Inauguração Posto de Combustiveis e Estação de Serviço das Furnas
Вставка
- Опубліковано 1 лют 2025
- Posto de Combustíveis inaugurado nas Furnas
O Presidente da Câmara Municipal da Povoação inaugurou no dia 17 de Novembro, a convite dos proprietários Nuno Pimentel e José Manuel Paiva, o Posto de Combustíveis das Furnas.
Na altura, Carlos Ávila disse estar convicto de que se trata de um investimento rentável, perfeitamente arrumado na paisagem, preservador da qualidade ambiental, bem colocado na confluência das estradas e no serviço às populações residentes e aos automobilistas, acrescentando que ele próprio já tinha sugerido há alguns anos atrás a alguns empresários do sector a construção de uma Estação de Serviço nas Furnas.
Quanto ao tempo que decorreu desde o início do processo até à obtenção da licença de utilização (Julho de 2004 até Outubro de 2009), o Presidente da Câmara disse que foi tempo demais.
O autarca afirmou também a este respeito que a ciência quer-se evolutiva, suportada em espíritos abertos, sempre com mais dúvidas do que com certezas. E os melhores postulados científicos serão cada vez mais aqueles que brotarem dum casamento perfeito com tecnologias novas.
Ora precisamente o que neste investimento aconteceu. Reconhecidas e estudadas que foram as características do terreno, foram encontradas as soluções tecnológicas mais adequadas para que ficassem salvaguardadas todas as questões de segurança das pessoas e dos bens, razão pela qual depois de analisados os pareceres técnicos favoráveis constantes do processo, deferiu com serena responsabilidade este processo.
Ainda no seu discurso, o Presidente aproveitou para mandar recados aos especialistas. «Já estamos habituados às opiniões que nos pretendem dificultar a vida todos os dias. De cientistas e de outros istas que tudo fazem para que nos mantenhamos em estado de natureza virgem para seu gáudio pessoal. A esses senhores gostaria de lhes lembrar que no concelho da povoação existe uma comunidade de gente que legitimamente ambiciona mais modernidade, mais qualidade de vida e mais desenvolvimento. Aqui vive uma população que sabe preservar o ambiente, sabe melhor que outros conviver com as suas riquezas naturais, até percebe o quanto elas são importantes para o seu sustento e, nesse sentido, percebem também que a natureza deve estar ao serviço do homem, de todos os homens».
Desenvolver projectos sem aniquilar as envolvências. Construir infraestruturas que permitam usufruir da paisagem. Organizar os espaços para educar comportamentos. Preservar o futuro e desenvolver o respeito pelas próximas gerações, favorecendo a qualidade de vida a que temos direito no presente. Rentabilizar o belo a favor dos residentes. Estas serão as máximas, na opinião de Carlos Ávila, que hão-de nortear o concelho da povoação do presente e do próximo futuro.
Temos toda a disponibilidade para aprender com quem mais sabe e nos queira ajudar, mas rejeitaremos com firmeza opiniões que, parecendo defender o bem comum, escondem outrossim, interesses pessoais e de pequeno grupo.
Esta não é uma terra de todos e de ninguém. Aqui há gente que pensa, que estuda e que também sabe. Aqui há gente que ama a sua terra e tem vontade própria.
Tudo quanto fizermos bem feito para nós que aqui vivemos, será concerteza bom para quem nos visita, acrescentou ainda.
No final, o autarca referiu-se aos proprietários, afirmando que estes deram-nos um grande exemplo de vida: lutaram, lutaram, lutaram e acabaram por vencer. É assim que tem de ser. Sabemos que temos de lutar, às vezes contra forças invisíveis, mas também sabemos que vamos vencer.
Após a inauguração, os proprietários convidaram algumas instituições do concelho a abastecer as suas viaturas.
O Posto de Combustíveis, agora inaugurado, terá um horário alargado, das 7 às 20, de Inverno e até às 24, no horário de Verão, sete dias por semana. Além do abastecimento, o edifício comporta ainda uma oficina auto, um serviço de auto lavagem, uma cafetaria e uma pequena loja de conveniência.
Toda a concepção do Posto assenta na mais recente tecnologia, tendo sido salvaguardadas as exigências de segurança máxima, destacando-se deste leque a constituição dos tanques de armazenagem que possuem parede dupla enterrados em caixa de betão; a tubagem também foi forrada a lã de vidro protegida por forra em chapa de aço inoxidável e camada de betão e ainda as próprias bombas foram equipadas com um sistema inovador de recuperação de gases, medidas que levaram a assegurar por parte do principal parceiro deste projecto, a A.C. Cymbron, que se tratava, provavelmente, do Posto mais seguro dos Açores.