Ciganos de Buritis falam sobre o preconceito que enfrentam

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 16 жов 2024
  • Entrevistamos uma família cigana que reside em Buritis há 23 anos. O patriarca, Sr. Jeferson da Rocha, é produtor rural e está envolvido na cultura de venda e troca de veículos, gado e imóveis, uma tradição cigana transmitida por gerações. Sua filha, Shirlene, trabalha como técnica de enfermagem.
    Durante a entrevista, eles relataram enfrentar preconceito diário devido à falta de conhecimento e compreensão da sociedade em relação à sua etnia. Muitos escondem suas origens por causa dos preconceitos.
    A cultura cigana é caracterizada por fortes laços familiares e solidariedade comunitária. Além disso, eles valorizam a música, a dança e as festividades como expressões de alegria e celebração da vida.
    Os primeiros registros de ciganos no Brasil são de 1574, muitos chegaram deportados de Portugal.
    Atualmente existem no Brasil três grupos ciganos: os Rom, os Sinti e os Calón. Os ciganos de Buritis pertencem ao grupo Calón, cada grupo possui língua e costumes próprios.

КОМЕНТАРІ • 7

  • @geradodivinoduraesgeradodi6281

    Muito bom o vídeo. Precisamos saber mais aceitar melhor conviver melhor com essas pessoas que são nossas! Que bom que temos uma servidora publica ai. São pessoas jovens bonitas são brasileiros iguais a todos nos Parabéns pela reportagem e sobretudo pela entrevista deveria ter entrevistados todos poderiam ter se identificado pra nos conhecermos melhor esse povo nosso! Parabéns ao Mais Buritis e e a você Luan Cordeiro pela iniciativa!

  • @MauricioBispoRibas
    @MauricioBispoRibas Рік тому +5

    A origens dos ciganos até hoje e algo que os historiadores não sabem, porém existem já a muito tempo atrás antes até da existência do Brasil, e tem milhões de anos passando por vários ocorridos no mundo. No Brasil dada que chegarão juntos dos primeiros Brancos a vim viver no Brasil, os Judeus cerfaditas que tem origem no Marrocos, ah sim historiadores que considera etnia pelo fato de serem muitos antigos e não sabem da onde surgiu, os ciganos sofrerão muitas perseguições, dez de impérios na Europa e oriente médio que pegar partes da Ásia e África, eram muitos a causados de praticas de bruxarias e feitiçaria, e até os Nazistas perseguirão ciganos sim foram perseguidos juntos de Judeus os mais conhecidos os judeus e também e Negros e Eslavos e Mestiços e deficientes cristões protestante testemunham de jeová e Cristão ortodoxos e até uma vertente religiosa da igreja católico e apostólica romana que pertencia o Padre Maximiliano Kolbe morto no Holocausto junto de todos eles Ciganos Judeus deficientes e eslavos, todos esses povos os nazistas perseguirão em busca de uma tal raça superior ariana só os negros e mestiços não fez parte dos campos de concentração mas eram mortos logo se capturados por nazistas, sim ah ainda preconceito com ciganos, alias tem pessoas que não entende essa cultura Milena que ajudou a funda o Brasil, vale lembra o Brasil e fundado por vários povos, muita gente acha a base e negros e índios e portugueses errado e Judeus cerfaditas e ciganos que chegou em 1530 os judeus cefarditas e ciganos veio da Europa inteira foi para Portugal, e por um certo preconceito da coroa portuguesa mandada a o Brasil e meio que já começamos sendo um pais de brancos mestiços e só mudavam o sobre nome para de origem portuguesa já que muitos ciganos e judeus tinha sobre nome de origens saxônica ou eslava ou latina ou asiática ou do oriente médio e para legaliza de Portugal colocava os sobre nomes de origem de Portugal e extinguia de outros lugares da Europa e Ásia além de quando chegava no Brasil na época Ilha de vera cruz a religião judaica não era aceita e os ciganos e judeus era ensinado o catolicismo no Brasil, e os índios já estava depôs em 1535 veio os escravos e os primeiros portugueses só em 1560 e depôs os espanhóis, com a união das coroas lusitana e castelhana formando a união Ibérica e 1580 a 1640 junto de mais portugueses e ciganos e judeus cerfaditas e os negros escravos, isso que estou falando esta no museu do tombo em Portugal na capital Lisboa, bom em um tempo desses e lamentável que ainda existe preconceito com ciganos no Brasil, conheço a cultura cigana e linda e maravilhosa e de bruxaria e feitiçaria tem nada, que Deus abençoes vocês. Parabéns o mais Buritis por fazer essa reportagem muito lindo.

  • @cleiberdornasdossantosjuni4480

    ❤❤❤

  • @ninaperes6092
    @ninaperes6092 Рік тому

    Somos todos iguais perante Deus ❤

  • @ritabalagaogomes460
    @ritabalagaogomes460 Рік тому +2

    ❤❤❤