parte, na mais "clichê", mas o peso de toda a construção até chegar naquele parágrafo, eu não tinha chorando muito lendo ele, apenas algumas lágrimas, mas ali... dei uma desabada legal.

  • @Raqmercia
    @Raqmercia 4 роки тому +2

    Terminou o vídeo e eu só pensei: vontade de te dar um abraço, Pam. Vou colocar na minha lista com muuuuito cuidado.

  • @KimberlyRisso
    @KimberlyRisso 4 роки тому +7

    Nossa, eu não conseguiria ler um livro que me machuca.

  • @adrianalmeidaalencar
    @adrianalmeidaalencar 3 роки тому +1

    Terminei esse livro agora. Tudo o que vc sentiu, eu senti também. Que livro triste. Pesado.

  • @rebecanascimentosoares8525
    @rebecanascimentosoares8525 3 роки тому

    2021
    Entrando no mundo literário agora. E curiosa p ler esse livro. Parabéns pela responsabilidade transmitida em cada palavra 👏🏻