achei legal o primo não interromper nesses 8 minutos, e deixar o convidado falar toda sua linha de raciocínio . Isso não é comum nesses Podcasts atuais
@@franciscovviannacomo se na prática as pessoas em sua maioria fizessem isso. Você tá certíssimo, mas a maioria não entender que o silêncio também é sabedoria quando há intenção.
Vamos resumir os quase 9 minutos: - A pessoa que quer e não pode, não é livre - A pessoa que quer, pode e sempre cede ao que quer, é escrava dos proprios desejos. - A pessoa que PODE e escolhe "querer ou não querer" é verdadeiramente livre.
Na verdade não é possível saber se a pessoa não é livre quando ela não pode escolher. Só é possível saber se é livre de verdade quando a pessoa pode escolher e mostra que não é escrava do próprio desejo.
@@fabricio5864viajou muito no final. O começo tá correto, mas é exatamente o que outro cara disse. No final misturou tudo, e ainda acrescentou o mostrar, o que não faz nenhum sentido.
Escravo ao fim do vídeo da própria filosofia . Não dá sociedade, não das próprias vontades e desejos ,mas da própria filosofia sim ele é escravo feliz !
Deixar meus parabéns aqui ao Primo por deixar o Clóvis falar até concluir, sem um suspiro de interrupção. Falta isso nessa galerinha de podcast. Aí uns me dizem, mas esse formato é bate papo não entrevista. Eu digo ok, mas é sinal de sabedoria e educação qdo vc da a voz a uma autoridade no tema, simplesmente ouvir, sem interromper com entradas como "eu acho", "mas então", "só que", sendo que a pessoa nem concluiu a fala.
@@viniciusfernandes3462a questão abordada no vídeo é filosófica!! A questão da escravidão em si é uma falta de liberdade, privacidade, dignidade, preconceito constatada. Nao se discute se é ou nao liberdade.
Ninguém pode fazer tudo o que deseja... Ainda que se tenha quantidades imensas de dinheiro, isso jamais faz de nenhum ser humano onipotente. Dizer que dinheiro dá liberdade é falácia. Dinheiro te deixa com menos restrições, é verdade, mas ainda permanecem muitas outras limitações...
@@Hojesimbr Todos somos escravos dos nossos desejos, todos temos nossas fraquezas, decidimos satisfaze-las ou fugir delas. Essa é a liberdade, o dinheiro apenas nos dá o direito a mais escolhas.
O cara expressa com vontade a resposta que dá 🤣! A palavra independência é grandiosa por si só e o que vem depois dela é um plus. Acho que a maior delas é a Independência emocional, no mais amplo significado. Emoções que levam às carências que levam às compulsões da compra, da gula, do vício, etc... você sendo consciente e estando acima de suas emoções, não as reprimindo, mas compreendendo e agindo indiferentemente delas, isso sim é liberdade.
Cheguei às seguintes conclusões: - Não tenho condições de fazer, e não o faço: incerteza sobre conduta; - Não tenho condições de fazer, mas quero fazê-lo: dependência financeira reprimida; - Tenho condições de fazer, e o faço: dependência financeira; - Tenho condições de fazer, mas não o faço: legítima LIBERDADE FINANCEIRA.
Clóvis, vc é ducaralho. Bisbilhotou a minha forma de viver a vida e a descreveu como uma pessoa com grana é livre. Pois é uma delícia poder ver algo e dizer EU POSSO TER, mas decido tê-lo. Parabéns pela explicação.
A grana te traz um passe livre em bens materiais, mas nao liberdade.. Vc pode ter muito dinheiro e continuar a ser escravo dos seus proprios desejos.. Afinal, nem todos os desejos se compram com dinheiro, então implica que mesmo com dinheiro, nunca vai poder realizar todos os seus desejos..
*O estagiário se superou e desenvolveu uma pergunta boa mesmo que esperada... engraçado mesmo é a cara do primo pobre aguardando ansiosamente o fim da resposta brisando sobre ela... ele não faz a mínima idéia!!! 😂😅😂...*
Fantástica explicação! Acredito que o homem mais próximo dessa liberdade kantiana, seja o Warren Buffett, com sua humilde vida, que não se sujeita e molda a sua fortuna!
Só pra complicar um pouquinho mais, cito Sartre que declarou: “o homem está condenado a ser livre.” Por isso é importante problematizar ou refletir sobre o que é liberdade e podemos incluir a liberdade financeira nessa reflexão. A decisão do rico de saber quando se deve gastar superando o ato de saciar constantemente seus impulsos gastadores é atingir um patamar um pouco mais avançado de sabedoria (e liberdade) como atesta o prof. Clóvis.
Depende muito, tem muita gente simples que não acho que nem é pobre, e que não deseja, vive na absoluta simplicidade porque é a realidade dela, digo isso no sentido que a maioria não vive em metrópole então não conhece a maioria das coisas, então ela não deseja esse monte de coisas, portanto elas são mais livres do que quem tem muito mais.
Sendo a liberdade apenas sobre o controle sobre seus desejos, é passível dizer que um escravo de engenho é livre? Ele tem controle sobre seus desejos mas não tem condições de realizá-los. Por esse questionamento, liberdade é indissociável à realização ou não os desejos, ainda que seja também ligada ao controle destes.
@@vaniasouza237 Ter dinheiro é bom, mas esqueça essa balela de que ele vai lhe dar liberdade. Só em alguém depender do dinheiro (todos nós dependemos), esse papo de liberdade já cai por terra logo de largada...
Se pode ou não ambos não são livres, devido a sociedade e leis, já o primeiro paradigma. Segundo nós misturamos “poder” com liberdade devido alguma ferramenta ($), sendo assim o homem antigo que havia um arco e flecha era livre pelo que não possuía? Ainda sim, o homem livre é viver de acordo com espontâneo ou como um animal propósito nato, pois ainda sendo o único que pode escolher o que faz e o que ainda não será devido seus desejos e será fadado ao aprisionamento.
Desejos e vontade são coisas diferentes. É bem claro em Kant, Platão e todos filósofos que falam de Ética. O corte do Clóvis no Instagram é genial, mais ele explicando é uma confusão conceitual 😂
Existe também um outro tipo de pessoa: o que tem dinheiro, mas é tão apegado nele que se priva da sua utilização. Hoje em dia com essa coisa de mercado financeiro em alta, é muito comum as pessoas ficarem doentes nesse sistema de poupar, deixar de fazer, ela leva esse pensamento ao limite, se tornando escrava do dinheiro que possui. Repare que aqui eu não to falando de pessoas que controlam os seus impulsos e/ou vivem um ou dois degraus abaixo do patamar financeiro que poderiam. To falando de pessoas que em algum momento adquirem uma condição razoável, mas ficam tão apegados nessa condição que tem medo de gastar em qualquer coisa e perder essa condição. Pode parecer estranho, mas é mais comum que se imagina. Acredito que uma forma de lidar com isso é entender que o dinheiro só tem valor porque te permite adquirir coisas, viver experiências e etc.
Ser rico, nao necessariamente te da a liberdade plena, a hora que quiser, mas da quase isso, mas existem alguns pontos. Seguindo pela linha do dinheiro te trazer liberdade, se voce tiver todo o dinheiro do mundo, pela logica voce pode fazer quase tudo que quiser, dentro do que cabe a você, e o que nao cabe a voce, talvez você convença o outro pelo dinheiro. Até ai tudo bem, mas vamos imaginar que aproveitar a vida pra você seja transar com quem quiser, comprar, beber, comer e viajar sem limites. Todas essas coisas a longo prazo, são encurtadores de vida por assim dizer, que te coloca em risco e diminui sua saude, além de consumir o seu recurso da liberdade, o dinheiro. Sendo assim se você nao cuidar da sua saude, se exercitando, comendo comidas saudáveis e controlando suas finanças atraves do conhecimento. Tudo isso o pobre tbm tem que fazer, a comida saudavel que o pobre come é a mesma que voce, a rua que ele caminhar tbm, entao a sua Liberdade nunca será totalmente plena se voce se entregar aos desejos.
É óbvio que ter muito dinheiro facilita as coisas. Mas nem sempre é assim. Pois geralmente quando se é endinheirado, na verdade a pessoa não tem de fato o dinheiro, mas o dinheiro que a tem. Nesse caso a pessoa está presa assim como aquela que não tem muito dinheiro. A unica diferença é que a cela do endinheirado é mais luxuosa. A liberdade é quando vc tem o dinheiro, mas não se importa. E vive uma vida simples e calma, alheia a todo esse turbilhão de desejos sem fim.
Hoje tenho o que já desejei e o que eu Faria. Mais hoje já não tenho mais. E sei que hoje eu sou mais curtinho o caminho com coisas bem mais simples mais as vezes me dando o luxo de curti algo mais "luxo". Sempre que tenho em mente e adquirir coisas sempre dou uma olhada no meu guarda roupa, livros... E sempre vejo que o que eu tava querendo comprar já tenho ou algo que não faço a muito tempo.
Mas uma questão que fica é: por que controlar os desejos? Qual é o sentido de " sabedoria" em controlar os desejos? Eu sei que coca cola faz mal, então decido que, apesar de estar com vontade de beber coca, é bom pra minha saúde evitá-la. Até aí tudo bem, mas e se usarmos o exemplo da agua de coco? Satisfazer o desejo de tomar água de côco é ser escravo/não livre?
Eu prefiro ser escrava dos meus desejos do que dos do meu chefe. Sendo assim a liberdade total não existe porque teremos que sempre controlar os desejos.
Entendi que o conceito de liberdade está em poder fazer escolhas que te tragam realizações e felicidade sempre com um limite porque senão vc poderá ser o homem mais rico do mundo e mesmo assim achar que ainda é pouco.
Essa galera que tem dinheiro fica numa nóia de querer achar problema no dinheiro. Se você acha ruim doa a porra toda, uma pessoa com dinheiro pode ser feliz e livre sem surtar ou perder sua mente pela possibilidade de tudo.
A grana te traz um passe livre em bens materiais, mas nao liberdade.. Vc pode ter muito dinheiro e continuar a ser escravo dos seus proprios desejos.. Afinal, nem todos os desejos se compram com dinheiro, então implica que mesmo com dinheiro, nunca vai poder realizar todos os seus desejos..
Verdade, o fato de ter muito dinheiro jamais vai fazer do ser humano onipotente. Esse papo de que dinheiro dá liberdade é pura ilusão. O dinheiro diminui algumas restrições, mas muitas outras permanecem...
Gosto muito do Clóvis e já ouvi esse raciocínio dele sobre liberdade em outras oportunidades. Mas discordo pois ele só fala em liberdade na condição de dinheiro e em comprar ou não coisas. Mas esquece da liberdade que o dinheiro dá no nosso bem mais precioso. O tempo. Fazer com seu dia, com seu tempo, o que quiser, sem precisar vendê-lo em troca de dinheiro. Isso é liberdade.
É conflituoso falar de liberdade financeira temendo decisões do Estado, Bancos ou Empresas pra saber "como proteger seu patrimônio". Ninguém é de fato livre e ninguém faz somente o que quer. Viver tambem consiste em fazer o que tem de ser feito, mesmo que não seja o desejado. Alguém tem que por o lixo pra fora. O medo de perder "seu patrimônio" já não te torna livre, as maiores prisões são criadas na base do medo. Liberdade é teoria, viver é prática. Até mesmo essa "Liberdade financeira" está sujeita a opinioes e ponto de vista. Você seria livre com 100 milhões? E se quiser ir pro espaço, essa grana é suficiente? Resumindo: Vc vira refém dos desejos e não de dinheiro.
Um exemplo simples: Na Cuba, as pessoas utilizam a bike como principal meio de transporte. Na Holanda, também. Quem são mais libres? Na Holanda as pessoas decidem usar a bike, na Cuba é uma necessidade. A posibilidade de decidir, da escolha, é a liberdade que o dinheiro traz.
@@brunoamengatto Tudo é modulável, disciplinável, inclusive os desejos. A mente humana pode deliberadamente fomentar umas coisas, e desidratar outras... Tudo depende do que a pessoa foca.
Conheço gente que fatura 6 digitos por mês, mas que vive uma realidade que se parar de trabalhar uns 3 meses vai à falência. Pra mim esses são mais escravos do que qualquer outra coisa. Vive bem? Sem dúvida, mas em uma pressão fudida. As vezes o dinheiro não compra a paz de espírito.
O dinheiro nem escraviza e nem liberta. A liberdade está no interior e não no exterior da pessoa. Vida virtuosa é uma vida verdadeiramente livre. O resto, é ilusão.
Em suma voltamos a filosofia do professor de karatê da séria Todo Mundo Odeia o Chris, onde é dito que "A graça é aprender a quebrar braços, e aí não quebrar".
Eu ainda acho essa definição de liberdade um pouco conturbada. Então só é livre quem foi tentado por todos os seus desejos financeiros e recusou todos? Não sei se é bem por ai, ninguém nunca vai ser tentado por todas as suas tentações, mas cada um tem as suas próprias tentações individuais. Não dá pra falar que o seu Zé que trabalha como lixeiro não é livre sendo q ele resiste as tentações de roubar, de gastar a grana dele com droga, dos pequenos "luxos" que ele tem acesso. Todos nós temos nossas tentações e nossos desejos, liberdade financeira no sentido do Clóvis melhor seria, você não ceder aos seus desejos não importa o quão "pequenos" sejam. Se não só é livre verdadeiramente quem é muito bilionário e tem a tentação de comprar o mundo inteiro.
Eu entendo que nem uma coisa nem outra, depende muito do grau de exigência e das reais necessidades. Pra mim liberdade é poder fazer ou não fazer, ter ou não ter, independente do poder econômico e financeiro!
Liberdade nada mais é que o controle dos impulsos, o domínio próprio, o dinheiro atiça o instinto e a impulsividade,o professor tirou a viseira do primo, mas talvez ele não aceite muito bem a resposta, pois o trabalho dele é o colocar o dinheiro como sinônimo de liberdade.
@@alex90909 Só ter dinheiro e ser um descontrolado burro, obviamente não é liberdade, assim como não ter dinheiro nenhum também não é liberdade, pois não te dá sequer a possibilidade de escolher nada, não existe real liberdade sem ter o mínimo de dinheiro em um mundo em que tudo precisa de dinheiro pra acontecer, você não supriria nem as suas necessidades fisiológicas básicas sem dinheiro, o cara que tem dinheiro de forma disciplinada é o único que tem real liberdade, quem não tem dinheiro nenhum não é livre, e quem tem dinheiro e não sabe ter controle sobre ele também não é.
Ao viver em uma sociedade capitalista a escravidão ao dinheiro é inerente ao ser humano. Ao mesmo tempo em que o dinheiro nos escraviza é ele, o dinheiro, a chave da libertação das amarras da pobreza e da escassez de acesso às coisas mais comezinhas da vida. A questão é que a pobreza nos aprisiona muito antes do dinheiro nos tornar escravos dele.
Independente da existência de capitalismo ou não, nós somos escravos de nós mesmos desde sempre, escravos das nossas próprias necessidades fisiológicas, e sempre seremos, só ter dinheiro e ser um descontrolado burro, pode não ser liberdade, assim como não ter dinheiro nenhum também não é liberdade, pois não te dá sequer a possibilidade de escolher nada, não existe real liberdade sem ter o mínimo de dinheiro em um mundo em que tudo precisa de dinheiro pra acontecer.
O conceito de que a liberdade é não sucumbir aos desejos não é de Kant, é biblico. O "não amor" ao dinheiro se refere a isso, o dinheiro em si é neutro. O que você faz com ele é que define sua positividade ou negatividade, por assim dizer.
É que nem ter a oportunidade e condições de comprar um PS5, mas não o faz porque isso o levaria ao sedentarismo, podendo ser escravo do vício, impediria de se cuidar e curtir mais a vida com a familia e amigos.
achei legal o primo não interromper nesses 8 minutos, e deixar o convidado falar toda sua linha de raciocínio . Isso não é comum nesses Podcasts atuais
Tem que ter muito o que agregar pra interromper o Prof. Clóvis. Que capacidade de explanação!
Verdade. Ele sempre interrompe.
@@franciscovviannacomo se na prática as pessoas em sua maioria fizessem isso. Você tá certíssimo, mas a maioria não entender que o silêncio também é sabedoria quando há intenção.
Pq não dá corte. Tem-se a impressão que o cara tá falando sozinho no estúdio 😅. O correto é deixar a câmera ampliada nesses momentos .
Acho q e porque ele Nao tava entendemos nada...
Vamos resumir os quase 9 minutos:
- A pessoa que quer e não pode, não é livre
- A pessoa que quer, pode e sempre cede ao que quer, é escrava dos proprios desejos.
- A pessoa que PODE e escolhe "querer ou não querer" é verdadeiramente livre.
Na verdade não é possível saber se a pessoa não é livre quando ela não pode escolher. Só é possível saber se é livre de verdade quando a pessoa pode escolher e mostra que não é escrava do próprio desejo.
@@fabricio5864a partir do momento que vc quer muito algo que não pode ter, vcs não é mais livre
@@fabricio5864viajou muito no final. O começo tá correto, mas é exatamente o que outro cara disse. No final misturou tudo, e ainda acrescentou o mostrar, o que não faz nenhum sentido.
Obrigado amigo, você é um amigo.
Escravo ao fim do vídeo da própria filosofia . Não dá sociedade, não das próprias vontades e desejos ,mas da própria filosofia sim ele é escravo feliz !
Deixar meus parabéns aqui ao Primo por deixar o Clóvis falar até concluir, sem um suspiro de interrupção. Falta isso nessa galerinha de podcast. Aí uns me dizem, mas esse formato é bate papo não entrevista. Eu digo ok, mas é sinal de sabedoria e educação qdo vc da a voz a uma autoridade no tema, simplesmente ouvir, sem interromper com entradas como "eu acho", "mas então", "só que", sendo que a pessoa nem concluiu a fala.
Essa e uma das melhores coisas que ouvir sobre liberdade , e me veio a mente varias passagens bíblicas que seguem o mesmo raciocínio
Exato.
Me veio a mente tmb.
Super dinâmico, 9 minutos de vídeo, se salvam 10 palavras
O poder da leitura e do conhecimento.
Pelo que entendi, a liberdade não está em fazer tudo que quiser, e sim em ter possibilidade de escolher fazer ou não fazer!
Liberdade é fazer o que não se quer.
@@Dyordhan e não atender aos seus desejos. kkkkk
@@DyordhanAcorda 4h da manhã todo dia e pega um buzão lotado então
@@Dyordhan Então um escravo é livre ? É uma forma bem sem noção de se observar esse conceito
@@viniciusfernandes3462a questão abordada no vídeo é filosófica!! A questão da escravidão em si é uma falta de liberdade, privacidade, dignidade, preconceito constatada. Nao se discute se é ou nao liberdade.
Otimo corte! Otima indagação e uma resposta tão boa ou melhor que o questionamento! Engrandecedor, grato!
Esse homem na minha opinião é o maior legado do Brasil dos últimos 60 anos
Ele junto com lucia helena Galvão....🙇♂️🙇♂️
Não esqueça de Enéias.
Pode ser em outras ocasiões, mas nessa resposta ele caralhou a porra toda.
Coloca Cortella e Karnak nessa lista..
A liberdade está em fazer a coisa certa e ter uma vida justa, mesmo quando se pode fazer tudo o que deseja.
Exato. A consciência limpa é o melhor travesseiro
Ninguém pode fazer tudo o que deseja... Ainda que se tenha quantidades imensas de dinheiro, isso jamais faz de nenhum ser humano onipotente. Dizer que dinheiro dá liberdade é falácia. Dinheiro te deixa com menos restrições, é verdade, mas ainda permanecem muitas outras limitações...
a liberdade pode facilmente se tornar uma prisão, conhecida como vícios
Muitos famosos realmente sofreram isso, alguns se fossem pobres talvez n morreriam tão cedo. Porém n julgo nenhum.
Exatamente.
Todo aquele é viciado não é livre, é escravo dos desejos. Mas aquele que sabe o que é o vício e não se deixa dominar, esse é livre.
@@Hojesimbr Todos somos escravos dos nossos desejos, todos temos nossas fraquezas, decidimos satisfaze-las ou fugir delas. Essa é a liberdade, o dinheiro apenas nos dá o direito a mais escolhas.
@@Busquealuz.Errado. Se fossem pobres, teriam morrido antes. pode ter certeza. não é só sobre dinheiro pra comprar droga
“Tudo me é lícito, mas nem tudo convém”. Essa linha de pensamento existe bem antes de Kant…
Pois é! Uma sabedoria ancestral!
Novo Testamento.
1 Coríntios, capítulo 10, versículo 23
Tudo é permitido, mas nem tudo me convém. Tudo é permitido, mas nem tudo edifica.
Paulo
Assim como existem ensinamentos no cristianismo que já existiam antes do cristianismo
Kant era cristão, mas buscou Deus pela razão.
Sensacional a pergunta, e ainda mais essa resposta!
Deu um nó na cabeça!!!
Muito bom, isso se aplica muito aos três fatores, "Eu quero; eu posso; MAS eu preciso?"
que resposta sensacional do professor clóvis!
O cara expressa com vontade a resposta que dá 🤣! A palavra independência é grandiosa por si só e o que vem depois dela é um plus. Acho que a maior delas é a Independência emocional, no mais amplo significado. Emoções que levam às carências que levam às compulsões da compra, da gula, do vício, etc... você sendo consciente e estando acima de suas emoções, não as reprimindo, mas compreendendo e agindo indiferentemente delas, isso sim é liberdade.
Sabia análise.
Absolutamente verdadeiro.
Cheguei às seguintes conclusões:
- Não tenho condições de fazer, e não o faço: incerteza sobre conduta;
- Não tenho condições de fazer, mas quero fazê-lo: dependência financeira reprimida;
- Tenho condições de fazer, e o faço: dependência financeira;
- Tenho condições de fazer, mas não o faço: legítima LIBERDADE FINANCEIRA.
"A sanguessuga tem duas filhas: Dá e Dá. Estas três coisas nunca se fartam; e com a quarta, nunca dizem: Basta!" Provérbios 30:15
Nossa mano, essa cara destravou a minha mente
Sensacional... Clovis de Barros é incrivel..
Obrigado
Excelente! Concordo 100%
Obrigado de mais a isso , o Clóvis e sempre fenomenal
Sensacional. Disciplina é liberdade
Por esse conceito de liberdade são Francisco de Assis foi um dos homens mais livres que já existiu na face da terra
Não só ele, mas todos os santos. Todos eles alcançaram um nível de liberdade e felicidade que poucos de nós vão conseguir.
Liberdade financeira é, o poder de escolha, de fazer ou deixar de fazer aquilo que o dinheiro permite
Clovis sempre sendo genial.
Esse é o meu canal favorito, sempre endagando fatos e aprendizados excepcional , muito obrigado
minha preferida é "endagando"
Clóvis, vc é ducaralho. Bisbilhotou a minha forma de viver a vida e a descreveu como uma pessoa com grana é livre. Pois é uma delícia poder ver algo e dizer EU POSSO TER, mas decido tê-lo. Parabéns pela explicação.
A grana te traz um passe livre em bens materiais, mas nao liberdade..
Vc pode ter muito dinheiro e continuar a ser escravo dos seus proprios desejos..
Afinal, nem todos os desejos se compram com dinheiro, então implica que mesmo com dinheiro, nunca vai poder realizar todos os seus desejos..
O dito ensinamento de Kant é referenciado na Bíblia muito antes disso. Leiam o texto de 1 Pedro 2:19, por exemplo.
*O estagiário se superou e desenvolveu uma pergunta boa mesmo que esperada... engraçado mesmo é a cara do primo pobre aguardando ansiosamente o fim da resposta brisando sobre ela... ele não faz a mínima idéia!!! 😂😅😂...*
Fantástica explicação!
Acredito que o homem mais próximo dessa liberdade kantiana, seja o Warren Buffett, com sua humilde vida, que não se sujeita e molda a sua fortuna!
Sim! Ele está em outro nível irmão!
Na minha opinião, foi o Rei Davi.
Só pra complicar um pouquinho mais, cito Sartre que declarou: “o homem está condenado a ser livre.” Por isso é importante problematizar ou refletir sobre o que é liberdade e podemos incluir a liberdade financeira nessa reflexão.
A decisão do rico de saber quando se deve gastar superando o ato de saciar constantemente seus impulsos gastadores é atingir um patamar um pouco mais avançado de sabedoria (e liberdade) como atesta o prof. Clóvis.
Não é normalizar a pobreza, pois o pobre deseja e não pode ter. Liberdade é ter controle sobre seus desejos, tendo condições de realizar ou não.
Sim, pois ao não ter controle sobre os próprios desejos, a pessoa se auto aprisiona, mas isso não é culpa do dinheiro que ela possui.
Depende muito, tem muita gente simples que não acho que nem é pobre, e que não deseja, vive na absoluta simplicidade porque é a realidade dela, digo isso no sentido que a maioria não vive em metrópole então não conhece a maioria das coisas, então ela não deseja esse monte de coisas, portanto elas são mais livres do que quem tem muito mais.
Sendo a liberdade apenas sobre o controle sobre seus desejos, é passível dizer que um escravo de engenho é livre? Ele tem controle sobre seus desejos mas não tem condições de realizá-los. Por esse questionamento, liberdade é indissociável à realização ou não os desejos, ainda que seja também ligada ao controle destes.
@@PeGaiarsa Inteligência também é a capacidade de entender o contexto. Não tem nada a ver essa questão de escravidão.
Rousseau diz em suas confissões: O dinheiro que se tem é o instrumento da liberdade, o que se gasta é o veículo da escravidão
Interessantíssimo!
Mas no fim, é melhor ter dinheiro. 😅
Inclusive pra ter liberdade!
@@vaniasouza237 Ter dinheiro é bom, mas esqueça essa balela de que ele vai lhe dar liberdade. Só em alguém depender do dinheiro (todos nós dependemos), esse papo de liberdade já cai por terra logo de largada...
@@rogeriopw1614 falo da liberdade de poder pagar pelo melhor que nos atende diante das circunstâncias.
Muito bommm
Se pode ou não ambos não são livres, devido a sociedade e leis, já o primeiro paradigma. Segundo nós misturamos “poder” com liberdade devido alguma ferramenta ($), sendo assim o homem antigo que havia um arco e flecha era livre pelo que não possuía? Ainda sim, o homem livre é viver de acordo com espontâneo ou como um animal propósito nato, pois ainda sendo o único que pode escolher o que faz e o que ainda não será devido seus desejos e será fadado ao aprisionamento.
É poder TER e abster-se. Portanto SER!
Sucesso
Desejos e vontade são coisas diferentes. É bem claro em Kant, Platão e todos filósofos que falam de Ética. O corte do Clóvis no Instagram é genial, mais ele explicando é uma confusão conceitual 😂
isso pq colocou dinheiro no meio.
desejo em Kant vem de manifestação do corpo.
Existe também um outro tipo de pessoa: o que tem dinheiro, mas é tão apegado nele que se priva da sua utilização.
Hoje em dia com essa coisa de mercado financeiro em alta, é muito comum as pessoas ficarem doentes nesse sistema de poupar, deixar de fazer, ela leva esse pensamento ao limite, se tornando escrava do dinheiro que possui.
Repare que aqui eu não to falando de pessoas que controlam os seus impulsos e/ou vivem um ou dois degraus abaixo do patamar financeiro que poderiam. To falando de pessoas que em algum momento adquirem uma condição razoável, mas ficam tão apegados nessa condição que tem medo de gastar em qualquer coisa e perder essa condição.
Pode parecer estranho, mas é mais comum que se imagina. Acredito que uma forma de lidar com isso é entender que o dinheiro só tem valor porque te permite adquirir coisas, viver experiências e etc.
Formato bonito no programa. Also, excelente pergunta, muito bem formulada.
"O DINHEIRO É UM EXCELENTE SERVO E UM PÉSSIMO PATRÃO "
Ser rico, nao necessariamente te da a liberdade plena, a hora que quiser, mas da quase isso, mas existem alguns pontos. Seguindo pela linha do dinheiro te trazer liberdade, se voce tiver todo o dinheiro do mundo, pela logica voce pode fazer quase tudo que quiser, dentro do que cabe a você, e o que nao cabe a voce, talvez você convença o outro pelo dinheiro. Até ai tudo bem, mas vamos imaginar que aproveitar a vida pra você seja transar com quem quiser, comprar, beber, comer e viajar sem limites. Todas essas coisas a longo prazo, são encurtadores de vida por assim dizer, que te coloca em risco e diminui sua saude, além de consumir o seu recurso da liberdade, o dinheiro. Sendo assim se você nao cuidar da sua saude, se exercitando, comendo comidas saudáveis e controlando suas finanças atraves do conhecimento. Tudo isso o pobre tbm tem que fazer, a comida saudavel que o pobre come é a mesma que voce, a rua que ele caminhar tbm, entao a sua Liberdade nunca será totalmente plena se voce se entregar aos desejos.
É óbvio que ter muito dinheiro facilita as coisas. Mas nem sempre é assim. Pois geralmente quando se é endinheirado, na verdade a pessoa não tem de fato o dinheiro, mas o dinheiro que a tem. Nesse caso a pessoa está presa assim como aquela que não tem muito dinheiro. A unica diferença é que a cela do endinheirado é mais luxuosa.
A liberdade é quando vc tem o dinheiro, mas não se importa. E vive uma vida simples e calma, alheia a todo esse turbilhão de desejos sem fim.
Realmente.
Uma ótima pergunta com uma excelente resposta!
"Há pessoas tão pobres, mas tão pobres, que a única coisa que elas tem é dinheiro"💵💵💵
animal! muito boa mensagem. obrigado
Eita preula!!! ❤❤❤❤❤
Kant e Clóvis 🤝
Hoje tenho o que já desejei e o que eu Faria. Mais hoje já não tenho mais. E sei que hoje eu sou mais curtinho o caminho com coisas bem mais simples mais as vezes me dando o luxo de curti algo mais "luxo". Sempre que tenho em mente e adquirir coisas sempre dou uma olhada no meu guarda roupa, livros... E sempre vejo que o que eu tava querendo comprar já tenho ou algo que não faço a muito tempo.
Mas uma questão que fica é: por que controlar os desejos? Qual é o sentido de " sabedoria" em controlar os desejos? Eu sei que coca cola faz mal, então decido que, apesar de estar com vontade de beber coca, é bom pra minha saúde evitá-la. Até aí tudo bem, mas e se usarmos o exemplo da agua de coco? Satisfazer o desejo de tomar água de côco é ser escravo/não livre?
Grande video
Concordo plenamente
analogo ao "dar a outra face"
só é valido quando vc é capaz de fazer algo contra alguem e escolhe n fazer
Misericórdia, o cara deu um nó numa pergunta ultra simples
Eu prefiro ser escrava dos meus desejos do que dos do meu chefe.
Sendo assim a liberdade total não existe porque teremos que sempre controlar os desejos.
Em questões financeiras, se você for escrava dos seus desejos, será escrava do seu chefe.
Entendi que o conceito de liberdade está em poder fazer escolhas que te tragam realizações e felicidade sempre com um limite porque senão vc poderá ser o homem mais rico do mundo e mesmo assim achar que ainda é pouco.
"Esclarecedor", somente isso tenho a dizer, obrigado!
Eu não entendi nada. E não estou com coragem de tocar o vídeo novamente e me sentir burro. Me explique o que ele esclareceu, por favor.
@@blog8020se vc deseja comprar uma televisao, e tem dinheiro pra isso, mas nao compra, significa q vc é livre pois controlou seu desejo de comprá-la.
Essa galera que tem dinheiro fica numa nóia de querer achar problema no dinheiro. Se você acha ruim doa a porra toda, uma pessoa com dinheiro pode ser feliz e livre sem surtar ou perder sua mente pela possibilidade de tudo.
A pergunta foi maravilhosa, a resposta foi uma catástrofe.
Resumindo: por mais que eu trabalhe, nunca serei rico, pois não nego a mim os meus desejos.
A grana te traz um passe livre em bens materiais, mas nao liberdade..
Vc pode ter muito dinheiro e continuar a ser escravo dos seus proprios desejos..
Afinal, nem todos os desejos se compram com dinheiro, então implica que mesmo com dinheiro, nunca vai poder realizar todos os seus desejos..
Verdade, o fato de ter muito dinheiro jamais vai fazer do ser humano onipotente. Esse papo de que dinheiro dá liberdade é pura ilusão. O dinheiro diminui algumas restrições, mas muitas outras permanecem...
Gosto muito do Clóvis e já ouvi esse raciocínio dele sobre liberdade em outras oportunidades. Mas discordo pois ele só fala em liberdade na condição de dinheiro e em comprar ou não coisas. Mas esquece da liberdade que o dinheiro dá no nosso bem mais precioso. O tempo. Fazer com seu dia, com seu tempo, o que quiser, sem precisar vendê-lo em troca de dinheiro. Isso é liberdade.
É conflituoso falar de liberdade financeira temendo decisões do Estado, Bancos ou Empresas pra saber "como proteger seu patrimônio". Ninguém é de fato livre e ninguém faz somente o que quer. Viver tambem consiste em fazer o que tem de ser feito, mesmo que não seja o desejado. Alguém tem que por o lixo pra fora. O medo de perder "seu patrimônio" já não te torna livre, as maiores prisões são criadas na base do medo. Liberdade é teoria, viver é prática. Até mesmo essa "Liberdade financeira" está sujeita a opinioes e ponto de vista. Você seria livre com 100 milhões? E se quiser ir pro espaço, essa grana é suficiente? Resumindo: Vc vira refém dos desejos e não de dinheiro.
excelente
Um exemplo simples: Na Cuba, as pessoas utilizam a bike como principal meio de transporte. Na Holanda, também. Quem são mais libres? Na Holanda as pessoas decidem usar a bike, na Cuba é uma necessidade. A posibilidade de decidir, da escolha, é a liberdade que o dinheiro traz.
O curso deveria se chamar '"Do mil a escravidão"
É bom quando no primocast não ficam cortando o raciocínio dos convidados.
Interessante
Só existe liberdade se houver materialidade, coisa que não ocorre de modo generalizado no capitalixo.
O Eclesiástico (Salomão) descobriu isso e nos contou como é a vida debaixo do Sol.
Se seus desejos são bons, logo você seguindo-os não estará sendo escravo de si mesmo.
Esse é o ponto que o professor coloca no video: não se pode querer desejar, o desejo é inerente a vontade. Ele simplesmente acontece.
@@brunoamengatto Tudo é modulável, disciplinável, inclusive os desejos. A mente humana pode deliberadamente fomentar umas coisas, e desidratar outras... Tudo depende do que a pessoa foca.
Esqueceu de dizer: " VAIDADE. TUDO É VAIDADE ! ."
Conheço gente que fatura 6 digitos por mês, mas que vive uma realidade que se parar de trabalhar uns 3 meses vai à falência. Pra mim esses são mais escravos do que qualquer outra coisa. Vive bem? Sem dúvida, mas em uma pressão fudida. As vezes o dinheiro não compra a paz de espírito.
Você descreve a classe média burr4, que tá no livro Pai Rico Pai Pobre. A classe média gasta o que tem e não tem pra ter status.
O dinheiro nem escraviza e nem liberta. A liberdade está no interior e não no exterior da pessoa. Vida virtuosa é uma vida verdadeiramente livre. O resto, é ilusão.
Como disse Buda a fonte de sofrimento são os desejos.
Como ser rico e abrir mão dos desejos? Dificil, hein!
Traduzindo: o minimalismo é liberdade. Se você tem dinheiro pra comprar um camaro, não compre o camaro, compre um Fiat Palio.
😂😂
Se dinheiro não traz liberdade então me dê o seu e seja livre.
Em suma voltamos a filosofia do professor de karatê da séria Todo Mundo Odeia o Chris, onde é dito que "A graça é aprender a quebrar braços, e aí não quebrar".
Quem pode e se abstém pode duas vezes.
Eu ainda acho essa definição de liberdade um pouco conturbada.
Então só é livre quem foi tentado por todos os seus desejos financeiros e recusou todos?
Não sei se é bem por ai, ninguém nunca vai ser tentado por todas as suas tentações, mas cada um tem as suas próprias tentações individuais.
Não dá pra falar que o seu Zé que trabalha como lixeiro não é livre sendo q ele resiste as tentações de roubar, de gastar a grana dele com droga, dos pequenos "luxos" que ele tem acesso.
Todos nós temos nossas tentações e nossos desejos, liberdade financeira no sentido do Clóvis melhor seria, você não ceder aos seus desejos não importa o quão "pequenos" sejam.
Se não só é livre verdadeiramente quem é muito bilionário e tem a tentação de comprar o mundo inteiro.
um bom exemplo disso é o próprio Barsi, o cara recebe 1milhão de dividendos por "Dia" e n é refém do seu ego
Quero ter uma ferrari, como posso fazer isso sem dinheiro?? não entendi essa liberdade sem recursos!
so é livre quem consegue fazer o que não quer, por outras pessoas, sem esperar nada em troca ... estão repetindo Kant ... o desejo .....
Não existe liberdade, só existe a ideia de liberdade.
Eu entendo que nem uma coisa nem outra, depende muito do grau de exigência e das reais necessidades.
Pra mim liberdade é poder fazer ou não fazer, ter ou não ter, independente do poder econômico e financeiro!
Liberdade nada mais é que o controle dos impulsos, o domínio próprio, o dinheiro atiça o instinto e a impulsividade,o professor tirou a viseira do primo, mas talvez ele não aceite muito bem a resposta, pois o trabalho dele é o colocar o dinheiro como sinônimo de liberdade.
@@alex90909 Só ter dinheiro e ser um descontrolado burro, obviamente não é liberdade, assim como não ter dinheiro nenhum também não é liberdade, pois não te dá sequer a possibilidade de escolher nada, não existe real liberdade sem ter o mínimo de dinheiro em um mundo em que tudo precisa de dinheiro pra acontecer, você não supriria nem as suas necessidades fisiológicas básicas sem dinheiro, o cara que tem dinheiro de forma disciplinada é o único que tem real liberdade, quem não tem dinheiro nenhum não é livre, e quem tem dinheiro e não sabe ter controle sobre ele também não é.
Gostaria de ver a Dilma Rousseff ai🙃
O cara se mata de trabalhar pra comprar coisas e descobre que o certo é não gastar nada que será + feliz...kkkkk
Ao viver em uma sociedade capitalista a escravidão ao dinheiro é inerente ao ser humano. Ao mesmo tempo em que o dinheiro nos escraviza é ele, o dinheiro, a chave da libertação das amarras da pobreza e da escassez de acesso às coisas mais comezinhas da vida. A questão é que a pobreza nos aprisiona muito antes do dinheiro nos tornar escravos dele.
Infelizmente o Jimo Rico não pensa dessa forma.
Independente da existência de capitalismo ou não, nós somos escravos de nós mesmos desde sempre, escravos das nossas próprias necessidades fisiológicas, e sempre seremos, só ter dinheiro e ser um descontrolado burro, pode não ser liberdade, assim como não ter dinheiro nenhum também não é liberdade, pois não te dá sequer a possibilidade de escolher nada, não existe real liberdade sem ter o mínimo de dinheiro em um mundo em que tudo precisa de dinheiro pra acontecer.
O conceito de que a liberdade é não sucumbir aos desejos não é de Kant, é biblico. O "não amor" ao dinheiro se refere a isso, o dinheiro em si é neutro. O que você faz com ele é que define sua positividade ou negatividade, por assim dizer.
Falar o que né? Tudo tem que vir da Europa.
É que nem ter a oportunidade e condições de comprar um PS5, mas não o faz porque isso o levaria ao sedentarismo, podendo ser escravo do vício, impediria de se cuidar e curtir mais a vida com a familia e amigos.
A visao Kantiana é a mesma da Bíblia.
Sim, questionar nao ter dinheiro logo nao pode ir ao super mercado...viagem na maionese.
Pra mim liberdade financeira é não precisar trabalhar, e não exatamente fazer o que quiser kkkk
Na visão dele o menino N é o cara mais fiel do mundo. Podia trair com várias, mas optou por trair com uma só 😅