Marcos Suzano • Jungle Samba • Universal Pandeiro

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 2 сер 2017
  • Marcos Suzano é considerado um dos maiores percussionistas e pesquisadores musicais do mundo. Revolucionou e desenvolveu técnicas de percussão tocando o pandeiro "ao contrário", tomando como "tempo forte" não pela batida do polegar, mas a das pontas dos dedos contra a pele do pandeiro ( geralmente a batida das pontas dos dedos é dada fora do tempo forte, dado pelo polegar).
    Estudou ritmos africanos com Paulo Moura e era frequentador assíduo da casa de Hermeto Pascoal e Radamés Gnattali. Tocou com Zé Kéti, Gilberto Gil, Sting, Caetano Veloso, Carlos Malta, Jacques Morelembaum, Marisa Monte, Lenine, Naná Vasconcelos, Yamandú Costa entre outros artistas nacionais e internacionais. Suzano integra o grupo "Pife Muderno".
    O projeto Universal Pandeiro destinado à divulgação da música feita com pandeiros, instrumentos milenares categorizados com o nome "frame drum", que significa "tambor emoldurado¨, e que tem as raízes milenares na Turquia. Fundado pelos cineastas Daniel Lôbo, Hélio Rodrigues e o músico e percussionista Bernardo Aguiar, tem como objetivo percorrer o mundo convidando artistas de diversos segmentos a participarem dessa profunda pesquisa sensorial audiovisual em torno do pandeiro. Assim como a bateria nasce no contexto do jazz, e se espalha pelo mundo, atualmente servindo pra tocar qualquer tipo de música, no Brasil, o pandeiro se desenvolveu de uma maneira muito particular servindo inicialmente aos ritmos como o coco, choro, frevo e atualmente serve pra tocar qualquer tipo de música.
  • Фільми й анімація

КОМЕНТАРІ • 45